Marcos Nonato de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0789099382450978
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Licenciado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN (1993); Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará/UECE (2004); Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2011). É professor (Adjunto IV) da UERN desde 1994, professor do Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino/PPGE, coordenador do PIBID/INGLÊS e Líder do grupo de pesquisa Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras/EALE, lotado no Departamento de Letras Estrangeiras/DLE, no campus profa. "Maria Elisa de Albuquerque Maia"/CAMEAM. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com os seguintes temas: crenças e experiências sobre o ensino-aprendizagem de línguas, materiais didáticos, novas tecnologias aplicadas ao ensino de línguas e multimodalidade. Em sua experiências de administração e de comissões estão: a chefia do Departamento de Letras e a sua participação como representante do CAMEAM na Pró-Reitoria de Extensão - PROEX. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Nonato de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, M. N.;OLIVEIRA, MARCOS NONATO DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Letras, Campus Avançado Profa Maria Elisa de Albuquerque Maia.
AV. BR 405 KM 03 - S/N
ARIZONA
59900000 - Pau dos Ferros, RN - Brasil
Telefone: (84) 33513909
Fax: (84) 33513909
URL da Homepage: http://www.uern.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Estudos da Linguagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Experiências e crenças sobre o ensino-aprendizagem de escrita construídas por alunos de Jornalismo, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Adriano Lopes Gomes.
Palavras-chave: Experiência; crenças; ensino-aprendizagem; Escrita; Jornalismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2002 - 2004
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: O feedback do professor de língua inglesa no ensino da escrita:forma versus conteúdo,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Antonia Dilamar Araújo.
Palavras-chave: Escrita; Feedback; Revisão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
1996 - 1997
Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada Ao. (Carga Horária: 660h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
1989 - 1993
Graduação em Curso de Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Introdução à lexicografia didática. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Mídia, poder e linguagem. (Carga horária: 9h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Crenças no processo de ensino e aprendizagem. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2004 - 2004
A produção de textos e os gêneros textuais. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2004 - 2004
Tecendo Textos Construindo Experiências. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2004 - 2004
Construção Textual do Sentido. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2004 - 2004
Aspects of pronunciation: connected speech. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2003 - 2003
Grammar As a Building Block In English Language Pr. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2003 - 2003
Redação Acadêmica Teoria e Análise de Gêneros. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2002 - 2002
Multimídia Para Professores de Línguas Estrangeira. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2002 - 2002
Iniciação à Análise do Discurso: Teoria e Prática. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2002 - 2002
Current Issues In Pragmatics. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2001 - 2001
Leitura de Textos da Lingüística Em Língua Inglesa. (Carga horária: 15h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2000 - 2000
O Ensino Comunicativo de Línguas. (Carga horária: 15h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
1997 - 1997
A obra de John Steinbeck no contexto social de 30. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
1992 - 1992
Descrição Mórfica da Língua Portuguesa. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
1989 - 1989
Noções de fonologia. (Carga horária: 15h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2017 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Monografia I
3/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .

11/2005 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Letras, Campus Avançado Profa Maria Elisa de Albuquerque Maia.

Atividade de extensão realizada
Tutor do Curso de Língua Inglesa V.
08/2016 - 07/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, Departamento de Letras.

Linhas de pesquisa
Ensino de línguas
08/2016 - 07/2017
Extensão universitária , Faculdade de Letras, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão English for Kids: Inglês para crianças na comunidade.
11/2016 - 12/2016
Ensino, Ensino, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino e aprendizagem da leitura e escrita / PPGE
7/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação e Estágio Supervisionado II (2016.1)
Seminário de Monografia I (2016.1)
07/2016 - 12/2016
Ensino, Mestrado Profissional em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de Projeto e Tecnologia Educacional
03/2016 - 07/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Monografia II (2016.2)
4/2014 - 8/2014
Ensino, Mestrado Profissional em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de Projeto e Tecnologia Educacional
10/2013 - 03/2014
Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção textual I (Inglês)
Orientação e Estágio Supervisionado I (Inglês)
11/2013 - 12/2013
Ensino, Curso de Especialização em Língua Espanhola, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Produção Textual II
10/2013 - 12/2013
Ensino, Mestrado Profissional em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Texto e Ensino
5/2013 - 09/2013
Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação e estágio supervisionado I
Seminário de Monografia I
Leitura e produção de textos I (Inglês)
5/2004 - 3/2006
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
2/2005 - 5/2005
Extensão universitária , Departamento de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Tutoria de Curso de Língua Inglesa.


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Línguas. Linha de Pesquisa do PPGE/UERN

Objetivo: : Articula pesquisas e produtos educacionais que envolvem o ensino de línguas, verbal e não verbal, Especificamente da leitura e da escrita do ponto de vista sociocognitivo e interacional, com foco no trabalho da sala de aula da educação básica e nas práticas de letramento na sociedade. Problematiza o ensino da produção textual oral, escrita e gestual, a constituição de discursos e as práticas de produção de sentidos, de leitura e interpretação nos processos de ensino e aprendizagem de línguas e literaturas. Abrange estudos referentes à didática e a metodologias de ensino de línguas e literaturas, considerando a funcionalidade da linguagem, verbal e não verbal, em seus diversos contextos de interação, valorizando a diversidade textual, nas práticas de produção oral e escrita, leitura e análise linguística...
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: língua portuguesa; Lingüística Aplicada; Ensino de línguas.
2.
Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes. Linha de Pesquisa do PROFLETRAS Unidade Pau dos Ferros

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem como foco estudos que se voltem para ensino e aprendizagem da leitura e da leitura e da produção textual; panorama crítico do ensino da língua portuguesa e/ou da literatura; práticas de letramento e mulltimodalidade; educação inclusiva e habilidades escolares de leitura e escrita; transtornos de linguagem e de aprendizagem; interculturalidade e multilinguismo; produção de material didático inovador..
3.
Ensino de línguas


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
O material didático e as tecnologias digitais no ensino de línguas: crenças e experiências de professores
Descrição: Este projeto faz parte do PIBIC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcos Nonato de Oliveira - Coordenador / Kaike Kayonan L. Delfino - Integrante / Julyana Deyse da Silva Oliveira - Integrante.
2016 - Atual
Tecnologias digitais, material didático, leitura e produção de textos no ensino de línguas: foco nas crenças, experiências e abordagens
Descrição: Este projeto explora questões relacionadas ao ensino e a aprendizagem de línguas, considerando crenças, experiências e abordagens sobre temas como: tecnologias digitais, material didático, leitura e produção de textos. O foco são as crenças, as experiências e as abordagens sobre essas temáticas no contexto do ensino de línguas. As crenças são um conceito bastante antigo explorado por várias ciências, tais como: antropologia, sociologia, psicologia, filosofia etc. As experiências estão atreladas às nossas atividades diárias, que por sua vez influenciam as crenças que temos sobre essas mesmas atividades. Em sentido amplo, podemos afirmar que as experiências são a fonte do conhecimento humano, e, por esse motivo, são importantes para a investigação científica (BARCELOS, 2004; MICOLLI, 2010). As abordagens estão ligadas às crenças e às ações de professores, de alunos, bem como às concepções do material didático. O nosso interesse é, portanto, explorar as crenças, as experiências e as abordagens de professores, de alunos e de abordagens. Este projeto se caracteriza como uma proposta inserida nos limites da Linguística Aplicada, de natureza descritiva, etnometodológica, fenomenológica, qualitativa e interpretativista, uma vez que explora as crenças, as experiências e as abordagens os agentes do contexto de ensino de línguas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Marcos Nonato de Oliveira - Coordenador / Maria Amélia da Silva Costa - Integrante / Jocelinha Macena da Silva - Integrante / Cláudia Pereira da Silva Queiroz - Integrante / Hildevânia da Silva Monte - Integrante.
2015 - 2016
Tecnologias educacionais e o ensino de línguas estrangeiras
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marcos Nonato de Oliveira - Coordenador.
2014 - 2015
A ESCOLA PÚBLICA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: CONFRONTANDO CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES E DE ALUNOS
Descrição: Este projeto está ligado ao PIBIC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Nonato de Oliveira - Coordenador / Maria Gabriella Pereira do Carmo Araújo - Integrante.
2013 - 2014
Ensino de inglês na escola pública: experiências, crenças e expectativas de alunos
Descrição: Este projeto visa investigar as crenças e as experiências de alunos de escola pública sobre o ensino de língua inglesa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marcos Nonato de Oliveira - Coordenador / Marcos Antonio da Silva - Integrante / Maria Josiene Araújo de Oliveira - Integrante / Cleide Alane Dantas Balbino - Integrante.
2012 - 2013
Crenças de professores sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa na escola pública
Descrição: Este projeto de pesquisa visa investigar as crenças de professores da rede pública de ensino sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Marcos Nonato de Oliveira - Coordenador / Marcos Antonio da Silva - Integrante.
2011 - 2011
A pesquisa em crenças sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa na uern
Descrição: O objetivo deste estudo é investigar as teorias das crenças aplicadas ao ensino-aprendizagem de língua inglesa construídas na Linguística Aplicada e construir um panorama das pesquisas em crenças realizadas na UERN, tanto as que já foram concluídas como as que ainda estão em andamento. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, com enfoque qualitativo e interpretativista. Os dados documentais (os trabalhos de conclusão de curso TCC e monografias de especialização) serão coletados nos diversos campi da UERN, em que funcionam os cursos de Letras, a saber: o campus de Pau dos Ferros, o campus de Assu e o campus Central..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Nonato de Oliveira - Coordenador / Manoel Clezio Gomes Leite - Integrante.
2005 - 2006
Crenças de professores e alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa
Descrição: Trata-se de um projeto que visa investigar as crenças de professores e alunos da escolas de ensino médio da rede pública de língua inglesa da cidade de Pau dos Ferros-RN..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Marcos Nonato de Oliveira - Coordenador / Deny de Souza Gandour - Integrante / Claudionol Nunes Correa - Integrante / Margarete Solange Pereira Costa Moraes - Integrante.
2000 - 2001
A interlíngua na produção escrita de alunos de língua inglesa: diagnóstico e prognóstico.
Descrição: Projeto de pesquisa que trata dos erros cometidos pelos alunos graduandos de língua inglesa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Nonato de Oliveira - Integrante / José Roberto Alves Barbosa - Coordenador / Domingos Sávio da Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
English For Kids: inglês para crianças na comunidade
Descrição: Projeto de Extensão voltado para o ensino de inglês para crianças dos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental das escolas públicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
English for Kids: Inglês para crianças na comunidade
Descrição: Este projeto tem como objetivo ensinar inglês para crianças em escolas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Marcos Nonato de Oliveira - Coordenador / Francisco Marcos de Oliveira Luz - Integrante / Maria Zenaide Valdivino dos Santos - Integrante / Jailson José dos Santos - Integrante.
2014 - 2015
ENGLISH FOR KIDS: Inglês para crianças na comunidade
Descrição: Este projeto visa ensinar língua inglesa para crianças do quarto e quinto anos do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Marcos Nonato de Oliveira - Coordenador / Jailson José dos Santos - Integrante / Maria Zenaide Valdivino da Silva - Integrante.
2013 - 2014
ENGLISH FOR KIDS: inglês para crianças na comunidade
Descrição: Este projeto de extensão visa ministrar aulas de língua inglesa para crianças do quarto e quinto ano em escolas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Marcos Nonato de Oliveira - Coordenador / Jaison José dos Santos - Integrante / Maria Zenaide Valdivino dos Santos - Integrante.
2012 - 2012
Inglês para crianças na comunidade
Descrição: Este projeto de extensão visa levar cursos de inglês para crianças da comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marcos Nonato de Oliveira - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Latim
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, M. N.2017OLIVEIRA, M. N.; SILVA, M. Z. V. . A prática do feedback no ensino da escrita em língua inglesa. Diálogo das Letras, v. 6, p. 340-362, 2017.

2.
OLIVEIRA, M. N.2016OLIVEIRA, M. N.; LIMA, E. A. . CRENÇAS DE ALUNOS SOBRE A LEITURA DE TEXTOS MULTIMODAIS. Diálogo das Letras, v. 5, p. 110-124, 2016.

3.
OLIVEIRA, MARCOS NONATO DE2015OLIVEIRA, MARCOS NONATO DE. Multimodalidade e leitura crítica: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa. Pensares em Revista, v. 1, p. 145-162, 2015.

4.
LENDL-BEZERRA, A.2015LENDL-BEZERRA, A. ; OLIVEIRA, M. N. . Utilizando a multimodalidade em comunidade remanescente quilombola: novos desafios?. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, v. 1, p. 155, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LENDL-BEZERRA, A. (Org.) ; SAMPAIO, M. L. P. (Org.) ; OLIVEIRA, M. N. (Org.) . Pesquisas e ensino de leitura, literatura e língua portuguesa. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. 158p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, M. N.. Proposta de ensino de escrita de HQtrônica a serviço dos multiletramentos. In: Aluìzio Lendl; Maria Lúcia Pessoa Sampaio; Marcos Nonato de Oliveira. (Org.). Pesquisas e ensino de leitura, literatura e língua portuguesa. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 12-149.

2.
OLIVEIRA, M. N.; ALVES, M. F. F. . Competências e habilidades na matriz de referências do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma leitura crítica das tiras de Mafalda, personagem hispânica de Quino. In: Lucineudo Machado Irineu; Tatiana Oourenço de Carvalho; Edilene Rodrigues Barbosa. (Org.). Espanhol na universidade: pesquisas em língua e em literatura. 2ed.Mossorpo: Edições UERN, 2016, v. 2, p. 162-170.

3.
OLIVEIRA, M. N.; REGO, I. A. A. . As experiências e crenças dos alunos do 1º período da EJA: um estudo de caso. In: Lucineudo Machado Irineu; Tatiana Lourenço de Carvalho; Edilene Rodrigues Barbosa. (Org.). Espanhol na universidade: pesquisas em língua e em literatura. 2ed.Mossoró: Edições UERN, 2016, v. 2, p. 171-183.

4.
OLIVEIRA, M. N.. Experiencias e crenças de professores em formação sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa na escola. In: Walison Paulino de Araújo Costa. (Org.). Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. 1ed.João Pessoa: KIRON, 2012, v. , p. 95-106.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, E. A. ; OLIVEIRA, M. N. ; SANTOS, M. Z. V. . A multimodalidade e os multiletramentos no ensino de língua portuguesa. In: Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2014, Mossoró. Anais do I SINALLE. Mossoró: Queima Bucha, 2014. v. 1. p. 511-519.

2.
SOUZA, E. F. ; OLIVEIRA, M. N. ; AQUINO, M. P. F. L. . O ensino de leitura e de escrita em língua portuguesa: o facebook como ferramenta pedagógica. In: Seminário Nacional de Literatura, Linguística e Ensino (SINALLE), 2014, Mossoró. Anais do I SINALLE. Mossoró: Queima Bucha, 2014. v. 1. p. 505-510.

3.
SANTOS, L. P. ; OLIVEIRA, M. N. . O ensino de leitura em língua portuguesa e o facebook: experiências e crenças de alunos. In: Simpósio Nacional de Literatura, Línguística e Ensino, 2014, Mossoró. Anais I SINALLE. Mossoró: Queima Bucha, 2014. v. 1. p. 542-546.

4.
OLIVEIRA, M. N.; SILVA, M. Z. V. ; AMORIM, M. P. A. . Crenças de professores sobre os generos textuais no ensino -aprendizagem de língua inglesa. In: I Colóquio Nacinal de Análise do Discurso, 2014, Pau dos Ferros. Anais do I Colóquio Nacinal de Análise do Discurso. Mossoró: Queima Bucha, 2014. v. 1. p. 1398-1406.

5.
OLIVEIRA, M. N.; LIMA, E. A. ; SANTOS, L. P. . A multimodalidade e o ensino crítico de leitura na escola. In: III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso (III CONLID), 2013, Mossoró. Anais do III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. Mossoró: Edições UERN, 2013.

6.
OLIVEIRA, M. N.; AQUINO, M. P. F. L. ; SOUZA, E. F. . As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem de leitura e de escrita. In: III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2013, Mossoró. Anais do III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. Mossoró: Edições UERN, 2013.

7.
OLIVEIRA, M. N.. Crenças de alunos do curso de Jornalismo sobre o processo de ensino-aprendizagem da escrita. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguiísticos do Nordeste, 2012, Natal. XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguiísticos do Nordeste, 2012.

8.
OLIVEIRA, M. J. A. ; OLIVEIRA, M. N. . Crenças de dois professores sobre a afetividade no ensino de língua inglesa. In: III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês, 2012, Mossoró. Anais da III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês. Mossoró: Edições UERN, 2012. p. 597-604.

9.
BALBINO, C. A. D. ; OLIVEIRA, M. N. . Experiências e crenças de professores sobre a interação na sala de aula de língua inglesa. In: III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês, 2012, Mossoró. Anais da III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês. Mossoró: Edições UERN, 2012.

10.
OLIVEIRA, M. N.. A etnometodologia como suporte teórico-metodológico para o estudo das crenças no ensino de línguas. In: I CONLID - Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2008, Mossoró. I CONLID - Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2008.

11.
OLIVEIRA, M. N.. Crenças, cogniçao e interação social: implicações para a sala de aula. In: JORNADA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO, 2007, Pau dos Ferros. I JEPEPE - JORNADA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO. Natal: QUEIMA-BUCHA, 2007.

12.
OLIVEIRA, M. N.. Crenças de alunos do ensino médio sobre a escrita. In: V Semana de Estudos Linguisticos e Literários de Pau dos Ferros, 2006, Pau dos Ferros. V Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros. Natal: Queima Bucha, 2006.

13.
OLIVEIRA, M. N.. Crenças de três professores universitários de inglês sobre a abordagem de ensino de escrita. In: XI Seminário de Pesquisa do CCSA, 2005, Natal. XI Semana de Pesquisa do CCSA. Natal: Arte Press, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PESSOA, C. E. C. ; OLIVEIRA, M. N. . Crenças de dois professores sobre o ensino-aprendizagem de leitura na sala de aula de língua inglesa. In: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino - II SINATE, 2012, Pau dos Ferros. Anais II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. Mossoró: Edições UERN, 2012. p. 136-137.

2.
PESSOA, C. E. C. ; OLIVEIRA, M. N. . Crenças de dois professores sobre o ensino-aprendizagem de leitura na sala de aula de língua inglesa. In: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012, Pau dos Ferros. Anais II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. Mossoró: Edições UERN, 2012. p. 136-137.

3.
OLIVEIRA, M. N.. A prática do feedback no ensino da escrita em ingles como LE. In: XVIII ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, 2005, Fortaleza. XVIII ENPULI - Programa e Resumos. Fortaleza: UECE, 2005.

4.
OLIVEIRA, M. N.. O feedback no ensino de escrita em língua inglesa. In: IV Semana de Estudos lingüísticos e literários de Pau dos Ferros, 2004, Pau dos Ferros. IV SELLP - Programa e Resumos. Mossoró: UERN, 2004.

5.
OLIVEIRA, M. N.. A formaçãode professores de línguas: um estudo exploratório sobre o professor e a pesquisa. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2003, João Pessoa. II ECLAE - Caderno de Resumos e Programação. João Pessoa: Idéia Editora, 2003.

6.
OLIVEIRA, M. N.. A formação de professores de línguas: um estudo exploratório sobre o professor e a pesquisa. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE), 2003, João Pessoa. II ECLAE - Cadernos de Resumos e Programação. João Pessoa: Idéia, 2003.

7.
OLIVEIRA, M. N.. A lingüística de corpus e o significado: analisando os sentidos do par HIRE e RENT. In: VII Semana universitária da UECE, 2002, Fortaleza. VII Semana universitária da UECE. Fortaleza: UECE, 2002.

8.
OLIVEIRA, M. N.. Forma de organização, tipologia textual e linguagem: uma análise do caderno internet do jornal do Brasil. In: VII Semana universitária da UECE, 2002, Fortaleza. VII Semana universitária da UECE. Fortaleza: UECE, 2002.

9.
OLIVEIRA, M. N.. O ensino comunicativo de línguas estrangeiras: um estudo exploratório. In: II Semana de Estudos Linguisticos e Literários de Pau dos Ferros, 2000, Pau dos Ferros. Programa e resumos daII Semana de Estudos Linguisticos e Literários de Pau dos Ferros. Pau dos Ferros: Editora da UERN, 2000. v. 1. p. 7-85.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, M. N.. Crenças sobre leitura e escrita no processo de ensino-aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, M. N.. Os saberes na formação do professor de língua estrangeira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OLIVEIRA, M. N.. O ensino reflexivo na formação dos alunos de Letras/Língua inglesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, M. N.. Crenças de professores e alunos sobre a escrita, o erro e a avaliação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
OLIVEIRA, M. N.. Crenças de alunos do ensino médio sobre a escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
OLIVEIRA, M. N.; GANDOUR, Deny de Souza . A investigação das crenças de professores e alunos e as mudanças no processo de ensino-aprendizagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
OLIVEIRA, M. N.. Crenças de alunos e professores sobre a escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA, M. N.. O ensino de escrita em língua inglesa e a prática do feedback. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, M. N.. A prática de feedback no ensino de escrita em inglês como LE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, M. N.. Crenças de três professores universitários de inglês sobre a abordagem de ensino de escrita. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, M. N.. Crenças de três professores universitários de inglês sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
OLIVEIRA, M. N.. O feedback no ensino de escrita em Língua Inglesa (Sessão Individual). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA, M. N.. O ensino da escrita em inglês: abordagem de ensino do professor universitário (Sessão Coordenada). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, M. N.. A formação de professores de línguas: um estudo exploratório sobre o professor e a pesquisa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
OLIVEIRA, M. N.; LIMA, Paula Lens Costa . A lingüística de corpus e o significado: analisando os sentidos do par hire e rent. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
OLIVEIRA, M. N.; TAVARES, Valéria Maria Cavalcanti ; VIEIRA, Iúta Lerche . Forma de organização, tipologia textual e linguagem: uma análise do caderno Internet do jornal do Brasil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
OLIVEIRA, M. N.. Ensino comunicativo de línguas estrangeiras: um estudo exploratório. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
OLIVEIRA, M. N.. O Latim no currículo de Letras/URRN: um estudo exploratório. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, M. N.. A prática do feedback no ensino de língua inglesa como LE 2004 (Dissertação).

2.
OLIVEIRA, M. N.. O Latim no currículo de Letras/URRN: um estudo exploratório 1997 (Monografia).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, M. N.. Parecer a um artigo submetido a REVISTA DIÁLOGO DAS LETRAS (VOL. 5 n. 1, 2016). 2016.

2.
OLIVEIRA, M. N.. Parecer de um artigo submetido à Revista Diálogos das Letras vol. 1 n. 2.. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, M. N.. Crenças no ensino-aprendizagem de línguas. 2006. .

2.
OLIVEIRA, M. N.. A escrita em língua inglesa. 2006. .

3.
OLIVEIRA, M. N.. Estratégias de aprendizagem em língua estrangeira. 2005. .

4.
OLIVEIRA, M. N.. Análise de erros em textos de língua inglesa. 2004. .

5.
OLIVEIRA, M. N.. O que é lingüística aplicada?. 2000. .

6.
OLIVEIRA, M. N.. Leitura: um panorama da literatura espanhola. 2000. .

7.
OLIVEIRA, M. N.. Introdução ao Italiano. 1999. .

8.
OLIVEIRA, M. N.. Iniciacion a lengua española. 1997. .

9.
OLIVEIRA, M. N.. Nocões de Fonologia. 1995. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, M. N.; SILVA, M. Z. V.; IRINEU, L. M.. Participação em banca de Francisca Bruna de Oliveira Peixoto. O LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO E A INTECULTURALIDADE NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE): UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO CERCANIA JOVEN. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
LIMA, S. C.; FORTE-FERREITA, E. C.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de GERALDO MÁXIMO DA SILVA. O ENSINO DE INGLÊS EM TURMAS NUMEROSAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA PRONÚNCIA EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. 2018. Dissertação (Mestrado em Posensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

3.
SAMPAIO, M. L. P.; OLIVEIRA, G. R.; BESSA, J. C. R.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de MARIA ISMELRY DINIZ. O LEITOR E A LEITURA LITERÁRIA: ENTRE PREFERÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
PEREIRA, C. C.; OLIVEIRA, M. N.; AQUINO, L. D.. Participação em banca de Maria José Morais Honório. Para que se escreve nas escolas? o propósito comunicativo na produção textual do artigo de opinião. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
PONTES, A. L.; LIMA, S. C.; VIDAL, Rosângela Maria Bessa; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Jucicleide Ferreira dos Santos. O ensino/aprendizagem da ortografia no ensino fundamental II: um desafio para os educadores. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
PONTES, A. L.; LIMA, S. C.; OLIVEIRA, M. N.; VIDAL, Rosângela Maria Bessa. Participação em banca de Maria do Socorro Nobre de Sousa. O program de alfabetização na idade certa (PAIC) e o letramento dos alunos do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
NASCIMENTO, D. M.; SERAFIM, M. S.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Cristiane da Cruz Santos. O uso dos descritores da língua portuguesa do SAEB como parâmetro para avaliação da compreensão textual: do diagnóstico à intervenção. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
NASCIMENTO, D. M.; AQUINO, L. D.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Maria Liduína da Silva Queiroz. Um olhar interventivo a partir de uma proposta de dissertação argumentativa do livro didático de língua portuguesa do 9º ano. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
SAMPAIO, M. L. P.; MOTA, R. J. C.; COSTA, M. E.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Cássia da Silva. O uso da sequência básica em prol do letramento literário em sala de aula. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
VIDAL, Rosângela Maria Bessa; COSTA, M. E.; PONTES, V. O.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Manoel Jairo Furtado Passos. Aspectos funcionais na construção do artigo de opinião: experiência no 9º ano do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
PONTES, A. L.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Zilda Maria Dutra Rocha. Análise metadiscursiva de verbetes em dois dicionários escolares da língua portuguesa: uma abordagem multimodal. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
SAMPAIO, M. L. P.; JOCA, A. M.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Franciane Lima Sousa. Formação do leitor literário: a construção de histórias nas ondas da rádio escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
XYPAS, C.; ALVES, H. P.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Juciléa Campos Alves. Letramento literário: aprendendo a compreender os textos literários com o auxílio das estratégias metacognitivas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
PONTES, A. L.; SANTIAGO, M. S.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Luan Talles de Araújo Brito. Análises das crenças de professores de língua portuguesa sobre o internetês. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

15.
PONTES, A. L.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Jucicleide Ferreira dos Santos. O ensino-aprendizagem da ortografia no ensino fundamental II: um desafio para os educadores. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

16.
XYPAS, C.; SILVA, R. M. S.; COSTA, M. E.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Maria do Socorro Oliveira Dias. A literatura em sala de aula: formação de leitores a partir dos círculos de leitura. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Qualificações de Mestrado
1.
BERNARDINO, R. A. S.; BARBOSA, M. S. M. F.; SILVA, A. A.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Francisco Jean Paulino de Souza. Das histórias em quadrinhos para o relato pessoal : um estudo sobre o emprego dos tipos de representação da fala em atividades de retextualização de alunos do 8º ano do ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
BERNARDINO, R. A. S.; OLIVEIRA, M. N.; BESSA, J. C. R.; BARBOSA, M. S. M. F.. Participação em banca de José Rivelino de Santana Sousa. A abordagem do gênero "Dissertação escolar" no livro didático de língua portuguesa do 9º ano: uma ressignificação da sequência didática. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
BERNARDINO, R. A. S.; OLIVEIRA, M. N.; BESSA, J. C. R.; BARBOSA, M. S. M. F.. Participação em banca de Pedro Cesário de Oliveira Neto. Uma proposta que articula a análise textual dos discursos para produção do gênero textual crônica no 8º ano do ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
BARBOSA, M. S. M. F.; BERNARDINO, R. A. S.; OLIVEIRA, M. N.; SILVA, A. A.. Participação em banca de Maria Eleni da Silva. Argumentação e saber artesanal das louceiras das comunidades Vieiras E comum NA Serra de São Miguel - RN. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
BARBOSA, M. S. M. F.; BERNARDINO, R. A. S.; SILVA, A. A.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Carlos Alves Vieira. Processos argumentativos que constituem discursivamente os heróis da Zona Rural de Areias/P em crônicas: o ensino de língua portuguesa com base na cultura local. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
CARNEIRO, R. N.; COSTA, M. C.; OLIVEIRA, M. N.; SANTOS FILHO, I. O.. Participação em banca de Miqueias Virgínio da Silva. Metodologias de ensino em geografia: um estudo de caso no ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
CARNEIRO, R. N.; COSTA, M. C.; OLIVEIRA, M. N.; BESSA, J. C. R.. Participação em banca de Amanda Santos de Queiroz Oliveira Paiva. Possibilidades do Agir comunicativo no espaço escolar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
SILVA, M. Z. V.; LIMA NETO, V.; OLIVEIRA, M. N.; QUEIROZ, M. E.. Participação em banca de Robson Henrique Antunes de Oliveira. Multimodalidade e letramento visual crítico no ensino de inglês: investigando a coleção de livro didático Time to share. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
BERNARDINO, R. A. S.; BARBOSA, M. S. M. F.; SILVA, A. A.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Patrícia Ferreira dos Santos. Retextualixação de gêneros escritos no ensino fundamental II: um estudo dos indícios de autoria no gênero paródia de conto. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
LIMA, S. C.; OLIVEIRA, M. N.; FORTE-FERREITA, E. C.. Participação em banca de Geraldo Máximo da Silva. A produção oral em língua inglesa em turmas numerosas: uma proposta de ensino no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. 2017.

11.
SILVA, M. Z. V.; PONTES, A. L.; BESSA, J. C. R.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Francisca Bruna de Oliveira Peixoto. A multimodalidade e a interculturalidade no ensino do espanhol: uma análise do livro didático Cercanía Joven. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
NASCIMENTO, D. M.; COSTA, M. E.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Carla Yáskara Silveira. Projetos didáticos no ensino da língua portuguesa: o desafio de alfabetizar e letrar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
BARBOSA, M. S. M. F.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Francisco Vagner Gurgel Maia. As contribuições da concepção dialógica da linguagem para o ensino de língua materna: uma pesquisa-ação no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
SAMPAIO, M. L. P.; CAETANO, L. M. D.; COSTA, M. E.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Audicelandra Carla de Andrade Albuquerque. Geração conectada: análise da inserção das tecnologias digitais (TDICs) no ensino de leitura literária. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

15.
OLIVEIRA, M. N.; AQUINO, L. D.; PEREIRA, C. C.. Participação em banca de Maria José Morais Honório. Para que se escreve nas escolas? O propósito comunicativo na produção textual do artigo de opinião. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

16.
SANTOS FILHO, I. O.; BARBOSA, M. S. M. F.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de John de Oliveira Magalhães. A construção da identidade mulher nordestina na perspectiva das músicas da banda Aviões do Forró. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

17.
NASCIMENTO, D. M.; SAMPAIO, M. L. P.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Cristiane da Cruz Santos. O uso dos descritores da língua portuguesa como parâmetro para a avaliação da compreensão textual. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

18.
SAMPAIO, M. L. P.; CAETANO, L. M. D.; COSTA, M. E.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Cássia da Silva. Uso da sequência básica em prol do letramento literário em sala de aula. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

19.
VIDAL, Rosângela Maria Bessa; COSTA, M. E.; BARBOSA, M. S. M. F.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Manoel Jairo Furtado Passos. Aspectos funcionais na construção do artigo de opinião: experiência no ensino fundamental (9° ano). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

20.
PONTES, A. L.; SANTIAGO, M. S.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Luan Talles de Araújo Brito. Internetês e produção textual: uma análise das crenças de professores de língua portuguesa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

21.
PONTES, A. L.; NASCIMENTO, D. M.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Maria do Socorro Nobre de Sousa. Níveis de letramento dos alunos assistidos pelo programa de alfabetização na idade certa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

22.
PONTES, A. L.; SANTIAGO, M. S.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Zilda Maria Dutra Rocha. Análise metadiscursiva de verbetes de dois dicionários da língua portuguesa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

23.
SAMPAIO, M. L. P.; VIEIRA, F. B. A.; XYPAS, R.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Francisca Wellivânia Silveira Gomes. Leitura em tela: estudo de caso sobre formação leitora de um jovem com deficiência motora.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

24.
PONTES, A. L.; XYPAS, C.; NASCIMENTO, D. M.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Jucicleide Ferreira dos Santos. Repensando as concepções de ortografia: analisando os erros. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

25.
BARBOSA, M. S. M. F.; SAMPAIO, M. L. P.; XYPAS, C.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Diana de Meneses Lima. As cartas de padre Cíceo: O gênero epistolar no ensino de estratégias de compreensão leitora. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Silas Soares da Silva. A fábula e sua potencialidade metodológica na produção oral dos alunos de língua espanhola. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
PADILLA, O. N. G.; IRINEU, L. M.; OLIVEIRA, M. N.; SAMPAIO, M. L. P.. Participação em banca de Kelvilane Queiroz dos Santos Celis. A literatura como recurso didático para o ensino de gramática em LE. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
AQUINO, M. E.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Maria Edmilsan de Aquino. A abordagem da leitura no livro didático de língua inglesa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
LIMA, A. M. J.; OLIVEIRA, M. N.; SILVA, N. R. B.. Participação em banca de Maria Filomena Ferreira. O livro didático de língua inglesa: um estudo sobre a abordagem das atividades de vocabulário. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
OLIVEIRA, M. N.; SOUZA, Gilton Sampaio de; PONTE, Charles Albuquerque. Participação em banca de Cléssida Maria Bezerra Bessa. A argumentaçao nas aulas de Língua Materna: um estudo acerca do ensino da produção de textos escritos na Educação de Jovens e Adultos. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
OLIVEIRA, M. N.; LEONTINO FILHO, R.; NUNES, M. S. Participação em banca de Francisco de Assis Macário. O ensino de vocabulário no contexto da sala de aula de língua inglesa. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
OLIVEIRA, M. N.; GANDOUR, Deny de Souza. Participação em banca de Maria de Lourdes de Aquino. Professor reflexivo: investigação de uma prática no ensino de língua inglesa. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
OLIVEIRA, M. N.; SOUZA, Gilton Sampaio de; DANTAS, M. F. C.. Participação em banca de Carlos Magno Viana Fonseca. A argumentação no discurso de adultos não-alfatetizados. 2005 - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
OLIVEIRA, M. N.; GANDOUR, Deny de Souza; PONTE, Charles Albuquerque. Participação em banca de Maria de Loudes Paiva Martins. Competências e saberes necessários a uma atuação reflexiva para o professor de Língua Inglesa. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
OLIVEIRA, M. N.; SOUZA, Gilton Sampaio de; GANDOUR, Deny de Souza. Participação em banca de Maria Sônia Bezerra Bessa. A argumentação em redações de alunos do Ensino Fundamental. 2005 - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
OLIVEIRA, M. N.; GANDOUR, Deny de Souza. Participação em banca de Cira Magda de Souza Silva. A prática reflexiva e o professor de língua inglesa. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
GANDOUR, Deny de Souza; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Clécia Maria Nascimento da Costa. Interação na sala de aula entre professor e aluno no processo de ensino-aprendizagem. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de José Rosamilton de Lima. An análysis of the main grammatical sections of the textbook Ingles: série novo ensino méd io. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Lívia Mikaela Carvalho Pinheiro Lins. Um estudo sobre a alienação do professor de línguas no Brasil. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

15.
OLIVEIRA, M. N.; PONTE, Charles Albuquerque. Participação em banca de Sílvia de Andrade Pinheiro. Análise de exercícios de língua inglesa para o ensino médio. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

16.
OLIVEIRA, M. N.; PONTE, Charles Albuquerque; GANDOUR, Deny de Souza. Participação em banca de Maria Elivanúbia André Valcacer Fernandes. A leitura nas aulas de inglês: um estudo sobre a concepção dos alunos. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

17.
OLIVEIRA, M. N.; PONTE, Charles Albuquerque; GANDOUR, Deny de Souza. Participação em banca de Vanuza Ferreira de Oliveira Costa. O ensino de língua inglesa e as dificuldades para realização das aulas de leitura. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, Marcos Antonio da; QUEIROZ, M. E.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Lídia Valéria Vieira de Carvalho.A formação do leitor em língua inglesa na educação básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
REGO, I. A. A.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Liziane Kadgina da Costa.Relatos de experiencias de estágios do curso de letras espanhol do CAMEAM-UERN. 2017.

3.
REGO, I. A. A.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Mayara Bento Correia.A escrita na sala de aula de língua espanhola no ensino médio: uma experiência do PIBID com sequencia didática. 2017.

4.
REGO, I. A. A.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Rebeca Sulamita de Moura Câmara.Ensino de língua espanhola para alunos surdo-mudo: teoria e prática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
VIANA, J. G.; PONTES, A. L.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de José Juvêncio Neto de Souza.A fraseologia da economia: uma abordagem terminológica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
SANTOS, J. J.; OLIVEIRA, M. N.; SANTOS, F. R.. Participação em banca de Dalmo Vinício de Queiroz Silva.Ensino de língua inglesa e a caracterização do/s letramentos/s. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
PONTES, A. L.; OLIVEIRA, M. N.; REBOUCAS, J. V.. Participação em banca de LIONARA MAGALHÃES ALVES.O dicionário em sala de aula: uma análise da prática docente.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
SANTOS, M. Z. V.; SANTOS, J. J.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Maria Josiene Araújo de Oliveira.A afetividade no ensino superior: crenças e experiências de alunos de letras/língua inglesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
OLIVEIRA, M. N.; SANTOS, J. J.; SANTOS, M. Z. V.. Participação em banca de Francinaldo Almeida Bezerra.Reflexões sobre a autonomia do aluno na aprendizagem de língua inglesa no Ensino Fundamental. 2014.

10.
SILVA, Marcos Antonio da; OLIVEIRA, M. N.; SANTOS, M. Z. V.. Participação em banca de Antonio Simplício da Costa Neto.Como utilizar a música no ensino da língua inglesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
SILVA, Marcos Antonio da; OLIVEIRA, M. N.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de Sílvia Cristina de Mesquita.Prática reflexiva dos professores de língua inglesa da cidade de Umarizal/RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
SILVA, Marcos Antonio da; OLIVEIRA, M. N.; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Ana Dalete da Silva.Crenças de professores de língau ingelsa do ensino fundamental II sobre as metodologias de ensino-aprndizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
SANTOS, J. J.; SILVA, M. Z. V.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Francinaldo Almeida Bezerra.A autonomia do aluno na apresentação de língua inglesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
SILVA, Marcos Antonio da; OLIVEIRA, M. N.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de Verônica Gildilene de Oliveira Freitas.Crenças de um professor e de seus alunos do ensino médio sobre a interação nas aulas de língua inglesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

15.
LUZ, Francisco Marcos de Oliveira; LIMA, E. P.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Antonia Jucilene da Silva.O ensino de gramática na sala de aula de língua inglesa: o que acontece. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

16.
SILVA, Marcos Antonio da; OLIVEIRA, M. N.; BARBOSA, E. R.. Participação em banca de Alcioni de Oliveira Ferreira.Crenças de estudantes de Letras do CAMEAM/UERN sobre a oralidade na língau espanhola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

17.
OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Francisca Lúcia da Silva.Crenças sobre a formação docente em língua espanhola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

18.
LUZ, Francisco Marcos de Oliveira; COSTA, W. P. A.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Ana Geruzia de Souza.A leitura em língua inglesa na ótica dos livros didáticos do Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

19.
OLIVEIRA, M. N.; SILVA, Marcos Antonio da; MORAIS, Maria das Candeias Silveira. Participação em banca de Luiz Carlos de Souza.Leitura: perspectivas e desafios para o ensino de língua inglesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

20.
LUZ, Francisco Marcos de Oliveira; MORAES, M. S. P. C.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Antonio Egnefran Almeida Dias.O ensino de leitura nas aulas de língua inglesa: um estudo exploratório. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

21.
OLIVEIRA, M. N.; GANDOUR, Deny de Souza. Participação em banca de Alzetina do Rego Nascimento.Reflexões sobre o ensino de leitura em lngua inglesa: concepções e mudanças na prática do professor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Especialização em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

22.
OLIVEIRA, M. N.; GANDOUR, Deny de Souza; PONTE, Charles Albuquerque. Participação em banca de Inara Suiane Maia de Oliveira.A inserção da variação linguistica no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MORAES, L. S. L.; BARBOZA, C. L. F.; OLIVEIRA, MARCOS NONATO DE. Concurso Público para professor efetivo na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. 2018. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

2.
OLIVEIRA, M. N.; ALVES, Gilson Chicon; LIMA, S. C.. Concurso da Ufersa. 2013. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

3.
GANDOUR, Deny de Souza; OLIVEIRA, M. N.; LIMA, Luiz Alberto de. Concurso Público de Provas e Títulos para Docentes e Técnico Especialzados. 2004. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
SAMPAIO, M. L. P.; SILVA, M. Z. V.; OLIVEIRA, M. N.. Processo Seletivo 2018 de ingresso ao Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE). 2018. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SANTOS, J. J.; OLIVEIRA, M. N.; SILVA, M. Z. V.. Seleção de professores e alunos do Programa Residência Pedagógica. 2018. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
MANGUEIRA, J. V.; SILVA, Marcos Antonio da; OLIVEIRA, M. N.. Proficiência em Língua Inglesa. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
OLIVEIRA, M. N.; PENHA, D. T. S.; CARVALHO, T. L.. Seleção do Programa Institucionao de Monitoria PIM. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
OLIVEIRA, M. N.. Processo Seletivo do Curso de Especialização em Língua Inglesa. 2006. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
OLIVEIRA, M. N.. Processo seletivo para secretário do curso especialização em lingüística aplicada. 2005. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
OLIVEIRA, M. N.; GANDOUR, Deny de Souza; SANTOS, Evaldo Gondin dos. Processo Seletivo do Curso de Especialização em Língua Inglesa. 2005. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
SÁ, Maura Cavalcante Moraes de; OLIVEIRA, M. N.; SOUZA, Gilton Sampaio de; BRITO, Josefa Francisca Henrique de Jesus; PEREIRA, Crígina Cibelle; SANTOS, Antonio Genário Pinheiro dos. Comissão de avaliação de professores em estágio probatório do Departamento de Letras / CAMEAM. 2004. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
OLIVEIRA, M. N.; GANDOUR, Deny de Souza; SILVA, Marcos Antonio da. Processo Seletivo do Curso de Especialização em Língua Inglesa. 2004. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
OLIVEIRA, M. N.; SANTOS, Evaldo Gondin dos; PENHA, D. T. S.; BARBALHO, I. S.; OLIVEIRA, R. F. S.; BESSA, J. C. R.. Comissão Setorial de Avaliação Institucional. 2004. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
OLIVEIRA, M. N.; BARBOSA, José Roberto Alves; SOUZA, M. M.. Processo Seletivo para Aluno do Curso de Especialização em Lingüística Aplicada. 2002. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
OLIVEIRA, M. N.; BARBOSA, José Roberto Alves; BATISTA, E. J.. Processo Seletivo para secretário do Curso de Especialização em Lingüística Aplicada. 2000. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
OLIVEIRA, M. N.; BARBOSA, José Roberto Alves; VIDAL, Rosângela Maria Bessa. Processo seletivo para contratação de professor de tempo determinado. 1997. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Colóquio Nacional de Hipertexto. O uso das TIC na sala de aula: experiências de formação com professores da escola pública. 2018. (Congresso).

2.
Iv Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. O material didático e as tecnologias digitais no ensino de línguas: crenças e experiências de professores. 2017. (Congresso).

3.
II Seminário Temático Núcleo Docente Estruturante e Ensino de Graduação. 2016. (Seminário).

4.
I Seminário de Estudos orientados em ?Linguagem, Formação do leitor e TICs? (I SELF),. 2015. (Seminário).

5.
I Colóquio Nacional de Análise do Discurso - I CNAD. Crenças de professores e de alunos sobre as características de bom professor. 2014. (Congresso).

6.
Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - III CONLID. A MULTIMODALIDADE E O ENSINO CRÍTICO DE LEITURA NA ESCOLA. 2013. (Congresso).

7.
I Semana Universitária do NAESU. 2013. (Encontro).

8.
I English Day in Umarizal.Estratégias de leitura na língua inglesa. 2012. (Encontro).

9.
II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. A leitura e a escrita no ensino-aprendizagem de língua inglesa: crenças de professores e de alunos. 2012. (Congresso).

10.
I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês. Beliefs from two teachers about affectivity in the English teaching. 2012. (Congresso).

11.
XVI Semana Universitária do CAMEAM.Letras e identidade cultural: debate em torno do curso de letras. 2012. (Encontro).

12.
XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordestes. Crenças de alunos do curso de jornalismo sobre o processo de ensino-aprendizagem da escrita. 2012. (Congresso).

13.
I Encontro Regional de Estudos Funcionalistas EREF.Experiências e crenças de alunos de jornalismo sobre a escrita: uma visão funcionalista. 2011. (Encontro).

14.
II Colóquio nacional de linguagem e discurso. A pesquisa em crenças sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa na UERN. 2011. (Congresso).

15.
I Simpósio de Letras do Vale do Açu - SIMLEVA.Crenças de professores em formação sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino público. 2010. (Simpósio).

16.
I Seminário de Comunicação Científica e Institucional da UFRN. 2009. (Seminário).

17.
Encontro Internacional de Texto e Cultura. Crenças de alunos de um curso de Especialização sobre o processo de ensino-aprendizagem de escrita. 2008. (Congresso).

18.
I CONLID - Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. A etnometodologia como suporte teórico-metodológico para o estudo das crenças no ensino de línguas. 2008. (Congresso).

19.
Colóquio Internacional de Comunicação, História e Política. 2007. (Encontro).

20.
I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem - I CONEL. Crenças, cognição e interação social: implicações para a sala de aula. 2007. (Congresso).

21.
JORNADA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO - I JEPEPE. Crenças, cogniçao e interação social: implicações para a sala de aula. 2007. (Congresso).

22.
XVIII FALE (Fórum Acadêmico de Letras. Os saberes na formação do professor de lingua estrangeira. 2007. (Congresso).

23.
V Semana de Estudos Linguisticos e Literários de Pau dos Ferros. Crenças de alunos do ensino médio sobre a escrita. 2006. (Congresso).

24.
XIII Encontro de Pesquisa e Extensão.Crenças de alunos e professores sobre a escrita. 2006. (Encontro).

25.
XXI JORNADA DE Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE. Crenças de professores e alunos sobre a escrita, o erro e a avaliação. 2006. (Congresso).

26.
XI Encontro de Pesquisa e Extensão - ENCOPE.XI Encontro de Pesquisa e Extensão - ENCOPE. 2005. (Encontro).

27.
XII Semana Unversitária.XII Semana Universitária. 2005. (Encontro).

28.
XI Seminário de Pesquisa do CCSA.Crenças de três professores universitários de ingles sobre a abordagem de ensino de escrita. 2005. (Seminário).

29.
XVIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa.XVIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa. 2005. (Encontro).

30.
III Encontro Nacional de Ciencias da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE). III Encontro Nacional de Ciencias da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE). 2004. (Congresso).

31.
IV Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros. IV Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros. 2004. (Congresso).

32.
II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE).A formação de professor de línguas: um estudo exploratório sobre o professor e a pesquisa. 2003. (Encontro).

33.
VIII Semana Universitária.VIII Semana Universitária. 2003. (Encontro).

34.
BRAZ-TESOL FORTALEZA - Caring and sharing en ELT.BRAZ-TESOL FORTALEZA - Caring and sharing en ELT. 2002. (Encontro).

35.
BRAZ-TESOL FORTALEZA CHAPTER. BRAZ-TESOL FORTALEZA CHAPTER. 2002. (Congresso).

36.
VII Semana Universitária da UECE.VIII Encontro de Pesquisadores. 2002. (Encontro).

37.
XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. 2002. (Congresso).

38.
IX Semana Universitária. 2001. (Encontro).

39.
II Semana de estudos lingüísticos e literários de Pau dos Ferros. O ensino comunicativo de línguas estrangeiras: um estudo exploratório. 2000. (Congresso).

40.
VI ENCOPE.VI Encontro de pesquisa e extensão. 1999. (Encontro).

41.
I Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros.I Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros. 1997. (Encontro).

42.
Sessão de comunicação Docente. 1995. (Seminário).

43.
Seminário Descrição Mórfica da Língua Portuguesa. 1992. (Seminário).

44.
IV Semana de Letras. 1989. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, M. N.. I Encontro Acadêmico Cultural de Línguas. 2012. (Outro).

2.
OLIVEIRA, M. N.. II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. 2012. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, M. N.. I SEMANA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM DO NAESU. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ANTÔNIA AUDINEIDE FERNANDES DE QUEIROZ. O ensino de língua portuguesa e a produção textual em sala de aula. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
MARIA EDVANILDE ALVES BRINGEL. A produção textual em língua portuguesa em escolas públicas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

3.
Jocelinha Macena da Silva. As novas tecnologia e o ensino de língua portuguesa. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

4.
Luiza Amélia Pereira Rodrigues. O USO DAS WIKIS E A PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

5.
MARIA ELENIMAR BEZERRA. O livro didático e a multimodalidade. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

6.
Maria Amélia da Silva Costa. O ensino de língua portuguesa e a leitura crítica. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

7.
Cláudia Pereira da Silva Queiroz. A leitura e o ensino de língua inglesa. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

8.
HUDSON ALVES DOS SANTOS. Os jogos digitais e o ensino de língua portuguesa. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

9.
Renata Freitas Aguiar. As novas tecnologias e o ensino de leitura literária. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
HERICO FEITOSA GUEDES. RETEXTUALIZAÇÃO MULTIMODAL: CONSTRUINDO SONGFICS ATRAVÉS DO APLICATIVO WATTPAD. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

2.
LUIZ CARLOS DE LUCENA ANDRADE. O whatsapp como instrumento didático no processo de ensino-aprendizagem de leitura e de produção de textos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

3.
Aluízio Lendl Bezerra. Práticas discursivas de produçao de textos online: explorando a construção de HQ. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

4.
Hildevânia da Silva Monte. Crenças e experiências de professores sobre as tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

5.
LUCILEIDE BESERRA DE MELO MARIANO. A produção de textos colaborativos na sala de aula de língua portuguesa mediada pelo movie maker. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

6.
Maria Poliana Ferreira de Lima Aquino. O BLOG COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

7.
Eliete Alves de Lima. Multimodalidade e leitura crítica: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

8.
Aline Uchoa Pereira. O FÓRUM DE DISCUSSÃO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: EXPLORANDO A ESCRITA ARGUMENTATIVA EM ARTIGO DE OPINIÃO. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

9.
Edimar Ferreira de Souza. A prática de leitura e de escrita mediada através do facebook. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

10.
Luciana Pereira dos Santos. O ENSINO DE LEITURA E O FACEBOOK NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

11.
Francisco Marcos de Oliveira Luz. As metáforas em editoriais de jornais em língua inglesa acerca do caso Bin Laden. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Coorientador: Marcos Nonato de Oliveira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rozilene Ferreira da Costa. O processo avaliativo nas aulas de literatura de língua espanhola: concepções de professores e de alunos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

2.
Fátima Raquel de Góis Oliveira. Crenças de professores de espanhol sobre o uso do livro didático em sala de aula. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

3.
Rose de Fátima Sena de Oliveira. A sedução como manipulação em propagandas de lingeries veiculadas na erevista Cláudia. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Lingüística Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

4.
José Aires Alves de Lima. Reflexões sobre a correção de erros de escrita em língua inglesa. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

5.
Maria Zenaide Valdivino da Silva. Crenças de alunos do Curso de Letras sobre os gêneros textuais. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

6.
Mônica Freitas Azevedo. Crenças de alunos sobre a motivação para a aprendizagem de Língua Inglesa. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

7.
Elenilza Maria Dias. O ensino de língua inglesa numa proposta inclusiva. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

8.
Cláudia Pereira da Silva Queiroz. Crenças de professores sobre a motivação no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

9.
Ada Cristina Damião de Castro. Crenças de professores de língua inglesa sobre o erro na produção escrita dos alunos. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

10.
Luciene Maria Pinheiro de Almeida. Os erros no processo de escrita no ensino de língua inglesa: um estudo exploratório. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

11.
Joana Dantas de S. Neta Fernandes. Os erros de escrita no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2005. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

12.
Soraya Alves de Sousa. As crenças de alunos sobre a motivação no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2005. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

13.
Ilázaro Figueiredo Nazário. As crenças de professores e alunos universitários sobre a leitura no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2005. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria da Conceição Alves. CRENÇAS DE ALUNOS DE LETRAS INGLÊS SOBRE AS EXPERIENCIAS NO PIBID. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

2.
CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA. CRENÇAS E EXPERIENCIAS DE PROFESSORES/SUPERVISORES DO PIBID/INGLÊS SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

3.
Vitória Brena Queiroz do Nascimento. O uso do livro didático no ensino de língua inglesa: crenças de professores da rede pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

4.
Kaique Kayonan Lopes Delfino. Os materiais didáticos e as tenologias digitais n oensino de línguas: crenças e experiências de professores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

5.
Lucas Morais Soares. Séries de TV: ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizado de língua inglesa na escola pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

6.
Mayara Magré Tavares de Freitas. Crenças de alunos do ensino médio sobre o uso da música para o ensino de língua inglesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

7.
Maria da Paz de Aquino Amorim. Crenças de professores sobre os gêneros textuais e o ensino de língua inglesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

8.
César Junior Leite da Silva. Crenças dos professores de lingua inglesa do ensino medio sobre a prática docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

9.
Ivoneide Aires Alves do Rego. O ensino de língua espanhola na EJA: crenças e experiências de alunos do primeiro período. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

10.
Karina Gachet Evaristo da Silva. O lúdico no livro didático de língua inglesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

11.
Luciene Maria Pinheiro de Almeida. Crenças professores do Ensino Médio sobre o erro de escrita no processo ensino-aprendizagem de Língua Espanhola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

12.
Hélia Maria Delfino de Oliveira Ferreira. O gênero diálogo no livro didático: um estudo sobre a imagem e o texto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

13.
Laurene Rocha de Oliveira. Experiências e crenças de professores em formação sobre as abordagens de ensino de espanhol como LE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

14.
Maria Renata dos Santos Pinheiro. Os métodos de ensino e a prática em espanhol/língua estrangeira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

15.
Elaine Carla da Costa Bernardo. Interferência ortográfica no processo da escrita em LE: uma análise dos textos escritos de alunos de Letras/Espanhol do CAMEAM/UERN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

16.
Maura Fábia de Freitas Alves. Competências e habilidades na matriz de referências do exame nacional do ensino médio (ENEM): Uma leitura crítica das tiras de Mafalda, personagem hispânica de Quino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

17.
Júlio César Soares. A avaliação diante do processo de ensino/aprendizagem em língua inglesa na escola estadual 11 de agosto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

18.
Adriana Gerlandia Ferreira. A caracterização do duplo nos contos " A chave na porta" e "O noivo" de Lygia Facunbdes Telles. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

19.
Edna Karla Duarte. Crenças de professores e alunos da escola pública sobre o erro de escrita no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

20.
Fernanda Adélia F. Miranda. Crenças de professores sobre a interação no processo de ensino-aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

21.
Wanderleya Magna Alves. Crenças de professores e alunos sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa na escola pública. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

22.
Maria Filomena Ferreira. As crenças de professores e alunos sobre o processo avaliativo no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

23.
Maria Zenaide Valdivino da Silva. A motivação no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

24.
Vicência Raniele de Oliveira Neta. O professor de língua inglesa e a prática reflexiva de ensino. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

25.
Maria do Socorro Diógenes Pinto. A interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

26.
Jackson Barbosa Gama. O processo de avaliação no ensino de Língua Inglesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Kaique Kaionan Lopes Delfino. O material didático e as tecnologias digitais no ensino de línguas: crenças e experiências de professores. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

2.
Maria Gabriella Pereira do Carmo Araújo. A ESCOLA PÚBLICA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: CONFRONTANDO CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES E DE ALUNOS. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.

3.
Manoel Clezio Gomes Leite. A pesquisa em crenças sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa na uern. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 9:36:16