Maria Amélia Garcia de Alencar

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  • Última atualização do currículo em 02/05/2018


Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1982) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2004). Professora do Depto de História, Geografia e Ciências Sociais da PUC-Goiás entre 1976 e 2007 e da Faculdade de História da UFG entre 1996 e 2014. Foi Coordenadora do Programa de Pós Graduação em História (Mestrado e Doutorado), da UFG, para o biênio 2010-2011. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente na área de história cultural, nos seguintes temas: música popular, cultura goiana, sertão, memória e identidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Amélia Garcia de Alencar
Nome em citações bibliográficas
ALENCAR, M. A. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás.
Faculdade de História - Campus Samambaia
Vila Itatiaia
74001-970 - Goiania, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 5211130
Fax: (62) 5211013
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em História.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Título: "Viola que conta histórias": o sertão na música popular urbana, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Janaína Amado.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cultura; música popular; sertão.
Grande área: Ciências Humanas
1977 - 1982
Mestrado em História.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Estrutura Fundiária em Goiás: consolidação e mudança (1850-1910),Ano de Obtenção: 1982.
Orientador: Janaína Passos Amado Batista de Figueiredo.
Palavras-chave: estrutura; fundiária; Goiás.
Grande área: Ciências Humanas
1967 - 1970
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Educacao Musical. (Carga horária: 420h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Goiás, biênio 2010-2011.

Atividades

03/2012 - Atual
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sertão: representações nas ciências sociais, na literatura e na música
02/2012 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Núcleo livre: História e música popular brasileira
10/1991 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História do Brasil
01/2010 - 01/2012
Direção e administração, Faculdade de História, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
08/2011 - 12/2011
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sertão: representações nas ciências sociais, na literatura e na música
02/2010 - 06/2010
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sertão: representações nas ciências sociais, na literatura e na música popular
08/2009 - 12/2009
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina ministrada com o Prof. Nasr Chaul
Sertão: manifestações na Música Popular
08/2008 - 12/2008
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O sertão na música popular urbana
03/2007 - 06/2007
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Representações do sertão na música e na religião
03/2006 - 06/2006
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sertão: manifestações na música popular e na religião
3/1996 - 2/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de História.

Linhas de pesquisa
Poder, Sertão e identidades
3/1998 - 12/1998
Ensino, Especialização Brasil História Local Regional e Na, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História Regional I: as sociedades mineradoras escravistas

Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto III, Carga horária: 40

Atividades

08/2007 - 08/2007
Ensino, Especialização em Foromação de Professores, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Música, Cultura e Representações
8/1976 - 3/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
História de Goiás
História do Brasil
Prática de Ensino de História
Teoria da História
3/1995 - 9/1998
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Departamento de História.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.


Linhas de pesquisa


1.
Poder, Sertão e identidades

Objetivo: A linlha reune projetos de investilgação que articulam dinânicas sócio-econômicas, relações de poder e práticas políticas e institucionais, assim como movilmentos e práticas sócio culturais. Inclui ainda o estudo e crítica dosw processos de colonização e modernização na América Latina, particularmente no Brasil e na região Cento-Oeste. Engloba estudos sobre conjuntos discursivos, imagéticos e sonoros nos quais se fazem presentes representaçãoes de nação-sertão e campo-cidade, vinculando a questão regional às relações entre espaço e sociedade e à constituição de identidades regionais..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Goiás; História Cultural; sertão.


Projetos de pesquisa


2012 - 2014
Cenas musicais da cidade: Goiânia - 1942-1980
Descrição: Levantamento e análise das cenas musicais goianienses no período 1942-1980, observando-se a permanência ou ausência das tradições musicais características do estado de Goiás, anteriores à construção da nova capital, relacionando-as com a questão da identidade nacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
O folclore em Goiás: resgate e inserção nacional - a prática nas escolas
Descrição: O ápice do movimento folclorista no Brasil ocorreu na década de 1950, mas desde muito antes já se faziam "coletas", com intuito de preservar manifestações do folclore nacional e nos estados. A crítica a esses trabalhos denuncia falta de atenção aos contextos sócio-econômicos e políticos, sendo os folcloristas vistos com um certo desdém pelos que se consideravam responsáveis por uma produção "científica". Segundo Vilhena (1997, p. 58) esta crítiaca revela certo anacronismo, ou seja, a produção sobre outras épocas baseia-se em valores e interpretaç~çoes de um outro tempo. Assim, o projeto objetiva analisar a produção acadêmica e/ou institucional sobre folclore em Goiás e sua inserção na escola fundamental na cidade de Goiânia, na atualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Amélia Garcia de Alencar - Coordenador / Lohayne Rodrigues Dias - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Bolsa.Número de orientações: 1
2008 - 2009
BANDAS OU ?FURIOSAS?: SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NA FORMAÇÃO DO MÚSICO POPULAR EM GOIÁS (SÉC. XX- XXI)
Descrição: A importância das bandas como parte da educação formal e como ?escolas de música? na formação do músico popular goiano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Amélia Garcia de Alencar - Coordenador / Karyna Cândida de Azevedo - Integrante.
2007 - 2009
Representações do sagrado na música do sertão
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Amélia Garcia de Alencar - Coordenador / Vitor Creti Bruzadelli - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALENCAR, M. A. G.2012ALENCAR, M. A. G.. A identidade sertaneja na literatura regionalista: Euclides, Hugo de Carvalho Ramos e Guimarães Rrosa. Revista de História Regional, v. 17, p. 89-111, 2012.

2.
ALENCAR, M. A. G.2011ALENCAR, M. A. G.. O folclore goiano chega ao disco. Dimensões - Revista de História da UFES, v. 26, p. 340-356, 2011.

3.
ALENCAR, M. A. G.2010ALENCAR, M. A. G.. Bandas ou 'furiosas': tradição, memória e a formação do músico popular em Goiânia - GO. Música em Contexto (UnB), v. 1, p. 41-56, 2010.

4.
RIOS, S.2008RIOS, S. ; PEDREIRA, S. R. A. F. F. ; ALENCAR, M. A. G. . Música,Sociabilidade e Memória. Sociedade e Cultura, v. 11, p. 155-157, 2008.

5.
ALENCAR, M. A. G.2006ALENCAR, M. A. G.. Crimes da paixão: valores morais e normas de conduta na música popular brasileira. ArtCultura (UFU), v. 8, p. 151-162, 2006.

6.
ALENCAR, M. A. G.2005ALENCAR, M. A. G.. Cancionistas do Sertão: entre a tradição e a pós-modernidade. Estudos (UCGO. Impresso), Goiânia - GO, v. 32, p. 1225-1250, 2005.

7.
ALENCAR, M. A. G.2002ALENCAR, M. A. G.. A Cidade Canta o Sertão. Estudos (UCGO. Impresso), Goiânia, v. 29, p. 347-372, 2002.

8.
ALENCAR, M. A. G.2001ALENCAR, M. A. G.. Música, Identidade e Memória. Territórios e Fronteiras, Cuiabá, v. 2, n.2, p. 61-79, 2001.

9.
ALENCAR, M. A. G.2000ALENCAR, M. A. G.. A (Re)Descoberta do Sertão. Estudos (Goiânia), Goiânia - GO, v. 27, n.2, p. 241-270, 2000.

10.
ALENCAR, M. A. G.1999ALENCAR, M. A. G.. A criminallidade em Goiás no séc. XIX. Fragmentos de Cultura (Goiânia), Goiânia, v. 9, n.6, p. 1393-1408, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PESAVENTO, S. J. (Org.) ; ALENCAR, M. A. G. (Org.) ; SERPA, E. C. (Org.) ; CAPEL, H. S. F. (Org.) ; CARVALHO, E. F. (Org.) ; QUADROS, E. G. (Org.) ; OLIVEIRA, E. C. (Org.) ; QUEIROZ, M. M. (Org.) . Sensibilidades e sociabilidades: perspectivas de pesquisa. 1. ed. Goiânia: Editora da UCG, 2008. v. 1. 167p .

2.
ALENCAR, M. A. G.. A História da História. 2ª. ed. Goiânia: Editora da UCG, 2005. v. 1. 121p .

3.
ALENCAR, M. A. G.. A História da História. 1. ed. Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiás, 1999. v. 1. 100p .

4.
ALENCAR, M. A. G.. Estrutura Fundiária em Goiás: consolidação e mudanças - 1850-1910. 1. ed. Goiânia: Editora da UCG, 1993. v. 1. 180p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALENCAR, M. A. G.. Das tradições musicais goiana às memórias goianienses (1942-1970). In: Muniz, Diva do Couto G.; Sena, Ernesto Cerveira de; Carneiro, Maria Elizabeth R.. (Org.). Tempos de civilização e outros tempos. 1ed.Uberlâandia, MG: EDUFU, 2016, v. , p. 175-190.

2.
ALENCAR, M. A. G.. Memórias sertanejas: as primeiras gravações da música goiana. In: BRITO, Eleonora Z.; PACHECO, Mateus A.; ROSA, Rafael. (Org.). Sinfonia em prosa: diálogos da história com a música. 1ed.São Paulo: Intermeios, 2013, v. 1, p. 243-253.

3.
ALENCAR, M. A. G.; Bruzadelli, Victor Creti ; OLILVEIRA, V. H. A. . História, música e educação: as canções populares na sala de aula. In: Silva, Maria da Conceição; Magalhães, Sônia Maria de. (Org.). O Ensino de História: aprendizagens, políticas públicas e materiais didáticos. 1ed.Goiânia - GO: Ed. da PUC Goiás, 2012, v. , p. 53-81.

4.
ALENCAR, M. A. G.. Tradição, memória e identidade na música goiana: da modinha à MPB. In: Ramos, Alcides Freire; Matos, Maria Izilda Santos de; Patriota, Rosângela. (Org.). Olhares sobre a História. São Paulo: Hucitec, 2010, v. , p. 197-212.

5.
ALENCAR, M. A. G.. A bossa nova canta o Rio: entre a beleza e o caos. In: Dângelo, Newton. (Org.). História e cultura popular: saberes e llinguagens. 1ed.Uberlândia - MG: EDUFU, 2010, v. 1, p. 215-226.

6.
ALENCAR, M. A. G.. História e Música: uma proposta teórico-metodológica para análise da música regionalista. In: Lemes, Cláudia Graziela F.; Menezes, Marcos Antônio de; Nascimento, Renata Cristina de S.. (Org.). Historiar: interpretar objetos da cultura. 1ed.Uberlândia, MG: EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2009, v. 1, p. 9-36.

7.
ALENCAR, M. A. G.. Natureza e religiosidade popular na canção sertaneja. In: Fredrigo, Fabiana de S.; Oliveira, Fabiane; Salomon, Marlon. (Org.). Escritas da História: política, identidades e imaginários. 1ed.Goiânia, GO: Editora da UCG, 2009, v. 1, p. 109-130.

8.
ALENCAR, M. A. G.. Imagens, Identidade e Memória na Canção Regionalista. In: Gonçalves, Ana Teresa, Souza, Armênia, Serpa, Élio, Bittencourt, Libertad. (Org.). Escritas da História: memória e linguagem. 1ªed.Goiânia: Editora da UCG, 2004, v. 18, p. 111-135.

9.
ALENCAR, M. A. G.. Música e Memória: musicólogos e folclorlstas no Brasil. In: Costa, Cleria Botêlho; Magalhães, Nancy Alessio. (Org.). Contar História, fazer História. 1ed.Brasília: Paralelo 15, 2001, v. 1, p. 152-166.

10.
ALENCAR, M. A. G.. Razão e Erudição na Epoca Moderna. In: Maria Amélia Garcia de Alencar. (Org.). A História da História. 1ed.Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiás, 1999, v. 1, p. 09-20.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALENCAR, M. A. G.. Em campo minado. Revista de história da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, RJ, p. 98 - 98, 10 abr. 2014.

2.
ALENCAR, M. A. G.. O Sertão resiste à modernidade. Opção, Goiânia, p. p.31, 11 jun. 2000.

3.
ALENCAR, M. A. G.. A Redescoberta do Sertão. Opinião, Goiânia, p. p. 30, 04 jun. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALENCAR, M. A. G.; Bruzadelli, Victor Creti . Dimensões sagradas na canção regionalista. In: XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões, 2009, Goiânia - GO. Sociabilidades religiosas: mitos, ritos e identidades. Goiânia - GO: Zutto Digital, 2009. v. 1.

2.
Bruzadelli, Victor Creti ; ALENCAR, M. A. G. . As representações do sagrado na obra do músico regionalista goiano João Caetano. In: XVII Seminário de Iniciação Científica - VI CONPEEX - UFG, 2009, Goiânia - GO. Anais do VI COMPEEX - UFG. Goiânia - GO: Ed. UFG, 2009. v. 1. p. 543-557.

3.
ALENCAR, M. A. G.. Expressões do sagrado na música sertaneja urbana. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo - RS. Anais - XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007.

4.
ALENCAR, M. A. G.. Mortes no sertão: relações de gênero na canção sertaneja. In: VII Congresso IASPM-AL, 2006, Havana. Anais do VII Congreso IASPM-AL. Havana: Casa de las Americas, 2006.

5.
ALENCAR, M. A. G.. A canção regionalista em tempos de pós modernidade. In: V Congresso da IASPM-AL, 2004, Rio de Janeiro. Actas do V Congresso da IASPM - LA, 2004.

6.
ALENCAR, M. A. G.. Cultura e Identidade nos sertões do Brasil. In: III Congresso Latinoamericano de la IASPM, 2000, Bogotá. Atas do III Congresso Latinoamericano de Músicas Populares, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALENCAR, M. A. G.. O folclore goiano chega ao disco: autenticidade, identidade e memória. In: IX Congreso de Música Popular IASPM/AL 2010, 2010, caracas. IX Congreso de Música Popular IASPM-AL. Caracas: Universidad Central de Venezuela, 2010. v. 1. p. 69-70.

2.
ALENCAR, M. A. G.. Natureza e religiosidade popular na canção sertaneja. In: VIII Congreso da IASPM-AL, 2008, Lima - Peru. Caderno de resumos d VIII Congreso IASPM-AL. Lima - Peru: Studio Digital Edtores S.A.C., 2008. v. 1. p. 47-47.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALENCAR, M. A. G.. Paisagens e a noção de sublime em Oceano, de Djavan. In: II Colóquio Internacional de História e Música, 2013, Franca. SP. Caderno de Programação e Resumos. Franca: UNESP - Franca, 2013. v. 1. p. p. 22-p. 22.

2.
ALENCAR, M. A. G.. O musicólogo Luiz Heitor em Goiânia - 1942. In: VI Simpósio Internacional de História: culturas e identidades, 2013, Goiânia. VI Simpósio Internacional de História: culturas e identidades - anais eletrônicos, 2013.

3.
ALENCAR, M. A. G.. Imagens sonoras da cidade de Goiânia/GO: 1942-1980. In: X Congreso de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular - rama latinoamericana, 2012, Córodoba - Argentina. Anais do X Congreso de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular. Córdoba- Argentina: Universidade Nacional de Córdoba, 2012. v. 1. p. 72-72.

4.
ALENCAR, M. A. G.. Paisagens e a noção do sublime na canção brasileira. In: V Simpósio Internacional de História: culturas e identidades, 2011, Goiânia - GO. V Simpósio Internacional de história: culturas e identidades, 2011.

5.
ALENCAR, M. A. G.. Bandas ou "furiosas": tradição, memória e a formação do músico popular em Goiânia -GO. In: XXV Simpósio Nacional de História: história e ética, 2009, Fortaleza - CE. XXV Simpósio Nacional de História: história e ética. Fortaleza - CE: Fortaleza:Editora, 2009. v. 1. p. 97-97.

6.
ALENCAR, M. A. G.. Expressões do sagrado na música sertaneja urbana. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo - RS. XXIV Simpósio nacional de História - Caderno de resumos. São Leopoldo: Oikos/Anpuh-rs, 2007. v. 1. p. 205-205.

7.
ALENCAR, M. A. G.. Rio de Janeiro - entre a beleza e o caos. In: I Simpósio Nacional do Centro Interdisciplinar de Estudos África-América - CieAA e VI Semana de História, 2007, Anápolis - Goiás. Caderno de Resumos do I Simpósio Nacional do Centro Interdisciplinar de Estudos África-América. Anápolis - GO: UEG, 2007. v. 1. p. 19-20.

8.
ALENCAR, M. A. G.. Crimes da paixão: gênero, honra e nação na música popular brasileira. In: III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006, Florianópolis. Caderno de Resumos e Programação. Florianópolis: Imprensa Universitária - UFSC, 2006. v. 1. p. 71-71.

9.
ALENCAR, M. A. G.. Religiosidade popular na Canção Sertaneja. In: VI Semana de História e IX Encontro Regional - ANPUH-GO, 2006. Caderno de Resumos. Goiânia: Ed. da UCG, 2006. v. 1. p. 141-141.

10.
ALENCAR, M. A. G.. O "Código do Sertão": valores morais e normas de conduta na música popular brasileira. In: XXIII Simpósio Naciona da ANPUH, 2005, Londrina - PR. História: guerra e paz. Londrina, PR: Editorial Mídia, 2005. v. 1. p. 324-324.

11.
ALENCAR, M. A. G.. Moral e violência contra a mulher nos sertões do Brasil. In: II Simpósio Internacional de História, 2005, Goiânia - GO. Cultura e Identidade. Goiânia - GO: Editora da UCG, 2005. v. 1. p. 148-148.

12.
ALENCAR, M. A. G.. Os Cancionistas do Sertão: tradição e pós-modernidade. In: 2º Simpósio de História Cultural, 2004, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do 2º Simpósio de História Cultural. Rio de Janeiro, 2004. v. 1. p. 118-118.

13.
ALENCAR, M. A. G.. Música regionalista no centro-sul do Brasil: entre a tradição e a pós modernidade. In: V Semana de História- VII Encontro da ANPUH-GO, 2004, Goiânia. História: historiografia e poder. Goiãnia, 2004. v. 1. p. 55-55.

14.
ALENCAR, M. A. G.. A canção regionalista em tempos de pós-modernidade. In: V Congresso Latinoamericano da IASPM, 2004, Rio de Janeiro. Música Popular na América Latina, 2004. v. 1. p. 28-28.

15.
ALENCAR, M. A. G.. Música Regionalista em tempos de pós-modernidade. In: I Simpósio Internacional de História, 2003, Goiânia. Caderno de Resumos - I Simpósio Internacional de História. Goiânia: Editora da UFG, 2003. p. 213-213.

16.
ALENCAR, M. A. G.. Saudades do Sertão:música sertaneja na cidade do Rio de Janeiro - 1900-1950. In: IV Congresso de la Rama Latinoamericana IASPM, 2002, Cidade do México. IV Congresso de la Rama Latinoamericana IASPM - Resumenes, 2002.

17.
ALENCAR, M. A. G.. A cidade canta o sertão. In: IV Semana de História da UFG, 2001, Goiânia. Caderno de Resumos da IV Semana de História da UFG, 2001. v. 1. p. 75-75.

18.
ALENCAR, M. A. G.. Música e Memória: musicólogos e folcloristas no Brasil. In: IV Encontro da Associação Nacional de História - ANPUH-DF e IV Encontro de Historia Oral da Região Centro Oeste, 2001, Brasília - DF. Caderno de Resumos do IV Encontro da ANPUH-DF E IV Encontro da ABHO - Centro Oeste, 2001. v. 1. p. 21-21.

19.
ALENCAR, M. A. G.. O Sertão na Música Popular Brasilelira. In: XXI Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2001, Niterói - RJ. Livro de Resumos do XXI Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2001. v. 1. p. 134-134.

20.
ALENCAR, M. A. G.. Cultura e Identidade no Sertão. In: III Semana de História da UFG, 1999, Goiânia. III Semana de História. Goiânia: Kelps, 1999. v. 1. p. 12-12.

Apresentações de Trabalho
1.
ALENCAR, M. A. G.. O musicólogo Luiz Heitor em Goiânia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALENCAR, M. A. G.. Paisagens e a noção de sublime em Oceano, de Djavan. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALENCAR, M. A. G.. Imagens sonoras da cidade de Goiânia/Go - 1942-1970. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALENCAR, M. A. G.; Bruzadelli, Victor Creti . O uso da música popular no ensino de História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALENCAR, M. A. G.. A identidade sertaneja na literatura regionalista: Rosa, Euclies e Hugo de Carvalho Ramos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ALENCAR, M. A. G.. Paisagens e a noção do sublime na canção brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALENCAR, M. A. G.. O folclore goiano chega ao disco: autenticidade, identidade e memória. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALENCAR, M. A. G.. Ely Camargo e a difusão do folclore goiano: autenticidade, identidade e memória. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALENCAR, M. A. G.. Memória sertaneja: as primeiras gravações da música goiana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALENCAR, M. A. G.. Bandas ou "furiosas": tradição, memória e a formação do músico popular em Goiânia - GO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ALENCAR, M. A. G.. Natureza e religiosidade popular na canção sertaneja. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ALENCAR, M. A. G.. Tradição, memória e identidade: a modinha goiana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ALENCAR, M. A. G.. A tradição nos compositores regionalistas goianos: o amor à terra natal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ALENCAR, M. A. G.. História & Música: uma proposta teórico-metodológica para análise da música regionalista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
RIOS, S. ; ALENCAR, M. A. G. ; PEDREIRA, S. R. A. F. F. . Sociedade e Cultura. Goiânia - GO, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
ALENCAR, M. A. G.. Projeto e Missão: o movimento folclórico brasileiro 1947-1964. Goiânia - GO: Editora de UFG - CEGRAF, 2001 (Resenha).

3.
ALENCAR, M. A. G.. Millenarian Vision, Capitalist Reality: Brazil's Contestado Rebellion. Goiânia: Editora da Universidade Federal de Goiás, 1997 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALENCAR, M. A. G.. Temporalidades. 2015.

2.
ALENCAR, M. A. G.. Revista de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. 2012.

3.
ALENCAR, M. A. G.. Revista Temporalidades - PPG História - UFMG (discente). 2012.

4.
ALENCAR, M. A. G.. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. 2012.

5.
ALENCAR, M. A. G.. História Revista. 2012.

6.
ALENCAR, M. A. G.. Revista Ars Historica - PPG História UFRJ (discente). 2011.

7.
ALENCAR, M. A. G.. Em Tempo de História - PPG História UnB (discente). 2011.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CLIMACO, M. M.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Davi Ebenezer Ribeiro da Costa Teixeira. Sonoridades do cenário brasileiro pós moderno e sonoridades tropicalistas: suas relações,diversidade, templo múltiplo e processos identitários. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

2.
ALENCAR, M. A. G.; Paranhos, Adalberto; NORONHA, M. P.. Participação em banca de Victor Creti Bruzadelli. Chega de saudosismo: a tradição brasileira, o riso e a paródia performatizados pela tropicália (1967-1969). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

3.
ALENCAR, M. A. G.; CLIMACO, M. M.; CAPEL, H.. Participação em banca de Inglas Ferreira Neiva dos Santos. Imagens sertanejas: Francisco Ricardo de Souza (Marrequinho) e a construção cultural da cena musical moderna. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

4.
CLIMACO, M. M.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Pedro Henrique Bernardi Rocha. O rock alternativo em Goiânia e processos identitários. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

5.
MENEZES, Marco Antônio de; SOUSA NETO, M. R.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de João Eratóstenes Doulgras Cardoso. Por entre ruas e memórias: a Belo horizonte no Beira-Mar de Pedro Nava. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

6.
ALENCAR, M. A. G.; NUNES, J. H.; ROCHA, A.. Participação em banca de Cláudio Armelin Melon. Ivan Vilela e Paulo Freire: sofisticação e permanência da sonoridade caipira (1985-2013). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

7.
ALENCAR, M. A. G.; NUNES, J. H.; Berbert Jr., Carlos O.. Participação em banca de Helder Canal de olliveira. "As coisa lá a minha mudernage": entre-lugar, modernidade e sertão na obra de Elomar Figueira Mello. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

8.
ALENCAR, M. A. G.; SANDES, N. F.; OLIVEIRA, Eliézer Cardoso. Participação em banca de Gabriel de Paula. Bernardo Élis: de Corumbá de Goiás ao mar. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

9.
MACHADO, M. C. T.; ABDALA, M. C.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Jaqueline Souza Gutemberg. Entre modas e Guarânias: a produção musical de josé Fortuna e seu tempo (1950-1980). 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

10.
ALENCAR, M. A. G.; FREDRIGO, F. S.; RIBEIRO, R. R.. Participação em banca de Rivaldene Rodrigues Natal. Uma "arquitetura de sonho e permanência": a representação da decadência oligárquica em Crônica da casa assassinada. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

11.
ALENCAR, M. A. G.; VICENTINI, A.; SANDES, N. F.. Participação em banca de Marcos Francisco Alves. Os romancistas da abolição: representação do escravo e discurso abolicionista nas obras de Bernardo Guimarães e Joaquim Manoel de Macedo. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

12.
Magalhães, Sônia Maria de; PIRES, M. C.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Tânia Maria de Maio Leitão. Abastecimento alimentar em Goiás na primeira metade do séc. XIX. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

13.
ALENCAR, M. A. G.; BRITO, Eleonora Zicari Costa de; Berbert Jr., Carlos O.. Participação em banca de Vitor Hugo Abranche de Oliveira. "Você olha nos meus olhos e não vê nada/é assim mesmo que eu quero ser olhado: trajetória e marginalidade na obra musical de Torquato Neto. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

14.
PINTO, João Alberto Costa; CHAUL, Nasr; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Adriana Evarist Borges. Vinicius de Moraes - cultura e história. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

15.
PINTO, João Alberto Costa; CHAUL, Nasr; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Adriana Evaristo Borges. Vinícius de Moraes: cultura e história (1930-1970). 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

16.
ALENCAR, M. A. G.; VICENTINI, A.; SERPA, E. C.. Participação em banca de Marcos Francisco Alves. Escravidão e abolição em Bernardo Guimarães e Joaquim Manoel de Macedo. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

17.
ALENCAR, M. A. G.; Magalhães, Sônia Maria de; OLIVEIRA, E. C.. Participação em banca de Tânia de Maio Leitão. Abastecimento alimentar em Goiás no século XIX. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

18.
ALENCAR, M. A. G.; Martins, Cynthia C.; Reinato, Eduardo J.. Participação em banca de Raimundo Lima dos Santos. O projeto Grande Carajás e seus reflexos para as quebradeiras de coco de Imperatriz - MA. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

19.
Rabêlo, Francisco Chagas E.; NUNES, J. H.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Hemerson Ferreira dos Santos Júnior. Identidade e Distinção: a MPB em Goiás. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

20.
Paranhos, Adalberto; ALENCAR, M. A. G.; Ribeiro Jr, F.. Participação em banca de Mary Aparecida de Alencar Durães. 'De trem para Montes Claros": representações do sertão norte-mineiro nas canções do grupo Raízes.. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

21.
ALENCAR, M. A. G.; Berbert Jr., Carlos O.; NUNES, J. H.. Participação em banca de Vitor Hugo Abranche de Oliveira. A contracultura na obra de Torquato Neto. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

22.
Berbert Jr., Carlos O.; Fernandes, Adriana; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Rainer Gonçalves Sousa. Bezerra da Silva e o cenário musical de sua época - entre as tradições do samba e a indústria cultural (1970-2005. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

23.
ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Rainer Gonçalves Sousa. Tradição, indústria cultural e samba: a perspectiva de Bezerra da Silva. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

24.
ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Raimundo Lima dos Santos. A Amazônia do Projeto Grande Carajás e a reinvenção do habitus extrativista do babaçu. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

25.
ALENCAR, M. A. G.; Magalhães, Sônia Maria de; Rabelo, Danilo. Participação em banca de Adriana Pereira Batista. AGEPEL: póliticas públicas de cultura no estado de Goiás. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

26.
CHAUL, Nasr; OLIVEIRA, Eliézer Cardoso; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Carolina do Carmo Castro. Geraldinho: entre práticas e representações da cultura sertaneja goiana. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

27.
ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Cristiano Vinicius de oliveira Gomes. Depois do Começo: as composições de Renato Russo. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

28.
ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Eli Braz da Silva Junior. Velha cadeia, velha Goiás. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Católica de Goiás.

29.
ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Cláudia Graziela Ferreira Lemes. A política de saias no sudoeste goianao. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

30.
Estvão Martins; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Lindsqy Borges. Revista daz Arquidiocese de Goiânia(1957-1967): as representações da diferença e a construção da unidade religiosa. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

31.
ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Cristiano Vinicius de Oliveira Gomes. As composições de Renato Russo - a construção da identidade cultural na juventude urbana. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

32.
ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Itatiara Teles de Oliveira. "Cantai com `Júbilo ao Senhor": o papel da música no crescimento do neopentecostalismo em Goiânia - 1985-2005. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

33.
ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Lindsay Borges. Revista da Arquidiocese de Goiânia - 1957-1967: as representações da diferença e a construção da unidade. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

34.
ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Luiz Ricardo Magalhães. Brasília, a utopia do centro. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
MENEZES, Marco Antônio de; SANTOS, R. M.; RAMOS, T. R. O.; SOTANA, E. C.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Matheus de Mesquita e Pontes. Jorge Amado: entre engajamento e a militâñcia comunista (1929-1956). 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

2.
ALENCAR, M. A. G.; PESSOA, J. M.; BITTENCOURT, L. B.; CAMPOS, Y. D. S.. Participação em banca de agnaldo Divino Gonzaga. Milagre e castigo: mito e memória nas folias de reis de Itaguari, Goiás. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

3.
BRITO, E. Z. C.; OLIVEIRA, S. R.; GALETTI, L. S. G.; ALENCAR, M. A. G.; PACHECO, M. A.. Participação em banca de Anderson Rocha. Festa ribeirinha: cenas de um Brasil antigo nas práticas do cururu mato-grossense. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

4.
MENEZES, Marco Antônio de; Reinato, Eduardo J.; GOMES, A.; SILVA, T. F. S. E.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Rodrigo de Oliveira Soares. Goiãnia a metrópole periférica: fantasmagoria, experiências e viveres urbanos - Real Conquista e Jardins Madri. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

5.
ALENCAR, M. A. G.; DUARTE, G. R.; GARCIA, A.; MENEZES, Marco Antônio de; SANDES, N. F.. Participação em banca de Vitor Hugo Abranche de Oliveira. Milonga para que el tiempo vaya borrando fronteras - uma reflexão acerca da fronteira como produtora de identidade musical no sul do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

6.
SILVA, L. S. D.; SANTOS, R. M.; DANGELO, N.; ALENCAR, M. A. G.; NORONHA, M. P.. Participação em banca de Edmmilson Ferreira Marques. Tecnologia, política e cultura na história do rádio em Goiás - 1950-1964. 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

7.
BRITO, Eleonora Zicari Costa de; ALENCAR, M. A. G.; NEGRÃO, Tereza; VILELA, I.; BRANCO, E. A. C.. Participação em banca de Mateus de Andrade Pacheco. Milton Nascimento: num canto do mundo, o canto do Brasil. 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

8.
BITTENCOURT, L. B.; Reinato, Eduardo J.; ABDALA JUNIOR, R.; ALENCAR, M. A. G.; MENDONCA, P. K.. Participação em banca de José Luis de Oliveira e Silva. Discurso de memória, expectativa e identidade: o fazer cinematográfico de Cipriano e o agenciamento das imagens de sertão na cultura piauiense. 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

9.
BITTENCOURT, L. B.; CANTINHO, M. J.; MATOS, M. I. S.; ARRAIS, C. P. A.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Cristiano Vinicius de Oliveira Gomes. Temos nosso próprio tempo - Modernidade; uma leitura das composições de Renato Russo. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
MENEZES, Marco Antônio de; SANTOS, R. M.; RAMOS, T. R. O.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Matheus de Mesquita e Pontes. Entre formas de engajamento e a militância: produção escriturária de Jorge Amado (1929-1956). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Goiás.

2.
ALENCAR, M. A. G.; Sebastião Rios; PESSOA, J. M.. Participação em banca de Agnaldo Divino Gonzaga. Os mimtos nas folias de reis de Itaguari - GO. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Goiás.

3.
ALENCAR, M. A. G.; DUARTE, G. R.; BITTENCOURT, L. B.. Participação em banca de Vitor Hugo Abranche de Oliveira. Milonga para que el tiempo vaya borrando fronteras - uma reflexão acerca da fronteira como produtora de identidade musical no sul do Brasil. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal de Goiás.

4.
BRITO, Eleonora Zicari Costa de; ALENCAR, M. A. G.; MAGALHAES, N. A.. Participação em banca de Anderson Rocha. Festa ribeirinha: imagens de um Brasil antigo nas práticas do cururu mato-grossense nsce. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade de Brasília.

5.
Rabêlo, Francisco Chagas E.; VIANA, N.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Denise dos Anjos Mascarenha. Grande sertão: veredas - um romance da modernidade. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal de Goiás.

6.
BITTENCOURT, L. B.; ABDALA JUNIOR, R.; Reinato, Eduardo J.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de José Luis de olliveira e Silva. Imagens do sertão: memória e identidade no filme Cipriano. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal de Goiás.

7.
BITTENCOURT, L. B.; ALENCAR, M. A. G.; ARRAIS, C. P. A.. Participação em banca de Cristiano Vinicius de Oliveira Gomes. Temos nosso próprio tempo - uma leiltura da modernidade a partir das composições de Renato Russo. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Goiás.

8.
SILVA, L. S. D.; ALENCAR, M. A. G.; SANTOS, R. M.. Participação em banca de Edmilson Ferreira Marques. A história do rádio em Goiás (1950-1963). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal de Goiás.

9.
BRITO, Eleonora Zicari Costa de; ALENCAR, M. A. G.; NEGRÃO, Tereza. Participação em banca de Mateus de Andrade Pacheco. Milton Nascimento:num canto do mundo,o canto do Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade de Brasília.

10.
ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Cláudio Lopes Maia. Movimentos Sociais em Goiás. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
MENEZES, Marco Antônio de; VIEIRA, T. L.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Robson Pereira da Silva. Inclassificável bandido: interfaces entre violência e erotismo na obra de Ney Matogrosso na década de 1970. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

2.
OLIVEIRA, E. C.; NORONHA, M. P.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Victor Creti Bruzadelli. Chega de saudosismo: os usos das tradições musicais na Tropicália. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

3.
CAPEL, H. S. F.; CLIMACO, M. M.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Inglas Ferreira Neiva dos Santos. Imagens sertanejas; Francisco Ricardo de Souza (Marrequinho) e a construção cultural da cena musical moderna em Goiás (1950-2008). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

4.
MENEZES, Marco Antônio de; Berbert Jr., Carlos O.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de João Eratóstenes Doulgras Cardoso. A construção do espaço urbano por Pedro Nava: uma leitura benjaminiana. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

5.
ALENCAR, M. A. G.; NUNES, J. H.; CLIMACO, M. M.. Participação em banca de Cláudio armelin Melon. A sofisticação da sonoridade caipira em Paulo Freire e Ivan Vilela. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

6.
ALENCAR, M. A. G.; SANTOS, D. O. A.; FREDRIGO, F. S.. Participação em banca de Rivaldene Rodrigues Natal. O punhal e a pena: a decadência da oligarquia mineira na "Crônica da casa assassinada". 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

7.
ALENCAR, M. A. G.; VICENTINI, A.; SANDES, N. F.. Participação em banca de Gabriel de Paula. Um sertão de idéias; o intelectual Bernardo Élis. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

8.
ALENCAR, M. A. G.; NUNES, J. H.; Berbert Jr., Carlos O.. Participação em banca de Helder Canal de Oliveira. "As coisa lá da minha mudernage": entre-lugar, modernidade e sertão na obra artística de Elomar Figueira Mello. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALENCAR, M. A. G.; Magalhães, Sônia Maria de. Participação em banca de Tânia de Maio Leitão. A alimentação em Goiás a partir da visão de um viajante estrangeiro do séc. XIX: Auguste de Saint-Hilaire. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Cultural) - Universidade Federal de Goiás.

2.
ALENCAR, M. A. G.; Magalhães, Sônia Maria de. Participação em banca de Adriana Teixeira Rodrigues da Cunha. Cultura material, educação e História. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALENCAR, M. A. G.; CAPEL, H.. Participação em banca de Rafael Nunes Botelho.O folclore, o popular e o erudito na obra de Heitor Villa-Lobos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás.

2.
Camila de Melo Santos; Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Camila de Melo Santos.Nas ondas do rádio: o flutuar da identidade caipira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

3.
ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Thiago Oliveira martins.As trajetórias institucionalis e as visões de mundo de Francisco Adolfo de Varnhagen, oliveira Viana e Gilberto Freyre. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás.

4.
ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de Rodrigo Rezende dos Santos.As Intervenções nos estados: Goiás, filho espúrio ou retórica política - 1889-1909. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALENCAR, M. A. G.; BESSONI, T. M. F.; SOARES, A. C. E. C.. Concurso público de Provas e Títulos para cargo de professor efetivo nível A. 2014. Universidade Federal de Goiás.

2.
ALENCAR, M. A. G.; SOARES, A. C. E. C.; ABDALA JUNIOR, R.. Processo seletivo simplificado para contratação de professor por tempo determinado. 2012. Universidade Federal de Goiás.

3.
ALENCAR, M. A. G.. Banca Examinadora do Concurso Público para o cargo de professor adjunto. 2009. Universidade Federal de Goiás.

Avaliação de cursos
1.
ALENCAR, M. A. G.. Avaliação de curso de História /UEG - Jussara. 2004. Universidade Estadual de Goiás.

2.
ALENCAR, M. A. G.. Avaliação de Curso de História - UEG/Quirinópolis. 2004. Universidade Estadual de Goiás.

Outras participações
1.
ALENCAR, M. A. G.. Comissão de seleção de trabalhos para o IX Congreso de Música Popular - IASPM-AL. 2010. Associação Internacional para o Estudo da Música Popular - Rama Latlinoamer.

2.
MACIEL, David; PINTO, João Alberto Costa; MENEZES, Marco Antônio de; CHAUL, Nasr; ALENCAR, M. A. G.. Comissão de arquição dos projetos de pesquisa do processo seletivo do PPGH-UFG. 2009. Universidade Federal de Goiás.

3.
ALENCAR, M. A. G.. Os novos filhos do sol: imigrantes okinawanos em São Jolsé do Rio Preto (1993-2003). 2005. Universidade Estadual Paulista.

4.
ALENCAR, M. A. G.. Comissão de Seleção de Trabalhos para VI Congreso de la Rama Latinoamericana de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular. 2005. Associação Internacional do Estudo da Música Popular.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
100 anos de Tropas e boiadas.A identidade sertaneja em Tropas e boiadas. 2017. (Simpósio).

2.
I Fórum dos Programas de Pós-graduação em História do Centro Oeste.Coração leviano: desilusão e morte em Paulinho da Viola. 2016. (Seminário).

3.
I Fórum dos Programas de Pós-graduação em História do Centro Oeste.Os missionários orionitas e a consolidação do catolicismo no antigo extremo norte goiano. 2016. (Seminário).

4.
VIII Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História UFG/ PUC-GO/ UN.A diáspora do reaggae jamaicano/maranhense em Goiás/ O periodismo político-partidário goiano entre 1945 e 1947. 2015. (Seminário).

5.
XI Congresso da IASPM - AL. O musicólogo Luiz Heitor em Goiânia. 2014. (Congresso).

6.
II Colóquio Internacional de História e Música.Paisagem e a noção de sublime em Oceano, de Djavan. 2013. (Outra).

7.
Jornada de Monografia 2012.A historiografia do período Vargas nos livros didáticos. 2013. (Outra).

8.
VI Simpósio Internacional de História: culturas e identidades.O musicólogo Luiz Heitor em Goiânia - 1942. 2013. (Simpósio).

9.
80 anos do IHGG - 1932-2012.A construção da imagem do sertanejo em Euclides da Cunha, Hugo de carvalho Ramos e Guimarães Rosa. 2012. (Seminário).

10.
III Congresso Internacional de História: história e diversidade cultural. Das tradições musicais goianas ás memórias goianienses - 1942. 2012. (Congresso).

11.
III Congresso Internacional de História: história e diversidade cultural. Coordenador do Simpósio Temático: História e Música: diversidade e interdiscipliridade. 2012. (Congresso).

12.
X Congreso de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Ppopular - rama Latinoamericana. Imagens sonoras da cidade de Goiânia/Go - 1942-1970. 2012. (Congresso).

13.
X encontro Estadual de história - ANPUH - GO.O uso da música popular no ensino de História. 2012. (Encontro).

14.
IV Seminário de Pesquisa em Pós-Graduação em História PUC Goiás/UFG.Música, Cinema e História. 2011. (Seminário).

15.
Seminário Cultura e Região.Música e sertão. 2011. (Seminário).

16.
VIII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extenção e 63ª Reunião Anual da SBPC. Seção de comunicações da Pós-graduação em História (Goiânia) e Geografia (Jataí). 2011. (Congresso).

17.
VIII Encontro de Estudantes de História e I Econtro da pós-graduandos em História.A identidade sertaneja na literatura regionalista: Rosa, Euclides e hugo de Carvalho Ramos. 2011. (Encontro).

18.
V Simpósio Internacional de História - culturas e identidades.Paisagens e a noção do sublime na canção brasileira. 2011. (Simpósio).

19.
XLI Forum de Coordenadores de Pós-Graduação em História.Programa de Pós-graduação em História da UFG. 2011. (Encontro).

20.
XLII Forum de Coordenadores de Pós-Graduação.Representante do PPG História UFG. 2011. (Encontro).

21.
IX Congreso de Música Popular IASPM/AL 2010. O folclore goiano chega ao disco: autenticidade, identidade e memória. 2010. (Congresso).

22.
VIII Semana de História e III Colóquio de Pesquisas da História.Ely Camargo e a difusão do folclore goiano: autenticidade, identidade e memória. 2010. (Seminário).

23.
VIII Semana de História e III Colóquio de Pesquisas da História.Encantos da Imagem: a propósito da obra plástica de Xul Solar e sua utopia do novo homem latino americano. 2010. (Seminário).

24.
V Simpósio Nacional de História Cultural.Memória sertaneja: as primeiras gravações da música goiana. 2010. (Simpósio).

25.
II Colóqui de Pesquisas da História: arte, poder e sociedade.Arte e Cultura em Goiás. 2009. (Encontro).

26.
II Colóquio de Pesquisas da História: arte, poder e sociedade.História e Música Popular Brasileira: desafios e lproposta de análise. 2009. (Encontro).

27.
II Seminário de Pesquisa e Pós=Graduação em História - UFG/UCG.Rpresentações do caipira na cultura popular goiana. 2009. (Seminário).

28.
II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em História - UFG/UCG.História dos Silêncios: a solidão das paisagens sertanejas em Goiás nos séc XVIII e XIX. 2009. (Seminário).

29.
Oficina de Hisltória: música popular e educação.Música popular e educação. 2009. (Oficina).

30.
Seminário: Música Popular em Contexto.Bandas ou furiosas: a formação do músico popular em Goiânia, GO. 2009. (Seminário).

31.
XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões.Dimensões sagradas na canção regionalista. 2009. (Simpósio).

32.
XXV Simpósio Nacional de História: história e ética.Bandas ou "furiosas": tradição, memória e formação do músico popular em Goiânia - GO. 2009. (Simpósio).

33.
XXXVIII Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em História.XXXVIII Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em História. 2009. (Encontro).

34.
I Seminário de pesquisa da Pós-Graduação em história - UFG/UCG.Sessão de Comunicações I. 2008. (Seminário).

35.
IV Simpósio Nacional de História Cultural.Tradição, memória e identidade: a modinha goiana. 2008. (Simpósio).

36.
Uma Corte européia nos trópicos. A tradição nos composlitores regionalistas goianos - o amor à terra natal. 2008. (Congresso).

37.
VIII Congreso IASPM-AL. Natureza e religiosodade popular na canção sertaneja. 2008. (Congresso).

38.
VII Semana de História e I Colóquio de Pesquisas da História.História do Brasil 03. 2008. (Seminário).

39.
I Congresso do Curso de História da UFG- Jataí. História & Música: uma proposta teórico-metodológica para análise da música regionalista. 2007. (Congresso).

40.
III Simpósio Internacional Cultura e Identidades.Mini Simpósio - História e Música: memória e identidades em debate. 2007. (Simpósio).

41.
I Simpósio Nacional do Centro Interdisciplinar de Estudos África-América e VI Semana de história da UEG-Anápolis. ST 05 - estado. capital e técnica: antigas e novas formas de intervenção nos espaços urbanos e regional. 2007. (Congresso).

42.
III Ciclo de Estudos do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central.Expressões do Sagrado na Música do Sertão. 2006. (Encontro).

43.
III Simpósio Nacional de História Cultural.Crimes da paixão: gênero, honra e nação na música popular brasileira. 2006. (Simpósio).

44.
VII Congresso IASPM-AL. Mortes no sertão: relações de gênero na canção sertaneja. 2006. (Congresso).

45.
VI Semana de História e IX Encontro Regional - ANPUH-GO.Religiosidade Popular na Canção Sertaneja. 2006. (Simpósio).

46.
V Seminário das Licenciaturas.Ensino de História: patrimônio e cultura. 2006. (Seminário).

47.
História: Guerra e Paz.XXIII Simpósio Nacional de História. 2005. (Simpósio).

48.
II Simpósio Internacional de história: cultura e identidade.II Simpósio Internacional de História. 2005. (Simpósio).

49.
História: historiografia e poder.V Semana de História e VIII Encontro da ANPUH-GO. 2004. (Simpósio).

50.
História e Linguagens.2º Simpósio Nacional de Históroia Cultural. 2004. (Simpósio).

51.
Música Popular na América Latina. V Congresso Latinoamericano da Associação internacional do Estudo da Música Popular - IASPM. 2004. (Congresso).

52.
I Simpósio Internacional de História.Música Regionalista em tempos de pós-modernidade. 2003. (Simpósio).

53.
Seminário Nacional: História e Imagem.Imagens Literárias e Musicais na Canção Sertaneja. 2003. (Seminário).

54.
IV Congreso de la Rama Latinoamericana - IASPM. Saudades do Sertão: música sertaneja na ciade do Rio de Janeiro - 1900-1950. 2002. (Congresso).

55.
IV Encontro da ANPUH-DF e Encontro de História Oral Centro Oeste.Música e Memória:musicólogos e folcloristas no Brasil. 2001. (Encontro).

56.
IV Semana de História da UFG.A Cidade canta o serão. 2001. (Outra).

57.
XXI Simpósio Nacional de História.O Sertão na Música Popular Brasileira. 2001. (Simpósio).

58.
Descobrindo os 500 anos do Brasil.A Re-descoberta do Sertão. 2000. (Seminário).

59.
III Congresso Latinoamericano da IASPM. Cultura e Identidade nos Sertões do Brasil. 2000. (Congresso).

60.
Pesquisa em música popular.Música sertaneja e sociedade. 2000. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALENCAR, M. A. G.; MELON, C. A. . IV Congresso Internacional de História. 2014. (Congresso).

2.
ALENCAR, M. A. G.; OLIVEIRA, H. C. . Simpósio Temático: História e Música - diversidade e interdisciplinaridade. 2012. (Congresso).

3.
ALENCAR, M. A. G.; OLILVEIRA, V. H. A. . V Simpósio Internacional de História. 2011. (Congresso).

4.
ALENCAR, M. A. G.. Seminário Cultura e Região. 2011. (Congresso).

5.
ALENCAR, M. A. G.; BRITO, Eleonora Zicari Costa de . V Simpósio Nacional de História Cultural. 2010. (Congresso).

6.
ALENCAR, M. A. G.; QUADROS, E. G. . III Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História UFG/PUC-GO. 2010. (Congresso).

7.
ALENCAR, M. A. G.; CAPEL, H. S. F. ; CARVALHO, E. F. ; Vitor Creti Bruzadelli . IV Simpósio Internacional de História: cultura e identidades. 2009. (Congresso).

8.
ALENCAR, M. A. G.; CAPEL, H. ; QUADROS, E. ; PESAVENTO, S. J. . IV Simpósio Nacional de História Cultural. 2008. (Congresso).

9.
ALENCAR, M. A. G.. III Simpósio Internacional Cultura e Identidades. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Victor Creti Bruzadelli. Tropicália - entre a tradição e a modernidade. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Cláudio Armelin Melon. Ivan Vilela e Paulo Freire: permanência e sofisticação da sonoridade caipira. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Rodrigo Jurucê M. Gonçalves. Instituto Brasileiro de Filosofia - 1949-1968. Início: 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Agnaldo Divino Gonzaga. Folias de reis em Itaguaru - GO. Início: 2012. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Vitor Hugo Abranche de Oliveira. Música de fronteira - Vitor Ramil. Início: 2011. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Victor Creti Bruzadelli. Chega de saudosismo: a tredição brasileira, o riso e a paródia performatizados pela tropicália (1967-1960). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

2.
Cláudio Armelin Melon. Ivan Vilela e Paulo Freire: sofisticação e permanência da sonoridade caipira (1985-2013). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

3.
Helder Canal de Oliveira. "As coisa lá a minha mudernage": entre-lugar, modernidade e sertão na obra de Elomar Figueira Mello. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

4.
Gabriel de Paula. Bernardo Élis: de Corumbá de Goiás ao mar. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

5.
Rivaldene Rodrigues Natal. Uma arquitetura de sonho e permanência: a representação da decadência oligárquica em "Crônica da casa assassinada". 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

6.
Marcos Francisco Alves. Os romancistas da abolição: representação do escravo e discurso abolicionista nas obras de Bernardo Guimarães e Joaquim Manoel de Macedo. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

7.
Vitor Hugo Abranche de Oliveira. Torquato Neto e o movimento Tropicalista. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

8.
Raimundo Lima dos Santos. O projeto Grande Carajás e seus reflexos para as quebradeiras de coco de Imperatriz - MA. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Apoio a Pesquisa no Maranhão. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

9.
Adriana Pereira Batista. AGEPEL: políticas públicas de cultura no estado de Goiás - um intelectual no poder. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

10.
Cláudia Graziela Ferreira Lemes. DE minhoca a beija-flor: a participação feminina na política do Sudoeste goiano - 1930-1945. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

Tese de doutorado
1.
Vitor Hugo Abranche de Oliveira. Milonga para que el tiempo vaya borrando fronteras - uma reflexão acerca da fronteira como produtora de identidade musical no sul do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Helder Canal de Olliveira. O sertão em Elomar Figueira de Mello. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

2.
Camila de Melo Santos. O cancioneiro goiano a partir das obras de Americano do Brasil (1925) e José Aparecido Teixeira (1940). 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

3.
Adriana Teixeira Rodrigues da Cunha. Cultura Material, Educação e História. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

4.
Marley Regina Costa Leite. Históroia, Ensino e linguagem musical: umaanálise do choro. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Foromação de Professores) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

5.
Erton Antônio Ferreira. O sentido da propriedade da terra nos assentamentos de Canudos e da Quinta da Bicuda, Goiás. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Foromação de Professores) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

6.
Nélio dos Santos. Cultura Hip Hop: uma referência para os jovens da periferia. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Foromação de Professores) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

7.
Adão José Araújo de Abreu. Itapaci e a marcha para o oeste: uma saga contada por seus pioneiros. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafael Nunes Botelho. O folclore, o erudito e o popular em Villa Lobos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

2.
Francisco Ricardo de Souza Junior. A música sertaneja em Goiás: história de um ajuntqdor de versos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

3.
Marcos Francisco Alves. Historia e Literatura em diálogo: a escravidão em Bernardo Guimarães. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

4.
Valmir dos Santos. Igreja e famílias em Goiás no período de laicização do Estado brasileiro -1890-1920. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

5.
Paulo de Tarso Vasconcelos Carrilho. Crescimento do (neo)pentecostalismo em Anápolis: respostas a todos os problemas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

6.
José Alves Pereira Filho. A luta pela terra no Brasil e suas contradições mais recentes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

7.
Maria Gorete de Souza. Beatriz Nascimento: uma nova história da mulher negra. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

8.
Camila Pinheiro Araújo. Representações sobre a saúde da mulher na cidae de Goiás no início do século XX. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

9.
Keylla Rosalle Guimarães Barbalho. O Papel da mulher na família do Brasil Colonial. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

10.
Juliana Soares Barbosa. Henrique Santillo e a Mobilização Popular. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

11.
Carlos Eduardo Pinheiro de Abreu Filho. Fala tamborim: MPB, Identidade Nacional e Internacionalismo no grupo Novos Baianos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

12.
Sirlene Morais de Freitas. A Música como canal de protesto. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

13.
Rogério de Castro Rocha. Pedro Ludovico Teixeira: interventor de Goiás (1930-1945). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

14.
Erton Antônio Ferreira. História do Assentamento Canudos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

15.
Florisvaldo Martins da Silva. A Música Sertaneja Goiana: da raiz ao sertanejo romântico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

16.
Viner Vieira Alves. A Nova Capital de Goiás e a política de terras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

17.
Alexandre de Almeida Pantaleão. Candomblé: um estudo da relação escravidão negra e candomblé no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

18.
Ângela Cristina dos Santos Ferreira. Juventude e Imaginário pós-utópico na história recente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

19.
Sancho Machado Neto. Frei Marcos e as contribuições sócio-culturais para a cidade de Goiás. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

20.
Arlindo Rodrigues dos Santos Filho. Goiânia: o mito das Origens de uma cidade moderna na visão da revista Oeste. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

21.
Wandreley Preto Gomes Júnior. O sertão goiano e a integração à nação brasileira na revista A Informação Goyana - 1917-1935. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

22.
Sandro Lopes de Santana. Seminário Santa Cruz: 133 anos de história e formação eclesilática em Goiás. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

23.
Irlaine Trindade Nunes. A cultlura popular e a trqdlição religiosa em Correntina - BA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

24.
Renan Gonçalves de Souza. Rock & Brasil nos anos 80: a transição política e musical. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

25.
Camila da Costa Santos. O Impacto do crescimento do neopentecostalismo brasileiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

26.
Maria Rosária Batista. Teologlia da libertação no Brasil e suas implicações na década de 1960. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

27.
José Serafim de Freitas Junior. A influlência da proposta mudancista na poesila goiana. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

28.
Sillvéria Pereira de Matos. Romaria do Divino Pai Eterno: fé e tradição na fesdta de Trindade - GO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

29.
Euler Rui Barbosa Tavares. Música Caipira - uma da identidades culturais do sertão brasileiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

30.
Donizete Gonçalves de Souza. A luta pela terra em Goiás. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

31.
Inglas Ferreira Neiva dos Santos. Cultura e Poder:. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

32.
Giovana Papini de Sousa. Bebadosamba: origens, transformação e Indústria Cultural. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

33.
Cristiane Bazana. Arte Déco - representações da modernidade na construção de Goiânia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

34.
Lílian Marinho Teles. O Golpe militar de 1964 e seus reflexos em Goiás. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

35.
Vânia Oliveira Mendes. O MST em Goiás: o assentamento Canudos - um estudo de caso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

36.
Sérgio Bruno dos Reis Almeida. Arqueologia históroica e cotidiano na zona rural em Goiás no séc. XIX. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

37.
Hélio Corrêa Magalhães. O Cotidiano da Casa Velha da Ponte. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

38.
Marines de Soza Ribeiro. Os caminhos da política de Vargas: propaganda e arregimentação das massas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

39.
Lore4na Garcia. Adornos idígenas: resistência ou interação cultural?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

40.
Ivone Ferreira da Fonseca. A Folia de Reis da Comunidade Ponte Nova em Palmeiras de Goiás. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

41.
Giselle de Araújo Alves. A Revolução de 30 em Goiás na visão dos perdedores. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

42.
Kleitter Bernardes da Costa. Movimento Social no Sertão: o cangaço. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

43.
Raquel Machado Gonçalves Campos. Um Historiador Contador de Histórias:história,literatura e representação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

44.
Domingas Ferreira da Silva. O Impacto do Movimento Musical "Jovem Guarda" na Cultura de Massa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

45.
Patrícia Matias Lisboa. Duque de Caxias: mito e História. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

46.
Hosana Divina Alves. A Descaracterização da Música Raiz no final do século XX. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

47.
Luciana patrícia Barbosa Lopes. Política e Cultura nos anos 1960: festivais da canção. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

48.
Valéria Cristina Garcez. O Estado-Nação em Varnhagen. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

49.
Leksel Nazareno Rezende. Em nome de Deus: reforma protestante, nascimento da Igreja presbieriana: origens do presbiterianismo no Brasil e em Goiás. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

50.
Simone de Paula Soares. O Médico de Família: o resgate histórico e o discurso médico sobre a especiallização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

51.
Fernanda M. Coelho Furquim Werneck. Grupo Galpão: uma identidade para Belo Horizonte. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

52.
Ioneida Gomes de Souza. a Religiosidade Em Goiás no século XIX e a obra de Veiga Valle. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

53.
Benilde Arruda Dutra. As Festas Devocionais nas Igrejas Goianienses. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

54.
Tânia Maria Guilarducci. Surgimento do Espiritismo em Trindade - GO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

55.
Reila Gomes Passos. As Cavalhadas em Palmeiras de Goiás. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

56.
Alvaro Costa Medeiros. A Calônia Agrícola Nacional de Goiás. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

57.
Camila Cristina Gondim. Os Pobres do Ouro em Goiás. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

58.
Hedy Lamar Parreira Cardoso. A Criminalidade em Goiás no século XIX. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

59.
Halley Vieira Prego. O Ideal Monarquista no Brasil. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

60.
Rita de Cássia Leite. Política de ocupação e marcha para o oeste. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

Iniciação científica
1.
Victor Creti Bruzadelli. As representações do sagrado na música regionalista goiana no século XX. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

Orientações de outra natureza
1.
Lohayne Rodrigues Dias. O folclore em Goiás: resgate e inserção nacional - a prática nas escolas. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

2.
Karyna Cândida Azevedo. O caráter educativo das bandas musicais escolares. 2009. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.

3.
Lohayne Rodrigues Dias. A prática do Folclore no ensino fundamental goianiense. 2009. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Amélia Garcia de Alencar.



Outras informações relevantes


Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em História, níveis de Mestrado e Doutorado, da universidade Federal de Goiás, para o biênio 2010-2012.



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