Poliana Dutra Maia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1152832411779423
  • Última atualização do currículo em 20/06/2018


Professora Adjunta da Universidade de Brasília - Faculdade UnB Planaltina. Bacharel e Licenciada em Química (2000-2001), mestre em Geologia, na aréa de geoquímica ambiental (2003), obtidos pela Universidade de Brasília. Doutora em Ciências da Terra (2008), com especialidade em geoquímica de águas continentais, obtido pela Université de Toulouse III - Paul Sabatier, França. Tem experiência na área de hidrogeoquímica e química ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade ambiental das águas, processos geoquímicos superficiais de lagos e rios, avaliação geoquímica dos metais nas águas e sedimentos e sua disponibilização para plantas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Poliana Dutra Maia
Nome em citações bibliográficas
Dutra-Maia, P;.MAIA, P. D.;Maia-Dutra P.;MAIA, POLIANA D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasilia - Faculdade UnB Planaltina.
Area Universitaria n. 1 -Vila Nossa Senhora de Fatima
Planaltina
73300000 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31071611
URL da Homepage: www.unb.br/fup


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Ciências da Terra.
Université Paul Sabatier, UPS, França.
Título: Le rôle des éxchanges entre le fleuve Amazone et la plaine d´inondation dans les processus de transports, de spéciation et de piégeage du mercure, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Laurence Maurice.
Bolsista do(a): Alban, ALBAN, Portugal.
Palavras-chave: Mercury; total mercury; mehtyl mercury; floodplain lakes; Amazon River; water.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
2001 - 2003
Mestrado em Geologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Estudo Geoquímico de Metais em Sediemntos do Lago Paranoá - DF,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Geraldo Resende Boavenura.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Lago Paranoá; Metais; Sedimentos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
Setores de atividade: Educação Superior; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Recursos Minerais.
1996 - 2000
Graduação em Bacharel em Química.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Conceitos, objetivos, normas projetos de extensão. (Carga horária: 50h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2011 - 2011
Ambientação em EaD. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1996 - 2001
Licenciatura em Quimica.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Goiás Formosa, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaboradora


Universidade de Brasilia - Faculdade UnB Planaltina, UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Temporario, Carga horária: 40
Outras informações
Consultora do Ministerio da Saúde, na Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), no Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST), na Coordenação em Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM). Execução da ações de vigilância da qualidade de água para consumo humano (Vigiagua). Durante esse periodo, participou do processo de organização, discussão e execução da I Conferência em Saúde Ambiental realizada em dezembro de 2009. Além disso, participou da elaboração e disucssões referente ao processo participativo da revisão da Portaria de Potabilidade da Água (Portaria MS n° 518/2004), bem como acompanhou a finalização do projeto piloto referente à implantação de um Plano de Segurança de Água realizado pela Universidade Federal de Viçosa.


Centro de Ensino Médio 01 do Paranoá, CEM 01, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 40


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: assistente de pesquisa, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Assistente de pesquisa do projeto Hidrologia e geoquímica da Bacia Amazônica (HiBAM) em lagos da várzea do Curuai, coordenado por Laurence Maurice pesquisadora do IRD. Instituição de realização do projeto: Laboratório de Geoquímica do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB). Atividades desenvolvidas: análises e interpretações geoquímicas de elementos traços dos sedimentos lacustres da várzea do Curuai - Santarém, Pará

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: assistente de pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
Assistente de pesquisa do projeto Hidrologia e geoquímica da Bacia Amazônica (HiBAM) em lagos da várzea do Curuai, coordenado por Laurence Maurice pesquisadora do IRD. Instituição de realização do projeto: Laboratório de Geoquímica do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB). Atividades desenvolvidas: análises e interpretações geoquímicas de elementos traços dos sedimentos lacustres da várzea do Curuai - Santarém, Pará.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: bolsista DTI, Enquadramento Funcional: bolsista CNPq
Outras informações
Assistente de pesquisa do projeto Carbonatito como corretivo de acidez e fonte de nutrientes para plantas, orientado pelo professor Geraldo Resende Boaventura. Esse projeto foi financiado pelo CNPq com bolsa de Desenvolvimento Tecnologico Industrial (DTI). Instituição de realização do projeto: Laboratório de Geoquímica do Instituto de Geociências da UnB. Atividades desenvolvidas: análises e interpretações geoquímicas de elementos traços das plantas cultivadas em solos enriquecidos com rochas carbonatadas.

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: bolsista PET, Enquadramento Funcional: bolsista
Outras informações
Assistente de pesquisa do Programa Especial de Treinamento (PET) coordenado pelo professor Carlos Kleber Zago de Andrade, financiado pela CAPES. Instituição de realização do programa: Laboratório de Química Orgânica do Instituto de Química da UnB. Atividades desenvolvidas: otimização das reações orgânicas catalizadas pelo metal nióbio.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Caracterização geoquímica de gases e partículas atmosféricas no Distrito Federal: uma abordagem espaço temporal
Descrição: No Brasil, mais de 80% da sua população vive em áreas urbanas onde os veículos automotores correspondem a aproximadamente 90% da poluição atmosférica. Dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 1,7% desses apresentam uma rede de monitoramento de poluição atmosférica. No entanto, nem todas monitoram os principais poluentes atmosféricos tais como: material particulado em diferentes frações (PM10, PM2,5), O3, SO2, NOx e CO. No Distrito Federal, o monitoramento da qualidade do ar se resume a quantidade de Partículas Totais em Suspensão (PTS). Diante da escassez de dados primários (dados reais) referentes à qualidade do ar no Distrito Federal, esse projeto de pesquisa tem a finalidade de caracterizar e quantificar os poluentes atmosférico no aerossol (dados primários ? reais) do Distrito Federal, bem como, identificar as principais fontes emissoras dos poluentes por meio de amostragem ativa com a utilização de filtros sequenciais. Portanto, propõe-se os seguintes objetivos específicos: i) Determinar cátions (Ca2+, Mg2+, Na+ e K+) e ânions (Cl-, NO3-, SO42-, PO42-) no material particulado atmosférico nas frações grossa e fina em diferentes pontos do Distrito Federal ii) Quantificar os elementos traços (Cu, Zn, Cd, Pb, Mn, Fe, Al) no material particulado na fração acima de 0,45 µm e nas frações grossa e fina iii) Determinar os gases ácidos (HNO3 + NOx e SO2) nas mesmas localidades de amostragem do material particulado iv) Avaliar a variação espaço-temporal da concentração dos poluentes gasosos e material particulado no DF v) Correlacionar os resultados obtidos sobre os poluentes atmosféricos com os parâmetros meteorológicos vi) Correlacionar os resultados primários obtidos nesse projeto com os mapas de uso e ocupação da terra. vii) Utilizar das técnicas estatísticas de análise das componentes principais (PCA), cluster e Positive Matrix Factorization (PMF) para identificar as principais fontes dos poluentes atmosféricos no Distrito Federal. Esse projeto de pesquisa tem o financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Poliana Dutra Maia - Coordenador / Henrique Roig - Integrante / Fernanda Vasconcelos de Almeida - Integrante / Fernando Fabriz Sodré - Integrante / Sônia Naomi Nomi - Integrante / Weeberb João Réquia Júnior - Integrante / Victor Hugo Cavalcanti Ferreira - Integrante.
2015 - Atual
DETERMINAÇÃO DE ELEMENTOS TERRA RARAS EM ÁGUAS SUPERFICIAIS DO DISTRITO FEDERAL - BRASIL
Descrição: Os elementos terras raras (ETR) pertencem ao grupo de elementos químicos de grande importância estratégica para o desenvolvimento de alta tecnologia de um país, pois os mesmos são utilizados em turbinas eólicas, motores de carros elétricos, diagnósticos médicos e refino de petróleo (Humphries, 2013). A demanda mundial de ETR está projetada para aumentar de 136 mil toneladas por ano em 2010 para, pelo menos, 185 mil toneladas em 2015 (Humphries, 2013). No meio ambiente, a ocorrência natural desses elementos químicos está relacionada, principalmetne, às alterações das rochas associados aos seus processos de formação e diferenciação, alteração hidrotermal e intemperismo, pois esses elementos são considerados, entre os elementos traços, os menos solúveis (Rollinson, 1993). No entanto, desde de 1996, anomalias de Gd em sistemas naturais associado à contribuição antrópica tem sido verificada nas águas de rios europeus (Bau e Dulski, 1996a) e ao longos dos ultimos 20 anos, anomalias de ETR tem sido registradas em rios, lagos, águas subterrâneas, água para consumo humano (torneira) e estuários na Europa (Moller et al., 2000; Elbaz-Poullichet et al., 2002, Knappe et al., 2005; Rabiet et al., 2005, Morteani et al., 2006; Kulaksiz e Bau 2007, 2011a e 2011b e 2013), na América do Norte (Verplnack et al., 2005; Bau et al., 2006) e na Austrália (Lawrence et al, 2006). Recentemente, no Brasil, anomalia de Gd foi identificado no lago Paranoá (Brasília - Distrito Federal) (Merschel et al., 2014). Diante dessas evidências, da ampla aplicação dos ETR e dos incentivos mundiais e locais de exploração desses elementos, faz-se necessário o monitoramento da variação dos ETR no meio ambiente, seja em fase dissolvida ou sólida. Assim, esse projeto de pesquisa tem a finalidade de determinar a variação dos elementos terras-raras (ETR) nas águas superficiais do Lago Paranoá e ribeirões que aportam água para esse lago por meio de três etapas: i) implementar o método analítico de determinação de ETR em amostras de água na fase dissolvida, ainda incipiente no Brasil, ii) avaliar a qualidade da água do Lago Paranoá e ribeirões por meio da determinação dos parâmetros físico-químico, caracterização aniônica e catiônica e iii) quantificar os ETR dissolvidos nas amostras de água do Lago Paranoá e ribeirões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Desenvolvimento de um sistema em plataforma web para implantação de Plano de Segurança da Água em Sistemas de Abastecimento de Água
Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa busca desenvolver Software como ferramenta visando auxiliar na avaliação e gerenciamento de riscos à saúde, associados aos sistemas de abastecimento de água, desde a captação até o consumidor ao invés do simples monitoramento da água distribuída. O desenvolvimento da ferramenta será realizado a partir da seleção e validação da metodologia de Plano de Segurança de Água (PSA), face às diretrizes da organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. O PSA é um instrumento de identificação dos perigos e caracterização dos riscos em sistema e em solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano, desde o manancial de captação de água até o consumidor, com a finalidade de estabelecer medidas de controle para eliminar ou reduzir os perigos e riscos para níveis aceitáveis (WHO, 2004). A implantação do PSA com auxilio do Software em municípios irá contribuir como um importante instrumento para a identificação de possíveis deficiências no sistema de abastecimento de água, pois aborda a gestão de riscos, com o foco no consumidor, que deve receber água segura e de qualidade e, assim, proteger sua saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Impactos ambientais provocados pela agropecuária em recursos hídricos no Centro-Oeste brasileiro e utilização de bioindicadores ambientais
Descrição: Este projeto será desenvolvido em diversos corpos aquáticos localizados na região agrícola do Distrito Federal e do Estado de Goiás e tem como principais objetivos: (i) avaliar o efeito das atividades agrícolas sobre as características ambientais dos corpos aquáticos por meio de caracterização aniônica e catiônica dos elementos químicos dissolvidos; (ii) avaliar o impacto das atividades agrícolas na estrutura das comunidades aquáticas (fitoplâncton, zooplâncton e macroinvertebrados bentônicos); (iii) estimar o nível de concordância na estruturação espacial entre os três grupos biológicos considerados (fitoplâncton, zooplâncton e macroinvertebrados bentônicos); (iv) quantificar a influência relativa de processos locais (controle ambiental) e espaciais (e.g. decréscimo da similaridade faunística entre as unidades de amostragem com o aumento da distância geográfica) na estrutura das comunidades de fitoplâncton, zooplâncton e macroinvertebrados bentônicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Caracterização hidrogeológica preliminar de tributários subterrâneos do carste que constitui a ?Depressão Sanfranciscana? do rio Corrente - médio curso do rio São Francisco (oeste da Bahia)
Descrição: O desenvolvimento dos recursos hídricos e a conservação dos sistemas naturais constituem um desafio da sociedade brasileira. Os aqüíferos cársticos constituem reservatórios importantes para enfrentar as necessidades crescentes em água, ligadas principalmente ao crescimento demográfico no país. A região Oeste do estado da Bahia é conhecida por sua abundancia em recursos hídricos, abrigando mananciais superficiais e subterrâneos, responsáveis pela vazão e estoque de água da Bacia do Rio São Francisco, aportando aproximadamente 30% de sua vazão total, através das bacias dos rios Grande, Corrente e margem esquerda do Carinhanha. Nos últimos anos a Bahia tem passado por um processo de crescimento econômico impulsionado pela modernização da agricultura. Como conseqüências observam-se grandes transformações ocorrendo no uso do solo e dos recursos hídricos, cuja exploração é muitas vezes desordenada e predatória. É importante ressaltar que à jusante de zonas altamente exploradas como o sistema aqüífero Urucuia, encontram-se sistemas aqüíferos cársticos situados na depressão San Franciscana, cujas propriedades lhe conferem alta vulnerabilidade reatividade aos impactos sofridos, tais como baixos tempos de residência e baixa capacidade de auto-depuração. O presente projeto visa: (i) realizar uma caracterização preliminar do comportamento hidrogeológico do sistema aqüífero cárstico na bacia do rio Corrente a partir de uma caracterização da composição hidroquímica das águas; (ii) verificar a presença de existência de poluição de origem antrópica a fim de determinar a vulnerabilidade do aqüífero e (iii) melhorar o conhecimento do meio cárstico do ponto de vista de seu comportamento hidrodinâmico na escala do conjunto de sua bacia de alimentação. A utilização de traçadores químicos e isotópicos poderá propiciar uma compreensão das dinâmicas de circulação de água subterrânea, as proporções de mistura de águas de diferentes origens e o comportamento desses parâmetros ao longo do ano.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Poliana Dutra Maia - Integrante / Cristina Caetano Bicalho - Coordenador / Mylènne Berbert-Born - Integrante / Francis SONDAG - Integrante / Jean-Loup GUYOT - Integrante / José Eloi Guimarães Campos - Integrante / Roberto Ventura Santos - Integrante.
2011 - 2012
Caracterização aniônica e catiônica de mananciais superficiais na zona rural de Planaltina - Distrito Federal
Descrição: Identificar as principais áreas e períodos de monitoramento ambiental referente à qualidade aniônica e catiônica das águas dos mananciais superficiais na zona rural de Planaltina, Distrito Federal.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Poliana Dutra Maia - Coordenador / Roberto Ventura Santos - Integrante.Financiador(es): Universidade de Brasília - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2011 - Atual
CLIM-AMAZON - Joint Brazilian-French research facility for climate and geodynamic research on the Amazon River basin sediments
Descrição: The CLIM-AMAZON project aims at increasing the visibility and scientific excellence of the long-term Brazilian-French scientific activities supported by the current Laboratoire Mixte International Observatoire des Changements Environnementaux (LMI OCE), a joint laboratory between the Geosciences Institute of the Federal University of Brasilia (IG/UnB, Brazil) and the Institut de Recherche pour le Développement (IRD, France). The objective is to open the LMI OCE to new participating researchers from EU-Member states and Associated Countries together with the Brazilian researchers in order to maximize the initial investment of France to benefit the whole European Union. This will be achieved through the increase of the already strong existing analytical facilities of UnB to develop new approaches in the geological and environmental research in the Amazon region, a world-class example for climate research. The expansion of the research activities of LMI OCE to new EU researchers will occur by means of scientific meetings, visits of experienced EU scientists, PhD and Post-doc calls open to students from EU Universities and of new projects proposing to do research in Brazil about erosion, the long-term history of sedimentary load transport by the Amazon River and its interaction with Atlantic Ocean. The scientific collaboration between EU/MS and Brazil within the framework of CLIM-AMAZON will have a strong impact in terms of establishment of an international laboratory based in Brazil (UnB) and also for our understanding of global transport processes involved in the world largest tropical river basin. It will also consolidate the successful cooperation between South American and European countries under the Observatoire de Recherches en Environnement sur l?Hydrologie du Bassin.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Hidrogeologia de aquíferos fraturados: entendimento da circulação da água e de contaminantes para uma melhor gestão dos recursos hídricos (HIDROFRAT)
Descrição: Os aquíferos fraturados representam 51,5% do território brasileiro e são utilizados principalmente como fonte de abastecimento de água público e privado. Ainda que esses aqüíferos desempenhem papel fundamental na segurança hídrica, os mecanismos de recarga e de circulação das águas são poucos conhecidos no Brasil o que dificulta a elaboração de planos de gestão de uso e de proteção adequados. Além disso, existem informações sobre contaminação de alguns aqüíferos e o principal desafio em entender o fluxo da água nesses reservatórios está associado à natureza geológica do sistema. A conectividade das estruturas geológicas e a variação de condutividade hidráulica controlada tanto pela tectônica pretérita e atual quanto pela geologia da rocha, criam um sistema heterogêneo e com anisotropia os quais irão condicionar a permeabilidade do aqüífero. Essas condições irão influenciar diretamente na distribuição de contaminantes nas águas subterrâneas. Assim, o projeto HIDROFRAT é composto por 4 grupos de pesquisa, com diferentes sub-projetos, que tem a finalidade de melhorar o entendimento da circulação das águas e de contaminantes nas zonas não saturadas e saturadas em aqüíferos fraturados. Para tanto, serão elaborados, para os gestores públicos, ações coordenadas e recomendadas para a explotação e o manejo adequado dessas águas e de áreas contaminadas. Portanto, os objetivos específicos desse projeto de pesquisa compreendem: i) melhorar a compreensão dos mecanismos que controlam a recarga em aqüífero fraturados, através do solo e da zona intemperizada da rocha e a alimentação de fraturas rasas e profundas, em diferentes regimes climáticos e em áreas com variadas ocupações de terreno; ii) identificar o controle hidrogeológico da produção de água subterrânea e o seu armazenamento, através de estudos regionais (1:100000), semi-locais (1:10000), locais (1:1000) e de detalhe (1:100), otimizando a prospecção e explotação do recurso; e iii) caracterizar a advecção de contaminantes.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Environmental Pollution (1987)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geologia Ambiental.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geoquímica.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: hidrogeoquímica.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Instrumentação Analítica.
6.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Maia, Poliana Dutra2018Maia, Poliana Dutra; Maurice, Laurence ; Tessier, Emmanuel ; Amouroux, David ; Cossa, Daniel ; Moreira-Turcq, Patricia ; ETCHEBER, HENRI . Role of the floodplain lakes in the methylmercury distribution and exchanges with the Amazon River, Brazil. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL SCIENCES, v. 68, p. 24-40, 2018.

2.
MARCIONILIO, SUZANA M. L. DE OLIVEIRA2016MARCIONILIO, SUZANA M. L. DE OLIVEIRA ; ALVES, GISELE M. ; E SILVA, RACHEL B. GÓES ; MARQUES, PABLO J. LIMA ; MAIA, POLIANA D. ; NETO, BRENNO A. D. ; LINARES, JOSÉ J. . Influence of the current density on the electrochemical treatment of concentrated 1-butyl-3-methylimidazolium chloride solutions on diamond electrodes. Environmental Science and Pollution Research International, v. 23, p. 19084-19095, 2016.

3.
Bouchez, Julien2011 Bouchez, Julien ; Gaillardet, Jérôme ; France-Lanord, Christian ; Maurice, Laurence ; Dutra-Maia, P . Grain size control of river suspended sediment geochemistry: Clues from Amazon River depth profiles. Geochemistry, Geophysics, Geosystems, v. 12, p. Q03008, 2011.

4.
Bouchez, Julien2010 Bouchez, Julien; Lajeunesse, Eric ; Gaillardet, Jérôme ; France-Lanord, Christian ; Dutra-Maia, Poliana ; Maurice, Laurence . Turbulent mixing in the Amazon River: The isotopic memory of confluences. Earth and Planetary Science Letters, v. 290, p. 37-43, 2010.

5.
Dutra-Maia, P;.MAIA, P. D.;Maia-Dutra P.;MAIA, POLIANA D.2009 Dutra-Maia, P; Maurice, Laurence ; Tessier, Emmanuel ; Amouroux, David ; Cossa, Daniel ; Pérez, Marcela ; Moreira-Turcq, Patricia ; Rhéault, Isabelle . Mercury distribution and exchanges between the Amazon River and connected floodplain lakes. Science of the Total Environment, v. 407, p. 6073-6084, 2009.

6.
Dutra-Maia, P;.MAIA, P. D.;Maia-Dutra P.;MAIA, POLIANA D.2006Dutra-Maia, P; BOAVENTURA, G. R. ; Pires ; Andraus . Distribuição espacial de elementos-traço em sedimentos do Lago Paranoa - DF, Brasil. Geochimica Brasiliensis, v. 20, p. 158-174, 2006.

7.
Dutra-Maia, P;.MAIA, P. D.;Maia-Dutra P.;MAIA, POLIANA D.2005Dutra-Maia, P; Guimarães ; Moreira ; BOAVENTURA, G. R. . Estudo Mineralógico dos Sedimentos de Fundo do Lago Paranoá ? D.F, Brasil. Revista Brasileira de Geociências, v. 35, p. 535-541, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Maia-Dutra P.. Le mercure dans le bassin amazonien. Alemanha: Éditions Universitaire Européennes, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Dutra-Maia, P; BOURGOIN, L. M. ; TESSIER, E. ; Cossa ; AMOUROUX, D. ; PEREZ, M. ; TURCQ, P. M. ; Rhéault . Distribution and speciation of mercury in the Curuai floodplain lakes and role of the water exchanges with the Amazon River, Brazil. In: Golschimdt 2007, 2007, Koln. Golschimdt 2007, 2007.

2.
Dutra-Maia, P; BOURGOIN, L. M. ; TESSIER, E. ; Cossa ; AMOUROUX, D. ; PEREZ, M. ; TURCQ, P. M. . Which hydrological and geochemical factors control the distribution and the speciation of mercury in Amazonian floodplain lakes (Curuai), Pará, Brazil ?. In: XI Congresso Brasileiro de Geoquimica, Atibaia-SP, Brazil., 2007, Atibaia. XI Congresso Brasileiro de Geoquimica, Atibaia-SP, Brazil., 2007.

3.
BOURGOIN, L. M. ; Dutra-Maia, P ; TESSIER, E. ; AMOUROUX, D. ; TURCQ, P. M. ; Rhéault . Role of the floodplain-river exchanges in the transport, transfer and speciation of Hg in the Middle Amazon (Brazil).. In: 8th Int. Conference on Mercury as a global pollutant, Madison, US., 2006, Madison. 8th Int. Conference on Mercury as a global pollutant, Madison, US., 2006.

4.
BOURGOIN, L. M. ; Dutra-Maia, P ; Andraus ; Moreira ; LAGANE, C. ; PEREZ, M. . Importance of the Hydrology Dynamics in the Distribution of Mercury in Floodplanin Lakes of the Middle Amazon River. In: XIII International Conference on Heavy Metals in the Environment, 2004, Rio de Janeiro. XIII International Conference on Heavy Metals in the Environment, 2004.

5.
Dutra-Maia, P; BOAVENTURA, G. R. . Estudo geoquímico de metais em sedimentos do Lago Paranoá-DF. In: IX Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2003, Belém. Resumos do IX Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2003. p. 153-154.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Dutra-Maia, P; Maurice, Laurence ; TESSIER, E. ; AMOUROUX, D. ; Cossa, Daniel . WHAT IS THE ROLE OF THE FLOODPLAIN LAKES IN THE DISTRIBUTION AND SEQUESTRATION OF PARTICULATE MERCURY SPECIES IN THE AMAZON RIVER (BRAZIL)?. In: International Conference on the Status and Future of the World?s Large Rivers, 2011, Viena. International Conference on the Status and Future of the World?s Large Rivers, 2011.

2.
Dutra-Maia, P; BOURGOIN, L. M. ; Cossa ; Andraus ; ETCHEBER, H. ; Rodrigues de Souza J. ; Guimarães ; BOAVENTURA, G. R. . Is the Curuai floodplain (Middle Amazon, Brazil) an efficient trap for particuate mercury?. In: EGU General Assembly 2008, 2008, Viena. Geophysical Research Abstracts, 2008. v. 10. p. 12238.

Apresentações de Trabalho
1.
Dutra-Maia, P; MAURICE, L. ; TESSIER, E. ; Amouroux, David ; Cossa ; PEREZ, M. ; TURCQ, P. M. . Hydrological and Geochemical Dynamics of Methylmercury between the Amazon River and Connected Floodplain Lakes, Brazil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Dutra-Maia, P; MAURICE, L. ; PEREZ, M. ; TURCQ, P. M. . Distribution and transport of major and trace elements in the Curuais floodplain, Amazon River, Brazil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
KHONDOKER, R. ; WEISS, D. ; Maia-Dutra P. ; VOLK, K. ; CHAVES, J. G. S. ; BABINSKI, M. ; RUIZ, I. ; TORRES, A. . Provenance tracing of aerosols to the Amazon Rainforest using elemental and isotopic composition. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
KHONDOKER, R. ; WEISS, D. ; Dutra-Maia, P ; VOLK, K. ; CHAVES, J. G. S. ; BABINSKI, M. ; RUIZ, I. . Geochemical Assessment of Atmospheric Deposits to the Amazon Rainforest using a passive sampling Sigma-2 Method. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MAIA, P. D.. Evolução da norma de potabilidade da água uma experiência brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Maia, Poliana Dutra. Evolução da norma de potabilidade da água: uma experiência brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BICALHO, C. ; BERBERT-BORN, M. ; Maia-Dutra P. ; GOLDSCHEIDER, N. ; SANTOS, R. V. . Preliminary hydrogeological characterization of karst tributaries of the San Franciscan Depression, Corrente River, Bahia, Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Dutra-Maia, P; BOURGOIN, L. M. ; Cossa ; Andraus ; ETCHEBER, H. ; Rodrigues de Souza J. ; Guimarães ; BOAVENTURA, G. R. . Is the Curuai floodplain (Middle Amazon, Brazil) an efficient trap for particulate mercury?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Dutra-Maia, P; BOURGOIN, L. M. ; TESSIER, E. ; Cossa ; AMOUROUX, D. ; PEREZ, M. ; TURCQ, P. M. ; Rhéault . Distribution and speciation of mercury in the Curuai floodplain lakes and role of the water exchanges with the Amazon River, Brazil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Dutra-Maia, P; BOURGOIN, L. M. ; TESSIER, E. ; Cossa ; AMOUROUX, D. ; PEREZ, M. ; TURCQ, P. M. . Which hydrological and geochemical factors control the distribution and the speciation of mercury in Amazonian floodplain lakes (Curuai), Pará, Brazil ?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BOURGOIN, L. M. ; Dutra-Maia, P ; Cossa ; TESSIER, E. ; AMOUROUX, D. ; TURCQ, P. M. ; Rhéault . Eighth International Conference on Mercury as a Global Pollutant. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BOURGOIN, L. M. ; Dutra-Maia, P ; Andraus ; TURCQ, P. M. ; LAGANE, C. ; PEREZ, M. . Importance of the hydrology dynamics in the distribution of mercury in floodplain lakes of the Middle Amazone River. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Dutra-Maia, P; BOAVENTURA, G. R. . Estudo geoquímico de metais em sedimentos do Lago Paranoá ? DF.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Maia, Poliana Dutra. Documento técnico contendo proposta de estruturação do Hot site para disponibilização e divulgação do Plano de Segurança da Agua no Brasil. 2010.

2.
Dutra-Maia, P. Documento técnico contendo análise crítica dos dados de controle e vigilância da qualidade da água nos estados de Pernambuco e Pará no ano de 2008, contendo conclusão e recomendações técnicas a serem submetidas aos gestores estaduais inseridos no estudo. 2009.

3.
Dutra-Maia, P. Documento técnico contendo análise crítica dos dados de controle e vigilância da qualidade da água nos estados de Sergipe e Rio Grande do Sul no ano de 2008, contendo conclusão e recomendações técnicas a serem submetidas aos gestores estaduais inseridos no estudo. 2009.

4.
MAIA, P. D.. Documento técnico contendo adequação do Guia de Vigilância em Saúde Ambiental relacionado à qualidade da água para consumo humano em situações de desastres. 2009.

5.
Dutra-Maia, P. Documento técnico contendo análise dos dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano nos estados do Amazonas e Mato Grosso no ano de 2008m contendo capítulo conclusivo com recomendações técnicas a serem submetidos aos gestores estaduais inseridos no estudo. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
Aderita R.M. Sena ; Dulce F. Cerutti ; MAIA, P. D. . Plano de Contigência de Saúde para emergência ou desastre associado a chuvas. 2009.

2.
Dutra-Maia, P. Carbonatito como corretivo de acidez e fonte de nutrientes para plantas. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
Dutra-Maia, P. Relatório Anual de Atividade de doutorado. 2007. (Relatório de pesquisa).

2.
Dutra-Maia, P. Rélatorio Anual de Atividades de Doutorado. 2006. (Relatório de pesquisa).

3.
Dutra-Maia, P. Rélatorio Anual de Atividade de Doutorado. 2005. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, J. R.; BERNARDI, J. V. E.; Dutra-Maia, P. Participação em banca de Lourdes Martins de Morais. Determinação de mercúrio total no material particulado atmosférico do Distrito Federal, Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Química) - UnB.

2.
SODRE, F. F.; NOMI, S. N.; MAIA, P. D.; BELLOTO, V. R.. Participação em banca de Victor Hugo Cavalcanti Ferreira. Identificação das fontes de material particulado atmosférico fino e grosso no Distrito Federal empregando marcadores iônicos solúveis em água. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade de Brasília.

3.
ALMEIDA, F. V.; BELLOTO, V. R.; Maia-Dutra P.. Participação em banca de Juliana Pinheiro Pires. Reconstruction of Neogene Sea Surface Temperatures in Ceara Rise (South America) Based on Alkenones. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Química) - UnB.

4.
HORBE, A.; Cunha L.S.; Maia-Dutra P.. Participação em banca de Liz Stefanny Hidalgo Sanches. Variação espaço-temporal do material inorgânico dissolvido na Bacia Amazônica. 2014. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal do Amazonas.

5.
Maia-Dutra P.; NARDOTO, G. B.; FONSECA, A.; BRAGA, J. W. B.. Participação em banca de Raphael Seiti Miura Monforte. Adaptação do Método de Determinação do isótopo 15 do N em amostras de água superficial. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade de Brasília.

6.
BELLOTO, V. R.; FONSECA, A.; ALMEIDA, F. V.; MAIA, P. D.. Participação em banca de João Bosco Rodrigues Peres júnior. Classificação das Àguas dos Rios São Bartolomeu, Couros e Tocantizinho - Chapada dos Veadeiros - GO. 2013. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
MAIA, P. D.; SONDAG, F.. Participação em banca de Liz Stefanny Hidalgo Sanchez. Variação espaço temporal da carga dissolvida na Bacia Amazônica. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Geociências) - Universidade Federal do Amazonas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAIA, P. D.; SOUSA, A. C. L.. Participação em banca de Ágatha Camila L. de Sousa.Proposta de Experimentos para a disciplina de fundamentos de química inorgânica do curso de Licenciatura em Ciências Naturais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasilia - Faculdade UnB Planaltina.

2.
SODRE, F. F.; NOMI, S. N.; Dutra-Maia, P. Participação em banca de Ramon Pires Mousinho.A qualidade de dados ambientais como fator determinante para a realização de estudos confiáveis: estudo de caso do monitoramento da qualidade do ar no Distrito Federal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - UnB.

3.
JACOBSON, T. K. B.; COSTA, E. M. M.; Dutra-Maia, P.. Participação em banca de Moisés Coelho dos Santos.Diagnóstico do acesso à água no assentamento Itaúna - GO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo - LEdoC) - UNB-FUP.

4.
BRAGA, J. W. B.; DIAS, A. C. B.; MAIA, P. D.. Participação em banca de Suzana de Souza Guedes.Uso da razão isotópica do molibdênio como geoindicador das condições ambientais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - UnB.

5.
Maia-Dutra P.; AQUINO, R.; CASTILHO, J. E.. Participação em banca de Rafael Zielke Schio.Caracterização catiônica e aniônica de águas subterrâneas do médio curso do rio São Francisco no oeste da Bahia.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - UNB-FUP.

6.
Maia-Dutra P.; ZARA, L. F.; BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Natália Araújo Paiva.Avaliação de parâmetros geoquímicos em ambiente aquático: estudo de caso da Várzea do Curuai, Amazônia, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - UNB-FUP.

7.
Maia, Poliana Dutra; ZARA, L. F.; BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Jéssica Pliciey N. de Souza.Caracterização catiônica e aniônica das águas dos mananciais superficiais da zona rural de Planaltina ? DF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - UNB-FUP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MAIA, P. D.; AQUINO, R.; CAMPOS, A. F. C.. Membro efetivo da Banca Examinadora constituída para realização do concurso público para admissão de professor substituto. 2015. UNB-FUP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
South American Symposium on Isotope Geology.Determination of nitrate 15N in the surface water of the freswater in the Federal District - Central Brazil. 2016. (Simpósio).

2.
6th HYBAM Obseratory scientific meeting.Provenance tracing of aerosols to the Amazon Rainforest using elemental and isotopic composition. 2015. (Seminário).

3.
6th HYBAM Observatory scientific meeting.Distribution and transport of major and trace elements in the Curuai floodplain, Amazon River, Brazil. 2015. (Seminário).

4.
XV Congresso Brasileiro de Geoquímica. Hydrological and geochemical dynamics of methylmercury between the Aamzon River and connected floodplain lakes, Brazil. 2015. (Congresso).

5.
XV Congresso Brasileiro de Geoquímica. Geochemical Assessment of Atmospherci Deposits to the Amazon Rainforest using a Passive Sampling Sigma-2 Method. 2015. (Congresso).

6.
39 th IAH Congress. Preliminary hydrogeological characterization of karst tributaries of the San Franciscan Depression, Corrente River, Bahia, Brazil. 2012. (Congresso).

7.
I Conferência em Saúde Ambiental. 2009. (Outra).

8.
International Conference on Mercury as a Global Pollutant. Are large Amazonian floodplain lakes efficient traps for total and methylmercury enrichment?. 2009. (Congresso).

9.
European Geosciences Union, General Assembly , Vienna, Austria, 13-18 April, 2008.. Is the Curuai floodplain (Middle Amazon, Brazil) an efficient trap for particulate mercury?. 2008. (Congresso).

10.
Golschimdt 2007. Distribution and speciation of mercury in the Curuai floodplain lakes and role of the water exchanges with the Amazon River, Brazil. 2007. (Congresso).

11.
XI Congresso Brasileiro de Geoquimica, Atibaia-SP, Brazil.. Which hydrological and geochemical factors control the distribution and the speciation of mercury in Amazonian floodplain lakes (Curuai), Pará, Brazil ?. 2007. (Congresso).

12.
Eigth International Conference on Mercury as a global Pollutant. Role of the floodplain-river exchanges in the transport, tranfer and speciation of Hg in the Middle Amazon. 2006. (Congresso).

13.
XIII International Conference on Heavy Metals in the Environment. Importance of the hydrology dynamics in the distribution of mercury in floodplain lakes os the Middle Amazone River. 2005. (Congresso).

14.
IX Congresso Brasileiro de Geoquímica. Estudo Geoquímico de Metais em Sediementos do Lago Paranoá -DF. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAIA, P. D.; Poitrasson F. . CLIM-AMAZON 2014 ANNUAL MEETING. 2014. (Outro).

2.
Poitrasson F. ; .MAIA, P. D. . European Geosciences Union General Assembly. 2014. (Congresso).

3.
Poitrasson F. ; Dantas E.L. ; Maia-Dutra P. . CLIM-AMAZON dissemination in the EGU General Assembly. 2014. (Congresso).

4.
MAIA, P. D.; CAZAUBON, P. ; Sondag F. ; Dantas E.L. ; Poitrasson F. ; SANTOS, R. V. ; VIERA, L. C. ; ROIG, H. . 2nd Workshop and 2013 Annual Meeting of CLIMAMAZON project. 2013. (Outro).

5.
MAIA, P. D.; SANTOS, R. V. ; Chemale F.J. ; SONDAG, F. ; Poitrasson F. ; Dantas E.L. ; VIERA, L. C. ; ROIG, H. . CLIM-AMAZON Kick-Off Workshop. 2012. (Outro).

6.
MAIA, P. D.; Sondag F. ; SANTOS, R. V. ; VIERA, L. C. ; ROIG, H. . DIvulgação do projeto CLIM-AMAZON nos estados da região norte. 2012. (Outro).

7.
MAIA, P. D.. Revisão da Portaria n 518/2004. 2009. (Outro).

8.
MAIA, P. D.. Oficina de Cianobactéria e Cianotoxinas da 9a EXPOEPI. 2009. (Outro).

9.
MAIA, P. D.. 1a Conferência Nacional em Saúde Ambiental. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fernando Sodré. IMPLEMENTAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO PARA DETERMINAÇÃO DE ELEMENTOS TERRAS RARAS EM AMOSTRAS DE ÁGUA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

2.
Fernando Sodré. IMPLEMENTAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO PARA DETERMINAÇÃO DE ELEMENTOS TERRAS RARAS EM AMOSTRAS DE ÁGUA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Roulin Khondoker. Início: 2014. Imperial College London - South Kensington Campus, União Européia.


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Raphael Seiti Miura Monforte. Adaptação do Método de Determinação do delta 15N do íon nitrato em amostras de água superficial. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Poliana Dutra Maia.

2.
Crystelle Bocage. Cycle du mercure dans des lacs d?Inondation du fleuve Amazone (Curuaí) : rôle des oxy-hydroxydes de Fe, Al, Mn. 2006. Dissertação (Mestrado em Geoquimica) - Université Toulouse III Paul Sabatier, . Coorientador: Poliana Dutra Maia.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ágatha Camila L de Sousa. Proposta de Experimentos para a disciplina de fundamentos de química inorgânica do curso de Licenciatura em Ciências Naturais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasilia - Faculdade UnB Planaltina. Orientador: Poliana Dutra Maia.

2.
Rafael Zielke Schio. Caracterização catiônica e aniônica de águas subterrâneas do médio curso do rio São Francisco no oeste da Bahia.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - UNB-FUP. Orientador: Poliana Dutra Maia.

3.
Natália Araújo Paiva. Avaliação de parâmetros geoquímicos em ambiente aquático: estudo de caso da Várzea do Curuai, Amazônia, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - UNB-FUP. Orientador: Poliana Dutra Maia.

4.
Jéssica Pliciey N. de Souza. Caracterização catiônica e aniônica das águas dos mananciais superficiais da zona rural de Planaltina ? DF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - UNB-FUP. Orientador: Poliana Dutra Maia.

5.
Marcos Henrique O. de Freitas. Avaliação dos mecanismos de informação ao consumidor sobre a qualidade da água ? Decreto MS 5440/2005 - em Sobradinho/Planaltina-DF. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasilia - Faculdade UnB Planaltina. Orientador: Poliana Dutra Maia.

Iniciação científica
1.
Caio Alves Vieira. ESTUDO GEOQUÍMICO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DOS RIBEIRÕES QUE APORTAM ÁGUA PARA O LAGO PARANOÁ - DISTRITO FEDERAL. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasilia - Faculdade UnB Planaltina. Orientador: Poliana Dutra Maia.

2.
VERÔNICA PEREIRA DE BRITO. MAPAS CONCEITUAIS E TEORIA DE SISTEMAS: MODELAGEM DE PROCESSOS ECOLÓGICOS, GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasilia - Faculdade UnB Planaltina. Orientador: Poliana Dutra Maia.

3.
Natália Araújo Paiva. Avaliação de parâmetros geoquímicos em ambiente aquático: estudo de caso da Várzea do Curuai, Amazônia, Brasil. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais) - UNB-FUP. Orientador: Poliana Dutra Maia.

4.
Jéssica Plicey N de Souza. Caracterização catiônica e aniônica das águas dos mananciais superficiais da zona rural de Planaltina ? DF. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais) - UNB-FUP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Poliana Dutra Maia.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MARCIONILIO, SUZANA M. L. DE OLIVEIRA2016MARCIONILIO, SUZANA M. L. DE OLIVEIRA ; ALVES, GISELE M. ; E SILVA, RACHEL B. GÓES ; MARQUES, PABLO J. LIMA ; MAIA, POLIANA D. ; NETO, BRENNO A. D. ; LINARES, JOSÉ J. . Influence of the current density on the electrochemical treatment of concentrated 1-butyl-3-methylimidazolium chloride solutions on diamond electrodes. Environmental Science and Pollution Research International, v. 23, p. 19084-19095, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
Maia, Poliana Dutra. Evolução da norma de potabilidade da água: uma experiência brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAIA, P. D.; Sondag F. ; SANTOS, R. V. ; VIERA, L. C. ; ROIG, H. . DIvulgação do projeto CLIM-AMAZON nos estados da região norte. 2012. (Outro).

2.
Poitrasson F. ; Dantas E.L. ; Maia-Dutra P. . CLIM-AMAZON dissemination in the EGU General Assembly. 2014. (Congresso).



Outras informações relevantes


Na graduação participei como congrssista da 21(1998) e 22(1999) Reunião Anual, em Poços de Caldas, da Sociedade Brasileira de Química onde frequentou, respectivamente, os seguintes mini-cursos: Biomoléculas: Estruturas e Propriedades e Eletroquímica e Meio Ambiente. Participou também do 5 Encontro Nacional dos PETs.
No mestrado participou do VIII Congresso Brasileiro de Geoquímica e I Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul de 21 a 26 de OUtubro de 2001 na qualidade de congressista em Curitiba.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 22:32:08