Patrícia Ramos Geremias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5106552258258897
  • Última atualização do currículo em 06/08/2018


Formada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - em 2001 e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense UFF em 2005. Áreas de interesse: História do Brasil Imperial, História da escravidão, História Social do Direito e do Trabalho e História da Infância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrícia Ramos Geremias
Nome em citações bibliográficas
GEREMIAS, P. R.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Doutorado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Columbia University (Orientador: Nara Milanich).
Orientador: Mônica Grin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2002 - 2005
Mestrado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Ser "ingênuo" em Desterro/SC: A lei de 1871, o vículo tutelar e a luta pela manutenção dos laços familiares das populações de origem africana (1871- 1889),Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Hebe Maria da Costa Mattos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Escravidão; Lei do Ventre Livre; Ilha de Santa Catarina - Desterro.
Setores de atividade: Educação.
1997
Graduação em andamento em Licenciatura e Bacharelado Em História.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.




Atuação Profissional



Escola Internacional de Florianópolis, EIF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 15


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 15
Outras informações
Pesquisadora no Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura - Departamento de História UFSC. Produção do conteúdo para o website SANTA AFRO CATARINA e das reuniões do grupo de estudo sobre escravidão ilegal no Brasil e no Atlântico.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora EAD, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Prevenção ao uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, 6a edição, Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional ? NUTE/UFSC

Atividades

06/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CFH, .

Linhas de pesquisa
Trabalho Sociedade e Cultura

Genus Pesquisa Assessoria e Estudos de Gênero, GENUS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produção de Material Didático


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Trabalho Sociedade e Cultura


Projetos de pesquisa


2001 - 2002
A escravidão africana na Ilha de Santa Catarina na Década da Abolição
Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa A escravidão africana na Ilha de Santa Catarina na década da Abolição. Realizado sob orientação do prof. Paulino de Jesus Francisco Cardoso. Tencionamos neste projeto construir uma interpretação dos dados coletados ao longo do primeiro ano de investigação e pesquisa nos mais diversos arquivos da cidade de Florianópolis, referente ao período de 1870 a 1890, que ao contrário da visão consolidada pela historiografia local, a importância da escravidão e das populações de origem africana em geral, na economia e na dinâmica das relações sociais foi circusntancial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Patrícia Ramos Geremias - Coordenador / Paulino de Jesus Francisco Cardoso - Integrante / Clemente Gentil Penna - Integrante / Haroldo Silis Mendas da Silva - Integrante / FErnanda Bianda Golçalves Gallo - Integrante / Fabiano Dauwe - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2000 - 2002
Mulheres Migrantes no Passado e no Presente, em Criciúma/SC: Família Gênero e Migração
Descrição: A recente emigração de brasileiros para o exterior inseriu o Brasil nos novos fluxos da população mundial. Uma das características desses fluxos, é o crescimento da participação feminina. A participação das mulheres nas migrações internacionais foi por muito tempo analisada como subordinada aos homens, pesquisas recentes têm demonstrado a importância das mulheres nos fluxos migratórios. Este projeto pretende reconstruir as trajetórias de imigração das mulheres italianas para a cidade de Criciúma, procurando desvelar as representações acerca da inserção das mulheres nesse processo. Num Segundo momento, procuraremos evidenciar a inversão que ocorreu nesta cidade quando, a partir dos anos 80, os descendentes dos imigrantes do início do século começaram a percorrer o caminho inverso, emigrando para os EUA ou para Itália. Neste ponto, através de relatos orais e observação participante, procuraremos evidenciar como as mulheres se inserem nesses novos fluxos da população brasileira. Para tanto, através de levantamento em fontes documentais combinados com a reconstrução das trajetórias de vida de mulheres migrantes procurarar-se-á demonstrar o impacto do processo migratório nas relações familiares e de gênero. Desta forma pretende-se demonstrar que as mulheres não apenas esperam por seus maridos ou filhos, mas participam efetivamente do processo integrando e articulando as redes de migração. Neste ponto, através de entrevistas semi-estruturadas e observação participante, procuraremos evidenciar como as famílias nos EUA mantém o contato com o Brasil, bem como como se relacionam com a sociedade de emigração. A pesquisa se realizará em Criciuma (SC) e percorrerá a trajetória das famílias migrantes através de entrevistas e observação da vida cotidiana daqueles que permaneceram no Brasil, bem como entrevistas e observação dos familiares nos EUA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Santa Afro Catarina: Educação Patrimonial e a Presença de Africanos e Afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina
Descrição: O programa Santa Afro Catarina visa promover a identificação, valorização e difusão do patrimônio cultural associado à presença dos africanos e afrodescendentes em Florianópolis. O projeto Santa Afro Catarina: Roteiros Históricos na Ilha de Santa Catarina produzirá e divulgará roteiros que configuram percursos por diferentes lugares da cidade significativos para a história dos africanos e seus descendentes. Serão produzidos um website e folders para divulgação dos roteiros históricos. O website conterá um banco de documentos associados a esses roteiros. Será promovido um curso para capacitar guias de turismo para o uso dos roteiros históricos. O projeto Educação Patrimonial e História Local: africanos e afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina compreende a educação patrimonial associada ao ensino de história e será desenvolvido na Escola Municipal Dilma dos Santos no bairro da Armação. Compreende também um trabalho de produção de acervo de entrevistas para registrar as memórias dos moradores, visando à elaboração de um roteiro histórico que será divulgado e incorporado ao website. Outra ação de extensão é a promoção de um curso visando à formação de professores para elaborar e desenvolver projetos interdisciplinares de educação patrimonial, associados aos roteiros históricos e ao ensino de história local. http://santaafrocatarina.blogspot.com..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2004 - 2004
Gênero na Educação - espaço pra diversidade
Descrição: A GENUS desenvolve atualmente o Projeto Gênero na Educação - Espaço para a Diversidade. Um dos objetivos do projeto é realizar a formação continuada para a compreensão dos temas relacionados a gênero, violência e sexualidade. O público envolvido são alunos(as) e professores(as) dos Cursos de pedagogia e que atuam também na educação infantil e nas séries iniciais na rede de ensino em Santa Catarina. A Genus, ao se propor trabalhar com essa temática e com esse público, objetiva possibilitando-lhes intervir qualificadamente nas atividades pedagógicas que realizam diante do problema da violência - física, simbólica e especialmente sexual - que se reflete cotidianamente no âmbito das instituições educativas, sem que os sujeitos envolvidos - as próprias crianças e os professores e as professoras - consigam refletir de uma maneira crítica sobre o que esse problema desencadeia. O foco em todas as atividades previstas será gênero, sexualidade infantil e a problemática da violência sexual contra a criança e a mulher, jovem ou adulta, com a disponibilização de informações sobre para onde, para quem e como encaminhar os casos de situações de violência institucional, doméstica e familiar presente na vida cotidiana. Minha participação no projeto se deu com a produção de material didático..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2001 - 2002
Memorial Antonieta de Barros. Centro de Referência para memória e história das populações de origem Africana em Santa Catarina.
Descrição: Projeto de Extensão que tinha como objetivo realizar um levantamento de fontes e materiais bibliográficos referentes à história das Populações Afrodescendentes em Santa Catarina para realizar sua divulgação na rede muldial de computadores (Internet). O Projeto foi orientado pelo prof. Paulino de Jesus Francisco Cardoso. GEREMIAS, P R.. participou na qualidade de colaborador..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Patrícia Ramos Geremias - Coordenador / Clemente Gentil Penna - Integrante / Haroldo Silis Mendas da Silva - Integrante / FErnanda Bianda Golçalves Gallo - Integrante / Fabiano Dauwe - Integrante / Paulino de Jesus Fancisco Cardoso - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GEREMIAS, P. R.2002GEREMIAS, P. R.; CARDOSO, P. J. F. ; SILVA, H. S. M. ; GALLO, F. B. G. ; DAUWE, F. ; PENNA, C. G. . Experiências das populações de origem africana em Florianópolis na década da Abolição. Percursos (Florianópolis. Online), v. 3, p. 7-29, 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GEREMIAS, P. R.. Processos de tutela e contratos de soldada: Fontes para uma história social do trabalho doméstico infantil.. In: 7o. Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2015, Curitiba. 7o. Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2015.

2.
GEREMIAS, P. R.. Filhos 'livres' de mães cativas: Os 'ingênuos' e os arranjos familiares das populações de origem africana na Ilha de Santa Catarina nos últimos anos da escravidão. In: Colóquio Perfis da Africa, 2001, Porto Alegre. Anais do Colóquio Perfis da Africa, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GEREMIAS, P. R.. Ser 'ingênuo' em Desterro/SC Infância e trabalho compulsório em fins do século XIX.. In: XXII Simpósio Nacional de História, 2003, João Pessoa. Anais do XXII Simpósio Nacional de História.

2.
GEREMIAS, P. R.. Ser 'ingênuo' em Desterro/SC Infância e trabalho compulsório em fins do século XIX.. In: 1o. Seminário Regional do Centro de Estudo dos Oitocentos, 2003, Niterói, RJ. Anais do 1o. Seminário Rregional do Centro de Estudo dos Oitocentos, 2003.

3.
GEREMIAS, P. R.. Da escravidão a tutela: A lei de 1871 e a luta pela manutenção dos laços familiares das populacões de origem africana em Desterro/SC.. In: IX Encontro Estadual de História, Santa Catarina, 2002, Florianópolis. Anais do IX Encontro Estadual de História, Santa Catarina, 2002.

4.
GEREMIAS, P. R.. Filhos 'livres' de mães cativas: Os 'ingênuos' e os arranjos familiares das populações de origem africana na Ilha de Santa Catarina nos últimos anos da escravidão.. In: XXI Simpósio Naciona de História, 2001, Niterói, RJ. Anais do XXII Simpósio Nacional de História, 2001.

5.
GEREMIAS, P. R.. Mulheres migrantes no passado e no presente em Criciúma/SC: família, gênero e migração.. In: XXI Simpósio Naciona de História, 2001, Niterói, RJ. Anais do XXII Simpósio Nacional de História, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
GEREMIAS, P. R.. 'Dê-se à soldada ao suplicante': a contratação de menores trabalhadores através do Juizado de órfãos da cidade do Rio de Janeiro, 1877-1887. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
GEREMIAS, P. R.; PENNA, C. G. . O Michelangelo da Medicina: Vida e arte de Frank. H. Netter, MD. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2018. (Tradução/Livro).

2.
GEREMIAS, P. R.; PENNA, C. G. . Concebendo a liberdade: mulheres de cor, gênero e abolição da escravidão em Havana e no Rio de Janeiro. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2018. (Tradução/Livro).

3.
GEREMIAS, P. R.; PENNA, C. G. . Perfect Kill: 21 Leis para assassinos. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2016. (Tradução/Livro).

4.
GEREMIAS, P. R.; PENNA, C. G. . Superinteligência: caminhos, perigos e estratégias. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2016. (Tradução/Livro).

5.
GEREMIAS, P. R.; PENNA, C. G. . Hitler em casa. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2016. (Tradução/Livro).

6.
GEREMIAS, P. R.. Filhos livres de mães cativas: Os ingênuos e os arranjos familiares das populações de origem africana na Ilha de Santa Catarina nos últimos anos da escravidão 2001 (Artigo Completo).


Demais tipos de produção técnica
1.
GEREMIAS, P. R.; PENNA, C. G. ; SARTORI, A. J. ; MARTINO, M. B. . 'Gênero na Educação - Espaço para a diversidade'. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SARTORI, A. J. ; PENNA, C. G. ; MARTINO, M. B. ; GEREMIAS, P. R. . Gênero na educação - espaço para a diversidade. 2004 (Video).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Gilder Lehrman Center's 13th Annual Fall Conference,. 2011. (Congresso).

2.
Gilder Lehrman Center's 12th Annual Fall Conference,. 2010. (Congresso).

3.
1o. Seminário Rregional do Centro de Estudo dos Oitocentos.Ser "ingênuo" em Desterro/SC Infância e trabalho compulsório em fins do século XIX. 2003. (Seminário).

4.
XXII Simpósio Nacional de História.Ser "ingênuo" em Desterro/SC Infância e trabalho compulsório em fins do século XIX. 2003. (Simpósio).

5.
IX Encontro Estadual de História - UFSC.Da escravidão a tutela: A lei de 1871 e a luta pela manutenção dos laços familiares das populacões de origem africana em Desterro/SC. 2002. (Encontro).

6.
Colóquio Perfis da Africa - PUC RS.Filhos "livres" de mães cativas: Os "ingênuos" e os arranjos familiares das populações de origem africana na Ilha de Santa Catarina nos últimos anos da escravidão. 2001. (Outra).

7.
XXI Simpósio Naciona de História.Mulheres migrantes no passado e no presente em Criciúma/SC: família, gênero e migração. 2001. (Simpósio).

8.
XXI Simpósio Naciona de História.Filhos "livres" de mães cativas: Os "ingênuos" e os arranjos familiares das populações de origem africana na Ilha de Santa Catarina nos últimos anos da escravidão. 2001. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 15:55:09