Angela Mágda Rodrigues Virgolim
- Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6738239759772816
- Última atualização do currículo em 13/02/2019
Possui graduação e Mestrado em Psicologia, ambos pela Universidade de Brasília. Obteve seu PhD em Psicologia Educacional pela University of Connecticut (Uconn) nos EUA, especializando-se, nesta universidade, em Psicologia da Superdotação pelo National Research Center on Gifted and Talented (hoje Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development). É atualmente professora adjunta do Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Foi sócia fundadora e primeira presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação ? ConBraSD e Editora-Chefe da Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação. Foi eleita presidente desta instituição para o biênio 2019-2020. Fez pós-doutorado na área de testes psicológicos no Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas da PUC-Campinas. Sua produção bibliográfica versa principalmente sobre os temas relacionados à inteligência, motivação, criatividade e superdotação. Recebeu o Prêmio Jabuti 2015 na categoria Educação e Pedagogia pela obra organizada "Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade", Ed. Papirus. (Texto informado pelo autor)
Identificação
Endereço
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Asa Norte
70910-900 - Brasilia, DF - Brasil
Telefone: (61) 33072625
Ramal: 400
Fax: (61) 33073069
URL da Homepage: http://www.unb.br/ip/web/ped/ped.htm
Formação acadêmica/titulação
University Of Connecticut, UCONN, Estados Unidos.
Título: CREATIVITY AND INTELLIGENCE: A STUDY OF BRAZILIAN GIFTED AND TALENTED STUDENTS, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Elizabeth Jean Gubbins.
Palavras-chave: superdotação; inteligência; criatividade; método qualitativo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Psicologia da Criatividade.
Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Criatividade, autoconceito e atitudes com relação à escola entre alunos de escolas Abertas, Intermediárias e Tradicionais,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador:

Palavras-chave: criatividade; autoconceito; escolas abertas intermediárias e tradicionais; criatividade e educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Associação Brasiliense de Psicodrama e Sociodrama, ABP-DF, Brasil.
Orientador: Maria Rita D'Angelo Seixas DF) Corintha Maciel Chamma (DF).
University Of Connecticut, UCONN, Estados Unidos.
Orientador: Dr Joseph Salvatore Renzulli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
Orientador: Oswaldo Souza Júnior.
Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae, INSTITUTO SEDES, Brasil.
Orientador: Regina Branco Volpe.
Centro Brasileiro de Ciências Humanas, CBCH, Brasil.
Orientador: Mário Balaban.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Pós-doutorado
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Atuação Profissional
Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE.
Presidente da Comissão de Aproveitamento de Estudos.
Desenvolvimento Psicológico e Ensino (90 horas)
Estágio Supervisionado Licenciatura, Bacharel e Psicólogo - Área Psicologia Escolar
Fundamentos do Desenvolvimento e da Aprendizagem (90 horas)
Introdução à Psicologia (60 horas)
Pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento
Pesquisa em Psicologia Escolar
Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem (90 horas) no âmbito da UAB
Psicologia, Curso e Profissão (60 horas)
Psicologia da Criatividade (60 horas)
Psicologia da Infância (90 horas)
Psicologia do Excepcional (90 horas)
Superdotação, Talento e Desenvolvimento Humano (60 horas)
Tópicos Especiais em Cognição: Processos Criativos (60 horas)
Tópicos Especiais em Psicologia do Desenvolvimento: Superdotação (60 hs)
Estágio Supervisionado Licenciatura e Psicólogo - Área: Neuropsicologia e Cognição
Estágio Supervisionado Bacharel ? Área: Ciências do Comportamento
Pesquisa em Psicologia Cognitiva
Inteligência, criatividade e motivação.
Inteligência, criatividade e motivação.
Representante do PED no Colegiado de Graduação e Extensão do IP.
Membro da CAO - Comissão de Avaliação e Orientação (DEG).
Coordenadora Geral de Estágios - Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica/Coordenadoria de Dsenvolvimento Acadêmico e Profissional.
2º Encontro de Altas Habilidades/ Superdotação no Contexto das Escolas Regulares.
1º Encontro de Altas Habilidades/ Superdotação no Contexto das Escolas Regulares.
Coordenador de Curso de Graduação em Psicologia.
Chefe do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento - PED.
Desenvolvendo a Criatividade (Cursos breves de extensão, ministrados para alunos da UnB e comunidade durante a Semana de Extensão Universitária).
O papel do psicólogo escolar no atendimento ao aluno superdotado - curso de extensão ministrado para psicólogos da Gerência de Atendimento ao Superdotado da Secretaria de Educação.
Representante do PED junto à Biblioteca Central de Brasília.
Coordenador do curso de graduação em Psicologia.
Membro de colegiado superior.
Consultor (Comissão Técnica).
Consultoria para escolas, Ministério da Educação, Secretarias de Estado de Educação e Prefeituras municipais.
Organização, Editoração da Revista n#2 do ConBraSD.
Presidente da Comissão de Organização do II Encontro do ConBraSD (Pirenópolis - GO) de 6 a 9 de novembro - 2006.
Presidente Biênio 2005-2006.
Presidente da Comissão de Organização do I Encontro do ConBraSD (Escola Americana de Brasília) 7 a 10 de 2004.
Presidente biênio 2003-2004.
Cursos na área de criatividade
Cursos na área de superdotação
Orientação a pais e professores de superdotados
Orientação no diagnóstico psicológico diferencial de superdotação
Workshops para crianças e adultos
Presidente.
Apoio técnico científico.
Secretária.
Coordenadora Pedagógica de pré-escola.
Coordenação dos cursos de pré-escola.
Atendimento psicológico clínico (crianças e adultos).
Atendimento psicológico clínico.
Parto, nascimento e cuidados com o recém-nascido: aspectos afetivos e emocionais
Desenvolvimento infantil
Linhas de pesquisa
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: criatividade e educação; estimulação e treinamento da criatividade; processos cognitivos na criação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Psicologia e Educação do Superdotado.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Altas Habilidades/superdotação.
Palavras-chave: criatividade.
Projetos de pesquisa
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Angela Mágda Rodrigues Virgolim - Integrante / Solange M. Wechsler - Coordenador / Karina Ines Paludo - Integrante / Janete Suárez - Integrante.
Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Auxílio financeiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Angela Mágda Rodrigues Virgolim - Coordenador / Thairone Emanuel Andriola Campos - Integrante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Angela Mágda Rodrigues Virgolim - Coordenador / Solange M. Wechsler - Integrante / Carlos Eduardo da Conceição Garcia - Integrante / Carolina Ferreira Cortes Novaes - Integrante / Danielle Bernardes Magalhães - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Angela Mágda Rodrigues Virgolim - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 9
Projetos de extensão
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Angela Mágda Rodrigues Virgolim - Coordenador.
Membro de corpo editorial
Revisor de periódico
Áreas de atuação
Idiomas
Prêmios e títulos
Produções
















Bancas
Eventos
Orientações
Educação e Popularização de C & T










Outras informações relevantes
Apoios financeiros recebidos: (1) Programa de Incentivo ao Potencial Criativo de Alunos Superdotados ? PIPoCAS? (2005), com recursos da CAPES/PROESP (no valor de R$30.000,00). (2) Recurso do MEC/SEESP/FNDE NO VALOR DE R$120.800,00 com o objetivo de: (a) Produção de quatro livros na área de altas habilidades/superdotação, a saber: VIRGOLIM, A. M. R. . Altas Habilidades/Superdotação: Encorajando potenciais. 01. ed. Brasília: MEC/SEESP, 2007. v. 01. 70p . Fleith, D.S. (Org.). Construção de Práticas Educacionais para o Aluno com Altas Habilidades/Superdotação. Vol. 1: Orientação a professores. 1ed. Brasília: MEC/SEESP, 2007. Fleith, D.S. (Org.). Construção de Práticas Educacionais para o Aluno com Altas Habilidades/Superdotação. Vol. 2: Atividades de Estimulação de alunos. 1ed. Brasília: MEC/SEESP, 2007. Fleith, D.S. (Org.). Construção de Práticas Educacionais para o Aluno com Altas Habilidades/Superdotação. Vol.3: O aluno e a família. 1ed. Brasília: MEC/SEESP, 2007. (b) Apoio ao II Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação ? ConBraSD, Novembro 2006; (c) Organização de cursos de capacitação para professores para o NAAH/S- Recife e NAAH/S-Macapá.