Patrick Galba de Paula

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5001795858712178
  • Última atualização do currículo em 08/05/2018


Doutorando em Economia da Universidade Federal Fluminense. É graduado em "ciências jurídicas e sociais" pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestre em "Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento" pela mesma universidade (2014) e graduando em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Tem experiência na área de Economia Política, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria social marxista, teorias do valor-trabalho, desenvolvimento e subdesenvolvimento, Economia internacional, teorias do comércio e investimento exterior e teorias da renda fundiária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrick Galba de Paula
Nome em citações bibliográficas
DE PAULA, P. G.;PAULA, P. G.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Economia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Lei do valor e mercado mundial: Em busca de determinações concretas da categoria,
Orientador: Marcelo Dias Carcanholo.
2011 - 2014
Mestrado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Duas teses sobre Marx e o desenvolvimento: Considerações sobre a noção de desenvolvimento em Marx,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Ronaldo Fiani.
Palavras-chave: Desenvolvimento e subdesenvolvimento; Marx; Materialismo dialético; Valor-trabalho.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2017
Graduação em andamento em Ciência Econômica.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1999 - 2004
Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, CONDSEF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Membro da direção nacional, Enquadramento Funcional: Diretor adjunto de políticas sociais, Carga horária: 12


Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em propriedade industrial, Carga horária: 40


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista (CNPq), Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo
Descrição: O NIEP- Marx e o Marxismo surgiu em 2003, da reunião de professores/pesquisadores das áreas de História, Sociologia, Economia e Educação. Originou-se de trabalho docente coletivo com movimentos sociais (Curso de Extensão Realidade Brasileira) e mantém a articulação entre docência e pesquisa com questões sociais e teóricas contemporâneas. O objetivo central do NIEP-Marx é produzir uma reflexão interdisciplinar a partir do materialismo histórico, eixo articulador das análises a respeito das temáticas do trabalho, da cultura e da política. O fundamento teórico remete a Marx e Engels e a alguns dos principais pensadores marxistas do século XX, em especial Gramsci, Lukács e Thompson. Em 2007, o NIEP ofereceu como atividade de extensão a primeira edição do curso Marx e o Marxismo (Marx, Gramsci e Lukacs), composto de 11 aulas, com duração de 3h cada e com a participação de diversos docentes. O curso teve enorme procura e resultou em 180 estudantes com frequência mínima de 75%. Em 2008, oferecemos novo curso de extensão, Marx e o Marxismo 2008, sobre o tema "Trabalho", com carga horária de 20h e novamente com 180 inscritos. A edição 2009 do curso Marx e o Marxismo, organizada em torno do tema "Ética, Estética e Política", contou com um recorde de 344 inscritos e freqüência média de 180 participantes. A carga horária do curso foi de 12h e, pela primeira vez, a atividade contou com a participação de um professor estrangeiro, o Dr. Miguel Vedda, da Facultad de Filosofia da Universidad de Buenos Aires. Em 2010, a quarta edição do curso Marx e o Marxismo, sobre o tema "Trabalho e Historicidade", com carga horária de 16h, contou com o total de 111 inscritos. Para o ano de 2011, o NIEP-Marx ampliou o escopo do Marx e o Marxismo, que assumirá pela primeira vez o caráter de Colóquio Nacional, constituído por mesas de apresentação de trabalhos e duas grandes conferências, sobre o tema "Marx e o Marxismo: teoria e prática"..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (12) .
Integrantes: Patrick Galba de Paula - Integrante / Marcelo Dias Carcanholo - Coordenador / Virgínia Fontes - Integrante.
2001 - 2002
Bibliotecas virtuais temáticas
Descrição: Bolsista de iniciação científica do CNPq nos anos de 2001 e 2002 no projeto bibliotecas virtuais temáticas - Construção de base de dados com resenhas de periódicos nacionais e estrangeiros das bibliotecas da UFRJ. Coord. pelo prof. Dr. Ayrton da Costa Paiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Outubro (São Paulo)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico/Especialidade: Crescimento e Desenvolvimento Econômico.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Mundial.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Política.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Estado e desenvolvimento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Trabalho participante da seleção final do David Rjasanov Preis (prêmio David Riazanov para jovens pesquisadores marxistas). http://marxforschung.de/rjazanov-preis/, Berliner Verein zur Förderung der MEGA-Edition eV (Associação de Berlin para o Avanço da MEGA).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE PAULA, P. G.2018DE PAULA, P. G.. Teoria da renda fundiária a partir de Marx e a controvérsia sobre a renda absoluta. Marx e o Marxismo, v. 6, p. 127-158, 2018.

2.
LEITE, L. M.2016LEITE, L. M. ; DE PAULA, P. G. . Globalisation and the Critique of Political Economy, de Lucia Pradella (Resenha). Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, v. 43, p. 160-164, 2016.

3.
DE PAULA, P. G.2015 DE PAULA, P. G.. Main Interpretations of Marx's Notion of Development: A Critical Review. Science & Society (New York, N.Y. 1936), v. 79, p. 582-609, 2015.

4.
DE PAULA, P. G.2015DE PAULA, P. G.. Os escritos de Marx sobre a Irlanda nos anos 1860 e sua relevância para a compreensão do subdesenvolvimento. Revista de Economia Política e História Econômica, v. 33, p. 90-122, 2015.

5.
DE PAULA, P. G.2014 DE PAULA, P. G.. Duas teses sobre Marx e o conceito de desenvolvimento. Outubro (São Paulo), v. 22, p. 165-199, 2014.

6.
DE PAULA, P. G.2014DE PAULA, P. G.. Apontamentos para uma crítica marxista do Capital no século XXI de Thomas Piketty. Marx e o Marxismo - Revista do Niep-Marx, v. 2, n.3, p. 316-334, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DE PAULA, P. G.. Teoria da renda fundiária a partir de Marx e a controvérsia sobre a renda absoluta. In: Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017 De O capital à Revolução de Outubro (1867 ? 1917), 2017, Niterói / RJ. Anais do Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017, 2017.

2.
DE PAULA, P. G.. Comércio e investimento internacional e teoria do valor nas obras de R.M. Marini e A. Shaikh. In: Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente, 2015, Niterói, RJ. Anais do Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente, 2015.

3.
DE PAULA, P. G.. Teoria do valor e Economia Mundial ? A hipótese do bloqueio na formação do mercado mundial capitalista. In: VIII Colóquio Internacional Marx Engels, Cemarx, Unicamp, 2015, Campinas / SP. Anais do VIII Colóquio Internacional Marx Engels. Campinas: Unicamp, 2015. v. 1.

4.
DE PAULA, P. G.. Duas interpretações sobre a noção marxiana do desenvolvimento: uma avaliação crítica. In: XIX Encontro Nacional de Economia Política da SEP (Sociedade Brasileira de Economia Política), 2014, Florianópolis. Anais do XIX Encontro Nacional de Economia Política - Neodesenvolvimentismo em questão, 2014.

5.
DE PAULA, P. G.. Two interpretations on Marx's notion of development. In: Fifth Annual Conference in Political Economy - The Crisis: Scholarship, Policies, Conflicts and Alternatives. International Initiative for Promoting Political Economy (IIPPE)., 2014, Nápoles, Itália.. Archives of the Fifth Annual Conference in Political Economy - IIPPE. Nápoles., 2014.

6.
DE PAULA, P. G.. Caminhos para uma concretização internacional da lei do valor. In: II Encontro Internacional teoria do valor trabalho e ciências sociais, 2014, Brasília. Anais do II encontro internacional teoria do valor trabalho e ciências sociais. Brasília, 2014. v. 1. p. 743-766.

Apresentações de Trabalho
1.
DE PAULA, P. G.. Teoria da renda fundiária a partir de Marx e a controvérsia sobre a renda absoluta. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DE PAULA, P. G.. Teoria do valor e Economia Mundial ? A hipótese do bloqueio na formação do mercado mundial capitalista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DE PAULA, P. G.. Comércio e investimento internacional e teoria do valor nas obras de R.M. Marini e A. Shaikh. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DE PAULA, P. G.. Duas interpretações sobre a noção marxiana do desenvolvimento: uma avaliação crítica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
DE PAULA, P. G.. Two interpretations on Marx's notion of development. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DE PAULA, P. G.. Interpretações sobre a noção de desenvolvimento em Marx: Uma revisão crítica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
DE PAULA, P. G.. Caminhos para uma concretização internacional de lei do valor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
KLIMAN, A. ; DE PAULA, P. G. . A Grande Recessão e a teoria da crise de Marx. São Paulo: Revista Outubro, nr. 24, pp. 59-109, 2015. (Tradução/Artigo).

2.
NOVACK, G. ; DE PAULA, P. G. ; SIMOES, J. . As origens do materialismo (revisão técnica / revisão da tradução / edição). São Paulo: Editora Sundermann, 2015. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
DE PAULA, P. G.. Parecer técnico para a Revista Em Pauta. 2018.

2.
DE PAULA, P. G.. Parecer técnico para a Revista Science & Society (New York). 2017.

3.
DE PAULA, P. G.. Parecer técnico para a Revista Outubro (São Paulo). 2016.

4.
DE PAULA, P. G.. Parecer técnico para a Revista Em Pauta. 2015.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017 De O capital à Revolução de Outubro (1867 ? 1917). Teoria da renda fundiária a partir de Marx e a controvérsia sobre a renda absoluta. 2017. (Congresso).

2.
Colóquio internacional Marx e o marxismo 2015: Insurreições, passado e presente. Comércio e investimento internacional e teoria do valor nas obras de R.M. Marini e A. Shaikh. 2015. (Congresso).

3.
VIII Colóquio Internacional Marx Engels, Cemarx, Unicamp. Teoria do valor e Economia Mundial ? A hipótese do bloqueio na formação do mercado mundial capitalista. 2015. (Congresso).

4.
Fifth Annual Conference in Political Economy - The Crisis: Scholarship, Policies, Conflicts and Alternatives. Two interpretations on Marx's notion of development. 2014. (Congresso).

5.
II Encontro Internacional teoria do valor trabalho e ciências sociais.Caminhos para uma concretização internacional da lei do valor. 2014. (Encontro).

6.
IIPPE Training Workshop - The Political Economy of Value and Price. 2014. (Oficina).

7.
Minicurso Estado e Políticas Públicas - XIX ENEP. 2014. (Seminário).

8.
Minicurso Teoria marxista da dependência - XIX ENEP. 2014. (Seminário).

9.
Seminários de pesquisa do PPED-UFRJ.Interpretações sobre a noção de desenvolvimento em Marx: Uma revisão crítica. 2014. (Seminário).

10.
XIX Encontro Nacional de Economia Política. Duas interpretações sobre a noção marxiana do desenvolvimento: uma avaliação crítica. 2014. (Congresso).

11.
Cursos Marx e o Marxismo do NIEP-MARX. 2013. (Seminário).

12.
Simpósio Marx e o Marxismo - Marx 130 anos depois. 2013. (Simpósio).

13.
XVII Encontro Nacional de Economia Política - Desenvolvimento e Meio Ambiente: a Crítica da Economia Política. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DE PAULA, P. G.. Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017 De O capital à Revolução de Outubro (1867 ? 1917). 2017. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 4:15:41