Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7899438565411958
  • Última atualização do currículo em 28/02/2018


Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana possui graduação em Licenciatura em Ciências, Habilitação em Matemática, pela Faculdade de Filosofia de Campos (1979) e mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1998). Atualmente é professora aposentada da rede estadual de ensino tendo atuado no Colégio Estadual Dr Sylvio Bastos Tavares, professora da Universidade Candido Mendes e professora aposentada do Ensino Superior do Centro Federal de Educação Tecnológica Campos, tendo atuado na Licenciatura em Matemática desde sua criação. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Lógica Matemática e Álgebra, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino-aprendizagem, formação de professores, pesquisa e ensino de matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana
Nome em citações bibliográficas
VIANA, V. L. F. C. F.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Filosofia de Campos, Fundação Cultural de Campos.
Rua Visconde de Alvarenga s/nº
Pecuária
28100-000 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27324630
Fax: (22) 27322499


Formação acadêmica/titulação


1995 - 1998
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
Título: Revisitando a raiz quadrada: uma proposta alternativa de ensino,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Estela Kauffman Fainguelernt e José Paulo Quinhões Carneiro.
Palavras-chave: Raiz Quadrada; Visualização; Manipulação; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1994
Especialização em Pós Graduação em Educação Matemática.
Faculdade de Filosofia de Campos, FAFIC, Brasil.
1987 - 1989
Especialização em Pós Graduação Em Matemática.
Faculdade de Filosofia de Campos, FAFIC, Brasil.
1976 - 1979
Graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Matemática.
Faculdade de Filosofia de Campos, FAFIC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Engenharia Civil

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Matemática
02/2010 - Atual
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
Fundamentos de Matemática
02/2003 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra
Cálculo Diferencial e Integral I
Matemática Básica
8/1998 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Àlgebra linear
Álgebra para Informática
Cálculo
Geometria Analítica
Lógica
Matemática Básica

Centro Federal de Educação Tecnológica Campos, CEFET-CAMPOS, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor E5, Carga horária: 40

Atividades

6/1992 - 04/2009
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra
Cálculo Diferencial e Integral
Geometria Analítica
Lógica Matemática
Matemática no Currículo da Educação Básica
Seminários Especiais em Educação Matemática

Colégio Estadual Dr Sylvio Bastos Tavares, CESBT, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 2007
Vínculo: Servidor público aposentado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Matemática do 2º grau.

Atividades

5/1976 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Faculdade de Filosofia de Campos, FAFIC, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 10
Outras informações
Subcoordenadora da Licenciatura em Matemática até 2008.

Atividades

3/1982 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Fundação Cultural de Campos, .

3/1982 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra
Seminários Especiais em Matemática
História da matemática
Fundamentos de Matemática Elementar
Cálculo Diferencial e Integral
Matemática no Currículo da Educação Básica
2/1992 - 12/2008
Direção e administração, Fundação Cultural de Campos, .

Cargo ou função
Sub-Coordenador de Curso.


Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática

Objetivo: Objetivos: O GEEMFAFIC-Grupo de Estudos em Educação Matemática da FAFIC tem por objetivo refletir sobre esta área do saber reunindo-se para estudar as tendências manifestadas através das publicações da produção científica dos grupos de pesquisa que são internacionalmente reconhecidos. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Setores de atividade: Educação superior..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Matemática.
2.
Tecnologia

Objetivo: A realidade da escola pública brasileira, onde a maioria dos nossos professores em formação irá atuar, é de carência de materiais e de recursos tecnológicos. Muitos dos nossos alunos não têm acesso a computadores e portanto esse trabalho visa desenvolver atividades para uso em sala de aula usando as novas tecnologias..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Mtemática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Aprendizagem; Educação Matemática; Ensino-aprendizagem; Formação de Professores.
3.
Linguagem em Educação Matemática

Objetivo: A Matemática é um código que precisa ser decifrado pelos alunos. O objetivo dets linha de pesquisa é dar subsídios aos professores de forma que sejam capazes de incentivar seus alunos a criarem significados para os códigos matemáticos..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação Matemática; Educação; Ensino-aprendizagem; Formação de Professores.


Outros Projetos


2011 - Atual
Projeto Matemática Interativa
Descrição: Este projeto apresenta-se como uma ação alternativa para o atendimento aos alunos em processo de adaptação aos trabalhos escolares nas disciplinas que envolvem métodos quantitativos dos diversos cursos oferecidos pela UCAM-Campos, uma vez que muitos que aqui ingressam revelam que a maior dificuldade inicial é acompanhar o ritmo do desenvolvimento dos programas dessas disciplinas. Da mesma forma, ele busca contribuir para o resgate dos conceitos que eventualmente não tenham sido bem construídos nas escolas de Educação Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Lógica Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Álgebra Comutativa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIANA, V. L. F. C. F.1998 VIANA, V. L. F. C. F.. Revisitando a raiz quadrada. Boletim Gepem, Rio de Janeiro, v. 34, n.1, p. 28-34, 1998.

Capítulos de livros publicados
1.
VIANA, V. L. F. C. F.. Raiz quadrada. In: Salvador Tavares; Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana. (Org.). Vetor NETECLEM - Série de divulgação científica em Educação Matemática. 1ed.Campos dos Goytacazes: Editora da Faculdade de Filosofia de Campos, 2004, v. 2, p. 105-110.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. . Pesquisa e Extensão Desenvolvidas pelo NETECLEM-FAFIC. In: VIII ENEM - VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004. Anais do VIII ENEM. Recife: SBEM. v. 1.

2.
VIANA, V. L. F. C. F.; MARTINS, C. J. B. ; BARRETO, M. S. ; GOMES, L. S. . Comportamento dos vértices de parábolas. In: I Semana de Matemática do CEFET-Campos, 2004, Campos dos Goytacazes. Resumos da I Semana de Matemática do CEFET-Campos, 2004. v. 1. p. 35-35.

3.
VIANA, V. L. F. C. F.; VIEIRA, T. . A Construção de Conceitos Algébricos na Educação Básica. In: IV EEMAF - IV Encontro de educação Matemática da Faculdade de Filosofia de Campos, 2004, Campos dos Goytacazes. Livro de Resumos do IV EEMAF. Campos dos Goytacazes: Editora da FAFIC, 2004. v. 1. p. 34-34.

4.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVRES, S. ; CASTRO, M. R. ; OLIVEIRA, R. . NETECLEM- FAFIC - Pesquisa e Extensão. In: 3º Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2003, Vassouras. NETECLEM- FAFIC - Pesquisa e Extensão, 2003.

5.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. . Prática de Ensino e Estágio Supervisionado: uma experiência institucional. In: 3º Encontro de Educação MNatemática do Estado do Rio de Janeiro, 2003, Vassouras. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado: uma experiência institucional, 2003.

6.
VIANA, V. L. F. C. F.; CASTRO, M. R. . Produção de significados para equação em atividades algébricas. In: XI Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2003, Blumenau. Produção de significados para equação em atividades algébricas, 2003.

7.
CASTRO, M. R. ; TAVARES, S. ; VIANA, V. L. F. C. F. . III Encontro de Educação Matemática da FAFIC. In: III Encontro de Educação Matemática da FAFIC, 2003, Campos dos Goytacazes. III EEMAF. Campos dos Goytacazes: FAFIC, 2003. v. Único. p. 9-64.

8.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. . Resolução de Problemas Curiosos. In: Forum de Qualificação profissional da Faculdade de Filosofia de Campos, 2002, Campos dos Goytacazes, 2002.

9.
VIANA, V. L. F. C. F.. Resolução de Problemas. In: II Encontro de Educação Matemática da Faculdade de Filosofia de Campos, 2002, Campos dos Goytacazes. Resolução de Problemas, 2002.

10.
VIANA, V. L. F. C. F.; CASTRO, M. R. . Produção de Significados e Representações: análise da construção do conceito de função baseado na estratégia argumentativa. In: XI ENDIPE- Encontro Nacional de Didárica e Pesquisa, 2002, Goiânia. Produção de Significados e Representações: análise da construção do conceito de função baseado na estratégia argumentativa, 2002.

11.
VIANA, V. L. F. C. F.. Parable Family. In: 2nd International Conference on the Teaching of Mathematics, 2002, Heronissos -Crete. Parable Family, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Andrade, Ana P. R. ; VIANA, V. L. F. C. F. . Problematizando a História da Matemática. In: III Semana de Matemática do IF Fluminense, 2010, Campos dos Goytacazes. Anais da III Semana de Matemática do IF Fluminense. Campos dos Goytacazes, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. . O NETECLEM-FAFIC. In: I Semana de Matemática do CEFET-Campos, 2004, Campos dos Goytacazes. Resomos da I Semana de Matemática do CEFET-Campos, 2004. v. 1. p. 52-52.

2.
VIANA, V. L. F. C. F.. Métodos de Prova. In: II Encontro de Educação Matemática da FAFIC.IV EEMAF, 2002, Campos dos Goytacazes. Livro de Resumos do II EEMAF. Campos dos Goytacazes: FAFIC, 2002. v. Título. p. 5-52.

3.
VIANA, V. L. F. C. F.; CASTRO, M. R. . Produção de significados e representações: uma análise da construção de conceitos na aprendizagem. In: II Jornada sobre Representações Sociais, 2001, Florianópolis, 2001.

4.
VIANA, V. L. F. C. F.. Famílias de Parábolas. In: I Encontro de Educação Matemática da Faculdade de Filosofia de Campos, 2001, Campos dos Goytacazes, 2001.

5.
VIANA, V. L. F. C. F.. Aplicação do conceito de função na resolução de equaçoes e inequações usando tecnologia. In: IX Encontro baiano de educação matemática, 2001, Feira de Santana, 2001.

6.
VIANA, V. L. F. C. F.; CASTRO, M. R. . O conceito de função: estratégia argumentativa e sala de aula. In: I Seminário internacional de educação, 2001, Cianorte, 2001.

7.
VIANA, V. L. F. C. F.. Revisitando a raiz quadrada: uma proposta alternativa de ensino. In: VI Encontro Brasileiro de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo, 1998.

8.
VIANA, V. L. F. C. F.. Revisitando a raiz quadrada: uma proposta alternativa de ensino. In: II Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 1998, Águas de São Pedro, 1998.

9.
VIANA, V. L. F. C. F.. Ensino da raiz quadrada no 1º grau. In: I Encontro Estadual de Educação Matemática, 1997, Rio de Janeiro, 1997. v. 1.

10.
VIANA, V. L. F. C. F.. Ensinando Raiz Quadrada no 1º Grau. In: VI Encontro Baiano de Educação Matemática, 1997, Ilhéus, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
VIANA, V. L. F. C. F.; VIEIRA, T. . A construção de conceitos algébricos na Educação Básica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VIANA, V. L. F. C. F.; GOMES, L. S. ; BARRETO, M. S. ; MARTINS, C. J. B. . Comportamento dos vértices de parábolas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. . Pesquisa e extensão desenvolvidas pelo NETECLEM-FAFIC. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VIANA, V. L. F. C. F.. Investigando a evolução de conceitos através da História da Matemática. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
VIANA, V. L. F. C. F.. Métodos de Prova. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
VIANA, V. L. F. C. F.. Parable Family. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. . Livro de Resumos da I Semana de Matemática do CEFET- Campos. Campos dos Goytacazes 2004 (Edição de texto).

2.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. . Livro de Resumos do IV EEMAF. Campos dos Goytacazes: Editora da Faculdade de Filosofia de Campos, 2004 (Edição de texto).

3.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. ; MEIRA, L. ; PISCARRETA, S. ; CÉSAR, M. ; KNIJNIK, G. ; CROUCH, R. ; CHRISTOPHER, H. ; VALENTE, W. R. . Vetor NETECLEM - Série de Divulgação Científica em Educação Matemática Volume 2. Campos dos Goytacazes: Editora da Faculdade de Filosofia de campos, 2004 (Edição de Texto).

4.
VIANA, V. L. F. C. F.; CASTRO, M. R. ; TAVARES, S. . Livro de Resumos do III Encontro de Educação Matemática da FAFIC. Campos dos Goytacazes: Editora da FAFIC, 2003 (Edição de Texto).

5.
VIANA, V. L. F. C. F.; CASTRO, M. R. ; TAVARES, S. . Livro de Resumos do II EEMAF - II Encontro de Educação Matemática da FAFIC de 24 a 26 de outubro. Campos dos Goytacazes: Editora da FAFIC, 2002 (Edição de Texto).

6.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. . Livro de Resumos do II EEMAF - II Encontro de Educação Matemática da FAFIC de 24 a 26 de outubro. Campos dos Goytacazes: Editora da FAFIC, 2002 (Revisão de Texto).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VIANA, V. L. F. C. F.; Andrade, Ana P. R. ; Barcelos, Gilmara Teixeira ; RIBEIRO, M. V. A. A. ; TAVARES, S. . Membro da Banca de Elaboração da Prova de Matemática do Processo Seletivo para ingresso nos Cursos Superiores do CEFETCampos. 2008.

2.
VIANA, V. L. F. C. F.; RIBEIRO, M. V. A. A. ; TAVARES, S. . Membro da Banca do Processo Seletivo para ingresso nos Cursos Superiores do CEFETCampos. 2007.

3.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. ; RIBEIRO, M. V. A. A. . Membro da Banca do Processo Seletivo para ingresso nos Cursos Superiores do CEFETCampos. 2006.

4.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. ; RIBEIRO, M. V. A. A. . Membro da Banca do Processo Seletivo para ingresso nos Cursos Superiores do CEFETCampos. 2005.

5.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. ; RIBEIRO, M. V. A. A. . Membro da Banca do Processo Seletivo para ingresso nos Cursos Superiores do CEFETCampos. 2004.

6.
VIANA, V. L. F. C. F.; RIBEIRO, M. V. A. A. . Membro da banca de Vestibular de Matemática da FAFIC. 2003.

7.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. ; RIBEIRO, M. V. A. A. . Membro da Banca de Vestibular de Matemática da FAFIC.. 2002.

8.
VIANA, V. L. F. C. F.. Pesquisadora do NETECLEM-FAFIC, Núcleo de Estudos em Tecnologia, Linguagem e Educação Matemática. 2001.

9.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. ; RIBEIRO, M. V. A. A. ; SAMPAIO, R. C. D. B. ; ASSEF, V. R. A. . Comissão para Elaboração do Currículo do Curso de Licenciatura em Matemática do CEFET-Campos. 2000.

10.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. ; RIBEIRO, M. V. A. A. . Membro da Banca de Elaboração da Prova de Matemática do processo seletivo para ingresso nos Cursos Superiores do CEFET-Campos desde 1998. 1998.


Demais tipos de produção técnica
1.
VIANA, V. L. F. C. F.. Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Matemática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
VIANA, V. L. F. C. F.. Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Matemática.. 2005. (Curso de curta duração ministrado).

3.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. ; HAINES, C. ; KNIJNIK, G. ; MEIRA, L. ; CROUCH, R. ; CÉSAR, M. ; PISCARRETA, S. ; VALENTE, W. R. . Vetor NETECLEM - Série de Divulgação Científica em Educação Matemática. 2004. (Editoração/Livro).

4.
VIANA, V. L. F. C. F.; CHRISTOPHER, H. ; KNIJNIK, G. ; MEIRA, L. ; CÉSAR, M. ; CROUCH, R. ; PISCARRETA, S. ; VALENTE, W. R. ; TAVARES, S. . VETOR NETECLEM - Série de Divulgação Científica em Educação Matemática. 2004. (Editoração/Livro).

5.
VIANA, V. L. F. C. F.. Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Matemática. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
VIANA, V. L. F. C. F.. Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Matemática. 2003. (Curso de curta duração ministrado).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S.; DIAS, M. S. S.. Participação em banca de Marcélia L. Azevedo, Sabrina G. Rangel e Wagner Luis C. Mart.Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Federal de Educação Tecnológica.

2.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S.; DIAS, M. S. S.. Participação em banca de Leonardo S. L. Gomes, Marina C. Miranda, Michele O.M.Sousa.O Ensino e a aprendizagem de frações: uma abordagem para sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Federal de Educação Tecnológica.

3.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S.; DIAS, M. S. S.. Participação em banca de Mônica Passos de Andrade, Juliana M. S. Rangel dos Santos.A influência da Matemática Moderna na Matemática escolar: subsídios para a História da Matemática em Campos dos Goytacazes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Federal de Educação Tecnológica.

4.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S.; DIAS, M. S. S.. Participação em banca de Juliana Santos Barcellos Chagas.Ensino-Aprendizagem de Números Inteiros Negativos: Uma perspectiva hitórico-cultural. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Federal de Educação Tecnológica.

5.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S.; VIANNA, Marcilene de Fátima Dianin. Participação em banca de Jacqueline dos Santos Siqueira e Julyana Marins da Costa.Desenvolvendo novas perspectivas metodológicas no ensino de Cálculo: um estudo de casos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Federal de Educação Tecnológica.

6.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S.; DIAS, M. S. S.. Participação em banca de Raquel da Silva Souza Corrêa.A história da equação do segundo grau: uma abordagem para a sala de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Federal de Educação Tecnológica.

7.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S.; DIAS, M. S. S.. Participação em banca de Cauli Cukier e Maria Gabriela D'Urço Consoline.Translação e Rotação: ferramentas para o estudo de algumas propriedades do paralelogramo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Federal de Educação Tecnológica.

8.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S.; CAMPINHO, Ana Lucia Mussi de Carvalho. Participação em banca de Mylane dos Santos Barreto.Do Mito da Geometria Euclidiana ao Ensino das Geometrias Não-Euclidianas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Federal de Educação Tecnológica.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S.. Banca de Matemática do Concurso Público para o cargo de Professor de 1 e 2 graus. 2007. Centro Federal de Educação Tecnológica.

2.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S.. Banca de Matemática do Concurso Público para o cargo de Técnico-Administrativo em Educação. 2006. Centro Federal de Educação Tecnológica.

3.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S.. Banca de Matemática do Concurso Público para o cargo de Professor de 1 e 2 graus.. 2006. Centro Federal de Educação Tecnológica.

4.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S.. Membro da Banca de Desempenho do Concurso Público para o cargo de Professor de 1 e 2 graus. 2006. Centro Federal de Educação Tecnológica.

5.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S.. Membro da Banca de Elaboração da Prova de Matemática do Concurso Público para cargo Técnico Administrativo - Nível Médio e Nível Superior. 2003. Centro Federal de Educação Tecnológica.

Outras participações
1.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S.. Participação na Banca de Seleção de Professor Substituto para a área de Matemática do CEFET-Campos. 2004. Centro Federal de Educação Tecnológica.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontrode Educação Matemática do CEFET.Comportamento dos vértices de parábolas. 2004. (Oficina).

2.
IV Encontro de Educação Matemática da FAFIC.A construção de conceitos algébricos na Educação Básica. 2004. (Oficina).

3.
III Encontro de Educação Matemática da FAFIC.Investigando a evolução de conceitos através da História da Matemática. 2003. (Oficina).

4.
II Encontro de Educação Matemática da FAFIC.IV EEMAF.Métodos de Prova. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. ; BARRETO, M. S. . II Semana de Matemática do CEFETCampos. 2008. (Congresso).

2.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. ; RIBEIRO, M. V. A. A. ; DIAS, M. S. S. ; MARTINS, C. J. B. ; FREITAS, K. N. S. ; GOMES, L. S. ; ALVARENGA, L. A. . IV EEMAF- IV Encontro de Educação Matemática da FAFIC. 2004. (Congresso).

3.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. ; CASTRO, M. R. ; RIBEIRO, M. V. A. A. ; DIAS, M. S. S. ; OLIVEIRA, R. . III EEMAF - III Encontro de Educação Matemática da FAFIC. 2003. (Congresso).

4.
VIANA, V. L. F. C. F.; CASTRO, M. R. ; TAVARES, S. . II EEMAF - II Encontro de Educação Matemática da FAFIC. 2002. (Congresso).

5.
VIANA, V. L. F. C. F.; TAVARES, S. ; CASTRO, M. R. . I EEMAF - Encontro de Educação Matemática da Faculdade de Filosofia de Campos. 2001. (Congresso).

6.
VIANA, V. L. F. C. F.. IIIº Seminário: A Pesquisa em Educação Matemática. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cardoso, K. C. L.; Barreto, M.S.; Pessanha, S. A.. Ensino e Aprendizagem em Álgebra. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemát) - Centro Universitário Fluminense. Orientador: Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana.

2.
Maria Verônica Teixeira Ferreira. Avaliação em Educação Matemática: um tema em reflexão. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educação Matemática) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana.

3.
Mary Mansur Murad Ribeiro de castro. Motivação na Aprendizagem em Geometria. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educação Matemática) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana.

4.
Eliane Cristina Ribeiro Saramago. Reflexões sobre dificuldades do ensino-aprendizagem do decimal. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educação Matemática) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana.

5.
Kátia Guimarães Dias. Um olhar sobre os jogos e suas aplicações no ensino de frações. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educação Matemática) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana.

6.
Danielly Francisco Gomes. A adição com reserva: Um desafio às crianças das séries iniciais. 2003. 30 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana.

7.
Edna Barroso Viana e Shirley de Sousa Soares. A importância da resolução de problemas na construção do conceito de equações. 2003. 43 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana.

8.
Cátia Mirelis Nogueira Leal de Freitas e Neucirléia Moreira. Uma abordagem histórica da equação do segundo grau. 2003. 60 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educação Matemática) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana.

9.
Desterro, Flávio S.; Oliveira, M. A.; Desterro, N. E. S.. Introdução do conceito de equações e suas representações: Uma abordagem para a sala de aula. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemát) - Centro Universitário Fluminense. Orientador: Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana.

10.
Ângela Maria Rodrigues Rangel Maciel. Novas tecnologias em Educação Matemática. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educação Matemática) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Beatriz Pexiolini Andrade Schelck, Camila Albano Rangel, Eri. A Modelagem Matemática como Proposta Pedagógica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Faculdade de Filosofia de Campos. Orientador: Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana.

2.
Leonardo S. B. Gomes, Marina C. Miranda, Michele O.M.Sousa. O ensino e a aprendizagem de frações: uma abordagem para sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Federal de Educação Tecnológica. Orientador: Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana.

3.
Juliana Santos Barcelos Chagas. Ensino-Aprendizagem de Números Inteiros Negativos: Uma perspectiva hitórico-cultural. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licencitura em Matemática) - Centro Federal de Educação Tecnológica. Orientador: Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana.

4.
Raquel da Silva Souza Corrêa. A história da equação do segundo grau: uma abordagem para a sala de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licencitura em Matemática) - Centro Federal de Educação Tecnológica. Orientador: Vera Lucia Fazoli da Cunha Freitas Viana.



Outras informações relevantes


1 - Subcoordenadora do Curso de Matemática da Faculdade de Filosfia de Campos até 2008;
2 - Membro da Comissão do Processo Seletivo para Ingresso nos curso superiores do CEFET-Campos, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008.
3 - Membro da Comissão de Estudos e Implantação da Licenciatura em Matemática do CEFET, conforme Portaria Nº. 470 de 12 de dezembro de 2000, do Diretor Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos;
4 - Coordenadora do Projeto do Colégio de Aplicação da FAFIC como parte das atividades do NETECLEM-FAFIC, Núcleo de Estudos em Tecnologia e Linguagem em Educação Matemática.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 24:07:13