Solange Maria de BARROS

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5747668885058135
  • Última atualização do currículo em 17/11/2018


Assinava Solange Barros Ibarra Papa até 2008. Pós-doutorado na Universidade de Londres (IOE), sob a orientação de Roy Bhaskar. Doutorado em linguística aplicada e estudos da linguagem (PUC/SP). Estudos doutorais na universidade de Lancaster (Reino Unido), sob a supervisão de Norman Fairclough. Mestrado em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora efetiva do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUR). Entre suas publicações constam: Prática pedagógica emancipatória: o professor reflexivo em processo de mudança (Pedro & Joao Editores, 2008); Formação crítica de educadores de línguas: desejos e possibilidades (Pedro & Joao Editores, 2010); Realismo crítico e emancipação humana: contribuições ontológicas e epistemológicas para os estudos críticos do discurso (Pontes Editora, 2015). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: análise crítica do discurso, realismo crítico, escola pública e formação crítica do professor. Membro do grupo brasileiro sobre discurso, pobreza e identidade (CNPq), da Associação latinoamericana de estudos do discurso (ALED), da Rede Latinoamericana de estudos do discurso da Pobreza Extrema (REDLAD). Membro do Jornal de Linguagem e Sociedade (Papers on Language in Society), do Núcleo de Estudos da Linguagem e Sociedade (Nelis / UnB / Brasil). Membro da Associação Internacional do Realismo Crítico. Membro do Conselho Editorial do International Journal of Humanities and Cultural Studies (IJHCS). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Solange Maria de BARROS
Nome em citações bibliográficas
BARROS, Solange Maria de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso, MeEL.
Universidade Federal de Mato Grosso
Boa Esperança
78060900 - Cuiabá, MT - Brasil
Telefone: (65) 36158408
URL da Homepage: http://www.unemat.com.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2005
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em Lancaster University (Orientador: Prof. Nornam Fairclough).
Título: O Professor Reflexivo em Processo de Mudança: na Sala de Aula: Caminhos para a Auto-emancipação e Transformação Social, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Profa Dra. Leila Barbara.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Analise Critica do Discurso; Língua estrangeira; Gramática Sistêmico-Funcional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação Superior.
1995 - 1997
Mestrado em Educação Pública.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: Realidades na Sala de Aula de Língua Estrangeira: O Uso da Língua Materna e da Língua Estrangeira em duas Turmas de Inglês,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Profa Ana Antonia de Assis Peterson.
Palavras-chave: Língua estrangeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1983 - 1983
Especialização em Metodologia do Ensino Superior.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1977 - 1981
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
University of London, UL, Inglaterra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.


Formação Complementar


2003 - 2003
Extensão universitária em Linguagem, Ideologia e Poder. (Carga horária: 120h).
Universidade de Lancaster, LU, Grã-Bretanha.
2003 - 2003
Extensão universitária em Novas Direções na Análise da Linguagem. (Carga horária: 120h).
Universidade de Lancaster, LU, Grã-Bretanha.
2003 - 2003
Extensão universitária em Análise Crítica do Discurso. (Carga horária: 120h).
Universidade de Lancaster, LU, Grã-Bretanha.
1998 - 1998
Extensão universitária em Introdução aos Estudos da Interação. (Carga horária: 120h).
Universidade de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em English as a foreign language. (Carga horária: 120h).
Cambridge Language Schools, CLS, Grã-Bretanha.
1997 - 1997
Extensão universitária em Novas Abordagens no Ensino de Línguas. (Carga horária: 120h).
Universidade de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Metodologia de Investigação em Lingüística Aplicad. (Carga horária: 120h).
Universidade de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Inglês como Língua Estrangeira. (Carga horária: 120h).
Universidade da Pensilvania, PENN, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, TCE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisora de Texto, Carga horária: 20


Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor do quadro permanente, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente do Programa de PG em Linguagem

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Atividades

10/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , MeEL, .

Linhas de pesquisa
Orientadora

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, FAPEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Tecnico-Científica, Carga horária: 40


Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2013
Vínculo: Professor Assistente III, Enquadramento Funcional: Assistente III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1997 - 2005
Vínculo: ProfesSor Assistente II, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1981 - 1997
Vínculo: Professor Assistente I, Enquadramento Funcional: Assistente I, Carga horária: 20

Atividades

5/2006 - Atual
Outras atividades técnico-científicas .

Atividade realizada
Superintendente de Ensino Superior.
4/2006 - Atual
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Ciência e Tecnologia - Governo do Estado de Mato Grosso, .

Serviço realizado
Assessoria de Ensino Superior.
03/2006 - Atual
Direção e administração, Universidade Federal de Mato Grosso, .

Cargo ou função
Orientadora no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu do Instituto de Linguagem - UFMT.
03/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de Mato Grosso, .
03/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras - UNEMAT, .

03/2005 - 12/2005
Direção e administração, Campus Universitário de Cáceres - UNEMAT, .

Cargo ou função
Orientadora de Monografias no Curso de Pós-graduação Lato Sensu - Campus de Sinop.
11/2005 - 11/2005
Extensão universitária , Campus Universitário de Cáceres - UNEMAT, .

Atividade de extensão realizada
II Encontro Nacional de Linguagem, Cultura e História - ENALIHC.
05/2005 - 05/2005
Direção e administração, Campus Universitário de Cáceres - UNEMAT, .

Cargo ou função
Membro da Banca Examinadora do Concurso de Provas e Títulos na Área de Língua Inglesa - UFMT.
5/2005 - 5/2005
Extensão universitária , Campus Universitário de SINOP - UNEMAT, .

Atividade de extensão realizada
Colóquio de Letras.
10/2004 - 10/2004
Extensão universitária , Campus Univeristário de Tangará da Serra - UNEMAT, .

Atividade de extensão realizada
Encontro de Professores de Ingles do Estado de Mato Grosso.
06/2004 - 06/2004
Extensão universitária , Campus Univeristário de Tangará da Serra - UNEMAT, .

Atividade de extensão realizada
1o Colóquio de Letras.
3/1981 - 2/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
estágio supervisionado
Lingua Inglesa
02/2000 - 02/2000
Direção e administração, Campus Universitário de Cáceres - UNEMAT, .

Cargo ou função
Coordenadora Geral do Projeto de Reestruturação Curricular dos Cursos de Letras da Unemat.
03/1997 - 08/1998
Outras atividades técnico-científicas , Escola Pública, Escola Pública.

Atividade realizada
projeto de estágio: ensino e aprendizagem de língua estrangeira.
3/1997 - 3/1998
Estágios , Estadual, Letras.

Estágio realizado
pesquisa na graduação.
3/1996 - 11/1996
Estágios , Estadual, Letras.

Estágio realizado
8 semestre do Curso de Letras.
03/1993 - 12/1993
Direção e administração, Campus Universitário de Cáceres - UNEMAT, .

Cargo ou função
Coordenador de Projeto de Extensão.
10/1987 - 08/1989
Direção e administração, Prefeitura Municiapal de Cáceres, .

Cargo ou função
Diretora Executiva.
07/1988 - 07/1989
Direção e administração, Departamento de Letras - UNEMAT, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.


Linhas de pesquisa


1.
Análise de Línguas, Escola e Ensino

Objetivo: Esta linha de pesquisa visa desenvolver projetos sobre análise de línguas, escola e ensino. O grupo de pesquisa vinculado a essa linha tem como propósito estudar e investigar questões inerentes à formação crítica do educado, análise crítica do discurso e realismo crítico. Foi idealizado com o objetivo de envolver alunos de IC, da pós-graduação e de escola púbica, interessados na formação de professores, análise crítica do discurso e realismo crítico. O objetivo é a constituição de uma rede de pesquisa , abordando essas três temáticas. As repercussões das pesquisas desse grupo de pesquisa visam desde a desnaturalização de discursos ideológicos até a constituição de 'agências' mobilizadoras de práticas sociais transformadoras..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Analise Critica do Discurso; Realismo Crítico; Formação Crítica do Educador de Lingua.
2.
Orientadora


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
EXCLUSÃO SOCIAL: UM ENLACE ANALÍTICO CRÍTICO VOLTADO PARA A EMANCIPAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Descrição: Este projeto faz parte da linha de pesquisa Práticas Textuais e Discursivas: Múltiplas Abordagens, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - MeEL/UFMT. Ancora-se na filosofia do realismo crítico de Bhaskar (1998; 2002; 2012) sobre emancipação e transformação social e na abordagem da análise crítica do discurso (ACD), de Fairclough (1989; 2001; 2003a). Meu propósito é criar formas mais efetivas que ajudem a promover a melhoria da qualidade de pessoas em situação de exclusão social. Penso em mudança nas interações sociais, envolvendo novos hábitos, crenças, atitudes e identidade. A linguagem é um instrumento forte na (re)produção de práticas sociais opressivas, podendo ser cultivada na vida social em forma de solidariedade e emancipação social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (5) .
Integrantes: Solange Maria de BARROS - Coordenador.
2013 - Atual
Formação crítica do educador de línguas: análise crítica do discurso e realismo crítico
Descrição: O presente projeto pauta-se na necessidade de articulação permanente de grupos de estudos na escola pública, envolvendo pesquisadores, da pós-graduação e professores de escolas públicas, com o propósito de contribuir de forma coletiva para a melhoria da qualidade de ensino. Será privilegiada uma investigação das práticas discursivas sociais, culturais, políticas e ideológicas relativas ao ensino e aprendizagem de línguas, com o intuito de conhecer e elaborar práticas pedagógicas que favoreçam grupos sociais que permanecem à margem. As repercussões das pesquisas visam desde a desnaturalização de discursos ideológicos até a constituição de 'agências' mobilizadoras de práticas sociais transformadoras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) .
Integrantes: Solange Maria de BARROS - Coordenador / Marcio Beltrão - Integrante / Janice Lima - Integrante / Jussivania Batista - Integrante / Jordana Lenhardt - Integrante.
2008 - 2010
English Teacher´s on line: uma práptica pedagógica de professores participantes (antes e depois) de cursos de ingles à distâcia
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Formação contínua do professor: (re)construção da prática pedagógica
Descrição: O projeto ancora-se em 3 propósitos. O primeiro trata da minha efetiva participação na escola, promovendo discussões de temas relevantes para a escola e comunidade. O segundo propõe desvendar as relações sociais existentes entre professores e alunos, direção, coordenação e membros da família e comunidade. O terceiro e último objetiva acompanhar as ações dos professores e alunos da escola. Esses propósitos desdobram-se nos seguintes objetivos, a saber: a) instaurar na escola, um espaçõ permanente de estudos, discussão e reflexão acerca do projeto de emancipação humana; b) realizar na esfera escolar, palestras, envolvendo não somente os partcipantes da própria escola, mas também membros da família e comunidade; c) realizar leituras em diferentes abordagens, incluindo a filosofia do realismo crítico e teorias sociais da pós-modernidade; d) compreender as crenças, atitudes, motivações,sentimentos e identidade dos professores, incluindo suas histórias de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Solange Maria de BARROS - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7
2007 - Atual
Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades - Rede Latinoa mericana (REDLAD)
Descrição: O projeto envolve investigadores brasileiros que se dedicam a pesquisas voltadas para o discurso como prática social. Tem como escopo central o estudo de discursos que enfocam a pobreza, tais como mídia, documentos e formação de professores de escola pública que atendem jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Solange Maria de BARROS - Coordenador.Número de orientações: 1


Outros Projetos


2013 - Atual
formação Crítica do Educador de Línguas: Análise Crítica do Discurso e Realismo Crítico
Descrição: O presente projeto pauta-se na necessidade de articulação permanente de grupos de estudos na escola pública, envolvendo pesquisadores, da pós-graduação e professores de escolas públicas, com o propósito de contribuir de forma coletiva para a melhoria da qualidade de ensino. Será privilegiada uma investigação das práticas discursivas sociais, culturais, políticas e ideológicas relativas ao ensino e aprendizagem de línguas, com o intuito de conhecer e elaborar práticas pedagógicas que favoreçam grupos sociais que permanecem à margem. As repercussões das pesquisas visam desde a desnaturalização de discursos ideológicos até a constituição de 'agências' mobilizadoras de práticas sociais transformadoras..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Solange Maria de BARROS - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Polifonia (UFMT)
2014 - Atual
Periódico: International Journal of Humanities and Cultural Studies
2008 - Atual
Periódico: Cadernos de Linguagem e Sociedade


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Cadernos de Linguagem e Sociedade
2014 - Atual
Periódico: International Journal of Humanities and Cultural Studies - IJHCS
2017 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Linguística Aplicada
2010 - Atual
Periódico: POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIRANDA, K.2018MIRANDA, K. ; BARROS, Solange Maria de . Voices, looks and school experiences of young people in situation of deprivation of liberty. International Journal of Humanities and Culltural Studies 4, v. 4, p. 189-200, 2018.

2.
BELTRAO, M.2018BELTRAO, M. ; BARROS, Solange Maria de . Queering enunciados de um docente sobre Gênero e Sexualidade: uma reflexão crítica do discurso.. ÍCONE: REVISTA DE LETRAS (UEG. SÃO LUÍS DE MONTES BELOS), v. 18, p. 105-121, 2018.

3.
BARROS, Solange Maria de2018BARROS, Solange Maria de. Realismo crítico e análise crítica do discurso: modelo analítico exploratório. Linguagem: estudos e pesquisas, v. 22, p. 17-32, 2018.

4.
BELTRAO, M.2018BELTRAO, M. ; BARROS, Solange Maria de . Análise crítica de discursos docentes acerca de família e suas constituições. Revista UNIABEU, v. 11, p. 109-129, 2018.

5.
BELTRAO, M.2017BELTRAO, M. ; BARROS, Solange Maria de . Gênero e Sexualidade na fomação docente: um estudo crítico do discurso. RAÍDO (ONLINE), v. 11, p. 324-340, 2017.

6.
BELTRAO, M.2017BELTRAO, M. ; BARROS, Solange Maria de . Formação docente queer em Cocalinho-MT: um estudo crítico do discurso. INICIAÇÃO & FORMAÇÃO DOCENTE, v. 4, p. 240-257, 2017.

7.
BELTRAO, M.2017BELTRAO, M. ; BARROS, Solange Maria de . Anais da VI Semana de Integração do campus de Inhumas. Gênero e Sexualidade na formação crítico-reflexiva docente, v. 4, p. 586, 2017.

8.
BELTRAO, M.2017BELTRAO, M. ; BARROS, Solange Maria de . Questões de gênero e sexualidade na educação básica: perspectivas de ensino. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 4, p. 6, 2017.

9.
MIRANDA, K.2016MIRANDA, K. ; BARROS, Solange Maria de . Adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social: um estudo crítico da representação de atores sociais. Entrelinhas (UNISINOS. Online), v. 9, p. 169-192, 2016.

10.
BARROS, Solange Maria de2016BARROS, Solange Maria de; RESENDE, Vivivane de M. ; VIEIRA, V. . Realismo crítico e análise de discurso crítica: hibridismo de fronteiras epistemológicas. Polifonia, v. 23, p. 11-28, 2016.

11.
BELTRAO, M. E.2016BELTRAO, M. E. ; BARROS, Solange Maria de . Gênero e sexualidade na formação docente em Cocalinho-MT: um estudo crítico do discurso. Aceno - Revista de Antropologia do Centro-Oeste, v. 3, p. 189-205, 2016.

12.
LIMA, J.2016LIMA, J. ; BARROS, Solange Maria de . Representação de servidores da secretaria de justiça e direitos humanos acerca da formação dos agentes socioeducadoresanos. Revista Entrepalavras, v. 6, p. 125-125, 2016.

13.
BELTRAO, M.2015BELTRAO, M. ; BARROS, Solange Maria de . Homofobia e a prática opressora naturalizada: uma análise crítica do discurso. Línguas & Letras (Online), v. 16, p. 231-246, 2015.

14.
BARROS, Solange Maria de2015BARROS, Solange Maria de. Modelo transformacional da atividade textual: realismo crítico e análise crítica do discurso. Romanica Olomucensia, v. 27, p. 157-166, 2015.

15.
BARROS, Solange Maria de2014BARROS, Solange Maria de. Transformational model of textual activity: an approach based on critical realism and critical discourse analysis. International Journal of Humanities and Cultural Studies, v. 1, p. 01-17, 2014.

16.
BARROS, Solange Maria de2013BARROS, Solange Maria de; MATTOS, N.G. . Formação crítico-reflexiva de uma educadora de escola pública: entre o pensar e o fazer. Revista ECOS, v. 15, p. 295-324, 2013.

17.
BARROS, Solange Maria de2012BARROS, Solange Maria de; Souza, V. G. . Formação reflexivo-crítica de educadores de língua estrangeira: conversas colaborativas em contexto de formação continuada. Polifonia, v. 19, p. 281-300, 2012.

18.
BARROS, Solange Maria de2011BARROS, Solange Maria de. Análise crítica do discurso e realismo crítico: reflexões teórico-metodológicas. Linguasagem (São Paulo), v. 16, p. 01-12, 2011.

19.
BARROS, Solange Maria de2011BARROS, Solange Maria de. Análise crítica do discurso, gramática sistêmico-funcional e realismo crítico: abordagens transdisciplinares. Revista Ecos (Cáceres), v. IX, p. 12-28, 2011.

20.
MATTOS, N.G.2011MATTOS, N.G. ; BARROS, Solange Maria de . Formação crítico-reflexiva do professor de Inglês de Escola Pública: ressignificando a prática pedagógica. Glauks (UFV), v. XI, p. 125-144, 2011.

21.
BARROS, Solange Maria de2011BARROS, Solange Maria de. Formação crítica de educadores (as) de línguas: perspectiva sócio-emancipatória. Papia (Brasília), v. 21, p. 09-24, 2011.

22.
BARROS, Solange Maria de2010BARROS, Solange Maria de. Análise crítica do discurso e realismo crítico. Revista de Letras Norte@mentos, v. 03, p. 63-78, 2010.

23.
BARROS, Solange Maria de2009BARROS, Solange Maria de. Realismo crítico e análise crítica do discurso: reflexões interdisciplinares para a formação do educador de línguas em processo de emancipação e transformação social. Polifonia (UFMT), v. 17, p. 141-154, 2009.

24.
BARROS, Solange Maria de2009 BARROS, Solange Maria de. Realismo crítico (RC), análise de discurso crítica (ADC) e gramática sistêmico-funcional (GSF): reflexões para a formação do educador de línguas em processo de emancipação e transformação social. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. vol.10, p. 68-98, 2009.

25.
BARROS, Solange Maria de2008BARROS, Solange Maria de. Professores reflexivos em processo de mudança na sala de aula de língua estrangeira. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 09, p. 50-71, 2008.

26.
BARROS, Solange Maria de2008BARROS, Solange Maria de. O Professor reflexivo e a prática pedagógica emancipatória. Polifonia (UFMT), v. 01, p. 115-137, 2008.

27.
BARROS, Solange Maria de2005BARROS, Solange Maria de. Relações de poder em contexto de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Revista Ecos (Cáceres), UNEMAT, v. 1, p. 116-125, 2005.

28.
BARROS, Solange Maria de1999BARROS, Solange Maria de; PETERSON, A. A. A. . Atos de Fala: Investigando o uso da língua materna e da língua estrangeira em duas turmas de Inglês da 8a série. Intercâmbio (PUCSP), PUC-SP, v. III, n.CDD, p. 327-340, 1999.

29.
BARROS, Solange Maria de1997BARROS, Solange Maria de. O professor ensina a língua estrangeira na sala de aula?. Revista de Letras (UNESP. Impresso), v. IV, p. 135, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BAETA, O. V. ; BRITO, M. J. ; BARROS, Solange Maria de . Estratégia como prática: uma abordagem sociodiscursiva. 1a. ed. Lavras: CRV, 2017. v. 01. 130p .

2.
BARROS, Solange Maria de. Realismo crítico e emancipação humana: contribuições ontológicas e epistemológicas para os estudos críticos do discurso. 1a. ed. Campinas/SP: Pontes, 2015. v. 11. 178p .

3.
BARROS, Solange Maria de; ASSIS-PETERSON, A. A. (Org.) . Formação crítica do professor de línguas: desejos e possibilidades. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. 334p .

4.
BARROS, Solange Maria de. Prática pedagógica emancipatória: o professor reflexivo em processo de mudança - um exercício em análise crítica do discurso. São Carlos - SP: Pedro & Joao Editores, 2008. v. 01. 170p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARROS, Solange Maria de. Pesquisa emancipatória: realismo crítico e análise crítica do discurso. In: ADORNO, A.L. & GUSTAVO. (Org.). Múltiplas perspectivas do trabalho de face nos estudos da linguagem?. 1aed.Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2018, v. 1, p. 147-162.

2.
PEREIRA, J. ; BARROS, Solange Maria de . Discurso e pobreza: abordagens sobre classe, raça, gênero, geração e território. Discurso e pobreza: abordagens sobre classe, raça, gênero, geração e território. 1aed.Campinas: Pontes Editora, 2018, v. 1, p. 69-86.

3.
BARROS, Solange Maria de. Bases filosóficas da ADC. Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. 1aed.São Paulo: Parábola, 2018, v. 1, p. 78-.

4.
BELTRAO, M. E. ; BARROS, Solange Maria de . Análise de Enunciados de docentes sobre gênero e sexualidade: um estudo crítico do discurso. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Compilação linguística. 1aed.Curitiba: Atena Editora, 2016, v. 01, p. 08-19.

5.
BELTRAO, M. E. ; BARROS, Solange Maria de . Modelo Familiar na Visão de Educadores de Escola Pública: Um Estudo Baseado na Análise Crítica do Discurso. Discurso, Memória e Inclusão Social. 1aed.Recife: Pipa Comunicação, 2015, v. , p. 199-215.

6.
BARROS, Solange Maria de. Realismo crítico e o modelo transformacional da atividade textual. In: Maria Ines Pagliarine Cox; Roberto Leiser Baronas. (Org.). Estudos do discurso de/em Mato Grosso. 1aed.Cuiabá/MT: EdUFMT, 2014, v. 1, p. 293-302.

7.
BARROS, Solange Maria de. Reflexão crítica de uma educadora de escola pública: articulando teoria e prática. In: Mateus, Elaine; Bueno, Nilceia. (Org.). Estudos críticos da linguagem e formação de professores/as de línguas: contribuições teórico-metodológicas. 1ed.Campinas: Pontes, 2014, v. 1, p. 287-311.

8.
BARROS, Solange Maria de. O 'mito da caverna'e a formação crítica de educadores de línguas. In: Fabrício, B.; Pinto, J.. (Org.). Exclusão social e microrresistências: a centralidade das práticas discursivo-identitárias. 1aed.Goiania: Cânone Editora, 2013, v. , p. 315-326.

9.
BARROS, Solange Maria de. Gramática sistêmico-funcional e realismo crítico: contribuições para a análise crítica do discurso. In: VAIN J, O.; CALBATIANO, C.. (Org.). Lingua(gem) e suas múltiplas faces. 1aed.Campinas/SP: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 299-308.

10.
BARROS, Solange Maria de; Souza, V. G. ; GARCIA, D. E. . O cooperativismo na voz de catadores de material reciclável. In: Maluf-Souza, O; Almeida, E. ; Bisinoto, L.. (Org.). Redes discursivas: a língua(gem) na pós-graduação. 2aed.Campinas: Pontes, 2012, v. , p. 315-327.

11.
BARROS, Solange Maria de. Formação crítica de educadores de línguas: abordagens de pesquisa nessa área. In: Maluf-Souza; Silva; Almeida; Bisinoto. (Org.). Discurso, Sujeito e Memória. 1aed.Campinas: Pontes, 2012, v. , p. 317-328.

12.
BARROS, Solange Maria de. Análise crítica do discurso e realismo crítico: reflexões teórico-metodológicas. Introdução aos estudos críticos do discurso: teoria e prática. 1aed.Campinas: Pontes, 2012, v. 1, p. 239-251.

13.
VANES, J. ; BARROS, Solange Maria de . Análise Sociossemântica das Representações de Atores Sociais do Curso de Letras. Estudos da Linguagem: Língua, Sujeito e História. 1aed.Campinas: Pontes Editores, 2012, v. , p. 145-154.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARROS, Solange Maria de. Se você ama as pessoas, então..... Jornal Diário de Cuiabá, Cuiabá/MT, p. página A3 - A3, 18 fev. 2007.

2.
BARROS, Solange Maria de. The time and the turn of the teacher of public school. www.britishcouncil.org.br/elt, site: The British Council, p. 01 - 04, 20 abr. 2005.

3.
BARROS, Solange Maria de. Poder, solidariedade e ética o discurso pedagógico. Jornal ´AGazeta´, Cuiabá/MT, 08 jul. 2000.

4.
BARROS, Solange Maria de. Relações de Poder na Sala de Aula de Língua Estrangeira. Jornal de Araraquara/SP, Araraquara/SP, 08 out. 1999.

5.
BARROS, Solange Maria de. O professor ensina a língua estrangeira na sala de aula?. Revista de Letras Unemat, Unemat Cáceres/MTCáceres, p. 34 - 40, 05 abr. 1997.

6.
BARROS, Solange Maria de. Fracasso Escolar. Jornal de Barra do Garças, Barra do Garças/MT, 08 out. 1995.

7.
BARROS, Solange Maria de. Aprendizagem de língua estrangeira:mais que uma questão de método. Jornal Estado de Mato Grosso, 07 ago. 1994.

8.
BARROS, Solange Maria de. Reflexão crítica e a prática pedagógica emancipatória. Texto Lael/PUC/SP, PUC/SP.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BATISTA, J. ; BARROS, Solange Maria de . Os direitos da criança e dos adolescente do sistema socioeducativo: percurso histório. In: SEMIEDU, 2016, Cuiabá. Saberes e Identidades : povos, cultura e educação, 2016. p. 01-10.

2.
LENHARDT, J. ; LIMA, J. ; BARROS, Solange Maria de . Consciência crítica da linguagem e a formação continuada de educadores de jovens e adolescentes em situação de social de risco. In: International Congress of Critical Applied Linguistics, 2016, Brasilia. nternational Congress of Critical Applied Linguistics. Brasilia, 2016. p. 195-209.

3.
BARROS, Solange Maria de. Motivações e atitudes de uma educadora de escola pública: realismo crítico e análise crítica do discurso. In: IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015, Belém - UFPA. Anais do IX Congresso Internacional da ABRALIN. Universidade Federal do Pará, 2015. p. 250-256.

4.
LENHARDT, J. ; BARROS, Solange Maria de . Letramento crítico, multiletramento e o enisno de línguas: uma perspectiva emancipatória. In: Colaboração e práticas integradoras - XVIII EPI, 2015, Lucas do Rio Verde. Colaboração e práticas integradoras - XVIII EPI, 2015. p. 62-74.

5.
BELTRAO, M. E. ; BARROS, Solange Maria de . Desconstrução da homofobia na escola pública: um estudo baseado na análise crítica do discurso. In: IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015, Belém - UFPA. Anais do IX Congresso Internacional da ABRALIN. Belém: UFPA, 2015. p. 1126-1037.

6.
BARROS, Solange Maria de. Critical education: emancipatory view based on critical realims, critical discourse anaysis and systemic functional linguistics. In: Congresso Internacional de Realismo Crítico, 2011, Oslo. A Wortd in Profound Change - Welfare and Nature in Crisis. Oslo: Oslo and Akershus, 2011. v. 01. p. 01-73.

7.
BARROS, Solange Maria de. Representações discursivas de educadores (as) que trabalham com jovens adolescentes em contexto de exclusão social. In: VI Colóquio da Rede Latinoamericana de Análise de Discurso da Pobreza - REDLAD, 2011, Bogotá. Memorias del VI coloquio de la Red Latinoamericana de Análisis del Discurso sobre la Pobreza. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2011. v. 01.

8.
BARROS, Solange Maria de. Formação do educadro de linguas em contexto de exclusão social: repensando o papel de agente crítico na escola. In: IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso - ALED, 2011, Belo Horizonte. Discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidade. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

9.
BARROS, Solange Maria de. Critical Realism (CR) and Critical Discourse Analysis (CDA): reflections for the educators of language in the process of emancipation and social transformation. In: Congresso Internacional de Realismo Crítico: Um mundo é possivel, 2009, Niterói. Realismo Crítico, 2009. p. 01-10.

10.
BARROS, Solange Maria de. Realismo Crítico, Análise Crítica do Discurso e o Processo de Formação do Educador Crítico-Reflexivo. In: Simpósio Internacional, 2007, Recife. Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e na Prática Social. Recife: Editora Universitária, 2007. v. I. p. 84-96.

11.
BARROS, Solange Maria de. The discursive practices of the reflective teacher in the workplace - a public school. In: III International Conference on Discourse, Communication and Enterprise, 2005, Rio de Janeiro. Abstracts - CD - PUC/RIO, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORREA, M.A. ; BARROS, Solange Maria de . Professores que trabalham com jovens e adolescentes em contexto de exclusão social: a relevância da formação continuada. In: Abralin em Cena - Mato Grosso, 2012, Cuiabá. Abralin em Cena. Cuiabá: EduFMT, 2012. p. 157.

2.
BARROS, Solange Maria de. Reflexões sobre a formação de educades de línguas: um enfoque crítico-emancipatório com base no realismo crítico, análise crítica do discurso e linguística sistemico funcional. In: V Encontro Nacional de Linguagem, História e Cultura - ENALIHC, 2011, Cáceres. V ENALHIC, 2011.

3.
BARROS, Solange Maria de. Ensino e Aprendizagem de língua estrangeira. In: Intercâmbio de pesquisa em lingüística aplicada, 2004, São Paulo. INPLA, 1999. v. III. p. 327-340.

4.
BARROS, Solange Maria de. O uso da língua materna e da língua estrangeira na sala de aula. In: Intercâmbio de Lingüísitca Aplicada, 1998, São Paulo. Intercâmbio em Lingüística Aplicada. São Paulo: Puc/SP, 1998. v. III. p. 327-340.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, Solange Maria de. Realismo crítico e estudos do discurso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARROS, Solange Maria de. Transformational Model of Textual Activity: A Study Based on Critical Realism. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARROS, Solange Maria de. Modelo transformacional da atividade textual: um estudo baseado na análise crítica do discurso e realismo crítico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BARROS, Solange Maria de. Desvelando os três níveis de reflexão em uma atividade de sala de aula: novos olhares emancipatórios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARROS, Solange Maria de. Pesquisa de Base Emancipatória: Realismo crítico e análise crítica do discurso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
BARROS, Solange Maria de. Novos horizontes emancipatórios: descortinando os três níveis de reflexão crítica em um atividade prática de sala de aula AULA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BARROS, Solange Maria de. Linguagem e Poder: O educador crítico em tempos de globalização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BARROS, Solange Maria de. O (a) educador (a) critico (a) de línguas na pós-mdernidade: a questão da agência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BARROS, Solange Maria de. Formação do educador de línguas em contexto de exclusão social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BARROS, Solange Maria de. Formação crítica do edicador de línguas: reflexões interdisciplinares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BARROS, Solange Maria de. Formação de Educadores de Línguas: por uma política emancipatóia e de tranformação social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BARROS, Solange Maria de. Jovens adolescentes em situação de precariedade social: um enfoque crítico baseado na gramática sistêmico-funcional, análise crítica do discurso e realismo crítico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BARROS, Solange Maria de. Realidades ocultas de adolescentes pobres em situação social de risco: um enfoque crítico-emancipatório com base no Realismo Crítico e Análise de Discurso Crítica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BARROS, Solange Maria de. Formação Crítica de Educadores de Línguas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BARROS, Solange Maria de. Reflexões Interdisciplnares para a Formação de Educadores de Líguas em Processo de Emancipação e Transformação Social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BARROS, Solange Maria de. Práticas Socioculturais e discurso: debates interdisciplinares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
BARROS, Solange Maria de. Realismo Crítico e Análise Crítica do Discurso: contribuições para a formação do educador de línguas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
BARROS, Solange Maria de. Realismo crítico e analise crítica do discurso: reflexões sobre a formação do educador de línguas em processo emancipatório e de transformação social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
BARROS, Solange Maria de. Práticas identitárias: o educador de linguas em processo de emancipação e transformação social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BARROS, Solange Maria de. A Formação do Educador de Línguas: perspectiva crítica da pós-modernidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
BARROS, Solange Maria de. Formação crítico-reflexiva do educador: participação coletiva para o processo de (auto) emancipação e de transformação social.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
BARROS, Solange Maria de. The Continuous Educartion of the language teacher: collective engagement for an emancipatory action. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
BARROS, Solange Maria de. 33 rd International Systemic Functional Congress. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
BARROS, Solange Maria de. The discursive practice of the reflective teacher in a workplace: the public school. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
BARROS, Solange Maria de. O educador crítico-reflexivo na pós-modernidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
BARROS, Solange Maria de. Construção de Identidades:uma análsie crítica do discurso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BARROS, Solange Maria de. Explorer Teaching. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
BARROS, Solange Maria de. Language, Ideology and Power. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BARROS, Solange Maria de. Novas perspectivas para o estudo da linguagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
BARROS, Solange Maria de. Novas perspectivas para o estudo da linguagem. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
BARROS, Solange Maria de. Relações de poder na sala de aula de língua estrangeira: uma análise crítica do discurso. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
BARROS, Solange Maria de. Representações do professor de língua estragneira: uma análise crítica do discurso. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
BARROS, Solange Maria de. A perspectiva crítica da linguagem. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
BARROS, Solange Maria de. Posfácio. Campinas, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

2.
BARROS, Solange Maria de. Realismo Crítico e Analise Crítica do disurso: reflexões interdisciplinares para a formação do educador de línguas. São Paulo: UFPE, 2010 (Coletânea).

3.
BARROS, Solange Maria de. O professor reflexivo e a prática pedagógica emancipatória. São Carlos: Pedo & João Editores/EdUFMT, 2008 (Coletânea).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BARROS, Solange Maria de. Revisora de Textos. 2014.

2.
BARROS, Solange Maria de. Supervisora de Avaliadores de Provas do ENEM - MT. 2013.

3.
BARROS, Solange Maria de. Avaliação de livros didáticos de língus estrangeiras (6o ao 9o ano) para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2011). 2009.

4.
FLORES, F. P. ; BARROS, Solange Maria de . Cursos de formação continuada na área de língua estrangeira da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. 2009.

5.
BARROS, Solange Maria de. Consultora 'Ad hoc' Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. 2008.

6.
BARROS, Solange Maria de. Assessora de Gestão para Programas de Pós-Graduação Interinstitucionais da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. 2008.

7.
FLORES, F. P. ; BARROS, Solange Maria de . Orientações Curriculares na área de língua estrangeira da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
BARROS, Solange Maria de. Diretora Técnico-Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. 2009.

2.
BARROS, Solange Maria de. Presidente da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso - APLIEMT. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS, Solange Maria de; RESENDE, Vivivane de M. . Estudos críticos do discurso e realismo crítico: contribuições e divergências. 2016. (Editoração/Periódico).

2.
BARROS, Solange Maria de; CORREA, M.A. . Letramento Crítico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BARROS, Solange Maria de. Linguística Aplicada. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
BARROS, Solange Maria de; FLORES, F. P. . Orientações Curriculares de Língua EstrangeIra Moderna. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DIRETRIZ CURRICULAR).

5.
BARROS, Solange Maria de; FLORES, F. P. ; ASSIS-PETERSON, A. A. . Orientação Curricular de Língua Estrangeira Moderna. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DIRETRIZ CURRICULAR).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BARROS, Solange Maria de. Students and the English usage. 1994 (Artes Cênicas).

Demais trabalhos
1.
BARROS, Solange Maria de. As Rosas não Murcham. 2000 (Artes Cênicas) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARROS, Solange Maria de; SOUSA, O. C. E.. Participação em banca de Renata Silva Siqueira. Estudos de leitura e letramento: reflexões e práticas escolares. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
BARROS, Solange Maria de; JESUS, Danie Marcelo. Participação em banca de Waldineia Lemes da Cruz Alves. Letramento no universo fanfiction: do impresso à tela. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
PETERSON, A. A. A.; PETRONI, M. R.; OLIVEIRA, A. L. A. M.; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Lyssa Gonçalves Costa. A professora de inglês: uma narrativa etnográfica. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos da LIguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
JESUS, D. M.; ZACHI, V. J.; CARBONIERI, D.; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Ardalla Guimarães Oliveira Morais. The cave:práticas de letramento entre jogadores na interne. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos da LIguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

5.
BARROS, Solange Maria de; PETERSON, A. A. A.; SILVA, D. E. G.. Participação em banca de Aparecida Borralho Dias de Carvalho. Um estudo crítico das realções institucionais públicas e a escola Meninos do Futuro: entrelaçanco poder e saber. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos da LIguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

6.
SANTOS, L. I. S.; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Eliete Fátima dos Santos. O projeto sala de educador: eventos e sentidos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

7.
BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de karla Amorim Sancho. Cenas de enunciação e ethos em narrativas sobre Expedição Roncador-Xingu: uma análise discursiva. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos da LIguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

8.
BARROS, Solange Maria de; GALVAO, V. C.; JESUS, Danie Marcelo. Participação em banca de Nádia Cristina da Silva Santos. Letramentos na escola pública: uma reflexão crítico-dialógica. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos da LIguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

9.
BARROS, Solange Maria de; GUERRA, Vania M. L.. Participação em banca de Daniele Cristina Scaliante. Escrita de Si: subjetividade em cartas de internas de Três Lagoas-MS. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

10.
BARROS, Solange Maria de; DURIGAN, M.. Participação em banca de Ana Alice dos Passos Gargioni. Escrit(ur)a de Si e alteridade do professor Terena espaço papel-tela. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

11.
JESUS, Danie Marcelo; ARAGAO, R. C.; SANTOS, L. I. S.; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Elidi Preciliana Pavanelli Zubler. Nas águas das tecnologias digitais: o que pensam os professores?. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

12.
BARROS, Solange Maria de; SANTOS, L. S.. Participação em banca de Élide P.V. Zubler. Nas águas das tecnologias digitais: os dizeres de um grupo de professores. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

13.
BARROS, Solange Maria de; ALBUQUERQUE, J.. Participação em banca de Rosineide Maria da Conceição. Propagandas da campanha eleitoral de Cuiabá no segundo turno de 2012: aspetos discursivos. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

14.
BARROS, Solange Maria de; SOUSA, O. C. E.. Participação em banca de Renata Silva Siqueira. Concepções e práticas de professores: um estudo crítico dialógico. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

15.
BARROS, Solange Maria de; PETERSON, A. A. A.. Participação em banca de Fátima Coimini da Silva. Práticas cotidianas em uma sala de aula de inglês: um estudo etnográfico. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos da LIguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

16.
MELLO, H. B.; SILVA, E. M. N.; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Lediane Manfé de Souza. Through teachers´s eyes: conhecimento e práticas locais de professores de inglês. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos da LIguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

17.
BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Lediane Manfé de Souza. Por entre práticas em movimento: um estudo etnográfico com professores de inglês em formação continuada. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos da LIguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

18.
JESUS, Danie Marcelo; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro. Ensino-aprendizagem do sujeito surdo: um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos da LIguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

19.
BARROS, Solange Maria de; SILVA, D. E. G.; PACHECO, M. C. N.. Participação em banca de Risalva Bernqrdino Neves. Discursos sobre mobilização grevista de professores em Brasília: prejuízo para todos?. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

20.
BARROS, Solange Maria de; NASCIMENTO, Celina . G. S.; PETERSON, A. A. A.. Participação em banca de Maria Antonia Correa. Prática pedagógica reflexiva em cursos de formação continuada: um estudo crítico-etnográfico. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos da LIguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

21.
SCHLATTER, M.; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Lucineia Macedo dos Santos. O conceito de fundos de conhecimento com principio transformador na relação entre professores e alunos de língua inglesa. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos da LIguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

22.
SIMÕES, L. J.; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Fernando Zolin Vesz. Crenças sobre o espanhol na escola pública: "Bem -vindos ao mundo dos sonhos e das (im) possibilidades. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

23.
BARROS, Solange Maria de; ASSIS-PETERSON, A. A.. Participação em banca de Perla Haydee da Silva. Efeitos Identitários do trabalho com o livro didático "Links-English for Teens' - propostas de abordagens e práticas no contexto mato-grossense. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

24.
FLORES, F. P.; JESUS, Danie Marcelo; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Ariane Macedo Melo. A internet nossa de cada dia:efeitos identitários na mobilização subjetiva para a aprendizagem de lingua inglesa. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

25.
BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Elaine Barbosa Caldeira Gonçalves. A construção discursiva de identidade xerentes no espaço escolar multicultural. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

26.
NASCIMENTO, Celina . G. S.; GUERRA, Vania M. L.; SOUZA, D. E. G.; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Elizabeth Fávero. Representação e resistência nos relatos da população em situação de rua de Três Lagoas. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

27.
GUERRA, Vania M. L.; LIMBERTI, R. P.; RODRIGUES, M. L.; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Juliana Marques de Matos Amorim. O indígina guarani de Dourados (MS). 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

28.
BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Waldney Jorge de Lisboa. Aprendizagem docente no Programa Gestar II: análise de conteúdo de enunciados de professores. 2010 - Universidade Federal de Mato Grosso.

29.
BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Alba Valéria Alves Inácio. Formação de Professores para o trabalho com gêneros discursivos: uma pesquisa dialógica. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Liguagem) - Universidae Federal de Mato Grosso.

30.
MELLO, D. M.; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Sandra Sizuka Matsubara Pinotti. Da docência presencial para o virtual: processos de reculturaçao e reorganizaçao temporal. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos da LIguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

31.
SARTIN, F. P. A.; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Simone Miller da Silva. PCN + e OCNEM na área de LE: Práticas Discursivas no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

32.
SILVA, D. E. G.; FLORES, F. P.; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Cleide Ester de Oliveira. Concepções de leitura nos livros didáticos de língua espanhola: uma reflexão discursiva sobre leitura em língua estrangeira. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso.

33.
NASCIMENTO, Celina . G. S.; BARROS, Solange Maria de; GUERRA, Vania M. L.. Participação em banca de Douglas Pavan Brioli. Da exclusão ao sonho: a (re) construçãulo da identidade de adolescentes em unidade educacional de internação (UNEI) Sul-Matogrossense. 2008. Dissertação (Mestrado em Metrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

34.
BARROS, Solange Maria de; SILVA, D. E. G.. Participação em banca de Eliane Coimbra Castelo Branco Fontenele. Processos de mudaças discursivas: do contexto social ao eixo familiar. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

35.
MACEDO, R. M. M. C.; MACEDO, C. M. M.; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Roberta Maria Matos Cavaleiro de Macêdo. O Gênero Opinativo. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

36.
NUNES, C. F.; RAZKY, A.; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Carlene Ferreira Nunes. Variações do Fonema /λ/ no falar de quatro localidades do sudeste do Pará : uma descrição geo-sociolingüística. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
BARROS, Solange Maria de; GOMES, M. C. A.. Participação em banca de Carina Aparecida Lima de Souza. Discursividades em um plano de desenvolvimento agrário: facetas de práticas sociais. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

2.
BARROS, Solange Maria de; COSTA, A. M. R. M.; NASCIMENTO, P. R.; SILVA, Z. P.. Participação em banca de Karem Dall Acqua Vargas. Gestão participativa no distrito sanitário especial indígena Cuiabá: uma análise de sua viabilidade política. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

3.
BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Marimar da Silva. Teacher Knowledge in English Language Teacher Educartion:Weaving its Meaning in the writings of three Brazilian Applied Linguistic. 2009 - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
PETERSON, A. A. A.; BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Leandra Inez Seganfredo Santos. Lingua Inglesa em anos iniciais do Ensino Fundamental: fazer pedagógico e formação docente. 2009 - Universidade do Estado de Mato Grosso.

5.
BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Vivivane de Melo Resende. Análise Crítica do Discurso e Etnografia: o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, sua Crise e o Protagonismo Juvenil. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Veralucia Guimarães Souza. Catadores de Materiais Recicláveis: discursos em conflitos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

2.
BARROS, Solange Maria de; RAMALHO, V.. Participação em banca de Kelly Cristina de Almeida Moreira. Representações discursivas sobre crianças e adolescente em situação de rua/risco: uma perspectiva para a inclusão no sistema educacional. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARROS, Solange Maria de. Participação em banca de Laubenildo Barbosa Bento.Política de ensino de língua: valorização da variedade linguística mato-grossense como marco de identidade cultural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARROS, Solange Maria de. Concurso público de provas e títulos para provimento de cargo de docente na área de língua inglesa. 2010. Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
BARROS, Solange Maria de; DAMIANI, M. F.; ROLOFF, V. L.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Educação Superior. 2006. Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
BARROS, Solange Maria de; BENQUERER, C. R.; MORAES FILHO, W. B.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Educação Superior. 2006. Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
BARROS, Solange Maria de. Banca Examinadora de Concurso Público para provimento de cargos de Professor. 2006. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

5.
BARROS, Solange Maria de; PETERSON, A. A. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Educação Superior. 2005. Universidade Federal de Mato Grosso.

Outras participações
1.
BARROS, Solange Maria de. Avaliação de Livros Didáticos de Línguas Estrangeiras (6o ao 9o ano). 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Colóquio e II Instituto da ALED-Brasil.Realismo crítico e estudos do discurso. 2018. (Simpósio).

2.
REDLAD: XII COLOQUIO INTERNACIONAL. Pesquisa emancpatória: conflitos, sentimentos e experiências de um jovem adolescente em contexto de exclusão social. 2017. (Congresso).

3.
REDLAD: XII COLOQUIO INTERNACIONAL. perpsectiva(a) ética(s) em uma proposta crítico-coaborativa com meninos em situação de risco. 2017. (Congresso).

4.
XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALED. Análise crítica dos discurso e abordagem crítico-realista para pesquisas sociais: (in) congruências?. 2017. (Congresso).

5.
XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALED. Ação-pequisa críticocolabor(ativa) por educadores(as) de língua(gens). 2017. (Congresso).

6.
XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALED. Formaçào crítica como caminho para destabiliação de discursos opressores: um estudo crítico do discurso. 2017. (Congresso).

7.
XIII ENFOPLE: Encontro de formação de professores de língua estrangeira.Letramentos queer e a formação emancipatória: desconstruindo discursos docentes sobre o vírus HIV e a aids. 2017. (Encontro).

8.
XI Colóquio da Rede Latinoamericana de Análise de Discurso da Pobreza - REDLAD. Estrutura interna de um jovem adolescente em contexto de violência: realismo crítico e análise crítica do discurso. 2016. (Congresso).

9.
X Colóquio Internacional da Rede Lartinoamericana de estudos do discurso da pobreza extrema.Conflitos, sentimentos e violência: jovens e adoelscentes em situação de vulnerabilidade social. 2015. (Encontro).

10.
I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do GELCO. Modelo transformacional da atividade textual: realismo crítico e análise crítica do discurso. 2014. (Congresso).

11.
II Ateliê de Estudos de Discurso.Realismo crítico e o modelo transformacioanl da atividade textual. 2014. (Encontro).

12.
III ENCONTRO REGIONAL DO GELCO.Modelo transformacional da atividade textual: um estudo baseado na análise crítica do discurso e realismo crítico. 2013. (Encontro).

13.
International Association of Critical Realism. Transformational Model of Textual Activity: A Study Based on Critical Realism. 2013. (Congresso).

14.
I Seminário de Estudos Linguísticos e Literários - SEMELL.Pesquisa emancipatória: realismo crítico e análise crítica do discurso. 2013. (Seminário).

15.
Abralin em Cena MT.Prática pedagógica emancipatória: descortinando os três níveis de reflexão crítica em uma atividade prática de sala de aula. 2012. (Encontro).

16.
NELIS/CEAM - UnB.Método para Análise Discursiva Crítica. 2012. (Seminário).

17.
Seminário de Pesquisa - Programa de Pós-Graduação em Linguística - UnB.Novos horizontes emancipatórios: descortinando os três níveis de reflexão crítica em um atividade prática de sala de aula AULA. 2012. (Seminário).

18.
Congresso Internacional de Realismo Crítico. Critical education for the language teachers: emancipatory view based on critical realism, critical discourse analysis and systemic functional linguistics. 2011. (Congresso).

19.
Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Formação de educadores de línguas: um estudo crítico-etnográfico. 2011. (Congresso).

20.
I Ateliê de Estudos do Discurso.O mito da caverna e a formação crítica de educadores de línguas. 2011. (Encontro).

21.
II Encontro Regional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro Oeste - GELCO.Formação crítico-emancipatória do (a) educador (a) de línguas na pós-modernidade. 2011. (Encontro).

22.
IX Colóquio da Rede Latinoamericana de Análise de Discurso da Pobreza - REDLAD. Conflitos, sentimentos e violência: jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 2011. (Congresso).

23.
V Encontro Nacional de Linguagem, História e Cultura - ENALIHC.Reflexões sobre a formação de educadores de línguas: um enfoque crítico-emancipatório com base no Realismo Crítico, Análise Crítica do Discurso e Linguística Sistêmico-Funcional.. 2011. (Encontro).

24.
VI Colóquio da Rede Latinoamericana de Análise de Discurso da Pobreza - REDLAD.Representações discursivas de educadores (as) que trabalham com jovens dolescentes em contexto de exclusão social. 2011. (Simpósio).

25.
Conferencia Regional do Centro-Oeste de Ciencia, Tecnologia e Inovação.ouvinte. 2010. (Seminário).

26.
III Colóquio da ALED no Brasil. Realidades ocultas de adolescentes pobres em situação social de risco: um enfoque crítico-emancipatótio com base no realismo crítico e análise de discurso crítica. 2010. (Congresso).

27.
III Congresso latino-americano de formação e professores de línguas. Reflexões interdisciplinares para a formação de educadores de línguas em processo de emancipação e transformação social. 2010. (Congresso).

28.
V Colóquio da Rede Latinoamericana de Análise de Discurso da Pobreza - REDLAD. Conflitos, sentimentos e violência: jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 2010. (Congresso).

29.
V Colóquio da Rede Latinoamericana de Análise de Discurso da Pobreza - REDLAD.Foramçao de educadores de línguas: por uma política emancipatória e de transformaçao social. 2010. (Simpósio).

30.
VI ALSFAL - Congresso da Associação de Linguistica Sistêmico-Funcional da Améria Latina. Adolecentes em situação de precariedade social: um enfoque crítico baseado na gramática sistêmico-funcional, análise crítica do discurso e realismo crítico. 2010. (Congresso).

31.
VI Congresso Interno de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Mato Grosso. Fomento à pesquisa e a formação de recursos humanos em Mato Grosso. 2010. (Congresso).

32.
VII Colóquio da ALED - Brasil. Realismo crítico e estudos do dscurso. 2010. (Congresso).

33.
VII SILLMAT - Simpósio de Letras e Literatura de Mato Grosso.Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas. 2010. (Simpósio).

34.
XXV Encontro Nacional da ANPOLL.Formação crítica do educador de linguas: reflexões interdisciplinares. 2010. (Encontro).

35.
Congresso Internacional de Realismo Crítico. Critical Realism (CR) and Critical Discourse Analysis (CDA): reflections for the educators of language in the process of emancipation and social transformation. 2009. (Congresso).

36.
I Encontro de Inovação e Tranasferencia de Tecnologia - FORTEC NORTE.Ações da Fapemat em 2008. 2009. (Simpósio).

37.
III Semana de Ciencia e Tecnologia e V Mostra Interdepartamental de Trabalhos Acadêmicos na Unemat.Ciência no Brasil. 2009. (Seminário).

38.
O Farmacêutico e o Mercado de Trabalho.Pesquisas - FAPEMAT. 2009. (Simpósio).

39.
VIII Congresso Latinoamericano da ALED - Miradas multi/transdisciplinarias a los estudos del Discurso. Realismo Crítico e Análise Crítica do Discurso. 2009. (Congresso).

40.
XII Encontro de Professores de Ingles e VII Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários.Reflexões Críticas para a Formaçao do Educador de Línguas. 2009. (Encontro).

41.
II Colóquio da ALED no Brasil.Realismo Crítico e Análise Crítica do Discurso: contribuições para a formação do emancipatória do educador de línguas. 2008. (Simpósio).

42.
III Coloquio Internacional de la Red Latinoamericana de Estudios del Discurso de la Pobreza.Realismo Crítico e Análise Crítica do Discurso: reflexões sobre a formação do educador de línguas em processo de emancipação e transformação social. 2008. (Simpósio).

43.
III Simpósio Internacional sobre análise de discurso. Participação coletiva do educador de línguas com propósito emancipatório e de transformação social. 2008. (Congresso).

44.
IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro Oeste.Análise de Discurso Crítica para pesquisa em contextos de precariedade social. 2008. (Simpósio).

45.
IX EMEL - Encontro Nacional de Estudante de Letras.A Formação do Educador de Línguas: Uma Perspectiva Crítica da Pós-Modernidade. 2008. (Encontro).

46.
NELiS - Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília.Realismo Crítico e a Formação do(a) Educador(a) de Línguas. 2008. (Seminário).

47.
Colóquio de Letras.Formação do Professor de Línguas: Inclusão ou Exclusão na Pós-Modernidade?. 2007. (Encontro).

48.
I Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia. Política (In) disciplinar da Linguagem: Inclusão ou Exclusão na Pós-Modernidade. 2007. (Congresso).

49.
VII Congreso Latinoamericano de Estudios del Discurso. Práticas discursivas crítico-reflexivas do professor em contexto de exclusão social: um olhar sobre a prática pedagógica envolvendo crianças e adolescentes egressos de medidas sócio-educativas sob guarda judicial e em situação de risco. 2007. (Congresso).

50.
VIII Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. Formação crítico-reflexiva do educador: participação coletiva para o processo de (auto) emancipação e de transformação social. 2007. (Congresso).

51.
Formação do Professor de Línguas: engajamento coletivo para uma ação emancipatória.IX EPI - Encontro de Professores de Inglês do Estao de Mato Grosso. 2006. (Encontro).

52.
I Congresso Latino Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Formação contínua do professor de línguas: (re) construção da prática pedagógica. 2006. (Congresso).

53.
Simpósio Internacional - Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e na Prática Social.Discurso, Argumentação e Práticas Sociais. 2006. (Simpósio).

54.
The continuous education of the language teacehr: collective engagement for an emancipatory action. 33 rd International Systemic Functional Congress. 2006. (Congresso).

55.
Construção de Identidades:uma análise crítica do discurso. I Simpósio Internacional de Análise do Discurso Crítica. 2005. (Congresso).

56.
The discursive practices of the reflective teacher in the workplace: a public school. II International Conference on Discourse, Communication and Enterprise - DICOEN. 2005. (Congresso).

57.
O educador crítico-reflexivo na pós modernidade.VII EPI - Encontro de Professores de Inglês do Estado de Mato Grosso. 2004. (Encontro).

58.
Realismo crítico e a prática pedagógica emancipatória.I COLE - Colóquio de Letras. 2004. (Encontro).

59.
Discurso Emancipatório no Ensino de Línguas.I ELM - English Language Meeting. 2003. (Encontro).

60.
Reflective Teaching.Research Meeting. 2003. (Seminário).

61.
Reflexão crítica e educação emancipatória.VI EPI - Encontro de Professores de Inglês do Estado de Mato Grosso. 2003. (Encontro).

62.
Novas perspectivas para o estudo da linguagem.XIV FALE - Fórum Nacional de Acadêmicos de Letras. 2002. (Seminário).

63.
Relações de poder na sala de aula de língua estrangeira: uma análise crítica do discurso.. INPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada. 2001. (Congresso).

64.
GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos. A perspectiva crítica da linguagem: uma abordagem para o professor de língua estrangeira. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS, Solange Maria de; BELTRAO, M. ; PEREIRA, J. ; COSTA, J. ; SOUZA, M. G. P. L. . IV SEMINÁRIO DE ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO - SEACD. 2018. (Outro).

2.
BARROS, Solange Maria de; GALVAO, V. C. ; Souza, V. G. ; ZATTAR, N. ; SOUZA, D. E. G. ; BARROS, D. . I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do GELCO. 2014. (Congresso).

3.
BARROS, Solange Maria de. I Seminário de análise crítica do discurso. 2014. (Outro).

4.
BARROS, Solange Maria de. III ENCONTRO REGIONAL DO GELCO. 2013. (Outro).

5.
SILVA, D. E. G. ; BARROS, Solange Maria de . Indexação da Revista Cadernos de Linguagem e Sociedade - UnB. 2012. (Outro).

6.
BARROS, Solange Maria de. Missão de Pesquisa - Advisor Board da Revista Linguagem e Sociedade da UnB. 2012. (Outro).

7.
RESENDE, Vivivane de M. ; BARROS, Solange Maria de . II COLÓQUIO INTERNACIONAL DA REDE LATINO-AMERICANA DE ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA SOBRE A POBREZA EXTREMA (REDLAD): CONTEXTOS DE EXCLUSÃO E RESISTÊNCIA NA AMÉRICA LATINA. 2012. (Congresso).

8.
BARROS, Solange Maria de. Conferência Regional do Centro-Oeste de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2010. (Congresso).

9.
BARROS, Solange Maria de. Seminário - Estágio Supervisionado nas Escolas Municipais de Fronteira. 2008. (Outro).

10.
BARROS, Solange Maria de. XI Encontro de Professores de Inglês do Estado de Mato Grosso. 2007. (Congresso).

11.
BARROS, Solange Maria de. I Mostra de Ciência e Tecnologia. 2007. (Exposição).

12.
BARROS, Solange Maria de. X Encontro de Professores de Inglês do Estado de Mato Grosso. 2007. (Congresso).

13.
BARROS, Solange Maria de. VIII Encontro de Professores de Inglês do Estado de Mato Grosso. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Jussivania de Carvalho Vieira Batista Pereira. Práticas discursivas de jovens e adolescentes do Centro Socioeducativo do Pómeri. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Marta Gresechen Paiter Luzia de Souza. Práticas de letramento: uma análise crítica do discurso. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Estudos de LInguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

2.
Marcio Evaristo Beltrão. Desestabilização de traços ideológicos homofóbicos na formação crítica de professores/as: um estudo baseado na Análise Crítica do Discurso. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Estudos de LInguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

3.
Jonatan Costa Gomes. Práticas discursivas de adolescentes grávidas em situação de risco. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Estudos de LInguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Janice Raquel de Lima. Representações dos agentes socioeducadores do Pomeri: uma análise crítica do discurso. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Solange Maria de BARROS.

2.
Jordana Lenhardt. Percepções acerca da linguagem na formação docente do sistema socioeducativo de Rondonópolis is NÓPOLIS. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Solange Maria de BARROS.

3.
Marcio Evaristo Beltrão. Desestabilização de traços ideológicos homofóbicos na formação crítica de professores/as: um estudo baseado na análise crítica do discurso. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Solange Maria de BARROS.

4.
Betsemens Barbosa de Souza Marcelino. A música e a sua influência na vida de jovens e adolescentes envolvidos no projeto SuperHação: uma análise crítica do discurso. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Solange Maria de BARROS.

5.
Aparecida Borralho Dias de Carvalho. Da organização institucional às ações ressocializadoras: em cena o complexo socioeducativo do Pomeri. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Solange Maria de BARROS.

6.
Katia Aparecida da Silva Nunes Miranda. Adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social: um estudo crítico das representações de atores sociais. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos da LIguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Solange Maria de BARROS.

7.
Vania Regina S. Costaldi. Representações discursivas: uma análise da entrevista do presidente nacional da ordem dos advogados do Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Línguística) - Universidade do Estado de Mato Grosso, . Orientador: Solange Maria de BARROS.

8.
Maria Antonia Correa. Prática pedagógica reflexiva em cursos de formação continuada: um estudo crítico etnográfico. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos da LIguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Solange Maria de BARROS.

9.
João Vanes da Silva Tobias. Representação de atores sociais do curso de Letras e da Escola Pública. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguística) - Univerasidade do Estado de Mato Grosso, . Orientador: Solange Maria de BARROS.

10.
Norma Gisele de Mattos. Formação crítico-reflexiva de uma professora de Inglês: processo de ressignificação da prática docente. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos da LIguagem - MeEL) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Solange Maria de BARROS.

11.
Arivan Salustiano da Silva. Travessias Ideológicas: um enfoque crítico-analítico no discurso do professor de Ingles de Escola Pública. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Solange Maria de BARROS.

12.
Veralucia Guimarães e Souza. Conversas colaborativas com professores de inglês: vozes em movimento. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Solange Maria de BARROS.

Tese de doutorado
1.
Veralúcia Guimarães de Souza. Discursos em conflito de catadores de materiais recicláveis: uma perspectiva crítica. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Coorientador: Solange Maria de BARROS.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Paula Ferreira de Miranda. Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira: Formação teórica de professores de Lingua Inglesa. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Solange Maria de BARROS.

2.
Sonivaldo Paulo de Oliveira. A escola e a figuração da infância nas aulas de literatura infantil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguistica) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Solange Maria de BARROS.

3.
João de Oliveira Neto. A linguística aplicada e a era da globalização. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguistica) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Solange Maria de BARROS.

4.
Adilson Barros. Ausência da nutrição em crianças de escola pública: fator de baixo rendimento escolar. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguistica) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Solange Maria de BARROS.

5.
BUZZATO, Maria Ivanni. Ensino de Inglês em Sinop:o que os alunos das escolas´públicas de Sinop dizem sobre a língua estrangeira que aprendem. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em língua estrangeira) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Solange Maria de BARROS.

6.
SILVA, Mariângela Coelho. (Des)compasso entre planejamento e prática: uma análise crítica dos Projetos de Estágio Supervisionado de Língua Inglesa do Curso de Letras da UNEMAT. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em língua estrangeira) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Solange Maria de BARROS.

7.
SANTOS, Josemara Sabrina. Crenças de Alunos de Escola Pública em Relação à Aprendizagem de Língua Inglesa. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em língua estrangeira) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Solange Maria de BARROS.

8.
OLIVEIRA, Izaias Ribeiro. Uma reflexão sobre avaliação de língua inglesa no ensino médio. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em língua estrangeira) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Solange Maria de BARROS.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edilucy Oliveira Santana da Silva. Ferramenta digital facebook para o ensino e aprendizagem de língua inglesa: perspectiva do letramento crítico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Solange Maria de BARROS.

2.
Kimbherly Naomi Hori Nakakado. Kassey is missing. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Solange Maria de BARROS.

3.
Helen Cristina Silva Araújo. An American Dream. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Solange Maria de BARROS.

4.
Janayna da Silva Neves. Formação crítico-reflexiva de professores de língua inglesa na escola pública: (re)pensando o papel do professor acerca da formação continuada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Solange Maria de BARROS.



Outras informações relevantes


1) trabalhos apresentados no Brasil e no exterior

2) Presidente do Grupo de Estudos Linguísticos do Centro Oeste - GELCO (biênio 2012-2014)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 12:06:08