Vanir Consuelo Guimarães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2779155656252987
  • Última atualização do currículo em 13/11/2014


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971) e mestrado em Estudos Linguísticos pela mesma universidade (2000). Atualmente é formadora do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (CEALE) da Universidade Federal de Minas Gerais.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanir Consuelo Guimarães
Nome em citações bibliográficas
GUIMARÃES, V. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, CEALE - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita.
Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096211


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2000
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A sintaxe da rede causal no texto narrativo,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Prof Dr. Marco Antônio de Oliveira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
1968 - 1971
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Produção e avaliação de textos. (Carga horária: 20h).
Rede Marista de Ensino.
2008 - 2008
Programa de Capacitação Telepresencial de Gestores. (Carga horária: 13h).
Centro Universitário de Belo Horizonte.


Atuação Profissional



Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formação de professor, Carga horária: 8


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Especialização, Carga horária: 15

Atividades

01/2007 - 01/2007
Ensino, Alfabetização e Letramento, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aquisição dos Código Lingüísticos

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora/Formadora
Outras informações
Professora/Formadora do CEALE - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita: 1) Programa de Formação Continuada: Instrumentos da Alfabetização. 2) Programa de Formação Continuada: Alfabetização e Letramento

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Assistente , no regime de 20h semanais (substituta) da Faculdade de Educação da UFMG- de 26/11/2002 a 17/03 de 2003

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Atividades

9/2009 - 9/2009
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, .

Atividade realizada
Atividades de Treinamento para o Desenvolvimento do Projeto de Avaliação Pedagógica de Coleções Didáticas de Língua Portuguesa para o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2011, promovido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE).
2/2006 - 7/2006
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, .

Atividade realizada
Professora do projeto Pedagogia da Terra:Licenciatura em educação do campo; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária; Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra: Tempo Escola II fevereiro de 2006 (24h) Tempo Escola III julho de 2006.
8/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Parcerista do projeto "Avaliação de Livros Didáticos de 5ª a 8ª séries do PNLD/2005 - área de Língua Portuguesa".
8/2002 - 12/2002
Ensino, Faculdade de Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
2/2002 - 7/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Parcerista do projeto "Avaliação pedagógica dos livros e dicionários da Língua Portuguesa, de 1ª a 4ª séries - PNLD 2004".
1/2001 - 1/2001
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Letras, .

Atividade realizada
Corretora das Provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.
8/2000 - 12/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Parcerista do projeto "Avaliação pedagógica dos livros da Língua Portuguesa, de 5ª a 8ª séries - PNLD 2002".

Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente B, Carga horária: 28

Atividades

02/2008 - 7/2009
Direção e administração, Pós-Graduação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos.
02/2008 - 7/2009
Ensino, Leitura e Produção de Texto, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A Gramática na Leitura e Produção de Texto
8/2001 - 7/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
08/2007 - 12/2007
Ensino, Leitura e Produção de Texto, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A Gramática na Leitura e Produção de Texto
02/2007 - 12/2007
Direção e administração, Pós-Graduação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
7/2006 - 7/2006
Ensino, Leitura e Produção de Texto, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O Ensino da Gramática na Leitura e Produção de Texto
12/2005 - 2/2006
Ensino, Lingüística Aplicada ao Ensino da Gramática do Por, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O Ensino da Gramática no Livro Didático
06/2005 - 07/2005
Ensino, Leitura e Produção de Texto, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O Ensino da Gramática na Leitura e Produção de Texto
08/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Membro de Colegiado.

Fundação Universidade de Itaúna, FUIT, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/1999 - 7/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Leitura
Lingüística
6/2000 - 6/2001
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Letras.


Projetos de pesquisa


2007 - 2007
O Ensino de Língua Materna: da Prescrição aos Usos Lingüísticos
Descrição: Esta pesquisa visa, basicamente, a destacar o longo percurso do ensino de línga materna no séc. XX, as diferentes concepções de língua, linguagem e gramática que subsidiaram as variadas propostas pedagógicas, e a contribuição da lingüística para se superar uma pedagogia prescritiva e se construir uma pedagogia dos usos lingüísticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Vanir Consuelo Guimarães - Coordenador / Déia Lúcia Lemos Leandro. - Integrante / Denise Alves Ribeiro - Integrante.
2006 - 2006
O ensino da gramática nas atividades de leitura dos livros didáticos
Descrição: Essa pesquisa visa investigar como o Livro Didático, no ensino da leitura, trabalha a habilidade de estabelecer relações lógico-discursivas e a habilidade de perceber a relação entre os possíveis efeitos de sentidos pretendidos pelo texto e as marcas formais que o estruturam..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Vanir Consuelo Guimarães - Coordenador / Maria Cecília Trindade dos Santos - Integrante / Déia Lúcia Lemos Leandro. - Integrante.Número de orientações: 2
2004 - 2005
O livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: a conexão textual
Descrição: Essa pesquisa visa investigar como os livros didáticos de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª séries exploram a gramática dos textos que selecionam para leitura, tendo em vista a ação e o efeito de sentido pretendido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Vanir Consuelo Guimarães - Coordenador / Gilda de Oliveira Coelho Andrade - Integrante / Kenia Rocha Maia - Integrante / Kenia Nascimento Cruz - Integrante / Lígia Mara Tavares da Rocha - Integrante.Número de orientações: 7


Projetos de extensão


2008 - 2009
Contação de Histórias para crianças da educação infantil de creches atendidas pelo projeto Jornada Solidária do Jornal Estado de Minas
Descrição: Projeto de Extensão (Parceria entre os Diários Associados e o UNIBH).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Vanir Consuelo Guimarães - Coordenador / Giselle Maia Nunes - Integrante / Graziele Fernanda dos Santos - Integrante / Aline Lopes Seabra - Integrante / Elba Santos Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
GUIMARÃES, V. C.. A conexão textual em LDs de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental : uma tentativa de formulação de uma gramática textual. In: R. H. R. Rojo; A. A. G. Batista. (Org.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2003, v. 1, p. 153-166.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUIMARÃES, V. C.. Resenha do livro Avaliação - Mito e Desafio, de autoria de Jussara Hoffmann. Carpe Diem, Belo Horizonte, 01 jan. 1992.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÃES, V. C.. O Livro Didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: a conexão textual e a exploração de efeitos de sentido nas atividades de leitura. In: SEPEX-UNI-BH (Semana de Pesquisa e Extensão), 2005, Belo Horizonte. Anais da SEPEX-UNI-BH (Semana de Pesquisa e Extensão). Belo Horizonte.

2.
GUIMARÃES, V. C.. A conexão textual em livros didáticos inscritos no PNLD / 2002: uma tentativa de formulação de uma gramática textual. In: VI CBLA, 2001. Anais do VI CBLA, 2001.

3.
GUIMARÃES, V. C.. Mecanismos de Textualização em LDs inscritos no PNLD / 2002: A conexão textual. In: 11º InPLA Maio 2001, 2001. Anais do 11º InPLA Maio 2001, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÃES, V. C.. Texto e Gramática no Ensino de Português: um diálogo possível?. In: 16 Congresso Internacional de Leitura do Brasil (COLE), 2007, Campinas. Caderno de Atividades Resumos. Campinas: Unicamp, 2007.

2.
GUIMARÃES, V. C.. Livro Didático e conexão textual: um estudo dos recursos lingüísticos sinalizadores da inter-relação entre os elementos do (no) texto ou o uso do texto como pretexto?. In: V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

3.
GUIMARÃES, V. C.. O ensino de língua materna:da prescrição aos usos lingüísticos. In: IV SEPEX UNIBH, 2007, Belo Horizonte. Semana de Pesquisa e Extensão do Uni-BH. Belo Horizonte: Fundac-Bh/Uni-BH, 2007. v. 1. p. 96-97.

4.
GUIMARÃES, V. C.. O estudo da gramática no processamento da leitura de textos nos livros didáticos. In: SEPEX-UNI-BH Semana de Pesquisa e Extensão, 2006, Belo Horizonte. SEPEX-UNI-BH Semana de Pesquisa e Extensão. Belo Horizonte: Uni-BH, 2006. v. 1. p. 86-86.

5.
GUIMARÃES, V. C.. Texto e gramática: um diálogo possível?. In: : XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística Linguagem e cultura: Intersecções, 2006, Uberlândia. CD de Resumos, 2006.

6.
GUIMARÃES, V. C.. Texto e gramática: um diálogo possível?. In: XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística Linguagem e cultura: Intersecções, 2006, Uberlândia. CD de Resumos, 2006.

7.
GUIMARÃES, V. C.. O estudo da gramática no processamento da leitura de textos nos livros didáticos. In: SEPEX-UNI-BH, 2006, Belo Horizonte. Sepex Semana de Pesquisa e Extensão do UNI-BH. Belo Horizonte: UNI-BH, 2006. v. 1. p. 86-86.

8.
GUIMARÃES, V. C.. A gramática do (no) texto ou o uso do texto como pretexto?. In: XIV Seminário de Iniciação Científica, 2006, Ouro Preto. Caderno de Resumos. Ouro Preto: UFOP, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARÃES, V. C.. Contando Histórias e formando leitores:letramento literário na Educação Infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GUIMARÃES, V. C.. Apresentação do Projeto Contação de Histórias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GUIMARÃES, V. C.. Ensino de Gramática: novas perspectivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GUIMARÃES, V. C.. O Ensino da Gramática na Leitura e Produção de texto. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GUIMARÃES, V. C.. Gramática e Variação Lingüística. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GUIMARÃES, V. C.. O estudo da gramática no processamento da leitura de textos nos livros didáticos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GUIMARÃES, V. C.. Texto e gramática: um diálogo possível?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GUIMARÃES, V. C.. Conhecimentos lingüísticos e análise de desempenho dos alunos no II Encontro de Formação de Técnicos Pedagógicos da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GUIMARÃES, V. C.. O Livro Didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: a conexão textual e a exploração de efeitos de sentido nas atividades de leitura.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GUIMARÃES, V. C.. A Sintaxe da Rede Causal no Texto Narrativo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GUIMARÃES, V. C.. Programa Nacional do Livro Didático: avaliação de livros didáticos de Língua Portuguesa pelo MEC enfoque no ensino de gramática. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
GUIMARÃES, V. C.. Ensino de Língua Materna: da pedagogia prescritiva ao reconhecimento da pedagogia dos usos lingüísticos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GUIMARÃES, V. C.. A conexão textual em LDs inscritos no PNLD / 2002: uma possibilidade de articulação entre texto e gramática?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GUIMARÃES, V. C.. Mecanismos de livros didáticos inscritos no PNDL/2002: A conexão e a coesão verbal. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GUIMARÃES, V. C.. Texto e gramática: um diálogo possível?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
GUIMARÃES, V. C.. Avaliação: mito ou desafio?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
GUIMARÃES, V. C.. Avaliação: mito ou desafio?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
GUIMARÃES, V. C.. O jogo do livro infantil - Encontro de trabalho e algazarra. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
GUIMARÃES, V. C.. A sintaxe da rede causal do texto narrativo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GUIMARÃES, V. C.. O jogo do livro infantil - Encontro de trabalho e algazarra. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GUIMARÃES, V. C.. O que é um texto?. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
GUIMARÃES, V. C.. Avaliação escolar. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GUIMARÃES, V. C.. Leitura e Biblioteca - experiências criativas. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
GUIMARÃES, V. C.. Leitura: um direito. 1985. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
GUIMARÃES, V. C.. A variação lingüística e a alfabetização. 1984. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GUIMARÃES, V. C.. A sintaxe da rede causal no texto narrativo. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/UFMG, 2000 (Dissertação de Mestrado).

2.
GUIMARÃES, V. C.. Documento introdutório às Propostas Curriculares das diversas áreas do 2. ciclo de Formação Básica da Rede Estadual - 1998/1999. Belo Horizonte: Secretaria Estadual de Educação, 1999 (Documento).

3.
GUIMARÃES, V. C.. Proposta curricular de Língua Portuguesa para o 2. ciclo de formação básica da Rede Estadual . Belo Horizonte: Secretaria Estadual de Educação, 1999 (Documento).

4.
GUIMARÃES, V. C.. Ficha do livro: O Fantasma do Barão de Munchausen . Belo Horizonte 1994 (Ficha de livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GUIMARÃES, V. C.. Coordenação da área de Linguagem e suas Tecnologias do Projeto PROJOVEM CAMPO - Saberes da Terra, Saberes de Minas (MEC/UFMG - 2010-2011). 2011.

Trabalhos técnicos
1.
GUIMARÃES, V. C.. Avaliação de Livros Didáticos do 4o. e 5o. anos do Ensino Fundamental - PNLD/2013 - área de Língua Portuguesa. 2012.

2.
GUIMARÃES, V. C.. Avaliação Pedagógica de Coleções Didáticas de Língua Portuguesa para o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2013. 2011.

3.
GUIMARÃES, V. C.. Avaliação de Livros Didáticos do 6o. ao 9o. ano do Ensino Fundamental - PNLD/2011 - área de Língua Portuguesa. 2010.

4.
GUIMARÃES, V. C.. Avaliação de Livros Didáticos de 1ª a 4ª séries do PNLD/2010 - área de Língua Portuguesa. 2008.

5.
GUIMARÃES, V. C.. Avaliação dos trabalhos do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2010, analisando livros de Língua Portuguesa do 2o. Ciclo (3a., 4a. e 5a. série) do Ensino Fundamental de Nove Anos. 2008.

6.
GUIMARÃES, V. C.. Avaliação de Livros Didáticos de 5ª a 8ª séries do PNLD/2008 - área de Língua Portuguesa. 2006.

7.
GUIMARÃES, V. C.. Avaliação de Livros Didáticos de 1ª a 4ª séries do PNLD/2007 - área de Língua Portuguesa. 2005.

8.
GUIMARÃES, V. C.. Avaliação de Livros Didáticos de 5ª a 8ª séries do PNLD/2007 área de Língua Portuguesa. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
GUIMARÃES, V. C.. Obras inscritas no Plano Nacional do Livro Didático Ensino Médio (PNLD). 2014. (Avaliação pedagógica).

2.
GUIMARÃES, V. C.. Obras inscritas no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). 2013. (Avaliação pedagógica).

3.
GUIMARÃES, V. C.. Obras inscritas no Plano Nacional do Livro Didático Campo (PNLD). 2012. (Avaliação pedagógica).

4.
GUIMARÃES, V. C.. Obras inscritas no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). 2012. (Avaliação pedagógica).

5.
GUIMARÃES, V. C.. Caderno 3: Produção Textual. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

6.
GUIMARÃES, V. C.. Caderno 1: Gêneros e Tipos Textuais. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

7.
GUIMARÃES, V. C.. Caderno 2: Variação Linguística e Cidadania. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

8.
GUIMARÃES, V. C.. Alfabetização e Letramento. 2006. .

9.
GUIMARÃES, V. C.. Significação e gênero textual. 2006. .

10.
GUIMARÃES, V. C.. Minicurso: Gramáticas, usos lingüísticos e resultados de sentidos. 2005. .

11.
GUIMARÃES, V. C.. Instrumentos da Alfabetização. 2005. .

12.
GUIMARÃES, V. C.. Alfabetização e Letramento Rede Municipal de Belo Horizonte Regional Noroeste. 2004. .

13.
GUIMARÃES, V. C.. Feito à Mão: O Livro de nossas Memórias no programa Pró-Leitura - Leitura: Perspectivas Interdisciplinares. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
GUIMARÃES, V. C.. Parâmetros curriculares nacionais e temas transversais. 2000. .

15.
GUIMARÃES, V. C.. Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais. 2000. .

16.
GUIMARÃES, V. C.. Oficina de Conta-contos: Quem conta um conto aumenta um ponto? . 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
GUIMARÃES, V. C.. Oficina de criatividade e encenação. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
GUIMARÃES, V. C.. Oficina de criatividade e encenação. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
GUIMARÃES, V. C.. 100 anos de Liberdade - Oficina de produção de textos (a história da Praça da Liberdade). 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
GUIMARÃES, V. C.. 100 anos de Liberdade - Oficina de produção de textos (a história da Praça da Liberdade). 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
GUIMARÃES, V. C.. Prática de Produção de textos. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
GUIMARÃES, V. C.. Prática de Produção de textos. 1996. .

23.
GUIMARÃES, V. C.. Prática de Produção de textos. 1996. .

24.
GUIMARÃES, V. C.. Prática de Produção de textos. 1996. .

25.
GUIMARÃES, V. C.. O ensino da leitura a partir das interfaces com a escrita. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
GUIMARÃES, V. C.. Ortografia e produção de textos. 1996. .

27.
GUIMARÃES, V. C.. Prática de Produção de Textos. 1995. .

28.
GUIMARÃES, V. C.. O ensino da literatura. 1993. .

29.
GUIMARÃES, V. C.. Fundamentos Lingüísticos para Alfabetização. 1993. .

30.
GUIMARÃES, V. C.. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 1993. .

31.
GUIMARÃES, V. C.. Análise dos Programas de Língua Portuguesa. 1993. .

32.
GUIMARÃES, V. C.. Leitura e produção de textos. 1992. .

33.
GUIMARÃES, V. C.. Como corrigir textos. 1992. .

34.
GUIMARÃES, V. C.. Apostilas para o pré-vestibular à Escola Técnica de Minas Gerais. 1973. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUIMARÃES, V. C.. Participação em banca de Aniele Aredes Gomes.O processo de escrita de alunos do 6o. ano de uma escola do campo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
GUIMARÃES, V. C.. Participação em banca de Eugênia Félix Vianelo.A intertextualidade na Nova Fábula do Lobo e do Cordeiro . 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

3.
GUIMARÃES, V. C.. Participação em banca de Andréa Cristina Maggi.Análise de textos literários e não literários no livro didático de língua portuguesa de 8ª série. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Belo Horizonte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário do Projeto PROJOVEM CAMPO: Saberes da Terra, Saberes de Minas.Alfabetização e Letramento. 2010. (Seminário).

2.
II Workshop de Integração dos Projetos de Pesquisa e Extensão do UNI-BH.Apresentação Oral do Projeto de Contação de Histórias. 2008. (Seminário).

3.
V Semana de Pesquisa e Extensão do UNIBH.Apresentação Cultural (Teatro). 2008. (Seminário).

4.
V Semana de Pesquisa e Extensão do UNIBH (SEPEX).Apresentação do Projeto Contação de Histórias. 2008. (Seminário).

5.
16 Congresso Internacional de Leitura. Texto e Gramática no Ensino de Português: um diálogo possível?. 2007. (Congresso).

6.
IV Semana de Pesquisa e Extensão do Uni-BH.O ensino de língua materna: da prescrição aos usos lingüísticos. 2007. (Simpósio).

7.
I Workshop dos Projetos de Pesquisa e Extensão do UNI-BH. 2007. (Seminário).

8.
Mini-curso: Problemas do Agir e do Pensar Humano-Jean-Paul Bronckart. 2007. (Outra).

9.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. Livro didático e conexão textual: um estudo dos recursos lingüísticos sinalizadores da inter-relação entre os elementos do (no) texto ou o uso do texto como pretexto?. 2007. (Congresso).

10.
XIV Seminário de Iniciação Científica.A gramática do (no) texto ou o uso do texto como pretexto?. 2007. (Seminário).

11.
III Semana de Pesquisa e Extensão do UNI-BH.Mesa Redonda: Interfaces: Linguística, Literatura e Educação. 2006. (Seminário).

12.
III SEPEX-UNI-BH.O estudo da gramática no processamento da leitura de textos nos livros didáticos. 2006. (Seminário).

13.
Mini Curso: Gramática e Gêneros Textuais - Correlações no Ensino de Português. 2006. (Simpósio).

14.
Participação no XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística Linguagem e Cultura: Intersecções. 2006. (Simpósio).

15.
Seminário da Disciplina Prática de Ensino de Língua Portuguesa da FAE/UFMG.Palestra: O Ensino de Língua Portuguesa numa Perspectiva Variacionista. 2006. (Seminário).

16.
Seminário da Disciplina Prática de Ensino de Língua Portuguesa da FAE/UFMG.Ensino de Gramática na Leitura e Produção de Textos. 2006. (Seminário).

17.
XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística Linguagem e Cultura: Intersecções.Texto e Gramática: um diálogo possível?. 2006. (Simpósio).

18.
II Conferência "Lingüística e Cognição". 2004. (Congresso).

19.
Participação na III Semana de Letras. 2004. (Seminário).

20.
II Simpósio Internacional sobre a Análise do Discurso. 2002. (Simpósio).

21.
Participação no Ceale Debate: Alfabetização: onde estão os métodos?. 2002. (Seminário).

22.
Participação no 11º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. 2001. (Congresso).

23.
Participação no 13º Congresso de Leitura do Brasil. 2001. (Congresso).

24.
Participação no VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUIMARÃES, V. C.. Coordenação de Mesa-Redonda: Interfaces: Lingüística, Literatura e Educação. 2006. (Outro).

2.
GUIMARÃES, V. C.. Seminário sobre avaliação escolar. 1993. (Congresso).

3.
GUIMARÃES, V. C.. O ensino da literatura. 1993. (Congresso).

4.
GUIMARÃES, V. C.. Leitura e Produção de Textos. 1992. (Congresso).

5.
GUIMARÃES, V. C.. Como corrigir textos. 1992. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Andreia Teixeira. Propostas de Produções de Texto em Livros Didáticos de Português. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

2.
Ana Karla de Carvalho Souza. O livro didático e o ensino de língua materna. 2006. Artigo. Língua portuguesa. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Gramática) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

3.
Virgínia Pellegrinelli Ribeiro. A articulação das idéias em produções escolares. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aniele Aredes Gomes. O processo de escrita de alunos do 6o. ano de uma escola do campo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

2.
Mônica de Cássia Nunes. A importância da linguística na alfabetização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

3.
Ana Flávia Corrêa de Amorim. Reflexão sobre o léxico e a variação lingüística nas propagandas destinadas aos adolescentes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

4.
Márcia Dias do Nascimento. O processo de argumentação presente na propaganda direcionada ao público feminino. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

5.
Marina Lígia Soares Pinto. Produção de textos na escola:a escrita como forma de interlocução?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

6.
Karyne Teixeira Wladênia Moura. Artigo de opinião e processo de orientação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

7.
Maria de Fátima Romagnoli Resende.. O processo da produção de textos escritos nas escolas: como têm sido orientadas as atividades dos livros didáticos de língua portuguesa?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

8.
Miriam Cristina Nepomuceno. Livro didático e letramento literário. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

9.
Rosemary de Oliveira Barbosa. Explorando as informações implícitas nas atividades de leitura do livro didático. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

Iniciação científica
1.
Giselle Maia Nunes. Contação de Histórias para crianças da educação infantil de creches atendidas pelo projeto Jornada Solidária do Jornal Estado de Minas em parceria com o UNI-BH. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

2.
Graziele Fernanda dos Santos. Contação de Histórias para crianças da educação infantil de creches atendidas pelo projeto Jornada Solidária do Jornal Estado de Minas. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

3.
Aline Lopes Seabra. Contação de Histórias para crianças da educação infantil de creches atendidas pelo projeto Jornada Solidária do Jornal Estado de Minas. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

4.
Déia Lúcia Lemos Leandro. O ensino da gramática na leitura de textos de livros didáticos. 2007. Iniciação Científica - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

5.
Denise Alves Ribeiro. O ensino de língua materna:da prescrição aos usos lingüísticos. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

6.
Maria Cecília Trindade dos Santos. O ensino da gramática na leitura de textos de livros didáticos. 2006. Iniciação Científica - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

7.
Gilda de Oliveira Coelho Andrade. O livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: a conexão textual. 2005. Iniciação Científica - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

8.
Kênia de Carvalho Rocha Maia. O livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: a conexão textual. 2005. Iniciação Científica - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

9.
Kênia Nascimento Cruz. O livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: a conexão textual. 2005. Iniciação Científica - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

10.
Gilda de Oliveira Coelho Andrade. O livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: a conexão textual. 2004. Iniciação Científica - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

11.
Kênia de Carvalho Rocha Maia. O livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: a conexão textual. 2004. Iniciação Científica - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

12.
Kênia Nascimento Cruz. O livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: a conexão textual. 2004. Iniciação Científica - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.

13.
Rafaela Augusta Coelho Pinto Silva. O livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: a conexão textual. 2004. Iniciação Científica - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Vanir Consuelo Guimarães.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 14:20:34