João Luiz Bernardes Júnior

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  • Última atualização do currículo em 10/12/2013


É Doutor em Ciências, na área de Sistemas Digitais, Mestre em Engenharia e Engenheiro, graus obtidos na Escola Politécnica da USP em 2010, 2004 e 1999, respectivamente. Atualmente é professor doutor em regime de dedicação integral à docência e pesquisa no curso de sistemas de informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, onde desenvolve pesquisa na área de interação em 3D e suas aplicações em educação e entretenimento, e permanece membro do Laboratório de Tecnologias Interativas da USP. Trabalha com atividades de pesquisa e com desenvolvimento de software desde 1995, atualmente com foco em interação e computação Gráfica, incluindo análise, processamento, síntese de imagens e visualização científica. Anteriormente atuou também na área de simulação de sistemas dinâmicos, tendo como principal aplicação a exploração offshore de petróleo. Tem experiência de ensino em níveis de graduação e pós-graduação desde 2002, em instituições públicas e privadas, nas áreas de computação e engenharia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Luiz Bernardes Júnior
Nome em citações bibliográficas
BERNARDES JÚNIOR, J. L.;Bernardes, João Luiz;Bernardes, João;BERNARDES, JOAO LUIZ

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades.
Av. Arlindo Béttio, 1000
Ermelino Matarazzo
03828-000 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30911008
URL da Homepage: http://each.uspnet.usp.br/site/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, POLI/USP, Brasil.
Título: MODELO ABRANGENTE E RECONHECIMENTO DE GESTOS COM AS MÃOS LIVRES PARA AMBIENTES 3D, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Romero Tori.
Palavras-chave: Interação Humano-Computador; Reconhecimento de Gestos; Ambientes Virtuais e Aumentados; Visão Computacional.
2000 - 2004
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, POLI/USP, Brasil.
Título: Desenvolvimento de um ambiente para a vaisualização tridimensional da dinâmica de risers.,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Clóvis de Arruda Martins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Realidade Virtual; Visualização Científica; Risers; Vórtices; Engenharia de Programação; Detecção de Colisões.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Realidade Virtual.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Visualização Científica.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos / Especialidade: Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Extração de Petróleo e Serviços Correlatos.
1994 - 1998
Graduação em Engenharia Mecânica de Automação e Sistemas.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, POLI/USP, Brasil.
Título: FACT - Ferramenta de Análise de Colisões de Trânsito.
Orientador: Clóvis de Arruda Martins.
1991 - 1993
Ensino Médio (2º grau).
Enid High School.
1983 - 1990
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola de 1o e 2o Grau Barão do Rio Branco.




Formação Complementar


2006 - 2006
Utilizando Ambiente Virtual de Aprendizagem. (Carga horária: 6h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo.
1999 - 1999
Manuseio Armazen. e Det. de Falhas Em Rolamentos. (Carga horária: 4h).
Skf do Brasil.
1999 - 1999
Admnistração do Tempo. (Carga horária: 4h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/RJ.
1999 - 1999
Análise de Valor. (Carga horária: 4h).
Weg Motores Ltda.
1999 - 1999
ISO 9000. (Carga horária: 10h).
Weg Motores Ltda.
1999 - 1999
Controle Estatístico de Processo. (Carga horária: 20h).
Weg Motores Ltda.
1999 - 1999
CLPs de Pequeno e Médio Porte. (Carga horária: 16h).
Weg Motores Ltda.


Atuação Profissional



Weg Motores Ltda, WEG*, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

7/2000 - 2/2001
Serviços técnicos especializados , Engenharia Industrial, Seção de Automação.

Serviço realizado
Automação Industrial.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1995 - 2011
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

07/2011 - Atual
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redes de Computadores
Organização de Computadores Digitais
2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais.

1/2004 - 12/2007
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica (Laboratório)
1995 - 2004
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Mecânica.

2/2002 - 6/2002
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mecânica Geral

Centro Universitário FIEO, UNIFIEO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Atividades

08/2010 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Avançados em Programação
Computação Gráfica
08/2010 - Atual
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arquitetura e Organização de Computadores
02/2010 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagens e Técnicas de Programação II
Linguagens e Técnicas de Programação I

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

7/2006 - Atual
Ensino, Bacharelado Em Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Usabilidade e Interação Humano-Computador
Computação Gráfica
Introdução à Computação
2/2006 - Atual
Ensino, Games: Programação e Produção, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Programação para Games
Programação 3D
Programação em Redes
Game Engines
7/2005 - Atual
Ensino, Bacharelado Em Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica

Instituto Sumaré de Educação Superior, ISES, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

2/2004 - 12/2005
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Programação I
Laboratório de Programação II
Linguagens de Programação
Projeto Integrado V
Projeto Integrado VI
Laboratório de Computação Gráfica
Laboratório de Programação IV
Óptica
2/2004 - 12/2005
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Programação I
Técnicas de Programação III
Técnicas de Programação II
Linguagem e Técnicas de Programação III

Svedala Ltda, SVEDALA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Enegenheiro de Projeto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/1999 - 6/2000
Pesquisa e desenvolvimento .



Linhas de pesquisa


1.
Projeto Mecânico
2.
Análise de Tensões
3.
Exploração Marítima de Petróleo
4.
Realidade Virtual
5.
Análise Mecânica
6.
Mecânica dos Fluidos
7.
Engenharia de Programação
8.
Visualização Científica
9.
Jogos Eletrônicos
10.
Realidade Virtual
11.
Educação


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Natural and 3D Interaction for Information Systems

Descrição: Information Systems often involve large volumes of multidimensional and multimodal data. This data must be visualized, understood and manipulated by users with varied backgrounds. In this context, forms of simplifying the interaction with these systems have considerable importance. Several techniques have shown themselves quite adequate for this. One example is interaction in 3D environments, whether in Virtual Reality or in real environments augmented with computational information. Another is the use of natural interaction, such as the direct use of the user's unencumbered hands, gaze, speech etc. There is also increasing access to commodity devices that support the development of such techniques. This project, then, focuses on the development, evaluation and testing of natural and 3D interaction techniques, systems and devices, particularly in the domains of training and education, scientific visualization, entertainment and health. Its main results must be the innovative interaction techniques themselves, the software tools and devices for their implementation and specially their formal evaluation. This research has an intrinsically multidisciplinary character..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: João Luiz Bernardes Júnior - Coordenador.
2011 - Atual
Gaze Tracking for Interaction and Evaluation

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: João Luiz Bernardes Júnior - Coordenador.
2007 - 2009
FAPESP TIDIA-Ae (fase 2) Aprendizado Eletronico sobre Plataforma de Redes de Alta Velocidade

Descrição: This project proposes the participation of Interlab, Interactive Technologies Laboratory, at Escola Politécnica of USP, as LDA in "Projeto TIDIA Ae - FASE II". For this purpose, besides acting collaboratively in software R&D activities, as later appointed by the project's Management Comitee, Interlab is presenting proposals of exploratory R&D activities and of development of learning activities. The first consists in the development of an experimental teleconference system enriched with augmented reality technology, integrating a real lecturer (video-avatar) in a three-dimensional virtual environment in real time, allowing studies and experiments in interface solutions, in new learning applications and in the integration of this new technology with the TIDIA/Ae system. The latter proposes the creation of a virtual interactive course on 3D omputer graphics on the TIDIA/Ae platform, based on Java 3D and game development technology, and using tools developed at Interlab and currently hosted at FAPESP's "TIDIA Incubadora Virtual". These tools are Interlab 3D and enJine..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: João Luiz Bernardes Júnior - Integrante / Romero Tori - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
2003 - 2009
enJine

Descrição: O enJine é um engine escrito na linguagem Java para o desenvolvimento de jogos multi-usuários em rede. Entre as suas características, destacam-se: Fornecer serviços de entrada do usuário, vídeo, áudio e rede; Apresentar uma abstração das entidades de alto nível do jogo tais como jogador, personagem etc.; Baixo acoplamento entre as classes centrais e a tecnologia de implementação; Voltado para o desenvolvimento de jogos de aventura, ação e RPG, buscando oferecer recursos adequados para aplicações de jogos em educação. O FootBot é um jogo de futebol entre robôs, criado para utilizar o enJine. No protótipo atualmente em desenvolvimento dois jogadores conectados em uma rede local ou através da Internet podem se enfrentar, utilizando robôs criados em um Editor de Robôs e mapas configuráveis.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (3) .

Integrantes: João Luiz Bernardes Júnior - Integrante / Romero Tori - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
Número de produções C, T & A: 2
2000 - 2004
Desenvolvimento de um Ambiente para Visualização Tridimensional da Dinâmica de Risers

Descrição: The importance of offshore oil exploration (and of the risers used in this activity) cannot be argued and a better understanding of the dynamics of these structures has been resulting from constant research, generating large volumes of data, often describing phenomena of difficult comprehension. In this project, a portable software environment is developed that combines virtual reality and scientific visualization to improve the understanding of this data. The environment, christened RiserView, allows the composition of, and navigation within, tridimensional scenes including risers, the floor and surface of the ocean and ships, buoys and other structures, each with its own dynamics. Detection of collisions between risers and the visualization of the flow in their neighborhood (to study vortex shedding and the resulting fluid structure interaction) are featured as well..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: João Luiz Bernardes Júnior - Integrante / Clóvis de Arruda Martins - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
1998 - 1998
Comportamento dinâmico global tridimensional em resposta a carregamentos externos de cabos umbilicais e tubos flexíveis.

Descrição: Aperfeiçoar e desenvolver modelos matemáticos bidimensionais que representem as respostas estáticas e dinâmicas de cabos umbilicais e risers flexíveis sujeitos aos carregamentos externos ambientais, levando em conta o efeito da rigidez flexional. Elaborar um programa para microcomputador para análise do comportamento estático e dinâmico bidimensional de cabos umbilicais e tubos flexíveis que execute em ambiente Windows. O programa que foi desenvolvido recebeu o nome de Poliflex..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: João Luiz Bernardes Júnior - Integrante / Clóvis de Arruda Martins - Coordenador.
Financiador(es): Pirelli S/A Companhia Industrial Brasileira - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
1995 - 1997
Comportamento dinâmico global bidimensional em resposta a carregamentos externos de cabos umbilicais e tubos flexíveis.

Descrição: Desenvolver modelos matemáticos tridimensionais para representar as respostas estáticas e dinâmicas de cabos umbilicais e risers flexíveis sujeitos aos carregamentos externos ambientais, levando em conta o efeito da rigidez flexional. Elaborar um programa para microcomputador para análise do comportamento estático e dinâmico tridimensional de cabos umbilicais e tubos flexíveis que execute em ambiente Windows. O programa que foi desenvolvido recebeu o nome de Poliflex 3D..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: João Luiz Bernardes Júnior - Integrante / Clóvis de Arruda Martins - Coordenador.
Financiador(es): Pirelli S/A Companhia Industrial Brasileira - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de desenvolvimento


2004 - 2005
Visualizador de Objetos Moleculares

Descrição: VOM é uma ferramenta para a visualização e construção de objetos moleculares. As informações como posição, tipo de átomo, conectividade destes, são lidas de arquivos no formato PDB. O sistema está sendo desenvolvido na plataforma Java 2 com a API JOGL. Esta característica permite o aplicativo ser executado em navegadores de internet e ser utilizado para o ensino a distância de conceitos de química.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: João Luiz Bernardes Júnior - Integrante / Romero Tori - Integrante / Roberto Bianchini - Integrante / Marcelo Giordan - Coordenador / Jackson Góis - Integrante / Taciana Montes - Integrante / Yuri Correa - Integrante / Renato Angrisani - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
1996 - 1996
Metodologia para Análise e Projeto de SCR (Steel Catenary Riser) com Desenvolviemtno de Software Dedicado

Descrição: Desenvolvimento de uma metodologia de projeto visando o emprego de tubos de aço, instalados sob a forma de catenária, para escoamento da produção de petróleo em instalações offshore e incorporação da metodologia desenvolvida em um software dedicado, que foi batizado como SteelCat.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: João Luiz Bernardes Júnior - Integrante / Clóvis de Arruda Martins - Coordenador.
Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Remuneração.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Realidade Aumentada.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Realidade Virtual.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Visualização Científica.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Best of SBGames 2007 - Robot Arena: An augmented reality platform for game development, SBC, ACM.
2007
Best of SBGames 2007 - Integrating the Wii controller with enJine: 3D interfaces extending the frontiers of a didactic game engine, SBC, ACM.
2006
Menção Honrosa na categoria Melhor Implementacao pele Orientacao do Projeto de Formatura Formatura We A.R. Dancin: Desenvolvimento de Jogos utilizando Realidade Aumentada, Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli-USP.
2005
Menção Honrosa na categoria Melhor Implementacao pele Orientacao do Projeto de Formatura Formatura Desenvolvimento de um jogo de estratégia em tempo real utilizando como metodologia o Processo Unificado, Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli-USP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANCHES, S. R. R.2012SANCHES, S. R. R. ; TOKUNAGA, Daniel Makoto ; CORREA, C. ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; TORI, Romero . Sistemas Imersivos que Utilizam Avatares baseados em Vídeo: visão geral e implementação de um sistema simplificado. Tendências e Técnicas em Realidade Virtual e Aumentada, v. 2, p. 93-123, 2012.

2.
Bernardes, João2011 Bernardes, João ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Comprehensive Model and Image-Based Recognition of Hand Gestures for Interaction in 3D Environments. The International Journal of Virtual Reality, v. 10, p. 11-23, 2011.

3.
TORI, Romero2011TORI, Romero ; NAKAMURA, Ricardo ; NUNES, F. L. S. ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; FERREIRA, M. A. V. G. ; RANZINI, E. . Interlab: Interactive Technologies Laboratory. SBC Journal on 3D Interactive Systems, v. 2, p. 94-97, 2011.

4.
CALIFE, Daniel2009CALIFE, Daniel ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; TORI, Romero . Robot Arena. Computers in Entertainment : CIE, v. 7, p. 1, 2009.

5.
Bernardes, João2009 Bernardes, João ; NAKAMURA, Ricardo ; CALIFE, Daniel ; Tokunaga, Daniel ; TORI, Romero . Integrating the Wii controller with enJine. Computers in Entertainment : CIE, v. 7, p. 1, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; TORI, Romero ; NAKAMURA, Ricardo ; CALIFE, Daniel ; TOMOYOSE, Alexandre Nascimento . Augmented Reality Games. In: Wirman Hanna; Olli Leino. (Org.). Extending Experiences: Structure, analysis and design of computer game player experience.. 1ed.Lapland: Lapland University Press, 2008, v. 1, p. 228-246.

2.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; MIRANDA, Fábio ; CALIFE, Daniel ; MOSCATO, Lucas ; TORI, Romero . OpenCV. In: Alexandre Cardoso; Claudio Kirner; Edgard Lamounier; Judith Kelner. (Org.). Tecnologias para o desenvolvimentode sistemas de realidade virtual e aumentada. 1ed.Recife: Editora Universitaria da UFPE, 2007, v. 1, p. 111-135.

3.
BIANCHINI, Roberto Cezar ; TOMOYOSE, Alexandre Nascimento ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Panda3D. In: Alexandre Cardoso; Cláudio Kirner; Edgard Lamounier; Judith Kelner. (Org.). Tecnologias para o desenvolvimentode sistemas de realidade virtual e aumentada. 1ed.Recife: Editora Universitaria da UFPE, 2007, v. 1, p. 159-176.

4.
TORI, Romero ; NAKAMURA, Ricardo ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; BIANCHINI, Roberto Cezar ; JACOBER, Eduardo ; CALIFE, Daniel ; TOMOYOSE, Alexandre Nascimento . Jogos e Entretenimento com Realidade Virtual e Aumentada. In: Cláudio Kirner; Robson Siscouto. (Org.). Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. 1ed.Porto Alegre: SBC, 2007, v. 1, p. 192-222.

5.
BIANCHINI, Roberto Cezar ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; CUZZIOL, Marcos ; JACOBER, Eduardo ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Jogos Eletrônicos e Realidade Virtual. In: Romero Tori; Cláudio Kirner. (Org.). Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. 2ed.Porto Alegre: SBC, 2006, v. 1, p. 199-219.

6.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; BIANCHINI, Roberto ; CUZZIOL, Marcos ; JACOBER, Eduardo ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Jogos Eletrônicos e Realidade Virtual. In: Kirner, C.; Tori, R.. (Org.). Realidade Virtual: Conceitos e Tendências. 1ed.São Paulo: Mania de Livro, 2004, v. 1, p. 159-176.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Jogos e Múltiplos Cores Parte 2. Revista Game Master, São Paulo, p. 80, 01 abr. 2009.

2.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Jogos e Múltiplos Cores Parte 1. Revista Game Master, São Paulo, p. 78, 01 fev. 2009.

3.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Usando Engines Parte 2. Revista Game Master, p. 78, 01 ago. 2008.

4.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Usando Engines Parte 1. Revista Game Master, São Paulo, p. 78, 01 jul. 2008.

5.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Games 3.0. Revista Game Master, São Paulo - SP, , v. 31, p. 74 - 74, 01 ago. 2007.

6.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Pouco realistas mas com muito estilo. Revista Game Master, São Paulo - SP, , v. 27, p. 16 - 16, 01 abr. 2007.

7.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . DirectX 10 - Parte 2. Revista Game Master, São Paulo - SP, , v. 23, p. 18 - 18, 01 dez. 2006.

8.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . DirectX 10. Revista Game Master, São Paulo - SP, , v. 22, p. 16 - 16, 01 nov. 2006.

9.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Acessibilidade sem preconceito. Revista Game Master, São Paulo - SP, , v. 21, p. 20 - 20, 01 out. 2006.

10.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Using Game Development and Java 3D to Teach Computer Graphics. Game Career Guide, USA, p. 1 - 6, 26 jul. 2006.

11.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Quando jogar vira coisa séria. Revista Game Master, São Paulo - SP, , v. 17, p. 15 - 15, 01 jun. 2006.

12.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Objetos Reais e Virtuais. Revista Game Master, São Paulo - SP, , v. 14, p. 15 - 15, 01 mar. 2006.

13.
CALÇADA, Leandro ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Revolution - O que diz o especialista (entrevista). Revista Game Master, São Paulo - SP, , v. 10, p. 22 - 23, 01 nov. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SONNINO, ROBERTO ; MATSUMURA, KEILA KEIKO ; BERNARDES, JOAO LUIZ ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Fusion4D: 4D Unencumbered Direct Manipulation and Visualization. In: 2013 XV Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), 2013, Cuiabá - Mato Grosso. 2013 XV Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2013. p. 134.

2.
NAKAMURA, Ricardo ; Lago, L. ; Carneiro, A. ; Cunha, A. ; Ortega, F. ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; TORI, Romero . 3PI experiment: immersion in third-person view. In: SIGGRAPH - International Conference on Computer Graphics and Interactive Techniques, 2010, Los Angeles. Proc. ACM SIGGRAPH Symp. on Video Games. New York, NY: ACM, 2010. p. 43-48.

3.
TOKUNAGA, Daniel Makoto ; SANCHES, S. R. R. ; TRIAS, L. P. ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Video-Based Microfacet-Billboard Avatar for Educational Immersive Teleconference Systems. In: XI Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2009, Porto Alegre. Proceedings SVR 2009. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009. v. 1. p. 199-209.

4.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Design and implementation of a flexible hand gesture command interface for games based on computer vision. In: VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2009, Rio de Janeiro. Proceedings of the VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment - Computing Track, 2009.

5.
TORI, Romero ; Marques, F. ; NAKAMURA, Ricardo ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; TOKUNAGA, Daniel Makoto . Design de Interação para um Atlas Virtual de Anatomia Usando Realidade Aumentada e Gestos. In: Interaction South America 09, 2009, São Paulo. Proceedings of Interaction South America 09. São Paulo: IXDA Brasil, 2009.

6.
CALIFE, Daniel ; TOMOYOSE, Alexandre Nascimento ; SPINOLA, Diego ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; TORI, Romero . Robot ARena: Infrastructure for Applications Involving Spatial Augmented Reality and Robots. In: IX Symposium on Virtual and Augmented Reality - SVR2007, 2007, Petrópolis - RJ. Proceedings of The IX Symposium on Virtual and Augmented Reality. SBC: Porto Alegre, 2007. v. 1. p. 92-99.

7.
TSUDA, Fernando ; HOKAMA, Paula ; RODRIGUES, Thiago ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Integration of jARToolKit and enJine: extending with AR the potential use of a didactic game engine. In: IX Symposium on Virtual and Augmented Reality - SVR2007, 2007, Petrópolis - RJ. Proceedings of The IX Symposium on Virtual and Augmented Reality. SBC: Porto Alegre, 2007. v. 1. p. 51-69.

8.
CALIFE, Daniel ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; TORI, Romero . Robot ARena: an Augmented Reality Platform for Game Development. In: VI Simpósio Brasieliro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital, 2007, São Leopoldo - RS. Anais do VI Simpósio Brasieliro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital, 2007. v. 1.

9.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; NAKAMURA, Ricardo ; CALIFE, Daniel ; TOKUNAGA, Daniel Makoto ; TORI, Romero . Integrating the Wii controller with enJine: 3D interfaces extending he frontiers of a didactic game engine. In: VI Simpósio Brasileiro de Jogos para Compuitador e Entretenimento Digital, 2007, São Leopoldo - RS. Anais do VI Simpósio Brasileiro de Jogos para Compuitador e Entretenimento Digital. Porto ALegre: SBC, 2007. v. 1.

10.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; SILVEIRA, Lauro M Y ; MARTINS, Clóvis de Arruda . Riserview: an open source, multiplatform post-processing tool for the visualization and analysis of riser dynamics. In: 25th International Conference on Offshore Mechanics and Arctic Engineering, 2006, Hamburgo. Proceedings of OMAE2006, 2006.

11.
TORI, Romero ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; NAKAMURA, Ricardo . Teaching Introductory Computer Graphics Using Java 3D, Games, and Customized Software: A Brazilian Experience. In: SIGGRAPH 2006 - The 33rd International Conference and Exibition on Computer Graphics and Interactive Techniques - Educators Program, 2006, Boston. SIGGRAPH 2006 - Conference Select CD. New York: ACM SIGGRAPH, 2006.

12.
TORI, Romero ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; NAKAMURA, Ricardo . Ferramentas e metodologia para ensino de fundamentos de computação gráfica em cursos da área de computação. In: XIX Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing, 2006, Manaus - AM. Proceedings of XIX Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing (SIBGRAPI 2006). Porto Alegre: SBC, 2006. v. 1.

13.
NAKAMURA, Ricardo ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; TORI, Romero . enJine: Architecture and Application of an Open-Source Didactic Game Engine. In: V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES 2006), 2006, Recife - PE. DIGITAL PROCEEDINGS of the V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. Porto Alegre: SBC, 2006. v. 1.

14.
NAKAMURA, Ricardo ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; TORI, Romero . Using a Didactic Game Engine to Teach Computer Science (Tutorial). In: V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES 2006), 2006, Recife - PE. DIGITAL PROCEEDINGS of the V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. Porto Alegre: SBC, 2006. v. 1.

15.
ALMEIDA, Danilo G. ; BIANCHINI, Roberto Cezar ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Uso de Shaders e Normal Mapping nos jogos de nova geração, com um foco no Design de personagens (Tutorial). In: IV Brazilian Games and Digital Entertainment Workshop, 2005, São Paulo. Proceedings SBGAMES 2005, 2005.

16.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; MARTINS, Clóvis de Arruda . Development of an environment for 3D visualization of riser dynamics. In: VII Symposium on Virtual Reality, 2004, São Paulo. SVR 2004 : proceedings. São Paulo: SBC, 2004. v. 1. p. 88-99.

17.
NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; BIANCHINI, Roberto ; JACOBER, Eduardo . A Practical Study on the Usage of a Commercial Game Engine for the Development of Educational Games. In: II Brazilian Workshop on Games and Digital Entertainment, 2003, Salvador. WJOGOS'03 Proceedings, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERRARI, A. ; Bernardes, João . Desenvolvimento de uma camada de interface para comunicação com sistemas rastreadores de olhar. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2013, São Carlos. CD Online do SIICUSP, 2013.

2.
BERNARDES, V. ; Bernardes, João . Reconhecimento de gestos e manipulação de objetos em ambientes 3D. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2013, São Carlos. CD Online do SIICUSP, 2013.

3.
FERRARI, A. ; DECKERT, F. ; Morandini, M. ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Construção de um Rastreador de Olhar de Baixo Custo e Software Open-Source para Uso em Interação. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2012, São Paulo. Resumos do XX SIICUSP, 2012.

4.
DECKERT, F. ; FERRARI, A. ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; Morandini, M. . Uso de Rastreador de Olhar de Baixo Custo para Análise de Usabilidade. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2012, São Paulo. Resumos do XX SIICUSP, 2012.

5.
TOKUNAGA, Daniel Makoto ; VICENTIM, Alexandre Picelli ; MUTO, Marcos Massaharo ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; TORI, Romero . GESKTOP 3D: Explorando novas formas de interação 3D baseadas em gestos. In: X Symposium on Virtual and Augmented Reality - SVR 2008, 2008, João Pessoa. proceedings of The X Symposium on Virtual and Augmented Reality. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008. p. 125-128.

6.
EMMERICH, Luiz Eduardo Freire ; TANAKA, Dennis Akihiko ; KAMAKURA, Felipe de Aguiar ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Building the Network Module for a Didactic Game Engine. In: V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES 2006), 2006, Recife - PE. DIGITAL PROCEEDINGS of the V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. Porto Alegre: SBC, 2006. v. 1.

7.
TSUDA, Fernando ; HOKAMA, Paula ; RODRIGUES, Thiago Moreira ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Integração do JARToolkit com um Engine Didático para a Criação de Jogos usando Realidade Aumentada. In: II Workshop de Aplicações de Realidade Virtual (WARV 2006), 2006, Recife - PE. Anais do II Workshop de Aplicações de Realidade Virtual (WARV 2006). Recife: UFPE, 2006. v. 1.

8.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; DIAS, Jeferson de Souza ; TORI, Romero . Exploring Mixed Reality User Interfaces for Eletronic Games. In: IV Brazilian Games and Digital Entertainment Workshop, 2005, São Paulo. WJogos 2005 Conference Proceedings, 2005. v. 1. p. 353-358.

9.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Using Electronic Games to Teach Computer Graphics with a Top-Down Approach. In: XVI Simpósio Brasleiro de Informática na Educação, 2005, Juíz de Fora. Anais do SBIE 2005, 2005.

10.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; NAKAMURA, Ricardo ; DIAS, Jeferson de Souza ; TORI, Romero . InterlabGames: Portal de Pesquisa de Entretenimento Digital. In: II Workshop TIDIA, 2005, São Paulo. Anais das Sessões Técnicas da Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais II Workshop Tidia, 2005. p. 28-31.

11.
BIANCHINI, Roberto Cezar ; TORI, Romero ; GIORDAN, Marcelo ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; GÓIS, Jackson . VOM - Visualizador de Objetos Moleculares. In: II Workshop TIDIA, 2005, São Paulo. Anais das Sessões Técnicas da Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais II Workshop Tidia, 2005. p. 50-53.

12.
NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; BIANCHINI, Roberto Cezar ; JACOBER, Eduardo Costa . enJine: engine para jogos 3D multi-usuários em Java. In: II Workshop TIDIA, 2005, São Paulo. Anais das Sessões Técnicas da Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais II Workshop Tidia, 2005. p. 10-14.

13.
GIORDAN, Marcelo ; GÓIS, Jackson ; TORI, Romero ; BIANCHINI, Roberto ; MONTES, Taciana ; CORREA, Yuri ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Visualização de objetos moleculares: interfaces de ensino, pesquisa e extensão entre a Educação em Química e a Engenharia de Software. In: XV Simpósio Brasleiro de Informática na Educação, 2004, Manaus. Anais do XV SBIE, 2004. v. 1. p. 687-689.

14.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; TORI, Romero ; JACOBER, Eduardo ; NAKAMURA, Ricardo ; BIANCHINI, Roberto . A Survey on Networking for Massively Multiplayer Online Games. In: II Brazilian Workshop on Games and Digital Entertainment, 2003, Salvador. WJOGOS'03 Proceedings, 2003.

15.
NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero ; JACOBER, Eduardo ; BIANCHINI, Roberto ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Development of a game engine using Java.. In: II Brazilian Workshop on Games and Digital Entertainment, 2003, Salvador. WJOGOS'03 Proceedings, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Design and implementation of a flexible hand gesture command interface for games based on computer vision. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Integration of jARToolKit and enJine: extending with AR the potential use of a didactic game engine. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Um protótipo de ferramenta para visualização de estruturas internas de edificações em RA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Lazer, mercado e produtividade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; SILVEIRA, Lauro M Y ; MARTINS, Clóvis de Arruda . RISERVIEW: AN OPEN SOURCE, MULTIPLATFORM POST-PROCESSING TOOL FOR THE VISUALIZATION AND ANALYSIS OF RISER DYNAMICS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; CALIFE, Daniel . Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Jogos Eletrônicos em Realidade Aumentada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Jogos Eletrônicos em Realidade Aumentada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Jogos Eletrônicos em Realidade Aumentada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Using a Didactic Game Engine to Teach Computer Science (Tutorial). 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . enJine: Architecture and Application of an Open-Source Didactic Game Engine. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Building the Network Module for a Didactic Game Engine. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Using Electronic Games to Teach Computer Graphics with a Top-Down Approach. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; DIAS, Jeferson de Souza ; TORI, Romero . Exploring Mixed Reality User Interfaces for Eletronic Games. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; MARTINS, Clóvis de Arruda . Development of an environment for 3D visualization of riser dynamics. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Criação de Jogos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; NAKAMURA, Ricardo . Desenvolvimento de Engines de Jogos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; TORI, Romero ; JACOBER, Eduardo Costa ; NAKAMURA, Ricardo ; BIANCHINI, Roberto Cezar . A Survey on Networking for Massively Multiplayer Online Games. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Jogos Massively Multiplayer. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Modelo abrangente e reconhecimento de gestos com as mãos livres para ambientes 3D 2010 (Tese de Doutorado).

2.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; MARTINS, Clóvis de Arruda . Desenvolvimento de um ambiente para visualização tridimensional da dinâmica de risers. São Paulo: EPUSP, 2004 (Dissertação de Mestrado).

3.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; NAKAMURA, Ricardo ; MARTINS, Clóvis de Arruda . FACT : ferramenta de análise de colisões de trânsito 1998 (Trabalho de Conclusão de Curso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
NAKAMURA, Ricardo ; TUPY, F. ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Heart Balance. 2013.

2.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; FALLICO, G. . KinectVIDA. 2012.

3.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Gestures2Go. 2010.

4.
GIORDAN, Marcelo ; TORI, Romero ; BIANCHINI, Roberto ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; GÓIS, Jackson ; MONTES, Taciana ; CORREA, Yuri ; ANGRISANI, Renato . Visualizador de Objetos Moleculares. 2005.

5.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; MARTINS, Clóvis de Arruda . RiserView 1.0. 2004.

6.
MARTINS, Clóvis de Arruda ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Poliflex 3D. 1999.

7.
MARTINS, Clóvis de Arruda ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. . STEELCAT 1.0. 1998.

8.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; NAKAMURA, Ricardo . FACT: Ferramenta de Análise de Colisões de Trânsito. 1998.

9.
MARTINS, Clóvis de Arruda ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. . POLIFLEX 1.0. 1997.

Trabalhos técnicos
1.
Bernardes, João . Revisão de Artigos para o Periódico ACM Computers in Entertainment. 2013.

2.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Membro do Comitê de Programa no Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2013.

3.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Revisão de Trabalhos submetidos à 64a. Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2012.

4.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Revisão de Trabalhos para o V Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação. 2012.

5.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Parecer sobre Projeto de Iniciação Científica Edital PIC 2012/2013. 2012.

6.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . TPC Member and Technical Session Chair for the Computing Track in the Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. 2012.

7.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Membro do Comitê de Programa no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2012.

8.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Membro do Comitê de Programa no Workshop de Informática na Educação. 2012.

9.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Revisão de Artigos para o Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2012.

10.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Parecer sobre a monografia para conclusão do curso de SI na EACH-USP entitulada 'Visualização de Informação aplicada à compreensão de resultados de Recuperação de Imagens Baseada em Conteúdo' do aluno Davi Rodrigues. 2012.

11.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Parecer sobre a monografia para conclusão do curso de SI na EACH-USP entitulada 'Projeto Mandala: Construção de Interfaces Interativas para Avaliação de Estilos de Aprendizagem' do aluno Márcio Alves de Oliveira. 2012.

12.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Parecer sobre a monografia para conclusão do curso de SI na EACH-USP entitulada 'Aplicações de Realidade Virtual para Treinamento Médico: a Técnica de Shutter Glasses' da aluna Marcela Afonso. 2012.

13.
Bernardes, João . Revisão de Artigos para o evento International Conference of Automation. 2011.

14.
Bernardes, João . Revisão de Artigos para o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2011.

15.
Bernardes, João . Revisão de Artigos para o Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente. 2011.

16.
Bernardes, João . Parecer sobre as Semelhanças entre Jogos Sociais das Empresas Zynga e Vostu. 2011.

17.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Revisão de Trabalhos submetidos à 634a. Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2011.

18.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Parecer sobre a monografia de estágio na EACH-USP entitulada 'Simulador para Testes Unitários e Integrados de Software' da aluna Alexandra Matsuyama. 2011.

19.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Parecer sobre a monografia para conclusão do curso de SI na EACH-USP entitulada 'Programação Dinâmica em Tempo Real para resolver MDPs na modelagem do problema de controle de tráfego' do aluno Raucer Curdulino. 2011.

20.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Parecer sobre a monografia de Estágio na EACH-USP entitulada 'Implantação de sistemas para faturamento eletrônico e troca eletrônica de dados' do aluno Rudá Monteiro. 2011.

21.
Bernardes, João . Revisão de Artigos para o Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2010.

22.
Bernardes, João . Revisão de Artigos para o evento International South America. 2009.

23.
Bernardes, João . Revisão de Artigos para o Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. 2009.

24.
Bernardes, João . Revisão de Artigos para o Congresso Brasileiro de Automática. 2008.

25.
Bernardes, João . Revisão de Artigos para o Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2007.

26.
Bernardes, João . Revisão de Artigos para o Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. 2007.

27.
Bernardes, João . Revisão de Artigos para o Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2006.

28.
Bernardes, João . Revisão de Artigos para o Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. 2006.

29.
Bernardes, João . Revisão de Artigos para o Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Programação em C++ para Iniciantes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Seminário de Criação de Games EDUCINE: Desenvolvimento de Jogos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Bernardes, João. Participação em banca de Renata Cristina Barros Madeo. Máquinas de Vetores Suporte e a Análise de Gestos: incorporando aspectos temporais. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP.

Qualificações de Doutorado
1.
TORI, Romero; REALI, A. H.; BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Daniel Makoto Tokunaga. Reconstrução Tridimensional em Tempo Real de Objetos Dinâmicos Baseada em Registro e Acumulação de Nuvens de Pontos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da USP.

Qualificações de Mestrado
1.
Bernardes, João. Participação em banca de DANILO MUTTI. COVERAGE BASED DEBUGGING VISUALIZATION. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP.

2.
Morandini, M.; BERNARDES JÚNIOR, J. L.; Anacleto, J.. Participação em banca de Thiago A. Coleti. Desenvolvimento de um Framework para apoiar Avaliação de Usabilidade de Sistemas Gráficos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP.

3.
DIGIAMPIETRI, L. A.; BERNARDES JÚNIOR, J. L.; PERES, S. M.. Participação em banca de Daniel Marques Gomes de Morais. Um Modelo Computacional para a Simulação de Sistemas de Transporte Urbano. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Renato Soeiro. Projeto Kuran. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Produção e Programação de Games) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo.

2.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Philip Mangione. Projeto Kuran. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Produção e Programação de Games) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo.

3.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Daniel Jorge Achkar e Souza. Projeto Gambaru. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Produção e Programação de Games) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo.

4.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Marcelo Pereira Rocha. Projeto Gambaru. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Produção e Programação de Games) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo.

5.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Thaís Juliana de Barros. Projeto Gambaru. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Produção e Programação de Games) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Abner C. Goncalves.Sistema de Pedágio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário FIEO.

2.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Felipe Araujo Menegassi.Sistema de Pedágio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário FIEO.

3.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Gilson Gomes de Andrade.Sistema de Pedágio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário FIEO.

4.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Giovanni Gomes Saraiva.Sistema de Pedágio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário FIEO.

5.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Ramon Mendes Vilela.Sistema de Pedágio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário FIEO.

6.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Bryan Aki Matos Homma.Implementação e Análise de Algoritmos de Busca para o problema Pathfinding em Cenário 3D. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário FIEO.

7.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Fagner V. Rotter de Almeida.Implementação e Análise de Algoritmos de Busca para o problema Pathfinding em Cenário 3D. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário FIEO.

8.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Aline Januszkiewicz Lopes.Jogos Eletrônicos na Aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário FIEO.

9.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Barbara de Oliveira Lopes.Jogos Eletrônicos na Aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário FIEO.

10.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de MARCELO SILVA OLIVEIRA ARANHA FRÓES.Interação gestual em ambientes interativos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Faculdade SENAC de Ciências Exatas e Tecnologia.

11.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Rodrigo Carandina.Suporte a jogos multi-usuário em engine 3D para dispositivos móveis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Faculdade SENAC de Ciências Exatas e Tecnologia.

12.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Thiago Martins.Suporte a jogos multi-usuário em engine 3D para dispositivos móveis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Faculdade SENAC de Ciências Exatas e Tecnologia.

13.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Fernando Tsuda.We A.R. Dancin': Desenvolvimento de Jogos utilizando Realidade Aumentada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

14.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Paula Morita Hokama.We A.R. Dancin': Desenvolvimento de Jogos utilizando Realidade Aumentada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

15.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Thiago Moreira Rodrigues.We A.R. Dancin': Desenvolvimento de Jogos utilizando Realidade Aumentada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

16.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de David Chabab.Aplicação de Engenharia de Software e Game Design no Desenvolvimento de um Jogo Eletrônico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Faculdade SENAC de Ciências Exatas e Tecnologia.

17.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Dennis Akihiko Tanaka.Desenvolvimento do Módulo de Redes de um Engine Didático. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

18.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Felipe de Aguiar Kamakura.Desenvolvimento do Módulo de Redes de um Engine Didático. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

19.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Luiz Eduardo Freire Emmerich.Desenvolvimento do Módulo de Redes de um Engine Didático. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

20.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Rodrigo Carvalhedo Petriche.Desenvolvimento do Módulo de Redes de um Engine Didático. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

21.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Giuliano Carvalho de Oliveira.Jogo de estratégia em tempo real. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

22.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Gustavo Matsumoto Rosendo dos Santos.Jogo de estratégia em tempo real. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

23.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Rafael Tadeu Ayres.Jogo de estratégia em tempo real. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

24.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Roberto Soares Caldas.Jogo de estratégia em tempo real. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

25.
BERNARDES JÚNIOR, J. L.. Participação em banca de Danilo Camacho Martinez Gouvea.Design de Jogos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto Sumaré de Educação Superior.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Brazilian Symposium on Digital Games and Entertainment. 2012. (Simpósio).

2.
V Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação.Avaliação dos trabalhos apresentados. 2012. (Oficina).

3.
ENCOINFO.Tecnologias Interativas em Entretenimento, Educação e Saúde. 2012. (Encontro).

4.
Palestra FIAP: Jogos Eletrônicos e Computação.Jogos Eletrônicos e Computação. 2012. (Outra).

5.
Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Científica. 2011. (Oficina).

6.
2nd ITU-USP Workshop on Gaze Tracking and Interaction.Possible applications of gaze tracking in virtual and augmented reality for education, entertainment and health. 2011. (Oficina).

7.
VIII Brazilian Symposium on Digital Games and Entertainment.Design and implementation of a flexible hand gesture command interface for games based on computer vision. 2009. (Simpósio).

8.
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2009.Diversos Trabalhos. 2009. (Outra).

9.
VII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES 2008). 2008. (Simpósio).

10.
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2008.Diversos Trabalhos. 2008. (Outra).

11.
IX Symposium on Virtual and Augmented Reality - SVR2007.Integration of jARToolKit and enJine: extending with AR the potential use of a didactic game engine. 2007. (Simpósio).

12.
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2007.Diversos Trabalhos. 2007. (Outra).

13.
25th International Conference on Offshore Mechanics and Arctic Engineering. Riserview: an open source, multiplatform post-processing tool for the visualization and analysis of riser dynamics. 2006. (Congresso).

14.
V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES 2006).enJine: Architecture and Application of an Open-Source Didactic Game Engine. 2006. (Simpósio).

15.
Workshop de Informática e Computação Aplicada - WICA'06.Jogos em Realidade Aumentada. 2006. (Oficina).

16.
Semana da Informática UNIP Alphaville.Jogos em Realidade Aumentada. 2006. (Outra).

17.
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2006.Diversos Trabalhos. 2006. (Outra).

18.
Semana da Informática UNIP Paraíso.Jogos em Realidade Aumentada. 2006. (Outra).

19.
Game Days 2006.Jogos em Realidade Aumentada. 2006. (Outra).

20.
Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment.Uso de Shaders e Normal Mapping nos jogos de nova geração, com um foco no Design de personagens. 2005. (Simpósio).

21.
XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Using Electronic Games to Teach Computer Graphics with a Top-Down Approach. 2005. (Simpósio).

22.
II Workshop Brasileiro de Tecnologias para Colaboração. 2005. (Oficina).

23.
V Semana da Informática.Criação de Jogos. 2004. (Seminário).

24.
Seminário de Criação de Games.Criação de Jogos. 2004. (Seminário).

25.
VII Symposium on Virtual Reality.Development of an environment for 3D visualization of riser dynamics. 2004. (Simpósio).

26.
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2004.(Avaliador). 2004. (Outra).

27.
Conferência de Desenvolvedores de Jogos - Gametech 2004.Desenvolvimento de Engines de Jogos. 2004. (Outra).

28.
Seminários Interlab Games: Introdução ao Mercado de Jogos / Jogos Massively Multiplayer.Jogos MMO. 2003. (Seminário).

29.
IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web - WebMídia 2003. 2003. (Simpósio).

30.
14th Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing - SIBGRAPI 2001. 2001. (Simpósio).

31.
4th SBC Symposium on Virtual Reality - SVR 2001. 2001. (Simpósio).

32.
7o. Simpósio Brasileiro de Sistemas Miltimídia e Hiperm;idia - SBMídia 2001. 2001. (Simpósio).

33.
4o. Workshop sobre fatores humanos em Sistemas Computacionais - IHC 2001. 2001. (Oficina).

34.
I Seminário Interno de 5S. 1999. (Seminário).

35.
II Seminário WEG de Máquinas Elétricas Girantes. 1999. (Seminário).

36.
Quarta Semana de Cultura Empresarial Poli Júnior. 1994. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Global Game Jam 2013: USP-G4C site. 2013. (Outro).

2.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital. 2006. (Outro).

3.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . V Jornada Teenager de Universidades e Profissões. 2006. (Outro).

4.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital. 2005. (Outro).

5.
BERNARDES JÚNIOR, J. L. . Seminário InterlabGames. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
TULIO VITOR MACHADO FARIA. Mindboard - ferramenta de auxílio ao professor em aulas presenciais e a distância. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Tales Rebequi da Costa Borges de Souza. IMPACTO DE DIFERENÇAS CULTURAIS NA USABILIDADE E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO BRASIL. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. (Orientador).

3.
Bruno Emílio Melo Barros. Interface baseada em reconhecimento de fala para terapia de disfluência. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fábio Heberty Mayer Gonçalves Batista. Produção do jogo demo celular intitulado Hunters: Operação Morkhef. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Produção e Programação de Games) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

2.
GUILHERME MUNIZ SANTOS. IUNA Capoeira. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Produção e Programação de Games) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

3.
PAULO BARBEIRO FERREIRA. IUNA Capoeira. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Produção e Programação de Games) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

4.
FELIPE BARBOSA BISCARO. Dash Kids. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Produção e Programação de Games) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

5.
Cesar Augusto Bento do Nascimento. Comando Heavy Metal: deuses do metal. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Produção e Programação de Games) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

6.
Victor Luiz Jesus da Silva. Comando Heavy Metal: deuses do metal São Paulo 2009. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Produção e Programação de Games) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

7.
Renato Soeiro. Projeto Kuran. 2007. 60 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Produção e Programação de Games) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

8.
Philip Mangione. Projeto Kuran. 2007. 59 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Produção e Programação de Games) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

9.
Marcelo Pereira Rocha. Projeto Gambaru. 2007. 75 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Produção e Programação de Games) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

10.
Daniel Jorge Achkar e Souza. Projeto Gambaru. 2007. 68 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Produção e Programação de Games) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

11.
Thaís Juliana de Barros. Projeto Gambaru. 2007. 71 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Produção e Programação de Games) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DANIEL SARTORI. RECONHECIMENTO BIOMÉTRICO FACIAL APLICADO À AUTENTICAÇÃO CONTÍNUA DO USUÁRIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

2.
Felipe Sá de Mello. Interação com objetos 3D utilizando o sensor Kinect, TV 3D estereoscópica e correção de perspectiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

3.
Raphael Nara Pereira. Processamento de imagens de mamografia e auxílio ao diagnóstico utilizando Data Mining. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

4.
Victor Henrique Montanher. Interação com Realidade Aumentada e Processamento de Áudio para a Aprendizagem de Guitarra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

5.
Renata Japur. Gaze Tracking Technique Using Computer Vision. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

6.
Felipe S. Silva. Gaze Tracking Technique Using Computer Vision. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

7.
Walter Delgado. Gaze Tracking Technique Using Computer Vision. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

8.
Giovanni Fallico. Testes de interação baseada em gestos aplicada a um atlas virtual de anatomia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

9.
Paulo Felisbino. Implementação de melhorias em um sistema de reconhecimento de gestos: Gestures2Go. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

10.
Arthur Soares. Aplicativo e notação para definição de gestos manuais e sua associação com ações baseado no sistema Gesture2Go. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

11.
Vitor Sommer. Notação e Associação de Gestos Manuais para Interação em 3D. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

12.
Alexandre Picelli Vicentim. Desenvolvimento e estudo de um Desktop 3D com interação baseada em gestos (co-orientação). 2007. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

13.
Daniel Makoto Tokunaga. Desenvolvimento e estudo de um Desktop 3D com interação baseada em gestos (co-orientação). 2007. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

14.
Marcos Massaharo Muto. Desenvolvimento e estudo de um Desktop 3D com interação baseada em gestos (co-orientação). 2007. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

15.
Rodrigo Carandina. Suporte a jogos multi-usuário em engine 3D para dispositivos móveis. 2006. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Faculdade SENAC de Ciências Exatas e Tecnologia. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

16.
Thiago Martins. Suporte a jogos multi-usuário em engine 3D para dispositivos móveis. 2006. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Faculdade SENAC de Ciências Exatas e Tecnologia. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

17.
David Chabab. Aplicação de Engenharia de Software no Desenvolvimento de um Jogo Eletrônico. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Faculdade SENAC de Ciências Exatas e Tecnologia. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

18.
Dennis Akihiko Tanaka. Desenvolvimento do módulo de redes de um engine didático (co-orientação). 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

19.
Felipe de Aguiar Kamakura. Desenvolvimento do módulo de redes de um engine didático (co-orientação). 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

20.
Luiz Eduardo Freire Emmerich. Desenvolvimento do módulo de redes de um engine didático (co-orientação). 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

21.
Rodrigo Carvalhedo Petriche. Desenvolvimento do módulo de redes de um engine didático (co-orientação). 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

22.
Fernando Tsuda. We A.R. Dancin': Desenvolvimento de Jogos usando Realidade Aumentada (co-orientação). 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

23.
Paula Morita Hokama. We A.R. Dancin': Desenvolvimento de Jogos usando Realidade Aumentada (co-orientação). 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

24.
Thiago Moreira Rodrigues. We A.R. Dancin': Desenvolvimento de Jogos usando Realidade Aumentada (co-orientação). 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

25.
Giuliano Oliveira. Jogo de estratégia em tempo real (co-orientação). 2005. 216 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

26.
Gustavo Matsumoto. Jogo de estratégia em tempo real (co-orientação). 2005. 216 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

27.
Rafael Tadeu Ayres. Jogo de estratégia em tempo real (co-orientação). 2005. 216 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

28.
Roberto Caldas. Jogo de estratégia em tempo real (co-orientação). 2005. 216 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

29.
Alexandre Nascimento Tomoyose. Desenvolvimento de uma Engine 3D para Jogos do Tipo RPG (co-orientação). 2004. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

30.
Leandro Gaspari Lenz. Desenvolvimento de uma Engine 3D para Jogos do Tipo RPG (co-orientação). 2004. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

31.
Mauro Kesselman. Desenvolvimento de uma Engine 3D para Jogos do Tipo RPG (co-orientação). 2004. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

Iniciação científica
1.
Átila Ferrari. Framework para Rastreamento de Olhar. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP, Ministério da Educação e Cultura. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

2.
Nicolas Hamparsomian. Plataforma para rastreamento de olhar e visualização dos resultados com câmera analógica em Linux. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP, Ministério da Educação e Cultura. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

3.
Victor Cardoso Alves Bernardes. JOGOS ELETRÔNICOS COM INTERFACES BASEADAS EM GESTOS COMO AUXÍLIO NA AVALIAÇÃO E TERAPIA DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS MOTORAS. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

4.
Jaqueline Zaia de Sousa. Visualização de Informação em Redes Sociais com Evolução Temporal. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

5.
Átila Ferrari. Construção de um Rastreador de Olhar de Baixo Custo e Software Open-Source para Uso em Interação. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP, Ministério da Educação e Cultura. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

6.
Felipe Deckert. Uso de Rastreador de Olhar de Baixo Custo para Análise de Usabilidade. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

7.
Ana Paula Lemos. Uso de rastreamento do olhar para interação. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

8.
Victor Cardoso Bernardes. RECONHECIMENTO E MANIPULAÇÃO PARA AMIBIENTES 3D. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências de Humanidades da USP. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

9.
Robson Barbosa de Oliveira. Integração de Tecnologia de Realidade Aumentada em Jogos Eletrônicos (co-orientação). 2006. 27 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

10.
Renato Angrisani. Visualizador de Objetos Moleculares (co-orientação). 2005. 0 f. Iniciação Científica - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

Orientações de outra natureza
1.
Daniel Makoto Tokunaga. enJine (co-orientação). 2007. 10 f. Orientação de outra natureza - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

2.
Júlio Koiti Chigashi. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) aplicados no site do INTERLAB-USP (co-orientação). 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.

3.
Daniel Makoto Tokunaga. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) aplicados no site do INTERLAB-USP (co-orientação). 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientador: João Luiz Bernardes Júnior.




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