Daniel Domingues dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1023570038147506
  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Economia - University of Chicago (2008). Atualmente é professor doutor de Economia da Universidade de São Paulo - Campus Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Educação; Desenvolvimento Infantil e Mercado de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pobreza, capital humano, bem estar social e mercado de trabalho. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Domingues dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, D. D.;SANTOS, DANIEL

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.
Av. Bandeirantes, 3900
Centro
14040030 - Ribeirão Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 97119001


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2008
Doutorado em Economia.
University of Chicago, UChicago, Estados Unidos.
Título: The Choice of major: impacts on wages and an evaluation of he no-switching majors rule, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: James Heckman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Bem-Estar Social.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos.
1998 - 2000
Mestrado em Economia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: CARACTERIZAÇÃO DA EVOLUÇÃO DA EXTREMA POBREZA NO BRASIL URBANO: 1977 - 1997,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: FRANCISCO FERREIRA.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: POBREZA; DESIGUALDADE; BEM-ESTAR SOCIAL; APOSENTADORIA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Bem-Estar Social.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico / Especialidade: Crescimento e Desenvolvimento Econômico.
Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano.
1992 - 1997
Graduação em Economia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Livre-docência


2016
Livre-docência.
Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, FEARP, Brasil.
Título: Impactos do ensino infantil sobre o aprendizado: benefícios positivos, mas desiguais, Ano de obtenção: 2016.
Palavras-chave: Creche; Desenvolvimento Infantil; Educação; pré-escola.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Pré-Escolar.
Setores de atividade: Educação.


Atuação Profissional



University of Nebraska/Lincoln, UNL, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, FEARP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Economia Empresarial e Controladoria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Microeconômica I REC2101
Econometria II REC2312
3/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Economia, .

2/2012 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Economia, .

Atividade de extensão realizada
Vice-Coordenador do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária - NACE "Núcleo de Excelência pela Primeira Infância-NEPI", na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.
6/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Economia, .

Cargo ou função
Membro titular - Comissão de Informática.
6/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Economia, .

Cargo ou função
Membro Suplente - Comissão de Graduação.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Mestrado em Economia Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Econometria II REC5008
07/2016 - 12/2016
Ensino, Matemática Aplicada a Negócios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Microeconômica I REC2101
03/2016 - 07/2016
Ensino, Economia Empresarial e Controladoria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Econometria II REC2312
02/2016 - 07/2016
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Econometria II REC2312
08/2015 - 12/2015
Ensino, Mestrado em Economia Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Econometria II REC5008
02/2015 - 07/2015
Ensino, Economia Empresarial e Controladoria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Econometria II REC2312
02/2015 - 07/2015
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Microeconômica I REC2101
08/2014 - 12/2014
Ensino, Economia Empresarial e Controladoria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Econometria I REC2301
08/2014 - 12/2014
Ensino, Mestrado em Economia Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Econometria II REC5008
02/2014 - 08/2014
Ensino, Economia Empresarial e Controladoria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Microeconômica III REC2102
02/2014 - 07/2014
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Microeconômica III REC2102
08/2013 - 12/2013
Ensino, Economia Empresarial e Controladoria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Econometria I
08/2013 - 12/2013
Ensino, Mestrado em Economia Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Econometria II REC5008
02/2013 - 07/2013
Ensino, Matemática Aplicada a Negócios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Econometria I REC2301
02/2013 - 07/2013
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Econometria II REC2312
08/2012 - 12/2012
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Pesquisa em Economia REC2510
08/2012 - 12/2012
Ensino, Matemática Aplicada a Negócios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Econometria I REC2301
02/2012 - 07/2012
Ensino, Economia Empresarial e Controladoria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Econometria II REC2312
02/2012 - 07/2012
Ensino, Matemática Aplicada a Negócios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Econometria II REC 2312
08/2011 - 12/2011
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Macroeconomia REC2210
08/2011 - 12/2011
Ensino, Economia Empresarial e Controladoria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economatria I REC 2301

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2013 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Vice-coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental.
02/2013 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Vice-coordenador do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão (NACE) Núcleo de Excelência pela Primeira Infância.
06/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, .

06/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, .

Linhas de pesquisa
Desenvolvimento infantil
06/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, .


Sociedade Brasileira de Econometria, SBE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Secretário Adjunto, Enquadramento Funcional: mandato de 2 anos


Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


University of Chicago, UChicago, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de ensino, Carga horária: 20


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 20

Atividades

2/2002 - 7/2002
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Sócio-Econômico

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF, IPEA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor/ pesquisador visitante, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Estimação de demanda por serviços de atendimento à primeira infância
2.
Desenvolvimento infantil
3.
Desenvolvimento socioemocional no ambiente escolar
4.
Vice-coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental - NAP N&SM (Pró-Reitoria de Pesquisa)


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Escolha do tipo de cuidado para a criança pequena: desenvolvimento infantil e necessidades familiares
Descrição: Acompanhamento de coorte de gestantes durante 18 meses para investigação de determinantes da escolha do tipo de cuidado infantil e documentação das necessidades de cuidado de famílias participantes da Estratégia Saúde da Família na região Oeste de Ribeirão Preto, com seguimento em paralelo de coorte de gestantes no estado do Nebraska (EUA).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Preschool Science in Action and Reflection (Pre-STAR)
Descrição: Estudo de implementação de módulo curricular na pré-escola focado em despertar o interesse de pré-escolares em ciências.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Avaliação de Impacto Steps Baby Brain Booster
Descrição: A intervenção consiste de três módulos em formato de circuito (música, pensamento artístico e movimento), destinados à promoção do desenvolvimento infantil em múltiplas dimensões. Foi desenvolvida por especialistas da USP e hospital Albert Einstein e originalmente implementada em dois centros de desenvolvimento infantil privados de São Paulo (SP). Neste projeto, três creches conveniadas do mesmo município servirão de tratamento e controle para avaliação de impacto da intervenção em cinco pesquisas de campo previstas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniel Domingues dos Santos - Coordenador / Juliana Porto - Integrante / Luiz Guilheme Scorzafave - Integrante / Gláucia Maciel - Integrante.
2015 - Atual
Avaliação de Impacto do programa Primeira Infância Acreana
Descrição: Adaptação do programa Primeira Infância Melhor (RS) ao contexto acreano, utilizando os agentes comunitários de saúde para treinar pais em boas práticas de parentalidade e em monitoramento do desenvolvimento infantil dos filhos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Adaptação e validação do instrumento Early Human Capability Index
Descrição: Adapta o instrumento de desenvolvimento infantil criado por Sally Brinkman para o contexto brasileiro, tendo como campo o município de Itatiba (SP).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniel Domingues dos Santos - Coordenador / Cristian Zanon - Integrante.
2014 - 2016
Avaliação de Impacto do módulo My Teaching Partner no programa Nova Semente (PE)
Descrição: Avaliação de impacto de intervenção pré-escolar de coaching no município de Petrolina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniel Domingues dos Santos - Coordenador / Juliana Porto - Integrante.
2014 - 2016
Efeitos de curto e médio prazos do ensino infantil no Brasil
Descrição: Conjunto de seis estudos investigando (i) revisão da literatura nacional e internacional sobre o tema, (ii) existência de impactos de creche e pré-escola sobre o aprendizado, bem como a heterogeneidade deste impacto em diferentes grupos socioeconômicos, (iii) durabilidade deste impacto, (iv) influência da qualidade da escola infantil sobre a magnitude deste impacto, (v) impactos socioemocionais da educação infantil, e (vi) impactos da educação infantil sobre a progressão escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Daniel Domingues dos Santos - Coordenador / Gabriela Fonseca - Integrante.
2014 - Atual
Avaliação de impacto do programa Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais
Descrição: Intervenção elaborada pelo Instituto Aliança (BA) e premiada pelo BID e SEDUC-CE, consiste em aulas de aprendizado socioemocional para alunos do ensino médio no estado do Ceará. A avaliação conta com aleatorização d e tratados e controle, e no momento estão previstos duas pesquisas de campo além da linha de base para investigar impactos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniel Domingues dos Santos - Coordenador / Ricardo Primi - Integrante.
2013 - 2015
Avaliação de Impacto do programa sexto ano experimental
Descrição: Programa implementado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, estende de cinco para seis anos o primeiro ciclo do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniel Domingues dos Santos - Coordenador / Luiz Guilheme Scorzafave - Integrante / Alexandre Nicollela - Integrante.
2012 - 2014
Desigualdade Regional no Acesso a Creches no Brasil
Descrição: Evidência proveniente de diversas áreas do conhecimento (psicologia, neurociencias, economia e educação) apontam para a necessidade de se investir em capital humano desde cedo, especialmente para crianças sob risco de atraso de desenvolvimento. No Brasil, incluiu-se o acesso à educação infantil dentre as prioridades educacionais, mas persiste significativa desigualdade regional no acesso a creches (ainda que o acesso à pré-escola esteja se direcionando à universalização). Mais preocupante, a desigualdade de acesso entre regiões parece estar aumentando nos últimos anos. Esta pesquisa tem como objetivos investigar os fatores que determinam a desigualdade de acesso a creches e os fatores que determinam a desigualdade na evolução recente das taxas de acesso a este tipo de serviço..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Daniel Domingues dos Santos - Coordenador / Gustavo Cortes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Avaliação de Impacto socioemocional do projeto Jovem de Futuro
Descrição: Avaliação de impacto de intervenção de gestão educacional elaborada pelo Instituto Unibanco.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Daniel Domingues dos Santos - Coordenador.
2012 - Atual
Educação Infantil e seus efeitos de curto e médio prazos: levantamento e análise de dados longitudinais (SP)
Descrição: Resumo em Português Apesar da sólida evidência de que a promoção do desenvolvimento infantil é fundamental para que um indivíduo aproveite plenamente as oportunidades permitidas por seu potencial, os resultados são ambíguos quanto ao sucesso da educação infantil como meio para atingir este objetivo. No Brasil, há ainda pouca produção científica direcionada à compreensão do papel do ensino infantil no desenvolvimento humano, e grande parte dos trabalhos existentes sofre com a inadequação dos dados disponíveis às perguntas propostas, deixando-os vulneráveis a críticas de que os impactos estimados estão possivelmente contaminados por eventuais fatores não observáveis relacionados á variáveis cujos impactos se deseja medir. Apenas quando os impactos forem corretamente medidos e sobre todas as dimensões do desenvolvimento humano, será possível estabelecer realisticamente qual a taxa de retorno para a sociedade do investimento realizado no acúmulo de capital humano através dos recursos aplicados no ensino infantil. O objetivo deste projeto é coletar uma base de dados longitudinal que contenha não só informações sobre a proficiência dos alunos em anos subsequentes a educação infantil, mas também sobre o desenvolvimento não-cognitivo neste período. Além disso, esta base de dados teria informação não só de quando o aluno entrou na escola, mas em que escola e com qual professor, o aluno cursou cada ano da educação infantil. Os dados longitudinais seriam obtidos a partir de um "follow-up" da pesquisa de campo realizado em Sertãozinho por Felício et al em 2007. Com estes dados, pretende-se produzir artigos que respondam com maior clareza sobre a pergunta de qual o impacto da educação infantil sobre o desenvolvimento cognitivo e não-cognitivo dos alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Daniel Domingues dos Santos - Integrante / Cristine Campos de Xavier Pinto - Integrante / Fabiana Felício - Integrante / Elaine Pazello - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2002 - 2002
Impacto do projeto Bolsa-Escola sobre a pobreza e desigualdade
Descrição: Microsimulações sobre o impacto do projeto Bolsa-Escola, considerando vários desenhos de mecanismo (posição na família do recipiente, critérios e valores das bolsas, etc.), e comparação internacional. Formulação do desenho do Benefício Social Único, que veio a ser implementado posteriormente pelo governo federal.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Daniel Domingues dos Santos - Integrante / José Márcio Camargo - Integrante / Francisco Ferreira - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista ANPEC


Revisor de periódico


2000 - Atual
Periódico: Revista de Econometria
2000 - Atual
Periódico: Revista de Economia Aplicada
2006 - Atual
Periódico: Journal of Populational Economics
2000 - Atual
Periódico: Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro)
2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Economia (Impresso)
2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Economia (Impresso)
2010 - Atual
Periódico: Estudos Econômicos
2014 - Atual
Periódico: Psico (PUCRS. Impresso)
2013 - Atual
Periódico: Revista ANPEC
2012 - Atual
Periódico: Revista de Psiquiatria Clínica (São Paulo. Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Finanças (Impresso)
2013 - Atual
Periódico: Psico-USF (Impresso)
2014 - Atual
Periódico: Nova Economia (UFMG. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos/Especialidade: Treinamento e Alocação de Mão-de-Obra; Oferta de Mão-de-Obra e Força de Trabalho.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Bem-Estar Social/Especialidade: Economia dos Programas de Bem-Estar Social.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos/Especialidade: Capital Humano.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos/Especialidade: Mercado de Trabalho; Política do Governo.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia/Especialidade: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
1o lugar prêmio CORECON-SP orientador de melhor monografia do Estado de São Paulo, aluno Wellington Romero, CORECON-SP.
2015
1o lugar Prêmio Fundace de monografia/ orientador (aluno Matheus Berlingeri), FUNDACE - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia.
2014
1o lugar Prêmio Fundace de monografia/ orientador (aluno Wellington Romero), FUNDACE - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia.
2012
Prêmio Ministério da Fazenda de Economia, 1o lugar, Ministério da Fazenda.
2012
Premio FUNDACE monografia (orientação). 2o lugar Economia, FUNDACE.
2012
Prêmio FUNDACE de monografia (orientação). 2o lugar ECEC, FUNDACE.
2006
Esther and Theodore Schultz Fellowship, University of Chicago.
2002
Bolsa de estudos para o curso de doutorado pleno no exterior, CAPES.
1998
Bolsa de estudos para o curso de mestrado, CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PINTO, C.2017PINTO, C. ; SANTOS, D. D. ; GUIMARAES, C. . The impact of daycare attendance on math test scores for a cohort of 4th graders in Brazil. JOURNAL OF DEVELOPMENT STUDIES, v. 53, p. 1335-1357, 2017.

2.
SANTOS, D. D.2017SANTOS, D. D.; SCORZAFAVE, L. G. ; NICOLLELA, A. ; SANTANNA, E. G. . 'MAIS É MENOS? AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PROGRAMA 6º ANO EXPERIMENTAL ? SME/RJ'. ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO), v. 28, p. 718-747, 2017.

3.
PRIMI, R.2016PRIMI, R. ; ZANON, C. ; SANTOS, DANIEL ; JOHN, O. ; FRUYT, F. . Can Anchoring Vignettes Make Adolescent Self-reports of Social-emotional Personality Traits More Reliable, Discriminant, and Criterion-valid?. European Journal of Psychological Assessment, v. 32, p. 5-16, 2016.

4.
PRIMI, R.2016PRIMI, R. ; SANTOS, D. D. ; JOHN, O. ; FRUYT, F. . Development of an Inventory Assessing Social and Emotional Skills in Brazilian Youth. European Journal of Psychological Assessment, v. 32, p. 39-51, 2016.

5.
KALUME, L.2013KALUME, L. ; CORSEUIL, C. H. L. ; SANTOS, D. D. . O SIMPLES NACIONAL E A FORMALIZAÇÃO DAS FIRMAS NO RIO DE JANEIRO. Planejamento e Politicas Publicas, v. 40, p. 277, 2013.

6.
FOGUEL, MIGUEL N.2012FOGUEL, MIGUEL N. ; MOREIRA, AJAX ; SANTOS, DANIEL . Impacto do Plano Simplificado de Previdência Social sobre as contribuições voluntárias ao sistema de previdência. Estudos Econômicos (São Paulo. Impresso), v. 42, p. 639-669, 2012.

7.
SANTOS, D. D.2011SANTOS, D. D.. A hora de ir para a escola. Sinais Sociais, v. 16, p. 38, 2011.

8.
RIBEIRO, Eduardo Pontual2004RIBEIRO, Eduardo Pontual ; CORSEUIL, C. H. L. ; SANTOS, D. D. ; SERVO, Luciana ; FURTADO, Paulo ; SOUZA, André ; AMORIM, Brunu . Trade liberalization, the exchange rate and job flows in Brazil. Journal of Policy Reform, v. 7, p. 1, 2004.

9.
CORSEUIL, Carlos Henrique2002CORSEUIL, Carlos Henrique ; RIBEIRO, Eduardo Pontual ; SANTOS, D. D. . Criação, destruição e realocação de postos de trabalho no Brasil. Texto Para Discussão, Rio de Janeiro, v. 855, 2002.

10.
SANTOS, D. D.2001 SANTOS, D. D.; CORSEUIL, Carlos Henrique ; BARROS, Ricardo Paes de . Job placement: gender differences and consequences on welfare. Revista de Econometria, Rio de Janeiro, v. 21, n.1, 2001.

11.
SANTOS, D. D.2001 SANTOS, D. D.; BARROS, Ricardo Paes de ; MENDONÇA, R. ; QUINTAES, G. . Determinantes do desempenho educacional brasileiro. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 31, n.1, 2001.

12.
CORSEUIL, C. H. L.2001CORSEUIL, C. H. L. ; FOGUEL, Miguel Nathan ; SANTOS, D. D. . Decisões críticas em idades críticas: a escolha dos jovens entre estudo e trabalho no Brasil e em outros países da América Latina. Revista de Economia Aplicada, São Paulo, v. 5, n.4, 2001.

13.
BARROS, Ricardo Paes de2000BARROS, Ricardo Paes de ; CORSEUIL, Carlos Henrique ; SANTOS, D. D. . A natureza da inserção feminina e dos diferenciais por gênero no mercado de trabalho da região metropolitana de São Paulo. Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise (IPEA), Rio de Janeiro, v. 13, 2000.

14.
BARROS, Ricardo Paes de1999BARROS, Ricardo Paes de ; SANTOS, D. D. ; MENDONCA, R. . Incidência e Natureza da Pobreza entre Idosos no Brasil. Texto para Discussão (IPEA), v. 686, p. 1-32, 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
PRIMI, R. ; SANTOS, D. D. ; JOHN, O. ; FRUYT, F. ; HAUCK, N. . Dealing with Person Differential Item 2 Functioning in Social-Emotional Skill 3 Assessment Using Anchoring Vignettes. In: Marie Wiberg; Steven Culpepper; Rianne Janssen; Jorge González; Dylan Molenaar. (Org.). Quantitative Psychology: The 82nd Annual Meeting of the Psychometric Society, Zurich, Switzerland, 2017. 1ed.: Springer, 2018, v. 433, p. 1-12.

2.
POLO, F. M. ; SANTOS, D. D. . EDUCAÇÃO INFANTIL: AVANÇOS E DESAFIOS PARA O FUTURO PRÓXIMO. In: Roberto Lent; Augusto Buchweitz;,Mailce Borges Mota. (Org.). CIÊNCIA PARA EDUCAÇÃO - UMA PONTE ENTRE DOIS MUNDOS. 1ed.: Atheneu, 2017, v. , p. 73-96.

3.
SANTOS, DANIEL. Personality and Economics. In: James Wright. (Org.). The International Encyclopedia of Social and Behavioral Sciences. 2nded.: , 2015, v. , p. 1-.

4.
BERLINGERI, M. M. ; SANTOS, D. D. . Projeção da demanda por creche incorporando tendências econômicas e demográficas recentes. In: Ana Amélia Camarano. (Org.). Novo Regime Demográfico uma nova relação entre população e desenvolvimento?. 1ed.: , 2014, v. , p. 445-.

5.
CORSEUIL, Carlos Henrique ; RIBEIRO, Eduardo Pontual ; SANTOS, D. D. . Teorias sobre realocação, dinâmica do emprego e análise do caso brasileiro. In: Carlos Henrique Corseuil; Luciana Servo. (Org.). Criação, destruição e realocação de empregos no Brasil. Brasília: IPEA, 2006, v. , p. 67-84.

6.
CORSEUIL, Carlos Henrique ; SANTOS, D. D. . Fatores que determinam o nível salarial no setor formal brasileiro. In: Carlos Henrique Corseuil. (Org.). Determinação de salários no Brasil ao longo da década de 90. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2002, v. , p. -.

7.
BARROS, Ricardo Paes de ; CORSEUIL, Carlos Henrique ; SANTOS, D. D. . Consequências de um novo padrão de inserção das mulheres no mercado de trabalho sobre o bem-estar na região metropolitana de São Paulo. In: Lena Lavinas; Francisco León. (Org.). Emprego feminino no Brasil: mudanças institucionais e novas inserçoes no mercado de trabalho. : , 2002, v. 2, p. 55-75.

8.
BARROS, R. P. ; SANTOS, D. D. ; CORSEUIL, C. H. L. ; FIRPO, Sérgio Pinheiro . Emprego feminino no Brasil: mudanças institucionais e novas inserções no Mercado de trabalho. In: Francisco León e Lena Lavinas. (Org.). Emprego feminino no Brasil: mudanças institucionais e novas inserções no Mercado de trabalho. : , 2001, v. , p. -.

9.
BARROS, Ricardo Paes de ; MENDONÇA, R. ; SANTOS, D. D. . Incidência e Natureza da Pobreza entre Idosos no Brasil. In: Ana Amélia Camarano. (Org.). Muito Alem dos 60 - Os Novos Idosos Brasileiros. Rio de Janeiro: IPEA, 1999, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, D. D.; PRIMI, R. ; MIRANDA, J. G. . Socio-emotional development and learning in school. In: The 2014 annual meeting for the Latin American Meeting of the Econometric Society (LAMES), 2014, São Paulo. The 2014 annual meeting for the Latin American Meeting of the Econometric Society (LAMES), 2014.

2.
SANTOS, D. D.; LIMA, L. . INFLUÊNCIA PATERNA NA ALFABETIZAÇÃO. In: XL Encontro Nacional de Economia, 2014, Natal. XL Encontro Nacional de Economia, 2014.

3.
SANTOS, D. D.; CORSEUIL, C. H. L. . Simples nacional e formalização das firmas no Rio de Janeiro. In: XL Encontro Nacional de Economia, 2012, Porto de Galinhas. Anais do XL Encontro Nacional de Economia, 2012.

4.
PINTO, C. ; SANTOS, D. D. ; GUIMARAES, C. . THE IMPACT OF DAYCARE ATTENDANCE ON MATH TESTSCORES FOR A COHORT OF 4^{TH} GRADERS IN BRAZIL. In: 2011 Meeting of the Latin American and Caribbean Economic Association (LACEA), 2011, Santiago. 2011 Meeting of the Latin American and Caribbean Economic Association (LACEA), 2011.

5.
PINTO, C. ; SANTOS, D. D. ; SOUZA, André . Direct and Indirect Impacts of Pre-School on Student Proficiency. In: Encontro Brasileiro de Econometria, 2011. Anais do Encontro Brasileiro de Econometria.

6.
CORSEUIL, Carlos Henrique ; DIAS, R. F. ; FOGUEL, Miguel Nathan ; SANTOS, D. D. . Disentangling Stigma from Firm Effect on Wage Losses for Laid-off Workers. In: 10th IZA/SOLE Transatlantic Meeting of Labor Economists, 2011, Munique. 10th IZA/SOLE Transatlantic Meeting of Labor Economists, 2011.

7.
CORSEUIL, C. H. L. ; DIAS, R. F. ; FOGUEL, M. ; SANTOS, D. D. . O estigma da perda de um emprego formal no Brasil. In: XXXVII Encontro Nacional de Economia, 2009, Foz do Iguaçu. Anais do XXVII Encontro Nacional de Economia, 2009.

8.
MELLO, R. F. ; SANTOS, D. D. . Aceleração educacional e a queda recente da informalidade. In: XXXVII Encontro Nacional de Economia, 2009, Foz do Iguaçu. Anais do XXXVII Encontro Nacional de Economia, 2009.

9.
RIBEIRO, Eduardo Pontual ; CORSEUIL, Carlos Henrique ; SANTOS, D. D. ; FURTADO, Paulo ; AMORIM, Brunu ; SERVO, Luciana ; SOUZA, André . Trade Liberalization, the Exchange Rate and Job and Worker Flows in Brazil. In: 2004 Latin American Meeting of the Econometric Society (LAMES), 2004, Santiago. Annals of the 2004 Latin American Meeting of the Econometric Society, 2004.

10.
RIBEIRO, Eduardo Pontual ; CORSEUIL, Carlos Henrique ; SANTOS, D. D. . Job and Worker Flows in Brazil. In: 2002 Meeting of the Latin American and Caribean Economic Association (LACEA), 2002, Madri. Papers and Proceedings LACEA 2002. Madri. 2002: LACEA / CEMFI, 2002.

11.
SANTOS, D. D.; BARROS, Ricardo Paes de . Labor market and social welfare. In: V Encuentro de la Red de Economia Social, 2001, Panama. V Encuentro de la Red de Economia Social - CD-Rom, 2001.

12.
CORSEUIL, C. H. L. ; RIBEIRO, Eduardo Pontual ; SANTOS, D. D. ; DIAS, R. F. . Criação, destruição e realocação de emprego no Brasil. In: XXIX Encontro Nacional de Economia, 2001, Salvador. Anais do XXIX Encontro Nacional de Economia - CD-Rom, 2001.

13.
BARROS, Ricardo Paes de ; SANTOS, D. D. . Mercado de trabalho e bem estar social. In: XXIII Encontro Brasileiro de Econometria, 2001, Salvador. Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Econometria, 2001.

14.
BARROS, Ricardo Paes de ; MENDONÇA, R. ; FIRPO, S. ; SANTOS, D. D. . Aposentadoria e pobreza no Brasil. In: XXVIII Encontro Nacional de Economia, 2000, Campinas. Anais do XXVIII Encontro Nacional de Economia (CD ROM), 2000.

15.
CORSEUIL, Carlos Henrique ; FOGUEL, M. ; SANTOS, D. D. . Decisões críticas em idades críticas: a decisão dos jovens entre trabalho e estudo em seis países da América Latina. In: Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 2000, Caxambu, 2000.

16.
BARROS, Ricardo Paes de ; MENDONÇA, R. ; SANTOS, D. D. ; QUINTAES, G. . Determinantes do desempenho educacional no Brasil. In: XXII Encontro Brasileiro de Econometria, 2000, Campinas. Anais do XXII Encontro Brasileiro de Econometria, 2000. v. 2.

17.
SANTOS, D. D.; COSTA, Daniela Ribeiro da ; ARAUJO, Herton ; FOGUEL, Miguel Nathan ; BARROS, Ricardo Paes de ; FIRPO, Sérgio Pinheiro ; MENEZES FILHO, Naércio ; PICHETTI, Paulo ; FERNANDES, Reynaldo ; WAJNMAN, Simone ; LEME, Maria Carolina . Family structure and family behavior in Brazil. In: 2000 Meeting of the Latin American and Caribean Economic Association (LACEA), 2000, Rio de Janeiro. Proceedings of the 2000 LACEA Meeting, 2000.

18.
BARROS, R. P. ; SANTOS, D. D. ; MENDONÇA, R. ; QUINTAES, G. . Determinants of Educational Performance in Brazil. In: 4th Meeting of the Latin American and Caribbean Economic Association (LACEA), 1999, Santiago. Annals of the 4th Meeting of the LACEA, 1999.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, D. D.; PRIMI, R. . THE UNDERLYING LATENT STRUCTURE OF TESTS FOR NON-COGNITVE CONSTRUCTS IN EDUCATION. In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2014, Montreal. Recordings: World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2014.

2.
SANTOS, D. D.; PRIMI, R. . SOCIAL EMOTIONAL DEVELOPMENT AND EDUCATIONAL PERFORMANCE: EVIDENCE FROM A LARGE SCALE SAMPLE OF A DEVELOPING COUNTRY. In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2014, Montreal. Recordings: World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2014.

3.
SANTOS, D. D.; PRIMI, R. . THE INFLUENCE OF THE SCHOOL ENVIRONMENTS ON THE COGNITIVE AND PERSONALITY DEVELOPMENT: EVIDENCE FROM THE 2008-12 COHORT OF SERTÃOZINHO. In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2014, Montreal. Recordings: World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2014.

4.
SANTOS, D. D.; PRIMI, R. . The Underlying Latent Structure of Tests for Non-Cognitve Constructs in Education. In: 9th Conference of the International Test Commission., 2014, San Sebastian (ES). 9th Conference of the International Test Commission: Book of Abstracts, 2014.

5.
PRIMI, R. ; SANTOS, D. D. . Towards a socioemotional monitoring tool for the Brazilian educational system. In: 12th European Conference on Psychological Assessment, 2013, San Sebastian (ES). 12th European Conference on Psychological Assessment - Book of Abstracts, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
PRIMI, R. ; SANTOS, D. D. ; JOHN, O. ; FRUYT, F. ; HAUCK, N. . Dealing with Person Differential Item Functioning in Social-Emotional Skill Assessment Using Anchoring Vignettes. Proceedings in Mathematics and Statistics, 2018.

2.
ABRAHAMS, L. ; PANCORBO, G. ; PRIMI, R. ; SANTOS, D. D. ; KYLLONEN, P. ; JOHN, O. ; FRUYT, F. . Social-Emotional Skill Assessment in Children and Adolescents: Advances and Challenges in Personality, Clinical, and Educational Contexts. PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PANCORBO, G. ; PRIMI, R. ; JOHN, O. ; SANTOS, DANIEL ; FRUYT, F. . Developing a taxonomy and a tool for assessing teacher social-emotional skills. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MIRANDA, J. G. ; SANTOS, D. D. . Persistent effects of social and emotional skills on students' achievement: evidences from Brazil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, D. D.; ARIAS, E. ; BORGES, J. M. . Developing socioemotional skills in secondary school: Short term impacts from a randomized experiment in Ceará, Brazil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SANTOS, D. D.; MIRANDA, J. G. . Persistent effects of social and emotional skills on students? achievement: evidences from Brazil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
PRIMI, R. ; SANTOS, D. D. ; JOHN, O. ; FRUYT, F. . Validities of True and False Keyed Social-emotional Skill items to Predict Educational Achievement. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, D. D.; ARIAS, E. ; BORGES, J. M. . Developing socioemotional skills in secondary school: Short term impacts from a randomized experiment in Ceará, Brazil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SANTOS, D. D.; ARIAS, E. ; BORGES, J. M. . Developing socioemotional skills in secondary school: Short term impacts from a randomized experiment in Ceará, Brazil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SANTOS, D. D.. Development of cognitive and socioemotional skills in early childhood. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANTOS, D. D.; MASCIOLI, M. ; CASTILHO, R. . HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E APRENDIZADO ESCOLAR: EVIDÊNCIAS A PARTIR DE UM ESTUDO EM LARGA ESCALA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ARIAS, E. ; BORGES, J. M. ; SANTOS, D. D. . Developing socioemotional skills in secondary school: Short term impacts from a randomized experiment in Ceará, Brazil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PRIMI, R. ; SANTOS, D. D. ; JOHN, O. ; FRUYT, F. ; HAUCK, N. . Dealing with Person Differential Item Functioning in Social-Emotional Skill Assessment Using Anchoring Vignettes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SANTOS, D. D.. Habilidades socioemocionais e criatividade no contexto escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
OLIANI, K. ; SANTOS, D. D. ; SCORZAFAVE, L. G. ; PRIMI, R. ; FRUYT, F. ; JOHN, O. . Effects of School Context on Socioemotional and Performance Outcomes: Types of Violence. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
FRUYT, F. ; PRIMI, R. ; JOHN, O. ; SANTOS, D. D. . Plasticity of Socio-Emotional Skills: Age Differences During Adolescence. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PRIMI, R. ; FRUYT, F. ; SANTOS, D. D. ; JOHN, O. . Can anchoring vignettes make between-school adolescent self-reports of social-emotional skills more valid?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
PRIMI, R. ; SANTOS, D. D. ; HAUCK, N. ; FRUYT, F. ; JOHN, O. . Mapping self-report questionnaires for socio-emotional characteristics: What do they measure?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
PRIMI, R. ; FRUYT, F. ; SANTOS, D. D. ; JOHN, O. . Can anchoring vignettes make between-school adolescent self-reports of social-emotional skills more valid?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
PRIMI, R. ; SANTOS, D. D. ; HAUCK, N. ; FRUYT, F. ; JOHN, O. . Mapping Self-Report Questionnaires for Socio-Emotional Characteristics: What do they measure?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
FRUYT, F. ; PRIMI, R. ; JOHN, O. ; SANTOS, D. D. . Plasticity of Socio-Emotional Skills: Age Differences During Adolescence. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SANTOS, D. D.; OLIANI, K. ; SCORZAFAVE, L. G. ; PRIMI, R. ; FRUYT, F. ; JOHN, O. . Violence in the School Surroundings and Its Effect on Social and Emotional Traits. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
PRIMI, R. ; SANTOS, D. D. ; JOHN, O. ; FRUYT, F. . 'EduLab Toolkit for the Assessment of Social and Emotional Skills for Children and Adolescents in Brazil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SINVAL, J. ; SANTOS, D. D. ; PRIMI, R. . Anchoring vignettes distributions in SENNA with a sample of Brazilian students from 5th, 10th and 12th grades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SANTOS, D. D.. Importância Socioeconômica das Características de Personalidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SANTOS, D. D.. Socioemotional development and learning in schools. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
SILVA, W. R. ; SANTOS, D. D. . TRABALHO E BEM-ESTAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE CASAIS HETEROSSEXUAIS E HOMOAFETIVOS BRASILEIROS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
SANTOS, D. D.. A Economia das Intervenções Precoces. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
SANTOS, D. D.. Importância Socioeconômica das Características de Personalidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
NICOLLELA, A. ; SANTOS, DANIEL ; SCORZAFAVE, L. G. . Sexto Ano Experimental: resultados preliminares da avaliação de impacto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
SILVA, W. R. ; SANTOS, D. D. . TRABALHO E BEM-ESTAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE CASAIS HETEROSSEXUAIS E HOMOAFETIVOS BRASILEIROS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
LIMA, L. ; SANTOS, D. D. . PAI IMPORTA? O EFEITO DA PRESENÇA PATERNA SOBRE O DESEMPENHO ESCOLAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
SANTOS, D. D.. Importância Socioeconômica das Características de Personalidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
SANTOS, D. D.. Importância Socioeconômica das Características de Personalidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
SANTOS, D. D.. Desenvolvimento Socioemocional e Aprendizado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
SANTOS, D. D.. desenvolvimento socioemocional e aprendizado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
SANTOS, D. D.. Desenvolvimento Socioemocional e Aprendizado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

36.
SANTOS, D. D.. Desenvolvimento socioemocional na escola e aprendizado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
SANTOS, D. D.. Desenvolvimento Socioemocional e Aprendizado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

38.
SANTOS, D. D.. Desenvolvimento Socioemocional e Aprendizado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
SANTOS, D. D.; PRIMI, R. . Usos de Instrumentos de Mensuração em Larga Escala em Políticas Públicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

40.
SANTOS, D. D.; SCORZAFAVE, L. G. . Importância da Leitura dos Pais para os Filhos sober o Aprendizado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
SANTOS, D. D.. Reunião de pesquisadores para elaboração de documento propositivo aos prefeitos recém-eleitos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

42.
SANTOS, D. D.. Palestra ?Como medir características socioemocionais no ambiente escolar?.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
SANTOS, D. D.. Aula magna 'Importância socioeconômica de características de personalidade'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
CORSEUIL, Carlos Henrique ; FOGUEL, Miguel Nathan ; SANTOS, D. D. ; DIAS, R. F. . Disentangling Stigma from Firm Effect on Wage Losses for Laid-off Workers. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
PINTO, C. ; SANTOS, D. D. . THE IMPACT OF DAYCARE ATTENDANCE ON MATH TEST SCORES FOR A COHORT OF 4^{TH} GRADERS IN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CORSEUIL, C. H. L. ; DIAS, R. F. ; FOGUEL, M. ; SANTOS, D. D. . O estigma da perda de um emprego informal no Brasil 2009 (Texto para discussão interna).

2.
SANTOS, D. D.. The choice of major: effects on wages and an evaluation of the no-switching majors rule. Departamento de Economia - Universidade de Chicago, 2008 (Tese de doutorado).

3.
SANTOS, D. D.. Risk and return motives of the occupational choice 2004 (Texto para discussão interna).

4.
SANTOS, D. D.. Subsidizing the discussion: the role of the government in the production of new ideas 2004 (Texto para discussão interna).

5.
BELO, Frederico ; CERDA, Sebastian ; SANTOS, D. D. . Consumption of tradable and non tradable goods and the cross section of expected returns 2004 (Texto para discussão interna).

6.
MENEZES FILHO, Naércio ; FERNANDES, Reynaldo ; BARROS, R. P. ; PICHETTI, Paulo ; CORSEUIL, Carlos Henrique ; FOGUEL, Miguel Nathan ; SANTOS, D. D. ; WAJNMAN, Simone ; LEME, Maria Carolina . Adolescents in Latin America and the Caribbean: Examining Time Allocation Decisions with Cross-Country Micro Data. Washington: Inter-American Developmen Bank, Research Network Working Paper R-470, 2002 (Texto para discussão interna).

7.
SANTOS, D. D.. Caracterização da extrema pobreza no Brasil urbano: evolução do perfil sócio-econômico entre 1977 e 1997. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2000 (Dissertação de mestrado).

8.
SANTOS, D. D.; BARROS, R. P. ; MENDONÇA, R. . Uma análise do desempenho da educação média no Brasil 1999 (Texto para discussão interna).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, D. D.. Rio 360 graus. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SANTOS, D. D.. Desenvolvimento Socioemocional e Aprendizado. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SANTOS, D. D.; PRIMI, R. ; OLIVEIRA, J. B. . Fórum Estadão Brasil 2018. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SANTOS, D. D.. Importância Socioeconômica das Características de Personalidade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SANTOS, D. D.. Importância Socioeconômica das Características de Personalidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
SANTOS, D. D.. Educação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
SANTOS, D. D.; MELO, A. P. . Importância Socioeconômica das Características de Personalidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
SANTOS, D. D.; CORTES, G. . Desigualdade no Acesso a Creches no Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
SANTOS, D. D.. Documentário Educação.doc (globonews). 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
SANTOS, D. D.. Educação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, D. D.; PRIMI, R. ; ALVEZ, G. ; COUTO, M. C. . Competências socioemocionais no contexto escolar: desenvolvimento de políticas baseadas em evidências e desafios na área de avaliação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, D. D.. Curso Avançado de Avaliação de Políticas Sociais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LIMA, L. ; ANGERAMI, T. ; SANTOS, D. D. . Minicurso Lepes de Excell. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BARROS, R. P. ; VELOSO, F. ; KANNEBLEY JR., S. ; ULYSSEA, G. ; SANTOS, D. D. . Debate entre a Secretaria de Assuntos Estratégicos e Pesquisadores. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
VELOSO, F. ; SANTOS, D. D. . Palestra com Fernando Veloso sobre Crescimento Econômico Brasileiro. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SANTOS, D. D.; BARROS, R. P. ; MACHADO, C. ; REVELLE, W. . Métodos Quantitativos em Educação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SANTOS, D. D.; CARVALHO, M. . Como medir características socioemocionais no ambiente escolar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PINTO, C.; SANTOS, D. D.; PONCZEK, V. P.; PORTELA, A.. Participação em banca de Luciana Pires. THE IMPACTS OF EARLY CHILDHOOD INVESTMENT: AN APPROACH THROUGH LATENT COGNITIVE SKILLS. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia) - Escola de Economia de São Paulo.

2.
PORTELA, A.; SCORZAFAVE, L. G.; PRIMI, R.; SANTOS, D. D.. Participação em banca de Matheus Mascioli Berlingeri. Competências socioemocionais e mercado de trabalho: um estudo para o caso brasileiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

3.
SANTOS, D. D.; SCORZAFAVE, L. G.; MENEZES FILHO, Naércio; PRIMI, R.. Participação em banca de Antonio Daniel Ricardo Engracia Caluz. O papel das habilidades socioemocionais no fluxo escolar: uma análise do Ensino Médio brasileiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

4.
SANTOS, D. D.; PINTO, C.; SCORZAFAVE, L. G.; MENEZES FILHO, Naércio. Participação em banca de Lucas Reis Correia. Efeitos educacionais da expansão repentina de vagas em educação infantil: Petrolina e Juazeiro, um experimento natural. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

5.
KANNEBLEY JR., S.; SANTOS, D. D.; ARAUJO, B. C. P. O.; ZUCOLOTO, G. F.. Participação em banca de Bruna Goussain Santana. Retornos do P&D e incentivos fiscais: uma análise para o caso brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

6.
KANNEBLEY JR., S.; PAZELLO, E.; SANTOS, D. D.. Participação em banca de Bruna Goussain. Impactos diretos e indiretos dos incentivos fiscais à inovação sobre a produtividade: uma análise para a Lei do Bem. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

7.
MADEIRA, G. A.; SANTOS, D. D.; RANGEL, M.. Participação em banca de Eugenia Josefina Fernandez. Liquidity shocks and their effects on entrepreneurship. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teoria Econômica) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

8.
PONCZEK, V. P.; SANTOS, D. D.; PINTO, C.. Participação em banca de Maurício Chikitani. Peer effects on locus of control . 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia) - Escola de Economia de São Paulo.

9.
SANTOS, DANIEL; MOITA, R.; LUCINDA, C.. Participação em banca de THAÍS MENDONÇA BARCELLOS. Não são só 20 centavos: efeitos sobre o tráfego da Região Metropolitana de São Paulo devido a redução na tarifa de ônibus financiada pelo aumento da CIDE nos combustíveis da cidade de São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

10.
FERRAZ, C.; SANTOS, D. D.; SOARES, R.. Participação em banca de CUPELLO, NATÁLIA CINTIA. O impacto do FUNDEB sobre o ensino em creche. 2011. Dissertação (Mestrado em Economia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
LANDEIRA, J.; FERNANDES, C.; DAMASIO, B.; MEDEIROS, M.; SANTOS, P. P.; SANTOS, DANIEL. Participação em banca de Luís Anunciação. Use of the Ages and Stages Questionnaires to establish indicators of child development in public daycare centers in Rio de Janeiro, Brazil. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
SANTOS, D. D.; SCORZAFAVE, L. G.; BELLUZZO, W.. Participação em banca de WANDER PLASSA DA SILVA. O impacto da violência sobre o abandono e a repetência escolar. 2018. Tese (Doutorado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

3.
PRIMI, R.; SANTOS, D. D.; HAUCK, N.; SOARES, T. M.; SANTOS, A. A. A.. Participação em banca de Alexandre Luiz de Oliveira Serpa. VARIÁVEIS SOCIOEMOCIONAIS E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ACADÊMICO. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade São Francisco.

4.
GONCALVES, F. O.; SANTOS, DANIEL; WALTENBERG, F. D.; FERNANDES, A. S.; BITTENCOURT, M. V. L.. Participação em banca de WALCIR SOARES DA SILVA JUNIOR. EVIDÊNCIAS SOBRE HABILIDADES COGNITIVAS E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS EM IDADE ESCOLAR: FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E O PAPEL DA ESCOLA NO BRASIL. 2017. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Econômico) - Universidade Federal do Paraná.

5.
PORTELA, A.; SANTOS, D. D.. Participação em banca de Juliana Camargo. Avaliação Experimental do Pronatec. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Economia) - Escola de Economia de São Paulo.

6.
PONCZEK, V. P.; SANTOS, D. D.; ULYSSEA, G.; MENEZES FILHO, Naércio; ASSUNCAO, J.; SOUZA, P. C. L.. Participação em banca de Marina A. Palma. Essays on human capital formation from gestation to adolescence. 2017. Tese (Doutorado em Economia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
MATTOS, M.; SANTOS, D. D.; PRIMI, R.; RIOS-NETO, E.; SCORZAFAVE, L. G.. Participação em banca de BEATRIZ WILLEMSENS. Competências socioemocionais: efeitos do contexto escolar da religiosidade e mediação sobre o desempenho acadêmico.. 2016. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

8.
MENEZES, T. A.; SANTOS, D. D.; SILVEIRA NETO, R. M.; SAMPAIO, B. R.; MONTE, P. A.. Participação em banca de Isabel Pessoa de Arruda Raposo. O papel da rede de amizades e da formação aleatória de turmas por faixa etária sobre o desempenho escolar. 2015. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
PRIMI, R.; HAUCK, N.; SANTOS, DANIEL; SOARES, T. M.. Participação em banca de Alexandre Luiz de Oliveira Serpa. Variáveis socioemocionais e sua relação com o desempenho acadêmico. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade São Francisco.

2.
SANTOS, D. D.; MATTOS, M.; SCORZAFAVE, L. G.. Participação em banca de Beatriz Willemsens. Competências socioemocionais: proposta de um modelo explicativo para seus mecanismos de mediação, pelos canais da autoprodutividade e dos efeitos dos pares, no impacto da composição de gênero sobre o desempenho acadêmico. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTOS, D. D.; PAZELLO, E.; SCORZAFAVE, L. G.. Participação em banca de Laura Duarte Ogando. Creche e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais: um estudo longitudinal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

2.
SANTOS, D. D.; SCORZAFAVE, L. G.; FERNANDES, Reynaldo. Participação em banca de VITOR AUGUSTO CARLOS. INFLUÊNCIA DA IDADE AVANÇADA E DA DEFASAGEM IDADE/SÉRIE NA PROBABILIDADE DE EVASÃO ESCOLAR. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

3.
SANTOS, D. D.; SCORZAFAVE, L. G.; NAKABASHI, L.. Participação em banca de Marcos Paulo Cambrainha da Costa. Relação entre estoque de armas e taxa de homicídios. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

4.
SANTOS, D. D.; PAZELLO, E.; SCORZAFAVE, L. G.. Participação em banca de Diego Menezes dos Santos Pinheiro. EFEITO DE PARES SOBRE LÓCUS DE CONTROLE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

5.
PRIMI, R.; SANTOS, D. D.; HAUCK, N.. Participação em banca de Mariana Ferreira do Nascimento. HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS EM ADOLESCENTES: DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE E PROCESSOS DE RESPOSTA DO SENNA V.2.0. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade São Francisco.

6.
PRIMI, R.; SANTOS, D. D.; AMBIEL, R.. Participação em banca de Sheila Hamburg. AVALIAÇÃO DOS PERFIS SOCIOEMOCIONAIS E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ACADÊMICO NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade São Francisco.

7.
SANTOS, D. D.; FERNANDES, Reynaldo; SCORZAFAVE, L. G.. Participação em banca de Lucas Reis Correia. Efeitos da expansão repentina de vagas em educação infantil: Petrolina e Juazeiro, um experimento natural. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

8.
SANTOS, DANIEL; SCORZAFAVE, L. G.; BELLUZZO, W.. Participação em banca de Matheus Mascioli Berlingeri. Competências socioemocionais e mercado de trabalho: um estudo para o caso brasileiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

9.
SANTOS, DANIEL; SCORZAFAVE, L. G.; BELLUZZO, W.. Participação em banca de Antonio Daniel Ricardo Engracia Caluz. A evasão escolar no ensino médio: o papel da complementaridade entre habilidades cognitivas e. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

10.
SANTOS, D. D.; LUCINDA, C.; SCORZAFAVE, L. G.. Participação em banca de Régis Toshimitsu Kurokawa. Efeitos de uma mudança na tributação no mercado de automóveis para incentivar veículos mais econômicos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

11.
SANTOS, D. D.; LUCINDA, C.; SCORZAFAVE, L. G.. Participação em banca de Ricardo Campante Cardoso. O Custo da Imobilidade Urbana em S ̃ao Paulo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

12.
SANTOS, D. D.; LEAL, L.; ELIAS, L. C.. Participação em banca de Ana Cristina Braz. Educação para a carreira e competências socioemocionais em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências de Ribeirão Preto.

13.
SANTOS, D. D.; MADEIRA, R.; RANGEL, M.. Participação em banca de Luan Pires Paciência. Avaliação dos Instrumentos de Mensuração de Habilidades Não Cognitivas: Um Experimento com Alunos da Rede Pública de Ensino Paulista. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Teoria Econômica) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

14.
SANTOS, DANIEL; PAZELLO, E.; RANGEL, M. Participação em banca de JÉSSICA GAGETE MIRANDA. Troca de Diretores e Desempenho da Escola. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

15.
SANTOS, D. D.; SCORZAFAVE, L. G.; LUCINDA, C.. Participação em banca de Elder Generozo Sant'Anna. Da transição à permanência no Ensino Médio: uma análise das taxas de evasão/abandono. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

16.
SANTOS, D. D.; LUCINDA, C.. Participação em banca de André Ribeiro. Análise da Disposição a Pagar por Produtos com Maior Eficiência Energética. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

17.
SANTOS, D. D.; SCORZAFAVE, L. G.; FERNANDES, Reynaldo. Participação em banca de Gabriela Fonseca. A Contribuição da Qualidade da Escola no Benefício Gerado pela Educação Infantil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, D. D.. Participação em banca de anonimo.A ECONOMIA COMPORTAMENTAL APLICADA ÀS DECISÕES ELEITORAIS: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS VOTOS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS DE 2010. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

2.
SANTOS, D. D.. Participação em banca de Fernanda Morandini.Economia Comportamental e Paternalismo Libertário Uma discussão empírica e metodológica a respeito das teorias comportamentais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

3.
SANTOS, D. D.. Participação em banca de blind.ANÁLISE DO IMPACTO DO CRESCIMENTO REAL DO SALÁRIO MÍNIMO NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO ENTRE 1995 E 2013. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

4.
SANTOS, D. D.. Participação em banca de blind.Determinantes da expansão do setor sucroalcooleiro a partir de 1970. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Empresarial e Controladoria) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

5.
SANTOS, D. D.. Participação em banca de blind.Desempenho da economia brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Empresarial e Controladoria) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

6.
SANTOS, D. D.. Participação em banca de blind.O PROJETO DE LEI Nº 5.807/13 E A ATIVIDADE MINERAL NO BRASIL ? REGULAÇÃO E COMPENSAÇÕES FINANCEIRAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

7.
SANTOS, D. D.. Participação em banca de blind.Diferença de desempenho entre alunos bolsistas ProUni e não bolsistas matriculados no ensino superior: uma análise a partir dos microdados do Enade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

8.
SANTOS, D. D.. Participação em banca de blind.O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA DO BRASIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

9.
SANTOS, D. D.. Participação em banca de blind.Transformações econômicas e sociais de Cuba no Período Especial e de recuperação: 1990-2000. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Empresarial e Controladoria) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

10.
SANTOS, D. D.. Participação em banca de blind.FAZENDEIROS EMPREENDEDORES NA REGIÃO DA ALTA MOGIANA, 1870 ? 1914. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

11.
SANTOS, D. D.. Participação em banca de blind.Avaliação dos Impactos da Mitigação de Gases do Efeito Estufa no Crescimento Econômico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, DANIEL; CHEIN, F.; NORONHA, K.. Concurso de Prof. Adjunto Microeconomia - UFJF. 2013. Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
SANTOS, DANIEL; Ambrozini, M; TAKAHASHI, S.. Processo Seletivo para contratação de um docente temporário (Doutor) junto ao Departamento de Administração. 2013. Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.

Livre docência
1.
MONROE, A.; PINTO, I. C.; SANTOS, D. D.; ALMEIDA, A. M.; NETTO, A. R.; MONTEIRO, M. I.. ASSISTÊNCIA ÀS PESSOAS QUE VIVEM COM HIV EM UNIDADES PRISIONAIS DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO-SP. 2018. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Outras participações
1.
SANTOS, DANIEL; RAMOS, L.; GONZAGA, G.; AVILA, M.. Prêmio CNI de Economia - categoria Economia do Trabalho. 2013. Confederação Nacional da Indústria - DF.

2.
SANTOS, DANIEL. Prêmio Unopar Teses/Dissertações. 2012. Universidade Norte do Paraná.

3.
SANTOS, DANIEL; MELLO, J. M. P.; BRAIDO, L. H.; SILVA JR., P. A.. Comitê de seleção de trabalhos para o XXXI Encontro Brasileiro de Econometria - área Microeconomia Aplicada. 2009. Sociedade Brasileira de Econometria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Educação 360 Internacional.Desigualdades no desenvolvimento infantil no Brasil. 2018. (Simpósio).

2.
NSF Science of Learning Meeting.Educational challenges in Brazil. 2018. (Encontro).

3.
Papo Pedagógico.Qualidade de creche e desenvolvimento infantil. 2018. (Encontro).

4.
Seminário CIEE e Valor Econômico.O mercado de trabalho brasileiro e as competências do século XXI. 2018. (Simpósio).

5.
VIII International Congress of the Latin American Population Association. Socioemotional development, labor market and education. 2018. (Congresso).

6.
XXXVIII Encontro Brasileiro de Econometria. Resultados Socioemocionais da Pesquisa INAF 2015. 2016. (Congresso).

7.
1st International REAP Meetings.debatedor do artigo Peer effects on Locus of Control. 2015. (Encontro).

8.
Avaliações de Impacto Socioemocional em encontro promovido pela EESP-FGV e Secretaria de Assuntos Estratégicos.?Avaliação Socioemocional do Programa Jovem de Futuro?, ?Avalição de Impacto do Programa Sexto Ano Experimental ? SME/ RJ?, e ?Desenvolvimento Socioemocional e Aprendizado no Rio de Janeiro e Ceará?.. 2015. (Encontro).

9.
OECD Meeting on the Longitudinal Study on Socioemotional Development.seleção de instrumentos socioemocionais. 2015. (Simpósio).

10.
Revisión Conceptual y Sistematización de Experiencias de Evaluación de Aspectos Socioemocionales y Competencias No Cognitivas.Socioemotional development and learning in schools. 2015. (Encontro).

11.
XXXVII Encontro Brasileiro de Econometria. Mensuração do desenvolvimento socioemocional em larga escala. 2015. (Congresso).

12.
2014 annual meeting for the Latin American Meeting of the Econometric Society (LAMES). Socio-emotional development and learning in school. 2014. (Congresso).

13.
Fórum Estadão Brasil 2018.Educação. 2014. (Simpósio).

14.
High Level Policy Forum on Skills for Social Progress.Lançamento do instrumento Social and Emotional or Noncognitive Nationwide Assessment. 2014. (Encontro).

15.
II Meeting of the NCPI.Apresentação do 1º Estudo NCPI ?Desenvolvimento Infantil e Aprendizado?. 2014. (Encontro).

16.
OECD Meeting on the Longitudinal Study on Socioemotional Development.seleção de instrumentos socioemocionais. 2014. (Encontro).

17.
Reunião com Secretários de Educação para discutir o Aprendizado Socioemocional.Usos de Instrumentos de Mensuração em Larga Escala em Políticas Públicas. 2014. (Encontro).

18.
Seminário Financiamento e Gestão da Educação no Brasil.Novos Instrumentos de Avaliação Educacional. 2014. (Encontro).

19.
Seminário Internacional da Fundação Itaú Social.Desenvolvimento Socioemocional e Aprendizado. 2014. (Seminário).

20.
Workshop Internacional FEA-USP/ Instituto Ayrton Senna.Socioemotional Development and Learning. 2014. (Oficina).

21.
Workshop on the Low Carbon Markets.Combustíveis verdes. 2014. (Encontro).

22.
World Congress on Brain, Behavior and Emotions. THE INFLUENCE OF THE SCHOOL ENVIRONMENTS ON THE COGNITIVE AND PERSONALITY DEVELOPMENT: EVIDENCE FROM THE 2008-12 COHORT OF SERTÃOZINHO. 2014. (Congresso).

23.
World Congress on Brain, Behavior and Emotions. The Underlying Latent Structure of Tests for Non-Cognitve Constructs in Education. 2014. (Congresso).

24.
World Congress on Brain, Behavior and Emotions. SOCIAL EMOTIONAL DEVELOPMENT AND EDUCATIONAL PERFORMANCE: EVIDENCE FROM A LARGE SCALE SAMPLE OF A DEVELOPING COUNTRY. 2014. (Congresso).

25.
XLII Encontro Nacional de Economia. INFLUÊNCIA PATERNA NA ALFABETIZAÇÃO. 2014. (Congresso).

26.
50o Congresso da SOBER. Minicurso sobre Avaliação de Políticas Públicas. 2013. (Congresso).

27.
Encontro Internacional da Rede de Pesquisadores em Economia Aplicada.debatedor do trabalho de Sérgio Urzúa (U. Maryland). 2013. (Encontro).

28.
escola de verão "Métodos Quantitativos em Educação".minicurso de avaliação de políticas sociais. 2013. (Oficina).

29.
OECD Meeting on the Longitudinal Study on Socioemotional Development.seleção de instrumentos socioemocionais. 2013. (Encontro).

30.
OECD Meeting on the Longitudinal Study on Socioemotional Development (Washington, EUA)..Seleção de instrumentos socioemocionais. 2013. (Encontro).

31.
Quarta reunião anual do IBnec.Importância socioeconômica das características de personalidade. 2013. (Encontro).

32.
Reunião de Organizações do Terceiro Setor em Apoio à Educação.Usos de Instrumentos de Mensuração em Larga Escala em Políticas Públicas. 2013. (Encontro).

33.
VII Reunião da ABAVE. Minicurso sobre mensuração de características socioemocionais no ambiente escolar. 2013. (Congresso).

34.
Workshop on the Low Carbon Markets.debatedor de trabalho apresentado por Christian Huse (U. Stockholm). 2013. (Encontro).

35.
World Congress on Brain, Behavior and Emotions. Importância socioeconômica dos atributos de personalidade. 2013. (Congresso).

36.
10th Iza/ Sole Transatlantic Meeting of Labor Economists.Disentangling Stigma from Firm Effect on Wage Losses for Laid-Off Workers. 2011. (Encontro).

37.
XXIII Encontro Brasileiro de Econometria. Mercado de trabalho e bem estar social. 2001. (Congresso).

38.
V Encuentro de la Red de Economia Social.Labor market and social welfare. 2000. (Encontro).

39.
XXII Encontro Brasileiro de Econometria. Determinantes do desempenho educacional no Brasil. 2000. (Congresso).

40.
XXVIII Encontro Nacional de Economia. Aposentadoria e pobreza no Brasil. 2000. (Congresso).

41.
4th Meeting of the Latin American and Caribbean Economic Association (LACEA). Determinants of Educational Performance in Brazil. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, D. D.; PRIMI, R. . Escola de Verão em Métodos Quantitativos em Educação. 2014. (Outro).

2.
VELOSO, F. ; SANTOS, D. D. . XXXII Encontro Brasileiro de Econometria. 2011. (Congresso).

3.
SANTOS, D. D.. XXXI Encontro Brasileiro de Econometria. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Jaqueline França Natal. Impacto da frequência à pré-escola sobre a alfabetização. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Diego Menezes dos Santos Pinheiro. Efeito de Pares sobre Lócus de Controle. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Laura Duarte Ogando. Economia da educação. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernando Bezerra de Lollo. Demanda por características socioemocionais no mercado de trabalho brasileiro. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. (Orientador).

2.
Letícia Lima. Implementação de curso de educação financeira em escolas de ensino médio. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Empresarial e Controladoria) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. (Orientador).

3.
Vitória dos Santos Jorge. Importância das características socioemocionais no diferencial salarial por gênero no Brasil. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. (Orientador).

Iniciação científica
1.
JOÃO PEDRO DE ANDRADE ROSA. O EFEITO DA REPROVAÇÃO NO DESEMPENHO COGNITIVO E NÃO COGNITIVO EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. (Orientador).

2.
Henrique Lima de Siqueira. ALFABETIZAÇÃO PRECOCE E DESEMPENHO NA PROVA BRASIL, UMA ANÁLISE DESCRITIVA. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. (Orientador).

3.
VINÍCIUS GODOY PRINCIOTTI. QUALIDADE DO PROFESSOR: O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. (Orientador).

4.
VITORIA OLIVIER NATAL. A TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS EXTROVERTIDOS: UM ESTUDO SOBRE DESEMPENHO ESCOLAR E CONTEXTO SOCIAL. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Antonio Daniel Ricardo Engracia Caluz. A evasão escolar no ensino médio: o papel da complementaridade entre as habilidades cognitivas e socioemocionais nas escolhas educacionais. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

2.
Lucas Reis Correia. Efeitos da expansão repentina de vagas em educação infantil: Petrolina e Juazeiro, um experimento natural. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

3.
Matheus Mascioli Berlingeri. Competências socioemocionais e mercado de trabalho: um estudo de caso para o caso brasileiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, . Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

4.
GABRIELA DO COUTO FONSECA. A influência da qualidade no benefício gerado pela educação infantil. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, . Coorientador: Daniel Domingues dos Santos.

5.
Luciana Velloso. O impacto do Simples Nacional no ambiente de negócios do Estado do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em mestrado profissionalizante) - Grupo IBMEC, . Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

6.
Marianne Hanson. ?BOLSA-FAMÍLIA E EDUCAÇÃO: UMA AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DA CONDICIONALIDADE SOBRE A FREQUÊNCIA ESCOLAR. 2010. Dissertação (Mestrado em mestrado profissionalizante) - Grupo IBMEC, . Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

7.
Rafael Melo. Aceleração educacional e a queda recente da informalidade. 2010. Dissertação (Mestrado em mestrado profissionalizante) - Grupo IBMEC, . Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

8.
Sandro Gomes da Luz. Empresas Participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial e Seus Desempenhos Financeiros: Uma Análise Nos Mercados Brasileiro e Norte-Americano. 2009. Dissertação (Mestrado em mestrado profissionalizante) - Grupo IBMEC, . Coorientador: Daniel Domingues dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Felipe Maia Polo. Estimação de fronteira de produção educacional com características socioemocionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

2.
Lorrane Fattobene Ferreira de Lima. Panorama do Estudo em Economia da Educação no Brasil: Origens, Influência na Formulação de Políticas Públicas e Discussão Atual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

3.
Mirian Wawrzyniak. Como o ambiente familiar afeta o benefício adquirido por uma criança que participa da educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

4.
JAQUELINE FRANÇA NATAL. Efeito de frequentar pré-escola sobre a taxa de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

5.
Matheus Mascioli Berlingeri. Cenários prospectivos da evolução da matrícula em creche para o Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

6.
Lucas Lima. Influência paterna na alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

7.
Natália Zanetti Marchi. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS PEER EFFECTS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS SOCIOEMOCIONAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

8.
Gabriela Vieira Jóca Fernandes. Influência paterna no desempenho educacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

9.
Wellington Romero da Silva. Trabalho e bem estar: uma comparação entre casais heterossexuais e homoafetivos brasileiros. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

10.
Gustavo da Silva Cortes Gonçalves. Desigualdade regional no acesso a creche no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

11.
Vanessa Gaebler. Oefeito do programa Bolsa Família na segurança alimentar dos filhos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Economia Empresarial e Controladoria) - Universidade de São Paulo. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

Iniciação científica
1.
Victória Santos Jorge. REVISITANDO O DIFERENCIAL DE SALÁRIO ENTRE OS GÊNEROS: UMA ABORDAGEM SOBRE INDICADORES SOCIOEMOCIONAIS. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

2.
Fernando Bezerra de Lollo. UMA NOVA AMPLIAÇÃO DA DESIGUALDADE: A RELAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICAS SOCIOEMOCIONAIS E DISCREPÂNCIA SALARIAL. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

3.
João Pedro Souza Lavinas. A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO DOS PAIS NO GANHO ESCOLAR DOS FILHOS: UMA ABORDAGEM INCLUINDO CARACTERÍSTICAS SOCIOEMOCIONAIS. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

4.
Fabrício Freitas Alves. Escolaridade das Mães e a Conscienciosidade dos Filhos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

5.
Felipe Maia Polo. Mensuração da eficiência das escolas estaduais do Rio de Janeiro: uma abordagem por Análise Envoltória de Dados. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

6.
Mirian Wawrzyniak. Como o ambiente familiar afeta o benefício adquirido por uma criança que participa da educação infantil. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

7.
André Luna. Um Panorama Descritivo da Qualidade das Instituições de Ensino Infantil. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

8.
Matheus Mascioli Berlingeri. ?Determinantes socioeconômicos da taxa de matrícula em creche e cenários prospectivos sobre sua evolução?. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

9.
Lorrane Fattobene Ferreira de Lima. Determinantes da matrícula em creche e decomposição dos efeitos responsáveis pelo seu crescimento no período de 1995 a 2009. Relatório de Iniciação Científica.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

10.
Nader Fauzi Farhat. Estimação e previsão de demanda por creches incorporando aspectos socioeconômicos e de transição demográfica. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

11.
Lorrane Fattobene Ferreira de Lima. PANORAMA DO ESTUDO EM ECONOMIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ORIGENS, INFLUÊNCIA NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DISCUSSÃO ATUAL.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

12.
Lucas Lima. Ambiente familiar e alfabetização. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade de São Paulo, Reitoria USP. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

13.
Matheus Mascioli Berlingeri. Estimação e previsão de demanda por creches incorporando aspectos socioeconômicos e de transição demográfica. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.

14.
Jaqueline França Natal. Análise sobre a relação entre saber ler ou nãoe estar matriculado ou não no ensino infantil. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Daniel Domingues dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, D. D.. Rio 360 graus. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 22:55:55