Vanise dos Santos Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0688826354158189
  • Última atualização do currículo em 02/05/2018


Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande-FURG, atuando com formação de professores em cursos deLicenciatura. Participa de equipe de coordenação do NEEJAA (Núcleo de Estudos de Jovens e Adultas e Alfabetização), desenvolvendo projetos de pesquisa e de extensão em educação de jovens e adultos, alfabetização e formação de professores. Faz parte do Grupo de Pesquisa: Cultura, Práticas Educativas e Formação de Professores (CNPq). Doutora em Educação pela PUCRS (2007, CAPES), tendo realizado Estágio Doutorado em Educação (CAPES) pela Universidade da Califórnia, Los Angeles- UCLA(2005/2006), sob orientação do Prof. Dr. Peter McLaren. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, como bolsista PRODOC- CAPES. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanise dos Santos Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, V. S.;Gomes, Vanise dos Santos

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande-FURG, Instituto de Educação.
Av Itália Km 08
Carreiros
96201900 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32335000
URL da Homepage: www.furg.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Ensaios para Além da Representação: palavras e rostos de pessoas analfabetas, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Maria Emília Amaral Engers.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: analfabetismo; cultura; Educação de Jovens e Adultos; alteridade; representação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cultura.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Identidade.
2005 - 2006
Doutorado em Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Garnde do Sul, PUCRS, Brasil.
com período sanduíche em University of California Los Angeles (Orientador: Peter L. McLaren).
Título: Olhares para além da representação: palavras e rostos de pessoas analfabetas, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Maria Emília Amaral Engers.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: pesquisa; teoria crítica; capitalismo; exclusão.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2001
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Para Além das Areias Brancas: significados da escolarização e do alfabetismo para a população de São José do Norte - RS,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Maria Emilia Amaral Engers.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: alfabetização; Educação de Jovens e Adultos; cultura; Indentidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Analfabetismo.
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1997
Graduação em Licenciatura Plena Pedagogia 2º Grau e Pré Escola.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Qualitative Inquirys. (Carga horária: 6h).
Universidade da Califórnia, Los Angeles, UCLA, Estados Unidos.
2005 - 2005
Extensão universitária em Pronunciation Improvement for Professionals. (Carga horária: 43h).
University of California Los Angeles, UCLA, Estados Unidos.
2005 - 2005
Participant-observation: field methods. (Carga horária: 60h).
Universidade da Califórnia, Los Angeles, UCLA, Estados Unidos.
2003 - 2003
Teste de Proficiência em Língua Inglesa.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1994 - 2002
Conversação em Língua Inglesa. (Carga horária: 612h).
Interchange- Conversational English, ICE, Brasil.
1996 - 1996
Curso Internacional de Educação. (Carga horária: 28h).
E. E. de 1º Grau Herlita S. Teixeira, EEHST, Brasil.
1994 - 1994
La Universidad y la especificidad de la cultura. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande-FURG, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estatutária, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Rio Grande-FURG, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Estatutária, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora atuante nos cursos de Pedagogia Licenciatura (Educação de Jovens e Adultos) e de Letras Português-Inglês (Estágio I) Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental- PPGEA Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGEDU

Atividades

12/2013 - Atual
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Assessora de Relações Internacionais.
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação, .

04/2013 - 10/2013
Direção e administração, Instituto de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação.
04/2010 - 05/2012
Direção e administração, Instituto de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade.

CAIC- FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta- Coordenação Pedagógica, Carga horária: 40

Atividades

05/2007 - 03/2008
Direção e administração, Instituto de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Fundação Universidade do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

03/2002 - 03/2003
Ensino, Departamento Educação e Ciências do Comportamento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
História da Educação I
Fundamentos e Metodologias dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Didática I
Didática Geral
Prática de Ensino em Língua Portuguesa
Prática de Ensino em Língua Inglesa

Fundação Irmão José Otão, FIJO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora titular, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina:Perfil do Educador de Jovens e Adultos

Atividades

10/2004 - 01/2005
Ensino, Educaçaõ de Jovens e Adultos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Perfil do Educador de Jovens e Adultos

Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Atividades

05/2005 - 05/2005
Ensino, lfabetizar Letrando..., Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Significados da Alfabetização e do Letramento
11/2004 - 01/2005
Ensino, Especialização em Educação deJovens e Adultos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Perfil do Educador de Jovens e Adultos
Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
1/2003 - 1/2003
Ensino, Especialização Em Biblioteconomia Stricto Sensus, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática
1/2003 - 1/2003
Extensão universitária , Departamento de Educação e Ciências do Comportamento, Pedagogia.

Atividade de extensão realizada
Docência na disciplina de Didática.

Fundação de Ensino e Desenvolvimento, FED, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

1/1994 - 3/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenadora Pedagógica
Professora primária


Linhas de pesquisa


1.
Culturas, Linguagens e Utopias


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Formação Continuada de Professores: Lógicas e Perspectivas
Descrição: O projeto refere-se à investigação acerca das possibilidades formativas vivenciadas por professores quando em Rodas de Formação para a compreensão do próprio trabalho docente. Tais Rodas constituem-se como espaços de trocas de experiências e construção de saberes coletivamente, evidenciando-se um processo formativo mediado por uma específica metodologia de trabalho, aqui denominada Roda. A pesquisa respalda-se em aporte teórico do campo da formação de professores, tal como Pimenta, Warchaer, Albuquerque, Alarcão, ainda tomando como referência Souza e Aguiar. Os sujeitos da pesquisa são sete professores que fizeram parte, entre os anos de 2012 e 2013, de uma específica Roda de Formação, sendo, eles, professores da educação Básica, do Instituto Federal (IFSUL), acadêmicos do curso de Pedagogia e discentes do Mestrado em Educação e em Educação Ambiental da FURG. O corpus de análise da pesquisa é composto por registro escrito semanalmente por cada participante da Roda. A metodologia de Análise textual Discursiva orientará a análise dos dados emergentes do citado registro escrito..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vanise dos Santos Gomes - Coordenador / Eliane da Silveira Meirelles Leite - Integrante / Ana Paula Fioravante - Integrante / Pamela Rodrigues Altamor - Integrante / Suzana Kaiser - Integrante / Maria Claudia Farias - Integrante / Fábio Dziekaniak - Integrante / EVELINE CAREN GENESINI PEREIRA - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2
2011 - 2012
Educar Ambientalmente Educadores de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades
Descrição: O presente projeto de pesquisa vincula-se ao Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização - NEEJAA, tendo como objeto de análise da constituição docente de educandos do curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, oferecido na modalidade à distância pela Universidade Aberta do Brasil-UAB-FURG. Configura-se como objetivo da pesquisa compreender quais os significados atribuídos por estudantes do curso de Especialização em EJA na Diversidade, atuantes em diferentes níveis de ensino, a sua constituição como docentes da EJA. Serão analisadas narrativas escritas pelas (os) educandas (os) para a disciplina, EJA na Diversidade, intituladas ?Eu e a EJA?, quando se buscou a escrita dos trajetos pessoais e profissionais que vinculam os educandos à temática em questão e narrativas solicitadas aos sujeitos da pesquisa cujo título motivador é ?Minha trajetória no curso de Especialização?. Chama a atenção o fato de que o perfil dos estudantes do curso nem sempre indica vinculação profissional com a educação de pessoas jovens e adultas, sendo poucos aqueles que atuam nesta área. Neste sentido, serão sujeitos da pesquisa oito educandos, sendo dois de cada Pólo Universitário onde o curso é ofertado, a saber, São José do Norte, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar. Em cada Pólo serão selecionadas, de cada título, uma narrativa cujo sujeito é inserido profissionalmente na EJA e outra cuja tal inserção apresenta-se ausente. Os dados serão analisados por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Os referenciais teóricos apontam para discussões com autores como Loureiro (2006), Freire (1997), Brandão (2007) e Barcelos (2010), tecem-se compreensões acerca da Educação Ambiental e da Educação Popular que promovam uma maior compreensão do objeto de estudo aqui apresentado. Neste sentido, avança-se no entendimento dos discursos de professores que, uma vez em um curso de especialização, buscam.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Vanise dos Santos Gomes - Coordenador / Claudia da Silva Cousin - Integrante / Sabrina Barreto - Integrante / Pamela Rodrigues Altamor - Integrante / Suzana Kaiser - Integrante / Maria Claudia Farias - Integrante / Bruna Valadão - Integrante / Fábio Dziekaniak - Integrante / Luciana Dolci - Integrante / Meri Elen B Bastos - Integrante / Lidia Teixeira - Integrante.
2011 - 2012
Compreendendo discursos sobre alfabetização
Descrição: O presente projeto de pesquisa, vinculado ao Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização/NEEJAA, busca contribuir para a compreensão dos discursos acerca da alfabetização e da escolarização de estudantes reincidentes na repetição no 2º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos (antiga 1ª série), bem como do discurso de seus responsáveis. Em sua primeira versão, foi intitulado "O 'fracasso escolar' nas classes de alfabetização: compreendendo contextos a partir de estudos das relações sociais baseadas na lógica capitalista". O Projeto organiza-se no sentido de problematizar questões relativas ao fracasso escolar nas classes de alfabetização, enfatizando a seguinte questão como problema de pesquisa: de que modo os discursos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de estudantes com histórico de reprovação em classe de alfabetização (2ºs Anos) e como tais discursos são subjetivados pelas relações sociais constituídas dentro da lógica capitalista? O estudo é caracterizado como qualitativo e utiliza-se da Análise Textual Discursiva como metodologia de análise dos dados coletados. Tais dados constituem-se, principalmente, de observações registradas em diário de campo, de entrevistas a serem realizadas com os participantes e de análise documental. A pesquisa intenciona envolver licenciandos participantes do NEEJAA, alunos do curso de Pedagogia pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB e pesquisadores experientes ou iniciantes interessados. A coleta de dados será realizada em escola municipal de Rio Grande...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vanise dos Santos Gomes - Coordenador / Cleuza Maria Sobral Dias - Integrante / Debora Sotter - Integrante / Silvana Zasso - Integrante / Claudia da Silva Cousin - Integrante / Ana Paula Fioravante - Integrante / Sabrina Barreto - Integrante / Pamela Rodrigues Altamor - Integrante / Danielle Monteiro - Integrante / Suzana Kaiser - Integrante / Daiane Leal da Silva - Integrante / Tânia T. Clarindo - Integrante.
2010 - 2011
Alfabetização e Educação Ambiental: diálogos na compreensão de discursos de professoras alfabetizadoras
Descrição: O projeto de pesquisa aqui apresentado vincula-se ao Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização- NEEJAA/FURG e propõe um trabalho investigativo junto A professoras alfabetizadoras dos municípios de Rio Grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar. Tal projeto objetiva analisar e interpretar contextos sociais em que os discursos sobre o chamado ?fracasso escolar? se configuram, buscando compreender mais profundamente a relação entre reprovação escolar e reprodução social, bem como os discursos das professoras alfabetizadoras a respeito de tal fracasso. Para tanto, utiliza-se de aportes teóricos do campo da Educação Ambiental e da Educação Popular. A investigação caracteriza-se como uma abordagem descritiva/interpretativa, apresentando características qualitativas. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas junto às professoras alfabetizadoras, objetivando-se coleta de informações acerca de aspectos como metodologias de alfabetização utilizadas pelas professoras da rede municipal de ensino e hipóteses a respeito da não-aprendizagem neste nível de ensino. Serão entrevistadas doze professoras, quatro em cada município, atuantes nas cinco primeiras escolas com maior índice reprovação em classe de alfabetização. A análise de dados segue as orientações expressas pela chamada Análise Textual Discursiva, orientada por Moraes e Galiazzi, visando a construção de um metatexto a partir das interpretações realizadas ao longo do processo analítico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vanise dos Santos Gomes - Coordenador / Claudia da Silva Cousin - Integrante / Sabrina Barreto - Integrante / Suzana Kaiser - Integrante / Maria Claudia Farias - Integrante / Lidia Teixeira - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2009 - 2010
Alfabetização e Educação Ambiental: diálogos na compreensão dos discursos de professoras alfabetizadoras
Descrição: O projeto de pesquisa vincula-se ao Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização- NEEJAA/FURG e propõe um trabalho investigativo junto à professoras alfabetizadoras dos municípios de Rio Grande, São José do Norte, Mostardas e Santa Vitória do Palmar. Tal projeto objetiva analisar e interpretar contextos sociais em que os discursos sobre o chamado ?fracasso escolar? se configuram, buscando compreender mais profundamente a relação entre reprovação escolar e reprodução social, bem como os discursos das professoras alfabetizadoras a respeito de tal fracasso. Para tanto, utiliza-se de aportes teóricos do campo da Educação Ambiental e da Educação Popular. A investigação caracteriza-se como uma abordagem descritiva/interpretativa, apresentando características qualitativas e quantitativas. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e de questionários. Para análise quantitativa, será realizado levantamento de dados dos índices de aprovação/reprovação e de evasão em classe de alfabetização nos municípios de abrangência da pesquisa. Também serão analisados quantitativamente, a partir de questionários, dados referentes às metodologias utilizadas pelas professoras da rede municipal de ensino e hipóteses a respeito da não-aprendizagem neste nível de ensino. Em termos qualitativos, serão entrevistadas cinco professoras, em cada município, atuantes nas cinco primeiras escolas com maior índice reprovação em classe de alfabetização. A análise de dados segue as orientações expressas pela chamada Análise Textual, visando a construção de um metatexto a partir das interpretações realizadas ao longo do processo analítico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vanise dos Santos Gomes - Coordenador / Silvana Zasso - Integrante / Ana Paula Fioravante - Integrante / Sabrina Barreto - Integrante / Pamela Rodrigues Altamor - Integrante / Natiely Jardim Oliveira - Integrante / Suzana Kaiser - Integrante / Daiane Leal da Silva - Integrante.
Financiador(es): PROBIC FURG - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2009 - 2010
O "fracasso escolar" nas classes de alfabetização: compreendendo contextos a partir de estudos das relações sociais baseadas na lógica capitalista
Descrição: O presente projeto de pesquisa, vinculado ao Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos/NEEJA, busca contribuir para a compreensão dos discursos acerca da alfabetização e da escolarização de estudantes reincidentes na repetição no 2º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos (antiga 1ª série), bem como do discurso de seus responsáveis. Tal compreensão conta com discussões acerca das relações sociais implicadas a partir da lógica capitalista. O Projeto organiza-se no sentido de problematizar questões relativas ao fracasso escolar nas classes de alfabetização, enfatizando a seguinte questão como problema de pesquisa: de que modo os discursos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de estudantes com histórico de reprovação em classe de alfabetização e de seus responsáveis influenciam no fracasso escolar neste nível de ensino (2ºs Anos) e como tais discursos são subjetivados pelas relações sociais constituídas dentro da lógica capitalista?O estudo é caracterizado como qualitativo de cunho etnográfico e utiliza-se da Análise Textual como metodologia de análise dos dados coletados. Tais dados constituem-se, principalmente, de observações registradas em diário de campo, de entrevistas a serem realizadas com os participantes e de análise documental. A pesquisa intenciona envolver licenciandos, professoras alfabetizadoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande/CAIC-FURG e pesquisadores experientes ou iniciantes interessados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vanise dos Santos Gomes - Coordenador / Debora Sotter - Integrante / Silvana Zasso - Integrante / Ana Paula Fioravante - Integrante / Sabrina Barreto - Integrante / Pamela Rodrigues Altamor - Integrante / Natiely Jardim Oliveira - Integrante / Daiane Leal da Silva - Integrante / Tânia T. Clarindo - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2011 - 2011
Diálogos em EJA
Descrição: O Projeto foi organizado a partir de 4 encontros junto à professores da Educação de Jovens e Adultos, tendo sido desenvolvido com vias a ampliar os diálogos no campo da EJA e a motivar a apropriação das teorias implicias dos docentes participantes do Projeto (grupo de professoras da EJA de escola municipal do município de Rio Grande)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Vanise dos Santos Gomes - Coordenador / Sabrina Barreto - Integrante / Suzana Kaiser - Integrante.
2009 - 2009
Projeto Rondon- Operação Centro-Norte
Descrição: O objetivo central deste projeto extensionista éestabelecer com a comunidade de Roainópolis-Roaima com vias a compartilhar experiências construídas a partir de diferentes culturas, valorizando a multiplicidade de vozes e suas específicas formas de expressar pensamentos e sentimentos. As ações pensadas para a viabilização de tal objetivo foram organizadas a partir do ?conjunto B?, o qual estabelece uma série de objetivos específicos a serem atingidos no âmbito de quatro eixos: comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho. A partir daí foram organizadas ?oficinas? a serem desenvolvidas com grupos específicos da comunidade, as quais serão melhor especificadas em etapa posterior desta proposta..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .

Integrantes: Vanise dos Santos Gomes - Coordenador.
2008 - 2010
Repensando a prática pedagógica nas classes de alfabetização
Descrição: O presente Projeto de Extensão é pensado a partir da articulação com o Projeto de Pesquisa junto a estudantes com histórico de reprovação escolar nas classes de alfabetização no CAIC, bem como junto a seus familiares. Neste contexto, o Projeto objetiva problematizar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem no processo de alfabetização, contribuindo para a redução dos índices de reprovação escolar neste nível de ensino e para o entendimento, por parte da comunidade, da não garantia da reprodução do fracasso escolar a que se percebem submetidos. O público alvo é formado por licenciandos e professoras alfabetizadoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande/CAIC-FURG. Como metodologia de trabalho, serão realizadas reuniões semanais junto às professoras alfabetizadoras problematizando vivências e propondo estudos teóricos, e com licenciandos, promovendo discussões a respeito de temáticas pertinentes ao espaço da sala de aula (planejamento, avaliação, propostas metodológicas, relação professor-aluno, aprendizagem, ensino, etc), contribuindo, assim, no processo de Formação Inicial. Tais discussões serão geradas a partir da e para a atuação destes licenciandos em turmas do 2º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Vanise dos Santos Gomes - Integrante / Silvana Zasso - Coordenador.
2007 - 2008
PROEXT Cultura 2007- Promoção e difusão sócio-cultural como possibilidade de inclusão social para crianças, jovens e seus familiares das comunidades do entorno do CAIC/FURG
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Vanise dos Santos Gomes - Coordenador / André Lemes - Integrante / Debora Sotter - Integrante / Mirella Coquemala - Integrante.
Financiador(es): Ministerio da Educacao e Cultura - Remuneração.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Momento: diálogos em educação
2009 - Atual
Periódico: Revista do Mestrado em Educação Ambiental- REMEA


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Revista do Mestrado em Educação Ambiental- REMEA
2008 - Atual
Periódico: Ambiente e Educação: revista de Educação Ambiental


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Professores.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Pessoas Jovens e Adlutas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetismo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
LOUVOR- Tese de doutorado: "Ensaios para além da representação: palavras e rostos de pessoas analfabetas", Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
2001
Louvor- Dissertação de Mestrado: "Para além das areias brancas: significados da escolarização de do alfabetismo para a população de São José do Norte/RS", Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FIORAVANTE, ANA PAULA GONÇALVES2017FIORAVANTE, ANA PAULA GONÇALVES ; Gomes, Vanise dos Santos . No rastro da escrita de professores em formação: descrever para refletir. Revista HISTEDBR On-line, v. 17, p. 360, 2017.

2.
GOMES, V. S.2016GOMES, V. S.; ALTAMOR, P. R. . Por entre rostos: o sujeito analfabeto para além das ausências. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 10, p. 157-168, 2016.

3.
DZIEKANIAK, Fabio2016DZIEKANIAK, Fabio ; Gomes, Vanise dos Santos ; DOLCI, Luciana . Tutoria a Distância: sobre o Trabalho e a Docência. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 19, p. 35-49, 2016.

4.
VIEIRA, Suzane2013VIEIRA, Suzane ; DIAS, C. M. S. ; GOMES, V. S. . O CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG CONSTITUINDO DIFERENTES SENTIMENTOS DE PERTENCIMENTO. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 265-79, 2013.

5.
GOMES, V. S.2009GOMES, V. S.; GALIAZZI, M. C. M. ; DIAS, C. M. S. . Saberes e fazeres identitários: a narrativa produzindo professores educadores ambientais. Revista Educação (PUCRS. Online), v. 01/12/, p. 301-310, 2009.

6.
GOMES, V. S.2007GOMES, V. S.; ENGERS, Maria Emília Amaral . Conselhos de Classe como Espaço de Educação Continuada de Professores. Revista Educação (PUCRS. Online), v. 3, p. 517, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GOMES, V. S.; OSÓRIO, M.R. (Org.) . Formação, experiência docente e práticas escolares. 1. ed. Rio Grande: EDIFURG, 2014. v. 1. 267p .

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, V. S.; FIORAVANTE, AP ; KAISER, S. . Formação continuada; possibilidades em discussão. In: GOMES, Vanise dos Santos; OSORIO, Mara rejane Vieira. (Org.). Formação, esperiência docente e práticas escolares. 1ed.Rio Grande: EDIFURG, 2014, v. 1, p. 131-148.

2.
FISHER, N. B. ; LOUREIRO, C. F. B. ; MOLON, Suzana ; CARVALHO, I.C.M. ; BARCELOS, V ; PAREDES, J. ; PERES, E. ; LAPUENTE, J.S.M. ; GOMES, V. S. ; BARRETO, S ; DIAS, C. M. S. . Nomes e sobrenomes: sujeitos analfabetos para além das ausências. In: Suzana Inês Molon; Cleuza Maria Sobral Dias. (Org.). Alfabetização e Educação Ambiental: contextos e sujeitos em questão. Rio Grande: Editora da FURG, 2009, v. , p. -.

3.
GOMES, V. S.; MORAES, Roque ; GALIAZZI, M. C. M. ; OUTROS, . Uma unidade de aprendizagem sobre unidades de aprendizagem. In: AUTH, Milton; GALIAZZI, Maria do Carmo; MANCUSO, Ronaldo; MORAES, Roque. (Org.). Construção curricular em rede na Educação em Ciências. 1ªed.Ijuí: UNIJUÍ, 2007, v. 1, p. 1-408.

4.
GOMES, V. S.. Cinematografia da escolha e da delimitação do tema de pesquisa: um filme em construção. In: ROQUE MORAES. (Org.). De Marte a Narciso: (sobre)vivências em dissertações de mestrado. -ed.Ijuí: UNIJUÏ, 2005, v. único, p. 01-90.

5.
GOMES, V. S.; MORAES, Roque . Dissoluções e cristalizações: teorização dentro de grupos reflexivos de professores em escolas. In: Roque Moraes; Ronaldo Mancuso. (Org.). Educação em Ciências. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2004, v. 1, p. 001-304.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GOMES, V. S.. Município foi tema para defesa de tese em mestrado. Revista do IEEE América Latina, Jornal Agora, , v. 1, p. 1 - 30, 29 dez. 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, E. C. G. ; GOMES, V. S. ; ALTAMOR, P. R. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: VIVÊNCIA E PROFISSIONALIZAÇÃO. In: XI Anped Sul, 2016, Curitiba. Educação, movimentos sociais e políticas governamentais, 2016.

2.
ALTAMOR, P. R. ; GOMES, V. S. ; PEREIRA, E. C. G. . FORMAÇÃO CONTINUADA NA DOCÊNCICA COM JOVENS E ADULTOS. In: XI Anped Sul, 2016, Curitiba. Educação, movimentos sociais e políticas governamentais, 2016.

3.
GOMES, V. S.; GENESINI PEREIRA, E. C. . OS LABIRINTOS DO APRENDER NA VOZ DE SUJEITOS ANALFABETOS. In: II Congresso Brasileiro de Alfabetização: políticas públicas em alfabetização, 2015, Pernambuco. II Congresso Brasileiro de Alfabetização: políticas públicas em alfabetização. Recife: Editora UFPE, 2015. v. 1. p. 1-15.

4.
ALTOMAR, P. R. ; GOMES, V. S. . A ESCUTA DO OUTRO: APRENDIZAGENS SOBRE ALFABETIZAÇÃO. In: II Congresso Brasileiro de Alfabetização: políticas públicas de alfabetização, 2015, Recife. II Congresso Brasileiro de Alfabetização: políticas públicas de alfabetização. Recife: Editora UFPE,, 2015. v. 1. p. 1-15.

5.
GOMES, V. S.. Os labirintos da aprender na voz de sujeitos analfabetos. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. A Pós-Graduação e suas Interlocuções com a Educação Básica. Caxias do Sul, 2012.

6.
GOMES, V. S.; FARIAS, Maria Claudia . DISCURSOS DE ALFABETIZADORAS: O TRABALHO DOCENTE EM DEBATE. In: XVI Endipe- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2012, Campinas. XVI Endipe- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Campinas: Junqueira e Marin Editoras, 2012. v. 1. p. 5544-5555.

7.
GOMES, V. S.; ALTAMOR, P. R. . Ressignificando os sentidos do 'fracasso escolar'. In: XVI Endipe- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2012, Campinas. XVI Endipe- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Campinas: Junqueira e Marin Editores, 2012. v. 3. p. 4480-4495.

8.
TORMA, Rosana ; GOMES, V. S. . As crianças do ciberespaço (EDEA). In: EDEA- Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental, 2011, Rio Grande. Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental, 2011. p. 307-321.

9.
FARIAS, Maria Claudia ; GOMES, V. S. . Alfabetização e Educação Ambiental: diálogos na compreensão de discursos de professoras alfabetizadoras (EDEA). In: EDEA- Encontros e Diálogos em Educação Ambiental, 2011, Rio Grande. EDEA- Encontros e Diálogos em Educação Ambiental, 2011. p. 346-356.

10.
GOMES, V. S.; FARIAS, Maria Claudia . Reconquistar a esperança possível: diálogos com professoras alfabetizadoras (FÓRUM PAULO FREIRE). In: XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2011, Santa Rosa. XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2011.

11.
TEIXEIRA, Lidia dos Santos ; GOMES, V. S. . Compreendendo discursos sobre alfabetização: contribuições da Educação Ambiental (EDEA). In: EDEA- Encontros e Diálogos em Educação Ambiental, 2011, Rio Grande. EDEA- Encontros e Diálogos em Educação Ambiental, 2011. p. 368-378.

12.
GOMES, V. S.. Dialogando sobre o espaço do estágio no curso de pedagogia a distância (ENDIPE). In: XW ENDIPE_ Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e Tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

13.
FREITAS, DP ; GOMES, V. S. ; GOMES, V.S. . Grupo de formação continuada de professores educadores ambientais: uma aposta na alteridade (UNISINOS). In: VI Congresso Internacional de Educação- Educação e Tecnologia: sujeitos (des) conectados, 2009, Porto Alegre. Educação e Tecnologia: sujeitos (des) conectados, 2009.

14.
GOMES, V. S.. Nomes e sobrenomes: sujeitos analfabetos para além das ausências (CONALFEA). In: II Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental CONALFEA, 2008, Rio Grande. II Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental- A beleza de ser um eterno aprendiz, 2008.

15.
GOMES, V. S.; ENGERS, Maria Emília Amaral . Conselhos de classe como espaço de educação continuada de professores (ANPED SUL). In: 4º Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, 2008, Porto Alegre. 4º Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada Anped Sul, 2008.

16.
GOMES, V. S.. Os labirintos do não-aprender na voz de sujeitos analfabetos (ENDIPE). In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- ENDIPE, 2008.

17.
GOMES, V. S.. O outro a me chamar: o encontro com a alteridade (LEVINAS E EDUCAÇÃO). In: Levinas e a Educação: desafios dos direitos humanos, 2007, Passo Fundo. Levinas e a Educação: desafios dos direitos humanos, 2007.

18.
GOMES, V. S.. Repensando a conceptualização do Sujeito Analfabeto (PUCRS). In: V Seminário Nacional de Pedagogia Universitária- aprendizagem no ensino superior:desenvolvimento profissional do docente e o desempenho dos alunos, 2006, Porto Alegre. V Seminário Nacional de Pedagogia Universitária- aprendizagem no ensino superior:desenvolvimento profissional do docente e o desempenho dos alunos, 2006.

19.
GOMES, V. S.. Representando identidades: olhares de um povo sobre si próprio (ANPED SUL). In: Curriculo e Identidade da mediação de professores a pretensa construção de novas realidades, 2004, Curitiba. V Anped Sul- Seminário de Pesquisa da Região Sul, 2004.

20.
GOMES, V. S.. Currículo e identidade: da mediação de professores à pretensa construção de novas realidades (ANPED SUL). In: V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2004, Curitiba. V Anped-Sul- Seminário de Pesquisa da Região Sul, 2004.

21.
GOMES, V. S.. Para além das areias brancas: significados da escolarização e do alfabetismo para a população de São José do Norte/RS (ANPED). In: 26ª Reunião Anual da ANPEd- Novo Governo. Novas Políticas?, 2003, Poço de Caldas. 26ª Reunião Anual da ANPEd- Novo Governo. Novas Políticas?, 2003. v. 1.

22.
GOMES, V. S.. Cultura, alfabetismo e currículo não-institucionalizado (CONGRSSO SÃO LEOPOLDO). In: III Congresso Internacional de Educação- educação na América Latina nestes tempos de império, 2003, São Leopoldo. III Congresso Internacional de Educação- educação na América Latina nestes tempos de império, 2003. v. 1.

23.
GOMES, V. S.. A cultura da alfabetização e o conhecimento desescolarizado: um estudo sobre o município de São José do Norte (ANPED SUL). In: IV Anped Sul- Na contramão da universidade operacional, 2002, Florianópolis. IV Anped Sul- Na contramão da universidade operacional, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TEIXEIRA, Lídia ; GOMES, V. S. . Compreendendo Discursos sobre alfabetização (SIC UFRGS). In: XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2011, Porto Alegre. XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2011.

2.
FARIAS, Maria Claudia ; GOMES, V. S. . No rastro dos discursos de professoras alfabetizadoras (SIC UFRGS). In: XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2011, POrto Alegre. XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2011.

3.
FIORAVANTE, AP ; GOMES, V. S. . Aprender: percursos e anúncios (SIC UFRGS). In: XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2011, Porto Alegre. XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2011.

4.
PERES, J. C. ; VARGAS, V. A. ; GOMES, V. S. . Experiências na formação inicial no campo da alfabetização (MPU). In: 10ª Mostra de Produção Universitária - ciência, tecnologia e compromisso social: um desafio para a universidade, 2011, Rio Grande. 10ª Mostra de Produção Universitária - ciência, tecnologia e compromisso social: um desafio para a universidade, 2011.

5.
FIORAVANTE, AP ; GOMES, V. S. . Da expectativa à acolhida: relatos sobre a constituição docente (MPU). In: 10ª Mostra de Produção Universitária- ciência, tecnologia e compromisso social: um desafio para a universidade, 2011, Rio Grande. 10ª Mostra de Produção Universitária- ciência, tecnologia e compromisso social: um desafio para a universidade, 2011.

6.
ALTOMAR, P. R. ; GOMES, V. S. . Compreendendo discursos sobre alfabetização (SIC UFRGS). In: XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2010, Porto Alegre. XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2010.

7.
FIORAVANTE, AP ; GOMES, V. S. . Alfabetização e Educação Ambiental: diálogos na compreensão dos discursos de professoras alfabetizadoras (SIC UFRGS). In: XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2010, Porto Alegre. XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2010.

8.
FIORAVANTE, AP ; GOMES, V. S. . Alfabetização e Educação Ambiental: discursos de professoras alfabetizadoras (MPU). In: IX Mostra de Produção Universitária- FURG, 2010, Rio Grande. 9ª Mostra de Produção Universitária: Integrando Saberes, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
FIORAVANTE, AP ; GOMES, V. S. . Sobre escola e sala de aula: problematização acerca das escritas de professoras em formação?. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, V. S.. DIALOGANDO SOBRE O ESPAÇO DO ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GOMES, V. S.. Alfabeturas: Alfabetização, Escrita e Leituras na Formação Continuada de Professoras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
GOMES, V. S.; FIORAVANTE, AP . Alfabeturas: alfabetização, leitura e escrita na formação inicial e continuada de professoras alfabetizadoras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GOMES, V. S.; FIORAVANTE, AP . As crianças de seis anos no ensnio fundamental: discutindo o espaço da alfabetização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GOMES, V. S.. Repensando a conceptualização do sujeito analfabeto. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
GOMES, V. S.. Critical Pedagogy: a Brazilian Experience. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GOMES, V. S.. A alegria de ensinar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GOMES, V. S.. Currículo e Identidade: da mediação á pretensa construção de novas realidades. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
GOMES, V. S.. Representando identidades: olhares de um povo sobre si próprio. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
GOMES, V. S.. Aprendendo a alegria de ensinar, ensinando a alegria de aprender. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GOMES, V. S.. Metodologia de Pesquisa: relato de uma experiência. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
GOMES, V. S.. Cultura, Alfabetismo e Currículo não Institucionalizado. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GOMES, V. S.. Educação no campo:um estudo sobre o município de São José do Norte. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GOMES, V. S.. Para além das areias brancas: significados da escolarização e do alfabetismo para a população de são José do Norte. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GOMES, V. S.. A Cultura da Alfabetização e o Conhecimento Desescolarizado: um estudo sobre o município de São José do Norte. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
GOMES, V. S.. Analfabetismo: uma análise do município nortense. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
GOMES, V. S.; ENGERS, Maria Emília Amaral . Concepção de aprendizagem de professoras alfabetizadoras. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GOMES, V. S.. Alfabetização na Pré-Escola. 1996. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
GOMES, V. S.; OSÓRIO, M.R. . Formação, esperiência docente e práticas escolares. Rio Grande, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
GOMES, V. S.. OLIVEIRA, Walter Ferreira de. Educação social de rua: as bases políticas e pedagógicas para uma educação popular. Arizona- Estados Unidos: State University of Arizona, 2005 (Resenha).

3.
GOMES, V. S.. Critical Review: InterActions: UCLA Journal of Education and Information Studies. Los Angeles: Universidade da Califórnia, Los Angeles, 2005 (Revisão Crítica de Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GOMES, V. S.. Projeto Portal do Conhecimento. 2003.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, V. S.. O estágio supervisionadocomo espaço de formação. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

2.
GOMES, V. S.. Metodologias de ensino e implicações na construção do conhecimento. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

3.
GOMES, V. S.. O cuidado e a educação enquanto práticas indissociáveis na Educação Infantil Documento PDF. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção em powerpoint).

4.
GOMES, V. S.. Cuidado e educação: uma breve introdução à temática. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

5.
GOMES, V. S.. Alfabetizar Letrando. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
GOMES, V. S.. Filosofia e alegria no ensino. 2005 (Palestra) .

2.
GOMES, V. S.. Revisão Crítica de Artigo. 2005 (revisão crítica de artigo (Jornal Interaction, Universidade da Califórinia, Los Angeles)) .

3.
GOMES, V. S.. Aprendendo a alegria de esninar, ensinando a alegria de aprender. 2004 (Palestra) .

4.
GOMES, V. S.. Educação no campo: um estudo sobre o município de São José do Norte. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

5.
GOMES, V. S.. Analfabetismo: uma análise do município nortense. 2001 (Palestra) .

6.
GOMES, V. S.. Concepções de Aprendizagem de Professoras Alfabetizadoras. 2001 (Palestra) .

7.
GOMES, V. S.. Coordenação de Mesa Redonda. 2001 (Demais trabalhos relevantes) .

8.
GOMES, V. S.. Concepção de aprendizagem de professoras alfabetizadoras. 2001 (Demais trabalhos relevantes) .

9.
GOMES, V. S.. Experiência em Alfabetização: um relato. 1998 (Palestra) .

10.
GOMES, V. S.. Alfabetização na Pré-Escola. 1997 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GONCALVES, SVR; OLIVEIRA, CT; GOMES, V. S.. Participação em banca de Pâmela Altamor. Educação de Jovens e Adultos: estudo sobre processo de formação continuada de educadores. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
VIEIRA, Suzane da Rocha; GOMES, V. S.; OLIVEIRA, CT. Participação em banca de Maria de los Angeles Chavez Hernani. A formação inicial de professores, um estudo comparativo entre Peru e Brasil: aproximações e diferenças. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
GOMES, V. S.; SALCEDO, L; DOLCI, Luciana. Participação em banca de Eveline Caren Genesini Pereira. Formação de Professores em Língua Inglesa: a sala de aula como espaço de aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
GOMES, V. S.; SALCEDO, L; DOLCI, Luciana. Participação em banca de Eveline Caren Genesini Pereira. Formação de Professores em Língua Inglesa: a sala de aula como espaço de aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
GOMES, V. S.; SALCEDO, L; DOLCI, Luciana. Participação em banca de Eveline Caren Genesini Pereira. Formação de Professores em Língua Inglesa: a sala de aula como espaço de aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
FONSECA, L. S.; GOMES, V. S.; MACHADO, C.L.B.; ALBUQUERQUE, P. P.. Participação em banca de Fábia Ferreira Bernardes. A alfabetização na concepção das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
MINASI, L.F.; GOMES, V. S.; QUINTANILHA, F; COLAO, M.M.. Participação em banca de Ricardo Gauterio Cruz. A formação de educadores ambientais na crise estrutural do capital: um estudo de caso com egressos do PPGEA/FURG. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

8.
GOMES, V. S.; SHIMITH, E; SCHWARTZ, S.. Participação em banca de Rosana Torma Mirando Cabral. A constituição das relações familiares na era digital: diálogos com a Educação Ambiental. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

9.
MINASI, Luiz Fernando; SILVA, N. M. C.; SILVA, C.; GOMES, V. S.. Participação em banca de João Francisco Fernandes Pouey. Educação Ambiental no curso técnico de Edificações IFSUL campus Pelotas: desafios e possibilidades da educação emancipatória nos cursos técnicos. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

10.
GOMES, V. S.; COUSIN, C; ZASSO, S. B.; GALIAZZI, M. C. M.; TRAVERSINI, C. Participação em banca de Tânia Tuchtenhagen Clarindo. Tecendo saberes em alfabeturas: a Educação ambiental no tear das rodas de formação continuada. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

11.
MINASI, Luiz Fernando; COLAO, Magda; NETO, Francisco Quintanilha Veras; GOMES, V. S.. Participação em banca de Ricardo Gauterio Cruz. As Contradições da Formação dos Educadores Ambientais: Um Estudo a partir das reprsentações sociais dos mestres em Educação Ambiental da FURGG. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

12.
MOLON, Suzana; GOMES, V. S.; DELGADO, ACC; BARCELOS, V. Participação em banca de Caroline da Silva Ança. Com olhares de criança: o que elas pensam e falam sobre as questões ambientais. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

13.
GALIAZZI, M. C. M.; GOMES, V. S.; MOLON, Suzana; OLIVEIRA, Valeska Fortes. Participação em banca de Ida Gaudério da Silva. O processo de constituição de uma professora pesquisadora educadora ambiental na prática docente: conversar para pertencer em rodas de formação. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

Teses de doutorado
1.
RODRIGUES, V. H. G.; GOMES, V. S.; PREIRA, Vilmar; ZASSO, S.. Participação em banca de caroline Terra de Oliveira. Histórias e memórias de esperança de trabalhadores da pesca artesanal. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

2.
DIAS, C. M. S.; ZASSO, S. B.; GOMES, V. S.; BARCELOS, V; PREIRA, Vilmar. Participação em banca de Sabrina das Neves Barreto. Os ambientes por onde se aprende a docência do educador de jovens e adultos. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

3.
LIMA, M.E.C.C.; MOLON, Suzana; PERES, L.M.V.; GOMES, V. S.. Participação em banca de Moacyr Langoni de Souza. Histórias de constituição e ambientalização de professores de química em redas de formação em rede: colcha de retalhos tecida em partilhas (d)e narrativas. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

4.
GOMES, V. S.; MOSQUERA, J; MENEZES, Magali Mendes; ENGERS, Maria Emília Amaral. Participação em banca de Luciana Ferreira da Silva. Educaidade: para além da objetivação do educando. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
GALIAZZI, M. C. M.; GOMES, V. S.; FERRARO, A.R.; SCHAEFER, O. M.; CHIES, L.A.B.. Participação em banca de Luciane Albernaz de Araujo Freitas. A ressignificação da identidade profissional dos docentes da educação profissional Técnica de Nível Médio- forma integrada na perspectiva da Educação Ambiental Transformadora. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

2.
GALIAZZI, M. C. M.; LIMA, C A; GOMES, V. S.. Participação em banca de Paulo Valério Saraçol. Histórias dos estudantes do PROEJA: compreendendo as vivências deses estudantes nessa modalidade de ensino no Campus Rio Grande do IFRS. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da) - Universidade do Rio Grande-FURG.

3.
SHIMITH, E; GOMES, V. S.; QUINTANILHA, F; CARVALHO, I.C.M.; MENASCHE, R.. Participação em banca de Andreisa Damo. As representações sociais de estudantes de escolas do Rio Grande sobre o fenômeno da alimentação à luz da Educação Ambiental Crítico-Transformadora. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

4.
Ribeiro, Paula; HENNING, Paula; RIBEIRO, Cláudia Maria; XAVIER, Maria Luisa; GOMES, V. S.. Participação em banca de Joice Araújo Esperança. Ser criança na sociedade de consumidores: outros tempos, outras infâncias. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

5.
DIAS, C. M. S.; ZASSO, S. B.; GOMES, V. S.; PREIRA, Vilmar; BARCELOS, V. Participação em banca de Sabrina das Neves Barreto. Os ambientes por onde se aprende a docência do educador de jovens e adultos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

6.
RODRIGUES, V. H. G.; GOMES, V. S.; PREIRA, Vilmar. Participação em banca de Caroline Terra de Oliveira. Histórias e memórias de esperança de trabalhadores da pesca artesanal. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

7.
YUNES, M. A. M.; GOMES, V. S.; QUINTANILHA, F. Participação em banca de Simone de Biazzi Ávila Batista da Silveira. O impacto da mediação ne ecologia do conflito das relações familiares em situação de pobreza. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

8.
GOMES, V. S.; LIMA, M.E.C.C.; PERES, L.M.V.; MOLON, Suzana. Participação em banca de Moacir Longano de Souza. Educação Ambiental em Rodas de Formação em Rede: Urdiduras e Tramas nas Narrativas de Professores de Ciências. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade do Rio Grande-FURG.

Qualificações de Mestrado
1.
VIEIRA, Suzane da Rocha; GOMES, V. S.; OLIVEIRA, CT. Participação em banca de Maria de los Angeles Chavez Hernani. A formação inicial de professores, um estudo comparativo entre Peru e Brasil: aproximações e diferenças. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
GOMES, V. S.. Participação em banca de FLÁVIA COVALESKY DE SOUZA RODRIGUES. A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pampa.

3.
PREIRA, Vilmar; GOMES, V. S.; RIBEIRO, M.. Participação em banca de Lisiane Costa Claro. Os sentidos da educação nas comunidades tradicionais: problematizando a escola no contexto de pesca artesanal na Ilha da Torotama (Rio Grande-RS). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

4.
MACHADO, Carlos Roberto da Silva; GOMES, V. S.; DAMICO, J.G.; VÍCTORES, I.P.S.; PELZER, M.T.. Participação em banca de Yoisell López Bestard. A Educação Ambiental e a atividade Física: problematizando a qualidade de vida, para produção da qualidade de [e para a] vida. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

5.
MINASI, L.F.; GOMES, V. S.; QUINTANILHA, F; COLAO, M.M.. Participação em banca de Ricardo Gautério Cruz. As contradições da formação do educador ambiental: um estudo a partir das representações sociais dos mestres em Educação Ambiental da FURG. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CHAVES, L.; DZIEKANIAK, Fabio; GOMES, V. S.. Participação em banca de Adriana Amaral da Cunha. Os desafios e as transformações da mulher na EJA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EJA na Diversidade) - Universidade do Rio Grande-FURG.

2.
CHAVES, L.; GOMES, V. S.; DZIEKANIAK, Fabio. Participação em banca de Priscila Soares Nunes. Práticas Pedagógicas na EJA: um olhar a construir. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização EJA na Diversidade) - Universidade do Rio Grande-FURG.

3.
CHAVES, L.; GOMES, V. S.; DZIEKANIAK, Fabio. Participação em banca de Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira. EJA Quilombola: contribuições pedagógicas para a EJA na Diversidade. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização EJA na Diversidade) - Universidade do Rio Grande-FURG.

4.
CHAVES, L.; GOMES, V. S.; DZIEKANIAK, Fabio. Participação em banca de Jaqueline Becker da Silveira. A educação matemática no contexto da educação de jovens e adultos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EJA na Diversidade) - Universidade do Rio Grande-FURG.

5.
GOMES, V. S.; MEDEIROS, A L; OLIVEIRA, F. F.. Participação em banca de Neusi Beatriz Machado de Araújo. A relação educador educando na educação de jovens e adultos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EJA na Diversidade) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

6.
GOMES, V. S.; MEDEIROS, A L; OLIVEIRA, F. F.. Participação em banca de Carla Gebhardt Gehling. Narrativa dos Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: um diálogo de vida. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EJA na Diversidade) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

7.
GOMES, V. S.; MEDEIROS, A L; OLIVEIRA, F. F.. Participação em banca de Maria Denise Klein. Identidade, caminhos e construções dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos-EJA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EJA na Diversidade) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

8.
GOMES, V. S.; MEDEIROS, A L; OLIVEIRA, F. F.. Participação em banca de Alceu Amaral sa Silva. A leitura na Educação de Jovens e Adultos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EJA na Diversidade) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Tamis Almeida; GOMES, V. S.. Participação em banca de Tamis Almeida Alves.A construção da autonomia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

2.
GOMES, V. S.. Participação em banca de Gabriela Rodrigues Ferreira.Inclusão: desafio de uma educação para todos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

3.
GOMES, V. S.. Participação em banca de Luciana Bezerra Acosta.A relevância dos jogos e brincadeiras nas séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

4.
GOMES, V. S.. Participação em banca de Taíse Wailla Velada.Relação entre conhecimento acadêmico e experiências cotidianas: minha construção como alfabetizadora. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

5.
GOMES, V. S.. Participação em banca de Lucinara Pereira.Jogos, brinquedos e brincadeiras: artefatos do desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

6.
GOMES, V. S.. Participação em banca de Solange Vanessa Rodrigues da Rosa.Importantes descobertas de minha trajetória acadêmica: o lúdico, o brincar e a brincadeira como conteúdo facilitador do processo ensino/aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

7.
GOMES, V. S.. Participação em banca de Sheila Pedrosos da Conceição.Reconstruindo conceitos sobre o currículo na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

8.
GOMES, V. S.. Participação em banca de Jéssica Martins da Silva.Narrando a trajetória percorrida: (re) pensando as vivências e (re) construindo saberes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

9.
GOMES, V. S.. Participação em banca de Renata Vaz Jardim.Refletindo sobre minha formação acadêmica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NOGUEIRA, G.M.; GOMES, V. S.; OSÓRIO, M.R.. Comissão do Processo de Seleção de Mestrado 2/2013 do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU. 2013.

2.
MACHADO, Carlos Roberto da Silva; GOMES, V. S.; QUINTANILHA, F; CAPORLINGUA, Vanessa Hernandes. Comissão do Processo de Seleção de Mestrado 1/2013 do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental-PPGEA. 2012. Universidade do Rio Grande-FURG.

3.
MOTA, Maria Renata Alonso; GOMES, V. S.; WURDIG, R.. Professor Adjunto- Didática, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. 2011. Universidade do Rio Grande-FURG.

4.
GOMES, V. S.; Ribeiro, Paula; G, Gionara. Comissão do Processo Seletivo Mestrado em Educação- FURG. 2011. Universidade do Rio Grande-FURG.

5.
MACHADO, Carlos Roberto da Silva; QUINTANILHA, F; CAPORLINGUA, Vanessa Hernandes; GOMES, V. S.. Processo seletivo Mestrado em Educação Ambiental. 2011. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

6.
THUM, C; GOMES, V. S.; TRAVERSINI, C. Professor Adjunto Didática, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. 2009. Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

7.
SHIMITH, E; GOMES, V. S.; CALLONI, H; MACHADO, Carlos Roberto da Silva; NETO, Francisco Quintanilha Veras; PERALTA, C; SILVA, Méri Rosane Santos. Processo Seletivo de Mestrado 2010 do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. 2009. Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

Outras participações
1.
GOMES, V. S.; FEIJO, NM; TAGLIANI, DC; MOLINA, KS. Banca de Avaliação da Seleção Interna do Programa Licenciaturas Internacionais Portugal. 2017. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
GOMES, V. S.; BRISOLARA, LB; MARUBE, NN; FEIJO, NM. Banca de Seleção para o Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia BRACOL. 2017. Universidade Federal do Rio Grande.

3.
FEIJO, NM; COLARES, IG; GOMES, V. S.; TAGLIANI, DC; AZEVEDO, JLL; PICCOLI, HC; MARUBE, NN. Banca de Seleção para o Programa de Bolsas Luso- Brasileiras Santander Universidades. 2017. Universidade Federal do Rio Grande.

4.
FEIJO, NM; COLARES, IG; GOMES, V. S.; TAGLIANI, DC; AZEVEDO, JLL; PICCOLI, HC; MARUBE, NN. Banca de Seleção pra o Programa de Solsas Ibero-Americanas Santander Universidades. 2017. Universidade Federal do Rio Grande.

5.
GOMES, V. S.; BRISOLARA, LB; FEIJO, NM; MARUBE, NN; PILETTI, DC. Banca de Seleção pr o Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia-BRACOL. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

6.
COSTA VALLE, LMB; COLARES, IG; GOMES, V. S.; TAGLIANI, DC; AZEVEDO, JLL; PICCOLI, HC; FEIJO, NM; MARUBE, NN. Banca de Seleção para o Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

7.
COSTA VALLE, LMB; COLARES, IG; GOMES, V. S.; TAGLIANI, DC; AZEVEDO, JLL; PICCOLI, HC; FEIJO, NM; MARUBE, NN. Banca de Seleção pr o Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

8.
GOMES, V. S.; BRISOLARA, LB; FEIJO, NM; MARUBE, NN; PILETTI, DC. Banca de Seleção para o Progrma de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Mêxico- BRAMEX. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

9.
GOMES, V. S.. XI Mostra de Produção Universitária. 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.

10.
GOMES, V. S.. Paracerista Ad hoc IX seminário de Pesquisa em Educação Da Região Sul- IX Anpend Sul. 2012. Universidade de Caxias do Sul.

11.
GOMES, V. S.. Anped Sul 2010- Formação, Ética e Políticas: Qual pesquisa? Qual educação?. 2010. Universidade Federal de Londrina.

12.
GOMES, V. S.; CAPORLINGUA, Vanessa Hernandes; PORTO, Ivalina. Comissão de Revalidação de Diploma de Pós-Graduação Estrangeiro. 2010. Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

13.
GOMES, V. S.. VII encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul- Anped Sul. 2010. Universidade Estadual de Londrina.

14.
GOMES, V. S.; MOTA, Maria Renata Alonso. Seleção de tutores/Bolistas, modalidade a distância, Universidade Aberta do Brasil. 2009. Universidade do Rio Grande-FURG.

15.
GOMES, V. S.; VIEIRA, Suzane; MOTA, Maria Renata Alonso. Seleção de Professor Substituto- Didática, Metodologias de Ensnino e Estágio Supervisionado. 2009. Fundação Universidade do Rio Grande.

16.
GOMES, V. S.; VIEIRA, Suzane; MOTA, Maria Renata Alonso. Seleção de Professor Substituto- Didática, Estágio Supervisionado e Metodologia de Ensino. 2009. Universidade do Rio Grande-FURG.

17.
FINOQUETO, Leila Cristiane Pinto; SILVEIRA, Raquel; VIEIRA, Suzane; GOMES, V. S.. Seleção professor substituto- Corporeidade e Moviemnto, Oficina de brinquedos; Cultura, Infância e Brinquedo; Iniciação aos esportes. 2009. Universidade do Rio Grande-FURG.

18.
HENNING, Paula Correa; SILVEIRA, Tatiana Silveira; GOMES, V. S.; ANADON, Simone Barreto. Seleção professor substituto- Metodologia Científica. 2009. Universidade do Rio Grande-FURG.

19.
VIEIRA, Suzane; LEITE, Eliane da Silveira Meirelles; GOMES, V. S.; ZASSO, S.. Seleção professor substituto-Didática, Metodologia de Ensino e Estágio Supervisionado. 2009. Universidade do Rio Grande-FURG.

20.
GOMES, V. S.. Encontro sobre investigação na escola. 2009. Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

21.
GOMES, V. S.; BARRETO, S; PEREIRA, CMM. Seleção de Tutores/Bolsistas a distância àrea: Educação de Jovens e Adultos. 2009. Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

22.
GOMES, V. S.. Encontro sobre Investigação na Escola. 2009. Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

23.
GOMES, V. S.. XIV Encontro Nacional e Didática e Prática de Ensino. 2008.

24.
GOMES, V. S.. VII Mostra da Produção Universitária. 2008. Universidade do Rio Grande-FURG.

25.
SILVA, Méri Rosane Santos; TORALES, M A; CALLONI, H; MACHADO, Carlos Roberto da Silva; PORTO, Ivalina; GOMES, V. S.; COPERTINO, Margareth; NETO, Francisco Quintanilha Veras. Comissão de Seleção Processo Seletivo de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação ambiental. 2008. Universidade do Rio Grande-FURG.

26.
GOMES, V. S.; RODRIGUES, Sheyla Costa. VII Mostra de Produção Universitária. 2008. Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

27.
GOMES, V. S.. Encontro Interinstitucional FURG-PUCRS-UNIJUÍ. 2008. Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

28.
VIEIRA, Suzane da Rocha; GOMES, V. S.; LEITE, Eliane da Silveira Meirelles. Seleção de Professor Substituto- Didática, Metodologias de Ensino e Estágios Supervisionados. 2008.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FAUBAI Conference 2017. 2017. (Outra).

2.
28th Annual EAIE Conference. Feira Internacional. 2016. (Feira).

3.
NAFSA 2016: annual conference & expo. 2016. (Feira).

4.
27th Annual EAIE Conference.Reuniões junto à universidades estrangeiras. 2015. (Outra).

5.
Educação Superior, inovação e internacionalização. 2015. (Seminário).

6.
I encontro de Reitores Brasil- Reino Unido. 2015. (Encontro).

7.
26th EAIE Annual Conference.Exposição da FURG no estande da FAUBAI (Associação de Assessorias de Instituições de Ensino Superior Brasileiras para Assuntos Internacionais). 2014. (Outra).

8.
COLABORACIÓN ACADÉMICA, OPORTUNIDADES PARA EL FORTALECIMIENTO DE LA INVESTIGACIÓN Y LA FORMACIÓN DOCTORAL.Trayectoria, éxitos y retos de la Colaboración en Doctorados. 2014. (Encontro).

9.
Curso de Internacionalização Universitária das Américas. 2014. (Outra).

10.
Encontro Nacional Programa Inglês sem Fronteira. 2014. (Encontro).

11.
II Fórum Franco-Brasileiro do Ensino Superior e da Pesquisa.Discussão acerca de acordos e convênios acadêmicos entre universidade brasileiras e francesas. 2014. (Outra).

12.
XXVI Encontro Anual da FAUBAI. 2014. (Encontro).

13.
European Association of International Education. 2013. (Congresso).

14.
AnpedSUl- Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Os labirintos do aprender na voz de sujeitos analfabetos. 2012. (Seminário).

15.
XW ENDIPE_ Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Discursos de alfabetizadoras: o trabalho docente em destaque. 2012. (Encontro).

16.
XW ENDIPE_ Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Ressignificando os sentidos do "fracasso escolar". 2012. (Encontro).

17.
3º Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.COMPREENDENDO DISCURSOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2011. (Outra).

18.
Seminário Nacional Sobre Linguística e Ensino de Língua Portuguesa.Diálogo sobre a formação de educadores em língua portuguesa e estrangeira. 2011. (Seminário).

19.
XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.Reconquistar a esperança possível: diálogos com professoras alfabetizadoras. 2011. (Outra).

20.
XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2011. (Outra).

21.
II Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental- II EDEA.Projetos e Possibilidades nas linhas de pesquisa do PPGEA. 2010. (Encontro).

22.
X Salão de Extensão da UFRGS.Alfabeturas: alfabetização, leitura e escrita na fomação inicial e contibuada de professoras alfabettizadoras. 2010. (Outra).

23.
XV ENDIPE_ Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.DIALOGANDO SOBRE O ESPAÇO DO ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA. 2010. (Encontro).

24.
IX Encontro sobre investigação na escola.Alfabeturas:alfabetização, escrita e leitura ma formação continuada de professoras. 2009. (Encontro).

25.
IX Encontro sobre Investigação na Escola.Alfabeturas: alfabetização, escrita e leitura na formação continuada de professoras. 2009. (Encontro).

26.
Tecnologias Sociais e Inclusão: caminhos para a extensão universitária. Educação Ambiental ao enocntro da saúde pública em Rorainópolis, Roraima. 2009. (Congresso).

27.
VIII Seminário Educação Infantil em Debate.As crianças de seis anos no Ensino Fundamental: discutindo o espaço da alfabetização. 2009. (Seminário).

28.
Educação: caminhos para o desenvolvimento.Letramento em um Currículo Urbano e Rural. 2008. (Outra).

29.
Projeto Articulação entre Desenvolvimento Curricular e Formação`Permanente no Ensino Médio em Ciências.Avaliando processos. 2007. (Encontro).

30.
VII Encontro Sobre Investigação na Escola.Avaliar: um processo de muitos olhares. 2007. (Encontro).

31.
5th California Association of Freirean Educators Conference. 2006. (Seminário).

32.
AERA (American Education Research Association- Education Research in Public Interest. 2006. (Outra).

33.
Education and liberation in Mexico and East Los Angeles: critical and indigenous pedagogy. 2006. (Outra).

34.
Education Research in Public Interest. 2006. (Encontro).

35.
IV Seminário Internacional de Pedagogia Universitária-aprendizagem no ensino superior: desenvolvimento profissional do docente e o desempenho dos alunos.Cooredenação de apresentação de trabalhos. 2006. (Seminário).

36.
Competing in higher education. 2005. (Seminário).

37.
Stop the next war now: a day of reflection, planning and action. 2005. (Congresso).

38.
Stop the war conference. 2005. (Outra).

39.
V Anped-Sul- Seminário de Pesquisa da Região Sul, Curitiba.Currículo e Identidade: da mediação de professores à pretensa construção de novas realidades. 2004. (Seminário).

40.
V Anped-Sul- Seminário de Pesquisa da Região Sul, Curitiba.Currículo e Identidade: da mediação de professores à pretensa construção de novas realidades. 2004. (Seminário).

41.
V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Currículo e Identidade: da mediação de professores á pretensa construção de novas realidades. 2004. (Seminário).

42.
Cultura,Alfabetismo e o curriculo não insticionalizado. III Congresso Internacional de Educação. 2003. (Congresso).

43.
Educação na América Latina nestes tempos de império. 2003. (Congresso).

44.
Encontro Interinstitucional FURG, UNIJUÍ, PUCRS.Encontro Interinstitucinal. 2003. (Encontro).

45.
Fórum Mundial de Educação- Educação e Transformação: a educação pública na construção de um outro mundo possível.Fórum Mundial de Educação. 2003. (Outra).

46.
III Congresso Internacional de Educação- educaçãona América Latina nestes tempos de império. Cultura, alfabetismo e currículo não-institucionalizado. 2003. (Congresso).

47.
IV Encontro sobre investigação na escola. 2003. (Encontro).

48.
IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.A cultura da alfabetização e o conhecimento desescolarizado: um estudo sobre o município São José do Norte. 2002. (Seminário).

49.
Seminário sobre pesquisa qualitativa. 2002. (Seminário).

50.
53ª Reunião Anual da SBPC.Concepção de aprendizagem de professoras alfabetizadoras. 2001. (Outra).

51.
Fórum Mundial de Educação- A educação no mundo globalizado.Conceito de alfabetização de professoras alfabetizadoras. 2001. (Outra).

52.
III Seminário São José do Norte: uma história a ser resgatada.Analfabetismo: uma análise do município nortense. 2001. (Seminário).

53.
São José do Norte: uma atração a ser descoberta. 2000. (Seminário).

54.
21ª reunião anual da Anped. 1998. (Outra).

55.
III Jornada Curitibana de Educação Escolar e Pré-Escolar. 1997. (Outra).

56.
II Jornada: Infância, Psicanálise e Educação. 1997. (Outra).

57.
Nova ordem mundial-LDB. Nova ordem educacional?. 1997. (Simpósio).

58.
Congresso Internacional de Educação. 1996. (Congresso).

59.
I Seminário Internacional Ensino e Aprendizagem: a construção de um paradigma. 1996. (Seminário).

60.
Seminário sobre educação- os desafios da educação frente ao projeto neoliberal. 1995. (Seminário).

61.
II Seminário de Didática: a socialização do conhecimento. 1994. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, V. S.; OLIVEIRA, A B ; MEDEIROS, A L ; COUSIN, C ; LIMA, C A ; FREITAS, DP ; JUNIOR, E M ; CALLONI, H ; SILVA, I L G ; TUSNSKI, L F ; TORALES, M A ; SOUZA, M L . Seminário de Pesquisa Qualitativa. 2008. (Outro).

2.
GOMES, V. S.; LEMES, André . 8º Semonário Repensando a Prática Pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: desafios e possibilidades da educação popular. 2007. (Outro).

3.
McLAREN, Peter ; GOMES, V. S. ; OUTROS, . Education and Liberation in Mexico and East Los Angeles. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Eveline Caren Genesini Pereira. Formação de Professores em Língua Inglesa: a sala de aula como espaço de aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande- FURG, . Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

2.
Pâmela Rodrigues Altamor. As políticas de formação de professores da Educação de Jovens e Adultos adotadas pelo municipio de Rio Grande-RS. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande- FURG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

3.
Maria Claudia Cardoso Farias. A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS COLETIVOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDOS, VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS COMPARTILHADAS NA RODA DE FORMAÇÃO INTITULADA RODA DOS SENTIDOS.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

4.
Ana Paula Gonçalves Fioravante. ESCRITA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Rio Grande-FURG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

5.
Fabio Alexandre Dziekaniak. A Educação Ambiental e seus entrelaçamentos com os processos de formação continuada em Ead. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade do Rio Grande-FURG, . Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

6.
Suzana Kaiser. Entre o mar e a escola: os processos formadores que se entrelaçam nas histórias escolares das mulheres pescadoras artesanais da Ilha dos Marinheiros-RS. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Rio Grande-FURG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

7.
Jucele Devos Martins. Jogos Cooperativos: uma proposta de Educação Ambiental. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade do Rio Grande-FURG, . Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

8.
Tânia Tuchtenhagen Clarindo. Tecendo saberes em alfabeturas: a educação ambiental no tear das rodas de formação continuada de professoras. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG, . Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

9.
Rosana Torma. Relações familiares e a cibercultura: diálogos com a Educação Ambiental. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG, . Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

10.
Danielle Monteiro Behrend. Os estudos no campo da educação Ambiental para a compreensão da relação com os saberes: uma escola com a comunidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade do Rio Grande-FURG, . Coorientador: Vanise dos Santos Gomes.

Tese de doutorado
1.
Eliane da Silveira Meirelles Leite. Narrativas das crianças na sociedade contemporânea: contribuições da Educação Ambiental para a construção de outras relações socieias na infância. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG, . Coorientador: Vanise dos Santos Gomes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Juliana da Silva Carvalho. Soletrando: uma intervenção sócio pedagógica no combate ao analfabetismo em Lagoa Vermelha. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EJA na Diversidade) - Universidade do Rio Grande-FURG. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

2.
Francieli da Silva Manganelli. Histórias escolares dos discentes. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EJA na Diversidade) - Universidade do Rio Grande-FURG. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

3.
Rosária Gomes. O ato de ensinar na educação de jovens e adultos (EJA). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EJA na Diversidade) - Universidade do Rio Grande-FURG. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

4.
Ana Elicker. O comprometimento Social do Aluno da EJA. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Pessoas Jovens e Adultas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Oziel Domingues Rita. Refletindo a constituição docente do educador de jovens e adultos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

2.
Elisa Lauz Bandeira. Ensino Fundamental de nove anos: problematizando questões e descobrindo caminhos para as crianças de seis anos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

3.
Débora Pintanel Dias Ossames. Alfabetização: um processo para toda a vida. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

4.
Bruna Dias Valadão. Constituição de si como educadora no curso de Pedagogia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

5.
Maíra Oliveira Angelus. A complexidade de ensinar na EJA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

6.
Maria Cláudia Farias. A construção social do fracasso escolar: reflexões a partir dos discursos de professoras alfabetizadoras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

7.
Deyse Vellada Guido. Educação de Jovens e Adultos: os processos de alfabetização sob uma perspectiva política. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

8.
Etiene Gomes dos Santos. O estágio na EJA: um breve relato. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

9.
Ana Paula Fioravante. O registro reflexivo como espaço de diálogo na formação de professores: problematizando experiências. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

10.
Deise Araújo Cristello. As experiências no curso de Pedagogia, no estágio de docência: um sonho realizado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

11.
Natielly Jardim Oliveira. Reflexões acerca das trajetórias de uma educadora em formação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

12.
Vanessa Pereira Rolla. Ser professora: aprender na teia da coletividade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

Iniciação científica
1.
Maria Claudia Farias. Compreendendo discursos sobre alfabetização. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

2.
Lidia dos Santos Teixeira. Compreendendo discursos sobre alfabetização. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português-Inglês) - Universidade do Rio Grande-FURG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

3.
Bruna Valadão. EDUCAR AMBIENTALMENTE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Rio Grande-FURG, Progragrama de Desenvolvimento Estudantil. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

4.
Maria Cláudia Farias. Alfabetização e Educação Ambiental: diálogos na compreensão do discurso de professoras alfabetizadoras. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

5.
Pâmela Altamor. O. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande-FURG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.

6.
Ana Paula Fioravante. Alfabetização e Educação Ambiental: diálogos na compreensão de discursos de professoras alfabetizadoras. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Rio Grande-FURG, Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Orientador: Vanise dos Santos Gomes.



Outras informações relevantes


- Atividades de pesquisa na Universidade da Califórnia, Los Angeles, foram realizadas no período compreendido entre 15 de junho de 2005 e 30 de maio de 2006. Tais atividades consistiram em um estágio de doutorado financiado pela CAPES com objetivo de aperfeiçoar estudos relativos à pesquisa de doutorado. 
Foram cursadas disciplinas na UCLA, expostas em itens anteriores do currículo, bem como realizadas orientações de estudo com o co-orientador estrangeiro, professor Peter McLaren.
- Também é importante salientar que as discussões relativas à Pedagogia Crítica também foram salientadas através da participação em grupo de estudo formado com este específico propósito.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 5:27:24