Ruy Guilherme Silveira de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7248477482983348
  • Última atualização do currículo em 24/06/2018


Master in Health Professions Education - Maastricht University (2005) e mestrado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense (1991), atualmente cursando o programa de Doutorado em Clínica Médica da Universidade Estadual de São Paulo-UNICAMP na área de ensino em saúde. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Roraima, consultor internacional em educação médica (OPAS). Tem experiência na área de Medicina e educação médica , com ênfase em Neurologia e na avaliação e certificação do ensino médico (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ruy Guilherme Silveira de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, R. G. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Roraima, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Medicina.
Campus do Paricarana
69300-000 - Boa Vista, RR - Brasil
Telefone: (95) 36213145


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Clínica Médica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Avaliação do Teste de Progresso do Curso de Medicina da UNICAMP,
Orientador: Angélica Maria Bicudo.
Palavras-chave: Teste de Progresso; Psicometria.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Master in Health Professions Education.
Maastricht University, UA, Holanda.
Título: Social Economic Indicators in the Selection of Medical Students in a Brazilian School,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Henk van Berkel.
1989 - 1991
Mestrado em Medicina (Neurologia).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Neuropatia pelo Óxido de etileno,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Osvaldo nascimento.
1987 - 1990
Especialização - Residência médica.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Residência médica em: Neurologia
Número do registro: .
Bolsista do(a): Governo do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde




Atuação Profissional



Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

1998 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Medicina.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
1998 - Atual
Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Medicina.

Estágio realizado
Internato em Saúde mental.
6/1996 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Neurologia
Neuroanatomia
Clínica médica

Pan American Health Organization, PAHO, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Consultor internacional, Enquadramento Funcional: Consultor em Educação Médica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Membro de comitê de assessoramento


2010 - Atual
Agência de fomento: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Neurologia.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Ensino Médico.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, R. G. S.2003SOUZA, R. G. S.. Making the difference in indian health. The Network: Towards unit for health, Holanda, v. 22, n.01, p. 14-14, 2003.

2.
SOUZA, R. G. S.2000SOUZA, R. G. S.. Cefaléia na sala de mergência : Diagnóstico Diferencial e manuseio. Ars Cvrandi, Rio de Janeiro, v. 33, n.6, p. 33-38, 2000.

3.
SOUZA, R. G. S.1991SOUZA, R. G. S.. Esclerose lateral amiotrófica. AU. Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, v. 49, n.3, p. 321-325, 1991.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, R. G. S.. Introducing early clinical experience in the curriculum. In: Khalid Abdulrahman, Stewart Mennin, Ronald Harden e Catherine Kennedy. (Org.). Routledge International Handbook of Medical Education. 1ed.Londres: Routledge, 2016, v. 1, p. 144-156.

2.
SOUZA, R. G. S.. Atributos Fundamentais dos Procedimentos de Avaliação. In: Iolanda Tibério; Renata Gallotti; Luiz Ernesto Troncon; Milton de Arruda martins. (Org.). Avaliação Prática de Habilidades Clínicas em medicina. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2012, v. , p. 1-12.

3.
SOUZA, R. G. S.. Estratégia de Mobilização para as Transformações Curriculares. In: João José Neves Marins; Sérgio Rego. (Org.). Educação Médica: Gestão, Cuidado, Avaliação. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2011, v. , p. 67-82.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, R. G. S.. Community based education: strategies for effective student commitment. In: Association for Medical Education in Europe: AMEE 2003, 2003, Berna-Suiça. AMEE 2003, 2003.

2.
SOUZA, R. G. S.. Headache and Malaria. In: American Academy of Neurology annual meeting, 2002, Denver-Colorado. 2002 Abstracts-AAN Annual meeting, 2002.

3.
SOUZA, R. G. S.. PBL Curriculum in the Medical School: the student´s poit of view. In: Annual Network Conference, 2001, Londrina-PR. Annual Network Conference, 2001. p. 131.

4.
SOUZA, R. G. S.. Family Health Programme in a Medical Curriculum: Building a community oriented profissional. In: Annual Network Conference, 2001, Londrina-PR. Annual Network Conference, 2001. p. 242.

5.
SOUZA, R. G. S.. Evaluation of the student staff in the experience of PBL in the Federal University of Roraima-Brazil. In: Association for Medical Education in Europe-Annual Meeting, 2001, Berlim. AMEE-Annual meeting, 2001. p. 4.86.

6.
SOUZA, R. G. S.. Síndrome Parkinsoniana : padrâo geral de uma população atendida em Hospital público. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA, 1990, Rio de Janeiro, 1990.

7.
SOUZA, R. G. S.. Hemiparkinsonismo contralateral com hemidistonia induzido por L-dopa. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA, 1990, Rio de Janeiro, 1990.

8.
SOUZA, R. G. S.. Hemidistonia e atetose secundário à lesão isquêmica do putamen: relato de 3 casos. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA, 1990, Rio de Janeiro, 1990.

9.
SOUZA, R. G. S.. Tremor do esrivão. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA, 1990, Rio de Janeiro, 1990.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, R. G. S.. Agente Interconsulta: Um novo papel discente para o aprendizado de Medicina. In: Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2011, Belo Horizonte. Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2011.

2.
SOUZA, R. G. S.. O mini-CEX na Comunidade: operacionalização e elaboração do instrumento para o contexto do Programa de Saúde da Família. In: Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2011, Belo Horizonte. Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2011.

3.
SOUZA, R. G. S.. International cooperation as a strategy to improve medical education. In: Association for Medical Education in Europe annual meeting, 2002, Lisboa-Portugal. AMEE-Annual meeting, 2002. p. 4.107.

4.
SOUZA, R. G. S.. Students as e-Teachers - The Joint Development of Online Courses by Brazilian and German Medical Students. In: Slice of life, 2002, Toronto-Canada. Slice of Life 2002-Toronto, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, R. G. S.. Aprendizagem em metodologias ativas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SOUZA, R. G. S.. Avaliação da Missão Social das Escolas Médicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUZA, R. G. S.. Avaliando metacognição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUZA, R. G. S.. A formação médica para enfrentamento das iniquidades sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA, R. G. S.. Como planejar e executar um OSCE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
JESUS, D. V. ; SOUZA, R. G. S. ; CARVALHO NETO, E. G. . Mini Mental State Examination and Clinical Dementia Rating: Correlation to detecta cognitiva impairment in elderly patients at the neurology teaching ambulatory of the Federal University of Roraima. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
JESUS, D. V. ; MACEDO, M. J. A. ; CARVALHO NETO, E. G. ; SOUZA, R. G. S. . Relation of Educational Level and Age on the Performance of the Mini Mental State Examination in Elderly patients Attended at the Teaching Ambulatory of the Federal University of Roraima. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MORAIS, H. S. ; SOUZA, R. G. S. ; MACEDO, M. J. A. ; CARVALHO NETO, E. G. . Epidemiological Profile of Patients with Cognitive Impairment Attended at the neurology Teaching Ambulatory of the Federal University of Roraima. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FERREIRA, T. S. I. ; MACEDO, M. J. A. ; CARVALHO NETO, E. G. ; SOUZA, R. G. S. . Campanha de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer: relato de experiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SALLES, M. J. ; SAKAI, M. H. ; SOUZA, R. G. S. ; BRENELLI, S. L. . What is the Key Issue of Faculty Development Programme?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SOUZA, R. G. S.. Como adequar os cursos de medicina às necessidades da sociedade?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SALLES, M. J. ; SAKAI, M. H. ; SOUZA, R. G. S. ; ANASTASIOU, L. G. ; SANTOS, K. K. . Curriculum Changes and Key Issues of Development of Competences in Metacognition. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SALLES, M. J. ; SAKAI, M. H. ; SOUZA, R. G. S. ; ANASTASIOU, L. G. ; SANTOS, K. K. . Relação do desenvolvimento da metacognição com Estágios de Mudanças Curriculares na Graduação da medicina e Enfermagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA, R. G. S.. Membro da Comissão de Revalidação de Diplomas Médicos. 2009.

Trabalhos técnicos


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, R. G. S.. Participação em banca de Lilian Mara Vieira Moraga. Analise Epidemiológica da Dor em Pacientes Internados em um Hospital de Referência de Roraima. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde-PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

2.
SOUZA, R. G. S.. Participação em banca de Ana Rosa Ribeiro Fonseca. Impacto Socioeconômico do acidente vascular cerebral no estado de Roraima: um estudo de coorte de base populacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde-PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

3.
SOUZA, R. G. S.. Participação em banca de Ariella Sebastião Mangia. Nível de atividade física, capacidade funcional, estado psicológico e qualidade de vida de pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde-PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Educação Médica. Avaliação da responsabilidade social da escolas médicas. 2017. (Congresso).

2.
International Association for Medical Education in Europe-AMEE 2017. Avaliação do estudante de medicina. 2017. (Congresso).

3.
54 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Avaliação de aprendizagem em currículos com metodologias ativas. 2016. (Congresso).

4.
54 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Gestão da Carreira Docente: como conciliar a graduação com a pesquisa. 2016. (Congresso).

5.
54 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Gestão da Carreira Docente: como conciliar a graduação com a pesquisa. 2016. (Congresso).

6.
International Association for Medical Education-AMEE 2016. Essential Skills in Medical Education: Assessment of medical students. 2016. (Congresso).

7.
International Association for Medical Education-AMEE 2015.Assessment of Medical Students. 2015. (Oficina).

8.
52 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Como avaliar habilidade e competência no internato. 2014. (Congresso).

9.
Ciclo de Simpósios sobre Saúde Pública.Como adequar os cursos de medicina ~as necessidades da sociedade?. 2014. (Simpósio).

10.
International Association for Medical Education-AMEE 2014.Assessment of Medical Students. 2014. (Oficina).

11.
51 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Formação de Formadores. 2013. (Congresso).

12.
51 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Qualificando a Avaliação no Processo de Aprendizagem. 2013. (Congresso).

13.
International Association for Medical Education-AMEE 2013.Assessment of Medical Students. 2013. (Oficina).

14.
IV Fronteiras da Educação Médica. Fronteiras do Conhecimento em Aprendizagem e metodologias Ativas : O papel do 'Team Based Learning". 2013. (Congresso).

15.
American Academy of Neurology Annual Meeting. 2012. (Congresso).

16.
International Association for Medical Education-AMEE 2012.Assessement in medica education. 2012. (Oficina).

17.
International Association for Medical Education-AMEE 2011. Essential Skills in Medical Education: Assessment of medical students. 2011. (Congresso).

18.
St George's Advanced Assessment Course.Item response theory/ Creating OSCE cases/ Angoff and Ebel metidos/ Assessment of professionalism. 2011. (Oficina).

19.
48 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Feedback para todos. 2010. (Congresso).

20.
48 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Avaliação de desempenho para garantir competência. 2010. (Congresso).

21.
International Association for Medical Education-AMEE 2010. Essential Skills in Medical Education: Assessment of medical students. 2010. (Congresso).

22.
Oficina de Desenvolvimento Docente-Práticas de ensino e instrumentos de avaliação.Oficina de Desenvolvimento Docente-Práticas de ensino e instrumentos de avaliação. 2010. (Oficina).

23.
47 Congresso Brasileiro de Educação Médica.Meetodos de Avaliação e Aprendizado do estudante de medicina. 2009. (Oficina).

24.
International Association for Medical Education-AMEE 2009. Essential Skills in Medical Education: Assessment of medical students. 2009. (Congresso).

25.
Oficina de Capacitação para Avaliação de Estudantes.Oficina de Capacitação para Avaliação de Estudantes. 2009. (Oficina).

26.
International Association for Medical Education-AMEE 2008. Essential Skills in Medical Education: Assessment of medical students. 2008. (Congresso).

27.
IV Fórum Nacional de metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem.Avaliando os estudantes na aprendizagem ativa. 2007. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Silvana Cristina do Nascimento. Depressão entre estudantes de medicina. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Medicina) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Ruy Guilherme Silveira de Souza.

2.
Rodrigo de Souza Leitão. Esquema ROM(Rifampicina+Ofloxacina+Minociclina)Alternativa de tratamento para lesão única em Hanseníase. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Medicina) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Ruy Guilherme Silveira de Souza.

3.
Helvya Rochelle Lopes Távora. HTLV1: Um vírus emergente em Roraima. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Medicina) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Ruy Guilherme Silveira de Souza.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 10:35:12