Maria Enamar Ramos Neherer Bento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0647642004789441
  • Última atualização do currículo em 25/06/2018


Doutora em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio, 2004). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ, 1977). Pós-graduada (Especialização) em Orientação Educacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1965). Bacharel e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1961). Formada pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa (antiga Escola de Danças do Teatro Municipal do Rio de Janeiro), tendo sido, mais tarde, Coordenadora e Professora nesta mesma escola. Bailarina do Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e Chefe de Divisão -Dança da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto, nível III, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Coordena e ministra aulas no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Teatro Musicado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Coordenou o Curso de Formação de Bailarinos do Ballet Dalal Achcar e o Curso de Licenciatura Plena em Dança da UniverCidade, tendo também atuado como professora nestes cursos. Desenvolve pesquisa institucional (Unirio) sobre a interação de movimento e voz no Teatro Musical/Musicado, objetivando uma pedagogia para a preparação corporal do ator. Anteriormente pesquisou Danças e Estilos de Dança Sociais na Inglaterra, França, Itália ? entre os séculos XII e XIX ? e no Brasil ? séculos XVIII e XIX.Lider do Grupo de Pesquisas Artes do Movimento CNPq/UNIRIO junto com Nara Waldemar Keiserman organiza eventos nacionais e internacionais com a presença de pesquisadores/artistas internacionais das áreas de dança e teatro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Enamar Ramos Neherer Bento
Nome em citações bibliográficas
RAMOS,E.;Enamar Ramos

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, Escola de Teatro.
Avenida Pasteur 436- Fundos -Urca
Urca
22430-130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25422261
URL da Homepage: http://http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4708263A4http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4708263A4


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Angel Vianna: a pedagoga do corpo, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Maria Heloisa Toledo Machado.
Palavras-chave: Angel Vianna.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1974 - 1977
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Estudo Piloto sobre as possibilidades da inclusão da Expressão Corporal nos currículos de 1º grau.,Ano de Obtenção: 1977.
Orientador: Angela Maria Brasil Biaggio.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Pesquisa, CNPQ, Brasil.
Palavras-chave: Expressão Corporal.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento / Especialidade: Orientação Educacional.
Setores de atividade: Educação.
1963 - 1966
Especialização em Orientação Educacional.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1958 - 1961
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1954 - 1959
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Estadual de Danças maria Olenewa, EDMO, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto nível III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto nível III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto nível I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Servidor Público Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor assistente nível 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente nível 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Servidor público estatutário, Enquadramento Funcional: Professor assistente nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2013 - Atual
Ensino, Programa de Pós Graduação em Artes Cenicas UNIRIO, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Matrizes Coreograficas
09/2013 - Atual
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dança I
09/2013 - Atual
Ensino, Educação Artística, Licenciatura Plena - Habilitaç, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dança e Educação
03/2012 - Atual
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnicas Paralelas Alongamento Flexibilidade & Respiração
06/2005 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Núcleo de investigação Corpo e Voz.
06/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Teatro UNIRIO, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Ética.
03/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Teatro UNIRIO, .

08/2015 - 12/2015
Ensino, Programa de Pós Graduação em Artes Cenicas UNIRIO, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Movimento e respiraçao: processos criativos no trabalho do ator
03/2014 - 06/2014
Ensino, Mestrado Profissional - PPGEAC, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Matrizes Coreograficas
10/2012 - 12/2012
Ensino, Curso de pós-graduação stricto sensu em teatro, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O CORPO DO ATOR CONTEMPORANEO
03/2012 - 10/2012
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TECNICAS PARALELAS - ALONGAMENTO,FLEXIBILIDADE, RESPIRAÇAO
08/2011 - 12/2011
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnica Paralelas - Alongamento, flexibilidade, respiração
03/2011 - 06/2011
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnicas paralelas Alongamento&flexibilidade&respiração
03/2010 - 12/2010
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnicas paralelas - Alongamento & flexibilidade & respiração
03/2010 - 07/2010
Ensino, Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O Corpo do ator contemporaneo
08/2009 - 12/2009
Ensino, Especialização em Teatro Musicado, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Técnicas integradas
03/2009 - 12/2009
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dança I
Dança II
05/2009 - 07/2009
Ensino, Especialização em Teatro Musicado, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Alongamento, Flexibilidade e Respiração
03/2009 - 07/2009
Ensino, Curso de pós-graduação stricto sensu em teatro, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Os Vianna - pensamento e movimento
08/2008 - 12/2008
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Danca I
Danca II
Tecnica Paralela - Alongamento
03/2008 - 12/2008
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Teatro, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos avançados em Teatro e Cultura
03/2008 - 07/2008
Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MOVIMENTO E EDUCAÇÃO
03/2008 - 07/2008
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TÉCNICA PARALELA - ALONGAMENTO
DANÇA I
DANÇA II
03/2008 - 07/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Laboratorio de Linguagens e Midias/CCH /UNIRIO, .

Cargo ou função
Parecerista ad hoc Revista Morpheus edicao nº XII.
08/2007 - 12/2007
Ensino, Curso de pós-graduação stricto sensu em teatro, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
CORPO E ARTE
08/2007 - 12/2007
Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DANÇA E EDUCAÇÃO
08/2007 - 12/2007
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DANÇA II
DANÇA I
06/2005 - 07/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de pesquisa UNIRIO, .

03/2007 - 06/2007
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DANÇA I
DANÇA II
03/2007 - 06/2007
Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MOVIMENTO E EDUCAÇÃO
09/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Departamento de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Movimento e Voz III.
08/2006 - 12/2006
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dança I
Dança II
Evoluçào da dança
03/2006 - 07/2006
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Evolução da Dança
Dança II
Dança I
03/2006 - 05/2006
Extensão universitária , Departamento de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Movimento e Voz II.
04/2004 - 05/2006
Direção e administração, Departamento de Interpretação UNIRIO, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
06/2005 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Extensão, .

Linhas de pesquisa
Movimento e voz
03/2005 - 07/2005
Ensino, Teatro, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo e Arte
08/2001 - 06/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Artes, Escola de Teatro.

Linhas de pesquisa
Teatro-Educação
08/2001 - 12/2001
Ensino, Educação Artística, Licenciatura Plena - Habilitaç, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alongamento - Técnicas Paralelas
Dança I
Evolução da Dança
03/2001 - 07/2001
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alongamento - Técnicas Paralelas
Dança I
Evolução da dança
8/2000 - 07/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Artes, Escola de Teatro.

Linhas de pesquisa
Teatro-Educação
08/1998 - 07/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Artes, Escola de Teatro.

Linhas de pesquisa
DANÇA
03/2000 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Dança de Época - Tecnicas Paralelas
Dança 1
Dança 2
3/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Dança de Época - Técnicas Paralelas
Dança 2
Dança 1


Linhas de pesquisa


1.
Teatro-Educação
2.
Teatro-Educação
3.
Danças brasileiras de salão

Objetivo: Identificar e reproduzir as danças de salão do Brasil Colônia/ Império buscando suas origens e apontando as modificações ocorridas devido as especificidades do povo brasileiro..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Coreografia.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
Palavras-chave: Danças brasileiras de salão.
4.
Trabalho corporal
5.
Movimento e Voz
6.
Dança
7.
Teatro Musical/Musicado
8.
Movimento e voz

Objetivo: Trabalhar movimento, voz falada e voz cantada sem prejuízo do sistema fonador.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
Palavras-chave: Corpo e Voz.
9.
DANÇA

Objetivo: Estudo de danças pré-clássicas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Coreografia.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
Palavras-chave: Dança de Época.


Projetos de pesquisa


2010 - 2015
?O Retrato da Dança no Brasil - 1950 a 2000 - Um relato dos bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro?
Descrição: Registro da história da dança no Teatro Municipal do Rio de Janeiro contada pelos bailarinos que integraram seu Corpo de Baile no período de 1950 a 2000. O ballet no Brasil, institucionalmente, teve início em 1937 com a criação por Maria Olenewa, da Escola de Dança do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (atual Escola de Danças Maria Olenewa). Essa Escola tinha por objetivo preparar bailarinos para as Óperas apresentadas no Rio de Janeiro. Essa história, por ser recente, ainda não foi devidamente documentada. Fizemos uma documentação com texto e imagem para que as atuais e as futuras gerações possam identificar as pessoas que a construíram. A bibliografia sobre o assunto é praticamente inexistente, por isso a reconstrução dessa história foi realizada com base nos depoimentos dos bailarinos. Entrevistamos primeiros bailarinos, solistas, professores, coreógrafos, remontadores e diretores/regentes do ballet (regente era o nome dado a quem dirigia o corpo de baile).A investigaçao específica que esse projeto se propoe é o registro da história da dança escrita no TeatroMunicipal do Rio de Janeiro pelos bailarinos que integraram o Corpo de baile no período de 1950 a 2000 com texto e imagem para que as atuais e as futuras geraçoes possam identificar as pessoas que a construiram. A bibliografia sobre o assunto é praticamente inexistente, por isso a recosntruçao dessa história será realizada com base nos depoimentos dos bailarinos. Ligada ao Grupo de Pesquisa Artes do Movimento UNIRIO/CNPq.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Enamar Ramos Neherer Bento - Coordenador / Elid Silva Bittencourt - Integrante.
2007 - Atual
Teatro Musical:investigação corpo e voz
Descrição: Intensificar a pesquisa iniciada em 2007 estudando técnicas/metodologias de composição dramaturgica na pratica docente mais recentes - como Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf e Vocal Dance & Voice Movememt Integration de Patricia Bardi que agora aparecem como trabalhos importantes no campo movimento- voz- dramaturgia e sua abrangencia pedagogica. Pesquisa ligada ao Grupo de Pesquisa Artes do Movimento UNIRIO/CNPq.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Enamar Ramos Neherer Bento - Coordenador / Doriana Mendes - Integrante / Helena Teixeira Marques - Integrante / Gabriel Nogueira Beda de Aquino - Integrante.
2005 - 2007
Bailes do Brasil Colônia/império
Descrição: Serão pesquisadas as danças executadas nos Bailes do Brasil Colônia/Império no Rio de Janeiro, sua origem e modificações face a especificidade do povo brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Enamar Ramos Neherer Bento - Coordenador.
2001 - 2004
A dança na Escola de Teatro que visa uma reestruturação dos programas das disciplinas de Dança na Escola de Teatro
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2001
Preparação Corporal/Vocal para Análise Ativa, visando um aquecimento corporal e vocal para os atores que trabalham com o método da Análise Ativa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1998 - 2001
Danças e Estilos do século XII ao XIX na Inglaterra, França e Itália
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de projeto de fomento


2014 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Execução da Dança.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teatro Musical/Musicado.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RAMOS,E.2011RAMOS,E.. Um corpo musical. O Percevejo Online, v. 3, p. 1-21, 2011.

2.
RAMOS,E.2010RAMOS,E.; RUIZ, G. ; Teixeira, L ; KEISERMAN, N. W. ; RIBEIRO, J. . Grupo Teatro do Movimento uma proposta de pesquisa em dança. O Percevejo Online, v. 1, p. 16, 2010.

3.
RAMOS,E.2009RAMOS,E.; BRITO, M. S. . Corpo e voz uma preparação integrada. O Percevejo Online, v. 1, p. 1-9, 2009.

4.
RAMOS,E.2002RAMOS,E.. Preparação Corporal e Vocal para Análise Ativa. Cadernos de Texto, UNIRIO - Dep. Extensão, v. 2º, p. 34-40, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RAMOS,E.. Angel Vianna a pedagoga do corpo. 1. ed. S'ao Paulo: Summus editorial, 2007. v. 1. 157p .

Capítulos de livros publicados
1.
RAMOS,E.; TAVEIRA, Leonardo de M. . Bailes do Brasil Colonia/Imperio. In: Keiserman, N; Ribeiro, J. (Org.). O Corpo Cenico - entre a dança eo teatro. 1ed.Sao Paulo: Annablume, 2013, v. 1, p. 1-316.

2.
RAMOS,E.; SALDANHA, S. ; et al. . Angel Vianna e o teatro. In: Suzana Saldanha. (Org.). Angel Vianna: sistema, método ou técnica?. Rio de Janeiro: Funarte, 2009, v. , p. 67-76.

3.
RAMOS,E.. Angel Vianna:a revolução do corpo no teatro brasileiro. In: Ligiéro, Zeca: Santos, Claudio Alberto dos. (Org.). Dança da terra. Rio de Janeiro: Papel Virtual Editora, 2005, v. 1, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS,E.. Processo de criação dos alunos do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Teatro Musicado do Centro de Letras e Artes da UNIRIO. In: VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Pós-Graduação em Artes Cenicas - Arte e ciencia: abismo de rosas, 2010, São Paulo. Memória Abrace Digital. São Paulo, 2010.

2.
RAMOS,E.. Processo de criação dos alunos de Dança da Escola de teatro da UNIRIO- relato de experiencia. In: V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas, 2008, Belo Horizonte. Memória Abrace Digital, 2008.

3.
RAMOS,E.; TAVEIRA, Leonardo de M. . Bailes do Brasil Colônia/império. In: I ENGRUPE - Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança, 2007, São Paulo. ENGRUPEdança Pesquisas Multidisciplinares em Dança. São Paulo: UNESP/ Programa de Pós-Graduação em Artes/ Instituto de Artes, 2007. v. 1.

4.
RAMOS,E.; OLIVEIRA, D. S. F. . Movimento e Voz. In: IV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2006, Rio de Janeiro. Os trabalhos e os dias das artes cênicas:ensinar, fazer e pesquisar dança e teatro. Rio de Janeiro: Viveiros de Castro Editora Ltda, 2006. v. 1. p. 181-182.

5.
RAMOS,E.. Ensino da dança na Escola de Teatro:algumas reflexões. In: III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2003, Florianópolis. Memória ABRACE VII. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2003. p. 285-287.

6.
RAMOS,E.. Preparação Corporal e Vocal para Análise Ativa. In: II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2001, Salvador - Bahia. Memória Abrace IV. Salvador: Press Color, 2001. v. 1. p. 508-514.

7.
RAMOS,E.. Educação extra-classe. In: 2º Congresso Nacional de Orientadores Educacionais, 1965, Rio de Janeiro. Congresso Nacional de Orientadores Educacionais, 1965.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS,E.; TAVEIRA, Leonardo de M. . Bailes do Brasil Colônia/império. In: 5ª Jornada de Iniciação Científica - Unirio, 2006, Rio de Janeiro. Resumos - 5ª Jornada de Iniciação Científica - Unirio. Rio de Janeiro: Unirio, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS,E.; TAVEIRA, Leonardo de M. . Danças Brasileiras: Bailes Brasil Colonia/ Império. In: 6ª Jornada de Iniciação Científica - Unirio, 2007, Rio de janeiro. Resumos - Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007. v. 1. p. 356-358.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS,E.. O retrato da dança no Brasil de 1950 a 2000. Um relato dos bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BELMONTE, T. ; RAMOS,E. . A historia do corpo nos ultimos 100 anos a interface da Biolgia com a Cultura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
RAMOS,E.. Coreografia, figurino, tecnica a razao do sucesso na dança. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
RAMOS,E.. Bailes do Brasil Colônia/império. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RAMOS,E.; TAVEIRA, Leonardo de M. . Danças Brasileiras: Bailes Brasil Colonia/ Império. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RAMOS,E.. Movimento e Voz. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RAMOS,E.; TAVEIRA, Leonardo de M. . Bailes do Brasil Colônia/império. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RAMOS,E.. Angel Vianna: a pedagoga do corpo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
RAMOS,E.; KEISERMAN, N. W. ; RIBEIRO, J. . II Engrupedança:Diálogos e Dinamicas vol.2 nº2. 2011.

Processos ou técnicas
1.
RAMOS,E.. Angel Vianna : a pedagoga do corpo. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
RAMOS,E.. Vocal dance and voice movement integration. 2017.

2.
RAMOS,E.. Comitê Cientifico do IX Congresso da ABRACE. 2016.

3.
RAMOS,E.. Comissao Cientifica IV Engrupedança. 2013.

4.
RAMOS,E.. Comite Cientifico do III Engrupedança. 2011.

5.
RAMOS,E.. Comitê cientifico do I Seminario internacional corpo cenico : linguagens e pedagogias - Grupo artes do movimento UNIRIO/CNPq. 2011.

6.
RAMOS,E.. Parecerista em projetos de Apoio à Organização de eventos - FAPERJ. 2011.

7.
RAMOS,E.. Parecerista ad hoc na Revista Eletronica Morpheus (ISSN-1676-2924). 2008.

Redes sociais, websites e blogs
1.
RAMOS,E.; Carpintero, Carol ; Nascimento, Norma . trailer do documentario Corpo de Baile, produto de minha pesquisa O Retrato da Dança no Brasil de 1950 a 2000; um relado dos bailarinos do Theatro M unicipal /RJ. 2016; Tema: Historia do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro contado pelos proprios bailarinos. Produto da pesquisa O retrato da dança no Brasil de 1950 a 2000: um relato dos bailarinos do Ballet do Theatro Municipal /RJ. (Site).

2.
RAMOS,E.; BITTENCOURT, E. S. . O retrato da dança. 2016; Tema: Historia do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro contado pelos proprios bailarinos. Produto da pesquisa O retrato da dança no Brasil de 1950 a 2000: um relato dos bailarinos do Ballet do Theatro Municipal /RJ. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
RAMOS,E.; RIBEIRO, J. . Dança/Teatro - A preparação corporal do interprete cênico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RAMOS,E.; TAVARES, J. R. S. . A preparação corporal do interprete cenico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RAMOS,E.; Bittencourt,E.S . O retrato da dança. 2016. (Blog).

4.
RAMOS,E.; RUBIM, M. . Curso de Pósgraduaçao Lato Sensu Especializaçao em Teatro Musicado. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
RAMOS,E.; RUBIM, M. . Curso de Pós Graduação Lato Sensu Especialização em teatro Musicado. 2009. (Criação de curso de Pós Graduação Lato Sensu).

6.
RAMOS,E.; OLIVEIRA, D. S. F. . Movimento e voz. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material sobre pesquisa de Movimento + voz falada+voz cantada(material em produção)).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
RAMOS,E.. Orfeu e Euridice. 2014. Coreográfica.

2.
RAMOS,E.. Concerto Performatico. 2013. Coreográfica.

3.
RAMOS,E.; HELLER, S. ; CATAPAN, F. ; BERNSTEIN, G. . Histoire du Soldat - Igor Stravinky - Sala Paschoal Carlos Magno, Escola de Teatro (Unirio), 2 espetáculos, 250 espectadores - Trabalho integrando as Escolas de Teatro e Música da Unirio. 2009. Teatral.

4.
RAMOS,E.. Baderna. 2006. Coreográfica.

5.
RAMOS,E.. Otelo de Shakespeare. 2001. Teatral.

6.
RAMOS,E.; MASSINE, L. . Les Presages. 1964. Coreográfica.

7.
RAMOS,E.; MASSINE, L. . Gaîté Parisienne. 1963. Coreográfica.

8.
RAMOS,E.; GRAY, D. . O Guarani. 1963. Coreográfica.

9.
RAMOS,E.; LANDER, H. . Les Indes Galantes. 1963. Coreográfica.

10.
RAMOS,E.; LANDER, H. . Études. 1963. Coreográfica.

11.
RAMOS,E.; FOKINI, M. . Les Sylphides. 1962. Coreográfica.

12.
RAMOS,E.; PETIPA, M. . O Lago dos Cisnes. 1961. Coreográfica.

13.
RAMOS,E.; CORALLI, J. . Giselle. 1961. Coreográfica.

14.
RAMOS,E.; FEODOROVA, E. . Ópera Fausto. 1960. Coreográfica.

15.
RAMOS,E.. O Lago dos Cisnes. 1959. Coreográfica.

16.
RAMOS,E.; GUIZER, I. . Martia. 1956. Coreográfica.

17.
RAMOS,E.. Carmem. 1956. Coreográfica.

Música
1.
RAMOS,E.. Canções para um mundo novo. 2006. Interpretação.

Artes Visuais
1.
RAMOS,E.. Danças de Época. 2001. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
RAMOS,E.; NIS UNIRIO . Corpo de Baile - 80 anos de dnaçca no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 2018 (Documentario - Corpo de baile - 80 anos de dança no Theatro Municipal do Rio de Janeiro).

2.
RAMOS,E.. Phoenix Cia de Dança. 2006 (Espetáculo de Dança).

3.
RAMOS,E.; OLIVEIRA, D. S. F. . Cotidiano. 2006 (Perfornace de movimento/dança e voz falada/cantada).

4.
RAMOS,E.. Nada que eu disser será suficiente até que o sol se ponha. 2006 (Espetáculo de Teatro).

5.
RAMOS,E.. Canções para um novo mundo. 2006 (Espetáculo de Teatro).

6.
RAMOS,E.. Baderna. 2006 (Espetáculo de Teatro).

7.
RAMOS,E.. Entre a sopa e o vermuth. 2004 (Video).

8.
RAMOS,E.. Portinari um menino de Brodosqui. 2004 (Espetáculo de Teatro).

9.
RAMOS,E.; TAGLIONI, F. ; LACOTTE, P. . La Sylphide. 1997 (Espetáculo de Dança).

10.
RAMOS,E.; BALANCHINE, G. ; PETIPA, M. . Programa Balanchine - Petipa. 1997 (Espetáculo de Dança).

11.
RAMOS,E.; NIJIINSKA, B. ; NIJIINSKY, V. . Homenagem aos Balés Russos. 1996 (Espetáculo de Dança).

12.
RAMOS,E.; ASHTON, F. . La Fille Mal Gardée. 1995 (Espetáculo de Dança).

13.
RAMOS,E.; LEHAR, F. . A Viúva Alegre. 1994 (Espetáculo de Dança/ Ópera).

14.
RAMOS,E.; MARTINEZ, E. . Coppélia. 1993 (Espetáculo de Dança).

15.
RAMOS,E.; Vários coreógrafos . Projeto Teatro Municipal para todos. 1992 (Espetáculo de Dança).

Demais trabalhos
1.
RAMOS,E.; RIBEIRO, J. ; Teixeira, L ; GNU, G. . Concerto Performatico - coreografia. 2013 (Espetaculo de Musica e Dança) .

2.
RAMOS,E.. Otelo de Shakespeare. 2001 (Espetáculo de teatro) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIBEIRO, J.; RAMOS,E.; SILVEIRA, S. C. S.. Participação em banca de Renato Cruz da Silveira. Jogando com as danças urbanas - do baile a academia, uma experiencia do jogo nos processos de ensino/criação em dança. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
REIS, A. C.; Caldeira, Solange; RAMOS,E.. Participação em banca de Renato de Sena Vieira. A Senhora do Quadro. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
RAMOS,E.; NOGUEIRA, M. A.; Cruz, Giseli Barreto. Participação em banca de Cecilia Silvano Batalha. Ensino da dança na escola: concepçoes e praticas na visao doe professores. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
RAMOS,E.; RIBEIRO, J.. Participação em banca de Dario Gonzáles Galo. A capoeira Angola como caminho para a formação e a criação cenica do ator. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
RAMOS,E.; Lima, Tatiana Motta; BERNART, I.. Participação em banca de Leticia Carvalho Gaspar de Moura. Um canto que é escuta: uma investigação da unidade corpo/voz no ator que canta. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
RAMOS,E.; RIBEIRO, J.; VIANNA, A.. Participação em banca de Alexandre Soares Lambert. Além das fronteiras da comunicação teatral: as causas do fenomeno socialocorrido em " Hoje é dia de rock". 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
RAMOS,E.; ANDRADE, E.; RUBIM, M.. Participação em banca de Ana Lucia de Alcantara Calvente. (Re)Criando vozes,um estudo sobre a composição vocal nos musicais biográficos. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
RAMOS,E.; FREITAS, L. H.; VENANCIO, B. P.. Participação em banca de Andréa Pinheiro da Silva. O Jogo como Indutor da Encenação: uma proposta para o teatro na escola. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
RAMOS,E.. Participação em banca de Carlos Roberto dos Santos Alves. Hip Hop Carioca:Transformções sociais e mudanças culturais em comunidade periférica por meio do corpo. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
RAMOS,E.. Participação em banca de Letícia Pereira teixeira. Inscrito no meu corpo:uma abordagem reflaxiva do trabalho corporal proposto por angel Vianna. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

11.
RAMOS,E.. Participação em banca de Graziele de Abreu Cruz Nishioka. Identificacao do perfildermatogl~ifico, somatotipico e das qualidades f~isicas bãsicas dos bailarinos bolsistas do centro de danca Debora Colker. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

12.
RAMOS,E.. Participação em banca de Liliane Ferreira mundim. As dinamicas de construção do corpo cênico - o espetáculo Shi-Zen7 cuias do grupo Lume. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

13.
RAMOS,E.. Participação em banca de Elid Silva Bittencourt. Frida Kahlo: uma experiencia em danca Teatro na Escola de Teatro da UNIRIO. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
RAMOS,E.; KEISERMAN, N. W.; LEAL, M. L.; MOLINA, A. J.; PAIVA, J. E.. Participação em banca de Sigrid Bitter. A Meditação como ponto de partida para a criação coreografica : o (in)visivel de um corpo dançante. 2017. Tese (Doutorado em Curso de pós graduação stricto sensu em Artes Cêni) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BRITO, M. C. S.; RAMOS,E.; GUBERFAIN, J. C.; SOUZA, M. I. G.; OLIVEIRA, M. V. M.. Participação em banca de Morgana Fernandes Martins. A musicalidade do corpo cenico: a formação do ator regente a partir dos aspectos musicais explorados no universo do teatro Meyrholdiano. 2017. Tese (Doutorado em Programde pós-graduação em Artes Cênicas - PPGAC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Kosovsky, Lidia; MERISIO, P. R.; PAZ, A. F.; VIEIRA, J. L.; MENDES, E. B.; RAMOS,E.. Participação em banca de Elisa helena Villela. Mobile Videos - poeticas de curta duraçao para dispositivos móveis. 2017. Tese (Doutorado em Programde pós-graduação em Artes Cênicas - PPGAC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
RAMOS,E.; BERNARDES, A.; BARBOSAS, A. L. G.; BORGES, H. M. O. C.. Participação em banca de Ana Vitoria Silva Freire. Processos autobiograficos- modos performativos e formas afetivas de criação na dança contemporanea. 2016. Tese (Doutorado em Curso de pós graduação stricto sensu em Artes Cêni) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
RAMOS,E.; COELHO, A. L. L.; BRITO, I. M.; ZENICOLA, D. M.; BRIGIDA JUNIOR, M. S.. Participação em banca de Tatiana Maria Damasceno. Nas aguas de Iemanjá: um estudo das praticas performativas no candomblé e na festa à beira mar. 2015. Tese (Doutorado em Programde pós-graduação em Artes Cênicas - PPGAC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
RAMOS,E.; VIANNA, A.; Caldeira, Solange; Lima, Evelyn Furquim Werneck; WERNECK, Maria Hekena. Participação em banca de Ramon Santana de Aguiar. A construção de um novo espaço cênico em Belo Horizonte na década de 1980. Novos paradogmas na cena mineira. 2011. Tese (Doutorado em Curso de pós graduação stricto sensu em Artes Cêni) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
RAMOS,E.; MATTOS, B. J.; Siqueira, Denise da Costa Oliveira; FERNANDES, C. S.; VILLACA, N. M. S.. Participação em banca de Bibiana \gutierrez Fernandes de Sá. O corpo e a dança de um Brasil imaginado:produção de sentidos em dança. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pósgraduação em Comunicação - ECO-PÓS) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
RAMOS,E.; Alves Junior, Edmundo de Drummond; Zeca Ligiero; Lima, Evelyn Furquim Werneck; Almeida, Marcus Vinicius Machado de. Participação em banca de Maria Ines Glavão. Espaços de Dança de Salão no cenário urbano da cidade do Rio de Janeiro: tradição e inovação na cena contemporanea. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Cenicas UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
RAMOS,E.; VIANNA, A.; MAIA, L. P.; BERNARDES, A.; BRITO, M. C.. Participação em banca de Elid Silva Bittencourt. Lourdes Bastos:O Moderno na Dança no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Cenicas UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
RAMOS,E.. Participação em banca de Joana Ribeiro da silva Tavares. Klauss Vianna, do coreógrafo ao diretor de Movimento Historiografia da prepação corporal no Teatro Brasileiro. 2007. Tese (Doutorado em Curso de pós-graduação stricto sensu em teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

11.
RAMOS,E.. Participação em banca de Solange Caldeira. O lamento da Imperatriz. 2006. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

12.
RAMOS,E.. Participação em banca de Denise Mancebo Zenicola. Samba de gafieira:a performance da ginga. 2005. Tese (Doutorado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
RAMOS,E.; FLORENTINO, A.; OLIVEIRA, D. S. F.. Participação em banca de Hugo Kerth Cortazio da Silva. A voz no fazer Teatral: pensando os conceitos de pré-voz e emancipação sonora. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
RIBEIRO, J.; RAMOS,E.; RUIZ, G.; CERBINO, A. B. F.. Participação em banca de Marina Campos Magalhaes. Grupo Teatro do Movimento - A construção de uma dança brasileira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
RIBEIRO, J.; RAMOS,E.; COUTINHO, M. H.; SILVEIRA, S. C. S.. Participação em banca de Renato Cruz da Silveira. Jogando com as danças urbanas - uma analise de seus processos pedagógicos em cursos livres de dança. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
RIBEIRO, J.; REIS, A. C.; CALDEIRA, S. P.; RAMOS,E.. Participação em banca de Renato de Sena Vieira. Nelidova a Nelly Laport:uma bailarina alem da tecnica na formação das Artes Cenicas do Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RAMOS,E.; REIS, A. C.; OGEDA, A.. Participação em banca de Victor Pinto Soeiro Paulo.A construção de um percurso pedagpgico e como a arte se apresenta na formaçao do sensivel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
RAMOS,E.. Participação em banca de Isis Jatobá Máximo Pereira.Teatro e sala de leitura:uma parceria possivel - um relato de experiencia do ensino od teatro em uma escola publica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
RAMOS,E.; Mundim, Liliane; NARVAEZ, V.. Participação em banca de Isis Jatobá Máximo Pereira.Teatro e sala de Leitura uma parceria possivel:um relato de experiencia do ensino do Teatro em uma escola publica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RAMOS,E.; OLIVEIRA, D. S. F.; BECKER, L.; MOREIRA, J. H. F. B.. Concurso para seleção de docente de Interpretação / Voz. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
OLIVEIRA, D. S. F.; BECKER, L.; RAMOS,E.. Seleção de docente de Interpretação/voz. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
RAMOS,E.; OLIVEIRA, D. S. F.. Concurso Públco para professor auxiliar de Oficina de Ópera e História da Ópera da Escola de Música da UFRJ. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
RAMOS,E.; VIEIRA, A. P.; CALDEIRA, S. P.. Concurso para professor Efetivo de Dança Contemporanea/Composição Coreográfica. 2009. Universidade Federal de Viçosa.

5.
RAMOS,E.; CALDEIRA, S. P.; VIEIRA, A. P.. Concurso público para professor Assistente I, área/subárea de Dança Comtemporanea/Composição Coreográfica do Departamento de Artes e Humanidades da UFV. 2009. Universidade Federal de Viçosa.

6.
RAMOS,E.; EARP, A. C. S.; BRAGA, M. A.. Comissão julgadora do Concurso Público para professor Auxiliar do Departamento de Arte Corporal - Setor Técnica de Dança, InterpretaçãoComposição Coreográfica. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
RAMOS,E.. Seleção para cursos de Bacharelado em Artes Cênicas Habilitação Interpretação Teatral. 2005. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
RAMOS,E.. Seleção para os cursos de Educação Artistica Licenciatura Plena Habilitaçào Artes Cênicas. 2005. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
RAMOS,E.. Seleção Curso de Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpretação Teatral. 2004. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
RAMOS,E.. Seleção para Curso de Educação Artística - Licenciatura Plena - Habilitação Artes Cênicas. 2004. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

11.
RAMOS,E.. Seleção para Curso de Bacharelado em Artes Cênicas Habilitação Interpretação Teatral. 2003. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

12.
RAMOS,E.. Seleção para Curso de Educação Artística Licenciatura Plena Habilitação Artes Cênicas. 2003. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

13.
RAMOS,E.. Seleção para Curso de Educação Artística - Licenciatura Plena - Habilitação Artes Cênicas. 2002. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

14.
RAMOS,E.. Seleção para o Curso de Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpretação Teatral. 2002. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

15.
RAMOS,E.. Seleção para Curso de Educação Artística- Licenciatura Plena- Habilitação Artes Cênicas. 2001. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Avaliação de cursos
1.
RAMOS,E.. Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Angel Vianna. 2006.

Outras participações
1.
Zeca Ligiero; RAMOS,E.; KOSOVSKI, R.; EBER, L.. Comissao de seleção do Mestrado Academico -PPGAC. 2017. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
RAMOS,E.. Comissão de seleção para o Programa de mestrado Profissional em Ensino do Teatro. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
RAMOS,E.; BRITO, M. C. S.; RIBEIRO, J.. banca de qualificação de Dario Gonzales Galo. 2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
RAMOS,E.. Banca de aproveitamento de competencia. 2013. Faculdade Angel Vianna.

5.
RAMOS,E.; FEIX, T. A.. Comissao de Homologação de Inscrição do processo de Seleção para o curso de mestrado do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas. 2011. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
RAMOS,E.; FEIX, T. A.. Comissão de homologação de documentos seleção do Curso de Doutorado do programa de pós graduaçãosticto senso em Artes cenicas da UNIRIO. 2011. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
RAMOS,E.; FEIX, T. A.. Comissão de homologação de documentos seleção do mestrado do programa de pós graduaçãosticto senso em Artes cenicas da UNIRIO. 2011. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
RAMOS,E.; RIBEIRO, J.; Kosovsky, Lidia; FEITOSA, C.. Comissão de análise do projeto de dissertação Espaços para um corpo com voz. Revolucionando o Teatro Moderno Brasileiro: Luiz carlos ripper -um espaço para o corpo; Klauss Vianna um corpo para o espaço. 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
RUBIM, M.; KEISERMAN, N. W.; CARVALHO, A. M. B.; RAMOS,E.. Comissão de análise de projeto de dissertação Falar e cantar em cena. 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
RAMOS,E.; KEISERMAN, N. W.; Lima, Tatiana Motta. Comissão de análise de projeto de dissertação O pensamento material. 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

11.
RAMOS,E.; FEITOSA, C.. Comissao de analise de projeto da Dissertacao ABORDAGEM PEDAGOGICA DO TRABALHO CORPORAL DE ANGEL VIANNA. 2008. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

12.
RAMOS,E.; ANDRADE, E.; VIANNA, A.. Comissao de Analise de Tese de Doutorado LOURDES BASTOS:O MODERNO NA DANCA. 2008. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

13.
RAMOS,E.; ANDRADE, E.; JARDIM, Ana Teresa. Comissao de selecao para o Mestrado do Programa de Pos-Graduacao em Teatro da UNIRIO. 2008. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornada Nacional Artes do Gesto.Estudos do Gesto. 2017. (Encontro).

2.
Journné d'etudes: Créer a deux: Klauss et Angel Vianna.L'École e Faculté Angel Vianna. 2017. (Outra).

3.
O espaço sonoro e a escuta profunda.Mesa de Dialogos - Sound Space. 2017. (Simpósio).

4.
XVII coloquio do PPGAC/UNIRIO.Pedagogias e Bufonarias. 2017. (Outra).

5.
III Encontro Brasileiro de Artes para o seculo XXI.Angel Vianna e Klaus Vianna trajetorias de um movimento na Dança e no Teatro cariocas. 2016. (Encontro).

6.
8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cenicas -ABRACE. O retrato da dança no Brasil de 1950 a 2000. Um relato dos bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 2014. (Congresso).

7.
Jornada do HUGG.A Historia do corpo nos últimos 100 anos - a interface da Biologia com a Cultura. 2012. (Oficina).

8.
VII Congresso Brasileiro de Pósgraduaçao e Pesquisa em Artes Cenicas -ss - Memoria s. Coreografia, figurino, tecnica a razao do sucesso na dança. 2012. (Congresso).

9.
VII Congresso Brasileiro de Pósgraduaçao e Pesquisa em Artes Cenicas -ss - Memoria s. Sessao aberta do GT Processos de Criaçao e Expressao Cenica. 2012. (Congresso).

10.
XV Coloquio do Programa de Pós-graduaçao em Artes Cenicas da UNIRIO.Mesa de Comunicaçao dos alunos dp programa. 2012. (Outra).

11.
I Seminário Internacional Corpo Cenico:linguagens e pedagogias do Programa de Pós-graduação em Artes Cenicas e Grupo de Pesquisa Artes do Movimento - UNIRIO.Corpo Cenico :linguagens e pedagogias. 2011. (Seminário).

12.
Colóquio do PPGAC-2010 da UNIRIO.Comunicações das linhas de pesquisa PCE e PFA. 2010. (Outra).

13.
VI Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduaçãio em Artes Cênicas - Arte e ceiencia : abismo de rosas. Discussão em mesa redonda. 2010. (Congresso).

14.
II Engrupedança:Diálogos e Dinamicas.Pedagogia da Dança. 2009. (Encontro).

15.
XII Colóqui do PPGAC/2009/UNIRIO.Poéticas da cena e do Texto Teatral e estudos da Performance do Corpo e da Imagem. 2009. (Encontro).

16.
XII Colóquio do PPGAC/2009/UNIRIO.Processos Formativos e Atuação Cenica e História e Historiografia do Teatro. 2009. (Encontro).

17.
IV Encontro do Corpo na Dança e no Teatro.Angel Vianna: A grande mestra da dança no teatro. 2008. (Encontro).

18.
V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas. Processos de criação dos alunos nas aulas de Dança da escoçla de teatro da UNIRIO - Relato de experiencia. 2008. (Congresso).

19.
V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas. Processo de criação dos alunos nas aulas de Dança da Escola de Teatro da UNIRIO - Relato de experiencia. 2008. (Congresso).

20.
6ª Jornada de Iniciação Científica - Unirio.Danças Brasileiras: Bailes do Brasil Colônia/Império. 2007. (Outra).

21.
I ENGRUPE - Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança.Bailes do Brasil Colônia/império. 2007. (Encontro).

22.
5ª Jornada de Iniciação Científica - Unirio.Bailes do Brasil Colônia/império. 2006. (Outra).

23.
IV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduaçào em Artes Cênicas. Movimento e Voz. 2006. (Congresso).

24.
1º Encontro Internacional de Dança e Filosofia.Angel Vianna: a pedagoga do corpo. 2005. (Encontro).

25.
15º CONFAEB - Congresso da Federação de Arte-Educadores do Brasil. Angel Vianna: a pedagoga do corpo. 2004. (Congresso).

26.
III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. A Dança na Escola de Teatro. 2003. (Congresso).

27.
II Reunião Científica da ABRACE - Registro e Difusão da Produção Acadêmica em Artes Cênicas no Brasil.II Reunião Científica da ABRACE. 2002. (Encontro).

28.
V Colóquio do Programa de Pós- Graduação em Teatro da UNIRIO.A Pedagogia de Angel Vianna e a preparação corporal do ator. 2002. (Encontro).

29.
XXII Jornada Científica do Hospital Universitário Gafrée Guinle.Corpo e Saúde Pública. 2002. (Encontro).

30.
II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Preparação Corporal e Vocal para Análise Ativa. 2001. (Congresso).

31.
IV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Rio de Janeiro.A pedagogia de Angel Vianna e a preparação corporal do ator. 2001. (Encontro).

32.
Seminário Internacional de Interesses Técnicos- Científicos Culturais Cuba - Rio de Janeiro.Seminário Internacional de Interesses Técnico- Científico Culturais Cuba - Rio de Janeiro. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RAMOS,E.; CARVALHO, A. M. B. ; MAFFI, K. ; GUENZGURGER, G. ; CASSOU, R. ; ASTH, M. ; VASCONCELOS, P. ; SANTOS, V. C. R. . XVII coloquio do PPGAC/UNIRIO. 2017. (Outro).

2.
RAMOS,E.; KEISERMAN, N. W. ; RIBEIRO, J. . VI Jornada Internacional Artes do Movimento - Encontro com Sucheta Chapekar(Pune University). 2015. (Outro).

3.
RAMOS,E.; RIBEIRO, J. ; KEISERMAN, N. W. . V Jornada Internacional Artes do movimento- Encontro com Silvia Nakkach - As vozes da voz. 2014. (Outro).

4.
RAMOS,E.; KEISERMAN, N. W. ; RIBEIRO, J. . II Seminario Internacional Corpo Cenico - Tradiçao e Contemporaneidade. 2013. (Outro).

5.
KEISERMAN, N. W. ; RAMOS,E. ; RIBEIRO, J. . I Simposio Internacional Artes do Movimento- Encontro Vera mantero e André Lepecki. 2012. (Outro).

6.
RAMOS,E.; KEISERMAN, N. W. ; TAVARES, J. R. S. . I Jornada Internacional Artes do Movimento. 2012. (Outro).

7.
RAMOS,E.; KEISERMAN, N. W. ; TAVARES, J. R. S. . II Jornada Internacional Artes do Movimento - Encontro com a coreografa Jennifer Muller- UNIRIO e SESC Copacabana. 2012. (Outro).

8.
RAMOS,E.; KEISERMAN, N. W. ; RIBEIRO, J. . I Seminário Internacional Corpo Cenico :linguagens e pedagogias programa de Pós-graduaç~~ao em Artes Cenicas e Grupo de pesquisa Artes do Movimento - UNIRIO. 2011. (Outro).

9.
RAMOS,E.; KEISERMAN, N. W. ; RIBEIRO, J. . II ENGRUPE - Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança: "Diálogos e Dinâmicas". 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Helena Teixeira Marques. Estudos sobre a tecnica da Plataforma:da experiencia didáticaao processo artistico. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Renato de Sena Vieira. Nelidova a Nelly Laport:uma bailarina alem da tecnica na formação do teatro e da dança no Rio de janeiro. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Rosane Campello. O oficio do professor que dança. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional - PPGEAC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Vivian Cafaro. Curiculo minimo:clausura e legitimação do ensino de Dança na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Ana Flavia Mendes Sapucahy. Início: 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Iniciação científica
1.
Gabriela Andrade Alves. Ballet do Theatro municipal do Rio de Janeiro- organização do acervo encontrado no periodo de 1980 a 1990. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Gabriel Nogueira Beda de Aquino. Respiração e Movimento. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Renato de Sena Vieira. A Senhora do quadro. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

2.
Vivian Cáfaro Cunha. Curriculo Minimo:clausura e legitimação do ensino de dança na rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

3.
RoseaneLaudano Campello Wanderley. Caminhos para a implantação do 1 curso tecnico em dança com matriz curricular integrada no Brasil:O oficio do professor que dança. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

4.
Amalia Maria Herrera Moreno. Graciela Figeroa a dança com amor. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

5.
Alexandre Soares Lambert. Além das fronteiras da comunicação teatral: as causas do fenomeno socialocorrido em. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

6.
Ana Lúcia de Alcantara Calvente. (Re)Criando vozes,um estudo sobre a composição vocal nos musicais biográficos. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Stricto Sensu em Artes Cenicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

7.
Ana Lucia Palma Gonçalves. Atos no escuro: uma perspectiva sensorial. 2008. Dissertação (Mestrado em Curso de pós-graduação stricto sensu em teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Ana Flavia Mendes Sapucahy. 2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Laura Helena Jamelli de Almeida. Tecendo memorias :abordagem do percurso afetivo a partir da metodologia Angel Vianna. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia Angel Vianna) - Faculdade Angel Vianna. Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

Iniciação científica
1.
Leonardo de Mesquita Taveira. Bailes Brasil Colonia /Império. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

2.
Leonardo de Mesquita Taveira. Bailes Brasil Colonia /Império. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

3.
André Ricardo de Angelis. A Dança na Escola de Teatro. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

4.
André Ricardo de Angelis. A Dança na escola de Teatro. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

5.
Renata Ferreira Porto. A Dança na Escola de Teatro. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

6.
André Ricardo de Angelis. Preparação Corporal e Vocal para Análise Ativa. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

Orientações de outra natureza
1.
Veronica Rocha. Monitoria. 2004. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

2.
Maria Rocha Fernandes. Monitoria. 2002. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.

3.
Janaina Moraes Müller Frazão. Monitoria. 2001. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpr) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Enamar Ramos Neherer Bento.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
RAMOS,E.; RIBEIRO, J. . Dança/Teatro - A preparação corporal do interprete cênico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 14:49:32