Mona Bittar

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  • Última atualização do currículo em 14/10/2013


possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1982), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Doutorado Em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2006). Professor adjunto da Universidade Católica de Goiás(1990 à 2010) e professor adjunto, 40 horas, da Universidade Federal de Goiás (1995 à 2010). Atualmente é professor adjunto 2 - DE, na Universidade Federal de Goiás (agosto/2010).Tem experiência na área da Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem, ministrando disciplinas no curso de Pedagogia: Psicologia da Educação e Trabalho de Conclusão de Curso.No curso de Psicologia da UFG, ministrando disciplinas na área de Investigação e Métodos, Laboratórios de Atividades Integradas, Psicanálise e Cultura e Psicanálise: História e Introdução. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Educação e Cultura (NEPPEC) da Faculdade de Educação da UFG, na área de pesquisa " Subjetividade e Cultura". É profesora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação/UFG, vinculada a Linha de Pesquisa "Fundamentos dos processos educativos" (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mona Bittar
Nome em citações bibliográficas
BITTAR, M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação.
Rua Delenda Resende de Melo S/N
Setor Universitário
74605-050 - Goiania, GO - Brasil
Telefone: (62) 32096203
Fax: (62) 35211879
URL da Homepage: http://www.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Doutorado Em Educação Brasileira.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Indivíduo e sociedade - a fertilidade da teoria de Freud na contemporaneidade, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Profª Drª Anita Cristina Azevedo Resende.
Palavras-chave: identificação; indivíduo; repressão; teoria freudiana; sociedade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Outro.
1986 - 1993
Mestrado em História e Filosofia da Educação.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de goiânia - Gestão 1983/1986 : caminhos e descaminhos,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Prof Dr. Celso João Ferreti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: proposta pedagógica - inovação - redemocratizacão.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Setores de atividade: Educação.
1977 - 1982
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto I, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2011 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/2010 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Questões Especiais de psicologia e educação
1/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

11/2006 - 08/2012
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, .

Atividade realizada
Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Educação e Cultura/Faculdade de Educação.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Psicologia dos processos edsucativos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Mediações psicossociais e constituição do sujeito
10/2002 - 10/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

3/2000 - 3/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Prática de Ensino em Psicologia
3/2001 - 2/2003
Ensino, Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psico-sociologia da comunicação
1/2001 - 10/2002
Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos e Práticas de Ensino.

Cargo ou função
Coordenadora de curso de Pedagogia, convênio FE/SME - professores da rede municipal.
6/2002 - 7/2002
Ensino, Odontologia e Saúde Coletiva, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Psicologia Aplicada ao Trabalho em equipe
2/1995 - 12/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I e II
Psicologia aplicada
Metodologia da Pesquisa
Didática e prática de ensino de Psicologia
10/2000 - 11/2000
Ensino, Engenharia de Obras, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gerenciamento das competências interpessoais
10/2000 - 11/2000
Ensino, Odontologia e Saúde Coletiva, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Psicologia Aplicada ao Trabalho em Equipe
11/1998 - 2/2000
Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Processo de Ensino Aprendizagem.

Cargo ou função
Coordenador de curso de Especialização.
1/1996 - 12/1998
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Projeto de Formação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental e Médio do Estado de Goiás - Convênio da UFG/SEE -Cursos de Especialização em Educação.
12/1995 - 12/1997
Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Processo de Ensino Aprendizagem.

Cargo ou função
Coordenador de curso de especialização.
3/1996 - 3/1997
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia aplicada a odontologia
6/1995 - 7/1995
Ensino, Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Processo de produção do conhecimento
1/1995 - 1/1995
Ensino, Ciências Físicas e Biológicas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem

Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora da disciplina de Psicologia e desenvolvimento no curso de Especialização em Educação Infantil/PUC/GO

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora orientadora de Monografia nos cursos de Especialização em Gestão Escolar e Educação Infantil/PUC/GO

Vínculo institucional

1990 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40

Atividades

8/1990 - 6/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e prática de ensino de Psicologia
Monografia
Pesquisa educacional
Psicologia da Educação
02/2007 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

Cargo ou função
Editora adjunta da Revista Educativa - Departamento de Educação da UCG.

Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, SME, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1995
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor do ensino médio, Carga horária: 40

Atividades

6/1985 - 4/1995
Serviços técnicos especializados , Setor de Ensino, Setor Pedagógico.

Serviço realizado
assessoria e acompanhamento pedagógico.


Linhas de pesquisa


1.
Educação, Cultura e Processos Educacionais
2.
Cultura e processos educacionais


Projetos de pesquisa


2009 - 2012
Educação e Repressão
Descrição: Essa é uma pesquisa bibliográfica e empírica, em que se pretende rastrear e mapear a produção teórica sobre a temática da constituição psíquicados mecanismos de repressão na teoria de Freud, buscando apreender como se efetiva essa discussão e seus desdobramentos no campo da cultura e dos processos educativos. A pesquisa bibliográfica será referenciada na leitura de textos de Freud, da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e outros autores contemporâneos, privilegiando a discussão do conceito de repressão. A pesquisa empírica, objetiva mapear a produção sobre a temática da repressão, nos períodico de Psicologia e Educação, no período de 2003 a 2007. Trata-se de investigar o conceito de repressão enquanto inteligibilidade do mecanismo que fundamenta tanto a gênese do indivíduo quanto da cultura. No limite questiona se o aparente arrefecimento dos mecanismos de repressão implica tendências regressivas na constituição psíquica e cultural contemporânea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mona Bittar - Coordenador.
2006 - 2007
Razão e Des-razão: suas contrafaces no psicólogo em formação
Descrição: O projeto Razão e des-razão: suas contrafaces no psicólogo em formação, pretende investigar quais são e como se articulam os processos subjetivos que permitem aos alunos do Curso de Psicologia vincular ciência, religião e crenças à sua formação teórica e profissional; as concepções e argumentos que eles manejam para justificar (ou não) essa vinculação; e a relação entre a adesão às práticas irracionalistas e as características da personalidade autoritária. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Mona Bittar - Integrante / Anita Cristina A Resende - Coordenador.
2002 - 2006
Indivíduo e sociedade - a fertilidade da teoria de Freud na contemporaneidade
Descrição: A problemática desta pesquisa teórica teve como fundamento a discussão da relação indivíduo e sociedade na perspectiva de sua constituição recíproca.Objetivou-se investigar processos que possibilitam colocar em causa a estrutura psíquica na relação com a cultura indagando sobre o desenvolvimento do indivíduo na contemporaneidade. Este trabalho referencia essa discussão na teoria de Freud que, ao conceber a estruturação psíquica referida à cultura na qual a mesma se inscreve, é fundamental para a inteligibilidade da relação indivíduo e sociedade. Ao colocar a discussão do psiquismo numa perspectiva dinâmica, que apreende os conflitos e tensões próprias dessa relação, a teoria freudiana permite argüir como os mecanismos psíquicos se constituem em determinadas particularidades históricas. A análise dessa temática não pode prescindir das formas culturais nas quais as dimensões psicossociais se constituem e Freud, ao discutir os mecanismos psíquicos e encontrar a cultura como expressão desses mecanismos, revela a dimensão própria da sociedade. A cultura, como materialização de determinada formação sócio-histórica e de determinada estrutura psíquica, se constitui a partir da repressão das demandas pulsionais e os conflitos que se instalam entre as necessidades pulsionais do indivíduo e as restrições impostas pela cultura são fundamentais para a apreensão do indivíduo. E os mecanismos que permitem a internalização dessa repressão estão referidos a identificação. A repressão das pulsões mobiliza os processos identificatórios a partir da internalização do outro, condição para os vínculos afetivos entre os indivíduos e para a estruturação da vida social. Tomando-se essas bases é possível questionar as condições e possibilidades de constituição do indivíduo na realidade contemporânea, marcada pelo arrefecimento da repressão e pelo enfraquecimento das referências tradicionais de identificação.Nessa perspectiva aponta-se para a constituição de um indivíduo narcisista, auto-refer.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Mona Bittar - Coordenador.
2001 - 2005
Psicologia da Educação: um estado da arte da produção discente dos Programas de Pós-graduação em Educação
Descrição: JUSTIFICATIVA O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura (NEPPEC) da FE/UFG, com a preocupação de se constituir em instância de reflexão e crítica da relação psicologia e educação, pretende com esta pesquisa, financiada pelo CNPq, realizar um estado da arte da produção dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 1970 a 2000, buscando verificar como esses trabalhos articulam psicologia e educação. OBJETIVOS O objetivo da investigação é realizar um estado da arte da produção dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 1970 a 2000, verificando como a psicologia, enquanto enfoque teórico ou enquanto temática, aparece vinculada à educação. Pretende-se, para tanto, inventariar e identificar as dissertações e teses produzidas que articulam temáticas e enfoques teórico - metodológicos da psicologia; identificar as temáticas, orientações teórico - metodológicas e tendências principais dos estudos que vinculem psicologia e Educação; discutir a concepção de Psicologia da Educação, a partir da produção verificada; e contribuir para a discussão e avaliação das tendências e perspectivas da pesquisa e da formação em nível de pós-graduação, na área. METODOLOGIA Foram inventariadas as dissertações e teses produzidas pelos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 1970 a 2000. No sub-projeto foram selecionados cinco Programas de Pós-Graduação em Educação, buscando uma maior diversidade de regiões (PUC-SP, UERJ, UNICAMP e UFG). Em cada programa foram selecionadas dissertações e teses cujos resumos indicam claramente uma aproximação entre psicologia e educação. A partir dos resumos foram preenchidas planilhas de identificação que deverão compor um Banco de Dados que será disponibilizado em rede. O segundo sub-projeto consistirá na leitura das dissertações e teses selecionadas por amostragem. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mona Bittar - Coordenador / Marília G de Miranda - Integrante / Anita Cristina A Resende - Integrante / Susie A de Roure - Integrante / Gina Glaydes G de Faria - Integrante / Rachel Benta M Bastos - Integrante / Lueli Nogueira D Silva - Integrante / Maria do Rosário Resende - Integrante / Soraya Vieira - Integrante / Kaithy das Chagas Oliveira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


1990 - 1992
Projeto Aldeia Juvenil
Descrição: Cordenação do projeto de extensão "Aldeia Juvenil", desenvolvido na PUC/GO, no período entre 1990 a 1992. Projetoorientado para o atendimento e ações sócio-educativas destinadas à crianças "em vias de ir para a rua", desenvolvido na periferia de Goiânia, atendendo cerca de 50 crianças oriundas dos bairros dessa região, extremamente pobre, carente e violenta. As atividades desenvolvidas em dois turnos, atendendo grupos diferentes de crianças, de acordo com o período escolar. As atividades norteadas para atender tandro os processos de formação intelectual (grupos de estudos, reuniões de debates), da autonomia desenvolvidas nos momentos de discussão e encaminhamentos coletivos a respeito da conduçãoe das atividades, alé de formação para desenvolver atividades práticas profissionais (cultivo e plantio, criação de animais e culinária)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Mona Bittar - Coordenador / Flávia Maria Soares Pereira da Silva - Integrante / Sousa, Sônia Margarida Gomes - Integrante / Peres, Vanusia - Integrante / Denise Silva Araujo - Integrante.


Membro de corpo editorial


2007 - 2008
Periódico: Educativa (UCG)
2001 - 2001
Periódico: Inter-ação (UFG. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Em Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BITTAR, M.2013 BITTAR, M.. Subjetividade e cultura: a relação indivíduo e sociedade na contemporaneidade. Educativa (Goiânia. Online), v. 16, p. 79-94, 2013.

2.
BITTAR, M.2007 BITTAR, M.. Cultura e identificação: a natureza afetivo-libidinal dos laços sociais. Educativa (UCG), v. v.10, p. 20-37, 2007.

3.
BITTAR, M.2006BITTAR, M.. Reforma do Estado no Brasil: uma perspectiva conservadora. Educativa (UCG), v. 9, p. 47-65, 2006.

4.
BITTAR, M.1999BITTAR, M.; GEBRIM, Virginia Sales . O Papel da Psicologia da Educaçao na formaçao do professor. Revista Educativa, Goiânia, v. 2, p. 7-12, 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
BITTAR, M.. Relação psicologia e educação e a instrumentalização das teorias psicológicas. In: MIRANDA, Marilia G.;RESENDE, Anita C.A. (Org.). Escritos de Psicologia, Educaçãoe Cultura. 1ªed.Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiá´- UCG, 2008, v. , p. 83-95.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BITTAR, M.. Psicologia e Educação: a contribuição de Freud ao debate. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro oeste, 2010, Uberlândia. Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento. Uberlândia/MG: Faced, 2010. v. 1. p. 278-288.

2.
MENDANHA, S. S. ; BITTAR, M. . O processo de socialização da criança e a educação escolar. In: VII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação/FE/UFG, 2010, Goiânia. VII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. Goiânia/GO: FUNAPE/PPGE, 2010. v. 1. p. 96-109.

3.
BITTAR, M.. A relação indivíduo e sociedade na contemporaneidade. In: Teoria crítica e inconformismo: tradições e perspectivas, 2008. Teoria crítica e inconformismo: tradições e perspectivas, 2008.

4.
BITTAR, M.. Relação Indivíduo e Sociedade - a contribuição da Psicanálise. In: 30ª Reunião Anual da ANPED, 2007, Caxambu/MG. ANPED: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007.

5.
BITTAR, M.. Subjetividade e mundo contemporâneo. In: VII EPECO - Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2004, Goiânia. VII EPECO - Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIRA, M.N.de S. ; BITTAR, M. . A importãncia do conceito psicanalítico, repressão, para a compreensão da constituição do sujeito. In: XX Simpósio da Faculdade de Educação "Políticas de fprmação e formação de políticas: reconfiguração de tempos e espaços", 2011, Goiânia/GO. XX Simpósio da Faculdade de Educação "Políticas de fprmação e formação de políticas: reconfiguração de tempos e espaços". Goiânia/GO: PROEC/UFG, 2011. v. 2. p. 348-352.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, F.R. ; Silva, Tainá Dal Bosco ; BITTAR, M. . A importãncia do conceito psicanalítico, repressão, para a compreensão da constituição do sujeito. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro Oeste: Desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010, Uberlândia/MG. X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro Oeste. Uberlândia/MG: FACED, 2010. v. 1. p. 282-282.

2.
BITTAR, M.. Indivíduo e sociedade - a fertilidade da teoria de Freud na contemporaneidade. In: V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2007, Macéio/AL. V Conpsi, 2007.

3.
BITTAR, M.; MIRANDA, Marília G de ; RESENDE, Anita Cristina A ; SILVA, L. N. D. ; ROURE, Susie A de ; RESENDE, M. R. . Razão e des-razão: as contrafaces do irracionalismo no psicólogo em formação. In: V Congresso Norte -Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió/AL. V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2007.

4.
BITTAR, M.; SILVA, L. N. D. ; MIRANDA, Marília G de ; RESENDE, Anita Cristina A ; DOMINGUES, Maria Hermínia ; RIBEIRO, Núbia F ; ROURE, Susie A de ; GEBRIM, V. S. ; RESENDE, Maria Do Rosário S ; FARIA, Gina Glaydes G de . Psicologia e educação: um estado da arte da produção dos programas de pós-graduação em Educação. In: XI Endipe, 2002, Goiânia, 2002.

5.
BITTAR, M.; FARIA, Gina Glaydes G de ; SILVA, L. D. ; RESENDE, Maria Do Rosário S ; MIRANDA, Marília G de ; DOMINGUES, Maria Hermínia ; RIBEIRO, Núbia F ; ROURE, Susie A de ; GEBRIM, Virginia Sales . Psicologia e Educação: um estado da arte da produção dos programas de pós-graduação em Educação. In: IV Encontro de pesquisa em educação do Centro-Oeste, 2001, Brasília, 2001.

6.
BITTAR, M.; FARIA, Gina Glaydes G de ; SILVA, L. D. ; RESENDE, M. R. ; MIRANDA, Marília G de ; RIBEIRO, Núbia F ; ROURE, Susie A de ; GEBRIM, V. S. . Psicologia e Educação: um estado da arte dos programas de pós-graduação em Educação.. In: X Simpósio de estudos e pesquisas educacionais da FE/UFG, 2001, Goiânia, 2001.

7.
BITTAR, M.; MIRANDA, Marília G de ; SILVA, L. D. . Inteligência, trabalho e educação. In: IX Endipe, 1998, São Paulo, 1998.

8.
BITTAR, M.. O Construtivismo como princípio pedagógico: a problemática da relaçao psicologia educaçao. In: II Congresso Nacional de Educaçao, 1997, Belo Horizonte. Anais do II Congresso Nacional de Educaçao, 1997. v. único. p. 140-140.

9.
BITTAR, M.; GEBRIM, V. S. . O papel da psicologia da educação na formação de professores. In: I Congresso Nacional de Educação, 1996, Belo Horizonte. Educação, democracia e qualidade social - construindo um plano nacional de Educação, 1996. v. 1. p. 25-25.

10.
BITTAR, M.; MIRANDA, Marília G de ; SILVA, L. D. . O Construtivismo como princípio pedagógico: a problemática da relaçao Psicologia e Educaçao. In: I Encontro de pesquisa e Pós-Graduaçao em Educaçao do Centro-Oeste, 1996, Campo Grande. Anais do I Encontro de pesquisa e Pós-Graduaçao em Educaçao do Centro-Oeste, 1996. v. único. p. 51-51.

Apresentações de Trabalho
1.
BITTAR, M.. Psicologia e Educação: a contribuição de Freud ao debate. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BITTAR, M.. Subjetividade e Cultura - a relação indivíduo e sociedde na contemporaneidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BITTAR, M.. Indivíduo e sociedade- a fertilidade da teoria de Freud na contemporaneidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BITTAR, M.; MIRANDA, Marília G de ; RESENDE, Anita Cristina A ; RESENDE, Maria Do Rosário S ; ROURE, Susie A de ; SILVA, L. N. D. . Razão e des-razão: as contrafaces do irracionalismo no psicológo em formação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BITTAR, M.. Relação indivíduo e sociedade - a contribuição da Psicanálise. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BITTAR, M.. Subjetividade e mundo contemporâneo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BITTAR, M.; RESENDE, Anita Cristina A ; MIRANDA, Marília G de ; DOMINGUES, Maria Hermínia ; RIBEIRO, Núbia F ; ROURE, Susie A de ; GEBRIM, Virginia Sales ; RESENDE, Maria Do Rosário S . Psicologia e educação: um estado da arte da produção dos programas de pós-graduação em educação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BITTAR, M.; FARIA, Gina Glaydes G de ; SILVA, Lueli Nogueira D ; MIRANDA, Marília G de ; ROURE, Susie A de . Psicologia e Educação: um estado da arte da produção de pós-graduação em educação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BITTAR, M.. A proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BITTAR, M.. Psicologia e educação: um estado da arte da produção dos programas de pós-graduação em educação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BITTAR, M.. Inteligência, Trabalho e Reforma Educacional. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BITTAR, M.. Sexo, giz e apagador. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BITTAR, M.. A Produção teórica sobre o Construtivismo na Educação. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BITTAR, M.. O construtivismo como princípio pedagógico: a problemática da relação psicologia e educação. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BITTAR, M.. O construtivismo como princípio pedagógico: a problemática da relação psicologia e educação. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
BITTAR, M.. O papel da psicologia da educação na formação de professores. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BITTAR, M.. O construtivismo como princípio pedagógico: a problemática da relação Psicologia/Educação. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
BITTAR, M.. Formação e Profissionalização do Educador. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BITTAR, M.. A relação professor-aluno. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
LIRA, M.N.de S. ; BITTAR, M. . A importância do conceito psicanalítico, repressão, para a compreensão da constituição do sujeito 2011 (Poster).

2.
ZANDONÁ JÚNIOR, Almir ; BITTAR, M. . A virtualização do lúdico: o fechamento do universo formativo do brinquedo 2011 (Poster).

3.
Almeida, Fernanda Rezende ; Silva, Tainá Dal Bosco ; BITTAR, M. . A importância do conceito psicanalítico, represão, para a compreensão da constituição do sujeito. Uberlândia/MG: FACED, 2010 (Poster).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BITTAR, M.. X Simpósio de Estudos e pesquisas educacionais da Faculdade de Educação da UFG. 2001.

2.
BITTAR, M.. Encontro Estadual de Pedagogia e Disciplinas pedagógicas das licenciaturas. 1995.


Demais tipos de produção técnica
1.
RESENDE, Anita Cristina A ; BITTAR, M. . Dossiê: Psicologia, cultura e processos formativos - Revista Inter-Ação/FE/UFG. 2009. (Editoração/Periódico).

2.
BITTAR, M.. Educação sexual. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BITTAR, M.. Educação sexual. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BITTAR, M.. Educação Sexual. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BITTAR, M.; MIRANDA, Marília G de; FARIA, G. G. G.. Participação em banca de Silvia do Socorro Mendanha. A socialização escolar na concepção de professores da Rede Municipal de Ensino de Goiânia. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

2.
BITTAR, M.; BALDINO, José Maria; FARIA, G. G. G.; MIRANDA, Marília G de. Participação em banca de Silvia do Socorro Mendanha. A socialização escolar na concepção de professores da rede municipal de ensino de Goiânia. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

3.
BITTAR, M.; BALDINO, José Maria; ARAUJO, Denise Silva. Participação em banca de Lorena Olimpio Alves. O brinquedo em instituições públicas de Educação Infantil: os significados atribuidos por pais e professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

4.
ARAUJO, Denise Silva; BALDINO, José Maria; BITTAR, M.. Participação em banca de Lorena Olimpio Alves. O brinquedo em instituições públicas de educação infantil: os significados atribuidos por pais e professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

5.
BARBOSA, Ivone Garcia; BITTAR, M.; OLIVEIRA, Nara Rejane C.. Participação em banca de Laerson Pires Gonzaga. Educação corporal para crianças pequenas: existe lugar para a Educação Física?. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás.

6.
ROCHA, Maria Jisé Pereira; SOUSA, R. S.; BITTAR, M.. Participação em banca de Alessandra Ruita Santos Czapski. Gênero e conquistas: Lei Maria da Penha e o atendimento às vítimas de violência em Palmas/TO no ano de 2008. 2010. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Teses de doutorado
1.
BITTAR, M.; LOUREIRO, M. C. S.; MIRANDA, Marília G de; PERES, Vanusia; MACHADO, Maria M.. Participação em banca de Anderson de Brito Rodrigues. História da Psicologia em Goiás: saberes, fazeres e dizeres. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
BITTAR, M.; LOUREIRO, M. C. S.; PERES, Vanusia. Participação em banca de Anderson de Brito Rodrigues. História da Psicologia em Goiás: saberes, fazeres e dizeres. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BITTAR, M.; GEBRIM, V. S.; FARIA, Gina Glaydes G de. Professor substituto 20 horas - Área Psicologia da Educação. 2011. Universidade Federal de Goiás.

2.
HECK, Elisia Sanabio Tavares; BITTAR, M.; SCHAWINSK, Sandra Regina. Concurso professor assistente 20 horas - Áreas Psicologia e Saúde. 2010. Universidade Federal de Goiás.

3.
RESENDE, M. R.; BITTAR, M.; PRADO, Marco Aurélio. Professor assistente - Área Psicologia:Psicologia Social. 2010. Universidade Federal de Goiás.

4.
FLEURY, Claudio Afonso; SOUSA, Marcos Antônio; BITTAR, M.. Concurso para professor adjunto - Área de concentração: Telecomunicações. 2009. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

5.
BITTAR, M.; LOUREIRO, M. C. S.; Maciel, Diva Maria A.. Concurso Público para professor adjunto - Área: Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. 2008. Universidade Federal de Goiás.

6.
BITTAR, M.; FARIA, Gina Glaydes G de; SILVA, L. N. D.. Professor Substituto - Área: Psicologia da Educação. 2008. Universidade Federal de Goiás.

7.
BITTAR, M.; GUIMARÃES, Ged; LOUREIRO, M. C. S.. Professor Asssistente - Área: Psicologia. 2006. Universidade Federal de Goiás.

8.
BITTAR, M.; ASSIS, Maria de Fátima P.; BENETI, Hercilia M. F.. Professor Assistente - àrea: Introdução à Psicologia, Psicologia Geral e Psicologia Social. 2006. Universidade Federal de Goiás.

9.
BITTAR, M.; SILVA, Lueli Nogueira D; FENELON, Gracia Maria. Professor Substituto - Área: Psicologias da Educação. 2006. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16ºSimpósio da Faculdade de Educação. 2007. (Simpósio).

2.
30ª Reunião anual da Anped. Relação indivíduo e sociedade - a contribuição da psicanálise. 2007. (Congresso).

3.
II Seminário do curso de Psicologa. 2007. (Seminário).

4.
V Congreso Norte Nordeste de Psicologia. Razão e des-razão: ascontrafaces do psicólogo em formação. 2007. (Congresso).

5.
V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Indivíduo e sociedade - a fertilidade da teoria de Freud na contemporaneidade. 2007. (Congresso).

6.
29ª Reunião Anual da Anped. 2006. (Congresso).

7.
27ªReunião Anualda Anped. 2004. (Congresso).

8.
I Encontro Estadual de Diática e Prática de Ensino. 2003. (Seminário).

9.
25ª Reunião Anual da ANPEd - 25 Anos.25ª Reunião Anual da ANPEd. 2002. (Outra).

10.
Colóquio Nacional:. 2002. (Outra).

11.
Colóquio Teoria Crítica, Cultura, Sociedade e Conhecimento. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BITTAR, M.. Coordenação do GT de Psicologia da Educação no VII EPECO. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Icaraí Daiane Santana. Educação como formação humana: entraves e possibilidades da educação para emancipação na sociedade contemporãnea. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Adriana Parada. Processos de criação em indivíduos talentosos: uma objetivação da subjetividade, a partir das contribuições da perspectiva histórico cultural. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Renata Linhares. A psicologia histórico-cultural na rede municipal de Educação de Goiânia. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

4.
Almir Zandoná Junior. O uso do lúdico virtual e a alienação na infância. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
Silvia do Socorro Mendanha. Os processos de socialização na educação: as concepções dos professores. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Masao Mori Belo. educação e Repressão´- a contribuição da teoria de Freud na contemporaneidade. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Margareth Nascimento de Souza Lira. Educação e repressão- a importância do conceito pesicanalítico, repressão, para a compreensão da constituição do sujeito. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Silvia do Socorro Mendanha. A socialização escolar na concepção de professores da Rede Municipal de Ensino de Goiânia. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Mona Bittar.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Rodrigues Neves. Aquisição da leitura e escritano contexto escolar. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Alfabetização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

2.
Wânia Círiaco. Processo de desenvolvimento cognitivo da criança de 0 a 6 anos na perspectiva de Piaget. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Alfabetização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

3.
Joelma Lucinda. Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita no ensino fundamental em uma perspectiva progressista. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Alfabetização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

4.
Ilânia M. Garcia. A proposta pedagógica nas instituições de educação infantil - creches. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Alfabetização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

5.
Ilânia M. Garcia. A proposta pedagógica nas instituições de educação infantil - creches. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Alfabetização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

6.
Ilânia M. Garcia. A proposta pedagógica nas instituições de educação infantil - creches. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Alfabetização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

7.
Janine de Melo Borges. O processo de aquisição e desenvolvimento da escrita no enfoque de Emília Ferreiro. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Alfabetização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

8.
Irenice Pereira de Almeida. Alfabetização em uma perspectiva construtivista. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Alfabetização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

9.
Maria Aparecida Marques Rodrigues. O papel do coordenador pedagógico na gestão democrática. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

10.
Eulália Borges Vidal. Participação da comunidade nos processos de gestão democrática.. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

11.
Markelly Silva Marques. Coordenação pedagógica e gestão democrática.. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

12.
Waldemar Marques de Carvalho. Processos participativos na gestão democrática.. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

13.
Vania Oliveira Mendes. Elementos para análise do Projeto Político Pedagógico. 1999. 38 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

14.
Vanuza Ferreira Soares. Elementos para análise do Projeto Político Pedagógico. 1999. 31 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

15.
Rosicléia Jacinta da Costa. O papel do diretor na gestão democrática. 1999. 34 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

16.
Valmira Maria de Jesus. O papel do diretor na gestão democrática. 1999. 24 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

17.
Nilda Dias de Oliveira. O papel do coordenador na gestão democrática. 1999. 23 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

18.
Rosana Frota de Moura. O papel do coordenador na gestão democrática. 1999. 23 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gestão Escolar) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

19.
Maria Aparecida Fernandes. A avaliação no ensino fundamental. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Escola Pública) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

20.
Marilda de Fátima Silva Sales. A avaliação no ensino fundamental. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Escola Pública) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

21.
Maria Piedade dos Santos Silva. A avaliação no ensino fundamental. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Escola Pública) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

22.
Rosenalva Pereira da Silva. A avaliação no ensino fundamental. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Escola Pública) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

23.
Solemar Soares da Silva. A avaliação no ensino médio. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Escola Pública) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

24.
Valdenir Maria Soares Alves. A avaliação no ensino médio. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Escola Pública) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

25.
Claudine Ferreira Veríssimo. A avaliação no ensino superior. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Escola Pública) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

26.
Helena Bassani Rotta. A arte e a construção do conhecimento. 1995. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

27.
Laís Leni Oliveira Lima. A interação professor-aluno como facilitador do processo ensino-aprendizagem. 1995. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

28.
Liziane Cristina Cerutti Hoff. Professora, vamos brincar?. 1995. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

29.
Zulma Schineider Peres. Ciências e a construção do conhecimento. 1995. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

30.
Eliana Assis de Lima Ribeiro. Vygostky e a construção do conhecimento em Alfabetização. 1995. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

31.
Mara Sandra de Almeida. A construção do conhecimento na formação do educador. 1995. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

32.
Hercília Maria Fayão Beneti. O pensamento de Vygostky e Bakhtin em relação ao desenvolvimento da linguagem. 1995. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

33.
Coraci Helena do Prado. Repensando a prática avaliativa. 1995. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ElisângelA Rosa Pires. Educação infantil: contribuição de Vygotsky no procssso de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

2.
Izabel Cristina Xavier Rosa. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

3.
VANESSA MIRANDA RIBEIRO. O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NA REDE REGULAR DE ENSIO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

4.
Marina Elenice Rosa Vieira. A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DA PERESPECTIVA WALLONIANA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

5.
Alessandra Ramos Pinheiro Lima. AS RELAÇÕES AFETIVAS EM WALLON. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

6.
ANDREZZA GONTIJO. A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA FREUDIANA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

7.
Nilva Alves de Araujo. ADOLESCÊNCIA E VIOLÊNCIA: UM DESAFIO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR NOS DIAS ATUAIS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

8.
Raísse Luppmann Rodrigues Bandeira. O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

9.
Pablo Daniel Mendes Belloni. A fmília e sua relação com a escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

10.
Alessandra Carneiro de Freitas. DESENHO INFANTIL: LINGUAGEM QUE ANTECEDE A ESCRITA NA CONTRIBUIÇÃO DE VYGOTSKY. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

11.
LUCINEIA MARQUES DA ROCHA TOMAZ. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

12.
Cássia Aparecida M. Xavier Rosa. Temas transversais e educação para a cidadania. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

13.
Juliana Araújo de Melo. A psicanálise nos contos de fada: contribuições para o desnvolvimento infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

14.
Marlucy Hilário de Barros. A importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

15.
Fernanda Cristina de Oliveira. A leitura e a escrita na escola na perspectiva do letramento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

16.
Paula Angélica Costa. A importância da literatura infantil no ambiente escolar e no cotidiano da criança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

17.
Keila da Silva Santos Mendonça. A importância do brincar no desenvolvimento infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

18.
Hellen Marques Moreira. Encontros e desencontroe na relação família-escpla. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

19.
Walkenia Moura de Morais. Avaliação da aprendizagem escolar: construindo uma prática transformadora. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

20.
Lidyane Dias da Silva. A construção da escrita na perspectiva de Vygotsky. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

21.
Márcia Ferreira Torres Pereira. Autoridade e poder no magistério. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

22.
Juliana de Souza Lima Oliveira. Fracasso escolar: de quem é a culpa?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

23.
Bianca Bernadete de Barros. Educação no MST - proposta política pedagógica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

24.
Marizete Rodrigues de Azevedo. Contribuição da psicanálise à educação: a relação professor-aluno. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

25.
Wender Silva Lima. A psicologia cognitivista e a formação moral da criança. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

26.
Fernanda Santana de Abreu. A concepção piagetiana sobre a formação moral. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

27.
Adriana Ribeiro Morais. A indisciplina na escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

28.
Ana Maria Alves Camelo Xavier. A relação família-escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

29.
Carla Andressa Martins Romeiro de Oliveira. A indisciplina na sala de aula: a relação professor-aluno. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

30.
Elycris Ramos de Sousa. A importância da psicomotricidade na educação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

Iniciação científica
1.
Fernanda Resende Almeida. Educação e repressão, a importância do conceito psicanalítico, repressão para a compreensão da constituição do sujeito. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.

2.
Tainá Dal Bosco Silva. Educação e repressão: a contribuição da teoria de Freud na contemporaneidade. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mona Bittar.

3.
Fernanda Resende Almeida. Educação e repressão - a relação indivíduo sociedade. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mona Bittar.




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