Kátya Regina de Freitas Zara

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  • Última atualização do currículo em 22/04/2018


É professora adjunta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio (2013). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Têxteis e atua com temas como: aprendizagem significativa, Ensino de Química e atividade experimental investigativa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kátya Regina de Freitas Zara
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, Kátya Regina;FREITAS ZARA, Kátya Regina

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino Americana.
AC Parque Tecnológico Itaipu
Conjunto B
85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil - Caixa-postal: 2044
Telefone: (45) 35767376
URL da Homepage: http://www.unila.edu.br/ilatit


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Engenharia Química.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Estabilização Enzimática para Biopurga de Tecidos de Malhas de Algodão, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Antonio Augusto Ulson de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Enzimas, algodão, Bioprocesso.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Ensaios de Materiais e de Produtos; Análise de Qualidade.
2000 - 2002
Mestrado em Engenharia Química.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Caracterização e Reuso de Efluentes do Processo de Beneficiamento da Indústria Têxtil,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Antonio Augusto Ulson de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Reuso, indústria têxtil, efluentes.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias.
Setores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.
2011 - 2013
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. (Carga Horária: 610h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: Proposta de Adequação do Laboratório de Ensino de Química da UTFPR - CP.
Orientador: Marilu Martens Oliveira.
1995 - 1999
Graduação em Engenharia Química.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Projeto de Indústria de Café Solúvel.
Orientador: Camilo Freddy Mendonza Morejon.
1991 - 1994
Curso técnico/profissionalizante.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Curso Geral de Propriedade Intelectual à Distância. (Carga horária: 75h).
Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.
2015 - 2015
AutoCAD e Sketchup. (Carga horária: 24h).
Harpa Informática, HARPA, Brasil.
2012 - 2012
ISO 17025: Gestão de Qualidade em Laboratórios. (Carga horária: 16h).
Bureau Veritas, BUREAU VERITAS, Brasil.
2012 - 2012
Personal & Self Coaching. (Carga horária: 150h).
Instituto Brasileiro de Coaching, IBC COACHING, Brasil.
2011 - 2011
OHSAS 18001:2007. (Carga horária: 24h).
Brisot Consultoria e Treinamento, BRISOT, Brasil.
2011 - 2011
Elaboração de Proposta de Projeto de Pesquisa. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2010 - 2010
Produção e Utilização de Biodiesel. (Carga horária: 24h).
Faculdade Assis Gurgaz, FAG, Brasil.
2010 - 2010
Auditoria Ambiental Compulsória. (Carga horária: 40h).
Senai - Cidade Industrial de Curitiba, SENAI - CIC, Brasil.
2010 - 2010
Perícia Ambiental. (Carga horária: 16h).
Maxiambiental Treinamentos Ltda, MAXIAMBIENTAL, Brasil.
2009 - 2009
Manejo e Tratamento de Dejetos com Biodigestores. (Carga horária: 20h).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2009 - 2009
ISO 9001:2008 - Interpretação e Implementação. (Carga horária: 16h).
Bureau Veritas, BUREAU VERITAS, Brasil.
2009 - 2009
Nanotecnologia. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2005 - 2005
V Curso Tratamento Biológico de Resíduos. (Carga horária: 72h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2004 - 2004
Operação no Sistema de Cromatrografica Gasosa. (Carga horária: 16h).
Instrumentação Científica Ltda, SINC, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Workshop Internacional Produção e Comercialização. (Carga horária: 21h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2003 - 2003
Amostragem e Análises de DBO e DQO. (Carga horária: 20h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2002 - 2002
Iso 14001 Uma Experiência de Implantação. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2002 - 2002
Avaliação e Controle da Adesão Bacteriana. (Carga horária: 20h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2000 - 2000
Fermentation Technology - Módulo II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1998 - 1998
Geração Empresa. (Carga horária: 72h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
1997 - 1997
Noções de Tratamento de Residuos Líquidos. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
1997 - 1997
Cálculo Diferencial e Integral II. (Carga horária: 218h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Modelo de Projeto Auxiliado por Computador. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
1996 - 1996
Tópicos em Engenharia de Segurança. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1995 - 1996
Extensão universitária em Introdução ao Eletromagnetismo e a Ótica. (Carga horária: 150h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Materiais da Indústria Química
Gestão e Tratamento de Efluentes
02/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal da Integração Latino Americana, .

02/2017 - 07/2017
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho Técnico
03/2016 - 08/2016
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho Técnico
08/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia de Energias Renováveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Industrial
03/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho Técnico

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizagem Construtiva no Ensino de Ciências
09/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Cornélio Procópio, .

Cargo ou função
Membro da comissão responsável por elaboração de projeto.
03/2013 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa e Redação Cientifica
07/2010 - Atual
Ensino, Engenharia mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química
07/2010 - Atual
Ensino, Engenharia elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química
5/2002 - 3/2004
Ensino, Tecnologia Em Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gerenciamento do Meio Ambiente
5/2002 - 3/2004
Ensino, Tecnologia Em Eletromecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Controle de Poluição Industrial
5/2002 - 3/2004
Ensino, Tecnologia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tratamento de Águas para Abastecimento Industrial
Saneamento Básico
Química de Processos Tecnológicos

SENAI-SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, SENAI, Rep.Centro-Africana.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios Jr., Carga horária: 20

Atividades

09/2009 - 09/2009
Ensino, Segurança de Alimentos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Geral e Tecnológica I e II
Termodinâmica
04/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Geral e Tecnológica

Centro Integrado de Tecnologia E Educação Profissional da Cic, SENAI/CIC-CETSAM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 20

Atividades

4/2002 - 5/2002
Treinamentos ministrados , Centro Integrado de Tecnologia E Educação Profissional da Cic, .

Treinamentos ministrados
Controle Integrado de Processos
Qualidade e Produtividade
Utilidade de Instrumentação Básica
Higiene na Indústria de Alimentos
Tecnologia de Alimentos

Cia Brasileira de Frigoríficos, SADIA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Atividades

01/1996 - 03/1996
Estágios , Sadia - Unidade de Toledo, .

Estágio realizado
Desenvolvimento de projeto para otimização de processo e acompanhamento do processo industrial..

Experience Consultoria e Pesquisa Ltda, EXPERIENCE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Atividades

1/1998 - 2/1998
Estágios , Experience Consultoria e Pesquisa Ltda, .

Estágio realizado
Coleta de dados para projeto FIEP-Copel de diagnóstico industrial..

Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel, FUNDETEC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Atividades

09/1999 - 12/1999
Estágios , Laboratório de Microbiologia, .

Estágio realizado
Rotinas de análise e de lavação e acondicionamento de vidrarias e outros utensílios..

Ministério da Defesa, MD, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Doutoranda


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado



Linhas de pesquisa


1.
Alfabetização Científica

Objetivo: Desenvolver competências e habilidades multidisciplinares relacionadas à pesquisa científica..
Palavras-chave: Alfabetização científica; Aculturação científica; Letramento científico.
2.
Gestão e Desenvolvimento de Processos

Objetivo: Gerenciar a adequação de processos industriais segundo os princípios das normas que atendem o Sistema de Gestão Integrado (Sistema de Gestão da Qualidade; Gestão Ambiental, Segurança e Saúde Ocupacional e Gestão da Responsabilidade Social), visando tanto a criação e desenvolvimento de processos quanto de produtos inovadores..
Palavras-chave: Gestão de processos; Gestão de sistema integrado; Desenvolvimento de processos.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Potencial tecnológico da casca de banana e do pseudocaule da bananeira como adsorvente de poluentes de água e efluentes.
Descrição: A banana é uma fonte de alimento de baixo custo, na qual as partes da planta como casca, engaço, pseudocaule, seiva podem ser utilizadas para aplicações industriais como inseticidas, antioxidantes, preparação de alimentos funcionais, produção de álcool, biogás, vinho, entre outras. A casca e o pseudocaule são biomassas residuais que algumas vezes, devido a quantidade gerada, são poluentes. Entretanto, estes resíduos mesmo in natura possuem características adsortivas para metais, corantes e compostos orgânicos. Por isso, este projeto visa estudar o potencial tecnológico da casca da banana e do pseudocaule da bananeira como adsorvente para tratamento de águas e efluentes industriais. Esses materiais terão a superfície modificada por processo químico ou biológico para melhorar a eficiência na adsorção de metais, compósitos fenólicos e corantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Kátya Regina de Freitas Zara - Coordenador / Leonardo da Silva Arrieche - Integrante / Andrew Wallace Marcelo Vinha Venturi - Integrante / Kenny Yusimy Garcia Angarita - Integrante.
2017 - Atual
Aplicação das técnicas de engenharia química no desenvolvimento de novos produtos cosméticos
Descrição: A produção industrial de cosméticos, assim como toda a indústria de processamento químico, tem forte ligação com as atribuições do engenheiro químico. Esse profissional é apto a desenvolver e otimizar rotas químicas para a obtenção de um produto de interesse, efetuar o cálculo de reatores, além de dimensionar processos unitários de mistura, separação e encapsulamento. Todas essas atividades são necessárias para a produção eficaz na indústria cosmética. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é a prospecção de rotas químicas e estruturas de processamento de produtos cosméticos, à base de subprodutos da agroindústria do Oeste do Estado do Paraná. O intuito é agregar valor a esses resíduos e diminuir a produção e o tratamento de efluentes. Acredita-se que possam ser utilizados como alternativas mais econômicas a emulsificantes, formadores de espuma e emolientes tradicionais. O projeto é dividido em três fases. A primeira consiste na pesquisa de produtos potenciais e a análise e otimização de rotas químicas de aplicação dos subprodutos. Na segunda fase são propostas estruturas de processamento, por meio da técnica de árvores de estados, bem como a otimização estrutural, por meio de regras heurísticas e análise de vizinhança estrutural, a fim de selecionar os fluxogramas plausíveis. A terceira fase abrange a modelagem e otimização paramétrica de condições operacionais dos fluxogramas, visando a maximização de funções multiobjetivos, em termos de lucro e qualidade. A metodologia do trabalho segue a sistematização da engenharia de processos. A prospecção por produtos em potencial é feita com a técnica de geração de ideias e elaboração de um conceito de produto. A seguir são propostas rotas químicas para a sua produção. As rotas químicas são otimizadas com as técnicas de programação linear e planejamento fatorial de experimentos, tendo como funções objetivos as características tecnológicas pertinentes a cada produto em questão, bem como a viabilidade econômica da rota. O estudo do fluxograma de processamento é feito a partir da divisão em subsistemas típicos da engenharia química, tais como os subsistemas de reação, integração mássica e energética, e subsistemas de separação. Para cada subsistema, são considerados diversas possibilidades de equipamentos. Assim, constrói-se uma árvore de estados. A explosão combinatória, característica das árvores de estados, é contornada pela aplicação de regras heurísticas em cada subsistema, com base nos conhecimentos de reatores químicos e processos unitários. O fluxograma heurístico resultante é avaliado juntamente a seus vizinhos estruturais, seja com experimentação, seja com a modelagem, dimensionamento e simulação, em etapa posterior. Nessa última etapa, os fluxogramas plausíveis são otimizados perante funções multiobjetivos, que podem abordar o lucro, qualidade, segurança e impacto ambiental. Sob o ponto de vista técnico-científico, essa pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento da indústria cosmética aliada à agroindústria, por meio da visão conexa da engenharia de processos, ao lado dos princípios fundamentais das ciências da engenharia química. Sob o ponto de vista tecnológico, o desenvolvimento das técnicas de processamento para a obtenção de produtos cosméticos contribuirá para o suprimento das exigências práticas da agroindústria, de forma a possibilitar o aproveitamento de resíduos na formulação de produtos de alto valor agregado, além de favorecer o desenvolvimento sustentável.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Kátya Regina de Freitas Zara - Integrante / Leonardo da Silva Arrieche - Coordenador / Marlei Roling Scariot - Integrante / Andreia Cristina Furtado - Integrante.
2016 - Atual
Remoção de Óleos e Gorduras Utilizando Resíduo de Biomassa - Aplicação na Indústria de Fabricação de Biodiesel
Descrição: A produção de biodiesel é um processo industrial sedimentado e operacional em vários Estados Brasileiros, com perspectivas de um aumento considerável desta produção ao longo dos próximos anos devido às regulamentações governamentais que dispõem sobre uma adição crescente do teor de biocombustível ao diesel. Durante a produção do biodiesel são gerados efluentes aquosos, águas de lavagem, e que são provenientes da etapa de purificação. Estes efluentes possuem elevada carga poluidora, estando a água contaminada com reagentes (óleos e gorduras, metanol ou etanol), catalisador (geralmente hidróxido de sódio), produtos da reação (biodiesel, glicerina), além de outras impurezas. O processo produtivo do biodiesel implantado nacionalmente gera efluentes aquosos contaminados com óleos, os quais representam custos adicionais de tratamento e disposição, sendo geralmente encaminhados para uma estação de tratamento onde processos físico-químicos convencionais são aplicados. Várias técnicas alternativas podem ser utilizadas no tratamento de águas contaminadas com óleos e gorduras, porém a sorção vem ocupando um lugar de destaque na redução dos contaminantes oleosos. A sorção é uma operação que utiliza um material sólido, sorvente, para reter moléculas em sua superfície. Quando o sorvente é proveniente de fontes renováveis, derivado da vida vegetal ou animal, recebe o nome de biosorção. A procura por tratamentos eficientes, de baixo custo, que demandem pouca energia e que sejam provenientes de fontes renováveis fazem a sorção ocupar um lugar de destaque entre as alternativas disponíveis para a remoção/redução de contaminantes oleosos em corpos d`água. A presente proposta de pesquisa visa abordar um processo para tratar a contaminação de efluentes aquosos por hidrocarbonetos provenientes da produção do biodiesel, utilizando um resíduo sólido de fonte renovável, gerado por outro processo industrial, transformando um rejeito em um produto de alto valor agregado e fornecendo um tratamento de baixo custo como alternativa para redução do teor de óleos e gorduras. Não existem relatos na literatura sobre o assunto da proposta, ou seja, a aplicação de biomassa para o tratamento do efluente gerado na produção do biodiesel com o intuito de reduzir o teor de óleos e gorduras/graxas. Outra novidade trazida por este projeto é a escolha das fontes de biomassa a serem utilizadas como sorventes: duas fontes inéditas neste campo, a casca do grão da soja e a torta resultante da prensagem para extração do óleo de soja, resíduos gerados na fabricação do biodiesel. A casca do grão de soja também é um material abundante, são gerados cerca de 50kg de casca para cada tonelada de soja processada. Os resíduos propostos para estudo possuem pouco ou nenhum valor agregado, pois normalmente são empregados na complementação alimentar em ração para bovinos. Há pouca informação sobre estas biomassas na literatura, e nenhuma outra aplicação além da alimentação animal foi estudada até o momento sendo, portanto, um campo de pesquisa inédito.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Atividade experimental investigativa em Química como incentivadora para carreiras de pesquisa e desenvolvimento
Descrição: As dificuldades na aprendizagem de Química, dentre inúmeras, reside na ausência do estabelecimento de inter-relação entre saberes teóricos e práticos com o cotidiano, o que acaba provocando o desinteresse pela disciplina, por não promover a aprendizagem significativa. Neste projeto pretende-se realizar a alfabetização científica profissional, abordando assuntos específicos da Química, para estimular o interesse pelos conceitos químicos e despertar o interesse de alunas em ingressar em carreiras de pesquisa e desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Kátya Regina de Freitas Zara - Coordenador / Ronaldo da Luz Silva - Integrante / Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha - Integrante / Alessandro do Nascimento Vargas - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Estudo de Plantas Mucilaginosas para a Utilização no Processo de Tratamento de Água e Efluentes Industriais
Descrição: A água é indispensável à vida humana, devendo estar disposta em quantidade e qualidade para a população mundial. Porém, ao longo dos anos, tem se tornado mundialmente escassa e muitas vezes poluída. Sendo essa poluição, resultado de descartes não controlados, os quais resultam no aumento significativo de compostos potencialmente poluidores em corpos d?água. Neste projeto, é proposto o uso de plantas mucilaginosas, como possíveis biomateriais coagulantes no tratamento de água e efluentes industriais. Para isso, essas plantas serão caracterizadas nas suas formas química e bioquímica, secadas (curva de secagem) e avaliadas por meio de planejamentos estatísticos. A avaliação será para duas diferentes plantas mucilaginosas - Aloe arborescens e Pereskia aculeata secas e na forma pulverizada, além da mucilagem extraída e liofilizada destas plantas (Blocos Estatísticos). As variáveis independentes serão a concentração de polímero, pH inicial de tratamento, tempo de coagulação, gradiente de mistura rápida, tempo de floculação e gradiente de mistura lenta. Para o tratamento da água, as variáveis dependentes serão: remoção de cor, turbidez e de compostos que absorvem na faixa de UV-254 nm. E para os efluentes industriais, as variáveis respostas serão as remoções dos poluentes que determinados na caracterização, principalmente matéria orgânica e substâncias potencialmente poluidoras. Com esse projeto anseia-se a obtenção de dados inovadores, quanto ao uso de novos polímeros de baixo custo obtidos a partir de plantas mucilaginosas para a utilização na área de tratamento de água e efluentes, possibilitando a geração de patente referente a esses novos biomateriais, além de agregar valores a estas plantas. Contudo, com esse estudo se preza a formação de recursos humanos altamente qualificados em nível de Pós-graduação e Iniciação Científica, estabelecendo intercâmbio e consolidando parcerias com pesquisadores de instituições qualificadas, o que contribuirão para o enriquecimento científico-tecnológico.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Desenvolvimento de Metodologias para Programas de Educação Ambiental em Escolas e Empresas.
Descrição: Neste projeto objetiva-se realizar o diagnóstico da situação da Educação Ambiental em escolas e empresas. Implantar numa escola fundamental o projeto ?Horta Escolar", para desenvolver práticas pedagógicas participativas para mudança de hábito e atitudes dos alunos do ensino fundamental quanto a percepção de conservação ambiental. Desenvolver material didático, cursos e jogos que façam adoção de tecnologias limpas, energias renováveis, consumo sustentável, análise do ciclo de vida e gestão ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Kátya Regina de Freitas Zara - Coordenador / Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade - Integrante.
2008 - 2009
PROENZIMA - Aplicação de Processos Enzimáticos no Tingimento de Substratos Têxteis.
Descrição: PROENZIMA - Aplicação de Processos Enzimáticos no Tingimento de Substratos Têxteis. Projeto CNPq Edital MCT/CNPq 15/2007 Universal. Processo 470014/2007-5. Fonte: CNPq. Vigência: janeiro de 2008 a dezembro de 2009..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Kátya Regina de Freitas Zara - Integrante / ULSON DE SOUZA, Antonio Augusto - Coordenador / SOUZA, Selene Maria de Arruda Guelli Ulson de - Integrante / Fernanda Cristina Silva Ferreira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2004 - 2007
PROTEXTIL - Otimização de Processos das Indústrias Têxteis Catarinenses.
Descrição: Este projeto foi desenvolvido com recursos do Fundo Verde Amarelo/FINEP e das empresas têxteis: Karsten, Marisol e Hering. O objetivo principal do presente projeto foi otimizar os processos das indústrias têxteis catarinense, especialmente no processo de tingimento, através da utilização de processos enzimáticos. Vigência: dezembro de 2004 a novembro de 2006. Recursos: R$ 580.000,00..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Kátya Regina de Freitas Zara - Integrante / Agenor Furigo Jr. - Integrante / ULSON DE SOUZA, Antonio Augusto - Coordenador / JULIANO, Luciane Nóbrega - Integrante / SOUZA, Selene Maria de Arruda Guelli Ulson de - Integrante / Hugo Moreira Soares - Integrante / Adriana Dervanoski - Integrante / Carla Tenfen - Integrante / Priscila Bonamigo - Integrante / Luiz Gustavo Drosdosky Guimarães - Integrante / Tatiane Goularte - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - 2013
Abraçando a Escola: Múltiplos Olhares um só Objetivo.
Descrição: Por meio de atividades variadas e lúdicas, apresentar a educação como fonte de prazer e informação, de reflexão e crítica, em um trabalho multidisciplinar, de sedução e motivação, enfocando os atos de ensinar e aprender. Projeto aprovado institucionalmente, na área de educação, com bosistas do CNPq, a ser desenvolvido na Escola Municipal Padre Lock (com 16 professores e 200 alunos, além de seus familiares), em C. Procópio, envolvendo Artes (Dança, Teatro, Cinema, Música, Pintura, Escultura), Língua Portuguesa (língua, leitura/literatura), Espanhol, Inglês, Ciências (Física, Biologia, Química), Educação Física, Empreendedorismo, Matemática, Informática, Eletrotécnica, Mecânica, Estudos Sociais (História/Geografia, Filosofia e Sociologia). Participantes: aproximadamente 40 professores e 60 alunos, entre bolsistas e voluntários. Objetivos e metas- Apresentar a educação como algo encantatório, fonte de prazer e informação, reflexão e crítica, em oposição aos hábitos tradicionais de alunos e professores. Enfocar os atos de ensinar e de aprender, como ponto de partida para a construção do cidadão, inserido em um local geográfico e em um tempo histórico, que necessita comunicar-se adequadamente em língua pátria e estrangeira e apreender conhecimentos sobre o mundo físico-químico. Intervir no processo de aprendizagem, visando a transformar alunos passivos em sujeitos construtores de saberes, também atualizando e motivando o prof. Estimular, na comunidade escolar, o espírito científico, o raciocínio lógico e o empreendedorismo. Proporcionar ao educando e ao seu professor o contato com diferentes linguagens artísticas ressaltando seu papel como sujeito histórico, e incentivando-o a ler e a interpretar diversos tipos de texto, além de consolidar a máxima latina mens sana in corpore sano. Conscientizar o aluno a compartilhar o seu conhecimento com outras pessoas, principalmente a família, criando, assim, uma rede de conhecimento e de networking.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Kátya Regina de Freitas Zara - Integrante / Sônia Maria Rodrigues - Integrante / Luciana Carneiro Hernandes - Integrante / Roberto Bondarik - Integrante / Marilu Martens Oliveira - Coordenador / Paulo César Paulino - Integrante / Leda Maria Dalla Costa Resende - Integrante / Rosemary Batista de Oliveira - Integrante / Silvana de Lourdes Oliveira - Integrante / Waldemar Violante Striquer - Integrante / Lígia Maria dos Santos - Integrante / Cleverson Flor da Rosa - Integrante / Cleide Alves Fernandes - Integrante / Rosianne Silva Walter - Integrante / Luiz Adriano Morganti - Integrante / Regina Muller - Integrante.Financiador(es): Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Auxílio financeiro.
2011 - 2011
Projeto Rondon
Descrição: Período: 17 a 31 de julho 2011. Carga horária: 160 horas. O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, desenvolvido para o Conjunto A para a Operação Tuiuiú. Foi desenvolvido na cidade de Lambari d'Oeste no estado do Mato Grosso através da participação voluntária de acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica da UTFPR - câmpus Cornélio Procópio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Kátya Regina de Freitas Zara - Coordenador / Paulo Cesar Paulino - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2004
Professor Homenageado, Formandos de Tecnologia Ambiental do 2 semestre de 2003 do CEFET-PR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHARALLO, Thalita Gabriela Comar2018CHARALLO, Thalita Gabriela Comar ; FREITAS ZARA, Kátya Regina ; ZARA, Reginaldo Aparecido . Análise dos sinais de química existentes em LIBRAS segundo a gestualidade. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 13, p. 32/01-41, 2018.

2.
OLIVEIRA, Leizi Marchi2015 OLIVEIRA, Leizi Marchi ; GOYA, Alcides ; FREITAS, Kátya Regina . O pensamento científico construído por meio de desenhos e percepções no ensino dos modelos atômicos. Polyphonía, v. 26, p. 283-290, 2015.

3.
CHARALLO, Thatlia Gabriela Comar2015 CHARALLO, Thatlia Gabriela Comar ; ZARA, Reginaldo Aparecido ; FREITAS, Kátya Regina . Apropriação de conceitos químicos por alunos surdos. Polyphonía, v. 26, p. 655-661, 2015.

4.
SANTOS, E. M.2014 SANTOS, E. M. ; FREITAS, Kátya Regina . As apropriações ocorridas na implementação do portfólio educacional no ensino de ciências físicas e biológicas. Polyphonía, v. 25, p. 649-661, 2014.

5.
FREITAS, Kátya Regina2007 FREITAS, Kátya Regina; ULSON DE SOUZA, A. A. ; ULSON DE SOUZA, S. M. A. G. . Processos Enzimáticos Empregados no Beneficiamento de Fibras de Algodão - Revisão. Química Têxtil, v. 87, p. 6-31, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, Leizi de Marchi ; GOYA, Alcides ; FREITAS, Kátya Regina . Ensino e Aprendizagem dos Elementos Químicos por meio da História da Ciência. In: Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha; Mariana A. Bologna Soares de Andrade; Alcides Goya; Kátya Regina de Freitas. (Org.). Propostas Didática Inovadoras: Produtos Educacionais para o Ensino de Ciências e Humanidades. 1ed.Maringá: Gráfica Editora Almeida, 2015, v. 1, p. 155-182.

2.
SANTOS, Edno Mariano ; FREITAS, Kátya Regina . Unida Didática: Elementos de Astronomia com Uso de Portfólio Educacional. In: ANDRADE, Mariana A. Bologna Soares; Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia. (Org.). Propostas didáticas inovadoras: as TIC no ensino de Ciências. 1ed.Maringá: Gráfica Editora Massoni, 2014, v. 1, p. 95-124.

3.
CHUDZIK, Gilberto ; FREITAS, Kátya Regina . A Interdisciplinaridade no Ensino de Biologia e Química. In: ANDRADE, Mariana A. Bologna Soares; Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia. (Org.). Propostas didáticas inovadoras: as TIC no ensino de Ciências. 1ed.Maringá: Gráfica Editora Massoni, 2014, v. 1, p. 125-141.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHARALlO, Thalita Gabiela Comar ; ZARA, Reginaldo Aparecido ; FREITAS, Kátya Regina . Mapa conceitual semiestruturado no ensino de conceitos químicos para alunos surdos. In: XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis - SC. XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. v. 1. p. 1-9.

2.
FAGUNDES, João Vitor ; OLIVEIRA, Marilu Martens ; FREITAS ZARA, Kátya Regina . Sobre música, radioatividade e alfabetização científica: uma nova perspectiva pedagógica. In: I CONIEN - Congresso Internacional de Ensino, 2017, Cornélio Procópio - PR. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ, 2017. v. 1.

3.
OLIVEIRA, Leizi de Marchi ; FREITAS, Kátya Regina . Da Semiótica a Neurociência no Ensino de Química. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM: atualidades, prospectivas e desafios, 2016, Londrina. SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM: atualidades, prospectivas e desafios, 2016.

4.
CHARALLO, Thalita Gabriela Comar ; ZARA, Reginaldo Aparecido ; FREITAS, Kátya Regina . O uso de imagens para a compreensão de conceitos químicos. In: III SEA - Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem: Atualidades, Prospectivas e Desafios, 2016, Londrina. III SEA - Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem: Atualidades, Prospectivas e Desafios, 2016. v. 1. p. 292-301.

5.
SANTOS, Edno Mariano ; OLIVEIRA, Marilu Martens ; FREITAS, Kátya Regina . Estudo da dinâmica da contextualização no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: III COPELI - Colóquio de Pesquisa em Literatura, 2014, Cornélio Procópio. III Colóquio de Pesquisa em Literatura, 2014. p. 187-190.

6.
SANTOS, Edno Mariano ; FREITAS, Kátya Regina ; OLIVEIRA, Marilu Martens . Abordagens e perspectivas no processo de ensino e aprendizagem significativa. In: III Jornada de Didática: Desafios para a Docência e II Seminário de Pesquisa do CEMAD, 2014, Londrina. Anais da III Jornada de Didática: Desafios para a Docência e II Seminário de Pesquisa do CEMAD, 2014. p. 82-94.

7.
RIEGER, C. P. E. ; FREITAS, Kátya Regina ; ZARA, R. A. . A atuação do tradutor e intérprete de Libras no Ensino de Ciências Exatas: dificuldades e desafios. In: II Seminário de Ensino e Aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios, 2014, Londrina. II Seminário de Ensino e Aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios, 2014. v. 1. p. 14-25.

8.
SANTOS, Edno Mariano ; FERREIRA, Marilane de Jesus ; FREITAS, Kátya Regina . Mapeamento dos estilos de aprendizagem para promover a aprendizagem significativa. In: II SEA - Seminário de Ensino e Aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios, 2014, Londrina. II SEA - Simpósio de Ensino e Aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios, 2014. v. 1. p. 437-448.

9.
ZARA, Reginaldo Aparecido ; FREITAS, Kátya Regina . Como Aprendem os Ingressantes em Cursos da Área de Computação: um Estudo Via Inventário de Kolb. In: IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa - PR. IV SINECT, 2014.

10.
OLIVEIRA, Leizi de Marchi ; STANZANI, Enio ; FREITAS, Kátya Regina . Alfabetização Científica no Contexto das Reações Químicas no Organismo. In: IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa - PR. IV SINECT, 2014.

11.
MAIA, L. J. V. ; ZARA, R. A. ; FREITAS, Kátya Regina . On the Dynamics of Simultaneous Spreading of Two-Strain Dengue Serotypes. In: 10th WSEAS International Conference on Mathematical Biology and Ecology, 2013, Milão. Mathematics and Computers in Contemporay Science - Proceedings of the 10th WSEAS International Conference on Mathematicall Biology and Ecology (MABE'13), 2013. v. 1. p. 90-95.

12.
SOUZA, L. M. X. ; SALES, H. ; SLEWINSKI, A. ; FREITAS, Kátya Regina . Aspectos da atividade prática supervisionada experimental na disciplina de Química. In: I SEA - Simpósio de Ensino e Aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios, 2013, Londrina. I SEA - Simpósio de Ensino e Aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios, 2013. v. 1. p. 206-215.

13.
Antonelli, J. ; Schutz, F. C. A. ; FREITAS, Kátya Regina ; Gnoatto, E. ; Anami, M. H. . Avaliação da dependência espacial das propriedades físicas em área do Parque Nacional do Iguaçu. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2010, 2010, Vitório. A engenharia agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares.. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2010.

14.
FREITAS, Kátya Regina; DUARTE, M. C. T. ; SOUZA, S. M. A. G. U. ; ULSON DE SOUZA, A. A. . Análise comparativa do processo de purga alcalina e enzimática em malhas de fio cardado 100% algodão. In: COBEQ, 2008, Recife - PE. XVII Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2008, 2008.

15.
FREITAS, Kátya Regina; FORGIARINI, E. ; JULIANO, L. N. ; BENEDET, R. ; ULSON DE SOUZA, S. M. A. G. ; ULSON DE SOUZA, A. A. . Purga enzimática de algodão utilizando xilanase alcalina de Bacillus pumilus, linhagem 13a. In: XVI SIMPOSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS - SINAFERM 2007, 2007, Curitiba. Purga Enzimática de Algodão Utilizando Xilanase Alcalina de Bacillus pumilus, Linhagem 13a., 2007. p. 1-10.

16.
FREITAS, Kátya Regina; ULSON DE SOUZA, A. A. ; ULSON DE SOUZA, S. M. A. G. . Caracterização e reuso de efluentes do beneficiamento da indústria. In: Anais do Encit 2002 - IX Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas, 2002, Caxambu. Encit 2002 - IX Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas, 2002. v. 1. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, Kátya Regina; PAMPLONA, Bruna Zacari ; OGATA, Lívia Suemy ; SILVA, R. L. . Biodiesel como Tema Gerador no Processo de Alfabetização Científica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC), 2015.

2.
RIEGER, C. P. E. ; FREITAS, Kátya Regina ; ZARA, R. A. . O papel do intérprete de LIBRAS no ensino de Física: reflexões sobre uma experiência. In: I CONES - Congresso Nacional de Eduação dos Surdos: Conquistas e Desafios, 2014, Guarapuava. I CONES - Congresso Nacional de Eduação dos Surdos: Conquistas e Desafios, 2014.

3.
Friedrich, L. ; FREITAS, Kátya Regina ; Gnoatto, E. ; Anami, M. H. . Avaliação da condutividade hidráulica saturada utilizando permeâmetro de Guelph e ferramentas geoestatísticas em área do Parque Nacional do Iguaçu. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Juazeiro. XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009.

4.
FREITAS, Kátya Regina; DUARTE, M. C. T. ; SOUZA, S. M. A. G. U. ; ULSON DE SOUZA, A. A. . Avaliação da termoestabilidade do caldo bruto de xilanase de Bacillus pumilus CBMAI 0008 com adição de polióies. In: ENZITEC, 2008, Rio de Janeiro. VIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática - ENZITEC 2008, 2008. p. 210-211.

5.
FREITAS, Kátya Regina; DUARTE, M. C. T. ; SOUZA, S. M. A. G. U. ; ULSON DE SOUZA, A. A. . Study of the influence of wetting and emulsifying agent in the activity of crude xylanase of Bacillus pumilus CBMAI 0008 for use in bioscouring. In: CHEMPOR, 2008, Braga. 10th International Chemical and Biological Engineering Conference - CHEMPOR 2008, 2008.

6.
FREITAS, Kátya Regina; PACHECO, S. M. V. ; MORGADO, A. F. ; SOUZA, S. M. A. G. U. ; ULSON DE SOUZA, A. A. . Induction of lignolytic and hydrolytic enzymes production in Pycnoporus sanguineus by industrial wasterwater. In: CHEMPOR, 2008, Braga. 10th International Chemical and Biological Engineering Conference - CHEMPOR 2008, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CHARALlO, Thalita Gabiela Comar ; ZARA, R. A. ; FREITAS, Kátya Regina . Apropriação de conceitos químicos por alunos surdos. In: I Seminário Nacional de Mestrados Profissionais da Área de Ensino, 2015, Goiânia. I Seminário Nacional de Mestrados Profissionais da Área de Ensino ? ?Do limão, uma limonada?, 2015. p. 83-84.

2.
SANTOS, Edno Mariano ; FREITAS, Kátya Regina . As apropriações ocorridas na implementação do portfólio educacional no ensino de ciências físicas e biológicas. In: I Seminário Nacional de Mestrados Profissionais da Área de Ensino, 2015, Goiânia. I Seminário Nacional de Mestrados Profissionais da Área de Ensino ? ?Do limão, uma limonada?, 2015. p. 95-96.

3.
OLIVEIRA, Leizi de Marchi ; GOYA, A. ; FREITAS, Kátya Regina . O uso de hipertexto em smartphone para promover aprendizagem diferenciada na biologia. In: I Seminário Nacional de Mestrados Profissionais da Área de Ensino, 2015, Goiânia. I Seminário Nacional de Mestrados Profissionais da Área de Ensino ? ?Do limão, uma limonada?, 2015. p. 116-117.

4.
FREITAS, Kátya Regina; OLIVEIRA, Marilu Martens . Laboratório de ensino de química: um estudo para a adequação às normas de segurança. In: 2d International Congress of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. 2d International Congress of Science Education, 2014. p. 204-204.

5.
CHUDZIK, Gilberto ; FREITAS, Kátya Regina . O uso de smartphone como ferramenta educacional para aprendizagem significativa no ensino de Biologia. In: 2d International Congress of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. 2d International Congress of Science Education, 2014. p. 227-227.

6.
CHAMORRO, R. L. ; FREITAS, Kátya Regina . Limpeza de superfície metálica e revestimentos na atividade prática supervisionada experimental da disciplina de Química. In: I Simpósio de Ensino e Aprendizagem: Atualidades, Prospectivas e Desafios, 2013, Londrina. I SEA - Simpósio de Ensino e Aprendizagem: Atualidades, Prospectivas e Desafios, 2013. v. 1.

7.
RIEGER, C. P. E. ; FREITAS, Kátya Regina ; ZARA, R. A. . A árdua tarefa do tradutor e intérprete de LIBRAS em um curso de Ciência da Computação. In: III SERPROF - Seminário de Formação Continuada de Professores, 2013, Cascavel. III SERPROF, 2013.

8.
FREITAS, Kátya Regina; BORTULUZZI, R. L. ; CASSOL, I. ; MUCELIN, C. A. . Considerações sobre a reciclagem de pneus inservíveis. In: I Enditec - Encontro Nacional de Difusão Tecnológica, 2002, Medianeira. I Enditec - Encontro Nacional de Difusão Tecnológica, 2002.

9.
FREITAS, Kátya Regina; ULSON DE SOUZA, A. A. ; ULSON DE SOUZA, S. M. A. G. . Caracterização e reaproveitamento de efluentes na indústria têxtil.. In: COBEQ 2002 - XIV Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2002, Natal. COBEQ 2002 - XIV Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2002. v. 1. p. 1-8.

10.
FREITAS, Kátya Regina; VEIT, M. T. ; FAGUNDES, M. R. S. . Avaliações preliminares do estado trófico (parâmetros físicos versus biomassa) do rio que abastece a cidade de Toledo (parte I). In: VI SHEB - Seminário de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 1999, Maringá. VI SHEB - Seminário de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 1999.

11.
FREITAS, Kátya Regina; VEIT, M. T. ; FAGUNDES, M. R. S. . Avaliações preliminares do estado trófico (nutrientes versus biomassa) do rio que abastece a cidade de Toledo (parte II). In: VI Sheb - Seminário de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 1999, Maringá. VI Sheb - Seminário de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 1999.

12.
FREITAS, Kátya Regina; VEIT, M. T. ; FAGUNDES, M. R. S. . Impacto ambiental provocado por dois resíduos industrais sobre comunidades perifíticas. In: VIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 1999, Cascavel. VIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
PAMPLONA, Bruna Zacari ; OGATA, Lívia Suemy ; FREITAS, Kátya Regina . Biodiesel como tema gerador no processo de alfabetização científica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CHUDZIK, Gilberto ; FREITAS, Kátya Regina . O smartphone em sala de aula promove aprendizagem?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ZARA, R. A. ; RIEGER, C. P. E. ; FREITAS, Kátya Regina . A atuação do tradutor e intérprete de libras no ensino de ciências exatas: dificuldades e desafios. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
OLIVEIRA, L. M. ; FREITAS, Kátya Regina ; GOYA, Alcides . Sequências Didáticas para o Ensino de Teorias Atômicas e Elementos Químicos.. 2016.

2.
CHARALlO, Thalita Gabiela Comar ; ZARA, Reginaldo Aparecido ; FREITAS, Kátya Regina . Glossário de conceitos químicos para alunos surdos. 2016.

3.
CHUDZIK, Gilberto ; FREITAS, Kátya Regina . Sequência Didática: Trabalhando o Conceito e as Características dos Fungos e Pesquisa de Campo para Identificação dos Fungos.. 2015.

4.
SANTOS, Edno Mariano ; FREITAS, Kátya Regina . Unidade Didática para Ensino de Elementos de Astronomia e Energia com Uso de Portfólio Educacional e Blogportfólio. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FRUFREK, G. L. ; GODOY, Wagner Fontes ; MOCELIN JUNIOR, Marcio Ricardo ; FREITAS, Kátya Regina . Desafios Profissionais. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, Kátya Regina. Apostila de Desenho Técnico para Engenharia Química. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

2.
BONDARIK, Roberto ; BORGES, Ulisses Pereira Rosa ; CONTI, Mary Carmen Maté Durek ; CRUZ, Maria Aparecida Rodrigues Fróes ; FREITAS, Kátya Regina ; HERNANDEZ, Luciana Carneiro ; MULLER, Regina Maria Furlanetto ; PAULINO, Paulo César ; TIZZIANI, Solange Bitonti ; YOSHIARA, Luciana Yuri . Capacitação para Integração Social em Projetos Sócio-Ambientais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FREITAS, Kátya Regina. Manual de Segurança de Laboratório e Gerenciamento de Resíduos. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional).

4.
FREITAS, Kátya Regina. Aplicação de processos enzimáticos na indústria química. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FREITAS, Kátya Regina. Aplicação de processos enzimáticos na indústria química. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SOUZA, Antonio Augusto Ulson de ; Furigo Jr., Agenor ; JULIANO, Luciane Nóbrega ; FORGIARINI, E. ; FREITAS, Kátya Regina . Processos enzimáticos aplicados à indústria têxtil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
FREITAS, Kátya Regina. Aplicação de processos enzimáticos na indústria química. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
FREITAS, Kátya Regina. Aplicação de processos enzimáticos na indústria química. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ARIOLI, Rafael; EYNG, Eduardo; FREITAS ZARA, Kátya Regina; FLORES, Éder Lisandro de Moraes; FRARE, Laércio Mantovani. Participação em banca de Antonio Augusto Angheben. Estudo da remoção de H2S de biogás sob diferentes condições operacionais utilizando soluções contendo ferro em um sistema em escala de bancada. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
FEIDEN, Armin; SILVA, Nardel Luiz Soares da; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Ricardo Müller. Influência da maravalha no rendimento de biogás gerado a partir do efluente da bovinocultura de leite. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Energia na Agricultura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

3.
Feiden, Armin; Siqueira, Jair Antonio Cruz; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Sérgio Luís Schuch. Condomínio de Agroenergia: Potencial de Disseminação na Atividade Agropecuária.. 2012. Dissertação (Mestrado em ENERGIA NA AGRICULTURA) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

4.
FEIDEN, A.; NOGUEIRA, C. E. C.; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Thiago Edwiges. Avaliação do potencial de aproveitamento energético a partir de dejetos suínos na microbacia do Rio Marreco, Oeste do Paraná. 2012. Dissertação (Mestrado em ENERGIA NA AGRICULTURA) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

5.
Feiden, Armin; Frigo, Elisandro Pires; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Ana Beatryz Prenzier Suzuki. Geração de Biogás Utilizando Cama de Aviário e Manipueira.. 2012. Dissertação (Mestrado em ENERGIA NA AGRICULTURA) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FREITAS, Kátya Regina; CONTI, Mary Carmen Maté Durek. Participação em banca de Mayara Aparecida Closs Arbonelli. Análise Físico-Química do Resíduo Sólido (Borra) Proveniente do Processo de Café Solúvel. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
CONTI, Regina de Paula; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Tathiane Maroco Raphanhin. A Educação Ambiental como Coadjuvante na Conscientização do Desperdício da Água no Ambiente Doméstico. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
ORVATTI, Lilian; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Carina Santos Bomediano Nogueira. Energia Hidrelétrica e Impactos Ambientais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
CONSTANZI, Ricardo Nagamine; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Helmut Werner Foster. Proposta de Tratamento de Efluentes para uma Indústria Sucroenergética: Estudo de Caso de uma Usina da Região de Assis/SP. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
FRASSON, Alexandre Cesar; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Luciano Aparecido. Sustentabilidade na Promoção de Eventos com Base na Gestão Ambiental. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
DEMETRIO, G. B.; CONTI, M. C. M. D.; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Mayara Aparecida Closs Arbonell. Análise físico química do resíduo sólido (borra) proveniente do processo de café solúvel. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
CONTI, M. C. M. D.; CONTI, R. P.; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Tathiane Maroco Raphanhin. A educação ambiental como coadjuvante na conscientização do desperdício da água no ambiente doméstico. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

8.
CONTI, M. C. M. D.; ORVATTI, L.; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Carina Santos Bomediano Nogueira. Energia hidrelétrica e impactos ambientais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

9.
CONTI, M. C. M. D.; CONSTANZI, R. N.; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Helmut Werner Forster. Proposta de tratamento de efluentes para uma indústria sucroenergética: estudo de caso de uma usina da região de Assis/SP. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

10.
CONTI, M. C. M. D.; FRASSON, A. C.; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Luciano Aparecido Ricardo. Sustentabilidade na promoção de eventos com base na gestão ambiental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

11.
BUBLITZ, F. A.; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Simone Spessato. Avaliação dos Níveis de Nitratos em Soro de Leite em Pó. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança de Alimentos) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel.

12.
FREITAS, Kátya Regina; BUBLITZ, F. A.. Participação em banca de Karem de Luca. Avaliação de Redução de Nitrato e Nitrito em Linguiças Frescais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança de Alimentos) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel.

13.
BUBLITZ, F. A.; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Rodrigo Welter. Aditivos Fitogênicos para Melhoramento de Rações. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança de Alimentos) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel.

14.
BUBLITZ, F. A.; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Silmara Bernardi. Notificação de Surtos de Alimentos em Cascavel - PR. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança de Alimentos) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel.

15.
BUBLITZ, F. A.; FREITAS, Kátya Regina. Participação em banca de Daniele Bitdinger; Vivian Ito. Avaliação das Condições Higiênico-sanitárias em Supermercados de Cascavel - PR. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança de Alimentos) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTOLDI, Marcelo; FREITAS, Kátya Regina; BORGES, Ulisses Pereira Rosa. Participação em banca de Thais Fujita.Proposta de Secagem de Transformadores Imersos em Líquido Isolante Utilizando Óleo Vegetal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
FREITAS, Kátya Regina; GALLO, R.; FERREIRA, R. L.. Participação em banca de LUAN MATHEUS CASTILHO DA SILVA.Proposta de um sistema de aquecimento solar para biodigestão anaeróbia em geomembrana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
Tulio, Paulo Cezar; FREITAS, Kátya Regina; Moreno, João Roberto Sartori. Participação em banca de Matheus Coloniezi Oliveira.Aplicação e Avaliação de Materiais em Ortodontia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
FREITAS, Kátya Regina; ZANINI, Agostinho; FLAUZINO, Renato Santos. Participação em banca de Eliane Forgiarini, Joel Niwmar Garcia, Percy Marcos Marcolla.Utilização de Lodo Têxtil como Agregado em Massa de Concreto para Artesanato.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
FREITAS, Kátya Regina; RODRIGUES, Marlene Bortoli; JUNCHEN, Carlos Roberto; FRARE, Laércio Mantovani. Participação em banca de Alexandra Beal, Cezar A. Granato Júnior, Marcos R. Hermes.Reciclagem dos Banhos Residuais de Curtimento ao Cromo, Através da Recuperação do Mesmo por Sedimentação.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
FREITAS, Kátya Regina; ANAMI, Marcelo; JUNCHEN, Carlos Roberto; PASSO, Ansberto. Participação em banca de Jaqueline Francishetti e Roseli Fernandes.Proposta de Tratamento de Efluentes Líquidos do Posto de Combustíveis Lar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
FREITAS, Kátya Regina; ANAMI, Marcelo; JUNCHEN, Carlos Roberto. Participação em banca de Luciana Gasparetto e Neiva Campregher.Proposta de Reutilização da Água Residuária da Industrialização de Vegetais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

8.
FREITAS, Kátya Regina; FRARE, Laércio Mantovani; HABU, Sascha. Participação em banca de Lusiani Zanuzo Muraro.Estudo de Alternativas ao Processo de Tratamento de Esgotos Sanitários da Unidade de Medianeira do CEFET/PR.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

9.
FREITAS, Kátya Regina; JUNCHEN, Carlos Roberto; FRARE, Laércio Mantovani. Participação em banca de Marcelo Luis Dresh e Thiago Soares Abicht.Software para Controle Operacional de Estação de Tratamento de Efluentes - Sistema Lodo Ativado. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROCHA, Raquel Dalla Costa; CUNHA, Mário Antônio Alves; FREITAS, Kátya Regina. Engenharia Química/Processos Químicos, Bioquímicos e Ambientais. 2013.

2.
CORÓ, Fábio Augusto Garcia; FREITAS, Kátya Regina; TULIO, Fábio Augusto. Engenharia Química. 2012. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III SEA - Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem Atualidades, Prospectivas e Desafios. 2016. (Simpósio).

2.
II SEA - Simpósio de Ensino e Aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios - 2014. 2014. (Simpósio).

3.
IV SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Como aprendem os ingressantes em cursos da área de computação: um estudo via inventário de Kolb. 2014. (Simpósio).

4.
I SEA - Simpósio de Ensino e Aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios. 2013. (Simpósio).

5.
Encontro Nacional para Inovação na Construção Civil. 2009. (Encontro).

6.
Simpósio Nacional de Reciclagem Agrícola - Resíduos Rurais, Urbanos e Industriais. 2009. (Simpósio).

7.
WasteNet International Seminar. 2009. (Seminário).

8.
Symposium on Hydraulic Machinary and Systems Hydro Technology and the Environment for the New Century. 2008. (Simpósio).

9.
XVI SIMPOSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS - SINAFERM 2007.Purga Enzimática de Algodão Utilizando Xilanase Alcalina de Bacillus pumilus, Linhagem 13a.. 2007. (Simpósio).

10.
III Seminário Nacional Sobre Resíduos Sólidos. 1999. (Seminário).

11.
Seminário. 1999. (Seminário).

12.
VII Fórum de Docentes e Discentes - CREA-PR. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIEIRA, Admilson Lopes ; GOYA, Alcides ; DUTRA, Alessandra ; TREVISAN, André Luis ; BARBETA, Cláudia de Faria ; PEREIRA, David da Silva ; SANTOS, Givan José Ferreira ; OLIVEIRA, Jair ; SILVA, Karina Alessandra Pessoa ; FREITAS, Kátya Regina ; STORTO, Letícia Jovelina ; LIMA, Lisandra Ferreira ; ANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares ; OLIVEIRA, Marilu Martens ; MENON, Maurício Cesar ; ROSA, Vanderley Flor ; POTTKER, Walmir Eno ; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia . II SEA - Simpósio de Ensino e Aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios. 2014. (Outro).

2.
FREITAS, Kátya Regina; CASTOLDI, M. F. ; MENDONCA, M. ; FRUFREK, G. L. ; OLIVEIRA, J. ; OLIVEIRA, M. M. . III Seminário de Pesquisa Junior. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Williane Cristine Peres Costa. Interfaces da Educação Ambiental formal: guia metodológico. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

2.
João Vitor Fagundes. Cinema como ferramenta de aprendizagem no Ensino de Química do Ensino Médio. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natur) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Thalita Gabriela Comar Charallo. Análise de barreiras linguísticas no Ensino de Química para surdos. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

2.
Leizi de Marchi Oliveira. O Pensamento Científico no Ensino de Teorias Atômicas e Elementos Químicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Socia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

3.
Gilberto Chudzik. Educação na era do hipertexto: uma experiência diferenciada na Biologia. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Socia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

4.
Edno Mariano dos Santos. Uma Prática Colaborativa na Construção do Portfólio Educacional. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Socia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

5.
Thaís Cristina Morais Vidal. Geração de biogás a partir de resíduos das agroindústrias de banana e palmito pupunha. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de PósGraduação em Energia na Agricultura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, . Coorientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luan Matheus Castilho da Silva. Proposta de um sistema de aquecimento solar para biodigestão anaeróbia em geomembrana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

2.
Alexandra Beal, Cezar A. Granato Jr. e Marcos R. Hermes.. Reciclagem Dos Banhos Residuais De Curtimento Ao Cromo, Através Da Recuperação Do Mesmo Por Sedimentação.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

3.
Eliane Forgiarini; Joel Niwmar Garcia e Percy Marcos Marcola. Utilização De Lodo Têxtil Como Agregado Em Massa De Concreto Para Artesanato.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

4.
Jaqueline Francischetti e Roseli Fernandes. Proposta De Tratamento De Efluentes Líquidos Do Posto De Combustíveis Lar.. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

5.
Luciana Gasparetto e Neiva Campregher. Proposta De Reutilização Da Água Residuária Da Industrialização De Vegetais.. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

6.
Marcelo Dresh e Thiago Abicht. Software Para Controle Operacional De Estação De Tratamento De Efluentes - Sistema Lodo Ativado.. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

7.
Lusiane Z Muraro. Estudo de Alternativas do Processo de Tratamento de Esgotos Sanitários do CEFET/PR.. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

Iniciação científica
1.
Ludmila Schaikoski Sutir. Atividade Experimental Investigativa em Química como incentivadora para carreiras de pesquisa e desenvolvimento. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

2.
Livia Suemy Ogata. Atividade experimental investigativa em Química como incentivadora para carreiras de pesquisa e desenvolvimento. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

3.
Bruna Zacari Pamplona. Atividade experimental investigativa em Química como incentivadora para carreiras de pesquisa e desenvolvimento. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

4.
Yann Reis Dias Sulino. Métodos alternativos e eficientes para remoção de gás sulfídrico de biogás. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

5.
Angélica Ayumi Kato. Educação Ambiental em Escola Primária.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Eletrotécnica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

6.
Victor Gustavo de Oliveira Baratela. Educação Ambiental em Escola Primária.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Eletrotécnica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

7.
Rafael Yukio Saito. Educação Ambiental em Escola Primária.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Eletrotécnica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

8.
Joseane Quitaiski. Avaliação de Dois Métodos de Produção de Biodiesel a Partir de Sementes de Girassol. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Parque Tecnológico da Itaipu. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

9.
Jhonatas Antonelli. Estudo da Retenção da Água e Determinação de Água Disponível no Solo em Microbacia Preservada Inserida no Parque Nacional do Iguaçu para Estabelecimento de Referencial. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Parque Tecnológico da Itaipu. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

10.
Leandro Friedrich. Estudo da Condutividade Hidráulica Saturada em Área Preservada Inserida no Parque Nacional do Iguaçu. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Parque Tecnológico da Itaipu. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.

11.
Catiussa Maiara Pazuch. Resíduos de Partículas de Vidro como Superfícies (Foto)Catalíticas para Decomposição de Corantes e Pesticidas. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção Agroindustrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Parque Tecnológico da Itaipu. Orientador: Kátya Regina de Freitas Zara.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
FREITAS, Kátya Regina. Manual de Segurança de Laboratório e Gerenciamento de Resíduos. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional).




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