José Dalton Cruz Pessoa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4212703554284544
  • Última atualização do currículo em 31/08/2018


Graduado em física teórico-experimental e mestre em Física Aplicada (1994), ambos pela USP. Doutor em Ciências pela UFSCar (1999) MBA pela FGV em Gestão de Empresas (2009). Executive Coach pela FEBRACIS (2016) Pesquisador na Embrapa Instrumentação (1989 - ) Orientador e Professor no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da UFSCar (2009 - ) Empreendedor: Livax (2016 - ) Treinador de novos empreendedores e mentor de novos negócios de origem acadêmica. Área de interesse: Tecnologia de Alimentos; Novos Negócios de Base Tecnológica (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Dalton Cruz Pessoa
Nome em citações bibliográficas
PESSOA, José Dalton Cruz;PESSOA, JOSÉ DALTON CRUZ;PESSOA, J. D. C.;JOSÉ, PESSOA DALTON CRUZ;José D. C. Pessoa;Pessoa, José D. C.;PESSOA, JOSÉ DALTON DA CRUZ

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária, Embrapa Instrumentação Agropecuária.
Rua XV de Novembro 1452
Centro
13560970 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 741
Telefone: (16) 21072801
URL da Homepage: https://www.embrapa.br/instrumentacao


Formação acadêmica/titulação


1995 - 1999
Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Instrumentações para estudo das relações água-planta, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: José Antônio Proença Vieira de Moraes.
Palavras-chave: Sonda Termoelástica; Turgescencia; Sucção; Instrumentação.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal / Especialidade: Ecofisiologia Vegetal.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Física do Solo.
Setores de atividade: Fabricação de Equipamentos de Instrumentação Médico-Hospitalares, Instrumentos de Precisão e Ópticos, Equipamentos Para Automação Industrial, Cronômetros e Relógios; Produção Vegetal; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1991 - 1994
Mestrado em Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Construção de um goniômetro teta-teta,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Antônio Ricardo Dröher Rodrigues.
Palavras-chave: Instrumentação; Cristalografia.
2008 - 2009
Especialização em Gestão de Empresas. (Carga Horária: 432h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: ViaTec - Prospecção e Viabilização de Novas Tecnologias.
Orientador: João Ferreira da Luz.


Pós-doutorado


2003 - 2004
Pós-Doutorado.
Embrapa Amazônia Oriental, CPATU, Brasil.


Formação Complementar


2015
Formação em Coach. (Carga horária: 120h).
Federação Brasileira de Coach Integral Sistêmico, FEBRACIS, Brasil.


Atuação Profissional



Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

4/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento, .

Cargo ou função
Consultor Ad-hoc de Projeto da Embrapa.
6/1989 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Embrapa Instrumentação Agropecuária, .

11/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento, .

Cargo ou função
Consultor Ad-hoc de Projeto da Embrapa.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Orientador do PPG Biotec, Carga horária: 4



Linhas de pesquisa


1.
Instrumentação agropecuária

Objetivo: Desenvolver instrumentações, i.e. métodos e modelos que possam resultar em ferramentas para ajudar a medir, analisar, processar ou controlar uma variável ou processo. A linha de pesquisa se aplica aos problemas do agronegócio, Desenvolver, avaliar e aplicar métodos e técnicas para o planejamento e gestão aplicados ao agronegócio, em especial aqueles que possam ser usados por não-administradores..
Palavras-chave: Manufatura por adição; Bioimpressão; Impressão 3D; Análise matemática; Mapeamento Tecnológico; Planejamento estratégico.


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Fórum para inovação nas cadeias do gênero Euterpe
Descrição: A proposta foi financiada para realização de um workshop onde foi aplicada uma metodologia de planejamento para os complexos agroindustriais. A metodologia foi usada especificamente para o complexo do açaí. O projeto resultou portanto da validação do método de planejamento proposto e das rotas de desenvolvimento para a cadeia, considerando o cenário futuro desejado pelos especialistas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Dalton Cruz Pessoa - Coordenador / Paulo Estevão Cruvinel - Integrante / Renato Cesar Leite - Integrante.
2008 - 2011
Sistema de decorticação da castanha do brasil
Descrição: O projeto prevê o desenvolvimento dos ítens críticos de uma linha de beneficiamento para a castanha do brasil.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Dalton Cruz Pessoa - Coordenador.Financiador(es): Embrapa Instrumentação - Bolsa / Embrapa Instrumentação - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Aproveitamento dos resíduos da agroindústria do açaí
Descrição: O projeto prevê a exploração de três alternativas para o aproveitamento dos resíduos da agroindústria do açaí..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: José Dalton Cruz Pessoa - Coordenador.Financiador(es): Embrapa Instrumentação - Bolsa / Embrapa Instrumentação - Auxílio financeiro.
2007 - 2010
Aproveitamento energético dos resíduos da agroindústria do açaí
Descrição: O projeto prevê ações de inovação que sustentem o delineamento de um negócio para geração de energia a partir dos resíduos da agroindústria do açaí.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: José Dalton Cruz Pessoa - Coordenador.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2006 - 2010
Sistema de hidroconservação para aumentar o tempo de prateleira de hortifrutis
Descrição: No projeto preve-se o desenvolvimento de metodologia para aumentar o tempo de vida útil de frutos de açaí e outros hortifrutis. A proposta inicial é adapatar um sistema de hidroconservação, que mostrou-se eficaz em couve-manteiga. Para isto será necessário estudar algumas características metabólicas do fruto de açaí, em especial a respiração e a temperatura de congelamento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Dalton Cruz Pessoa - Coordenador.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2006 - 2007
Desenvolvimentos de tensiometria a gás para aplicações em fisiologia vegetal
Descrição: Neste projeto visa-se desenvolver métodos de uso da tensiometria a gás para medir de maneira direta a tensão de água em solo e em tecidos de plantas com escala de trabalho expandida, como no sofisticado e instável tensiômetro de Riddley & Burland (1993), que tem sido utilizado principalmente em aplicações à geologia, porém com robustez adequada para o estudo de tensão de água em tecidos de plantas, para as quais a disponibilidade de um novo método adequado para medir tensão de água no apoplasma é uma demanda instrumental inadequadamente atendida. Para este trabalho serão usados novos sensores que não perdem desempenho pela deposição de micro partículas, os Irrigas bifaciais que possuem ar na face interna, pressurizável, e ar na face protegida de uma parte da área externa, ou despressurizada do sensor. Os modelos de sensores serão apropriados, primeiro para aplicações em um tensiômetro a gás portátil para medições rápidas da tensão da água no solo de vasos e segundo para a aplicações ao desenvolvimento de um novo tensiômetro de gás marcador, gás ecologicamente correto, o CO2. Com este tensiômetro de gás marcador procurar-se-á estender a faixa de operação da tensiometria a gás até tensões da ordem de até 1500 kPa, de modo que seja adequado para aplicações de fisiologia vegetal em tecidos segmentados, em pós-colheita e na avaliação da ocorrência de estresse hídrico nos tecidos de árvores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: José Dalton Cruz Pessoa - Integrante / Adonai Gimenez Calbo - Coordenador.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
Máquinas descascadoras
Descrição: O projeto prevê o desenvolvimento de metodologia e protótipo para decorticação da castanha do brasil. Para isto foram necessários vários estudos sobre o comportamento termomecânico da semente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: José Dalton Cruz Pessoa - Coordenador / Alan Ribeiro dos Reis - Integrante / Raphael Gava de Andrade - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2004 - 2007
Adequação do sistema de hidroconservação para uso comercial
Descrição: O projeto prevê o desenvolvimento de modelos de unitilidade baseados na tecnologia de hidroconservação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: José Dalton Cruz Pessoa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2004 - 2006
Desenvolvimento de um aplicador para combate à sigatoka-negra e de uma tecnologia para medida de firmeza por método não destrutivo
Descrição: No projeto são propostas ações de desenvolvimento e engenharia de duas tecnologias: i) para combater a sigatoka-negra e; ii) medir a firmeza de orgãos vegetais convexos como tomate, beringela, uva, cenoura, etc. A instrumentação para combate à sigatoka-negra é direcionada a produtores e sua metodologia já foi testada, mas falta um equipamento que torne sua aplicação viável em bananais comerciais, especialmente para os produtores de base familiar. A instrumentação é formada de três módulos: i) o reservatório do agroquímico com um sistema ergonômico de transporte; ii) o mecanismo de elevação para alcançar a base das folhas e; iii) o mecanismo de dosagem e aplicação. As linhas gerais das especificações do equipamento são: a) portátil; b) ergonômico; c) baixo custo; d) permitir dosagem regulável; e) não requerer o contato do operador com o agroquímico durante o reabastecimento do reservatório nem durante a aplicação; f) não oferecer riscos de contaminação química ao ambiente. A tecnologia para medida de firmeza não é direcionada a uma cultura específica e seu público abrange pesquisadores (principalmente), extensionistas e professores. A metodologia já foi testada por um dos parceiros e sua disponibilização como equipamento tornará a medida (que não causa injúria mecânica) mais prática, fácil e rápida com a apresentação do resultado da medida em um display. A determinação da firmeza tem muitas aplicações como no desenvolvimento de novas variedades, na avaliação de embalagens e em metodologias de armazenamento e transporte, e na caracterização de espécies nativas. Mas para que esta instrumentação se torne um produto institucional é necessário completar o protocolo de desenvolvimento tecnológico, especialmente a etapa relacionada à ampliação da base de testes, o que permitirá identificar os ajustes necessários e com isto conceber o protótipo de repasse..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: José Dalton Cruz Pessoa - Coordenador / Adonai Gimenez Calbo - Integrante / Silvanda de Melo Silva - Integrante / Luadir Gasparotto - Integrante / Rita Rita de Fátima A. Luengo - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2002 - 2004
Estabelecimento do limite de pressão para algumas hortaliças visando o dimensionamento de embalagens
Descrição: Dentro em breve, todo o transporte de frutas e hortaliças no Brasil será feito em embalagens paletizáveis. Há portanto necessidade de desenvolvimento de alguns modelos industrializáveis de embalagens para hortaliças que atendam com qualidade a esta demanda. Sob o ponto de vista de paletização caixas de plástico, laminado, madeira e papelão atenderão aos diferentes nichos de mercado, bastando para isto que tenham dimensões apropriadas e que sejam construídas considerando os requerimentos biológicos dos produtos que precisam de ventilação e proteção mecânica. Neste projeto, a ênfase será na determinação do efeito da altura das embalagens sobre a integridade mecânica de cada hortaliça. Este estudo será feito agrupando-se as hortaliças de acordo com suas propriedades de elasticidade, sensibilidade a rachaduras e sensibilidade a compressão, e densidade aparente, isto é, na caixa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: José Dalton Cruz Pessoa - Integrante / Adonai Gimenez Calbo - Coordenador / Rita de Fátima Alves Luengo - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2002 - 2004
Desenvolvimento de extratores de amêndoas por escarificação
Descrição: Estudar as propriedades mecânicas, morfológicas e anatômicas da castanha-de-cutia para o desenvolvimento de instrumentação para decorticação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2002
Aperfeiçoamento da Sonda Termoelástica para desenvolvimento de metodologia para medir a tensão da água na planta
Descrição: O objetivo no projeto foi "desenvolver, testar e comparar duas metodologia para medida de tensões da água (a volume constante e a temperatura constante) no tecido vegetal, usando uma versão aperfeiçoada da Sonda Termoelástica. O esquema de montagem da sonda de antes do início do projeto foi mantido mas alguns de seus componentes (Placa de I/O, Placa digitalizadora e Computador) foram trocados por modelos mais rápidos e robustos para permitir a detecção do menisco em tempo (quase) real". Este objetivo indica portanto dois "resultados esperados": 1- "Dispomos de uma montagem versátil da Sonda Termoelástica (ST). Esta montagem poderá também ser usada para automação das medidas de turgescência e na observação e registro de fenômenos e objetos microscópios, atendendo a demandas de pesquisa da Embrapa Instrumentação" e; 2- "Ter testado, e aplicado em ensaios controlados, as duas metodologias propostas para medida de tensão da água na planta (a temperatura constante e a volume constante)"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: José Dalton Cruz Pessoa - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
1996 - 2001
Hidratação em hortaliças: medida, perdas associadas e alternativas de controle
Descrição: Tentativa de desenvolvimento de um método rápido para medir o estado de hidratação das hortaliças durante o cultivo e, posteriormente, durante a comercialização. Para isto, o método de infiltração rápida de Czersky (1964 e 1968) foi melhorado, com intuito de torná-lo prático e mais exato. O método desenvolvido é uma forma rápida de determinação do teor relativo de água em órgãos vegetais, que elimina o erro de crescimento das amostras durante as medições. Um equipamento prático, que não requeresse infiltração de água com o uso de vácuo e que também não requeresse o uso de balança no campo seria ideal e tornaria esta tecnologia mais valiosa para o manejo de irrigação baseado na resposta da planta a falta de água no solo. São apresentados alguns resultados de hidratação em hortaliças, principalmente em pós-colheita, e algumas sugestões para evitar-se as perdas por desidratação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: José Dalton Cruz Pessoa - Integrante / Adonai Gimenez Calbo - Coordenador / Washinton LC Silva - Integrante / Celso Luiz Moretti - Integrante / Gilmar Paulo Henz - Integrante / Milza Moreira Lana - Integrante / Rita de Fatima Alves Luengo - Integrante / Joao Batista Gomes - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
1996 - 2001
Desenvolvimento de equipamentos e teorias para a avaliação biomecânica de células de plantas sob déficit hídrico e suas aplicações a substratos porosos
Descrição: Projeto no qual foram efetuados importantes desenvolvimentos da sonda termoelástica para medir pressão celular (turgor) e de pressão negativa (tensão da água) no apoplasma, isto é nas paredes celulares e nos vasos do xilema. Para estudo de tensão da água no solo desenvolveu-se o sistema gasoso de controle de irrigação que foi patenteado e atualmente é comercializado para manejo de irrigação sob a marca Irrigas. Adicionalmente, para as medições de turgor e de tensão da água na planta e no solo foram testados e desenvolvidos vários tipos de sondas de pressão.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: José Dalton Cruz Pessoa - Integrante / Adonai Gimenez Calbo - Coordenador / Celso Luiz Moretti - Integrante / Milza Moreira Lana - Integrante / José Antônio Proença Vieira de Moraes - Integrante / Washington LC Silva - Integrante / Wilson Seluque - Integrante / João Batista Baugartner - Integrante / Ricardo Yassushi Inamazu - Integrante / Victor Berttuci Neto - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
1995 - 2000
Desenvolvimentos conceituais e a cinética dos estresses de compressão e impacto em hortaliças
Descrição: Trabalho no qual se estudou a reversibilidade dos efeitos do estresse de compressão e impacto sobre as conexões dos volumes gasosos intercelulares com o uso de volumetria de órgão inteiro e medições da taxa de difusão de oxigênio. Apresentou-se um desenvolvimento teórico dos efeitos de compressão de órgãos vegetais, envolvendo turgor, volumes e interconexões gasosas de hortaliças como a batata e a batata-doce..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: José Dalton Cruz Pessoa - Integrante / Adonai Gimenez Calbo - Coordenador / Rita de Fátima Alves Luengo - Integrante / Celso Luiz Moretti - Integrante / Gilmar Paulo Henz - Integrante / Amauri Alves Nery - Integrante / Adriana Vaz Pereira - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2004 - 2005
Melhoramento tecnológico do processamento da farinha de mandioca visando a obtenção de produto alimentício seguro e de qualidade
Descrição: O objetivo geral do projeto era: Aprimorar as técnicas de processamento empregadas na fabricação de farinha de mandioca para a obtenção de produto de qualidade e seguro, ou seja, isento de toxidez e de contaminação microbiológica. O objetivo específico do projeto, no qual trabalhei foi: - Propor melhorias nas etapas de processamento da farinha de mandioca e desenvolver um torrador de temperatura controlada..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: José Dalton Cruz Pessoa - Integrante / Kelly de Oliveira Cohen - Coordenador.Financiador(es): Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro.
1999 - 2003
Sondas de pressão para o estudo de relações hídricas de plantas sob estresses - Métodos complementares e aplicações
Descrição: Projeto voltado ao desenvolvimento de sondas de pressão para o estudo de relações hídricas de plantas. A maior ênfase foi dada ao desenvolvimento de procedimentos termoeláticos de medição. No entanto, foram desenvolvidos neste projeto uma série de novas sondas de pressão, dentre as quais o Irrigas (sistema gasoso de controle de irrigação), o porômetro de pós-colheita e um atmômetro de pós-colheita..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: José Dalton Cruz Pessoa - Integrante / Paulo Estevão Cruvinel - Integrante / Odílio Benedito Garrido de Assis - Integrante / Adonai Gimenez Calbo - Coordenador / Augusto Cesar Franco - Integrante / Washinton LC Silva - Integrante / João Batista Gomes - Integrante / Carlos Henrique B de A Prado - Integrante / Ladslau Marcelino Rabello - Integrante / Luiz Roberto Angelocci - Integrante / José Carlos Rodrigues da Silba - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: REVISTA ARVORE
2016 - Atual
Periódico: RBGN-Revista Brasileira de Gestao de Negocios
2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Fruticultura


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2017 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2016 - Atual
Agência de fomento: Embrapa
2010 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Árvore (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Planejamento e desenvolvimento de startups.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2000
Qualidade técnica, Embrapa.
1999
Premiado pelo Sistema de Premiação da Embrapa-SISPEM-Premiação Individual por Equipes (Projeto 12.0.94.090 Automação e desenvolvimento da técnica de indução de raios X por prótons para a determinação de elementos, elementos-traço e micronutrientes em sol), Embrapa.
1998
Qualidade técnica, Embrapa.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, R. G.2016ANDRADE, R. G. ; RODA, V. O. ; PESSOA, José Dalton Cruz . Using Computer Vision and Intelligent Classification Techniques for the Classification and Selection of Brazilian Nuts. JOURNAL OF FOOD SCIENCE AND ENGINEERING, v. 6, p. 51-62, 2016.

2.
LEANDRO, S. M.2016LEANDRO, S. M. ; PESSOA, J. D. C. . Protótipo de aplicativo para dispositivos móveis compatível com uma impressora 3D de alimentos. MULTICIÊNCIA (ASSER), v. 15, p. 119-135, 2016.

3.
LEANDRO, S. M.2015LEANDRO, S. M. ; PESSOA, J. D. C. . MODELAGEM TRIDIMENSIONAL DE ALIMENTOS DIGITAIS. MULTICIÊNCIA (ASSER), v. 14, p. 21-34, 2015.

4.
TEIXEIRA, G. H. A.2015TEIXEIRA, G. H. A. ; LOPES, V. G. ; CUNHA JUNIOR, L. C. ; PESSOA, J. D. C. . Total Anthocyanin Content in Intact Açaí (Euterpe oleracea Mart.) and Juçara (Euterpe edulis Mart.) Fruit Predicted by Near Infrared Spectroscopy. HortScience, v. 50, p. 1218-1223, 2015.

5.
FRANCISCO, L. A. V.2015FRANCISCO, L. A. V. ; BRANDAO, A. F. ; DIAS, D. R. C. ; PESSOA, J. D. C. ; TREVELIN, L. C. . Desenvolvimento de projetos para impressão de biosistemas em STL utilizando VTK. TENDÊNCIAS E TÉCNICAS EM REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA, v. 5, p. 121-137, 2015.

6.
DALL' ACQUA, YARA GURGEL2015DALL' ACQUA, YARA GURGEL ; CUNHA JÚNIOR, LUIS CARLOS ; NARDINI, VIVIANI ; LOPES, VALQUIRA GARCIA ; PESSOA, JOSÉ DALTON DA CRUZ ; DE ALMEIDA TEIXEIRA, GUSTAVO HENRIQUE . Discrimination of E uterpe Oleracea -Mart. (Açaí) and E uterpe Edulis -Mart. (Juçara) Intact Fruit Using Near-Infrared (NIR) Spectroscopy and Linear Discriminant Analysis. JOURNAL OF FOOD PROCESSING AND PRESERVATION, v. 39, p. n/a-n/a, 2015.

7.
MENDES, J. E.2014MENDES, J. E. ; ABRUNHOSA, L. ; TEIXEIRA, J. A. ; CAMARGO, E. R. ; SOUSA, C.P. DE ; PESSOA, J. D. C. . Antifungal Activity of Silver Colloidal Nanoparticles against Phytopathogenic Fungus (Phomopsis sp.) in Soybean Seeds. WORD ACADEMY OF SCIENCE, ENGINEERING AND TECHONOLOGY, v. 8, p. 928-933, 2014.

8.
INÁCIO, MARIA RAQUEL CAVALCANTI2013INÁCIO, MARIA RAQUEL CAVALCANTI ; DE LIMA, KÁSSIO MICHELL GOMES ; LOPES, VALQUIRIA GARCIA ; PESSOA, JOSÉ DALTON CRUZ ; DE ALMEIDA TEIXEIRA, GUSTAVO HENRIQUE . Total anthocyanin content determination in intact açaí (Euterpe oleracea Mart.) and palmitero-juçara (Euterpe edulis Mart.) fruit using near infrared spectroscopy (NIR) and multivariate calibration. Food Chemistry, v. 136, p. 1160-1164, 2013.

9.
ASSIS, O. B. G.2013ASSIS, O. B. G. ; PESSOA, J. D. C. ; CALBO, A. G. . Confecção de sensores de vidro poroso sinterizado para medida do potencial mátrico. Cerâmica (São Paulo. Impresso), v. 59, p. 65-70, 2013.

10.
SANDRA, KOIZIMI LEANDRO2013SANDRA, KOIZIMI LEANDRO ; LUÍS, TREVELIN CARLOS ; JOSÉ, PESSOA DALTON CRUZ ; LUÍS, CUNHA JÚNIOR CARLOS ; DE ALMEIDA GUSTAVO, TEIXEIRA HENRIQUE . Quantification of soluble solids in reconstituted açaí ( Euterpe oleracea Mart.) pulp using near-infrared spectroscopy. International Journal of Food Science & Technology (Print), v. 48, p. 2514-2520, 2013.

11.
PESSOA, José Dalton Cruz;PESSOA, JOSÉ DALTON CRUZ;PESSOA, J. D. C.;JOSÉ, PESSOA DALTON CRUZ;José D. C. Pessoa;Pessoa, José D. C.;PESSOA, JOSÉ DALTON DA CRUZ2012PESSOA, José Dalton Cruz. Açaí Handling and processing temperatures and effects on anthocyanin concentrations. Acta Horticulturae, v. 1, p. 69-76, 2012.

12.
PAIVA A.S.2012PAIVA A.S. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CALBO, Adonai Gimenez ; CARNEIRO M.C.M. ; ALBINO A.L.S. . Effect of the dimension of mechanical injury on the respiration of tomatoes. Acta Horticulturae, v. 2, p. 1255-1260, 2012.

13.
ALBARICI, Tatiane Regina2012ALBARICI, Tatiane Regina ; PESSOA, José Dalton Cruz . Effects of heat treatment and storage temperature on the use of açaí drink by nutraceutical and beverage industries. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Impresso), v. 32, p. 9-14, 2012.

14.
Paiva, A.S.de2012Paiva, A.S.de ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CALBO, A.G. ; Albino, A.L.S. . Effect of the dimension of mechanical injury on the respiration of tomatoes. Acta Horticulturae, v. 934, p. 1255-1260, 2012.

15.
CALBO, A. G.2010CALBO, A. G. ; FERREIRA, M.D. ; PESSOA, José Dalton Cruz . A leaf lamina compression method for estimating turgor pressure. HortScience, v. 45, p. 1-6, 2010.

16.
PESSOA, José Dalton Cruz;PESSOA, JOSÉ DALTON CRUZ;PESSOA, J. D. C.;JOSÉ, PESSOA DALTON CRUZ;José D. C. Pessoa;Pessoa, José D. C.;PESSOA, JOSÉ DALTON DA CRUZ2010PESSOA, José Dalton Cruz; ARDUIN, M. ; MARTINS, Maria Alice ; CARVALHO, José Edmar Urano de . Characterization of Açaí (E. oleracea) Fruits and its Processing Residues. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso), v. 53, p. 1451-1460, 2010.

17.
ASSIS, O. B. G.2009ASSIS, O. B. G. ; PESSOA, José Dalton Cruz . Evaluation of fibrous structure of Cutia nut (Couepia edulis Prance) shell.. Acta Amazonica (Impresso), v. 39, p. 979-984, 2009.

18.
MARTINS, Maria Alice2009MARTINS, Maria Alice ; MATTOSO, Luis Henrique Capareli ; PESSOA, José Dalton Cruz . Comportamento térmico e caracterização morfológica das fibras de mesocarpo e caroço de açaí (Euterpe oleracea mart.). Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), v. 31, p. 1150-1157, 2009.

19.
MARTINS, Maria Alice2008MARTINS, Maria Alice ; PESSOA, José Dalton Cruz ; GONÇALVES, P S ; Souza, F. I.B. ; MATTOSO, Luis Henrique Capareli . Thermal and mechanical properties of the açaí fiber/natural rubber composites. Journal of Materials Science, v. 43, p. 6531-6538, 2008.

20.
FERREIRA K. S. M.2008FERREIRA K. S. M. ; LASSO, Paulo Renato Orlandi ; PESSOA, José Dalton Cruz ; Borges M.T.M.R. ; Lopes C.H. ; Verruma-Bernardi M.R. . Tempo de prateleira e qualidade sensorial de couve manteiga armazenada em um híbrido de hidroconservador. Revista de Agricultura (Piracicaba), v. 83, p. 1-5, 2008.

21.
PESSOA, José Dalton Cruz;PESSOA, JOSÉ DALTON CRUZ;PESSOA, J. D. C.;JOSÉ, PESSOA DALTON CRUZ;José D. C. Pessoa;Pessoa, José D. C.;PESSOA, JOSÉ DALTON DA CRUZ2007 PESSOA, José Dalton Cruz; SILVA, Paula Vanessa da Silva e . Effect of temperature and storage on açaí (Euterpe oleracea) fruit water uptake: simulation of fruit transportation and pre-processing=Effet de la température et du stockage sur l'absorption d'eau par le fruit d'Euterpe oleracea: simulation de transpot et de prétraitement du fruit. Fruits (Paris), v. 62, p. 259-302, 2007.

22.
PAZOTI, M A2007PAZOTI, M A ; PESSOA, José Dalton Cruz ; BRUNO, O M . Citrusvis ? um sistema de visão computacional no combate à mancha preta em citros.. Laranja, v. 27, p. 273-286, 2007.

23.
PESSOA, José Dalton Cruz;PESSOA, JOSÉ DALTON CRUZ;PESSOA, J. D. C.;JOSÉ, PESSOA DALTON CRUZ;José D. C. Pessoa;Pessoa, José D. C.;PESSOA, JOSÉ DALTON DA CRUZ2006 PESSOA, José Dalton Cruz; LEEUWEN, Johannes Van . Development of a shelling method to recover whole kernels of the cutia nut (Couepia edulis)=Desenvolvimento de método para decorticação da castanha de cutia em amêndoas inteiras. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 28, n.2, p. 236-239, 2006.

24.
CONFORTO, Elenice de Cássia2005CONFORTO, Elenice de Cássia ; CAVALCANTE, Juliane Ribeiro ; PESSOA, José Dalton Cruz ; MORENO, Rogério Manoel Biagi ; MATTOSO, Luiz Henrique Capparelli . Variação sazonal das trocas gasosas, turgescência relativa do tronco e produtividade em dois cultivares de seringueira em Votuporanga, SP, Brasil. Acta Botanica Brasilica, São Paulo, v. 19, n.19, p. 735-742, 2005.

25.
PAZOTI, Mário Augusto2005PAZOTI, Mário Augusto ; GARCIA, Rogério Eduardo ; PESSOA, José Dalton Cruz ; BRUNO, Odemir Martinez . Comparison of shape analysis methods in characterization of Guignardia Citricarpa Ascospores. Electronic Journal of Biotechnology, v. 8, p. 1-6, 2005.

26.
PESSOA, José Dalton Cruz;PESSOA, JOSÉ DALTON CRUZ;PESSOA, J. D. C.;JOSÉ, PESSOA DALTON CRUZ;José D. C. Pessoa;Pessoa, José D. C.;PESSOA, JOSÉ DALTON DA CRUZ2004PESSOA, José Dalton Cruz; ASSIS, Odílio Benedito G ; BRAZ, Daniel Cesar . Caracterização morfomecânica para beneficiamento do fruto da castaha de cutia (Couepia edulis). Revista Brasileira de Fruticultura, v. 26, n.1, p. 103-106, 2004.

27.
PESSOA, José Dalton Cruz;PESSOA, JOSÉ DALTON CRUZ;PESSOA, J. D. C.;JOSÉ, PESSOA DALTON CRUZ;José D. C. Pessoa;Pessoa, José D. C.;PESSOA, JOSÉ DALTON DA CRUZ2004PESSOA, José Dalton Cruz; ASSIS, Odílio Benedito G . Chitosan thin-film preparation for use as edible and fungi growth inhibitor coating on sliced fruits. Brazilian Journal of Food Technology, v. 7, n.1, p. 17-22, 2004.

28.
PESSOA, José Dalton Cruz;PESSOA, JOSÉ DALTON CRUZ;PESSOA, J. D. C.;JOSÉ, PESSOA DALTON CRUZ;José D. C. Pessoa;Pessoa, José D. C.;PESSOA, JOSÉ DALTON DA CRUZ2004 PESSOA, José Dalton Cruz; CALBO, Adonai Gimenes . Pressure measurement using thermal properties of materials. Review of Scientific Instrument, v. 75, n.6, p. 2213-2215, 2004.

29.
PESSOA, José Dalton Cruz;PESSOA, JOSÉ DALTON CRUZ;PESSOA, J. D. C.;JOSÉ, PESSOA DALTON CRUZ;José D. C. Pessoa;Pessoa, José D. C.;PESSOA, JOSÉ DALTON DA CRUZ2004PESSOA, José Dalton Cruz; CALBO, Adonai Gimenez . Apoplasm hydrostatic pressure on growth of cylindrical cells. Brazilian Journal of Plant Physiology, v. 16, n.01, p. 17-24, 2004.

30.
ASSIS, Odilio Benedito Garrido de2004ASSIS, Odilio Benedito Garrido de ; PESSOA, José Dalton Cruz . Preparation of thin films o chitosan for use as edible coating to inhibit fungal growth on sliced fruits. Brazilian Journal of Food Technology (ITAL), v. 7, p. 17-22, 2004.

31.
LUENGO, R F A2003LUENGO, R F A ; CALBO, Adonai Gimenes ; JACOMINO, A P ; PESSOA, José Dalton Cruz . Avaliação da compressão em hortaliças e frutas e seu emprego na determinação do limite físico da altura da embalagem de comercialização.. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 21, n.4, p. 704-707, 2003.

32.
PESSOA, José Dalton Cruz;PESSOA, JOSÉ DALTON CRUZ;PESSOA, J. D. C.;JOSÉ, PESSOA DALTON CRUZ;José D. C. Pessoa;Pessoa, José D. C.;PESSOA, JOSÉ DALTON DA CRUZ2001PESSOA, José Dalton Cruz; CALBO, Adonai Gimenes . Metodologia para medir a tensão da água em raízes de cenoura. Revista de Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 12, n.3, p. 210-217, 2001.

33.
CALBO, Adonai G1999CALBO, Adonai G ; PESSOA, José Dalton Cruz . Thermoelastic pressure probe development to test the cohesion theory assumptions, liquid expandability, compressibility and pressure measurements. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, Brasília, v. 11, n.3, p. 129-136, 1999.

34.
BERNARDES FILHO, R.1998BERNARDES FILHO, R. ; ASSIS, Odílio Benedito G ; PESSOA, José Dalton Cruz . Relação entre parâmetros de rugosidade obtidos por microscopia de força atômica e por microscopia eletônica de varredura. Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo, São Carlos, v. 17, n.2, p. 3-7, 1998.

35.
CALBO, Adonai G1994 CALBO, Adonai G ; PESSOA, José Dalton Cruz . A plant growth re-analysis. An extension of lockhart's equation to multicellular plants.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, Brasília, v. 6, n.2, p. 83-89, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PESSOA, José Dalton Cruz; TEIXEIRA, G. H. A. (Org.) . TECNOLOGIAS PARA INOVAÇÃO NAS CADEIAS EUTERPE. 1. ed. Brasília: Embrapa, 2012. v. 1. 344p .

2.
PESSOA, José Dalton Cruz. ROTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CADEIAS EUTERPE. 1. ed. Brasília: Embrapa, 2012. v. 1. 100p .

3.
ALBARICI, Tatiane Regina ; FREITAS, D.M.DE ; PESSOA, José Dalton Cruz . Protocolos de análise para polpa de açaí: um guia prático de consulta. São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2009. v. 1. 52p .

4.
PESSOA, José Dalton Cruz; LEEUWEN, Johannes Van (Org.) ; ASSIS, Odílio Benedito Garrido (Org.) ; BRAZ, Daniel Cesar (Org.) ; GOMES, Joao Batista (Org.) ; SILVA, Sebastião Eudes Lopes da (Org.) ; KANNO, Silvia Sanches (Org.) . Contribuições da pesquisa para o beneficiamento da castanha-de -cutia (Couepia edulis prance) e aproveitamento de seus resíduos.. , 2005. 17 pgp .

5.
MARTINS, Maria Alice (Org.) ; MATTOSO, Luis Henrique Capareli (Org.) ; PESSOA, José Dalton Cruz (Org.) . Comportamento térmico da fibra do açaí.. , 2005. 3 pgp .

Capítulos de livros publicados
1.
Alves, Henrique C. ; Cruz, Felipe de P. N. ; Assis, Pamela C. P. de ; Pessoa, José D. C. ; Trevelin, Luis C. ; Leal, Angela M. de O. ; Sousa, Cristina P. de . Antibiotic Resistance among Escherichia coli: Isolates and Novel Approaches to the Control of E. coli Infections. Escherichia coli - Recent Advances on Physiology, Pathogenesis and Biotechnological Applications. 1ed.Rijeka, Croatia: InTech, 2017, v. , p. 99-122.

2.
PESSOA, J. D. C.; SILVA, W. T. L. . Redução do risco de desastres e a resiliência no meio rural. In: Lourenço Magnoni Júnior; David Stevens; Eymar Silva Sampaio Lopes; Evandro Antonio Cavarsan; José Misael Ferreira do Vale; Maria da Graça Mello Magnoni; Tabita Teixeira; Wellington dos Santos Figueiredo. (Org.). Redução do risco de desastres e a resiliência no meio rural. 1ed.São Paulo: Centro Paula Souza, 2017, v. 1, p. 10-22.

3.
SANTANA, A. C. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; SANTANA, A. . O mercado de açaí e os desafios tecnológicos da Amazônia. In: José Dalton Cruz Pessoa, Gustavo Henrique de Almeida Teixeira. (Org.). TECNOLOGIAS PARA INOVAÇÃO NAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 21-39.

4.
Eder, K. ; PESSOA, José Dalton Cruz . Análise de preços do fruto. In: José Dalton Cruz Pessoa, Gustavo Henrique de Almeida Teixeira. (Org.). TECNOLOGIAS PARA INOVAÇÃO NAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 41-59.

5.
Ribeiro, G.V. ; ARDUIN, M. ; PESSOA, José Dalton Cruz . Anatomia e ontogenia dos frutos do açaízeiro: aspectos estruturais e microquímicos. In: José Dalton Cruz Pessoa, Gustavo Henrique de Almeida Teixeira. (Org.). TECNOLOGIAS PARA INOVAÇÃO NAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 63-80.

6.
TEIXEIRA, G. H. A. ; LOPES, V. G. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; LIMA, K. M. G. . Tecnologia NIRS para análise dos frutos do açaízeiro e juçara. In: José Dalton Cruz Pessoa, Gustavo Henrique de Almeida Teixeira. (Org.). TECNOLOGIAS PARA INOVAÇÃO NAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 81-116.

7.
KOIZIMI, S. L. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; TEIXEIRA, G. H. A. . Análises da bebida utilizando Espectroscopia de Infravermelho Próximo. In: José Dalton Cruz Pessoa, Gustavo Henrique de Almeida Teixeira. (Org.). TECNOLOGIAS PARA INOVAÇÃO NAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 143-162.

8.
MARTINS, Maria Alice ; MARCONCINI, J. M. ; ITO, E. N. ; RIOS, C. T. ; HAGE JR, E. ; GONCALVES, P. S. ; MATTOSO, Luis Henrique Caparelli ; PESSOA, José Dalton Cruz . Aplicações da fibra do açaí em materiais compósitos. In: José Dalton Cruz Pessoa, Gustavo Henrique de Almeida Teixeira. (Org.). TECNOLOGIAS PARA INOVAÇÃO NAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 231-261.

9.
FARINAS, C. S. ; SANTOS, R. R. M. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; BERTUCCI NETO, Victor . Resíduo da agroindústria do açaí para produção de celulases. In: José Dalton Cruz Pessoa, Gustavo Henrique de Almeida Teixeira. (Org.). TECNOLOGIAS PARA INOVAÇÃO NAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 263-286.

10.
PESSOA, José Dalton Cruz; REIS, A.R. . Aproveitamento energético a partir dos resíduos da agroindústria. In: José Dalton Cruz Pessoa, Gustavo Henrique de Almeida Teixeira. (Org.). TECNOLOGIAS PARA INOVAÇÃO NAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 287-303.

11.
PESSOA, José Dalton Cruz; LEITE, R. C. . Método de pesquisa. In: José Dalton Cruz Pessoa, Gustavo Henrique de Almeida Teixeira. (Org.). ROTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 8-13.

12.
PESSOA, José Dalton Cruz; LEITE, R. C. . CENÁRIO ATUAL DA CADEIA. In: José Dalton Cruz Pessoa, Gustavo Henrique de Almeida Teixeira. (Org.). ROTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 14-17.

13.
PESSOA, José Dalton Cruz; LEITE, R. C. ; CRUVINEL, Paulo Estevão . FUTURO DESEJADO PARA AS CADEIAS. In: José Dalton Cruz Pessoa, Gustavo Henrique de Almeida Teixeira. (Org.). ROTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 18-21.

14.
PESSOA, José Dalton Cruz; LEITE, R. C. . FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO E AÇÕES TÁTICAS. In: José Dalton Cruz Pessoa, Gustavo Henrique de Almeida Teixeira. (Org.). ROTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 22-25.

15.
PESSOA, José Dalton Cruz; LEITE, R. C. . Mapa das Rotas de Desenvolvimento das cadeias Euterpe. In: José Dalton Cruz Pessoa, Gustavo Henrique de Almeida Teixeira. (Org.). ROTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 26-31.

16.
PESSOA, José Dalton Cruz; LEITE, R. C. . PORTFÓLIO DE PROJETOS. In: José Dalton Cruz Pessoa, Gustavo Henrique de Almeida Teixeira. (Org.). ROTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 32-37.

17.
PESSOA, José Dalton Cruz; SANTANA, A. C. ; SANTANA, A. L. . ANÁLISE SISTÊMICA DA CADEIA. In: José Dalton Cruz Pessoa. (Org.). ROTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 38-49.

18.
PAGLIARUSSI, M. S. ; MUNARI, P. ; SANTOS, M. O. ; PESSOA, José Dalton Cruz . PERSPECTIVAS DE APLICAÇÃO DA PESQUISA OPERACIONAL NO PLANEJAMENTO DA CADEIA AGROINDUSTRIAL DO AÇAÍ. In: José Dalton Cruz Pessoa. (Org.). ROTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 50-62.

19.
PESSOA, José Dalton Cruz; CRUVINEL, Paulo Estevão ; LEITE, R. C. . OS DESAFIO DE CRIAR O FUTURO. In: José Dalton Cruz Pessoa. (Org.). ROTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 79-81.

20.
PESSOA, José Dalton Cruz. Uma abordagem multiescala da respiração em frutas e hortaliças. In: Marcos David Ferreira. (Org.). Tecnolohgias pós-colheita em frutas e hortaliças. 1ed.Brasília: Embrapa, 2011, v. 1, p. 95-98.

21.
PESSOA, José Dalton Cruz. Montagem da sonda termoelástica. Práticas em relações hídricas, fotossíntese e nutrição mineral. 1ed.Barueri: Manole, 2006, v. , p. 1-18.

22.
PESSOA, José Dalton Cruz; CALBO, Adonai Gimenes . Applications of thermoelastic techniques for studying vegetal physiology at cellular scale.. In: CRUVINEL, P.E.; MASCARENHAS, S.. (Org.). Advanced studies in agricultural instrumentation.. São Carlos, SP: Rima, 2002, v. Cap. 7, p. 143-166.

23.
BERTUCCI NETO, Victor ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CRUVINEL, Paulo e ; CALBO, Adonai G . Control systems-based design of a plant intracellular pressure measurement instrument. In: Nikos E Mastorakis. (Org.). World Multiconference on: circuits, systems, communications and computers (IEEE/WSES/IMACS). Atenas: World Scientific Engineering Society, 1999, v. , p. 6231-6236.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PESSOA, José Dalton Cruz. Extração do açaí. Agrosoft - Agronegócio e Tecnologia da Informação, p. n.pg., 06 dez. 2006.

2.
LASSO, Paulo Renato Orlandi ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CRUVINEL, Paulo Estevão ; CALBO, Adonai Gimenes . Nova metodologia para conservação de produtos vegetais frescos baseada em câmara de meio líquido.. Portal do Agronegócio, p. 1f - 1f, 28 dez. 2003.

3.
PESSOA, José Dalton Cruz; ESCOBAR, P. A. ; KERR, W S . Extração da castanha de cotia: Uma alternativa para alavancar o desenvolvimento sustentável da região Amazônica.. Jornal A Folha, São Carlos, SP, , v. Cad. 2, p. 4 - 4, 06 out. 2002.

4.
PESSOA, José Dalton Cruz. Água na medida certa para as lavouras. Panorama Rural, Porto Alegre, , v. 1, p. 50 - 50, 01 mar. 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, D.M.DE ; FARINAS C S ; PESSOA, José Dalton Cruz . Aproveitamento de Resíduos da Agroindústria de Açaí: Obtenção e Quantificação da Inulina e Análise do Efeito do Tempo de Armazenamento. In: XV Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2009, Natal. XV Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2009.

2.
ANDRADE R. G. DE. ; Roda V.O. ; PESSOA, José Dalton Cruz . Utilização de redes neurais artificiais para classificação por origem de castanhas do Brasil. In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 2009, São Lourenço. CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 2009.

3.
Ferreira K.S.M. ; LASSO, Paulo Renato Orlandi ; PESSOA, José Dalton Cruz ; Borges M.T.M.R. ; Lopes C.H. ; Verruma-Bernardi M.R. . Aceitação de um modelo híbrido de hidroconservador e sua eficiência no aumento do tempo de prateleria de couve manteiga (Brassica oleracea, v. acephala). In: V CONGRESSO IBEROAMERICANO DE POSTCOSECHA Y AGROEXPORTACIONES, 2007, Cartagena. V CONGRESSO IBEROAMERICANO DE POSTCOSECHA Y AGROEXPORTACIONES, 2007. p. 19-28.

4.
FERRAZ, Antônio Carlos de Oliveira ; PESSOA, José Dalton Cruz ; Gomes D. . Propriedades físicas e mecânicas para decorticação da castanha-do-Brasil.. In: V CONGRESSO IBEROAMERICANO DE POSTCOSECHA Y AGROEXPORTACIONES, 2007, Cartagena. V CONGRESSO IBEROAMERICANO DE POSTCOSECHA Y AGROEXPORTACIONES, 2007. p. 118-825.

5.
CALBO, Adonai Gimenes ; SILVA, Washington Lc ; PESSOA, José Dalton Cruz . Irrigas moisture sensor for water tension evalution. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON HUMIDITY AND MOISTURE, 5 ISHM, 2006, Rio de Janeiro. CD ROM, 2006. p. n.pg.-04fl..

6.
PESSOA, José Dalton Cruz; ARDUIN, M. ; MARTINS, Maria Alice . Açaí (Euterpe Oleracea) fruit structural information for the development of new processing technologies. In: WORLD CONGRESS OF FOOD SCIENCE & TECHNOLOGY ? IUFoST, 13 th.,, 2006, Nantes. WORLD CONGRESS OF FOOD SCIENCE & TECHNOLOGY ? IUFoST, 13 th., 2006. p. 593-594.

7.
LASSO, Paulo Renato Orlandi ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CRUVINEL, Paulo Estevão ; CALBO, Adonai Gimenez . Evaluation of a hydro-conservation tank for produce storage. In: INFORMATION & TECHNOLOGY, SUSTAINABLE FRUIT & VEGETABLE PRODUCTION - FRUIT, NUT AND VEGETABLE PRODUCTION ENGINEERING SYMPOSIUM, 7, 2005, Montpellier. Anais, 2005. v. CD ROM. p. n.pg.-n.pg..

8.
PAZOTI, M A ; GARCIA, Rogério Eduardo ; PESSOA, José Dalton Cruz ; BRUNO, O M . Comparison of shape analysis methods for Guinardia citricarpa ascospore characterization.. In: Eletronic Journal of Biotechnology, 2005, 2005. p. 265-275.

9.
PAZOTI, M A ; PESSOA, José Dalton Cruz ; BRUNO, O M . Análise do espectro de potencia e curvatura no reconhecimento no reconhecimento do ascóporo da Guignardia citricarpa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO, 4, 2004, Itajaí. II Workshop de Informática Aplicada ao Meio Ambiente; IV Congresso Brasileiro de Computação. Itajaí: CBC, 2004. v. 1. p. 1-6.

10.
LASSO, Paulo Renato Orlandi ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CRUVINEL, Paulo Estevão ; CALBO, Adonai Gimenez . Nova metodologia para conservação de frutas e hortaliças frescas baseada em câmara de meio líquido. In: Workshop Internacional de Pós-colheita de Frutas, 1.; Workshop Internacional de Pós-colheita de Citros, 2004, Cordeirópolis. Brazilian Journal of Plant Physiology, 2004.

11.
PAZOTI, Mario Augusto ; PESSOA, José Dalton Cruz ; BRUNO, Odemir Martinez . Análise de espectro de potência e curvatura no reconhecimento do ascósporo da guignardia citricarpa. In: IV Congresso Brasileiro de Computação, 2004, Itajaí. II WORKSHOP DE INFORMÁTICA APLICADA AO MEIO AMBIENTE; IV CONGRESSO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO, 2004. v. 1. p. 1-6.

12.
ASSIS, Odílio Benedito G ; ALVES, H C ; PESSOA, José Dalton Cruz . Avaliação preliminar do uso de quitosana como revestimento protetor em maçãs cortadas.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 17, 2002, Belém, PA. Os novos desafios da fruticultura brasileira.. Belém, PA: SBF: Embrapa: Governo do Pará, 2002. p. n.pg.-n.pg..

13.
LASSO, Paulo Renato Orlandi ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CALBO, Adonai Gimenes . Comparação da estabilidade técnica de câmaras para armazenamento em meio líquido e gasoso.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 17, 2002, Belém, PA. Os novos desafios da fruticultura brasileira.. Belém, PA: SBF: Embrapa: Governo do Pará, 2002. p. n.pg.-n.pg..

14.
PESSOA, José Dalton Cruz; BRAZ, Daniel Cesar ; SCANDAROLI, A. ; ASSIS, Odílio Benedito G ; KERR, W S . Caracterização morfomecânica para beneficiamento do fruto da castanha-de-cotia (Couepia edulis).. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 17, 2002, Belém, PA. Os novos desafios da fruticultura brasileira.. Belém, PA: SBF: Embrapa: Governo do Pará, 2002. p. n.pg.-n.pg..

15.
CAVALCANTE, J. R. ; PERES, R. ; CONFORTO, Elenice de Cássia ; PESSOA, José Dalton Cruz ; MATTOSO, Luis Henrique Capareli . Monitoração do balanço hídrico e das trocas gasosas em seringueiras adultas na Estação Experimental de Votuporanga. In: Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 8, 2001, Ilheus. Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2001.

16.
MANIERI, Juliana Maria ; PESSOA, José Dalton Cruz . Medida de turgescência celular no caule e raiz de seringueria com a sonda termoelástica. In: Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 8, 2001, Ilheus. Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2001.

17.
BERTUCCI NETO, Victor ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CRUVINEL, Paulo Estevão ; CALBO, Adonai Gimenes . Instrumento para medida de pressão intracelular em vegetais.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL, 8, 2001, Ilhéus, BA. Fisiologia de plantas no novo milênio: desafios e perspectivas: Anais. Ilhéus: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2001. v. 1. p. n.pg.-n.pg..

18.
BERTUCCI NETO, Victor ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CRUVINEL, Paulo Estevão ; CALBO, Adonai Gimenes . Instrument for the measurement of vegetable plant intracellular pressure.. In: International Conference on Modelling, Identification and Control, 2001, Innsbruck. Proceedings of the IASTED International Conference. Anaheim: Acta Press, 2001. v. 1. p. 220-225.

19.
BERTUCCI NETO, Victor ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CRUVINEL, Paulo Estevão ; FERREIRA, E J . Estudo para aplicação de redes neurais em um dispositivo detector de posição para medidor de pressão intracelular.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE REDES NEURAIS, 5; ESCOLA DE REDES NEURAIS, 6, 2001, Rio de Janeiro. Proceedings. Rio de Janeiro, RJ: Conselho Nacional de Redes Neurais, 2001. v. 1. p. n.pg.-n.pg..

20.
PESSOA, José Dalton Cruz; LASSO, Paulo Renato Orlandi ; CALBO, A. G. . Avaliação do SPAD-502 no monitoramento da degradação de tecidos vegetais em função da temperatura.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL, 8, 2001, Ilhéus, BA. Fisiologia de plantas no novo milênio: desafios e perspectivas: anais.. Ilhéus, BA: Sociedade Brasileria de Fisiologia Vegetal, 2001. v. 1. p. n.pg.-n.pg..

21.
CRUVINEL, Paulo Estevão ; PESSOA, José Dalton Cruz ; MELO, W L B ; BROCKMEYER, A O ; CANTOR, M . Using the microgravity in space to enhance brazilian agricultural research: the EPAM ® project.. In: REUNIÃO DE ESPECIALISTAS: A UTILIZAÇÃO DA ISS PARA EXPERIMENTOS EM MICROGRAVIDADE, 2001, 2001, Rio de Janeiro, RJ. Projeto microgravidade: relatório. S.I.: Ministério da Ciência e Tecnologia: Agência Espacial Brasileira: Academia Brasileira de Ciências, 2001. p. 83-86.

22.
PESSOA, José Dalton Cruz; CALBO, Adonai Gimenes . Uma nova metodologia para medida da tensão da água em raízes de cenoura. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA, 2000, Fortaleza. CONBEA 2000: Construindo a engenharia agrícola do futuro, 2000.

23.
PESSOA, José Dalton Cruz; KANNO, Silvia Sanches ; CARNEIRO, B. J. I. ; MORAES, J. A. P. V. . Avaliação da técnica de TDR para medida do potencial de sucção em solo sob mata de cerrado.. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INSTRUMENTAÇÃO AGROPECUÁRIA-SIAGRO, 2, 2000, São Carlos. Anais do II SIAGRO. São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 1998. p. 341-345.

24.
PESSOA, José Dalton Cruz; FREIRE, L. ; FRERREIRA, V. C. ; CRUVINEL, Paulo Estevão ; CALBO, Adonai Gimenes . KDL- Kit de Desenvolvimento Laboratorial aplicado na avaliação do tempo de resposta de metodologias termoelásticas adaptadas ao estudo das relações água-planta.. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INSTRUMENTAÇÃO AGROPECUÁRIA-SIAGRO, 2, 2000, São Carlos. Anais do II SIAGRO.. São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 1998. p. 346-350.

25.
BERTUCCI NETO, Victor ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CRUVINEL, Paulo Estevão ; CALBO, Adonai Gimenes . Novo instrumento para medida de pressão intracelular em vegetais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA-CONBEA, 29, 2000, Fortaleza. CONBEA 2000: construindo a engenharia agrícola do futuro.. Fortaleza, CE: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2000. v. 1. p. n.pg.-n.pg..

26.
MORENO, R M B ; FERREIRA, M ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CONFORTO, Elenice de Cássia ; GONÇALVES, P S ; MATTOSO, Luis Henrique Caparelli . Caracterização da borracha natural de clones de Hevea brasiliensis da região de Votuporanga/SP.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS-CBECiMat, 14, 2000, São Pedro, SP. Anais.. São Carlos, SP: UFSCar-DEMa, 2000. p. 52601-52612.

27.
BERTUCCI NETO, Victor ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CRUVINEL, Paulo e ; CALBO, Adonai G . Control systems based design of a plant intracellular pressure measurement instrument. In: World multiconference on: circuits, systems, communications and computers (IEEE/WSES/IMACS), 1999, Atenas. Proceedings of the World multiconference on: circuits, systems, communications and computers (IEEE/WSES/IMACS). Atenas, 1999. p. 6231-6236.

28.
ASSIS, O. B. G. ; BERNASDES FILHO, R. ; PESSOA, José Dalton Cruz . The surface roughness assessment: A comparison between AFM and SEM profile lines. In: 14th Internaitonal Conference on Electron Microscopy, 1998, Cancun. Proceedings of the 14th International Conference on Electron Microscopy. Cancun, 1998. v. 3. p. 703-704.

29.
PESSOA, José Dalton Cruz; KANNO, Silvia Sanches ; CARNEIRO, B. J. I. ; MORAES, J. A. P. V. . Avaliação da técnica de TDR para medida do potencial de sucção em solo sob mata de cerrado. In: II Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária, 1998, São Carlos. II Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária. São Carlos, 1998. p. 341-345.

30.
PESSOA, José Dalton Cruz; FREIRE, L. . Predição de temperatura e precipitação da base de dados da estação agrometeorológica da ESALQ Usando edes neurais artificiais. In: V Simpósio Nacional de Redes Neurais, 1998, Belo Horizonte. V Simpósio nacional de Redes Neurais. Belo Horizonte, 1998. v. 2. p. 269-272.

31.
PESSOA, José Dalton Cruz; CALBO, Adonai Gimenes . Caracterização do comportamento compressivo-expansivo de amostras fluidas com volume da ordem de micro-litros. In: Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária, 1997, São Carlos. Anais do I SIAGRO. São Carlos, 1996. p. 4114-415.

32.
FORATO, L. A. ; BERNARDES FILHO, R. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; COLNAGO, L. A. . Avaliação de métodos de derivação na análise de espectros de FTIR de proteínas. In: Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária, 1997, São Carlos. Anais do I SIAGRO. São Carlos, 1997. p. 264-268.

33.
PESSOA, José Dalton Cruz; MORAES, J. A. P. V. . Acompanhamento da umidade de um solo de cerradão com a técnica de TDR durante a transição entre as estações seca e chuvosa. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1997, Rio de Janeiro. Anais do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Rio de Janeiro, 1997.

34.
BERTUCCI NETO, Victor ; CUORI, S. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; FREITAS, S. P. . Instrumentação para produção de enzimas hidrolíticas por fermentação semi-sólida. In: Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática - ENZITEC, 1997, Rio de Janeiro. Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática - ENZITEC, 1997.

35.
FORATO, L. ; BERNARDES FILHO, R. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; COLNAGO, Luis Alberto . Investigation of resolution enhancement methods in the determination of secondary structure of proteins by FTIR. In: III Workshop da pós-graduação: aplicações químicas de técnicas espectroscópicas, 1996, São Carlos. III Workshop da pós-graduação: aplicações químicas de técnicas espectroscópicas. São Calros, 1996.

36.
FORATO, L. A. ; BERNARDES FILHO, R. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; COLNAGO, L. A. . Avaliação dos métodos de aumento de resolução na determinação das estruturas secundárias de proteínas por FTIR.. In: WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA APLICAÇÕES QUÍMICAS DE TÉCNICAS ESPECTROSCÓPICAS, 3, 1996, São Carlos, SP. Anais.. São Carlos, SP: USP-IQSC, 1996. p. 32-34.

37.
PESSOA, José Dalton Cruz; CALBO, Adonai Gimenes . Caracterização do comportamento compressivo-expansivo de amostras fluídas com volume da ordem de micro-litros.. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 19, 1996, São José dos Campos, SP. Instrumentação: catálogo de trabalhos completos submetidos ao Grupo de Instrumentação do XIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada.. São José dos Campos, SP: UNIVAP-ID&D, 1996. p. 44-50.

38.
CRESTANA, S. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; TORRE, A. ; VAZ, C. M. P. ; CALHEIROS, R. . Uso da tomografia de dupla energia para medir simultaneamente, densidade e umidade de meio poroso expansivo. In: Encontro sobre escoamento em meios porosos, 1991, Campinas. Encontro sobre escoamento em meios porosos. Campinas, 1991. v. 1. p. 152-162.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Eder, K. ; PESSOA, José Dalton Cruz . Considerações sobre a variação do preço do fruto de açaí. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20, 2008, Vitória. CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20, 2008.

2.
Ribeiro, G.V. ; ARDUIN, M. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; Souza, F. I.B. . Estrutura do fruto de açaí em formação (Euterpe oleracea). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20, 2008, Vitória. CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20, 2008.

3.
Stefanini, T.F. ; PESSOA, José Dalton Cruz . Respiração e potencial em água em função do teor de água de frutos de açaí. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20, 2008, Vitória. CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20, 2008.

4.
Stefanini, T.F. ; PESSOA, José Dalton Cruz . Efeitos do resfriamento na respiração do fruto de açaí (Euterpe oleracea Mart.) e determinação do seu ponto de congelamento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20, 2008, Vitória. CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20, 2008.

5.
Stefanini, T.F. ; REIS, A.R. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CALBO, A. G. . Avaliação da vida útil da couve-manteiga em hidroconservador de aspersão. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 48, 2008, Maringa. Congresso Brasileiro de Olericultura, 48, 2008.

6.
PESSOA, José Dalton Cruz; TEIXEIRA, D C ; SCHOUBEK, M F ; PRIA JR, W D . Desenvolvimento de um sistema de inoculação para avaliar a infecção de xylella fastidiosa em citros.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 36, 2003, Uberlândia, MG. Resumos Expandidos, 2003. p. n.pg.-n.pg..

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENDES, J. E. ; ABRUNHOSA, L. ; TEIXEIRA, J. A. ; CAMARGO, E. R. ; SOUSA, C.P. DE ; PESSOA, J. D. C. . Synthesis and characterization of silver nanoparticles and its antimycotic activity on mycotoxigenic fungi. In: BioMicroWorld 2017 Conference, 2017, Madrid. Book of Abstract. Madrid: Formatex REsearch Center, 2017. v. 1. p. 291-291.

2.
PAIVA A.S. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CALBO, A. G. ; CARNEIRO M.C.M. ; ALBINO A.L.S. . Mechanical Injury Size as a Determinant of the Tomato Fruit Respiration. In: International Horticultural Congress, 2010, Lisboa. Science and horticulture for people: abstracts, 2010. v. II. p. 141-141.

3.
Ribeiro, G.V. ; PESSOA, José Dalton Cruz . Application of X-Ray Microtomography Tool on an Hidration-Dehidration Study of Açaí Berry. In: International Horticultural Congress, 2010, Lisboa. Science and horticulture for people: abstracts, 2010. v. II. p. 134-134.

4.
PAIVA A.S. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CALBO, A. G. ; CARNEIRO M.C.M. ; ALBINO A.L.S. . Effect of the Mechanical Injury Size on Tomato Firmness. In: International Horticultural Congress, 2010, Lisboa. Science and horticulture for people: abstracts, 2010. v. II. p. 631-631.

5.
SANTOS R R M dos ; FARINAS C S ; PESSOA, José Dalton Cruz ; LEMO, V. A. . Estudo da viabilidade do caroço do açaí como resíduo agroindustrial para produção de celulases e xilanases pelo fungo filamentoso Aspergillus niger por fermentação semi-sólida. In: 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Recife. 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009.

6.
PAIVA A.S. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; ALBARICI, Tatiane Regina ; REIS, A.R. . Injúrias de compressão em frutos de açaizeiro armazenados a baixa temperatura e tratados com zeína e cloreto de cálcio. In: XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009, Fortaleza. Desafios para a produção de alimentos e bionergia. Fortaleza, 2009. p. 343-343.

7.
PAIVA A.S. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; ALBINO A.L.S. ; REIS, A.R. . Manufatura e padronização de sensores termoelásticos para medidas de turgor celular. In: XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009, Fortaleza. Desafios para a produçao de alimentos e bionergia. Fortaleza, 2009.

8.
CAETANO M. ; AMARAL D.C. ; PESSOA, José Dalton Cruz . Desafios da Integração Tecnologia-Produto em um Laboratório de Pesquisas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, CBGDP 2009, 2009, São José dos Campos/SP. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Gestão e Desenvolvimento de Produtos, CBGDP 2009, 2009.

9.
ITO, E. N. ; MARCONCINI, J. M. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; MATTOSO, Luis Henrique Capareli ; RIOS, C. T. ; HAGE JUNIOR, E. . Caracterização de compósitos de poliolefinas recicladas com fibras de açaí. In: 9º Congresso Brasileiro de Polímeros, 2007, Campina Grande. Livro de Resumos, 2007. p. 87-87.

10.
MARTINS, Maria Alice ; PESSOA, José Dalton Cruz ; GONÇALVES, P S ; MATTOSO, Luis Henrique Capareli . A preliminary study of the natural rubber/açaí fiber composites. In: 6th Brazilian MRS Meeting, 2007, Natal. Abstracts, 2007. v. CD ROM. p. n.pg.-n.pg..

11.
MARTINS, Maria Alice ; MATTOSO, Luis Henrique Capareli ; PESSOA, José Dalton Cruz . Estudo térmico da fibra do açaí (Euterpe oleracea Mart.). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISE TÉRMICA E CALORIMETRIA -CBRATEC,5, 2006, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 2006. p. 48-48.

12.
MANIERI, Juliana Maria ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CALBO, Adonai Gimenez . Determinação da turgescência em folhas de citros com sintomas de CVC, medida com sonda termoelástica. In: CONGRESSO LUSO ESPANHOL DE FISIOLOGIA VEGETAL, 9. REUNIÓN NACIONAL DE LA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE FISIOLOGÍA VEGETAL, 2005, Évora. Livro de Resumos, 2005. p. 199-199.

13.
LASSO, Paulo Renato Orlandi ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CRUVINEL, Paulo Estevão ; CALBO, Adonai Gimenez . Evaluation of a hydro-conservation tank for produce storage. In: INFORMATION & TECHNOLOGY, SUSTAINABLE FRUIT & VEGETABLE PRODUCTION - FRUIT, NUT AND VEGETABLE PRODUCTION ENGINEERING SYMPOSIUM, 7, 2005, Montpellier. Abstracts and CD-ROM, 2005. v. CD ROM. p. 25-25.

14.
PESSOA, José Dalton Cruz; MANIERI, Juliana Maria ; CALBO, Adonai Gimenes . Determinação da turgescência celular em folhas com sintoma de CVC.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL, 9, 2003, Atibaia, SP. Caderno de Resumos., 2003. v. 15. p. 439-439.

15.
PESSOA, José Dalton Cruz; CALBO, Adonai Gimenes . Avaliação do método isotérmico para medida da tensão da água em vasos do xilema.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL, 9, 2003, Atibaia, SP. Caderno de Resumos., 2003. v. 15. p. 439-439.

16.
BERTUCCI NETO, Victor ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CRUVINEL, Paulo Estevão ; CALBO, Adonai Gimenes . Instrumento para medida de pressão intracelular em vegetais.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL, 8, 2001, Ilhéus, BA. Resumos do VIII CBFV.. Ilhéus, BA: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2001. p. 233-233.

17.
CAVALCANTE, J. R. ; PERES, R. ; CONFORTO, Elenice de Cássia ; PESSOA, José Dalton Cruz ; MATTOSO, Luis Henrique Caparelli . Monitoração do balanço hídrico e das trocas gasosas em seringueiras adultas, na Estação Experimental de Votuporanga (IAC).. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL, 8, 2001, Ilhéus, BA. Resumos do VIII CBFV.. Ilhéus, BA: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2001. p. 9-9.

18.
MANIERI, Juliana Maria ; PESSOA, José Dalton Cruz . Medida de turgescência celular no caule e raiz de seringueira com a sonda termoelástica®.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL, 8, 2001, Ilhéus, BA. Resumos do VIII CBFV.. Ilhéus, BA: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2001. p. 18-18.

19.
PESSOA, José Dalton Cruz; LASSO, Paulo Renato Orlandi ; CALBO, Adonai Gimenes . Avaliação do SPAD-502 no monitoramento da degradção de tecidos vegetais em função da temperatura.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL, 8, 2001, Ilhéus, BA. Resumos do VIII CBFV. Ilhéus, BA: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2001. p. 154-154.

20.
MORENO, R M B ; FERREIRA, M ; GONÇALVES, P S ; CONFORTO, Elenice de Cássia ; PESSOA, José Dalton Cruz ; MATTOSO, Luis Henrique Caparelli . Variação da viscosidade mooney das borrachas de clones de Hevea brasiliensis da região de Votuporanga, Estado de São Paulo, Brasil.. In: SIMPOSIUM LATINAMERICANO DE POLÍMEROS, 7; CONGRESO IBEROAMERICANO DE POLÍMEROS, 5, SIMMPOSIUM LATINOAMERICANO DE QUITINA Y QUITOSANA, I, 2000, 2000, La Habana, Cuba. SLAP 2000: livro de resúmmes=book of abstracts.. La Habana, Cuba: Sociedad Cubana de Química-Sección de Polímeros, 2000. p. 270-270.

21.
MORENO, R M B ; FERREIRA, M ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CONFORTO, Elenice de Cássia ; GONÇALVES, P S ; MATTOSO, Luis Henrique Caparelli . Caracterização da borracha natural de clones de Hevea brasiliensis da região de Votuporanga/SP.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS-CBECiMat, 14, 2000, São Pedro, SP. Resumos.. São Carlos, SP: Editora da UFSCar, 2000. p. 182-182.

22.
PESSOA, José Dalton Cruz; CRUVINEL, Paulo e ; CALBO, Adonai Gimenes ; MORAES, J. A. P. V. . Metodologia para caracterização térmica de alguns processos metabólicos.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL, 7, 1999. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1999. v. 11. p. 152-152.

23.
BERTUCCI NETO, Victor ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CRUVINEL, Paulo e ; CALBO, Adonai Gimenes . Dynamics in measurement of plant intracellular pressure: a control system approach.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTOMÁTICA, 1998, Uberlândia, MG, 1998. p. 189-189.

24.
PESSOA, José Dalton Cruz; ASSIS, Odílio Benedito G ; CALBO, Adonai Gimenes . Confecção de sensores de vidro sinterizado para medida de potencial mátrico.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA DE MATERIAIS - CBECIMAT, 1998, Curitiba, PR, 1998.

25.
BERNARDES FILHO, R. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; ASSIS, Odílio Benedito G . Caracterização da superfície de uma cerâmica por microscopia de força atômica.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS PARTICULADOS (XXV ENEMP), 25, 1997, São Carlos, SP. Programação e resumos.. São Carlos, SP: UFSCar-DEQ, 1997. p. PII-2-PII-2.

26.
BERTUCCI NETO, Victor ; COURI, Sônia ; FREITAS, S. P. ; PESSOA, José Dalton Cruz . Instrumentação para produção de enzimas hidrolíticas por fermentação semi-sólida.. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA ENZIMÁTICA-ENZITEC 97, 3, 1997, Rio de Janeiro, RJ. Programa, resumos e lista de participantes.. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, 1997. p. n.pg.-n.pg..

27.
PESSOA, José Dalton Cruz; CALBO, Adonai Gimenes . Considerações sobre o papel do potencial de parede no crescimento celular vegetal.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL, 6, 1997, Belém, PA. Resumos.. Brasília, DF: SBFV, 1997. p. 426-426.

28.
PESSOA, José Dalton Cruz; MORAES, J. A. P. V. . Acompanhamento da umidade de um solo de cerradão com a técnica de TDR durante a transição entre as estações seca e chuvosa.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26, 1997, Rio de Janeiro, RJ. Resumos.. Rio de Janeiro, RJ: SBCS, 1997. p. 7-7.

29.
BERNARDES FILHO, R. ; FORATO, L. A. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; COLNAGO, L. A. . Avaliação da técnica de determinação de estruturas secundárias de proteínas por métodos de aumento de resolução.. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 19, 1996, Águas de Lindóia, SP. Resumos.. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Física, 1996. p. 66-66.

30.
PESSOA, José Dalton Cruz; CRUVINEL, Paulo Estevão ; CARDOSO, V ; SANTOS, R H A . Preparação de amostras de solo e plantas para determinação de macronutrientes por fluorescência de raios-X.. In: SIMPÓSIO ACERCA DA INTERAÇÃO DE FÓTONS E ELÉTRONS COM A MATÉRIA-SAIFEM 96, 1996, São Carlos, SP. Livro de resumos & programa.. São Carlos, SP: UFSCar, 1996. p. 09-09.

31.
PRADO, C H B A ; WENHUI, Z ; MIRANDA, A R ; JELLER, H ; PESSOA, José Dalton Cruz ; MORAES, J. A. P. V. . Gas exchange of sun and shade leaves of Michelia champaca L. (Magnoliaceae) as function of photosynthetically active radiation.. In: SEMINÁRIO REGIONAL DE ECOLOGIA, 8, 1996, São Carlos, SP. Resumos.. São Carlos, SP: UFSCar, 1996. p. 311-311.

32.
PESSOA, José Dalton Cruz. Avaliação da técnica de registro óptico para estudo do crescimento de sementes durante a fase de embebidação.. In: CONGRESSO PAULISTA DE BOTÂNICA, 11, 1996, São Paulo, SP. Programa e resumos, 1996. p. 72-72.

33.
KANNO, Silvia Sanches ; PESSOA, José Dalton Cruz ; SILVA, R T ; MORAES, J. A. P. V. . Determinação em campo do perfil de umidade (0-3m) de um solo de cerrado com a técnica de reflectometria no domínio do tempo (TDR).. In: CONGRESSO PAULISTA DE BOTÂNICA, 11, 1996, São Paulo, SP. Programa e resumos, 1996. p. 85-85.

34.
OLIVEIRA, C. A. ; PESSOA, José Dalton Cruz . Desenvolvimento de ferramenta para representação de células vegetais em duas dimensões.. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA, 15, 1996, São Carlos, SP. Resumos, 1996. p. n.pg.-n.pg..

35.
CALBO, Adonai Gimenes ; PESSOA, José Dalton Cruz . Desenvolvimento de uma micro-sonda para avaliação de turgor em órgãos vegetais.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL, 5, 1995, Lavras, MG. Resumos.. Lavras, MG: Universidade Federal de Lavras/Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1995. p. 352-352.

36.
PESSOA, José Dalton Cruz; CALBO, Adonai Gimenes . Cálculo da difusividade da polpa e condutância da casca em batata e maçã.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL, 5, 1995, Lavras, MG. Resumos.. Lavras, MG: Universidade Federal de Lavras/Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 1995. p. 397-397.

37.
PESSOA, José Dalton Cruz; RODRIGUES, A R D ; MASCARENHAS, Y P . Construção e caracterização de um difratômetro teta-teta acionado por fitas de aço.. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 16, 1993, Caxambú, MG. Programa e resumos.. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Física, 1993. p. 178-178.

38.
CRESTANA, S. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; TORRE NETO, André ; VAZ, C. M. P. ; CALHEIROS, R. . Densidade e umidade de um solo expansivo tipo glei por tomografia de duplo feixe de raios gama.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 23, 1991, Porto Alegre, RS. Programa e resumos.. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1991. p. 64-64.

39.
CRESTANA, S. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; TORRE NETO, André ; VAZ, C. M. P. ; CALHEIROS, R. . Uso da tomografia de dupla energia para medir simultaneamente, densidade e umidade de meio poroso expansivo.. In: ENCONTRO SOBRE ESCOAMENTO EM MEIOS POROSOS-ENEMP, 19, 1991, Campinas, SP. Programação e resumos.. Campinas, SP: UNICAMP, 1991. p. P2-P2.

40.
PESSOA, José Dalton Cruz; CRUVINEL, Paulo e ; TROMBELA, C A ; MASCARENHAS, Y P . Um gerador de raios-X de 60Kv/60mA.. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 13, 1990, Caxambú, MG. Programa e resumos. Caxambú, MG: Sociedade Brasileira de Física, 1990. p. 109-109.

41.
PESSOA, José Dalton Cruz; MASCARENHAS, Y P . Substituição de uma teletype por um microcomputador em um difratômetro de pó.. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 1989, São Carlos, SP. Programa. São Carlos, SP: USP-EESC, 1989. p. 23-23.

42.
PESSOA, José Dalton Cruz; RODRIGUES, A R D ; MASCARENHAS, Y P . Construção de um goniômetro teta-teta.. In: ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, 11, 1988, Caxambú, MG. Programas e resumos.. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Física, 1988. p. 216-216.

Apresentações de Trabalho
1.
PESSOA, J. D. C.. A manufatura customizada de alimentos e vivos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PESSOA, José Dalton Cruz. O caso do laboratório de Instrumentação em Pós-Colheita (LIPCo) da Embrapa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PESSOA, José Dalton Cruz. Resultados técnicos do plano de parceria com a Embrapa Amazônia Oriental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PESSOA, José Dalton Cruz. Une méthode de mesure de la turgescence celulaire basée sur lês propriétes thermo-élastiques de la sonde et la validation d'une méthode simple, applicable directement chez es producteurs, de mesure de la femeté des fruits ainsi que leurs application possibles em post-récolte à l'ensemble de la communauté scientifique. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PESSOA, José Dalton Cruz. Determinação da turgescência celular em folhas com sintoma de CVC. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FERNANDES, Carla ; CAMINOTO, Karime Bárbara Santo ; PESSOA, José Dalton Cruz ; FONTES, Sérgio Rodrigues . Características reológicas do suco de açaí em função da temperatura e com o uso de peneiras.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
PESSOA, José Dalton Cruz. Avaliação do método isotérmico para medida da tensão da água em vasos do xilema.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ALBARICI, Tatiane Regina ; VALETA, A. C. ; PESSOA, José Dalton Cruz . Efeito da temperatura nas antocianinas do açaí. Brasília: Embrapa, 2007 (Comunicado Técnico).

2.
ALBARICI, Tatiane Regina ; PESSOA, José Dalton Cruz ; FORIM, Moacir Rossi . Efeito das variações de pH e temperatura sobre as antocianinas na polpa de açaí-estudo espctrofotométricos e cromatográficos. São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2006 (Comunicado Técnico).

3.
BERTUCCI NETO, Victor ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CALBO, Adonai Gimenes ; CRUVINEL, Paulo Estevão . Modelagem e automação de uma sonda termoelástica para medidas de parâmetros relativos a fisiologia vegetal. São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2006 (Boletim de Pesquisa).

4.
PESSOA, José Dalton Cruz; LEEUWEN, Johannes Van ; ASSIS, Odílio Benedito Garrido de ; BRAZ, Daniel Cesar ; GOMES, Joaquim Ivanir ; SILVA, Sebastião Eudes Lopes da ; KANNO, Silvia Sanches . Contribuições da pesquisa para o beneficiamento da castanha-de-cutia (Couepia edulis prance) e aproveitamento de seus resíduos. São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2005 (Documentos).

5.
MARTINS, Maria Alice ; MATTOSO, Luiz Henrique Caparelli ; PESSOA, José Dalton Cruz . Comportamento térmico da fibra do açaí. São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2005 (Comunicado Técnico).

6.
BERTUCCI NETO, Victor ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CRUVINEL, Paulo Estevão ; CALBO, Adonai Gimenez . Modelo validado de sonda de pressão para medida de relações de água em plantas. São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2005 (Documentos).

7.
EVARINI, F A ; COLNAGO, Luis Alberto ; ALEM, N e ; PESSOA, José Dalton Cruz . Avaliação da conservação de couve minimamente processada pela medida do tempo de relaxação transversal da RMN. São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2004 (Circular Técnica).

8.
BERTUCCI NETO, Victor ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CRUVINEL, Paulo Estevão ; CALBO, Adonai Gimenes . Automação de um sistema de medida de turgescência em plantas.. São Carlos, SP: Embrapa-CNPDIA, 1997 (Pesquisa em Andamento).

9.
PESSOA, José Dalton Cruz. Avaliação da técnica de registro óptico para estudo do crescimento de sementes durante a embebição.. São Carlos, SP: Embrapa-CNPDIA, 1997 (Pesquisa em Andamento).

10.
PESSOA, José Dalton Cruz; KANNO, Silvia Sanches ; SILVA, R T ; MORAES, J. A. P. V. . Acompanhamento da umidade de um solo coberto pela vegetação de cerrado usando a técnica de TDR (Reflectometria no Domínio do Tempo).. São Carlos, SP: Embrapa-CNPDIA, 1997 (Pesquisa em Andamento).

11.
PESSOA, José Dalton Cruz; OSIRO, R . Representação de células vegetais em duas dimensões.. São Carlos, SP: Embrapa-CNPDIA, 1997 (Comunicado Técnico).

12.
PESSOA, José Dalton Cruz. Recomendações para utilização do testador de cabos para medição de umidade de solo com a técnica de TDR (Time Domain Reflectometry). 1997 (Instrução Técnica).

13.
CALBO, Adonai Gimenes ; PESSOA, José Dalton Cruz . Estendendo o modelo de Lockhart de crescimento vegetal levando em conta a sucção da parede celular.. São Carlos, SP: Embrapa-CNPDIA, 1996 (Boletim de Pesquisa).

14.
PESSOA, José Dalton Cruz; CALBO, Adonai Gimenes . Reformulação das deduções de Lockhart levando em conta a turgescência e a sucção como fatores de crescimento.. São Carlos, SP: Embrapa-CNPDIA, 1996 (Pesquisa em Andamento).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
PESSOA, José Dalton Cruz; FREIRE, L. . KDL - Kit de Desenvolvimento Laboratorial. 1999.

Produtos tecnológicos
1.
CALBO, Adonai G ; PESSOA, José Dalton Cruz . Sistema de aplanação para avaliar a firmeza dependente da pressão celular em folhas e segmentos de face plana de órgãos macios. 2007.

2.
CALBO, A. G. ; PESSOA, José Dalton Cruz . Sistema com ponteiras para medições estática, de pressão de aplanação, e dinâmica, de penetração, em órgãos inteiros e fatiados. 2007.

3.
BRUNO, O M ; PAZOTI, Mário Augusto ; PESSOA, José Dalton Cruz . Method for identifying Guignardia. 2006.

4.
BRUNO, O M ; PAZOTI, Mário Augusto ; PESSOA, José Dalton Cruz . Método de identificação do Guignardia citricarpa. 2005.

5.
CALBO, Adonai Gimenes ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CRUVINEL, Paulo Estevão ; LASSO, Paulo Renato Orlandi . Hidroconservador e processo de conservação de produtos orgânicos perecíveis utilizando o mesmo.. 2002.

6.
PESSOA, José Dalton Cruz. Extrator de amêndoas de frutos de casca dura.. 2002.

7.
PESSOA, José Dalton Cruz. Equipamento para medida de turgescência celular e sucção de órgãos vegetais.. 2002.

8.
CRUVINEL, Paulo e ; COLNAGO, Luis Alberto ; PESSOA, José Dalton Cruz ; MELO, W L B . EPAM - Equipamento para Pesquisa Agrícola em Microgravidade. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
CALBO, A. G. ; PESSOA, José Dalton Cruz . Sistema de aplanação para avaliar a firmeza dependente da pressão celular em folhas e segmentos de face plana de órgãos macios.. 2007.

2.
CALBO, A. G. ; PESSOA, José Dalton Cruz . Sistema com ponteiras para medições estática, de pressão de aplanação, e dinâmica, de penetração, em órgãos inteiros e fatiados. 2007.

3.
BRUNO, O M ; PAZOTI, M A ; PESSOA, José Dalton Cruz . Method for identifying Guignardia citricarpa. 2006.

4.
CALBO, A. G. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; LASSO, Paulo Renato Orlandi ; CRUVINEL, Paulo e . Hidroconservador e processo de conservação de produtos orgânicos perecíveis utilizando o mesmo. 2002.

5.
PESSOA, José Dalton Cruz. Extrator de amêndoas de frutos de casca dura.. 2002.

6.
CRUVINEL, Paulo Estevão ; COLNAGO, L. A. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; MELO, W L B . Equipamento para pesquisa agrícola em microgravidade. 2001.

7.
PESSOA, José Dalton Cruz; CALBO, A. G. . Equipamento para medida de turgescência celular e sucção de órgãos vegetais. 1999.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PESSOA, José Dalton Cruz. Pesquisa sobre a qualidade do látex na Fazenda Experimental do IAC.. 2000. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PESSOA, José Dalton Cruz. Novo equipamento: a Sonda Termoelástica.. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PESSOA, José Dalton Cruz. Instrumentações para fisiologia vegetal.. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PESSOA, José Dalton Cruz. Aula no programa de pós-graduação em Agronomia/Fisiologia Vegetal na disciplina DBI-535 (Relações Hídricas). 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PESSOA, José Dalton Cruz. Instrumentações para estudo da fisiologia vegetal e ecofisiologia.. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PESSOA, José Dalton Cruz. Simulação do crescimento celular vegetal e as relações de força na fronteira móvel e viscoelástica de um corpo fluído.. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PESSOA, José Dalton Cruz. Fontes de raios-X.. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
PAZOTI, M A ; GARCIA, Rogério Eduardo ; PESSOA, José Dalton Cruz . Comparison of shape analysis methods for Guinardia citricarpa ascospore characterization.. 2005 (GUINARDIA).

Demais trabalhos
1.
PESSOA, José Dalton Cruz. Consultor Científico para a Revista Scientia Agricola. 2006 (Consultoria) .

2.
PESSOA, José Dalton Cruz. Editor associado de Instrumentação para Fisiologia Vegetal da Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal. 2001 (Editor associado) .

3.
PESSOA, José Dalton Cruz. Consultor Científico para a Revista Scientia Agricola. 1999 (Consultoria) .

4.
PESSOA, José Dalton Cruz. Editor associado de Relações Hídricas da Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal. 1999 (Editor associado) .

5.
PESSOA, José Dalton Cruz. Editor associado da versão eletronica da Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal. 1998 (Editor associado) .

6.
PESSOA, José Dalton Cruz. Consultor Científico da Revista Brasileira de Ciência do Solo. 1996 (Consultoria) .

7.
PESSOA, José Dalton Cruz. Consultor Científico da Revista Brasileira de Ciência do Solo. 1995 (Consultoria) .

8.
PESSOA, José Dalton Cruz. Consultor científico para publicação dos artigos do Encontro de Meios Porosos. 1994 (Consultoria) .

9.
PESSOA, José Dalton Cruz. Consultor Editorial da Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal. 1994 (Consultoria) .

10.
PESSOA, José Dalton Cruz. Consultor Científico da Revista Brasileira de Ciência do Solo. 1993 (Consultoria) .

11.
PESSOA, José Dalton Cruz. Monitor da Disciplina Laboratório de Física Geral III. 1985 (Monitoria) .

12.
PESSOA, José Dalton Cruz. Monitor junto à Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural - CDCC-IFQSC/USP. 1985 (Monitoria) .



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 CRUVINEL, Paulo e ; COLNAGO, Luis Alberto ; PESSOA, José Dalton Cruz ; MELO, W L B . EPAM - Equipamento para Pesquisa Agrícola em Microgravidade. 2001, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: 000296, título: "EPAM - Equipamento para Pesquisa Agrícola em Microgravidade" . Depósito: 09/04/2001Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa Instrumentação Agropecuária.

2.
 CALBO, Adonai Gimenes ; PESSOA, José Dalton Cruz ; CRUVINEL, Paulo Estevão ; LASSO, Paulo Renato Orlandi . Hidroconservador e processo de conservação de produtos orgânicos perecíveis utilizando o mesmo.. 2002, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR PI 0202734-8, título: "Hidroconservador e processo de conservação de produtos orgânicos perecíveis utilizando o mesmo." . Depósito: 11/07/2002Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa Instrumentação Agropecuária.

3.
 PESSOA, José Dalton Cruz. Extrator de amêndoas de frutos de casca dura.. 2002, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR PI 0202641-4, título: "Extrator de amêndoas de frutos de casca dura." . Depósito: 28/06/2002Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa Instrumentação Agropecuária.

4.
 PESSOA, José Dalton Cruz. Equipamento para medida de turgescência celular e sucção de órgãos vegetais.. 2002, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI9906212, título: "Equipamento para medida de turgescência celular e sucção de órgãos vegetais." . Instituição(ões) financiadora(s): Embrapa.

5.
 BRUNO, O M ; PAZOTI, Mário Augusto ; PESSOA, José Dalton Cruz . Method for identifying Guignardia. 2006, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: WO 2006/113979 A, título: "Method for identifying Guignardia" . Depósito: 02/11/2006

6.
 CALBO, Adonai G ; PESSOA, José Dalton Cruz . Sistema de aplanação para avaliar a firmeza dependente da pressão celular em folhas e segmentos de face plana de órgãos macios. 2007, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: 012070000752-DED, título: "Sistema de aplanação para avaliar a firmeza dependente da pressão celular em folhas e segmentos de face plana de órgãos macios" . Depósito: 16/07/2007

7.
 CALBO, Adonai Gimenes ; PESSOA, J. D. C. . Applanation system for evaluation of cell pressure dependent firmness on leaves and soft organs flat face segments. 2008, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: WO/2009/009850, título: "Applanation system for evaluation of cell pressure dependent firmness on leaves and soft organs flat face segments" , Instituição de registro: WIPO - World Intellectual Property Organization. Depósito: 16/07/2008; Depósito PCT: 16/07/2008; Concessão: 21/01/2009.

8.
 PESSOA, J. D. C.; Stefanini, T.F. ; REIS, A.R. . Método e equipamento para medir coesão do mesocarpo de frutos. 2010, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI012100001212, título: "Método e equipamento para medir coesão do mesocarpo de frutos" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 11/11/2010



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TEIXEIRA, G. H. A.; PESSOA, J. D. C.; DURIGAN, J. F.. Participação em banca de Letícia Pupin. Como as etapas do processamentodos frutos de juçara (Euterpe edulis mart.) afetam a bioacessibilidade dos micronutrientes?. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
PESSOA, J. D. C.; FORATO, L. A.; ALVARENGA, A. L. B.. Participação em banca de Renato Cesar Leite. Proposta de um método de planejamento estratégico baseado em cenários prospectivos aplicado na agroindústria do açaí. 2014. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
PESSOA, J. D. C.; FERREIRA, M.D.; TEIXEIRA, G. H. A.. Participação em banca de Sandra Maria Leandro Koizimi. Sistema integrado de análise e distribuição de resultados aplicados à bebida de açaí. 2011. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
PESSOA, J. D. C.; PAIVA A.S.; MATHEUCCI JR., E.. Participação em banca de Ana Lúcia Seghessi Albino. Caracterização do período de instabilidade de órgãos vegetais submetidos à injúria mecânica. 2011. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
PESSOA, J. D. C.; SOUZA, R. V.; MATHEUCCI JR., E.. Participação em banca de Alan Ribeiro dos Reis. Desenvolvimentos mecânicos e computacionais de suporte às medidas com sensores termoelásticos. 2011. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
PESSOA, J. D. C.; BERNARDES FILHO, R.; AMARAL, C. S. T.. Participação em banca de Karina Eder. Aplicação de metodologias para análise e previsão do preço do fruto de açaí. 2011. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
PESSOA, José Dalton Cruz; Sossae F.C.; Rezende M.O.O.. Participação em banca de Gisele Vieira Ribeiro. Morfoanatomia do fruto de açaí em função do teor de água utilizando microscopia óptica e microtomografia de raios-X. 2010. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
PESSOA, José Dalton Cruz; Rezende M.O.O.; POLITO W.L. Participação em banca de Danieli Melo de Freitas. EXTRAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE POLISSACARÍDEOS DO CAROÇO DE AÇAÍ. 2010. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
PESSOA, José Dalton Cruz; DURIGAN, L. F.; SOUSA, C.P. DE. Participação em banca de Thais França Stefanini. ASPECTOS FISIOLÓGICOS DO FRUTO DE AÇAÍ SOB ARMAZENAMENTO REFRIGERADO. 2010. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

10.
PESSOA, J. D. C.. Participação em banca de Rodrigo Rafael Mendonça dos Santos. Aproveitamento do caroço de açaí como substrato para a produção de enzimas por fermentação em estado sólido. 2010. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

11.
Roda V.O.; Gonzaga A.; PESSOA, José Dalton Cruz. Participação em banca de Raphael Gava de Andrade. Classificação das castanhas do brasil por origem e seleção de suas amêndoas utilizando visão computacional. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

12.
CONFORTO, Elenice de Cássia; PESSOA, José Dalton Cruz; Huaman. Participação em banca de Eduardo Augusto Dias de Oliveira. Impacto de elevadas concentrações de CO2 e da fertilidade do solo sobre a fisiologia e crescimento inicial de Croton urucurana Baill e Cariniana legalis (mart.) Kuntze. 2008. Dissertação (Mestrado em Biologia Comparada) - Universidade de São Paulo.

13.
PESSOA, José Dalton Cruz; BATISTA NETO, J. E. S.; BRUNO, Odemir Martinez. Participação em banca de Mário Augusto Pazoti. CitrusVis ? um sistema de visão computacional para a identificação do fungo Guignardia citricarpa, causador da mancha preta em citros. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação / USP.

14.
PESSOA, José Dalton Cruz. Participação em banca de Juliane Ribeiro Cavalcante. Fotossíntese, relações hídricas, estado nutricional e avaliação de caracteres secundários da produção em dois cultivares jovens de seringueira em São José do Rio Preto, SP. 2003. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

15.
PESSOA, José Dalton Cruz. Participação em banca de Paulo Renato Orlandi Lasso. Uma nova técnica para conservação de alimentos frescos baseada em instrumentação eletro-eletrônica automatizada.. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica São Carlos) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
SOUZA FILHO, H. M.; PAULILLO, L. F. O.; OPRIME, P. C.; HOMMA, A. K. O.; PESSOA, J. D. C.. Participação em banca de Dinaldo do Nascimento Araújo. Análise dos fatores de competitividade da cadeia produtiva da polpa do açaí do nordeste paraense. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
JESUS, K. R. E.; PESSOA, J. D. C.; VIEIRA, M. A. S.; LEAL, M. R. L. V.; BARCELOS, J. E.. Participação em banca de Catiana Regina Brumatti Zorzo. Avaliação da sustentabilidade de sistemas de produção de cana de açúcar no Centro-Sul do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
PESSOA, J. D. C.; FORATO, L. A.; COTTA, M.. Participação em banca de Clarice Steffens. Desenvolvimento de microcantilever funcionalizado com polímeros condutores para a detecção de compostos orgânicos voláteis e umidade relativa. 2012. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
FONTES, Sérgio Rodrigues; VIOTTO L.A.; CATANOZI M. DA P. M.; PESSOA, José Dalton Cruz. Participação em banca de RENATA NATSUMI HANEDA. Estudo do desempenho do processo de microfiltração tangencial com membranas cerâmicas aplicado à retenção de bactérias e redução de sólidos suspensos da bebida à base de açaí. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

5.
PESSOA, José Dalton Cruz; CRUVINEL, Paulo Estevão; BARBOZA, R.; OLIVEIRA, V. A.; MUCHERONI, M. L.. Participação em banca de Victor Bertucci Neto. Modelagem e automação em nova técnica de medida para relações de água e planta. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

6.
PESSOA, José Dalton Cruz. Participação em banca de Elton Fialho dos Reis. Ambiente solo-semente em um latossolo vermelho-amarelo com diferentes mecanismos rompedores e compactadores de uma semeadora de plantio direto na cultura do milho.. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa.

Qualificações de Doutorado
1.
PESSOA, J. D. C.; ANIBAL, F. DE F.; SOUSA, C. P.. Participação em banca de Marcelo Felipe de Sampaio Barros. Aplicações da biotecnologia em rotóbica - interfaces homem máquina. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
PESSOA, J. D. C.; COLNAGO, L. A.; MATHEUCCI JR., E.. Participação em banca de Roberto Kenji Hayashi. O papel da biologia sintética em biocombustíveis. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
PESSOA, J. D. C.; MATHEUCCI JR., E.; COLNAGO, L. A.. Participação em banca de Roberto Kenji Hayashi. Biologia Sintética. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
PESSOA, José Dalton Cruz. Participação em banca de Moacyr Francischetti Corrêa. Dinâmica Molecular. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
PESSOA, José Dalton Cruz. Participação em banca de Carlos César Ronquim. Efeito de irradiâncias contrastantes sobre o balanço de carbono, a participação da biomassa, e eficiência do uso de nitrogênio e fósforo em espécies jovens do Cerrado.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
SOUSA, C. P.; SCHPECTOR, J. Z.; PESSOA, J. D. C.. Participação em banca de Jean Bernardes Tosta. Efeitos da injeção tópica de hBMSC-TERT na evolução de ferida cutânea em modelo experimental de Diabetes mellitus. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
TEIXEIRA, G. H. A.; PESSOA, J. D. C.; CESAR, T.B.. Participação em banca de Letícia Pupin. As diferentes etapas do processaemnto dos frutos de juçara (Euterpe edulis Mart.) afetam a bioacessibilidade dos elementos químicos?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
PESSOA, J. D. C.; ARAUJO-MOREIRA, F. M.. Participação em banca de Gabriel Vendramini. Desenvolvimento da eletrônica portátil para leitura de nanossensores, desenvolvido com polímeros condutores, para mensuração de pH e concentração de sal em sistema de dessalinização de água. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
PESSOA, J. D. C.; SILVA, A. J.; BAPTISTA NETO, A.. Participação em banca de Genoveva L. Flores Luna. Avaliação de aditivos para diminuir a aglomeração de microcarregadores em cultivos de células mesenquimais estromais multipotentes em frasco spinner2014. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Outros tipos
1.
PESSOA, José Dalton Cruz. Participação em banca de Izabel Pimenta Corrêa. Alta plasticidade fenotípica em indivíduos jovens de uma espécie arbórea (Aloysia virgata (Ruiz et Pav.) A.L. Juss. - Verbenaceae).. 2003. Outra participação, Universidade Federal de São Carlos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Fruticultura. Novos métodos não-destrutivos na avaliação da maturação de frutos. 2010. (Congresso).

2.
Workshop da Região Sudeste da Rede de Inovação e Prospecção para o Agronegócio.Workshop da Região Sudeste da Rede de Inovação e Prospecção para o Agronegócio. 2006. (Oficina).

3.
. Reuniões e visitas à European Space Agence, Fokker Space. 2001. (Congresso).

4.
.Reuniões e visitas à Austrium e à Universidade de Bremem (ZARM). 2001. (Outra).

5.
.Reuniões e visitas às empresas Brazsat (Washington, USA) SpaceHab (Huston, USA). 2000. (Outra).

6.
.Reunião na Academia Búlgara de Ciência e no Laboratório de Ciências Espaciais. 2000. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Sandra Maria Leandro. Formatação de dados para impressão de alimentos. Início: 2015. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Alan Ribeiro dos Reis. Desenvolvimento de uma plataforma multisensor para monitoramento em micro pós-colheita. 2011. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

2.
Karina Eder. ESTUDO DE SÉRIE TEMPORAL DO FRUTO DO AÇAÍ. 2011. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

3.
Renato Cesar Leite. Anãlise prospectiva e mapeamento em biotecnologia. 2011. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

4.
Francine da Silva e Lima de Fernando. Efeito na dislipidemia e na hipoglicemiada de ratos Wistar submetidos 'a dieta com bebida de açaí. 2011. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

5.
Thais França Stefanini. DESENVOLVIMENTO DE UM PACOTE TECNOLÓGICO PARA AVALIAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE DO FRUTO DE AÇAÍ PARA PROCESSAMENTO. 2010. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

6.
Raphael Gava de Andrade. Classificação das Castanhas do Brasil por Origem e Seleção de Suas Amêndoas Utilizando Visão Computacional.. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, Embrapa. Coorientador: José Dalton Cruz Pessoa.

7.
Gisele Vieira Ribeiro. Morfoanatomia do fruto de açaí em função do teor de água utilizando microscopia óptica e microtomografia de raios-X. 2010. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

8.
Danieli Melo de Freitas. DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA A EXTRAÇÃO DE INULINA A PARTIR DO CAROÇO DE AÇAÍ. 2010. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos, Embrapa. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

9.
Rodrigo Rafael Mendonça dos Santos. Avaliação do resíduo agroindustrial do açaí como substrato para a produção de enzimas hidrolíticas por fermentação semi-sólida. 2010. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

10.
Ana Lúcia Seghessi Albino. Caracterização do período de instabilidade de órgãos vegetais submetidos a injúria mecânica. 2009. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

11.
Sandra Leandro Koizimi. DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO WEB SERVICE PARA AVALIAÇÃO ESPECTROSCÓPICA DA QUALIDADE DA POLPA DE AÇAÍ. 2009. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

Tese de doutorado
1.
Sandra Maria Leandro. Proposta de um modelo para refeições digitais. 2017. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

2.
Josiane Enevina Mendes. Estudo in vitro da atividade antifúngica de manopartículas de prata. 2015. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Josiane Enevina Mendes. 2016. Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. José Dalton Cruz Pessoa.

2.
Auricléia Sarmento de Paiva. EFEITO DA DIMENSÃO DA INJÚRIA NOS PARÂMETROS DE QUALIDADE PÓS-COLHEITA E NA VIDA ÚTIL DE ÓRGÃOS VEGETAIS. 2011. Embrapa Instrumentação Agropecuária, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. José Dalton Cruz Pessoa.

3.
Tatiane Regina Albarici. 2009. Embrapa Instrumentação, . José Dalton Cruz Pessoa.

4.
Moacir Rossi Forim. 2006. Embrapa Instrumentação Agropecuária, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. José Dalton Cruz Pessoa.

Iniciação científica
1.
Paulo Messias de Araújo Oliveira Nunes. Controle e automação de processo na agroindústria. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica - Ênfase em Eletrônica) - Universidade de São Paulo. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

2.
Diego Carollo Moncayo. DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO PARA MEDIDA DA ATIVIDADE DA LÍPASE NA BEBIDA DE AÇAÍ.. 2010. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação, Embrapa. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

3.
Renato Cesar Leite. APLICAÇÃO, MELHORIA E VALIDAÇÃO DO MANUAL DE MAPEAMENTO TECNOLÓGICO ( MTLab). 2010. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação, Embrapa. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

4.
Samuel Eder. ADAPTAÇÃO E APLICAÇÃO DA METODOLOGIA TRM NO ESCOPO DA PESQUISA EM INSTRUMENTAÇÃO AGROPECUÁRIA. 2009. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação, Embrapa. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

5.
Leandro Savietto Polli. Avaliação de atividade enzimática em polpas de açaí. 2009. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

6.
Alexandre Bueno Vilela Soares. Técnicas de desidratação aplicáveis ao açaí. 2009. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

7.
Luís Fernando Magnanini de Almeida. DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE UTILIDADE DA SONDA TERMOELÁSTICA. 2009. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação, Embrapa. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

8.
Karina Eder. ESTUDO DE SÉRIE TEMPORAL DO FRUTO DO AÇAÍ. 2008. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

9.
Ana Lucia Seghessi Albino. CARACTERIZAÇÃO DO PERÍODO DE INSTABILIDADE DE ÓRGÃOS VEGETAIS SUBMETIDOS A INJÚRIA MECÂNICA. 2008. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

10.
Thais França Stefanini. Hidroconservadores comparados e avaliados quanto ao controle da temperatura e taxa de respiração do produto. 2007. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

11.
Alexandre da Cruz Valeta. EFEITO DAS CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO DA BEBIDA DE AÇAÍ NOS TEORES DAS ANTOCIANINAS. 2007. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

12.
André de Campos Rauber. ATIVIDADE ENZIMÁTICA EM POLPAS DE AÇAÍ. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Físicas e Biomoleculares) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

13.
Fernando Castilho Valderrama. Plano de negócios para um hidroconservador de frutas e legumes. 2006. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumentação Agropecuária) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

14.
Raphael Gava de Andrade. Organização preliminar de uma base de dados sobre açaí. 2006. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária, Embrapa Instrumentação. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

15.
Ricardo Nogueira de Figueiredo. Organização, testes e desenvolvimentos para controle e monitoramento usando a Sonda Termoelástica. 2006. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação, Embrapa Instrumentação. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

16.
Paula Vanessa da Silva e Silva. Análise dimensional de estruturas biológicas de fruteiras amazônicas. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumentação Agropecuária) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Amazonfrut Frutas da Amazônia. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

17.
Juliana Maria Manieri. Medidas da turgescência celular e da sucção de raízes, para avaliação da sonda termoelástica. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumentação Agropecuária) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

18.
Patrícia Andra Escobar. Testes e aperfeiçoamentos finais e preparação da documentação do extrator de castanha-de-cotia para repasse ao INPA. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumentação Agropecuária) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

19.
André Scandaroli. Aperfeiçoamento dos programas de automação da Sonda Termoelástcia e do microosmômetro, baseados na ferramenta LabView.. 2002. 0 f. Iniciação Científica - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

20.
Daniel Cesar Braz. Desenvolvimento de dendrômetro com coletor de dados baseado no sistema palm-OS para monitoramento das matas ciliares do município de São Carlos. 2002. 0 f. Iniciação Científica - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

21.
Juliana Pereira Rodrigues. Aperfeiçoamentos na infraestrutura e utilização da Sonda Termoelástica para medida da turgescência celular e sucção de raízes. 2002. 0 f. Iniciação Científica - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

22.
Tânia Leme de Almeida. Definição de embalagens adequadas para armazenamento de minimamente processados em meio líquido.. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Vegetal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

23.
Tânia Leme de Almeida. Vida útil de couve minimamente processada e mantida em hidroconservador.. 2002. 0 f. Iniciação Científica - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

24.
Thais Cabrera Galvão Rojas. Determinação da tensão da água em vasos do xilema de citros. 2002. 0 f. Iniciação Científica - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

25.
Bruno Fernando de Faria Pereira. Torno para extração de amêndoas da castanha-de-cotia e aperfeiçoamento de metodologia da sonda termoelástica. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumentação Agropecuária) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

26.
Henrique Sérgio Alves. Estudo de viabilidade do desenvolvimento de um fitotensiômetro com alto potencial de automação. 2001. 0 f. Iniciação Científica - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

27.
Adriane Cristina Ladeira. Identificação de transição de fase sólido/líquido e programação de controle do MicroOsmômetro. 2001. 0 f. Iniciação Científica - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

28.
Juliana Maria Manieri. Avaliação da turgescência celular em Hevea brasiliensis. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumentação Agropecuária) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

29.
Ricardo Nogueira de Figueiredo. Organização, testes e desenvolvimentos para controle e monitoramento usando a Sonda Termoelástica. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumentação Agropecuária) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

30.
Luciano Freire. Uso de redes neurais artificiais na previsão de níveis de evaporação. 1998. 0 f. Iniciação Científica - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

31.
Luciano Freire. Controle e automação da Sonda Termoelástica. 1998. 0 f. Iniciação Científica - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

32.
Luciano Freire. Avaliação do uso de redes neurais para predição dos níveis de evaporação. 1997. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumentação Agropecuária) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

33.
Carlos Augusto de Oliveira. Desenvolvimento de ferramenta para representação de células vegetais em duas dimensões. 1996. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumentação Agropecuária) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

34.
Ricardo Osiro. Desenvolvimento do módulo de visualização de células vegetais e tecidos obtidos por modelamento matemático. 1996. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumentação Agropecuária) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

35.
Bruno Otto Theodoro Rosa. Análise de fissuras. 1993. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumentação Agropecuária) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

36.
Fábio de Lánder Smith. Análise de ajuste de funções não-lineares.. 1993. 0 f. Iniciação Científica - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

Orientações de outra natureza
1.
Alan Ribeiro dos Reis. Aproveitamento energético dos resíduos da agroindústria do açaí. 2008. Orientação de outra natureza - Embrapa Instrumentação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.

2.
Raphael Gava de Andrade. Estudos termomecânicos da castanha do brasil. 2007. Orientação de outra natureza - Embrapa Instrumentação. Orientador: José Dalton Cruz Pessoa.



Inovação



Patente
1.
 CALBO, Adonai Gimenes ; PESSOA, J. D. C. . Applanation system for evaluation of cell pressure dependent firmness on leaves and soft organs flat face segments. 2008, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: WO/2009/009850, título: "Applanation system for evaluation of cell pressure dependent firmness on leaves and soft organs flat face segments" , Instituição de registro: WIPO - World Intellectual Property Organization. Depósito: 16/07/2008; Depósito PCT: 16/07/2008; Concessão: 21/01/2009.

2.
 PESSOA, J. D. C.; Stefanini, T.F. ; REIS, A.R. . Método e equipamento para medir coesão do mesocarpo de frutos. 2010, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI012100001212, título: "Método e equipamento para medir coesão do mesocarpo de frutos" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 11/11/2010


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PESSOA, José Dalton Cruz; TEIXEIRA, G. H. A. (Org.) . TECNOLOGIAS PARA INOVAÇÃO NAS CADEIAS EUTERPE. 1. ed. Brasília: Embrapa, 2012. v. 1. 344p .

1.
SANTANA, A. C. ; PESSOA, José Dalton Cruz ; SANTANA, A. . O mercado de açaí e os desafios tecnológicos da Amazônia. In: José Dalton Cruz Pessoa, Gustavo Henrique de Almeida Teixeira. (Org.). TECNOLOGIAS PARA INOVAÇÃO NAS CADEIAS EUTERPE. 1ed.Brasília: Embrapa, 2012, v. 1, p. 21-39.

2.
PESSOA, J. D. C.; SILVA, W. T. L. . Redução do risco de desastres e a resiliência no meio rural. In: Lourenço Magnoni Júnior; David Stevens; Eymar Silva Sampaio Lopes; Evandro Antonio Cavarsan; José Misael Ferreira do Vale; Maria da Graça Mello Magnoni; Tabita Teixeira; Wellington dos Santos Figueiredo. (Org.). Redução do risco de desastres e a resiliência no meio rural. 1ed.São Paulo: Centro Paula Souza, 2017, v. 1, p. 10-22.



Outras informações relevantes


Pesquisador convidado pela Université d'Avignon no período 1 a 30 set 2006
Pesquisador convidado pela Université d'Avignon no período 1 a 30 set 2010



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 4:30:27