Núbia Ferreira Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3382676851322343
  • Última atualização do currículo em 11/04/2016


Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pelo Programa de Estudos Pós-Graduados EHPS, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência de ensino na área de Fundamentos da Educação, área de concentração em Ciências Humanas e Sociais, Sociologia e Sociologia da Educação; Metodologia da Pesquisa e Metodologia do Ensino Superior, atua principalmente nos seguintes temas: Intelectuais e Marxismo; Pensamento Social Brasileiro; USP/1950; Educação: desenvolvimento e subdesenvolvimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Núbia Ferreira Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, N. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação.
Rua 235 s/n Sala 224
Setor Universitário
74605050 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 32096201
Fax: (62) 32022118
URL da Homepage: http://www.fe.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Intelectuais, Padrões de Cientificidade e a Escola como Objeto de Pesquisa: a produção do lugar e o lugar da produção em Luiz Pereira, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Marcos Cezar de Freitas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Luiz Pereira, Sociologia da Educação; Intelectuais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1998
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: A Formação da Consciência Política do Professor,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Manoel Francisco de Vasconcelos Motta.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Consciência- Política; Formação de Professores; Possibilidades e Limites da Universidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
1990 - 1991
Especialização em Ciências Sociais. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: Supervisão Escolar em Mato Grosso: prática burocratizada ou práxis revolucionária - uma questão de opção.
Orientador: Dorival Belarmino de Oliveira.
1982 - 1986
Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.




Formação Complementar


1997 - 1997
A Organização do Trabalho Docente na UFG. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Metodologia do Ensino para as Séries Iniciais. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em IV Encontro de Pedagogia do CUR/Dep.Edu. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em I. Pressupopstos Fil. e Soc. da Prática Docente. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em História de Mato Grosso. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em IV Encontro do Curso de Pedagogia. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Nova LDB Perspectivas para a Educação Municipal. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em A Revolução Francesa - História e Historiografia. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Partidos Políticos: Teoria e Prática. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1989 - 1989
I Encontro de Professores das Séries Iniciais. (Carga horária: 24h).
Governo do Estado do Mato Grosso, GOVERNO/MT, Brasil.
1988 - 1988
Atualização de Professores. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Rondonópolis, PMR/ SMEC, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em II Encontro de Prof. e Al. do Curso de Pedagogia. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1982 - 1982
Extensão universitária em II Semana Cultural do ICHS/CUR. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1981 - 1981
Curso de Atualização de Prof. em Ed. no Trânsito. (Carga horária: 60h).
Departamento Nacional de Estradas e Rodagem, DNER, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ADJUNTO IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ADJUNTO III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1996 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2/1996 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira: perspectivas históricas e sociais
Indivíduo Cultura e Sociedade
História da Educação Brasileira
Metodologia do Ensino Superior
Metodologia do Trabalho Científico
Sociologia da Educação
Trabalho de Conclusão de Curso em Sociologia da Educação
06/2000 - 03/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

05/2002 - 02/2003
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
03/1999 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Editorial da Revista Inter-Ação.
08/1998 - 12/2002
Ensino, Metodologia do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino Superior

Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Contratda Temporariamente, Carga horária: 40
Outras informações
No Dep. de Educação do ICHS do Campus Rondonópolis atuei como professora das seguintes disciplinas: História da Educação Brasileira; Pesquisa Educacional; Introdução aos Estudos da Educação; Metodologia da Língua Portuguesa; Sociologia da Educação.


Governo do Estado do Mato Grosso, GOVERNO/MT, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Regime Jurídico Único, Carga horária: 30
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental - Séries Iniciais; Supervisora Escolar e Professora do Curso de Magistério (médio)


Prefeitura Municipal de Rondonópolis, PMR/ SMEC, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1990
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CLT e Regime Jurídico Único, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da Séries Iniciais; supervisora e coordenadora do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos



Linhas de pesquisa


1.
Fundamentos dos Processos Educativos

Objetivo: Fundamentos teóricos e epistemológicos do campo da educação. Filosofia, Psicologia e a compreensão da sociedade, da cultura, da educação. Crítica da produção teórica no campo da educação, seus fundamentos e implicações nas ações educacionais. Questões sobre o sentido da existência humana, da vida coletiva, das instituições, dos processos educativos e mediações psicossociais de constituição de subjetividade e de individuação, bem como da escola básica e da universidade..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Sociologia da Educação; Pensamento Social Brasileiro; Formação do Homem Moderno; Consciência- Política.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
O pensamento político-social marxista no Brasil ? posições e filiações sobre o atual projeto de formação da classe trabalhadora
Descrição: Neste trabalho serão mapeadas as tendências críticas sobre a sociedade, vinculadas ao marxismo, observando como têm se organizado dentro da ordem. Em outros termos, quanto o pensamento crítico da sociedade fundamentado no legado marxiano e marxista, no interior das ciências sociais, sobretudo as que se estabeleceram nas universidades, têm polarizado com o pensamento dominante. Por meio desta investigação analisamos como as atuais pesquisas na área das ciências humanas e sociais têm contribuído para o desenvolvimento teórico e metodológico do pensamento marxista e como esses trabalhos abordam a temática da educação/formação da classe trabalhadora..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Cinquenta anos do curso de Pedagogia (1963- 2013) e quarenta e cinco anos da Faculdade de Educação (1968-2013)
Descrição: O projeto propõe reunir e organizar documentos que registram dados a respeito da história de cinquenta anos do Curso de Pedagogia e da Faculdade de Educação. Ou seja, organizar os documentos que estão no espaço físico do Núcleo de Estudos e Documentação Educação Sociedade e Cultura (NEDESC). O projeto prevê, além de catalogar a documentação, digitalizar os documentos abrigá-los na página oficial da FE, espaço na qual poderão ser acessados para produção de monografias, dissertações, teses, artigos, ensaios, livros e outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Repercussões de intelectuais das Ciências Sociais na Formaçao de Professores
Descrição: Este projeto tem por objetivo dar continuidade aos estudos realizados sobre a questão dos intelectuais no Curso de Doutorado, em especial, voltado para investigar a trajetória intelectual de autores frequentemente citados, referidos, estudados, nos cursos de Pedagogia e de Formação de Professores. Toma-se como referência preliminar dos estudos e pesquisas a tese apresentada por Luiz Pereira, nos anos de 1960, nos seguintes termos: há entre os pedagogos uma tendência em ora "psicologizar" ora "sociologizar" os problemas pedagógicos, tanto no que se refere à formação de docentes, quanto ao comportamento dos alunos na escola. Os intelectuais que têm sido privilegiados são tanto autores considerados clássicos, quanto autores contemporâneos. O foco principal dos estudos recaem mais propriamente sobre a produção desses intelectuais no que se refere às suas proposições para ou sobre a educação, tal como elas são registradas em suas obras. Este projeto está vinculado ao Núcleo de Pesquisas e Estudos : Sociedade, Subjetividade e Educação - www.fe.ufg.br/nupese.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Núbia Ferreira Ribeiro - Coordenador.Número de orientações: 7
2003 - 2007
Intelectuais, padrões de cientificidade e a escola como objeto de pesquisa: O lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira.
Descrição: Este trabalho investigou a trajetória intelectual de Luiz Pereira tendo por objetivo compreender como uma personagem produz seu próprio lugar político/acadêmico por meio de escolhas temáticas que faz no ambiente de formação intelectual e de produção científica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: discursos globais e práticas locais
Descrição: V Congresso Ibero-Americano e o VIII Congresso Luso-Brasileiro, o evento reunirá pesquisadores da América Latina e europeus com o objetivo de discutir as questões da educação na perspectiva das políticas públicas e locais e global..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (15) / Mestrado acadêmico: (15) / Doutorado: (15) .
Integrantes: Núbia Ferreira Ribeiro - Integrante / João Ferreira de Oliveira - Coordenador.
2015 - 2015
CIÊNCIA E FORMAÇÃO: UTOPIAS E DESENCANTOS
Descrição: O XXII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação ocorreu entre os dias 14 a 18 de Setembro de 2015 em Goiânia. O objetivo do encontro foi promover debates e análises sobre a complexa relação entre a produção do conhecimento e a formação humana..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Núbia Ferreira Ribeiro - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Inter-ação (UFG. Impresso)
2008 - Atual
Periódico: Inter-ação (UFG. Online)
2006 - Atual
Periódico: Lutas Sociais (PUCSP)


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Inter-ação (UFG. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RIBEIRO, N. F.. O Homem, o líder a luta: Nelson Mandela. FOLHA DO EIXÃO, GOIÂNIA -GO, p. 2 - 2, 08 dez. 2013.

2.
RIBEIRO, N. F.. Onde Somos África. FOLHA DO EIXÃO, GOIÂNIA - GO, p. 02 - 02, 20 nov. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, N. F.. O Pensamento político-social marxista no Brasil - posições e filiações sobre o atual projeto de formação da classe trabalhadora. In: XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2015, Florianópolis. Anais Eletrônicos do XXVIII Simpósio Nacional de História. São Paulo: http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1428369882_ARQUIVO_textoANPUH2015I.pdf, 2015. p. 1-15.

2.
RIBEIRO, N. F.. A ESCOLA COMO OBJETO DE PESQUISA: AS CONTRIBUIÇÕES DE LUIZ PEREIRA PARA A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. In: XII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 2014, GOIÂNIA -GO. XII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE: contradições e desafios para a transformação social, 2014.

3.
RIBEIRO, N. F.. LUIZ PEREIRA E A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. In: XXI SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - Pedagogia e Psicologia: Formação e Identidade Social, 2013, GOIÂNIA. ANAIS DO XXI SIMPÓSIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO. GOIÂNIA - GO: ED. UFG, 2013. v. 1. p. 696-709.

4.
RIBEIRO, N. F.. DOS DESACORDOS CONVERGENTES AOS ACORDOS CONFLITANTES: quando os fios de um tempo traçam velhas e novas personagens, novas e velhas ideias na consolidação de temas e padrões científicos. In: XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA- OFÍCIO DO HISTORIADOR: Ensino e Pesquisa, 2012, São Gonçalo - RJ. ANAIS DO XV Encontro Regional de História. RIO DE JANEIRO: ED. ANPUHRJ, 2012. v. 1. p. 1-15.

5.
RIBEIRO, N. F.. A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM LUIZ PEREIRA - Intelectuais e padrões de cientificidade entre as décadas dos anos de 1950 e 1960. In: IV EDIPE: Para uma realidade complexa, que escola, que ensino?, 2011, GOIÂNIA. ANAIS DO IV EDIPE. ANÁPOLIS - GO: ED. UEG, 2011. v. 1. p. 309-669.

6.
RIBEIRO, N. F.. A PRODUÇÃO DO LUGAR E O LUGAR DA PRODUÇÃO EM LUIZ PEREIRA - USP E FORMAÇÃO INTELECTUAL NOS ANOS DE 1960. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA: Anpuh 50 anos, 2011, São Paulo. ANAIS do XXVI Simpósio Nacional de História. SÃO PAULO - SP: ED. ANPUH SP, 2011. v. 1. p. 1-15.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, N. F.. A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM LUIZ PEREIRA - intelectuais padrões de cientificidade entre as décadas de 1950 e 1960. In: XXI SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFG, 2013, GOIÂNIA - GO. ANAIS DO XXI SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFG. GOIANIA - GO: PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA, 2013. p. 696-710.

2.
RIBEIRO, N. F.. Intelectuais,padrões de cientificidade e a escola como objeto de pesquisa: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira.. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2004, Goiânia. Caderno de resumos: programação: VII Encontro de Pesquisa em Educção da Região Centro-Oeste. Goiânia: EdUFG, 2004. v. 1. p. 11-240.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, N. F.. Intelectuais,padrões de cientificidade e a escola como objeto de pesquisa: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira.. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2004, Goiânia. ANAIS do VII EPECO. Goiânia: EdUFG, 2004. v. 1. p. 11-240.

2.
RIBEIRO, N. F.. Psicologia e Educação: Um Estado da Arte da Produção Discente dos Programas de Pós-graduação em Educação. In: XI ENDIPE, 2002, Goiânia. Anais do XI EDIPE, 2002.

3.
RIBEIRO, N. F.; SILVA, L. N. D. ; DOMINGUES, M. H. ; MIRANDA, M. G. ; BITTAR, M. ; GEBRIM, V. S. . Psicologia e Educação: primeiras impressões em Psicologia da Educação. In: X Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais da Faculdade de Educação, 2001, Goiânia - GO. Anais do X Simpósio de Estudos e Pequisas Educacionais da Faculdade de Educação. Goiânia- GO, 2001. v. I. p. 136-137.

4.
RIBEIRO, N. F.; SILVA, L. N. D. ; DOMINGUES, M. H. ; MIRANDA, M. G. ; BITTAR, M. ; GEBRIM, V. S. . Psicologia e Educação: um estado da arte das produções dos programas de pós-graduação em educação. In: IV Encontro de Pesquisadores da Região Centro-Oeste, 2001, Brasília - DF. Anais do IV Encontro de Pesquisadores da Região Centro- Oeste. Brasília - DF: EdUnB, 2001. v. I. p. 136-137.

5.
RIBEIRO, N. F.; MOTTA, M. F. V. ; SANTOS, I. R. . A Forma,ção da Consciência Política e a construção da cidadania nos movimentos sociais em Rondonópolis. In: III Encontro de Pesquisa em Educação do Centro Oeste, 2000, Cuiabá MT. Anais do III Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste. Cuiabá- MT: Editora da UFMT, 2000. v. I. p. 146-147.

6.
RIBEIRO, N. F.. A Formação da Consciência Política do Professor: Limites e Possibilidades da Universidade. In: Seminário Educação: Mutação na Educação, 1999, Cuiabá. Caderno de Resumos. Cuiabá: EdUFMT, 1999. v. I. p. 245.

7.
RIBEIRO, N. F.; MOTTA, M. F. V. ; OLIVEIRA, M. L. M. . Formação Sindical em Rondonóplis. In: VII Encontro de Iniciação Científica, 1999, Cuiabá. Anais VII Encontro de Iniciação Científica. Cuiabá: EdUFMT, 1999. v. I. p. 109.

8.
RIBEIRO, N. F.. Modalidades de Pesquisa e Educação. In: Seminário Educação: Padigmas em Movimento, 1994, Cuiabá. Anais do Seminário Educação 1994. Cuiabá: EdUFMT, 1994. v. I. p. 125.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, N. F.. LUIZ PEREIRA E A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RIBEIRO, N. F.. Dos Desacordos Convergentes aos Acordos Conflitantes: quando os fios de um tempo trançam velhas e novas personagens, novas e velhas ideias na consolidação de temas e padrões científicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RIBEIRO, N. F.. A Sociologia da Eduação em Luiz Pereira: intelectuais e padrões de cientificidade entre as décadas dos anos de 1950 e 1960. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RIBEIRO, N. F.. A PRODUÇÃO DO LUGAR E O LUGAR DA PRODUÇÃO EM LUIZ PEREIRA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RIBEIRO, N. F.. Aparelhos Ideológicos de Estado: a relação da polícia militar com a sociedade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RIBEIRO, N. F.; GOMIDE, Cristina H. . Comissão para reestruturação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
RIBEIRO, N. F.. Resenha Historia de la Lectura en la Argentina: del catecismo colonial a las netbooks estatales. CUCUZZA, Héctor Rubén (dir.) & SPREGELBURD, Roberta Paula. 2013.

2.
RIBEIRO, N. F.. SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E ABORDAGENS SOCIO ANTROPOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE PAÍSES DO HEMISFÉRIO NORTE E BRASIL. 2013.

3.
RIBEIRO, N. F.. VIOLÊNCIA NA ESCOLA: AÇÕES PARA A PREVENÇÃO E O ENFRENTAMENTO. 2013.

4.
RIBEIRO, N. F.. METODOLOGIAS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA DO APRENDER A APRENDER. 2013.

5.
RIBEIRO, N. F.. Ideologias, conciliação e disputas entre projetos societários: a perspectiva de I. Mészáros. 2013.

6.
RIBEIRO, N. F.. EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS PARA A DISCUSSÃO DOS TEMAS: JUVENTUDE,CONSUMISMO, ALIENAÇÃO E LUCRO NA SOCIEDADE CAPITALISTA. 2013.

7.
RIBEIRO, N. F.. EDUCAÇÃO E HEGEMONIA NOS QUADERNI DEL CARCERE DE ANTONIO GRAMSCI (1891-1937). 2013.

8.
RIBEIRO, N. F.. A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS:. 2013.

9.
RIBEIRO, N. F.. A QUESTÃO DO CORPO EM MARX NO PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA. 2013.

10.
RIBEIRO, N. F.. A Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani. 2013.

11.
RIBEIRO, N. F.. A CONSCIÊNCIA POLÍTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O PAPEL DA ESCOLA. 2013.

12.
RIBEIRO, N. F.. Parecer em Artigos encaminhados para apresentação de comunicação oral no XVIII Simpósio da FE/UFG:. 2009.

13.
RIBEIRO, N. F.. Parecer sobre artigo enviado pela Revista Inter-Ação. 2008.

14.
RIBEIRO, N. F.; OLIVEIRA, João F. ; GIOVANNI, Cristovão B. ; ZANOLLA, Silvia Rosa S. . Comissão Executiva da Revista Inter-Ação do Programa de 'Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG. 2008.

15.
RIBEIRO, N. F.. Parecer em Artigos apresentados para cmunicação oral no XVII Simpósio da FE/UFG: Educação e Sociedade - Os Sentidos da Formação Humana. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, N. F.. XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação. 2009. (Coordenação da Apresentação de Comunicação Oral).

2.
RIBEIRO, N. F.. XVII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade deEducação. 2008. (Coordenação da Apresentação de Comunicação Oral).

3.
RIBEIRO, N. F.. Mesa Redonda Durkheim e a Educação. 2008. (Coordenação da Mesa).

4.
RIBEIRO, N. F.. Inteligências Múltiplas. 2002. (Coordenação de Palestra).

5.
RIBEIRO, N. F.. Projeto Político Pedagógico Escolar - resgatando os vínculos entre educação e trabalho - minicurso. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
RIBEIRO, N. F.. A Formação da Consciência Política do Professor. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
RIBEIRO, N. F.. Educação e Ideologia. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
RIBEIRO, N. F.. Aparelhos Ideológicos de Estado. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
RIBEIRO, N. F.. Formação da Consciência Política do Professor - minicurso. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
RIBEIRO, N. F.. Pesquisa em Educação. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
RIBEIRO, N. F.. Organização Administrativa e Treinamento de Recursos Humanos para a Educação Rural. 1983 (Programa de Mobilização Estudantil e Atendimento à População Carente) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIBEIRO, N. F.. Participação em banca de NEUSA MICHEL. REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES DE PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE CASCAVEL SOBRE SUA FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
RIBEIRO, N. F.; MACHADO, M. M.; RESENDE, A. C. A.; SIQUEIRA, R. M.; ABREU, J. L. N.. Participação em banca de RACHEL BENTA MESSIAS BASTOS. RAÇA E HISTÓRIA - a metamorfose do negro no contraponto do mito da democracia racial. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
RIBEIRO, N. F.; MIRANDA, M. G.; MACHADO, M. M.; RESENDE, A. C. A.. Participação em banca de RACHEL BENTA MESSIAS BASTOS. Raça e História: a metamorfose do negro no contraponto do mito da democracia racial. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RIBEIRO, N. F.; ANTUNES, C. S.. Participação em banca de KEYDE TAISA DA SILVA. O RÁDIO COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO, FACILITADOR DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E PROMOTOR DA CIDADANIA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MIDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Goiás.

2.
RIBEIRO, N. F.; ANTUNES, C. S.. Participação em banca de ALAIDE BORGES DE CARVALHO GUEDES. MÍDIA NA ESCOLA: EDIFICANDO SABERES POR MEIO DA LEITURA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MIDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Goiás.

3.
RIBEIRO, N. F.; ANTUNES, C. S.. Participação em banca de LUZIA PEDRO DOS SANTOS. REVITALIZANDO A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA INSERÇÃO DA PRÁTICA DA LEITURA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MIDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Goiás.

4.
RIBEIRO, N. F.; ANTUNES, C. S.. Participação em banca de CINTHIA DE PAULA MARQUES. CONSTRUINDO LEITURAS E LEITORES: O UNIVERSO DIGITAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MIDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Goiás.

5.
RIBEIRO, N. F.; ANTUNES, C. S.. Participação em banca de NÚBIA GLEIDE DE SOUZA. A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO FERRAMENTA DO PROCESSO EDUCATIVO: UMA EXPERIÊNCIA ETNICORRACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MIDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Goiás.

6.
RIBEIRO, N. F.; ANTUNES, C. S.. Participação em banca de ANDREA BRITO MACEDO. CIDADANIA, ESCOLA E JORNAL ESCOLAR: REGISTRANDO A IMPORTÂNCIA DO PROJETO CÓRREGO DA SERRA.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MIDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Goiás.

7.
RIBEIRO, N. F.; ANTUNES, C. S.. Participação em banca de ADRIANA DE OLIVEIRA WOLF. AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FORMA DE ESTÍMULO À LEITURA, INTERPRETAÇÃO E ESCRITA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MIDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RIBEIRO, N. F.; MASCARENHAS, Angela C B; GOMIDE, Cristina H.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para professor na área de Fundamentos e Metologia das Ciências Humanas. 2009. Universidade Federal de Goiás.

2.
RIBEIRO, N. F.; DOMINGUES, M. H.. Concurso Público para professor assistente na área: Ciências Naturais nos Anos Iniciais e Educação Infantil. 2008. Universidade Federal de Goiás.

3.
RIBEIRO, N. F.; Coêlho, I.M; DA CRUZ, J.A.. Professor de Estrutura e Funcionamento do Ensino/Educação Brasileira e Didática e Prática de ensino de 1] grau. 2000. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação: Formação Cultura e Subjetividade. 2009. (Simpósio).

2.
XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Educação da FE/UFG: Educação e Sociedade - sentidos da formação humana. 2008. (Simpósio).

3.
II Seminário Margem Esquerda - As Aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchhausen - a obra indisciplinada de Michael Lowy. 2005. (Seminário).

4.
VIII EPECO - Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste.Intelectuais Padrões de Cientificidade e a Escola como Objeto de Pesquisa: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira. 2004. (Encontro).

5.
XII ENDIPE - Conhecimento Local e Conhecimento Universal. 2004. (Encontro).

6.
Perpectivas Teóricas de Investigação Sobre Escola. 2003. (Seminário).

7.
25ª Reunião Anual da Anped. 2002. (Congresso).

8.
54 Reunião Anual da SBPC. 2002. (Outra).

9.
Teoria Crítica, Cultura, Sociedade e Conhecimento. 2002. (Outra).

10.
XI ENDIPE. 2002. (Encontro).

11.
XI Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais: Políticas, Escolas e Professores - dilemas atuais.Psicologia e Educação: Um Estado da Arte da Produção dos Programas de Pós-graduação em Educação. 2002. (Simpósio).

12.
24 Reunião Anual da ANPED. 2001. (Outra).

13.
22 Reunião Anual da Aped. 1999. (Outra).

14.
Encontro de Pesquisa dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste. 1999. (Encontro).

15.
II Encontro Goiano de Avaliação Instintucional. 1999. (Encontro).

16.
Seminário Educação 99 - Mutações na Educação.A Formação da Consciência Política do Professor. 1999. (Seminário).

17.
21 Reunião Anual da ANPED. 1998. (Outra).

18.
Encontro Estadual de Formação de Professores. 1998. (Encontro).

19.
Formação Político Sindical de Educadores. 1998. (Seminário).

20.
IX ENDIPE. 1998. (Encontro).

21.
I Encontro de Política e Administração de Educação do Centro-Oeste e III Encontro Estadual de Licenciaturas. 1997. (Encontro).

22.
Encontro Estadual de Pedagogia e Disciplinas Pedagógicas das Licenciaturas. 1995. (Encontro).

23.
Seminário Educação 94 - Paradigmas em Movimento.Modalidades de Pesquisa em Educação. 1994. (Seminário).

24.
Fórum de Prática de Ensino do Centro-Oeste: uma reflexão entre o pesnsado e o vivido. 1993. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, N. F.. VI EBEM. 2013. (Congresso).

2.
RIBEIRO, N. F.. XVII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Educação da UFG:. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ADRIANA DE OLIVEIRA WOLF. AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FORMA DE ESTÍMULO À LEITURA, INTERPRETAÇÃO E ESCRITA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MIDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

2.
ANDREA BRITO MACEDO. CIDADANIA, ESCOLA E JORNAL ESCOLAR: REGISTRANDO A IMPORTÂNCIA DO PROJETO CÓRREGO DA SERRA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MIDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

3.
NÚBIA GLEIDE DE SOUZA. PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO FERRAMENTA DO PROCESSO EDUCATIVO: UMA EXPERIÊNCIA ETNICORRACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MIDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

4.
CINTHIA DE PAULA MARQUES. CONSTRUINDO LEITURAS E LEITORES: O UNIVERSO DIGITAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MIDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

5.
LUZIA PEDRO DOS SANTOS. REVITALIZANDO A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA INSERÇÃO DA PRÁTICA DA LEITURA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MIDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

6.
ALAIDE BORGES DE CARVALHO GUEDES. MÍDIA NA ESCOLA: EDIFICANDO SABERES POR MEIO DA LEITURA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MIDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

7.
KEYDE TAISA DA SILVA. O RÁDIO COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO, FACILITADOR DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E PROMOTOR DA CIDADANIA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MIDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

8.
Itala Maria Alcântara. Educar o Cidadão em Tempos de Globalização: Formação de Professores X Formação Continuada. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

9.
Nilva Rodrigues da Silva. GESTÃO PARTICIPATIVA: COMO EFETIVÁ-LA?. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

10.
SHEILA C. FERNANDES dos SANTOS. UMA RFLEXÃO SOBRE A ESCOLA COMO ESPAÇO PARA A PARTICIPAÇÃO. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Ferreira de Souza Catunda. O Potencial da Televisão na Formação Social da Criança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

2.
Ana Gabriela Cunha Mendonça. Opressão na Escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

3.
Suelen Silva Almeida. A Questão da Obesidade Infantil: idéia de beleza na sociedade moderna. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

4.
Bruna Ercolani. Pierre Bourdieu: o intelectual e a educação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

5.
Thalita Teixeira. Musica e Formação do Homem modeno - as possibilidades da educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

6.
Roberta Lima Dias. Educação Escolar em Tempo Integral - temas antigos, novas discussões. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

7.
Raquel Lima Passos. O processo de Desenvolvimento Urbano Industrial no Governo JK e Expansão da Escola Básica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

8.
NAYARA RODRIGUES DE ALMEIDA. TRABALHO E INFÂNCIA NA SOCIEDADE CAPITALISTA: EDUCAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS TRABALHADORAS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

9.
REJANE CARDOSO DA SILVA. A EXPERIÊNCIA ESCOLAR DA MULHER ALUNA DE EJA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

10.
ORION ABREU DA SILVA. O FRACASSO ESCOLAR: ASPECTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA NÃO EFETIVIDADE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

11.
CAMILA PEREIRA DE SOUZA. A Formação do Professor para o Trabalho com Crianças Deficientes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

12.
ROGÉRIO VIEIRA. INCLUSÃO COMO DISCURSO NA E PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.

Orientações de outra natureza
1.
RAIZA GABRIELA CARVALHO DE SOUSA. O PENSAMENTO CRÍTICO NO CURSO DE PEDAGOGIA: A PERSPECTIVA MARXISTA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Núbia Ferreira Ribeiro.



Outras informações relevantes


Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC - da Faculdade de Educação da UFG e ao Núcleo de Estudos Ideologia e Lutas Sociais - NEILS - do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC/SP.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 24:24:30