Gustavo André Borges

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8450697161244021
  • Última atualização do currículo em 12/04/2018


Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (1993), Especialização em Avaliação da Performance Motora pela Universidade Estadual de Londrina (1996), Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em no estudo do desenvolvimento de crianças e adolescentes, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero e atividade física, atividade física e saúde, esporte e aptidão física e avaliação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo André Borges
Nome em citações bibliográficas
BORGES, G. A.;Borges, Gustavo André

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Humanas Educação e Letras, Colegiado do Curso de Educação Física.
Rua Pernambuco, 1777
Centro
85960-000 - Marechal Candido Rondon, PR - Brasil
Telefone: (45) 32847878
Ramal: 7855
Fax: (45) 32847878
URL da Homepage: http://www.unioeste.br/cursos/rondon/edfisica


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Educação Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Determinação da potência aeróbia de crianças e adolescentes a partir de ajustes alométricos, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Valdir José Barbanti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Potência aeróbia; Crescimento físico; Maturação; Avaliação; Alometria.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Outro; Educação Superior.
1998 - 2001
Mestrado em Educação Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Influência do crescimento e adiposidade corporal no desempenho motor de escolares de 14 a 17 anos de Marechal Cândido Rondon - Pr,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Valdir José Barbanti.
Palavras-chave: Crescimento; Adiposidade corporal; Desempenho motor; Escolares.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Setores de atividade: Saúde Humana; Educação.
1994 - 1996
Especialização em Educação Física. (Carga Horária: 405h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Associação entre consumo de oxigênio e composição corporal: um estudo de revisão.
Orientador: Dartagnan Pinto Guedes.
1989 - 1993
Graduação em Educação Física.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: A aplicação dos princípios cientificos do treinamento desportivo na musculação utilitária.
Orientador: Sem orientador.




Atuação Profissional



Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovado e classificado em Primeiro Lugar, no 18o Concurso Público de Provas e Títulos, para ingresso como Professor Efetivo da Unioeste.

Atividades

05/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Educação e Letras, .

03/2013 - 02/2015
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Educação e Letras, .

Cargo ou função
Conselheiro de Centro.
02/2012 - 02/2015
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Educação e Letras, .

Cargo ou função
Coordenação de Área.
02/2012 - 12/2012
Ensino, Curso de Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Biomecânicos da Educação Física
Introdução à Educação Física
Métodos de Pesquisa em Educação Física
Seminário de Monografia
08/2011 - 12/2011
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Educação e Letras, .

Cargo ou função
Coordenador de Área.
02/2011 - 12/2011
Ensino, Curso de Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos de Pesquisa em Educação Física
Aspectos Biomecânicos da Educação Física e Esporte
Aspectos Biomecânicos da Educação Física
04/2010 - 03/2011
Extensão universitária , Campus de Marechal Cândido Rondon, .

Atividade de extensão realizada
Nadar mais Rápido.
02/2010 - 12/2010
Ensino, Curso de Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Culturais e Sociais da Educação Física
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Métodos de Pesquisa em Educação Física e Esporte
02/2009 - 12/2009
Ensino, Curso de Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Medidas e Avaliação em Educação Física e Esporte
Métodos de Pesquisa em Educação Física e Esporte
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Aspectos Culturais e Sociais da Educação Física
09/2009 - 09/2009
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade União das Américas, Faculdade União das Américas.

Atividade realizada
Metodologia de Seleção de Talentos Esportivos.
3/2005 - 2/2009
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Atividade realizada
Afastamento Integral para Doutoramento.
5/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Educação e Letras, Curso de Educação Física.

Atividade de extensão realizada
Avaliação Aeróbia e Orientação de Exercício.
4/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, Reitoria.

Cargo ou função
Membro de comissão temporária - Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão.
4/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Centro de Ciências Humanas Educação e Letras.

Cargo ou função
Membro de comissão temporária - Estudos Documentais.
3/2004 - 12/2004
Ensino, Curso de Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física com Cuidados Especiais
Biomecânica
Métodos e Técnicas de Pesquisa
1/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, Reitoria.

Cargo ou função
Membro de Conselho Superior.
4/2002 - 3/2004
Direção e administração, Campus de Marechal Cândido Rondon, Colegiado do Curso de Educação Física.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
4/2002 - 3/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Educação e Letras, Campus de Marechal Cândido Rondon.

Cargo ou função
Membro de Conselho de Centro.
5/2003 - 1/2004
Ensino, Curso de Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biomecânica
Educação Física com Cuidados Especiais
Metodologia e Tecnica de Pesquisa
5/2001 - 5/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Educação e Letras, Curso de Educação Física.

5/2002 - 3/2003
Ensino, Curso de Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação física com Cuidados Especiais
Biomecânica
Atividades em Academias
3/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Campus, Campus de Marechal Cândido Rondon.

Cargo ou função
Membro de Conselho de Campus.
4/2001 - 12/2002
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Educação e Letras, Curso de Educação Física.

Atividade de extensão realizada
Avaliação e Orientação de Exercícios Físicos.
3/2000 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Educação e Letras, Campus de Marechal Cândido Rondon.

Cargo ou função
Membro de Conselho de Centro.
3/2001 - 4/2002
Ensino, Curso de Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biomecânica
Medidas e Avaliação em Educação Física e Esporte
Noções Gerais de Estatística e Informática em Educação Física e Esporte
3/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Educação e Letras, Curso de Educação Física.

Atividade de extensão realizada
Avaliação e Orientação de Programas de Exercícios Físicos.
1/2000 - 12/2000
Ensino, Curso de Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biomecânica
Medidas e avaliação em Educação Física e Esporte
Prática do Estágio Supervisionado em Educação Física e Esporte
6/1999 - 12/1999
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Educação e Letras, Curso de Educação Física.

Atividade de extensão realizada
Avaliação e Orientação de Programas de Exercícios Físicos.
5/1999 - 12/1999
Ensino, Curso de Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinesiologia

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

4/1997 - 12/1998
Extensão universitária , Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Fundamentos da Educação Física.

Atividade de extensão realizada
Educação Física: atividade integrada para o desenvolvimento do pré-escolar das creches de Londrina.
3/1997 - 12/1998
Ensino, Licenciatura Em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cineantropometria
Treinamento Desportivo
Técnicas de Avaliação da Atividade Física
Crescimento e Desenvolvimento Motor
Prática de Ensino de educação Física: Estágio Supervisionado
8/1998 - 11/1998
Treinamentos ministrados , Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica, Recreação e Danças.

Treinamentos ministrados
Capacitação para as atendentes das creches atendidas pelo projeto de extensão 007.002.005 - Educação Física: atividade integrada para o desenvolvimento do pré-escolar das creches de Londrina
6/1998 - 10/1998
Extensão universitária , Centro de Educação Física e Desportos, Centro de Educação Física e Desportos.

Atividade de extensão realizada
Projeto Conheça a UEL.
6/1998 - 6/1998
Extensão universitária , Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica, Recreação e Danças.

Atividade de extensão realizada
Festa Junina da Pré Escola Pequeno Iapar.
6/1998 - 6/1998
Extensão universitária , Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica, Recreação e Danças.

Atividade de extensão realizada
Festa Junina no Polo SAltinho.
10/1997 - 10/1997
Extensão universitária , Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Fundamentos da Educação Física.

Atividade de extensão realizada
Gincana da Alegria.
7/1997 - 7/1997
Extensão universitária , Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica, Recreação e Danças.

Atividade de extensão realizada
II Festa Junina no Polo Saltinho.
6/1997 - 6/1997
Extensão universitária , Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica, Recreação e Danças.

Atividade de extensão realizada
Festa Junina na Associação de Moradores do Polo Saltinho.


Linhas de pesquisa


1.
Gênero, Imagem Corporal e Atividade Física

Objetivo: Analisar os níveis de satisfação com a imagem de crianças e adolescentes. Analisar as práticas corporais, a imagem corporal e sua relação com o gênero; Descrever as preferências esportivas a partir dos papéis de gênero de meninas e meninos; Estabelecer uma relação entre os papéis sociais e as praticas corporais e esportivas de crianças e adolelescentes..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Gênero; Imgem Corporal; Atividade Física Habitual; Educação Física; Esporte; Lazer.
2.
Crescimento, Maturação e Atividade Física

Objetivo: Analisar os níveis de atividade física habitual, estilo de vida sedentário de crianças e adolescentes; Estudar o papel do crescimento e da maturação nos níveis de atividade física; Estudar as relações de gênero no estilo de vida ativo/sedentário de crianças e adolescentes; Investigar as variáveis morfofuncionais e a sua relação com a maturação e a atividade física..


Projetos de pesquisa


2009 - 2012
Potência aeróbia, maturação e atividade física de crianças e adolescentes
Descrição: O estudo tem como objetivo descrever o comportamento da potência aeróbia de crianças e adolescentes, considerando a idade cronológica, a maturação e o nível de atividade física. Serão analisadas 270 crianças e adolescentes de Marechal Cândido Rondon - Pr, com idades variando de 10 a 17 anos de ambos os sexos, obtidos em um corte uma transversal. Todas as informações pertencem ao banco de dados obtidos a partir da pesquisa "Determinação da potência aeróbia de crianças e adolescentes a partir de ajustes alométricos", obtidos no período de março a setembro de 2008. Todos os procedimentos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unioeste. O banco de dados oferece informações antropométricas, de maturação sexual, da atividade física habitual e situação socioeconômica, além das medidas diretas da potência aeróbia obtidas em testes de esforço graduado em esteira. O estágio maturacional, o nível de atividade física habitual e a situação socioeconômica podem influenciar os resultados da potência aeró-bia entre estes jovens, portanto descrever o comportamento da potência aeróbia em relação a estas diferentes variáveis de controle, é desejável..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Determinação do VO2 pico e limiar ventilatório de atletas jovens de Marechal Cândido Rondon - Pr
Descrição: A medida que pode expressar e classificar o metabolismo energético durante um teste de esforço é o consumo máximo de oxigênio (VO2 máx). Contudo, considerando o tipo de teste a ser realizado, bem como a medida máxima de capacidade aeróbica obtida, o valor de VO2 máx pode não ser realmente obtido, pois, para tanto, há a necessidade de alcance de um platô do consumo de oxigênio concomitante ao aumento do esforço. Sendo assim, o máximo valor determinado no teste passa a ser conhecido como VO2 pico, pois expressa apenas o maior valor de obtenção do consumo de oxigênio durante o teste. Ao longo da sua determinação, também podem ser conhecidos o processo de obtenção de energia pelas vias tanto aeróbia como anaeróbia. A mudança metabólica de fornecimento de energia durante o teste de esforço progressivo é determinada de limiar anaeróbio. Estabelecer qual o momento em que o atleta altera o metabolismo de fornecimento de energia é fundamental para a orientação adequada de programas de treinamento físico. Assim, o objetivo é determinar e confrontar o VO2 pico e o limiar anaeróbico de atletas jovens de Marechal Cândido Rondon, a partir de diferentes modalidades esportivas e das diferenças sexuais. Para tanto, recorreremos a uma amostra de 80 atletas, sendo 40 rapazes e 40 moças, variando as idades entre 18 e 25 anos, que participem de programas regulares de treinamento físico. Para a obtenção dos valores, será utilizado um teste de esforço progressivo em esteira ergométrica, em um protocolo com variação na velocidade de 8 a 16 km/h, com a esteira inclinada a 1%. As variações na velocidade serão na ordem de 1 km/h a cada 1 ou 2 minutos. Para a determinação dos valores de VO2máx, utilizaremos um analisador de gases de circuito aberto, Modelo VO2000 ? Medgrafics ?, e o limiar anaeróbio será determinado pelo limiar ventilatório, da análise visual da curva V, com ciclos respiratórios determinados a cada 10s..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gustavo André Borges - Coordenador.
2001 - 2004
Crescimento e desempenho motor de rapazes de 7 a 14 anos de Marechal Cândido Rondon - Pr
Descrição: Os estudos do crescimento e de aptidão física são de extrema importância para o diagnóstico do comportamento de normalidade do desenvolvimento da população jovem. Informações quanto ao comportamento do crescimento em peso e estatura, além das variáveis de adiposidade corporal, permitem avaliar os níveis de crescimento de crianças e adolescentes para a população a que pertencem. Nesse sentido, permite aos profissionais da saúde e educação, entre eles o professor de educação física, intervirem mais precocemente em programas específicos relacionados à manutenção e aquisição de níveis adequados de saúde e desenvolvimento. Níveis de desempenho motor também representam um importante aspecto do crescimento infanto-juvenil, pois evidencia aspectos do desenvolvimento das capacidades motoras básicas, mas fundamentalmente o crescimento nos aspectos relacionados à aquisição de força, resistência e flexibilidade. Assim, o estudo tem como objetivo descrever o comportamento das variáveis antropométricas estatura, peso e espessuras de dobras cutâneas, além das informações dos níveis de desempenho motor, envolvendo testes motores de flexibilidade, força, resistência e velocidade, com relação a idade cronológica de crianças e adolescentes de Marechal Cândido Rondon ? PR..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gustavo André Borges - Coordenador / Edilson Hobold - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
1999 - 2001
Composição corporal e Desempenho Motor de Escolares de 14 a 17 anos de Marechal Cândido Rondon - Pr
Descrição: O estudo teve como objetivo analisar as influências das características de crescimento e adiposidade corporal em escolares de 14 a 17 anos de ambos os sexos. Para compor a amostra, foram selecionados 50 rapazes e 52 moças de uma escola pública de Marechal Cândido Rondon - PR. Aplicou-se medidas de estatura, peso e somatória de dobras cutâneas tricipital e subescapular, além dos testes motores "salto em distância", "flexão dos braços em suspensão na barra", "corrida de velocidade de 50 metros" e "corrida/caminhada de 1609 metros". Na análise dos dados, utilizou-se de análise de regressão múltipla "stepwise", determinando os coeficientes de regressão e determinação ajustada. Os resultados demonstraram que apenas para o sexo masculino as variáveis de crescimento e adiposidade corporal tiveram uma participação importante no desempenho motor, com magnitudes dos coeficientes entre 14 a 37%, tendo como variáveis mais influentes a idade e somatório de dobras. Entre as moças os resultados são menos expressivos, variando na ordem de 1 a 17% dos resultados, tendo como variável mais importante a idade. Dentre as diferentes variáveis, pode-se perceber que a idade foi sempre positiva na determinação de um modelo de regressão, enquanto que a adiposidade corporal se mostrou negativa em todos os resultados, sendo mais expressivas entre os rapazes. Entre as moças a participação da adiposidade corporal foi sempre de baixa magnitude. Como conclusão, as variáveis investigadas somente tiveram participação importante entre os rapazes, principalmente nos testes de salto em distância e flexão dos braços em suspensão na barra, enquanto que entre as moças apenas no teste de flexão dos braços em suspensão na barra. Para os demais testes, outros fatores além das variáveis de crescimento e adiposidade corporal podem explicar as diferenças nos resultados dos testes motores, como por exemplo motivação, qualidade do movimento e coordenação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gustavo André Borges - Coordenador / Luciana Miliorini - Integrante / Michele Strassburger - Integrante / Cléia Schwarztbach - Integrante / Rodrigo Fellini - Integrante / Gustavo Chaves Brandão - Integrante.Número de orientações: 2


Projetos de extensão


2015 - 2015
Aprender a Nadar
Descrição: A vida e o trabalho cotidianos levam os jovens e adultos a se dedicarem muito poucos a prática de exercícios físicos. São muitos aqueles que não sabem nadar ou nadam muito pouco, sem a competência necessária para se locomoverem no meio líquido. Os benefícios da prática da natação são muitos. Além dos benefícios físicos e motores, também se destacam aqueles relacionados a qualidade de vida, considerando as socioafetivas e psíquicas. O projeto se destinará fundamentalmente ao público de jovens e adultos que não sabem nadar e que buscam uma qualidade de vida através da natação. Nesse sentido, o objetivo fundamental do projeto será oferecer o ensino da natação para grupos de jovens e adultos que não sabem nadar. O projeto será desenvolvido com turmas novas a cada semestre. Serão desenvolvidas duas aulas semanais de natação para cada turma de no máximo 20 alunos, totalizando um período de período mínimo de 16 e no máximo de 20 semanas para os alunos alcançarem a proficiência em nadar. A cada semestre uma nova turma será iniciada. O método ?moderno? de ensino será empregado para todas as aulas, independentemente das diferenças de idades entre os participantes em cada turma. Durante as aulas serão ensinados o mergulho, respiração, flutuação e propulsão com braços e pernas simultaneamente. O nado no estilo ?crawl? será o mais empregado para o ensino. Esperamos que ao final de cada período, que todos os alunos aprendam a nadar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gustavo André Borges - Coordenador / Eneida Maria Troller Conte - Integrante.
2015 - 2015
Nado Livre: esporte, lazer e saúde
Descrição: A natação é uma das atividades físicas mais completas e saudáveis. Tanto os jovens como adultos podem se beneficiar de uma atividade esportiva que oferece baixo risco de lesões e satisfatórias adaptações funcionais e morfológicas, manifestadas no bom nível de condicionamento geral. Além disso, a natação é considerada uma importante atividade física para controle do peso corporal. A procura pela prática da natação tem sido elevada. Desde 2009 um projeto de natação tem sido desenvolvido na Unioeste e já beneficiou até o ano de 2014 aproximadamente 130 pessoas. Não há na região outros locais que ofertem tais atividades no tempo livre, justificando oferecer um programa de treinamento de natação orientada e supervisionada, que promovam o bem-estar geral do praticante. Portanto, o objetivo do projeto é oferecer diferentes programas de treinamento de natação para elevar o nível de condicionamento físico geral. Os grupos de treinamento serão divididos em dois grandes grupos de Programa de Treinamento, a partir do domínio das técnicas de nado crawl e dos níveis de condicionamento físico inicial. São os programas: a) Nadar mais Rápido, para aqueles que já dominam as técnicas de natação e tem bom nível de condicionamento físico; b) Nadar com Estilo, para aqueles que sabem nadar mas não dominam as técnicas dos nados e tem baixo nível de condicionamento físico. Com este projeto, espera-se que uma maior quantidade de pessoas se beneficie com a prática da natação, tanto do ponto de vista do desempenho geral, como no bem estar e controle do peso corporal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Gustavo André Borges - Coordenador / Cezar Barbosa Santolin - Integrante.
2009 - 2014
Atividades Aquáticas para a Comunidade
Descrição: O objetivo geral do projeto é propiciar a prática de atividades aquáticas para a comunidade de forma geral em diversas faixas etárias. O projeto visa proporcionar a iniciação á natação, o aperfeiçoamento e treinamento para formação de equipes competitivas, bem como a prática da hidroginástica. O projeto justifica-se pela necessidade de oferecer à comunidade acadêmica e a comunidade externa a possibilidade de tornar seu estilo de vida mais ativo, obtendo assim benefícios para sua saúde. A prática de atividades aquáticas vem enriquecer as possibilidades de movimentação corporal, revertendo-se em benefícios e bem-estar. A proposta inicial será realizada com funcionários, estagiários e professores do Campus de Rondon. As metodologias para as demais turmas de atividades aquáticas serão determinadas de acordo com cada uma das propostas. Neste sentido, espera-se a participação da comunidade acadêmica e comunidade externa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .
Integrantes: Gustavo André Borges - Integrante / Zelina Bonadimann - Integrante / Eneida Maria Troller Conte - Coordenador / Veronica Gabriela Silva Piovani - Integrante.
2009 - 2014
Nadar mais Rápido
Descrição: A natação é uma das atividades físicas mais completas e saudáveis. Tanto os jovens como homens e mulheres podem se beneficiar de uma atividade que oferece baixo risco de lesões músculo-articulares e satisfatórias adaptações musculares e morfológicas, traduzidas no bom nível de condicionamento geral e no controle do peso corporal. A procura por atividades de natação tem sido elevada, justificando oferecer um programa de atividade de natação orientada e supervisionada por monitores do curso, que promovam o bem-estar geral do praticante. Portanto, o objetivo geral do projeto é oferecer diferentes programas de treinamento de natação para elevar o nível de condicionamento geral e do controle do peso corporal. Os objetivos específicos são a) aperfeiçoar o estilo de nado crawl, b) melhorar o nível de desempenho no estilo crawl, c) melhorar o nível geral de condicionamento e d) controlar o peso corporal. Os grupos de treinamento serão divididos a partir do nível da técnica de nado crawl e de condicionamento inicial. Quatro serão os grupos de treinamento. O grupo de 'aperfeiçoamento' será para os indivíduos com baixo nível técnico de nado. Para aqueles com nível técnico do nado crawl satisfatório, serão agrupados em um dos demais grupos, considerando o nível de condicionamento: iniciantes, intermediários e avançados. Com este projeto, espera-se que uma maior quantidade de pessoas se beneficie com a prática da natação, tanto do ponto de vista do desempenho geral (estimulando a participação em competições inclusive), como no bem-estar e controle do peso corporal para os participantes não-atletas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Gustavo André Borges - Coordenador / Robson Ruiz Olivotto - Integrante.
2004 - 2005
Avaliação Aeróbia e Orientação de Exercícios
Descrição: No âmbito do desempenho esportivo de alto nível, as pesquisas estão associadas a orientações do treinamento físico com base em avaliações metabólicas e hemodinâmicas. Atualmente, diversos programas institucionais têm sido desenvolvidos com o objetivo de avaliar os níveis de desempenho físico de atletas de ambos os sexos, nas diferentes idades e modalidades esportivas. Nesse sentido, torna-se necessário oferecer um programa institucional (Unioeste) de avaliação de desempenho submáximo ao máximo, mediante uma análise metabólica do esforço, a fim de poder identificar conjuntamente os níveis de VO2 máx, ou de pico, e o limiar anaeróbico, entre outras variáveis. Sabe-se que dentre todas as respostas metabólicas de esforço, avaliar o desempenho entre atletas se torna importante e seguro, na medida que as prescrições e orientações de exercícios físicos preservam a saúde do atleta, bem como promove desempenhos ótimos nas competições esportivas. Assim, as avaliações adotam outros parâmetros metabólicos e hemodinâmicos, como RQ, FC max e FC sub na orientação dos exercícios. Para indivíduos não-atletas, as avaliações poderão ser úteis a orientação de programas de exercícios aeróbios para manutenção ou desenvolvimento da capacidade aeróbia, bem como para o controle do peso corporal. Serão realizadas avaliações da composição corporal, mediante a técnica antropométrica, que permitirá orientações nessa direção. As avaliações poderão ser solicitadas tanto por indivíduos da comunidade interna ou externa da Unioeste, como técnicos ou treinadores de equipes esportivas, nas diferentes modalidades existentes, dos municípios da região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gustavo André Borges - Coordenador.
2001 - 2002
Avaliação e Orientação de Exercícios Físicos
Descrição: O curso de Educação Física da Unioeste tem realizado um projeto de igual teor envolvendo a comunidade acadêmica e municipal desde 2000. Neste período, como publico alvo, foram envolvidas diretamente aproximadamente 300 pessoas com as idades variando entre 14 a 50 anos, e como público indireto, aproximadamente 25 diferentes acadêmicos do curso, na sua capacitação para o trabalho na área do exercício físico e saúde. Com hábitos de vida sedentários, a população vem se tornando cada vez mais sedentária devido a fatores como falta de recursos financeiros, locais e espaço adequado para a prática de exercícios físicos, bem como de orientação de profissionais do exercício físico. Outros fatores como estimulo e estresses do cotidiano afastam as pessoas de se envolveram nos programas de exercícios físicos, além dos avanços tecnológicos dos materiais de locomoção que impedem uma melhora da condição de saúde a partir das atividades do cotidiano. Na mesma proporção em que a população se torna mais sedentária, cresce o número de indivíduos portadores de algum distúrbio crônico-degenerativo, como obesidade, diabetes e doenças coronarianas. Nesse sentido, avaliar os fatores de risco para o surgimento dessas doenças e também os níveis de aptidão física para o bem estar geral se constitui em um importante fator coadjuvante na prevenção de hábitos impróprios a saúde. Orientar programas de exercícios físicos parece ser um papel importante da Universidade, bem como de formar profissionais com experiência para tal fim. Assim, programas de exercícios tendo como base a ginástica localizada e o alongamento, podem contribuir enormemente na consolidação de hábitos ou de estilo de vida ativo, principalmente na população sedentária. Finalmente, esse projeto se propõe a estabelecer um programa permanente de atividades física, fundamentalmente para oferecer o controle do peso corporal e desenvolver níveis adequados de aptidão física em um grupo de indivíduos que são sedentários..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gustavo André Borges - Coordenador / Cristiane DallaCosta - Integrante / Jociane de Carvalho - Integrante / Elessandra Miranda - Integrante / Gilvane Bellon - Integrante / Alexandre Buffulin - Integrante / Ana Paula Neves - Integrante / Ariele Wobeto - Integrante / Fabiano Flores - Integrante / Luciana de Souza - Integrante / Franciele Storti - Integrante / Patrícia Paludo Rodrigues - Integrante / Sandra Mara Arosi - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Outros Projetos


2001 - 2002
Características metabólicas e hemodinâmicas do atleta jovem: indicadores de alto desempenho e saúde
Descrição: O projeto teve como objetivo, através da aquisição de equipamentos financiados pelo Paraná Tecnologia (Governo do Paraná) , implantar e capacitar o Laboratório de Avaliação do Desempenho no Esporte ? LADESP, do Curso de Educação Física da Unioeste ? a desenvolver um programa de avaliação física permanente na Instituição, com base em análises metabólicas e hemodinâmicas do desempenho físico aeróbio e anaeróbio da população jovem, adulta e idosa, além de portadores de deficiência e necessidades especiais. Atualmente, em todo o estado do Paraná, apenas duas instituições públicas (Universidade Federal do Paraná e Universidade Estadual de Londrina) mantêm laboratório da fisiologia do esforço desenvolvendo programas de avaliações físicas em indivíduos de atletas e população em geral. Na região Oeste do Paraná, nenhuma instituição pública, de ensino ou de saúde, possui um laboratório com essas características e equipamentos, procurando estudar aspectos metabólicos e hemodinâmicos, relacionados ao desempenho físico máximo e submáximo de população de atletas como não atletas de ambos os sexos, o que permitiria ser a instituição pioneira na região para o desenvolvimento de estudos e serviços nessa área nesse nível. A implantação do projeto e laboratório permitiu conhecer o perfil metabólico do atleta jovem como base na sua idade, modalidade esportiva que esteve envolvido. Por outro lado, as mesmas avaliações ? que buscaram estudar o perfil do atleta jovem ? permitiu estudar os diferentes aspectos que a inatividade física pode aumentar a incidência precoce de elevados índices de fatores de risco associados a doenças crônico-degenerativas, encontrada nos indivíduos sedentários..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gustavo André Borges - Coordenador / Dartel Ferrari de Lima - Integrante.Financiador(es): Paraná Tecnologia - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Espaço Plural (Unioeste)
2009 - Atual
Periódico: Caderno de Educação Física (UNIOESTE. Impresso)


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Caderno de Educação Física (UNIOESTE. Impresso)
2008 - Atual
Periódico: Espaço Plural (Unioeste)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Estudos de Gênero/Especialidade: Gênero e Educação Física.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Cineantropometria/Especialidade: Avaliação da Aptidão Física.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Cineantropometria/Especialidade: Crescimento Maturação e Desempenho Motor.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Xavier, S. R. M.2016Xavier, S. R. M. ; BORGES, G. A. . Jogos cooperativos: relato de experiência de uma abordagem coeducativa. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 21, p. 1-5, 2016.

2.
Carli, P. B.2016 Carli, P. B. ; Abdalla, P. P. ; MACHADO, D. R. L. ; BORGES, G. A. . Insatisfação com a imagem corporal de meninas de 11 a 14 anos de idade. CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE, v. 14, p. 1-10, 2016.

3.
MACHADO, D. R. L.2012 MACHADO, D. R. L. ; BARBANTI, V. J. ; BORGES, G. A. ; JANUARIO, J. A. ; PUGGINA, E. F. ; TOURINHO FILHO, H. . Fidedignidade do questionário puberal simplificado de Cameron. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 20, p. 43-51-51, 2012.

4.
Puggina, Enrico F.2011Puggina, Enrico F. ; Machado, Dalmo Roberto Lopes ; Borges, Gustavo André ; BARBANTI, Valdir José . Changes in Body Composition after Endurance Training and Triathlon Competition. HUMAN MOVEMENT, v. 12, p. 361-366, 2011.

5.
BORGES, G. A.;Borges, Gustavo André2008BORGES, G. A.. Avaliação do desempenho motor de crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de Marechal Cândido Rondon, Paraná. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 13, p. 1-17, 2008.

6.
BORGES, G. A.;Borges, Gustavo André2004BORGES, G. A.. Análise da composição corporal: pressupostos e aplicações. VARIA SCIENTIA (UNIOESTE), Cascavel, v. 3, n.6, p. 9-24, 2004.

7.
BORGES, G. A.;Borges, Gustavo André2003 BORGES, G. A.; SCHWARZTBACH, C. . Idade da menarca em adolescente de Marechal Cândido Rondon - Pr. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Florianópolis, v. 5, n.2, p. 15-21, 2003.

8.
BOELHOUWER, Cristiane2002BOELHOUWER, Cristiane ; BORGES, G. A. . Aptidão física relacionada a saúde de escolares de 11 a 14 anos de Marecal Cândido Rondon - Pr. Caderno de Educação Física (UNIOESTE), Cascavel, v. 4, n.1, p. 19-30, 2002.

9.
STRASSBURGER, M.2001STRASSBURGER, M. ; BORGES, G. A. . Aptidão física relacionada à saúde de escolares de 7 a 10 anos de Marechal Cândido Rondon - Pr.. Caderno de Educação Física (UNIOESTE. Impresso), Marechal Cândido Rondon - Pr, v. 3, n.1, p. 67-78, 2001.

10.
CARVALHO, J.2001CARVALHO, J. ; BORGES, G. A. . Exercícios de alongamento e suas implicações no treinamento de força. Caderno de Educação Física (UNIOESTE), Marechal Cândido Rondon - Pr, v. 3, n.2, p. 67-78, 2001.

11.
BORGES, G. A.;Borges, Gustavo André2001 BORGES, G. A.; BARBANTI, Valdir José . Influencia del crecimiento y de la adiposidad corporal en el desempeño motor de los adolescentes. Revista Ciencias de La Actividad Física, Valparaíso, v. 9, n.17, p. 7-21, 2001.

12.
BORGES, G. A.;Borges, Gustavo André2001BORGES, G. A.; PIRES JÚNIOR, R. . Idade da menarca de adolescentes de Londrina - Pr. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, LONDRINA - PR, v. 5, n.3, p. 5-11, 2001.

13.
BORGES, G. A.;Borges, Gustavo André2000BORGES, G. A.. Composição corporal e consumo de oxigênio: um estudo de revisão. Caderno de Educação Física (UNIOESTE), MARECHAL CANDIDO RONDON - PR, v. 1, n.1, p. 49-58, 2000.

14.
BORGES, G. A.;Borges, Gustavo André1999BORGES, G. A.. Avaliação no Ensino Superior. Cadernos Difusão, LONDRINA - PR, v. 1, n.1, p. 23-34, 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
BORGES, G. A.; MACHADO, D. R. L. . Análise da maturação. In: Paulo Henrique Santos da Fonseca. (Org.). Promoção e avaliação da atividade física em jovens brasileiros. 1ed.São Paulo: Phorte, 2012, v. 1, p. 121-151.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, G. A.. Limiar anaeróbio: determinação pelo método ventilatório. In: II Encontro de Científico de Educação Física, 2002, Cascavel. Anais do II Encontro Científico de Educação Física, 2002. v. 1.

2.
DALLACOSTA, C. ; CARVALHO, J. ; MIRANDA, E. ; BELLON, G. ; AROSI, S. M. ; BUFFULIN, A. ; NEVES, A. P. ; WOBETO, A. ; FLORES, F. ; METZNER, C. ; SOUZA, L. ; STORTI, F. ; RODRIGUES, P. P. ; BORGES, G. A. . Avaliação e orientação de exercícios físicos. In: I Seminário de Extensão Unioeste, 2001, Cascavel. Anais do I Seminário de Extensão Unioeste. Cascavel: Edunioeste, 2001. v. 1. p. 333-337.

3.
MILIORINI, L. ; CORSEUIL, H. X. ; BORGES, G. A. . Características de crescimento e desempenho motor de escolares de 11 a 15 anos do município de Mercedes/Pr. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação Física - Unioeste, 2001, Marechal Cândido Rondon. Anais do IV Encontro de Pesquisa em Educação Física da Unioeste. Cascavel: Edunioeste, 2001. p. 85-97.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, G. A.; Carli, P. B. . Insatisfação com a imagem corporal de adolescentes pré e pós-menarca. In: III Encontro de Educação Física Escolar, 2017, Marechal Cândido Rondon. Anais do III Encontro de Educação Física Escolar. Cascavel: Edunioeste, 2017. v. 1. p. 1-6.

2.
BORGES, G. A.; CONTE, E. M. T. ; Piovani, V. G. S. . Atividades aquáticas para a comunidade (2009 ? 2014): um relato de experiência.. In: XV Seminário de Extrensão Universitário da Unioeste, 2015, Marechal Cândido Rondon. SEU 15 anos: interfaces e novas perspectivas. Cascavel: Edunioeste, 2015. v. 1. p. 135-142.

3.
BERGHOFER, N. C. ; SANTANA, M. F. S. ; BORGES, G. A. . Nadar mais rápido: avaliação do projeto a partir dos seus participantes. In: 14o Seminário de Extensão Universitário da Unioeste, 2014, Toledo. XIV SEU - Extensão Universitária: sociedade, cultura e esporte. Cascavel: Edunioeste, 2014. v. 1.

4.
LORINZETTI, H. D. ; QUECHONE, N. A. E. ; BECKER, S. C. ; OLIVOTTO, R. L. ; SANTOLIN, C. B. ; BORGES, G. A. . Nadar mais rápido: condicionamento físico através da natação. In: Seminário de Extensão da Unioeste, 2012, Cascavel. XI SEU - Seminário de Extensão da Unioeste. Cascavel: Edunioeste, 2012. v. 12. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, D. R. L. ; ALVES, T. C. ; Abdalla, P. P. ; VENTURINI, A. C. R. ; SILVA, G. F. ; BORGES, G. A. . Impacto do treinamento de força com restrição do fluxo sanguíneo em pacientes que vivem com HIV/AIDS. In: XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2017, Florianópolis. Boas Práticas em Atividade Física em Grupos Especiais. Pelotas: RBAFS, 2017. v. 22. p. SS80-S639.

2.
SIQUEIRA, V. A. A. A. ; Abdalla, P. P. ; BORGES, G. A. ; MACHADO, D.R.L. . Sarcopenia em idosas: causas morfológicas ou funcionais?. In: XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2017, Florianópolis. Boas Práticas em Atividade Física em Grupos Especiais. Pelotas: RBAFS, 2017. v. 22. p. SS470-S639.

3.
SILVA, W. C. ; Canan, F. ; BORGES, G. A. ; FLORES, Lucinar Jupir Forner . Identificação da intensidade do treinamento resistido realizado por mulheres em academia convencional. In: VI Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte / III Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Olímpico, 2015, Maringá. Anais do VI Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte / III Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Olímpico. Maringá: EDUEM, 2015. v. 1.

4.
Borges, Gustavo André. Brincar, estudar, assistir televisão, navegar na internet e trabalhar: um estudo exploratório do tempo livre de crianças e adolescentes rondonenses. In: Simpósio Paranaense de Educação Física, Esporte e Lazer, 2012, Marechal Cândido Rondon. Anais do Simpósio Paranaense de Educação Física, Esporte e Lazer, 2012. v. 1. p. 1-1.

5.
Carli, P. B. ; BORGES, G. A. . Satisfação da imagem corporal de adolescentes de Marechal Cândido Rondon ? Paraná. In: Simpósio Paranaense de Educação Física, Esporte e Lazer, 2012, Marechal Cândido Rondon. Anais do Simpósio Paranaense de Educação Física, Esporte e Lazer, 2012. v. 1. p. 1-1.

6.
Carli, P. B. ; BORGES, G. A. . Percepção da imagem corporal de adolescentes de Marechal Cândido Rondon ? Paraná. In: Simpósio Paranaense de Educação Física, Esporte e Lazer, 2012, Marechal Cândido Rondon. Anais do Simpósio Paranaense de Educação Física, Esporte e Lazer, 2012. v. 1. p. 1-1.

7.
SILVA, P. G. ; BORGES, G. A. . Satisfação da imagem corporal de universitárias do curso de educação física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. In: Simpósio Paranaense de Educação Física, Esporte e Lazer, 2012, Marechal Cândido Rondon. Anais do Simpósio Paranaense de Educação Física, Esporte e Lazer, 2012. v. 1. p. 1-1.

8.
SILVA, P. G. ; BORGES, G. A. . Percepção da imagem corporal de universitárias do curso de educação física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. In: Simpósio Paranaense de Educação Física, Esporte e Lazer, 2012, Marechal Cândido Rondon. Anais do Simpósio Paranaense de Educação Física, Esporte e Lazer, 2012. v. 1. p. 1-1.

9.
BORGES, G. A.. Ajustes alométricos na potência aeróbia de crianças e adolescentes. In: IV Congresso Regional de Educação Física e XI Encontro de pesquisa em Educação Física, 2010, Marechal Cândido Rondon. Anais do XI Encontro de pesquisa em Educação Física, 2010.

10.
PUGGINA, E. F. ; BORGES, G. A. ; MACHADO, D. R. L. ; BARBANTI, Valdir José . Composição Corporal, Ácidos Graxos Livres, Densidade e pH Urinário de Triatletas Durante o Treinamento e Após a Competição. In: XXXII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2009, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasilia, 2009. v. 17. p. 79-79.

11.
SANTOLIN, C. B. ; BORGES, G. A. ; Glass, A.E. ; TADIOTTO, M.C. . Associação entre o nível de atividade física habitual, gordura corporal e a potência aeróbia de crianças e adolescentes. In: XXXI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2008, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasilia, 2008. v. 16. p. 71-71.

12.
BORGES, G. A.; SANTOLIN, C. B. ; Glass, A.E. ; TADIOTTO, M.C. . Aplicabilidade dos critérios para determinação do VO2pico em crianças e adolescentes. In: XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2008, Porto Alegre. Anais do XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2008.

13.
BORGES, G. A.; BARBANTI, Valdir José . Potência aeróbia de adolescentes rondonenses. In: XXXI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2008, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasilia, 2008. v. 16. p. 70-70.

14.
PUGGINA, E. F. ; PITTON-CURI, T. C. ; BORGES, G. A. ; MACHADO, D. R. L. ; BARBANTI, Valdir José . Efeitos do treinamento e de uma prova de triathlon em indicadores de composição corporal e na concentração de ácidos graxos livres no plasma. In: II Congresso de ciencias do Desporto, 2007, Campinas. Anais do II Congresso de Ciência do Desporto. Campinas: FEF/UNICAMP, 2007.

15.
BORGES, G. A.; BARBANTI, Valdir José . Crescimento e desempenho motor de escolares pré-púberes. In: Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2006, São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso), 2006. v. 20. p. 309-309.

16.
FLORES, F. ; METZNER, C. L. ; BORGES, G. A. . Níveis de gordura corporal de moradores de Marechal Cândido Rondon - PR.. In: XIX Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2004, Foz do Iguaçú. The FIEP Bulletin. Foz do Iguaçú: Gáfica Planeta, 2004. v. 74. p. 22-22.

17.
CASTRO, F. ; BORGES, G. A. . Estatura, peso e adiposidae corporal de repazes de 7 a 14 anos de Marechal Cândido Rondon - Pr. In: 13 Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004, Londrina. Anais do 13 Encontro Anual de Iniciação Científica. Londrina: Eduel, 2004. v. 1.

18.
METZNER, C. L. ; FLORES, F. ; BORGES, G. A. . A relação de circunferência cintura/quadril (RCQ) como indicador de fator de risco de moradores de Marechal Cândido Rondon - PR. In: XIX Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2004, Foz do Iguaçú. The FIEP Bulletin. Foz do Igaçú: Gráfica Planeta, 2004. v. 74. p. 24-24.

19.
CASTRO, F. ; BORGES, G. A. . Estatura, peso e adiposidade cororal de rapazes pré-púberes de Marechal Cândido Rondon - Pr. In: IV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2003, Florianópolis. Anais do IV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. Florianópolis, 2003. v. 4. p. 155-155.

20.
BRANDÃO, G. C. ; BORGES, G. A. . Special Judo Fitness Test: análise do desempenho de judocas rondonenses. In: XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2002, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2002. v. 10. p. 159-159.

21.
BORGES, G. A.; BARBANTI, Valdir José . Influência do crescimento e adiposidade corporal no desempenho motor de escolares de 6 a 14 anos. In: VI Congresso de Iniciação Ciêntífica - IV Simpósio de Pós Graduação, 2000, São Paulo. Anais do VI Congresso de Iniciação Ciêntífica, 2000. v. 1. p. 22-23.

22.
BORGES, G. A.; BARBANTI, Valdir José ; DOREA, V. R. . Aptidão físca relacionada a saúde de escolares de 14 a 17 anos de Marechal Cândido Rondon - Pr. In: VII Congresso de Iniciação Científica, 2000, São Paulo. Anais do VII Congresso de Iniciação Científica, 2000. v. 1. p. 34-35.

23.
BORGES, G. A.; PIRES JÚNIOR, R. . Maturação e desempenho motor de escolares de Londrina - Pr. In: XXI Simpoósio internacional de Ciências do Esporte, 1998, São Paulo. Atividade Física: PAssaporte para a saúde, 1998. p. 67-67.

24.
PIRES JÚNIOR, R. ; BORGES, G. A. . Maturação sexual em crianças e adolescentes de Londrina - Pr. In: I Congresso Paranaense de Educação Física, Recreação, Esporte e Dança, 1998, Londrina. Anais do I Congresso Paranaense de Educação Física, Recreação, Esporte e Dança, 1998. v. 1. p. 33-33.

25.
BORGES, G. A.; PIRES JÚNIOR, R. . Desempenho motor e maturação sexual intra-estágios para moças. In: II Congresso Paranaense de Educação Física, Recreação, Esporte e Dança, 1998, Londrina. Anais do II Congresso Paranaense de Educação Física, Recreação, Esporte e Dança, 1998. v. 2. p. 28-28.

26.
BORGES, G. A.; PIRES JÚNIOR, R. . Desempenho motor e maturação sexual intra-estágios para rapazes. In: XXII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 1998, São Paulo. Anais do XXII Simpósio de Ciências do Esporte - Atividade Física: da camunidade ao alto desempenho, 1998. p. 85-85.

Apresentações de Trabalho
1.
TADIOTTO, M.C. ; PALUDO, A. C. ; RONQUE, E. R. V. ; CYRINO, E. S. ; BORGES, G. A. . IV Congresso Brasileiro de metabolismo, Nutrição e Exercício. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BORGES, G. A.. Avaliação Cardiorrespiratória como parâmetro para prescrição do treinamento. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BORGES, G. A.. Crescimento, maturação e aptidão física de rapazes de 7 a 17 anos de Marechal Cândido Rondon - Pr. 2001.

2.
BORGES, G. A.; LIMA, D. F. . Características metabólicas e hemodinâmicas do atleta jovem: indicadores de alto desempenho e saúde. 2001.

3.
BORGES, G. A.. Composição corporal e desempenho motor de escolares de 14 a 17 anos de Marechal Cândido Rondon - PR. 1999.


Demais tipos de produção técnica
1.
BORGES, G. A.; FLORES, Lucinar Jupir Forner . Caderno de Educação Física e Esporte. 2015. (Editoração/Periódico).

2.
BORGES, G. A.; MYSKIW, M. . Caderno de Educação Física e Esporte. 2014. (Editoração/Periódico).

3.
BORGES, G. A.; MYSKIW, M. . Caderno de Educação Física e Esporte. 2013. (Editoração/Periódico).

4.
BORGES, G. A.. Caderno de Educação Física. 2012. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, A. R.; GUEDES, D. P.; TOURINHO FILHO, H.; RONQUE, E. R. V.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Raymundo Pires Júnior. Análise da qualidade de vida e desempenho motor em escolares. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
LOPES, A. S.; PETROSKI, E. L.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Júlio Cezar Fernandes da Silveira. Aspectos genéticos e ambientais da atividade física habitual e da aptidão física relacionada à saúde: um estudo com crianças e adolescentes gêmeos. 2010. Dissertação (Mestrado em Educacao Fisica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NUNES, R. F. H.; HOBOLD, Edilson; BORGES, G. A.. Participação em banca de Marcos Eduardo Drey.Crescimento físico de alunos do ensino fundamental dos anos iniciais de Marechal Cândido Rondn - Pr. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
BRANDL, Carmem Elisa Henn; SAMPAIO, A. A.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Rutyeine Rannov.Fatos históricos da educação física escolar no município de Marechal Cândido Rondon - Pr. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

3.
Piovani, V. G. S.; MADUREIRA, A. S.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Tatiana Maria Henkmeier.Força e flexibilidade em idosos: comparação entre praticantes de hidroginástica e praticantes de exercícios em solo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

4.
FLORES, Lucinar Jupir Forner; BORGES, G. A.; Canan, F.. Participação em banca de Willian Cardoso da Silva.Treinamento com pesos: intensidade do treinamento feminino em uma academia de Santa Helena - Pr. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

5.
ANGUERA, M. G.; BORGES, G. A.; SANTOLIN, C. B.. Participação em banca de Paulino de Oliveira.Esteróides anabólicos e seus efeitos no corpo humano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

6.
ANGUERA, M. G.; BORGES, G. A.; SANTOLIN, C. B.. Participação em banca de Jorge Alan Glass.O peso das mochilas dos escolares com idade entre 10 a 15 anos do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

7.
CHRISTOFOLETTI, João Fernando; BORGES, G. A.; SANTOLIN, C. B.. Participação em banca de Thiago Henrique Nunes Siqueira.Motivações para a prática da musculação em academias do município de Toledo - Pr. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

8.
FLORES, Lucinar Jupir Forner; OLIVOTTO, R. L.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Fabiana Marchi Weber.Aspectos fisiológicos de praticantes de ginástica de mini-trtampolim. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

9.
SANTOLIN, C. B.; BORGES, G. A.; CHRISTOFOLETTI, João Fernando. Participação em banca de Gustavo Henrique Rolhoff.Motivação para a prática do futsal na equipe sub-17 da Copagril. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

10.
MARQUES, P.; BORGES, G. A.; HOBOLD, Edilson. Participação em banca de Edicléia Fátima Lazzarotto Canzi.Aderencia e evasão à prática de exercícios físicos em uma academia de musculação na cidade de Marechal Cândido Rondon: um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

11.
SILVA JUNIOR, A. P.; BORGES, G. A.; BRANDL NETO, I.. Participação em banca de Ivan Cavalli.Análise da tarefa motora voleio em escolares de 9 e 10 anos do município de Marechal Cândido Rondon, Paraná. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

12.
LINDINO, T. C.; BORGES, G. A.; CHRISTOFOLETTI, João Fernando. Participação em banca de Fábio Luiz de Camargo.Esporte e ensino médio, vivências em educação física escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

13.
CONTE, E. M. T.; SOUZA, C. F.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Luciane Daiane Schmitz.Aptidão física relacionada a saúde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

14.
MADUREIRA, A. S.; SOUZA, C. F.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Alessandra Maragno.Aptidão física relacionada a saúde de escolares de uma escola do município de Marechal Cândido Rondon - Paraná. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

15.
PERES, L. S.; MENDES, E. H.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Fabiano Aparecido de Figueiredo.Habilidades motoras: um estudo das restrições da tarefa em praticantes de futsal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

16.
HOBOLD, Edilson; CORSEUIL, H. X.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Cláudio Marcos Roschel.Estimativa do consumo máximo de oxigênio e mensuração da composição corporal de capoeiristas do grupo Kauande de Toledo - Pr. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

17.
MENDES, E. H.; CORSEUIL, H. X.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Gilvane Lúcia Bellon.Análise do grau do conhecimento dos instrutores das academias do município de Marechal Cândido Rondon sobre o tema flexibilidade e alongamento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

18.
BONADIMANN, Zelina; CORSEUIL, H. X.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Suemey Fátima Yamada.Esteróides anabolizantes: a realidade de Marechal Cândido Rondon - Pr. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

19.
QUEIROZ, Ilse L V B Galvão de; BORGES, G. A.; BRANDL, Carmem Elisa Henn. Participação em banca de André Vinícius Silva Müller.Prontidão para atividade física juntamente com um programa de ginástica laboral em uma rede de farmácias do município de Cascavel - Paraná. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

20.
BORGES, G. A.; MENDES, E. H.; CORSEUIL, H. X.. Participação em banca de Luciana de Souza.Caracteristicas de força e flexibilidae em meninas de 6 a 10 anos, praticantes de ginástica rítmica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

21.
BORGES, G. A.; MENDES, E. H.; CORSEUIL, H. X.. Participação em banca de Patrícia Paludo Rodrigues.Perfil dos profissionais da educação físca dos municípios de Marechal Cândido Rondon e Palotina - Paraná, na orientação de exercício físco para gestante. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

22.
BORGES, G. A.; CORSEUIL, H. X.; BRUGNEROTTO, Fábio Augusto. Participação em banca de Carla de Lima Silva.Periodização de treinamento de uma equipe de juvenil de handebol. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

23.
BORGES, G. A.; CORSEUIL, H. X.; BRANDL, Carmem Elisa Henn. Participação em banca de Sandra Mara Arosi.Treinamento de força para mulheres. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

24.
PASETTI, Leodir; CORSEUIL, H. X.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Jardel Schlickmann.Suplementação e metabolismo da creatina. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

25.
MADUREIRA, A. S.; CORSEUIL, H. X.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Cristiano Luiz Metzner.Atividade física e envelhecimento: um perfil dos idosos de Marechal Cândido Rondon - Pr. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

26.
BERSCH, Lair José; CORSEUIL, H. X.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Antônio Carlos Guarniere.Projetos de responsabilidade social no esporte. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

27.
BORGES, G. A.; CORSEUIL, H. X.; LIMA, Sancléya Evanessa de. Participação em banca de Fabiano Flores.Determinação de VO2 máx e limiar anaeróbio de atletas através da ergoespirometria. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

28.
BONADIMAN, Z. B.; BORGES, G. A.; CORSEUIL, H. X.. Participação em banca de Angela Maria Skrosk.O agachamento: resistencia e força dos membros inferiores em mulheres. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

29.
MENDES, E. H.; BORGES, G. A.; CORSEUIL, H. X.. Participação em banca de Jociane de Carvalho.Motivos que determinam a prática regular de musculação nas academias de Marechal Cândido Rondon. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

30.
BRANDL NETO, I.; BORGES, G. A.; CORSEUIL, H. X.. Participação em banca de Fábio Molina.Análise de procedimentos metodológicos utilizados no ensino da natação do município de Cascavel - Pr. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

31.
BORGES, G. A.; PERES, L. S.; CORSEUIL, H. X.. Participação em banca de Vando Marcelo Schulz.O uso de anabolizante por alunos praticantes de musculação no município de Marechal Cândido Rondon. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

32.
BORGES, G. A.; CORSEUIL, H. X.; AGUIAR, I. E.. Participação em banca de Karine Pscheidt.Desenvolvimento físico de escolares entre 7 a 14 anos do município de Maripá - Pr. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

33.
BORGES, G. A.; CORSEUIL, H. X.; HOBOLD, Edilson. Participação em banca de Lúcio Antonio Verdi.Análise comparativa das negativas da capoeira. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

34.
BORGES, G. A.; CORSEUIL, H. X.; HOBOLD, Edilson. Participação em banca de Widson Marçal Ferreira.Desempenho motor de crianças de 9 e 10 anos de Marechal Cândido Rondon - Pr. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

35.
BORGES, G. A.; CORSEUIL, H. X.; HOBOLD, Edilson. Participação em banca de Cristiane Boelhouwer.Aptidão física relacionada a saíde de escolares de 11 a 14 anos de Marechal Cândido Rondon - Pr. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

36.
BORGES, G. A.; CORSEUIL, H. X.; SILVEIRA, Júlio César Fernandes da. Participação em banca de Tatiana Figueiredo Pedroso.Aderência a atividade física. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

37.
BORGES, G. A.; CORSEUIL, H. X.; HOBOLD, Edilson. Participação em banca de Rodrigo Fellini.Análise da contribuição do exercício físico na promoção da saúde e combate aos fatores de risco. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

38.
BORGES, G. A.; CORSEUIL, H. X.; HOBOLD, Edilson. Participação em banca de Gustavo Chaves Brandão.Avaliação do desempenho de judocas perante um teste específico (Special Judo Fitness Test). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

39.
PERES, L. S.; BORGES, G. A.; CORSEUIL, H. X.. Participação em banca de Vanderlei Marinho Colombeli.A pliometria aplicada ao treinamento do goleiro de futebol. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

40.
CORSEUIL, H. X.; BORGES, G. A.; PERES, L. S.. Participação em banca de Luciana Miliorini.Crescimento e desempenho motor em estudantes do ensino fundamental do colégio estadual Lonilda Papem, no município de Mercedes - Paraná. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MYSKIW, M.; BORGES, G. A.; MARQUES, I.. 33° Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargo de Professor na Unioeste. 2014. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
BORGES, G. A.. 30° Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargo de Professor na Unioeste. 2009. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

3.
VIEIRA, J. L. L.; MADUREIRA, A. S.; BORGES, G. A.. 24° Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargo de Professor na Unioeste. 2003. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

4.
ROMBALDI, A. J.; MADUREIRA, A. S.; BORGES, G. A.. 23° Concurso Público Provas e Títulos para Provimento de Cargo de Professor na Unioeste. 2002. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

5.
MENDES, E. H.; BORGES, G. A.; QUEIROZ, Ilse L V B Galvão de. 1° Teste Seletivo Simplificado para Contratação Docente. 2002. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

6.
BRANDL NETO, I.; CHRISTOFOLETTI, João Fernando; PERES, Paulo Peres; BORGES, G. A.. 1° Teste Seletivo Simplificado para Contratação Docente. 2001. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

7.
PERES, L. S.; BORGES, G. A.; CORSEUIL, H. X.. 2° Teste Seletivo Simplificado para Contratação Docente. 2000. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Outras participações
1.
BORGES, G. A.; FLORES, Lucinar Jupir Forner; LIMA, D. F.. 3° Teste Seletivo Simplificado para Contratação Docente. 2014. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
BORGES, G. A.. 1° Teste Seletivo Simplificado para Contratação Docente. 2011. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

3.
BORGES, G. A.. 1° Teste Seletivo Simplificado para Contratação Docente. 2009. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

4.
QUEIROZ, Ilse L V B Galvão de; CORSEUIL, H. X.; BORGES, G. A.. Avaliação do Desempenho Docente do Curso de Educação Física. 2002. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Congresso Regional de Educação Física. 2013. (Congresso).

2.
IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Atividade física habitual e estado nutricional em escolares de Marechal Cândido Rondon, Paraná. 2012. (Congresso).

3.
Simpósio Paranaense de Educação Física, Esporte e LAzer.Brincar, estudar, assistir televisão, navegar na internet e trabalhar: um estudo exploratório do tempo livre de crianças e adolescentes rondonenses. 2012. (Simpósio).

4.
III Cilco de Conferencias e intereferencias do CEPEDAL.Potencia aeróbia de crianças e adolescentes a partir de ajustes alométricos. 2009. (Outra).

5.
IV Econtro de Lazer do Paraná.Lazer, Cultura e Comunidade. 2009. (Encontro).

6.
Colóquio Internacional de Pesquisa em Educação Física. 2006. (Outra).

7.
Jornada Ética de Pesquisa. 2005. (Outra).

8.
Seminário Internacional VidAtiva: Ação Comunitária. 2005. (Seminário).

9.
VIII Seminário de Educação Física Escolar. 2005. (Seminário).

10.
4o Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. 2003. (Congresso).

11.
II Fórum Paranaense de Instituições de Ensino Superior em Educação Física. 2003. (Outra).

12.
XII Encontro Anual de Iniciação Científica.Encontro Anual de Iniciação Científica. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES, G. A.; SILVA JUNIOR, A. P. ; MAZZARDO, O. . III ENCONTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2017. (Outro).

2.
BORGES, G. A.. SIMPÓSIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTE E LAZER. 2012. (Outro).

3.
PEREIRA, I. ; CONRADI, C. C. N. ; CARPINSKI, C. ; BORGES, G. A. . I Encontro Regional de Gênero, Cultura e Ensino. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Patrícia Paludo Rodrigues. Gestação e exercício físico: um estudo de caso. 2004. 74 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física Direcionada a Promoção da Saúde) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

2.
Lucinar Jupir Forner Flores. Exercício físico e pressão arterial: cuidados e orientações. 2004. 52 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Gustavo André Borges.

3.
Ana Paula Gaspareli. Determinação de VO2max pelo método indireto em mulheres de 30 a 40 anos de Boa Esperança - PR. 2004. 41 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física Direcionada a Promoção da Saúde) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

4.
Sandra Salete Neuberger Dörner. Educação Física Escolar, Saúde e PCNs: uma análise reflexiva das construções históricas e possibilidades de encontro. 2004. 90 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física Direcionada a Promoção da Saúde) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

5.
Rafael Augusto Rocha. Aderência à programas de ginástica laboral: Queiroz-Galvão: um estudo de caso. 2004. 60 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física Direcionada a Promoção da Saúde) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

6.
Cristiane Boelhouwer. Educação Física escolar e promoção da saúde: uma análise crítica. 2004. 90 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física Direcionada a Promoção da Saúde) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Darlan Ayrton Boaro. Satisfação da imagem corporal em rapazes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

2.
Aline Cristine Dierings. Percepção da imagem corporal de adolescentes de 10 a 15 anos de Marechal Cândido Rondon - Pr. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

3.
Sandra Ines Hoffmann. Complexo de Adonis: a obsessão pelo corpo 'sarado' de praticantes de musculação de Marechal Cândido Rondon. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

4.
Keyti Suelen de Souza. Fitness residencial: o uso de equipamentos e acessórios pelos moradores de Toledo - Pr. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

5.
Diogo José Beltramim. Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de Francisco Alves - Pr. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

6.
Alexsandro Luiz Scherer. Qualidade de vida dos docentes da Unioeste ? Campus de Marechal Cândido Rondon. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

7.
Taitiane Barbosa Gozzblr. Orientação sexual nas aulas de Educação Física do município de Marechal Cândido Rondon - Pr. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

8.
Paula Bortoluzzi de Carli. Percepção e satisfação da imagem corporal de adolescentes de Marechal Cândido Rondon - Paraná. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

9.
Anne Saccardo. Motivações para a prática de musculação e ginástica em academias de MArechal Cândido Rondon - Pr. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

10.
Jean Carlos Lovera. Esporte e gênero: a visibilidade da mulher em uma mídia impressa de Guaíra - Pr. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

11.
Mariana Centurião Benitez. Musculação para iniciantes: o método na perspectiva dos profissionais de academias de Marechal Cândido Rondon - Pr. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

12.
Patrícia Gabriela da Silva. Percepção e satisfação da imagem corporal de universitárias do curso de educação física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

13.
Maiara Cristina Tadiotto. Atividade física habitual e adiposidade corporal de escolares de Marechal Cândido Rondon - Pr.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

14.
Letícia Clelis Pinto. Gênero e as práticas esportivas de meninos e meninas de Marechal Cândido Rondon - Pr. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

15.
Silvia Bonfante de Paula Barbosa. Imagem corporal: considerações acerca dos instrumentos de avaliação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

16.
Lara Daihana Justen. Caracteristicas das pessoas aderentes a atividade física nas academias de Santa Helena - Pr. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

17.
Fabiano Flores. Determinação do VO2 máx e limiar anaeróbico em atletas através da ergoespirometria. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

18.
Marcelo Roberto Schroeder. Característica da potência aeróbia pré e pós-menarca. 2004. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

19.
Carla de Lima Silva. Periodização de treinamento de uma equipel de handebol: um estudo de revisão. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

20.
Patrícia Paludo Rodrigues. Perfil dos profissionais da educação física dos municípios de marechal Cândido Rondon e Palotina, Paraná, na orientação de exercício físico para gestantes. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

21.
Sandra Mara Arosi. Treinamento de força para mulheres. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

22.
Luciana de Souza. A importância da força e flexibilidade em meninas de 6 a 10 anos para a prática de ginástica ritmica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

23.
Lúcio Antônio Verdi. Análise comparativa das negativas da capoeira. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

24.
Cristiane Boelhouwer. Aptidão física relacionada à saúde de escolares de 11 a 14 anos de Marechal Cândido Rondon - Pr. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

25.
Widson Marçal Ferreira. Desempenho motor de crianças de 9 e 10 anos de Marechal Cândido Rondon - Pr. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

26.
Gustavo Chaves Brandâo. Avaliação do desempenho de judocas de Marechal Cândido Rondon perante um teste específico (Special Judo Fitness Test). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

27.
Rodrigo Fellini. Análise da contribuição do exercício físico na promoção saúde e combate aos fatores de risco. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

28.
Tatiana Figueiredo Pedroso. Aderência a atividade física. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

29.
Karine Pscheidt. Desenvolvimento físico de escolares entre 7 a 14 anos do município de Maripá. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

30.
Michele Strassburger. Aptidão física relacionada à saúde de escolares de 7 a 10 anos de Marechal Candido Rondon - Pr. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

31.
Cléia Schwarztbach. Idade da menarca de adolescentes de Marechal Cândido Rondon - Pr. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

32.
Vanderlei Luiz Butzge. Proposta de tabela normativa para avaliação aeróbica de futebolistas.. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

33.
Omar de Brito Garcia. Propostas de implementação de programas de educação física escolar direcionadas para a saude no ensino básico e fundamental: do ponto de vista prático.. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Gustavo André Borges.

34.
Keli Benedetti. Atividade física: fatores que influenciam a sua prática. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Gustavo André Borges.

35.
Leise Cristina Bianchini. Estudo da influencia da atividade física na menarca em universitárias do curso de educação física da Universidade Estadual de Londrina. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Gustavo André Borges.

36.
Silvia Cristina Vieira. Importância da atividade física nos indivíduos obesos. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Gustavo André Borges.

37.
Terezinha de Jesus Barbosa. Problemas posturais em crianças e adolescentes em decorrencia da obesidade.. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Gustavo André Borges.

38.
Nilda Giroto. Atividade física e a natação na terceira idade. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Gustavo André Borges.

39.
Valéria Lenharo Longo. Estudo da perspectiva profissional dos alunos do 1 ano do curso de educação física da UEL: área formal e não-formal.. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Gustavo André Borges.

40.
Jonas Roberto Santini. Estudo da flexibilidade de escolares do município de Londrina. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Gustavo André Borges.

Iniciação científica
1.
Fábio de Castro. Estatura, peso e adiposidade cororal de rapazes de 7 a 14 anos de Marechal Cândido Rondon - Pr. 2003. 42 f. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste. Orientador: Gustavo André Borges.

Orientações de outra natureza
1.
Valdenir Lisboa da Silva. JOGOS COOPERATIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE INTERAÇÃO SOCIAL DE ALUNOS DO 6º E 7º ANO. 2014. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

2.
Andrea Regina da Silva. Danças Folclóricas: conhecer, aprender e respeitar as diferenças. 2013. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

3.
Tania Regina Hendges. FUTSAL E COEDUCAÇÃO: DRIBLANDO AS DESIGUALDADES. 2012. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

4.
Marília Silveira de Souza Reginato. As relações de gênero e a dança criativa, uma proposta para o ensino fundamental.. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

5.
Rozangela Mendes Casali. A Dança na escola: possibilidades e desafios na formação dos alunos.. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

6.
Célia Martins Rodrigues. Inclusão do aluno com necessidades especiais no trabalho pedagógico da educação física através da dança no ensino comum. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

7.
Mary Claudinete Bastianello da Silva. O jogo na cultura indígena como elemento de inclusão nas aulas de Educação Física. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

8.
Melânia Salete Bocca Paulin. O bullying e as aulas de educação física: o uso dos jogos cooperativos na aproximação de jovens violentos. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

9.
Tomaz Vilar Parra. Educação física adaptada e o esporte: possibilidades e dificuldades da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.

10.
Sandra Regina de Moraes. Jogos cooperativos: uma proposta co-educativa. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Gustavo André Borges.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 17:35:29