Nicea Quintino Amauro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2868011234412385
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Possui bacharelado em Química pela Universidade de São Paulo (USP) desenvolvida no Instituto de Química de São Carlos - IQSC concluída no ano de 2001. Doutora e Mestre em Ciências nesta mesma instituição, tendo analisado a compreensão do conhecimento químico nas provas dos concursos vestibulares da FUVES/USP, COMVEST/UNICAMP e da VUNESP/UNESP entre os anos de 1998 e 2008, assim como do ENEM. Atualmente é professora associada nível 1, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), lotada no Instituto de Química, aonde é coordenadora de área do sub-projeto Biologia/Química e orientadora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (PPQUI). É presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as). Realiza pesquisas nas áreas: avaliação e currículo; experimentação; mediação didática; formação de professores, descolonização do currículo de ciência e educação ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nicea Quintino Amauro
Nome em citações bibliográficas
AMAURO, N. Q.;AMAURO, NICEA Q.;AMAURO, NICÉA QUINTINO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Uberlândia, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Instituto de Química.
Av. João Naves de Avila, 2121
Santa Mônica
38400-902 - Uberlandia, MG - Brasil
Telefone: (34) 32394143
Ramal: 210
URL da Homepage: http://www.iqufu.ufu.br/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Doutorado em Ciências.
Instituto de Química de São Carlos/USP, IQSC, Brasil.
Título: Os concursos vestibulares das universidades estaduais paulistas e o ensino de Química no nível médio, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Antonio Aprigio da Silva Curvelo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ensino médio; vestibular; processo cognitivo; desempenho.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
2001 - 2004
Mestrado em Mestrado em Ciências.
Instituto de Química de São Carlos/USP, IQSC, Brasil.
Título: Caracterização do nível de compreensão do conhecimento químico exigido dos alunos egressos do ensino médio brasileiro,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Antônio Aprigio da Silva Curvelo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ensino médio; vestibular; processo cognitivo; ENEM; ensino de Química; conteúdo.
1996 - 2001
Graduação em Química: Bacharelado.
Instituto de Química de São Carlos/USP, IQSC, Brasil.
Título: Praticas docentes em um Cursinho pré-vestibular.
Orientador: Paulo Alves Porto.
1993 - 1995
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química.
Escola Técnica "Conselheiro Antônio Pardo", ETECAP, Brasil.




Formação Complementar


2010
Curso de Capacitação em LIBRAS. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2006 - 2006
Critério para professores avaliarem livros didátic. (Carga horária: 8h).
XIII Encontro Nacional de Ensino de Química, XIII ENEQ, Brasil.
2006 - 2006
Enseñae el Equilibrio Químico. (Carga horária: 7h).
XIII Reunión de Educadores en la Química: PRIMEIRAS JORNADAS INTERNACIONALE, XIII REQ, Argentina.
2006 - 2006
La enseñanza de la Química en la escuela primaria. (Carga horária: 8h).
XIII Reunión de Educadores en la Química: PRIMEIRAS JORNADAS INTERNACIONALE, XIII REQ, Argentina.
2006 - 2006
Experiencia de la enseñanza de la qyímica en una e. (Carga horária: 4h).
XIII Reunión de Educadores en la Química: PRIMEIRAS JORNADAS INTERNACIONALE, XIII REQ, Argentina.
2005 - 2005
História do Ensino e da Pesquisa na Área de Ciênci. (Carga horária: 135h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Pesquisação em Ensino de Química. (Carga horária: 135h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Ciência e Linguagem. (Carga horária: 135h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 3, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas em 2016/2 GQL040 - Estágio Supervisionado 4 GQL033 - Estágio Supervisionado 2. Disciplinas Ministradas em 2016/1 GQL037 - Estágio Supervisionado 3. GQL029 - Estágio Supervisionado 1. Disciplinas Ministradas em 2015/2 GQL025 - Metodologia do Ensino de Química 2 GQL040 - Estágio Supervisionado 4 PGECM23 - Dissertação de Mestrado Disciplinas Ministradas em 2015/1 GFC025 - Química Geral GQL037 - Estágio Supervisionado 3 GQL042 - Trabalho de Conclusão de Curso PGECM23 - Dissertação de Mestrado Disciplinas Ministradas em 2014/2 GQL032 - Instrumentação para o Ensino de Química 2 GQL033 - Estágio Supervisionado 2 GQL042 - Trabalho de Conclusão de Curso Disciplinas Ministradas em 2014/1 GQL010 - Projeto Integrado de Prática Educativa III GQL029 - Estágio Supervisionado 1 GQL042 - Trabalho de Conclusão de Curso

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: GQL032 - Instrumentação para o Ensino de Química 2 (60horas/aula), GQL001 - Projeto Integrado de Prática Educativa I (60horas/aula) GQL029 - Estágio Supervisionado 1 (60horas/aula) GQL042 - Trabalho de Conclusão de Curso (60horas/aula)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas : IInstrumentação para o ensino de Ciências e Química (90horas/aula), Projetos Integrados de Praticas Educativas IV (45horas/aula)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Instrumentação para o Ensino de Ciências e Química (90horas/aula) Projetos Integrados de Práticas Educativas I (45 horas/aula)

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Físico ? Química para o Curso de Graduação em Biomedicina (40horas/aula), Química de Soluções para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (75horas/aula), Química Geral e Analítica para o Curso de Bacharelado em Agronomia (30horas/aula), Química Geral para o Curso de Bacharelado em Engenharia Civil ( 30hras/aula)

Atividades

07/2015 - Atual
Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Instituto de Química.

Atividade de extensão realizada
O PROGRAMA AÇÕES AFIRMATIVAS, oferecido pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Instituto de Química.

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Instituto de Química.

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Instituto de Química.

06/2011 - 08/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Instituto de Química.


Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Físico Química. Química Analítica Quantitativa. Química Geral.


Faculdade de Saúde Ibituruna, FASI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Físico-Química Química-Analítica

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Fisico Química; Química Analítica Quantitativa; e, Quimica Analitica Qualitativa.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagio Docente, Enquadramento Funcional: Programa de Aperfeiçoamento Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina Ministrada: Química Orgânica.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Programa de Aperfeiçoamento Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina Ministrada: Química Geral e Tecnológica II


EEPSG "Messias Gonçalves Teixeira", ., Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professora Sustituta, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20


Cursinho Pre-vestibular "Herbert de Souza", -, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplina Ministrada: Química Geral.



Linhas de pesquisa


1.
Subprojeto Interdisciplinar Santa Mônica (Campus Santa Mônica)
2.
PIBIC-JR/FAPEMIG 2015-2016.
3.
Interações discursivas nas Aulas de Química: o uso da linguagem na construção de significados

Objetivo: Investigar o papel da linguagem na mediação docente, para a aquisição de conhecimentos científicos e a função do experimento no ensino de ciências..
Palavras-chave: experimentação; ensino de Química; mediação docente.
4.
PIBIC-Jr CNPq/UFU 2015/2016

Objetivo: Compor um jogo educativo para o ensino da tabela periódica dos elementos, principal ferramenta de organização do conhecimento químico e tópico introdutório para o ensino de química..
Palavras-chave: jogos educativos; ensino de Química; tabela periódica.
5.
Reciclagem de Resíduos Industriais e Urbanos: Proposta de Educação Ambiental para os Cursos de Graduação em Química da UFU
6.
Subprojeto Química (Campus Santa Mônica)


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
EXPERIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA E SUAS FUNÇÕES PEDAGÓGICAS
Descrição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC-EM/CNPq/UFU, com projeto de pesquisa intitulado "EXPERIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA E SUAS FUNÇÕES PEDAGÓGICAS". Sob orientação da Profa. NICÉA QUINTINO AMAURO, do Instituto de Química - IQUFU, sendo o período de vigência da bolsa de agosto/2015 a julho/2016. Comparticipação dos alunos Luis Fernando De Paula Teixeira (nº BICEM 2015 / 009) e CAIQUE LEVIR DA SILVA FERREIRA (nº BICEM 2015 / 036)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
RECICLAGEM DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS E URBANOS: PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DA UFU
Descrição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC-EM/FAPIMIG/UFU, no projeto de pesquisa intitulado "RECICLAGEM DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS E URBANOS: PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DA UFU". A orientação foi efetuada pelo(a) Prof(a). NICÉA QUINTINO AMAURO, do(a) Instituto de Química - IQUFU, sendo o período de vigência da bolsa de Março/2011 a Fevereiro/2012. aCOMPANHADA PELAS ALUNAS Cristara Barbosa de Sousa (IC-JR2015-019) e Viviane Freire da Silva (IC-JR2015-018)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Desenvolvimento de material didático-pedagógico autoral para o Programa Ações Formativas - Química.
Descrição: Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (PROEX/UFU), desenvolvimento de material didático-pedagógico autoral para o Programa Ações Formativas e estabelece normas relativas à seleção de projetos de extensão na área de: Química e Educação para Relações Etnicorraciais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Experimento Histórico Experimento Histórico como recurso pedagógico para o ensino de química
Descrição: O contexto apresentado para a composição desta pesquisa tem como referencial a metodologia de ensino de ciências que se utiliza da replicação de experimentos históricos para a promoção de atitudes e de destrezas cognitivas de alto nível, tais processos se direciona para as necessidades da sociedade moderna, bem como para a formação de futuros professores que agem e interagem nesta/com esta sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nicea Quintino Amauro - Coordenador / Fernando Silva de Souza - Integrante / David Luiz Oliveira Ramos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlân - Cooperação.
2010 - 2012
Avaliação da Aprendizagem: o ENEM e o ensino de ciências
Descrição: O objetivo desta pesquisa é caracterizar as concepções, as visões, as crenças, os ritos e as práticas de avaliação da aprendizagem expressadas e efetivadas por alunos e professores nas disciplinas alocadas na área de Ciências Naturais e suas Tecnologias no nível de ensino médio. Para tanto, analisaremos as proposições dos sujeitos de aprendizagem (professor/aluno) e dos documentos, programas e exames oficiais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nicea Quintino Amauro - Coordenador / Hyago Oliveira de Farias - Integrante / Ana Carolina Cavalcante de Araujo - Integrante / Aline Fernandes Hipólito. - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlân - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2015 - Atual
Ações Formativas Integradas
Descrição: Desenvolvimento de subprojetos de extensão, cujo objetivo é a produção de material didático-pedagógico inédito e autoral para o Programa ?Ações Formativas Integradas? e estabelece normas relativas as áreas de ensino de Química e Educação para as Relações Étnico-Raciais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nicea Quintino Amauro - Coordenador / Gustavo Maximiano Ferreira - Integrante / Paulo Vitor Teodoro de Souza - Integrante / Adriângela Guimarães de Paula - Integrante / Washington Luciano de Medeiros - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2013
Sub-projeto de Química do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID)
Descrição: O subprojeto química do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo promover a articulação entre os professores que já se encontram nas escolas e os alunos lincenciandos do curso de química (bolsistas). Compreendemos que a criação de vínculos entre a universidade e a escola básica, possibilita um trabalho conjunto e produz conhecimentos que podem ser aplicados em benefício dos diferentes grupos envolvidos. Netes serão trabalhados novos métodos de avaliação de aprendizagem, confecção de materiais didáticos de baixo custo, preparação de roteiros de aulas práticas investigativas, dentre outras necessidades momentâneas da referida escola, ou seja, atividades de ensino pensadas, integradoras e diferenciadas que resultem em aprendizagens significativas para os alunos de ensino médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química/Especialidade: Avaliação e Currículo.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química/Especialidade: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1SOUZA, P. V. T.2018SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, N. Q. ; FERNANDES SOBRINHO, M. . Modelizações astronáuticas na perspectiva da educação CTS: proposta de atividade integradora ao ensino de Ciências. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 40, p. 186-195, 2018.

2.
GOUVEIA, E. A.2018GOUVEIA, E. A. ; AMAURO, N. Q. ; SOUZA, P. V. T. . Creating meaning for science teaching in an experimental class. Brazilian Applied Science Review, v. 2, p. 2386-2393, 2018.

3.
2SILVA, ROSA MARIA SEGALLA2017SILVA, ROSA MARIA SEGALLA ; AMAURO, NICÉA QUINTINO ; SOUZA, PAULO VITOR TEODORO DE ; RODRIGUES FILHO, GUIMES . Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, p. 294-312, 2017.

4.
11AMAURO, N. Q.2017AMAURO, N. Q.; SOUZA, P. V. T. . A Educação Ambiental nas aulas de Química do Ensino Superior: resultados de uma investigação realizada em uma Universidade Pública Brasileira. X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, v. 1, p. 3455-3460, 2017.

5.
14SOUZA, P. V. T.2017SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, NICÉA QUINTINO ; FERNANDES SOBRINHO, M. . Investigando as interações discursivas para a construção de significados em uma aula de Química. Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 4689-4695, 2017.

6.
12BASTOS, M. A.2017BASTOS, M. A. ; AMAURO, N. Q. ; BENITE, A. M. C. . A Química do Café e a Lei 10.639/03: uma atividade prática de Extração da Cafeína a partir de Produtos Naturais. Revista ABPN, v. 9, p. 312-331, 2017.

7.
13SILVA, R. M. S.2017SILVA, R. M. S. ; AMAURO, N. Q. ; SOUZA, P. V. T. ; CASTRO, P.A. . AS AULAS DE CIÊNCIAS/QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: (RE)PENSANDO A SUA FINALIDADE. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 10, p. 186-197, 2017.

8.
5Santos, J.P.V2016Santos, J.P.V ; RODRIGUES FILHO, G. ; AMAURO, N. Q. . A Educação de Jovens e Adultos e a Disciplina de Química na Visão dos Envolvidos. Química Nova na Escola (Impresso), v. 38, p. 244-250, 2016.

9.
16AMAURO, N. Q.;AMAURO, NICEA Q.;AMAURO, NICÉA QUINTINO2016AMAURO, N. Q.; SILVA, R. M. S. ; SOUZA, P. V. T. ; Castro, P.A. . Ensino Médio: Função Propedêutica ou de Formação para a vida?. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 2, p. 184-189, 2016.

10.
3REZENDE, GLÁUCIA A. A.2016REZENDE, GLÁUCIA A. A. ; AMAURO, NICEA Q. ; RODRIGUES FILHO, GUIMES . Desenhando Isômeros Ópticos. Química Nova na Escola (Impresso), v. 38, p. 133-144, 2016.

11.
15SILVA, R. M. S.2016SILVA, R. M. S. ; AMAURO, N. Q. ; SOUZA, P. V. T. ; RODRIGUES FILHO, G. . AS AULAS DE CIÊNCIAS/QUÍMICA MINISTRADA POR UM DOS PROFESSORES PARTICIPANTES NA PESQUISA. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 10, p. 186-197, 2016.

12.
6SILVA, R. M. S.2016SILVA, R. M. S. ; AMAURO, N. Q. ; SOUZA, P. V. T. ; RODRIGUES FILHO, GUIMES . DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. Revista Fórum Identidades, v. 10, p. 127-142, 2016.

13.
4SOUZA, P. V. T.2015SOUZA, P. V. T. ; SILVA, M. D. ; AMAURO, N. Q. ; MORI, R. C. ; MOREIRA, P. F. S. D. . Densidade: Uma Proposta de Aula Investigativa. Química Nova na Escola (Impresso), v. 37, p. 120-124, 2015.

14.
9AMAURO, N. Q.;AMAURO, NICEA Q.;AMAURO, NICÉA QUINTINO2015AMAURO, N. Q.; SOUZA, P. V. T. ; MORI, R. C. . As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química. Multi-Science Journal, v. 1, p. 17-23, 2015.

15.
8SOUZA, P. V. T.2015SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, N. Q. . A CONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES COMO ESTRATÉGIA POTENCIAL NA BUSCA POR AULAS INTERDISCIPLINARES ? UM ESTUDO DE CASO. Enciclopédia Biosfera, v. 11, p. 91-99, 2015.

16.
17SOUZA, P. V. T.2015SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, NICEA Q. . A Educação Ambiental no ensino de Ciências a partir da implementação de práticas de revitalização em uma nascente em uma escola brasileira. AMBIENTALMENTE SUSTENTABLE, v. 2, p. 1251-1269, 2015.

17.
10SOUZA, P. V. T.2013SOUZA, P. V. T. ; SILVA, M. D. ; AMAURO, N. Q. . QUÍMICA, MEDICINA LEGAL, DIREITO CIVIL: UMA PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE. Logos - educação, Saúde e Tecnologias em Revista, v. 2, p. 188-192, 2013.

18.
7AMAURO, N. Q.;AMAURO, NICEA Q.;AMAURO, NICÉA QUINTINO2013AMAURO, N. Q.; SOUZA, P. V. T. ; SILVA, R. M. S. ; FARIA, C. O. ; OLIVEIRA, A. M. . O Papel do Teatro enquanto Ferramenta para o Processo de Ensino- Aprendizagem de Química. Ensenanza de Las Ciencias, v. 2013, p. 154-159, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, N. Q. ; GOUVEIA, E. A. . A Construção de habilidades para o exercício da docência em um curso de formação de professores de química. In: Atena Editora. (Org.). Reflexões em ensino de ciências. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 4, p. 6-15.

2.
AMAURO, N. Q.; SOUZA, P. V. T. ; MORI, R. C. . EXPERIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA E SUAS FUNÇÕES PEDAGÓGICAS. In: Rodrigo Diego de Souza, José André Peres Angotti. (Org.). Reflexões em ensino de ciências. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 1, p. 96-107.

3.
Pinheiro, J. S. ; RODRIGUES FILHO, G. ; AMAURO, NICEA Q. . Educação das Relações Étnico-Raciais e o ensino de Química: Ações de um grupo Pibid - Química. In: ROBERTO DALMO VARALLO LIMA DE OLIVEIRA, GLÓRIA REGINA PESSÔA CAMPELLO QUEIROZ. (Org.). Tecendo diálogos sobre Direitos Humanos na Educação em Ciências. 1ed.São Paulo: Livraria da Física (LF), 2016, v. 1, p. 131-155.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, N. Q. ; GOUVEIA, E. A. . UM ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM UMA AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Florianópolis, 2017.

2.
SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, N. Q. ; GOUVEIA, E. A. . Um estudo sobre as interações discursivas em uma aula experimental de química. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais do Enpec, 2017.

3.
SOUZA, P. V. T. ; GOUVEIA, E. A. ; AMAURO, N. Q. . A Educação Ambiental nas aulas de Química do Ensino Superior: resultados de uma investigação realizada em uma Universidade Pública Brasileira. In: X Congreso internacional sobre investigación en didática de las ciencias, 2017, Sevilla / Espanha. Anais do X Congreso internacional sobre investigación en didática de las ciencias, 2017.

4.
SOUZA, P. V. T. ; SILVA, R. M. S. ; AMAURO, NICEA Q. ; RODRIGUES FILHO, GUIMES . A democratização de ingresso ao ensino superior nas instituições brasileiras. In: 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2016, Porto. Anais do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2016.

5.
SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, NICEA Q. ; MORI, R. C. . A Construção de Foguetes como Estratégia Didática no Ensino de Ciências. In: Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), 2016, Florianópolis. Anais do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2016.

6.
SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, NICEA Q. . A Construção de Foguetes como Estratégia Didática no Ensino de Ciências. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAçãO QUALITATIVA, 2016, Porto. Anais do CIAIQ2016- CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAçãO QUALITATIVA, 2016.

7.
AMAURO, NICEA Q.; PAULA, A. G. ; RODRIGUES FILHO, GUIMES ; SOUZA, P. V. T. ; MORI, R. C. . Educação ambiental e gestão de resíduos de aulas experimentais: em foco a Resolução 02/2012 ? CNE/CP. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016.

8.
SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, N. Q. ; GOUVEIA, E. A. . INTERAÇÕES DISCURSIVAS NAS AULAS DE QUÍMICA: O USO DA LINGUAGEM NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS. In: VII Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, 2016, Uberlândia. Anais do VII Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola. Uberlândia, 2016.

9.
SOUZA, P. V. T. ; SILVA, R. M. S. ; AMAURO, N. Q. ; CASTRO, P.A. . Ensino Médio: função propedêutica ou de formação para a vida?. In: Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2015), 2015, Aracaju. Atas ? Investigação Qualitativa na Educação, V2, 2015. v. 2. p. 184-189.

10.
AMAURO, N. Q.; SOUZA, P. V. T. ; MORI, R. C. . Experimentos no ensino de Química e suas funções pedagógicas. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 10, 2015, Águas de Lindóia. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2015.

11.
AMAURO, N. Q.; RODRIGUES FILHO, G. . O estudo das ligações químicas na perspectiva de atender à Lei 10.639. In: VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), 2014, Natal. Anais do Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) - COPENE, 2014.

12.
Gláucia Aparecida A. Rezende ; RODRIGUES FILHO, G. ; AMAURO, N. Q. . Uma proposta de ensino de estereoquímica via utilização de modelos. In: ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2014, Ouro Preto. Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, 5, 2014. p. 192-203.

13.
SAMPAIO, G. A. F. ; SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, N. Q. . Análise do desempenho dos alunos do 9º ano de uma escola privada, em Uberlândia, na Olimpíada Brasileira de Química Júnior. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, ENEQ, 12, 2014, Ouro Preto. Anais do XII Encontro Nacional de Ensino de Química, ENEQ, 2014.

14.
SANTOS, E. S. ; RODRIGUES FILHO, G. ; AMAURO, N. Q. . Dificuldades na aplicação de materiais didáticos digitais que trabalham assuntos estudados pela Química em conformidade com a Lei no 10.639/03. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia. Anais do IX ENPEC. Águas de Lindóia, 2013.

15.
MOREIRA, P. F. S. D. ; AMAURO, N. Q. ; RODRIGUES FILHO, G. . Desvendando a Anemia Falciforme ? uma proposta lúdica para aplicação da Lei Federal 10.639/03. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia. Anais do IX ENPEC. Águas de Lindóia, 2013.

16.
SOUZA, P. V. T. ; SILVA, M. D. ; AMAURO, N. Q. . Densidade - uma Proposta de Aula Investigativa. In: XVI ENCONTO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ), 2012, Salvador. ANAIS XVI ENCONTO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ), 2012.

17.
SOUZA, P. V. T. ; OLIVEIRA, D. M. ; AMAURO, N. Q. . Relato de Experiência sobre uma aula introdutória no estudo de gases. In: XVI ENCONTO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ), 2012, Salvador. ANAIS XVI ENCONTO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ), 2012.

18.
AMAURO, N. Q.; GONDIM, M. S. C. . TRAJETÓRIAS QUÍMICAS ? a narrativa autobiográfica na formação dos futuros professores. In: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2011, Aguás de Lindóis. Anais XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2011.

19.
AMAURO, N. Q.; GONDIM, M. S. C. . Representações Visuais sobre a Ciência: (re)construindo a formação inicial de professores de química. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência - VIII ENPEC, 2011, Campinas. Anais do VII - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC). Belo Horizonte/MG: ABREPEC, 2011.

20.
SOUZA, R. F. ; MORI, R. C. ; AMAURO, N. Q. ; CURVELO, A. A. S. . Uma relação entre metodologia do projeto. In: Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas. Anais do VII - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC). Belo Horizonte/MG: ABREPEC, 2011.

21.
AMAURO, N. Q.; CURVELO, A. A. S. . Histórias de vida na formação inicial dos professores de Química: um percurso em construção. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.

22.
AMAURO, N. Q.; GONDIM, M. S. C. . Vestibular da FUVEST: conhecimento químico, processo cognitivo e desempenho.. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.

23.
AMAURO, N. Q.; Curvelo, Antônio A. da S. . Carterização do conteúdo de Química solicitado dos candidatos ao concurso vestibular da FUVEST. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), 2008, Curitiba. Anai do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008.

24.
AMAURO, N. Q.; Curvelo, Antônio A. da S. . Concepção do conhecimento Químico no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). In: VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianípolis. Anais do, 2007.

25.
AMAURO, N. Q.; Curvelo, Antônio A. da S. . Caracterização do conteúdo de Química exigido dos alunos egressos do ensino médio brasileiro. In: XII Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2006, Campinas. XIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Campinas, 2006.

26.
AMAURO, N. Q.; Curvelo, Antônio A. da S. . Concepções de ciência e tecnologia no exame nacional do ensino médio (ENEM). In: IV Congreso Iberoamericano de Educación Científica, 2006, Lima. Anais do IV Congreso Iberoamericano de Educacion Científica. Lima, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, ROSA MARIA SEGALLA ; AMAURO, N. Q. ; SOUZA, P. V. T. ; RODRIGUES FILHO, GUIMES . 'Investigação da prática docente no ensino de Química no Programa de Aprofundamento de Estudos do Estado de Minas Gerais. In: 15o. Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2017, Manaus / AM. Anais do 15o. Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2017.

2.
AMAURO, N. Q.; SILVA, R. M. S. ; SOUZA, P. V. T. . As Olimpíadas de Química como processo de avaliação. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO, 2015, Uberlândia. Anais do III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO (SIAVA), 2015.

3.
AMAURO, N. Q.; SOUZA, P. V. T. ; MORI, R. C. . A experimentação no ensino de Química: uma pesquisa com alunos do ensino superior. In: Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ), 3, 2015, Juiz de Fora. Anais do Simpósio Mineiro de Educação Química, 2015.

4.
PAULA, A. G. ; AMAURO, N. Q. ; RODRIGUES FILHO, G. ; SOUZA, P. V. T. . Educação Ambiental nas Aulas de Química Geral da UFU: Estratégias didáticas e abordagens para contemplar a Resolução 02/2012 - CNE/CP. In: Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ), 3, 2015, Juiz de Fora. Anais do Simpósio Mineiro de Educação Química, 2015.

5.
PIRES, K.L. ; ALMEIDA, E.A. ; BRAGA, E. ; AMAURO, N. Q. . A História da Química no Ensino de Modelos Atômicos. In: Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ), 2015, Juiz de Fora. ANAIS do Simpósio Mineiro de Educação Química, 2015.

6.
PAULA, A. G. ; AMAURO, N. Q. ; SOUZA, P. V. T. . Educação Ambiental em aulas do ensino superior: em foco as coordenações dos cursos de Química da UFU. In: Simpósio Mineiro de Educação Química, 2015, Juiz de Fora. ANAIS do Simpósio Mineiro de Educação Química, 2015.

7.
SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, N. Q. . A utilização dos foguetes no ensino de Química. In: Simpósio Mineiro de Educação Química, 2015, Juiz de Fora. ANAIS do Simpósio Mineiro de Educação Química, 2015.

8.
ARAUJO, A. C. C. ; Marque, D. M. ; ALVES, F. E. ; ROCHA, L. A. T. ; SEGATTO, M. S. ; AMAURO, N. Q. ; FRIGERI JUNIOR, P. S. ; RODRIGUES, R. J. . Há ou não interferência da infraestrutura escolar no processo de ensino-aprendizagem?. In: Ano Internacional da Química, 2011, Uberlândia. ANAIS 2011 ? ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA:A QUÍMICA EM NOSSAS VIDAS. Uberlândia: Propp - UFU, 2011.

9.
GONDIM, M. S. C. ; AMAURO, N. Q. . História de vida: implicações do ambiente escolar sobre a escolha da docência em Química. In: 8a. Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2010, Natal. Anais do 8a. Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2010.

10.
AMAURO, N. Q.; Curvelo, Antônio A. da S. . Processos cognitivos solicitados dos candidatos para a resolução da prova de Química do concurso vestibular da FUVEST. In: Congresso Brasileiro de Química, 2007, Natal. Anais do Congresso Brasileiro de Química, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, L. L. ; CALACA, M. A. M. S. ; SOUZA, P. V. T. ; MELO NETO, G. ; AMAURO, N. Q. . Resultados parciais de uma pesquisa que investiga a aprendizagem de Ciências da natureza por meio da arte. In: IV Simpósio Mineiro de Educação Química, 2017, Uberlandia / MG. Anais do IV SMEQ, 2017.

2.
SOUZA, P. V. T. ; SILVA, R. M. S. ; AMAURO, N. Q. . Os objetivos das aulas de química no ensino médio: apontamentos de uma pesquisa realizada em escolas públicas estaduais. In: Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2015, Fortaleza. Anais do Simpósio Brasileiro de Educação Química, 13, 2015.

3.
PAULA, A. G. ; AMAURO, N. Q. ; RODRIGUES FILHO, G. ; SOUZA, P. V. T. . Educação Ambiental nas aulas de química geral da UFU: estratégias didáticas e abordagens para contemplar a resolução 02/2012 - CNE/CP. In: Simpósio Brasileiro de Educação Química (SIMPEQUI), 2015, Fortaleza. Anais do Simpósio Brasileiro de Educação Química, 13 SIMPEQUI, 2015.

4.
SILVA, A.K.G ; SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, N. Q. . A busca pela implementação de um projeto didático-pedagógico interdisciplinar sobre educação ambiental. In: Ciclo de Debates e Palestras em Química (CIEQUI), 3, 2015, Urutaí. Anais do Ciclo de Debates e Palestras em Química, 3, 2015.

5.
PAULA, A. G. ; AMAURO, N. Q. ; RODRIGUES FILHO, G. ; SOUZA, P. V. T. . O tratamento de resíduos nas aulas experimentais da UFU como forma de contemplar a resolução 02/2012. In: Ciclo de Debates e Palestras em Química, 3, 2015, Urutaí. Anais do Ciclo de Debates e Palestras em Química, 3. Urutaí, 2015. p. 144-144.

6.
Santos, J.P.V ; RODRIGUES FILHO, G. ; AMAURO, N. Q. . A prática de química na educação de jovens e adultos (EJA). In: Congresso Brasileiro de Química (CBQ), 54, 2014, Natal. Anais do Congresso Brasileiro de Química, 2014.

7.
SOUZA, P. V. T. ; SILVA, R. M. S. ; OLIVEIRA, A. M. ; FARIA, C. O. ; AMAURO, N. Q. . O teatro como estratégia didática para o ensino de Ciências/Química. In: Reunião Anual da Sociedade brasileira de Química, 36, 2013, Águas de Lindóia. Anais da Reunião Anual da Sociedade brasileira de Química, 36, 2013.

8.
SEGATTO, M. S. ; FRIGERI JUNIOR, P. S. ; MIRANDA, ; AMAURO, N. Q. . A temática experimental no processo de ensino- aprendizagem : um a metodologia criativa na formação de professores de Química. In: II SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2013, Lavras. Anais do II SMEQ, 2013.

9.
SILVA, R. M. S. ; AMAURO, N. Q. ; MIRANDA, . Aprofundamento de Estudos da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG):história e perspectivas. In: II SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2013, Lavras. Anais do II SMEQ, 2013.

10.
BRITO, S. D. ; AMORIM, F. F. L. ; Pinheiro, J. S. ; BEIRIGO, J. S. ; AMAURO, N. Q. . Lei 10.639/03 no ensino de Química ? ?Agora é a hora do cabelo?.. In: II SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2013, Lavras. Anais do II SMEQ, 2013.

11.
SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, N. Q. . O Ensino de Química e a Educação ambiental a partir da revitalização de uma nascente. In: II SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2013, Lavras. Anais do II SMEQ, 2013.

12.
OLIVEIRA, A. M. ; FARIA, C. O. ; SOUZA, P. V. T. ; BEIRIGO, J. S. ; AMAURO, N. Q. . Uma proposta de contextualização no Ensino de Química para a Educação de Jovens e Adultos. In: II SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2013, Lavras. Anais do II SMEQ, 2013.

13.
ARAUJO, A. C. C. ; ALVES, F. E. ; ROCHA, L. A. T. ; SEGATTO, M. S. ; FRIGERI JUNIOR, P. S. ; AMAURO, N. Q. . A influência das relações interpessoais no desempenho escolar e motivação.. In: XVI ENCONTO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ), 2012, Salvador. ANAIS XVI ENCONTO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ), 2012.

14.
OLIVEIRA, D. M. ; SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, N. Q. . O laboratório de Informática no Ensino de Química: na visão de seus usuários. In: XVI ENCONTO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ), 2012, Salvador. ANAIS XVI ENCONTO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ), 2012.

15.
ALVES, F. E. ; ROCHA, L. A. T. ; SEGATTO, M. S. ; ARAUJO, A. C. C. ; FRIGERI JUNIOR, P. S. ; AMAURO, N. Q. . Teacher and Student Relationship - Motivation vs. Traditional Education. In: 22nd International Conference on Chemistry Education ? 11th European Conference on Research In Chemical Education, 2012, Roma. Abstract Book. Roma, 2012. p. 476.

16.
SOUZA, P. V. T. ; SILVA, M. D. ; AMAURO, N. Q. . Density: A Proposal for Investigative Classroom. In: 22nd International Conference on Chemistry Education ? 11th European Conference on Research In Chemical Education, 2012, Roma. 22nd International Conference on Chemistry Education ? 11th European Conference on Research In Chemical Education, 2012. p. 563-563.

17.
FARIA, C. O. ; OLIVEIRA, A. M. ; OLIVEIRA, D. M. ; AMAURO, N. Q. ; SOUZA, P. V. T. . O Ensino de Química para Alunos com Necessidades Especiais. In: Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Quimica, 2012, Ouro Preto. Anais Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Quimica, 2012.

18.
OLIVEIRA, D. M. ; OLIVEIRA, A. M. ; FARIA, C. O. ; AMAURO, N. Q. ; FRIGERI JUNIOR, P. S. . O Ensino de Química Através de uma Visita Técnica Realizada em um Parque Municipal. In: Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Quimica, 2012, Ouro Preto. Anais Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Quimica, 2012.

19.
FARIAS, H. O. ; AMAURO, N. Q. ; ARAUJO, A. C. C. . Interdisciplinaridade e Conhecimento Químico nas Questões do ENEM Segundo Alunos do Ensino Médio. In: 63a. Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiania. Anais do 63a. Reunião Anual da SBPC, 2011.

20.
AMAURO, N. Q.; ARAUJO, A. C. C. ; FARIAS, H. O. . O Conhecimento Químico no ENEM segundo os alunos do ensino médio e os licenciados em Química. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.

21.
FARIAS, H. O. ; AMAURO, N. Q. ; ARAUJO, A. C. C. . O Conhecimento Químico no ENEM segundo os alunos do ensino médio e os licenciados em Química. In: Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiania. Reunião Anual da SBPC, 2011.

22.
AMAURO, N. Q.; Curvelo, Antônio A. da S. . Processo cognitivo solicitado dos alunos egressos do ensino médio para a resolução do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). In: 60a. Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas. Anais da 60a. Reunião Anual da SBPC, 2008.

23.
AMAURO, N. Q.; Curvelo, Antônio A. da S. . Processos cognitivos solicitados dos alunos egressos do ensino médio para a resolução do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). In: VI Evendo de Educação Química, 2008, Araraquara. VI EVEQ, 2008.

24.
AMAURO, N. Q.; Curvelo, Antônio A. da S. . Processos cognitivos solicitados dos candidatos para a resolução da prova de química do exame vestibular da VUNESP. In: V EVEQ - Evento de Educação em Química, 2007, Araraquara. Anais do V EVEQ - Evento de Educação em Química, 2007.

25.
AMAURO, N. Q.; Curvelo, Antônio A. da S. . "Caracterização do conteúdo de Química exigido dos candidatos ao concurso vestibular da VUNESP. In: V EVEQ - Evento de Educação em Química, 2007, Araraquara. Anais do V EVEQ - Evento de Educação em Química, 2007.

26.
AMAURO, N. Q.; Curvelo, Antônio A. da S. . Caracterização do conteúdo químico exigido dos candidatos ao concurso vestibular da UNICAMP (COMVEST). In: SIMPEQUI - Simpópsio de Educação em Química, 2007, Belem. Anais do SIMPEQUI - Simpópsio de Educação em Química, 2007.

27.
AMAURO, N. Q.; Curvelo, Antônio A. da S. . Processos cognitivos solicitados dos candidatos para a resolção da prova de Química do concurso vestibular da FUVEST. In: VI EPPEQ - Encontro Paulista de Ensino de Química, 2007, São Paulo. Anais do VI EPPEQ - Encontro Paulista de Ensino de Química, 2007.

28.
AMAURO, N. Q.; Curvelo, Antônio A. da S. . Processos cognitivos solicitados dos candidatos para a prova de Química do concurso vestibular da FUVEST. In: IV EPEEQ - Encontro Paulista em Ensino de Química, 2007, São Paulo. caderno de Resumo do IV EPEPEQ, 2007.

29.
AMAURO, N. Q.; Curvelo, Antônio A. da S. . Processos cognitivos solicitados dos candidatos para a resolução da prova de química do exame vestibular da VUNESP. In: V EVEQ - Evento de Educação em Química, 2007. Anais do V EVEQ, 2007.

30.
AMAURO, N. Q.; Curvelo, Antônio A. da S. . Interdisciplinaridade do conhecimento Químico no Exame nacional do ensino médio (ENEM).. In: XII Reunión de Educadores en la Química: Primeiras jornadas internacionales- REQ, 2006, Rosário. Anais do XII Reunión de Educadores en la Química: Primeiras jornadas internacionales. Rosário, 2006.

31.
AMAURO, N. Q.; Curvelo, Antônio A. da S. . Interdisciplinaridade do conhecimento Químico no exame nacional do ensino médio (ENEM). In: I Simpósio Pedagógico e pesquisa em Educação, 2006, Rezende. Caderno de resumos do I SIMPED, 2006.

32.
AMAURO, N. Q.; Curvelo, Antônio A. da S. . Contextualização do conhecimento químico no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). In: I Encontro GEPEQ de Ensino de Química, 2006, São Paulo. Encontro GEPEQ de Ensino de Química. São Paulo, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
AMAURO, N. Q.; DIAS, L. O. ; SILVA, P. V. B. . Apresentação da Revista da ABPN - n.25. Revista ABPN, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
AMAURO, N. Q.. Percursos formativos de uma pesquisadora preta. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AMAURO, N. Q.. Perscursos formativos de uma pesquisadora preta. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
AMAURO, N. Q.. RAÇA NEGRA E EDUCAÇÃO ? 30 ANOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, N. Q. ; PAULA, A. G. ; RODRIGUES FILHO, G. . A Educação Ambiental nas aulas de Química do Ensino Superior: resultados de uma investigação realizada em uma universidade pública brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, N. Q. ; GOUVEIA, E. A. ; FERNANDES SOBRINHO, M. . Investigando as interações discursivas para a construção de significados em uma aula de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AMAURO, N. Q.. O ensino de ciências: desvelando sua etnicidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AMAURO, N. Q.. A Lei n.10639/03 : em questão a cultura e a história afro-brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BENITE, A. M. C. ; BENITE, C. R. M. ; AMAURO, NICEA Q. . Ensino de Química e Alteridade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BENITE, A. M. C. ; BENITE, C. R. M. ; AMAURO, N. Q. . Inclusão e educação química: novos olhares para a diversidade em sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
AMAURO, N. Q.. POR UM ENSINO DE CIêNCIAS FEMININO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
AMAURO, N. Q.. Políticas Educacionais, 23: a Lei n. 10.639/2010 ? em questão a cultura e a história afro-brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
AMAURO, N. Q.. Relações Entico-raciais nas pesquisas em ensino de ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
AMAURO, N. Q.; ARROIO, Agnaldo . Saúde e o Ensino de Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
AMAURO, N. Q.. Ensino de Química e Saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
AMAURO, N. Q.. Educação Ambiental no Ensino Superior de Química. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
AMAURO, N. Q.; SOUZA, P. V. T. ; MORI, R. C. . A mediação docente na experimentação: em foco as aulas de Química. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PAULA, A. G. ; AMAURO, N. Q. ; SOUZA, P. V. T. . Educação Ambiental nas Aulas de Química Geral da UFU. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SOUZA, P. V. T. ; SILVA, R. M. S. ; AMAURO, N. Q. . O teatro como estratégia didática para o ensino de Ciências/Química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
VILAS BOAS, P. R. ; PASSOS, P. J. ; SOUZA, J. A. ; AMAURO, N. Q. . Refletindo sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
AMAURO, N. Q.. O fim dos vestibulares e outras questões sobre avaliação no ensino de química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
AMAURO, N. Q.; Pinheiro, J. S. ; CAIXETA, L. H. . O Mito de Ogum como Articulador para o Ensino de Conteúdos Químicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
AMAURO, N. Q.. Experimentação Problematizadora no ensino de Química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
AMAURO, N. Q.. Avaliação de Ensino-Aprendizagem: Novas Propostas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
AMAURO, N. Q.. Experimentação em Química: possibilidades x realidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
FERREIRA, G. M. ; CAMILO, M. T. ; MARQUES, R. H. S. ; ARAUJO, A. C. C. ; ANDRADE, L. V. ; ARAUJO, A. C. C. ; AMAURO, N. Q. ; SEGATTO, M. S. . O Teatro enquanto Ferramenta para o Ensino de Química. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
ARAUJO, A. C. C. ; FERREIRA, G. M. ; CAMILO, M. T. ; AMAURO, N. Q. ; MARQUES, R. H. S. ; ANDRADE, L. V. ; SOUZA, P. V. T. ; MILINSKI, O. C. ; Marque, D. M. . O Teatro enquanto Ferramenta para o Processo de Ensino de Química. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
AMAURO, N. Q.; ANDRADE, L. V. ; Silveira, H. E. ; CAMILO, M. T. ; SEGATTO, M. S. ; MARQUES, D. M. ; SOUZA, P. V. T. ; MARQUES, R. H. S. . O teatro enquanto ferramenta para o ensino de química. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
AMAURO, N. Q.; GONDIM, M. S. C. . Histórias de vida na formação inicial dos professores de Química: um percurso em construção. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
AMAURO, N. Q.; CURVELO, A. A. S. . Vestibular da FUVEST: conteúdo, processo cognitivo e desempenho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
AMAURO, N. Q.; DIAS, L. O. ; SILVA, P. V. B. . Apresentação - Revista da ABPN - v. 10, n. 25. Goiania: ABPN, 2018 (Editorial).

2.
AMAURO, N. Q.; DIAS, L. O. ; SILVA, P. V. B. . Apresentação - Revista da ABPN ? v. 10, n. 24. Goiania: ABPN, 2018 (Editorial).

3.
AMAURO, N. Q.; DIAS, L. O. ; SILVA, P. V. B. . Apresentação - Revista da ABPN ? v. 9, n. 23. Goiania: ABPN, 2017 (Editorial).

4.
AMAURO, N. Q.. Lista do/as avaliadores/as ad-hoc - Revista da ABPN ? v. 9, n. 23 - 21. Goiania: ABPN, 2017 (Editorial).

5.
AMAURO, N. Q.; DIAS, L. O. ; SILVA, P. V. B. . Apresentação - Revista da ABPN ? v. 9, n. 22. Goiania: ABPN, 2017 (Editorial).

6.
BENITE, A. M. C. ; AMAURO, N. Q. . Por uma produção de ciência negra: experiências nos currículos de química, física, matemática, biologia e tecnologicas. Goiania: ABPN, 2017 (Editorial).

7.
AMAURO, N. Q.; DIAS, L. O. ; SILVA, P. V. B. . Apresentação - Revista da ABPN ? v. 9, n. 21. Goiania: ABPN, 2017 (Editorial).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
AMAURO, N. Q.; Pinheiro, J. S. . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROSA, K. ; SANTOS, A. ; MATOS, E. ; AMAURO, N. Q. . Negras e Negros na Produção do Conhecimento Científico. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MATOS, E. S. ; GONCALVES, L. A. O. ; FERREIRA, L. O. ; SILVA, V. R. R. ; AMAURO, N. Q. . Resultados das Pesquisas Apoiadas Pelo Edital Negras e Negros nas Ciências. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMAURO, N. Q.; NOVAES, A. . METALURGIA NO MUNDO AFRICANO PRÉ-DIASPÓRICO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
AMAURO, N. Q.. EDUCAÇãO PARA AS RELAçõES ETINICO-RACIAIS E O ENSINO DE QUIMICA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
AMAURO, N. Q.. Estágio Supervisiobado 1. 2011. .

4.
AMAURO, N. Q.. Avaliação da Aprendizagem - ENEM e o Ensino de Química. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
AMAURO, N. Q.. Ensino de Equilíbrio Químico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
AMAURO, N. Q.. Taxonomia de Bloom. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
AMAURO, N. Q.; RODRIGUES FILHO, G.; LIMA, A. B.; SOUZA, R. A.; ALVES, B. H. P.. Participação em banca de Andrade, Lígia Viana. Metodologia de projetos e formação didático pedagógica de professores de química no Instituto Federal de Goaias. 2018. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
AMAURO, N. Q.; RODRIGUES FILHO, G.; MARQUES, D. M.; FRANCISCO JUNIOR, W. E.. Participação em banca de Patrícia Flavia da Silva Dias Moreira. O Ensino de Bioquímica e a Lei Federal 10639/03 em espaços formais e não formais de educação. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Química) - Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlandia.

Qualificações de Mestrado
1.
AMAURO, NICÉA QUINTINO; SOUZA, P. V. T.; AMARAL, F. A.. Participação em banca de Washington Luciano de Medeiros. Educação Ambiental: a compostagem escolar. 2017.

2.
Silveira, H. E.; AMAURO, N. Q.. Participação em banca de Lucas Venício Garcia. As concepções sobre formação docente, no viés da racionalidade técnica e prática, que emergem dos subprojetos química do programa PIBID em nível nacional. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciências) - Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlandia.

3.
AMAURO, N. Q.; SILVEIRA, H. H.. Participação em banca de Aline Fernandes Hipóliti. A Química no vestibular da Universidade Federal de Uberlandia e no exame nacional do ensino médio - ENEM. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Química) - Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlandia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AMAURO, N. Q.; Silveira, H. E.. Participação em banca de Cleuzilene Vieira da Silva. Formação de professores na educação inclusiva: uma abordagem sobre o conhecimento da língua de sinais por educadores de ciências. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AIRES, J. A.; AMAURO, N. Q.; SILVA, I. C.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO , objeto do Edital nº 01/2012. 2013. Instituto Federal Goiano.

2.
AMAURO, N. Q.; MARQUES, D. M.; TEIXEIRA JUNIOR J. G.. Processo Seletivo Simplificado para cotratação d professor substituto da universidade Federal de Uberlândia. 2011. Universidade Federal de Uberlândia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Simpósio Mineiro de Educação em Química.As funções pedagógicas e o. 2015. (Simpósio).

2.
27o. Encontro da Sociedade Brasileira de Química.O mito de Ogum como Articulador para o ensino de Conteúdos Químicos. 2013. (Encontro).

3.
II Simpósio Mineiro de Educação em Química.O Fim dos Vestibulares. 2013. (Simpósio).

4.
Olimpíadas de Química Junior. Representante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, junto a Universidade de Uberlândia.. 2012. (Olimpíada).

5.
Congresso Estadual Paulista de Educadores, XI. Trajetórias Químicas: a narrativa autobiográfica dos futuros professores. 2011. (Congresso).

6.
Olimpíadas de Química Junior. Representante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, junto a Universidade de Uberlândia.. 2011. (Olimpíada).

7.
Reunião Anual da SBPC, 63.Interdisciplinaridade e Conhecimento Químico nas questões do ENEM segundo alunos do ensino mpedio. 2011. (Outra).

8.
XV Encontro Nacional de Ensino de Química.Histórias de vida na formação inicial dos professores de Química: um percurso em construção. 2010. (Encontro).

9.
Seminário Nacional Africanidades e Afrodescendência: Formnação de professores para a educação das relaçãoes etnicas. 2009. (Seminário).

10.
60a. Reunião Anual da SBPC.Processos cognitivos solicitados dos alunos egressos do ensino médio para a resolução do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2008. (Outra).

11.
II Encontro Interdisciplinar: Ciências, Educação e Meio Ambiente.Experimenteca. 2008. (Encontro).

12.
II Semana Acadêmica da UFLA.Ensino de Equilíbrio Químico. 2008. (Outra).

13.
Semana Acadêmica da Quimica.Míni - Curso: Ensino de Equilíbrio Químico. 2008. (Encontro).

14.
VI Evendo de Educação Química (EVEQ).Processos cognitivos solicitados dos alunos egressos do ensino médio para a resolução do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2008. (Encontro).

15.
XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ).CARACTERIZAÇÃO DO CONTEÚDO DE QUÍMICA SOLICITADO DOS CANDIDATOS AO CONCURSO VESTIBULAR DA FUVEST. 2008. (Encontro).

16.
IV EPEEQ - Encontro Paulista em Ensino de Química.Processos cognitivos solicitados dos candidatos para a prova de Química do concurso vestibular da FUVEST. 2007. (Encontro).

17.
V EVEQ - Evento de Educação em Química.PROCESSOS COGNITIVOS SOLICITADOSM DOS CANDIDATOS PARA A RESOLUÇÃO DA PROVA DE QUÍMICA DO CONCURSO VESTIBULAR DA VUNESP. 2007. (Encontro).

18.
VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VI ENPEC).Concepções do conhecimento químico no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2007. (Encontro).

19.
I Encontro Gepec de Ensino de Química.Contextualiza~'cão do conhecimento químico no exame nacional do ensino médio (ENEM).. 2006. (Encontro).

20.
III Encontro Paulista de Ensino de Química.Caracterização do conhecimento químico solicitadao aos alunos egressos do ensino médio brasileiro. 2006. (Encontro).

21.
I Simpósio Pedagógico e pesquisa em Educação.Interdisciplinaridade do conhecimento químico no exame nacional do ensino médio (ENEM). 2006. (Simpósio).

22.
IV Congreso Iberoamericano de Educación Científica. Concepçõess de cência e tecnologia no exame nacional do ensino médio (ENEM). 2006. (Congresso).

23.
XIII Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ.Caracterização do conteúdo de Química exigido dos alunos egressos do ensino médio brasileiro. 2006. (Encontro).

24.
XII Reunión de Educadores en la Química: Primeiras jornadas internacionales. Interdiciplinaridade do conecimento Químico no exame nacional do ensino médio (ENEM).. 2006. (Congresso).

25.
I Seminário Internacional de Educação de Campinas. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMAURO, NICÉA QUINTINO; TEIXEIRA JUNIOR, J. G. ; EPOGLOU, A. ; Silveira, H. E. ; MARQUES, D. M. ; Lima, V. A. ; Pinheiro, J. S. ; CAMILO NETO, B. . IV Simpósio Mineiro de Educação Química. 2017. (Outro).

2.
AMAURO, N. Q.; VIEIRA, C. S. ; CARVALHO, J. P. F. ; UNBEHAUM, S. ; SANTOS, I. ; ARTES, A. ; OLIVEIRA, R. . Raça Negra e Educação - 30 anos depois: e agora, do que mais precisamos falar?. 2017. (Outro).

3.
AMAURO, N. Q.; SOUZA, P. V. T. . I Trabalho de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (I Teciarte). 2017. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Emanuel Lopes Dornelas. A LEI 10.639 E A QUÍMICA POR TRAZ DAS PIMENTAS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

2.
Daiane Rosa. Design de um jogo educativo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Washington Luciano de Medeiros. Compostagem Escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Nicea Quintino Amauro.

2.
Aline Pereira Macêdo. Ensino de Química e a Prova do ENEM. 2015. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Nicea Quintino Amauro.

3.
Rosa Maria Segalla Silva. O PROCESSO SELETIVO SERIADO DE INGRESSO NO ENSINO SUPEIROR E O ENSINO DE QUÍMICA. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências) - Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlandia, . Coorientador: Nicea Quintino Amauro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Letícia Danielli Coelho Nunes. Dificuldades na Formação Inicial Docente em Química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Química - modalidade Licenciatura) - Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlandia. Orientador: Nicea Quintino Amauro.

2.
Paulo Henrique Rodrigues. Bingo Atômico: uma aplicação no ensino de tabela periódica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Química - modalidade Licenciatura) - Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlandia. Orientador: Nicea Quintino Amauro.

3.
Ernanda Alves de Gouveia. Interações Discursivas nas aulas de laboratório de química: o uso da linguagem na construção de significados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Nicea Quintino Amauro.

4.
Fernanda Alves de Freitas. Água, conscientização e educação: um projeto de intervenção pedagógica visando o futuro: gincana da água.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Nicea Quintino Amauro.

5.
Renato Garcia de Faria. Estudo Motivacional de ensino de química pautado na história de vida de Joaquim Barbosa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Química - modalidade Licenciatura) - Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlandia. Orientador: Nicea Quintino Amauro.

6.
Gláucia Alves de Freitas Sampaio. Ensino de Química e Educação Ambiental: articulação mobilizadora realizada em uma escola de Uberlandia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Nicea Quintino Amauro.

7.
Paulo Vitor Teodoro de Souza. ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 9º ANO DO COLÉGIO BATISTA MINEIRO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA JÚNIOR: EDIÇÃO 2012. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Química - modalidade Licenciatura) - Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlandia. Orientador: Nicea Quintino Amauro.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
AMAURO, N. Q.; ANDRADE, L. V. ; Silveira, H. E. ; CAMILO, M. T. ; SEGATTO, M. S. ; MARQUES, D. M. ; SOUZA, P. V. T. ; MARQUES, R. H. S. . O teatro enquanto ferramenta para o ensino de química. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SOUZA, P. V. T. ; SILVA, R. M. S. ; AMAURO, N. Q. . O teatro como estratégia didática para o ensino de Ciências/Química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AMAURO, N. Q.. POR UM ENSINO DE CIêNCIAS FEMININO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AMAURO, N. Q.. Políticas Educacionais, 23: a Lei n. 10.639/2010 ? em questão a cultura e a história afro-brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
AMAURO, N. Q.. Relações Entico-raciais nas pesquisas em ensino de ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
AMAURO, N. Q.; ARROIO, Agnaldo . Saúde e o Ensino de Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AMAURO, N. Q.. O ensino de ciências: desvelando sua etnicidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
AMAURO, N. Q.; NOVAES, A. . METALURGIA NO MUNDO AFRICANO PRÉ-DIASPÓRICO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMAURO, NICÉA QUINTINO; TEIXEIRA JUNIOR, J. G. ; EPOGLOU, A. ; Silveira, H. E. ; MARQUES, D. M. ; Lima, V. A. ; Pinheiro, J. S. ; CAMILO NETO, B. . IV Simpósio Mineiro de Educação Química. 2017. (Outro).

2.
AMAURO, N. Q.; VIEIRA, C. S. ; CARVALHO, J. P. F. ; UNBEHAUM, S. ; SANTOS, I. ; ARTES, A. ; OLIVEIRA, R. . Raça Negra e Educação - 30 anos depois: e agora, do que mais precisamos falar?. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 18:14:06