Renilda Aparecida Costa

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  • Última atualização do currículo em 05/03/2018


Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1992), Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais (1995), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ Unisinos( 2011). Foi professora do quadro do Magistério Público Estadual Santa Catarina - Escola de Educação Básica Vidal Ramos Junior de 1994 a 2009, Municipal no CAIC Nossa Senhora dos Prazeres de 1998 a 2009, da Universidade do Planalto Catarinense de 2000 a 2009, bem como, foi pesquisadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros Negro e Educação de 2001 a 2009 NEAB/NEU na mesma instituição. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas atuando no Instituto de Natureza e Cultura Benjamin Constant na área da Sociologia da Educação e no Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia. É coordenadora do Núcleo de Estudos Afro Indígena - NEAINC. Tem experiência nas áreas de conhecimento da Educação, Sociologia, Sociologia da Educação e Sociologia da Religião. Atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade Nacional Brasileira, Identidade Étnico-racial e Educação, Constituição da Identidade Religiosa na Amazônia, dialogo Inter-religioso e Religiões de Matrizes Africana. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renilda Aparecida Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA. Renilda, Aparecida;Liz.R.A.C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, Instituto Natureza e Cultura - INC/BC.
Primeiro de Maio
Colônia
69630000 - Benjamin Constant, AM - Brasil
Telefone: (097) 34155677
URL da Homepage: incbc@ufam.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Ciências Sociais.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Religião de Matriz Africana em Lages (SC) : Espaços e práticas de reconhecimento da identidade étnicorracial, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Professor Dr. José Ivo Follmann.
Bolsista do(a): Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1998 - 2001
Mestrado em Sociologia Política.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A identidade nacional brasileira e a educação: homogeneidade x pluralidade cultural,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Neide Almeida Fiori.
Palavras-chave: Etnicidade; Educação; Pluralidade Cultural; Exclusão; cultura; identidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Educação Superior.
1993 - 1995
Especialização em Especialização Em Séries Iniciais. (Carga Horária: 495h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
1986 - 1992
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
Bolsista do(a): Uniplac, UNIPLAC, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2012 - 2012
Exposicion Internacional Brasil, Colombia Nuestra.
Universidade Nacional da Colômbia/Bogotá, UNAL, Colômbia.
2011 - 2011
Extensão universitária em Lengua y Cultura TIkuna. (Carga horária: 48h).
Universidade Nacional da Colômbia/ Leticia, UNAL, Colômbia.
2008 - 2008
Diálogo Regional Sobre a Lei 10.639/03. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Educaçâo Continuada e Diversidade, MEC, Brasil.
2008 - 2008
32 Encontro Anual da ANPOCS. (Carga horária: 40h).
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, ANPOCS, Brasil.
2008 - 2008
Reunião da ANPED 2008. (Carga horária: 48h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2007 - 2007
Palestra Com Fernando Henrique Cardoso. (Carga horária: 3h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2006 - 2006
Religiôes Africanas. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2005 - 2005
Seminário de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. (Carga horária: 16h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2005 - 2005
Perspectivas atuais da Formação de Professores. (Carga horária: 16h).
Secretaria de estado da Educação Ciencia e tecnologia, SEECTSC, Brasil.
2005 - 2005
Profissionais da Educação e Diversidade. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educaçã, ANPED, Brasil.
2005 - 2005
Educação e diversidade Étnico-racial. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia, SEECE, Brasil.
2005 - 2005
Diversidade Étnica na Educação.
Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia, SEECTSC, Brasil.
2005 - 2005
28 Reunião Anual da Anped. (Carga horária: 40h).
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educaçã, ANPED, Brasil.
2005 - 2005
8º Seminário de Capacitação Docente. (Carga horária: 20h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2005 - 2005
III Congresso de Integração das Licenciaturas. (Carga horária: 20h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2005 - 2005
I Seminário de Ética e Pesquisa em Seres Humanos. (Carga horária: 16h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2005 - 2005
África à Época da Expansão Marítima Européia. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Formação dos profissionais da Educação.... (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2005 - 2005
28 Reunião Anual da ANPED. (Carga horária: 48h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2005 - 2005
Seminário Diversidade Étnica na Educação. (Carga horária: 12h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2004 - 2004
Seminário - Políticas de inclusão social. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarian, SEESC, Brasil.
2004 - 2004
27ª Reunião Anual da ANPEd. (Carga horária: 48h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2004 - 2004
Fórum Mundial de Educação. (Carga horária: 40h).
Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre, ATEMPA, Brasil.
2004 - 2004
7ª Seminário de Capacitação Docente. (Carga horária: 20h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2004 - 2004
II Encontro Negro,Negras e Educação. (Carga horária: 32h).
Núcleo de Estudos Negros, NEN, Brasil.
2004 - 2004
Conceitos para pesquisa em relações raciais. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2004 - 2004
6ª Seminário de Capacitação Docente. (Carga horária: 20h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2004 - 2004
II Seminário dos Grupos de Pesquisa. (Carga horária: 15h).
Centro Universitário - Católica de Santa Catarina - Jaraguá do Sul, UNERJ, Brasil.
2003 - 2003
Seminário: Perspectivase Açôes.... (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educaçâo e Inovaçâo, SEEI, Brasil.
2003 - 2003
A história da educação do negro. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2003 - 2003
4 º Seminário de Capacitação Docente. (Carga horária: 16h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2003 - 2003
Capacitação Docente em Projetos de Pesquisa. (Carga horária: 12h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2003 - 2003
I Conferência de Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 20h).
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.
2003 - 2003
5 º Seminário de Capacitação Docente. (Carga horária: 20h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2003 - 2003
Ciclo de Palestras em Administração. (Carga horária: 15h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2003 - 2003
Formação Continuada para Professores. (Carga horária: 20h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2002 - 2002
A Educação à luz da teoria socilógica weberiana. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2002 - 2002
25ª Reunião Anual Da ANPEd. (Carga horária: 48h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2002 - 2002
Políticas Públicas para Lideranças. (Carga horária: 48h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2002 - 2002
IV Seminário de Pesquisa em Educação da região Sul.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2002 - 2002
Competências e Habilidades/Prova Operatória. (Carga horária: 4h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2002 - 2002
Tendências das Profissôes do Futuro. (Carga horária: 4h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2002 - 2002
Encontro Estadual de Formação de Professores. (Carga horária: 8h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2002 - 2002
A Construção de uma Escola inclusiva e Cidadã. (Carga horária: 12h).
Secretaria da Educação do Municipio de Lages, SMED, Brasil.
2002 - 2002
2 Jornada da Pedagogia. (Carga horária: 20h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2001 - 2001
Processo de Formação Continuada.
Secretaria Municipal do Município de Lages, SME, Brasil.
2001 - 2001
Parâmetros em Ação. (Carga horária: 9h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Iniciação a Universidade.
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2001 - 2001
Projeto Político Pedagógico. (Carga horária: 4h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2001 - 2001
Multiculturalismo e ensino fundamental. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2001 - 2001
1º Seminário de Capacitação Docente. (Carga horária: 20h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2001 - 2001
2º Seminário de Capacitação Docente. (Carga horária: 20h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2001 - 2001
Capacitação para professores do ensino Superior. (Carga horária: 8h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2001 - 2001
V Mostra de trabalhos de Iniciação á Pesquisa. (Carga horária: 24h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2001 - 2001
I Ciclo de Palestra de Administração. (Carga horária: 6h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Capacitação do Ensino Fundamental. (Carga horária: 20h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2001 - 2001
Reuniâo Anual da ANPED. (Carga horária: 40h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2000 - 2000
III Mostra de Trabalhos de Iniciação à Pesquisa. (Carga horária: 8h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2000 - 2000
23ª Reunião Anual da ANPEd. (Carga horária: 40h).
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educaçã, ANPED, Brasil.
2000 - 2000
Enfrentando a violência doméstica. (Carga horária: 12h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2000 - 2000
III Seminário gênero e raça. (Carga horária: 20h).
Sindicato da Previdência, SINDPREV, Brasil.
1999 - 1999
Seminário Profissôes, Emprego e Desemprego. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1999 - 1999
VI Congresso Municipal de Educação. (Carga horária: 16h).
Secretaria da Educação do Municipio de Lages, SMED, Brasil.
1999 - 1999
Capacitaçâo de Alfabetizadores. (Carga horária: 100h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
1998 - 1998
A Psicologia Sócio Histórica. (Carga horária: 20h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Atendimento Integral a Criança Nossa Senhora dos Prazeres, CAIC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2009
Vínculo: Professora do quadro, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Atividades

01/1999 - 12/1999
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica da Escola Por Ciclos de Formação.

Escola de Educação Básica Vidal Ramos Junior, EEBVRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora do quadro do Magistério Público, Carga horária: 40

Atividades

04/1994 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
Didática

Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 14

Atividades

2/2001 - Atual
Estágios , Departamento de Ciências Humanas Letras e Artes, Curso de Pedagogia.

Estágio realizado
Supervisão de Estágio.
8/2000 - Atual
Ensino, Arte e Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Da Educação
Sociologia da Educação
08/2000 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica da Educação Infantil
Prática Pedagógica das Séries Iniciais
Didática
Fundamentos e Metodologias do Pré-escolar
Psicologia da Educação
07/2004 - 12/2004
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação

Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Natureza e Cultura - INC/BC, .

04/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação, Cultura e Identidades Étnicas
Trabalho de Conclusão de Curso
Criança, Natureza e Sociedade
Prática Pedagógica
01/2013 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Natureza e Cultura - INC/BC, Instituto Natureza e Cultura - INC/BC.

Atividade realizada
Criação do Núcleo de Estudos Afro Indígena.
09/2013 - 03/2014
Extensão universitária , Instituto Natureza e Cultura - INC/BC, .

Atividade de extensão realizada
A Construção das Relações Étnico-raciais no Brasil e na Amazônia: Implicações Educacionais.
05/2013 - 06/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Natureza e Cultura - INC/BC, .

Cargo ou função
Membro em Banca de Concurso Público.


Linhas de pesquisa


1.
Identidade Étnico-racial e Educação

Objetivo: Construir referenciais teórico metodológicos que possibilite aos professores/as e pesquisadores a compreensão das relações Étnico-raciais e as implicações no processo educacional.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2.
Religião e Fronteira e Étnicas
3.
Memórias e Narrativas


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Que terreiro é este? Mapeamento dos Povos de Terreiro de Lages (SC)
Descrição: O projeto de Pesquisa Que Terreiro é Este? Mapeamento dos Povos de Terreiro de Lages (SC), em fase de desenvolvimento com intuito de realizar um mapeamento dos Terreiros Religiões de Matriz Africana e Indígena dos municípios de Lages (SC), trará uma relevante contribuição com a superação da intolerância religiosa, além possibilitar a organização dos praticantes e dos espaços de devoção das Religiões de Matriz Africana e Indígena da Região Serrana do Estado de Santa Catarina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Renilda Aparecida Costa - Coordenador / Ana Caroline Ribeiro Silva - Integrante / Jéssica Dayse Matos Gomes - Integrante / Júlio Gama - Integrante.Financiador(es): Fundação Catarinense de Cultura - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2016 - Atual
O processo de constituição da identidade étnico-religiosa no Amazonas: fronteira entre as religiões indígena, afro-brasileira, espirita e a catolica
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Os Conhecimentos tradicionais como concepção teórico metodológica de Afirmação da Identidade étnica da Criança TiKuna na Escola Municipal Ebenezer.
Descrição: c Compreeder os Conhecimentos tradicionais como concepção teórico metodológica de Afirmação da Identidade étnica da Criança TiKuna na Escola Municipal Ebenezer..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Renilda Aparecida Costa - Coordenador.
2014 - 2015
Memórias Afrobenjaminense e conhecimentos tradicionais como constituidores da identidade étnico-religiosa dos sujeitos
Descrição: Compreender se os conhecimentos tradicionais são constituidores da identidade étnico-racial na memória dos Afrobenjaminenses.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renilda Aparecida Costa - Coordenador.
2013 - 2014
O Perfil étnco-racial dos Acadêmicos/as do Instituto de Natureza e Cultura/ UFAM no Período 2006 A 2012
Descrição: A pesquisa O Perfil étnico-racial dos Acadêmicos/as do INC/BC/ UFAM no Período 2006 A 2012 esta sendo realizada com o intuito de construir um diagnóstico sobre perfil étnico-racial, gênero, geração, orientação sexual e classe social dos /as acadêmicos do INC/UFAM no período de 2006 a 2012. Dessa forma, a referida pesquisa possui uma grande relevância acadêmica e social, pois permitirá no futuro a utilização dos dados levantados no que diz respeito ao perfil étnico-racial, bem como, trará visibilidade dos dados quantitativo sobre a inserção das populações indígenas, negras e tradicionais não indígenas, mulheres e LGBT no ensino superior. Assim, este estudo aponta para necessidade do estabelecimento politicas de ação afirmativas no sentido de dirimir as disparidades sócio educacionais no INC/BC, superando assim, a exclusão e desigualdades sócio educacionais na Região do Alto Solimões..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renilda Aparecida Costa - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
2013 - 2014
A construção das relações Étnico-raciais no brasil e na Amazônia e a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08
Descrição: A questão que permeara o desenvolvimento do referido projeto é as politicas educacionais na Amazônia têm levando em consideração a construção das relações étnico-raciais no Brasil, bem como, a implementação das Leis10639/03 e 11.645/08 que tratam da inclusão no currículo oficial da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena? Neste sentido o objetivo é compreender a Construção das relações étnico/raciais no Brasil e na Amazônia e a sua implementação das politicas educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renilda Aparecida Costa - Coordenador.
2007 - 2011
Religião de Matriz Africana em Lages (SC): Espaços e Práticas de Reconhecimento Identidade Étnicrracial
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Renilda Aparecida Costa - Coordenador / José Ivo Follmann - Integrante.Financiador(es): Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa.
2007 - 2008
Memórias Afrolageanas: religiosidade espaço/prática de construção, desconstrução e reconstrução de cultura
Descrição: A referida pesquisa tem como objetivo investigar e analisar as práticas de religiosidade africanas e afrobrasileira na Região Serrana com vistas a compreensão destes espaços de construção, desconstrução e (re)construção da identidade cultural. Neste estudo pretende-se indagar: como as práticas de religiosidade africana e afrobrasileira na Região Serrana se constituem em espaços de construção, desconstrução e (re)construção da identidade cultural? A realização desta pesquisa pressupõe momentos específicos e necessários para a sua execução. O primeiro a consolidação do grupo de estudos, o segundo a elaboração de instrumentos para a coleta de dados e a realização das entrevistas a partir da Metodologia da História Oral, seguida da transcrição e transcriação das entrevistas realizadas e sistematização e interpretação dos dados obtidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Renilda Aparecida Costa - Integrante / Maria Aparecida Gomes - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2002 - 2003
Memórias afrolageanas
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo resgatar através da Metodologia da História Oral a cultura e o cotidiano da população negra na Região Serrana, registrando as memórias e vivencias ressltando a trajetória histórica da referida região, sua peculiaridades e e limites..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) .
Integrantes: Renilda Aparecida Costa - Integrante / Maria Aparecida Gomes - Coordenador.
2001 - 2002
A inserção dos negros no processo escolarização na região Serrana: uma analise histórica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Dialogos com o Sagrado no Amazonas: Mediação no processo de superação da intolerância religiosa
Descrição: 11.4 O Projeto Diálogos com o Sagrado no Amazonas esta relacionado às atividades de pesquisa das coordenadoras no programas de Pós-graduação em Sociologia e Sociedade e Cultura na Amazônia tais como: orientação de, dissertações e participações em bancas, além de ser parte integrante da linha de pesquisa Religião e Fronteiras étnicas no Núcleo de Estudos Afro Indígena vinculado ao Instituto de Natureza e Cultura e do - grupo de pesquisa e Religião, Cultura e Imaginário ? OIKOMENE, ambos cerificados pelo CNPQ. Convém ressaltar que esta atividade de extensão prevê articulações interinstitucionais com a Universidade estadual do Amazonas/UEA, Instituto Federal do Amazonas, bem como, com o programa de Pós ? graduação em Ciências Sociais da universidade do Vale do Rio do Sinos, mais especificamente com o grupo de pesquisa religião e Sociedade, ligado ao referido programa. A intenção é da uma aproximação entre os pesquisadores que discutem a temática religião e religiosidade na Amazônia na perspectiva do diálogo com o sagrado no Amazonas como possibilidade de mediação no processo de superação da intolerância religiosa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
A Construção das Relações Étnico-raciais no Brasil e na Amazônia: Implicações Educacionais
Descrição: O projeto A Construção das Relações Étnico-raciais no Brasil e na Amazônia: Implicações Educacionais tem como objetivo construir referenciais teórico-metodológicos que possibilitem aos/as educadores/as compreensão da construção das relações étnico-raciais na sociedade brasileira e na Amazônia e suas implicações no processo educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - Atual
Que terreiro é Este? Mapeamento Povos de Terreiro de Lages (SC)
Descrição: A proposta da edição uma cartilha Que Terreiro é Este? será desenvolvida com o objetivo contribuir com a superação da intolerância, ou seja no aprendizado para conviver com as diferenças religiosas, além possibilitar a organização dos praticantes dos espaços de devoção das manifestações Religiosas de Matriz Africana e Indígena da Região Serrana do Estado de Santa Catarina..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação e relações étnico/raciais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Doutora em Ciências Sociais, Universidade do Vale do Rio dos Sinos / UNISINOS.
2001
Mestre em Sociologia Política, Universidade Federal de Santa Catarina /UFSC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Liz.R.A.C.2017Liz.R.A.C.. Religião de Matriz Africana e a Católica em Manaus: Dialogo inter-religioso possível. LABIRINTO (UNIR), v. 26, p. 93-108, 2017.

2.
NASCIMENTO, E. A.2016NASCIMENTO, E. A. ; Liz.R.A.C. . Indígenas e trabalho infantil: da fronteira étnico-cultura a perspectiva de uma açâo institucional diferenciada no Brasil. Argumenta Journal Law, v. Unico, p. 129-158, 2016.

3.
NASCIMENTO, E. A.2016NASCIMENTO, E. A. ; COSTA. Renilda, Aparecida . Indígenas e trabalho infantil: Da fronteira étnico-cultural à perspectiva de uma ação institucional diferenciada no BrasilL. Argumenta Journal Law (Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica, da Universidade Estadual do Norte do Paraná â013 UENP)., v. Unico, p. 129-158, 2016.

4.
GOMES, J. D. M.2016GOMES, J. D. M. ; Liz.R.A.C. ; TORRES, I. C. . The presence of Black People in Amazônia: reflections about social thoughtin toadas songs to Parintins Boi Bumba, estate of Amazonas. REVIEW OF RESEARCH, v. 5, p. 1, 2016.

5.
COSTA, R. A.2015COSTA, R. A.; COSTA, R. A. ; Liz.R.A.C. . A construção da identidade nacional brasileira e as religiões de matriz africana: implicações no processo de constituição da identidade étnico-racial dos negros no Brasil. Tomo (UFS), v. 25, p. 297-316, 2015.

6.
LIZ, R. A. C.2013 LIZ, R. A. C. ; COSTA. R . A . memórias e religiões de matriz africana: ilustrações pontuais a partir da observação empírica. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 15, p. 202, 2013.

7.
COSTA. R . A2013COSTA. R . A. processos de construção da identidade nacional brasileira: velhas e novas interrogações sobre a contrinbuição das religiões de matriz africana. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 15, p. 1-1, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA. R . A. Batuque : espaços e práticas de reconhecimento da identidade étnico-racial. 1. ed. , 2017.

2.
FOLLMANN, J. I. ; PINHEIRO, A. A. ; SANTANA, J. F. ; BERTUZZI, D. ; DAMASCENO, M. ; JACOBSEN, M. A. ; COSTA. R . A ; RODRIGUES, S. C. . processos de identidade, relações étnico-raciais e relações de poder. 1. ed. , 2017.

3.
REIS, M. V. F. (Org.) ; PINTO, M. C. O. B. S. (Org.) ; Liz.R.A.C. (Org.) . Intolerância Religiosa. 17. ed. porto velho: EDUFRO, 2017. v. 26.

4.
Liz.R.A.C.. Multicullturalismo e Educação: Experiencias de Implementação daL/03ei 10.639. 1. ed. Itajaí: Casa Aberta Editora, 2008. v. 1. 159p .

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA. R . A. Núcleo de Estudos Afro Indígena na Região do Alto Solimões /AM: Contexto Sociohistorico e Cultural. In: Marco Antônio Domingues Teixeira, Uílian Nogueira Lima. (Org.). Afros e Amazônicos: Estudo Sobre o Negro e o Indígena na Amazônia. 3ed.porto Velho: MC&G Editorial, 2016, v. 3, p. 161-173.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA. R . A. O processo de constituição das identidades étnico/religiosas na Região do Alto Solimões-AM: fronteira entre religiões indígenas, afro-brasileira, espírita e Católica. In: Seminário internacional migrações: religiões e espiritualidade e XXII simpósio de História da Migração e Colonização, 2016. Seminário internacional migrações: religiões e espiritualidade e XXII simpósio de História da Migração e Colonização, 2016.

2.
NASCIMENTO, E. A. ; Liz.R.A.C. . Ser Criança na triplice fronteira- Brasil, Colombia e Peru: aspectos da Infância vivida em Tabatinga/AM. In: V Encontro Internacional de Ensino de Ciências na Amazônia, 2015, Tabatinga. V Encontro Internacional de Ensino de Ciências na Amazônia, 2015.

3.
NASCIMENTO, E. A. ; Liz.R.A.C. . Trabalho da Criança Indígena: o direito a diferença na política de erradicação do trabalho infantil. In: V Encontro Internacional de Ensino de Ciências na Amazônia, 2015, Tabatinga. V Encontro Internacional de Ensino de Ciências na Amazônia, 2015.

4.
EMIR, R. ; Liz.R.A.C. . Kamiyë Këya: orgulho de ser Yanomami entre a tradição e sobrevivência. In: Seminário internacional Sociedade e Cultura na Panamazônia, 2014, Manais. SIScultura: interdisciplinaridade, desafios e perspectivas, 2014.

5.
COSTA, R. A.; Liz.R.A.C. . P rocessos de construção da identidade nacional brasileira: velhas e novas interrogações sobre a contribuição das religiões de matriz africana. In: IV ENCONTRO NACIONAL DO GT HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES ?, 2013, São Leopoldo. Memória e Narrativas nas Religiões e nas Religiosidades, 2013.

6.
COSTA, R. A.; Liz.R.A.C. . A construção da identidade étnicorracial dos sujeitosmna religião de matriz africana. In: 4 congresso Internacional de Educação, Pesquisa e Gestão: Políticas e Praticas Educacionais, 2012, Parana. 5. A Construção das Relações Étnico-raciais no Brasil e na Amazônia: Implicações Educacionais, 2013. v. 1.

7.
COSTA. Renilda, Aparecida. A identidade nacional brasileira e a educação: homogeneidade x pluralidade cultural. In: IV ANPEd - Sul, 2002, Flarianópolis. Anais da ANPEd SUL 2002, 2002. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA. Renilda, Aparecida. Contribuições Afrolageanas na construção da identidade nacional brasileira:. In: III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações, 2009, Campo Grande. III Simpósio Internacional sobre Religiosidad, Diálogos Culturais e Hibridações, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, E. A. ; Liz.R.A.C. . Reconhecer para incluir: a infância e a identidade da criança Amazônida brasileira na triplice fronteira - Brasil, Colômbia e Peru. In: III Encontro de Políticas Públicas para a PanAmazônia e Caribe: EPPPAC, 2015, Manaus. III Encontro de Políticas Públicas para Panamazônia, 2015.

2.
NASCIMENTO, E. A. ; Liz.R.A.C. . Triplíce Fronteira- Brasil , Colômbia e Peru: aspectos históricos e culturais do trabalho infantil no Alto Solimões. In: Semiário Socidade e Cultura na Panamazônia, 2015, Manaus. SISCultura : Interdisciplinaridade, Desafios e perspectivas, 2014.

3.
NASCIMENTO, E. A. ; Liz.R.A.C. . Crianças Indígenas e trabalho infantil: reflexões sobrre a exploração e vulnerabilidade no século XXI. In: Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação, 2015, Manaus. O Plano nacional de Educação: Avanços e Perspectivas, 2015.

4.
COSTA, R. A.; LIZ, R. A. C. ; Liz.R.A.C. . Cafundó: identidade nacional brasileira e identidade étnico/racial em construção. In: Congresso de Pesquisadores Negros, 2014, Belém. Ações Afirmativas: Cidadania e Relações Étnico-raciais. Belem: Editora da UFPA, 2014. v. 1.

5.
COSTA. Renilda, Aparecida. Identidade nacional brasileira: da homogeneidade cultural ao reconhecimento das diferenças étnico-raciais. In: I Simpósio Nacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas, 2007, São Leopoldo. Caderno de Resumos I Simpósio nacional Desigualdades Direitos e políticas Públicas. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2007. p. 82-82.

6.
COSTA. Renilda, Aparecida. Memórias afrolageanas. In: Fórum Mundial de Educação, 2004, porto Alegre. Anais do Fórum Mundial de Educação, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
COSTA. Renilda, Aparecida. Memórias e Religiões de matriz Africana - ilustrações pontuais a partir da observação empírica. Revista Brasileira de História das Religiões, 2013.

2.
COSTA. Renilda, Aparecida. PROCESSOS DE IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA: VELHAS E NOVAS INTERROGAÇÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA. Revista Brasileira de História das Religiões, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA. R . A. O processo de constituição das identidades étnico/religiosas na Amazonas: fronteira entre religiões indígenas, afro-brasileira, espírita e Católica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COSTA. R . A. Religiosidades e Cultura na Amazônia.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
NASCIMENTO, E. A. ; Liz.R.A.C. . crianças indígenas e trabalho infantil: reflexões sobre exploração e vulnerabilidade social no século XXI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
NASCIMENTO, E. A. ; Liz.R.A.C. . Ser Criança na Triplice Fronteira - Brasil, Colombia e Peru. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
NASCIMENTO, E. A. ; Liz.R.A.C. . Triplíce Fronteira - Brasil, Colômbia e Peru: aspectos históricos e culturais do trabalho infantil no Alto Solimões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
Liz.R.A.C.. As identidades étnico-raciais no Brasil e as políticas de ação afirmativas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Liz.R.A.C.. Cultura e Religião Africana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
COSTA. R . A. Cafundó: identidade Nacional e Identidade étnico/racial em construção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
COSTA. Renilda, Aparecida. Contextualização da Leis 10.639/03 e 11645/08. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Liz.R.A.C.. Religião de matriz Africana : espaços e praticas de reconhecimento da identidade étnicorracial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
COSTA. Renilda, Aparecida. Contribuições afro-lageanas na Construção da Identidade nacional brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
COSTA. Renilda, Aparecida. O Reconhecimento das Diferenças Étnico-raciais: Desafios para a Educação do Século XXI. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GOMES, M. A. ; COSTA. Renilda, Aparecida . Memórias Afrolageanas: religiosidade espaço/prática de construção, desconstrução e reconstrução de cultura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
COSTA. Renilda, Aparecida. Implentando a Lei 10.639/03 Reflexões para a Prática Pedagógica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
COSTA. Renilda, Aparecida. Formação de Professores para a igualdade étnico-racial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
COSTA. Renilda, Aparecida. Núcleo de Estudos Afro-brasileiros Negro e ducação e as experiências de implentação da 10.639/03. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
COSTA. Renilda, Aparecida. Identidade nacional brasileira:da homogeneidade cultural ao reconhecimento das diferenças étnico-raciais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
COSTA. Renilda, Aparecida. Trajetória do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
COSTA. Renilda, Aparecida. Grupo de pesquisa Negro e Educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
COSTA. Renilda, Aparecida. Grupo de Psquisa Negro e Eucação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GOMES, M. A. ; COSTA. Renilda, Aparecida . Memórias Afrolageanas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
COSTA. Renilda, Aparecida. Momentos de visibilidade dos afrodescendentes em Lages e suas inter-relações. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
COSTA. Renilda, Aparecida. Estudo sobre as memórias afrolageanas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
COSTA. Renilda, Aparecida; GOMES, M. A. . Estudo Sobre as memórias Afrolageanas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
COSTA. Renilda, Aparecida. M dos afrodescendentes em Lages e suas inter-relações. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
GOMES, M. A. ; COSTA. Renilda, Aparecida . Sociedade, Educação e negro e educação: Memórias Afrolageanas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
COSTA. Renilda, Aparecida. A identidade nacional brasileira e a educação:homogeneidade x pluralidade cultural. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
COSTA. Renilda, Aparecida. A nova lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e a Pluralidade Cultural. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
REIS, M. V. F. ; PINTO, M. C. O. B. S. ; COSTA. R . A . Dossiê Intolerância Religiosa. Porto Velho, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Liz.R.A.C.. Assessoria a escrita do projeto da Cartilha Que Terreiro é Este?. 2017.

2.
COSTA. Renilda, Aparecida. Assessoria a Secretaria de Educação do Município de Lages para implementaçãoda Lei 10.639 que trata da inclusão no Currículo Oficial da História Africana e Afrobrasileira. 2005.

3.
COSTA. Renilda, Aparecida. Docente em curso de capacitação para professores: Políticas Afirmativas e Diversidade Étnico-racial. 2005.

4.
COSTA. Renilda, Aparecida. Coordenação de Grupo de Trabalho na Amostra de Pesquisa. 2004.

5.
COSTA. Renilda, Aparecida. Coordenação de Curso de Capacitação. 2003.

6.
COSTA. Renilda, Aparecida. Coordenação de Curso de Formação de Professores. 2002.

7.
COSTA. Renilda, Aparecida. Coordenação dos Parâmetros em Ação. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
COSTA. Renilda, Aparecida. Curso de Formaçâo para Professores. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
REIS, M. V. F. ; PINTO, M. C. O. B. S. ; Liz.R.A.C. . Entrevista Com professor Dr. Donizete Rodrigues. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Liz.R.A.C.. Entrevista com professor Dr. José Ivo Follmann. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA. Renilda, Aparecida. Diversidade Étnica na Educação. 2008. .

2.
COSTA. Renilda, Aparecida. Relações Étnico-raciais e a Prática Pedagógica. 2008. .

3.
COSTA. Renilda, Aparecida. Educação das Relações Étnico-racial e Multiculturalismo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
COSTA. Renilda, Aparecida. Formação de Professores de Ensino Médio que atuam com Comunidades Quilombolas. 2007. .

5.
COSTA. Renilda, Aparecida. Desafios da Eduacção na Atualidade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
COSTA. Renilda, Aparecida. Curso de Formação para professores. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
COSTA. Renilda, Aparecida. VII Mostra de Trabalhos e Iniciação a Pesquisa. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
GOMES, M. A. ; COSTA. Renilda, Aparecida . Memorias Afrolageanas. 2003. (Relatório de pesquisa).

9.
COSTA. Renilda, Aparecida. A inserção dos negros no processo escolarização na região Serrana: uma analise histórica. 2002. (Relatório de pesquisa).

10.
COSTA. Renilda, Aparecida. Programa Parametros em Açâo. 2001. .

11.
COSTA. Renilda, Aparecida. A Literatura Infantil nas Séries Iniciais - Uma proposta para o Curso do Magistério. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
COSTA. Renilda, Aparecida. Curso de capacitação Para Professores do Ensino Fundamental. 2001. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Liz.R.A.C.; HELENA, H.; TORRES, I. C.. Participação em banca de Sidenilto Correa de Paula. trabalho e Crime:reflexões sobre o comércio clandestino de combustíveis na cidade Tabatinga (AM). 2017. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
Liz.R.A.C.; TORRES, I. C.; HELENA, H.. Participação em banca de Sidenito Correa de Paula. trabalho e Crime: reflexões sobre o comercio clandestino de combustíveis na cidade de Tabatinga. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Teses de doutorado
1.
FOLLMANN, J. I.; PINHEIRO, A. A.; Liz.R.A.C.; VIEIRA, M. S.. Participação em banca de Maria Aparecida Barbosa Fernandes. A herança do branqueamento no processo de identidade do afrodescendente no Estado de Roraima. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Qualificações de Doutorado
1.
TORRES, I. C.; Liz.R.A.C.. Participação em banca de Karla Patricia Palmeira Frota. nas pegadas de um santo Negro:a expressão feminina nos festejos de São Benedito na Praça Quatorze de janeiro em Manaus, Amazonas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
CORREA, M.; Renilda Aparecida Costa; Liz.R.A.C.. Participação em banca de Antônia Rodrigues da Silva. Educação Escolar Ticuna: desafios e perpectivas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Qualificações de Mestrado
1.
Liz.R.A.C.; CORREA, M.; MATOS, G. C. G.; TORRES, I. C.; HELENA, H.. Participação em banca de Ana Caroline Ribeiro da Silva. A influencia religiosa da Pajelança Indígena e Catolicismo na Umbanda no Município de Parintins. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
MATOS, G. C. G.; Liz.R.A.C.. Participação em banca de Anne ariadne Alves Menezes Ponce de Leão. Exercitação religiosa em espaços sagrados na cidade de manaus:reflexão sobre tolerância e intolerância. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
COSTA. Renilda, Aparecida. Banca de Avaliação em Concurso Seletivo Externo. 2002. Universidade do Planalto Catarinense.

Concurso público
1.
COSTA. Renilda, Aparecida; Renilda Aparecida Costa. Banca Examinadora do Corcurso Público - Edital 062/2010 da Unversidade Federal do Amazonas. 2011. Universidade Federal do Amazonas.

Outras participações
1.
TORRES, I. C.; PINHEIRO, H. S. P.; PELEGRINI, M. A.; Liz.R.A.C.. Fenomenologia da bebida em seus aspectos sociais e de significação ritualística entre os Makuxi de Roraima: danos e enfrentamentos. 2016. Universidade Federal do Amazonas.

2.
Liz.R.A.C.; CORREA, M.; RIBEIRO, O. S.. A presença Salesiana no Alto Rio Negro: implicações no processo de educação dos indígenas e nas relações étnicass. 2015. Universidade Federal do Amazonas.

3.
SOARES, A. A.; TORRES, I. C.; Liz.R.A.C.. Desconstrução Imagética da etnia Mura: a visão so indío pelo indío e a visão do Indio pelo colonizador. 2015. Universidade Federal do Amazonas.

4.
Cruz, Tharcísio Santiago; Liz.R.A.C.. Uma abordagem antropológica sobre a ONG Central CulturalÁguia Dourada. 2014. Universidade Federal do Amazonas.

5.
BARROS, R. S.; CORREA, M.; Liz.R.A.C.. Oralidade e Cotidiano: falares fronteiriços em benjamin Contant - AM. 2014. Universidade Federal do Amazonas.

6.
Inui, Raul Eiji; Liz.R.A.C.; LIMA, J. L. F.. A gestão na saúde indígena no Poló base de Filadélfia TO´rüma'ü. 2013. Universidade Federal do Amazonas.

7.
Marques, Juan Carlos Penã; RODRIGUES, G. E.; Liz.R.A.C.. Educação Indígena na Escola Camorsina Baima de Almeida no contexto sócio cultural de Atalaia do Norte. 2013. Instituto de Natureza e Cultura Benjamin Constant.

8.
COSTA. Renilda, Aparecida. Banca de Trabalho de conclusão de curso - Messianismo Tikuna. 2012. Universidade Federal do Amazonas.

9.
COSTA. Renilda, Aparecida. Banca de Trabalho de Conclusão de Curso A Horta Escolar como Instrumento Pedagógico. 2012. Universidade Federal do Amazonas.

10.
Renilda Aparecida Costa; COSTA. Renilda, Aparecida. Comissão Científica do II Seminário Internacional Desafios da Orientação Educativa na Educação Básica e Superior. 2011. Universidade Federal do Amazonas.

11.
COSTA. Renilda, Aparecida; Renilda Aparecida Costa. Banca de Avaliação do PIBIC no XX CONIC -TIkunas do Século XX para uma perpectiva do contato. 2011. Universidade Federal do Amazonas.

12.
COSTA. Renilda, Aparecida; Renilda Aparecida Costa. Banca Avaliadora na Jornada do Programa de Iniciação a Docencia PIBID /INC/BC. 2011. Universidade Federal do Amazonas.

13.
COSTA. Renilda, Aparecida; Renilda Aparecida Costa. Banca Avaliadora na Jornada do Programa de Iniciação a Docencia PIBID /INC/BC. 2011.

14.
COSTA. Renilda, Aparecida; Renilda Aparecida Costa. Banca Avaliadora na Jornada do Programa de Iniciação a Docencia PIBID /INC/BC/UFAM. 2011. Universidade Federal do Amazonas.

15.
COSTA. Renilda, Aparecida; Renilda Aparecida Costa. Banca Avaliadora na Jornada do Programa de Iniciação a Docencia PIBID /INC/BC/UFAM. 2011.

16.
COSTA. Renilda, Aparecida; Renilda Aparecida Costa. Banca Avaliadora na Jornada do Programa de Iniciação a Docencia PIBID /INC/BC. 2011.

17.
Macilene Cavalcante; COSTA, R. A.; Santos, Flálvia Martins; Liz.R.A.C.. Variação na concordância nominal de número na escrita de alunos de duas escolas do município Amazonense Benjamin Constant. 2011. Universidade Federal do Amazonas.

18.
COSTA. Renilda, Aparecida; Renilda Aparecida Costa. Banca Avaliadora na Jornada do Programa de Iniciação a Docencia PIBID /INC/BC. 2011. Universidade Federal do Amazonas.

19.
COSTA. Renilda, Aparecida. Consultor AD HOC do projeto de pesquisa Ou samba ou dança: a participação do negro na formação das escolas de samba no Bairro Santo Antonio, Criciúma ( 1940-1980). 2005. Universidade do Extremo Sul Catarinense.

20.
COSTA. Renilda, Aparecida. Banca Examinadora do Processo Seletivo para docentes do Ensino Superior da Uniplac. 2005. Universidade do Planalto Catarinense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1 Semana de Estudos Amazônicos. O processo de constituição da identidade religiosa no Amazonas: fronteira entre as religiões - Indígena, Afro-brasileira, espirita e católica. 2016. (Congresso).

2.
IV Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura.Culturas e Religiosidades na Amazônia. 2016. (Encontro).

3.
III Encontro Religião e Conhecimentos Tradicionais na Região do Alto Solimões.Mesa Redonda Religião e diálogo inter-religioso. 2014. (Seminário).

4.
III Encontro Religião e Conhecimentos Tradicionais na Região do do Alto Solimões. 2014. (Seminário).

5.
II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras/4SBSNORTE?II Semana de Humanidades.Fronteiras Contemporâneas: Desenvolvimento, Conflitos e Sociabilidades. 2014. (Seminário).

6.
II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras/4SBSNorte/ II Semana de Humanidades.A presença salesiana na região do Alto Rio Negro: Implicações no processo de educação dos indígenas" no GT9: Estudos Interdisciplinares na Amazônia: Identidades, expressões e representações da Relação Cultura e Sociedade no Amazonas e Roraima.. 2014. (Seminário).

7.
II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras/ 4SBSNorte/ II Semana de Humanidades.A Constituição de Identidade étnico/ religiosas dos sujeitos na região do Alto Solimões/AM: interfaces entre religioes de matriz africana, indígenas, espírita, a católica. no GT5 - História das religioes e religiosidades: práticas representações do crer.. 2014. (Seminário).

8.
IV encontro internacional de ensino e pesquisa em ciencias na Amazonia e a semana Nacional de ciencia e tecnologia. Religião de Matriz Africana: espaço e práticas de reconhecimento identidade etnicorracial. 2014. (Congresso).

9.
IV REA XIII REABANE.Religiões de Matriz africana no Brasil: memórias, narrativas e símbolos de religiosidade. 2013. (Outra).

10.
IV REA XIII REABANE.Religiões de Matriz africana no Brasil: memórias, narrativas e símbolos de religiosidade. 2013. (Outra).

11.
Exposicion internacional Brasil Colômbia Nuestras Herencias Africanas.Nuestras Herencias Africanas: Religion, Practicas Educativas e Identidad Racial. 2012. (Seminário).

12.
IV Encontro do GT Nacional História das Religiões.A construção da identidade nacional brasileira e o processo de criação de identidades étnico/religiosas: interfaces entre as Religiões de Matriz Africana, Indígena,Espírita e Católica. 2012. (Encontro).

13.
IV Encontro do GT Nacional Histótia das Religiões.Memórias e Narrativas das Religiões de Matriz Africana. 2012. (Encontro).

14.
Educação em Debate:Desafios e Perspectivas para a Formação de Professores no Contexto Amazônico. Formação de Professores:Educação e Diversidade. 2011. (Congresso).

15.
Seminário: A necessidade de Empreender e a Arte de Inovar na Educação.O reconhecimento das diferenças etnico-raciais:implicaçoes educacionais. 2011. (Seminário).

16.
XI Congresso do ALADAA-B. Memórias Afrolageanas: religiosidade espaço/prática de construção, desconstrução e reconstrução de cultura. 2008. (Congresso).

17.
Cosciência Negra: as experiências internacionais e interestaduais dos afrodescendentes ....Trajetória do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros. 2007. (Seminário).

18.
I Simpósio Nacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas.Identidade Nacional Brasileira: da Homogeneidade Cultural ao Reconhecimento das Étnico-raciais. 2007. (Simpósio).

19.
Seminário Avaliação de Políticas Afirmativas.Formação de Professores para a Igualdade Étnico-racial. 2007. (Seminário).

20.
28 Reunião anual da ANPED. 2005. (Outra).

21.
3 Seminário de Grupos de Pesquisa.Grupo de Psquisa Negro e Educação. 2005. (Seminário).

22.
Fórum Mundial de Educação.Memórias afrolageanas. 2004. (Outra).

23.
II Encontro Nacional Negros, Negras e Educação.Momentos de visibilidades dos afrodescendentes em Lages e suas inter-relações. 2004. (Encontro).

24.
II Encontro Nacional Negros, Negras e Educação.Estudo sobre as memórias afrolageanas. 2004. (Encontro).

25.
VII Mostra de Trabalhos e Iniciação à Pesquisa.Sociedade, Educaçãoe negroe Educação: Memórias Afrolageanas. 2003. (Outra).

26.
IV ANPEd - Sul.A identidade nacional brasileira e a educação: homogeneidade X pluralidade cultural. 2002. (Seminário).

27.
V Mostra de Trabalhos de Iniciação á Pesquisa e IV Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão.A nova Lei de Diretases da Educação Nacional e a Pluralidade Cultural. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Liz.R.A.C.; BENITE, A. ; FRANCISCO, P. J. . Congresso de Pesquisadores Negros. 2017. (Congresso).

2.
Liz.R.A.C.; COSTA, J. M. G. R. ; CORREA, R. . Coordenação do Grupo de Trabalho no I Simpósio da ABHR - O processo de constituição das identidades étnico-religiosas na Amazônia: fronteira entre religiões indígenas, afro-brasileira e a católica.. 2017. (Outro).

3.
Liz.R.A.C.; PINTO, M. C. O. B. S. ; CORREA, M. . Dialogos com o Sagrado no Amazonas: Mediação no Processo de Superação da Intolerância Religiosa. 2016. (Congresso).

4.
Liz.R.A.C.; EMIR, R. . Grupo de Trabalho: Identidade Nacional e Identidade Regional e Étnico-racial nas Fronteiras da Panamazônia. 2016. (Outro).

5.
Liz.R.A.C.; Cruz, Tharcísio Santiago . III Encontro de Ideias: Religião e Conhecimentos Tradicionais na Região do alto Solimões (AM). 2014. (Congresso).

6.
COSTA. Renilda, Aparecida. II Encontro de ideias- A construção das relações Étnico-raciais no Brasil e na Amazônia: Implicações Educacionais. 2013. (Outro).

7.
COSTA. Renilda, Aparecida. Organização e Coordenação do GT Religiões de Matriz Africana no Brasil: memórias, narrativas e simbolos de religiosidade na IV REA e XIII ABANE. 2013. (Outro).

8.
COSTA. Renilda, Aparecida. I Encontro de ideias - Políticas de Ação Afirmativa no Brasil: desafios e perspectivas dos últimos 10 anos. 2012. (Outro).

9.
COSTA. Renilda, Aparecida. Seminário: Reconstrução do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. 2012. (Outro).

10.
COSTA. Renilda, Aparecida; Renilda Aparecida Costa . Semana de Estudos Complementares do Curso de Pedagogia: Construindo Diálogos Interdisciplinares na Pedagogia. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Reinaldo Ramos Mourão. Práxis da pedagogia da alternância da \Casa Familiar Rual na amazônia: Interdisciplinaridade e protagonismo Sócio ambiental. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

2.
Ana Caroline Ribeiro da Silva. Hibridização religiosa na cultura parintinense: entre a pajelança indígena, o catolicismo e a Umbanda;. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Auxiliadora Teixeira Batista. Políticas públicas e Conhecimentos tradicionais em Parintins/ AM. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Liliane Costa Oliveira. A expansão do protestantismo na Amazônia: Contexto sócio-histórico e cultural. Início: 2016. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Sidenilto Correa de Paula. trabalho e Crime: reflexões sobre o comercio clandestino de combustíveis na cidade de Tabatinga. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, . Orientador: Renilda Aparecida Costa.

2.
Jéssica Dayse Matos Gomes. Memórias e vivências negras: os mucambos na Amazônia dos Século VIII e XiX. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, . Orientador: Renilda Aparecida Costa.

3.
Sidenilto Correa de Paula. trabalho e Crime: reflexões sobre o comércio clandestino de combustíveis na cidade Tabatinga. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, . Orientador: Renilda Aparecida Costa.

4.
Roberta Enir. Relações Étnicas no Alto Rio Negro: Yanomami: Peripo Iyë - os Filhos da Lua. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, . Orientador: Renilda Aparecida Costa.

5.
Renilda Aparecida Costa. Política pública de Erradicação do Trabalho Infantil na Tríplice Fronteira Amazônica- Brasil Colômbia e Peru. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, . Orientador: Renilda Aparecida Costa.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jerliane Morães Torres. As diferenças étinco-raciais nos anos iniciais: desafios teórico - metodologicos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Renilda Aparecida Costa.

2.
Ana Mariza Nunes. Retomada dos valores na Educação. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Séries Iniciais) - Universidade do Planalto Catarinense. Orientador: Renilda Aparecida Costa.

3.
Luciana Locatelli. A Educação da família na educação formal e informal. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Séries Iniciais) - Universidade do Planalto Catarinense. Orientador: Renilda Aparecida Costa.

4.
Maria Angelita Matos Lima. A história do afro-brasileiro na educação. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Séries Iniciais) - Universidade do Planalto Catarinense. Orientador: Renilda Aparecida Costa.

5.
Miriane Sinara Pries. Trabalhando Limites na educação. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Séries Iniciais) - Universidade do Planalto Catarinense. Orientador: Renilda Aparecida Costa.

6.
Nádia Rita de Cássia Lima Stange. A socialização na educação infantil. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade do Planalto Catarinense. Orientador: Renilda Aparecida Costa.

7.
Rosana do Nascimento. A construção sócio - cultural das diferenças. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especailização em Séries Iniciais) - Universidade do Planalto Catarinense. Orientador: Renilda Aparecida Costa.

8.
Ana Cláudia de Souza Corrêa. Escola e família: integração possível. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especailização em Séries Iniciais) - Universidade do Planalto Catarinense. Orientador: Renilda Aparecida Costa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Antônio Carlos Andrade dos Reis. Bullying no comportamento escolar: análises das interferências causadas pelo bullying no ensino aprendendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Renilda Aparecida Costa.

2.
Maria Neide Fernandes Pinto. Alfabetização Bilíngue: Leitura na Educação Escolar Ticuna. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Renilda Aparecida Costa.

3.
Elizabete da Silva Pinto. Alfabetização Bilingue: o desafio de ler em duas línguas na escola Indígena. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Renilda Aparecida Costa.

4.
Ercilane Arévalo Ramires. O educador infantil e identidade profissional: trajetórias de vida. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Renilda Aparecida Costa.

5.
Joselicia Gomes Fernandes. A Prática pedagógica na educação escolar indígena no ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Renilda Aparecida Costa.

6.
Maria de Almeida Melquíades. Educação das relações étnicorraciais: desafios da prática pedagógica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Renilda Aparecida Costa.

Iniciação científica
1.
Patrick Reis Müller. A Construção das relações étnico/raciais no Brasil e na Amazônia: implementação de politicas educacionais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Renilda Aparecida Costa.

2.
Jonner da Silva Cumapa. O Perfil Étnico-Racial dos/as Acadêmicos/as do INC/BC/ UFAM no Período de 2006 a 2012. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em ciências Agrárias) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Renilda Aparecida Costa.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
COSTA. R . A2013COSTA. R . A. processos de construção da identidade nacional brasileira: velhas e novas interrogações sobre a contrinbuição das religiões de matriz africana. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 15, p. 1-1, 2013.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA. Renilda, Aparecida. II Encontro de ideias- A construção das relações Étnico-raciais no Brasil e na Amazônia: Implicações Educacionais. 2013. (Outro).




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