Carmi Ferraz Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2322696001671542
  • Última atualização do currículo em 11/05/2018


Possui graduação em História e Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco , mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco no curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem experiência nas áreas de Educação e Lingüística, com ênfase em Formação de professor e Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, ensino, professores, leitura e representação social. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carmi Ferraz Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, C. F.


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O professor e a escrita: entre práticas e representações, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Raquel Salek Fiad.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: escrita; Ensino; Formação de professores; representação social.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1997 - 1999
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Ensino de Língua Portuguesa e a Formação em Serviço do Professor das Séries Iniciais,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Artur Gomes de Morais.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação de professores; Ensino; Lingua Portuguesa; Transposição Didática; Contrato Didático.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1996
Especialização em EDUCAÇAO. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1990 - 1993
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1985 - 1990
Graduação em Historia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
ENS Cachan - École normale supérieure de Cachan, ENS CACHAN, França.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Gestão/PIBID, Carga horária: 20

Atividades

07/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Universitário, pro-reitoria de pesquisa e pós-graduação.

6/2006 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
avaliação da aprendizagem
Didática
Metodologia do estudo e produção textual
metologia do enino de lingua portuguesa
Linguagem Oral na educação infantil
06/2006 - 12/2006
Ensino, Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do ensino superior

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto

Atividades

2007 - Atual
Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Didática da lingua portuguesa
11/2003 - 08/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
avaliaçao da aprendizagem
avaliaçao educacional
estagio integrado
Pesquisa e Prática Pedagógica
psicologia
3/1998 - 3/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTRUTURA III

Faculdade Integrada de Pernambuco, FACIPE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: empregatico, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22

Atividades

8/2004 - 9/2005
Ensino, Administraçao, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de ensino e pesquisa
Trabalho de conclusão de curso

Prefeitura da Cidade do Recife, PCR, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2000
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor das séries iniciais, Carga horária: 40

Atividades

03/1998 - 01/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
matemática
Portugues


Linhas de pesquisa


1.
Didatica da Lingua Portuguesa

Objetivo: debate sobre ensino e aprendizagem da língua materna a partir da produção e divulgação de pesquisas em torno a variadas temáticas como: 1) Representações dos docentes acerca do ensino e da avaliação em diferentes eixos da área curricular de língua portuguesa;2) Representações dos aprendizes sobre os objetos de conhecimento vinculados à língua, trabalhados na escola; 3) Formação inicial e continuada do professor de língua portuguesa que atua na educação básica;4) História das práticas de leitura e de produção textual vividas pelos docentes e suas relações com o ensino de língua; 5) Efeitos de diferentes estratégias didáticas na aprendizagem de língua portuguesa; 6) Propostas curriculares, livros didáticos e outros recursos didáticos destinados ao ensino da língua portuguesa na educação básica e sua apropriação pelos docentes. 7) Práticas de Alfabetização e Letramento.
Palavras-chave: Alfabetização; letramento; letramento digital; Formação de professor; livro didático.


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Letramento digital no contexto universitário: o caso da formação docente
Descrição: Juntamente com as novas tecnologias de informação e comunicação criaram-se novos modos de ler e escrever. Isto resultou no que tem sido denominado de letramento digital. Como um dos papeis da escola é inserir os alunos em práticas de letramento, passa-se a exigir da escola e do professor novas competências. São exigidos ao professor um novo saber (em relação aos objetos e práticas provenientes deste novo letramento) e um novo saber-fazer (o uso de novas ferramentas para o ensino). Quando pensamos nas competências requeridas ao professor, no que diz respeito ao saber e ao saber-fazer, nos deparamos com a questão da formação inicial e continuada deste professor. No que diz respeito à formação inicial, algumas questões vêm à tona: como tem sido pensado o professor para enfrentar esta realidade? qual tem sido o papel da formação do professor no nível superior na construção destes saberes? Qual o nível de letramento digital dos futuros professores? Tem o ensino superior contribuído para ampliar as experiências de alfabetização digital dos futuros professores, assim como prepara-los para enfrentar esta nova realidade? Como os futuros professores se veem diante dela? Qual a visão dos futuros professores quanto a seu papel em relação ao letramento digital dos alunos? Tendo como pano de fundo estas questões, propomos uma investigação acerca dos desafios e questões relativas ao papel das TIC na formação docente. Buscamos compreender como o ensino superior tem contribuído para construção das competências ligadas ao letramento digital dos futuros professores tanto do ponto de vista pessoal quanto com relação ao uso pedagógico das TIC por estes futuros docentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Carmi Ferraz Santos - Coordenador / Maria Lucia Figueiredo - Integrante.
2008 - 2010
LETRAMENTO ESCOLAR: PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA
Descrição: Leitura e escrita são competências interpretadas, em geral, como sendo de responsabilidade exclusiva do ensino de língua. Contudo, ambas são práticas necessárias tanto para o ensino-aprendizagem de qualquer disciplina quanto para a formação do aluno-cidadão. Sendo o livro didático o único livro de muitos alunos da escola pública, objetiva-se, nesta pesquisa, investigar e analisar quais tipos de atividades de leitura e escrita vêm sendo desenvolvidas nas salas de aula de história e de geografia.Para tanto, será realizada análise documental de cinco livros didáticos, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, dentre os mais adotados no país. Espera-se, com isso, traçar as atividades que contribuem (1)para o desenvolvimento do nível de letramento do alunado e (2)para o trabalho docente, além de fornecer uma análise panorâmica da situação das atividades que envolvem leitura e escrita nas áreas de ensino de história e de geografia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Carmi Ferraz Santos - Coordenador / Sandra helena Dias de Melo - Integrante / Gustavo Manoel da Silva Gomes - Integrante / Eduardo José da Silva Lima - Integrante / Eduardo Henrique Alves da Silva - Integrante / ELIANE LINS ANDRADE LIMA - Integrante / NAYARA LEITE MIRANDA - Integrante / Telma de Fátima Machado - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
A ESCRITA DO PROFESSOR COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO.
Descrição: Nas duas últimas décadas observa-se um deslocamento dos princípios orientadores do ensino em diferentes áreas de saber. Deflagra-se um vigoroso processo de questionamento e revisão do ensino vigente. É a gênese de um movimento que se propõe a reconceitualizar não só os objetivos do ensino, mas, sobretudo, os objetos de ensino, juntamente com os pressupostos e procedimentos didáticos. Nesse novo contexto educativo proposto para o novo milênio, propõe-se um novo papel para o professor. Esse novo papel requerido ao professor toma como princípio a noção de profissionalização da atividade docente (NÓVOA, 1995, PERRENOUD,2002). Nessa perspectiva, a formação docente deixa de ser compreendida apenas como um processo que ocorre mediante o acúmulo de informações, mas um processo de reflexão sobre as práticas e de (re)construção de uma identidade profissional e pessoal. Compreender em que medida a reflexão advinda da prática escrita oferece ao professor domínio sobre o seu fazer, de modo a favorecer a construção de uma intervenção mais autônoma. Tomando por base os aspectos acima destacados, a pesquisa será estruturada em duas fases. Uma que utilizar-se-á dos dados empíricos a serem coletados através da escuta-observação-registro, buscando conhecer as práticas em ato e as representações docentes em torno da escrita e de seu papel enquanto produtor de texto. A entrevista será de natureza semi-estruturada e terá como temática os usos e finalidades atribuídas à escrita pelos docentes e relatos de sua experiência com a escrita dos registros. No segundo momento a pesquisa voltar-se-á para o estudo de registros elaborados pelos docentes. Neste momento privilegiaremos a análise desses registros de modo a captar as reflexões realizadas pelo professor acerca de sua prática. O tratamento dos materiais escritos se dará através de uma análise temática e, portanto, eminentemente qualitativa. Elaboraremos categorias para responder às indagações implicadas em nossos objetivos específi.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carmi Ferraz Santos - Coordenador / Rita de Cássia Gonçalves Muniz - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2006 - 2008
Leitura e Produção de Texto na Escola Pública: projeto temático e ensino
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Carmi Ferraz Santos - Integrante / Sandra helena Dias de Melo - Coordenador / Gustavo Manoel da Silva Gomes - Integrante / Eduardo José da Silva Lima - Integrante / Eduardo Henrique Alves da Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Hipertextus Revista Digital


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Didática de Conteúdos Específicos.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, C. F.2012SANTOS, C. F.. As representações da escrita e seu ensino por professores das séries iniciais. Revista Letras (UFSM) online, v. 22, p. 85-106, 2012.

2.
SANTOS, C. F.2003SANTOS, C. F.. A argumentatividade em textos infantis e sua forma de ensino na escola. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 11, n.1, p. 149-162, 2003.

3.
SANTOS, C. F.2002SANTOS, C. F.. A produção de textos argumentativos por crianças das séries iniciais. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, v. 39, n.jan/jul, p. 95-104, 2002.

4.
SANTOS, C. F.2002SANTOS, C. F.. o ensino da leitura e a formação em serviço do professor. Teias (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 05, n.junho, p. 29-34, 2002.

5.
SANTOS, C. F.2002SANTOS, C. F.. A formação em serviço do professor e as mudanças no ensino de lingua portuhuesa. ETD. Educação Temática Digital, campinas, v. 03, n.02, p. 1, 2002.

6.
XAVIER, Antonio Carlos dos Santos2000XAVIER, Antonio Carlos dos Santos ; SANTOS, C. F. . O texto eletrônico e os gêneros do discurso. Veredas (Rio de Janeiro), v. 4, n.1, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, C. F.; MENDONCA, M. (Org.) ; CAVALCANTE, M. C. B. (Org.) . Diversidade Textual: os Gêneros na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. v. 1. 132p .

2.
SANTOS, C. F.; MENDONCA, M. (Org.) . Alfabetização e letramento:conceitos e relações. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. v. 1. 152p .

Capítulos de livros publicados
1.
Leão, Cassia M. S. ; SANTOS, C. F. . A ESCRITA NA ESCOLA: Uma experiência com práticas de letramento distintas. In: Beth Marchuschi ; Telma Ferraz Leal. (Org.). Estudos em Educação e Linguagem: da educação infantil ao ensino médio.. 1ed.Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012, v. , p. 247-276.

2.
SANTOS, C. F.; COSTA-MACIEL, D. A. G. ; FIGUEIREDO, M. L. . Atenção, senhores ouvintes: as notícias nas ondas do rádio.. In: Telma Ferraz Leal; Siane Gois. (Org.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco da reflexão. 1a.ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2012, v. , p. 115-136.

3.
SANTOS, C. F.; FIGUEIREDO, M. L. . Gêneros digitais e ensino de língua. In: Telma Ferraz Leal ; Alexsandro da Silva. (Org.). Recursos didáticos e ensino da língua port uguesa: computadores, livros... e muito mais. Curitiba: Editora CRV, 2011, v. , p. 55-74.

4.
Nascimento, Maria Tereza F.G. ; SANTOS, C. F. . Influência das concepções sobre lingua e texto nas estratégias didáticas dos professores de Língua Portuguesa das séries iniciais. In: Antonio Carlos Xavier. (Org.). O texto na escola: produçao, leitura e avaliaçao. Recife: , 2007, v. , p. 133-144.

5.
MUNIZ, R. C. ; SANTOS, C. F. . O professor-escritor: a prática de registro. In: Paulo Roberto Campos de Araújo. (Org.). Caminhos da Ciência. Recife: EDUFRPE, 2007, v. v 2, p. 41-56.

6.
SANTOS, C. F.. Leitura: modelos e perspectivas teóricas. In: Antonio Carlos Xavier. (Org.). O texto na escola: produçao, leitura e avaliaçao. Recife: , 2007, v. , p. 49-58.

7.
SANTOS, C. F.. O ensino da lingua escrita na escola: dos tipos aos gêneros textuais. In: Carmi Ferraz Santos; Marcia Mendonça; Marianne C. B. Cavalcante. (Org.). Diversidade Textual: os G~eneroa na sala de aula. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2006, v. , p. 11-26.

8.
SANTOS, C. F.; MENDONCA, M. ; CAVALCANTE, M. C. B. . Trabalhar com textos é trabalhar com gêneros?. In: Carmi F. Santos; Marcia Mendonça; Marianne C. B. Cavalcante. (Org.). Diversidade Textual : os Gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, v. , p. 27-42.

9.
SANTOS, C. F.; MENDONCA, M. ; CAVALCANTE, M. C. B. . O trabalho com Gêneros por meio de projetos. In: Carmi F. Santos; Marcia Mendonça; Marianne C. B. Cavalcante. (Org.). Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntia, 2006, v. , p. 115-132.

10.
SANTOS, C. F.. Alfabetização e escolarização: a instituição do letramento escolar. In: Carmi Ferraz Santos; Marcia Mendonça. (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. 1, p. 23-36.

11.
SANTOS, C. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C. . Alfabetizar letrando. In: Carmi Ferraz Santos; Márcia Mendonça. (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. 1, p. 95-110.

12.
SANTOS, C. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C. ; MENDONCA, M. . Alfabetização e letramento nos livros didáticos. In: Carmi Ferraz Santos; Marcia Mendonça. (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. 1, p. 111-132.

13.
SANTOS, C. F.; XAVIER, Antonio Carlos dos Santos . E-forum na internet: um gênero digital. In: Julio Cesar Araujo; Bernadete Biasi-Rodrigues. (Org.). Interação na internet. 1a.ed.Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, v. , p. 30-38.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. F.. Letramento e contexto escolar: produção textual nos livros didáticos de história e geografia. In: XXI EPENN, 2013, Recife. Anais do XXI EPENN, 2013.

2.
SANTOS, C. F.. Políticas públicas para formação de professores e inserção das TIC na educação. In: 4o Simpósio Hipertexto e TEcnologias da Informação, 2012, Recife. Anais Eletrônicos, 2012.

3.
MUNIZ, R. C. ; SANTOS, C. F. . A ESCRITA REFLEXIVA DA PRÁTICA DOCENTE. In: Congresso de Leitura, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil, 2009.

4.
SANTOS, C. F.. Leitura e Ensino de História: questões de compreensão nos livro didático. In: XIV ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Anais do XIV ENDIPE, 2008.

5.
SANTOS, C. F.. Letramento e ensino de História: os gêneros textuais nos Lds de História. In: 4o. Simposio Internacional de estudos de gêneros textuais, 2007, TUbarão. Anais ... SIGET, 2007.

6.
SANTOS, C. F.. A relação do professor com a escrita durante sua formação. In: XIII Encontro Nacional de Didátia e Prática de ensino, 2006, Recife. Anias do XIII ENDIPE, 2006.

7.
SANTOS, C. F.. Leitura e escrita do professor:diagnoses. In: II encontro sobre o ensino de linguia e literatura, 2004, olinda. Anais do II EELL, 2004.

8.
SANTOS, C. F.. Construindo Saberes sobre a escrita. In: II encontro nacional de ciencias da linguagem aplicadas ao ensino, 2003, João Pessoa. Anais do II ECLAE, 2003.

9.
SANTOS, C. F.. Escita e ensino: representação social de professores. In: 14a. COLE, 2003, Campinas. Anais do 14a. COLE, 2003.

10.
SANTOS, C. F.. A argumentatividade em textos infantis. In: 24a, Reunião Anual da ANPED, 2001, Caxambu. Anais da 24a, Reunião Anual da ANPED, 2001.

11.
SANTOS, C. F.. A produção acadêmica sobre leitura. In: 13o. Congresso de leitura do Brasil, 2001, Campinas. Anais do 13o. Congresso de leitura do Brasil, 2001.

12.
SANTOS, C. F.; XAVIER, Antonio Carlos dos Santos . Hipertexto: mais um gênero do discurso. In: XLVIII Seminário Do GEL, 2000, Assis. Anais do XLVIII Seminário Do GEL, 2000.

13.
SANTOS, C. F.. Ensinar língua portuguesa nas séries iniciais:.e se a formação em serviço não ajuda a transformar o que-fazer alfabetizador. In: 22a. Reunião da Anped, 1999, Caxambú. Anais da 22a. Reunião da Anped, 1999.

14.
SANTOS, C. F.. Ensino de leitura e formação de professores. In: 12o. Congresso de leituta do Brasil, 1999, Campinas. Anais do 12o. Congresso de leituta do Brasil, 1999.

15.
SANTOS, C. F.; MORAIS, A. G. . Mudanças no saber a ser ensinado e a formação em serviço do professor. In: XIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 1999, Salvador. Anais do XIV EPEN, 1999.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. F.. A escrita e seu ensino: depoimento de professores. In: V CELSUL, 2002, Curitiba, 2002.

2.
SANTOS, C. F.. O professor e a escrita: seus saberes e saber-fazer. In: VII Seminário de Teses em Andamento, 2001, Campinas. Cadernos de Resumo, 2001.

3.
SANTOS, C. F.; XAVIER, Antonio Carlos dos Santos . Fórum na internet: um gênero hipertextual do discurso. In: XVIII jornada de Estudos Linguistico, 2000, Salvador. Anais da XVIII jornada de Estudos Linguistico, 2000.

4.
SANTOS, C. F.; MOARIS, A. G. . Analisando a formação em serviço do professor das séries iniciais: o ensino da língua escrita. In: 50a. Reunião da SBPC, 1998, Natal. Anais da 54a. Reunião da SBPC, 1998. v. B8. p. 686-686.

5.
SANTOS, C. F.; MOARIS, A. G. . A formação em serviço do professor-alfabetizador: uma análise da prática pedagógica. In: Xiii Encontro de Pesquisa Educacional Do Nordeste, 1997, Natal. Anais do XIII EPEN, 1997. p. 181-186.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, C. F.. Políticas públicas para formação de professores e inserção das TIC na educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MUNIZ, R. C. ; SANTOS, C. F. . A ESCRITA REFLEXIVA DA PRÁTICA DOCENTE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, C. F.. Leitura e Ensino de História: questões de compreensão nos livro didático. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, C. F.. Linguagem e aprendizagem: o papel da fromação de professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Nascimento, Maria Tereza F.G. ; SANTOS, C. F. . A prática docente dos professores de língua portuguesa das séries iniciais do ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, C. F.. Letramento e ensino de História: os gêneros textuais nos Lds de História. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, C. F.. Didatização de sabreses no ensino superior. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, C. F.. A relação do professor com a escrita durante sua formação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, C. F.. Letramento e representação de escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, C. F.. Análise de práticas de leitura e escrita de professores. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, C. F.. História da Educação de Jovens e Adultos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANTOS, C. F.. Leitura e escrita do professor: diagnoses. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, C. F.. O ensino da produção textual na escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, C. F.. Construindo saberes sobre a escrita: a reconfiguração de conceitos pelo professor. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, C. F.. Escrita e ensino: a representação social de professores das séries iniciais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, C. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C. ; LINS, E. ; NFERREIRA, A. T. B. ; MOURA, D. ; SILVA, E. M. A. ; PEDROSA, I. ; BRAINER, M. ; FIGUEIREDO, M. L. ; COUTINHO, M. L. . Formação Continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2005 (Guia Didático).

2.
SANTOS, C. F.; MENDONCA, M. . Alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2005 (Guia Didático).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, C. F.. Parecer Obras do Programa Nacional Biblioteca na Escola. 2010.

2.
SANTOS, C. F.. Consolidação Obras do Programa Nacional Biblioteca na Escola. 2010.

3.
SANTOS, C. F.. Avaliação de projeto de pesquisa. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, C. F.. Estratégias de compreensão leitora. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, C. F.. MEDIAÇÃO DE LEITURA: UM DESAFIO PARA FORMAÇÃO DE LEITORES EM AMBIENTES ESCOLARES. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Estudos).

3.
SANTOS, C. F.. Avaliação na Educação Superior. 2010. .

4.
SANTOS, C. F.. Pedagogia de Projetos Integrados. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).

5.
SANTOS, C. F.; MELO, S. H. D. . LETRAMENTO ESCOLAR: PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA. 2010. (Relatório de pesquisa).

6.
SANTOS, C. F.. Alfabetização e letramento digital. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
SANTOS, C. F.. ORTOGRAFIA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
SANTOS, C. F.. Alfabetização e letramento digital. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).

9.
SANTOS, C. F.; MUNIZ, R. C. . A ESCRITA DO PROFESSOR COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO.. 2008. (Relatório de pesquisa).

10.
SANTOS, C. F.. Leitura no ensino fundamental. 2007. .

11.
SANTOS, C. F.. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. 2007. .

12.
SANTOS, C. F.. Formação continuada de professores e produção de textos na escola. 2007. .

13.
SANTOS, C. F.; MENDONCA, M. . Diversidade textual: os gêneros textuais na sala de aula. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
SANTOS, C. F.. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. 2006. .

15.
SANTOS, C. F.; MENDONCA, M. . Diversidade textual: os gêneros textuais na sala de aula. 2006. .

16.
SANTOS, C. F.; MENDONCA, M. ; CAVALCANTE, M. C. B. . Guia didático -Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).

17.
SANTOS, C. F.; MENDONCA, M. ; CAVALCANTE, M. C. B. . Vídeo Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video educativo).

18.
NFERREIRA, A. T. B. ; SANTOS, C. F. ; Moura, D ; ALBUQUERQUE, E. B. C. ; Lins e Silva, M. E ; SILVA, R. P. ; LEAL, T. F. . Guia didático - Formação Continuada de professores: questões para reflexão. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).

19.
SANTOS, C. F.; MENDONCA, M. . Guia didático- Alfabetização e letramento: conceitso e relações. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Didático).

20.
SANTOS, C. F.; MENDONCA, M. ; LEAL, T. F. . Video - Alfabetização e letramento: conceitos e relações. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video educativo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MORAIS, A. G.; SANTOS, C. F.; NFERREIRA, A. T. B.. Participação em banca de Suzani dos Santos Rodrigues. Formação em Rede do PNAIC: concepções e práticas dos formadores e orientadores de estudo. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SANTOS, C. F.; FIGUEIREDO, M. L.; Gomes, Valeria Severina. Participação em banca de Cassia Maria de Souza Leão. PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A ESCRITA DE RESUMOS E DE CHATS POR ALUNOS NO ENSINO MÉDIO. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Melo, Katia Leal Reis de; SANTOS, C. F.; MELO, S. H. D.. Participação em banca de Maria Tereza Ferreira Gomes do Nascimento. A exposição oral na Educação Infantil: Contribuições para o ensino e aprendizagem dos gêneros orais na escola. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
SANTOS, C. F.; Lins e Silva, M. E; CRUZ, F M. Participação em banca de Margarete Maria da Silva. Representações sociais do ensino da língua escrita. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
SANTOS, C. F.; FERREIRA, L. G.; FERREIRA, E. M. A.. Participação em banca de Fátima Maria Ribeiro de Melo. Uma leitura do texto clariceano em sala de aula. 2008. Dissertação (Mestrado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
LINS, E.; SANTOS, C. F.; BATISTA, A. A. G.. Participação em banca de Ana Paula Berford Leão dos Santso Barros. Práticas de escrita e formação docente: da produção textual cotidiana à construção do artigo científico. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
FIGUEIREDO, M. L.; SANTOS, C. F.; LEAL, T. F.. Participação em banca de Débora Amorim Gomes da Costa. Livros didáticos de Língua Portuguesa: propostas didáticas para o ensino da linguagem oral. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
SANTOS, C. F.; NFERREIRA, A. T. B.. Participação em banca de Daisinalva Amorim de Moraes. As práticas de alfabetização de professoras da rede estadual de ensino de Pernambuco e a formação de crianças alfabetizadas e letradas. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
SANTOS, C. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F.. Participação em banca de Roseane Pereira da Silva. Atividades de produção de textos no livro de alfabetização: o caso do Novo Letra Viva. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
NFERREIRA, A. T. B.; SANTOS, C. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; SILVA, M. C. C. E.. Participação em banca de Sirlene Barbosa de Souza. Cenas do cotidiano escolar: o savoir faire dos professores dos anos iniciais no ensino de língua escrita e nos usos do escrito no Brasil e na França. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação da UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
MOARIS, A. G.; SANTOS, C. F.; PESSOA, A. C. R. G.; MENDONCA, M.; SILVA, A.. Participação em banca de Jorge Luís Lira da Silva. O ensino da gramática/análise linguística na sala de aula:reflexões sobre concepções e práticas de professore simtegrantes do GEDELP/SEDUCC/PE. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação da UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
SANTOS, C. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MENDONCA, M.; BATISTA, A. A. G.; MORAIS, A. G.. Participação em banca de Alexsandro da Silva. Entre ?ensino de gramática? e ?análise lingüística?: um estudo sobre mudanças em currículos e livros didáticos. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
XAVIER, Antonio Carlos dos Santos; BEZERRA, B. G.; SANTOS, C. F.. Participação em banca de Flávia Girardo Botelho Borges. Os gêneros textuais em cena: uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SANTOS, C. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.. Participação em banca de Alexsandro da Silva. O ensino de análise lingüística na escola: um estudo sobre currículos e livros didáticos e suas relações com discursos acadêmicos. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
MORAIS, A. G.; SANTOS, C. F.; NFERREIRA, A. T. B.. Participação em banca de Suzani dos Santos Rodrigues. Formação em rede do PNAIC: concepções e práticas dos formadores e orientadpores. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, C. F.; XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Participação em banca de Wesler Cavalcanti Silvério da Rocha. Estudo comparativo da forma enunciativa de informações em jornal impresso e digital.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, produçaõ e avaliação de texto) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SANTOS, C. F.; XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Participação em banca de Gildraildes Batista Leite. A (des) articulação das idéias no gênero dissertativo argumentativo. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, produçaõ e avaliação de texto) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
SANTOS, C. F.; XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Participação em banca de Jaciara Gomes. Análise pragmático-enunciativa do discurso feminino. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, produçaõ e avaliação de texto) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
SANTOS, C. F.; XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Participação em banca de Carlos Albuquerque. de Araújo. Processo de referenciação anafórica em Livros didáticos. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, produçaõ e avaliação de texto) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BOTELHO, D. M.; SANTOS, C. F.; PAES, I. O.. Participação em banca de Missilene Maria Silva costa.Literatura infantil afro-brasileira:possibilidades e contribuições da identidade das crianças negras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
SANTOS, C. F.. Participação em banca de Fabiana Maria de Andrade Ferreira e Luciene Gonçalves Dumas.A mediação de conflitos e violência dentro da sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
SANTOS, C. F.. Participação em banca de Noélia Carolina de Silva Melo.Educação integral: situandointerrelações entrebteorie e prática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
IAPECHINO, .. M. N.; SANTOS, C. F.; ALVES, B.. Participação em banca de Renata Carvalho da Silva.O grafite em uma perspectiva didática nos contextos educacionais do Grande Recife.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
Araújo, L; SANTOS, C. F.; Boa-Viagem, M. C. Participação em banca de Cristiane Gonçalves Pereira.Professores da PMR avaliando a avaliação no sistema de ciclos I no Recife.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

6.
SANTOS, C. F.; Lins, M.M.. Participação em banca de Cristiana Vasconcelos do Amaral e Silva.A formação continuada de professores das series iniciais da região metropolitana do Recife: sua influência na prática cotidiana em salas de aula.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
SANTOS, C. F.; Melo, Katia Leal Reis de. Participação em banca de Mariana Bezerra Rodrigues / Clarisse de Vasconcelos Barbosa.A literatura infantil como recurso para alfabetizar letrando: as concepções dos professores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
SANTOS, C. F.; SELVA, A. C.. Participação em banca de Danielle Avanço Vega e Geane Adriana Lima Leal.Caracterização do aluno-problema a partir da visão de professores da escola básica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
SANTOS, C. F.; SILVA, A.; LINS, E.. Participação em banca de Luciana Maria de Sousa e Maria da Conceição Bezerra.A produção de textos em turmas de alfabetização dos municipios de Camaragibe e Recife. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
SANTOS, C. F.; LINS, E.; SILVA, J. F.. Participação em banca de Fabíola Siqueira Pinto e Kátia Cristina da Silva.A problemática da avaliação no ensino fundamental 1 no pensar do professor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, C. F.; STADTLER, H. H. C.; QUADROS, M. T.. Concurso para professor Adjunto na àrea de Métodos e Técnicas de Ensino. 2008. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
SANTOS, C. F.; NFERREIRA, A. T. B.; Silva, Rosane Maria Alencar. CONCURSO PARA PROFESSOR ASSISTENTE Fundamentos históricos e sociológicos da educação eestrutura e funciionamento do ensino. 2006. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Outras participações
1.
SANTOS, C. F.. VIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE (VIII JEPEX). 2008. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
SANTOS, C. F.. AvaliadorAd Hoc. 2007. Universidade Severino Sombra.

3.
SANTOS, C. F.. VII Jornada de Ensino Pesquisa e extensão. 2007. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
SANTOS, C. F.. Avaliadora ad hod pro-honorem. 2007. Instituto Presbiteriano Mackenzie.

5.
SANTOS, C. F.. Parecerista Projeto Avaliação de Livros Didátcos PNLD. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI EPENN.Letramento e contexto escolar: produção textual nos livros didáticos de história e geografia. 2013. (Encontro).

2.
4o Simpósio Hipertexto e TEcnologias da Informação.Políticas públicas para formação de professores e inserção das TIC na educação. 2012. (Simpósio).

3.
Congresso de Leitura. A escrita reflexiva d aprática docente. 2009. (Congresso).

4.
II Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco.A prática docente dos professores de Límgua Portuguesa das séries iniciais do ensino fundamental. 2008. (Encontro).

5.
II Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco.Linguagem e Aprendizagem. 2008. (Encontro).

6.
IV Seminário de Educação e Linguagem.Atividades de leitura no ld de História. 2008. (Seminário).

7.
XIV ENDIPE.Leitura e Ensino de História: questões de compreensão nos livro didático. 2008. (Encontro).

8.
4o. Simposio Internacional de estudos de gêneros textuais.Letramento e ensino de História: os gêneros textuais nos Lds de História. 2007. (Simpósio).

9.
Encontro Pedagógico: refletindo e compartilhando a prática docente.Didatização de sabreses no ensino superior. 2007. (Encontro).

10.
XIII Encontro Nacional de didática e Prática de ensino.A relação do professor com a escrita durante sua formação. 2006. (Encontro).

11.
XXI Jornada de Estudos Linguisticos do Nordeste.Letramento e representação de escrita. 2006. (Outra).

12.
I Seminário Políticas Públicas em Educação: Letramento e formação do professor.História da Educação de Jovens e Adultos. 2005. (Seminário).

13.
Reunião Regional da SBPC. Análise de práticas de leitura e escrita de professores. 2005. (Congresso).

14.
II Encontro sobre o ensino de Lingua e Literatura.Leitura e escrita do professor: diagnoses. 2004. (Encontro).

15.
XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos.O ensino da produção textual na escola. 2004. (Outra).

16.
14o. Congresso de Leitura do Brasil. Escrita e ensino: a representação social de professores das séries iniciais. 2003. (Congresso).

17.
II encontro nacional de ciencias da linguagem aplicadas ao ensino.Construindo saberes sobre a escrita: a reconfiguração de conceitos pelo professor. 2003. (Encontro).

18.
Encontro de Lingua Falada e escrita.As representações de escrita do professor. 2002. (Encontro).

19.
V Encontro do Círculo de Estudos Linguisticos do Sul.A escrita e seu ensino: depoimentos de professores. 2002. (Encontro).

20.
13O. Congresso de leitura do Brasil. A produção acadêmica sobre leitura. 2001. (Congresso).

21.
24a. Reunião da ANPED.A argumentatividade em textos infantis. 2001. (Outra).

22.
VII Seminário de teses em andamento.O professor e a escrita: seus saberes e saber-fazer. 2001. (Seminário).

23.
18a. Jornada de Estdos Linguisticos.Fórum na internet: um gênero hipertextual do discurso. 2000. (Outra).

24.
43o. Seminário do GEL.Hipertexto: mais um gênero do discurso?. 2000. (Seminário).

25.
12o. Congresso de Leitura do Brasil. Ensino de leitura e formação de professores. 1999. (Congresso).

26.
22a. Reunião da ANPED.Ensinar Lingua Portuguesa nas séries iniciais.e se a formação em serviço não ajudar?. 1999. (Outra).

27.
50a. Reunião Anual da SBPC.Analisando a formação em serviço do professor das séries iniciais: o ensino da lingua escrita. 1998. (Outra).

28.
Verão no Campus.Leitura e produção de textos nas séries iniciais. 1998. (Oficina).

29.
13o. Encontro de Pesquisa do Nordeste.A formação em serviço do professor-alfabetizador: uma análise da relação capacitação-prática pedagógica. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, C. F.; Araújo, L. F. ; VILLACHAN-LYRA, P. . 1º. Encontro de leitura: Mediadores de leitura ? Um desafio na e para a formação de professores. 2012. (Outro).

2.
SANTOS, C. F.; LEAL, T. F. ; ALBUQUERQUE, E. B. C. ; MOARIS, A. G. . II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Erica Cristina Pereira da Silva. CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO PARA A AMPLIAÇÃO DA CIDADANIA NA EJAI. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
CASSIA MARIA DE SOUZA LEÃO. PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A ESCRITA DE REUMOS CRÍTICOS E DE CHATS POR ALUNOS NO ENSINO MÉDIO. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Carmi Ferraz Santos.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ELAINE JAQUELINE DIAS DA SILVA LUCENA. LETRAMENTO DIGITAL ENTRE PROFESSORES E ALUNOS. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias aplicadas ao ensino de Língua Portugue) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

2.
Israella Regina Lira Albuquerque de Mélo. O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FACILITADORAS À PRODUÇÃO ESCRITA NA EJA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias aplicadas ao ensino de Língua Portugue) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

3.
Joselí Felix Borges de Santana. O USO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias aplicadas ao ensino de Língua Portugue) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

4.
Salete Regina de Aguiar Santos Ribeiro. Os gêneros textuais nas aulas de língua inglesa. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

5.
Maria Marta de Oliveira. Leitura e compreensão nas turmas do ensino fundamental. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, produçaõ e avaliação de texto) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

6.
Maria Tereza Ferreira Gomes do Nascimento Filgueiras. Influências das concepções de língua e texto nas estratégias didáticas dos professores de Lingua Portuguesa das séries iniciais. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, produçaõ e avaliação de texto) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

7.
Joanes Pereira de Araújo. A Produção de texto na Educação de Jovens e Adultos. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, produçaõ e avaliação de texto) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

8.
Paula Fernanda Déde do Nascimento. ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LIMITES E POSSIBILIDADES.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, produçaõ e avaliação de texto) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
KEYTIANE ALEXANDRE DA SILVA. O LIVRO DIDÁTICO E A FORMAÇÃO DE LEITORES NA EJA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

2.
Jaqueline da Silva Bernardo. Reflexões sobrea as práticas de leitura e escrita no grupo 05 da educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

3.
Nayara Leite Miranda e Renata Georgia S. Santos. O Significado da Avaliação da Aprendizagem na Alfabetização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

4.
Telma de Fátima Araújo Machado e Wanessa Ewen. REFLEXÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

5.
Waydja Cybelli Cavalcanti ,Vanessa Natália Barbosa da Silva. Alfabetização e Letramento: conhecendo um pouco o que pensam os docentes.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

6.
Renatta da Costa Lins. A prática do professor alfabetizador. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

7.
Adriana Maria da Silva Siqueira / Maria José Alexandrina da. Práticas d eensino da lingua escrita na educação infantil: um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

8.
Roberta Magna Almeida Cordeiro. Avaliação da aprendizagem: o olhar dos professores do ensino fundamental I da Rede Municipal do Recife. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

9.
Nathalie Alves da Silva. Práticas lúdicas na Educação de Jovens e Adultos: um caminho motivador no processo de ensino-aprendizagem?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

10.
Fabíola Siqueira Pinto. A problemática da avaliação no ensino fundamental 1 no pensar do professor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

Iniciação científica
1.
ELIANE LINS ANDRADE LIMA. EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO ESCOLAR NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E NO MANUAL DO PROFESSOR: ATIVIDADES E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. 2010. Iniciação Científica - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

2.
NAYARA LEITE MIRANDA. LETRAMENTO ESCOLAR: PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

3.
Rita de Cássia Gonçalves Muniz. A prática de registro como lugar de construção de sentido. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

4.
Gustavo Manoel da Silva Gomes. Experiências de letramento escolar nos livros didáticos de história e no manual do professor: atividades e seqüências didáticas de leitura. 2008. Iniciação Científica - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

5.
Rita de Cássia Gonçalves Muniz. A escrita do professor: uma prática reflexiva. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmi Ferraz Santos.

6.
Rita de Cássia Gonçalves Muniz. O professor-escritor: a prática de registro. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Carmi Ferraz Santos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 14:13:05