Maria Augusta Peixoto Mundim

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  • Última atualização do currículo em 20/10/2016


Professora adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás na área de Políticas e Gestão Educacional. Possui graduação em Pedagogia (1991), mestrado (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estado, Políticas e Gestão Educacional atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Políticas de Regulação na Educação, Gestão Educacional e Educação Básica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Augusta Peixoto Mundim
Nome em citações bibliográficas
MUNDIM, M. A. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação.
Rua Delenda Rezende de melo S/N
Universitário
74605-050 - Goiania, GO - Brasil
Telefone: (62) 32096217
Fax: (62) 35211879
URL da Homepage: www.fe.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Regulação, Estado e Reformas Educacionais: a organização da escola em ciclos, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Luiz Fernandes Dourado.
Palavras-chave: Regulação das políticas Educacionais; Estado; Reformas; Organização da Escola em Ciclos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2002
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A Rede Municipal de Ensino de Goiânia e a Implantação dos Ciclos de Formação (1997-2000),Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Profª Drª Arlene Carvalho de Assis Clímaco.
Palavras-chave: Ciclos de formação; Educação; políticas públicas.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1984 - 1991
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1980 - 1983
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Comercial Municipal de Cristalina, CCCMC, Brasil.
1970 - 1978
Ensino Fundamental (1º grau).
Instituto Coração de Maria, ICM, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Extensão universitária em Docência no Ensino Superior/ Estágio Probatório. (Carga horária: 56h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Seminário de Leitura de S. Freud. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Salgado de Oliveira, USO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora da pós-graduação (latu sensu).

Atividades

02/2003 - 07/2004
Ensino, Métodos e técnicas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Métodos e técnicas
02/2003 - 07/2004
Ensino, Administração Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Administração e gestão educacional

Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 4
Outras informações
Professora convidada para o curso de Pedagogia da disciplina Sociologia da Educação e no curso de Psicologia, a disciplina Fundamentos da Educação.

Atividades

08/2003 - 07/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação
Sociologia da Educação
10/2002 - 04/2004
Ensino, Especialização em formação de professores-gestão, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Currículo: políticas e práticas
09/2003 - 11/2003
Ensino, Especialização em formação de professores-gestão, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Currículo: Políticas e Práticas
03/2003 - 03/2003
Ensino, Fisoterapia Trauma-ortopédica e Desportiva, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
2003 - 2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, Centro de Ciências Humanas.

Atividade realizada
Leitora de trabalho de conclusão do curso de especialização em Formação de Professsores com área de concentração em Gestão escolar.
10/2002 - 12/2002
Ensino, Especialização em formação de professores-gestão, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Currículo: Políticas e Práticas

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: professora contratada, Carga horária: 20
Outras informações
Professora no curso de pedagogia - licenciatura plena - habilitação em educação infatil e séries iniciais do ensino fundamental, convênio Secretaria Municipal de Educação de Goiânia/Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Educação.

Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Estudante da Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estudante da Pós-graduação, Carga horária: 20

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino, Abi - Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais e Educação Básica
02/2012 - Atual
Ensino, Abi - Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais e Educação Básica
02/2012 - Atual
Ensino, Abi - Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais
03/2003 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Participante das atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura (NEPEC).
03/1999 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

08/2011 - 12/2011
Ensino, Abi - Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
08/2011 - 12/2011
Ensino, Abi - Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
08/2011 - 12/2011
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
02/2011 - 06/2011
Ensino, Abi - Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
02/2011 - 06/2011
Ensino, Abi - Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
02/2011 - 06/2011
Ensino, Abi - Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
08/2010 - 12/2010
Ensino, Abi - Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
08/2010 - 12/2010
Ensino, Abi - Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
08/2010 - 12/2010
Ensino, Abi - Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II
02/2010 - 06/2010
Ensino, Abi - Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
02/2010 - 06/2010
Ensino, Abi - Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
02/2010 - 06/2010
Ensino, Abi - Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I
08/2009 - 12/2009
Ensino, Abi - Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
08/2009 - 12/2009
Ensino, Abi - Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
08/2009 - 12/2009
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
03/2007 - 06/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais e Educação Básica
03/2007 - 06/2007
Ensino, Educação musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas educacionais e educação básica
08/2006 - 12/2006
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas educacionais educação básica
08/2006 - 12/2006
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Núcleo Livre - Gestão e organização do trabalho pedagógico
03/2006 - 12/2006
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
Políticas Educacionais e Educação Básica
01/2006 - 02/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Núcleo Livre/GestãoEducacional
08/2001 - 12/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas públicas
08/2001 - 12/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa docente (orientação de monografia)

Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Apoio Pedagógico da Unidade Regional
Outras informações
Assessora Pedagógico da Unidade Regional de Ensino Central.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da equipe técnica da Divisão de Ensino, Carga horária: 30
Outras informações
Divisão da Educação Fundamental da Infância e da Adolescência

Atividades

08/2004 - 08/2005
Serviços técnicos especializados , Unidade Regional de Ensino Central, .

Serviço realizado
Apoio Pedagógico.
08/2002 - 08/2005
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Regional de Ensino Central, Unidade Regional de Ensino Central.

Atividade realizada
Curso ministrados para professores da Rede Municipal de Ensino de Goiânia.
9/2002 - 07/2004
Serviços técnicos especializados , Municipal, Unidade Regional de Ensino.

Serviço realizado
Membro da equipe técnica da Divisão de Ensino Fundamental da Infância e adolescência/Departamento de Ensino/DEPE-SME.

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professora horista, Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do 1º ano do curso de pedagogia, licenciatura plena parcelada, convênio II, cumprindo carga horária de 60 horas/aula distribuiídos em (01) uma turma, sob o regime de professora horista.

Atividades

03/2001 - 05/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas para a Educação


Linhas de pesquisa


1.
Estado e Políticas Educacionais

Objetivo: Esta linha de pesquisa discute a educação na perspectiva de suas estreitas relações com a cultura. Trata os processos educacionais a partir de seus fundamentos teóricos e metodológicos e, ainda, de suas implicações na prática pedagógica, sempre orientando-se pela concepção de que esses processos constituem-se no âmbito da sociedade e da cultura. Partindo da contribuição de diferentes áreas do conhecimento - filosofia, psicologia, sociologia, biologia - é dedicado especial interesse à compreensão dos processos de constituição, organização e transmissão de conhecimentos e saberes, quer sejam eles mediados pelo processo de escolarização formal ou por outras diversas manifestações da cultura. São eixos que orientam as pesquisas no presente momento: as aproximações entre educação, subjetividade e cultura e a vinculação entre universidade, pensamento e cultura..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação; cultura.


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
A Produção do conhecimento na Área de Gestão e Políticas Educacionais no Brasil (2006-2010): novas formas de regulação?
Descrição: O interesse em investigar a produção do conhecimento na área de gestão e políticas educacionais busca dar continuidade aos estudos sobre a temática do Estado, iniciados na tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. A investigação em âmbito local, sobre as mudanças nas formas de regulação do Estado e das políticas e reformas educacionais nas últimas décadas, oportunizou o contato com parte da produção acadêmica na área das políticas públicas e da sua relação com as funções e concepções de Estado. Em decorrência, foi possível dimensionar não só a importância do conceito de Estado para a compreensão das políticas públicas estatais e/ou governamentais bem como, a necessidade de aprofundar a investigação sobre essas questões, o que se pretende realizar tomando por referencia o quadro teórico-metodológico concebido por Marx e desenvolvido por Gramsci. O projeto tem por objetivo investigar a produção do conhecimento na área de Gestão, Estado e Políticas Educacionais por meio das teses de doutorado, defendidas nos Programas de pós-graduação com notas acima de cinco, no período de 2006 a 2010. A partir da compreensão de que o Estado se apresenta como uma categoria fundante para a constituição e análise das políticas públicas, dentre elas as educacionais, trata-se de compreender, que concepções de Estado tem fundamentado a produção acadêmica na área das políticas educacionais e que novos delineamentos têm se apresentado como movimento e atuação do Estado no período analisado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Augusta Peixoto Mundim - Coordenador / Leonardo da Costa Vergara - Integrante / Renata Araújo Silva Salgado - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2005 - 2009
Políticas de regulação na Educação: Uma análise da organização da escola em ciclos em Goiânia no período de 1998-2008
Descrição: Vinculado à Linha de Pesquisa Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), a pesquisa analisa a organização da escola em ciclos em Goiânia à luz dos processos de regulação das políticas educacionais empreendidos no Brasil, particularmente a partir da década de 1990. Com base nas análises da regulação social realizadas no campo da economia e da sociologia política e tendo como referência o quadro teórico-metodológico desenvolvido por Marx e fertilizado por Gramsci, buscou-se apreender as determinações constitutivas da organização da escola em ciclos em Goiânia e interrogar em que sentido elas correspondem aos processos de regulação das políticas educacionais ou, se diferentemente disso, podem significar um contraponto aos processos hegemônicos de regulação em curso. A investigação em âmbito local demandou, além da pesquisa bibliográfica, um processo que envolveu análise documental, realização de entrevistas e aplicação de questionários em 15 escolas. Os dados obtidos dos questionários receberam tratamento estatístico por meio do programa eletrônico SPSS - Statistical Package for The Social Sciences. Ao tomar a organização da escola em ciclos como uma política no sentido stricto da ação estatal, ou seja, como uma política de governo, deve-se considerar que ela também se encontra, em maior ou menor grau, submetida às formas de regulação das políticas forjadas no sentido lato da ação do Estado. Neste sentido, a organização da escolaridade em ciclos em Goiânia pode ser compreendida como uma política demarcada duplamente por processos regulacionais. Contrapondo-se ao modelo de organização seriada, as principais mudanças instituídas no âmbito da avaliação referem-se à variação no significado da reprovação e à inserção de alternativas como reagrupamento, mobilidade, reenturmação ou retenção em algumas etapas. No âmbito do currículo, o discurso de que é necessário flexibilizar sua estrutura parece amplam.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Augusta Peixoto Mundim - Coordenador / Luiz Fernandes Dourado - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
1999 - 2002
A rede municipal de ensino e a implantação do ciclo de formação (1997-2000)
Descrição: Este trabalho objetivou analisar a implantação do ciclos de formação na rede municipal de ensino de Goiânia (1997-2000). Discutiu-se a estruturação dos ciclos de formação da SME, no que se refere, dentre outros os processos de gestão, de descentralização e participação. Evidenciou-se que a organização do ensino em ciclos se inscrevou como um diretriz política no contexto das reformas educacionais empreendidas no país na década de 1990. Em consonância com essa diretriz política, a sua implantação em âmbito local revelou o descompasso existente entre a proposição e a sua materialização nas escolas. Nessa perspectiva conclui-se proposta não foi capaz de estabelecer o vínculos orgânicos com o contexto escolar e com os sujeitos envolvidos no processo, constituindo-se em uma medida de correção de fluxo. Propôs descentralizar-se no entanto, limitou-se a um processo de desconcentração e a despeito da proposição de uma gestão democrática verificou-se a permanência de uma estrutura autoritária e centralizada de poder..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Augusta Peixoto Mundim - Coordenador / Arlene Carvalho de Assis Clímaco - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 17


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1MUNDIM, M. A. P.2012 MUNDIM, M. A. P.. Políticas de Regulação na Educação: a organização da escola em ciclos em Goiânia (1998-2008). Práxis Educativa (Impresso), v. 7, p. 129, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
MUNDIM, M. A. P.. A Justificação ideológica do Estado burguês: algumas considerações a partir de Hobbes, Rosseau, Locke e Tocqueville. In: Chaves, Juliana de Castro; Bittar, Mona; Gebrim, Virgínia Sales.. (Org.). Escritos de Psicologia, educação e cultura volumeII. 1aed.Campinas: São Paulo: Mercado de Letras, 2015, v. II, p. 137-166.

2.
MUNDIM, M. A. P.. Flexibilização e Regulamentação: a organização da escola em ciclos na Rede Municipal de Educação de Goiânia (1998-2008). In: SUANNO, Marilza V. R. (Org.); LIMONTA, Sandra Valéria (Org.); LIBÂNEO, José Carlos (Org).. (Org.). Didática e Práticas de Ensino: texto e contextos em diferentes áreas do conhecimento. Goiânia-Goiás: PUC-Goiás/CEPED, 2011, v. 1, p. 16-190.

3.
MUNDIM, M. A. P.. A implantação dos ciclos de formação na Rede Municipal de Ensino de Goiânia (1997-2000). In: Aurora Helena F. e Silva; Ely G. S. Evangelista. (Org.). Caminhando e abrindo caminhos. 1ªed.Goiânia: UFG, 2004, v. 1, p. 233-262.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MUNDIM, M. A. P.. Ensino Fundamental na SME: ciclos, organização e gestão. Revista Secretaria Municipal de Educação: SME em Movimento, Goiânia Goiás, p. 66 - 73, 30 dez. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MUNDIM, M. A. P.. Concepções de Estado na pesquisa de políticas educacionais: análise de teses do período 2006-2010. In: II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa, 2014, Curitiba- PR. Anais da II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa, 2014. v. 1.

2.
MUNDIM, M. A. P.. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E REGULAÇÃO DO ESTADO NA TRANSIÇÃO DO GOVERNO FHC PARA O GOVERNO LULA. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid, 2014, Natal - RN. V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid, 2014.

3.
MUNDIM, M. A. P.. A Produção do Conhecimento na Área de Gestão e Políticas Educacionais no Brasil (2006-2010): novas formas de atuação estatal?. In: XI Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste, 2012, Corumbá. Educação e pesquisa no Centro-Oeste: Políticas, Formação e Inovação, 2012.

4.
MUNDIM, M. A. P.. Flexibilização e Regulamentação: a organização da escola em ciclos na Rede Municipal de Educação de Goiânia (1998-2008). In: IV Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino (EDIPE), 2011, Goiânia-Goiás. IV Edipe Para uma realidade complexa, que escola, que ensino?. Goiânia-Goiás: CEPED, 2011.

5.
MUNDIM, M. A. P.. A Organização da Escola em Ciclos no Brasil: uma nova forma de regulação?. In: I Congresso Ibero-Brasileiro VI Congresso Luso-Brasileiro e IV Congresso do Forum Português, 2010, Cáceres-Espanha. Cadernos ANPAE, 2010. v. 1.

6.
MUNDIM, M. A. P.. A Regulação das Políticas e a organização da escola em Ciclos na Rede Municipal de Educação de Goiânia. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped-Centro-Oeste, 2010, Uberlândia. X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped-Centro-Oeste: desafios da produção e divulgação do conhecimento. Uberlândia-MG: FACED-UFU, 2010. v. 1. p. 150.

7.
MUNDIM, M. A. P.. Regulação Social, Reformas e Políticas Educacionais: algumas considerações. In: II Seminário de Educação Brasileira, 2009, Campinas-SP. II Seminário de Educação Brasileira: os desafios contemporâneos para a Educação brasileira e os processos de regulação. Campinas-São Paulo: CEDES, 2009. v. 1. p. 80.

8.
MUNDIM, M. A. P.. Tempo e Conhecimento na Organização do Ensino em Ciclos. In: Simpósio Brasileito de Política e Administração da Educação; Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação e Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2007, Porto Alegre. Cadernos ANPAE. Porto Alegre: UFRGS/FACED/PPGEDU, 2007.

9.
MUNDIM, M. A. P.. Educação, conhecimento e experiência em Dewey: uma analogia com o discurso reformista. In: Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste: Educação, ética e democracia, 2006, Cuiabá. Anais do VIII Encontro de pesquisa em educação da Região Centro-Oeste. Cuiabá, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MUNDIM, M. A. P.. Organização da Escola em Ciclos e a Qualidade na Educação: múltiplas regulações?. In: Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro-Oeste, 2008, Taguatingua-DF. Educação: tendências e desafios de um campo em movimento, 2008. p. 889-905.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MUNDIM, M. A. P.. Flexibilização e Regulamentação: a organização da escola em ciclos na Rede Municipal de Educação de Goiânia (1998-2008). In: IV Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, 2011, Goiânia-Goiás. IV Edipe Para uma realidade complexa, que escola, que ensino?. Goiânia-Goiás: CEPED/PUC-GO, 2011.

2.
MUNDIM, M. A. P.. A Regulação das Políticas e a organização da escola em Ciclos na Rede Municipal de Educação de Goiânia. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped-Centro-Oeste: desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010, Uberlândia-MG. X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped-Centro-Oeste: desafios da produção e divulgação do conhecimento. Uberlândia-MG: FACED/UFU, 2010. v. 1.

3.
MUNDIM, M. A. P.. A Organização da Escola em Ciclos no Brasil: uma nova forma de regulação?. In: I Congresso Ibero-Brasileiro VI Congresso Luso-Brasileiro e IV Congresso do Forum Português, 2010., 2010, Cáceres-Espanha. Cadernos ANPAE. Niterói-RJ: Anpae, 2010.

4.
MUNDIM, M. A. P.. Regulação Social, Reformas e Políticas Educacionais: algumas considerações. In: II Seminário de Educação Brasileira: os desafios contemporâneos para a Educação brasileira e os processos de regulação, 2009, Campinas-São Paulo. II Seminário de Educação Brasileira: os desafios contemporâneos para a Educação brasileira e os processos de regulação. Campinas - São Paulo: Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), 2009. v. 1. p. 84-84.

5.
MUNDIM, M. A. P.. Organização da escola em ciclos e qualidade na educação: múltiplas regulações?. In: Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste, 2008, Taguatinga. 9o Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED-Centro Oeste. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2008.

6.
MUNDIM, M. A. P.. Tempo e Conhecimento na Organização do Ensino em Ciclos. In: Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação; Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação e Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2007, Porto Alegre. Cadernos ANPAE. Porto Alegre: UFRGS/FACED/PPGEDU, 2007.

7.
MUNDIM, M. A. P.. Organização do Ensino em Ciclos de Formação. In: Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2004, Goiânia. XIII Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais. Goiânia: Vieira, 2004. v. 1. p. 18-18.

8.
MUNDIM, M. A. P.. Uma análise da nova modalidade de organização escolar em ciclos de formação implementada pelo projeto escola para o século XXI na rede Municipal de ensino de Goiânia (1997-2000). In: Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG, 2001, Goiânia. Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG: Sociedade, educação e emancipação: desafios e perspectivas. Goiânia: Vieira, 2001. p. 37-38.

9.
MUNDIM, M. A. P.. Uma análise da nova modalidade de organização escolar em ciclos de formação implementada pelo projeto escola para o século XXI na rede Municipal de ensino de Goiânia (1997-2000). In: Encontro de Política e Administração da Educação da Região Centro-Oeste, 2001, Goiânia. Anais do II Encontro de Política e Administração da Educação da Região Centro-Oeste. Goiânia: Vieira, 2001. v. 1. p. 30-31.

Apresentações de Trabalho
1.
MUNDIM, M. A. P.. O Pensamento Filosófico de Marx e a Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MUNDIM, M. A. P.. Educação, Regulação, Universidade e Avaliação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MUNDIM, M. A. P.. A organização da escola em ciclos no Brasil: uma nova forma de regulação?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MUNDIM, M. A. P.. A Regulação das Políticas e a Organização da Escola em Ciclos na Rede Municipal de Educação de Goiânia (1998-2008). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MUNDIM, M. A. P.. Educação básica e políticas de regulação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MUNDIM, M. A. P.. Organização da Escola em Ciclos e a Qualidade na Educação: múltiplas regulações?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MUNDIM, M. A. P.. Tempo e Conhecimento na Organização do Ensino em Ciclos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MUNDIM, M. A. P.. Tempo e conhecimento na organização do ensino em ciclos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MUNDIM, M. A. P.. Tempo e conhecimento na organização do ensino em ciclos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MUNDIM, M. A. P.. As diferentes concepções de ciclos de formação no Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MUNDIM, M. A. P.. As diversas concepções de organização do ensino em ciclo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MUNDIM, M. A. P.. A rede municipal de ensino de Goiânia e a implantação dos ciclos de formação (1997-2000). 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MUNDIM, M. A. P.. PPP e Ciclos na S.M.E. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MUNDIM, M. A. P.. Novas formas de organização do ensino-ciclos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MUNDIM, M. A. P.. Organização do trabalho escolar - PPP e Ciclos na SME Goiânia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MUNDIM, M. A. P.. A organização do ensino em ciclos de formação e desenvolvimento humano. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MUNDIM, M. A. P.. Organização do trabalho intelectual. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
MUNDIM, M. A. P.. Uma análise da nova modalidade de organização escolar em ciclos de formação, implementada pelo projeto escola para o século XXI na rede Municipal de Ensino de Goiânia (1997-2000). 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
MUNDIM, M. A. P.. Uma análise da nova modalidade de organização escolar em ciclos de formação, implementada pelo projeto escola para o século XXI na rede Municipal de Ensino de Goiânia (1997-2000). 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MUNDIM, M. A. P.. Parecerista no Processo de Avaliação Externa de inciação Científica PIBIC/PIBITI/CNPQ DA PUC GOIÁS. 2011. (Apoio pedagógico).

2.
MUNDIM, M. A. P.. Membro da Comissão de Avaliação para reconhecimento do título de mestre em pedagogia profissional. 2011. (Apoio pedagógico).

3.
MUNDIM, M. A. P.. A concepção de professor nos ciclos de formação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MUNDIM, M. A. P.. Tempo e conhecimento nas propostas de organização de ensino em ciclos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MUNDIM, M. A. P.. Organização do ensino em ciclos de formação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MUNDIM, M. A. P.. IV Jornada Pedagógica. 2003. (Apoio pedagógico).

7.
MUNDIM, M. A. P.. Avaliação e reagrupamento nos ciclos de desenvolvimento humano daS.M.E. 2002. (Participação em mesa redonda).

8.
MUNDIM, M. A. P.. II Intercâmbio de Experiências Pedagógicas. 1998. (Ministrante).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
LIBANEO, J. C.; MUNDIM, M. A. P.; CARNEIRO, M. E. F.; FREITAS, R. A. M. M.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Lydia Godoy Milano. Políticas Educacionais, avaliação e desempenho escolar: a rede municipal de Educação de Goiânia. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
LIBANEO, J. C.; CARNEIRO, M. E. F.; FREITAS, R. A. M. M.; MUNDIM, M. A. P.. Participação em banca de Lydia Godoy Milano. Políticas para a escola, fatores intra-escolares e índices de desempenho escolar: o caso das escolas municipais de Goiânia. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
QUEIROZ, Edna Mendonça Oliveira de.; MUNDIM, M. A. P.. Participação em banca de JENNIFER GONÇALVES ORIPA.A INCLUSÃO DA CRIANÇA DEFICIENTE NA ESCOLA REGULAR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
PEIXOTO, A. J.; MUNDIM, M. A. P.. Participação em banca de Maria Divina de santana Carvalho.Ética e compromisso político na prática docente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
MUNDIM, M. A. P.. Participação em banca de Lara Lemes dos Santos.Gestão Democrática e Participação na Escola Pública: o papel dos orgãos colegiados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, E. S.; GIFFORD, M. B.; MUNDIM, M. A. P.. Processo Seletivo de Pessoal Docente do Departamento de Ciências Jurídicas. 2012. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
SOUZA, R.; LIMA, R.; MUNDIM, M. A. P.. Concurso para a carreira de professor do ensino básico, técnico e tecnológico do IFG. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

3.
REIS, G.; MUNDIM, M. A. P.; OLIVEIRA, A. C.. Banca examinadora para contratação de professor substituto, área de Políticas Educacionais. 2008. Universidade Federal de Goiás.

4.
MUNDIM, M. A. P.. Banca examinadora do concurso público para docente, área: Ciências Biológicas. 2004. Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.

5.
MUNDIM, M. A. P.. Concurso Público para professor do Centro Educacional SESC cidadania. 2003. Fundação Aroeira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Políticas de regulação estatal na transição do governo FHC para o governo Lula (2006-2010). 2014. (Congresso).

2.
II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa. Concepções de Estado na pesquisa de políticas educacionais: análise de teses do período 2006-2010. 2014. (Congresso).

3.
V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid.NOVAS FORMAS DE REGULAÇÃO E INTERVENÇÃO ESTATAL NA TRANSIÇÃO DO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO PARA O GOVERNO LULA (2006-2010). 2014. (Encontro).

4.
XXII Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura. 2014. (Seminário).

5.
34a Reunião Anual da Anped. 2011. (Congresso).

6.
IV Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino (EDIPE). Flexibilização e Regulamentação: a organização da escola em ciclos na Rede Municipal de Educação de Goiânia (1998-2008). 2011. (Congresso).

7.
Políticas públicas e reconfiguração do campo da educação superior: programas, projetos e ações (1995-2010).Educação, Regulação, Universidade e Avaliação. 2011. (Seminário).

8.
33a Reunião Anual da Anped - Educação no Brasil: o balanço de uma década. 2010. (Congresso).

9.
Congresso Ibero-Brasileiro. A organização da escola em ciclos no Brasil: uma nova forma de regulação?. 2010. (Congresso).

10.
X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste.A Regulação das Políticas e a organização da Escola em Ciclos na Rede Municipal de Educação de Goiânia (1998-2008). 2010. (Encontro).

11.
XIX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação. 2010. (Simpósio).

12.
Estado, Política, Educação e Financiamento. 2009. (Seminário).

13.
Plano Nacional de Educação: Avaliação e Perspectivas. 2009. (Seminário).

14.
Seminário de Educação Brasileira: os desafios contemporâneos para educação brasileira e os processos de regulação. 2009. (Seminário).

15.
Simpósio de Estudos e Pesquisas de Educação do NEDESC.Políticas e gestão da educação: novos marcos regulatórios. 2009. (Simpósio).

16.
Trabalho docente e representação sindical em Goiás. 2009. (Seminário).

17.
Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED. 2008. (Outra).

18.
Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste.Organização da escola em ciclos e qualidade na educação: múltiplas regulações?. 2008. (Encontro).

19.
Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - UFG. 2008. (Simpósio).

20.
Conferência Estadual de Educação Básica de Goiás. 2007. (Seminário).

21.
Simpósio Brasileito de Política e Administração da Educação; Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação e Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação.Tempo e conhecimento na organização do ensino em ciclos. 2007. (Simpósio).

22.
Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - UFG. 2007. (Seminário).

23.
Simpósio de Estudos e Práticas Educacionais da Rede Municipal de Educação.Ciclos de formação no contexto das políticas educacionais. 2007. (Simpósio).

24.
Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro Oeste.Educação Conhecimento e Experiência em Dewey: uma analogia com o discurso reformista. 2006. (Encontro).

25.
Reunião Anual Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Educação, cultura e conhecimento na contemporaneidade: desafios e compromissos. 2006. (Congresso).

26.
Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - UFG.Tempo e Conhecimento na Organização do Ensino em Ciclos. 2006. (Simpósio).

27.
Colóquio Teoria Crítica: Teoria crítica, Psicanálise e Educação. 2005. (Outra).

28.
Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2005. (Congresso).

29.
Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais - Universidade, Conhecimento e formação para a autonomia. 2005. (Simpósio).

30.
Colóquio de Teoria Crítica e Marxismo. 2004. (Outra).

31.
Colóquio Teoria Crítica: Teoria Crítica e Marxismo. 2004. (Outra).

32.
Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação - ANPEd. 2004. (Outra).

33.
Semana de Planejamento Acadêmico Integrado da UCG. 2004. (Outra).

34.
Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Educação e Cultura. 2004. (Outra).

35.
Seminário Externo do Núcleo de Pesquisa em Psicologia, Educação e Cultura. 2004. (Seminário).

36.
Encontro Nacional do Ensino Fundamental - Toda criança aprendendo - Repensando o tempo e o espaço escolar. 2003. (Encontro).

37.
Semana de Planejamento Acadêmico Integrado da UCG. 2003. (Outra).

38.
Ciclo de debates entre graduação e pós-graduação - A condição da produção do conhecimento: desafios e possibilidades.Ciclos de formação humana. 2002. (Outra).

39.
Colóquio de Teoria Crítica e Marxismo. 2002. (Outra).

40.
Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2002. (Outra).

41.
Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2002. (Outra).

42.
Simpósio de Estudos e Pesquisas de Educação Superior, Jornada Goiana de Educação Superior. 2002. (Simpósio).

43.
Conferência "Educação básica: uma gestão do trabalho e da pobreza". 2001. (Outra).

44.
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2001. (Encontro).

45.
Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 1999. (Outra).

46.
Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MUNDIM, M. A. P.. XIX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - Conhecimento e Modernidade: velhos e novos desafios. 2010. (Outro).

2.
MUNDIM, M. A. P.. Ciclo de Debates entre Gradução e Pós-Graduação da FE/UFG - A condição da produção do conhecimento: desafios e possibilidades. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Agnister Souza Santos. Gestão democrática: a contribuição do Projeto político-pedagógico em sua efetivação. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em formação de professores-gestão) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANA CAROLINA MATHIAS CAIXETA. QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: CONCEITOS E DEFINIÇÕES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

2.
DENIZE FERNANDES SILVA. REPROVAÇÃO ESCOLAR: (RE) PENSANDO A PRÁTICA AVALIATIVA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

3.
YANNE PETTINE ANDRADE DA ROCHA. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

4.
NORIVAN LUSTOSA LISBOA DUTRA. A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO A PARTIR DE 1990: LIMITES E POSSIBILIDADES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

5.
DANIELLE SANTOS COUTINHO. A POLÍTICA DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA EM CICLOS: MUDANÇA NA PRÁTICA AVALIATIVA OU CORREÇÃO DO FLUXO ESCOLAR?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

6.
DINAH OLIVEIRA DE CARVALHO. A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS SEGMENTOS DA ESCOLA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

7.
MARIA ALINE RODRIGUES. ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: PERSPECTIVAS, CONCEITOS E DEFINIÇÕES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

8.
RENATA DE ASSIS MACHADO. GESTÃO E TRABALHO COLETIVO NA ESCOLA: CONTEXTOS, SENTIDOS E POSSIBILIDADES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

9.
Anaiva de Oliveira Naves. Algumas considerações sobre o processo de alfabetização de jovens e adultos na perspectiva de Paulo Freire. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

10.
Nivalda Lima Machado Gomes. Uma Análise Sobre a Violência na Escola. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

11.
Maria da Conceição Teixeira. A gestão escolar e participativa. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

12.
Claudete Maria Costa. Um olhar sobre a indisciplina na escola. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

13.
Divina Alves Ramos. Jogos e brincadeiras no processo ensino-aprendizagem. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

14.
Geni da Silva Barretos. Violência na escola: desmistificando o conceito. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

15.
Lúcia Palhares da Silva. A literatura infantil e o processo ensino aprendizagem. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

16.
Maria Vilma Ribeiro Santiago. Considerações sobre o processo de alfabetização, leitura e escrita. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

17.
Marlene Rocha Silva Carvalho. A importância da literatura e dos contos de fada no desenvolvimento da leitura e escrita. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

18.
Marlene Borges de O.Nogueira. A importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança na pré-escola. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

19.
Nadir Leonel da Silva Carvalho. Alfabetização, leitura e escrita. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

20.
Nelci Pereira Ferreira. A gestão democrática participativa na escola. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

21.
Nilce Marchini L. Matias. A importância da poesia na sala de aula. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

22.
Raquel Santana. Alfabetizar na perspectiva construtivista. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

23.
Selia Regina Giroto. Considerações sobre o processo de alfabetização, leitura e escrita. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

24.
Sônia Moura de Morais Cardoso. A importância dos jogos e brincadeiras no processo de socialização na escola. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

25.
Suely Silveira Gomes. A organização do ensino em ciclos de formação e desenvolvimento humano. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

26.
Telma de Souza Lima Dias. O trabalho coletivo na organização escolar em ciclos de formação. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

27.
Zélia Maria Lino Faria. A alfabetização: discutindo conceitos e métodos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

28.
Maria Rodrigues Félix. A literatura infantil e o processo de alfabetização. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.

Orientações de outra natureza
1.
Larissa Cecilia da Silva. ORIENTAÇÃO DE BOLSA MONITORIA. 2010. Orientação de outra natureza. (Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Augusta Peixoto Mundim.




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