Guilherme Penello Temporão

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8588362716481924
  • Última atualização do currículo em 23/08/2018


Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), com 2 anos de estágio de doutoramento no Grupo de Física Aplicada da Universidade de Genebra (2004-2006). Atualmente faz parte do quadro docente permanente do CETUC/PUC-Rio e leciona disciplinas de graduação e pós-graduação, além de atuar como pesquisador na área de comunicações ópticas. Suas demais áreas de interesse incluem comunicações quânticas, aplicações da óptica quântica em metrologia e instrumentação optoeletrônica para a área biomédica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme Penello Temporão
Nome em citações bibliográficas
TEMPORAO, G. P.;Temporão, G P;Tempora?o, G.P.;Temporão, G. P.;Guilherme P. Temporão;Guilherme P. Temporao;Guilherme Temporão;Guilherme Temporao;G. P. Temporão;Guilherme P. Tempora?o;Guilherme P Temporão;Tempor~ao, G;Temporão, G;Temporão, G.;TEMPORÃO, GUILHERME P.;TEMPORãO, GUILHERME;TEMPORAÌ'O, G.P.;TEMPORAO, GUILHERME P.;TEMPORAO, GUILHERME;Temporao, G.P.;TEMPORAO, GUILHERME P;TEMPORÃO, GUILHERME

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, DEE - Departamento de Engenharia Elétrica.
Rua Marquês de São Vicente, 225, Ed. Kennedy 7o andar / CETUC
Gávea
22453900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35271683


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em Université de Genève (Orientador: Nicolas Gisin).
Título: Contagem de fótons no infravermelho próximo e médio via conversão de freqüências aplicada a comunicações quânticas, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Jean Pierre von der Weid.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Comunicações Quânticas; Óptica não-linear.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações / Especialidade: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas.
2002 - 2003
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.
Título: Um Polarímetro de Baixo Custo,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Jean Pierre von der Weid.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Metrologia em Fibras Ópticas; Polarimetria; Polarização da Luz.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Fabricação de Outros Aparelhos e Instrumentos de Medida, Teste e Controle, Exceto Equipamentos Para Controle de Processos Industriais.
1998 - 2002
Graduação em Engenharia Elétrica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CETUC, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Diretor - CETUC.
03/2015 - Atual
Direção e administração, Departamento de Engenharia Elétrica, .

Cargo ou função
Coordenador de Graduação - Engenharia Elétrica.
01/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia Elétrica, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa.
08/2010 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fotônica
Óptica Quântica
03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CETUC, .

03/2007 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência e Tecnologia Contemporâneas
Circuitos Elétricos e Eletrônicos
Eletromagnetismo
Eletrônica Analógica I
Sinais e Sistemas
Engenharia de Áudio
01/2011 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Decanato - CTC, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Departamental - CTC.
03/2008 - 12/2009
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicações Quânticas
Óptica Quântica


Linhas de pesquisa


1.
Comunicações Quânticas

Objetivo: Geração de pares emaranhados em comprimento de onda de telecomunicações Estabilização de fibras ópticas em polarização e fase para repetidores quânticos Criptografia quântica de longa distância via fibras ópticas Óptica não-linear.
2.
Optoeletrônica e Instrumentação

Objetivo: Metrologia de fibras ópticas e componentes ópticos Estudo da degradação do sinal óptico em fibras monomodo em 1550nm Instrumentação optoeletrônica.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Determinação do grau de polarização da luz por interferometria de dois fótons com aplicações em comunicações quânticas e metrologia
Descrição: O grau de polarização da luz desempenha um papel fundamental em praticamente qualquer aplicação da Óptica, seja nas comunicações ópticas clássicas, nos dispositivos fotônicos ou, mais recentemente, nas comunicações quânticas. A aplicação comercial mais conhecida das comunicações quânticas é a chamada criptografia quântica, uma tecnologia que permite a geração de uma sequência de bits secreta e aleatória entre dois indivíduos, cuja base de segurança está nas próprias leis da Física. Na maioria dos protocolos de comunicação quântica, cada bit de informação é codificado em um único grau de liberdade de um fóton único, que corresponde a um ?bit quântico? ou ?qubit?. Esse grau de liberdade pode corresponder a tempos de chegada, frequências ou estados de polarização. No caso dos estados de polarização, cada qubit corresponde a um ?estado puro?, que nada mais é que um fóton polarizado. No entanto, um processo conhecido como despolarização pode ocorrer quando o meio de transmissão é composto por fibras ópticas, ou até mesmo de forma intencional em alguns protocolos de comunicação. A despolarização pode ocorrer de duas formas totalmente distintas: por birrefringências variantes no tempo, que formam as chamadas ?misturas incoerentes? de conjuntos de fótons polarizados em direções aleatórias, ou por mecanismos de acoplamento da polarização a outros graus de liberdade ? o chamado ?emaranhamento de um fóton?. Para estudar esses processos, propomos um experimento em que Bob deve adivinhar se Alice está enviando uma sequência aleatória de estados puros ou uma sequência determinística de estados emaranhados. Ambos os casos são equivalentes, estatisticamente, ao conceito de ?estado misto? da física quântica. No entanto, é possível mostrar que, mesmo sem acesso a todos os graus de liberdade envolvidos no emaranhamento, Bob ainda assim pode fazer a distinção entre os dois casos. A possibilidade de fazer essa distinção abre portas para novos caminhos na área de comunicações quânticas, assim como novos métodos de medição de grandezas relacionadas à polarização da luz, que são de grande interesse à área da metrologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Guilherme Penello Temporão - Integrante / Guilherme Penello Temporao - Coordenador / von der Weid, J. P. - Integrante / AMARAL, GUSTAVO - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Comunicações por ondas EHF
Descrição: A geração e detecção de sinais na faixa de EHF (frequência extremamente alta ou Extremelly High Frequency) através do batimento de dois tons ópticos originados em dois lasers não-modulados e distintos é apresentada como uma técnica versátil capaz de realizar comunicações em curtas distâncias nesta faixa de frequência com grande eficácia. À frequência elevada está associada uma larga banda-passante, característica compatível com as áreas urbanas densamente povoadas com demanda crescente de taxa de dados originada pelos novos serviços característicos das redes 3G, 4G e futuras, como movie-on-demand, compartilhamento de videos, jogos em rede, dentre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Guilherme Penello Temporão - Integrante / Guilherme Penello Temporao - Coordenador / Giancarlo Vilela de Faria - Integrante / Miguel de Andrade Freitas - Integrante / Djeisson Hoffmann Thomas - Integrante / Rodrigo Calado de Lamare - Integrante / Thiago Ferreira da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Segurança Prática de Sistemas de Criptografia Quântica
Descrição: Criptografia quântica é uma tecnologia que permite a geração de uma sequência de bits secreta e aleatória (chamada de ?chave secreta?) entre dois indivíduos geograficamente distantes, cuja base de segurança está nas próprias leis da Física. Teoricamente, diz-se que a criptografia quântica possibilita segurança incondicional ? isto é, se respeitadas as premissas da modelagem teórica, o sistema é perfeitamente seguro, de forma que nenhum espião mal intencionado seria capaz de ter acesso à chave secreta sem que sua presença seja detectada pelos usuários legítimos. No entanto, as provas de segurança tradicionais não incluem imperfeições práticas dos componentes do sistema, tais como fontes de fótons únicos e módulos de contagem de fótons, que compõem respectivamente o hardware utilizado pelo transmissor (?Alice?) e pelo receptor (?Bob?). Na prática, portanto, é possível explorar os desvios entre o comportamento ideal e o real dos componentes de um sistema comercial de forma a obter informação sobre a chave secreta. Neste projeto, serão estudados diversos mecanismos pelos quais isso pode ser realizado, com maior foco nos lasers atenuados e processos não lineares para geração de fótons únicos e nos fotodiodos avalanche utilizados como módulos de contagem de fótons. O estudo incluirá não somente os sistemas comercialmente disponíveis como também propostas teóricas mais recentes de protocolos que aparentemente são menos vulneráveis a estes tipos de ataque. Além disso, será realizada a montagem experimental de um sistema utilizando um protocolo recentemente proposto na literatura em cuja prova de segurança foram incluídas todas as limitações práticas dos detectores ? e que, portanto, é totalmente imune a alguns tipos de ataque..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Guilherme Penello Temporão - Integrante / Guilherme Penello Temporao - Coordenador / Thiago - Integrante / Douglas Vitoreti - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
2011 - 2012
Ataques em sistemas práticos de criptografia quântica
Descrição: Este projeto é voltado ao estudo da segurança prática de sistemas comerciais de criptografia quântica. Os dois principais objetivos são: (i) Desenvolver novos ataques a sistemas comerciais de criptografia quântica que se aproveitem de imperfeições práticas dos componentes e (ii) realizar experimentalmente pelo menos um tipo de ataque que envolva vulnerabilidades práticas de detectores de fótons únicos que utilizem fotodiodos avalanche..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Guilherme Penello Temporão - Coordenador / Jean Pierre von der Weid - Integrante / Thiago - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Comunicações Quânticas
Descrição: Desenvolvimento de sistemas de estabilização de polarização e fase para criptografia quântica de longa distância; caracterização da fibra óptica como canal quântico.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Guilherme Penello Temporão - Coordenador / Jean Pierre von der Weid - Integrante / Guilherme Barreto Xavier - Integrante / Giancarlo Vilela de Faria - Integrante / Thiago - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
Criptografia Quântica de Longa Distância via Fibras Ópticas
Descrição: O objetivo deste projeto é demonstrar experimentalmente a viabilidade de um sistema de criptografia quântica em fibras ópticas com qubits codificados em polarização. As rotações de polarização aleatórias introduzidas pela fibra são compensadas por um sistema de controle em tempo real que funciona utilizando sinais clássicos em comprimentos de onda adjacentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Agence Nationale de la Recherche


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: OPTICS EXPRESS
2017 - Atual
Periódico: Optics Letters
2013 - Atual
Periódico: FIBER AND INTEGRATED OPTICS
2014 - Atual
Periódico: Optical Switching and Networking
2013 - Atual
Periódico: IEEE COMMUNICATIONS LETTERS
2017 - Atual
Periódico: Nature Communications
2011 - Atual
Periódico: ELECTRONICS LETTERS
2018 - Atual
Periódico: Optical Materials Express


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações/Especialidade: Ótica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Física Clássica e Física Quântica; Mecânica e Campos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2002
Honra ao Mérito, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:22
Total de citações:117
Fator H:5
Temporão, Guilherme P  Data: 15/11/2015

SCOPUS
Total de trabalhos:35
Total de citações:186

Outras
Total de trabalhos:20
Total de citações:115
Guilherme P. Temporão; Temporão, G. P.  Data: 10/04/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMARAL, GUSTAVO C.2018AMARAL, GUSTAVO C. ; CARNEIRO, ELISA F. ; TEMPORÃO, GUILHERME P. ; VON DER WEID, JEAN PIERRE . Complementarity analysis of interference between frequency-shifted photonic wave packets. JOURNAL OF THE OPTICAL SOCIETY OF AMERICA B-OPTICAL PHYSICS, v. 35, p. 601, 2018.

2.
VIEGAS, CLARA2018VIEGAS, CLARA ; PAVANI, ANA ; LIMA, NATÉRCIA ; MARQUES, ARCELINA ; POZZO, ISABEL ; DOBBOLETTA, ELSA ; ATENCIA, VANESSA ; BARRETO, DANIEL ; CALLIARI, FELIPE ; FIDALGO, ANDRÉ ; TEMPORÃO, GUILHERME ; ALVES, GUSTAVO . Impact of a remote lab on teaching practices and students learning. COMPUTERS & EDUCATION, v. 126, p. 201-216, 2018.

3.
RODRIGUES, FERNANDO2018RODRIGUES, FERNANDO ; TEMPORÃO, GUILHERME ; VON DER WEID, JEAN . Constructive Methods for the Design and Labeling of Four-Dimensional Modulations. Journal of Communication and Information Systems (JCIS),, v. 33, p. 257-270, 2018.

4.
CARNEIRO, ELISA F.2017CARNEIRO, ELISA F. ; CALLIARI, FELIPE ; AMARAL, GUSTAVO C. ; TEMPORÃO, GUILHERME P. . Random bit generation using coherent state and threshold detectors at 1550 nanometers. APPLIED OPTICS, v. 56, p. 6855, 2017.

5.
FERREIRA DA SILVA, T.2016FERREIRA DA SILVA, T. ; NOBRE, C. S. ; Temporão, G. P. . Polarization-dependent loss characterization method based on optical frequency beat. Applied Optics, v. 55, p. 1838, 2016.

6.
AMARAL, G. C.2016AMARAL, G. C. ; FERREIRA DA SILVA, T. ; Temporão, G. P. ; von der Weid, J. P. . Few-photon heterodyne spectroscopy. Optics Letters, v. 41, p. 1502, 2016.

7.
FERREIRA DA SILVA, T.2016FERREIRA DA SILVA, T. ; XAVIER, G. B. ; AMARAL, G. C. ; Temporão, G. P. ; von der Weid, J. P. . Quantum random number generation enhanced by weak-coherent states interference. Optics Express, v. 24, p. 19574, 2016.

8.
AMARAL, GUSTAVO C.2016AMARAL, GUSTAVO C. ; HERRERA, LUIS E. Y. ; RESENDE, MARCELO M. ; TEMPORAO, G. P. ; URBAN, PATRYK J. ; VON DER WEID, J. P. . Time-polarization multiplexing for increased output power of semiconductor optical amplifiers in the pulsed regime. Applied Optics (Cessou em 1989. Foi desdobrado em três: ISSN 1540-8973 Applied Optics. Information Processing, Applied Optics. Optical Technology e Ap, v. 55, p. 7878-7884, 2016.

9.
FERREIRA DA SILVA, THIAGO2015FERREIRA DA SILVA, THIAGO ; DO AMARAL, GUSTAVO C. ; VITORETI, DOUGLAS ; TEMPORÃO, GUILHERME P. ; PIERRE VON DER WEID, JEAN . Spectral characterization of weak coherent state sources based on two-photon interference. Journal of the Optical Society of America. B, Optical Physics, v. 32, p. 545, 2015.

10.
FERREIRA DA SILVA, THIAGO2015FERREIRA DA SILVA, THIAGO ; AMARAL, GUSTAVO C. ; TEMPORÃO, GUILHERME P. ; VON DER WEID, JEAN PIERRE . Linear-optic heralded photon source. Physical Review. A, v. 92, p. 033855, 2015.

11.
AMARAL, GUSTAVO C.2015AMARAL, GUSTAVO C. ; GARCIA, JOAQUIM D. ; HERRERA, LUIS E. Y. ; TEMPORAO, G. P. ; URBAN, PATRYK J. ; VON DER WEID, J. P. . Automatic Fault Detection in WDM-PON With Tunable Photon Counting OTDR. Journal of Lightwave Technology (Print), v. 33, p. 5025-5031, 2015.

12.
FERREIRA DA SILVA, THIAGO2015FERREIRA DA SILVA, THIAGO ; DO AMARAL, GUSTAVO C. ; XAVIER, GUILHERME B. ; TEMPORAO, GUILHERME P. ; VON DER WEID, JEAN PIERRE . Safeguarding Quantum Key Distribution Through Detection Randomization. IEEE Journal of Selected Topics in Quantum Electronics, v. 21, p. 1-9, 2015.

13.
TEMPORÃO, GUILHERME P.2014TEMPORÃO, GUILHERME P.; DE FARIA, GIANCARLO VILELA ; URBAN, PATRYK J. ; VON DER WEID, JEAN PIERRE . OTDR reach extension for monitoring of high-loss optical links. Microwave and Optical Technology Letters (Print), v. 56, p. 974-977, 2014.

14.
AMARAL, GUSTAVO2014AMARAL, GUSTAVO ; HERRERA, LUIS ; VITORETI, DOUGLAS ; TEMPORAO, GUILHERME ; URBAN, PATRYK ; VON DER WEID, JEAN PIERRE . WDM-PON Monitoring with Tunable Photon Counting OTDR. IEEE Photonics Technology Letters, v. 26, p. 1-1, 2014.

15.
FERREIRA DA SILVA, THIAGO2014FERREIRA DA SILVA, THIAGO ; XAVIER, GUILHERME B. ; TEMPORAO, GUILHERME P. ; VON DER WEID, JEAN PIERRE . Impact of Raman Scattered Noise from Multiple Telecom Channels on Fiber-Optic Quantum Key Distribution Systems. Journal of Lightwave Technology (Print), v. 32, p. 2332-2339, 2014.

16.
Temporão, G. P.2013Temporão, G. P. ; VILELA DE FARIA, G. ; URBAN, P. J. ; WEID, J. P. V. D. . Feasibility of Centralized Passive Optical Network Monitoring Using Passive Optical Network-Tuned Optical Time-Domain Reflectometry. Fiber and Integrated Optics (Print), v. 32, p. 117-130, 2013.

17.
FERREIRA DA SILVA, THIAGO2013FERREIRA DA SILVA, THIAGO ; VITORETI, DOUGLAS ; XAVIER, GUILHERME B. ; TEMPORAO, GUILHERME P. ; VON DER WEID, JEAN PIERRE . Long-Distance Bell-State Analysis of Fully Independent Polarization Weak Coherent States. Journal of Lightwave Technology, v. 31, p. 2881-2887, 2013.

18.
URBAN, P. J.2013URBAN, P. J. ; GETANEH, A. ; von der Weid, J. P. ; Temporão, G. P. ; VALL-LLOSERA, G. ; CHEN, J. . Detection of Fiber Faults in Passive Optical Networks. Journal of Optical Communications and Networking (Print), v. 5, p. 1111, 2013.

19.
FERREIRA DA SILVA, T.2013 FERREIRA DA SILVA, T. ; VITORETI, D. ; XAVIER, G. B. ; DO AMARAL, G. C. ; Temporão, G. P. ; von der Weid, J. P. . Proof-of-principle demonstration of measurement-device-independent quantum key distribution using polarization qubits. Physical Review. A, v. 88, p. 052303, 2013.

20.
GOLONI, C M2013GOLONI, C M ; Temporão, G P ; MONTEIRO, E C . Metrological reliability of optical coherence tomography in biomedical applications. JOURNAL OF PHYSICS. CONFERENCE SERIES (PRINT), v. 459, p. 012064, 2013.

21.
Temporão, G. P.2012Temporão, G. P. ; XAVIER, G. B. ; Weid, J. P. . Quantum channel with controllable decoherence using polarization-time coupling. The European Physical Journal. D, Atomic, Molecular and Optical Physics (Print), v. 66, p. 42, 2012.

22.
Xavier, G.B.2012Xavier, G.B. ; Temporão, G. P. ; von der Weid, J.P. . Employing long fibre-optical Mach-Zehnder interferometers for quantum cryptography with orthogonal states. Electronics Letters, v. 48, p. 775, 2012.

23.
FERREIRA DA SILVA, T.2012FERREIRA DA SILVA, T. ; XAVIER, G. B. ; Temporão, G. P. ; WEID, J. P. V. D. . Real-time monitoring of single-photon detectors against eavesdropping in quantum key distribution systems. Optics Express, v. 20, p. 18911-18924, 2012.

24.
Xavier, G.B.2011Xavier, G.B. ; da Silva, T.R. ; Tempora?o, G.P. ; von der Weid, J.P. . Polarisation drift compensation in 8?km-long Mach-Zehnder fibre-optical interferometer for quantum communication. Electronics Letters, v. 47, p. 608, 2011.

25.
XAVIER, G. B.2011XAVIER, G. B. ; VILELA DE FARIA, G. ; FERREIRA DA SILVA, T. ; TEMPORAO, G. P. ; WEID, J. P. V. D. . Active polarization control for quantum communication in long-distance optical fibers with shared telecom traffic. Microwave and Optical Technology Letters (Print), v. 53, p. 2661-2665, 2011.

26.
TEMPORAO, G. P.2010TEMPORAO, G. P. . Passive switching scheme for two-way quantum key distribution setups. Electronics Letters, v. 46, p. 512, 2010.

27.
Xavier, G B2009 Xavier, G B ; Walenta, N ; Vilela de Faria, G ; TEMPORAO, G. P. ; Gisin, N ; Zbinden, H ; von der Weid, J P . Experimental polarization encoded quantum key distribution over optical fibres with real-time continuous birefringence compensation. New Journal of Physics, v. 11, p. 045015, 2009.

28.
XAVIER, G. B.2009XAVIER, G. B. ; FERREIRA DA SILVA, T. ; VILELA DE FARIA, G. ; WEID, J. P. V. D. ; TEMPORAO, G. P. . Practical random number generation protocol for entanglement-based quantum key distribution. Quantum Information & Computation, v. 9, p. 0683-0692, 2009.

29.
TEMPORAO, G. P.;Temporão, G P;Tempora?o, G.P.;Temporão, G. P.;Guilherme P. Temporão;Guilherme P. Temporao;Guilherme Temporão;Guilherme Temporao;G. P. Temporão;Guilherme P. Tempora?o;Guilherme P Temporão;Tempor~ao, G;Temporão, G;Temporão, G.;TEMPORÃO, GUILHERME P.;TEMPORãO, GUILHERME;TEMPORAÌ'O, G.P.;TEMPORAO, GUILHERME P.;TEMPORAO, GUILHERME;Temporao, G.P.;TEMPORAO, GUILHERME P;TEMPORÃO, GUILHERME2008TEMPORAO, G. P.; ZBINDEN, H. ; TANZILLI, S. ; GISIN, N. ; AELLEN, T. ; GIOVANNINI, M. ; FAIST, J. ; WEID, J. P. V. D. . Feasibility Study of Free-Space Quantum Key Distribution in the Mid-Infrared. Quantum Information & Computation, v. 8, p. 0001-0011, 2008.

30.
XAVIER, G. B.2008TEMPORAO, G. P.; XAVIER, G. B. ; FARIA, G. V. ; FERREIRA, J. ; WEID, J. P. V. D. . Polarisation control schemes for fibre-optics quantum communications using polarisation encoding. Electronics Letters, v. 44, p. 228, 2008.

31.
XAVIER, G. B.2008 XAVIER, G. B. ; VILELA DE FARIA, G. ; Temporão, G. P. ; von der Weid, J. P. . Full polarization control for fiber optical quantum communication systems using polarization encoding. Optics Express, v. 16, p. 1867, 2008.

32.
TEMPORAO, G. P.;Temporão, G P;Tempora?o, G.P.;Temporão, G. P.;Guilherme P. Temporão;Guilherme P. Temporao;Guilherme Temporão;Guilherme Temporao;G. P. Temporão;Guilherme P. Tempora?o;Guilherme P Temporão;Tempor~ao, G;Temporão, G;Temporão, G.;TEMPORÃO, GUILHERME P.;TEMPORãO, GUILHERME;TEMPORAÌ'O, G.P.;TEMPORAO, GUILHERME P.;TEMPORAO, GUILHERME;Temporao, G.P.;TEMPORAO, GUILHERME P;TEMPORÃO, GUILHERME2006TEMPORAO, G. P.; TANZILLI, S. ; ZBINDEN, H. ; GISIN, N. ; AELLEN, T. ; FAIST, J. . Mid-infrared single-photon counting. Optics Letters, v. 31, p. 1094, 2006.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TEMPORAO, G. P. . Interview with Guilherme Temporão. Electronics Letters, 01 abr. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, GUSTAVO C. ; D. GARCIA, JOAQUIM ; VON DER WEID, JEAN PIERRE ; TEMPORÃO, GUILHERME P. ; CALLIARI, FELIPE ; PEDRO GARCIA, JOÃO ; LIMA, VINICIUS M. . Fast Polarization Switch for Polarization-based Quantum Communication. In: 5th International Conference on Photonics, Optics and Laser Technology, 2017, Porto. Proceedings of the 5th International Conference on Photonics, Optics and Laser Technology, 2017. p. 288.

2.
RODRIGUES, FERNANDO ALVES ; TEMPORAO, GUILHERME ; VON DER WEID, JEAN PIERRE . Discrete Hopf fibration in the design of four-dimensional modulations. In: 2017 SBMO/IEEE MTTS International Microwave and Optoelectronics Conference (IMOC), 2017, Aguas de Lindoia. 2017 SBMO/IEEE MTT-S International Microwave and Optoelectronics Conference (IMOC), 2017. p. 1.

3.
RODRIGUES, FERNANDO A. ; TEMPORÃO, GUILHERME P. ; WEID, JEAN PIERRE V. . Discrete Hopf Fibrations in the Signal Space of Four Dimensional Modulations. In: Signal Processing in Photonic Communications, 2017, New Orleans. Advanced Photonics 2017 (IPR, NOMA, Sensors, Networks, SPPCom, PS), 2017. p. SpTu2F.3.

4.
GOLONI, CAROLINA ; GIRARDEAU, VADIM ; JACQUIN, OLIVIER ; TEMPORAO, GUILHERME ; LACOT, ERIC . Optical measurements of vibration waves: Analysis of point-scanning and full-field interferometric methods. In: 2017 SBMO/IEEE MTTS International Microwave and Optoelectronics Conference (IMOC), 2017, Aguas de Lindoia. 2017 SBMO/IEEE MTT-S International Microwave and Optoelectronics Conference (IMOC), 2017. p. 1.

5.
ALVES, GUSTAVO R. FIDALGO, ANDRE MARQUES, ARCELINA VIEGAS, CLARA FELGUEIRAS, MANUEL C. COSTA, RICARDO LIMA, NATERCIA CASTRO, MANUEL DIAZ-ORUETA, GABRIEL RUIZ, ELIO SAN CRISTOBAL GARCIA-LORO, FELIX GARCIA-ZUBIA, JAVIER HERNANDEZ-JAYO, UNAI KULESZA, WLODEK GUSTAVSSON, INGVAR PESTER, ANDREAS ZUTIN, DANILO SCHLICHTING, LUIS FERREIRA, GOLBERI DE BONA, DANIEL DA SILVA, JUAREZ B. ALVES, JOAO B. BILESSIMO, SIMONE PAVANI, ANA LIMA, DELBERIS , et al.TEMPORAO, GUILHERME MARCHISIO, SUSANA CONCARI, SONIA LERRO, FEDERICO FERNANDEZ, RUBEN PAZ, HECTOR SORIA, FERNANDO ALMEIDA, NIVAL DE OLIVEIRA, VANDERLI POZZO, MARIA I. DOBBOLETTA, ELSA ; Spreading remote lab usage a system A community A Federation. In: 2016 2nd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), 2016, Vila Real. 2016 2nd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), 2016. p. 1.

6.
PAVANI, ANA M B ; TEMPORAO, GUILHERME P . From traditional to blended learning: A signals and systems course ? First results. In: 2014 International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL), 2014, Dubai. 2014 International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL), 2014. p. 1003.

7.
FERREIRA DA SILVA, THIAGO ; TEMPORÃO, GUILHERME P. ; VON DER WEID, JEAN PIERRE . Enhanced phase resolution with indistinguishable weak coherent states. In: Quantum Information and Measurement, 2014, Messe Berlin. Research in Optical Sciences. Washington: OSA, 2014. p. QTh3A.6.

8.
TEMPORAO, GUILHERME P.; VILELA DE FARIA, GIANCARLO ; URBAN, PATRYK J. ; VON DER WEID, JEAN PIERRE . Fault Location in Passive Optical Networks Using T-OTDR and Wavelength-Selective Isolators. In: National Fiber Optic Engineers Conference, 2013, Anaheim. Optical Fiber Communication Conference/National Fiber Optic Engineers Conference 2013. Washington: OSA. p. NM2I.4.

9.
VITORETI, D. ; FERREIRA DA SILVA, T. ; XAVIER, G. B. ; TEMPORAO, G. P. ; WEID, J. P. V. D. . Polarization-Stable Long-Distance Interference of Independent Photons for Quantum Communications. In: Quantum Information and Measurement (QIM), 2012, Berlim. Research in Optical Sciences, OSA Technical Digest. Washington, DC: Optical Society of America, 2012. p. QW2A.4.

10.
VITORETI, D. ; TEMPORAO, G. P. ; FERREIRA DA SILVA, T. ; von der Weid, J.P. . Two-photon Interference of Independent Identical Sources. In: Laser Science 2012, 2012, Rochester. Laser Science, OSA Technical Digest (online). Washington DC: Optical Society of America, 2012. p. LTu1J.1.

11.
TEMPORAO, G. P. ; DE FARIA, G. VILELA ; von der Weid, J.P. ; URBAN, PATRYK J. . Feasibility of centralized PON monitoring using PON-tuned OTDR. In: 2012 IV International Congress on Ultra Modern Telecommunications and Control Systems and Workshops (ICUMT 2012), 2012, St. Petersburg. 2012 IV International Congress on Ultra Modern Telecommunications and Control Systems, 2012. p. 545-551.

12.
XAVIER, G. B. ; VILELA DE FARIA, G. ; FERREIRA DA SILVA, T. ; TEMPORAO, G. P. ; WEID, J. P. V. D. . Two-Way Quantum Communication in a Single Optical Fiber with Active Polarization Compensation. In: First International Conference on Quantum Communication and Quantum Networking (QuantumComm 2009), 2010, Vico Equense. Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering, 2009. v. 36.

13.
XAVIER, G. B. ; TEMPORAO, G. P. ; VILELA DE FARIA, G. ; WEID, J. P. V. D. . Scattering Effects on QKD Employing Simultaneous Classical and Quantum Channels in Telecom Optical Fibers in the C-band. In: Ninth International Conference on Quantum Communication, Measurement and Computing (QCMC), 2009, Calgary. AIP Conference Proceedings, 2008. v. 1110. p. 327-330.

14.
TEMPORAO, G. P.; WEID, J. P. V. D. . A Simple, Low Cost, Broadband Polarimeter. In: IMOC - International Microwave and Optoelectronics Conference, 2003, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 2003 SBMO/IEEE MTT-S International, 2003. v. 2. p. 627-631.

15.
G. P. Temporão ; PAVANI, A. M. B. . E-Learning Courseware as a Supplement to a Circuits Course: Additional Results. In: ICEE - International Conference on Engineering Education 2003, 2003, Valencia. Proceedings of ICEE 2003, 2003. v. 1. p. 1-8.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
XAVIER, G. B. ; TEMPORAO, G. P. ; WEID, J. P. V. D. ; FERREIRA DA SILVA, T. . A Simple Scheme for Random Number Generation in Quantum Key Distribution Systems. In: AQIS 2008, 2008, Seoul. Proceedings of AQIS 2008, 2008.

2.
XAVIER, G. B. ; VILELA DE FARIA, G. ; TEMPORAO, G. P. ; ZBINDEN, H. ; GISIN, N. ; WEID, J. P. V. D. . Stable polarization coded quantum communication through single mode optical fibers. In: SBrT - XXVI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, 2008, Rio de Janeiro. Proceedings of SBrT 2008, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
Ferreira da Silva T ; AMARAL, GUSTAVO ; Temporão, G P ; VON DER WEID, J. P. ; XAVIER, GUILHERME B. . Impact of Spontaneous Raman Scattering from classical channels on quantum communication. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VITORETI, D. ; FERREIRA DA SILVA, T. ; Temporão, G. P. ; von der Weid, J.P. . Tailoring two-photon interference from independent sources. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TEMPORAO, G. P. ; WEID, J. P. V. D. . Can a polarization scrambler really depolarize light?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
TEMPORAO, G. P. ; XAVIER, G. B. ; WEID, J. P. V. D. . Polarization state-independent controllable depolarizing quantum channel. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
XAVIER, G. B. ; TEMPORAO, G. P. ; VILELA DE FARIA, G. ; FERREIRA DA SILVA, T. ; WEID, J. P. V. D. . Two-way quantum communication in a single optical fiber with active polarization compensation. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
XAVIER, G. B. ; FERREIRA DA SILVA, T. ; VILELA DE FARIA, G. ; TEMPORAO, G. P. ; WEID, J. P. V. D. . A Simple Scheme for Random Number Generation in Quantum Key Distribution Systems. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
XAVIER, G. B. ; VILELA DE FARIA, G. ; TEMPORAO, G. P. ; WEID, J. P. V. D. . Scattering Effects on QKD Employing Simultaneous Classical and Quantum Channels in Telecom Optical Fibers in the C-band. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
TEMPORAO, G. P.; THEW, R. . Single photon counting at 1.55 and 4.65 microns via Sum Frequency Generation. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
TEMPORAO, G. P.. Single-photon counting in the mid-infrared. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
VILELA DE FARIA, G. ; WEID, J. P. V. D. ; TEMPORAO, G. P. . System and Method for Optical Passive Networks Fault Detection and Localization - Patent Application PCT/SE2012/050304. 2012.



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 von der Weid, J. P. ; FARIA, G. V. ; Guilherme P Temporão . System, a wavelength isolator and methods therein for supervision of a passive optical network. 2012, Brasil.
Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: 9344189, título: "System, a wavelength isolator and methods therein for supervision of a passive optical network" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 20/03/2012; Concessão: 17/05/2016.

2.
 TEMPORAO, G. P. ; VON DER WEID, J. P. . System and Method for Increased Power Output of Optical Amplifiers in Pulsed Regime. 2013, Estados Unidos.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PCT/SE2013/05019, título: "System and Method for Increased Power Output of Optical Amplifiers in Pulsed Regime" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 07/03/2013; Depósito PCT: 07/03/2013.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TEMPORAO, G. P.; WEID, J. P. V. D.. Participação em banca de Maria Guillermina Albarracin Polo. Técnicas de Modulação em EHF. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
SOUZA, P. L.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Guilherme Monteiro Torelly. Transição do modo de crescimento 2D para 3D de InAs sobre GaAs analisado por fotoluminescência. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
G. P. Temporão. Participação em banca de Camila Seabra Nobre. Medição de Perdas Dependentes da Polarizaçãoo Utilizando Mistura de Modos de Frequência em Fotodiodos. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
Weid, J. P.; G. P. Temporão. Participação em banca de Greter Capote Mastrapa. Controle da potência de saturação de amplificadores ópticos semicondutores em regime pulsado. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
G. P. Temporão. Participação em banca de Gustavo Castro do Amaral. FPGA Applications on Single Photon Detection Systems. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
Weid, J. P.; G. P. Temporão. Participação em banca de Diego Rodrigo Villafani Caballero. Supervisão de Redes Ópticas Passivas WDM-PON. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
PACHECO, M. A.; BERGMANN, J. R.; VIDAL, J. L. A.; VARGAS, A.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Alexandre Ashade Lassance Cunha. Análise de propagação eletromagnética através de poços de petróleo com auxílio de técnicas de apoio à decisão. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
MONTEIRO, E. C.; HALL, C.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Jordana Colman. Confiabilidade metrológica de equipamentos da cadeia de frio de produtos hemoterápicos. 2011. Dissertação (Mestrado em Metrologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
WEID, J. P. V. D.; TEMPORAO, G. P.; RIBEIRO, P. H. S.; VALENTE, L. C. G.. Participação em banca de Thiago Ferreira da Silva. Transmissão óptica de bits quânticos codificados em freqüência com sincronismo por WDM. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
RAMOS, R. V.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Paulo Vinicius Pereira Pinheiro. Enhancing the security of practical quantum key distribution: two-layer QKD and backflash emission from silicon avalanche photodiodes. 2016. Tese (Doutorado em doutorado em fisica) - Universidade Federal do Ceará.

2.
G. P. Temporão. Participação em banca de Carolina Moreira Goloni Marques. Analysis and application of point scanning and full-field optical techniques in vibration detection. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
G. P. Temporão. Participação em banca de Gustavo Castro do Amaral. Linear-optic two-photon interference using coherent states. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
FIGUEIREDO, J. M. A.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Roberto Batista Sardenberg. Evidence of undamped waves on ohmic materials. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Física) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
Weid, J. P.; G. P. Temporão. Participação em banca de Luis Ernesto Ynoquio Herrera. Reflectometria Óptica de Alta Resolução por Contagem de Fótons. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
TEMPORAO, G. P.; VON DER WEID, J. P.. Participação em banca de Andrew Henry Cordes. Optical sources for high-resolution optical coherence tomography. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
WEID, J. P. V. D.; FORNO, A. O. D.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Miguel de Andrade Freitas. Monitoramento de Tensão Mecânica em Risers Flexíveis por Eletromagnestismo. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
WALBORN, S. P.; RIBEIRO, P. H. S.; MONKEN, C. H.; OLIVEIRA, M. C.; KHOURY, A. Z.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Daniel Schneider Tasca. Propriedades espaciais de estados de dois fótons: correlações, emaranhamento e não-localidade. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Guilherme Barreto Xavier. Practical Assets for Fiber-Optical Quantum Communications. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Giancarlo Vilela de Faria. Controle da polarização da luz em fibras ópticas monomodo e aplicações. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
WEID, J. P. V. D.; MELO, L. A. R. S.; PASSY, R.; GIRALDI, M. T. M. R.; MIRANDA, E. C. B.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Mauro Cezar Rebello Cordeiro. Avaliação experimental dos efeitos de cintilação no canal óptico no espaço livre em 780 nm, 1550 nm e 9100 nm. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
VON DER WEID, J. P.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Eleonora Cominato Weiner. Células solares de pontos quânticos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
COSTA, E. P. O.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Salvador Pacheco. Estado da arte de sensores magnéticos de alta sensibilidade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
CARVALHO, I.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Guilherme Monteiro Torelly. Detecção de fótons únicos emitidos por pontos quânticos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
SILVA, E. C.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Alexandre Castro de Toledo Santos. Redes Ópticas Gigabit. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
VON DER WEID, J. P.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Jose Eduardo Ruiz Rosero. Heteroestruturas em células solares de banda intermediária baseadas em pontos quânticos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
VON DER WEID, J. P.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Pedro Henrique Pereira. Fotodetectores de infravermelho baseados em estados ligados no contínuo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
VON DER WEID, J. P.; TEMPORAO, G. P.; VILELA DE FARIA, G.. Participação em banca de Diego Rodrigo Villafani Caballero. Dispositivos Ópticos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
SOUZA, P. L.; Weid, J. P.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Renata Goldman Leibel. Interferometria de Speckles. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
WEID, J. P. V. D.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Lida Janeth Collazos Paz. Células Solares de Pontos Quânticos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
SILVA, E. C.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Tiago Nascimento de Figueiredo. Amplificadores de RF Distribuídos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
TEMPORAO, G. P.; LIMA, D. A.; AGUIAR, A. S.. Participação em banca de Marcos Vinicius Pimentel Teixeira. Circuitos Elétricos Equivalentes de Máquinas Síncronas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
COSTA, E. P. O.; VON DER WEID, J. P.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Keyla M Mora Navarro. Despolarização Devida à Chuva. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

13.
TEMPORAO, G. P.; MOSSO, M. M.. Participação em banca de Juliana Barros Carvalho. Desenvolvimento de circuitos na faixa de Terabit utilizando a Teoria de Parâmetro Imagem. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

14.
FINAMORE, W. A.; WEID, J. P. V. D.; TEMPORAO, G. P.. Participação em banca de Lesslie Katherine Guerra Jorquera. Memórias quânticas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

15.
TEMPORAO, G. P.; PACHECO, M. A.; SOUZA, P. L.. Participação em banca de Anderson Pires Singulani. A utilização de plasmons em células solares. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

16.
TEMPORAO, G. P.; WEID, J. P. V. D.. Participação em banca de Iakyra Borrakuens Couceiro. Metrologia com fótons únicos. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TEMPORAO, G. P.; PIRES, M. P.; MONTEIRO, L. F.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
TEMPORAO, G. P.. QuantERA ERA-NET Cofund in Quantum Technologies. 2017. Agence Nationale de la Recherche.

2.
Temporão, G P. Avaliação dos projetos de Iniciação Científica - PIBIC. 2015. Grupo IBMEC.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fifth Annual Conference on Quantum Cryptography (QCrypt 2015). Safeguarding quantum key distribution through detection randomization. 2015. (Congresso).

2.
Fourth Annual Conference in Quantum Cryptography (QCrypt 2014). Impact of spontaneous Raman scattering from classical channels on quantum communication. 2014. (Congresso).

3.
OFC/NFOEC 2013. Fault Location in Passive Optical Networks Using T-OTDR and Wavelength-Selective Isolators. 2013. (Congresso).

4.
11th International Conference on Quantum Communication, Measurement and Computing (QCMC2012). Tailoring two-photon interference from independent sources. 2012. (Congresso).

5.
Frontiers in Optics/Laser Science 2012. Two-photon Interference of Independent Identical Sources. 2012. (Congresso).

6.
Quantum Information and Measurement. Polarization-Stable Long-Distance Interference of Independent Photons for Quantum Communications. 2012. (Congresso).

7.
XIII Escola de Verão Jorge André Swieca de Ótica Quântica e Ótica Não Linear.Polarization and phase control for long-distance fiber-optical quantum communication. 2012. (Outra).

8.
XXXV Semana da Engenharia da Univ. Federal de Juiz de Fora.Comunicações Quânticas. 2012. (Encontro).

9.
11th Asian Quantum Information Science Conference (AQIS 2011). Practical implementation considerations of counterfactual quantum cryptography. 2011. (Congresso).

10.
Encontro de Física 2011: Integração da Física na América Latina. Foundations of Quantum Information. 2011. (Congresso).

11.
First Annual Conference in Quantum Cryptography (QCRYPT2011). Monitoring Single-Photon detectors against eavesdropping in quantum cryptography systems. 2011. (Congresso).

12.
I Simpósio de Óptica Aplicada (AOS 2011).Quantum Cryptography: from the ideal to the practical world. 2011. (Simpósio).

13.
Quantum Information Processing and Communication (QIPC2011). Can a polarization scrambler really depolarize light?. 2011. (Congresso).

14.
9th Asian Conference on Quantum Information Science (AQIS10). Towards complete phase and polarization stabilization of optical fibers for quantum communication. 2010. (Congresso).

15.
Tenth International Conference on Quantum Communication, Measurement and Computation (QCMC). Polarization state-independent controllable depolarizing quantum channel. 2010. (Congresso).

16.
First International Conference on Quantum Communication and Quantum Networking (QuantumComm 2009). Two-Way Quantum Communication in a Single Optical Fiber with Active Polarization Compensation. 2009. (Congresso).

17.
8th Asian Conference on Quantum Information Science (AQIS08). ?Stable polarization coded quantum communication through single mode optical fibers?. 2008. (Congresso).

18.
9th International Conference on Quantum Communication, Measurement and Computing (QCMC). Scattering Effects on QKD employing simultaneous classical and quantum channels in telecom optical fibers in the C-Band. 2008. (Congresso).

19.
Optical Fiber Communication Conference and Exposition (OFC/NFOEC). 2008. (Congresso).

20.
Quantum Optics IV. 2008. (Congresso).

21.
SBrT - XXVI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações.Stable polarization coded quantum communication through single mode optical fibers. 2008. (Simpósio).

22.
Annual Meeting of the Swiss Physical Society.Single photon counting at 1.55 and 4.65 microns via Sum Frequency Generation. 2006. (Encontro).

23.
Mid-Infrared Coherent Sources. Single-photon counting in the mid-infrared. 2005. (Congresso).

24.
The 2004 LATSIS Symposium on Quantum Optics for Communications and Computing. 2004. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Carina Ribeiro Barbio Correia. Repetidores quânticos em ambiente compartilhado com sinais clássicos. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Felipe Calliari. Fonte de pares emaranhados em 1550nm. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Elisa de Freitas Carneiro. Distinguibilidade de estados mistos de polarização-tempo. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Fernando Alves Rodrigues. Sistemas de comunicação óptica usando modulação em polarização. Início: 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Camila Seabra Nobre. Medição de Perdas Dependentes da Polarização utilizando Mistura de Frequências de Fotodiodos. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Guilherme Penello Temporão.

2.
Gustavo Castro do Amaral. Aplicações de FPGA em Sistemas de Detecção de Fótons. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Guilherme Penello Temporão.

3.
Carolina Moreira Goloni Marques. Confiabilidade Metrológica da Tomografia por Coerência Óptica em aplicações biomédicas. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Guilherme Penello Temporão.

Tese de doutorado
1.
Gustavo Castro do Amaral. Linear-Optic Two-Photon Interference with Coherent States. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Guilherme Penello Temporão.

2.
Carolina Moreira Goloni Marques. Analysis and application of point scanning and full-field optical techniques in vibration detection. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Guilherme Penello Temporão.

3.
Eduardo Costa da Silva. Magnetômetro GMI de Alta Sensibilidade para Medição de Campos Magnéticos Ultra-fracos. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Guilherme Penello Temporão.

4.
Thiago Ferreira da Silva. Elementos para comunicações quânticas usando fotodiodos avalanche. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Guilherme Penello Temporão.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tarcisio Rocha da Silva. Implementação da plataforma FPGA a sistemas de comunicação quântica em um interferômetro com fase controlada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Guilherme Penello Temporão.

2.
Jan Krueger Siqueira. Amplificação de Privacidade para Criptografia Quântica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Guilherme Penello Temporão.

Iniciação científica
1.
Henrique Pinheiro Saraiva. Interface Eletrônica para Amplificador Óptico Semicondutor com Aplicações em Sistemas de Monitoramento de Links de Comunicações Ópticas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Guilherme Penello Temporão.

2.
Julio de Lima Nicolini. Aplicações de FPGAs em circuitos de coincidências. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Guilherme Penello Temporão.

3.
Ana Sofia Viotti Daker Aranha. DESENVOLVIMENTO DE CIRCUITOS CONVERSORES DIGITAL-ANALÓGICOS PARA CONTROLE DE POLARIZAÇÃO. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Guilherme Penello Temporão.

4.
Fernando Dyskant Ladowsky. Aplicações da óptica não-linear às comunicações quânticas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Guilherme Penello Temporão.

5.
Tito Rodrigues Pontes Pinheiro. Fonte de pares de fótons emaranhados em comprimento de onda de telecomunicações. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Guilherme Penello Temporão.



Inovação



Patente
1.
 von der Weid, J. P. ; FARIA, G. V. ; Guilherme P Temporão . System, a wavelength isolator and methods therein for supervision of a passive optical network. 2012, Brasil.
Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: 9344189, título: "System, a wavelength isolator and methods therein for supervision of a passive optical network" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 20/03/2012; Concessão: 17/05/2016.



Outras informações relevantes


2012 - Bolsista FAPERJ "Jovem Cientista do Nosso Estado"

2012 - Membro do Comitê Técnico da Latin America Optics and Photonics Conference (LAOP), São Sebastião, SP

2009 - Membro do Comitê Técnico de Programa do XXVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT 2009), Blumenau, SC.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 3:24:14