Renata Leite Soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0907136028033257
  • Última atualização do currículo em 02/05/2017


Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Professora da Universidade Federal de Goiás, desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de psicanálise e contemporaneidade e subjetividade e cultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Leite Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, R. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos e Práticas de Ensino.
Rua Delenda Rezende de Melo, s/n
Setor Universitário
74605050 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 2271097
Fax: (62) 2022118
URL da Homepage: http://www.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Psicologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Identificação e narcisismo na melancolia, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Luiz Augusto Monnerat Celes.
Palavras-chave: narcisismo; Identificação; melancolia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica e Cultura.
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Cultura e Repressão: entre a universalidade, a singularidade e as possibilidades da condição humana,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Anita Cristina Azevedo Resende.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cultura; Repressão; Razão; Desejo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
1997 - 2002
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: monografia- O Esquecimento do Desejo na Contemporaneidade.
Orientador: Norton Godinho Leão.




Formação Complementar


2008 - 2008
Docência no Ensino Superior/Estágio Probatório. (Carga horária: 56h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: aluno do programa de doutorado, Enquadramento Funcional: aluna do Programa em Psicologia ´Clínica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: professor permanente, Enquadramento Funcional: professor assistente nível II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
A disciplina Psiclogia da Educação I foi ministrada no curso de Matemática-Licenciatura e Psicologia da Educação II no curso de Geografia nos dias de terça e quinta feira.

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: voluntária de pesquisa, Enquadramento Funcional: voluntária de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Aluna de mestrado em Educação Brasileira a partir de março/2003, tendo iniciado seu percurso de pesquisa na UFG como voluntária de pesquisa vinculada ao núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Educação e Cultura(NEPPEC), participando do desenvolvimento da pesquisa intitulada " Subjetividade e Trabalho- o recorte da Psicologia para a Educação" pela UFG desde março de 2001 dando prosseguimento a esta até o presente momento.

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicanálise I
03/2017 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicanálise e Cultura
03/2017 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I
08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Portaria n. 30 de 08 de setembro de 2016-Comissão organizadora do XXIII Simpósio da Faculdade de Educação/UFG.
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Portaria N. 17 de 04 de maio de 2016- composição da Comissão de Avaliação Docente do Curso de Psicologia até junho de 2018.
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Portaria n. 17 de 04 de maio de 2016 composição da comissão de avaliação docente do curso de psicologia até junho de 2018..
11/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

05/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Portaria n. 2187 de 2015 Comissão de Revalidação de Diplomas do Exterior do Curso de Psicologia.
03/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
membro da comissão do XXII Simpósio da Faculdade de Educação/UFG.
08/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

08/2016 - 02/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Investigação e Métodos em Psicologia I
08/2016 - 02/2017
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Comunicação
08/2016 - 02/2017
Ensino, Psicologia dos processos educativos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Mediações Psicossociais e constituição do sujeito
08/2016 - 02/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II
09/2016 - 10/2016
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Seminário Externo do NEPPEC- Dialética Negativa e a nálise de abordagens de ensino: o caso da pedagogia das competências.
06/2016 - 09/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Portaria . 22 de 08 de junho de 2016- Comissão de Processo seletivo do Curso de Especialização em Psicologia dos Processos Educativos.
02/2016 - 07/2016
Ensino, Abi - Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicanálise I
01/2016 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Núcelo Livre- Psicanálise e Cultura
01/2016 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
02/2015 - 12/2015
Ensino, Abi - Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de conclusão de curso (TCC)
09/2015 - 11/2015
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Seminário Externo do NEPPEC- Psicologia, Educação e Cultura: a produção do conhecimento e seus desafios.
03/2015 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Portaria N. 06 de 02 de março de 2015- comissão organizadora do XXII Simpósio da Faculdade de Educação/UFG.
02/2015 - 11/2015
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
XXII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação- Ciência e Formação: utopias e desencantos.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Abi - Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicanálise I
02/2015 - 07/2015
Ensino, Abi - Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Núcleo Livre- Psicanálise e Cultura
02/2015 - 07/2015
Ensino, Psicologia dos processos educativos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Trabalho de conclusão de curso
08/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Investigação e Método em Psicologia I
Psicanálise e Cultura
Psicologia da Personalidade II
08/2010 - 11/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

05/2014 - 07/2014
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Seminário Externo do NEPPEC- Sujeito, Cultura, Formação e Arte na contemporaneidade.
02/2010 - 06/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicanálise II
02/2010 - 06/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
02/2010 - 06/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicanálise e Cultura
09/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Temas em Psicologia, Educação e Cultura.
08/2009 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicanálise II
08/2009 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicanálise II
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II
02/2009 - 06/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicanálise I
02/2009 - 06/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
02/2009 - 06/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
08/2008 - 12/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Personalidade II
08/2008 - 12/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História, teorias e Sistemas em Psicologia II
08/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
03/2008 - 07/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Personalidade I
03/2008 - 07/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História, Teorias e Sistemas em Psicologia I
03/2008 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
08/2007 - 12/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Personalidade II
08/2007 - 12/2007
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
08/2007 - 12/2007
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
02/2007 - 07/2007
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
02/2007 - 07/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Personalidade I
02/2007 - 07/2007
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
04/2007 - 04/2007
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Seminário Externo (NEPPEC):Cultura e Repressão: entre a universalidade, a singularidade e as possibilidades da condição humana.
01/2007 - 02/2007
Ensino, Núcleo Livre, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicanálise, Teoria Crítica e Formação
08/2006 - 12/2006
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
08/2006 - 12/2006
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia aplicada à Nutrição
03/2006 - 07/2006
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
03/2006 - 07/2006
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
03/2001 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: voluntária de iniciação cientí, Enquadramento Funcional: voluntária de iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsita/IC, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: voluntária de iniciação cientí, Enquadramento Funcional: voluntária de iniciação científica, Carga horária: 20

Atividades

08/2003 - 12/2003
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Social III-Laboratório
8/1999 - 12/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

8/1999 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, Centro de Ciências Humanas.

Atividade realizada
Grupo de Estudo: Teoria Crítica e Psicanálise. Orientadora: Pro. Dra. Anita C. Azevedo Resende..
8/2001 - 6/2002
Estágios , Departamento de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio curricular no Centro de Estudos, Pesquisa e Prática Psicológica.
8/1999 - 8/2001
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, Centro de Ciências Humanas.

Atividade realizada
Monitoria da disciplina Psicologia Social III.
1/2000 - 6/2000
Estágios , Centro de Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Estágio realizado pela disciplina Didática e Prática de Ensino em psicologia II.
1/2000 - 6/2000
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, Centro de Ciências Humanas.

Atividade realizada
Monitoria da disciplina Psicologia do Desenvolvimento IV.
7/1999 - 12/1999
Estágios , Centro de Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Estágio em escola-campo pela disciplina Didática e Prática de Ensino em Psicologia I.


Linhas de pesquisa


1.
Subjetividade e Cultura
2.
Psicanálise e Sociedade
3.
Subjetividade e Cultura/ Cultura e Processos Educacionais
4.
Psicanálise e contemporaneidade

Objetivo: Os estudos da linha de pesquisa ?Psicanálise e Contemporaneidade?, partindo do pressuposto de que a contemporaneidade apresenta impasses que atualizam as questões acerca do sofrimento psíquico e suas relações com a cultura, propõem estudar a teoria freudiana e seus desenvolvimentos no debate atual, constituindo um espaço de estudo e questionamento que retoma a relação teoria-prática e o estudo sistemático da psicanálise nas suas coordenadas histórica, epistemológica e metapsicológica. Objetiva desenvolver pesquisas no campo da psicanálise e sua relação com as questões contemporâneas, aprofundando o estudo e a apreensão da teoria psicanalítica freudiana, analisando as contribuições e a fertilidade da teoria freudiana para a compreensão do indivíduo na atualidade..
5.
Psicanálise e Cultura
6.
Psicologia Clínica
7.
Cultura e Processos Educacionais

Objetivo: Esta linha de pesquisa discute a educação na perspectiva de suas estreitas relações com a cultura. Trata os processos educacionais a partir de seus fundamentos teóricos e metodológicos e, ainda, de suas implicações na prática pedagógica, sempre orientando-se pela concepção de que esses processos constituem-se no âmbito da sociedade e da cultura. Partindo da contribuição de diferentes áreas do conhecimento - filosofia, psicologia, sociologia, biologia - é dedicado especial interesse à compreensão dos processos de constituição, organização e transmissão de conhecimentos e saberes, quer sejam eles mediados pelo processo de escolarização formal ou por outras diversas manifestações da cultura. São eixos que orientam as pesquisas no presente momento: as aproximações entre educação, subjetividade e cultura e a vinculação entre universidade, pensamento e cultura..
8.
Psicanálise e contemporaneidade
9.
Psicanálise e contemporaneidade


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A psicanálise no Brasil: uma investigação acreca de seus desenvolvimentos e desdobramentos na formaçãao da cultura e no campo psicanalítico
Descrição: Este projeto de pesquisa intitulado A psicanálise no Brasil: uma investigação acerca dos seus desenvolvimentos e desdobramentos na formação da cultura e no campo psicanalítico propõe investigar a difusão, desenvolvimento e implantação da psicanálise no Brasil a partir da compreensão de três elementos centrais: a articulação entre as matrizes clínicas freudianas e a concepção de cultura e de sujeito que delas derivam, a história do movimento psicanalítico e o desenvolvimento das idéias e práticas clínicas emergentes deste movimento e a difusão e a implantação das idéias e instituições psicanalíticas no Brasil. Tem-se como suposto que o desenvolvimento da psicanálise no Brasil efetivou-se como na esteira de sua implantação e difusão em outros países, colocando em cena também a resistência à ela. No processo de modernização da sociedade brasileira a resistência à psicanálise teria se dado menos como negação e recusa de seu conteúdo e mais como assimilação de suas idéias, desprovida supostamente nesse caso, da negatividade própria ao método clínico proposto por Freud. Trata-se de uma pesquisa teórica bibliográfica que pretende compreender e problematizar a psicanálise no Brasil a partir de sua implantação e desenvolvimento e as implicações e desdobramentos desse desenvolvimento na cultura e no campo psicanalítico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Renata Leite Soares - Coordenador.Número de orientações: 2
2015 - Atual
A Psicanálise no Brasil: uma investigação acerca de seus desenvolvimentos e desdobramentos na formação da cultura e no campo psicanalítico.
Descrição: Este projeto de pesquisa intitulado A psicanálise no Brasil: uma investigação acerca dos seus desenvolvimentos e desdobramentos na formação da cultura e no campo psicanalítico é vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura e propõe investigar a difusão, desenvolvimento e implantação da psicanálise no Brasil a partir do entrelaçamento de três elementos centrais: a formação das matrizes clínicas freudianas, a história do movimento psicanalítico e o desenvolvimento das idéias e práticas clínicas que derivam desse movimento em países específicos, bem como a difusão e a implantação das idéias e instituições psicanalíticas no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Renata Leite Soares - Coordenador.
2010 - 2014
Identificação e narcisismo na melancolia- reflexões a partir da obra freudiana
Descrição: tese desenvolvida na Universidade de Brasília no Programa de Pós Graduação e Pesquisa em Psicologia Clínica e Cultura sob orientação do professor Dr. Luiz Augusto Monerrat Celes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2011
Autoridade e Subjetividade: conformação e/ou autonomia
Descrição: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e empírica que pretende uma incursão nos estudos teóricos da Escola de Frenkfurt, especialmente nas obras de Adorno e Horkheimer para buscar o conceito de autoridade em sua vinculação com a família, seus desdobramentos históricos e psíquicos que ressoam na configuração de um determinado tipo de subjetividade. Paralelamente, os dados referntes ao Projeto de Pesquisa ao qual este se vincula "Razão e Desrazão: as contrafaces no psicólogo em formação" serão trabalhados na perspectiva do recorte realizado por esse projeto e, portanto, nas questões referentes à autoridade e família. Serão analisados em um primeiro momento os dados decorrentes da aplicação de questionários e posteriormente será feita a análise dos dados do grupo focal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Renata Leite Soares - Coordenador / Raquel Salomão de Morais - Integrante / Leia Cristina Toledo Fernandes - Integrante.
2006 - 2011
Razão e Des-razão: suas contrafaces no psicólogo em formação
Descrição: O projeto Razão e des-razão: suas contrafaces no psicólogo em formação, pretende investigar quais são e como se articulam os processos subjetivos que permitem aos alunos do Curso de Psicologia vincular ciência, religião e crenças à sua formação teórica e profissional; as concepções e argumentos que eles manejam para justificar (ou não) essa vinculação; e a relação entre a adesão às práticas irracionalistas e as características da personalidade autoritária. O estudo, do tipo longitudinal, adota como referencial teórico a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e trabalhará com dados quantitativos e qualitativos oriundos da aplicação de escalas, questionários e grupo focais. Tendo em vista seu caráter longitudinal, os dados serão coletados e analisados durante os cinco anos da primeira turma do Curso de Psicologia da FE/UFG..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Renata Leite Soares - Integrante / Leilyane Oliveira Araujo Masson - Integrante / Anita Cristina Azevedo Resende - Integrante / Mona Bittar - Integrante / Marília Gouvea de Miranda - Coordenador / Maria do Rosário Silva resende - Integrante / Luelí Nogueira Duarte e Silva - Integrante / Edna Mendonça Oliveira de Queiroz - Integrante / Susie Amâncio Gonçalves de Roure - Integrante / Rachel Benta Messias Basto - Integrante / Antônio Carlos da Cunha - Integrante / Kaithy das Chagas Oliveira - Integrante / Lais Augusta Carvalho - Integrante / Raquel Salomão Moraes - Integrante / Camilla Roldão de Lelles Dantas - Integrante / Silvia do S. Mendanha - Integrante / Soraya Vieira dos Santos - Integrante.
2004 - 2007
Subjetividade: um não tão novo tema para um não tão novo mundo
Descrição: A pesquisa propõe discutir as concepções de subjetividade com as quais a educação tem operado no movimento de deslocamento realizado através de fundamentalmente dois eixos solidários e contemporâneos: negativamente, na exclusão da subjetividade pelo reducionismo sociologista e afirmativamente na inclusão da subjetividade pelo reducionismo psicologista. A patir dessa análise, pretende-se investigar a temática da subjetividade num contexto de obstacularização dos processos de individuação, a partir das contribuições da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, especialmente nas de Adorno e Horkheimer, no contraponto do pensamento de Freud e Marx..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Renata Leite Soares - Integrante / Leilyane Oliveira Araujo Masson - Integrante / Anita Cristina Azevedo Resende - Coordenador / Lara Mendes César - Integrante / Mona Bittar - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2001 - 2004
Subjetividade e Trabalho
Descrição: A pesquisa intitulada "Subjetividade e Trabalho: o recorte da Psicologia para a Educação" é coordenado pela Professora Dra. Anita C. Azevedo Resende e vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura(Neppec) da Universidade Federal de Goiás . Essa pesquisa propõe discutir, fundamentalmente, o recorte que a Psicologia tem realizado, para as Ciências Sociais em geral e para a Educação em particular, acerca da compreensão da subjetividade. Partindo da hipótese de que a Psicologia tem historicamente recortado a subjetividade pelos seus estados manifestos, pela sua apresentação e aparência é necessário buscar compreender como essa questão tem sido resolvida hoje no campo da Educação e da Psicologia da educação, especialmente num momento em que estas áreas enfrentam a temática da subjetividade em tempos de transformações radicais no mundo do trabalho, existindo fortes indicativos de que a subjetividade está sendo tomada pela sua manifestação cognitiva, ou seja: subjetividade é inteligência. Essa pesquisa bibliográfica rastreou a produção teórica sobre a Psicologia da Educação e Educação e Trabalho no Brasil nos últimos dez anos, buscando apreender como se efetivava a discussão sobre subjetividade nas suas vinculações tanto com a educação quanto com o trabalho, ao mesmo tempo em que se pretendia discutir a noção de inteligência que a Psicologia dispunha à Educação. Para tanto, foram avaliados artigos em periódicos na área de Educação, a partir da planilha de catalogação dos dados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Renata Leite Soares - Integrante / Leilyane Oliveira Araujo Masson - Integrante / Anita Cristina Azevedo Resende - Coordenador / Alex Barra - Integrante / Lara Mendes Cesar - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7
1999 - 2002
Subjetividade e Trabalho
Descrição: A pesquisa intitulada "Subjetividade e Trabalho: o recorte da Psicologia para a Educação" é coordenado pela Professora Dra. Anita C. Azevedo Resende e vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura(Neppec) da Universidade Federal de Goiás . Essa pesquisa propõe discutir, fundamentalmente, o recorte que a Psicologia tem realizado, para as Ciências Sociais em geral e para a Educação em particular, acerca da compreensão da subjetividade. Partindo da hipótese de que a Psicologia tem historicamente recortado a subjetividade pelos seus estados manifestos, pela sua apresentação e aparência é necessário buscar compreender como essa questão tem sido resolvida hoje no campo da Educação e da Psicologia da educação, especialmente num momento em que estas áreas enfrentam a temática da subjetividade em tempos de transformações radicais no mundo do trabalho, existindo fortes indicativos de que a subjetividade está sendo tomada pela sua manifestação cognitiva, ou seja: subjetividade é inteligência. Essa pesquisa bibliográfica rastreou a produção teórica sobre a Psicologia da Educação e Educação e Trabalho no Brasil nos últimos dez anos, buscando apreender como se efetivava a discussão sobre subjetividade nas suas vinculações tanto com a educação quanto com o trabalho, ao mesmo tempo em que se pretendia discutir a noção de inteligência que a Psicologia dispunha à Educação. Para tanto, foram avaliados artigos em periódicos na área de Educação, a partir da planilha de catalogação dos dados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Renata Leite Soares - Integrante / Leilyane Oliveira Araujo Masson - Integrante / Veridiana Canezin Guimarães - Integrante / Anita Cristina Azevedo Resende - Coordenador / Ludmilla Barreto Ramos - Integrante / Alex Barra - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 11


Projetos de extensão


2015 - 2015
XXII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação Ciência e Formação: Utopias e Desencantos
Descrição: O evento ocorreu entre os dias 14 a 18 de setembro de 2015, na Faculdade de Educação(UFG) em Goiânia(GO). A proposta pretendeu a promoção de debates e análises sobre a complexa relação entre a produção de conhecimento científico e a formação humana fonte tanto da melhoria qualitativa das forças produtivas quanto do aprofundamento das mazelas e injustiças sociais. A partir dessa ampla e instigante temática, o XXII Simpósio da Faculdade de Educação aspirou reunir intelectuais, educadores, estudantes, profissionais de diversas áreas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Psicologia, Educação e Cultura: a produção do conhecimento e seus desafios
Descrição: O Seminário Externo de Estudos e Pesquisas do NEPPEC, Psicologia, Educação e Cultura: a produção do conhecimento e seus desafios, problematiza, entre outras questões, a relação entre teoria e prática no âmbito da produção do conhecimento por meio da discussão das pesquisas produzidas no Núcleo. Foi proposto para este ano, além das apresentações de trabalhos desenvolvidos nas linhas de pesquisas, o debate acerca da relação entre psicanálise, sujeito e cultura. A retomada de questões fundamentais para pensar a relação sujeito/cultura, teoria/prpatica e a potencialidade e os limites da psicanálise no mundo contemporâneo faz-se necessária, numa perspectiva de formação que problematize a lógica pragmática e afirmativa dessa sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Psicologia, educação e cultura: desafios do conhecimento
Descrição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA SIEC Tipo da ação: Evento Página 1 de 5 CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO E/OU CULTURA Identificação Título: Psicologia, educação e cultura: desafios do conhecimento Caracterização: (X) Extensão ( ) Cultura ( ) Extensão e Cultura Início das atividades: 04/05/2015 Encerramento das atividades: 27/11/2015 Data prevista do evento: de 22/10/2015 a 23/10/2015 Integrante de Programa? ( ) Sim (X) Não Grande Área de Conhecimento: Ciências Humanas Área temática primária: Cultura Área temática secundária: Educação Vinculação a alguma forma de cooperação internacional. (x) Não Linha(s) de Extensão: 1 - 2006 - Formação de Professores 2 - Educação Continuada Unidade/Órgão responsável: FACULDADE DE EDUCAÇÃO Resumo: O Seminário Externo de Estudos e Pesquisas do NEPPEC problematiza a relação entre teoria e prática no âmbito da produção do conhecimento por meio da discussão das pesquisas produzidas no Núcleo. Propõe-se, além das apresentações de trabalhos, o debate acerca da relação entre psicanálise, sujeito e cultura . A retomada de questões fundamentais para pensar a relação sujeito-cultura, teoria e prática e a potencialidade e os limites da psicanálise no mundo contemporâneo faz-se necessária, numa perspectiva formativa não pragmática.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Renata Leite Soares - Coordenador / Leilyane Oliveira Araujo Masson - Integrante / Anita Cristina Azevedo Resende - Integrante / Mona Bittar - Integrante / Edna Mendonça Oliveira de Queiroz - Integrante / Gina Glaydes Guimarães de Faria - Integrante / Juliana de Castro Chaves - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
2009 - 2009
Temas em Psicologia, Educação e Cultura
Descrição: Curso de extensão intitulado Temas em Psicologia, Educação e Cultuyra promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura FE/UFG.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2015 - 2015
Periódico: PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO)


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Psicologia: Teoria e Pesquisa, ISSN 0102-3772


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Subjetividade e Cultura.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Psicanálise e Sociedade.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Subjetividade e Trabalho.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica e Cultura.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SOARES, R. L.; SILVA, L. N. D. E. ; SANTOS, A. J. ; ROURE, S. A. G. ; REZENDE, Anita Cristina Azevedo ; RESENDE, M. R. S. ; QUEIROZ, E. M. O. ; MIRANDA, M. G. ; BITTAR, Mona ; Sass, Odair ; De Faria, Gina Glaydes ; GEBRIM, Virgínia Sales ; LOUREIRO,Marcos Correia da Silva . Cultura e repressão: contribuição freudiana acerca da subjetividade. In: Marília Gouvea de MIranda; Anita Cristina Azevedo Resende. (Org.). Escritos de psicologia, Educação e Cultura. Goiânia: Editora da UCG, 2008, v. 1, p. 8-263.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, R. L.. Novas e 'antigas' versões do narcisismo: a melancolia como emblema de uma forma invisível de sofrimento na contemporaneidade. In: XVII Encontro da EPFCL Brasil Problemas cruciais para a psicanálise na atualidade, 2016, São Paulo. XVII Encontro da EPFCL Brasil Problemas cruciais para a psicanálise na atualidade, 2016.

2.
SOARES, R. L.. Novas e 'antigas' versões do narcisismo: a melancolia como emblema de uma forma invisível de sofrimento na contemporaneidade. In: XVII Encontro da EPFCL Brasil Problemas cruciais para a psicanálise na atualidade, 2016, São Paulo. XVII Encontro da EPFCL Brasil Problemas cruciais para a psicanálise na atualidade, 2016.

3.
SOARES, R. L.. Cultura, Educação e Sujeito: desenvolvimento de uma relação contraditória. In: VII Epeco- Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2004, Goiânia. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2004.

4.
REZENDE, Anita Cristina Azevedo ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; SOARES, R. L. . A noção de subjetividade e seus desdobramentos na contemporaneidade. In: VII Epeco- Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2004, Goiânia. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro -Oeste, 2004.

5.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin ; BARRA, Alex ; RAMOS, L. . Subjetividade e Trabalho. In: XI Endipe- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2002, Goiânia. Igualdade e Diversidade na Educação, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, R. L.. Transitoriedade e Atemporalidade: uma compreensão do tempo do desejo na perspectiva do princípio do prazer. In: II Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2010, Rio de Janeiro. Saúde Mental: loucura e saúde mental no século XXI: enfrentamentos, territórios e fronteiras, 2010.

2.
SOARES, R. L.; MORAIS, R. S. . As transformações históricas no conceito de autoridade. In: XVII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação/UFG, 2008, Goiânia. Educação e Sociedade: sentidos da formação humana. Rioa de Janeiro: Deescubra, 2008. v. 1. p. 5-175.

3.
SOARES, R. L.; RESENDE, Anita Cristina Azevedo . Cultura e Barbárie: o desenvolvimento de uma relação paradoxal. In: Conpeex, 2004, Goiânia. I Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, R. L.; LAZZARINI, E. R. . O necessário da liberdade e da solidão. In: XIX Congresso do Círculo Brasileiro de Psicanálise, 2012, Recife. Clínica Psicanalítica do Século XXI: Encontros e Desencontros nas Relações Interpessoais, 2012.

2.
TOLEDO, Léia Cristina fernandes ; SOARES, R. L. . Autoridade e Família: análise da produção de periódicos na área de psicologia. In: XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação-Formação, cultura e subjetividade, 2009, Goiânia. Formação, cultura e subjetividade. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2009.

3.
BITTAR, Mona ; RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SANTOS, A. J. ; DUARTE, L. N. ; RESENDE, M. R. S. ; SOARES, R. L. ; ROURE, S. A. G. . Razão e Des-razão: as contrafaces do irracionalismo no psicólogo em formação. In: V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2007.

4.
SOARES, R. L.. Cultura e Repressão: Os desdobramentos modernos dessa relação. In: XIVSimpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2005, Goiânia. Universidade, conhecimento e formação para a autonomia, 2005.

5.
REZENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; CÉSAR, Lara Mendes ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo . Subjetividade e Trabalho. In: VI Epeco-Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2003, Campo Grande. VI EPECO, 2003.

6.
SOARES, R. L.; RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo . Subjetividade e Trabalho. In: XII Encontro Nacional da Abrapso, 2003, Porto Alegre. Estratégias de Invenção do presente- a Psicologia Social no Contemporâneo, 2003.

7.
SOARES, R. L.. Cultura, Educação e Subjetividade: os desdobramentos da repressão na Teoria Freudiana no que concerne à constitutição do processo civilizatório. In: XII Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais da Faculdade de Educação: Educação e Cultura, 2003, Goiânia. Educação e Cultura: programas e resumos, 2003.

8.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo . Subjetividade e Trabalho. In: XII Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais da FE/UFG: Educação e Cultura, 2003, Goiânia. Educação e Cultura: programas e resumos, 2003.

9.
SOARES, R. L.; RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin ; BARRA, Alex . Subjetividade e Trabalho. In: I Congresso de Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo. I Congresso de Psicologia: Ciência e Profissão, 2002.

10.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin ; RAMOS, L. ; BARRA, Alex . Subjetividade e Trabalho. In: 54º Reunião Anual da SBPC, 2002, Goiânia. SBPC, 2002.

11.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; BARRA, Alex ; RAMOS, L. . Subjetividade e Trabalho. In: IV Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos: Subjetividade e Exclusão, 2002, Brasília. IV Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos: Subjetividade e Exclusão, 2002.

12.
SOARES, R. L.; GUIMARÃES, Veridiana Canezin ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; BARRA, Alex ; RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; CESAR, Lara Mendes . Subjetividade e Trabalho. In: Políticas, Escolas e Professores: dilemas atuais, 2002, Goiânia. XI Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais: Políticas, Escolas e Professores: dilemas atuais, 2002.

13.
SOARES, R. L.; RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; CAMPOS, C. V. M. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; RAMOS, L. B. ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin . Subjetividade e Trabalho. In: XII Encontro Mineiro de Psicologia Social, 2001, São João Del Rei. Psico]logia Social em Minas: novos desafios, antigas questões, 2001.

14.
SOARES, R. L.; GUIMARÃES, Veridiana Canezin ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; RAMOS, L. ; BARRA, Alex . Subjetividade e Trabalho. In: X Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais da Faculdade de Educação da Univervesidade Federal de Goiás, 2001, Goiânia. X Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, 2001.

15.
SOARES, R. L.; RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin ; CAMPOS, C. V. M. . Subjetividade e Trabalho. In: VII Encontro Regional da ABRAPSO, 2000, Piracicaba. O século XXI: Os dilemas e perspectivas para a Psicologia Social, 2000.

16.
SOARES, R. L.; RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; CAMPOS, C. V. M. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin ; RAMOS, L. B. . Subjetividade e Trabalho. In: IX Encontro de Iniciação Científica, 2000, Campo Grande. IX Encontro de Iniciação Científica, 2000.

17.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; CAMPOS, C. V. M. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; RAMOS, L. B. ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin . Subjetividade e Trabalho. In: III Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCG, 2000, Goiânia. III Fórum Integrao de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, R. L.. Novas e 'antigas' versões do narcisismo: a melancolia como emblema de uma forma invisível de sofrimento na contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOARES, R. L.. Novas e 'antigas' versões do narcisismo: a melancolia como emblema de uma forma invisível de sofrimento na contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOARES, R. L.. A psicologia como ciência e o diálogo com a psicanálise: desafios da produção do conhecimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SOARES, R. L.; BALDUINO, J. C. ; SANTOS, S. V. . A produção do conhecimento e seus desafios: apresentação de pesquisas produzidas no NEPPEC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LAZZARINI, E. R. ; SOARES, R. L. . XIX Congresso do Círculo Brasileiro de Psicanálise. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SOARES, R. L.. Transitoriedade e atemporalidade: uma compreensão do tempo numa perspectiva freudiana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
TOLEDO, Léia Cristina fernandes ; SOARES, R. L. . Autoridade e Família: análise da produção de periódicos na área de Psicologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MORAIS, R. S. ; SOARES, R. L. . As Transformações históricas no conceito de autoridade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
BITTAR, Mona ; RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SANTOS, A. J. ; DUARTE, L. N. ; RESENDE, M. R. S. ; SOARES, R. L. ; ROURE, S. A. G. . Razão e Desrazão: as contrafaces do irracionalismo no psicólogo em formação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOARES, R. L.. Psicologia, Conhecimento e Formação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SOARES, R. L.. Sociedade, Conhecimento e Formação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
SOARES, R. L.. Cultura e Repressão: entre a universalidade, a singularidade e as possibilidades da condição humana. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SOARES, R. L.. Cultura e Repressão: entre a universalidade, a singularidade e as possibilidades da condição humana. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SOARES, R. L.. Cultura e Repressão: Os desdobramentos modernos dessa relação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOARES, R. L.; RESENDE, Anita Cristina Azevedo . Cultura e Barbárie: o desenvolvimento de uma relação paradoxal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo . A noção de Subjetividade e seus desdobramentos na contemporaneidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOARES, R. L.. Cultura, Educação e Sujeito: desenvolvimento de uma relação contraditória. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SOARES, R. L.. Educação, Cultura e Subjetividade: os desdobramentos da repressão na Teoria Freudiana no que concerne à constituição do processo civilizatório. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo . Subjetividade e Trabalho: o recorte da psicologia para a educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; CÉSAR, Lara Mendes ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo . Subjetividade e Trabalho: o recorte da Psicologia para a Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo . Subjetividade e Trabalho: o recorte da Psicologia para a Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin ; BARRA, Alex . Subjetividade e Trabalho. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SOARES, R. L.; BARRA, Alex ; RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo . Subjetividade e Trabalho: o recorte da Psicologia para a Educação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin ; BARRA, Alex ; RAMOS, L. B. . Subjetividade e Trabalho: o recorte da Psicologia para a educação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin ; RAMOS, L. B. ; CESAR, Lara Mendes ; BARRA, Alex . Subjetividade e Trabalho: o recorte da psicologia para a educação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin ; BARRA, Alex . Subjetividade e Trabalho: o recorte da psicologia para a educação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; RAMOS, L. B. ; BARRA, Alex . Subjetividade e Trabalho: o recorte da psicologia para a Educação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; CAMPOS, C. V. M. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; RAMOS, L. B. ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin . Subjetividade e Trabalho: o recorte da Psicologia para a Educação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; RAMOS, L. B. ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin . Subjetividade e Trabalho: o recorte da Psicologia para a educação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin ; CAMPOS, C. V. M. . Subjetividade e Trabalho: o recorte da Psicologia para a educação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; SOARES, R. L. ; CAMPOS, C. V. M. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin . Subjetividade e Trabalho: o recorte da Psicologia para a Educação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TOLEDO, Léia Cristina fernandes ; SOARES, R. L. . Autoridade e Família: análise da produção de periódicos na área de psicologia. 2009.

2.
SOARES, R. L.; De Faria, Gina Glaydes . Temas em psicologia, Educação e Cultura. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES, R. L.; SANTOS, S. V. ; BALDUINO, J. C. . A psicologia como ciência e o diálogo com a psicanálise: desafios da produção do conhecimento. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOARES, R. L.. Psicanálise: o sujeito e suas formas de subjetivação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
SOARES, R. L.; BALDUINO, J. C. ; SANTOS, S. V. . A produção do conhecimento e seus desfios: apresentação de pesquisas produzidas no NEPPEC. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SOARES, R. L.. Psicanálise: o sujeito e suas formas de subjetivação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
SOARES, R. L.. Psicanálise e Cultura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
TOLEDO, Léia Cristina fernandes ; SOARES, R. L. . A relação entre Autoridade e Família: a produção de artigos publicados em periódicos especializados no campo da Psicologia. 2009. (Relatório de pesquisa).

6.
SOARES, R. L.; MORAIS, R. S. . As transformações do conceito de autoridade no mundo moderno. 2008. (Relatório de pesquisa).

7.
SOARES, R. L.. Psicologia, Formação e Conhecimento. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SOARES, R. L.. Cultura e Repressão: entre a universalidade, a singularidade e as possibilidades da condição humana. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SOARES, R. L.. Cultura e repressão. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto para apresentação no seminário externo do NEPPEC).

10.
SOARES, R. L.; EVANGELISTA, E. G. S. ; RIBEIRO, L. . Educação e Pseudoformação: um estudo introdutório. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
SOARES, R. L.; SILVA, K. C. P. . Teoria Crítica e Educação: uma introdução. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SOARES, R. L.; RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; CAMPOS, C. V. M. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; RAMOS, L. B. ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin . Relatório Anual da Pesquisa Subjetividade e Trabalho. 2001. (Relatório de pesquisa).

13.
SOARES, R. L.; CAMPOS, C. V. M. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; GUIMARÃES, Veridiana Canezin . Relatório Anual da pesquisa Subjetividade e Trabalho. 2000. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
LAZZARINI, E. R. ; SOARES, R. L. . Clínica Psicanalítica no Século XXI: Encontros e Desencontros nas Relações Interpessoais. 2012 (XIX Congresso do Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP)) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOARES, R. L.; LAZZARINI, E. R.; Zavaroni, D. M. L.; Lagoas, J. M.. Participação em banca de Paula França dos Santos. A transferência e a contratransferência na clínica dos estados-limites: o afeto como um recurso de elaboração do trauma. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

2.
MIRANDA, M. G.; BITTAR, Mona; SIQUEIRA, T. C. B.; SOARES, R. L.; RESENDE, Anita Cristina Azevedo. Participação em banca de Gisele Fonseca Damasceno. As demandas da autoridade para o professor da educação infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

3.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo; PERES, V. L. A.; SOARES, R. L.; QUEIROZ, E. M. O.. Participação em banca de Gissely Vieira Souza Delmond. Educação e Familia. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo; DUARTE, Rodrigo; MIRANDA, M. G.; ANTUNES, C. S.; SOARES, R. L.. Participação em banca de André Barcellos Carlos de Souza. Televisão e (Des)Razão. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
RESENDE, Anita Cristina Azevedo; SOARES, R. L.; BITTAR, Mona; QUEIROZ, E. M. O.. Participação em banca de Gissely Vieira Souza Delmond. Educação e Família. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

2.
MIRANDA, M. G.; BITTAR, Mona; SOARES, R. L.; RESENDE, Anita Cristina Azevedo. Participação em banca de Gisele Fonseca Damasceno. As demandas da autoridade para o professor da educação infantil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOARES, R. L.; BITTAR, Mona. Participação em banca de Larissa Carneiro Albino. O sintoma na psicanálise freudiana e sua relação com a cultura. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia dos processos educativos) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SOARES, R. L.; BITTAR, Mona. Participação em banca de Helena Martins Mikado. Autoridade e Educação na constituição do mundo moderno. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia dos processos educativos) - Universidade Federal de Goiás.

3.
De Faria, Gina Glaydes; SOARES, R. L.. Participação em banca de Marcele Cristina Linhares Silva de Freitas. Educação e Emancipação em Adorno: um estudo inicial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia dos processos educativos) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Lira. A. V.; SOARES, R. L.; De Faria, Gina Glaydes. Participação em banca de Adriana Viana Lira.A importância do brinquedo na construção do conhecimento: uma leitura a partir de Vygotsky. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
Da Dilva, L. B. P.; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo; SOARES, R. L.. Participação em banca de Ludmylla Bernardes Pacheco da Silva.O brinquedo e a (im)possibilidade de seu seentido formativo na contemporaneidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
Santos, A. C. do valle; SANTOS, S. V.; SOARES, R. L.. Participação em banca de Ana Christina do Valle Santos.Escola em tempo integral: fundamentos e possibilidades da efetivação de uma educação integral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
Delmond, G. V. S; RESENDE, Anita Cristina Azevedo; SOARES, R. L.. Participação em banca de Gissely Vieira Souza Delmond.Subjetividade e Cultura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

5.
Delmond, G. V. S; RESENDE, Anita Cristina Azevedo; SOARES, R. L.. Participação em banca de Gissely Vieira Souza Delmond.Subjetividade e Cultura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

6.
Oliveira, C. R. de; QUEIROZ, E. M. O.; SOARES, R. L.. Participação em banca de carolina Ramos de Oliveira.Sujeito do conhecimento e sijeito psíquico: as possibilidades do conhecimento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

7.
Domingues, C. P.A.; Pascoal, E.; SOARES, R. L.. Participação em banca de Carla Poliana Amaro Domingues.Educação e Pedagogia: conceitos, possibilidades e limites. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

8.
Burgarelli, C. G.; SOARES, R. L.. Participação em banca de Larissa carneiro Albino.O lugar do brincar na constituição do sujeito psíquico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

9.
Sousa, A. R.; ROURE, S. A. G.; SOARES, R. L.. Participação em banca de Ataléia Ribeiro Sousa.Disciplina e Indisciplina na escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

10.
SANTOS, A. J.; SOARES, R. L.. Participação em banca de Ariane.Educação e Barbárie. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

11.
MASSON, Leilyane Oliveira Araujo; SOARES, R. L.. Participação em banca de Michelle.O lugar do analista e a possibilidade de escuta. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOARES, R. L.; TEIXEIRA, C. M. F. da Silva; CONCEIÇÂO, M. I. G.; GARCIA, G. G. G.; SANTOS, A. J.. Psicologia/Psicologia e Processos clínicos/FE. 2010. Universidade Federal de Goiás.

2.
De Faria, Gina Glaydes; SOARES, R. L.; TOASSA, G.. Processo seletivo para a contratação de professor substituto da área de Psicologia da Educação. 2010. Universidade Federal de Goiás.

3.
SOARES, R. L.; MOZZER, G. N.; Fenelon. G. M.. Psicodiagnóstico/Psicologia. 2009. Universidade Federal de Goiás.

4.
HECK, E. T. S; SOARES, R. L.; GARCIA, G. G. G.; ZANOLLA, S. R.da Silva; Sass, Odair. psicologia/psicologia e Saúde/FE. 2009. Universidade Federal de Goiás.

5.
SOARES, R. L.; SANTOS, A. J.; MOZZER, G. N.. Psicologia e Psicologia e Saúde. 2008. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Dialética Negativa e análise de abordagens de ensino: o caso da pedagogia das competências. 2016. (Seminário).

2.
XVII Encontro EPFCL Brasil.Novas e "antigas" versões do narcisismo: a melancolia como emblema de uma forma invisível de sofrimento na contemporaneidade. 2016. (Encontro).

3.
A importância da história da Psicanálise na prática do Psicanalista. 2015. (Outra).

4.
Seminário externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura- Psicologia, Educação e Cultura: a produção do conhecimento e seus desafios.Mesa redonda: A produção do conhecimento e seus desafios: apresentação de pesquisas produzidas no NEPPEC. 2015. (Seminário).

5.
XXII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação Ciência e Formação: Utopias e Desencantos. 2015. (Simpósio).

6.
Conferência: Subjetividade e Clínica na Contemporaneidade. 2014. (Seminário).

7.
Sujeito, Cultura, Formação e Arte na Contemporaneidade. 2014. (Seminário).

8.
Sujeito, Cultura, Formação e Arte na Contemporaneidade.Indivíduo e Sujeito: controvérsias em psicologia. 2014. (Seminário).

9.
Arte e Psicanálise: Interlocuções. 2013. (Outra).

10.
A clínica do mal-estar: I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na e VII Simpósio do Programa de Pos-Graduação em Psicanálise. 2011. (Congresso).

11.
Congresso Brasileiro de Saúde Mental: Loucura e Saúde Mental no século XXI- enfrentamentos, territórios e fronteiras. Transitoriedade e atemporalidade: uma compreensão do tempo numa perspectiva freudiana. 2010. (Congresso).

12.
32 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPED. 2009. (Outra).

13.
32 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPED. 2009. (Outra).

14.
III Seminário de Psicologia da faculdade de Educação: a relação teoria e prática. 2009. (Seminário).

15.
VII Jornada de psicanálise: Compulsão. 2009. (Outra).

16.
XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação- Formação, Cultura e Subjetividade.Autoridade e Família: análise da produção de periódicos na área de Psicologia. 2009. (Simpósio).

17.
31º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa. 2008. (Outra).

18.
Educação e Sociedade: sentidos da formação humana.As transformações históricas no conceito de autoridade. 2008. (Simpósio).

19.
30º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2007. (Outra).

20.
Sociedade, conhecimento e formação-XVI Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação/UFG.Psicologia, Formação e Conhecimento-mini-curso. 2007. (Simpósio).

21.
10º Seminário externo.Formação e Autonomia do Professor universitário: um estudo na UFG. 2005. (Seminário).

22.
7º Seminário Externo.O deslocamento do lugar da criança na sociedade contemporânea. 2005. (Seminário).

23.
8º Seminário Externo.A comunicação pelo espetáculo e a recusa da autonomia. 2005. (Seminário).

24.
9º Seminário Externo.Veredas: O grande ser-tão. 2005. (Seminário).

25.
Universidade, conhecimento e formação para a autonomia.XIV Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais. 2005. (Simpósio).

26.
2º Seminário externo do NEPPEC.O conceito moderno de infância e suas implicações contemporâneas. 2004. (Seminário).

27.
3º Seminário Externo do NEPPEC.A difusão do Escolanovismo no Brasil: o livro como dispositivo estratégico. 2004. (Seminário).

28.
4º Seminário Externo do NEPPEC.Exibição e Discussão do filme: "A experiência". 2004. (Seminário).

29.
6º Seminário Externo.A pesquisa sobre escola nova no Brasil. 2004. (Seminário).

30.
II Colóquio Teoria Crítica: Teoria Crítica e Marxismo.II Colóquio Teoria Crítica: teoria Crítica e Marxismo. 2004. (Outra).

31.
I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação. I Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2004. (Congresso).

32.
IV Jornada de Psicanálise: Barbárie e Identidade.Barbárie e Identidade. 2004. (Outra).

33.
Colóquio Nacional: " Tecnologia, cultura e formação".Colóquio Nacional: Tecnologia, cultura e formação. 2002. (Outra).

34.
Colóquio Teoria Crítica, Cultura, Sociedade e Conhecimento.Colóquio Teoria Crítica, Cultura, Sociedade e Conhecimento. 2002. (Outra).

35.
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.XI Endipe- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2002. (Encontro).

36.
I Congresso Brasileito de Psicologia: Ciência e Profissão. I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. 2002. (Congresso).

37.
IX Encontro de Iniciação Científica.IX Encontro de Iniciação Científica. 2002. (Encontro).

38.
Psicologia Social em Minas: novos desafios, antigas questões. Psicologia Social em Minas: novos desfios, antigas questões.. 2001. (Congresso).

39.
Teoria Crítica: emancipatória ou barbárie?. Curso Temático: Teoria Crítica: emancipatória ou barbárie?. 2001. (Congresso).

40.
VIII Jornada de Psicanálise: Psicanálise e Psicoterapia.VIII Jornada de Psicanálise: Psicanálise e Psicoterapia. 2001. (Outra).

41.
X Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais da Faculdade de Educação.X Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais da Faculdade de Educação. 2001. (Simpósio).

42.
Colóquio Nacional de Dialética Negativa, Estética e Educação.Colóquio Nacional de Dialética Negativa, Estética e Educação. 2000. (Outra).

43.
VI Jornada Goiana de Adolescência.VI Jornada Goiana de Adolescência. 1999. (Outra).

44.
X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. 1999. (Encontro).

45.
XXVII Reunião Anual de Psicologia. XXVII Reunião Anual de Psicologia.. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BITTAR, Mona ; REIS, G. ; MARQUES, J. A. ; DUARTE, L. N. ; SOARES, R. L. ; SANTOS, S. V. ; FERREIRA JUNIOR, W. J. ; ANDRADE, T. M. ; FONSECA, M. M. L. ; LIMA, P. M. R de ; CORBINIANO, S. A. M. ; FERREIRA, S. de F. B ; De Faria, Gina Glaydes ; BALDUINO, J. C. ; DA SILVA, F. M. S . XXIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação. 2017. (Outro).

2.
SOARES, R. L.; De Faria, Gina Glaydes ; MUNDIM, M. A. P. . Seminário externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura- Dialética Negativa e Análise de Abordagens de Ensino: o caso da pedagogia das competências. 2016. (Outro).

3.
SOARES, R. L.; De Faria, Gina Glaydes ; RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; CHAVES, J. ; QUEIROZ, E. M. O. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; BITTAR, Mona . Psicologia, educação e cultura: desafios do conhecimento. 2015. (Outro).

4.
PEIXOTO, A. J. ; ALVES, A. I. ; ELIAS, C. R. ; VALDEZ, D. ; FACAS, E. ; MARQUES, J. A. ; CHAVES, J. ; DUARTE, L. N. ; MUNDIM, M. A. P. ; PEREIRA, M. C. ; REAL, N. G. C. ; RIBEIRO, N. F. ; SANTOS, R. D. ; CHAGAS, R. A. ; SOARES, R. L. ; FURTADO, R. M. M. ; SANTOS, S. V. ; FERREIRA JUNIOR, W. J. ; ALVES, W. F. ; ANTUNES, C. S. ; FREITAS, J. ; VIEIRA, R. G. ; ROCHA, M. A. R. . XXII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação- ciência e Formação: utopias e desencantos. 2015. (Outro).

5.
SOARES, R. L.; CHAVES, J. ; MASSON, Leilyane Oliveira Araujo ; RESENDE, Anita Cristina Azevedo ; De Faria, Gina Glaydes . XXII Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura- Sujeiot, Cultura, Formação e Arte na contemporaneidade. 2014. (Outro).

6.
SOARES, R. L.; SANTOS, A. J. ; QUEIROZ, E. M. O. . III Seminário de Psicologia-Conhecimento e Formação. 2008. (Outro).

7.
SOARES, R. L.; BASTO, R. B. M. ; ALVES, Miriam Fabia ; SILVA, Andreia ; ALMEIDA, Dulce Barros ; MACHADO, Maria Margarida ; RIBEIRO, Núbia . XVII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação. 2008. (Outro).

8.
SOARES, R. L.. VII EPECO. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elcimar do Amaral Bosco. A ELABORAÇÃO DO CONCEITO DE SEXUALIDADE EM FREUD E SUA RELAÇÃO COM O INCONSCIENTE. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Pedro Porto. A emergência dos líderes evangélicos na contemporaneidade. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Eujane Santos. agressividade e laços sociais na contemporaneidade. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

4.
Pedro Barcellos. A avaliação da periculosidade: do exame criminológico e da extinção da medida de segurança. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gabriella Pedroso Machado. As manifestações psicanalíticas no período de modernização do Brasil e seus desdobramentos no campo da cultura e da prática psicanalítica: um estudo bibliográfico na Revista Percurso (1988-1998) a partir da história da implantação da psicanálise no Brasil. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Maria Julia de Oliveira Silva. As manifestações psicanalíticas no período de modernização do Brasil e seus desdobramentos no campo da cultura e da prática psicanalítica: um estudo bibliográfico realizado na Revista Brasileira de Psicanálise (1967-1976) a partir da história da implantação da psicanálise no Brasil. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Helena Martins Mikado. Autoridade e Educação na constituição do mundo moderno. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia dos processos educativos) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

2.
Helena Martins Mikado. O sintoma na psicanálise freudiana e sua relação com a cultura. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia dos processos educativos) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

3.
Larissa Carneiro Albino. O sintoma na psicanálise e sua relação com a cultura. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia dos processos educativos) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pauline Camargo de Morais. O impacto da mastectomia sobre o ideal de feminilidade: aproximação de uma leitura psicanalítica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

2.
Nathália Pierson B. Vieira. O chiste: um flerte com o infantil- uma leitura psicanalitica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

3.
Eujane Santos. Depressão ? mal do século ou angústia pelo viver?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

4.
Amanda Soares. O corpo como origem e como destino pulsional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

5.
Álvaro Conrado Gomes Machado. Sublimação na obra freudiana: um estudo inicial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

6.
Ana Helena Osório Sandoval. A histeria e sua dinâmica de estruturação: uma forma de desejar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

7.
Douglas Alves Viana. Racismo e Psicanálise. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

8.
Fabiana de Carvalho Oliveira. Corpo, subjetividade e sofrimento na contemporaneidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

9.
Helena Cristina de Mesquita Tavares. Cuidado e controle: da lógica das instituições manicomiais à reforma psiquiátrica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

10.
Katiuscia Ribeiro de Almeida. Interlocução entre velhice e trabalho: os diferentes significados da aposentadoria na velhice.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

11.
Letícia Taeiko Iwamoto. O luto e as transformações do mundo contemporâneo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

12.
Fabiana de Carvalho Oliveira. O corpo e o sofrimento psíquico na contemporaneidade: uma análise do corpo no mundo administrado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

13.
Letícia Taeiko Iwamoto. O luto e a problemática contemporânea: a (im)possibilidade das perdas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

14.
Katiuscia Ribeiro de Almeida. Trabalho e subjetividade: as implicações da aposentadoria para a pessoa idosa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

15.
Douglas Alves Viana. Racismo e psicanálise: a questão da diferença. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

16.
Ana Helena Osório Sandoval. A Histeria e sua estruturação: entre o ser e o ter- uma forma de desejar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

17.
Álvaro Conrado Gomes Machado. O conceito de sublimação em Freud. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

18.
Helena Cristina de Mesquita Tavares. Reflexões sobre as lógicas de controle e cuidado na trajetória da assistência psiquiátrica no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

19.
Lia Mara Marques da Silva. Bullying: análise da produção teórica numa perspectiva crítica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

20.
Ataléia Ribeiro Sousa. Disciplina e Indisciplina na escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

21.
Ana Christina do Valle Santos. Escola em tempo integral: fundamentos e possibilidades da efetivação de uma educação integral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

22.
Carla Poliana Amaro Domingues. Educação e Pedagogia: conceitos, possibilidades e limites. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

23.
Adriana Viana Lira. A importância do brinquedo na construção do conhecimento na concepção de Vygotsky. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

24.
Ludmylla Bernardes Pacheco da Silva. O brinquedo e a (im)possibilidade de seu sentido formativo na contemporaneidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

25.
Dinair de Jesus Lima Sousa. Exclusão/Inclusão: análise crítica das propostas para uma educação inclusiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

26.
Gissely Vieira Souza Delmond. Subjetividade e Cultura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

27.
Larissa Carneiro Albino. O lugar do brincar na constituição do sujeito psíquico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

28.
Carolina Ramos de Oliveira. Sujeito do conhecimento e sujeito psíquico: possibilidades do conhecimento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

Iniciação científica
1.
Léia Cristina Fernandes Toledo. A relação entre autoridade e família: a produção em dissertações, teses e artigos publicados em periódicos especializados no campo da Psicologia e Educação. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

2.
Heloíse Cardoso da Silva Aguiar. A relação entre autoridade e família: a produção em dissertações, teses e artigos publicados em periódiodicos especializados no campo da Psicologia e Educação. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

3.
Leia Cristina Toledo Fernandes. A relação entre autoridade e família: a produção em dissertações, teses e artigos especializados no campo da Psicologia e Educação. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

4.
Raquel Salomão Morais. Identificação e Autoridade. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.

5.
Raquel Salomão Moraes. Identificação e autoridade. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Renata Leite Soares.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, R. L.; BALDUINO, J. C. ; SANTOS, S. V. . A produção do conhecimento e seus desafios: apresentação de pesquisas produzidas no NEPPEC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SOARES, R. L.. Novas e 'antigas' versões do narcisismo: a melancolia como emblema de uma forma invisível de sofrimento na contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEIXOTO, A. J. ; ALVES, A. I. ; ELIAS, C. R. ; VALDEZ, D. ; FACAS, E. ; MARQUES, J. A. ; CHAVES, J. ; DUARTE, L. N. ; MUNDIM, M. A. P. ; PEREIRA, M. C. ; REAL, N. G. C. ; RIBEIRO, N. F. ; SANTOS, R. D. ; CHAGAS, R. A. ; SOARES, R. L. ; FURTADO, R. M. M. ; SANTOS, S. V. ; FERREIRA JUNIOR, W. J. ; ALVES, W. F. ; ANTUNES, C. S. ; FREITAS, J. ; VIEIRA, R. G. ; ROCHA, M. A. R. . XXII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação- ciência e Formação: utopias e desencantos. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


PARTICIPAÇAÕ EM CONGRESSOS, SIMPÓSIOS E ATIVIDADES CIENTÍFICAS
* XXVII Reunião Anual de Psicologia. Sociedade Brasileira de Psicologia. De 22 a 26 de outubro de 1997. Campus da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto- SP. Carga horária: 40 h. Condição: ouvinte.
* X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. De 08 a 12 de outubro de 1999.São Paulo-SP.Organização: ABRAPSO- Regional São Paulo. Carga horária:30h.Condição: ouvinte.
* Colóquio Nacional de Dialática Negativa, Estética e Educação. De 27 a 31 de março de 2000. Universidade Metodista de Piracicaba. Carga horária: 36h. Condição:ouvinte
* VI Jornada Goiana de Adolescência. Sociedade Goiana de Pediatria. NECASA/UFG ( Núcleo de Estudo e Coordenação de ação para Saúde do Adolescente). de 04 a 06 de novembro de 1999. Goiânia-Go. Crga horária: 24h. Condição: participante.
* VIII Jornada de Psicanálise: Psicanálise e Psicoterapia- Universidade Católica de Goiás. De 04 a 06 de maio de 2001.
* Colóquio Nacional: "Tecnologia, cultura e formação".Universidade Metodista de Piracicaba. De 13 a 17 de maio de 2002.
*Colóquio Teoria Crítica, Cultura, Sociedade e Conhecimento. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. De 27 a 28 de fevereiro de 2002.
I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. São Paulo. De 01 a 05 de setembro de2002.
* XI Endipe-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Goiânia. De 26 a 29 de maio de 2002.
* Psicologia Social em Minas: novos desafios, antigas questões. São João Del Rei. De 08 a 11 de abril de 2001.
* X Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Goiás.De 28 a 31 de agosto de 2001.
* Curso Temático: Teoria Crítica: emancipatória ou barbárie?. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. De 28 a 31 de agosto de 2001.
* IX Encontro de Iniciação Científica. Campo Grande.De 4 a 6de dezembro de2002



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 24:26:47