José Luís Corrêa Novaes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6749224359745434
  • Última atualização do currículo em 31/01/2019


Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG (1990), graduação em Direito pelo Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre, RS (2012), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, São Bernardo do Campo, SP (1985), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, SP (1993) e especialização em Direito do Estado pelo UFRGS, Porto Alegre, RS (2013). É professor do Centro Universitário Metodista IPA, em Porto Alegre, RS., docência nas modalidades presencial e ead, tendo exercício funções de gestão acadêmica em variadas funções e em Conselho Diretor em instituição na área de educação. Tem experiência na área de Filosofia, Direito, Educação e gestão do ensino superior. Membro avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES/BASIS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Luís Corrêa Novaes
Nome em citações bibliográficas
NOVAES, Jose L. C.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Metodista IPA, IPA.
Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80
Rio branco
90420060 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33161383
URL da Homepage: jl.novaes@uol.com.br


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1993
Mestrado em Educação.
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Título: TEOLOGIA E EDUCAÇÃO: UM INTENTO METODISTA,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: JOSÉ MARIA DE PAIVA.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; TEOLOGIA; Metodismo; DIALÉTICA.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2012
Especialização em Direito Do Estado. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Licitações e Contratos da Administração Pública: uma exegese dos princípios das exceções licitatórias..
Orientador: Cezar Saldanha de Souza Junior.
2008 - 2012
Graduação em direito.
Centro Universitário Metodista IPA, IPA, Brasil.
1988 - 1990
Graduação em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1982 - 1985
Graduação em Teologia.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Fundamentos da História Metodista na Inglaterra do Século XVIII.
Orientador: Clory Trindade da Silva.
Bolsista do(a): Igreja Metodista, IGREJA METODISTA, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
ENADE na Prática. (Carga horária: 3h).
Faculdades Integradas São Judas Tadeu, FISJT, Brasil.


Atuação Profissional



INSTITUICAO EDUCACIONAL SAO JUDAS TADEU, IESJT_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor em regime de tempo integral, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação de Pesquisa, Extensão e Iniciação Científica Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis.

Vínculo institucional

2011 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Docente do Curso de Direito nas disciplinas Teoria Geral do Direito, Direitos Humanos, Filosofia do Direito. Curso de Pedagogia: Filosofia da Educação e disciplina de Estudos Sócio Antropológicos.

Vínculo institucional

2011 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor tempo integral, Carga horária: 40
Outras informações
Gestor do processo de organização, avaliação e desenvolvimento dos cursos de extensão originados dos cursos de graduação das FISJT.

Vínculo institucional

2011 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tempo Parcial, Carga horária: 24
Outras informações
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia - Licenciatura Membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos em Educação a Distância Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia em EAD - Licenciatura Coordenador de Iniciação Científica e Extensão das Faculdades Integradas São Judas Tadeu.

Atividades

03/2013 - Atual
Direção e administração, FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU, .

Cargo ou função
Coordenação de Iniciação Científica e Extensão..
02/2014 - 01/2018
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Geral do Direito. Filosofia do Direito. Introdução à Filosofia do Direito.
08/2012 - 01/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia do Direito.

Centro Universitário Metodista, IPA-RS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 26

Atividades

08/2006 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Filosofia Moderna
Filosofia da História
03/2006 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
politicas da educação no Brasil
03/2006 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas da educação no Brasil.
História da educação
03/2006 - Atual
Ensino, Matematica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Politicas da educação no Brasil
03/2006 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia em EAD

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: vinculado a outra instituição, Enquadramento Funcional: não tem enquadramento funcional na UFMG


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: vinculado a outra instituição, Enquadramento Funcional: não tem enquadramento funcional na UFMG


Instituto Metodista Izabela Hendrix, IZABELA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: outro (sem vículo empregatício, Enquadramento Funcional: Outro
Outras informações
Membro do Conselho diretor sem vínculo empregatício.

Atividades

1/1998 - 12/2001
Direção e administração, Conselho Diretor, .

Cargo ou função
Vice- Presidente do Conselho Diretor.

Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Mestre, Carga horária: 40
Outras informações
Membro do Conselho Comunitário da Universidade metodista de Piracicaba, com mandato para o período de 28/08/2003 a 27/08/2006. Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, para o péríodo de 01/01/2003 a 31/12/2006.

Atividades

2/2000 - Atual
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
2/1998 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica e Teoria do Conhecimento
5/1993 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
lógica
8/2003 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Comunitário, .

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
01/2003 - 06/2004
Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
01/2003 - 06/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Conselho de Curso de Filosofia - Presidente.
1/2003 - 06/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, Curso de Filosofia.

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Filosofia.
01/2003 - 06/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Conselho de Faculdade.

Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2001
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12

Atividades

4/2003 - 5/2003
Ensino, Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Filosofia para Crianças
2/1993 - 6/2001
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Filosofia
11/1995 - 12/1999
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião, .

Cargo ou função
Assessor da Coordenação do Curso de Filosofia.

Instituto Santo Tomás de Aquino, ISTA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista e orientador de monografia, Carga horária: 4

Atividades

8/1991 - 6/1993
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Antiga
8/1991 - 6/1993
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Santo Tomás de Aquino, Instituto Santo Tomás de Aquino.

Atividade realizada
Aulas.
8/1991 - 6/1992
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Filosofia, Curso de Filosofia.

Atividade realizada
Orientação de Monografia.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

8/1991 - 12/1992
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia


Projetos de pesquisa


2006 - Atual
Bem-estar e mal-estar na docência: uma compreensão do pensamento de professores do Centro Universitário Metodista IPA.
Descrição: O projeto de pesquisa alinha-se aos estudos que atualmente se desenvolvem sobre o fenômeno mundial do mal-estar na docência; fenômeno que pode ser, por sua vez, problematizado no contexto do mal-estar da pós-modernidade qie alcança o magistério. São novas demandas, oriundas de cenário sociais cada vez mais metamótficos, que estão a exigir constantes e rápidas mudanças e adaptações no modo de ensinar e aprender em educação, gerando sensações que afetam a questão dos conhecimentos e habilidades necessários à prática do magistério na educação superior. O projeto objetiva problematizar pensamentos que os professores desenvolvem no exercício de sua profissão, tomando-se como caso, o Centro Uniuversitário Metodista IPA, sobre o berm e o mal-estar na docência, para que tanto docentes e administradores possam ter indicativos teóricos e quantitativos que permitam melhor compreensão de tais condições e desenvolver formas de lidar com elas. Portanto, nessa cotidianidade cabe um olhar insittucional atento ao sentimento que os docentos experimentam e expressam, de forma aberta e velada, de sentir-se bem ou mal no exercício de sua profissão, no contexto da pós-modernidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: José Luís Corrêa Novaes - Integrante / Edgar Zanini Timm - Coordenador.
Financiador(es): Centro Universitário Metodista IPA - Outra.
2001 - Atual
Grupo Hume
Descrição: O Grupo Hume, formado em 03/2001, composto de professores e estudantes em Filosofia e Ciências Humanas, dedica-se ao estudo do pensador Hume. Algumas realizações do GH: 1. Organização da série GH Convida:a) Prof. Peter Kail (Oxford University); b) Prof. Darío Perinetti (U. du Québec à Montréal); c) Prof.ª Deborah Danowski (PUC-RJ); d) Prof. Erik Schliesser (U. de Leiden); e) Prof. Don Garrett (NYU); f) Prof. João Paulo Monteiro (U. Nova de Lisboa); g) Prof. Robert Fogelin (Dartmouth-EUA). 2. Organização dos Colóquios I, II, III e IV, com a participação de renomados especialistas. 3. Publicação, em 2003, de nº especial da Revista Kriterion (108), reunindo os textos do I Colóquio Hume e do livro "Ensaios sobre Hume", 2005, com os trabalhos do C.H. II e outras contribuições. Encontra-se no prelo a coletânea "Leituras de Hume". 4. Levantamento do acervo bibliográfico da UFMG acerca de Hume e aquisição, com o auxílio do CNPq, FAPEMIG e Pós-Graduação R$35.000,00 em novos títulos. 6. Participação em encontros da Hume Society e diversos congressos em instituições brasileiras. 7. Lívia Guimarães foi eleita membro do comitê executivo da Hume Society (2006 a 2008, e 2009 a 2011) e foi indicada pelo comitê para compor (juntamente com Nathan Brett e Donald Baxter) a comissão organizadora da 36ª Hume Conference, 2009, Canadá. 8. A Hume Society decidiu, em 2009, que seu 40ª Hume Conference, em 2013, será na UFMG. 9. Estágio sanduíche, na U. Nova de Lisboa, de Anice Lima e Bruno Pettersen, com João Paulo Monteiro e, na U. da Carolina do Norte, de Fernando Cardoso, com Geoffrey Sayre-McCord. 10. Visita de Lívia Guimarães ao Institute for Advanced Studies in the Humanities, como Fellow da U. de Edimburgo, e visita à Hume Collection da U. McGill..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: José Luís Corrêa Novaes - Integrante / Livia Mara Guimarães - Coordenador / Andre Nilo Klaudat - Integrante / João Paulo Gomes Monteiro - Integrante / Adriana Perrella Matos, - Integrante.
1999 - 2001
Protestantismo e Cultura - O protestantismo, seus ajustes, conflitos e metamorfoses culturais em situações de modernidade e pós-modernidade.
Descrição: Estudo dos fundamentos do protestantismo e suas variações culturais. Projeto financiado pela FAPESP - Processo Nº99/02578-0.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .

Integrantes: José Luís Corrêa Novaes - Integrante / Antonio Gouvea Mendonça - Coordenador / Pablo Barrera - Integrante / Leonildo Silveira Campos. - Integrante / Cesar Romero - Integrante / Sergio Vieira. - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Arte e Cultura
Descrição: O programa de arte e cultura do Centro Universitário Metodista do IPA se caracteriza por ser um programa voltado para o desenvolvimento de ações artísticas e culturais articulado com as demais unidades da Rede Metodista de Educação do Sul envolvendo comunidade interna e externa com o objetivo de atuar no processo criativo e difusor da cultura e das artes, através da articulação e integração do corpo docente, discente, funcionários (as), colaboradores (as) e a comunidade em geral; oportunizando o desenvolvimento intelectual e artístico-cultural, fundamental para a construção do conhecimento e da consciência crítica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: José Luís Corrêa Novaes - Coordenador.


Outros Projetos


2007 - Atual
Café Filosófico
Descrição: Com periodicidade mensal (todo último sábado de cada mês - exceto no período de férias) esta atividade do curso de Licenciatura em Filosofia do Centro Universitário Metodista do IPA visa dialogar com a cidade sobre os mais variados assuntos, a partir de uma perspectiva filosófica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: José Luís Corrêa Novaes - Coordenador / Claiton Prinzo - Integrante / Simone Raubustt Pastro Cardoso - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1999
MEMBRO FUNDADOR DA FACULDADE METODISTA GRANBERY, INSTITUTO GRANBERY DA IGREJA METODISTA, Juiz de Fora, MG..
1998
GRANBERYENSE HONORIS CAUSA, INSTITUTO GRANBERY DA IGREJA METODISTA, Juiz de Fora, MG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NOVAES, Jose L. C.1999NOVAES, Jose L. C.; NOVAES, J. L. C. . A Autonomia do Sujeito da Instrução ao Pensar: Aproximações entre Kant e Piaget. Psicólogo In Formação, São Bernardo do Campo, v. 01, n.01, p. 49-56, 1999.

2.
NOVAES, Jose L. C.1997NOVAES, Jose L. C.. Não nascemos da carne nem do sangue, mas do desejo e da palavra. Impulso, Piracicaba, v. 7, n.14, p. 55-61, 1997.

3.
NOVAES, Jose L. C.1995NOVAES, Jose L. C.. Uma Crítica à Significação Econômica da Ciência em Marx. Impulso, Piracicaba, v. 7, n.16, p. 83-95, 1995.

4.
NOVAES, Jose L. C.1994NOVAES, Jose L. C.. Os Descaminhos do Prazer na Modernidade. Impulso, Piracicaba, v. 5, n.10, p. 149-154, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NOVAES, Jose L. C.; AZEVEDO, M. A. (Org.) . A Filosofia e seu Ensino - desafios emergentes. Porto Alegre: Editora Sulina, 2010. v. 1. 215p .

Capítulos de livros publicados
1.
NOVAES, Jose L. C.; MACIEL, V. E. M. . Centro Universitário Metodista IPA e a Extensão. In: GUTIERREZ, Lucila Ludmila Paula. (Org.). Extensão Universitária: Práticas na educação em Saúde.. 1ªed.São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2015, v. , p. 21-45.

2.
NOVAES, Jose L. C.; AZEVEDO, M. A. . Ensino da Filosofia com foco em sua história ou na solução de problemas? Indagações em busca de uma visão comum.. In: NOVAES, Jose Luis C.; AZEVEDO, Marco Antonio. (Org.). A Filosofia e Seu Ensino - desafios emergentes. Porto Alegre: Editora Sulina, 2010, v. 1, p. 112-128.

3.
NOVAES, Jose L. C.; GARIN, N. C. . Ensaio sobre Filosofia e Novas Tecnologias da Educação: desafios, aporias, possibilidades.. In: Evaldo Antônio Kuiava; Idalgo José Sangalli; Vanderlei Carbonara.. (Org.). Filosofia, Formação Docente e Cidadania.. Ijuí - RS: Editora Unijui, 2008, v. 12, p. 365-385.

4.
NOVAES, Jose L. C.; TIMM, Edgar Z. ; GARIN, N. C. . CONJUGANDO DO VERBO FILOSOFAR EM SALA DE AULA. In: Sergio Augusto Sardi; Draiton Gonzaga de Souza; Vanderlei Carbonara. (Org.). FILOSOFIA E SOCIEDADE - Perspectivas para o ensino da Filosofia. 1ed.Ijuí: Ed. Unijuí, 2007, v. , p. 199-205.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NOVAES, Jose L. C.. Entre a Autonomia e a Tradição. Revista da ABIEE - EDUCAÇÃO E MISSÃO, Brasília - DF, , v. 01, p. 31 - 36, 14 jul. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NOVAES, Jose L. C.. A Criticism of the Econimic Meaning of Science in Marx. In: II Conferéncia Internacional de Psicología de la Salud, 1996, Habana. Anales de la II Conferéncia Internacional de Psicología de la Salud, 1996. v. Único. p. 121-121.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NOVAES, Jose L. C.. Protestantismo e Educação. In: Simpósio Comemorativo aos 30 anos do PPGE/UNIMEP, 2002, Piracicaba, SP. 30 anos do PPGE/UNIMEP. Piracicaba, SP: UNIMEP, 2002. v. 01.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NOVAES, Jose L. C.. John Wesley's Legacy in Latin America an Brazil. In: John Wesley Life, Legend and Legacy - An Internacional Conference at the University of Manchester, 2003, Manchester. John Wesley Life, Legend and Legacy Abstracts Booklet, 2003. p. 30-30.

Apresentações de Trabalho
1.
NOVAES, Jose L. C.; GARIN, N. C. . Ensaio sobre Filosofia e Novas Tecnologias da Educação: Desafios, Aporias, Possibilidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
NOVAES, Jose L. C.. Santidade e Ignorância esplêndida: Wesley e a educação. São Paulo: Terra Editorial, 2003. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NOVAES, Jose L. C.. Revista Impulso. 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
NOVAES, Jose L. C.. Introdução à Teologia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD ROM).

2.
NOVAES, Jose L. C.. História da Teologia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD ROM).

3.
NOVAES, Jose L. C.. Filosofia da Religião. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD ROM).

4.
NOVAES, Jose L. C.; GARIN, N. C. ; SOUZA, Z. S. . Filosofia. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD ROM).

Demais trabalhos
1.
NOVAES, Jose L. C.. Avaliação institucional em Curso de Graduação (Gestor) - construção de instrumentos de auto-avaliação e formas de análise dos resultados.. 2002 (Gestor de avaliação institucional no curso de graduação em Filosofia na UNIMEP-Piraciciaba,SP.) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COLOMBO, C.; OLIVEIRA, S. B.; NOVAES, Jose L. C.. Participação em banca de Diva Nascimento Carpes.O usucapião familiar - por abandono do lar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Integradas São Judas Tadeu.

2.
SANTOS, I. M.; EBERT, S.; NOVAES, Jose L. C.. Participação em banca de Aline Fernanda Tellier Sartori Milbach.Incusão, edcuação não formal e currículo: sobre os programas sociais e a inserção de jovens no mundo do trabalho.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Judas Tadeu.

3.
STEIN, I. F.; NOVAES, Jose L. C.. Participação em banca de Ilca Fernandes Stain.As Possibilidades do Ensino da Filosofia para a educação Básica.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário Metodista.

4.
NOVAES, Jose L. C.; Crocomo, F.; Dainez, V.I.. Participação em banca de Leandro Pereira Morais.Reorganização Produtiva, educação e Desenvolvimento Econômico Br asileiro no Final da Década de 90. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Metodista de Piracicaba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
NOVAES, Jose L. C.. Seleção para docentes curso de Administração de Empresas de Turismo. 2003. Universidade Metodista de Piracicaba.

2.
NOVAES, Jose L. C.. Seleção para docentes curso de Administração de Empresas de Turismo. 2003. Universidade Metodista de Piracicaba.

3.
NOVAES, Jose L. C.. Seleção para docentes curso de Administração de Empresas de Turismo. 2003. Universidade Metodista de Piracicaba.

4.
NOVAES, Jose L. C.. Seleção para docentes curso de Administração de Empresas de Turismo. 2003. Universidade Metodista de Piracicaba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Capacitação Docente - Inspiring Morning. 2016. (Oficina).

2.
Coordenação Nacional do Fórum de Extensão de Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias (Forext) das.A estado da extensão nas Faculdades Integradas São Judas Tadeu.. 2015. (Outra).

3.
Encontro da Câmara Sul de Extensão das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias (Forext).. 2015. (Outra).

4.
Conferência por Manoel Gonçalves Ferreira Filho"Supremo Tribunal Federal" na Pós-graduação em Direito - UFRGS. 2008. (Outra).

5.
Congresso Internacional de Filosofia: Debates de Idéias e Cidadania. Ensaio sobre Filosofia e Novas Tecnologias da Educação: Desafios, Aporias, Possibilidades. 2008. (Congresso).

6.
I Encontro de Estudantes de Filosofia do Sul do Brasil.Ensaio sobre Filosofia e Novas Tecnologias da Educação: Desafios, Aporias, Possibilidades. 2008. (Encontro).

7.
VIII Simpósio Sul - Brasileiro sobre Ensino de Filosofia.Ensaio sobre Filosofia e Novas Tecnologias da Educação: Desafios, Aporias, Possibilidades. 2008. (Simpósio).

8.
X Encontro de Cursos de Filosofia do Sul do Brasil.Ensaio sobre Filosofia e Novas Tecnologias da Educação: Desafios, Aporias, Possibilidades. 2008. (Encontro).

9.
Ambiente Virtual Moodle. 2007. (Oficina).

10.
Conferência de John Finnis "Lei Natural e Direitos Naturais" no programa de Pós - Graduação em Direito da UFRGS. 2007. (Outra).

11.
John Wesley Life, Legend and Legacy. John Wesley Life, Legend and Legacy - An Internacional Conference at the University of Manchester. 2003. (Congresso).

12.
Ensino Superior: Atualidades e Perspectivas para as Instituições Educacionais Evangélicas.Seminário reunindo as instituições de ensino confessionais evangelicas do Brasil.. 2002. (Seminário).

13.
I seminário Internacional Archai: as origens do pensamento ocidental.I Seminário Internacional Archai: as origens do pensamento ocidental. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOVAES, Jose L. C.; MACIEL, V. E. M. . Semana de Arte e Cultura. 2014. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ENIO RONI PUSTI CORREA. O PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA EXERCIDO PELO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Faculdades Integradas São Judas Tadeu. Orientador: José Luís Corrêa Novaes.

Iniciação científica
1.
Katia Vanessa Tarantini Silvestre. A Fenomenologia de Husserl: Experiência e Intuição da Essência. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Luís Corrêa Novaes.

2.
Katia Vanessa Tarantini Silvestri. A Fenomenologia de Husserl: Intencionalidade e Consciência. 2003. 29 f. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Metodista de Piracicaba, Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: José Luís Corrêa Novaes.

3.
Katia Vanessa Tarantini Silvestre. Ciências Matemáticas e da Natureza através da história da Ciência: contribuições da Filosofia para uma nova visão curricular de seus ensinos. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Metodista de Piracicaba, Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: José Luís Corrêa Novaes.

Orientações de outra natureza
1.
Ilza Carla Favaro Lima. Percepção Ambiental e patrimonal da comunidade escolar do entorno do Parque Municipal Saint' Hilaire em Porto Alegre?RS. 2009. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Centro Universitário Metodista. Orientador: José Luís Corrêa Novaes.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Créditos de doutoramento concluídos em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), no programa de pós-graduação em Ciências da Religião, em 2001.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 24:04:07