Jose Antonio Souza

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1170276374555216
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Dr. José A. Souza possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Física também pela Universidade de São Paulo. Em 2006-2007 realizou um programa de pós-doutorado na Montana State University - EUA. Atualmente é Professor Associado II e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da Universidade Federal do ABC. Estudou materiais que apresentam efeitos como magnetorresistência colossal, supercondutividade, transição magnética, transição de fase metal-isolante e acoplamento magneto-elétrico. Atualmente, atua na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Síntese e estudo das Propriedades Estruturais, Magnéticas e de Transporte Elétrico em semicondutores com micro/nanoestrutura hierárquicas. Dr. Souza também desenvolve pesquisa na área de materiais magnetoelétrico (spintrônica) e multiferróicos nanoestruturados (nanopartículas, nanofios e nanotubos) com o objetivo de obter um melhor entendimento acerca da natureza do ferromagnetismo e da ferroeletricidade. Mais recentemente atua em projetos envolvendo estruturas perovskitas para uso em células solares e isolantes topológicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jose Antonio Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, J. A.;Souza, J. A.;Souza, J A;Souza, Jose A.;Souza, José A.;SOUZA, J.A.;Souza, José Antonio;SOUZA, JOSE.A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC.
Rua Santa Adélia, 166
Bangu
09210170 - Santo André, SP - Brasil
Telefone: (11) 49963166
URL da Homepage: http://professor.ufabc.edu.br/~joseantonio.souza/


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estudo das Propriedades Termodinâmicas e Eletrônicas em Manganitas, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Renato de Figueiredo Jardim.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Separação de fase; Manganitas; Ordenamento Ferromagnetico; Magnetorresistência Colossal; Transição de primeira e segunda ordem; Transição metal isolante.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais.
2000 - 2002
Mestrado em Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Controle microestrutural e magnetorrêsistencia intergranular em manganitas La0.7-xYxCa0.3MnO3; x = 0 e 0.10,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Renato de Figueiredo Jardim.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Manganitas; Magnetorresistência Colossal; Transição metal-isolante; Perovskita; Separação de fase.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais.
1995 - 1999
Graduação em Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2006 - 2007
Pós-Doutorado.
Montana State University, M.S.U., Estados Unidos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Formação Complementar


2001 - 2001
O Método Rietveld.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1988 - 1989
Formação Técnica.
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, Brasil.


Atuação Profissional



Montana State University, MSU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Pós-Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno de pos-doutorado


Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

02/2008 - Atual
Ensino, Fenômenos Mecânicos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fenômenos Mecânicos

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista (Doutorando), Enquadramento Funcional: Professor (Monitor A), Carga horária: 4

Atividades

2/2005 - 12/2005
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às medidas em Física
8/2004 - 12/2004
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Física Geral e Experimental para Engenharia II
2/2004 - 7/2004
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Física Geral e Experimental para Engenharia I
8/2003 - 12/2003
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Física Geral e Experimental para Engenharia II
2/2003 - 7/2003
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Física Geral e Experimenal para Engenharia I


Linhas de pesquisa


1.
Propriedades de Transporte Elétrico

Objetivo: Estudar as propriedades eletrônicas e de transporte como função de parâmetros termodinâmicos como temperatura, campo magnético e pressão em diversos materiais de interesse de pesquisa básica e tecnológico. (1) Sistemas com os graus de liberdade de spin, de rede e de carga acoplados (Manganitas); (2) Sistemas com ordenamentos elétrico e magnético correlacionados. Um outro estudo interessante envolvendo transporte elétrico é o estudo do efeito de magnetorresistência em microfios com estrutura do tipo shell/core (metal/óxido)..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2.
Sistemas Fortemente Correlacionados

Objetivo: Óxidos de metais de transição dopados, com propriedades físicas fortemente correlacionadas, estão entre os materiais mais interessantes na física da matéria condensada. Nestes materiais, os mesmos elétrons são responsáveis pelas propriedades magnéticas e de transporte que por sua vez estão acopladas com a rede cristalina. O entendimento dessas propriedades físicas juntamente com as correlações entre os graus de liberdade é importante não só do ponto de vista científico, mas também para aplicações tecnológicas. Em geral, as famílias mais interessantes pertencentes a essa classe de materiais são os cupratos, que apresentam supercondutividade em alta temperatura crítica, os rutanatos, que apresentam coexistência de supercondutividade e magnetismo, os multiferrôicos, que apresentam coexistência de ordem magnética e elétrica, e as manganitas, que apresentam o efeito de magnetoresistência colossal. As manganitas e os multiferróicos são de interesse nessa linha de pesquisa..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
3.
Síntese e Caracterização de Micro/nanoestruturas Hierárquicas

Objetivo: Devido a aplicações em dispositivos como sensores, transdutores e catalizadores, pesquisa envolvendo síntese destas nanoestruturas - nanofios, nanotubos, nanopartículas - tem recebido muita atenção de pesquisadores atuando na área de matéria condensada. Síntese e estudo das propriedades físicas de micro/nanoestruturas hierárquicas de óxido de metal de transição. Várias famílias de óxidos de metais são de interesse: Zn, Sn, Pb, Cu, Ni, Ti, Fe. O objetivo principal é obter um melhor entendimento da cinética de formação de nanofios, microtubos e estruturas hierárquicas, bem como das propriedades físicas. Espera-se obter nanofios homogêneos com grande razão de aspecto decorando microtubos não só de Zn, mas também de outros metais com ponto de fusão baixo. As diferentes aplicações de nanofios e microtubos podem ser combinadas em um único dispositivo. Além disso, outros materiais nanométricos podem ser funcionalizados na ponta dos nanofios sobre o microtubo..
4.
Origem de Magnetismo em Nanoestruturas

Objetivo: Ainda nesta mesma frente de pesquisa científica, pretende-se obter um melhor entendimento da origem do magnetismo em sistemas nanoestruturados. O maior apelo tecnológico seria a integração de propriedades semicondutoras com ferromagnetismo. Essas duas funcionalidades do elétron têm sido o foco da área de spintrônica por causa da dificuldade associada com a injeção de spins em dispositivos semicondutores não magnéticos. Observação de ferromagnetismo em semicondutores é raro. Recentemente, estudos têm mostrado que ferromagnetismo pode ser observado em nanopartículas de óxido que não deveriam ser magnéticos tais como: CeO2, Al2O3, ZnO, In2O3, and SnO2. Esses materiais são diamagnéticos em escala macroscópica. Parece que ferromagnetismo é uma característica universal em materiais nanoestruturados. A origem desse tipo de magnetismo não é muito bem entendida na literatura. Esse é o principal objetivo dessa linha de pesquisa. Um estudo sistemático das propriedades magnéticas focando na origem do ferromagnetismo (e por que desaparece em bulk ?) irá nos dar um melhor entendimento e provavelmente uma possível separação das contribuições magnéticas..
5.
Magnetismo em Nanopartículas Magnéticas e Multiferróicas

Objetivo: Nanopartículas magnéticas são de grande interesse científico interdisciplinar incluindo aplicações em fluidos magnéticos, armazenamento de informação, biotecnologia/biomedicina, catálise entre outros. Os sistemas magnéticos nanoscópicos apresentam uma grande variedade de outras propriedades físicas interessantes, formando um conjunto único para o estudo de diversos problemas em física da matéria condensada, como super-paramagnetismo, tunelamento eletrônico, comportamentos do tipo vidro de spin e interações críticas entre outros..


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Caracterização das propriedades elétricas em materiais magneto-elétrico
Descrição: Muita atenção tem sido devotada ao campo de materiais magnetoelétricos nanoestruturados. Além de ciência fundamental, esses materiais são muito atraentes na indústria eletrônica, bem como meios de armazenamento magnético e conversão de energia solar, devido à sua escala nanométrica. Propriedades semicondutoras, juntamente com a funcionalidade de ordem ferromagnético, têm sido o foco da área de spintrônica. No entanto, estudos sistemáticos sobre a correlação entre as propriedades elétricas e magnéticas são incipientes. Neste projeto, pretende-se estudar as propriedades de transporte elétrico em óxidos de metais de transição e correlaciona-las com as magnéticas. Muitos efeitos físicos importantes como magnetorresistência e aqueles ditos multiferróicos são originados devido a forte correlação entre os graus de liberdade carga elétrica e momento magnético de spin..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Jose Antonio Souza - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Synthesis and Characterization of Physical Properties of Nanosized Materials
Descrição: A considerable effort has been put forward in order to grow magnetoelectric nanostructured materials. Besides fundamental science, they are very attractive in the electronic industry as well as magnetic storage media, solar energy conversion due to their nanometer scale. Semiconducting properties along with ferromagnetic order functionality have been the focus in the area of spintronics. It is believed that all metal oxides in nanostructured forms would exhibit ferromagnetic order at room temperature which disappears in bulk samples. The general understanding is that the origin of ferromagnetism in these materials is the magnetic exchange interactions between localized electron spin moments resulting from uncompensated charges, intrinsic defects, cation or anion vacancies at the surfaces of the nanostructures. However, systematic studies on the origin of ferromagnetism are lacking. Within is context, we intend to study the physical properties of transition metal oxides and conventional multiferroic system in nanosized scale focusing on the origin of ferromagnetism and ferroelectricity..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Jose Antonio Souza - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Origem do magnetismo em materiais nanoestruturados
Descrição: Grandes esforços têm sido envidados na obtenção de materiais magnetoelétricos nanoestruturados. Além da ciência básica, esse materiais são muito atrativos nas industrias eletrônica, conversão de energia, mídia de gravação, e principalmente spintrônica devido sua escala nanométrica. Funcionalidades baseadas em propriedades semicondutoras unidas a ordem ferromagnética têm sido o grande objetivo na área de spintrônica. Acredita-se que todos os óxidos de metais em escala nanométrica exibem ferromagnetismo na temperatura ambiente o qual desaparece em escalas macroscópicas. Dentro desse contexto, o objetivo desse projeto é estudar as propriedades físicas de óxidos de metais de transição em escala nanométrica (nanofios e nanopartículas) focando principalmente na origem do ferromagnetismo e da ferroeletricidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jose Antonio Souza - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Caracterização das Propriedades Dielétricas de Materiais
Descrição: Uma classificação familiar e conveniente que pode ser feita em todos os materiais é entre metal e isolante. Existem ainda alguns poucos materiais que podem se transformar de um em outro ou vice-versa, quando submetidos à substituição química, variações de pressão, campo magnético ou ainda temperatura. Neste contexto, o estudo do mecanismo de transporte e das propriedades dielétricas em materiais diversos é importante para aplicações tecnológicas e também para um melhor entendimento das propriedades físicas fundamentais da matéria. Esse projeto tem como objetivo estudar as contribuições resistivas, capacitivas e indutivas por meio de medidas de espectroscopia de impedância e polarização elétrica (curvas de histerese) em materiais poliméricos, cerâmicos, vítreos, magnéticos, supercondutores e ferroelétricos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (17) / Doutorado: (21) .
Integrantes: Jose Antonio Souza - Coordenador / Alves, W. A. - Integrante / Marcia T. Escote - Integrante / Daniel Zanetti de Florio - Integrante / Alexandre Lanfredi - Integrante / Flavio Leandro Souza - Integrante / Mauro Coelho dos Santos - Integrante / Hugo Barbosa Suffredini - Integrante / Jose Fernando Queiruga Rey - Integrante / Paula Homen de Melo - Integrante / Jeroen Schonmaker - Integrante / Vani Xavier de Oliveira Junior - Integrante / Adriano Benvenho - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
2010 - 2012
Síntese de materiais e caracterização das suas propriedades termodinâmicas e transporte elétrico
Descrição: O projeto de pesquisa científico proposto para os próximos anos contempla um estudo sistemático das propriedades térmicas, magnéticas e de transporte elétrico em diversos sistemas de interesse. (1) Estudo de sistemas com propriedades físicas fortemente correlacionadas com ênfase em transições de fase e fenômenos críticos. Neste sistema, duas famílias de óxidos são de interesse: manganitas - com propriedades magnéticas (spin), eletrônicas (carga) e estruturais (rede cristalina) fortemente correlacionadas; multiferrôicos ? que apresentam coexistência de ordem magnética e elétrica, com possível acoplamento entre elas; (2) Materiais magnéticos moleculares. (3) Nanoparticulas magnéticas e metálicas embebidas em matrizes poliméricas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jose Antonio Souza - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Síntese e Caracterização de Materiais com Propriedades Físicas Interessantes.
Descrição: O projeto de pesquisa científico proposto contempla um estudo sistemático das propriedades térmicas e de transporte elétrico em diversos sistemas de interesse. (1) Estudo de sistemas com propriedades físicas fortemente correlacionadas com ênfase em transições de fase e fenômenos críticos. Neste sistema, duas famílias de óxidos são de interesse imediato: manganitas - com propriedades magnéticas (spin), eletrônicas (carga) e estruturais (rede cristalina) fortemente correlacionadas; multiferrôicos ? que apresentam coexistência de ordem magnética e elétrica, com possível acoplamento entre elas; (2) Complexos orgânicos dopados com metais de transição. (3) Nanoparticulas magnéticas e metálicas embebidas em polímeros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jose Antonio Souza - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: Journal of Physics. Condensed Matter
2006 - Atual
Periódico: Journal of Alloys and Compounds
2006 - Atual
Periódico: Physical Review B - Condensed Matter and Materials Physics
2007 - Atual
Periódico: Physica Scripta
2007 - Atual
Periódico: Journal of Physics. D, Applied Physics
2008 - Atual
Periódico: Materials Research
2008 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo
2008 - Atual
Periódico: Physical Review Letters


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Materiais Dielétricos e Propriedades Dielétricas.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Transp. Eletrônicos e Prop. Elétricas de Superfícies; Interfaces e Películas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Best Poster Award in First Prize, European Materials Research Society.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:40
Total de citações:453
Fator H:13
Souza, Jose A  Data: 14/12/2018

SCOPUS

Outras
Total de trabalhos:46
Total de citações:622
Indice H 14 - https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=RPo3Q9gAAAAJ  Data: 31/07/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, GUILHERME FERREIRA LEMOS2018PEREIRA, GUILHERME FERREIRA LEMOS ; COSTA, FANNY NASCIMENTO ; Souza, José Antonio ; HADDAD, PAULA SILVIA ; Ferreira, Fabio Furlan . Parametric Rietveld refinement and magnetic characterization of superparamagnetic iron oxide nanoparticles. JOURNAL OF MAGNETISM AND MAGNETIC MATERIALS, v. 456, p. 108-117, 2018.

2.
POMAR, C. DIAZ2018POMAR, C. DIAZ ; Martinho, H. ; FERREIRA, F. F. ; GOIA, T. S. ; RODAS, A. C. D. ; SANTOS, S. F. ; Souza, J. A. . Synthesis of magnetic microtubes decorated with nanowires and cells. AIP Advances, v. 8, p. 045008, 2018.

3.
POMAR, CESAR D.2018POMAR, CESAR D. ; SOUZA, ARYANE T. ; SOMBRIO, GUILHERME ; SOUZA, FLAVIO L. ; BONVENT, JEAN J. ; Souza, Jose A. . Synthesis of SnS and ZnS Hollow Microarchitectures Decorated with Nanostructures and Their Photocatalytic Behavior for Dye Degradation. ChemistrySelect, v. 3, p. 3774-3780, 2018.

4.
COUTINHO, ISABELA T.2018COUTINHO, ISABELA T. ; NEVES, A.A.R. ; SOMBRIO, G. ; SOUZA, J.A. . Surface tension driven flow forming aluminum oxide microtubes. INTERNATIONAL JOURNAL OF HEAT AND MASS TRANSFER, v. 126, p. 32-38, 2018.

5.
ZÚÑIGA, A.2018ZÚÑIGA, A. ; FONSECA, L. ; SOUZA, J.A. ; RIVALDO-GOMEZ, C. ; POMAR, C. DÍAZ ; CRIADO, D. . Anomalous ferromagnetic behavior and size effects in CuO nanowires. JOURNAL OF MAGNETISM AND MAGNETIC MATERIALS, v. 471, p. 77-81, 2018.

6.
RAMIREZ, F.E.N.2017RAMIREZ, F.E.N. ; MARINHO DA SILVA, E. ; LEÃO, C.R. ; SOUZA, J.A. . Comprehensive theoretical and experimental study of electrical transport mechanism on BiFeO 3 multiferroic nanoparticles. JOURNAL OF ALLOYS AND COMPOUNDS, v. 720, p. 47-53, 2017.

7.
SOMBRIO, GUILHERME2017SOMBRIO, GUILHERME ; RIVALDO-GÓMEZ, C.M. ; POMAR, CESAR.A.D. ; SOUZA, JOSE.A. . Lattice diffusion and vapor solid growths forming nanoarchitectures on ZnO nanowires. SUPERLATTICES AND MICROSTRUCTURES, v. 112, p. 180-185, 2017.

8.
RHEN, F. M. F.2016RHEN, F. M. F. ; RICHARDSON, D. ; POMAR, C. A. D. ; Souza, J. A. . Investigation of Magnetic Properties of Ni-B Nanotubes at Low Temperatures. IEEE Transactions on Magnetics, v. 52, p. 1-4, 2016.

9.
ROCCO, D. L.2016ROCCO, D. L. ; DE CAMPOS, A. ; CARVALHO, A. MAGNUS G. ; DOS SANTOS, A. O. ; DA SILVA, L. M. ; GAMA, S. ; DA LUZ, M. S. ; VON RANKE, P. ; DE OLIVEIRA, N. A. ; COELHO, A. A. ; CARDOSO, L. P. ; Souza, J. A. . Influence of chemical doping and hydrostatic pressure on the magnetic properties of Mn 1 x Fe x As magneto. Physical Review B, v. 93, p. 054431, 2016.

10.
RIVALDO-GÓMEZ, C. M.2016RIVALDO-GÓMEZ, C. M. ; FERREIRA, F. F. ; LANDI, G. T. ; Souza, J. A. . New route for hollow materials. Scientific Reports, v. 6, p. 32107, 2016.

11.
Ramirez, F. E. N.2016Ramirez, F. E. N. ; ESPINOSA, E. E. ; PEDROZA, LUANA S. ; Souza, J. A. . Humidity sensing effect in Bi25FeO39 sillenite-like compound. Journal of Materials Science (Dordrecht. Online), v. 51, p. 1-8, 2016.

12.
RIVALDO-GÓMEZ, C. M.2015 RIVALDO-GÓMEZ, C. M. ; ZÚÑIGA, A. ; CRIADO, D. ; SCHOENMAKER, J. ; Souza, J. A. . Microtubes decorated with nanowires. Applied Physics Letters (on-line), v. 106, p. 213104, 2015.

13.
RAMIREZ, F.E.N.2015RAMIREZ, F.E.N. ; CABRERA-PASCA, G.A. ; MESTNIK-FILHO, J. ; CARBONARI, A.W. ; SOUZA, J.A. . Magnetic and transport properties assisted by local distortions in Bi2Mn4O10 and Bi2Fe4O9 multiferroic compounds. Journal of Alloys and Compounds, v. 651C, p. 405-413, 2015.

14.
RAMIREZ, FABIAN E.N.2015RAMIREZ, FABIAN E.N. ; PASCA, GABRIEL A.C. ; Souza, Jose A. . Possible misleading interpretations on magnetic and transport properties in BiFeO3 nanoparticles caused by impurity phase. Physics Letters. A (Print), v. 379, p. 1549-1553, 2015.

15.
RIVALDO-GÓMEZ, C. M.2015 RIVALDO-GÓMEZ, C. M. ; CABRERA-PASCA, G. A. ; ZÚÑIGA, A. ; CARBONARI, A. W. ; Souza, J. A. . Hierarchically structured nanowires on and nanosticks in ZnO microtubes. Scientific Reports, v. 5, p. 15128, 2015.

16.
N. RAMIREZ, FABIAN E.2014N. RAMIREZ, FABIAN E. ; Souza, José Antonio . The Non-Adiabatic Polaron Model Revisited. Brazilian Journal of Physics (Impresso), v. 44, p. 00, 2014.

17.
RAMIREZ, FABIAN E.N.2013RAMIREZ, FABIAN E.N. ; FRANCISQUINI, ELTON ; Souza, José Antonio . Nature of short-range order in the paramagnetic state of manganites. Journal of Alloys and Compounds, v. 571, p. 21-24, 2013.

18.
Souza, J. A.2013Souza, J. A.; CRIADO, D. ; ZUNIGA, A. ; MIRANDA, V. N. ; Ramirez, F. E. N. ; Masunaga, S. H. ; JARDIM, R. F. . Enhanced ferromagnetism in CuO nanowires on the top of CuO nanograins. Journal of Applied Physics, v. 114, p. 173907, 2013.

19.
Ramirez, Fabian Enrique Nima2012Ramirez, Fabian Enrique Nima ; Ferreira, Fabio Furlan ; Alves, Wendel Andrade ; Rey, José Fernando Queiruga ; Souza, José Antonio ; Souza, J. A. . Magnetic, structural, and transport properties at very high temperature in manganites. Journal of Magnetism and Magnetic Materials, v. 324, p. 2011-2018, 2012.

20.
Marangoni, Valéria S.2012Marangoni, Valéria S. ; Martins, Marccus Victor A. ; Souza, José A. ; Oliveira, Osvaldo N. ; Zucolotto, Valtencir ; Crespilho, Frank N. . The processing of polyelectrolyte-covered magnetite nanoparticles in the form of nanostructured thin films. Journal of Nanoparticle Research, v. 14, p. 769, 2012.

21.
AMARAL, H.R.2012AMARAL, H.R. ; KOGIKOSKI, S. ; SILVA, E.R. ; SOUZA, J.A. ; Alves, W.A. . Micro- and nano-sized peptidic assemblies prepared via solid-vapor approach: Morphological and spectroscopic aspects. Materials Chemistry and Physics, v. 137, p. 628-636, 2012.

22.
Ramirez, F. E. N.2011Ramirez, F. E. N. ; Cunha, B. B. ; Alves, W. A. ; JARDIM, R. F. ; MUCCILLO, R. ; Souza, J. A. . Structural, electronic, and magnetic entropy contributions of the orbital order-disorder transition in LaMnO3. Phase Transitions (Print), v. 84, p. 284-290, 2011.

23.
Martins, Tatiana D.2011Martins, Tatiana D. ; de Souza, Ma?rcia I. ; Cunha, Bruno B. ; Takahashi, Pedro M. ; Ferreira, Fabio F. ; Souza, Jose? A. ; Fileti, Eudes E. ; Alves, Wendel A. . Influence of pH and Pyrenyl on the Structural and Morphological Control of Peptide Nanotubes. Journal of physical chemistry. C, v. 115, p. 7906-7913, 2011.

24.
Ferreira, P M G L2011Ferreira, P M G L ; Souza, J A . Scaling behavior of nearly first order magnetic phase transitions. Journal of Physics. Condensed Matter (Print), v. 23, p. 226003, 2011.

25.
Fier, I.2011Fier, I. ; Walmsley, L. ; Souza, J. A. . Relaxor behavior in multiferroic BiMn2O5 ceramics. Journal of Applied Physics, v. 110, p. 084101, 2011.

26.
Souza, J. A.2010Souza, J. A.; NEUMEIER, J. J. ; White, B. D. ; Yu, Yi-Kou . Analysis of the critical behavior associated with the antiferromagnetic transitions of LaMnO_{3} and CaMnO_{3}. Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics, v. 81, p. 172410, 2010.

27.
Cipriano, T. C.2010Cipriano, T. C. ; Takahashi, P. M. ; Lima, D. ; Oliveira, V. X. ; Souza, J. A. ; Martinho, H. ; Alves, W. A. . Spatial organization of peptide nanotubes for electrochemical devices. Journal of Materials Science, v. 45, p. 5101-5108, 2010.

28.
Souza, J A2009Souza, J A; JARDIM, R F . Electrical transport in disordered and ordered magnetic domains under pressures and magnetic fields. Journal of Physics. D, Applied Physics, v. 42, p. 032006, 2009.

29.
White, B. D.2009White, B. D. ; Souza, J. A. ; Chiorescu, C. ; NEUMEIER, J. J. ; Cohn, J. L. . Magnetic, transport, and thermodynamic properties of CaMn_{2}O_{4} single crystals. Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics, v. 79, p. 104427, 2009.

30.
ZHOU, H. D.2008ZHOU, H. D. ; Choi, E. S. ; SOUZA, J. A. ; Lu, J ; Xin, Y ; Lumata, L. L. ; Conner, B. S ; Balicas, L ; Brooks, J. S. ; NEUMEIER, J. J. ; Wiebe, C. R. . Magnetic polaron driven magnetoresistance in the pyrochlore Lu2V2O7. Physical Review B - Condensed Matter and Materials Physics, v. 77, p. 020411(R), 2008.

31.
Granado, E2008Granado, E ; Eleotério, M. S. ; FLORES, A F Garcia ; SOUZA, J. A. ; Golovenchits, E. I. ; Sanina, V. A. . Magnetoelastic and thermal effects in the BiMn2O5 lattice: A high-resolution x-ray diffraction study. Physical Review B - Condensed Matter and Materials Physics, v. 77, p. 134101, 2008.

32.
Souza, J. A.2008 Souza, J. A.; TERASHITA, H. ; Granado, E. ; JARDIM, R. F. ; OLIVEIRA, N. F. ; MUCCILLO, R. . Polaron liquid-gas crossover at the orthorhombic-rhombohedral transition of manganites. Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics, v. 78, p. 054411, 2008.

33.
White, B. D.2008White, B. D. ; dos Santos, C. A. M. ; SOUZA, J. A. ; NEUMEIER, J. J. . Crystal growth and characterization of Marokite CaMn2O4. Journal of Crystal Growth, v. 310, p. 3325-3330, 2008.

34.
SOUZA, J. A.;Souza, J. A.;Souza, J A;Souza, Jose A.;Souza, José A.;SOUZA, J.A.;Souza, José Antonio;SOUZA, JOSE.A.2008 SOUZA, J. A.; NEUMEIER, J. J. ; YU, Yi-kuo . Magnetic signatures of ferromagnetic polarons in La_{0.7}Ca_{0.3}MnO_{3} : Colossal magnetoresistance is not a Griffiths singularity. Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics, v. 78, p. 014436, 2008.

35.
SOUZA, J. A.;Souza, J. A.;Souza, J A;Souza, Jose A.;Souza, José A.;SOUZA, J.A.;Souza, José Antonio;SOUZA, JOSE.A.2007SOUZA, J. A.; NEUMEIER, J. ; JARDIM, R. F. . The effect of disorder on the thermodynamic phase transition in La0.70Ca0.30MnO3. Physical Review. B, Condensed Matter. (Cessou 1997. Cont. 1098-0121 Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics), v. 75, p. 012412, 2007.

36.
SOUZA, J. A.;Souza, J. A.;Souza, J A;Souza, Jose A.;Souza, José A.;SOUZA, J.A.;Souza, José Antonio;SOUZA, JOSE.A.2007SOUZA, J. A.; NEUMEIER, J. J. ; Bollinger, R. K. ; McGuire, B. ; dos Santos, C. A. M. ; TERASHITA, H. . Magnetic susceptibility and electrical resistivity of LaMnO3, CaMnO3, and La1-xSrxMnO3 in the temperature range 300 - 900 K.. Physical Review B - Condensed Matter and Materials Physics, v. 76, p. 024407, 2007.

37.
dos Santos, C. A. M.2007dos Santos, C. A. M. ; White, B. D. ; YU, Yi-kuo ; NEUMEIER, J. J. ; SOUZA, J. A. . Dimensional Crossover in the purple bronze Li0.9Mo6O17. Physical Review Letters, v. 98, p. 266405, 2007.

38.
FONSECA, F. C.2007FONSECA, F. C. ; SOUZA, J. A. ; MUCCILLO, E. N. S. ; MUCCILLO, R. ; JARDIM, R. F. . ac and dc magnetotransport properties of the phase-separated La0.6Y0.1Ca0.3MnO3 manganite. Journal of Materials Science, v. 43, p. 503-509, 2007.

39.
SOUZA, J. A.;Souza, J. A.;Souza, J A;Souza, Jose A.;Souza, José A.;SOUZA, J.A.;Souza, José Antonio;SOUZA, JOSE.A.2006SOUZA, J. A.; JARDIM, Renato F . Evidence of hopping of charge carriers in the clustered state of mangenites. Journal of Non-Crystalline Solids, v. 352, p. 3725-3728, 2006.

40.
SOUZA, J. A.;Souza, J. A.;Souza, J A;Souza, Jose A.;Souza, José A.;SOUZA, J.A.;Souza, José Antonio;SOUZA, JOSE.A.2005SOUZA, J. A.; JARDIM, R. F. . Magnetoresistivity in the clustered state of La0.7-xYxCa0.3MnO3 manganites. Physical Review. B, Condensed Matter. (Cessou 1997. Cont. 1098-0121 Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics), v. 71, p. 54404, 2005.

41.
SOUZA, J. A.;Souza, J. A.;Souza, J A;Souza, Jose A.;Souza, José A.;SOUZA, J.A.;Souza, José Antonio;SOUZA, JOSE.A.2005 SOUZA, J. A.; JARDIM, R F ; YU, Yi-kuo ; NEUMEIER, J. J. ; TERASHITA, H. . Method for Analyzing Second-Order Phase Transitions: Application to the Ferromagnetic Transition of a Polaronic System. Physical Review Letters, v. 94, n.207209-2, p. 207209-1, 2005.

42.
FONSECA, F. C.2003FONSECA, F. C. ; SOUZA, J. A. ; JARDIM, R. F. ; MUCCILLO, R. ; MUCCILLO, E. N. S. ; GOUVÊA, D. ; JUNG, M. H. ; LACERDA, A. H. . Transport Properties and Phase Separation in La0.6Y0.1Ca0.3MnO3 Ceramics. Physica Status Solidi. B, Basic Research, v. 199, n.2, p. 255-264, 2003.

43.
GOYA, G.2002GOYA, G. ; SOUZA, J. A. ; JARDIM, Renato F . Mossbauer spectroscopy and magnetoresistivity of 57Fe substituted Mn in La0.7-xYxCa0.3MnO3 manganites. Journal of Applied Physics, v. 91, p. 7932-7934, 2002.

44.
MARQUES, R. F. C.2002MARQUES, R. F. C. ; SOUZA, J. A. ; JAFELICCI JR, M. ; PAIVASANTOS, C. O. ; JARDIM, R F ; GODOI, R. H. M. ; VARANDA, L. C. . Nanoparticle Synthesis of La1-xSrxMnO3 (0.1,0.2, and 0.3). IEEE Transactions on Magnetics, v. 38, p. 2892, 2002.

45.
FONSECA, F. C.2002FONSECA, F. C. ; SOUZA, J. A. ; MUCCILLO, R. ; MUCCILLO, E. N. S. ; GOUVÊA, D. ; JUNG, M. H. ; LACERDA, A. H. ; JARDIM, R F . Transport properties of polycrystalline La0.6Y0.1Ca0.3MnO3 compounds with different porosities. Journal of the European Ceramic Society, v. 24, n.6, p. 1271-1275, 2002.

46.
SOUZA, J. A.;Souza, J. A.;Souza, J A;Souza, Jose A.;Souza, José A.;SOUZA, J.A.;Souza, José Antonio;SOUZA, JOSE.A.2001SOUZA, J. A.; JARDIM, R. F. ; MUCCILLO, R. ; MUCCILLO, E. N. S. ; TORIKACHVILI, M. S. ; NEUMEIER, J. J. . Impedance spectroscopy evidence of the phase separation in La0.3Pr0.4Ca0.3MnO3. Journal of Applied Physics, v. 89, p. 6636, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
FRANCISQUINE, E. ; SCHOENMAKER, J. ; Souza, J A . Nanopartículas Magnéticas e suas Aplicações. In: Wendel Andrade Alves. (Org.). Nanopartículas Magnéticas e suas Aplicações. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2014, v. 10, p. 269-288.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J. A.; JARDIM, Renato F . Evidence of hopping of charge carriers in the clustered state of manganites. In: III International Symposiun on Non-Crystalline Solids, 2005, Maringá-PR, 2005.

2.
MARQUES, R. F. C. ; SOUZA, J. A. ; JAFELICCI JR, M. ; SANTOS, C. O. P. ; GODOI, H. M. ; VARANDA, L. C. ; JARDIM, R F . Nanoparticle Synthesis of La1-xSrxMnO3 Perovskites. In: The IEEE Intermag Conference, 2002, Amsterdam. IEEE Transactions on Magnetics, 2002. v. 38. p. 2892.

3.
SOUZA, J. A.; JARDIM, R F ; MUCCILLO, R. ; MUCCILLO, E. N. S. ; TORIKACHVILI, M. S. ; NEUMEIER, J. . Impedance spectroscopy evidence of the phase separation in La0.3Pr0.4Ca0.3MnO3 manganite. In: 8th Joint MMM-Intermag Conference, 2001, San Antonio, 2001.

4.
JARDIM, R F ; SOUZA, J. A. ; GOYA, G. . Mössbauer spectroscopy and magnetoresistivity of 57Fe substituted Mn in La1-xYxCa0.3MnO3 manganites. In: 46th Annual Conference on Magnetism & Magnetic Materials, 2001, Seattle, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
White, B. D. ; NEUMEIER, J. J. ; SOUZA, J. A. ; CHIORESCU C ; COHN J. L. . Electrical, Thermal, and Magnetic Properties of Single Crystal CaMn2O4 Marokite. In: APS March Meeting, 2008, New Orleans. APS March Meeting, 2008.

2.
SOUZA, J. A.; White, B. D. ; NEUMEIER, J. J. ; dos Santos, C. A. M. ; YIKUO, Yu . Critical Exponents and Pressure Dependence of Tc of La(Ca)MnO3. In: APS-March Meeting, 2007, Denver-USA. APS-March Meeting, 2007.

3.
White, B. D. ; SOUZA, J. A. ; T. Huynh ; dos Santos, C. A. M. ; K. J. McClellan ; NEUMEIER, J. J. . Crystal Growth of Perovskite Mn-Oxides CaMnO3 and La0.7Ca0.3MnO3 Using floating-Zone Method. In: APS-March Meeting, 2007, Denver-USA. APS-March Meeting, 2007.

4.
NEUMEIER, J. J. ; SOUZA, J. A. ; YU, Yi-kuo . Magnetic susceptibility of La0.7Ca0.3MnO3 at very low magnetic fields in the vicinity of the FM transition. In: APS-March Meeting, 2007, Denver-USA. APS-March Meeting, 2007.

5.
dos Santos, C. A. M. ; White, B. D. ; YU, Yi-kuo ; NEUMEIER, J. J. ; SOUZA, J. A. . Possible Dimensional Crossover in Li0.9Mo6O17 observed through Thermal Expansion Experiments. In: APS-March Meeting, 2007, Denver-USA. APS-March Meeting, 2007.

6.
SOUZA, J. A.; YIKUO, Yu ; NEUMEIER, John J ; TERASHITA, H ; JARDIM, Renato F . A new method for analyzing second-order phase transitions applied to the ferromagnetic transition of a polaronic system. In: APS meeting, 2005, New York. March-APS meeting, 2005.

7.
SOUZA, J. A.; JARDIM, Renato F . Magnetoresistivity in the clustered state of La0.7-xYxCa0.3MnO3 manganites. In: Encontro Nacional da Matéria Condensada, 2005, Santos. XXVIII ENFMC, 2005.

8.
FLORES, A F Garcia ; SOUZA, J. A. ; MARTINHO, H ; GRANADO, e ; JARDIM, R F . A study of La0.7-xYxCa0.3MnO3 compounds using Raman spectroscopy. In: Encontro Nacional da Matéria Condensada, 2005, Santos. XXVIII ENFMC, 2005.

9.
SOUZA, J. A.; JARDIM, Renato F . Transport and Magnetic Properties of La0.7-xYxCa0.3MnO3. In: Econtro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2003, Caxambú-MG, 2003.

10.
SOUZA, J. A.; GOYA, G. F. ; JARDIM, R F . Mössbauer spectroscopy and magnetoresistivity of 57Fe substituted Mn in La1-xYxCa0.3MnO3 manganites. In: Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2002, Caxambú. XXV ENFMC, 2002.

11.
FONSECA, F. C. ; SOUZA, J. A. ; MUCCILLO, R. ; MUCCILLO, E. N. S. ; GOUVÊA, D. ; JUNG, M. H. ; LACERDA, A. H. ; JARDIM, R F . Transport properties and phase separation in polycrystalline La0.6Y0.1Ca0.3MnO3 compounds with different pore concentrations. In: Encontro Nacional da Matéria Condensada, 2002, Caxambú. XXV ENFMC, 2002.

12.
SOUZA, J. A.; MUCCILLO, R. ; MUCCILLO, E. N. S. ; GOUVÊA, D. ; LACERDA, A. H. ; JARDIM, R F . Magnetoresistance in La0.6Y0.1Ca0.3MnO3 manganites. In: III Escola Brasileira de Magnetismo, 2001, Porto Alegre. Escola Brasileira de Magnetismo Jorge André Swieca, 2001.

13.
SOUZA, J. A.; MUCCILLO, R. ; MUCCILLO, E. N. S. ; TORIKACHVILI, M. S. ; NEUMEIER, J. J. ; JARDIM, R F . Impedance spectroscopy evidence of the phase separation in La0.3Pr0.4Ca0.3MnO3 manganite. In: Encontro Nacional da Matéria Condensada, 2001, São Lourenço. XXIV ENFMC, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, J.A.; Zuniga, A ; Criado, D ; Masunaga, S. H. ; Jardim, R. F. . Magnetic properties of CuO nanowires on Cu2O layer. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Ramirez, F. E. N. ; SOUZA, J. A. . A modified small polaron hopping mechanism. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Francischini, E. ; SOUZA, J. A. ; Alves, W.A. ; RHEN, F. M. F. ; S., M. S. ; Vanda Maria de Oliveira ; Joel Camargo Rubim . Magnetic properties of Fe3O4 and CoFe2O4 nanoparticles functionalized with L-aspartic acid. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Criado, D ; Souza, José A. ; Zuniga, A ; Miranda, V. N. A. . Magnetoresistance effect on (Zn metallic core /ZnO nanostructured layer + ZnO nanowires shell) system. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Leal Ferreira, P. M. G. ; Souza, J. A. . Scaling behavior of nearly first order magnetic phase transition. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Souza, J. A.. Thermodynamic and critical behavior of spin-lattice coupled phase transitions. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Ramirez, F. E. N. ; FERREIRA, F. F. ; JARDIM, R. F. ; Souza, J. A. . Structural, magnetic, and transport properties of La1-xCaxMnO3. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Alves, W ; Souza, J. A. ; Pinheiro, M. V. B. ; Haber F. E. ; Froyer, G ; Chauvet Oliver ; Alves, W. A. . Syntesis and characterization of titanate nanotubes modified with 2,9,16,23-tetracarboxyl copper(II) phthalocyanine. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Souza, J. A.. Thermodynamics and critical behavior of spin-lattice coupled phase transitions. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
Cunha, B. B. ; FERREIRA, F. F. ; Alves, W. A. ; Cipriano, T. C. ; Souza, J. A. . Synthesis and structural characterization of Fe-doped dipeptide nanotubes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Ramírez, FEN ; Souza, J. A. ; JARDIM, R. F. ; Rey, J. F. Q. . IV International Symposium on Advanced Materials and Nanostrutures. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
Ramirez, F. E. N. ; JARDIM, R. F. ; Souza, J. A. . Spin, charge, and lattice coupling close to the colossal magnetoresistivity effect. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, J. A.. Estudo das propriedades termodinâmicas e eletrônicas em manganitas 2006 (Tese de Doutorado).

2.
SOUZA, J. A.. Controle microestrutural e magnetorresistência intergranular em manganitas La1-xYxCa0.3MnO3; x = 0 e 0.10. São Paulo: USP, 2002 (Dissertação de Mestrado).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 Souza, José Antonio; Cynthia Marina Gomez . MÉTODO PARA OBTENÇÃO DE MICROTUBOS DE ÓXIDO DE ZINCO ? ZnO ? COM COBERTURA DE NANOFIOS EM SUA SUPERFÍCIE EXTERNA E PRODUTO RESULTANTE. 2014, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020140191259, título: "MÉTODO PARA OBTENÇÃO DE MICROTUBOS DE ÓXIDO DE ZINCO ? ZnO ? COM COBERTURA DE NANOFIOS EM SUA SUPERFÍCIE EXTERNA E PRODUTO RESULTANTE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 01/08/2014; Concessão: 02/08/2014. Instituição(ões) financiadora(s): UFABC, Fapesp, CNPq.

2.
 Souza, J. A.; VELEZ, E. E. E. ; ESCOTE, M. T. ; CURVELLO, M. S. . Elemento Sensorial de Unidade. 2015, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020150289456, título: "Elemento Sensorial de Unidade" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 18/11/2015

3.
 GOMEZ, C. M. ; Souza, J A . PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MICROTUBOS DE ÓXIDO DE METAIS, SEMIMETAIS OU SEMICONDUTORES, EM ESPECIAL MICROTUBOS DE ÓXIDO DE TITÂNIO. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160195241, título: "PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MICROTUBOS DE ÓXIDO DE METAIS, SEMIMETAIS OU SEMICONDUTORES, EM ESPECIAL MICROTUBOS DE ÓXIDO DE TITÂNIO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito PCT: 24/08/2016Instituição(ões) financiadora(s): Fapesp, CNPq.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, J.A.. Participação em banca de Eduardo Gimenes Jabes. Síntese e caracterização de nanopartículas de matriz polimérica contendo nanopartículas ferrimagnéticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC.

2.
SOUZA, J. A.. Participação em banca de Bruna Niccoli Ramirez. Síntese e Caracterização de Compostos LaNi1-xFexO3 para Aplicação em Célula a Combustível de Óxido Sólido. 2014. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC.

3.
SOUZA, J. A.. Participação em banca de Elton Francisquini. Caracterização das Propriedades Morfológicas, estruturais e Magnéticas de nanopartículas Fe3O4 e Fe2CoO4 em matriz orgânica. 2013. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC.

4.
SOUZA, J. A.. Participação em banca de Bruno Barros Cunha. Propriedades Estruturais e Morfológicas de Nanoestruturas de Peptídeos. 2011. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC.

5.
Souza, J. A.. Participação em banca de Gabriel Ricardo G¶omez Eslava. Magnetizacão e Calor Especifico em Manganitas de LaPr(CaSr)MnO. 2010. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
SOUZA, J.A.. Participação em banca de Juan Camilo Quiceno. Ab initio study of advanced materials: the cases of FeGa3 and Borophene. 2017. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC.

2.
SOUZA, J.A.. Participação em banca de Michael Cabrera Baez. Fundamental electronic and magnetic interactions in the cage compounds RT2Zn20. 2017. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC.

Qualificações de Doutorado
1.
SOUZA, J. A.. Participação em banca de Luis Ismael Asmat López. Tunelamento quântico em sistemas de baixa dimensionalidade baseados em GaAs e grafeno. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Física) - Universidade Federal do ABC.

Qualificações de Mestrado
1.
Souza, J. A.. Participação em banca de Alexander Raul Naupa. Síntese e caracterização de nanoestruturas de manganites produzidas por síntese hidrotermal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Física) - Universidade Federal do ABC.

2.
SOUZA, J. A.. Participação em banca de Mawin Javier Martinez Jimenez. Caracterização de moléculas orgânicas de baixo peso molecular e aplicação em OLEDs. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Física) - Universidade Federal do ABC.

3.
SOUZA, J. A.. Participação em banca de Yohel Gomingo Larrauri Pizarro. Cálculos de Primeiros Princípios do Composto Intermetálico FeGa3. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Física) - Universidade Federal do ABC.

4.
SOUZA, J. A.. Participação em banca de Marcio Sena Curvello. Estudo da Propriedades Magnetoelétricas de compostos Eu1-xBaxTiO3. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Escola Brasileira de Magnetismo Jorge André Swieca.Escola Brasileira de Magnetismo Jorge André Swieca. 2001. (Oficina).

2.
I curso de verão do IF_USP.I curso de verão IF-USP. 2001. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Helder Moreira Brag. Microtoroides magnéticos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Ariany Bonadio. Síntese e caracterização de peroviskitas para célula solar. Início: 2017. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

2.
Leonardo Oliveira. Propriedades físicas de materiais termoelétricos. Início: 2017. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Cynthia Marina Rivaldo Gómez. Nanoestruturas Hierárquicas e aplicações. Início: 2015. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Vinicius Gomes de Paula. Início: 2018. Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

2.
Guilherme Sombrio. Início: 2017. Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Iniciação científica
1.
Giovana Bonano. Espectroscopia de impedância em semicondutores. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cynthia Marina Rivaldo Gómez. Nano/micro estruturas hierárquicas de ZnO: síntese, propriedades morfológicas, estruturais e de transporte elétrico.. 2015. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antonio Souza.

2.
Emersson Espinosa Velez. Síntese e Estudo das Propriedades Estruturais, Morfológicas e Elétricas do Composto Bi25FeO39 e suas Potenciais Aplicações. 2015. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Univer. Orientador: Jose Antonio Souza.

3.
Elton Francisquini. Caracterização das Propriedades Morfológicas, Estruturais e Magnéticas de Nanopartículas Fe3O4 e Fe2CoO4 em Matriz orgânica. 2013. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antonio Souza.

4.
Bruno Barros Cunha. Propriedades Estruturais e Morfológicas de Nanoestruturas de Peptídeo. 2009. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antonio Souza.

5.
Fabián Enrique Nima Ramírez. Estudo das propriedades termodinâmicas e de transporte elétrico em manganitas. 2009. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Orientador: Jose Antonio Souza.

Tese de doutorado
1.
César Augusto Díaz Pomar. Origem de magnetismo em nanoestruturas. 2014. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Antonio Souza.

2.
Fabian Enrique Nima Ramirez. Estudo das Propriedades Físicas e Fenômeno Crítico em Sistemas Fortemente Correlacionados. 2011. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Jose Antonio Souza.

3.
Benjamin D. White. Magnetic, transport, and thermodynamic prorpeties of single crystal CaMn2O4. 2009. Tese (Doutorado em Physics) - Montana State University, montana state university. Coorientador: Jose Antonio Souza.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Gabriel Adolfo Cabrera Pasca. 2015. Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Jose Antonio Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabela Coutinho. FABRICAÇÃO DE MICROTUBOS DE ÓXIDO DE ALUMÍNIO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jose Antonio Souza.

2.
Paula Pereira Janusonis. Síntese, estudo das propriedades físicas e aplicações tecnológicas de microtubos magnéticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Jose Antonio Souza.

3.
Paula M. G. Leal Ferreira. Transições de fase magnéticas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Jose Antonio Souza.

Iniciação científica
1.
Kaue Castro. Síntese de nanotubos de carbono. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jose Antonio Souza.

2.
Isabela Coutinho. Redução de microtubos de TiO2. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jose Antonio Souza.

3.
João Carlos Duarte Caprera. Estudo de nanopartículas magnéticas aplicadas em tratamento de câncer através de hipertermia. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Univer. Orientador: Jose Antonio Souza.

4.
Gustavo Vermalho. Síntese de nanofios através de oxidação térmica. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Univer. Orientador: Jose Antonio Souza.

5.
Rodrigo Vinicius Lunardi. Construção e automatização de um sistema de medidas elétricas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Jose Antonio Souza.

6.
Paula M. G. Leal Ferreira. Comportamento assintotico em transições de fase magnéticas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Jose Antonio Souza.

7.
Danitza Karla Armane. Estudo de Transições de Fase. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Jose Antonio Souza.

8.
Pedro Martins Feliciano. Estudo das propriedades de transporte elétrico em manganitas.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Jose Antonio Souza.

9.
Leonardo de Avellar Frederico. Estudo das propriedades estruturais no sistema Pr1-xCaxMnO3.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Jose Antonio Souza.

10.
Brandon McGuire. Construção de um sistema para medir expansão térmica em altas temperaturas. 2006. Iniciação Científica - Montana State University. Orientador: Jose Antonio Souza.



Inovação



Patente
1.
 Souza, J. A.; VELEZ, E. E. E. ; ESCOTE, M. T. ; CURVELLO, M. S. . Elemento Sensorial de Unidade. 2015, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020150289456, título: "Elemento Sensorial de Unidade" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 18/11/2015

2.
 GOMEZ, C. M. ; Souza, J A . PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MICROTUBOS DE ÓXIDO DE METAIS, SEMIMETAIS OU SEMICONDUTORES, EM ESPECIAL MICROTUBOS DE ÓXIDO DE TITÂNIO. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160195241, título: "PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MICROTUBOS DE ÓXIDO DE METAIS, SEMIMETAIS OU SEMICONDUTORES, EM ESPECIAL MICROTUBOS DE ÓXIDO DE TITÂNIO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito PCT: 24/08/2016Instituição(ões) financiadora(s): Fapesp, CNPq.

3.
 Souza, José Antonio; Cynthia Marina Gomez . MÉTODO PARA OBTENÇÃO DE MICROTUBOS DE ÓXIDO DE ZINCO ? ZnO ? COM COBERTURA DE NANOFIOS EM SUA SUPERFÍCIE EXTERNA E PRODUTO RESULTANTE. 2014, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020140191259, título: "MÉTODO PARA OBTENÇÃO DE MICROTUBOS DE ÓXIDO DE ZINCO ? ZnO ? COM COBERTURA DE NANOFIOS EM SUA SUPERFÍCIE EXTERNA E PRODUTO RESULTANTE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 01/08/2014; Concessão: 02/08/2014. Instituição(ões) financiadora(s): UFABC, Fapesp, CNPq.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
FRANCISQUINE, E. ; SCHOENMAKER, J. ; Souza, J A . Nanopartículas Magnéticas e suas Aplicações. In: Wendel Andrade Alves. (Org.). Nanopartículas Magnéticas e suas Aplicações. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2014, v. 10, p. 269-288.



Outras informações relevantes


Coordenador do projeto na qual criou o Laboratório Multiusuário de Medidas de Propriedades Físicas. Para compor esse laboratório o MEC aprovou a liberação de R$ 1.318.119,60 para a aquisição do equipamento "Physical Property Measurement System" (PPMS-EverCool system com todos os opcionais). Esse laboratório integra a Central Multiusuário da UFABC. Outra notável experiência foi ter sido o primeiro coordenador do curso de Bacharelado em Física da UFABC, no período de 2009 a 2011. Durante essa coordenação, deu-se a aprovação do projeto pedagógico do curso pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFABC (2010) e seu reconhecimento pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC. Durante a avaliação, recebi nota máxima como coordenador em todos os quesitos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A revista Pesquisa Fapesp divulgou na edição de julho de 2015 experimentos realizados pelo grupo que resultaram na obtenção de microtubos coberto por nanofios (APL 106, 213104 (2015)) que poderá ter aplicações em nano e microeletrônica (Patente BR1020140191259). A matéria completa foi publicada online na área de Nanotecnologia e impressa na revista Pesquisa Fapesp. Veja link: http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/07/15/filamentos-inesperados/



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 6:50:36