Juliana Cesário Hamdan

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9913625333771045
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Professora de História e Filosofia da Educação na Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Educação. Pesquisadora do programa de Pós Graduação em Educação da mesma instituição. Desenvolve pesquisas no campo da História e da Historiografia da Educação, com foco em sujeitos e instituições educacionais. Pedagoga, com Mestrado em políticas públicas e educação (UFMG/FaE/2001), Doutorado em História da Educação (UFMG/FaE/2007), e pós doutorado recém doutor UFMG/FaE/2009). Realizou entre outubro de 2014 e julho de 2015 o estágio pós doutoral na Stanford University - Califórnia - USA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Cesário Hamdan
Nome em citações bibliográficas
HAMDAN, Juliana Cesário.;HAMDAN, JULIANA CESÁRIO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
Av. Seminário s/n
Centro
35420000 - Mariana, MG - Brasil
Telefone: (31) 35579413
URL da Homepage: www.ufop.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Università Ca' Foscari Venezia (Orientador: Umberto Magiortta).
Título: Do Método Intuitivo à Escola Ativa: o pensamento educacional de Firmino Costa (1907-1937), Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Luciano mendes de Faria Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação em minas na primeira República,; pedagogia-identidades-formação-práticas; pensamento educacional de Firmino Costa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
1999 - 2001
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A formação docente do ensino técnico industrial entre 1930-45: a formação pelo alto.,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Rosemary Dore Soares.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ensino técnico; formação de professores; revolução passiva.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1998 - 1999
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1992 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Fundação Mineira de Educação e Cultura, FUMEC, Brasil.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2010
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educaçãi, UFMG/FAE, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Escola Estadual Dom Silvério-Mariana/MG, EEDS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Unidade de Acolhimento Institucional, UAI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1 - Dedicação Exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação, UFMG/FAE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Profª de História da Educ. I e Pesquisadora, Carga horária: 10
Outras informações
Dentre as atividades do pósdoutoramento está a docência em disciplinas correlatas na graduação. No caso, História da Educação I, CAE 0022.


Universidade Estadual de São Paulo - Araraquara, FCL/UNESP/AR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Universidade Aberta Brasileira - UFMG, UAB/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Formador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações
Fui coordenadora de um pólo em Buritis, MG, que oferece graduação a distância, curso de Pedagogia, através da plataforma moodle.


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contrato pontual, Enquadramento Funcional: Contratto por módulo de aula, Carga horária: 20
Outras informações
Lecionei uma discplina do PREPES - Programa de Pósgraduação latu senso da PUCMinas, relacionada à gestão de processos educativos: projeto pedagógico e avaliação em larga escala.


Faculdade Pitágoras, FAC PITÁGORAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia - Licen, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Docente no curso de Pedagogia nas disciplinas: Profissionalização do Professor da Educação Básica e Avaliação Educacional. Coordenadora do Curso de Pedagogia entre agosto de 2008 e agosto 2009. Pedi licença nessa data para ingressar no Pós-Doc com bolsa do CNPq.


Centro Universitário do Sul de Minas, UNIS/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Contrato por módulo, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-graduação latu senso, Carga horária: 15
Outras informações
Professora nos cursos de especialização (360 horas): Docência no ensino superior e Gestão de processo esducativos (orientação, coordenação e supervisão educacional), na disciplina Avaliação da Aprendizagem.


Universidade Fumec, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor de ensino superior, Carga horária: 12
Outras informações
Na ocasião ministrei duas disciplinas: - Planos e projetos pedagógicos para o 7º período de Pedagogia. - Currículos e programas para o 4º período de Pedagogia.


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Cargo de confiança, Carga horária: 40


Colegio Arnaldo, SVDEVA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Diretora educacional, Carga horária: 40


União Brasileira de Educação e Ensino, UBEE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista educacional, Carga horária: 44
Outras informações
Trabalhei na coordenação da implementação da Faculdade Marista e em Programas de Avaliação em larga escala - SIMA - Sistema Marista de Avaliação.

Atividades

12/2001 - 08/2006
Treinamentos ministrados , Gerência Educacional, Unidades Escolares da Ubee.

Treinamentos ministrados
Formação de orientadores educacionais
Projetos de trabalho
12/2001 - 08/2006
Outras atividades técnico-científicas , Gerência Educacional, Gerência Educacional.

Atividade realizada
Produção de textos e artigos.
12/2001 - 08/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Gerência Educacional, Ubee Escritório Central.

Cargo ou função
Consultora.
2/1992 - 12/1999
Ensino, Educação Infantil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Todas

Colégio Marista São Marcelino Champagnat, CMSMC - JANGA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Vice-Diretora Educacional, Carga horária: 40

Atividades

01/2005 - 08/2005
Direção e administração, Conselho Técnico Pedagógico e Administrativo, .

Cargo ou função
Vice diretora educacional.

Colégio Marista Dom Silvério, CMDS, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Ens Fundamental e Educ Infantil, Carga horária: 25



Projetos de pesquisa


2009 - Atual
MODERNO, MODERNIDADE, MODERNIZAÇÃO: a educação nos projetos de Brasil ? séc. XIX e XX
Descrição: Este projeto de pesquisa reúne objetos de investigação que se organizam em torno do interesse em problematizar processos históricos de gestação de projetos de Brasil, elaborados pela intelectualidade brasileira no período compreendido entre 1820 e 1970. Interessa-nos sistematizar e interrogar conceitos, argumentos e intencionalidades presentes em discursos e ações que atribuíram à educação escolar o lugar de instância mediadora dos processos de construção da cultura nacional e racionalização de manifestações culturais diversificadas. Pretendemos por intermédio da pesquisa fazer avançar a elaboração de uma teoria sobre o lugar da intelectualidade brasileira na construção da esfera pública e produzir entendimentos sobre as noções de moderno, modernidade e modernização, presentes nesses projetos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Juliana Cesário Hamdan - Integrante / Luciano Mendes de Faria Filho - Coordenador / Maria do Carmo Xavier - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2012
Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada (1870-1950)
Descrição: Este projeto integrado de pesquisa consiste em uma investigação histórico-comparativa sobre a escola graduada abrangendo diferentes estados brasileiros com vistas a sistematizar conhecimentos sobre o tema e avançar na construção de uma teoria da escola primária no país. A investigação compreende a educação elementar de 14 estados brasileiros: Acre, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (17) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Juliana Cesário Hamdan - Integrante / Luciano Mendes de Faria Filho - Integrante / Rosa Fátima de Souza - Coordenador / Vera Teresa Valdemarin - Integrante / Gladys Mary Guizoni Teive - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2017 - Atual
Oficina de Produção audiovisual
Descrição: Os servidores e sujeitos que serão contemplados não possuem, em sua maioria, formação em educação das relações étnico-raciais, já que ao longo da História esses temas foram negligenciados nos currículos escolares e o mito da democracia racial inibiu o avanço nesses debates. Para tanto, faz-se necessário criar meios para que essas discussões cheguem para esses sujeitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Juliana Cesário Hamdan - Coordenador / Ângelo de Oliveira Gomes Teixeira - Integrante / Fabrício Santos da Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
2017 - Atual
Educação Social na construção do Sujeito.
Descrição: atendendo a uma necessidade emergente de criar consciência negra e fazer compreender os processos marginalizam pessoas negras no Brasil, pretende-se oferecer cursos de formação inicial e continuada com temáticas pertinentes às relações étnico-raciais para servidores e sujeitos vinculados ao presídio e ao UAI, com abordagens diferentes, a fim de atingir objetivos específicos de acordo com o público..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Juliana Cesário Hamdan - Coordenador / Leandro Henrique Maciel - Integrante / Bruna Carvalho - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
2016 - Atual
PNAIC - Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa
Descrição: Trata-se de um programa do MEC cujo objetivo é oferecer formação continuada para professores alfabetizadores de escolas municipais, a partir de parceria com universidades brasileiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
PIBID
Descrição: Programa de estímulo à Docência financiado pela CAPES, supervisionando 24 bolsistas de graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Juliana Cesário Hamdan - Coordenador / Cláudio Lúcio Mendes - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Outros Projetos


2007 - 2022
Pensar a Educação, pensar o Brasil (1822 - 2022)
Descrição: O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil ? 1822-2022 pretende articular ações de ensino, de pesquisa e de extensão em universidades públicas brasileiras para propor alternativas para se pensar o Brasil a partir de uma reflexão sistemática sobre um dos grandes desafios do nosso tempo: a educação pública. Entendemos que uma das maneiras de projetar alternativas viáveis para a construção de um país mais democrático e igualitário é, justamente, o esforço para pensar os nossos problemas de maneira plural e diversificada, fugindo de lugares comuns e das soluções fáceis. Nesse sentido, desenvolve um programa semanal de rádio (104.5, UFMG Educativa, seminários mensal e publica um Coleção, com 3 séries..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Juliana Cesário Hamdan - Integrante / Luciano Mendes de Faria Filho - Integrante / Tarcísio Mauro Vago - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Coleção Pensar a Educação, Pensar o Brasil


Membro de comitê de assessoramento


2013 - Atual
Agência de fomento: Universidade Federal de Minas Gerais
2012 - Atual
Agência de fomento: Universidade Federal de Minas Gerais
2010 - 2012
Agência de fomento: Universidade Federal de Minas Gerais


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:3
Total de citações:3
HAMDAN, Juliana cesário  Data: 30/04/1010

Artigos completos publicados em periódicos

1.
1HAMDAN, JULIANA CESÁRIO2017HAMDAN, JULIANA CESÁRIO. Por uma sensibilidade objetiva: Tavares Bastos e a Educação no Império. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 16, p. 788-800, 2017.

2.
2GUMBRECTH, Hans Ulrich2015GUMBRECTH, Hans Ulrich ; HAMDAN, Juliana Cesário. . DESAFIANDO A HISTÓRIA: POR UMA PEDAGOGIA DA PRESENÇA. Cadernos de História da Educação (Online), v. 14, p. 825-839, 2015.

3.
3HAMDAN, Juliana Cesário.;HAMDAN, JULIANA CESÁRIO2014HAMDAN, Juliana Cesário.. Firmino Costa: un intelectual de la República y sus propósitos educativo (1907-1937). Revista de Historia de la Educacion Latinoamericana, v. 16, p. 173-190, 2014.

4.
4HAMDAN, Juliana Cesário.;HAMDAN, JULIANA CESÁRIO2012HAMDAN, Juliana Cesário.. FIRMINO COSTA: UM INTELECTUAL DA REPÚBLICA E O PROPÓSITO EDUCATIVO (1907 ? 1937). Eccos Revista Científica (Impresso), v. 29, p. 149-165, 2012.

5.
5HAMDAN, Juliana Cesário.;HAMDAN, JULIANA CESÁRIO2002HAMDAN, Juliana Cesário.. A formação do Gestor do Lazer da Faculdade Marista de Belo Horizonte. Anais do XVIII Enarel Encontro Nacional de Recreação e Lazer, Santa Cruz do Sul, 2002.

6.
6HAMDAN, Juliana Cesário.;HAMDAN, JULIANA CESÁRIO2002HAMDAN, Juliana Cesário.. Iniciar e continuar: o desafio da formação docente. Boletim Informativo da Fundação L'hermitage, Belo Horizonte, v. 4, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HAMDAN, Juliana Cesário.; VALLE, I. R. ; DAROS, M. D. . Moderno, moderniDADE, MODERNIZAÇÃO: a educação nos projetos de Brasil ? séc. XIX e XX. 1a. ed. Belo Horizonte: Mazza ediçõess, 2014. v. 1. 246p .

2.
HAMDAN, Juliana Cesário.; CARVALHO, R. A. (Org.) ; FONSECA, M. V. (Org.) . Entre o Seminário e o Grupo Escolar: a história da educação em Mariana (XVIII-XIX). 1a. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013. v. 500. 165p .

3.
HAMDAN, Juliana Cesário.; XAVIER, Maria do Carmo (Org.) . Classicos da Educação Brasileira - volume 2. 1ª. ed. Belo Horizonte: Mazza edições, 2011. v. 1000. 253p .

4.
HAMDAN, Juliana Cesário.; VAGO, Tarcísio Mauro. (Org.) ; INÁCIO, Marcilane Soares. (Org.) ; SANTOS, Hércules Pimenta dos. (Org.) . Intelectuais e Escola Pública no Brasil - séculos XIX e XX. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009. v. 1. 181p .

Capítulos de livros publicados
1.
HAMDAN, Juliana Cesário.; Faria Filho, Luciano Mendes de . Firmino Costa (1869-1939): quando ensinar é fazer ver. In: Teresa Cristina Rego. (Org.). Educadores Brasileiros: ideias e ações que marcaram a educação nacional. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 41-51.

2.
HAMDAN, Juliana Cesário.; ARRETO, Raylane Andreza Dias . Sobre a produção acerca de intelectuais brasileiros no PMMM.. In: Gil, Natália; Barreto, Raylane Navarro; Carvalho, Rosana Areal de. (Org.).. (Org.). Moderno, modernidade e modernização: a educação nos projetos de Brasil séculos XIX e XX ? Dimensões teórico-metodológicas.. 1aed.Belo Horizonte: Massa editora, 2017, v. , p. 134-160.

3.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Moral ou economia: a questão escravista no Pensamento de Tavares Bastos (1861-1870). In: Vera Lúcia Nogueira. (Org.). População negra, escravismo e educação no Brasil. (Séc. XIX e XX). 1aed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015, v. , p. 55-72.

4.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Tavares Bastos e a educação no Império: as palavras e os conceitos. In: Juliana cesário Hamdan; Ione Ribeiro Valle; Maria das Dores Daros. (Org.). Moderno, modernidade, modernização: a educação nos projetos de Brasil (XIX-XX). 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014, v. 1, p. 121-157.

5.
VALDEMARIN, V. T. ; TEIVE, Gladys Mary Guizoni ; HAMDAN, Juliana Cesário. . Modernidade metodológica e pedagógica: apropriações do método de ensino intuitivo nas reformas da instrução pública de Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo (1906-1920) ideias e práticas em movimento. In: Rosa Fátima de Souza; Vera Lúcia Gaspar da Silva; Elizabeth Figueiredo de Sá. (Org.). Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada (1870-1930). 1aed.Cuiabá: EDUFMT, 2013, v. 1, p. 239-272.

6.
HAMDAN, Juliana Cesário.; MOTTA, Fernanda Amaral ; SANTANA, Taciana . Do Método Intuitivo à Escola Nova: o caso do Grupo Escolar de Mariana (1906-1932). In: Juliana Cesário Hamdan; Marcus Vinícius Fonseca; Rosana Areal de Carvalho. (Org.). Entre o Seminário e o Grupo Escolar: a história da educação em Mariana - MG (XVIII-XX). 1aed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013, v. 1, p. 127-143.

7.
FARIA FILHO, Luciano Mendes. ; HAMDAN, Juliana Cesário. . A educação da infância no boletim Vida Escolar (1907-1908). In: Luciano Mendes de Faria Filho; Vânia Carvalho de Araújo. (Org.). História da Educação e da Assistência à Infância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2011, v. , p. 153-169.

8.
HAMDAN, Juliana Cesário.; FARIA FILHO, Luciano Mendes. . Firmino Costa e o Boletim Vida Escolar: a construção e a circulação de um repertório pedagógico. In: Ana Maria de Oliveira Galvão; Eliane Marta Teixeira Lopes. (Org.). Boletim Vida Escolar. Uma fonte e múltiplas leituras sobre a educação no início do século XX. 1ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2011, v. , p. 55-71.

9.
HAMDAN, Juliana Cesário.. PELA ESCOLA ACTIVA: A ENERGIA E O MÉTODO DE FIRMINO COSTA. In: XAVIER, Maria do Carmo; FARIA Filho, Luciano Mendes. (Org.). Clássicos da Educação Brasileira. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010, v. , p. 143-182.

10.
HAMDAN, Juliana Cesário.. "A vida há de ser uma educação permanente": a educação entretecida na vida do educador Firmino Costa. In: Faria Filho, Luciano Mendes; INACIO, Marcilaine Soares.. (Org.). Políticos. Literatos, professores, Intelectuais: o debate público sobre educação em Minas Gerais. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009, v. , p. 197-225.

11.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Firmino Costa na Revista do Ensino: do método intuitivo à escola ativa. In: VAGO, Tarcísio Mauro; OLIVEIRA, Bernardo Jefferson. (Org.). Histórias de práticas educativas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, v. 1, p. 301-325.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HAMDAN, Juliana Cesário.. L`ATITUDE - Informativo da Fundação L´Hermitage. informativo da Fundação L´Hermitage, Belo Horizonte, p. 01 - 04, 04 out. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Por uma sensibilidade objetiva: Tavares Bastos e a educação no Império. In: XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2016, Lisboa. XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Lisboa: CITZEN, 2016. v. 2. p. 2-13.

2.
HAMDAN, Juliana Cesário.. TAVARES BASTOS : PROCESSO FORMATIVO E A DEFESA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO (1855 ? 1868). In: X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba- PR. Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Curitiba: Editora da PUC/PR, 2014. v. 1. p. 315-320.

3.
HAMDAN, Juliana Cesário.; MIRANDA, M. A. . TAVARES BASTOS E OS MANUSCRITOS SOBRE A INSTRUÇÃO NO IMPÉRIO (1861 ? 1875). In: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil, 2013, Cuiabá. Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Cuiabá - MT: Editora da Universidade Federal do Mato Grosso, 2013. v. 1. p. 245-259.

4.
HAMDAN, Juliana Cesário.. MODERNO, MODERNIDADE, MODERNIZAÇÃO: TAVARES BASTOS, A INSTRUÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória. Anais do VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011.

5.
HAMDAN, Juliana Cesário.; VALDEMARIN, Vera Teresa ; TEIVE, Gladys Mary Guizoni . Método de Ensino e Reformas Educacionais nos Estados de Minas Gerais, Santa Catarina e São paulo (1907-1920): subsídios para a reflexão sobre didática e formação de professores. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE. Cconvergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010. p. 24-35.

6.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Gramsci, o neoidealismo de Croce e Gentile e a escola nova. In: IV Congresso Internacional de Educação - Unisinos, 2005, São Leopoldo - RS. Anais do IV Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo - RS: Unisinos, 2005. v. 1.

7.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Chaves de leitura sobre a formulação de políticas públicas no Brasil no contexto dos anos trinta: o programa da escola nova. In: XXI Encontro Anual Helena Antipoff, 2004, Ibirité. Boletim do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff. Belo Horizonte: CDPHA, 2004. v. 18.

8.
HAMDAN, Juliana Cesário.. A formação de professores para o ensino técnico industrial no Brasil entre 1930-45. In: VII Encontro de Pesquisa da FaE - UFMG, 2001, Belo Horizonte. Anais do VII Encontro de Pesquisa da Fae Ufmg. Belo Horizonte, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HAMDAN, Juliana Cesário.. POR UMA SENSIBILIDADE OBJETIVA: TAVARES BASTOS E A EDUCAÇÃO NO IMPÉRIO. In: XI Congressso Luso Brasileiro de História da Educação, 2016, Porto. XI COLUBHE - Anais. Porto: Universidade do Porto, 2016. v. 09. p. 124.

2.
HAMDAN, Juliana Cesário.; FARIA FILHO, Luciano Mendes. ; CARVALHO, R. A. ; LEON, A. D. ; AZURITA, F. . Tavares Bastos: processo formativo e a defesa da educação na formação de pensamento político brasileiro (1855-1868). In: XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA, 2014, Toluca. Livro de Resumos do XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA. México: El Colegio Mexiquense, A.C., 2014. v. 1. p. 811-811.

3.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Tavares Bastos e a Instrução no Império: dialogando com modelos europeus e norteamericanos. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2012, Lisboa. IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2012. v. 1. p. 15-235.

4.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Do método intuitivo à escola ativa: o pensamento educacional de Firmino Costa. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Eduação, 2008, Porto - Portugal. VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Eduação: cultura escolar, Migrações e Cidadania. Livo de resumos. Porto e São Paulo: SPCE e ANPED, SBHE, 2008. v. 1. p. 203-204.

5.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Os livros de Firmino Costa: ler, escrever e transformar a educação. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju. Livro de Resumos. Aracajú: UFS e UNIT, 2008. v. 1. p. 400-401.

6.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Chaves de leitura sobre a formulação de políticas públicas no contexto dos anos trinta: o programa da escola nova. In: VII ENCONTRO DE PESQUISA DA REGIÃO SUDESTE Pós-graduação e Pesquisa em Educação no Brasil/ Região Sudeste ? Educação: Direito ou Serviço??, 2005, Belo Horizonte. Chaves de leitura sobre a formulação de políticas públicas no contexto dos anos trinta: o programa da escola nova, 2005.

7.
HAMDAN, Juliana Cesário.. A formação docente do ensio técnico industrilal entre 1930 e 1945: a formação. In: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2002, Águas de Lindóia - SP. Anais do V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
HAMDAN, Juliana Cesário.;HAMDAN, JULIANA CESÁRIO2001HAMDAN, Juliana Cesário.. A formação de professores para o ensino técnico industrial no Brasil entre 1930-45: a formação pelo alto. Anais do V Encontro de Pesquisa Em Educação da Região Sudeste Anpedinha, São Paulo, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
HAMDAN, Juliana Cesário.. For an Objective Sensitivity: Tavares Bastos, The Debate on Education in the Empire and the Proclamed Progress.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HAMDAN, Juliana Cesário.. POR UMA SENSIBILIDADE OBJETIVA: TAVARES BASTOS E O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO NO IMPÉRIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Por UMA SENSIBILIDADE OBJETIVA: TAVARES BASTOS E O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO NO IMPÉRIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARMO, B. A. ; HAMDAN, Juliana Cesário. . National History Narred by Museu da Inconfidência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
HAMDAN, Juliana Cesário.; Faria Filho, Luciano Mendes de ; CARVALHO, R. A. ; LEON, A. D. ; AZURITA, F. . Tavares Bastos: processo formativo e a defesa da educação na formação de pensamento político brasileiro (1855-1868). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
HAMDAN, Juliana Cesário.. História e Historiografia da educação: por uma sensibilidade objetiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
HAMDAN, Juliana Cesário.; MIRANDA, M. A. . TAVARES BASTOS E OS MANUSCRITOS SOBRE A INSTRUÇÃO NO IMPÉRIO (1861 ? 1875). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Tavares Bastos (1839-1875) and Education in the Empire: dialoguing wiht European and North American Models. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTANA, Taciana ; MOTTA, Fernanda Amaral ; HAMDAN, Juliana Cesário. . The case of scolar group Dom Benevides: dialoguing with North American and European Models. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Tavares Bastos (1839-1875) e a instrução no Império: dialogando com modelos europeus e norte-americanos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
HAMDAN, Juliana Cesário.; Faria Filho, Luciano Mendes de ; XAVIER, Maria do Carmo ; CARVALHO, M. V. C. . MODERNO, MODERNIDADE, MODERNIZAÇÃO: TAVARES BASTOS, A INSTRUÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
HAMDAN, Juliana Cesário.. MODERNO, MODERNIDADE, MODERNIZAÇÃO: TAVARES BASTOS, A INSTRUÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
HAMDAN, Juliana Cesário.; TEIVE, Gladys Mary Guizoni ; VALDEMARIN, Vera Teresa . Método de Ensino e Reformas Educacionais nos Estados de Minas Gerais, Santa Catarina e São paulo (1907-1920): subsídios para a reflexão sobre didática e formação de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
HAMDAN, Juliana Cesário.. VII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação: Cultura escolar, migrações e cidadania. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Do método intuitivo à escola ativa: o pensamento educacional de Firmino Costa (1907-1937). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
HAMDAN, Juliana Cesário.; FARIA FILHO, Luciano Mendes. . ?Ensinar não é explicar, é fazer ver.? Firmino Costa e as materialidade da Reforma (1906 ? 1918). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Gramsci, o neoidealismo de croce e gentile e a Escola Nova. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Chaves de leitura sobre a formulação dfe políticas públicas no contexto dos anos trinta: o programa da escola nova. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Chaves de Leitura sobre a Formulação de Polítcas públicas no Contexto dos anos trinta: o programa da escola nova. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
HAMDAN, Juliana Cesário.. A formação docente do ensino técnico industrial entre 1930-45: a formação pelo alto.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
HAMDAN, Juliana Cesário.; Ponciano, Hydnéa. . SIMA - Sistema Marista de Educação - Caderno do Professor. 2005.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FARIA FILHO, Luciano Mendes. ; VAGO, Tarcísio Mauro ; HAMDAN, Juliana Cesário. ; XAVIER, Maria do Carmo . Pensar a Educação, pensar o Brasil (1822 - 2022). 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
HAMDAN, Juliana Cesário.; REIS, Carla Cândida da silva ; LAGES, Rita Cristina Lima . A base nacional comum curricular nas práticas de Matemática e Língua Portuguesa. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

2.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Projeto Pastoral Pedagógico do Colégio Arnaldo. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pastoral Pedagógico do Colégio Arnaldo).

3.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Gua da Disciplina Estágio III e IV, Prática de ensino no Ensino Fundamental, anos Iniciais. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Disciplina).

4.
HAMDAN, Juliana Cesário.. Avaliação de Desempenho Acadêmico da Faculdade Pitágoras - ADAP. 2008. (Elaboração de matriz de referência e itens de teste para avaliação em larga escala).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
FARIA FILHO, Luciano Mendes. ; VAGO, Tarcísio Mauro. ; HAMDAN, Juliana Cesário. . Pensar a educação, Pensar o Brasil 1922-2022. 2007.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FONSECA, M. V.; HAMDAN, Juliana Cesário.; LAGES, Ana Cristina Pereira. Participação em banca de VANESSA SOUZA BATISTA. A EDUCAÇÃO DA ?BOA MOCIDADE? SUL MINEIRA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PERFIL DO ALUNADO DA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA (1824-1840). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação do DEEDU) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
CARVALHO, R. A.; HAMDAN, Juliana Cesário.; GONÇALVES NETO, Wenceslau. Participação em banca de RAQUEL DE JESUS EVANGELISTA. A Educação Moral e Cívica na ditadura civil-militar (Mariana-MG/1969-1971). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação do DEEDU) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
CARVALHO, R. A.; HAMDAN, Juliana Cesário.; GONÇALVES NETO, Wenceslau. Participação em banca de JANAÍNA MARIA DE SOUZA. A ADMINISTRAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DOM BENEVIDES EM TEMPOS DE DITADURA (1964?1969). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação do DEEDU) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
HAMDAN, Juliana Cesário.; NOGUEIRA, vera Lúcia; MUSIAL, G. B. S.; Silva, Fabiana Viana. Participação em banca de Dalvik Greiner de Paula. Escola Brasileira: o projeto de educação moral para a mocidade brasileira em José da Silva Lisboa, visconde de Cairu (1756-1835). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
HAMDAN, Juliana Cesário.; Faria Filho, Luciano Mendes de; Jardilino, José Rubens de Lima. Participação em banca de Jumara Seraphim Pedruzzi. A escola normal de Ouro Preto: instituição e formação docente no contexto educacional minero do séc. XIX. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação do DEEDU) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
CHAMON, Carla Simone; GOODWIN JUNIOR, J. W.; HAMDAN, Juliana Cesário.. Participação em banca de José Antonio Gonçlavez. A incorporaçào do proletariado na sociedade moderna: a formação do trabalhador nas obras dos positivistas Miguel lemos e Raimundo Teixeira Mendes (1881 - 1927). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

7.
LOPES, M. A. T.; HAMDAN, Juliana Cesário.; ALVES, Juliana.. Participação em banca de Vanda Lúcia Moreira Rangel. "Representações de professores e alunos da educação de jovens e adultos de uma escola da rede pública municipal de Belo Horizonte: um estudo dos processos de constituição identitária". 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
HAMDAN, Juliana Cesário.; CHAMON, Carla Simone; Pedrosa, José Geraldo. Participação em banca de Ana Paula Fernandes Prata Guimarães. Roberto Mangue: atuação e proposições para a formação do trabalhador da industria brasileira (1913-1955). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

9.
Fonseca, nelma Marçal Lacerda; Faria Filho, Luciano Mendes de; HAMDAN, Juliana Cesário.. Participação em banca de Nelma Marçal Lacerda Fonseca. ?Entre Belo Horizonte e Nova Yorque: um estudo sobre formação e atuação docentes de Alda Lodi - 1912 - 1932?. 2010. Dissertação (Mestrado em PPGE) - Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educaçãi.

Teses de doutorado
1.
Toledo, Cézar Alencar Arnaut; HAMDAN, Juliana Cesário.; Silva, João da Silva; Costa, Célio Juvenal. Participação em banca de Vanessa Campos Mariano Ruckstadter. LUís Antonio Verney e o projeto pedagógico modernizador do Reino Português: uma análise do verdadeiro método de estudar. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, Martha; HAMDAN, Juliana Cesário.; SOUZA, Adrienne. Participação em banca de Júlio César de Miranda. Reconstrução do Projeto Pedagógico para melhoria do planejamento dos docentes. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
HAMDAN, Juliana Cesário.; SOUZA, Martha; SOUZA, Adrienne. Participação em banca de Ana Lúcia Damasio Firmo. A indisciplina e a falta de respeito com o outro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
HAMDAN, Juliana Cesário.; OLIVEIRA, A. L.; SOUZA, O. S.. Participação em banca de Rosilene Martins Cruz. Projeto Político Pedagógico: do papel à realidade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
HAMDAN, Juliana Cesário.; OLIVEIRA, A. L.; SOUZA, O. S.. Participação em banca de Rosélia Rosa Luz. O direito de ter direitos: a escola a favor da formação da cidadania. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
HAMDAN, Juliana Cesário.; OLIVEIRA, A. L.; SOUZA, O. S.. Participação em banca de Sandra Silva de Barros. O estudo da moralidade na escola municipal educadora Yolanda Conti Bertoni e seu desenvolvimento no projeto político pedagógico. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
HAMDAN, Juliana Cesário.; LIMA, J. B. Q.; BOTELHO, J. F.. Participação em banca de Simone Maria Pinto. Como melhorar as competências da equipe escolar e potencializar os resultados. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
HAMDAN, Juliana Cesário.; LIMA, J. B. Q.; BOTELHO, J. F.. Participação em banca de Simone Barbosa de Souza. A importância das relações interpessoais no ambiente escolar e a contribuição do gestor na articulação do trabalho coletivo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
HAMDAN, Juliana Cesário.; JORGE, Liliane dos Santos; SILVA, Fernanda Aparecida Rodrigues. Professor substituo do quadro de magistério na área de fundamentos da educação. 2016. Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
HAMDAN, Juliana Cesário.; Santos, Clézio. Concurso Público de Provas e Títulos para professor adjunto , nível I. 2013.

3.
NUNES, Célia Maria Fernandes; MOURA, F. A.; HAMDAN, Juliana Cesário.. Banca do processo seletivo para professor temporário na área de fundamentos da educação. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
Franco, Marco Antonio Melo; Dulci, Luciana Crivelari; HAMDAN, Juliana Cesário.. Banca do processo seletivo para professor temporário na área de metodologia científica. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Tavares Bastos e os Manuscritos sobre a instrução no Império (1866 ? 1873). 2013. (Congresso).

2.
ISCHE "Internalization in education (19Th-20th ceturies)". The case of scholar group Dom Benevides: dialoguing wiht north American and european models.. 2012. (Congresso).

3.
IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educaçào. Tavares bastos (1839-1875) e a instrução no Império: dialogando com modelos europeus e norte-americanos. 2012. (Congresso).

4.
VI Congresso Brasileiro de História da Educação. MODERNO, MODERNIDADE, MODERNIZAÇÃO: TAVARES BASTOS, A INSTRUÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA. 2011. (Congresso).

5.
VI Congresso Mineiro de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. MODERNO, MODERNIDADE, MODERNIZAÇÃO: TAVARES BASTOS, A INSTRUÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA. 2011. (Congresso).

6.
VIII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. MÉTODO DE ENSINO INTUITIVO E REFORMAS EDUCACIONAIS NOS ESTADOS DE MINAS GERAIS, SANTA CATARINA E SÃO PAULO: INVESTIGAÇÕES COMPARADAS SOBRE A ESCOLA GRADUADA (1906-1920). 2010. (Congresso).

7.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Método de Ensino e Reformas Educacionais nos Estados de Minas Gerais, Santa Catarina e São paulo (1907-1920): subsídios para a reflexão sobre didática e formação de professores. 2010. (Encontro).

8.
V Congresso Brasileiro de História da Educação. Ler, escrever e transformar a educação: Os livros de Firmino Costa. 2008. (Congresso).

9.
VI Colóquio de Pesquisa em Educação.Ensinar não é Explicar: é fazer ver. Firmino Costa e as materialidades da reforma (1916-1918). 2008. (Encontro).

10.
VII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação: Cultura escolar, migrações e cidadania. Do método intuitivo à escola ativa: o pensamento educacional de Firmino Costa. 2008. (Congresso).

11.
A Educação nas fronteiras do humano. IV Congresso Internacional de Educação - Unisinos. 2005. (Congresso).

12.
VII ENCONTRO DE PESQUISA DA REGIÃO SUDESTEPós-graduação e Pesquisa em Educação no Brasil/ Região Sudeste ? Educação: Direito ou Serviço??.Chaves de leitura sobre a formulação de políticas públicas no contexto dos anos trinta: o programa da Escola Nova. 2005. (Encontro).

13.
Fórum Nacional de Pedagogia. Fórum Nacional de Pedagogia: Formação, Identidades, Práticas. 2004. (Congresso).

14.
XXII Encontro Anual Helena Antipoff.Chaves de Leitura sobre a formulação de políticas públicas no contexto dos anos trinta: o programa da Escola Nova. 2004. (Encontro).

15.
Seminário Internacional Virtual de Educação: experiências transgressoras em educação.Seminário Internacional Virtual de Educação: experiências transgressoras em educação. 2002. (Seminário).

16.
V Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste - Anpedinha.V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anpedinha. 2002. (Encontro).

17.
XVIII ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer.XVIII ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer. 2002. (Encontro).

18.
VII Encontro de Pesquisa da FaE.VII Encontro de Pesquisa da FaE. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HAMDAN, Juliana Cesário.; CARVALHO, R. A. ; FONSECA, M. V. . VII COPEHE - A Escrita da História da Educação em Minas Gerais e no Brasil. 2013. (Congresso).

2.
DINIZ, Margareth ; BONIFÁCIO, Regina Magna ; HAMDAN, Juliana Cesário. . SIMPOED - Simpósio de Formação de Orofessores. 2011. (Congresso).

3.
BARBOZA, Andressa Cristina Coutinho ; JUCÁ, Leina ; SOUTO, Ucy ; HAMDAN, Juliana Cesário. . II Seminário de Estágio: escola e universidade. 2011. (Congresso).

4.
DALBEN, Angela Imaculada Loureiro ; DINIZ, Júlio ; SANTOS, Lucíola Licínia ; HAMDAN, Juliana Cesário. . XV ENDIPE: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. 2010. (Congresso).

5.
Amorim, Dolores Maria Borges ; ESTEVES, Maria da Penha ; OLIVEIRA, Teresinha Rodrigues ; HAMDAN, Juliana Cesário. . Fórum nacional de Pedagogia: Formação, Identidades e Práticas. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Beatriz melM. Formação de professores e as reformas educacionais em Minas Gerias (1906-1945). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação do DEEDU) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Daniel Lopes. A formação para professores de música: entre a banca e as escolas (1961-1971). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação do DEEDU) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

3.
Flávia Cristina Lages Vasconcellos. Ideário Educativo Católico no Ginásio Agrícola em Conceição do Mato Dentro-MG: Instrução Escolarização e Formação Moral (1960-1974). Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação do DEEDU) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

4.
Leonardo Oliveira de Queiroz. O Conceito de Aluno e sua Nuanças Historiográficas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação do DEEDU) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

5.
Joatan Nunes Machado Junior. A Presença da História dos Negros no Currículo da História da Educação em Minas Gerais (2003-2017). Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação do DEEDU) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

6.
ELI RIBEIRO DOS SANTOS. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE SURDOS EM MINAS GERAIS. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

7.
JANAÍNA MARIA DE SOUZA. A ADMINISTRAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DOM BENEVIDES EM TEMPOS DE DITADURA. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Coorientador).

8.
Bethânia dos Anjos do Carmo. Educação e Museu na Inconfidência: convergências e divergências na construção da Identidade Nacional (1864-1988).. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação do DEEDU) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Bruna Maciel Arantes. Desafiando a História da Educação: por uma produção de presença. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Betânia dos Anjos do Carmo. MUSEU DA INCONFIDÊNCIA E AS MARCAS DA EDUCAÇÃO NOS LIVROS DE VISITANTES (1945-1965). 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação do DEEDU) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

2.
JANIRA VALENTIA CHERRY. O COTIDIANO DA ESCOLA MUNICIPAL SERRA LIMA NO CONTEXTO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Zuleide Antonia Rizzo. Graças à Internet, agora eu vou: professores, equipes gestoras e demais segmentos das unidades escolares da DRE CL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

2.
Ivanilda Maria de Assis Prado. Metodologia de ensino e a qualidade da prática educativa. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

3.
Karla Assis Malheiro. A relação família-escola: uma aproximação necessária para a formação da criança. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

4.
Lucilene Aparecida Pereira Silva. O planejamento pedagógico como ferramenta de aprendizagem. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

5.
Roselena Alves Teixeira. A participação da família do educando na escola: um estudo de caso na Escola Municipal "Alípio Maciel de Oliveira". 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

6.
Jussara Abreu Carolino. O uso da internet como recurso pedagógico com alunos do 8o ano, turma A, da EMEF, Coronel Luiz Tenório de Brito. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

7.
Leila Bitencourt. Exibição de vídeos educativos para alunos da classe infantil I ? A como intervenção para estimular o uso consciente da água no CEU CEI Professora Yolanda de Souza Santalucia/SP. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

8.
Sílvia Silva dos Santos. O Rádio na construção de habilidades na oralidade do grupo Infantil II ? C da EMEI Agenor de Oliveira - Cartola. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

9.
Lucilene Varandas. Tecnologia de aprendizagem associada à imprensa jovem e à rádio escolar. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

10.
Jaqueline Maria Ferreira. Conselho Escolar: mecanismo de democratização do espaço escolar. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

11.
Dilcilene Aparecida do Carmo Ferreira. Reflexões sobre o projeto político pedagógico na gestão escolar democrática. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

12.
Leonor Helena Moreira Campos. Gestão democrática e ação Pedagógica na creche. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

13.
Luciana Ferreira Dias Sodré. Alfabetizando com sucesso. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

14.
Luzinete Aparecida Lino Bitencourt. gestão democrática: família e escola numa ação em prol da educação. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAD - Escola de Gestores) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Werônica C. da Silva. Gestão democrática na escola pública: uma realidade possível?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

2.
Samira de S. Alves. A relação família escola: um enfoque no desenvolvimento humamo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

3.
ROSA M. MENDES E TANISE M. TEIXEIRA. A INSERÇÃO E IMPLICAÇÃO DO USO DE TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

Iniciação científica
1.
Bruna Maciel Arantes de Souza. DESAFIANDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: POR UMA PRODUÇÃO DE PRESENÇA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

2.
Taciana Santana. Do método intuitivo à Escola Nova: o caso do Grupo Escolar Dom Benevides ? Mariana (1909 - 1932). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

3.
Mila Miranda e Araujo. Tavares Bastos e os manuscritos sobre a instrução no Império (1866 ? 1873). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

4.
Mila Miranda e Araujo. Tavares Bastos e os manuscritors sobre a educação no Império. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.

5.
TACIANE SANTANA DE OLIVEIRA. Do método intuitivo à Escola Nova: o caso do Grupo Escolar Dom Benevides ? Mariana (1909 - 1932). 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliana Cesário Hamdan.



Outras informações relevantes


Em maio de 2010 fui aprovada no concurso para professor adjunto da UFOP, para lecionar as discplinas Fundamentos da Educação: História e Filosofia. Em julho de 2009, fui aprovada em 2º lugar no concurso para professor adjunto da Faculdade de Educação da UFMG, no Departamento de Administração Escolar, conforme publicação no DOU anexa.
Em novembro de 2009, fui aprovada em 2º lugar no concurso para professor adjunto da Faculdade de Educação da UFMG, no Departamento de Administração Escolar, conforme publicação no DOU anexa.
A partir de agosto de 2008, faço parte do Conselho Editorial da Coleção do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1922-2022), vinculado ao GEPHE - da FaE/UFMG, sob a Coordenação Geral do Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho. Coordeno a Série Estudos Históricos, com três obras publicadas, uma no prelo e duas em processo de organização, conforme informações nas obras publicadas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:28:20