Marcio Roberto Pie

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1103162946522572
  • Última atualização do currículo em 05/11/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Ecologia, Comportamento e Evolução pela Boston University, EUA. É professor associado do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná. Faz parte do núcleo permanente das Pós-Graduações em Ecologia e Conservação, Zoologia e Entomologia da UFPR. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia da UFPR. É membro do corpo editorial dos períódicos PeerJ e PLoS One. Sua pesquisa envolve o estudo dos mecanismos que geram e mantém a biodiversidade, integrando ferramentas conceituais e metodológicas da macroecologia, macroevolução, sistemática molecular e modelagem matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcio Roberto Pie
Nome em citações bibliográficas
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Departamento de Zoologia.
Centro Politécnico
Jardim das Américas
81531990 - Curitiba, PR - Brasil - Caixa-postal: 19020
Telefone: (41) 33611558
Fax: (41) 32662042
URL da Homepage: https://pie-lab.org/


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2007
Doutorado em Doutorado Em Ciências Biológicas.
Boston University, BU, Estados Unidos.
Título: Morphological evolution in a hyperdiverse clade: the ant genus Pheidole, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: James Francis Anthony Traniello.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: filogenia molecular; macroevolução; morfometria; evolução morfológica.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Morfologia dos Grupos Recentes.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Macroevolução.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1996 - 1998
Mestrado em Ecologia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Ecologia Comportamental de Ectatomma opaciventre (Formicidae, Ponerinae): Forrageamento e Organização Social,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Paulo Sérgio Moreira Carvalho de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cerrado; divisão de trabalho; ecologia; formiga; forrageamento.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Comportamento Animal.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1991 - 1994
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

10/2007 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ecologia II
2008 - 2012
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFPR.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Sistemática e evolução de Melanophryniscus (Anura: Bufonidae) associados a fitotelmatas
Descrição: Este projeto envolve a taxonomia, história de vida, filogeografia e sistemática molecular de anuros do gênero Melanophryniscus associados a bromélias. Este grupo de anuros possui alto nível de endemismo, particularmente devido à sua associação a florestas nebulares e campos de altitude do sul do Brasil.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcio Roberto Pie - Coordenador / Carina Firkowski - Integrante / Luiz - Integrante / Marcos R. Bornschein - Integrante / Diego Baldo - Integrante / Felipe A. Cini - Integrante.Financiador(es): Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Evolução de nichos climáticos
Descrição: Neste projeto utilizamos métodos filogenéticos comparativos, dados bioclimáticos e sistemas geográficos de informação para inferir o tempo e modo da evolução de nichos climáticos e suas implicações para a diversificação de linhagens e sua biogeografia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcio Roberto Pie - Coordenador / Andreas - Integrante / Andressa Duran - Integrante.
2011 - Atual
Ecologia e evolução de anuros de altitude da floresta atlântica
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcio Roberto Pie - Coordenador / Carina Firkowski - Integrante / Luiz - Integrante / Marcão - Integrante.Financiador(es): Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - Auxílio financeiro.
2008 - 2013
Evolução de acenos em caranguejos chama-maré (Uca spp. Decapoda: Ocypodidae)
Descrição: Os caranguejos chama-maré (Uca spp., Decapoda: Ocypodidae) recebem esse nome pelo seu característico comportamento de aceno com seus quelípodes maiores, o qual desempenha um papel importante em combates, corte e defesa de território. Contudo, estudos sobre a estrutura destes comportamentos ainda são escassos e pouco se sabe sobre como os acenos variam entre indivíduos e espécies. O objetivo do presente estudo é descrever quantitativamente os movimentos associados aos acenos de uma amostra de espécies de Uca, focando especialmente na reconstrução tridimensional do movimento dos quelípodes maiores e do corpo durante o aceno. A variação interindividual e interespecífica será avaliada à luz das relações filogenéticas das espécies estudadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcio Roberto Pie - Coordenador / Dani - Integrante / Ana - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2008 - Atual
FiloCom: Desenvolvendo ferramentas conceituais e metodológicas para integrar informação filogenética a estudos ecológicos
Descrição: Uma abordagem integrada dos mecanismos que geram e mantém a diversidade biológica requer o seu estudo em diferentes níveis hierárquicos, buscando entender como os mesmos mecanismos podem atuar em diferentes escalas ecológicas e evolutivas. A presente proposta inclui duas áreas específicas de atuação, em duas escalas diferentes. A primeira área buscará entender a dinâmica do processo de diversificação, tanto em termos de riqueza como em variação fenotípica. Especificamente, serão abordadas as seguintes questões: 1.1. Há mais variação entre diferentes grupos taxonômicos do que poderia se esperar simplesmente por acaso? A riqueza de espécies e as filogenias de diferentes táxons serão comparadas aos níveis de assimetria de clados observados em modelos estocásticos de diversificação (Agapow 2005). 1.2. É possível detectar características morfológicas/ecológicas/ambientais correlacionadas a níveis desproporcionalmente maiores ou menores de riqueza de espécies em diferentes clados? Por exemplo, vários autores têm sugerido que pequenos tamanhos corporais ou extensas distribuições geográficas seriam características associadas a elevadas taxas de especiação. Serão empregados tanto os métodos já existentes, quanto métodos mais elaborados a ser desenvolvidos, que poderão revelar se há características associadas a variações nas taxas de diversificação. 1.3. Qual o sinal filogenético detectado nas características ecológicas/morfológicas/biogeográficas dos diferentes grupos? Em outras palavras, quanto as diferentes características são desproporcionalmente mais semelhantes em espécies proximamente relacionadas (autocorrelação filogenética). Neste tema, poderão ser abordadas questões como determinar se características comportamentais são mais ou menos lábeis filogeneticamente do que características morfológicas. A segunda área de atuação abordada envolverá a integração de informações filogenéticas com o entendimento da estrutura de assembléias de espécies em escalas ecológicas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Marcio Roberto Pie - Coordenador / Carina Firkowski - Integrante / Patrícia Regina Ströher - Integrante / Andressa Duran - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - Atual
Filogeografia comparada de formigas (Hymenoptera: Formicidae)
Descrição: Neste projeto avaliaremos a diversidade molecular e a filogeografia de populações de espécies de formiga na Floresta Atlântica, buscando subsídios para entender o papel de variações climáticas no passado evolutivo recente no padrão de diferenciação entre populações locais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcio Roberto Pie - Coordenador / Patrícia Regina Ströher - Integrante / Rogerio R. Silva - Integrante / Carlos Roberto F. Brandão - Integrante.
2008 - Atual
Filogenia, ecologia e evolução de formigas (Formicidae: Hymenoptera)
Descrição: Este projeto tem por objetivo utilizar ferramentas de sistemática molecular para elucidar a história evolutiva das principais linhagens de formigas e sua evolução biogeográfica e fenotípica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcio Roberto Pie - Coordenador / Eduardo A. B. Almeida - Integrante / Raquel Divieso Roman Rodrigues - Integrante / Mário Júnior Nadaline Barbosa - Integrante.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Plos One
2013 - Atual
Periódico: PeerJ
2009 - 2016
Periódico: Revista Brasileira de Entomologia
2008 - 2012
Periódico: Revista Brasileira de Zoologia


Revisor de periódico


2002 - Atual
Periódico: Journal of Insect Behavior (0892-7553)
2005 - Atual
Periódico: Ecological Modelling (0304-3800)
2006 - Atual
Periódico: Livestock Science
2007 - Atual
Periódico: Behavioral Ecology and Sociobiology
2007 - Atual
Periódico: Trends in Genetics
2007 - Atual
Periódico: Systematic Biology (Philadelphia) (1063-5157)
2005 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Entomologia
2007 - Atual
Periódico: The Open Evolution Journal
2007 - Atual
Periódico: Global Change Biology
2008 - Atual
Periódico: Behaviour (Leiden)
2008 - Atual
Periódico: Zoological Studies
2008 - Atual
Periódico: Belgian Journal of Zoology
2008 - Atual
Periódico: Acta Zoologica Sinica
2008 - Atual
Periódico: BMC Evolutionary Biology (Online)
2008 - Atual
Periódico: Ecological Monographs
2008 - Atual
Periódico: Biochemical Systematics and Ecology
2009 - Atual
Periódico: Journal of Physics. A, Mathematical and Theoretical
2009 - Atual
Periódico: Marine Ecology. Progress Series
2009 - Atual
Periódico: Evolution (Lancaster)
2009 - Atual
Periódico: Zoological Science
2009 - Atual
Periódico: Insect Molecular Biology
2009 - Atual
Periódico: BMC Research Notes
2010 - Atual
Periódico: Biotechnology Advances
2011 - Atual
Periódico: Biotemas (UFSC)
2011 - Atual
Periódico: Insects
2012 - Atual
Periódico: Acta Amazonica (Impresso)
2013 - Atual
Periódico: South American Journal of Herpetology
2013 - Atual
Periódico: Neotropical Entomology
2013 - Atual
Periódico: Genetics and Molecular Biology (online version)
2014 - Atual
Periódico: Biological Invasions
2015 - Atual
Periódico: Sociobiology
2015 - Atual
Periódico: Ecological Entomology (Print)
2015 - Atual
Periódico: Global Ecology and Biogeography
2015 - Atual
Periódico: Check List (São Paulo. Online)
2016 - Atual
Periódico: Biological Journal of the Linnean Society
2016 - Atual
Periódico: Animal Behaviour
2017 - Atual
Periódico: Insectes Sociaux (Printed ed.)
2017 - Atual
Periódico: Insectes Sociaux
2017 - Atual
Periódico: Journal of Zoological Systematics and Evolutionary Research
2017 - Atual
Periódico: ZooKeys (Online)
2017 - Atual
Periódico: Journal of Quaternary Science
2017 - 2017
Periódico: Methods in Ecology and Evolution
2017 - 2017
Periódico: Ecology and Evolution
2017 - 2017
Periódico: Organisms Diversity & Evolution
2017 - Atual
Periódico: PROCEEDINGS OF THE ROYAL SOCIETY B: BIOLOGICAL SCIENCES
2018 - Atual
Periódico: Mitochondrial DNA Part A
2018 - 2018
Periódico: BMC Zoology


Revisor de projeto de fomento


2017 - Atual
Agência de fomento: Fundação Araucária
2014 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2012 - 2012
Agência de fomento: Premio Nacional L ́ORÉAL - UNESCO 2012
2012 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2012 - 2012
Agência de fomento: Graduate Women in Science - Sigma Delta Epsilon


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Molecular.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Sistemática Molecular.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Biologia Evolutiva.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Macroevolução.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Professor homenageado, Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Paraná.
2009
Professor homenageado, Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Paraná.
2001
Tony Swain Award, Boston University.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:60
Total de citações:940
Fator H:19
Pie, Marcio MRP  Data: 02/10/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:118
Total de citações:1328
Pie MR  Data: 14/05/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARNAN, XAVIER2018ARNAN, XAVIER ; ARCOVERDE, GABRIELA B. ; Pie, Marcio R. ; RIBEIRO-NETO, JOSÉ D. ; LEAL, INARA R. . Increased anthropogenic disturbance and aridity reduce phylogenetic and functional diversity of ant communities in Caatinga dry forest. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT, v. 631-632, p. 429-438, 2018.

2.
NEVES, F M2018NEVES, F M ; PIE, M R . On the Adult Behavioral Repertoire of the Sawfly Perreyia flavipes Konow, 1899 (Hymenoptera: Pergidae): Movement, Mating, and Thanatosis. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY, v. 47, p. 46-52, 2018.

3.
STREICHER, JEFFREY W.2018STREICHER, JEFFREY W. ; MILLER, ELIZABETH C. ; GUERRERO, PABLO C. ; CORREA, CLAUDIO ; ORTIZ, JUAN C. ; CRAWFORD, ANDREW J. ; Pie, Marcio R. ; WIENS, JOHN J. . Evaluating methods for phylogenomic analyses, and a new phylogeny for a major frog clade (Hyloidea) based on 2214 loci. MOLECULAR PHYLOGENETICS AND EVOLUTION, v. 119, p. 128-143, 2018.

4.
NICKELE, MARIANE A.2018NICKELE, MARIANE A. ; Pie, Marcio R. ; MOURA, MAURICIO O. . The Behavior of Acromyrmex crassispinus (Hymenoptera: Formicidae) on Trail Bifurcations and the Influence of Ant Flow on Error Rates of Nestbound Laden Workers. JOURNAL OF INSECT BEHAVIOR, v. 31, p. 373-383, 2018.

5.
PIE, MARCIO R2018PIE, MARCIO R; FAIRCLOTH, BRANT C ; RIBEIRO, LUIZ F ; BORNSCHEIN, MARCOS R ; MCCORMACK, JOHN E . Phylogenomics of montane frogs of the Brazilian Atlantic Forest is consistent with isolation in sky islands followed by climatic stability. BIOLOGICAL JOURNAL OF THE LINNEAN SOCIETY, v. 125, p. 72-82, 2018.

6.
Pie, Marcio R.2018Pie, Marcio R.; RIBEIRO, LUIZ F. ; CONFETTI, ANDRÉ E. ; NADALINE, MÁRIO J. ; Bornschein, Marcos R. . A new species of Brachycephalus (Anura: Brachycephalidae) from southern Brazil. PeerJ, v. 6, p. e5683, 2018.

7.
Pie, Marcio R.2017Pie, Marcio R.; Ströher, Patrícia R. ; Bornschein, Marcos R. ; RIBEIRO, LUIZ F. ; FAIRCLOTH, BRANT C. ; MCCORMACK, JOHN E. . The mitochondrial genome of Brachycephalus brunneus (Anura: Brachycephalidae), with comments on the phylogenetic position of Brachycephalidae. Biochemical Systematics and Ecology, v. 71, p. 26-31, 2017.

8.
RORATO, ANA C.2017RORATO, ANA C. ; ARAUJO, SABRINA B.L. ; PEREZ, DANIELA M. ; Pie, Marcio R. . Social cues affect synchronization of male waving displays in a fiddler crab (Crustacea: Ocypodidae). Animal Behaviour, v. 126, p. 293-300, 2017.

9.
Pie, Marcio R.2017Pie, Marcio R.; STR?HER, PATR?CIA R. ; AGOSTINIS, ANDR? O. ; Belmonte-Lopes, Ricardo ; TADRA-SFEIR, MICHELLE Z. ; Ostrensky, Antonio . Development of a real-time PCR assay for the detection of the golden mussel ( Limnoperna fortunei , Mytilidae) in environmental samples. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS, v. 89, p. 1041-1045, 2017.

10.
O. AGOSTINIS, ANDR?2017O. AGOSTINIS, ANDR? ; DAL PONT, GIORGI ; HORODESKY, ALINE ; Pie, Marcio R. ; Ostrensky, Antonio . Is There Detectable Long-term Depletion of Genetic Variation in Freshwater Fish Species Affected by an Oil Spill?. WATER AIR AND SOIL POLLUTION, v. 228, p. 228-256, 2017.

11.
ZENKER, MAURICIO M.2017ZENKER, MAURICIO M. ; WAHLBERG, NIKLAS ; BREHM, GUNNAR ; TESTON, JOSÉ A. ; PRZYBYLOWICZ, LUKASZ ; Pie, Marcio R. ; FREITAS, ANDRÉ V.L. . Systematics and origin of moths in the subfamily Arctiinae (Lepidoptera, Erebidae) in the Neotropical region. ZOOLOGICA SCRIPTA, v. 46, p. 348-362, 2017.

12.
Pie, Marcio R.2017 Pie, Marcio R.; CAMPOS, LEONARDO L. F. ; MEYER, ANDREAS L. S. ; DURAN, ANDRESSA . The evolution of climatic niches in squamate reptiles. PROCEEDINGS OF THE ROYAL SOCIETY B-BIOLOGICAL SCIENCES, v. 284, p. 20170268, 2017.

13.
RIBEIRO, LUIZ F.2017RIBEIRO, LUIZ F. ; BLACKBURN, DAVID C. ; STANLEY, EDWARD L. ; Pie, Marcio R. ; Bornschein, Marcos R. . Two new species of the group (Anura: Brachycephalidae) from the state of Paraná, southern Brazil. PeerJ, v. 5, p. e3603, 2017.

14.
Pie, Marcio R.2017Pie, Marcio R.; Ströher, Patrícia R. ; Belmonte-Lopes, Ricardo ; Bornschein, Marcos R. ; RIBEIRO, LUIZ F. ; FAIRCLOTH, BRANT C. ; MCCORMACK, JOHN E. . Phylogenetic relationships of diurnal, phytotelm-breeding Melanophryniscus (Anura: Bufonidae) based on mitogenomic data. GENE, v. 628, p. 194-199, 2017.

15.
Pie, Marcio R.2017Pie, Marcio R.; MEYER, ANDREAS L. S. . The Evolution of Range Sizes in Mammals and Squamates: Heritability and Differential Evolutionary Rates for Low- and High-Latitude Limits. Evolutionary Biology, v. 44, p. 347-355, 2017.

16.
Pie, Marcio R.2017Pie, Marcio R.; Ribeiro, Luiz Fernando ; Bornschein, Marcos R. . Is the taxonomy of Brachycephalus (Anura: Brachycephalidae) in need of rescue? A reply to Condez et al. (2017). ZOOTAXA (ONLINE), v. 4350, p. 587-589, 2017.

17.
NEVES, FELIPE MARCEL2017NEVES, FELIPE MARCEL ; VIANA, RICARDO LUIZ ; Pie, Marcio Roberto . Recurrence analysis of ant activity patterns. PLoS One, v. 12, p. e0185968, 2017.

18.
Pie, Marcio R.2016Pie, Marcio R.; Feitosa, R. M. . Relictual ant lineages (Hymenoptera: Formicidae) and their evolutionary implications. Myrmecological News, v. 22, p. 55-58, 2016.

19.
ZENKER, MAURICIO M.2016ZENKER, MAURICIO M. ; ROUGERIE, RODOLPHE ; TESTON, JOSÉ A. ; LAGUERRE, MICHEL ; Pie, Marcio R. ; FREITAS, ANDRÉ V. L. . Fast Census of Moth Diversity in the Neotropics: A Comparison of Field-Assigned Morphospecies and DNA Barcoding in Tiger Moths. Plos One, v. 11, p. e0148423, 2016.

20.
RAPOSO DO AMARAL, FABIO2016RAPOSO DO AMARAL, FABIO ; EDWARDS, SCOTT V. ; Pie, Marcio R. ; JENNINGS, W. BRYAN ; SVENSSON-COELHO, MARIA ; D?HORTA, FERNANDO M. ; SCHMITT, C. JONATHAN ; MALDONADO-COELHO, MARCOS . The -Atlantis Forest hypothesis- does not explain Atlantic Forest phylogeography. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (Online), v. 113, p. E2097-E2098, 2016.

21.
NICKELE, MARIANE APARECIDA2016NICKELE, MARIANE APARECIDA ; REIS FILHO, WILSON ; Pie, Marcio Roberto ; PENTEADO, SUSETE DO ROCIO CHIARELLO . Daily Foraging Activity of Acromyrmex (Hymenoptera: Formicidae) Leaf-cutting ants. Sociobiology, v. 63, p. 645, 2016.

22.
Pie, Marcio R.2016Pie, Marcio R.. The macroevolution of climatic niches and its role in ant diversification. Ecological Entomology (Print), v. 41, p. n/a-n/a, 2016.

23.
Firkowski, Carina R.2016Firkowski, Carina R. ; Bornschein, Marcos R. ; RIBEIRO, LUIZ F. ; Pie, Marcio R. . Species delimitation, phylogeny and evolutionary demography of co-distributed, montane frogs in the southern Brazilian Atlantic Forest. Molecular Phylogenetics and Evolution (Print), v. 100, p. 345-360, 2016.

24.
Bornschein, Marcos R.2016Bornschein, Marcos R. ; Firkowski, Carina R. ; Belmonte-Lopes, Ricardo ; Corrêa, Leandro ; RIBEIRO, LUIZ F. ; MORATO, SÉRGIO A.A. ; ANTONIAZZI-JR., REUBER L. ; Reinert, Bianca L. ; MEYER, ANDREAS L.S. ; CINI, FELIPE A. ; Pie, Marcio R. . Geographical and altitudinal distribution of (Anura: Brachycephalidae) endemic to the Brazilian Atlantic Rainforest. PeerJ, v. 4, p. e2490, 2016.

25.
Bornschein, Marcos R.2016Bornschein, Marcos R. ; RIBEIRO, LUIZ F. ; BLACKBURN, DAVID C. ; STANLEY, EDWARD L. ; Pie, Marcio R. . A new species of (Anura: Brachycephalidae) from Santa Catarina, southern Brazil. PeerJ, v. 4, p. e2629, 2016.

26.
CANDIOTI, FLORENCIA VERA2016CANDIOTI, FLORENCIA VERA ; GROSSO, JIMENA ; HAAD, BELÉN ; PEREYRA, MARTÍN O. ; Bornschein, Marcos R. ; BORTEIRO, CLAUDIO ; COSTA, PAULO ; KOLENC, FRANCISCO ; Pie, Marcio R. ; PROAÑO, BELÉN ; RON, SANTIAGO ; STANESCU, FLORINA ; BALDO, DIEGO . Structural and Heterochronic Variations During the Early Ontogeny in Toads (Anura: Bufonidae). HERPETOLOGICAL MONOGRAPHS, v. 30, p. 79-118, 2016.

27.
Ceríaco, L. M.2016Ceríaco, L. M. ; Gutiérrez, E. E. ; Dubois, A. ; Pie, Marcio R. ; 489 other signatories . Photography-based taxonomy is inadequate, unnecessary, and potentially harmful for biological sciences. Zootaxa (Online), v. 4196, p. 435-445, 2016.

28.
TESCHIMA, MARIANA M.2016TESCHIMA, MARIANA M. ; STR'HER, PATRÍCIA R. ; Firkowski, Carina R. ; Pie, Marcio R. ; Freire, Andrea S. . Large-scale connectivity of (Decapoda) in the Southwestern Atlantic oceanic islands: integrating genetic and morphometric data. Marine Ecology (Berlin), v. 37, p. 1360-1372, 2016.

29.
STRÖHER, P. R.2016STRÖHER, P. R. ; ZARZA, E. ; TSAI, W. L. E. ; MCCORMACK, J. E. ; Feitosa, R. M. ; Pie, M. R. . The mitochondrial genome of Octostruma stenognatha and its phylogenetic implications. Insectes Sociaux (Printed ed.), v. 64, p. 149-154, 2016.

30.
BENDER, MARIANA G2016BENDER, MARIANA G ; LEPRIEUR, FABIEN ; MOUILLOT, DAVID ; KULBICKI, MICHEL ; PARRAVICINI, VALERIANO ; PIE, MARCIO R ; BARNECHE, DIEGO R ; OLIVEIRA-SANTOS, LUIZ GUSTAVO R ; FLOETER, SERGIO R . Isolation drives taxonomic and functional nestedness in tropical reef fish faunas. Ecography (Copenhagen), v. 40, p. n/a-n/a, 2016.

31.
ZENKER, MAURICIO MORAES2015ZENKER, MAURICIO MORAES ; DEVRIES, PHILIP J. ; PENZ, CARLA M. ; TESTON, JOSÉ A. ; FREITAS, ANDRÉ VICTOR LUCCI ; Pie, Marcio R. . Diversity and composition of Arctiinae moth assemblages along elevational and spatial dimensions in Brazilian Atlantic Forest. Journal of Insect Conservation, v. 1, p. 1, 2015.

32.
Bornschein, Marcos R.2015Bornschein, Marcos R. ; PIZO, MARCO AURÉLIO ; Sobotka, Daiane D. ; Belmonte-Lopes, Ricardo ; GOLEC, CLAUDIA ; MACHADO-DE-SOUZA, TIAGO ; PIE, MARCIO R ; Reinert, Bianca L. . Longevity Records and Signs of Aging in Marsh Antwren (Thamnophilidae). The Wilson Journal of Ornithology, v. 127, p. 98-102, 2015.

33.
Bornschein, Marcos R.2015Bornschein, Marcos R. ; MAURÍCIO, GIOVANNI NACHTIGALL ; Pie, Marcio R. .

Rectification of the type locality of Ischnocnema paranaensis (Anura: Brachycephalidae), a missing species of the Atlantic Forest of Brazil

. Zootaxa (Online), v. 3957, p. 249, 2015.

34.
Nickele, M. A.2015Nickele, M. A. ; Pie, Marcio R. . Sequential load transport during foraging in Acromyrmex (Hymenoptera: Formicidae) leaf-cutting ants. Myrmecological News, v. 21, p. 73-82, 2015.

35.
RIBEIRO, LUIZ F.2015RIBEIRO, LUIZ F. ; Bornschein, Marcos R. ; Belmonte-Lopes, Ricardo ; Firkowski, Carina R. ; MORATO, SERGIO A.A. ; Pie, Marcio R. . Seven new microendemic species of Brachycephalus (Anura: Brachycephalidae) from southern Brazil. PeerJ, v. 3, p. e1011, 2015.

36.
PERBICHE-NEVES, GILMAR2015PERBICHE-NEVES, GILMAR ; BOXSHALL, GEOFFREY ALLAN ; PREVIATTELLI, DANIEL ; NALIATO, DANILO AUGUSTO OLIVEIRA ; Pie, Marcio Roberto ; DA ROCHA, CARLOS EDUARDO FALAVIGNA ; NOGUEIRA, MARCOS GOMES . Regulation of the abundance and turnover of copepod species by temperature, turbidity and habitat type in a large river basin. Austral Ecology (Print), v. 1, p. n/a-n/a, 2015.

37.
NIEBUHR, BERNARDO B. S.2015NIEBUHR, BERNARDO B. S. ; WOSNIACK, MARINA E. ; SANTOS, MARCOS C. ; RAPOSO, ERNESTO P. ; VISWANATHAN, GANDHIMOHAN M. ; DA LUZ, MARCOS G. E. ; Pie, Marcio R. . Survival in patchy landscapes: the interplay between dispersal, habitat loss and fragmentation. Scientific Reports, v. 5, p. 11898, 2015.

38.
DURAN, A.2015DURAN, A. ; Pie, M.R. . Tempo and mode of climatic niche evolution in Primates. Evolution (Lancaster, PA.), v. 1, p. n/a-n/a, 2015.

39.
Pie, Marcio R.2015Pie, Marcio R.; RIBEIRO, LUIZ F. . A new species of Brachycephalus (Anura: Brachycephalidae) from the Quiriri mountain range of southern Brazil. PeerJ, v. 3, p. e1179, 2015.

40.
Bornschein, Marcos R.2015Bornschein, Marcos R. ; Belmonte-Lopes, Ricardo ; RIBEIRO, LUIZ F. ; MAURÍCIO, GIOVANNI NACHTIGALL ; Pie, Marcio R. . Rectification of the position of the type locality of Brachycephalus tridactylus (Anura: Brachycephalidae), a recently described species from southern Brazil. Zootaxa (Online), v. 4007, p. 149, 2015.

41.
Bornschein, Marcos R.2015Bornschein, Marcos R. ; Firkowski, Carina R. ; BALDO, DIEGO ; RIBEIRO, LUIZ F. ; Belmonte-Lopes, Ricardo ; Corrêa, Leandro ; MORATO, SÉRGIO A. A. ; Pie, Marcio R. . Three New Species of Phytotelm-Breeding Melanophryniscus from the Atlantic Rainforest of Southern Brazil (Anura: Bufonidae). Plos One, v. 10, p. e0142791, 2015.

42.
PERBICHE-NEVES, GILMAR2014PERBICHE-NEVES, GILMAR ; PREVIATTELLI, DANIEL ; PIE, MARCIO R ; DURAN, ANDRESSA ; SUÁREZ-MORALES, EDUARDO ; BOXSHALL, GEOFFREY A ; NOGUEIRA, MARCOS G ; DA ROCHA, CARLOS EF . Historical biogeography of the neotropical Diaptomidae (Crustacea: Copepoda). FRONT ZOOL, v. 11, p. 36, 2014.

43.
DESLANDES, VIVIANE2014DESLANDES, VIVIANE ; FARIA, LUIZ R.R. ; BORGES, MARCELO E. ; Pie, Marcio R. . The structure of an avian syllable syntax network. Behavioural Processes (Print), v. 106, p. 56-59, 2014.

44.
Ribeiro, Luiz Fernando2014Ribeiro, Luiz Fernando ; Ströher, Patrícia R. ; Firkowski, Carina R. ; CINI, F. A. ; Bornschein, Marcos R. ; Pie, Marcio R. . Brachycephalus pernix (Anura: Brachycephalidae), a new host of Ophiotaenia (Eucestoda: Proteocephalidea). Herpetology Notes, v. 7, p. 291-294, 2014.

45.
BALDO, DIEGO2014BALDO, DIEGO ; CANDIOTI, FLORENCIA VERA ; HAAD, BELÉN ; KOLENC, FRANCISCO ; BORTEIRO, CLAUDIO ; PEREYRA, MARTÍN O. ; ZANK, CAROLINE ; COLOMBO, PATRICK ; Bornschein, Marcos R. ; SISA, FLAVIA NETTO ; BRUSQUETTI, FRANCISCO ; CONTE, CARLOS E. ; NOGUEIRA-COSTA, PAULO ; ALMEIDA-SANTOS, PATRICIA ; Pie, Marcio R. . Comparative morphology of pond, stream and phytotelm-dwelling tadpoles of the South American Redbelly Toads (Anura: Bufonidae: ). Biological Journal of the Linnean Society, v. 112, p. 417-441, 2014.

46.
LOBATO, FABIO L.2014LOBATO, FABIO L. ; BARNECHE, DIEGO R. ; SIQUEIRA, ALEXANDRE C. ; LIEDKE, ANA M. R. ; LINDNER, ALBERTO ; Pie, Marcio R. ; BELLWOOD, DAVID R. ; FLOETER, SERGIO R. . Diet and Diversification in the Evolution of Coral Reef Fishes. Plos One, v. 9, p. e102094, 2014.

47.
CARNAVAL, A. C.2014CARNAVAL, A. C. ; WALTARI, E. ; RODRIGUES, M. T. ; ROSAUER, D. ; VANDERWAL, J. ; DAMASCENO, R. ; PRATES, I. ; STRANGAS, M. ; SPANOS, Z. ; RIVERA, D. ; Pie, M. R. ; FIRKOWSKI, C. R. ; BORNSCHEIN, M. R. ; Ribeiro, L. F. ; MORITZ, C. . Prediction of phylogeographic endemism in an environmentally complex biome. Proceedings - Royal Society. Biological Sciences (Print), v. 281, p. 20141461-20141461, 2014.

48.
Pie, Marcio R.2013 Pie, Marcio R.; MEYER, ANDREAS L.S. ; Firkowski, Carina R. ; RIBEIRO, LUIZ F. ; Bornschein, Marcos R. . Understanding the mechanisms underlying the distribution of microendemic montane frogs (Brachycephalus spp., Terrarana: Brachycephalidae) in the Brazilian Atlantic Rainforest. Ecological Modelling, v. 250, p. 165-176, 2013.

49.
ARAUJO, SABRINA BORGES LINO2013ARAUJO, SABRINA BORGES LINO ; RORATO, ANA C. ; PEREZ, DANIELA M. ; Pie, Marcio R. . A Spatially Explicit Model of Synchronization in Fiddler Crab Waving Displays. Plos One, v. 8, p. e57362, 2013.

50.
PORTELLA, TATIANA P.2013PORTELLA, TATIANA P. ; BILSKI, DIEGO R. ; PASSOS, FERNANDO C. ; Pie, Marcio R. . Assessing the efficacy of hair snares as a method for noninvasive sampling of Neotropical felids. Zoologia (Curitiba. Impresso), v. 30, p. 49-54, 2013.

51.
NICKELE, MARIANE APARECIDA2013NICKELE, MARIANE APARECIDA ; Pie, Marcio Roberto ; REIS FILHO, WILSON ; PENTEADO, SUSETE DO ROCIO CHIARELLO . Formigas cultivadoras de fungos: estado da arte e direcionamento para pesquisas futuras. Pesquisa Florestal Brasileira (Online), v. 33, p. 53-72, 2013.

52.
BILSKI, D. R.2013BILSKI, D. R. ; Pie, M. R. ; PASSOS, F. C. . Variable inbreeding effects across life-history stages in a captive carnivorous mammal population. Animal Conservation (Print), v. n/a, p. n/a-n/a, 2013.

53.
BENDER, MARIANA G.2013BENDER, MARIANA G. ; Pie, Marcio R. ; REZENDE, ENRICO L. ; MOUILLOT, DAVID ; FLOETER, SERGIO R. . Biogeographic, historical and environmental influences on the taxonomic and functional structure of Atlantic reef fish assemblages. Global Ecology and Biogeography (Print), v. 22, p. 1173-1182, 2013.

54.
Pie, Marcio R.2013Pie, Marcio R.; Tschá, Marcel K. . Size and shape in the evolution of ant worker morphology. PeerJ, v. 1, p. e205, 2013.

55.
FEHLAUER-ALE, KARIN H.2013FEHLAUER-ALE, KARIN H. ; MACKIE, JOSHUA A. ; LIM-FONG, GRACE E. ; ALE, EZEQUIEL ; Pie, Marcio R. ; WAESCHENBACH, ANDREA . Cryptic species in the cosmopolitan Bugula neritina complex (Bryozoa, Cheilostomata). Zoologica Scripta, v. 1, p. n/a-n/a, 2013.

56.
WOSNIACK, M. E.2013WOSNIACK, M. E. ; SANTOS, M. C. ; Pie, M. R. ; MARQUES, M. C. M. ; RAPOSO, E. P. ; VISWANATHAN, G. M. ; DA LUZ, M. G. E. . Unveiling a mechanism for species decline in fragmented habitats: fragmentation induced reduction in encounter rates. Journal of The Royal Society Interface, v. 11, p. 20130887-20130887, 2013.

57.
CASTILHO-WESTPHAL, GISELA G.2013CASTILHO-WESTPHAL, GISELA G. ; OSTRENSKY, Antonio ; Pie, M.R. ; BOEGER, W. A. ; Boeger, Walter A. . Morphology of the female reproductive system and reproductive cycle of the mangrove land crab Ucides cordatus (L.) in the Baía de Antonina, Paraná, Brazil. Acta Zoologica (Stockholm), v. 94, p. 86-93, 2013.

58.
MEYER, ANDREAS L.S.2013MEYER, ANDREAS L.S. ; Pie, Marcio R. ; PASSOS, FERNANDO C. . Assessing the exposure of lion tamarins ( Leontopithecus spp.) to future climate change. American Journal of Primatology (Print), v. n/a, p. n/a-n/a, 2013.

59.
DURAN, ANDRESSA2013DURAN, ANDRESSA ; MEYER, ANDREAS L. S. ; Pie, Marcio R. . Climatic Niche Evolution in New World Monkeys (Platyrrhini). Plos One, v. 8, p. e83684, 2013.

60.
STRÖHER, Patrícia Regina2013STRÖHER, Patrícia Regina ; CHENHONG, L. ; Pie, M.R. . Exon-primed intron-crossing (EPIC) markers as a tool for ant phylogeography.. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso), v. 4, p. 427-430, 2013.

61.
Reinert, Bianca L.2012Reinert, Bianca L. ; Belmonte-Lopes, Ricardo ; Bornschein, Marcos R. ; Sobotka, Daiane D. ; Corrêa, Leandro ; Pie, Marcio R. ; Pizo, Marco A. . Nest and Eggs of the Marsh Antwren (Stymphalornis acutirostris): The Only Marsh-Dwelling Thamnophilid. The Wilson Journal of Ornithology, v. 124, p. 286-291, 2012.

62.
PEREZ, DANIELA M.2012PEREZ, DANIELA M. ; ROSENBERG, MICHAEL S. ; Pie, Marcio R. . The evolution of waving displays in fiddler crabs (Uca spp., Crustacea: Ocypodidae). Biological Journal of the Linnean Society, v. 106, p. 307-315, 2012.

63.
BELMONTE-LOPES, R.2012BELMONTE-LOPES, R. ; BRAVO, G. A. ; BORNSCHEIN, M. R. ; MAURICIO, G. N. ; Pie, Marcio R. ; BRUMFIELD, R. T. . Genetic and morphological data support placement of Myrmotherula gularis (Spix) in the monotypic genus Rhopias Cabanis and Heine (Aves: Passeriformes: Thamnophilidae). Zootaxa (Auckland. Print), v. 3451, p. 1-16, 2012.

64.
NICKELE, MARIANE APARECIDA2012NICKELE, MARIANE APARECIDA ; Pie, Marcio Roberto ; REIS FILHO, WILSON . Emigration of a colony of the leaf-cutting ant Acromyrmex heyeri Forel (Hymenoptera, Formicidae). Revista Brasileira de Entomologia (Impresso), v. 56, p. 385-386, 2012.

65.
BORNSCHEIN, MARCOS RICARDO2012BORNSCHEIN, MARCOS RICARDO ; Corrêa, Leandro ; Belmonte-Lopes, Ricardo ; JÚNIOR, LOURI KLEMANN ; CACERES, NILTON CARLOS ; Pie, Marcio Roberto . The use of highlands by the Lowland Tapir (Tapirus terrestris) in the southern Brazilian Atlantic Forest. Neotropical Biology and Conservation, v. 7, p. 210-213, 2012.

66.
Almeida, Eduardo A. B.2012Almeida, Eduardo A. B. ; Pie, Marcio R. ; Brady, Seán G. ; Danforth, Bryan N. . Biogeography and diversification of colletid bees (Hymenoptera: Colletidae): emerging patterns from the southern end of the world. Journal of Biogeography (Print), v. 39, p. 526-544, 2012.

67.
Ávila, Ricardo P.2012Ávila, Ricardo P. ; Mancera, Paulo F.A. ; Esteva, Lourdes ; Pie, Marcio R. ; Ferreira, Cláudia P. . Traveling waves in the Lethargic Crab Disease. Applied Mathematics and Computation, v. 218, p. 9898-9910, 2012.

68.
Castilho, Gisela G.2011Castilho, Gisela G. ; Ostrensky, Antonio ; Pie, Marcio R. ; Boeger, Walter A. . Phenotypical traits and gonadal development in mangrove land crab, Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae). Acta Zoologica (Stockholm), v. 92, p. 393-397, 2011.

69.
Pie, MR2011Pie, MR; Boeger, WA ; Patella, L ; Vicente, VA ; Ribeiro, RO ; Ostrensky, A . Specific primers for the detection of the black-yeast fungus associated with lethargic crab disease (LCD). Diseases of Aquatic Organisms, v. 94, p. 73-75, 2011.

70.
Pil, M. W.2011Pil, M. W. ; Boeger, M. R. T. ; Muschner, V. C. ; Pie, M. R. ; Ostrensky, A. ; Boeger, W. A. . Postglacial north-south expansion of populations of Rhizophora mangle (Rhizophoraceae) along the Brazilian coast revealed by microsatellite analysis. American Journal of Botany, p. 1031-1039, 2011.

71.
Baggio, Rafael A.2011Baggio, Rafael A. ; Pil, Maria W. ; Boeger, Walter A. ; Patella, Luciana A. ; Ostrensky, Antonio ; Pie, Marcio R. . Genetic evidence for multiple paternity in the mangrove land crab Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae). Marine Biology Research (Print), v. 7, p. 520-524, 2011.

72.
Ströher, Patrícia R.2011Ströher, Patrícia R. ; Firkowski, Carina R. ; Freire, Andrea S. ; Pie, Marcio R. . A molecular method for the detection of sally lightfoot crab larvae (Grapsus grapsus, Brachyura, Grapsidae) in plankton samples. Genetics and Molecular Biology (Impresso), v. 34, p. 529-531, 2011.

73.
Bueno-Silva, Marlus2011Bueno-Silva, Marlus ; Boeger, Walter A. ; Pie, Marcio R. . Choice matters: Incipient speciation in Gyrodactylus corydori (Monogenoidea: Gyrodactylidae). International Journal for Parasitology, v. 41, p. 657-667, 2011.

74.
Fontoura, Pedro Luiz2011Fontoura, Pedro Luiz ; Ribeiro, Luiz Fernando ; Pie, Marcio Roberto . Diet of Brachycephalus brunneus (Anura: Brachycephalidae): in the Atlantic Rainforest of Paraná, southern Brazil. Zoologia (Curitiba): an international journal for zoology, v. 28, p. 687-689, 2011.

75.
Ferreira, C. P.2009Ferreira, C. P. ; Pie, M.R. ; Esteva, L. ; Mancera, P. F. A. ; Boeger, W. A. ; Ostrensky, A. . Modelling the lethargic crab disease. Journal of Biological Dynamics (Print), p. 1-15, 2009.

76.
Pie, Marcio R.2009 Pie, Marcio R.; Tschá, Marcel K. . THE MACROEVOLUTIONARY DYNAMICS OF ANT DIVERSIFICATION. Evolution (Lancaster, PA.), v. 63, p. 3023-3030, 2009.

77.
Pie, M. R.2009Pie, M. R.; Baggio, R. A. ; Boeger, W. A. ; Patella, L. A. ; Ostrensky, A. ; Vitule, J. R. S. ; Abilhoa, V. . Molecular data reveal a diverse Astyanax species complex in the upper Iguaçu River. Journal of Fish Biology, v. 75, p. 2357-2362, 2009.

78.
Pestana, D.2008Pestana, D. ; Pie, M.R. ; Ostrensky, A. ; Boeger, W. A. . Seasonal variation in larval density of Limnoperna fortunei (Bivalvia, Mytilidae) in the Iguaçu and Paraná Rivers, in the region of Foz do Iguaçu, Paraná, Southern Brazil. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. no, p. prelo, 2008.

79.
Castilho, G.G.2008Castilho, G.G. ; Ostrensky, A. ; Pie, M.R. ; Boeger, W. A. . Morphology and histology of the male reproductive system of the mangrove land crab Ucides cordatus (L.) (Crustacea, Brachyura, Ocypodidae). Acta Zoologica (Stockholm), v. 89, p. 157-161, 2008.

80.
Pestana, D.2008Pestana, D. ; Ostrensky, A. ; Boeger, W. A. ; Pie, M.R. . The effect of temperature and body size on filtration rates of Limnoperna fortunei (Bivalvia, Mytilidae) under laboratory conditions. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. no, p. prelo, 2008.

81.
Castilho, A.L.2008Pie, M.R.; Castilho, A.L. ; Fransozo, A. ; Pinheiro, A.P. ; Costa, R. C. . The relationship between environmental variation and species abundance in shrimp community (Crustacea: Decapoda: Penaeoidea) in south-eastern Brazil. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom (Print), v. 88, p. 119-123, 2008.

82.
Ventura, R.2008Pie, M.R.; Ventura, R. ; Silva, U.A. ; Perbiche-Neves, G. ; Ostrensky, A. ; Boeger, W. A. . Duration of the pre-settlement period of the mangrove crab Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae) under laboratory conditions. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso), v. 51, p. 957-962, 2008.

83.
Ventura, R.2008Ventura, R. ; Silva, U.A. ; Perbiche-Neves, G. ; Ostrensky, A. ; Boeger, W. A. ; Pie, M.R. . Larval cannibalism rates in the mangrove crab Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae) under laboratory conditions. Aquaculture Research, v. no, p. prelo, 2008.

84.
Oliveira-Neto, J.F.2008Oliveira-Neto, J.F. ; Pie, M.R. ; Chammas, M. A. ; Ostrensky, A. ; Boeger, W. A. . Phylogeography of the blue land crab Cardisoma guanhumi (Decapoda: Gecarcinidae) along the Brazilian coast. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, v. 88, p. 1417-1423, 2008.

85.
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R2008Pie, M.R.; Oliveira-Neto, J.F. ; Boeger, W. A. ; Baggio, R.A. . The organization of the mitochondrial control region in two brachyuran crustaceans: Ucides cordatus (Ocypodidae) and Cardisoma guanhumi (Gecarcinidae). Journal of Heredity, v. 99, p. 432-437, 2008.

86.
Barros, R.C.2008Barros, R.C. ; Rocha, R.M. ; Pie, M.R. . Human-mediated global dispersion of Styela plicata (Tunicata, Ascidiacea). Aquatic Invasions, v. 4, p. 45-57, 2008.

87.
Prodocimo, V.2008Prodocimo, V. ; TschÁ, M. K. ; Pie, M. R. ; Oliveira-Neto, J. F. ; Ostrensky, A. ; Boeger, W. A. . Lack of genetic differentiation in the fat snook Centropomus parallelus (Teleostei: Centropomidae) along the Brazilian coast. Journal of Fish Biology, v. 73, p. 2075-2082, 2008.

88.
Vicente, V.A.2008Pie, M.R.; Vicente, V.A. ; Attili-Angelis, D.S. ; Queiroz-Telles, F. ; Cruz, L. M. ; Najafzadeh, M.J. ; De Hoog, G. S. ; Pizziriani-Kleiner, A.A. . Environmental isolation of black yeast-like fungi involved in human infection. Studies in Mycology (Print), v. 61, p. 137-144, 2008.

89.
Castilho-Westphal, G.G.2008Castilho-Westphal, G.G. ; Ostrensky, A. ; Pie, M.R. ; Boeger, W. A. . O estado da arte das pesquisas com o caranguejo-uçá, Ucides cordatus. Archives of Veterinary Science, v. 13, p. 149-164, 2008.

90.
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R2007Pie, M.R.; Torres, R.A. ; Brito, D.M.A. . The evolution of genome size in teleostean fishes: testing the Hinegardner ? Rosen hypothesis. Genetica (The Hague), v. 131, n.prelo, p. 51-58, 2007.

91.
Oliveira-Neto, J.F.2007Oliveira-Neto, J.F. ; Boeger, W. A. ; Pie, M.R. ; Ostrensky, A. ; Hungria, D.B. . Genetic structure of populations of the mangrove crab Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae) at local and regional scales. Hydrobiologia (The Hague), v. 586, p. 69-76, 2007.

92.
Boeger, W. A.2007Boeger, W. A. ; Pie, M.R. ; Vicente, V.A. ; Ostrensky, A. ; Hungria, D.B. ; Castilho, G.G. . Histopathology of the mangrove land crab, Ucides cordatus (Ocypodidae), affected by Lethargic Crab Disease: clues to understand the disease. Diseases of Aquatic Organisms, v. 78, p. 73-81, 2007.

93.
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R2007Pie, M.R.; Tscha, M.K. ; Marteleto, F.M. . Antisymmetry in female strobili of Pinus taeda. Brazilian Journal of Biology, v. 67, p. 801-802, 2007.

94.
Oliveira-Neto, J.F.2007Oliveira-Neto, J.F. ; Pie, M.R. ; Boeger, W. A. ; Ostrensky, A. ; Baggio, R.A. . Population genetics and evolutionary demography of Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae). Marine Ecology, v. 28, p. 460-469, 2007.

95.
Figueiredo, J.2007Figueiredo, J. ; Pimentel, I.C. ; Vicente, V.A. ; Pie, M.R. ; Kava-Cordeiro, V. ; Galli-Terasawa, L.V. ; Pereira, J.O. ; Souza, A.L. ; Glienke, C. . Bioprospecting highly diverse endophytic Pestalotiopsis spp. with antibacterial properties from Maytenus ilicifolia, a medicinal plant from Brazil. Canadian Journal of Microbiology, v. no, p. 1123-1132, 2007.

96.
Boeger, W. A.2007Boeger, W. A. ; Pie, M.R. ; Falleiros, R.M. ; Ostrensky, A. ; Darrigran, G. ; Mansur, M.C.D. ; Belz, C.E. . Testing a molecular protocol to monitor the presence of golden mussel larvae (Limnoperna fortunei) in plankton samples. Journal of Plankton Research, v. 29, p. 1015-1019, 2007.

97.
Pie, M. R.2007 Pie, M. R.; TRANIELLO, J. F. A. . Morphological evolution in a hyperdiverse clade: the ant genus Pheidole. Journal of Zoology (1987), v. 271, p. 99-109, 2007.

98.
Aguiar, L.M.2007Aguiar, L.M. ; Pie, M.R. ; Passos, F.C. . Wild mixed groups of howler species (Alouatta caraya and A. clamitans) and new evidence for their hybridization. Primates, v. 49, p. 1-4, 2007.

99.
Ferster, B.2006Ferster, B. ; Pie, M.R. ; Traniello, J.F.A. . Morphometric Variation in North American Pogonomyrmex ants: Caste Evolution through ecological release or dietary change?. Ethology Ecology & Evolution, v. 18, n.1, p. 19-32, 2006.

100.
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R2006Pie, M.R.; Boeger, W. A. ; Patella, L.A. ; Falleiros, R.M. . A fast and accurate molecular method for the detection of larvae of the golden mussel Limnoperna fortunei (Mollusca: Mytilidae) in plankton samples. Journal of Molluscan Studies, Oxford, v. 72, p. 218-219, 2006.

101.
Patto, C.E.G.2006Patto, C.E.G. ; Pie, M.R. . Escape behavior in the Neotropical frog Hylodes asper (Anura: Leptodactylidae).. Acta Herpetologica, v. 2, p. 141-146, 2006.

102.
Fumis, P.B.2006Fumis, P.B. ; Fransozo, A. ; Bertini, G. ; Braga, A.A. ; Pie, M.R. . Growth rate of the crab Dissodactylus crinitichelis (Decapoda: Pinnotheroidea) under laboratory conditions. Proceedings of the Biological Society of Washington, v. 119, p. 395-403, 2006.

103.
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R2006Pie, M.R.; Alvares, L.E. . Evolution of myostatin in vertebrates: is there evidence for positive selection?. Molecular Phylogenetics and Evolution (Print), v. 41, n.prelo, p. 730-734, 2006.

104.
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R2006Pie, M.R.. The influence of phylogenetic uncertainty on the detection of positive Darwinian selection. Molecular Biology and Evolution, v. 23, n.prelo, p. 2274-2278, 2006.

105.
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R2006Pie, M.R.. Evolution of genome size: A phylogenetic test of the DNA loss hypothesis. Russian Journal of Genetics, v. 47, p. 1-3, 2006.

106.
Boeger, W. A.2006Boeger, W. A. ; Pie, M.R. ; Ostrensky, A. ; Cardoso, M.F. . The effect of exposure to seismic prospecting on coral reef fishes. Brazilian Journal of Oceanography, v. 54, p. 235-239, 2006.

107.
PIE, MARCIO R2006PIE, MARCIO R; RIBEIRO, RAPHAEL O ; BOEGER, WALTER A ; Ostrensky, Antonio ; FALLEIROS, RENAN M ; ANGELO, LEANDRO . A simple PCR-RFLP method for the discrimination of native and introduced oyster species (Crassostrea brasiliana, C. rhizophorae and C. gigas; Bivalvia: Ostreidae) cultured in Southern Brazil. Aquaculture Research (Print), v. 37, p. 1598-1600, 2006.

108.
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R2005Pie, M.R.. Signal evolution in prey recognition systems. Behavioural Processes, Irlanda, v. 68, p. 47-50, 2005.

109.
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R2005Pie, M.R.; Rosengaus, R.B. ; Calleri, D.V. ; Traniello, J.F.A. . Density and disease resistance in group-living insects: do eusocial species exhibit density-dependent prophylaxis?. Ethology Ecology & Evolution, Itália, v. 17, p. 41-50, 2005.

110.
Boeger, W. A.2005Boeger, W. A. ; Kritsky, D.C. ; Pie, M.R. ; Engers, K.B. . Mode of transmission, host switching and escape from the Red Queen by viviparous gyrodactylids. The Journal of Parasitology, United States of America, v. 91, n.5, p. 1000-1007, 2005.

111.
Boeger, W. A.2005Boeger, W. A. ; Pie, M.R. ; Ostrensky, A. ; Patella, L.A. . Lethargic crab disease: multidisciplinary evidence supports a mycotic etiology. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 100, p. 161-167, 2005.

112.
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R2005 Pie, M.R.; Weitz, J.S. . A null model of morphospace occupation. American Naturalist, v. 166, p. E1-E13, 2005.

113.
Andriguetto-Filho, J.M.2005Andriguetto-Filho, J.M. ; Ostrensky, A. ; Pie, M.R. ; Silva, U.A. ; Boeger, W. A. . Evaluating the impact of seismic prospecting on artisanal shrimp fisheries.. Continental Shelf Research, v. 25, p. 1720-1727, 2005.

114.
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R2005Pie, M.R.; Engers, K.B. ; Boeger, W. A. . Density-dependent topographical specialization in Gyrodactylus anisopharynx (Monogenoidea, Gyrodactylidae). The Journal of Parasitology, v. 92, p. 459-463, 2005.

115.
Boeger, W. A.2003Boeger, W. A. ; Kritsky, D.C. ; Pie, M.R. . The context of diversification of the viviparous Gyrodactylidae (Platyhelminthes: Monogenea).. Zoologica Scripta, Noruega, v. 32, p. 437-448, 2003.

116.
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R2003Pie, M.R.; Rosengaus, R.B. ; Traniello, J.F.A. . Nest architecture, activity pattern, worker density and the dynamics of disease transmission in social insects. JOURNAL OF THEORETICAL BIOLOGY, EUA, v. 226, p. 45-51, 2003.

117.
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R2002Pie, M.R.. Behavioral repertoire, age polyethism and adult transport in Ectatomma opaciventre (Hymenoptera: Ponerinae). Journal of Insect Behavior, v. 15, p. 25-35, 2002.

118.
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R2002Pie, M.R.. Foraging ecology and behavior of the ponerine ant Ectatomma opaciventre Roger in a Brazilian savanna. Journal of Natural History, v. 38, p. 717-729, 2002.

119.
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R2002Pie, M.R.; Del-Claro, K. . Male-male agonistic behavior and ant-mimicry in a Neotropical Richardiid (Diptera: Richardiidae). Studies on Neotropical Fauna and Environment, Alemanha, v. 37, n.1, p. 19-22, 2002.

120.
Patto, C.E.G.2001Patto, C.E.G. ; Pie, M.R. . Notes on the population dynamics of Hylodes asper in Southeastern Brazil (Anura: Leptodactylidae). Journal of Herpetology, v. 35, n.4, p. 684-686, 2001.

121.
Oliveira, P.S.1998Oliveira, P.S. ; Pie, M.R. . Interaction between ants and plants bearing extrafloral nectaries in cerrado vegetation. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil, v. 27, p. 161-176, 1998.

122.
Pie, M.R.;Pie, M. R.;Pie, Marcio R.;Pie, MR;Pie, Marcio Roberto;PIE, MARCIO R;PIE, M R1998Pie, M.R.. Lek behavior as the mating strategy of Setellia sp. (Diptera: Richardiidae). Journal of Insect Behavior, v. 11, p. 823-832, 1998.

Capítulos de livros publicados
1.
Castilho, G.G. ; Pereira, L.A. ; Pie, M.R. . Aqüicultura, segurança alimentar, sanidade e meio ambiente. In: Ostrensky, A.; Borguetti, J.R.; Soto, D.. (Org.). Estudo setorial para a consolidação de uma aqüicultura sustentável no Brasil. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação e Secretaria Especial de Aqüicultura, 2007, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Pie, M.R.; Oliveira-Neto, J.F. ; Boeger, W. A. . A genética, a recuperação e o manejo do caranguejo-uçá nos manguezais de Sergipe. Revista do GIA, Curitiba, PR, , v. 2, p. 44 - 45, 01 ago. 2006.

2.
Pie, M.R.. A tecnologia do DNA a serviço do meio ambiente. Revista do GIA, Curitiba, PR, p. 14 - 15, 01 ago. 2006.

3.
Pie, M.R.; Hungria, D.B. . Como o fungo provoca a doença. Revista do GIA, Curitiba, PR, p. 30 - 33, 01 ago. 2006.

4.
Boeger, W. A. ; Pie, M.R. . Montando o quebra-cabeça. Revista do GIA, Curitiba, PR, p. 33 - 36, 01 ago. 2006.

5.
Ostrensky, A. ; Boeger, W. A. ; Pie, M.R. ; Vicente, V.A. . A doença do caranguejo letárgico. Ciência Hoje, , v. 37, p. 68 - 71, 15 nov. 2005.

6.
Pie, M.R.. Design Inteligente: ignorar o problema não vai fazer com que ele vá embora. Jornal da Ciência, , v. 2984, 14 nov. 2005.

7.
Pie, M.R.; Boeger, W. A. . A tecnologia do DNA a serviço dos produtores de ostras. Revista do GIA, Curitiba, PR, p. 32 - 33, 01 mar. 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, FELIPE MARCEL ; Pie, Marcio Roberto ; VIANA, RICARDO LUIZ . Self-organization in the movement activity of social insects (Hymenoptera: Formicidae). In: NUMERICAL ANALYSIS AND APPLIED MATHEMATICS ICNAAM 2012: International Conference of Numerical Analysis and Applied Mathematics, 2012, Kos. Annals of the NUMERICAL ANALYSIS AND APPLIED MATHEMATICS ICNAAM 2012: International Conference of Numerical Analysis and Applied Mathematics.

2.
Boeger, W. A. ; Pie, M.R. ; Vicente, V.A. ; Ostrensky, A. ; Ribeiro, R.O. ; Patella, L.A. ; Hungria, D.B. . Doença do Caranguejo Letárgico: O que sabemos? O que fazer?. In: 1º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2006, Niterói. Anais do 1º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2006. v. I. p. 51-54.

3.
Ostrensky, A. ; Boeger, W. A. ; Pie, M.R. ; Angelo, L. ; Pilchowski, R.W. ; Silva, U.A. ; Castilho, G.G. . Grupo Integrado de Aqüicultura e Estudos Ambientais - GIA Produção, meio ambiente e desenvolvimento. In: 1º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2006, Niterói. Anais do 1º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2006. v. I. p. 173-175.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Pie, Marcio R.; Ribeiro, Luiz Fernando ; BORNSCHEIN, MARCOS RICARDO ; Faircloth, B. ; McCormack, J. . Exploring the gene tree space using phylogenomic data on co-distributed montane frogs of the Brazilian Atlantic Forest. In: Annual Meeting of the Society for the Study of Evolution, 2015, Guarujá, SP. Annals of the Annual Meeting of the Society for the Study of Evolution, 2015.

2.
Pie, Marcio R.; Bornschein, Marcos R. ; Ribeiro, Luiz Fernando ; Faircloth, B. ; McCormack, J. . Target Enrichment of Ultraconserved Elements in Sky Island Frogs of the Brazilian Atlantic Rainforest. In: Annual Meeting of the Society for the Study of Evolutioin (SSE) and the Society of Systematic Biologists (SSB), 2014, Raleigh, NC, EUA. Annual Meeting of the Society for the Study of Evolutioin (SSE) and the Society of Systematic Biologists (SSB): Abstracts, 2014. v. NA. p. NA.

3.
Pie, M.R.. CHALLENGES AND OPPORTUNITIES OF 'BIG DATA' IN ANT ECOLOGY AND BIOGEOGRAPHY. In: XXI Simpósio de Mirmecologia, 2013, Fortaleza. Anais do XXI Simpósio de Mirmecologia, 2013.

4.
Evangelista, O. ; Pie, Marcio R. ; Cryan, J. ; Urban, J. ; Lamas C. . Bayesian species delimitation in the morphologically diverse Heteronotus delineatus complex (Hemiptera: Auchenorrhyncha: Membracidae). In: Congress of the Entomological Society of America, 2013, Austin TX. Annals of the Entomological Society of America Congress, 2013.

5.
Pie, Marcio R.; Schwarz-Meyer, A. ; Firkowski, Carina R. ; Ribeiro, L. F. ; Bornschein, M. R. . Understanding the diversification of microendemic montane species in the Brazilian Atlantic Rainforest by integrating environmental niche modeling and phylogeography of co-distributed taxa. In: Association for Tropical Biology and Conservation Conference, 2012, Bonito, MS. Association for Tropical Biology and Conservation Conference, 2012. p. S03.OC.04.

6.
Pie, M. R.. A phylogenetic perspective on the evolution of ecological dominance in ants. In: Society for the Study of Evolution Meeting, 2011, Norman, OK, EUA. Society for the Study of Evolution Meeting - Abstracts.

7.
Firkowski, Carina R. ; Ribeiro, L. F. ; Bornschein, M. R. ; Pie, Marcio R. . Diversity and endemism in cloud forests of Southern Brazil: a tale of two frog clades. In: Society for the Study of Evolution Meeting, 2011, Norman, OK, EUA. Society for the Study of Evolution Meeting - Abstracts, 2011.

8.
ALMEIDA, E. A. B. ; Pie, M.R. ; Brady, S. ; DANFORTH, B. . Biogeography and diversification of colletid bees (Hymenoptera: Colletidae): Emerging patterns from the Southern End of the World. In: VI Southern Connection Congress, 2010, Bariloche, Argentina. VI Southern Connection Congress: Abstracts, 2010. p. 11-12.

9.
FIRKOWSKI, C. ; Ribeiro, L. F. ; Bornschein, M. R. ; Pie, Marcio R. . The diversification of saddleback toads (Anura: Brachycephalidae) in Southern Brazil. In: Annual Meeting of the American Society of Naturalists, the Society for the Study of Evolution and the Society of Systematic Biologists, 2010, Portland, OR. Conference program of the Annual Meeting of the American Society of Naturalists, the Society for the Study of Evolution and the Society of Systematic Biologists, 2010. v. 1. p. 65-65.

10.
Pie, Marcio R.. Intriguing macroevolutionary patterns in large-scale phylogenies. In: Annual Meeting of the American Society of Naturalists, the Society for the Study of Evolution and the Society of Systematic Biologists, 2010, Portland, OR. Conference program of the Annual Meeting of the American Society of Naturalists, the Society for the Study of Evolution and the Society of Systematic Biologists, 2010. v. 1. p. 64-64.

11.
Pie, M. R.; Tschá, Marcel K. ; Soares, S. A. . New statistical methods for the study of morphological evolution in the ant worker caste. In: Congress of the International Union for the Study of Social Insects, 2010, Copenhagen. Program of the XVI Congress of the International Union for the Study of Social Insects, 2010.

12.
Tschá, Marcel K. ; Pie, M. R. . Size and shape in the evolution of ant morphology. In: Congress of the International Union for the Study of Social Insects, 2010, Copenhagen. Program of the XVI Congress of the International Union for the Study of Social Insects, 2010.

13.
Tscha, M.K. ; Pie, M.R. . A dinâmica macroevolutiva da diversificação de formigas. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008.

14.
Barros, R.C. ; Rocha, R.M. ; Pie, M.R. . Styela plicata (Tunicata, Ascidiacea): um caso de múltiplas introduções na costa brasileira. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008. v. O-786.

15.
Oliveira-Neto, J.F. ; Pie, M.R. ; Boeger, W. A. ; Ostrensky, A. ; Baggio, R.A. . Filogeografia e demografia evolutiva de Cardisoma guanhumi baseada na região controladora do mtDNA. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008. v. O1965.

16.
Zagonel, L.B. ; Pie, M.R. ; Schnell e Schülli, G. ; Boeger, W. A. ; Ostrensky, A. ; Marteleto, F.M. . A Estruturação Genética do Camarão Branco (Litopenaeus schmitti ) no Litoral Brasileiro. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008. v. P-1552.

17.
Bueno-Silva, M. ; Boeger, W. A. ; Pie, M.R. . Especiação incipiente em Gyrodactylidae (Monogenoidea, Platyhelminthes)?. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008. v. O-1701.

18.
Baggio, R.A. ; Schnell e Schülli, G. ; Pie, M.R. ; Abilhoa, V. ; Vitule, J.R.S. ; Ostrensky, A. ; Boeger, W. A. . Dados moleculares revelam um complexo de espécies de Astyanax spp. no Alto Rio Iguaçu. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008. v. p-1774.

19.
Tscha, M.K. ; Prodocimo, V. ; Pie, M.R. ; Boeger, W. A. ; Ostrensky, A. . Avaliação da identidade genética de Centropomus parallelus do litoral paranaense. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí. Anais do XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007. p. 164-164.

20.
Zagonel, L.B. ; Boeger, W. A. ; Pie, M.R. ; Ostrensky, A. ; Marteleto, F.M. . Filogenia de Pachyurinae (Neopterygii, Sciaenidae) baseada em seqüências de dois fragmentos do DNA mitocondrial. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí. Anais do XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007. v. 1. p. 51-51.

21.
Ferreira CP ; Pie, M.R. ; Esteva, L. ; Mancera, P.F.A. ; Boeger, W. A. ; Ostrensky, A. . A mathematical model to describe the lethargic crab disease. In: II Conference on Computational and Mathematical Population Dynamics, 2007, Campinas. Proceedings of the II Conference on Computational and Mathematical Population Dynamics. Curitiba, 2007.

22.
Vicente, V.A. ; Attili-Angelis, D.S. ; Pie, M.R. ; De Hoog, G. S. ; Queiroz-Telles, F. ; Cruz, L. M. ; Pizziriani-Kleiner, A.A. . Isolation and Characterization of Herpotrichiellaceous Black Yeasts From Different Environments in the State of Paraná, Southern Brazil. In: ?Black Yeasts between extremotolerance and human pathology? - Workshop of the International Society of Human and Animal Mycology, 2007, Amsterdam. ?Black Yeasts between extremotolerance and human pathology? - Workshop of the International Society of Human and Animal Mycology, 2007.

23.
Marques, J.A.N. ; Pie, M.R. ; Vicente, V.A. ; Kwiatkowski, I.B. ; Spartaco, A. F. ; Pizziriani-Kleiner, A.A. . Molecular Diversity Among Clinical and Environmental Isolates of Fonsecaea pedrosoi. In: ?Black Yeasts between extremotolerance and human pathology? - Workshop of the International Society of Human and Animal Mycology, 2007, Holanda. Annals of the ?Black Yeasts between extremotolerance and human pathology? - Workshop of the International Society of Human and Animal Mycology, 2007.

24.
Vicente, V.A. ; Attili-Angelis, D.S. ; Pie, M.R. ; De Hoog, G. S. ; Queiroz-Telles, F. ; Cruz, L. M. ; Pizziriani-Kleiner, A.A. . Isolation and Characterization of Herpotrichiellaceous Black Yeasts From Different Environments in the State of Paraná, Southern. In: ?Black Yeasts between extremotolerance and human pathology? - Workshop of the International Society of Human and Animal Mycology, 2007, Amsterdam. Annals of the ?Black Yeasts between extremotolerance and human pathology? - Workshop of the International Society of Human and Animal Mycology, 2007.

25.
Boeger, W. A. ; Pie, M.R. ; Vicente, V.A. ; Ostrensky, A. ; Ribeiro, R.O. ; Hungria, D.B. ; Chammas, M. A. . Lethargic crab disease: an emerging phaeohyphomycosis causing outbreaks in Brazil. In: ?Black Yeasts between extremotolerance and human pathology? - Workshop of the International Society of Human and Animal Mycology, 2007, Amsterdam. Annals of the ?Black Yeasts between extremotolerance and human pathology? - Workshop of the International Society of Human and Animal Mycology, 2007.

26.
Bueno-Silva, M. ; Boeger, W. A. ; Pie, M.R. . Incipient speciation of Gyrodactylus sp. (Gyrodactylidae) on sympatric species of Corydoras spp. in southern Brazil?. In: 7th International Symposium on Fish Parasites, 2007, Viterbo. ISFP VII Abstracts. Viterbo: Societá Italiana de Parassitologia, 2007. v. 1. p. 313-313.

27.
Patella, L.A. ; Ribeiro, R.O. ; Pie, M.R. ; Boeger, W. A. ; Ostrensky, A. . Desenvolvimento de marcador molecular para o causador da mortandade do ?caranguejo-uçá? em Ucides cordatus (Decapoda). In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia.

28.
Hungria, D.B. ; Boeger, W. A. ; Castilho, G.G. ; Ostrensky, A. ; Pie, M.R. . Histopatologia associada à Doença do Caranguejo Letárgico do caranguejo-uçá. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.

29.
Zagonel, L.B. ; Boeger, W. A. ; Pie, M.R. . Filogenia molecular de Pachyurinae (Sciaenidae, Perciformes, Teleostei). In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.

30.
Falleiros, R.M. ; Boeger, W. A. ; Pie, M.R. ; Patella, L.A. . Desenvolvimento de marcador molecular para deteção de larvas de Limnoperna fortunei (Mollusca; Mytilidae). In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.

31.
Ribeiro, R.O. ; Pie, M.R. ; Boeger, W. A. ; Ostrensky, A. ; Falleiros, R.M. ; Angelo, L. . Discriminação de espécies de ostras cultivadas na costa brasileira através de PCR-RFLP (Bivalvia: Ostreidae). In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.

32.
Aguiar, L.M. ; Ludwig, G. ; Pie, M.R. ; Svoboda, W.K. ; Hilst, C.L.S. ; Shiozawa, M.M. ; Navarro, I.T. ; Passos, F.C. . Parasitismo de Cebus nigritus e C. cay (Primates, Cebidae) em associações simbióticas de plantas e formigas no corredor do Alto Rio Paraná. In: I Congresso Sul-Americano de Mastozoologia, 2006, Gramado, RS. Anais do I Congresso Sul-Americano de Mastozoologia, 2006.

33.
Oliveira-Neto, J.F. ; Pie, M.R. ; Boeger, W. A. ; Ostrensky, A. . Filogeografia e demografia evolutiva de Ucides cordatus (Linneaus, 1763) na costa brasileira. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.

34.
Hungria, D.B. ; Boeger, W. A. ; Pie, M.R. ; Castilho, G.G. ; Ostrensky, A. ; Ribeiro, R.O. . Doença do Caranguejo Letárgico: Análise histopatológica. In: IV Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, 2006, Guarapari. Anais do IV Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, 2006.

35.
Oliveira-Neto, J.F. ; Pie, M.R. ; Boeger, W. A. ; Ostrensky, A. . Filogeografia e demografia evolutiva de Ucides cordatus (Linnaeus, 1763). In: IV Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, 2006, Guarapari. Anais do IV Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, 2006.

36.
Ribeiro, R.O. ; Boeger, W. A. ; Pie, M.R. ; Ostrensky, A. ; Hungria, D.B. . Doença do Caranguejo Letárgico: teste de patogenicidade in vivo em Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae). In: IV Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, 2006, Guarapari. Anais do IV Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, 2006.

37.
Boeger, W. A. ; Kritsky, D.C. ; Pie, M.R. ; Engers, K.B. . Mode of transmission, host switching and escape from the Red Queen by viviparous gyrodactylids (Monogenoidea). In: The fifth international symposium on Monogenea, 2005, Guangzhou. Proceedings of the fifth international symposium on Monogenea, 2005.

38.
Brito, D.M.A. ; Pie, M.R. ; Torres, R.A. . Evolução do tamanho do genoma dos peixes teleósteos: testando a hipótese de Hindegardner & Rosen. In: X simpósio de citogenética e genética de peixes, 2004, Natal. Anais do X simpósio de citogenética e genética de peixes.

39.
Fefferman, N.H. ; Pie, M.R. ; Rosengaus, R.B. ; Calleri, D.V. ; Traniello, J.F.A. . Modeling disease resistance through social interactions in termites. In: The 2nd Conference on the Mathematics and Algorithms of Social Insects, 2003, Atlanta, GA. Annals of the 2nd Conference on the Mathematics and Algorithms of Social Insects, 2003.

40.
Pie, M.R.; Rosengaus, R.B. ; Traniello, J.F.A. . Nest architecture, activity pattern, worker density and the dynamics of disease transmission in social insects. In: Meeting of the Entomological Society of America, 2003, Cincinnati, OH. Annals of the Meeting of the Entomological Society of America, 2003.

41.
Pie, M.R.; Weitz, J.S. . A null model of morphospace occupation. In: Meeting of the Society for the Study of Evolution, 2002, Urbana/Champaign. Annals of the Meeting of the Society for the Study of Evolution, 2002.

42.
Pie, M.R.; Sorenson, M.D. ; Traniello, J.F.A. . Molecular phylogeny and historical biogeography of the ant tribe Pheidolini. In: Meeting of the Entomological Society of America, 2001, San Diego, CA. Annals of the Meeting of the Entomological Society of America, 2001.

43.
Traniello, J.F.A. ; Rosengaus, R.B. ; Pie, M.R. . Relative disease incidence in social insects. In: Meeting of the Entomological Society of America, 2001, San Diego, CA. Annals of the Meeting of the Entomological Society of America, 2001.

44.
Pie, M.R.; Traniello, J.F.A. . Phylogenetic tests of decreased within-colony relatedness in ants. In: Meeting of the Entomological Society of America, 1999, Atlanta, GA. Annals of the Meeting of the Entomological Society of America, 1999.

45.
Pie, M.R.. Leking behavior as the mating strategy of Setellia sp. n.. In: Meeting of the Association for Tropical Biology, 1996, San José. Annals of the Meeting of the Association for Tropical Biology, 1996.

Outras produções bibliográficas
1.
Pie, Marcio R.. The role of habitat heterogeneity on signal evolution in predator?prey interactions, with implications for the evolution of crypsis and aposematism. PeerJ, 2015 (Preprint).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Alberti, S.M. ; Silva, A.S. ; Belz, C.E. ; Kulevicz, D.A. ; Kowalski, E.L. ; Moraes, E.L. ; Silva, H.L.G. ; Mendes, J. ; Stenzel, J.N. ; Silva, J.M.M. ; Rodrigues, L.H. ; Patella, L.A. ; Freitas, L.C. ; Ribeiro, L.H.L. ; Ravaglio, M.A. ; Pie, M.R. ; Laslowski, M. ; Mader-Netto, O.S. ; Lagos, P.E.D. ; Vianna, R.T. ; Laslowski, R. ; Boeger, W. A. . Desenvolvimento de sistema de detecção de organismos invasores, por meio de marcador molecular, estudo de riscos operacionais/ambientais e sistemas de controle utilizando como modelo Limnoperna fortunei. 2005.

2.
Boeger, W. A. ; Ostrensky, A. ; Pie, M.R. ; Cardoso, M.F. ; Castilho, G.G. ; Vianna, R.T. ; Angelo, L. ; Fehlauer, K.H. ; Pilchowski, R.W. ; Sponholz Jr, N. ; Franceschi, F. . Avaliação dos efeitos da sísmica com cabo de fundo sobre peixes recifais e sobre o zooplâncton marinho.. 2004.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Moura, M.O.; Pie, Marcio R.; KAJIN, M.. Participação em banca de Michelle Micarelli Struett. Dinâmica populacional de Hylodes heyeri Haddad, Pombal & Bastos 1996 (Anura, Hylodidae). 2018.

2.
MELO, A. S.; PASSOS, F. C.; Pie, Marcio R.. Participação em banca de Luiz Henrique Varzinczak. Diversidade beta taxonômica e filogenética em comunidades de morcegos Neotropicais. 2017. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

3.
Pie, Marcio R.; Barbeitos, M. S.; Maronna, M. M.. Participação em banca de Fernanda Francielli Fackini Groth. Alinhamento estrutural dos genes ribossomais nucleares 18S e 28S do Filo Cnidaria. 2017. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

4.
Moura, M.O.; Pie, Marcio R.; Iannini, C. A. N.. Participação em banca de Rudá Emanuel Egídio Pereira. Ecomorphologia da forma e do tempo das fases do salto em Anura. 2017. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

5.
Pie, Marcio R.; Manica, L.; Roper, J. J.. Participação em banca de Eduardo Brandt. Respostas acústicas de cinco passeriformes submetidos aos ruídos antropogênicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

6.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Diego Giovane Pasqualin. SFREEMAP - mapeamento estocástico de árvores filogenéticas livre de simulações. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Paraná.

7.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Renattho Nitz Oliveira. Padrões globais de beta diversidade filogenética em anuros. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

8.
Pie, Marcio Roberto. Participação em banca de Nálita Maria Scamparle Teodoro. DNA barcoding de Pharyngocirrus gabriellae revela uma única espécie no Atlântico e sul do Pacífico. 2016. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

9.
Pie, M.R.. Participação em banca de Daniel de Miranda Lins. Avaliação global do risco de invasão de ascídias (Chordata: Tunicata) utilizando modelagem de nicho. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

10.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Alexandre Siqueira Corrêa. Processos evolutivos subjacentes ao gradiente latitudinal de diversidade de peixes recifais. 2015. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Amanda Aparecida de Oliveira. Diversidade de Camponotus spp. (Hymenoptera: Formicidae) em áreas verdes urbanas. 2015. Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico.

12.
Pie, M.R.. Participação em banca de André Carreira Bruinjé. Evolução do canto de anúncio em Hypsiboas (Hylidae). 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

13.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Suelen do Socorro Giovanoni. Caracterização genética de populações de Rhipsalis dissimilis K. Schum. (Cactaceae) no estado do Paraná. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

14.
Pie, Marcio Roberto. Participação em banca de Carolina Coelho Scherer. Conservação filogenética de nicho climático para espécies do gênero Passiflora L. (Passifloraceae) com ocorrência no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

15.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Oscar Alexander Aguirre Obando. Ensaios moleculares e biológicos para análise da resistência a inseticidas e variabilidade genética das populações de Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762) (Diptera: Culicidae) da Colômbia e Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

16.
Pie, Marcio Roberto. Participação em banca de Muriel Lima de Oliveira. Taxonomia integrativa em espécies de Pheidole Westwood, 1839 da Mata Atlântica. 2013. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

17.
Pie, Marcio Roberto. Participação em banca de Eglelson Tão de Alencar. Diversidade e evolução de hidrocarbonetos cuticulares em abelhas (Hymenoptera: Apoidea: Anthophila): uma perspectiva filogenética. 2013. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Universidade de São Paulo.

18.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Melise Cristine Lecheta. Efeitos da temperatura no desenvolvimento de Sarconesia chlorogaster (Wiedemann, 1830) (Diptera, Calliphoridae) e sua possível utilização na entomolgia forense. 2012. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Universidade Federal do Paraná.

19.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Maria Fernanda Bonetti. Variáveis climáticas como estruturadores da diversidade beta em comunidades de anuros em escala regional. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

20.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Beatriz Ern da Silveira. Morfometria geométrica comparativa de asas de Sarcophagidae (Diptera) de interesse forense: uma ferramenta eficaz para a identificação?. 2011. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Universidade Federal do Paraná.

21.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Leandro Corrêa. Influência da cobertura vegetal no tamanho de territórios de Stymphalornis acustirostris e análise da seleção de sótios de nidificação após insucesso reprodutivo. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

22.
Pie, M. R.. Participação em banca de Grazielle Weiss. Filogenia molecular e biogeografia histórica de Caenonomada Ashmead, 1899 (Hymenoptera: Apidae, Tapinotaspidini). 2011. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Universidade Federal do Paraná.

23.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Diego Barneche Rosado. Sobre a organização das espécies nas comunidades: uma abordagem global com peixes recifais. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

24.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Ana Paula Ravedutti Rigo. Crescimento inicial e biologia reprodutiva do cirripédio introduzido Amphibalanus reticulatus e do nativo Fistobalanus citerosum na Baía de Paranaguá (PR). 2011. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

25.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Nathalia Yurika Kaku de Oliveira. Estrutura de comunidade, reprodução e dinâmica populacional de morcegos (Mammalia, Chiroptera) na Reserva Natural Salto Morato. 2010. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

26.
Pie, Marcio R.; Boeger, W. A.; Oliveira-Neto, J.F.. Participação em banca de Sergio Biato Stoiev. Variabilidade genética da Atherinella brasiliensis Quoy & Gaimard, 1825 (Atheriniformes: Atherinopsidae) ao longo da costa brasileira. 2010. Dissertação (Mestrado em PGSISCO - Sistemas costeiros e oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

27.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Karen Koch Fernandes de Souza. Diversidade de formigas (Hymenoptera: Formicidae) epigéicas em áreas de plantios de Pinus sp., Mata Nativa e Pastagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

28.
Pie, M. R.. Participação em banca de Fabio Luiz Lobato. Taxas de diversificação em peixes recifais: a influência da qualidade do alimento. 2010. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

29.
Pie, M.R.. Participação em banca de Leonardo Caparroz Cangussu. Espécies incrustrantes introduzidas na Baía de Paranaguá: capacidade de estabelecimento em comunidades naturais. 2009. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

30.
Pie, M.R.. Participação em banca de Letícia de Bittencourt Zagonel. Avaliação do impacto das barragens na variabilidade e estruturação genética de Pimelodus maculatus (Pimelodidae, Siluriformes) do Rio São Francisco. 2009. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

31.
Pie, M.R.. Participação em banca de Carolina Loch Santos da Silva. Alterações e patologias dentárias em delfinídeos (Cetacea: Odontoceti) da costa brasileira. 2009. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

32.
Pie, M.R.. Participação em banca de Victor Pereira Zwiener. Efeito das perturbações de hábitat sobre a remoção de sementes na Floresta Atlântica em Antonina, PR. 2009. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

33.
Pie, M.R.. Participação em banca de Rodrigo Fernando Moro Rios. Comportamento social do mico-leão-de-cara-preta (Leontopithecus caissara Lorini & Persson, 1990) (Primates, Callitrichidae) no Parque Nacional do Superagüi, Guaraqueçaba, Paraná. 2009. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

34.
Almeida, L. M.; Bicho, C.L.; Pie, M.R.. Participação em banca de Camila Borges da Cruz Martins. Harmonia axyridris (Pallas) (Coleoptera, Coccinellidae): flutuação populacional, relações tritróficas em Curitiba, PR e evidências moleculares sobre sua origem no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná.

35.
Boeger, M.R.T.; Pie, M.R.; Brito, C. A.. Participação em banca de Ciane Costa Biu. Arquitetura foliar comparativa de Miconia sellowiana (DC.) Naudin (Melastomataceae) em diferentes fitofisionomias. 2008. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Paraná.

36.
Barros, C.J.; Pie, M.R.; Moura, M.O.. Participação em banca de Marcelo Costa. Padrões de assimetria ao longo da distribuição geográfica de Drosophila antonietae Tindon-Sklorz & Sene. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná.

37.
Bagagli, E.; Pie, M.R.; Boeger, W. A.. Participação em banca de Raphael Orélis Ribeiro. Doença do caranguejo letárgico: desvendando questões etiológicas, epidemiológicas e de saúde pública. 2008. Dissertação (Mestrado em Microbiologia, Parasitologia e Patologia) - Universidade Federal do Paraná.

38.
Pie, M.R.; Goldenberg, R.. Participação em banca de Marcelo Reginato. O gênero Pleiochiton Naudin Ex. A. Gray: anatomia, sistemática e taxonomia. 2008. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Paraná.

39.
Pie, M.R.; Boeger, W. A.; Barros, C.J.. Participação em banca de Karin Hoch Fehlauer. Análise histórica da fauna de Monogenoidea (Platyhelmintes) de Pachyurinae (Teleostei, Perciformes) em cinco regiões zoogeográficas da América do Sul. 2005. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
ALMEIDA, F. D. B.; Rocha, R.M.; Boeger, Walter A.; Melo, G.; Pie, M. R.. Participação em banca de Lívia de Moura Oliveira. Sistemática dos gêneros Didemnum Savigny, 1816 e Polysynchraton Nott 1892 (Aplousobranchia: Didemnidae). 2018. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

2.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Rodolfo Correa de Barros. Genética de populações e filogeografia de Styela canopus (Savigni, 1816). 2018. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

3.
MIYAKI, C. Y.; EDWARDS, S. V.; Pie, M. R.; MORAES, E. M.; ARIAS, M. C.. Participação em banca de Gregory Thom e Silva. Filogeografia comparada de aves de várzea baseada em sequências de elementos ultraconservados: reconstruindo padrões biogeográficos da Amazônia. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade de São Paulo.

4.
Pie, Marcio R.; Almeida, Eduardo A. B.; RAPOSO DO AMARAL, FABIO; Moura, M.O.; Lattke, J. E.. Participação em banca de Patrícia Regina Ströher. Filogeografia comparada na floresta atlântica usando sequenciamento de nova geração. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná.

5.
Moura, M.O.; GRACIOLLI, G.; CAMACHO, C. F. V.; CARVALHO, F.; Pie, Marcio R.. Participação em banca de Luciana Zago da Silva. Padrões espaciais na biodiversidade de morcegos do novo mundo. 2017. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

6.
Pie, M.R.. Participação em banca de Melise Cristine Lecheta. Fatores responsáveis pela manutenção da distribuição geográfica e variação espacial em características da história de vida de Sarconesia chlorogaster (Diptera: Calliphoridae). 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná.

7.
Pie, Marcio Roberto. Participação em banca de Oscar Alexander Aguirre Obando. Variabilidade genética do canal de sódio voltagem-dependente em populações naturais de Aedes aegypti e Aedes albopictus da Colômbia e do Brasil: importantes mosquitos vetores de arbovírus. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná.

8.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Adriele Karlokoski Cunha de Oliveira. Estruturação de assembléias aquáticas sujeitas à variação de hidroperíodo: uma abordagem em diferentes escalas. 2015. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

9.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Laércio Peixoto do Amaral Neto. Inferências sobre uma rede de interações abelha-planta: investigando o papel de polinizadores e pilhadores e a influência da complementaridade fenotípica e de interações proibidas sobre a estrutura e propriedade da rede. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná.

10.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Victor Pereira Zwiener. Padrões macroecológicos de diversidade vegetal e prioridades de conservação da mata atlântica. 2015. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

11.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Maria Fernanda Bonetti. Papel relativo dos fatores históricos e geográficos na variação da amplitude de nicho climático de Anura. 2015. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

12.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Bianca Ingberman. Fatores ecológicos de influência na distribuição geográfica de muriqui (Brachyteles Spix 1823) e bases para a formulação de uma estratégia de conservação para o sul do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

13.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Daniele Alves Vila Nova. Ferramentas espaciais e de planejamento sistemático na avaliação de Áreas Marinhas Protegidas do Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

14.
Pie, Marcio Roberto. Participação em banca de Rodrigo César Corrêa. Uso da modelagem ecológica de nichos como ferramenta para o conhecimento da distribuição geográfica potencial das espécies de Coleoptera de importância forense no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade Federal do Paraná.

15.
Pie, Marcio Roberto; LUZ, M. G. E.; VIANA, R. L.; MACAU, E. E. N.; CALDAS, I. L.. Participação em banca de Fábio Alliguieri dos Santos Silva. Formação de patrões e sincronização em osciladores acoplados. 2014. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do Paraná.

16.
Pie, Marcio Roberto. Participação em banca de Marcelo Costa. Isometria do dimorfismo sexual do tamanho em Muscidae. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná.

17.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Mário Luis Pessôa Guedes. Mecanismos ecológicos e evolutivos: Estruturação das comunidades de Culicidae Meigen, 1818 (Diptera). 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná.

18.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Ana Maria Rubini Liedke. Ecologia alimentar e conectividade genética de Chaetodon striatus em um gradiente geográfico. 2013. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

19.
Pie, Marcio Roberto. Participação em banca de Danilo Pacheco Cordeiro. Filogenia de Psychoda sensu lato (Diptera, Psychodidae, Psychodinae) e o uso de marcadores moleculares na associação de sexos e identificação de espécies no Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade Federal do Paraná.

20.
Pie, M. R.; Mancera, Paulo F.A.; Ferreira CP. Participação em banca de Murilo Dantas de Miranda. Aplicação de modelos de agentes e redes complexas na caracterização e estudo da interação entre insetos sociais, com enfoque em formigas. 2012. Tese (Doutorado em Biometria) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

21.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Maikon Di Domênico. Poliquetas intersticiais da costa sul e sudeste do Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

22.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Renata Rodrigues Gomes. Filogenia e taxonomia do complexo Diaporthe e a sua aplicação no controle da mancha preta dos citros. 2012. Tese (Doutorado em Genética) - Universidade Federal do Paraná.

23.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Gabriela Ludwig. Padrão de atividade, hábito alimentar, área de vida e uso do espaço do mico-leão-de-cara-preta. 2011. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

24.
Pie, M. R.. Participação em banca de Micheli Cristina Thomas. Dispersão e Fluxo gênico de metapopulações de nematóides marinhos de vida livre. 2011. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

25.
Pie, M.R.. Participação em banca de João Marcelo Deliberador Miranda. Comportamentos sociais, relações de dominância e confrontos inter-grupais em Alouatta caraya (Humboldt, 1812) na Ilha Mutum, Alto Rio Paraná, Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

26.
Pie, Marcio R.. Participação em banca de Peter Löwenberg Neto. Hipótese de conservação tropical explica a evolução de Muscidae (Insecta: Diptera) na América do Sul. 2009. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

27.
Pie, M. R.. Participação em banca de Karin Hoch Fehlauer Ale. Sistemática molecular e biogeografia dos Monogenoidea (Platyhelminthes: Cercomeromorpha), parasitas de br6anquias de Potamotrygonidae (Condrichthyes: Rajiformes: Myliobatoidei). 2009. Tese (Doutorado em Zoologia - IB/USP) - Universidade de São Paulo.

28.
Passos, F.C.; Pedro, W. A.; Roper, J. J.; Fischer, E. A.; Pie, M.R.; Monteiro-Filho, E. L. A.. Participação em banca de Atenisi Pulchério Leite. Padrões de uso de área por Artibeus lituratus e Sturnira lilium no ambiente urbano da cidade de Curitiba. 2008. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

29.
Pie, M.R.; Fransozo, A.; Costa, R. C.; Shimizu, R.M.; Cobo, V.J.. Participação em banca de Antonio Leão Castilho. Reprodução e recrutamento dos camarões Penaeoidea (Decapoda: Dendrobranchiata) no litoral norte do estado de São Paulo. 2008. Tese (Doutorado em curso de Ciências Biológicas, AC: Zoologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Rocha, R.M.; Pie, M.R.; Boeger, W. A.. Participação em banca de Jeane Mendes.Estudo do crescimento e colonização do molusco invasor Limnoperna fortunei (Dunker, 1857) no Reservatório de Itaipu, Rio Paraná, Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

2.
Pie, M.R.; Boeger, M.R.T.; Goldenberg, R.; Sofiatti, P.. Participação em banca de Maria Wilhelmina Barbosa de Oliveira Pil.Diversidade morfológica de populações de Miconia sellowiana Naudin (Melastomataceae): adaptação genética ou plasticidade fenotípica?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

3.
Pie, M.R.; Rocha, R.M.; Haddad, M.A.. Participação em banca de Laura Pioli Kremer.Ascídias exóticas da Baía de Paranaguá: um estudo histórico, taxonômico e molecular. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

4.
Pie, M.R.; Ostrensky, A.; Masunari, S.. Participação em banca de Kelly Ferreira Cottens.Efeitos da salinidade sobre a sobrevivência e sobre o desenvolvimento das larvas de Ucides cordatus (Linaeus, 1763). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

5.
Pie, M.R.; Moura, M.O.; Cavichioli, R.R.. Participação em banca de Mairon Giovani Bastos Lima.Ecologia do forrageamento da formiga Acromyrmex balzani (Hymenoptera: Formicidae). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

6.
Pie, M.R.; Soccol, V.T.; Boeger, W. A.. Participação em banca de Raphael Orélis Ribeiro.Identificação molecular do provável agente patogênico da doença do caranguejo letárgico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

7.
Pie, M.R.; Branco Jr, E.V.; Silva Jr., E.F.. Participação em banca de Raquel Morrisy Hostin Godoy.Efeitos do endocruzamento e da deriva genética sobre a assimetria flutuante (AF) em asas de Drosophila melanogaster. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARVALHO, . A.; AZEVEDO, L.; LATTKE, J.; MEJDALANI, G.; Pie, M.R.. Entomologia. 2018. Universidade Federal do Paraná.

2.
Pie, M.R.. Concurso Público na Área de "Ecologia de Populações e Comunidades". 2009. Universidade Federal do Paraná.

Outras participações
1.
Pie, Marcio R.; Rocha, R.M.; Vitule, J.R.S.. Banca do exame de qualificação de doutorado de Ana Maria Rubini Liedke. 2012. Universidade Federal do Paraná.

2.
Pie, Marcio R.. Banca de Avaliação de Estágio Probatório do Docente Maurício Osvaldo Moura, do Departamento de Zoologia da UFPR. 2012.

3.
Pie, M. R.. Banca de avaliação da XXII Semana do Doutorando do Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Zoologia. 2011. Universidade Federal do Paraná.

4.
Pie, M. R.. Banca de avaliação do VIII Simpósio do Curso de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação. 2011. Universidade Federal do Paraná.

5.
Pie, M. R.. Banca de Avaliação de Estágio Probatório da Docente Marcia Kiyoe Shimada, do Departamento de Patologia Básica da UFPR. 2011. Universidade Federal do Paraná.

6.
Pie, M.R.. Banca Examinadora da I Semana do Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas - Zoologia da Universidade Federal do Paraná. 2009. Universidade Federal do Paraná.

7.
Pie, M.R.. Banca avaliadora do VI Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFPR. 2009. Universidade Federal do Paraná.

8.
Pie, M. R.. Banca de Avaliação da XXI Semana do Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Zoologia da UFPR. 2009. Universidade Federal do Paraná.

9.
Pie, M.R.. Banca de Exame de Qualificação da mestranda Fernanda Bello Costa de Souza do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia, UFPR. 2007. Universidade Federal do Paraná.

10.
Pie, M.R.; Rocha, R.M.; Barros, C.J.; Masunari, S.. Banca de Avaliação da XIV Semana do Doutorando da Pós-graduação em Zoologia da UFPR. 2007. Universidade Federal do Paraná.

11.
Pie, M.R.. Banca de Exame de Qualificação do mestrando Alexandre Guilherme Becker, do curso de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFPR. 2007.

12.
Pie, M.R.; Melo, G.; Boeger, W. A.; Rocha, R.M.; Haddad, M.A.. Banca de Avaliação da XVIII Semana do Doutorando da Pós-graduação em Zoologia da UFPR. 2006. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Árvores no espaço: aplicando novas metodologias para integrar dados ambientais e evolutivos em estudos de biodiversidade na Mata Atlântica.Investigando a diversificação de espécies em montanhas no sul da Floresta Atlântica. 2012. (Oficina).

2.
Oficina de Planejamento do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Anfíbios e Répteis Ameaçados de Extinção da Região Sul do Brasil.Oficina de Planejamento do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Anfíbios e Répteis Ameaçados de Extinção da Região Sul do Brasil. 2011. (Oficina).

3.
III Simpósio de Genética, Ecologia e Evolução e II Workshop de Pós-Graduação.Abordagens Quantitativas em Biologia Evolutiva e Ecologia. 2007. (Simpósio).

4.
A tecnologia do DNA e a definição de estratégias para a conservação e o manejo sustentável do caranguejo-uçá em Sergipe e no Paraná.A tecnologia do DNA e a definição de estratégias para a conservação e o manejo sustentável do caranguejo-uçá em Sergipe e no Paraná. 2006. (Simpósio).

5.
I Fórum nacional sobre a mortalidade do caranguejo-uçá.O que é verdade e o que é mentira na questão das mortandades de caranguejo. 2006. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Pie, Marcio R.. XXXXII Congresso Brasileiro de Zoologia (2018). 2017. (Congresso).

2.
Pie, M.R.. XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia - Comissão científica. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Raquel Divieso Roman Rodrigues. Evolução morfológica na casta reprodutiva de formigas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Cristian Luan Klunk. Evolução da tolerância ambiental em formigas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Mario Junior Nadaline Barbosa. História natural de duas espécies de Brachycephalus (Anura: Brachycephalidae): dieta e densidade. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Andressa Duran. Tempo e modo na evolução de nichos climáticos de Primatas. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Roberto Pie.

2.
André Eduardo Confetti. Estudo comparativo da dieta de Brachycephalus (Anura) e suas implicações para o entendimento da evolução de miniaturização. 2016. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Roberto Pie.

3.
Carina Rauen Firkowski. Diversificação e microendemismo em refúgios montanos no sul da Floresta Atlântica. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Roberto Pie.

4.
Bernardo Brandão Niebuhr dos Santos. O estudo de modelos de forrageamento animal em ambientes fragmentados como auxílio para o delineamento de reservas ambientais. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Roberto Pie.

5.
Ana Claudia Rorato Vitor. Sincronização de acenos em caranguejos chama-maré (Uca spp, Crustacea: Ocypodidae). 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Roberto Pie.

6.
Gabriela Decker. Constrastando determinantes ecológicos das distribuições de espécies novas e antigas de mamíferos. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Roberto Pie.

7.
Felipe Marcel Neves. Redes comportamentais e a organização da divisão de trabalho em Odontomachus chelifer (Latreille 1802) (Formicidae: Ponerinae). 2012. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Roberto Pie.

8.
Daniela Malgarini Perez. A DINÂMICA TEMPORAL E ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL DOS ACENOS DE CARANGUEJOS CHAMA-MARÉ (Uca spp, DECAPODA: OCYPODIDAE). 2012. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcio Roberto Pie.

9.
Pollyana P. Costa. Ecologia molecular de Desmodus rotundus (Chiroptera, Mammalia) no Parque Estadual de Campinhos, Paraná, Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Roberto Pie.

10.
Patricia Regina Stroher. Filogeografia comparada de formigas ao longo da floresta atlântica. 2011. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Marcio Roberto Pie.

11.
Marcelo Borges. A estrutura de redes de interações em colônias de formigas. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcio Roberto Pie.

12.
Tatiana P. Portella. Avaliando a variabilidade genética de felinos brasileiros usando métodos não-invasivos. 2009. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Marcio Roberto Pie.

13.
Daiane D. Sobotka. Biologia reprodutiva do bicudinho-do-brejo, Stymphalornis acutirostris (Aves, Thamnophilidae), usando dados moleculares. 2009. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Marcio Roberto Pie.

14.
Marcel Kruchelski Tschá. Processos Evolutivos Associados à Coexistência Interespecífica em Guildas de formigas do Gênero Pheidole Westwood (Formicidae: Myrmicinae). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcio Roberto Pie.

Tese de doutorado
1.
Patrícia R. Ströher. Filogeografia comparada de formigas como uma ferramenta para elucidar a história evolutiva da Floresta Atlântica. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcio Roberto Pie.

2.
Andreas Luiz Schwarz Meyer. Macroevolução, macroecologia e clima: testando paradigmas e métodos no estudo da evolução da biodiversidade. 2017. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Roberto Pie.

3.
Ricardo Belmonte-Lopes. Biogeografia histórica dos Thamnophilidae (Aves: Passeriformes): investigando o isolamento esplêndido da America do Sul. 2013. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcio Roberto Pie.

4.
Mariane A. Nickele. Dinâmica populacional e ecologia do forrageamento de Acromyrmex Mayr, 1865 (Hymenoptera: Formicidae). 2013. Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Roberto Pie.

5.
Marcos R. Bornschein. Biologia da conservação do bicudinho-do-brejo, Stymphalornis acutirostris (Aves, Thamnophilidae). 2013. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Roberto Pie.

6.
Stela de Almeida Soares. Mecanismos de coexistência em guildas de Pheidole spp. (Hymenoptera: Formicidae). 2013. Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Roberto Pie.

7.
Maurício Moraes Zenker. Padrões de diversidade de Arctiinae (Lepidoptera: Erebidae) ao longo de um gradiente altitudinal na Serra do Mar do Paraná, Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcio Roberto Pie.

8.
Felipe Marcel Neves. Auto-organização no comportamento social de formigas (Hymenoptera: Formicidae). 2012. Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcio Roberto Pie.

9.
Pollyana Patrício Costa. Macroecologia de Desmodus rotundus: padrões morfológicos em resposta às variáveis geográficas, ambientais e comportamentais. 2011. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Roberto Pie.

10.
Diego R. Bilski. Macroecologia e evolução da ecolocalização em morcegos. 2011. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Roberto Pie.

11.
Elisiane Castro de Queiroz. Filogenia molecular das espécies brasileiras de Acromyrmex Mayr, 1865. 2011. Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio Roberto Pie.

12.
Viviane Deslandes do Nascimento. A evolução do canto em aves: integrando morfologia, filogenia e ambiente. 2010. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Marcio Roberto Pie.

13.
José Francisco de Oliveira-Neto. Filogeografia e Demografia Evolutiva de Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) e Cardisoma guanhumi Latreille, 1825. 2009. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Marcio Roberto Pie.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Deborah Aline de Oliveira. Padrões macroevolutivos na evolução da casta operária em formigas (Hymenoptera: Formicidae). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcio Roberto Pie.

2.
Carina Rauen Firkowski. A evolução da miniaturização em Brachycephalus (Anura: Brachycephalidae). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Marcio Roberto Pie.

3.
Gabriela Decker. Macroecologia da diversidade de cantos em Thamnofilídeos (Aves). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcio Roberto Pie.

Iniciação científica
1.
André Olivotto Agostinis. eDNAbr: Desenvolvimento de marcadores moleculares para espécies aquáticas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcio Roberto Pie.

2.
Patrícia R. Ströher. Desenvolvimento de um método molecular para a detecção de larvas de Grapsus grapsus (Linnaeus, 1758) em amostras de plâncton. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Marcio Roberto Pie.

3.
Marcelo Borges. A estrutura de redes de interação entre hospedeiros e parasitos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Marcio Roberto Pie.

4.
Ana Rorato Vitor. Modularidade, integração fenotípica e evolução morfológica em Uca spp. (Crustacea: Ocypodidae). 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcio Roberto Pie.

5.
Daniela Malgarini Perez. A evolução do comportamento de aceno em Uca spp. (Crustacea: Ocypodidae). 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcio Roberto Pie.

6.
Leticia B Zagonel. A monofilia de Pachyurinae (Perciformes: Sciaenidae) e de seus components com base em dois genes mitocondriais. 2005. 23 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Marcio Roberto Pie.

7.
Raquel Morrisy Hostin Godoy. Efeitos do endocruzamento e da deriva genética sobre a assimetria flutuante (AF) em asas de Drosophila melanogaster. 2004. 46 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Marcio Roberto Pie.

8.
Mairon Giovani Bastos Lima. Ecologia do forrageamento da formiga Acromyrmex balzani (Hymenoptera: Formicidae). 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Marcio Roberto Pie.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 14:36:03