Maria Ceres Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7076861432756697
  • Última atualização do currículo em 01/05/2015


Possui graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1974), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Educação Bilíngüe, atuando principalmente nos seguintes temas: bilinguismo, língua sociedade, escola indigena, bilingüismo bidialetalismo política lingüística e ensino. Coordenou o Programa PEIF na UFGD (2012/2012), Coordenou o Programa na Unila no ano de 2014. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Ceres Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, M. C.;Pereira, Maria Ceres

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Grande Dourados, FACALE.
Rodovia Ithaun Km 12
Campus II
79803020 - Dourados, MS - Brasil
Telefone: (67) 34102012
URL da Homepage: http://www.mceres.net


Formação acadêmica/titulação


1995 - 1999
Doutorado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Naquela comunidade, os adultos falam alemão" e "brasileiro". Na escola, as crianças aprendem o português. Um estudo do continuuum oral/escrita em crianças de classe bisseriada, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Profª drª Marilda do Couto Cavalcanti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: bilingüismo bidialetalismo política lingüística.
1990 - 1993
Mestrado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Um Estudo Sociolingüístico Lexical e Fonológico na Fala dos Guias Turísticos em Foz do Iguaçu,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: José Marcelino Poersch.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: guias turismo bilingüísmo.
1987 - 1987
Especialização em Literatura e Lingüística.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1972 - 1974
Graduação em Letras.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.


Pós-doutorado


2001 - 2002
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Sociedade de Ensino Superior, PALAS ATENA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: professor - celestista, Enquadramento Funcional: coordenação de pós-graduação, Carga horária: 20
Outras informações
A organização do setor de pós-graduação foi encerrada em fevereiro de 2005

Atividades

07/2004 - 02/2005
Serviços técnicos especializados , Coordenação de pós-graduação, .

Serviço realizado
Organização e formalização do setor de pós-graduação da instituição.
07/2004 - 12/2004
Ensino, Pedagogia - séries iniciais e ensino fundamental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa em Educação
Pesquisa Pedagógica

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaboradora
Outras informações
Colaboradora do Programa de Mestrado em Letras com uma orientação em andamento e com uma vaga ofertada para o ano de 2007. Há disponibilidade para ministar seminário dentro de minha área de atuação - educação bilíngüe.

Vínculo institucional

1986 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Na Unioeste, minha participação foi como professora convidada ao Programa de Mestrado em Letras onde orientações foram concluídas. A Participação envolvia seminários e ministração de disciplina como colaboradora.

Atividades

03/2008 - Atual
Ensino, Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
dissertação
08/2007 - 12/2007
Ensino, Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Letramento em Cenário Bi(multi) monolíongüe
08/2006 - 12/2006
Ensino, Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Letramento em Cenário Bi(multi) monolíngüe
05/2006 - 08/2006
Ensino, Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de dissertação
03/2005 - 06/2005
Ensino, Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais II -
02/2005 - 02/2005
Ensino, Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais I - Ensino de Língua em Contextos Complesos: Questão de Transculturalidade
03/2003 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento .

Linhas de pesquisa
Linguagem e Ensino
07/2003 - 11/2003
Ensino, Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Letramento em Contextos bi (multi) e monolíngües

Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas na graduação em Letras: Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II Disciplina ministrada na Licenciatura Indígena: Equipe de lingaugens Disciplina ministrada no Programa de Mestrado: Ensino de Língua em contextos complexos

Atividades

03/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I
03/2010 - 12/2010
Ensino, Programa de Mestrado em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Língua(s) em Contexto Complexo
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa - turma b
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa turma - a
Introdução aos Estudos de Linguística Aplicada
Prática de Ensino de Língua Portuguesa - turma b
Prática de Ensino de Língua Portuguesa turma - a
03/2007 - 02/2008
Extensão universitária , FACALE, .

Atividade de extensão realizada
Lei 10.639 - da Teoria às Oficinas para a Sala de Aula.
10/2006 - 06/2007
Extensão universitária , FACALE, .

Atividade de extensão realizada
Do grupo de estudos à construção de um paradidático.
09/2006 - 12/2006
Estágios , FACALE, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado de acadêmicos do 4ª ano de Letras.


Linhas de pesquisa


1.
Linguagem e Ensino


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Investigações em Linguística Aplicada. Entre Política Linguística à Educação Biilíngue. O Caso dos Tekohá Kuera no MS
Descrição: Projeto financiado pelo consórcio CAPES/DEB/INEP, integrante do Programa do Observatório da Educação Escolar Indígena/CAPES, iniciado em 2010, pelo período de dois anos. Findo este prazo, o projeto terá mais um ano de prorrogação para 2012, apoiado financeiramente pelos mesmos órgãos. Os resultados geraram três publicações e defesa de três dissertações de mestrado, dois eventos sendo um de categoria internacional e formação de professores indígenas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Maria Ceres Pereira - Coordenador / Rinaldo Vitor da Costa - Integrante / Rita de Cássia Pacheco Limberti - Integrante / Francisco Vanderlei Ferreira da Costa - Integrante / VELASQUEZ - Integrante / Alexandra Aparecida de Araujo FIGUEIREDO - Integrante / Aparecida Silva Ramos - Integrante / Olinda Siqueira VIANA - Integrante / Santa Cariaga PORTOLAN - Integrante / Jackeline Marcuci LIMA - Integrante / Eliana Aparecida Araujo FERNANDES - Integrante / João Machado - Integrante.Financiador(es): CAPES/DEB/INEP - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 6
2009 - Atual
Investigações em Lingüística Aplicada - Entre Política Linguística à Educação Bilíngue. O Caso dos Tekohá Kuera no MS
Descrição: Trata-se de um projeto amplo, integrado por sub-projetos de alunos do mestrado, acadêmicos das licenciaturas: Letras e Licenciatura Intercuitural Teko Arandu. Integram igualmente bolsistas de Iniciação científica e do Programa Institucional - PROLICEN. O projeto está vinculado ao Grupo de pesquisa LIET/CNPq..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Maria Ceres Pereira - Coordenador / Rinaldo Vitor da Costa - Integrante / Rita de Cássia Pacheco Limberti - Integrante / Francisco Vanderlei Ferreira da Costa - Integrante / Cristiane Helena Parre Gonçalves - Integrante / Rogerio Silva Pereira - Integrante.Financiador(es): CAPES/DEB/INEP - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2007 - Atual
Pesquisa-ação: pela construção de um paradidático (experiências com bilíngües no Tengatui/MS)
Descrição: Construir com os sujeitos envolvidos um material de apoio didático pedagógico para o cenário bilíngüe indígena via pesquisa-ação, documental e levantamento de histórias orais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Ceres Pereira - Coordenador / Rinaldo Vitor da Costa - Integrante / Adriana Oliveira Sales - Integrante / Jussara Marques Lopes - Integrante / Samara Pael SANCANINI - Integrante.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1
2005 - 2006
Afro descendentes na escola pública: pesquisa, releitura em amostragem
Descrição: Projeto pretende mapear onde se encontram os alunos afrodescendentes, até que série chegam, a partir de que série se evadem. Como são vistos pela instituição escolar e de que forma as imagens se refletem em suas práticas escolares.Esta será uma pesquisa quantitativa. Paralelamente serão ofertados cursos de extensão a docentes a alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Ceres Pereira - Coordenador / Cristiane Mari da Silva - Integrante / Lordes Kaminski Alves - Integrante.Financiador(es): Ministério de Educação e Cultura/Sesu - Auxílio financeiro.
2002 - 2003
No Oeste Paranaense: língua e aprendizagem em contexto sociolinguisticamente complexo
Descrição: Visa averiguar em escolas do oeste paranaense, a situação de aprendizagem de crianças/adolescentes de grupos minoritários em contexto formal de educação. Parte-se do pressuposto que muitos destes alunos se encontram estmatizados e, por esta razão vêem a escola não como uma aliada a auxilíá-los a busca de ascensão social, vêem-na como algo distante cujas conseqüências vão desde a rejeição até a evasão. A forma como usam a língua denota a distância lingüística que serve como instrumento para impingir a estes jovens, a marca de "menos inteligente", "menos capaz". É necessário quebrar estas imagens para, então, dar reais condições de crescimento intelectual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Ceres Pereira - Coordenador / Rinaldo Vitor da Costa - Integrante / Juliane Sachser Angnes - Integrante / Patricia Denicoló David - Integrante / Marlene Néri Sabadin - Integrante / Alessandra Ribeiro - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2013 - Atual
Ensino em Cenário Intercultural de Fronteira
Descrição: Trata-se de Curso de Formação continuada de professores de áreas de fronteira, no caso Ponta Porã-Br/Pedro Juan Caballero-Py. O curso reúne 45 professores e é aprovado pelo MEC convenio com a UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. Financiamento pelo MEC pelo Programa Intercultural de Escola de Fronteira/PEIF.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Ceres Pereira - Coordenador / Rinaldo Vitor da Costa - Integrante / Adriana Oliveira de SALES - Integrante / Rita de Cássia Pacheco Limberti - Integrante / VELASQUEZ - Integrante / Eliana Aparecida Araujo FERNANDES - Integrante / Alexandra Santos Pinheiro - Integrante / Gicelma Chacaroschi Torchi - Integrante / Claudio Sorondo Dias - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Outra.


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Jornal Espaço Plural


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Acta Scientiarum


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Educação Bilíngüe.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolinguistica educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FIGUEIREDO,A.A.A.2012FIGUEIREDO,A.A.A. ; PEREIRA, M. C. . Educação Indígena e Educação Escolar Indígena: Uma Representação em Textos de Professores Indígenas. Interletras (Dourados), v. 1, p. 15-24, 2012.

2.
Velásquez, Pedro Pablo2011 Velásquez, Pedro Pablo ; PEREIRA, M. C. . Atitudes com referência às línguas Castelhano e Guarani. Acta Scientiarum. Language and Culture (Online), v. 33, p. 199-206, 2011.

3.
SOARES,D.2011SOARES,D. ; PEREIRA, M. C. . Aprender inglês no Curso de Licenciatura Dupla da Facale - A cultura de aprender. Interletras (Dourados), v. 2, p. 1-13, 2011.

4.
DALINGHAUS, I. V.2010DALINGHAUS, I. V. ; PEREIRA, M. C. . Os Reflexos da Falta de Políticas Linguísticas em Contextos Fronteiriços do Mato Grosso do Sul. Línguas & Letras (UNIOESTE), v. 10, p. 97-112, 2010.

5.
DALINGHAUS, I. V.2009DALINGHAUS, I. V. ; PEREIRA, M. C. . Os reflexos da falta de políticas lingüísticas em contextos fronteiriços do Mato Grosso do Sul. Línguas & Letras (UNIOESTE), v. 10, p. 01-17, 2009.

6.
GRASSI,D2009GRASSI,D ; PEREIRA, M. C. . O Contexto bilíngue para surdos: escrita e ensino - um estudo de caso. Uniletras (UEPG. Impresso), v. 31, p. 45-58, 2009.

7.
DALINGHAUS, I. V.2008DALINGHAUS, I. V. ; PEREIRA, M. C. . Uma reflexão sobre ensino de português em regiões fronteiriças uma prática que pode levar a exclusão. Anais da ... JIED. Jornada Internacional de Estudos do Discurso, v. 1, p. 1-23, 2008.

8.
PEREIRA, M. C.;Pereira, Maria Ceres2008PEREIRA, M. C.. Que Língua(s) Ensinar em Escola(s) da Aldeia?. Revista trama (UNIOESTE. Online), v. 1, p. 151-158, 2008.

9.
SALES, A.O.2007SALES, A.O. ; PEREIRA, M. C. . Re-construindo Histórias - A sala de aula no contexto indígena. Anais da Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, v. 1, p. 333-338, 2007.

10.
CATAO, H. V.2007CATAO, H. V. ; PEREIRA, M. C. . Português ÉtnicoXPortuguês Acadêmico - Descompassos. Anais da Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, v. 1, p. 350-354, 2007.

11.
PEREIRA, M. C.;Pereira, Maria Ceres2004PEREIRA, M. C.; ANGNES, J. S. . A Construção da identidade de Analia. Quem é Analia?. Línguas & Letras (UNIOESTE), Cascavel, v. 5, n.8, p. 185-198, 2004.

12.
PEREIRA, M. C.;Pereira, Maria Ceres2002PEREIRA, M. C.. A Escola em Contexto Sociolinguisticamente Complexo e o Apagamento das Minorias étno-lingüísticas na Perspectiva do Letramento. Olhar de Professor (UEPG), Ponta Grossa/PR, v. 1, n.1, p. 47-56, 2002.

13.
PEREIRA, M. C.;Pereira, Maria Ceres2002PEREIRA, M. C.; NERY, A. A. ; PESSINI, M. P. . A Abordagem de Aprender o Português escrito de um aluno brasileiro alfabetizado no Paraguai. Línguas & Letras (UNIOESTE), Edunioeste/Cascavel, v. 1, n.2, p. 121-134, 2002.

14.
PEREIRA, M. C.;Pereira, Maria Ceres2002PEREIRA, M. C.. A pesquisa de Gumperz: redes sociais, elternância de código. Vizivali em Revista, Palmas, v. 1, n.1, p. 78-82, 2002.

15.
PEREIRA, M. C.;Pereira, Maria Ceres2002PEREIRA, M. C.. Re-aprendendo Português. Cadernos do IL (UFRGS), Porto Alegre, v. 1, n.1, p. 249-262, 2002.

16.
PEREIRA, M. C.;Pereira, Maria Ceres2001PEREIRA, M. C.. A Índia Preta y la Paraguayta Rubia - Os Ecos da Escola não se Perderam no Passado. Línguas & Letras (UNIOESTE), Edunioeste/Cascavel-Pr., v. 2, n.2, p. 67-82, 2001.

17.
PEREIRA, M. C.;Pereira, Maria Ceres2000PEREIRA, M. C.. Como anda a leitura dos acadêmicos das séries iniciais do curso de Letras da UNIOESTE Cascavel e Marechal Rondon ?. Línguas & Letras (UNIOESTE), Cascavel, v. 1, n.1, p. 63-73, 2000.

18.
PEREIRA, M. C.;Pereira, Maria Ceres2000PEREIRA, M. C.. Tematizando sobre a questão da aquisição da 2ª língua e língua estrangeira. São sempre equivalentes?. Línguas & Letras (UNIOESTE), Cascavel, v. 1, n.1, p. 37-48, 2000.

19.
PEREIRA, M. C.;Pereira, Maria Ceres2000PEREIRA, M. C.. Abordando sobre Bilingüísmo no Brasil à Luz de um Breve Histórico. ANAIS SEMANA DE LETRAS, Edunioeste, p. 1-5, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEREIRA, M. C.; COSTA, R. V. (Org.) ; LIMBERTI, R. C. P. (Org.) ; FIGUEIREDO,A.A.A. (Org.) ; SALES, A.O. (Org.) ; MACHADO, João (Org.) . Tetã Guarani: Pelos Campos Sul de Mato Grosso do Sul. 1. ed. Campo Grande: Editora Life/Ekos, 2013. v. 500. 326p .

2.
PEREIRA, M. C.; SALES, A.O. ; Heloisa Augusta Brito de MELLO ; COSTA, R. V. ; LIMBERTI, R. C. P. . Tetã-Guarani: Pelos Campos Sul de Mato Grosso do Sul. 1. ed. Campo Grande: Editora Life/Ekos, 2013. v. 500. 1p .

3.
Heloisa Augusta Brito de MELLO (Org.) ; COSTA, R. V. (Org.) ; COSTA,F.V.F. (Org.) ; LIMBERTI, R. C. P. (Org.) ; PEREIRA, M. C. (Org.) . Bilinguismo, Discurso e Política Linguística. 1. ed. Varzea Grande: Flor de Liz, 2012. v. 500. 200p .

4.
PEREIRA, M. C.; Heloisa Augusta Brito de MELLO ; COSTA,F.V.F. ; TEIS, M. ; LIMBERTI, R. C. P. ; COSTA, R. V. . Bilinguismo, Discurso e Política Linguiística. 1. ed. Varzea Grande: Editora de Liz, 2012. v. 500. 211p .

5.
PEREIRA, M. C.. Cenários de Lingüística Aplicada. Cascavel: Edunioeste, 2009. v. 1.

6.
PEREIRA, M. C.; ALVES, L. K. (Org.) . Lingüística Aplicada & Letras Virtuais: Questões de Linguagem e Ensino. 1. ed. Cascavel: Edunioeste, 2006. v. 1. 1200p .

7.
PEREIRA, M. C.. Anais do II Seminário de Produção Científca da Facipal. 1. ed. Cascavel: Edunioeste/Unioestenet, 2002. v. 300. 350p .

8.
PEREIRA, M. C.; COSTA, R. V. . Coletânea em Lingüística Aplicada e Letras Virtuais. 1. ed. Cascavel: Edunioeste, 2002. v. 1. 2031p .

9.
PEREIRA, M. C.; COSTA, R. V. (Org.) . Sob a Perspectiva da Lingüística Aplicada. 1. ed. Cascavel: Edunioeste, 2000. v. 500. 120p .

10.
PEREIRA, M. C.. Línguas & Letras. 1. ed. Cascavel: Edunioeste, 2000. v. 500. 213p .

Capítulos de livros publicados
1.
FIGUEIREDO,A.A.A. ; PEREIRA, M. C. . Situação de Bilinguismo em Xeque na Aplicação da Prova Brasil em Escolas Indígenas em Dourados/MS. In: PEREIRA, M.C.. (Org.). Tetã Guarani: Pelos Campos Sul de Mmato Grosso do Sul. 1ed.Campo Grande: Editora Life/Ekos, 2013, v. 1, p. 61-77.

2.
LIMA, J. M. ; PEREIRA, M. C. . Em Busca da Formação Superior: O Caso Guarani-Kaiowá no MS. In: Maria Ceres Pereira. (Org.). Tetã Guarani: Ppelos Campos Sul de Mato Grosso do Sul. 1ed.Campo Grande: Editora Life/Ekos, 2013, v. 1, p. 99-130.

3.
PEREIRA, M. C.. Desafios de Ensinar Português em Cenário Indígena de Mato Grosso do Sul. In: Kleber Aaparecido Ssilva; Danuzia Torres dos Santos. (Org.). Português como Língua (Inter)Nacional: Faces e Interfaces. 1ed.Campinas: Editora Pontes, 2013, v. 1, p. 137-152.

4.
PEREIRA, M. C.; TEIS, M. . 'Tem que estudá pra se defendê': Questões de Língua(s) e Tradição Oral. In: Maria Ceres Pereira; Mirtes Teis. (Org.). Bilinguismo, Discurso e Política Linguística. 1ed.Várzea Grande: Editora de Liz, 2012, v. 1, p. 11-37.

5.
PEREIRA, M. C.; COSTA, R. V. . Política Linguística: O Caso dos Cenários Bi(Multi)língues. In: Clarice Nadir Von Borstel; Terezinha da Conceição Costa-Hübes. (Org.). Linguagem, Cultura e Ensino. 1ed.Cascavel: EDUNIOESTE, 2011, v. 1, p. 49-66.

6.
SELLA, A.F. ; PEREIRA, M. C. . Cenário de Bilingüismo e de transculturalidade no Oeste Paranaense. In: Aparecida Feolla Sella. (Org.). Coletânea Percorrendo Estudos Lingüísticos e Práticas Escolares. 410ed.Cascavel: Edunioeste, 2009, v. 1, p. 13-26.

7.
Heloisa Augusta Brito de MELLO ; REES, K.D. ; FERREIRA, M.C.F.D. ; PEREIRA, M. C. ; COSTA, R. V. . Bilingüismo e opção pela segunda língua em contexto formal: uma política lingüística indefinida?. In: REES, Dilys; MELLO, Heloisa A.Brito;FERREIRA,Maria Cristina F.Delacorte. (Org.). Múltiplas Vozes. 1ed.Goiania: Editora UFG, 2008, v. 1, p. 149-161.

8.
PEREIRA, M. C.; COSTA, R. V. . Quando a voz é o silêncio: questões de língua e aprendizagem em contextos sociolingüisticamente complexos.. In: CAVALCANTI, M.C. e BORTONI-RICARDO, S.M.. (Org.). Transculturalidade, Linguagem e Educação. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2007, v. 1, p. 200-223.

9.
DALINGHAUS, I. V. ; PEREIRA, M. C. . O Preconceito Lingüístico na fronteira entre Brasil e Paraguai: Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. In: NEUKIRCHEN, C.B. S.; SANTOS, R.R. P.. (Org.). I Simpósio de Pesquisa em Letras da Unioeste. 1ed.Cascavel: Edunioeste, 2007, v. 1, p. 1-200.

10.
PEREIRA, M. C.; ANGNES, J. S. . Monolinguismo Vs. Bilinguismo: imagens e mitos. In: Alexandre Felipe Fiuza e Sandra Regina F. de Oliveira. (Org.). O Bilinguismo e Seus Reflexos na Escolarização no Oeste do Paraná. 1ed.Cascavel: Edunioeste, 2006, v. 1, p. 21-34.

11.
PEREIRA, M. C.; ALVES, L. K. ; FERREIRA, A. DE J. . Pró-fro: Pesquisa, Releitura e Formação. In: PEREIRA, M.C. e FERREIRA, A. J.. (Org.). Lingüística Aplicada & Letras Virtuais: Questões de Linguagem e Ensino. 1ed.Cascavel: Edunioeste, 2006, v. 1, p. 1-870.

12.
SANTOS, V. A. ; FERREIRA, A. DE J. ; PEREIRA, M. C. . Cenas do Fazer Docente: um espaço de leituras. In: BAÜNGARTNER, C.T.; HÜBBER, T. da C.C.; BERKEMBROCK, A.. (Org.). III Seminário em Estudos da Linguagem: Leituras. 2ed.Cascavel: Edunioeste, 2006, v. 1, p. 1-120.

13.
PEREIRA, M. C.; COSTA, R. V. . Naquela Comunidade Rural, os Adultos Falam. In: PEREIRA, M.C. e COSTA, R. V.. (Org.). Coletânea em Lingüística Aplicada e Letras Virtuais. 1ed.Cascavel: Edunioeste/Uniestenet, 2002, v. 1, p. 1-210.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEREIRA, M. C.. Ensinar Língua Portuguesa para Falantes do Português. Revista Raído, Assis, p. 77 - 86, 30 jun. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FIGUEIREDO,A.A.A. ; PEREIRA, M. C. . Formação de Professores e a Lei 11.645/08. In: 13ª Jornada Estadual e 3ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - JELL, 2010, Marechal Cândido Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel: EDUNIOESTE, 2010. v. 1. p. 1-14.

2.
GRASSI,D ; PEREIRA, M. C. . Letramento em Comunidades Multilingues: a realidade da comunidade surda. In: Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários, 2008, Marechal Candido Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel: Edunioeste, 2008. v. 1. p. 128-137.

3.
DALINGHAUS, I. V. ; PEREIRA, M. C. . Língua Portuguesa e o Ensino num Contexto Fronteiriço: Bi/Multilinguismo. In: Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários, 2008, Marechal Candido Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel: Edunioeste, 2008. v. 1. p. 159-170.

4.
PEREIRA, M. C.. Aula de Leitura: foco em alunos da área rural e urbana.. In: II Seminário de Produção Científica da Facipal, 2002, Palmas. Anais - II Seminário de Produção Científica da Facipal. Cascavel: Edunioeste/Unioestenet, 2002. v. 1. p. 1-7.

5.
PEREIRA, M. C.. Entre a escola pública e a particular no ensino da língua inglesa - descompassos. In: II Seminário de Produção Científica da Facipal, 2002, Palmas. Anais do II Seminário de Produção Científica da Facipal. Cascavel: Edunioeste/Unioestenet, 2002. v. 1. p. 1-7.

6.
PEREIRA, M. C.. A Perspectiva da Leitura da Língua Inglesa. In: II Seminário de Produção Científica da Facipal, 2002, Palmas. II Seminário de Produção Científica da Facipal. Cascavel: Edunioeste/Unioestenet, 2002. v. 1. p. 1-6.

7.
PEREIRA, M. C.. Entre alunos de origem rural e urbana, as interfaces com a leitura: a questão da intertextualidade. In: II Seminário de Produção Científica da Facipal, 2002, Palmas. II Seminário de Produção Científica da Facipal. Cascavel: Edunioeste/Unioestenet, 2002. v. 1. p. 1-5.

8.
PEREIRA, M. C.. Interfaces entre os usos da linguagem: idosos/jovens. In: II Seminário de Produção Científica da Facipal, 2002, Palmas. II Seminário de Produção Científica da Facipal. Cascavel: Edunioeste/Unioestenet, 2002. v. 1. p. 1-5.

9.
PEREIRA, M. C.; PARISE, L. G. . Um olhar sobre o livro didático: perspectivas de leitura. In: Fórum Internacional de Língua Estrangeira - FILE, 2002, Pelotas. FILE 2002. Pelotas: UCPEL, 2002. v. 1. p. 1-220.

10.
PEREIRA, M. C.; ANGNES, J. S. . Monolingüismo Vs. Bilinguismo: imagens e mitos. In: I Jornada de Estudos em Biliguismo - I JORESBI, 2002, Santa Helena. O Bilingüismo e Seus Reflexos na Escolarização no Oeste do Paraná. Cascavel: Edunioeste, 2002. v. 1. p. 21-34.

11.
PEREIRA, M. C.. Abordando Aspectos sobre Bilingüísmo no Brasil à Luz de um Breve Histórico. In: Semana de Letras 2000, 2000, Cascavel. Anais da Semana de Letras 2000. Cascavel: Edunioeste, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, J. M. ; PEREIRA, M. C. . Nhe'e Porã Avá Rehegua: o saber tradicional das mulheres indígenas. In: Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários, 2008, Marechal Candido Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2008. v. 1. p. 555-559.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, M. C.. O que Significa "Ensinar" a Alunos Indígenas de EJA?. In: 16º InPla - Intercâmbio de Pesquisadores em Lingüística SAplicada, 2007, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: PUC/SP, 2007. v. 1. p. 304-305.

2.
PEREIRA, M. C.. De um contexto brasileiro rural à escola rural paraguaia e, de volta à escola rural brasileira. In: 10º InPLA, 2000, São Paulo. As Faces da Lingüística Aplicada: Evolução e Transformações. São Paulo: Editora da PUC/SP, 2000. v. 1. p. 05-151.

3.
PEREIRA, M. C.. Andre/Andreçio; Sorvete/sorvetio que o professor faz em situações como esta?. In: II ENPLE, 2000, Pelotas. Anais do II ENPLE, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, M. C.; SALES, A.O. . Contextos Complexos e a (in)visibilidade das línguas minoritárias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA, M. C.; FIGUEIREDO,A.A.A. . Educação Indígena Provinha Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PEREIRA, M. C.; COSTA, R. V. . La Gramática en la clase de Portugués - LE2. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PEREIRA, M. C.; MOLIN, B. H. D. . Entre a Proposta e a Prática nas Questões de Política Linguística. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PEREIRA, M. C.. Política Linguística - Novos Espaços e Interseções da Língua Portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, M. C.. Em que melhorar a escriota do português indígena: contribuições. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
PEREIRA, M. C.. O Caso das Escolas Indígenas de Dourados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Pereira, Maria Ceres; MOLIN, B. H. D. . Entre a proposta e a prática nas questões de política linguística. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
PEREIRA, M. C.; COSTA, R. V. . Escolhas Lingüísticas para o Ensino em Escola da Aldeia no MS/Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEREIRA, M. C.; Heloisa Augusta Brito de MELLO . Re-construindo os Sentidos pela Ótica da Lingüística Aplicada. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
PEREIRA, M. C.. A Importância da Pesquisa no Ensino Superior. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PEREIRA, M. C.. Conhecimento Científico: O Papel da Pesquisa no Ensino Superior/Unilagos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PEREIRA, M. C.. Territorialidade: Língua e Bilingüismo. Unioeste-Cascavel/PR. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
PEREIRA, M. C.. Na Rota do Bilingüismo ao II ELARCO/UnB. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PEREIRA, M. C.. Bilingüismo marginal - os casos do oeste paranaense-IIELARCO/UnB. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
PEREIRA, M. C.. A Língua para Ensinar os Conteúdos na Escola: desafios pedagógicos - bilingüísmo e 2ª língua- InPla/PUC. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
PEREIRA, M. C.. O que Dizem os Monolíngües sobre a Acadêmica Bilíngüe? InPla-PUC/SP. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
PEREIRA, M. C.. Livro de Português y Cuaderno de Castellano - contrapontos. InPla-PUC-SP. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
PEREIRA, M. C.. O Olhar do Professor sobre a Língua Estrangeira. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PEREIRA, M. C.; NERY, A. A. ; DAMASCENO, H. M. . A questão linguistica na programação de rádio FM. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PEREIRA, M. C.; DAMASCENO, H. M. . A questão da interação em sala de aula em situação de bidialetalismo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PEREIRA, M. C.; COSTA, R. V. . Conversando com Línguas & Letras. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PEREIRA, M. C.; JUNG, N. M. ; COSTA, R. V. . Transculturalidade em Situação de Fronteira: O uso da linguagem em contexto da escola pública. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
PEREIRA, M. C.. Reflexos nas Práticas Sociais: A questão da linguagem, cultura e a construção da(s) identidade(s). 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
PEREIRA, M. C.. Quando a Voz é Somente o Silêncio. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
PEREIRA, M. C.. Contextos Bilíngües e o Ensino da Língua Portuguesa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
PEREIRA, M. C.. O Professor de Língua Materna: de Consumidor a Produtor de Conhecimento. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
PEREIRA, M. C.. Contextos Bilíngües e o Ensino da Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
PEREIRA, M. C.. A Escola em Contexto Sociolinguisticamente Complexo e o Apagamento das Minorias Étnico-Lingüísticas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
PEREIRA, M. C.. Pressupostos da Lingüística Aplicada e a Educação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
PEREIRA, M. C.; COSTA, R. V. ; MARTINS, L. M. ; PESSINI, M. P. ; FAVRETO, C. ; ZACZKOWKI, A. L. P. . Refletindo as vozes da escola em cenário de pesquisa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
PEREIRA, M. C.. Na sala de aula com professores de língua portuguesa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
PEREIRA, M. C.. De um contexto brasileiro rural à escola rural paraguaia e, de volta à escola rural brasileira. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
PEREIRA, M. C.. Língua Materna e Língua Estrangeira : a Questão da Formação do Professor. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

35.
PEREIRA, M. C.. Membro do comitê assessor da UNIOESTE - área Lingüística, letras e artes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
PEREIRA, M. C.. Discutindo o Bilingüismo em um País Monolíngüe. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Pereira, Maria Ceres. Seminário de Bilinguismo, Discurso e Política Linguística. Dourados: Editora Universitária, 2011 (Anais [CD]).

2.
GÓMEZ, J.R. ; PEREIRA, M. C. . Palavras ao Professor!. Campo Grande/MS, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, M. C.; RODRIGUES, J.M. . Membro de la Commissión Científica en el III Seminário Internacional de Educación Bilíngue y Educación Indígena. 2011.

2.
PEREIRA, M. C.; ALVAREZ, M.L.O. ; SANTOS, D.T. ; SOBRINHO, J.C. ; RODRIGUES, J.M. ; VIANNA, N. ; ALENCAR, R.B. ; SILVA, T.J.M. . Membro da Comissão Científica do Congresso Internacional da SIPLE. 2011.

3.
PEREIRA, M. C.; LIMBERTI, R. C. P. ; COSTA, R. V. ; COSTA,F.V.F. ; GONCALVES, C. H. P. ; PEREIRA, R. S. . Investigações em Linguística Aplicada. Entre Política Linguística à Educação - O Caso dos Tekohá Kuera no MS. 2010.

4.
PEREIRA, M. C.; ARNOUX, E ; GONZALES, N.M. ; ARGÜEYO, M.A. ; ESTEVES, A.R. ; SELLA, A.F. ; GABBIANE, B ; MARELLO, L ; OJEDA, N.O.B. ; JÚDICE, N. ; SERRÓN, S. ; LAGARES, X.C . Membro da Comissão Científica do CIPLOM. 2010.

5.
PEREIRA, M. C.. Horizontes de Lingüística Aplicada. 2003.

6.
PEREIRA, M. C.. Horizontes de Lingüística Aplicada. 2003.

7.
PEREIRA, M. C.. Horizontes de Lingüística Aplicada. 2002.

8.
PEREIRA, M. C.. No Oeste Paranaense: língua e aprendizagem em contexto sociolingüísticamente complexo. 2001.

9.
PEREIRA, M. C.. No Oeste Paranaense: língua e aprendizagem em contexto sociolingüísticamente complexo. 2001.

10.
PEREIRA, M. C.. Revista Línguas & Letras. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
Pereira, Maria Ceres; COSTA, R. V. . Lengua Extranjera: La gramática en la Clase de Portugues - LE. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Pereira, Maria Ceres; RAMOS, M.A.S. ; FIGUEIREDO,A.A.A. . Relatório de Atividades Projeto Investigações em Linguística Aplicada. Entre Política Linguítica à Educação Bilíngue - O Caso dos Tekohá Kuera no MS. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
PEREIRA, M. C.; FERREIRA, A. DE J. . pesquisa aplicada - Pró-afro. 2006. (Relatório de pesquisa).

4.
PEREIRA, M. C.. Metodologia de Pesquisa em Lingüística Aplicada. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
PEREIRA, M. C.. Revista Línguas & Letras. 2001. (Editoração/Periódico).

6.
PEREIRA, M. C.. Leitura em Discussão: Teoria e Aplicação. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
PEREIRA, M. C.. Pesquisas em Bilingüismo: Metodologias de Pesquisa. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
PEREIRA, M. C.. ANAIS DA SEMANA DE LETRAS 2000. 2000. (Editoração/Anais).

9.
PEREIRA, M. C.. A Pesquisa em Contextos Sociolingüísticamente Complexos. 2000. (Conferência).

10.
PEREIRA, M. C.. Revista Acta Scientiarum. 2000. (Consultoria especializada).

11.
PEREIRA, M. C.. O Ensino escolar e as dificuldades de aprendizagem de língua em crianças imersas em contexto multilingüistico no Paraguai. 1999. (Banca de exame de qualificação de tese de doutorado).


Produção artística/cultural
Música
1.
DIAS, C.S. ; PEREIRA, M. C. . Show de MPB. 2013. Interpretação.

Demais trabalhos
1.
PEREIRA, M. C.; FERREIRA, A. DE J. . Do Afrodescendente as Minorias Étnicas - PIAFRO. 2006 (Supervisão de Programa Institucional de Ações Afirmativas) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Pereira, Maria Ceres; LIMA, J. E. O.; LIMBERTI, R. C. P.; BATISTOTE, M. L.. Participação em banca de Jorgina Espindola Ortega de Lima. A construção da imagem do índio na poética de Emmanuel Marinho: Voz de veludo e dedo na ferida. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

2.
PEREIRA, M. C.; COSTA, R. V.; SILVA, K. A.. Participação em banca de Ivânia Patrícia Laguilio. Não consigo entender sua aula, prof, você fala inglês: crenças sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa em uma Escola Ttécnica Federal na Cidade de Ponta Porã/MS. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

3.
SANTOS, M.E.P.; BORSTEL, C. N. V.; Pereira, Maria Ceres. Participação em banca de Olga Viviane Flores. O projeto intercultural bilíngue de fronteira: um olhar para novas políticas linguísticas. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

4.
PEREIRA, M. C.; SANTOS, M.E.P.; LIMBERTI, R. C. P.. Participação em banca de Jackeline Marcuci Lima. Candidatos à Licenciatura Indígena: Um Estudo Linguístico das Produções Escritas. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

5.
PEREIRA, M. C.; Heloisa Augusta Brito de MELLO; PINHEIRO, A.S.. Participação em banca de Marcia Gomes da Silva Martins. Estudo das Crenças na Educação Escolar: Reflexos na Escrita de Textos Produzidos por Indígenas Guarani/Kaiowá do MS. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

6.
Pereira, Maria Ceres; MACHADO, João; LIMBERTI, R. C. P.; PEREIRA, L. M.. Participação em banca de João Machado. Bi-alfabetização e Letramento com Adultos em Guarani-Português: é possível. Ensino Inormal. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

7.
Pereira, Maria Ceres; LIMA, J. M.; LIMBERTI, R. C. P.; SANTOS, M.E.P.. Participação em banca de Jackeline Marcuci Lima. Candidatos à Licenciatura Indígena: Um Estudo Linguístico das Produções Escritas. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

8.
PEREIRA, M. C.; MENEGATTI, A. S.; REES, K.D.. Participação em banca de Sandra Teixeira Gomes Ribeiro. Narrativas de Professoras Indígenas - Reconstruindo Histórias de Identidade Preconceito. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

9.
PEREIRA, M. C.; LIMBERTI, R. C. P.; GUERRA, V. M.. Participação em banca de Olinda Siqueira Correa Viana. Preconceito e Intolerância: Uma Análise Semiótica de Textos Produzidos por Alunos Indígenas. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

10.
PEREIRA, M. C.; SANTOS, M.E.P.; PINHEIRO, A.S.. Participação em banca de Andreia Lourenço Alves. Entre os muros da escola - experiências linguísticas bilingues em uma escola pública em Ponta Porã/MS. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

11.
MARTINS, M. G. S.; Pereira, Maria Ceres; PINHEIRO, A.S.; PEREIRA, L. M.. Participação em banca de Marcia Gomes da Silva Martins. Estudo das Crenças na Educação Escolar: Reflexos na escrita de textos produzidos por indígenas no MS. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

12.
PEREIRA, M. C.; Heloisa Augusta Brito de MELLO; REES, K.D.. Participação em banca de Fernanda Rodrigues Fernandes. Lavando a Alma: análise do contexto de uma sala de aula de língua inglesa de escola pública sob a luz da teoria do caos/complexidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

13.
REES, K.D.; Heloisa Augusta Brito de MELLO; PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Rosângela Medeiros da Luz. Pesquisa Etnografica: desvendando os significados cuuma professora e seus alunos sobre a língua inglesa e seu aprendizado. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

14.
DAMKE, C.; LIMBERTI, R. C. P.; PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Adriana Oliveira de Sales. Política Linguística via Projeto Politico Pedagógico: Um Estudo de Caso na Escola Municipal Indígena Tekohá. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

15.
BORSTEL, C. N. V.; COX, M. I. P.; PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Ione Vier Dalinghaus. Bilingüismo em Escola de Fronteira Brasil/Paraguai: Um estudo das provas de. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

16.
PEREIRA, M. C.; FERREIRA, A. DE J.. Participação em banca de Pedro Pablo Velasquez. Um estudo sociolinguistico interacional com bilíngües espanhol/guarani em Presidente Franco. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

17.
PEREIRA, M. C.; FERREIRA, A. DE J.; CRISTOVAO, V. Participação em banca de Rosani Clair da Cruz Reis. Diversidade Etnico-racial: abordagens folclóricas predominam na aplicação da Lei 10.639/03. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

18.
FERREIRA, A. DE J.; PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Veralice Aparecida Moreira dos Santos. O Ser Professora na Diversidade Étnico-Racial: narrativas das constituições identitárias. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

19.
PEREIRA, M. C.; BORSTEL, C. N. V.; LANGER, P.P.. Participação em banca de Mirtes Aparecida TEIS. Escrita e Letramento com Alunos Avá-Guarani: Aulas de Reforço. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

20.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Célia da Silva Oliveira HAAS. Letramento Escolar: Um Estudo Sobre a Retenção de Alunos na 5ª Série em uma Escola Pública do Distrito de Iguatemi-Maringá/PR. 2007. Dissertação (Mestrado em Progama de Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

21.
PEREIRA, M. C.; REES, K.D.; Heloisa Augusta Brito de MELLO. Participação em banca de Sidney de Souza Silva. "Alemão", uma língua em desuso: relatos de remanescentes da Colônia do Rio Uvá.. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

22.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Otaviana Aparecida Baseggio Unser. Língua, Identidade e Cultura em Contexto de Línguas em Contato no Município de Missal. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

23.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Marlene Neri Sabadin. Inglês para Crianças em uma Escola Pública Municipal do Oeste Paranaense: Um Estudo de Caso Etnográfico. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

24.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Ione Maria Plazza Hilgert. O que Dizem as Crianças sobre Matemática? Um Estudo com Crianças da Primeira Série do Ensino Fundamental do Município de Cascavel/Paraná.. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

25.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Alessandra Regina Ribeiro. Aprender Italiano: Identidade em (Re)Construção entre Língua e Cultura em Contexto Formal. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

26.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Neus Moliné Canals. Autopercepção do Processo de Aculturação entre Hispanofalantes de Brasília. 2005. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

27.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Patrícia Denicoló David. Bilingüismo de Elite: Possibilidades e Limitações no Oeste do Paraná. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

28.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Marcia Andréa dos Santos Fochzato. Linguagem, Identidade, Escola: Os significados construídos pelos professores Kaingang da Terra Indígena de Palmas/Pr. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

29.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Denise Teresinha Teis. A (Re)construção da Identidade do Aluno Brasiguaio. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

30.
PEREIRA, M. C.; DAMKE, C.; HEYE, J.. Participação em banca de Nilse Dockhorn Hitz. Línguas em contato no contexto sociolinguistico de Nova Santa Rosa. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

31.
PEREIRA, M. C.; DAMKE, C.; HEYE, J.. Participação em banca de Noeli Pufal Schulz. Práticas Bilíngües: relação língua e religião. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

32.
PEREIRA, M. C.; DOI, E. T.; CAVALCANTI, M. C.. Participação em banca de Marcia Palharini Pessini. A aquisição do português escrito por Alex, entre o Paraguai e Brasil: um estudo de caso. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

33.
PEREIRA, M. C.; MATOS, G.; RIBAS, M. H.. Participação em banca de Marcia Oberderfer Consoli. A propaganda em sala de aula: uma técnica pedagógica para o ensino de recreação e produção de texto. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Educação) - Faculdades Integradas de PALMAS.

34.
PEREIRA, M. C.; BASSO, E.; RIBAS, M. H.. Participação em banca de Ana Claudia Serafini Ceni. O ensino da língua inglesa:curso livre de línguas/escola pública. Como se colocam as metodologias?. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Educação) - Faculdades Integradas de PALMAS.

35.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Jaci Kielich. Práticas de Leitura de Professoras que Atuam no Ensino Fundamental. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

36.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Mateus Luis. Características de um Padrão de Português Moçambicano Emergente em Contexto Escolar. 2002. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
PEREIRA, M. C.; MAHER, T.J.M.; CAVALCANTI, M. C.; CESAR, A. L. S.. Participação em banca de Márcia Andréia dos Santos Fochzato. Nós só conseguimos enxergar dessa maneira...- Representações e Formação de Educadores. 2010. Tese (Doutorado em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Adriano Moreira da Silva Junior. Análise metodológica de ensino da produção textual em uma cidade do interior paranaense. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada em Contextos Sociolinguistica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Dirlene de Paula. Livro Didático enquanto fonte de insuno para aulas de inglês em escola pública. 2002 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

3.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Dulcemara Heizen Zanella. Invisibilidade do Bilinguismo: em uma comunidade rural de descendentes germânicos de São Pedro de Missal. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada em Contextos Sociolinguistica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

4.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Euzaíse Claro da Silva da Luz. Aquisição de segunda língua em imersão - um estudo comparativo. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada em Contextos Sociolinguistica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

5.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Francisco Floriano Frare. As condições de prondução de texto em sala de aula: uso de elementos coesivos. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada em Contextos Sociolinguistica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

6.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Luciane Neris Cazella. A diversidade linguistica no conto "Urupês" de Monteiro Lobato. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada em Contextos Sociolinguistica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

7.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Raquel Ribeiro Moreira. Dentre eles, o eu. Marcas ideológicas subjacentes à produção textual dos usuários serviço social voluntário. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada em Contextos Sociolinguistica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

8.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Rosely Sobral Gimenez. Adultos em fase de alfabetização e sua vivência em sociedade letrada. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada em Contextos Sociolinguistica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

9.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Solange Marilene Melchior do Prado. Processo de escrita na escola rural em correspondência com escola urbana. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada em Contextos Sociolinguistica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

10.
PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Suzana Ceccato. Fatores de coesão textual em textos publicitários. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada em Contextos Sociolinguistica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PEREIRA, M. C.; GORSKI, C.S.. Concurso Público para docente na área de Língua Portuguesa e Lingüística. 2008. Universidade Federal da Grande Dourados.

2.
PEREIRA, M. C.. Filosofia da Linguagem. 2008. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

3.
PEREIRA, M. C.. Língua Portuguesa e Lingüística/Teoria Lingüística. 2007. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

4.
PEREIRA, M. C.. 23º Concurso Público de Docentes/Unioeste. 2002. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

5.
PEREIRA, M. C.. 22º Concurso Público de Docentes/Unioeste. 2001. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Outras participações
1.
PEREIRA, M. C.; CASTELA, G.S.; MANCHOPE, E.C.; FANJUL, A.P.. I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL - I CIPLOM. 2010. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
PEREIRA, M. C.; LIMBERTI, R. C. P.; NOLASCO,P.S.. Representações sobre educação formal no discurso de professores indígenas: uma análise semiótica. 2010. Universidade Federal da Grande Dourados.

3.
PEREIRA, M. C.; LIMBERTI, R. C. P.; NOLASCO,P.S.. Discurso(s) em contexto escolar indígena. 2010. Universidade Federal da Grande Dourados.

4.
PEREIRA, M. C.; NOLASCO,P.S.. 7º ENIC - Encontro de Iniciação Científica da UEMS. 2009. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

5.
Cristiane Parré; Marilze Tavares; PEREIRA, M. C.. Presidente da banca de processo seletivo de docentes contratados. 2007. Universidade Federal da Grande Dourados.

6.
PEREIRA, M. C.; DAMKE, C.. Relatório de Pesquisa para Promoção a Professor Associado. 2007. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

7.
PEREIRA, M. C.; BORSTEL, C. N. V.; DAMKE, C.. Processo de seleção de mestrado no Programa de Mestrado da Unioeste. 2005. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

8.
PEREIRA, M. C.. Processo seletivo de ingresso no Programa de Mestrado em Letras Unioeste. 2004. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

9.
PEREIRA, M. C.. Avaliação de Desempenho. 2002. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

10.
PEREIRA, M. C.. Avaliação de Desempenho. 2002. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Conferência Internacional Brasil-Canadá: Transletramentos, Fronteiras e Eensino de Línguas e Literatura.Fronteiras e Letramento - Desafios para o pesquisador. 2013. (Seminário).

2.
III Conferência Internacional Brasil-Canadá: Transletramentos, Fronteiras e Ensino de Línguas e Literatura.A Provinha Brasil no Cenário Sociolinguisticamente Complexo. 2013. (Seminário).

3.
III Conferência Internacional Brasil-Canadá: Transletramentos, Fronteiras e Ensino de Línguas e Literatura.Provinha Brasil - Desafios para Aalunos e Professores Indígenas em Dourados/MS. 2013. (Seminário).

4.
III Conferência Internacional Brasil-Canadá: Transletramentos, Fronteiras e Ensino de Línguas e Literatura.Provinha Brasil - Desafios para Aalunos e Professores Indígenas em Dourados/MS. 2013. (Seminário).

5.
I Seminário Internacional de Estudos da Linguagem e III Seminário Nacional de Estudos da Linguagem - Políticas Linguísticas: diálogos.Entre a Proposta e a Prática nas Questões de Política Linguística. 2012. (Seminário).

6.
I Seminário Internacional de Estudos da Linguagem e III Seminário Nacional de Estudos da Linguagem - Políticas Linguísticas: diálogos.Política Linguística - Novos Espaços e Inserções da Língua Portuguesa. 2012. (Seminário).

7.
Taller de Formación de Professores de Português - Lengua Extranjera: "La Gramática en la Clase de Português - LE.La gramática en la clase de Português - LE. 2012. (Oficina).

8.
CONSIPLE. Português e as línguas nas fronteiras. 2011. (Congresso).

9.
III Seminário do Observatório da Educação Escolar Indígena.Por uma re-discussão da formação de docentes indígenas. 2011. (Seminário).

10.
III Seminário Internacional de Educación Intercultural Bilíngüe y Educación Indígena.De la propuesta a la práctica de la educación bilíngüe: el caso de las escuelas de frontera Paraguay/Brasil. 2011. (Seminário).

11.
Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários.Desafios para a Produção de Material Didático para Escolas Indígenas. 2011. (Outra).

12.
13ªJornada Regional e 3ªJornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literários.Softwere Livre e Inclusão Linguistica. 2010. (Encontro).

13.
13ª Jornada Regional e 3ª Jornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literários.Formação de Professores e a Lei 11.65/08. 2010. (Outra).

14.
13ª Jornada Regional e 3ª Jornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literários.Abordagens de Leitura e Escrita no RCNEI. 2010. (Outra).

15.
13ª Jornada Regional e 3ª Jornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literários.Traços Contínuos e Descontínuos na Escrita do Português indígena. 2010. (Outra).

16.
1º Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL( I CIPLOM). As Imagens das Línguas em Contexto de Fronteira. 2010. (Congresso).

17.
I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL (I CIPLOM). Formação de Professores indígenas- Experiências via Observatório da educação escolar Indígena. 2010. (Congresso).

18.
I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL (I CIPLOM). Línguas em Contatos. Questões de Bilinguismo, Manutenção e deslocamento Linguistico. 2010. (Congresso).

19.
I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL (I CIPLOM). Plurilinguismo e Fronteiras. 2010. (Congresso).

20.
I Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação.Pelos Tekohá Kuera do MS- Experiências de Formação Docente. 2010. (Seminário).

21.
I Seminário Internacional do Grupo de Estudos de Línguas em Contato.Falar Português e Guarani - O Caso dos Guarani em Dourados. 2010. (Seminário).

22.
I Seminário Regional de Bilinguismo, Discurso e Política Linguistica.Bilinguismo e Política Linguistica. 2010. (Seminário).

23.
IX CONSIPLE. Especialidades emergentes de ensino de PLE: Bilinguismo de Fronteira. 2010. (Congresso).

24.
IX CONSIPLE. Análise de texto de alunos indígenas. 2010. (Congresso).

25.
Relações Interétnicas no Ambiente Escolar- Afro-Descendente no (Con)texo.Narrativas Pessoais - A Construção da Identidade. 2010. (Outra).

26.
V Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem.Desafios Para a Construção de uma Sociedade Multiética. 2010. (Encontro).

27.
V Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem.A Imagem da Mulher Negra - Significação, Identidade e Discurso. 2010. (Encontro).

28.
V Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem.Principais Abordagens de Leitura e Escrita no RCNEI. 2010. (Encontro).

29.
V Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem.Comunicação: Insumos Comunicativos - Questões de Aprendizagem de Língua Inglesa em Cabo Verde. 2010. (Encontro).

30.
V Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem.Diversidade Étnico Racial na Educação. 2010. (Encontro).

31.
V Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem.O que dizem os blogs sobre mulheres indígenas. 2010. (Encontro).

32.
V Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem.Experiências com Leituras Bilingues- Português/Guarani. 2010. (Encontro).

33.
V Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem.Questões de Bilinguismo em Contexto de Fronteira. 2010. (Encontro).

34.
V Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem.Etnias e Linguagem - Questões Socioculturais. 2010. (Encontro).

35.
V Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem.Estudos Étnicos em Cenários Socioculturais. 2010. (Encontro).

36.
V Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem - GELCO.Implicações da Transculturalidade na Escrita em Contexto Escolar Indígena. 2010. (Encontro).

37.
V Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem - GELCO.Experiências de Ensinar Duas Línguas em uma Classe Monolíngue. 2010. (Encontro).

38.
V Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem - GELCO.As Sutilezas Invisíveis de Sala de Aula. 2010. (Encontro).

39.
VIII Encontro Sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas.Esta Língua não é Minha-Experiências com Crianças Guarani/Kaiowá em uma escola pública do MS. 2010. (Encontro).

40.
VIII Encontro Sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas.Questão de Educação Bilingue. 2010. (Encontro).

41.
VIII Encontro Sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas.Utilização do EAD (ensino á distância) em contextos bilingues complexos. 2010. (Encontro).

42.
VIII Encontro Sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas.Língua Indígena e Legislação Brasileira. 2010. (Encontro).

43.
Entre as falas de professores indígenas ao olhar sobre o PPP.Produção artesanal mediada por eventos de letramento social. 2009. (Seminário).

44.
III ENPLE - Encontro Nacional de Políticas de Língua(s) e Ensino.Política Linguistica - o caso escolas de fronteira. 2009. (Encontro).

45.
III ENPLE - Encontro Nacional de Políticas de Língua(s) e Ensino.Cultura Oral/cultura do silêncio - Caso das mãos que Falam. 2009. (Encontro).

46.
III ENPLE - Encontro Nacional de Políticas de Língua(s) e Ensino.Coordenação do simpósio: Contextos Bilíngües e Segunda Língua de Fronteira. 2009. (Encontro).

47.
I Seminário Nacional de Estágio Supervisionado: Diálogos entre licenciaturas e II Fórum das Licenciaturas. 2009. (Seminário).

48.
I Seminário Nacional de Estágio Supervisionado: Diálogos entre Licenciaturas e II Fórum das Licenciaturas.O Estagiário como Pesquisador. 2009. (Seminário).

49.
XIII Ciclo de Literatura Seminário Internacional As Letras em Tempo de Pós.O espaço das línguas em contextos sociolinguuisticamentecomplexos. 2009. (Seminário).

50.
XIII Ciclo de Literatura Seminário Internacional As Letras em Tempo de Pós.Eles mesmos se discriminam: representações sócio-discursivas sobre afro-descendentes. 2009. (Seminário).

51.
XIII Ciclo de Literatura Seminário Internacional As Letras em Tempo de Pós.Contar e ouvir histórias em sala de aula bilíngüe indígena. 2009. (Seminário).

52.
XIII Ciclo de Literatura Seminário Internacional As Letras em Tempo de Pós.Projeto escolas de fronteira´o caso em Ponta Porã. 2009. (Seminário).

53.
11ª Jornada Regional e 1ª Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários.Linguagem, Cultura e Diversidade. 2008. (Simpósio).

54.
I Seminário de Estudos sobre as Transformações Rurais em Mato Grosso do Sul: dilemas e perspectivas.mesa: Transformações rurais em Mato Grosso do Sul: Os territórios quilombolas. 2008. (Seminário).

55.
XV ALFAL. Escolhas Lingüísticas para o Ensino em Escola da Aldeia Indígena no MS/Brasil. 2008. (Congresso).

56.
16º InPla - Intercâmbio de Pesquisadores em Lingüística SAplicada. O que Significa "Ensinar" a Alunos Indígenas de EJA. 2007. (Congresso).

57.
Congresso Internacional Linguagem e Interação. Congresso Internacional Linguagem e Interação. 2005. (Congresso).

58.
14º InPla - Intercâmbio de Pesquisadores em Lingüística Aplicada.Linguagem e/na sala de aula: da língua estrangeira a língua materna. 2004. (Simpósio).

59.
VI Enontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul.Bilinguismo e segunda língua: questões de ensino/aprendizagem. 2004. (Encontro).

60.
VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Descompassos interculturais vs (in)sucesso de uma acadêmica em curso de Letras. 2004. (Congresso).

61.
VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - VII CBLA.Transculturalidade. 2004. (Simpósio).

62.
Palestra.Da escrita em espanhol para a escrita em português em um curso de Letras no Sudoeste do Paraná. 2003. (Encontro).

63.
Semana acadêmica de letras.Estágio acadêmico como atividade de extensão. 2003. (Oficina).

64.
Semana Acadêmica de Letras.Focalizando Pesquisas nas Escolas do Sudoeste. 2003. (Seminário).

65.
VI EPL e I ESPL.Lingüística Aplicada: contribuições no ensino da língua portuguesa. 2003. (Oficina).

66.
XVI CELLIP. Escolas do Sudoeste como Campo de Pesquisa em LA/Educação. 2003. (Congresso).

67.
1ª Semana Acadêmica de Letras.A Sala de Aula como Laboratório de Pesquisa. 2002. (Outra).

68.
5ª Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários.Linguagem, etnia e ensino. 2002. (Encontro).

69.
FILE II - Forum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras. O ensino de línguas: a questão da língua materna e estrangeira. 2002. (Congresso).

70.
I Encontro Regional de Iniaciação Científica em Ciências Sociais.Uma visão panorâmica da iniciação científca na região sul e nos demais contextos. 2002. (Encontro).

71.
II Seminário de Produção Científica da Facipal.II Seminário de Produção Científica da FACIPAL. 2002. (Seminário).

72.
II Seminário de Produção Científica da FACIPAL.Em uma sala de aula: correção de tarefas escolares. 2002. (Seminário).

73.
I JORELE.Mini curso: Letramento e a questão da sala de aula. 2002. (Outra).

74.
I Jornada de Estudos em Biliguismo - I JORESBI.A Pesquisa Etnográfica em Contexto de Bilinguismo. 2002. (Encontro).

75.
Semana acadêmica de letras.O ensino do espanhol como segunda língua: algumas considerações. 2002. (Seminário).

76.
Seminário: O ensino de Português em seus Contextos.No oeste paranaense: a questão das línguas em contexto de imigração e de fronteira. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, M. C.; TORCHI, G. C. ; FIGUEIREDO,A.A.A. ; SALES, A.O. ; MACHADO, João ; COSTA, R. V. ; LIMBERTI, R. C. P. . III Seminário de Bilinguismo, Discurso e Política Linguística e II Jornada Internacional de Estudos de Linguagens. 2012. (Congresso).

2.
PEREIRA, M. C.; LIMBERTI, R. C. P. ; TORCHI, G. C. ; DIAS, C.S. . II Seminário de Bilinguismo, Discurso e Política Linguística e I Jornada Internacional de Estudos de Linguagens. 2011. (Congresso).

3.
PEREIRA, M. C.. I Seminário Regional de Bilinguismo, Discurso e Politica Linguistica. 2010. (Outro).

4.
LIMBERTI, R. C. P. ; PEREIRA, M. C. ; GONCALVES, C. H. P. ; TORCHI, G. C. . Quinto Encontro Nacional do Grupo de Estudos d Linguagem - GELCO. 2010. (Congresso).

5.
PEREIRA, M. C.. Semana Acadêmica de Letras. 2003. (Outro).

6.
PEREIRA, M. C.. Semana de Letras 2000. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Elisangela Benites Manfré Moreira. A Provinha Brasil no Cenário Sociolinguisticamente Complexo - Um Estudo de Caso em Escola Indígena no MS. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Capacitação de Docentes do Ensino Superior. (Orientador).

2.
Jefferson Machado Barbosa. A Visão do Professor de Língua Portuguesa da Fronteira Sobre os Alunos de Contextos Sociolinguisticamente Complexos. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Capacitação de Docentes do Ensino Superior. (Orientador).

3.
Fernanda Céllia Pietramale Ebling. Falantes Fronteiriços em Mato Grosso do Sul - Questões de Língua e Identidade. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Capacitação de Docentes do Ensino Superior. (Orientador).

4.
Thiago Moessa Alves. Um análise dos aspectos discursivos-ideológicos na construção da identidade de três indígenas através de suas dissertações em programas de pós-graduação da UFGD/MS. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo. Uma leitura dos indicadores avaliativos - o caso das escolas indígenas no Sul do MS. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Ceres Pereira.

2.
Eliana Aparecida Araújo Fernandes. Experiências Linguísticas: Como se faz a educação bilíngue no PEIBF na fronteira Brasil/Paraguai. Estudo Documental. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, . Orientador: Maria Ceres Pereira.

3.
João Machado. Bi-alfabetização de Jovens e Adultos em Guarani/Português: É possível?. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, . Orientador: Maria Ceres Pereira.

4.
Andreia Lourenço Alves. Entre os muros da escola - experiências linguísticas bilingues em uma escola pública em Ponta Porã/MS. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Ceres Pereira.

5.
Marina Oliveira Barboza Brandão. Representações sócio-discursivas e identitárias no espaço escolar, etnias em con(texto). 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, . Orientador: Maria Ceres Pereira.

6.
Sandra Teixeira Gomes Ribeiro. Narrativas de Professoras Indígenas - Reconstruindo Histórias de Identidade Preconceito. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, . Orientador: Maria Ceres Pereira.

7.
Dayse Grassi. Bilingüismo com surdos: Um estudo mediado por diálogos no Orkut. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, . Orientador: Maria Ceres Pereira.

8.
Luis Benedetti Lima. Ensino aprendizagem de língua(s): espaços de sentido. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, . Orientador: Maria Ceres Pereira.

9.
Jackeline Marcuci Lima. O Lugar da Língua Portuguesa em Sala de Aula Indígena Bilíngue Kaiowá-Português. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, CAPES/DEB/INEP. Orientador: Maria Ceres Pereira.

10.
Marcia Gomes da Silva Martins. Questões de Transculturalidade Via Grupo de Estudos com Professores Indígenas no MS. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, CAPES/DEB/INEP. Orientador: Maria Ceres Pereira.

11.
Ione Vier Dalinghaus. Bilingüismo em Escola de Fronteira Brasil/Paraguai: Um estudo das provas de. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Ceres Pereira.

12.
Mirtes Aparecida TEIS. Escrita e Letramento com Alunos Avá-Guarani: Aulas de Reforço. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, . Orientador: Maria Ceres Pereira.

13.
Adriana Oliveira de Sales. Politicas Linguisticas via Projeto Politico Pedagogico: Um Estudo de Caso na Escola Municipal Indígena Tekohá. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, . Orientador: Maria Ceres Pereira.

14.
Marlene Neri Sabadin. Inglês para Crianças em uma Escola Pública Municipal do Oeste Paranaense: Um Estudo de Caso Etnográfico. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, . Orientador: Maria Ceres Pereira.

15.
Alessandra Regina Ribeiro. Aprender Italiano: Identidade em (Re)Construção entre Língua e Cultura em Contexto Formal. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, . Orientador: Maria Ceres Pereira.

16.
Juliane Sachser Angnes. Das habilidades em espanhol para as habilidades em português: um estudo de caso com Analia. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Ceres Pereira.

17.
Patrícia Denicoló David. Bilinguismo de Elite: Possibilidades e Limitações no Oeste Paranaense. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, . Orientador: Maria Ceres Pereira.

18.
Noeli Pufal Shulz. Práticas Bilíngües alemão/português: relação língua e religião. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras-Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, . Orientador: Maria Ceres Pereira.

19.
Ivete Turmena Guidolin. Entre alunos de Origem Rural e Urbana, o trabalho com leitura: a questão da intertextualidade. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Educação) - Faculdades Integradas de PALMAS, . Orientador: Maria Ceres Pereira.

20.
Cleusa Milani Favreto. Na sala de aula de leitura: o jogo dos papéis entre professora e alunos - um olhar introspectivo. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Educação) - Faculdades Integradas de PALMAS, . Orientador: Maria Ceres Pereira.

21.
Aparecida de Jesus Ferreira. A competência lingüística oral na formação dos acad&emicos do curso de Letras língua inglesa, representados por duas alunas: estudo de caso. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada/mestrado interinstitucional) - Universidade estadual de são paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Maria Ceres Pereira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alexandra Aparecida de Araujo Figueiredo. DIVERSIDADE ÉTNICA RACIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguistica, oralidade e escrita) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Maria Ceres Pereira.

2.
Gabriela Beatriz Cristaldo Romero Rossi. Espaço de Trabalho: Coisa de Deus ou manutenção de uma ideologia. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguistica, oralidade e escrita) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Maria Ceres Pereira.

3.
Ana Lívia Paese Zeczkowski. Do continuum oral/escrito de quatro crianças de terceira série á produção libgüística via as aulas de português e geografia.. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada Ao Ensino de Língua Estrangei) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Maria Ceres Pereira.

4.
Maria Inês Muzeka. Bilingüismo: por um olhar retrospectivo.. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada Ao Ensino de Língua Estrangei) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Maria Ceres Pereira.

5.
Dulcemara Heizen Zanella. Invisibilidade do bilingüismo: em uma comunidade rural de ascendentes germânicos de Sâo Pedro de Missal.. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ligüística Aplicada O Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Maria Ceres Pereira.

6.
Solange Marilene Melchior do Prado. Correspondência: uma prática pedagógica - análise de diferanças lingüísticas presentes em correspondências interescolares: Escola do campo X Escola da Cidade.. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ligüística Aplicada O Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Maria Ceres Pereira.

7.
Marcia Palharini Pessini. Alex: em uma sala de aula de terceira série do ensino fundamental: um estudo de caso.. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ligüística Aplicada O Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Maria Ceres Pereira.

8.
Euzaíde Claro da Silva da Luz. Aquisição da segunda língua - Foco na oralidade. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ligüística Aplicada O Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Maria Ceres Pereira.

9.
Marcia Sueli Pereira da Silva Schneider. A viabilidade da aquisição de uma língua estrangeira a partir do ensino infantil.. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada Ao Ensino de Língua Estrangei) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Maria Ceres Pereira.

10.
Maria de Lourdes Philipsen. Na Tríplice Fronteira - o ensino de língua espanhola na escola pública. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada Ao Ensino de Língua Estrangei) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Maria Ceres Pereira.

11.
Paulo Fabro. Caminho Histórico da Escola em Contexto de Imigração Alemã. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Maria Ceres Pereira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anny Karoliny Marcondes Barreto. Um Estudo de "diálogos" via Comunidade do Orkut - Cotas Sim!. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Maria Ceres Pereira.

2.
Adriana Oliveira de Sales. Tengatui Marangatu Experiência em uma sala de aula bilíngüe. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Maria Ceres Pereira.

3.
Patrícia Leal de Freitas. Vivendo com Duas Línguas o Caso de uma Índia Kaiowá. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Maria Ceres Pereira.

Iniciação científica
1.
Elisângela Manfre Moreira. Um Estudo Linguístico dos Indicadores Avaliativos do MEC - Alunos de Escolas Indígenas de Dourados/MS. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Ceres Pereira.

2.
Fátima Fernandes Machado. Variações Lexicais do Guarani-Kaiowá - Um Estudo Geracional. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Indígena Teko Arandu) - Universidade Federal da Grande Dourados, CAPES/DEB/INEP. Orientador: Maria Ceres Pereira.

3.
Donzilia Soares. Aprender Inglês em Curso de Licenciatura Dupla na FACALE - A Cultura de Aprender. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras/Inglês) - Universidade de Cabo Verde, Capacitação de Docentes do Ensino Superior. Orientador: Maria Ceres Pereira.

4.
Jussara Marques Lopes. Experiencias com escrita com alunos bilingues guarani. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Indígena Teko Arandu) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Ceres Pereira.

5.
Jussara Marques Lopes. Nhe'e Porã ava Rehegua: o saber tradicional das mulheres indígenas. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Indígena Teko Arandu) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Ceres Pereira.

6.
Hendy Meliana Damasceno. A atitude do Professor em Relação a Crianças Alfabetizadas no Paraguai, hoje em Escola Pública no Oeste do Paraná. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - uNIVERSIDADE eSTADUAL DO oESTE DO pARANÁ. Orientador: Maria Ceres Pereira.

7.
Carla Goerck. Em Contexto Sociolinguisticamente Complexo: histórias de vida, língua e escolaridade.. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - uNIVERSIDADE eSTADUAL DO oESTE DO pARANÁ, Fundação Araucária. Orientador: Maria Ceres Pereira.

8.
Isabela Cristina Ribeiro. A Escrita em Língua Portuguesa a Partir da Interação em Sala de Aula, Professor e Material Didático. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Maria Ceres Pereira.

9.
Carla Goerck. Em contexto sociolingüísticamente complexo: histórias de vida, língua e escolarização. 2000. Iniciação Científica - uNIVERSIDADE eSTADUAL DO oESTE DO pARANÁ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Ceres Pereira.

10.
Hendy Meliana Damasceno. A atitude do professor em relaçào a crianças alfabetizadas no Paraguai, hoje em escola pública no oeste do Paraná. 2000. Iniciação Científica - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Ceres Pereira.

Orientações de outra natureza
1.
Janaina Siqueira. Escrita em Língua Portuguesa de Alunos Indígenas em Escolas não Indígenas. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD/Prolicen. Orientador: Maria Ceres Pereira.

2.
Samara Pael Sancanini. Experiencias com escrita com alunos bilingues da Escola Hibiapina. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD/Prolicen. Orientador: Maria Ceres Pereira.

3.
Maria de Lourdes dos Santos. Escrita de Alunos Bilíngües da Escola Hibiapina da Aldeia Jaguapiru. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Maria Ceres Pereira.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PEREIRA, M. C.; Heloisa Augusta Brito de MELLO ; COSTA,F.V.F. ; TEIS, M. ; LIMBERTI, R. C. P. ; COSTA, R. V. . Bilinguismo, Discurso e Política Linguiística. 1. ed. Varzea Grande: Editora de Liz, 2012. v. 500. 211p .

2.
PEREIRA, M. C.; SALES, A.O. ; Heloisa Augusta Brito de MELLO ; COSTA, R. V. ; LIMBERTI, R. C. P. . Tetã-Guarani: Pelos Campos Sul de Mato Grosso do Sul. 1. ed. Campo Grande: Editora Life/Ekos, 2013. v. 500. 1p .



Outras informações relevantes


1. Coordenadora do Núcleo de Estudos Sfro-Brasileiros da UFGD - Res. 04 de 26/05/08
2. Obtive aprovação com apoio financeiro do projeto: No Oeste Paranaense: língua e aprendizagem em contextos sociolingüísticamente complexo pela FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA/PARANÁ. Foram duas bolsistas participantes no projeto, equipamentes foram comprados para esta pesquisa de caráter etnográfico. Pesquisa esta que passou a ter desdobramentos: pesquisa no Sudoeste do Paraná, foco na escola (1999/2002)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:07:07