Marina Caprio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3410793145867969
  • Última atualização do currículo em 05/07/2018


Graduada em Pedagogia (Habilitação em Administração Escolar) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000 - UNESP/Campus de Araraquara) e Mestre em Filosofia (na área de concentração em Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002 - UNESP/Campus de Marília) e Doutora na área de Psicologia no departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP - USP (2007 - Campus de Ribeirão Preto). Atuou como coordenadora pedagógica junto a pró-reitoria de educação a distância do Centro Universitário UNISEB (2009-2014). Foi coordenadora dos cursos de pedagogia presencial e a distância. Atualmente é docente, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no campus de Sertãozinho, atuando na formação de professores em cursos de Licenciatura e Formação Docente para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação, filosofia da educação,prática pedagógica, formação docente, gestão do ensino superior, políticas públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina Caprio
Nome em citações bibliográficas
CAPRIO, M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Sertãozinho.
Rua Américo Ambrósio
Jardim Canaã
14169263 - Sertãozinho, SP - Brasil
Telefone: (016) 39461170
URL da Homepage: http://www.ifsp.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Doutorado em Ciências: Psicologia, FFCL-RP.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Integração de características visuais e auditivas na memória a curto prazo, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Prof. Dr. Cesar Alexis Galera.
Palavras-chave: Memória; Memória de trabalho; Aprendizagem.
2001 - 2002
Mestrado em Filosofia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Uma abordagem ecológica para o estudo da cognição,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Prof. Dr. Sergio Tosi Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente.
2008 - 2010
Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 430h).
Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, Estácio RibPreto, Brasil.
Título: Avaliação do rendimento escolar em cursos superiores a distância.
1997 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Projeto de Iniciação Científica desenvolvido no Grupo PET: Ciência Cognitiva e Educação.
Orientador: Profa. Dra. Carlota Josefina Malta Cardoso dos Reis Boto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1992 - 1996
Curso técnico/profissionalizante em Habilitacao para o Magisterio.
Escola Estadual Otoniel Mota, EEEM, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2013
Extensão universitária em Formação de professores para a educação a distânci. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, Estácio RibPreto, Brasil.
2008 - 2008
Planejamento e Elaboração de Material para EAD. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, Estácio RibPreto, Brasil.
2008 - 2008
Auto-avaliacao, ENADE, e Projeto Pedagogico do cur.
Faculdade ILAPE, ILAPE, Brasil.
2000 - 2000
Auto-Organização e Cognição. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Redes Neurais, Complexidade e Autonomia. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
A Concepção Freudiana de Representação Mental. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Aquisisção de habilidade Linguístico-Computacional. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
The Nature of Human Consciousness. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
A dinâmica da relação mente e corpo. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Autonomous Systems as Cognitive Systems. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Introdução à Pesquisa Educacional. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
Los Desafios de la Educación en un contexto de cam. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
Ética na Filosofia. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Introdução à História da Leitura Escolar. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Gestão pela Qualidade Total. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Antonio Gramsci: Passado e Presente. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de SP, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente na área de Educação

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
Psicologia da Educação
02/2016 - Atual
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FIlosofia da Educação
Psicologia da Educação
Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos

Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, Estácio RibPreto, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Doutora - Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2011 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
01/2009 - Atual
Direção e administração, Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
01/2008 - Atual
Ensino, Gestão Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
ORGANIZAÇÃO, ESTRUTURA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
08/2005 - Atual
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
GESTÃO DEMOCRÁTICA
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
08/2005 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Química e Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
08/2005 - Atual
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL
01/2007 - 12/2010
Direção e administração, Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Pedagogia.
01/2007 - 01/2008
Direção e administração, Curso de Pedagogia Presencial, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Faculdade Dom Bosco, FDB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 4


Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC), SEED/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Avaliador de polo, Enquadramento Funcional: PORTARIA N 7, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2011
Outras informações
Nomeada pela PORTARIA N 7, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2011, publicada no dia 10/02/2011 no Diário Oficial da União.


Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, ABC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Secretaria de Estado Ensino Superior Angola, Carga horária: 20
Outras informações
Acordo de Cooperação Econômica, Científica e Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular de Angola, assinado em 11 de junho de 1980; e promulgado em 05 de outubro de 1990.


Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, P/RIBEIRAO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Atividades

02/2005 - 07/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS
02/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Educ. Infantil


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Educação a Distância: Problemas, perspectivas e proposições
Descrição: O Projeto de Pesquisa apresenta uma proposta para o desenvolvimento de estudos sobre a Educação a Distância (EaD), dando continuidade a pesquisas e projetos anteriores, como a parceria do UniSEB Interativo com o Grupo ALPHA (FE/USP) no projeto de pesquisa sobre EaD, e as atividades do Núcleo de Inovação Tecnológica do UniSEB Interativo. A pesquisa tem como objetivo o exame de concepções e modelos de gestão e de processos pedagógicos em EaD, a fim de se elaborar uma descrição e análise da prática do Centro Universitário UniSEB Interativo. O referencial teórico é constituído a partir de pensadores e pesquisadores contemporâneos que oferecem embasamento para a compreensão da educação a distância no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), como Otto Peters, Desmond Keegan, Michael Moore, Andrew Feenberg, García Aretio e Maria L. Belonni, entre outros. A pesquisa terá um caráter interdisciplinar e exploratório, além de se caracterizar pela reflexão sobre a prática, tomando como fonte de informação e pesquisa uma seleção de artigos, livros e teses publicados recentemente, além de documentos pertinentes. Os trabalhos serão desenvolvidos por docentes, apoio pedagógico e estudantes interessados e aprovados em procedimento específico, sob a coordenação de professores-pesquisadores. Entre alguns dos resultados esperados, apontam-se a publicação de artigos acadêmicos e a elaboração de relatórios com diagnósticos e proposições para o desenvolvimento da EaD no UniSEB Interativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marina Caprio - Integrante / Karen Fernanda da Silva Bortoloti - Integrante / Gladis Salete Linhares Toniazzo - Integrante / Caroline Petian Pimenta Bono Rosa - Integrante / Jeferson Ferreira Fagundes - Integrante / Luis Claudio Dallier Saldanha - Coordenador / Claudia Regina de Brito - Integrante / Andrea Regina Rosin Pinola - Integrante / Helcio Lanzoni - Integrante / anna patricia zakem chinna - Integrante / Alessandra Henriques Ferreira - Integrante / Vanessa Ortolan Riscifina - Integrante / Alexandre Dias - Integrante.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação a distância.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Lê Bem.


Prêmios e títulos


2007
Patronesse da II Turma do curso de Normal Superior, Instituto de Ensino Superior COC.
2007
Prêmio de melhor Trabalho de Conclusão de Curso realizado sob minha orientação intitulado "Idéias e Concepções sobre Paulo Freire"., Instituto de Ensino Superior COC.
2007
Prêmio de melhor Trabalho de Conclusão de Curso realizado sob minha orientação intitulado "Educação e Cibercultura: limites e possibilidades "., Instituto de Ensino Superior COC.
2007
Patronesse da I Turma de Licenciatura em Computação, Instituto de Ensino Superior COC.
2006
Professora Homenagenada pela I Turma do curso de Normal Superior, Instituto de Ensino Superior COC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, A. S.2010RODRIGUES, A. S. ; AZEVEDO, C. D. ; SCHERMANN, E. G. ; BERNARDES, E. S. M. ; CAPRIO, M. . Reflexões sobre o estágio obrigatório para formar professores. Revista Multidisciplinar de Iniciação Científica, v. Ano 2, p. 90-99, 2010.

2.
OLIVEIRA, C. C.2010OLIVEIRA, C. C. ; CARIS, J. V. ; BOSCOLO, R. ; CAPRIO, M. . O uso da Educação a Distância em Ambientes Corporativos. Revista Multidisciplinar de Iniciação Científica - UNISEB, v. 2, p. 100-113, 2010.

3.
CAPRIO, M.2010 CAPRIO, M.; GODOY, J. P. M. C. ; GALERA, C. . Binding spatial location and stimulus identity in short-term memory. Psychology & Neuroscience (Online), v. 3, p. 125-132, 2010.

4.
LOPES, E. C. P. L.2008LOPES, E. C. P. L. ; CAPRIO, M. . As influências do Modelo Neoliberal na Educação. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), v. 05, p. 01/05-16, 2008.

5.
CAPRIO, M.2003CAPRIO, M.; CAMARGO, L. M. C. . Prática Reflexiva: um novo olhar do educador. Caderno de Pedagogia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, 2003.

6.
CAPRIO, M.2000CAPRIO, M.. Burocracia: Dominação versus Contestação. Política e Gestão Educacional (Online), Araraquara, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
BRITO, C. R. ; CAPRIO, M. . O Currículo e a Organização do trabalho didático nas escolas brasileiras no Japão: Análise da Instituição EAS. In: Kátia Cristina Nascimento Figueira; Lucilene Soares da Costa; Vilma Miranda de Brito. (Org.). Interfaces da Educação: políticas, história e linguagens. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2017, v. , p. 155-182.

2.
BRITO, C. R. ; CAPRIO, M. ; PINOLA, A. R. R. . ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA PREVENIR EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. In: Maria Luiza Fernandes Bertholino dos Santos. (Org.). Coletânea nacional sobre educação a distância. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 2, p. 52-61.

3.
ROSA, C. P. P. B. ; TONIAZZO, G. S. L. ; CAPRIO, M. ; FAGUNDES, J. F. . Cibercultura e Educação a Distância em Países Lusófonos: Iniciativas dos Setores Público e Privado. In: Antonio Adami; Antonio Hohlfeldt. (Org.). IX Lusocom ‐ Lusofonia e Interculturalidade. 1ed.São Paulo: INTERCOM, 2012, v. , p. 834-851.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAPRIO, M.; BORTOLOTI, K. F. S. . Ah esses moços, pobres moços se soubessem o que eu sei.... Jornal COC On-line, Ribeirão Preto, 06 ago. 2008.

2.
CAPRIO, M.. Envolvendo Pais e Filhos. Ribeirão Capital, Ribeirão Preto, p. 6 - 6, 01 set. 2003.

3.
CAPRIO, M.. Entendendo as diferentes Inteligências. Ribeirão Capital, Ribeirão Preto, p. 6 - 6, 01 ago. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, C. R. ; CAPRIO, M. . CURRÍCULO DE ESCOLAS BRASILEIRAS NO JAPÃO. In: XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-AfroBrasileiro de Questões Curriculare, 2016, Recife. Currículo: entre o comum e o singular. Recife: ANPAE, 2016. v. 1. p. 431-437.

2.
BRITO, C. R. ; CAPRIO, M. ; PINOLA, A. R. R. . ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA PREVENIR EVASÃO. In: 21º Congresso Internacional de Educação a Distância - ABED, 2015, Bento Gonçalves - RS. 21º Congresso Internacional de Educação a Distância - ABED, 2015.

3.
TONIAZZO, G. S. L. ; ROSA, C. P. P. B. ; FAGUNDES, J. F. ; CAPRIO, M. . Cibercultura e Educação a Distância em Países Lusófonos: Iniciativas dos Setores Público e Privado. In: Lusocom Federação Lusófona de Ciências da Comunicação. In: Congresso da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, 2011, São Paulo. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2011.

4.
CAPRIO, M.; BORTOLOTI, K. F. S. . The learning evaluation in the modality of distance higher courses. In: V International Conference on Multimedia and ICT in Education, 2009, Lisboa. V International Conference on Multimedia and ICT in Education, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAPRIO, M.; RODRIGUES, S. T. . Affordances: Aprendizagem perceptual e a Relação Percepção e Ação. In: III Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Aprendizagem, 2001, São Vicente. III Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Aprendizagem, 2001. p. 18-18.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAPRIO, M.; GALERA, C. A. . A Capacidade de armazenamento na memória de trabalho de estímulos definidos pela conjunção de características visuais e auditivas. In: VII São Paulo Research Conferece, 2007, São Paulo. VII São Paulo Research Conferece "Cérebro e Pensamento", 2007.

2.
CAPRIO, M.; GALERA, C. A. . MEMÓRIA A CURTO PRAZO: Uma análise acerca do componentes do modelo de working memory.. In: VIIII Seminário De Pesquisa Do Programa De Pósgraduação Em Psicologia USP/Ribierão Preto, 2005, Ribeirao Preto. VIII Seminário De Pesquisa Do Programa De Pósgraduação Em Psicologia USP/Ribierão Preto, 2005. p. 31.

3.
CAPRIO, M.; GALERA, C. A. . Memória a Curto Prazo: Revisando o modelo de Working Memory. In: VII Seminário De Pesquisa Do Programa De Pósgraduação Em Psicologia, 2004, Ribeirão Preto. VII Seminário De Pesquisa Do Programa De Pósgraduação Em Psicologia USP/Ribierão Preto, 2004.

4.
CAPRIO, M.; RODRIGUES, S. T. . Sistemas Visuais distintos para percepção e para a ação: o modelo de Milner e Goodale. In: III Seminário de Comportamento Motor, 2002, Porto Alegre. III Seminário de Comportamento Motor, 2002.

5.
CAPRIO, M.; RODRIGUES, S. T. . ?Contributions of Ecological Psychology to Cognitive Science. In: 7th European Workshop on Ecological Phychology, 2002, Ilha de Bendor (França). 7th European Workshop on Ecological Phychology (EWEP 7), 2002. v. 7th. p. 79-79.

6.
CAPRIO, M.; RODRIGUES, S. T. . A abordagem não representacionista de Gibson para o estudo das relações causais subjacentes à percepção. In: Colóquio Internacional em Filosofia da Mente, 2002, João Pessoa. Colóquio Internacional em Filosofia da Mente. UFPB/ANPOF, 2002. p. 11-11.

7.
CAPRIO, M.; BOTO, C. J. M. C. R. . Ciência Cognitiva: Perspectivas para a Educação. In: IV Encontro Brasileiro-Internacional de Ciência Cognitiva, 2000, Marilia. IV Encontro Brasileiro-Internacional de Ciência Cognitiva, 2000. p. 45-45.

8.
CAPRIO, M.; BOTO, C. J. M. C. R. . A Ciência Cognitiva e as Possibilidades para a Educação. In: Encontro de Iniciação Científica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2000, São Paulo. Encontro de Iniciação Científica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2000. p. 91-91.

9.
CAPRIO, M.; BOTO, C. J. M. C. R. . Ciência Cognitiva: Perspectivas para a Educação. In: 52 ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2000, Brasilia. 52 ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2000.

10.
CAPRIO, M.; BOTO, C. J. M. C. R. . Ciência Cognitiva: Múltiplos olhares para a Educação. In: XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Estadual Paulista, 2000, São José do Rio Preto. XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Estadual Paulista. São Paulo: Editora UNESP, 2000. p. 166-166.

11.
CAPRIO, M.; BOTO, C. J. M. C. R. . A Educação de Múltiplas Inteligências. In: II Congresso de Iniciação Científica da Faculdade de Ciências e Letras, 1999, Araraquara. II Congresso de Iniciação Científica da Faculdade de Ciências e Letras, 1999. p. 75-75.

12.
CAPRIO, M.; BOTO, C. J. M. C. R. . A Educação de Múltiplas Inteligências. In: XV Congresso de Iniciação Científica - Universidade Estadual Paulista, 1999, Presidente Prudente. XV Congresso de Iniciação Científica - Universidade Estadual Paulista. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 179-179.

Apresentações de Trabalho
1.
BRITO, C. R. ; CAPRIO, M. ; PINOLA, A. R. R. . ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA PREVENIR EVASÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CAPRIO, M.. Ressignificação docente nos diversos modelos de educação a distância: reflexões e questionamentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAPRIO, M.; TONIAZZO, G. S. L. ; ROSA, C. P. P. B. ; FAGUNDES, J. F. . Congresso da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação - Cibercultura e Educação a Distância em Países Lusófonos: Iniciativas dos Setores Público e Privado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CAPRIO, M.; VERISSIMO, L. C. C. A. . A visão dos alunos spbre o processo de ensino e aprendizagem a distância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAPRIO, M.; MAGRO, C. M. T. A. . Formação Continuada de professores a distância: a experiência NAME. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CAPRIO, M.; BORTOLOTI, K. F. S. . O desafoi da avaliação em cursos superiores a distância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CAPRIO, M.. Comitê Científico do 18° CIAED - Congresso Internacional ABED de Ea. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
CAPRIO, M.. Projeto Político Pedagógico. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material instrucional).

2.
CAPRIO, M.. Educação e Tecnologia - Acordo de Cooperação Internacional Brasil - Angola. 2009. .

3.
CAPRIO, M.. Organizacao, Estrutura e Politicas Publicas para a Educacao. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

4.
CAPRIO, M.. Diante das Letras: para além da alfabetização. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CAPRIO, M.. Organização, Estrutura e Políticas Públicas em Educação. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

6.
CAPRIO, M.. O cinema na Educação de Jovens e Adultos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
CAPRIO, M.. Ciência cognitiva e a constituição do sujeito (Palestra). 2005 (Palestra/Cientifica) .

2.
CAPRIO, M.. Conceitos e reflexões sobre Inteligência e sua relevância no contexto escolar (Palestra). 2004 (Palestra/Cientifica) .

3.
CAPRIO, M.. Inteligência e Educação (Palestra). 2003 (Palestra/Cientifica) .

4.
CAPRIO, M.. Ciência Cognitiva: Percepção e Cognição (Palestra). 2002 (Palestra/Cientifica) .

5.
CAPRIO, M.. Pressupostos da Perspectiva Ecológica sobre percepção são aplicáveis ao estudo da cognição? (Palestra). 2001 (Palestra/Cientifica) .

6.
CAPRIO, M.. Informação, Memória e Identidade Pessoal (Palestra). 2001 (Palestra/Cientifica) .

7.
CAPRIO, M.. Ciências Cognitivas e Inteligências Múltiplas (Palestra). 2000 (Palestra/Cientifica) .

8.
CAPRIO, M.. A Educação de Inteligências Múltiplas (Palestra). 2000 (Palestra/Cientifica) .

9.
CAPRIO, M.. Inteligências Múltiplas (Palestra). 1999 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Silvana Aparecida Nieto Lopez. Gestão Escolar e a Aplicação das Novas Tecnologias. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

2.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Sandra Regina Moraes Moreno. Capacitação dos professores na Rede Pública. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

3.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Sâni Evelí Armelin. O papel desempenhado pelo gestor escolar em instituições de ensino. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

4.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Carla Raqueli Navas Lorenzoni. A interação professor-alunos no processo de ensino e aprendizagem: uma questão de reflexão. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

5.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Adenilson Martos. Custos em instituições de ensino. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

6.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Rosa Maria Zuin. A importância do gestor democrático para o sucesso da organização escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

7.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Lusana Caroline Costa de Araújo Veríssimo. Normatizações e regulamentações da EAD no Ensino Euperior. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

8.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Heitor Henriques Sayeg. As implicações da Constituição Brasileira de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 1996 e do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº8069 de 1990 nos processos educacionais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

9.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Luciana Lima Castejon. Gestão de Pessoas e mudanças operacionais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

10.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Idília de Bona. A importância da Liderança ao Gestor Educacional. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

11.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Edneuza Ribeiro de Almeida. Gestão Democrática. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

12.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Silmara de Oliveira. A participação da escola e da família no processo de formação social do ser humano. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

13.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Marília Marques Scorzoni. Educação para a democracia: uma leitura através da contextualização histórica das políticas públicas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

14.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Camila Ferreira Gomes. A gestão democrática e a importância da LDB. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

15.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Carlos Waldemar de Aboim Machado. Elaboração de planejamento orçamentário escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

16.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Maria Auxiliadora de Aboim Machado. Gestão efetiva e afetiva: capacitando a equipe a realizar objetivos e metas para um trabalho de qualidade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

17.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Luiza de Jesus Santos Alves. O líder nas instituições educacionais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

18.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Valdineia Balbino Xavier. Contexto educacional: estudo e pesquisa do comportamento discente. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

19.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Ângela de Fátima Silva Fernandes Pinto. O líder nas instituições de ensino: papel e características. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

20.
CAPRIO, M.. Participação em banca de Maria Isabel Liori Fernandes. Didática para modalidade de educação a distância. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAPRIO, M.; SATO, D. B.; GUANAES, C.. Participação em banca de Simone Pereira da SILVA; Glaucia Balan RISSATO.O educador e o transtorno do déficit de aatenção/hiperatividade: dificuldades e novas perspectivas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.

2.
CAPRIO, M.. Participação em banca de URSO, C.; URSO, J.; SÁ, K.N..A importância dos Jogos na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP.

3.
CAPRIO, M.. Participação em banca de COSTA, H.L.O; ESPIN, R.C.A.; FERREIRA, V.R..A importância do lúdico no desenvolvimento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP.

4.
CAPRIO, M.. Participação em banca de OLIVEIRA, Elaine Cristina.A importância do toque no desenvolvimento infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP.

5.
CAPRIO, M.. Participação em banca de MANTOANI, D.A.; BERMUDES, J.; COSTA, J.C..A importância do conceito de Psicologia na formação de professores de Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP.

6.
CAPRIO, M.. Participação em banca de SANCHES, L. M. A.; BERMUDES, S. B..Deve-se Alfabetizar na Pré-Escola?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP.

7.
CAPRIO, M.. Participação em banca de MANTOANI, D.A.; COSTA, J.C..A rotina e o brincar na Creche. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP.

8.
CAPRIO, M.. Participação em banca de BERUMDES, Josiane.O professor e sua função. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP.

9.
CAPRIO, M.. Participação em banca de ANTOLINE, A.A.S.; INNOCENTI, M.A.; GULLA, M.P..O estímulo da brincadeira como conrtibuição para o desenvolvmento infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP.

10.
CAPRIO, M.. Participação em banca de DRYGALLA, Lília Leite.A Qualidade de vida do professor e suas consequências. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP.

11.
CAPRIO, M.. Participação em banca de MORENO, Carla Miranda; SOBRAL, Thiago de Tarso.Violência infantil: dentro e fora das escolas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP.

12.
CAPRIO, M.. Participação em banca de FIGUEIREDO, Gislene; SILVA, Juliana Cristina.Crianças de 2 a 3 anos: qual o jogo que se joga?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP.

13.
CAPRIO, M.. Participação em banca de OLIVEIRA, Maria Helena de Brito."A importância da expressão corporal na pré-escola". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
19º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distâncic. 2013. (Congresso).

2.
III Jornada de Educação a Distância: o futuro da arte. 2013. (Congresso).

3.
I Seminário Internacional de Educação. 2013. (Seminário).

4.
Reflexões sobre a usabilidade das ferramentas: chat e fórum. 2011. (Oficina).

5.
Conferência Intermunicipal de Educação - Polo Ribeirão Preto - SP.Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O plano nacional de Educação,Diretrizes e Estratégias de Ação. 2009. (Simpósio).

6.
Extensão Universitária. 2009. (Encontro).

7.
V International Conference on Multimedia and ICT in Education. The learning evoluation in the modality of distance higher courses. 2009. (Congresso).

8.
14º Congresso Internacional de Educação a Distância. A visão dos alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem a distância. 2008. (Congresso).

9.
1º SICCOC - Simpósio de Iniciação Científica das Faculdades COC.Membro da Comissão Científica. 2008. (Simpósio).

10.
Capacitação de Docentes da Faculdade Interativa COC. 2008. (Encontro).

11.
Extensão Universitária. 2008. (Oficina).

12.
Extensão Universitária. 2008. (Encontro).

13.
VII São Paulo Research Conferece "Cérrebro e Pensamento". A capacidade de armazenamento na memória de trabalho de estímulos definidos pela conjunção de características visuais e auditivas.. 2007. (Congresso).

14.
VI Workshop de Ensino a Distância. 2007. (Simpósio).

15.
A formação pedagógica do professor universitário: novas exigências, novos desafios. 2006. (Simpósio).

16.
Oficina do Programa Ciência e Tecnologia com Criatividade. 2006. (Oficina).

17.
13º Simpósio Internacional de Iniciação Cientínfica da USP.13º Simpósio Internacional de Iniciação Cientínfica da USP - Área Biológicas. 2005. (Simpósio).

18.
Educar: 10º Congresso Internacional de Educação. Educar: 10º Congresso Internacional de Educação. 2003. (Congresso).

19.
III Seminário de Comportamento Motor.III Seminário de Comportamento Motor. 2002. (Seminário).

20.
II Workshop on Computational Inteligence and Semiotics.II Workshop on Computational Inteligence and Semiotics. 2002. (Simpósio).

21.
.III Encontro Internacional de Informação Conhecimento e Aprendizagem. 2001. (Encontro).

22.
.IV Colóquio Michel Debrun. 2001. (Outra).

23.
.II Colóquio Michel Debrun. 2001. (Outra).

24.
.III Colóquio Michel Debrun. 2001. (Outra).

25.
II Colóquio Michel Debrun.II Colóquio Michel Debrun. 2001. (Outra).

26.
III Colóquio Michel Debrun.III Colóquio Michel Debrun. 2001. (Outra).

27.
III Encontro Internacional de Informação Conhecimento e Aprendizagem.III Encontro Internacional de Informação Conhecimento e Aprendizagem. 2001. (Encontro).

28.
IV Colóquio Michel Debrun.IV Colóquio Michel Debrun. 2001. (Outra).

29.
IV Simpósio em Filosofia e Ciência - Universidade e Produção do Conhecimento: problemas e perspectivas para a construção de uma sociedade inclusiva.IV Simpósio em Filosofia e Ciência - Universidade e Produção do Conhecimento: problemas e perspectivas para a construção de uma sociedade inclusiva. 2001. (Simpósio).

30.
. Congresso Internacional Educação Cultura e Cognição: identificando fronteiras. 2000. (Congresso).

31.
.I Seminário O Pensar na Educação. 2000. (Seminário).

32.
.IV EBICC Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva. 2000. (Encontro).

33.
.V Encontro Nacional dos Grupos PET. 2000. (Encontro).

34.
.I Encontro de Iniciação Científica. 2000. (Encontro).

35.
.VI Reunião Pró-Aprendizagem Ativa: Profissional do Século XXI. 2000. (Outra).

36.
.52 ª Reunião Anual da SBPC. 2000. (Outra).

37.
52 ª Reunião Anual da SBPC.52 ª Reunião Anual da SBPC. 2000. (Outra).

38.
Congresso Internacional Educação Cultura e Cognição: identificando fronteiras. Congresso Internacional Educação Cultura e Cognição: identificando fronteiras. 2000. (Congresso).

39.
I Encontro de Iniciação Científica.I Encontro de Iniciação Científica. 2000. (Encontro).

40.
I Seminário O Pensar na Educação.I Seminário O Pensar na Educação. 2000. (Seminário).

41.
IV EBICC Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva.IV EBICC Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva. 2000. (Encontro).

42.
V Encontro Nacional dos Grupos PET.V Encontro Nacional dos Grupos PET. 2000. (Encontro).

43.
VI Reunião Pró-Aprendizagem Ativa: Profissional do Século XXI.VI Reunião Pró-Aprendizagem Ativa: Profissional do Século XXI. 2000. (Outra).

44.
. XI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 1999. (Congresso).

45.
. II Congresso de Iniciação Científica da Faculdade de Ciências e Letras. 1999. (Congresso).

46.
.Seminário: Ditadura e Transição Democrática. 1999. (Seminário).

47.
.IV Encontro Nacional dos Grupos PET. 1999. (Encontro).

48.
.V Reunião Pró-Aprendizagem Ativa: Profissional de Qualidade. 1999. (Outra).

49.
.51ª Reunião Anual da SBPC. 1999. (Outra).

50.
.Jornada de Educação: Cognição, Cultura e Ética. 1999. (Outra).

51.
51ª Reunião Anual da SBPC.51ª Reunião Anual da SBPC. 1999. (Outra).

52.
II Congresso de Iniciação Científica da Faculdade de Ciências e Letras. II Congresso de Iniciação Científica da Faculdade de Ciências e Letras. 1999. (Congresso).

53.
IV Encontro Nacional dos Grupos PET.IV Encontro Nacional dos Grupos PET. 1999. (Encontro).

54.
Jornada de Educação: Cognição, Cultura e Ética.Jornada de Educação: Cognição, Cultura e Ética. 1999. (Outra).

55.
Seminário: Ditadura e Transição Democrática.Seminário: Ditadura e Transição Democrática. 1999. (Seminário).

56.
V Reunião Pró-Aprendizagem Ativa: Profissional de Qualidade.V Reunião Pró-Aprendizagem Ativa: Profissional de Qualidade. 1999. (Outra).

57.
XI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. XI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 1999. (Congresso).

58.
. V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 1998. (Congresso).

59.
.Seminário: Educação e Trabalho. 1998. (Seminário).

60.
.Jornada de Educação: Novos Tempos, Novos Caminhos. 1998. (Outra).

61.
Jornada de Educação: Novos Tempos, Novos Caminhos.Jornada de Educação: Novos Tempos, Novos Caminhos. 1998. (Outra).

62.
Seminário: Educação e Trabalho.Seminário: Educação e Trabalho. 1998. (Seminário).

63.
V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 1998. (Congresso).

64.
.Semana da Pedagogia. 1997. (Outra).

65.
Semana da Pedagogia.Semana da Pedagogia. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAPRIO, M.. JORNADA DE EDUCAÇÃO. 2008. (Congresso).

2.
CAPRIO, M.. Fórum de Discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lusana Caroline Costa de Araújo Veríssimo. Normatizações e regulamentações da EAD no Ensino Superior. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Marina Caprio.

2.
Nívia Maria Romano. Aformação do gestor: um processo contínuo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Marina Caprio.

3.
Sandra Regina Moraes Noreno. Capacitação dos professores na Rede Pública. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Marina Caprio.

4.
Heitor henriques Sayeg. As implicações da Constituição Brasileira de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 1996 e do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei Federal nº 8069 de 1990 nos processos educacionais. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Marina Caprio.

5.
Andreza Garcia Lopes Pin. A Educação Escolar no adolescente em conflito com a lei: as medidas sócio-educativas em estudos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Marina Caprio.

6.
Silmara de Oliveira. A participação da escola e da família no processo de formação social do ser humano. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Marina Caprio.

7.
Marília Ferranti Marques Scorzoni. Educação para a democracia: uma leitura através da contextualização histórica das políticas públicas. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Marina Caprio.

8.
Camila Ferreira Gomes. A gestão democrática e a importância da LDB. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Marina Caprio.

9.
Edneuza Ribeiro de Almeida. Gestão Democrática. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Marina Caprio.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Graziela Dias da Silva; Natalia C. Furtado; Geisa G. Flores. Alfabetização, Letramento e Prática Docente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Marina Caprio.

2.
Daniela P. de Oliveira Floreck; Bruna de F. Alves Alvarenga. Jogos e Brincadeiras como promotor do desenvolvimento infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Marina Caprio.

3.
Beatriz A. Fidelis; Gabriela T. Oliveira; Tania M de Carval. Maria Montessori e sua contribuição para a educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Marina Caprio.

4.
GOMES, Eduardo Gaspar. Educação e Cibercultura: limites e possibilidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP. Orientador: Marina Caprio.

5.
VERISSIMO, Lusana Carolina Costa de Araujo. A visão dos alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem a distância. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP. Orientador: Marina Caprio.

6.
TSUJI, Natalia Remoto. Tecnologia da Informação e Comunicação nas escolas: possibilidades de motivação para alunos e professores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP. Orientador: Marina Caprio.

7.
Eloisa Helena BATITUCI; Suelen Cristina Oliveira NASCIMENTO. A voz da criança: a escola, o professor e o aprendizado so a ótica da infância. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Marina Caprio.

8.
Ediane Carolina Peixoto Marques LOPES. As influências do modelo noeliberal na educação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Marina Caprio.

9.
GARCIA, Adriele; MACHADO, Ana Maria; GUIMARÃES, Danielle.... O Faz de Conta na Educação Infantil: concepções e práticas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP. Orientador: Marina Caprio.

10.
ROSA, Josiani; COSTA, Sonia, MONTEIRO, Juliana, MAGANETE,.... Jogos e Brincadeiras: o ensinar e o aprender nas séries iniciais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP. Orientador: Marina Caprio.

11.
COSTA, Fabiana Cristina Souza. Práticas Leitoras nas Escolas do Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP. Orientador: Marina Caprio.

12.
SIMÕES, Andréa C. S.. Processo de Alfaebtização: escola pública X escola privada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP. Orientador: Marina Caprio.

13.
ROSSETO, A. M,.; URSO, E.; MERENDA, E.; PIZARRO, R.. Idéias e Concepções sobre Paulo Freire. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP. Orientador: Marina Caprio.

14.
OLIVEIRA, Michelle Cristiane; BARATO, Paula Kally Guimarães. A arte de brincar e o desafio de aprender na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP. Orientador: Marina Caprio.

15.
RODRIGUES, B.A.; PEREIRA, J.S.; CÂMARA, K.C.; OLIVEIRA, V.C.. Construtivismo: a relação enter a teoria e a prática na sala de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades COC/Centro de Formação Profissional CEFORP. Orientador: Marina Caprio.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ROSA, C. P. P. B. ; TONIAZZO, G. S. L. ; CAPRIO, M. ; FAGUNDES, J. F. . Cibercultura e Educação a Distância em Países Lusófonos: Iniciativas dos Setores Público e Privado. In: Antonio Adami; Antonio Hohlfeldt. (Org.). IX Lusocom ‐ Lusofonia e Interculturalidade. 1ed.São Paulo: INTERCOM, 2012, v. , p. 834-851.



Outras informações relevantes


Atualmente atuando como Consultora Ad-Hoc para projetos e relatórios de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 23:09:17