Marlene Silva Sardinha Gurpilhares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1245790579899751
  • Última atualização do currículo em 25/05/2018


Possui graduação em Língua Portuguesa pelas Faculdades Salesianas de Filosofia Ciência e Letras de Lorena (1966), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor titular e orientadora de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso no Centro Universitário Teresa D'Ávila - Lorena - SP; professora permanente no Programa de Pós-Graduação, Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação no UNIFATEA. Membro do corpo editorial da Editora Casa. Possui várias publicações e tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Ensino de Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: lingüística, resumo, leitura, referenciação, conhecimento prévio e gramatização. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marlene Silva Sardinha Gurpilhares
Nome em citações bibliográficas
GURPILHARES, M. S. S.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila, Curso de Letras.
Avenida Peixoto de Castro, 539
Vila Celeste
12606-580 - Lorena, SP - Brasil
Telefone: (12) 21242830
Fax: (12) 31532688
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1985 - 1992
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O resumo do texto científico: estratégias para sua elaboração, Ano de obtenção: 1992.
Orientador: Leonor Lopes Fávero.
Palavras-chave: texto científico; resumo; superestrutura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação.
1979 - 1984
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Os verbos de movimento e a transitividade.,Ano de Obtenção: 1984.
Orientador: Leonor Lopes Fávero.
Palavras-chave: transitividade; verbos; coesão; coerência.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Ensino de Línguas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
1963 - 1966
Graduação.
Faculdade Salesiana de Filosofia Ciência e Letras de Lorena, FATEA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular

Atividades

01/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Departamento de Ciências Sociais e Letras.

3/2000 - Atual
Ensino, Lingua Portuguesa Gramática e Uso, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa / Teoria e prática da análise sintática / Gramática normativa: aspectos históricos e classes gramaticais / Gramática pragmática
10/1996 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística I
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
10/1996 - Atual
Ensino, Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo Dirigido em Lingüística Aplicada
Teorias Lingúísticas
3/2000 - 12/2001
Direção e administração, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Departamento de Ciências Sociais e Letras.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
10/1996 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Departamento de Ciências Sociais e Letras.


Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena, FATEA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

03/1991 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
Linguistica


Linhas de pesquisa


1.
Procedimentos de produção do discurso verbal

Objetivo: Estudo da estruturação do discurso verbal e dos meios pelos quais esse discurso estabelece relação com outros discursos..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Linguistica; conhecimento prévio; inferência.
2.
Ensino e aprendizagem de língua materna

Objetivo: Estudo dos processos de ensino e aprendizagem de língua materna e, em especial, do papel da linguagem no desenvolvimento desses processos..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Linguistica; representação de conhecimento; fatores de contextualização; cognitivismo.


Projetos de pesquisa


2001 - Atual
Relações argumentativas e gêneros discursivos
Descrição: Exame do processo de referenciação e da pontuação como fortes mecanismos argumentativos na elaboração e/ou leitura de textos. Especificamente, exame dos mecanismos de referenciação e dos sinais de pontuação, nos diversos gêneros discursivos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares - Coordenador / Maria de Lourdes Rangel Monteiro dos Santos - Integrante.
1996 - 2001
Leitura e produção de textos numa abordagem cognitiva
Descrição: Estudo do papel do professor na formação de um leitor crítico, por meio de textos publicitários, científicos, literários e outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) .
Integrantes: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares - Coordenador / Rosilene Alves Strecker - Integrante / Adriana Milharezi Abud - Integrante / Joel Abdala - Integrante / Isabel Cristina de Moura - Integrante.
Número de produções C, T & A: 11


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino de Línguas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Mirian Bauab Puzzo  Data: 12/06/2007

Artigos completos publicados em periódicos

1.
GURPILHARES, M. S. S.2016GURPILHARES, M. S. S.; THIAGO, A. L. . A metáfora na Economia - um estudo com reportagens jornalísticas. ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, v. 7, p. 19-30, 2016.

2.
GURPILHARES, M. S. S.2016GURPILHARES, M. S. S.. A metáfora na comunicação visual. DI Factum, v. 1, p. 7-15, 2016.

3.
GURPILHARES, M. S. S.2014GURPILHARES, M. S. S.; LIMA, D. D. C. . A função argumentativa dos verbos introdutores de opinião. Ângulo (FATEA. Impresso), v. 1, p. 42-52, 2014.

4.
GURPILHARES, M. S. S.2013GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, C. A. . Um breve estudo dos termos acessórios da oração à luz da teoria da referenciação. Lusorama, v. 1, p. 195-208, 2013.

5.
GURPILHARES, M. S. S.2012GURPILHARES, M. S. S.; QUINTANA, F. A. C. . Literatura e linguística, uma interface: as anáforas associativas e a construção do sentido no gênero discursivo 'poema'. Ângulo (FATEA. Impresso), v. 1, p. 33, 2012.

6.
GURPILHARES, M. S. S.2011GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, C. A. . Gramática e sociedade. Ângulo (FATEA. Impresso), v. 1, p. 19-24, 2011.

7.
GURPILHARES, M. S. S.2008GURPILHARES, M. S. S.; LUCAS, J. ; OLIVEIRA, C. A. . Os sentidos do sentido, a metalinguagem e a formação de professores. Lusorama, v. 75, p. 145-157, 2008.

8.
GURPILHARES, M. S. S.2007GURPILHARES, M. S. S.; SILVA, E. R. . Relações entre os estudos dos significados e a gramática tradicional. Revista de Ciências Humanas (Taubaté), v. 13, p. 60-71, 2007.

9.
GURPILHARES, M. S. S.2006GURPILHARES, M. S. S.; LUCAS, J. . A gramática tradicional numa abordagem pragmático-discursiva.. Ângulo (Lorena), v. 106, p. 6-17, 2006.

10.
GURPILHARES, M. S. S.2006GURPILHARES, M. S. S.; SILVA, E. R. . Contribuições da linguística ao ensino da gramática tradicional. Lusorama, v. 65-66, p. 184-229, 2006.

11.
GURPILHARES, M. S. S.2006GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, C. A. . As anáforas associativas actanciais: um estudo com os verbos de movimento. Lusorama, v. 67-68, p. 136-151, 2006.

12.
GURPILHARES, M. S. S.2006GURPILHARES, M. S. S.; LUCAS, J. . O valor argumentativo da metáfora no gênero jornalístico opinativo. Ângulo (Lorena), v. 21, p. 16-22, 2006.

13.
OLIVEIRA, C. A.2004OLIVEIRA, C. A. ; GURPILHARES, M. S. S. . O hipertexto e a referenciação. Lusorama, Frankfurt am Main, v. 50-60, p. 86-104, 2004.

14.
OLIVEIRA, C. A.2003OLIVEIRA, C. A. ; GURPILHARES, M. S. S. . Pontuação e leitura: uma aproximação. Lusorama, Frankfurt am Main, v. 1, p. 65-80, 2003.

15.
OLIVEIRA, C. A.2000OLIVEIRA, C. A. ; GURPILHARES, M. S. S. . O resumo do texto científico e a representação do conhecimento. Estudos de Lingüística Textual do Português, Frankfurt am Main, v. 16, p. 61-78, 2000.

16.
GURPILHARES, M. S. S.2000GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, C. A. . O Resumo do Texto Científico e a Representação de Conhecimento. Estudo da lingüística textual do português, Frankfurt am Main, v. 16, p. 61-78, 2000.

17.
GURPILHARES, M. S. S.1999GURPILHARES, M. S. S.. O Resumo do Texto Científico - Uma Experiência com Alunos de Graduação. Estudos de Lingüística Textual do Português, Frankfurt am Main, v. 1, p. 125-140, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GURPILHARES, M. S. S.; JUNQUEIRA, J. F. P. N. (Org.) . Literatura e Linguística. 1. ed. Lorena: Editora Casa, 2017. v. 1. 132p .

2.
GURPILHARES, M. S. S.. Uma visão histórica dos Estudos Linguísticos da Antiguidade ao século XX. 3. ed. Lorena: Editora Casa, 2016. v. 1. 196p .

3.
GURPILHARES, M. S. S.; AZEVEDO, L. M. R. ; KOSMA, E. V. B. . A gramática numa abordagem discursiva: Análise de alguns Tópicos Gramaticais. 1. ed. Lorena: Lighthouse, 2015. v. 1. 115p .

4.
GURPILHARES, M. S. S.. Uma visão histórica dos Estudos Linguísticos da Antiguidade ao século XX. 2. ed. Lorena: Ligthouse Editora, 2014. v. 1. 132p .

5.
GURPILHARES, M. S. S.. Uma visão histórica dos Estudos Linguísticos da Antiguidade ao século XX. 1. ed. Lorena: Lighthouse Editora, 2013. v. 1. 131p .

6.
OLIVEIRA, C. A. (Org.) ; QUINTANA, F. A. C. (Org.) ; GURPILHARES, M. S. S. (Org.) . Os mecanismos argumentativos no discurso. 1. ed. Lorena: Gráfica e Editora Santa Teresa, 2012. v. 1. 148p .

7.
GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, C. A. (Org.) ; BENTO, M. C. M. (Org.) ; MOTA, J. B. (Org.) ; SILVA, A. P. de M. (Org.) ; LIMA, M. A (Org.) ; OLIVEIRA, T. V. de M. (Org.) ; PROENÇA, L. C. (Org.) ; QUINTANA, F. A. C. (Org.) ; Freitas, Renata Aparecida de (Org.) ; Leite, Elaine da Conceição Macedo (Org.) . Formação de Professores: Contribuições para o Ensino de Línguas. Lorena: Instituto Santa Teresa, 2011. v. 1. 240p .

8.
GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, C. A. (Org.) ; QUINTANA, F. A. C. (Org.) ; OLIVEIRA, E. M. T. (Org.) ; Thabata Fonseca Neves (Org.) ; Azevedo, Lucia Maria Rangel (Org.) ; Gonçalves, Humberto Gutierrez (Org.) ; Gurpilhares, Giovana Gleice Gomes dos Santos (Org.) . Linguagem, discurso e ensino. 1. ed. Lorena: GRAFIST-Gráfica&Editora Santa Teresa, 2011. v. 1. 212p .

9.
GURPILHARES, M. S. S.. A (In)transitividade dos verbos de movimento. 1. ed. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitaria, 2003. v. 1. 120p .

Capítulos de livros publicados
1.
GURPILHARES, M. S. S.; JUNQUEIRA, J. F. P. N. ; BORGES, A. N. . A polifonia no romance realista: 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', de Machado de Assis. Literatura e Linguística Um estudo com textos literários. 1ed.Lorena: Editora Casa, 2017, v. , p. 9-48.

2.
GURPILHARES, M. S. S.; JUNQUEIRA, J. F. P. N. ; SILVA, J. F. . A construção da Referência no discurso literário das Escolas Parnasiana e Moderna. Literatura e Linguística Um estudo com textos literários. 1ed.Lorena: Editora Casa, 2017, v. , p. 49-93.

3.
GURPILHARES, M. S. S.; JUNQUEIRA, J. F. P. N. ; CAMARGO, L. F. J. . O processo de Referenciação Anafórica na construção da coesão e da coerência textuais - um estudo com o conto "Laços de Família", de Clarice Lispector. Literatura e Linguística Um estudo com textos literários. 1ed.Lorena: Editora Casa, 2017, v. , p. 95-126.

4.
GURPILHARES, M. S. S.; GAYEAN, L. A. S. V. ; FARIA JUNIOR, J. L. . Os tempos verbais no discurso literário - um estudo com o gênero discursivo "Crônica literária". Literatura e Linguística Um estudo com textos literários. 1ed.Lorena: Editora Casa, 2017, v. , p. 127-166.

5.
GURPILHARES, M. S. S.; SANTOS, N. L. . A função argumentativa dos operadores de oposição: um estudo com o romance:. A gramática numa abordagem discursiva: Análise de alguns Tópicos Gramaticais. 1ed.Lorena: Lighthouse, 2015, v. 1, p. 13-36.

6.
GURPILHARES, M. S. S.; FERRAZ, R. N. . A relação de causalidade como mecanismo argumentativo no gênero discursivo propaganda. A relação de causalidade como mecanismo argumentativo no gênero discursivo propaganda. 1ed.Lorena: Lighthouse, 2015, v. 1, p. 37-60.

7.
GURPILHARES, M. S. S.; FERREIRA, M. G. F. . A pontuação na construção do sentido - um estudo com propagandas publicitárias. A pontuação na construção do sentido - um estudo com propagandas publicitárias. 1ed.Lorena: Lighthouse, 2015, v. 1, p. 61-88.

8.
GURPILHARES, M. S. S.; OSORIO, R. M. C. . A metáfora como mecanismo argumentativo no gênero discursivo: discurso político eleitoral, do Presidente Lula. In: Carlos Alberto de Oliveira; Francisco Alcidez Candia Quintana; Marlene Silva Sardinha Gurpilhares. (Org.). Os mecanismos argumentativos no discurso: um estudo com os gêneros jornalísticos. 1ed.Lorena: Gráfica e Editora Santa Teresa, 2012, v. 01, p. 11-39.

9.
PAIXAO, S. C. G. S. ; GURPILHARES, M. S. S. . A (Re) Categorização metafórica do referente na construção do sentido - um estudo com a Crônica Jornalística. In: Carlos Alberto de Oliveira; Francisco Alcidez Candia Quintana; Marlene Silva Sardinha Gurpilhares. (Org.). Os mecanismos argumentativos no discurso: um estudo com os gêneros jornalísticos. 1ed.Lorena: Gráfica e Editora Santa Teresa, 2012, v. 1, p. 41-82.

10.
GURPILHARES, M. S. S.; ANGULO, M. T. A. A. . A argumentação no gênero discursivo 'editorial'. In: Carlos Alberto de Oliveira; Francisco Alcidez Candia Quintana; Marlene Silva Sardinha Gurpilhares. (Org.). Os mecanismos argumentativos no discursivo: um estudo com os gêneros jornalísticos. 1ed.Lorena: Gráfica e Editora Santa Teresa, 2012, v. 1, p. 83-112.

11.
GURPILHARES, M. S. S.; GUIMARAES, F. A. . As expressões nominais anafóricas como mecanismos argumentativos no gênero discursivo. In: Carlos Alberto de Oliveira; Francisco Alcidez Candia Quintana; Marlene Silva Sardinha Gurpilhares. (Org.). Os mecanismos argumentativos no discurso: um estudo com os gêneros jornalísticos. 1ed.Lorena: Gráfica e Editora Santa Teresa, 2012, v. 1, p. 113-146.

12.
GURPILHARES, M. S. S.; ASSIS, P. R. . Um estudo da categoria do advérbio, numa abordagem discursiva. In: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares; Jeane Lucas. (Org.). Gêneros discursivos: propostas de análise e aplicação. 1ed.Lorena: Grafist, 2009, v. , p. 38-71.

13.
GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, C. A. ; LUCAS, J. . Sobre a significação e o sentido. Gramática, discurso e ensino: alguns subsídios para a formação de professores. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2009, v. , p. 65-84.

14.
GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, C. A. . Sobre a leitura e a pontuação. In: Carlos Alberto de Oliveira; Marlene Silva Sardinha Gurpilhares. (Org.). Gramática, discurso e ensino: alguns subsídios para a formação de professores. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2009, v. , p. 15-36.

15.
GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, C. A. . Sobre a referenciação e o hipertexto. In: Carlos Alberto de Oliveira; Marlene Silva Sardinha Gurpilhares. (Org.). Gramática, discurso e ensino: alguns subsídios para a formação de professores. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2009, v. , p. 37-64.

16.
GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, C. A. . Anáforas: um estudo com os verbos de movimento. In: Carlos Alberto de Oliveira; Marlene Silva Sardinha Gurpilhares. (Org.). Gramática, discurso e ensino: alguns subsídios para a formação de professores. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2009, v. , p. 85-108.

17.
GURPILHARES, M. S. S.; LUCAS, J. . Anáforas e coesão / coerência textuais. In: Carlos Alberto de Oliveira; Marlene Silva Sardinha Gurpilhares. (Org.). Gramática, discurso e ensino: alguns subsídios para a formação de professores. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2009, v. , p. 108-132.

18.
GURPILHARES, M. S. S.; LUCAS, J. . A função da metáfora nas formas nominais referenciais. In: Carlos Alberto de Oliveira; Marlene Silva Sardinha Gurpilhares. (Org.). Gramática, discurso e ensino: alguns subsídios para a formação de professores. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2009, v. , p. 149-172.

19.
GURPILHARES, M. S. S.. Uma interface entre Linguística e Literatura: a construção de personagens à luz da Teoria da Referenciação.. In: Gurpilhares, Marlene Silva Sardinha; Lucas, Jeane; Brito, Eliana Vianna. (Org.). Linguística e Gêneros Discursivos - Uma proposta para o ensino de Língua e Literatura.. Lorena: Gráfica & Editora Santa Teresa, 2008, v. , p. 26-43.

20.
GURPILHARES, M. S. S.. O Release - Uma caracterização linguistico-discursivo. In: Gurpilhares, Marlene Silva Sardinha; Brito, Aliana Vianna. (Org.). Pesquisas em Linguística Aplicada. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2007, v. , p. 117-132.

21.
GURPILHARES, M. S. S.. Interfaces entre a Linguística e a Gramática no ensino da Língua Portuguesa. In: Solange T. Ricardo de Castro e Elisabeth Ramos da Silva. (Org.). Formação do Profissional docente: contribuições de pesquisas em Linguística aplicada.. Taubaté: Cabral Editora, 2006, v. , p. 47-71.

22.
GURPILHARES, M. S. S.. Argumentação e gêneros discursivos: um estudo da pontuação no gênero propaganda.. In: Carlos Alberto de Oliveira. (Org.). Estudos em Linguística Aplicada sobre o ensino da Língua Portuguesa.. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2004, v. 1, p. 117-129.

23.
GURPILHARES, M. S. S.. As bases filosóficas da gramática normativa: uma abordagem histórica. Janus - Revista de Pesquisa Científica - FATEA - Lorena. Lorena: Gráfica Santa Teresa, 2004, v. 01, p. 41-51.

24.
GURPILHARES, M. S. S.. O hipertexto e a referenciação. In: Luciano Caetano da Rosa / Axel Schonberger / Michael Scotti-Rosin. (Org.). Lusorama. Frankfurt: Domus Editoria Europaea, 2004, v. 59-60, p. 86-104.

25.
GURPILHARES, M. S. S.. Referenciação e processamento textual: a dêixis discursiva e o resumo. In: Elizabeth Ramos da silva; Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi. (Org.). Caminhos para a Construção da Prática Docente. 1ed.Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003, v. 1, p. 157-180.

26.
GURPILHARES, M. S. S.. Pontuação e Leitura: uma aproximação. In: Luciano Caetano da Rosa; Axel Schonberger; Michael Scotti-Rosin. (Org.). Lusorama. Frankfurt: Domus Editoria Europaea, 2003, v. 53, p. 65-80.

27.
GURPILHARES, M. S. S.. Um estudo da pontuação nos generos discursivos: propaganda e crônica. In: Elizabeth Ramos da Silva. (Org.). Texto & Ensino. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Univewrsitária, 2002, v. 1, p. 161-178.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GURPILHARES, M. S. S.. A organização do texto científico. Revista Humanas - UNITAU, Taubaté-SP, p. 57 - 69.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GURPILHARES, M. S. S.. Polifonia e leitura: um estudo com alunos de graduação. In: Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada - InPLA, 2001, São Paulo. Caderno de Resumo - 11º InPla. São Paulo: LAEL PUC/SP, 2001. p. 32-32.

2.
GURPILHARES, M. S. S.. Duas gramáticas em fase de transição. In: XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Lingüística, 2000, Faro. Actas. Braga: Rui Vieira de Castro/Pilar Barbosa, 2000. v. 2. p. 27-33.

3.
GURPILHARES, M. S. S.. A Importância do conhecimento prévio na produção de resumos: um estudo de casos. In: XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Lingüística, 2000, Faro. Actas. Braga: Rui Vieira de Castro/Pilar Barbosa, 2000. v. 2. p. 575-582.

4.
GURPILHARES, M. S. S.; STRECKER, R. A. . As inferências não autorizadas na produção de resumos. In: XII Seminários do CELLIP, 1998, Foz do Iguaçu. XII Seminários do CELLIP. Foz do Iguaçu: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 1998. v. 1. p. 1-6.

5.
GURPILHARES, M. S. S.. O resumo do texto científico: uma experiência com alunos de graduação. In: Colóquio Internacional - A investigação do Português em África, Ásia, América e Europa: balanço e perspectivas, 1998, Berlim. Estudos sobre o ensino da língua portuguesa. Frankfurt am Main: TFM, 1998. v. 2. p. 125-140.

6.
OLIVEIRA, C. A. ; GURPILHARES, M. S. S. . A leitura do texto numa abordagem cognivista. In: Colóquio Internacional - A investigação do Português em África, Ásia, América e Europa: balanço e perspectivas, 1998, Berlim. Estudos sobre o ensino da língua portuguesa. Frankfurt am Main: TFM, 1998. v. 3.

7.
GURPILHARES, M. S. S.. O resumo do texto científico. In: XI Seminário do CELLIP, 1997, Cascavel. XI Seminário do CELLIP. Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 1997. v. 1. p. 1-6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, C. A. . Observações sobre o Letramento do Professor. In: III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas - III CLAFPL, 2010, Taubaté - SP. III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas - III CLAFPL. Taubaté-SP: Editora Casa Cultura, 2010. v. 1. p. 01-368.

2.
GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, C. A. . A Referenciação, o Hipertexto e a Construção de Sentidos. In: III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas - III CLAFPL, 2010, Taubaté - SP. III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas - III CLAFPL. Taubaté-SP: Editora Casa Cultura, 2010. v. 1. p. 1-368.

3.
GURPILHARES, M. S. S.. Argumentação e generos discursivos - um estudo da pontuação no gênero " propaganda". In: 51 Seminário do GEL, 2003, Taubaté. Programação Geral e Caderno de Resumos. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003. v. 1.

4.
GURPILHARES, M. S. S.. A refenciação nos gêneros discursivos. In: 13 InPLA - Metodologias de Pesquisa em Linguística Aplicada, 2003, São Paulo. Caderno de Resumos. Sao Paulo: JetGraphic, 2003. v. 1. p. 71-72.

5.
GURPILHARES, M. S. S.. O caráter transdiciplinar da linguistica aplicada: novos olhares, novas contribuições.. In: VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, TAUBATÉ. PROGRAMA E RESUMOS CIÊNCIA E CIDADANIA. TAUBATÉ: BRASILFORM, 2002. p. 18-18.

6.
GURPILHARES, M. S. S.. Leitura e inferência: um estudo com alunos de graduação. In: 2ª Mostra de Pós-Graduação - UNITAU, 2001, Taubaté. Programa e Resumos. Taubaté: UNITAU Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PRPPG, 2001. p. 363-363.

7.
GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, N. A. A. . Um estudo da pontuação - uma experiência com alunos do ensino médio. In: Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2001, Curitiba. Anais - XVI CELLIP, 2000. v. 1. p. 1423-1423.

8.
GURPILHARES, M. S. S.. A gramática normativa-estudo de alguns conceitos. In: V Encontro de Iniciação Científica, 2000, Taubaté-SP. V Encontro de Iniciação Científica, 2000. v. 1. p. 266-266.

9.
GURPILHARES, M. S. S.; SIQUEIRA, M. B. S. . A frenqüência dos marcadores conversacionais em diálogos com sujeitos normais e sindrome de down. In: I Mostra de Pós-graduação, 2000, Taubaté-SP. Anais do V Encontro de Iniciação Científica, 2000. v. 1. p. 388-388.

10.
GURPILHARES, M. S. S.; ABUD, A. M. . A importância dos fatores de contextualização para leitura. In: I Mostra de Pós-graduação, 2000, Taubaté-SP. Anais do V encontro de Iniciação Científica-UNITAU, 2000. v. 1. p. 389-389.

11.
GURPILHARES, M. S. S.. A leitura crônica - um estudo com alunos do ensino médio. In: X INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2000, São Paulo-SP. X INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2000. v. 1. p. 143-143.

12.
GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, N. A. A. . A pontuação e construção do sentido - uma experiência com alunos do Ensino Médio. In: XIV CELLIP, 2000, Maringá-PR. Anais do XIV CELLIP, 2000. v. 1. p. 214-214.

13.
GURPILHARES, M. S. S.; ABDALA, J. . Ler para produzir sentido ou ler reproduzir sentido?. In: I Mostra de Pós-graduação, 2000, Taubaté-SP. Anais do V Encontro de Iniciação Científica da UNITAU, 2000. v. 1. p. 393-393.

14.
GURPILHARES, M. S. S.; MOURA, I. C. . O fascínio polêmico na discussão pedagógica. In: I Mostra de Pós-graduação - UNITAU, 2000, Taubaté-SP. Anais do V Encontro de Iniciação Científica - UNITAU, 2000. v. 1. p. 394-394.

15.
GURPILHARES, M. S. S.. Um estudo da pontuação em algumas gramáticas do português. In: 500 anos de Língua Portuguesa no Brasil, 2000, Évora. 500 anos de Língua Portuguesa no Brasil, 2000. v. 1. p. 52-52.

16.
GURPILHARES, M. S. S.. Duas gramáticas em confronto. In: XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Lingüística, 1999, Faro. Associação Portugues de Lingüística - XV Encontro Nacional - Programas e Resumos. Faro: Universidade do Algarve, 1999. v. 1. p. 56-58.

17.
GURPILHARES, M. S. S.; STRECKER, R. A. . A importância do conhecimento prévio na produção de resumos. In: XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Lingüística, 1999, Faro. Associação Portuguesa de Lingüística - XV Encontro Nacional - Programa e resumos. Faro: Universidade do Algarve, 1999. v. 1. p. 119-120.

Artigos aceitos para publicação
1.
GURPILHARES, M. S. S.. Gênero discursivo e ensino - um estudo com 'História em quadrinhos'. ECCOM - EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO, 2018.

2.
GURPILHARES, M. S. S.; THIAGO, A. L. . A metáfora na Economia - um estudo com reportagens jornalísticas. ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, 2016.

3.
GURPILHARES, M. S. S.; AZEVEDO, L. M. R. . A metáfora conceptual nas representações sociais no discurso. ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
GURPILHARES, M. S. S.. Leitura e Análise da Coleção Diálogo - autoras Eliana Santos Beltrão e Tereza Gordilho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GURPILHARES, M. S. S.. Leitura e Análise da Coleção Diálogo - autoras Eliana Santos Beltrão e Tereza Gordilho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, C. A. . O que fazer, como fazer, o que/como ser: facetas da formação do Professor de Línguas: Observações sobre o letramento do professor: o que fazer na aula de fonética/fonologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, C. A. . A Referenciação, o Hipertexto e a Construção de Sentidos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GURPILHARES, M. S. S.. A função discursiva das interrogações retóricas - um estudo com textos de propaganda.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GURPILHARES, M. S. S.. Contribuições da Linguístiica para o ensino de gramática. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
GURPILHARES, M. S. S.. Contribuições da Linguística para a Gramática Tradicional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GURPILHARES, M. S. S.. Revista Ciências Humanas. 2003. (Editoração/Periódico).

Demais trabalhos
1.
GURPILHARES, M. S. S.. Gramática e Produção de Textos. 2005 (Curso de aprimoramento) .

2.
GURPILHARES, M. S. S.. Necessárias interfaces entre a linguística e o ensino de gramática. 2005 (Coordenação de Simpósio) .

3.
GURPILHARES, M. S. S.; ROSSI, M. A. G. L. . Coordenadora dos Cursos de Especialização em Língua Portuguesa - Gramática e Uso. 2000 (Trabalho Completo) .

4.
GURPILHARES, M. S. S.. Psicologia aplicada ao trabalho. 1994 (Trabalho completo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GURPILHARES, M. S. S.; PAULA, O.; PINTO, A. C. C.. Participação em banca de Vanessa Dantas Carvalho. Anáfora direta em contos fantásticos: desenvolvimento das capacidades linguístico - discursivas de alunos do 8º ano do ensino da Língua Inlgesa. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

2.
GURPILHARES, M. S. S.; RENDA, V.L.B. DE SIQUEIRA; ALMEIDA, M. C. S.. Participação em banca de Thassia Kristine da Silva. Literatura no Ensino Fundamental II: uma proposta para encantar leitores. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

3.
GURPILHARES, M. S. S.; ALMEIDA, M. C. S.; PUZZO, M. B.. Participação em banca de Daniela Teixeira Leite da Silva. Textos multimodais nos Cadernos de Língua Portuguesa da rede pública do Estado de São Paulo. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

4.
GURPILHARES, M. S. S.; RENDA, V.L.B. DE SIQUEIRA; ROSSI, M. A. G. L.. Participação em banca de Érika Evangelista dos Santos Soares. O gênero discursivo Conto fantástico como instrumento didático no desenvolvimento de habilidades de leitura para alunos do 3º ano do Ensino Médio.. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

5.
GURPILHARES, M. S. S.; RENDA, V.L.B. DE SIQUEIRA; ALMEIDA, M. C. S.. Participação em banca de Marli Aparecida Bruno. Multiletramentos no Ensino Médio: estratégias de leitura do texto literário em diálogo de linguagens. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

6.
GURPILHARES, M. S. S.; PAULA, O.; PINTO, A. C. C.. Participação em banca de Expedito de Arantes. O papel das anáforas encapsuladoras na produção textual: da teoria à prática pedagógica. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

7.
GURPILHARES, M. S. S.; ROSSI, M. A. G. L.; RENDA, V.L.B. DE SIQUEIRA. Participação em banca de Solange Ester Lima Peixoto. Literatura infanto-juvenil no Ensino Fundamental: Releitura e Escrita Criativa de Contos. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

8.
GURPILHARES, M. S. S.; RENDA, V.L.B. DE SIQUEIRA; PAULA, O.. Participação em banca de Adalgisa Saltosque dos Santos. A Escrita Coletiva do Conto Infantil no ensino/aprendizagem da escrita de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

9.
GURPILHARES, M. S. S.; PINTO, A. C. C.; PAULA, O.. Participação em banca de Patrícia de Sá Ferreira. Produção Escrita no Ensino Fundamental: uma proposta de sequência didática do gênero discursivo resumo escolar. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

10.
GURPILHARES, M. S. S.; SILVA, E. R.; OLIVEIRA, C. A.. Participação em banca de Karla Nazareth da Silva Euphrásio. Representação do tutor sob a ótica dos alunos de graduação à distância. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

11.
GURPILHARES, M. S. S.; SILVA, E. R.; ABUD, M. J. M.. Participação em banca de Tatiana Aparecida Barbosa Fernades. A gramática no ensino de Língua Portuguesa em escolas bem avaliadas no ENEM. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

12.
GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, E. M. T.; ROSSI, M. A. G. L.. Participação em banca de Cínthia de Oliveira Conegundes da Silva Assis. Proposta de uma sequência didática do gênero Evolução da Enfermagem no Ensino Médio-Técnico de Enfermagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

13.
GURPILHARES, M. S. S.; BRITO, E. V.; OLIVEIRA, C. A.. Participação em banca de Aridelson Ferreira. Twitter e Facebook em sala de aula: possibilidades didáticas pedagógicas para o professor em formação. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

14.
GURPILHARES, M. S. S.; ZAMPONI, G.; ROSSI, M. A. G. L.. Participação em banca de Jaqueline Mancilha Bode de Oliveira. O papel das inferências em avaliações do SARESP de Língua Portuguesa. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

15.
ZAMPONI, G.; GURPILHARES, M. S. S.; BRITO, E. V.. Participação em banca de Gilberto da Silva Santiago. Habilidades e Competências de leitura segundo o ENEM: entre a teoria e a prática. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

16.
GURPILHARES, M. S. S.; ROSSI, M. A. G. L.; ZAMPONI, G.. Participação em banca de Regiane Cristina Machado. A leitura como foco nas avaliações de Língua Portuguesa do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - SIMAVE. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

17.
GURPILHARES, M. S. S.; ZAMPONI, G.; SILVA, E. R.. Participação em banca de Joel Antonio Gonçalves Barbosa. Um espelho coletivo: metáforas nas representações sociais do professor de Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

18.
GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, C. A.; BRITO, E. V.. Participação em banca de Gizele Pereira. A tecnologia digital como motivaçao para o ensino da leitura e escrita em Língua Portuguesa. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

19.
GURPILHARES, M. S. S.; ZAMPONI, G.; ROSSI, M. A. G. L.. Participação em banca de Carolina Scavazza Baldochi. Gêneros discursivos emergentes: o Fórum na Educação à distância. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

20.
GURPILHARES, M. S. S.; RENDA, V.L.B. DE SIQUEIRA; OLIVEIRA, E. M. T.. Participação em banca de Márcia Regina Pereira. Narrativas Literárias: janelas transdisciplinares abertas para o letramento. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

21.
OLIVEIRA, E. M. T.; ROSSI, M. A. G. L.; GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Cássia Elisa Lopes Capostagno. Concepção e práticas relatadas sobre leitura de professores da EJA da Rede Municipal de Ensino de Taubaté. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

22.
OLIVEIRA, E. M. T.; RENDA, V.L.B. DE SIQUEIRA; GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Ana Maria dos Santos Valério. A leitura na Construção Identitária de alunos de EJA. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

23.
OLIVEIRA, E. M. T.; GURPILHARES, M. S. S.; RENDA, V.L.B. DE SIQUEIRA. Participação em banca de Maria de Fátima Ribeiro da Rocha. Professores e suas provas: concepções de letramento na Formação de Professor.. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

24.
OLIVEIRA, E. M. T.; GURPILHARES, M. S. S.; RENDA, V.L.B. DE SIQUEIRA. Participação em banca de Herciliza Maria Celso de Castro.. DISCIPLINA PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO ESPECÍFICA (LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL) DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA.. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

25.
ZAMPONI, G.; GURPILHARES, M. S. S.; ROMERO, T. R. S.. Participação em banca de Cintia Maria Cardoso. A construção da causalidade nos textos didáticos de História.. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

26.
ZAMPONI, G.; GURPILHARES, M. S. S.; UYENO, E. Y.. Participação em banca de Jair Alcindo Lobo de Melo. Tiras jornalísticas & ensino: estratégias de leitura do texto icônico-verbal.. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

27.
ZAMPONI, G.; GURPILHARES, M. S. S.; ROSSI, M. A. G. L.. Participação em banca de Maria do Carmo Acácio de Sousa. Leitura e processos inferenciais na compreensão de textos do gênero discursivo "Conto popular da Amazônia Paraense".. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

28.
ZAMPONI, G.; GURPILHARES, M. S. S.; RENDA, V.L.B. DE SIQUEIRA. Participação em banca de Suzi Jane Rodrigues Estevam. Formas nominais referenciais e sua função de construção das principais personagens de Inocência.. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

29.
RENDA, V.L.B. DE SIQUEIRA; GURPILHARES, M. S. S.; BRITO, E. V.. Participação em banca de Adalberto Soares da Silva. O uso de fotografia para o ensino de produção escrita de textos e prosa no gênero crônica.. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

30.
GURPILHARES, M. S. S.; SILVA, E. R.; ZAMPONI, G.. Participação em banca de Clislene Fernandes Leite. "A concordância verbal e a referenciação: possíveis interfaces no ensino da língua materna". 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

31.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Neide Munhoz Albano. "Estilística-lingüística: uma análise das cartas de Monteiro Lobato".. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

32.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Roseli de Aquino Freitas. "A argumentação no tribunal do juri.". 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

33.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Vani Honória soares. Ensino de Língua Portuguesa na Internet. Possibilidade e limitações. 2002. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Cleber André de Melo Silva.A Teoria do Desejo Mimético como Mote Hermenêutico da Literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

2.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Lucas da Silva Bento Ferreira.O Processo de Aquisição da Leitura e da Escrita Através das Interações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

3.
GURPILHARES, M. S. S.; ALVARELI, L. V. G.; ARAUJO, S. M. L. C.. Participação em banca de Thais da Silva Santos Sousa.A função dos tipos textuais no gênero discursivo "Blog". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena.

4.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Pamella Leticia Justino Cesar.A heterogeneidade tipológica no gênero discursivo reportagem policial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena.

5.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Frhance Smith das Neves.Socioleto militar: uma análise da vivência da linguagem na caserna. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena.

6.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Mariley Maria dos Santos Batista.A polifonia na construção do sentido - um estudo com textos dos alunos do ensino funadmental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena.

7.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Alba Luciene Thiago.A metáfora e o discurso jornalístico: um estudo com o gênero discursivo reportagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena.

8.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Ana Gabriela Queiroz Julio.Gramática numa abordagem (cd) discursiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena.

9.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Sonia Cristina Gomes dos Santos Paixão.(Re) categorização metafórica na construção do (cd) sentido: um sentido com a crônica jornalística. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena.

10.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Miriam de Castro Santos.Processo (re) catergorização (cd) de personagens nos romances romântico naturalista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior-Ensino Fundamental) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena.

11.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Fabiana Rodrigues Silva.Gramática tradicional (cd) em uma abordagem discursiva: um estudo dos tempos verbais como mecanismos argumentativos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com hab em Lg Espanhola e Literatura Esp) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena.

12.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Fabio Augusto Guimarães.Expressões (cd) nominais anafóricas e o discurso jornalístico-um estudo com os gêneros: editorial e crônica jornalística. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena.

13.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Isabel Rosangela dos Santos Ferreira e Renata Rivoli Gil."Referenciação anafórica: um estudo com letras de música e narrativas escolares sob a perspectiva da Linguísticia Textual.". 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

14.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Ulisses Gonçalves Dias e Ivana Mercia Berthoud."A dificuldade na comunicação e na linguagem do Professor em sala de aula - análise de situações concretas.". 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

15.
GURPILHARES, M. S. S.; BERBARE, A. P.; ARAUJO, S. R. F. P.. Participação em banca de Márcia Rangel Nunes."Por uma análise de editoriais de jornais". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

16.
GURPILHARES, M. S. S.; SILVA, E. R.; CUNHA, T. J. C. E.. Participação em banca de Flavia Cilene Rodrigues Teixeira."A proposta do PCN de Língua Portuguesa para o ensino de produção de texto. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

17.
GURPILHARES, M. S. S.; CUNHA, T. J. C. E.; OLIVEIRA, C. A.; ASSUMPCAO, G. F. P.. Participação em banca de Maura Maria de Almeida."A Linguística e sua evolução. Um estudo esclarecedor sobre as teorias linguísticas". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

18.
GURPILHARES, M. S. S.; CUNHA, T. J. C. E.; BERBARE, A. P.; AIRES, M. J. F.. Participação em banca de Sabrina Moradei da Fonseca."O uso da concordância verbal na língua escrita". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

19.
GURPILHARES, M. S. S.; MOURA, I. C.; CUNHA, T. J. C. E.; TOFFULI, A. M. N.. Participação em banca de Maria José Fonseca Morotti."A referenciação no processamento textual: um estudo de receitas culinárias e de editoriais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

20.
GURPILHARES, M. S. S.; CUNHA, T. J. C. E.; BERBARE, A. P.. Participação em banca de Simone Trevizol Vian Gaddini."Enunciado de teste de vestibular: uma análise linguística". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

21.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Marcia Crfistina Dias Rocha e Yara Cristina Ambrosio.Problemas de acentuação gráfica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

22.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Danielle Cardoso Cunha.As outras vozes em Lobato: lembranças. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

23.
GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Leticia de Matos Candido e Tatiana Santos Massarotto.A propaganda como apoio educativo: análise de duas campanhas contra a AIDS. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GURPILHARES, M. S. S.; SILVA, E. R.; UYENO, E. Y.. Concurso Simplificado de Provas e Títulos em caráter temporário - Grupo de Matérias/ Disciplinas Português Instrumental. 2010. Universidade de Taubaté.

2.
GURPILHARES, M. S. S.. Concurso simplificado para Linguística. 2005. Universidade de Taubaté.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Congresso Integrado do Conhecimento. 2015. (Congresso).

2.
Programa de Formação Docente dos Professores.Formação de Professore. 2012. (Encontro).

3.
III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. A REFERENCIAÇÃO, O HIPERTEXTO E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS. 2011. (Congresso).

4.
V Encontro de Iniciação Científica/III Mostra de Pós-Graduação e II Seminário Interno PIBIC-CNPq-FATEA.Orientador do PIBIC-CNOq-FATEA. 2008. (Encontro).

5.
4° Encontro de Iniciação Científica e 2ª Mostra de Pós-Graduação. MEDIADORA. 2007. (Congresso).

6.
Necessárias interfaces entre a linguística e o ensino de gramática.Contribuições da Linguística para o ensino de gramática. 2005. (Simpósio).

7.
Semana de Planejamento da Rede Municipal de Ensino.A importância da leitura.. 2005. (Encontro).

8.
Semana do Departamento de Ciências Sociais e Letras.Heterogeneidade de sentido e pontuação: um estudo com o texto publicitário.. 2005. (Outra).

9.
X Encontro de Iniciação Científica e VI Mostra de Pós-graduação da Universidade de Taubaté..Contribuições para a ressignificação do ensino da gramática teórica. 2005. (Simpósio).

10.
A Linguística Aplicada e a Formação Crítica do Profissional.Um estudo das expressões anafóricas em textos poéticos e crônica argumentativa.. 2004. (Simpósio).

11.
Semana de Ciências Sociais e Letras.Pontuação e produção do sentido. 2004. (Outra).

12.
Semana de Ciências Sociais e Letras.A referenciação anafórica no gênero. 2004. (Outra).

13.
VII Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. A mídia jornalística e o ensino. 2004. (Congresso).

14.
Ciência e Cidadania.O caráter transdisciplinar da linguística aplicada: novos olhares, novas contribuições. 2002. (Simpósio).

15.
Semana de Letras.A Pontuação e o Texto Literário. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GURPILHARES, M. S. S.. Simpósio Necessárias interfaces entre a linguística e o ensino de gramática.. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rosiléa do Nascimento Ferraz. A relação de caausalidade e a Teoria dos atos de fala - um estudo c om o gênero "propaganda". Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. (Orientador).

2.
Vania Aparecida Jofre. A misitura de critérios na conceituação de classes de palavras e suas implicações no ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. (Orientador).

3.
Francismeire de Oliveira Santos. As anáforas associativas na construção da coesão e da coerência no texto poético. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Poliana Ribeiro de Assis. Um estudo da categoria do advérbio, numa abordagem discursiva. Início: 2008. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. (Orientador).

2.
Maria Emília Martins da Silva. A metáfora como recurso argumentativo nas expressões anafóricas - um estudo com o texto poético. Início: 2007. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. (Orientador).

3.
Jackeline Rodrigues dos Santos. A argumentação no discurso jornalistico - um estudo do gênero discursivo "crítica de cinema". Início: 2007. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. (Orientador).

4.
Nayla Carolina de Almeida. Um estudo da coesão no gênero "narrativas escolares". Início: 2007. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. (Orientador).

5.
Rodolfo Meissner Rolando. As expresões nominais anafóricas na construção de personagens-um estudo com o discurso literário. Início: 2007. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Juçara Gonçalves Freitas. Argumentatividade e gêneros discursivos: um estudo das expressões anafóricas na crônica jornalística.. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté, . Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

2.
Maria Cristina Pereira. "Os sentidos da pontuação segundo alunos do ensino médio". 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Lingüística Aplicada) - Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, . Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

3.
Maria de Lourdes Rangel Monteiro dos Santos. Um estudo dos marcadores conversacionais no discurso da criança de 5 anos e 6 meses. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Lingüística Aplicada) - Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, . Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

4.
Maria do Carmo Souza de Almeida. Leitura e avaliação: uma reflexão sobre como o professor avalia a leitura do aluno na sala de língua portuguesa. 2002. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté, . Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

5.
Celia Regina Ribeiro Moreira Pinto. Os topicos discursivos na lingua falada - um estudo da elocução formal (EF). 2002. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade de Taubaté, . Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

6.
Dulcinéa Iaçudara Magalhães Itacarambi Peneluppi. Contribuição da inferência na leitura crítica - uma experiência com alunos de ensino fundamental - ciclo I. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté, . Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

7.
Joel Abdala. Recursos Argumentativos - um estudo sobre exercícios de interpretação de textos em um livro didático do Ensino Médio. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté, . Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

8.
Adriana Milharezi Abud. A Importância dos Fatores de Contextualização para a Leitura. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté, Universidade de Taubaté. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

9.
Marinês dos Santos. O conhecimento prévio na leitura de propaganda. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté, Universidade de Taubaté. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

10.
Rosilene Alves Strecker. O papel do conhecimento prévio na elaboração de resumos: um estudo de casos. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté, . Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana L.Mendonça; Camille F. F. Silva; Anderson A. A. Silva. Um Estudo da Argumentação no Gênero Discursivo "Evangelho". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

2.
Dênis C.S. Freire; Natalia C.G. Silva; Vanessa R.F. Monteiro. Semântica e Linguística: Uma Abordagem Histórica da Relação Semântica / Linguística. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

3.
Thais da Silva Santos Sousa. A função dos tipos textuais no gênero discursivo "Blog". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

4.
Pamella Leticia Justino Cesar. A Heterogeneidade tipológica no gênero discursivo reportagem policial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

5.
Mariley Maria dos Santos Batista. A polifonia na construção do sentido - um estudo com textos dos alunos do ensino funadamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

6.
Alba Luciene Thiago. A metáfora e o discurso jornalístico: um estudo com o gênero discursivo reportagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

7.
Dijane Cristina Marçal. A transitividade verbal pela Teoria das Valências - um estudo com textos de alunos do 5 ano do Ensino Fundamental I. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

8.
Maria Teresa de Aquino Almeida Angulo. Argumentação no dicurso jornalistico: um estudo com o gênero discursivo "editorial". 2011. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

9.
Damaris de Oliveira e Silva. A construção da coesão e da coerência textuais no Gênero Discursico RAP. 2011. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

10.
Leilane Aparecida Vieira Bernardes. O estudo das anáforas no gênero discursivo fábula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

11.
Lucas de Azevedo Leonel. A construção da referência no gênero discursivo"resumo". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

12.
Naiara Leite dos Santos. A função argumentativa dos operadores de oposição: um estudo com o romance " A mulher que escreveu a Bíblia" de Moacyr Sciliar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

13.
Renan Maurício de Carvalho. A metáfora como mecanismo argumentativo no gênero discursivo: Discurso Político Eleitoral do presidente Lula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

14.
Zenilda Corrêa da Silva. A construção da referência no gênero discursivo receita culinária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

15.
Martinha Corrêa da Silva Bassanelli. A construção da referência no gênero discursivo fábula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

16.
Alberto Viana. A Heterogeneidade Tipológica no Gênero Textual: crônica literária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

17.
Vanessa Barbosa de Barros. Gramática e contexto: uma abordagem histórica dos estudos gramaticais, da sua origem até a atualidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

18.
Maitê Francisco Barbosa. Polifonia e construção do sentido: um estudo sobre o romande de Dom Casmurro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

19.
Denise Helena Silva. Um estudo do processamento anafórico no gênero discursivo virtual: "chat reservado". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

20.
Thabata Fonseca Neves. A descrição como mecanismo argumentativo no discurso científico: um estudo com o gênero discursivo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

21.
Oswaldo Galvão Fernandes. A função argumentativa dos tempos verbais: um estudo com o gênero discursivo - conto maravilhoso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

22.
Ana Paula de Moura Silva. Discurso literário (cd) e o context sócio-histórico-cognitivo: um estudo do poema social de Vinicius de Moraes "O operário em construção". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

23.
Sonia Cristina Gomes dos Santos Paixão. (Re)categorização metafórica na construção do (cd) sentido: um sentido com a crônica jornalística. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

24.
Elaine da Conceição Macedo Leite. Pontuação na construção do sentido: um estudo (cd) com poema parnasiano e moderno brasileiros. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com hab em Lg Espanhola e Literatura Esp) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

25.
Juliana Barbosa Mota. Discussão sobre (cd) a categoria da transitividade na gramática tradicional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com hab em Lg Espanhola e Literatura Esp) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

26.
Polyana Ribeiro de Assis. Um estudo da categoria do advérbio: uma abordagem discursiva (cd). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

27.
Humberto Gutierrez Gonçalves. Argumentação e discurso jurídico: (cd) um estudo com o gênero discursivo "petição inicial". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com hab em Lg Espanhola e Literatura Esp) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

28.
Natalia Cristina Amorim Alves de Oliveira. Função argumentativa dos tempos verbais: um estudo do gênero discursivo conta a luz da teoria de Weinrich(cd). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

29.
Luciana Couceiro Proença. Expressões nominais anafóricas e a construção da coesão e coerência textuais: um estudo com o gênero discursivo editorial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

30.
Natália Cristina Amorim Alves de Oliveira. A função argumentativa dos tempos verbais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

31.
Polyana Ribeiro de Assis. Um estudo da categoria do advérbio, numa abordagem discursiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

32.
Sônia Cristina Gomes dos Santos Paixão. A (re)categorização metafórica do referente na construção do sentido: um estudo com a crônica jornalística. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

33.
Elaine da Conceição Macedo Leite. A pontuação na construção do sentido. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

34.
Juliana Barbosa Mota. Uma discussão sobre a categoria da "transitividade" na Gramática Tradicional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com hab em Lg Espanhola e Literatura Esp) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

35.
Luciana Couceiro de Proença. Expressões nominais anafóricas e a construção da coesão e coerência textuais: um estudo com o gênero discursivo "editorial". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

36.
Vânia Aparecida Jofre. A mistura de critérios na conceituação das classes de palavras e suas implicações para o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

37.
Rosiléa do nascimento Ferraz. A relação de causalidade como mecanismo argumentativo no gênero "propaganda".. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

38.
Francismeire de Oliveira Santos. As anáforas associativas na construção da coesão e da coerência, no texto poético.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

39.
Silvana Conceição Ferreira Luiz. A polifonia como mecanismo argumentativo: um estudo com o gênero "propaganda".. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

40.
Miriam de Castro Santos. O processo de (re)categorização de referentes na construção das personagens nos romances: romântico e naturalista.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

41.
Fabiana Rodrigues da Silva. A gramática tradicional numa abordagem discursiva: um estudo dos tempos verbais como mecanismo argumentativo.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com hab em Lg Espanhola e Literatura Esp) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

42.
Flavia Liliane Amorim Ferreira. A construção da referência no gênero Histórias em quadrinhos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

43.
Ines Freitas. A categoria de número na Gramática Tradicional - um estudo com os nomes terminados em ão.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

44.
Flávia Liliane Amorim Ferreira. A construção da referência no gênero histórias em quadrinhos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

45.
Rodolfo Meissner Rolando. Uma interface entre Linguistica e Literatura: a construção de personagens à luz da Teoria da Referenciação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

46.
Inez de Jesus de Freitas Assis. A categoria de número na Gramática Tradicional: uma abordagem histórica desde a primeira gramática da Língua Portuguesa até as atuais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com hab em Lg Espanhola e Literatura Esp) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

47.
Andréia Aparecida Pinto. A construção da coerência no texto poético - um estudo com poemas de Carlos Drummond de Andrade.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

48.
Fabio Augusto Guimarães. " As expressões nominais anafóricas e o discurso jornalístico - um estudo com os gêneros discursivos: editorial e cronica jornalística. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávil - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

49.
Marria Emilia Martins da Silva. A (re) categorização do referente como mecanismo de construção da personagem - um estudo da personagem clariciana "Macabéa". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávil - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

50.
Nayla Carolina de Almeida. Ar eferenciação anafórica como mecanismo de coesão e coerência na elaboração de textos escritos - um estudo com narrativas escolares. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávil - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

51.
Célia Maria de Souza. A pontuação e a construção do sentido - um estudo com redações escolares de quinta e oitava séries. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávil - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

52.
Maria Emilia Martins da Silva Dilva. (Re) categorização como mecanismo de construção da personagem: um estudo da personagem Nacabea, da (cd) novela "A hora da estreal", de Clarice Lispector. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

53.
Maria Emília Martins da Silva. A (rec) categorização como mecanismo de construção. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

54.
Maria Gabriela Freire Ferreira. A pontuação na construção do sentido - um estudo das propagandas publicitárias.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

55.
Isabel Cristina de Souza dos Santos. Argumentação e (cd) gênero discursivo: um estudo de propaganda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

56.
Isabel Cristina de Souza. Argumentação e gênero discursivo: um estudo da propaganda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

57.
Amanda Maria Guimarães Barbério. A argumentação nos textos de propaganda. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

58.
Regiane Magalhães. Argumentação e gêneros discursivos: o uso dos tempos verbais em narrativas escolares.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

Iniciação científica
1.
Thabata Fonseca Neves. A Argumentação no texto descritivo. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávil - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

2.
Maria Emilia Martins da Silva e Sandra Aparecida da Silva. A metáfora como recurso argumentativo nas expressões anafóricas - um estudo com o texto poético.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.

3.
Nayla Carolina de Almeida e Joyce Elaine de Souza Correa. A referenciação anafórica como mecanismo de coesão na elaboração de textos escrfitos - um estudo com livros didáticos.. 2006. Iniciação Científica - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila - Lorena. Orientador: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
GURPILHARES, M. S. S.; AZEVEDO, L. M. R. . A metáfora conceptual nas representações sociais no discurso. ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, 2014.



Outras informações relevantes


Membro do Conselho Editorial Permanente da Revista Ciências Humanas da Universidade de Taubaté, sob a responsabilidade da Pró reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.
Secretária Adjunta da Educação do Municipio de Lorena, no período de 2005 a 2006.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 19:09:03