Luiz Henrique Ferraz Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3571484151781133
  • Última atualização do currículo em 01/06/2018


Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1987) e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2001). É doutor em educação pela PUCRS (2010). Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, matemática moderna, matemática, história da matemática, recurso didático-pedagógico e jogos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Henrique Ferraz Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, L. H. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Passo Fundo, Instituto de Ciências Exatas e Geociências, Departamento de Matemática e Desenho.
Bairro São José
São José
99064-995 - Passo Fundo, RS - Brasil
Telefone: (54) 3168100
Ramal: 8182
URL da Homepage: http://upf.tche.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Os discursos sobre matemática publicados na Revista do Ensino/RS (1950 - 1970), Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Maria Helena Câmara Bastos.
Palavras-chave: educação matemática; História da matemática; Matemática Moderna.
1998 - 2001
Mestrado em Educação.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Percepções dos estudantes do ensino médio sobre o teorema de Pitágoras,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Ocsana Sônia Danyluk.
Palavras-chave: Pitágoras; História da matemática; Teorema de Pitágoras; Fenomenolgia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1994 - 1996
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 420h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
1983 - 1987
Graduação em Matemática.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE P. DE PF. EM INFORMÁTICA EDUCATI. (Carga horária: 60h).
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL RIOGRANDESE, IFSUL, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Oficina MOOdle Versão 2.5+. (Carga horária: 2h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Encontro de NDEs. (Carga horária: 4h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2004 - 2004
Oficina Elaboração de Itens - 3ª série EM - Mat.. (Carga horária: 40h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2004 - 2004
Curso de atualização. (Carga horária: 40h).
Secretaria da Educação do Rs, SEC-RS, Brasil.
2003 - 2003
Seminário Avançado de Pesquisa em Ed. Matem. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Aperfeiçoamento para formação de professores ead. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1997 - 1998
Extensão universitária em Aperfeiçoamento e atua. de prof. em geom. esp. (Carga horária: 120h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo, ESTBM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

3/1993 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
GEOMETRIA EUCLIDIANA
ÁLGEBRA MODERNA
MATEMÁTICA BÁSICA
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Tecnologias na aprendizagem da matemática
Descrição: A temática do uso das tecnologias na educação é de fundamental importância e presente ativamente na sociedade, uma vez que redes de comunicação e sociais atingem facilmente povos e culturas em escala universal, proporcionando a constante difusão de conhecimentos. Do mesmo modo, a aplicação de recursos digitais tem se mostrado um valioso e potencial instrumento no processo de ensino e aprendizagem, tornando-se um meio que facilita a compreensão e fixação de conteúdos, e aproxima o aluno e o professor na visão das teorias em aplicações práticas. Para tanto, o presente projeto tem por objetivo o desenvolvimento de objetos de aprendizagem para apoio ao ensino da Matemática, utilizando a interdisciplinaridade promovida pelas áreas de Tecnologia da Informação e Matemática para integrar recursos didáticos e computacionais em sala de aula. As estratégias de ação para atingir este fim passam pelo estudo e uso de ferramentas tecnológicas destinadas à construção de animações e ambientes interativos temáticos, pela aplicação prática destas soluções em sala de aula, e pela análise de resultados obtidos com estudantes e docentes. Como resultados, espera-se que este projeto estimule a criação de instrumentos de ensino diferenciados, por parte do professor, que desenvolvam o raciocínio lógico-matemático dos jovens. Além disso, espera-se que os alunos adquiram conhecimento e domínio gradativo no contato com estas ferramentas, instigando-os a construir seus próprios cenários de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - Atual
Matemática no ensino fundamental
Descrição: Este é um projeto de educação matemática e não apenas de ensino da matemática. Trata de aspectos fundamentais que, uma vez esclarecidos, tornam-se os alicerces para a ação política pedagógica efetuada na prática educativa e dessa maneira busca explicitar a seu modo o fenômeno da prática cotidiana da escola. A relevância dos conteúdos matemáticos, por meio de um estudo onde a escola se situa, levando em conta a matemática entendida como um corpo de conhecimento científico, construído pela comunidade e relevante para esta cultura. Portanto, o projeto tem como objetivo principal compreender e interpretar o sentido e o significado da matemática ensinada na escola, propondo novas alternativas metodológicas. Dentre estas estão as novas tecnologias de comunicação e informação, possibilitando a inclusão digital do aluno desde os anos iniciais do ensino fundamental. A ação é conhecer a realidade da escola e do aluno, possibilitando (re) elaborar os conteúdos e as metodologias de ensino, tendo como viés a tecnologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Envelhecer: a melhor idade é a que se tem.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
IV Maratona de resolução de Problemas da OBMEP/UPF
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
III Maratona de Resolução de Problemas da OBMEP/UPF
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
A arte da geometria usando tabuleiros
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Vida saudável: umexercício interdisciplinar, matemática - educação física
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Aspectos ocultos na prática doecente
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Oficinas para alunos do Ensino Médio: matemática na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP
Descrição: Coordenação e execução da oficina junto aos alunos do ensino médio da Escola Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Curso de formação continuada aos professores da rede municipal de Charrua/RS: Reflexões teórico -metodológico sobre as áreas de conhecimento
Descrição: Ministrante de oficina teórico-metodógica do componente curricular de matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Mostra de Iniciação Científica da Universidade de Passo Fundo
Descrição: Coordenador de sessão de apresentação de trabalhos na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - Atual
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: Coordenador do PIBID/Matemática/Universidade de Passo Fundo.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Luiz Henrique Ferraz Pereira - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Ciências Exatas e Naturais (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia/Especialidade: Educação Matemática.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, L. H. F.2017PEREIRA, L. H. F.; BASTOS, M. H. C. . O ENSINO DA MATEMÁTICA EM IMAGENS: Os suplementos didáticos encartados na Revista do Ensino/RS (1951-1978). REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 226-260, 2017.

2.
Kripka. R.M.L2017Kripka. R.M.L ; Kripka, M. ; Pandolfo, P. C. N ; PEREIRA, L. H. F. ; Viali, L. ; Lahm, R. A . Aprendizagem de Álgebra Linear: explorando recursos do GeoGebra no cálculo de esforços em estruturas. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 19, p. 544-562, 2017.

3.
PEREIRA, L. H. F.2015PEREIRA, L. H. F.; Neuza Terezinha Oro ; GIARETA, M. ; Rosa Maria Tagliari Rico . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES DE PROJETO DE EXTENSÃO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Cataventos, v. 07, p. 150, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEREIRA, L. H. F.. A matemática na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul. 1ª. ed. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2017.

2.
PEREIRA, L. H. F.. Teorema de Pitágoras: Lembranças e desencontros na matemática. 1ª. ed. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2002. v. 500. 159p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, L. H. F.; Assunção, M. H. P ; Sinkewicz, L. V. ; PORTELA, R. F. O. . Pibid Matemática: refletindo sobre uma vivência. Valores e atitudes construídas. In: Patrícia da Silva Valério; Luiz Marcelo Darroz; Maria de Fátima Baptista Betencourt. (Org.). SABERES E EXPERIÊNCIAS EM CONSTRUÇÃO: a importância do Pibid. 1ºed.Curitiba: EDITORA CRV, 2018, v. 1, p. 365-374.

2.
PEREIRA, L. H. F.; FELTES, C.R. ; Simon, J. ; SGARBI, M. R. ; Pinto, P. C ; Daronch, A. ; PORTELA, R. F. O. . O Programa Pibid/Capes/UPF - Matemática 2014 - 2017 na Escola estadual Mario Quintana. In: Patrícia da Silva Valério; Luiz Marcelo Darroz; Maria de Fátima Baptista Betencourt. (Org.). SABERES E EXPERIÊNCIAS EM CONSTRUÇÃO: a importância do Pibid. 1ºed.Curitiba: EDITORA CRV, 2018, v. 1, p. 375-398.

3.
PEREIRA, L. H. F.. Buscando saberes, construindo fazeres: Matemática e Pibid. In: Patrícia da Silva Valério; Luiz Marcelo Darroz; Maria de Fátima Baptista Betencourt. (Org.). Universidade e Educação Básica. A experiência do Pibid. 1ºed.Passo Fundo: UPF Editora, 2017, v. 1, p. 220-232.

4.
PEREIRA, L. H. F.; PORTELA, R. F. O. ; SERNAJOTTO, D. . Fazendo, ensinando e aprendendo matemática por meio de jogos. Fazendo, ensinando e aprendendo matemática por meio de jogos. 1ªed.Passo Fundo: UPF Editora, 2015, v. , p. 204-214.

5.
PEREIRA, L. H. F.; Neuza Terezinha Oro ; GIARETA, M. ; Rosa Maria Tagliari Rico . Extensão universitária: contribuições para a formação inicial e continuada de professores de matemática.. III Jornadas de Extensión de MERCOSUR. 1ªed.: , 2015, v. , p. 100-.

6.
PEREIRA, L. H. F.. A Matemática Moderna: uma visão de sua concepção através de prefácios de livros didáticos. In: DANYLUK, Ocsana S.. (Org.). História da Matemática: escrita e re-escrita da história. Porto Alegre: Sulina, 2011, v. 1, p. 84-108.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. N. ; PEREIRA, L. H. F. . A MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE TEORIA E PRÁTICA. In: VII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo. VII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática. Passo Fundo: UPF Editora, 2018.

2.
SANTOS, G. ; FIM, C. F. ; CAROLLO, G. ; Sinkewicz, L. V. ; COSTA, V. O. ; PEREIRA, L. H. F. . CAMINHO MATEMÁTICO: INTERVENÇÕES DO PIBID MATEMÁTICA NA ESCOLA. In: VII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo. VII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática. Passo Fundo: UPF Editora, 2018.

3.
LOS SILVEIRA,A. ; PEREIRA, L. H. F. . UM JOGO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA. In: VII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo. VII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática. Passo Fundo: UPF Editora, 2018.

4.
FIM, C. F. ; SPIELMANN, C. M. ; NICHELE, D. F. ; Sinkewicz, L. V. ; PEREIRA, L. H. F. . PROGRAMA PIBID/MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA OFICINAS DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VIII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo. VIII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática. Passo Fundo: UPF Editora, 2018.

5.
PEREIRA, L. H. F.. Oficina Ativando a memória em grupos da terceira idade do Creati.. In: XX Seminário Internacional de Educação, 2015, Cachoeira do Sul. XX Seminário Internacional de Educação, 2015.

6.
Lima, A. ; Daronch, A. ; RUEDELL, A. C. ; FIM, C. F. ; NICHELE, D. F. ; Santos, J. S. ; Sinkewicz, L. V. ; PEREIRA, L. H. F. . FORMAÇÃO DO CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO E MEMORIZAÇÃO DA TABUADA ATRAVÉS DE JOGOS. In: IX Mostra de pesquisa e extensão do Iceg, 2015. Mostra de pesquisa e extensão do Iceg.

7.
PEREIRA, L. H. F.. Fazendo, ensinando e aprendendo matemática através de oficina de jogos.. In: VII Coloquio Internacional sobre Ensenanza de las Matemáticas, 2014, Perú. VII Coloquio Internacional sobre Ensenanza de las Matemáticas, 2014.

8.
PEREIRA, L. H. F.. Revistas pedagógicas, história da matemática e o ensino de matemática: o caso da revista do ensino do RS.. In: VII Coloquio Internacional sobre Ensenanza de las Matemáticas, 2014, Perú. VII Coloquio Internacional sobre Ensenanza de las Matemáticas, 2014.

9.
PEREIRA, L. H. F.. Utilizando Recursos da programação Neurolinguística (PNL) para o ensino da matemática. In: VII Coloquio Internacional sobre Ensenanza de las Matemáticas, 2014, Perú. VII Coloquio Internacional sobre Ensenanza de las Matemáticas, 2014.

10.
PEREIRA, L. H. F.. A imagem como referência para o ensino da matemática.. In: VII Coloquio Internacional sobre Ensenanza de las Matemáticas, 2014, Perú. VII Coloquio Internacional sobre Ensenanza de las Matemáticas, 2014.

11.
PEREIRA, L. H. F.; GIARETA, M. ; Neuza Terezinha Oro ; Rosa Maria Tagliari Rico . Extensão universitária: contribuições para a formação inicial e continuada de professores de matemática. In: III Jornadas de extensión do mercosul, 2014, Tailquil. III Jornadas de extensión do mercosul, 2014.

12.
PEREIRA, L. H. F.; Rosa Maria Tagliari Rico . Clube de matemática: uma matemática, várias faces.. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2014. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.

13.
PEREIRA, L. H. F.; Pansera, V. ; SERNAJOTTO, D. ; Rosa, G. O. ; Webber. G. B ; Zanotto Júnior, N. ; Assunção, M. H. P . ASPECTOS OCULTOS NA PRÁTICA DOCENTE. In: Mostra de pesquisa e extensão do Iceg, 2014, Passo Fundo. Mostra de pesquisa e extensão do Iceg, 2014.

14.
PEREIRA, L. H. F.; Lima, A. ; Daronch, A. ; Vargas, H. L. V. ; Santos, J. S. ; SILVA, J. A. C. ; Sinkewicz, L. V. . A ARTE DA GEOMETRIA USANDO OS TABULEIROS. In: Mostra de pesquisa e extensão do Iceg, 2014, Passo Fundo. Mostra de pesquisa e extensão do Iceg, 2014.

15.
PEREIRA, L. H. F.; RUEDELL, A. C. ; FERREIRA, H. S. ; CAMARGO, J. N. ; DALL'AGNOL, L. ; RAMPANELLI, M. ; ORSSO, J. E. . PROJETO INTERDISCIPLINAR: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID NA ESCOLA. In: VIII Mostra de pesquisa e extensão do Iceg, 2014, Passo Fundo. Mostra de pesquisa e extensão do Iceg, 2014.

16.
PEREIRA, L. H. F.; Bée, D. ; Costa, E.M.S. ; Simon, J. ; Silva, L. B. ; Sitta, M. ; PORTELA, R. F. O. . VIDA SAÚDAVEL: UM EXERCÍCIO INTERDISCIPLINAR, MATEMÁTICA ? EDUCAÇÃO FÍSICA. In: VII Mostra de pesquisa e extensão do Iceg, 2014, Passo Fundo. Mostra de pesquisa e extensão do Iceg, 2014.

17.
PEREIRA, L. H. F.; Bée, D. ; Costa, E.M.S. ; Simon, J. ; Silva, L. B. ; Sitta, M. ; PORTELA, R. F. O. . VIDA SAÚDAVEL: UM EXERCÍCIO INTERDISCIPLINAR, MATEMÁTICA ? EDUCAÇÃO FÍSICA. In: VII Mostra de pesquisa e extensão do Iceg, 2014, Passo Fundo. Mostra de pesquisa e extensão do Iceg, 2014.

18.
PEREIRA, L. H. F.; ZAPAROLI, M. . Imagens de professoresde matemática em charges e cartuns publicados na internet. In: VI Coloquio Internacional Ensenanza de las matemáticas, 2012, Lima. Acatas do VI Coloquio Internacional Ensenanza de las matemáticas, 2012.

19.
PEREIRA, L. H. F.. Utilizando a história da matemática para o ensino da matemática. In: VI Coloquio Internacional Ensenanza de las matemáticas, 2012, Lima. Actas do VI Coloquio Internacional Ensenanza de las matemáticas, 2012.

20.
PEREIRA, L. H. F.. Escher e o ensino da geometria em aulas de matemática. In: VI Coloquio Internacional Ensenanza de las matemáticas, 2012, Lima. Actas do VI Coloquio Internacional Ensenanza de las matemáticas, 2012.

21.
PEREIRA, L. H. F.. Uma visão da concepção de matemática através dos artigos da revista do ensino do Rio Grande do Sul (1951 a 1978). In: IX Seminário Nacional de História da Matemática, 2011, Aracajú. IX Seminário Nacional de História da Matemática, 2011.

22.
PEREIRA, L. H. F.. A matemática na revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951 a 1978). In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011.

23.
PEREIRA, L. H. F.. A revista do ensino do Rio Grande do Sul: o que diz sobre a matemática escolar? (1951 - 1978). In: V Congresso Internacional de ensino da matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de ensino da matemática, 2010.

24.
PEREIRA, L. H. F.. O uso da história da matemática em sala de aula: estratégias de como trabalhar e onde enontrar subsídios. In: X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009, Ijuí. X EGEM, 2009.

25.
PEREIRA, L. H. F.. Ensinando e aprendendo matemática através da sua história. In: V Fórum do conhecimento, 2009, Erechim. V Fórum do conhecimento "O trabalho educativo: entre o medo e a ousadia", 2009.

26.
PEREIRA, L. H. F.. O Movimento da Matemática Moderna através de prefácios de livrso didáticos dos anos de 1060 e 1970.. In: 13° Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquiadores em História da Educação, 2007, Porto Alegre. Guardar para mirar. Acervos e história da educação, 2007.

27.
PEREIRA, L. H. F.. A matemática moderna no Rio Grande do Sul. In: Seminário Temático - A matemática moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos, 2006, São Paulo. Seminário Temático - A matemática moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos, 2006. v. 1. p. 41-44.

28.
PEREIRA, L. H. F.. A história do ensino escolar de matemática no municipío de Passo Fundo. In: I Jornada Nacional de Educação Matemática e XIV Jornada Regional de Educação Matemática, 2006, Passo Fundo. Anais da I Jornada Nacional de Educação Matemática e XIV Jornada Regional de Educação Matemática.

29.
PEREIRA, L. H. F.; GIARETA, M. . História do ensino de matemática escolar no municipio de Passo Fundo. In: IX Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2006, Caxias do Sul. Anais do IX Encontro Gaúcho de Educação Matemática.

30.
PEREIRA, L. H. F.. Percpeções dos estudantes do ensino médio sobre o teorema de Pitágoras. In: V Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, 2005, Porto. Anais o V Congresso Ibero-americano de educação matemática, 2005.

31.
PEREIRA, L. H. F.. História do ensino escolar de matemática no município de Passo Fundo. In: III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005, Canoas. Anais do III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005.

32.
PEREIRA, L. H. F.. Percepções dos estudantes sobre o teorema de Pitágoras no ensino fundamental. In: VSeminário Pesquisa em Educação Região Sul, 2004, Curitiba. Anais do V ANPEd/Sul, 2004.

33.
PEREIRA, L. H. F.; GIARETA, M. . História do ensino escolar de matemática no município de Passo Fundo. In: V Seminário de Pesquisa em educação da região sul, 2004, Curitiba. Anais do V ANPEd/Sul, 2004.

34.
PEREIRA, L. H. F.. Percepções dos estudantes sobre o teorema de PItágoras no ensino fundamental. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos. Anis do II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003.

35.
PEREIRA, L. H. F.. Potencializando o ensino e aprendizagem de matemática através do uso da história da matemática. In: 8º Encontro Gaúcho de educação matemática, 2003, Pelotas. Anais do 8º Encontro Gaúcho de educação matemática, 2003.

36.
PEREIRA, L. H. F.. Potencializando o ensino de matemática através de recursos da história da matemática. In: II Congresso Internacional de Ensino da matemática, 2003, Canoas. Anais do II Congresso Internacional de Ensino de matemática, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Pinto, P. C ; PEREIRA, L. H. F. . OFICINA: ATIVANDO A MEMÓRIA EM GRUPOS DA TERCEIRA IDADE DO CREATI. In: IX Mostra de pesquisa e extensão do Iceg, 2015. Mostra de pesquisa e extensão do Iceg.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, L. H. F.; Pinto, P. C ; MOREIRA, M. M. . Projeto de extensão: Oficina ativando a memória em grupos da terceira idade do CREATI.. In: II Semana do Conhecimento (trabalhos) / IX Mostra de Extensão (PAIDEX, PIBID, PRÓ-PET Saúde), 2015. II Semana do Conhecimento (trabalhos) / IX Mostra de Extensão (PAIDEX, PIBID, PRÓ-PET Saúde).

2.
PEREIRA, L. H. F.. Escher e o ensino de geometria em aulas de matemática. In: Escher e o ensino de geometria em aulas de matemática, 2012, Lima. Ensenanza de las matematicas. Lima: PUC - Perú, 2012.

3.
PEREIRA, L. H. F.. Experiências didático-metodológicas através da história da Matemática.?. In: VIII Seminário Nacional de História da Matemática, 2009, Belém. SNHM - 2009, 2009.

4.
PEREIRA, L. H. F.. O uso da história da matmeática em sala de aula: estratégias de como trabalhar e conde encontrar subsídios.. In: Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009, Ijuí. X EGEM, 2009.

5.
PEREIRA, L. H. F.. Os artigos publicados na Revista do Ensino do RS sobre o MMM.. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracajú. V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008.

6.
PEREIRA, L. H. F.. O Movimento da Matemática Moderna através dos artigos da revista do ensino. In: II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação Matemática, 2008, Passo Fundo. Educação matemática na atualidade, 2008.

7.
PEREIRA, L. H. F.. História do ensino escolar de matemática no município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. In: V Congresso Ebero-americano de Educação Matemática, 2005, Porto. Anais do V Congresso Ibero-americano de educação matemática, 2005.

8.
PEREIRA, L. H. F.. As primeiras escolas do município de Passo Fundo e a disciplina de matemática. Período 1910 - 1932. In: III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005, Canoas. Anais do III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005.

9.
PEREIRA, L. H. F.; GIARETA, M. ; FAVERO, Marco Aurelio . O uso da história da matemática, em sala de aula, através de temas geradores. In: XI EREMAT SUL- Encontro Regional de estudantes dematemática da reagião sula, 2005, Santa Maria. A matemática na vida das pessoas, 2005.

10.
PEREIRA, L. H. F.. Percepção dos estudantes sobre o teorema de Pitágoras no ensino fundamental. In: II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos. Livro de resumos do II SIPEM. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2003.

11.
PEREIRA, L. H. F.. História da matemática e CD-ROM: a escola Pitagórica e o teorema de Pitágoras. In: Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2001, Santa Cruz do Sul. Anais do VII Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2001.

12.
PEREIRA, L. H. F.. História da Matemática em CD-Rom: A escola Pitagórica e o teorema de Pitágoras. In: IV Seminário Nacional de História da Matemática, 2001, Natal. Anais do IV seminário nacional de história da matemática. Rio Claro: Editora da SBHMat, 2001.

Artigos aceitos para publicação
1.
ROSA, C. T. W. ; PEREIRA, L. H. F. ; COTICA, R. P. . Analogias no estudo de eletricidade nos livros didáticos de física. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, L. H. F.. Memória e Identidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PEREIRA, L. H. F.; LOS SILVEIRA,A. . Um jogopara o ensino de geometria. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, L. H. F.; Santos, J. S. ; Lima, A. ; RUEDELL, A. C. ; FIM, C. F. ; NICHELE, D. F. ; Sinkewicz, L. V. . Trabalhando em sala de aula a geometria como Tangram. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEREIRA, L. H. F.; Pinto, P. C ; ROCHA, E. . Matemática e terceira idade: um diálogo possível. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEREIRA, L. H. F.; ROCHA, E. ; Simon, J. . Memória na Terceira Idade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, L. H. F.; Pinto, P. C . Oficina: exercitando a memória em grupos da terceira idade do Creati. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEREIRA, L. H. F.. Oficina ativando a memória em grupos da terceira idade do Creati. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEREIRA, L. H. F.; SERNAJOTTO, D. ; Rosa, G. O. ; Zanotto Júnior, N. ; DALL'AGNOL, L. ; Assunção, M. H. P . O erro como aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PEREIRA, L. H. F.; SGARBI, M. R. ; Simon, J. ; Pinto, P. C ; ROSA, R. A. ; PORTELA, R. F. O. ; MIRANDA, T. O ; Pansera, V. . Oficina Pedagógica: 'O homem que calculava'.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PEREIRA, L. H. F.; Pinto, P. C . Oficina: ativando a memória em grupos da terceira idade do Creati. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PEREIRA, L. H. F.; Lima, A. ; Daronch, A. ; RUEDELL, A. C. ; FIM, C. F. ; NICHELE, D. F. ; Santos, J. S. ; Sinkewicz, L. V. . Formação do conceito de multiplicação e memorização da tabuada através de jogos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
PEREIRA, L. H. F.. Prezi: criação de apresentações dinâmicas On-line. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
PEREIRA, L. H. F.. Fazendo, ensinando e aprendendo matemática através de jogos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
PEREIRA, L. H. F.. Utilizando a história da matemática para o ensino de matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
PEREIRA, L. H. F.. Escher e o ensino de geometria em aulas de matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
PEREIRA, L. H. F.; ZAPAROLI, M. . Imagens de professores de matemática em charges e cartuns postados na internet. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PEREIRA, L. H. F.. Imagens de professores de matemática em charges e cartuns postados na internet.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
PEREIRA, L. H. F.. Uma visão da concepção de matemática através dos artigos da revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951 a 1978). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PEREIRA, L. H. F.. A matemática na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - Brasil (1951 a 1978). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PEREIRA, L. H. F.. A revista do ensino do Rio Grande do Sul: o que diz sobre a matemática escolar? (1951 -1978). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PEREIRA, L. H. F.. Experiências didático-metodológicas através da história da matemática.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PEREIRA, L. H. F.. História das Ciências. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
PEREIRA, L. H. F.. Perfil dos artigos publicados na revista do ensino - RS - período de 1970 a 1978. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PEREIRA, L. H. F.. O Movimento da Matemática Moderna através dos artigos da Revista do Ensino.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
PEREIRA, L. H. F.. Perfil dos artigos publicados na revista do ensino - RS - período de 1979 a 1978.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
PEREIRA, L. H. F.. Os artigos publicados na revista do ensino do RS sobre o MMM. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PEREIRA, L. H. F.. A implantação do movimento da matemática moderna no interior do Rio Grande do Sul. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
PEREIRA, L. H. F.. O movimento da matemática moderna no rio Grande do Sul. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PEREIRA, L. H. F.. O Movimento da Matemática Moderna através de prefácios de livros didáticos dos anos de 1960 e 1970. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PEREIRA, L. H. F.. O Movimento da Matemática Moderna através dos prefácios de livros didáticos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PEREIRA, L. H. F.. A implantação do movimento da matemática moderna no interior do Rio Grande do Sul.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
PEREIRA, L. H. F.. O movimento da matemática moderna através dos artigos da revista do ensino.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
PEREIRA, L. H. F.. O Movimento da Matemática Moderna no Rio Grande do Sul.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
PEREIRA, L. H. F.. I Jornada Nacional de Educação Matemática e XIV Jornada Regional de Educação Matemática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
PEREIRA, L. H. F.. Historia do ensino escolar de matemática no município de Passo Fundo - RS. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
PEREIRA, L. H. F.. História do ensino escolar de matemática no município de Passo Fundo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
PEREIRA, L. H. F.. Matemática na educação de jovens e adultos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
PEREIRA, L. H. F.. Filosofia e história da matemática e história do ensino. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
PEREIRA, L. H. F.. A história da matemática em CD-ROM: a escola Pitagórica e o teorema de Pitágoras. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
PEREIRA, L. H. F.. História da matemática em CD-ROM: a escola pitagórica e o teorema de Pitágoras. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
PEREIRA, L. H. F.. O teorema de Pitágoras e a escola pitagórica: elementos para produção de CD-ROM. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
PEREIRA, L. H. F.. História da matemática em CD-ROM: a escola pitagórica e o teorema de Pitágoras. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
PEREIRA, L. H. F.. História da matemática em cd-rom. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

44.
PEREIRA, L. H. F.. Matemática - linguagem. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, L. H. F.. Os discursos sobre matemática publicados na revista do ensino/RS 1950-1970 2010 (Tese).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PEREIRA, L. H. F.. Curso de extensão para alunos finalistas do curso de matemática. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, L. H. F.. Oficina Teórico-metodológica do componente curricular de matemática. 2011.

2.
PEREIRA, L. H. F.. História das ciências. 2008.

3.
PEREIRA, L. H. F.. História e cultura da matemática. 2004.

4.
PEREIRA, L. H. F.. História e cultura da matemática. 2004.

5.
PEREIRA, L. H. F.. A interdisciplinaridade em matemática através da história da matemática. 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEREIRA, L. H. F.; Saddo A. A. ; Villarreal, M. E. ; BÙRICO, E. Z. . Painel - Eixo: Práticas e intervenções na Educação Básica e Superior - Didática da Matemática: fundamentos teóricos e eixo temáticos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, L. H. F.. MEMÓRIA E PENSAMENTO: EXERCITANDO NOSSO CÉREBRO. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PEREIRA, L. H. F.. Exercitando a memória. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PEREIRA, L. H. F.. O uso da história da matemática, em sala de aula, através de temas geradores. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PEREIRA, L. H. F.. A história da matemática: a escola pitagórica e o teorema de Pitágoras. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PEREIRA, L. H. F.. História da Matemática. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
PEREIRA, L. H. F.. História da matemática: posibilitando a inclusão. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
PEREIRA, L. H. F.. A história da matemática em CD-ROM: a escola pitagórica e o teorema de Pitágoras. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PEREIRA, L. H. F.. A interdisciplinaridade em matemática através da história da matemática. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
PEREIRA, L. H. F.. A interdisciplinaridade em matemática através da história da matemática. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
PEREIRA, L. H. F.. A interdisciplinaridade em matemática através da História da matemática. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
PEREIRA, L. H. F.. A história da matemática para o ensino da matemática. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
PEREIRA, L. H. F.. Educação de Jovens e Adultos. 2003 (Relato de experiência) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEREIRA, L. H. F.; Silva, J. T.; Borba, M. C.; Basso, M. V. A.. Participação em banca de Paula Boito. Minicraft: um aliado no processo de ensino e aprendizagem da Geometria Espacial. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em ensino de ciências e) - Universidade de Passo Fundo.

2.
Treitin, M.; FRANZIN, R. F.; PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Leandro Boszko. Os jogos digitais e a representação semiótica: significando o processo de aprendizagem de frações. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em ensino de ciências e) - Universidade de Passo Fundo.

3.
Rocha Filho, J. B.; PEREIRA, L. H. F.; Ferraro, J. L. S.. Participação em banca de Luana Danelli da Silva. As contribuições do Pibid para a prática docente de um grupo de professores de matemática de Passo Fundo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

4.
Dalcin, A.; PEREIRA, L. H. F.; BÙRICO, E. Z.; Almeida, D. B.. Participação em banca de Juliana Mercedes Rheinheimer. Ensinar e aprender Matemática, antes e durante a Escola Nova: um olhar sobre a formação de professores, na Escola Complementar/Escola Normal/Instituto de Educação General Flores da Cunha (1910-1955). 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
Scheffer, N. F.; Sartori, J.; PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Sabrina Battisti. O ensino da matemática e a utilização das TIC nas escolas estaduais da cidade de Erechim-RS: uma investigação.. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

6.
Neiva Ignês Grando - orientadora; Helena Noronhora Cury - banca; Danyluk, O. S.; PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Tauana Biachetti. Função de 1º grau: uma proposta para o 9º ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em ensino de ciências e) - Universidade de Passo Fundo.

7.
Muhl. E. H.; Soares, M. T. C.; PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Cátia Pereira da Rosa. Noções de tratamento da informação por meio de jogos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.

Qualificações de Mestrado
1.
Silva, J. T.; Borba, M. C.; Basso, M. V. A.; Darroz, L. M.; PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Paula Boito. Jogo Computacional : um aliado no processo de ensino e aprendizagem da Geometria Espacial. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em ensino de ciências e) - Universidade de Passo Fundo.

2.
Treitin, M.; PEREIRA, L. H. F.; ROSA, C. T. W.. Participação em banca de Leandro Boszko. Oa Jogos digitais e a representação semiótica: otimizando o processo de aprendizagem de frações. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em ensino de ciências e) - Universidade de Passo Fundo.

3.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Tauana Bianchetti. Função do 1º grau no ensino fundamental: análise de uma proposta envolvendo investigação matemática em sala de aula.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em ensino de ciências e) - Universidade de Passo Fundo.

4.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Vildomar Luiz Tartari. Modelagem matemática: uma proposta para a educação básica.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em ensino de ciências e) - Universidade de Passo Fundo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Sheila Monteli dos Santos.PIBIB Matemátic na UPF: Avaliando uma trajetória. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

2.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Janice Santana da Silva.Avaliação e matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

3.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Daiane Elis Adona.Um estudo sobre o códico de barras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

4.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Dábta Camila Tedesco..A educação matemática e tecnologias.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

5.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Fabiane Marchiori Marcon..O livro didático em questão.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

6.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Roselaine Ferro.Resolução de problemas matemáticos:linguagem escrita e interpretação.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

7.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Keli Pereira Viana.Uma investigação sobre números primos e alguns testes d primalidade.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

8.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Lidiane Alves de Anhaya da Silva.Educação matemática no programa Yacamim:jogos, matemática e sociabilidade.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

9.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Daiane de Oliveira.O uso da criptografia no ensino de matemática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

10.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Paulo Rodrigo Pasquetti.La Hire.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

11.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Milena Caletti Goulart.Dificuldades no ensino da matemática.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

12.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Camille de andrade Coppini.A história da matemática como feramenta de ensino. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

13.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Sabrina Schneider.História da matemática: a contribuição das mulheres para essa ciência.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

14.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Nicanor Antunes.Etnomatemática: a matemática dos construtores civis.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo.

15.
PEREIRA, L. H. F.. Participação em banca de Carine Damasceno.A importância do jogo no processo de ensino e de aprendizagem na matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
PEREIRA, L. H. F.. II Mostra Gaúcha de Validação de Produtos Educacionais e I Encontro Pibid Física - RS. 2016. Universidade de Passo Fundo.

2.
PEREIRA, L. H. F.. 13ª Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional. 2016. Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul.

3.
PEREIRA, L. H. F.. Sessão de diálogos educacionais - VI Jornada Nacional de Educação Matemática e XIX Jornada Regional de Educação Matemática. 2016. Universidade de Passo Fundo.

4.
PEREIRA, L. H. F.. II Semana do conhecimento: Integrando Práticas, Transversalizando Saberes. 2015. Universidade de Passo Fundo.

5.
PEREIRA, L. H. F.. I Mostra de Validação de Produtos Educacionais de Mestrado Profissional. 2014. Universidade de Passo Fundo.

Concurso público
1.
PEREIRA, L. H. F.; Scheffer, N. F.; Moraes. G. B.. Prova de seleção docente. 2017. Universidade de Passo Fundo.

2.
PEREIRA, L. H. F.. Prova de seleção docente. 2014. Universidade de Passo Fundo.

3.
PEREIRA, L. H. F.. Prova de seleção docente. 2014. Universidade de Passo Fundo.

4.
PEREIRA, L. H. F.. Prova de seleção docente. 2013. Universidade de Passo Fundo.

Outras participações
1.
PEREIRA, L. H. F.. I Jornada Nacional de Educação Matemática e XIV Jornada Regional de Educação Matemática. 2006. Universidade de Passo Fundo.

2.
PEREIRA, L. H. F.. Mostra de Iniciação da Universidade de Passo Fundo. 2005. Universidade de Passo Fundo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV Conferência Interamerica de Educação Matemática.Oficina Ativando a memória em grupos da terceira idade do Creati.. 2015. (Outra).

2.
XX Seminário Internacional de Educação.Oficina Ativando a memória em grupos da terceira idade do Creati.. 2015. (Seminário).

3.
V Jornada Nacional de Educação Matemática e XVIII Jornada Regional de Educação Matemática.Ouvinte. 2014. (Outra).

4.
XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Clube de matemática: uma matemática, várias faces.. 2014. (Encontro).

5.
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2013. (Congresso).

6.
Escher e o ensino de geometria em aulas de matemática.Escher e o ensino de geometria em aulas de matemática. 2012. (Outra).

7.
IV Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática. 2012. (Outra).

8.
VI coloquio Internacional sobre Ensenanza de las Matemáticas.Imagens de professores de matemática em chargs e cartuns postados na internet. 2012. (Outra).

9.
VI Coloquio Internacional sobre Ensenanza de las matemáticas. 2012. (Outra).

10.
IX Seminário Nacional de História da matemática.Uma visão da concepção de matemática através dos artigos da Revista do ensino do Rio Grande do Sul (1951 - 1978). 2011. (Seminário).

11.
X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

12.
Encontro Gaúcho de Educação Matemática.O uso da história da matemática em sala de aula: estratégias de como trabalhar e onde encontrar subsídios.. 2009. (Encontro).

13.
VIII Seminário Nacional de História da Matemática.Experiências didático-metodológicas através da história da matemática.. 2009. (Seminário).

14.
Colóquio Osvaldo Sangiorgi.Perfil dos artigos publicados na revista do ensino - RS - período de 1979 a 1978.. 2008. (Outra).

15.
II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação matemática.Quem somos nós, professores de matemática?. 2008. (Outra).

16.
II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação Matemática.O Movimento da Matemática Moderna através dos artigos da Revista do Ensino.. 2008. (Outra).

17.
II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação Matemática..Educação Matemática no Ensino Médio. 2008. (Outra).

18.
II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação Matemática..Investigações em sala de aula.. 2008. (Outra).

19.
I Seminário de Avaliação do Curso de Matemática.Grupo de discussão - Ensino. 2008. (Seminário).

20.
IX Semana Acadêmica da Geografia, IIi Semana Acadêmica da Física e Semana Acadêmica de Matemática..História da Ciências.. 2008. (Outra).

21.
V Congresso Brasileiro de História da Educação. Os artigos publicados na Revista do Ensino do RS sobre o MMM.. 2008. (Congresso).

22.
VIII Encontro Estadual de Estudantes de Universidades Abertas à Terceia Idade..Exercitando a memória.. 2008. (Encontro).

23.
V Seminário Temático do Projeto: A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: Estudos históricos comparativos.. 2008. (Seminário).

24.
13º Encontro da Associação Sul-Rio-grandense de Pesquisadores em Hitória da Educação..O Movimento da Matemática Moderna através de prefácios de livros didáticos dos anos de 1960 e 1970.. 2007. (Encontro).

25.
III Seminário Temático: A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: Estudos Históricos Comparativos.A implantação do movimento da matemática moderna no interior do Rio Grande do Sul.. 2007. (Seminário).

26.
IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. O movimento da matemática moderna através dos artigos da revista do ensino.. 2007. (Congresso).

27.
VII Seminário Nacional e História da Matemática..O Movimento da Matemática Moderna no Rio Grande do Sul.. 2007. (Seminário).

28.
O movimento da matemática moderna no Rio Grande do sul.Seminário Temático - A matemática moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos. 2006. (Seminário).

29.
Participante.I Jornada Nacional de Educação Matemática e XIV Jornada Regional de Educação Matemática. 2006. (Outra).

30.
I Colóquio Brasileiro de História da Matemática e IV Encontro Luso-Brasileiro de História da matemática.História do ensino escolar de matemática no município de Passo fundo. 2004. (Outra).

31.
Seminário de Pesquyisa em Educação da Região Sul.História do ensino escolar de matemática no município de Passo Fundo - Rs. 2004. (Outra).

32.
V Seminário de pesquisa em educação da região sul.História do ensino escolar de matemática no município de Passo Fundo. 2004. (Seminário).

33.
8º Encontro Gaúcho de educação matemática.Potencializando o ensino e aprendizagem de matemática através do uso da história da matemática. 2003. (Encontro).

34.
Forum mundial de educação.Forum Mundial de educação. 2003. (Outra).

35.
II Congresso Internacional de ensino da matemática.Potencializando o ensino de matemática através de recursoso da história da matemática. 2003. (Oficina).

36.
II Congresso Internacional de ensino de matemática. História do ensino de matemática escolar no município de Passo Fundo. 2003. (Congresso).

37.
II Congresso Internacional de ensino de matemática. Matemática na educação de Jovens e adultos. 2003. (Congresso).

38.
II Congresso Internacional de ensino de matemática. Potencializando o ensino de matemática através de recursos da história da matemática. 2003. (Congresso).

39.
II Congresso Internacional de ensino de matemática. História do ensino de matemática escolar no município de Passo Fundo. 2003. (Congresso).

40.
II Fórum do conhecimento.História do ensino escolar de matemática no município de Passo Fundo. 2003. (Outra).

41.
Seminário Internacional de pesquisa em educação matemática.Seminário Internacional de pesquisa em educação matemática. 2003. (Seminário).

42.
V Seminário nacional de História da Matemática.V Seminário Nacional de História da Matemática. 2003. (Seminário).

43.
Forum estadual de licenciaturas em matemática.Forum estadual de licenciaturas em matemática. 2002. (Outra).

44.
IV Seminário de pesquisa em educação da região sul.IV Seminário de pesquisa em eduação da região sul. 2002. (Seminário).

45.
IV Seminário Nacional de história da matemática.IV Seminário Nacional de história da matemática. 2001. (Seminário).

46.
VII encontro gaúcho de educação matemática.VII Encontro gaúcho de educação matemática. 2001. (Encontro).

47.
VII Encontro nacional de educação matemática.VII Encontro nacional de educação matemática. 2001. (Encontro).

48.
III Seminário pesquisa em educação regiaõ sul.III Seminário pesquisa em educação região sul. 2000. (Seminário).

49.
II Semana acadêmcia do ICEG.II Semana acadêmica do ICEG. 2000. (Outra).

50.
X Mostra de iniciação dientífica e II mostra interna de pós-graduação.X Mostra de iniciação científica e II mostra interna de pós-graduação. 2000. (Outra).

51.
III Seminário Nacional de história da matemática.III Seminário Nacional de história da matemática. 1999. (Seminário).

52.
II Seminário de pesquisadores emeducação da região sul.II Seminário de pesquisadores em educação da região sul. 1999. (Seminário).

53.
Seminário de filosofia.Seminário de Filosofia. 1999. (Seminário).

54.
Seminário vozes na escola.Seminário vozes na escola. 1999. (Seminário).

55.
VI Seminário Internacional de Reestruturação Curricular.VI Seminário Internacional de Reestruturação Curricular. 1999. (Seminário).

56.
X Jornada Regional de Educação Matemática.X Jornada Regional de Educação Matemática. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, L. H. F.. VI Jornada Nacional de Educação Matemática e XIX Jornada Regional de Educação Matemática. 2016. (Outro).

2.
PEREIRA, L. H. F.. V Jornada nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de educação Matemática. 2014. (Outro).

3.
PEREIRA, L. H. F.. IV Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática. 2012. (Outro).

4.
PEREIRA, L. H. F.. I Jornada Nacional de Educação Matemática e XIV Jornada de Educação Matemática. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jeferson Canova Rosa. Tecnologias digitais na educação: o uso do blog para o ensino da matemática. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

2.
Izabel Cristina Barbizan. A música como recurso didático-pedagógico, no ensino de razões.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Fundação Regional Integrada - Campus de Erechim. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

3.
Everton Favero. Concepções dos professores sobre história da matemática. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

4.
Everton Favero. Tecendo algumas referências sobre a história da matemática, tendo como indicador um grupo de professores de matemática.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

5.
Magali Zamboni. História da matemática nos livros didáticos. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Janice Santana da Silva. Avaliação e a matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

2.
Maiara Zparoli. A imagem do professor de matemática a partir de charges e cartuns postados na internet. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

3.
Rosimeri Friedrich. Vantagens da utiiização de jogos no ensino da matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

4.
Giovanni Lopes Buhler. O interprete educacional de libras no ato de interpretar e traduzir as ideias matemáticas.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

5.
Eva Janete Freitas Vieira. Ensino de matemática em turmas multisseriadas.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

6.
Lidiane Zotti. A influência da afetividade na aprendizagem matemática.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

7.
Luiz Henrique Ferraz Pereira. Educação matemática no Programa Yacamim: jogos, matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

8.
Carla Regina Picinini. História da matemática: mulheres nesta ciência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

9.
Marina Gargioni de Oliveira. Uma visão sobre a mulher no ensino da matemática,ontem e hoje. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

10.
Flávia Favretto. O ensino da matemática e educação inclusiva de alunos com deficiência.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

11.
Renata Ribeiro. O jogo como subsídio no auxílio a compreensão da matemática.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

12.
Aline Angélica Balbino e Silva. O ensino da matemática frente ao desafio da inclusão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

13.
Simone Tiepo. A indisciplina em aulas de matemática na visão de um grupo d professores do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

14.
Juliana Basso. A educação matemática nos últimos trinta anos: percepções de um grupo de professores da cidade de Sananduva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

15.
Ademilson Facco. Matemática financeira na 7ª série do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

Iniciação científica
1.
Fernanda Langaro. História do ensino escolar de matemática no município de Passo Fundo. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

2.
Fernanda Langaro. História do ensino escolar de matemática no município de Passo Fundo Iniciação Científica 2005. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

3.
Roberta Tamanho. História do ensino escolar no município de Passo Fundo Iniciação Científica 2005. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.

4.
Denize Vieira Santos. História do ensino escolar de matemática no município de Passo Fundo. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Luiz Henrique Ferraz Pereira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
ROSA, C. T. W. ; PEREIRA, L. H. F. ; COTICA, R. P. . Analogias no estudo de eletricidade nos livros didáticos de física. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2016.


Livros e capítulos
1.
PEREIRA, L. H. F.. A matemática na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul. 1ª. ed. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2017.

1.
PEREIRA, L. H. F.. Buscando saberes, construindo fazeres: Matemática e Pibid. In: Patrícia da Silva Valério; Luiz Marcelo Darroz; Maria de Fátima Baptista Betencourt. (Org.). Universidade e Educação Básica. A experiência do Pibid. 1ºed.Passo Fundo: UPF Editora, 2017, v. 1, p. 220-232.


Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, L. H. F.; LOS SILVEIRA,A. . Um jogopara o ensino de geometria. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 23:37:28