Ademir Basso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0340665545991296
  • Última atualização do currículo em 02/11/2018


Ademir Basso é graduado em Ciências, Matemática e Física pelo CEFET - PR (Hoje UTFPR). Especialista em Ensino da Matemática também pelo CEFET-PR. Mestre em Educação Matemática pelo UNICS - PR. Doutor em Educação Matemática pela Universidade de Salamanca ? Espanha. É professor de Matemática e de Física no Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva EFM em Mariópolis - PR e de Matemática no Ensino Superior e na Pós-graduação em Educação. Faz parte de suas atividades principais proferir palestras, conferências e oficinas relativas à área de Avaliação, Ensino, Planejamento, Novas Tecnologias em Educação, Apostasia em Educação, Tendências em Educação Matemática, Relação professor-aluno, Enigma para o Sucesso, Motivação e Atendimento ao Público. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ademir Basso
Nome em citações bibliográficas
BASSO, A.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva Ensino Fundamental e Mé.
Rua Seis
Centro
85525000 - Mariópolis, PR - Brasil
Telefone: (046) 32261393
Fax: (046) 32261393


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Doutorado em Educación Matemática.
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
Título: Concepciones de alumnos de secundaria respecto de la evaluación en matemáticas. Estudio de la incidencia de un proceso de instrucción, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Josè María Chamoso Sánchez e Pilar Azcárate Goded.
Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação em Matemática; Concepções de alunos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2002
Mestrado em Mestrado em Educação.
Centro Pastoral Educacional e Assistência Dom Carlos, CPEADC, Brasil.
Título: A Inércia na Avaliação Escolar: uma análise causa-efeito,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Nelson Hein.
Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Princípio da Inércia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
1999 - 2000
Especialização em Ensino de Matemática. (Carga Horária: 360h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: A geometria na escola pública do Estado do Paraná.
Orientador: Loreci Zanardini.
Bolsista do(a): Secretaria do Estado da Educação, SEED, Brasil.
2000 - 2002
Graduação em Licenciatura em Física.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
1995 - 1999
Graduação em Ciências com Habilitação em Matemática.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2005
Estudios Avanzados en Educación Matemática. (Carga horária: 320h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.


Atuação Profissional



Colégio Mater Dei, MATER, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6


Fundação de Ensino Superior de Clevelândia, FESC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


INOVA - Instituto de Pós-Graduação e Ensino Técnico, INOVA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha, UNILAGOS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Colégio Águia, COLÉGIO ÁGUIA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva Ensino Fundamental e Mé, CEPACS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: CLT-SEED, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 37

Atividades

02/1997 - Atual
Outras atividades técnico-científicas .

Atividade realizada
Ensino Médio.
07/2000 - 05/2002
Pesquisa e desenvolvimento , FACIPAL, .


Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente, FAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4



Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática
2.
Avaliação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: ENSINO DA MATEMÁTICA/Especialidade: Ensino da Matemática.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação em Matemática.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BASSO, A.2012BASSO, A.. Funções aplicadas ao cotidiano. Educação Matemática: diferentes olhares, v. 1, p. 13-20, 2012.

2.
BASSO, A.2011BASSO, A.. Vencendo a inércia na escola: o planejamento na melhoria dos processos e resultados. Revista aprendizagem (Pinhais, PR), v. 23, p. 30-31, 2011.

3.
BASSO, A.2009BASSO, A.; Jose Maria Chamoso Sánches . Usando a realidade para avaliar em Matemática. Experiências no Colégio Costa e Silva: uma prática constante, v. 1, p. 9-15, 2009.

4.
BASSO, A.2008BASSO, A.; Jose Maria Chamoso Sánches . Erros: uma forma de avaliar em Matemática. Socializando o conhecimento: uma prática educativa, v. 1, p. 9-13, 2008.

5.
BASSO, A.2007BASSO, A.. Qual é o problema?. Escrever para Socializar: uma prática do Colégio Costa e Silva, v. 1, p. 7-14, 2007.

6.
BASSO, A.2005BASSO, A.; HEIN, N. . O planejamento na escola sob uma nova perspectiva. Araucárias (Palmas), v. 04, p. 91-95, 2005.

7.
BASSO, A.2002BASSO, A.. Avaliação Escolar, um Processo de Inércia?. Ensino e Pesquisa (União da Vitória), União da Vitória - Paraná, v. 01, p. 15-20, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BASSO, A.. Avaliações Múltiplas para Múltiplas Inteligências. 1. ed. Pato Branco: Imprepel, 2017. 64p .

2.
BASSO, A.; MASSA, L. S. . Ensino e Avaliação de Matemática: duas faces da mesma moeda. 1. ed. Pato Branco: Imprepel, 2017. v. 1. 80p .

3.
BASSO, A.. Os Três Lobinhos e o Porco Malvado. 1. ed. Pato Branco: Imprepel, 2017. v. 1. 16p .

4.
BASSO, A.. Enigma: o sucesso ao seu alcance. 1. ed. Joinvile: Clube dos Autores, 2017. v. 1. 90p .

5.
BASSO, A.. As tecnologias no ensino-aprendizagem: uma discussão em aberto. 1. ed. Pato Branco - PR: Imprepel, 2015. v. 1. 66p .

6.
BASSO, A.. Professor x Aluno: algumas ideias. 1. ed. Pato Branco: Imprepel, 2014.

7.
BASSO, A.; Jose Maria Chamoso Sánches ; AZCÁRATE, P. . Concepções de alunos a respeito da avaliação em matemática. 1. ed. Curitiba: CRV, 2014. v. 1. 132p .

8.
HEIN, N. ; KROENKE, A. ; BASSO, A. . Gestão Cultural: Relações e Significados. 1. ed. Blumenau - SC: EdiFurb, 2013. v. 1. 78p .

9.
BASSO, A.. Educação Matemática: diferentes olhares. 1. ed. Pato Branco: Imprepel, 2012. v. 1.

10.
BASSO, A.; HEIN, N. . Vencendo a Inércia na Escola - 3a edição. 3. ed. Pinhais - PR: Editora Melo, 2011. 72p .

11.
BASSO, A.. Avaliação Escrita: Realidade e Perspectivas. 1. ed. Pato Branco: Imprepel Gráfica e Editora, 2009. v. 1. 60p .

12.
BASSO, A.. Experiências no Colégio Costa e Silva: uma prática constante. Pato Branco - PR: Imprepel, 2009. 60p .

13.
BASSO, A.. Socializando o conhecimento: uma prática educativa. 1. ed. Pato Branco: Imprepel Gráfica e Editora, 2008. v. 1. 60p .

14.
BASSO, A.; HEIN, N. . Vencendo a Inércia na Escola - 2a edição. 2. ed. Pato Branco: Imprepel Gráfica e Editora, 2008. v. 1. 92p .

15.
BASSO, A.. Escrever para socializar: uma prática do Colégio Costa e Silva - PR. Pato Branco: Imprepel Gráfica e Editora, 2007. v. 01. 82p .

16.
BASSO, A.. Vencendo a Inércia na Escola. 01. ed. Palmas - Paraná: Kaygangue, 2003. v. 01. 96p .

Capítulos de livros publicados
1.
BASSO, A.; VASQUEZ, F. M. R. . La práctica docente em la formación de professores: uma experiencia de clase. In: Crisólogo Dolores Flores; Maria del Socorro García González; Judith Alejandra Hernández Sánchez; Leticia Sosa Guerrero.. (Org.). Matemática Educativa: La Formación de Profesores. 1ed.Chilpancingo - México: Ediciones Díaz dos Santos, 2013, v. , p. 233-249.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BASSO, A.. Matemática e biologia: uma possível interdisciplinaridade. In: VII Jornada Nacional de Educação Matemática - JNEM, 2018, Passo Fundo - RS. Anais da VII Jornada Nacional de Educação Matemática - JNEM. Passo Fundo - RS: Editora UPF, 2018.

2.
BASSO, A.. Histórias em quadrinhos como forma de avaliação em matemática. In: VII Jornada Nacional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo - RS. Anais da VII Jornada Nacional de Educação Matemática. Passo Fundo - RS: UPF, 2018.

3.
BASSO, A.. Avaliação matemática na realidade: o cotidiano como base. In: VII Jornada Nacional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo - RS. Anais da VII Jornada Nacional de Educação Matemática. Passo Fundo - RS: UPF, 2018.

4.
BASSO, A.. Múltiplas avaliações em matemática para múltiplas inteligências. In: VII Jornada Nacional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo - RS. Anais da VII Jornada Nacional de Educação Matemática. Passo Fundo - RS: UPF, 2018.

5.
BASSO, A.. Avaliação em matemática: diários reflexivos. In: VII Jornada Nacional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo - RS. Anais da VII Jornada Nacional de Educação Matemática. Passo Fundo - RS: UPF, 2018.

6.
BASSO, A.. Matemática na História: essencialmente necessária. In: XXIV EREMATSUL - Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2018, Ampére - PR. Anais do XXIV EREMATSUL - Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul. Ampére - PR: Editora Famper, 2018.

7.
BASSO, A.. Matemática e Meio Ambiente. In: XXIV EREMATSUL - Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2018, Ampére - PR. Anais do XXIV EREMATSUL - Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul. Ampére - PR: Famper, 2018.

8.
BASSO, A.. Matemática e Geografia: uma relação possível. In: XIII EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba. Anais do XIII EDUCERE. Curitiba: PUC Curitiba, 2017. v. 1.

9.
BASSO, A.. Avaliando em matemática através das rubricas. In: XIII EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba. Anais do XIII EDUCERE - Congresso Nacional de Educação. Curitiba: PUC Curitiba, 2017. v. 1.

10.
BASSO, A.. Comunicação em matemática: ler e aprender. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? VII CIEM, 2017, Canoas - RS. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? VII CIEM. Canoas - RS: Editora ULBRA Canoas, 2017.

11.
BASSO, A.. Recuperação em Matemática: avaliação em duas fases. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? VII CIEM, 2017, Canoas - RS. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? VII CIEM. Canoas - RS: Editora ULBRA Canoas, 2017.

12.
BASSO, A.. Avaliação formativa x Avaliações externas. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? VII CIEM, 2017, Canoas - RS. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? VII CIEM. Canoas - RS: Editora ULBRA Canoas, 2017.

13.
BASSO, A.. Avaliações Múltiplas para Múltiplas Inteligências. In: 2o Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais: inovação e criatividade na educação paranaense. I Festival de Invenção e Criatividade do Paraná - FIC-PR, 2017, Curitiba. Anais do 2o Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais: inovação e criatividade na educação paranaense. I Festival de Invenção e Criatividade do Paraná - FIC-PR. Curitiba: SEED-PR, 2017.

14.
BASSO, A.. O show da matemática: mágica, humor e cotidiano. In: VI Jornada Nacional de Educação Matemática, 2016, Passo Fundo - RS. Anais da VI Jornada Nacional de Educação Matemática. Passo Fundo - RS: UPF, 2016.

15.
BASSO, A.. A relação professor-aluno e o ensino-aprendizagem de matemática. In: VI Jornada Nacional de Educação Matemática, 2016, Passo Fundo - RS. Anais da VI Jornada Nacional de Educação Matemática. Passo Fundo RS: UPF, 2016.

16.
BASSO, A.; PINTO, F. R. . Matemática e Fotografia: uma alternativa metodológica para se ensinar e avaliar. In: VI Jornada Nacional de Educação Matemática, 2016, Passo Fundo - RS. Anais da VI Jornada Nacional de Educação Matemática. Passo Fundo - RS: UPF, 2016.

17.
BASSO, A.; VASQUEZ, F. M. R. . Análisis de libros de texto de nivel medio superior sobre el concepto razón trigonométrica. In: VI Jornada Nacional de Educação Matemática, 2016, Passo Fundo - RS. Anais da VI Jornada Naciona de Educação Matemática. Passo Fundo - RS: UPF, 2016.

18.
BASSO, A.. Tecnologias novas e velhas no ensino de matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática - XII ENEM, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2016.

19.
BASSO, A.; Jose Maria Chamoso Sánches ; CÁCERES, M. J. . As vantagens de utilizar uma plataforma virtual com suporte Moodle para a formação de professores de matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática - XII ENEM, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2016.

20.
BASSO, A.; CÁCERES, M. J. ; MASSA, L. S. ; AZCÁRATE, P. . Novas possibilidades de ensino de matemática com avaliação integrada. In: XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2015, Tuxtla Gutiérrez. Actas de la Conferencia Interamericana de Educación Matemática. Tuxtla Gutiérrez: CIAEM, 2015.

21.
BASSO, A.. Cotidiano e Matemática: desde os primórdios. In: XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2015, Tuxtla Gutiérrez. Actas de la XIV Conferência de Educación Matemática. Tuxtla Gutiérrez: CIAEM, 2015.

22.
BASSO, A.; VASQUEZ, F. M. R. . Ensino de Matemática: uma discussão em aberto. In: XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2015, Tuxtla Gutiérrez. Actas de la XIV Conferência de Educación Matemática. Tuxtla Gutiérrez: CIAEM, 2015.

23.
BASSO, A.; NESI, E. R. . Colando é que se aprende: avaliação em matemática. In: I Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: Coneções e Diálogos na Pós-Graduação, 2015, FRancisco Beltrão. Anais do I Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: Coneções e Diálogos na Pós-Graduação. Francisco Beltrão: UNIOESTE, 2015. v. 1.

24.
BASSO, A.; VASQUEZ, F. M. R. ; VALENCIA, J. R. . Educación Matemática en la Formación Ciudadana. In: XIII EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa - PR. Anais do XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática. Ponta Grossa - PR: UEPG, 2015.

25.
BASSO, A.. Usando o cotidiano, desde os primórdios, para ensinar Matemática. In: XIII EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta GRossa - PR. Anais do XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática. POnta GRossa - PR: UEPG, 2015.

26.
BASSO, A.. A cola como instrumento de avaliação em Matemática. In: XIII EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa - PR. Anais do XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática. Ponta Grossa - PR: UEPG, 2015.

27.
BASSO, A.; PINTO, F. R. . Ensinando e avaliando Matemática por meio de imagens. In: XIII EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa - PR. Anais do XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática. Ponta Grossa - PR: UEPG, 2015.

28.
BASSO, A.. Avaliação Matemática em duas fases. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015, Curitiba. Anais do XII EDUCERE. Curitiba - PR: PUC - Curitiba, 2015. v. 1. p. 10851-10862.

29.
BASSO, A.. Professor x Aluno: algumas ideias. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015, Curitiba. Anais do XII EDUCERE. Curitiba: PUC Curitiba, 2015. v. 1. p. 11548-11555.

30.
BASSO, A.; LINAREZ, P. L. G. . As tecnologias - novas e velhas - no ensino-aprendizagem. In: V Evento de Iniciação Científica da Faculdade UNILAGOS, 2015, Mangueirinha - PR. Anais do V Evento de Iniciação Científica da Faculdade UNILAGOS. Mangueirinha: UNILAGOS, 2015.

31.
BASSO, A.; Jose Maria Chamoso Sánches ; CÁCERES, M. J. . Avaliação formativa em matemática: diariamente. In: V Evento de Iniciação Científica da Faculdade UNILAGOS, 2015, Mangueirinha. Anais do V Evento de Iniciação Científica da Faculdade UNILAGOS. Mangueirinha: UNILAGOS, 2015.

32.
BASSO, A.; MASSA, L. S. . Avaliação e ensino de Matemática integrados. In: V Jornada Nacional de Educação Matemática, 2014, Passo Fundo - RS. Anais da V Jornada de Educação Matemática. Passo Fundo: UPF, 2014.

33.
BASSO, A.; Jose Maria Chamoso Sánches ; CÁCERES, M. J. ; AZCÁRATE, P. . Avaliação em Matemática através da produção textual. In: V Jornada Nacional de Educação Matemática, 2014, Passo Fundo - RS. Anais da V Jornada Nacional de Educação Matemática. Passo Fundo: UPF, 2014.

34.
BASSO, A.; SANTOS, C. . Matemática financeira: da sala de aula para o dia a dia. In: IV Evento de Iniciação Científica da Faculdade UNILAGOS, 2014, Mangueirinha. IV Evento de Iniciação Científica. Mangueirinha - PR: Faculdade UNILAGOS, 2014.

35.
BASSO, A.. Relação professor-aluno: algumas possibilidades. In: IV Evento de Iniciação Científica da Faculdade UNILAGOS, 2014, Mangueirinha. IV Evento de Iniciação Científica da Faculdade UNILAGOS. Mangueirinha: Faculdade UNILAGOS, 2014.

36.
BASSO, A.; HEIN, N. . A inércia no ensino: uma análise causa-efeito. In: V Seminário Nacional de Iniciação Científica, 2014, Dois Vizinhos. V Seminário Nacional de Iniciação Científica. Dois Vizinhos: Faculdade VIZIVALI, 2014.

37.
BASSO, A.; VASQUEZ, F. M. R. . Ensino, avaliação em matemática e cotidiano. In: IV Colóquio de Educação Matemática, 2014, Juiz de Fora. IV Colóquio de Educação Matemática. Juiz de Fora - MG: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014.

38.
BASSO, A.. Matemática e Cotidiano: do homem das cavernas à atualidade. In: VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas - RS. Anais do VI CIEM ongresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas - RS: ULBRA - RS, 2013.

39.
BASSO, A.. Avaliação Integrada ao Processo de Ensino de Matemática. In: VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas - RS. Anais do VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas - RS: ULBRA - RS, 2013.

40.
BASSO, A.; Jose Maria Chamoso Sánches ; AZCÁRATE, P. . Concepções de Alunos do Ensino Médio a Respeito da Avaliação em Matemática. In: VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas - RS. Anais do VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas - RS: ULBRA - RS, 2013.

41.
BASSO, A.; GOMES, M. R. . Avaliação Matemática como forma de valorizar o conhecimento do educando. In: III Evento de Iniciação Científica da Faculdade UNILAGOS, 2012, Mangueirinha. Anais do III Evento de Iniciação Científica da Faculdade UNILAGOS. Mangueirinha: UNILAGOS, 2012.

42.
BASSO, A.. Geometria e Quotidiano: uma ligação estreita. In: III Evento de Iniciação Científica da Faculdade UNILAGOS, 2012, Mangueirinha. Anais do III Evento de Iniciação Científica da Faculdade UNILAGOS. Mangueirinha: UNILAGOS, 2012.

43.
BASSO, A.; CÁCERES, M. J. ; AZCÁRATE, P. . Concepções de alunos sobre avaliação da aprendizagem em matemática. In: XIII Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM, 2011, Recife - PE. XIII Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM, 2011.

44.
BASSO, A.; CÁCERES, M. J. ; AZCÁRATE, P. . Avaliação e ensino de matemática: uma ação conjunta. In: XIII Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM, 2011, Recife - PE. XIII Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM, 2011.

45.
BASSO, A.; AZCÁRATE, P. ; Jose Maria Chamoso Sánches ; HEIN, N. . Planejamento, Ensino e Avaliação em Matemática: eventos integrados. In: II Evento de Iniciação Científica da Faculdade Unilagos, 2011, Mangueirinha - PR. II Evento de Iniciação Científica da Faculdade Unilagos, 2011.

46.
BASSO, A.. A Matemática está em todo lugar. In: II Evento de Iniciação Científica da Faculdade Unilagos, 2011, Mangueirinha - PR. II Evento de Iniciação Científica da Faculdade Unilagos, 2011.

47.
BASSO, A.; Jose Maria Chamoso Sánches . Produção de textos em Matemática. In: III Jornada Nacional de Educação Matemática e XVI Jornada Regional de Educação Matemática, 2010, Passo Fundo - RS. III Jornada Nacional de Educação Matemática e XVI Jornada Regional de Educação Matemática. Passo Fundo - RS: Editora Universitária, 2010.

48.
BASSO, A.. Avaliação Formativa em Matemática: idéias e Instrumentos. In: III Jornada Nacional de Educação Matemática e XVI Jornada Regional de Educação Matemática, 2010, Passo Fundo. III Jornada Nacional de Educação Matemática e XVI Jornada Regional de Educação Matemática. Passo Fundo - RS: Editora Universitária, 2010.

49.
BASSO, A.. Novas tendências da Educação Matemática e a Avaliação. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? V CIEM, 2010, Canoas - RS. V Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? V CIEM. Canoas - RS: Editora da ULBRA, 2010.

50.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: novos tempos, novas práticas. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? V CIEM, 2010, Canoas - RS. V Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? V CIEM. Canoas - RS: Editora da ULBRA, 2010.

51.
BASSO, A.; Jose Maria Chamoso Sánches . Colagens: Uma maneira de avaliar em Matemática. In: X EGEM ? Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009, Ijuí - RS. X EGEM ? Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009.

52.
BASSO, A.; Jose Maria Chamoso Sánches . Avaliação em Matemática: Novas Possibilidades. In: X EGEM ? Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009, Ijuí - RS. X EGEM ? Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009.

53.
BASSO, A.; Jose Maria Chamoso Sánches . Avaliação Relâmpago: Uma maneira processual de avaliar em Matemática. In: X Encontro Paranaense de Educação Matemática - X EPREM, 2009, Guarapuava - Paraná. X Encontro Paranaense de Educação Matemática. Curitiba - PR: SBEM PR, 2009.

54.
BASSO, A.; Jose Maria Chamoso Sánches . Avaliação matemática integrada ao processo de ensino. In: 4º SIC ? Seminário de Iniciação Cientifica, 2009, Dois Vizinhos - PR. 4º SIC ? Seminário de Iniciação Cientifica, 2009.

55.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: Realidade e Perspectivas. In: II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação Matemática, 2008, Passo Fundo - RS. II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação Matemática. Passo Fundo - RS: Editora Universitária, 2008.

56.
BASSO, A.. Avaliando Matemática na Real. In: II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação Matemática, 2008, Passo Fundo. II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação Matemática. Passo Fundo: Editora Universitária, 2008.

57.
BASSO, A.; Raimilson Paris . Avaliação x Alunos da EJA: uma entrevista. In: I Seminário sobre Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, 2008, Pato Branco - PR. I Seminário sobre Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, 2008.

58.
BASSO, A.; Jose Maria Chamoso Sánches . Instrumentos para avaliar em Matemática. In: XI EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Matemática, 2007, Curitiba - PR. XI EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Matemática, 2007.

59.
BASSO, A.. Uma experiência diferenciada com avaliação em matemática. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? CIEM, 2007, Canoas - RS. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? CIEM. Canoas - RS: ULBRA, 2007.

60.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: novos rumos. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? CIEM, 2007, Canoas - RS. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? CIEM. Canoas - RS: ULBRA, 2007.

61.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: Realidade e Perspectivas. In: 2º EMAR ? II Encontro de Matemática de Rondônia, 2007, Ariquemes - RO. 2º EMAR ? II Encontro de Matemática de Rondônia, 2007.

62.
BASSO, A.. Avaliação Contínua: Uma Proposta Viável. In: III Colóquio de Geografia da FESC, 2006, Clevelândia - PR. III Colóquio de Geografia da FESC, 2006.

63.
BASSO, A.. Evaluación en Matemáticas: una experiencia. In: VII Reunião da Didática da Matemática do Cone Sul, 2006, Águas de Lindóia - SP. VII Reunião da Didática da Matemática do Cone Sul - Brasil, 2006.

64.
BASSO, A.; HEIN, N. . Evaluar en Matemática. In: VII Simpósio de Educación Matemática, 2005, Buenos Aires. Memorias del VII Simposio de Educación Matemática. Buenos Aires: EMAT Editora, 2005.

65.
BASSO, A.. Avaliação em matemática, realidade e perspectivas. In: IV Jornada de Educação Matemática, 2005, Concórdia - SC. IV Jornada de Educação Matemática. UnC, 2005.

66.
BASSO, A.. Para múltiplas inteligências, múltiplas maneiras de avaliar. In: II Congresso de Educação, 2005, Pato Branco - PR. II Congresso de Educação: PPP: A Identidade de sua Escola, 2005.

67.
BASSO, A.. Múltiplas maneiras de avaliar em sala de aula. In: II Colóquio de Geografia da FESC, 2005, Clevelândia - PR. II Colóquio de Geografia da FESC, 2005.

68.
BASSO, A.. Avaliando Diariamente. In: Congresso de Educação: aprendendo a arte de conviver, 2004, Pato Branco. Congresso de Educação: aprendendo a arte de conviver, 2004.

69.
BASSO, A.; Jose Maria Chamoso Sánches ; Isabel Maria Vasquez Sánches . Algunas formas de evaluar en Matemáticas. In: 8º Seminário Castellano-Leonés de Educación Matemática., 2004, Salamanca. 8º Seminário Castellano-Leonés de Educación Matemática., 2004.

70.
BASSO, A.. Vencendo a Inércia da Avaliação Matemática. In: III Jornada de Educação Matemática e V Encontro Catarinense de Educação Matemática, 2003, Concórdia - Santa Catarina. Anais da III Jornada de Educação Matemática e do V Encontro Catarinense de Educação Matemática. Concórdia - Santa Catarina: Universidade do Contestado - Concórdia - SC, 2003. v. 01. p. 01-04.

71.
BASSO, A.; HEIN, N. ; BIEMBENGUT, M. S. . Vencendo a Inércia na Avaliação Matemática. In: XI Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2003, Blumenau - Santa Catarina. Anais da XI Conferência Interamericana de Educação Matemática. Blumenau - Santa Catarina: Universidade Regional de Blumenau, 2003. v. 01. p. 01-11.

72.
BASSO, A.. Planejar na Escola é Essencial. In: III Seminário Estadual de Educação, 2003, Palmas - Paraná. Anais do III Seminário Estadual de Educação. Palmas: Faculdades Integradas Católicas de Palmas - FACIPAL, 2003. v. 01. p. 01-07.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BASSO, A.. Matemática e Sociedade: o uso diário desta ciência. In: 1o Seminário de Iniciação Científica e Interdisciplinar - I SICI, 2016, Clevelândia. Anais do 1o Seminário de Iniciação Cientifica e Interdisciplinar - I SICI. Clevelândia: FAMA, 2016.

2.
BASSO, A.. Como surgiu a sociedade segundo à Matemática. In: 1o Seminário de Iniciação Científica e Interdisciplinar - I SICI, 2016, Clevelândia. Anais do 1o Seminário de Iniciação Científica e Interdisciplinar - I SICI. Clevelândia: FAMA, 2016.

3.
BASSO, A.. Concepções de estudantes a respeito da matemática. In: XXVI Reunião Latino Americana de Educação Matemática ? RELME, 2012, Belo Horizonte. Anais do XXVI Reunião Latino Americana de Educação Matemática ? RELME. Belo Horizonte: PUC-MG, 2012.

4.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: ideias e instrumentos. In: XXVI Reunião Latino Americana de Educação Matemática, 2012, Belo Horizonte. Anais do XXVI Reunião Latino Americana de Educação Matemática. Belo Horizonte: PUC-MG, 2012.

5.
BASSO, A.. Produção bibliográfica com professores. In: XXVI Reunião Latino Americana de Educação Matemática ? RELME, 2012, Belo Horizonte. Anais do XXVI Reunião Latino Americana de Educação Matemática ? RELME. Belo Horizonte: PUC-MG, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BASSO, A.. Avaliação através de histórias em quadrinhos. In: Primeira Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, 2018, Curitiba. Anais da Primeira Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa. Curitiba - PR: SEED - PR, 2018.

2.
BASSO, A.; HEIN, N. . Avaliando diariamente em matemática. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? VII CIEM, 2017, Canoas - RS. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? VII CIEM. Canoas - RS: Editora ULBRA Canoas, 2017.

3.
BASSO, A.. As Leis de Newton e a Avaliação Escolar. In: II Seminário de Produção Científica da FACIPAL, 2002, Palmas - Paraná. II Seminário de Produção Científica da FACIPAL. Palmas - Paraná: Kaygangue, 2002. v. 01. p. 58-58.

4.
BASSO, A.. Avaliação Escolar, um Processo de Inércia. In: VI Reunión de Didáctica de la Matemática del Cono Sur, 2002, Buenos Aires - Argentina. Resúmenes del VI Reunión de Didáctica de la Matemática del Cono Sur. Buenos Aires - Argentina: Faculdad Regional Buenos Aires - UTN, 2002. v. 01. p. 59-59.

5.
BASSO, A.. A Inércia no Cotidiano e na Escola. In: XVII Semana da Matemática: novas atitudes em sala de aula, 2002, Blumenau - Santa Catarina. Anais da XVII Semana da Matemática. Blumenau - Santa Catarina: Universidade Regional de Blumenau, 2002. v. 01. p. 39-39.

6.
BASSO, A.. A Inércia no Cotidiano, no Ensino e na Avaliação de Matemática. In: VIII Semana Acadêmica de Matemática do CEFET-PR Unidade de Pato Branco, 2002, Pato Branco - Paraná. Anais da VIII Semana Acadêmica de Matemática do CEFET-PR Unidade de Pato Branco. Pato Branco - Paraná: CEFET-PR Unidade de Pato Branco, 2002. v. 01.

7.
BASSO, A.. Avaliação Escolar Comparada com as Leis de Newton. In: VII Encontro de Estudantes de Matemática da Região Sul, 2001, Pato Branco - Paraná. Anais do VII Encontro de Estudantes de Matemática da Região Sul. Pato Branco - Paraná: CEFET-PR Unidade de Pato Branco, 2001. v. 01. p. 137-139.

Apresentações de Trabalho
1.
BASSO, A.. Metodologias ativas no Ensino Fundamental I. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BASSO, A.. O show da Matemática: humor, mágica e cotidiano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BASSO, A.. Aula show: humor, mágica e cotidiano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BASSO, A.. Matemática show: revisão para o ENEM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BASSO, A.. Física show: revisão para o ENEM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BASSO, A.. Motivação e Atendimento ao Público. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BASSO, A.. Motivação e Atendimento ao Público. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BASSO, A.. Educação, Motivação e Atendimento ao Público. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BASSO, A.. Relação Professor-Aluno: algumas ideias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BASSO, A.. Relações Interpessoais na Escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BASSO, A.. Avaliação e Literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BASSO, A.. Ensino e Avaliação de Matemática: duas faces da mesma moeda. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
BASSO, A.. O show da Matemática: mágica, humor e cotidiano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BASSO, A.. Matemática Show. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
BASSO, A.. Matemática sem segredos: Metodologias e Tendências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
BASSO, A.. Relação Professor-Aluno: algumas ideias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BASSO, A.. Física Show. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
BASSO, A.. Relação Professor-Aluno: algumas ideias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
BASSO, A.. Relação Professor-Aluno: algumas ideias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
BASSO, A.. Relação Professor-Aluno: algumas ideias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
BASSO, A.. Relação Professor-Aluno: algumas ideias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
BASSO, A.. Relação Professor-Aluno: algumas ideias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
BASSO, A.. Relação Professor-Aluno: algumas ideias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
BASSO, A.. Leitura e evolução: duas faces da mesma moeda. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
BASSO, A.. As tecnologias no ensino-aprendizagem: uma discussão em aberto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
BASSO, A.. Ser professor - Fazendo a diferença. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
BASSO, A.. Aluno de sucesso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
BASSO, A.. Ser professor - Fazendo a diferença. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
BASSO, A.. As tecnologias ? novas e velhas - no ensino-aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
BASSO, A.. Matemática sem segredos: metodologias e tendências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
BASSO, A.. Jogos e outras estratégias para o ensino da Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
BASSO, A.. Inovações tecnológicas para a educação: mais uma ferramenta para tornar sua aula mais interessante. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
BASSO, A.. Trayectoria en Matemática Educativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
BASSO, A.. Las tecnologías y las demás tendencias en Matemática Educativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
BASSO, A.. Como huir de la Inercia en la Evaluación de Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
BASSO, A.. Matemática y Cuotidiano: del hombre de las cavernas a la actualidad. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
BASSO, A.. Matemática y Cuotidiano: del hombre de las cavernas a la actualidad. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: novas possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
BASSO, A.. Avaliação: outras possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: outras possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
BASSO, A.. Matemática e cotidiano: do homem das cavernas à atualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
BASSO, A.. Matemática e Quotidiano: do homem das cavernas à atualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
BASSO, A.. Como a aula pode ser um show. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
BASSO, A.. Avaliação Integrada ao Processo de Ensino de Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

45.
BASSO, A.. Matemática e Cotidiano: do homem das cavernas à atualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
BASSO, A.. A Educação, a Leitura faz o Ser Humano evoluir. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
BASSO, A.. Vencendo a Inércia na Escola. O Planejamento na Melhoria dos Processos e Resultados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
BASSO, A.. Como Fugir da Inércia da Avaliação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
BASSO, A.. Que Matemática ensinar nos primeiros anos do Ensino Fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
BASSO, A.. Tecnologia e Educação.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
BASSO, A.. Vencendo a Inércia na escola: O planejamento na melhoria dos processos e resultados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
BASSO, A.. Inovações tecnológicas em sala de aula.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
BASSO, A.. Apostasia Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
BASSO, A.. Como Vencer a Inércia na Escola: ?O planejamento na melhoria dos processos e resultados?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
BASSO, A.. Inovações Tecnológicas para a Educação: mais uma ferramenta tornando sua aula mais interessante. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
BASSO, A.. Avaliação e Ensino: eventos integrados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

57.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: ideias e instrumentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

58.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: novas possibilidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
BASSO, A.. Vencendo a Inércia na Escola. ?O Planejamento na Melhoria dos Processos e Resultados?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
BASSO, A.. A educação faz o ser humano evoluir. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

61.
BASSO, A.. Alunos: destinados ao sucesso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

62.
BASSO, A.. Planejamento, Ensino e Avaliação: ações integradas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

63.
BASSO, A.. Vencendo a Inércia na Escola. ?O Planejamento na Melhoria dos Processos e Resultados?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

64.
BASSO, A.. ?O Planejamento na Melhoria dos Processos e Resultados?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

65.
BASSO, A.. ?O Planejamento na Melhoria dos Processos e Resultados?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

66.
BASSO, A.. Planejamento, Ensino e Avaliação: ações integradas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

67.
BASSO, A.. Valorando e Avaliando a Aprendizagem Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

68.
BASSO, A.. Como a aula pode ser um Show. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

69.
BASSO, A.. Alunos: destinados ao sucesso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

70.
BASSO, A.. Motivação e atendimento ao público. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

71.
BASSO, A.. Avaliação Formativa: uma proposta viável. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

72.
BASSO, A.. Avaliação Formativa em Matemática: idéias e Instrumentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

73.
BASSO, A.. Avaliação e Ensino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

74.
BASSO, A.. Trabalhando com as Tendências da Educação Matemática em sala de aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

75.
BASSO, A.. Avaliação e Ensino: eventos integrados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

76.
BASSO, A.. Tendências em Educação Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

77.
BASSO, A.. O papel do Professor e do aluno em sala de aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

78.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: realidade, desafios e perspectivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

79.
BASSO, A.. Atendimento ao público: um desafio atual e futuro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

80.
BASSO, A.. Bom atendimento e motivação: sucesso garantido. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

81.
BASSO, A.. Novas tendências da Educação Matemática e a Avaliação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

82.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: novos tempos, novas práticas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

83.
BASSO, A.. Avaliação no PROEJA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

84.
BASSO, A.. Desafios contemporâneos para o ensino da Matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

85.
BASSO, A.. Tendências no Ensino de Matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

86.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

87.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: Novas Possibilidades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

88.
BASSO, A.. Avaliação em sala de aula: outro olhar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

89.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: Realidade e Perspectivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

90.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: Realidade e Perspectivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

91.
BASSO, A.. Tendências em Educação Matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

92.
BASSO, A.. Avaliação: realidade e perspectivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

93.
BASSO, A.. Avaliação: realidade e perspectivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

94.
BASSO, A.. Como fugir da inércia na avaliação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

95.
BASSO, A.. Tendências em Educação Matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

96.
BASSO, A.. Avaliação: realidade e perspectivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

97.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: realidade e perspectivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

98.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: Realidade e Perspectivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

99.
BASSO, A.. Avaliação em Matemática: novos rumos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

100.
BASSO, A.. Avaliação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Demais trabalhos
1.
BASSO, A.. As Gafes da História da Física. 2003 (Seminário) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Educação em Foco: cantando e encantando a educação. 2011. (Outra).

2.
Resolução de Problemas como Possibilidade Metodológica para o Ensino de Ciências. 2011. (Outra).

3.
XIII Conferencia Interamericana de Educación Matemática - XIII CIAEM. Concepções de alunos sobre avaliação da aprendizagem em matemática. 2011. (Congresso).

4.
XIII Conferencia Interamericana de Educación Matemática - XIII CIAEM. Avaliação e ensino de matemática: uma ação conjunta. 2011. (Congresso).

5.
III Jornada Nacional de Educação Matemática e XVI Jornada Regional de Educação Matemática. Produção de textos em Matemática. 2010. (Congresso).

6.
III Jornada Nacional de Educação Matemática e XVI Jornada Regional de Educação Matemática. Avaliação Formativa em Matemática: idéias e Instrumentos. 2010. (Congresso).

7.
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? V CIEM. Novas tendências da Educação Matemática e a Avaliação. 2010. (Congresso).

8.
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? V CIEM. Avaliação em Matemática: novos tempos, novas práticas. 2010. (Congresso).

9.
4º SIC ? Seminário de Iniciação Cientifica.Avaliação matemática integrada ao processo de ensino. 2009. (Seminário).

10.
Encontro Gaúcho de Educação Matemática - X EGEM.Colagens: Uma maneira de avaliar em Matemática. 2009. (Encontro).

11.
Encontro Gaúcho de Educação Matemática - X EGEM.Avaliação em Matemática: Novas Possibilidades. 2009. (Encontro).

12.
Encontro Paranaense de Educação Matemática - X EPREM.Avaliação Relâmpago: uma maneira processual de avaliar em Matemática. 2009. (Encontro).

13.
6º Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2008. (Congresso).

14.
Física Moderna. 2008. (Outra).

15.
II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação Matemática. Avaliando Matemática na Real. 2008. (Congresso).

16.
II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação Matemática. Avaliação em Matemática: Realidade e Perspectivas. 2008. (Congresso).

17.
I Seminário sobre Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - PROEJA.Avaliação x Alunos da EJA: uma entrevista. 2008. (Seminário).

18.
Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Matemática - XI EBRAPEM.Instrumentos para avaliar em Matemática. 2007. (Encontro).

19.
IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? CIEM. Avaliação em Matemática: novos rumos. 2007. (Congresso).

20.
IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática ? CIEM. Uma experiência diferenciada com avaliação em matemática. 2007. (Congresso).

21.
VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. Evaluación en Matemáticas: una esperiencia. 2006. (Congresso).

22.
IV Jornada de Educação Matemática.Avaliação em matemática, realidade e perspectivas. 2005. (Encontro).

23.
VII Simpósio de Educación Matemática SEM.Evaluar en Matemática. 2005. (Simpósio).

24.
VIII Seminario Regional Castellano-Leonés de Educación Matemática.Algunas formas de evaluar en Matemáticas. 2004. (Seminário).

25.
III Jornada de Educação Matemática e V Encontro Catarinense de Educação Matemática.Vencendo a inércia da avaliação matemática. 2003. (Encontro).

26.
XI Conferência Interamericana de Educação Matemática. Vencendo a inércia da avaliação matemática. 2003. (Congresso).

27.
Contextual Mathematics Training Project. 2002. (Oficina).

28.
VI Reunión de Didática de la Matemática del Cono Sur. A Inércia na Avaliação Escolar. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Neuri Schmitz. Dificuldades na Resolução de Problemas Encontrados na Disciplina de Matemática. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática e Física) - Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Orientador: Ademir Basso.

2.
Paulo Cesar Simionato. História da Física. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Física) - Faculdades Integradas Católicas de Palmas - FACIPAL. Orientador: Ademir Basso.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cleudemar dos Santos. Matemática financeira: da sala de aula para o dia a dia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha. Orientador: Ademir Basso.

2.
Vagner José Pasuch. A utilização dos sistemas avaliativos para facilitar a aprendizagem do ensino da matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha. Orientador: Ademir Basso.

3.
Keli de Fátima Mioranza Cevero Hanel. Resolvendo Problemas Matemáticos Utilizando Cálculo Mental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha. Orientador: Ademir Basso.

4.
Marciane dos Santos. A Avaliação no Processo Ensino-Aprendizagem de Matemática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha. Orientador: Ademir Basso.

5.
Lidiomar Luis Beneti. A matemática está em toda parte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha. Orientador: Ademir Basso.

6.
Marcos Rodrigo Gomes. Avaliação matemática como forma de valorizar o conhecimento do educando. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha. Orientador: Ademir Basso.

7.
Roselei Aparecida Picolo. O papel do professor como mediador no ensino e aprendizagem de matemática no 1º ano do Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha. Orientador: Ademir Basso.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BASSO, A.. Vencendo a Inércia na Escola. ?O Planejamento na Melhoria dos Processos e Resultados?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


A pesquisa atual continua sendo em avaliação, mais especificadamente em avaliação em Matemática, tendo como objetivo melhorar a prática avaliativa em sala de aula.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 1:08:27