Ana Carla Pereira Latini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3561609652550177
  • Última atualização do currículo em 24/08/2017


Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Biociências Aplicadas À Farmacia pela Universidade de São Paulo (2005). É pesquisador científico nível VI do Instituto Lauro de Souza Lima. Tem experiência na área de Epidemiologia Genética, atuando principalmente em genética da susceptibilidade à hanseníase e outras doenças infecciosas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Carla Pereira Latini
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, A. C. P.;PEREIRA, A.C.;Pereira, A C;Pereira, A. C.;Pereira, Ana Carla;Pereira Latini, AC;Ana Carla Pereira Latini;Vânia Nieto Brito de Souza;Tatiana Salles de Souza Malaspina;Ana Paula Campanelli;Cássio Ghidella;Somei Ura;Dirceu Dalpino;Dejair Caitano do Nascimento;Latini, Ana Carla Pereira;PEREIRA, ANA;LATINI, ACP;PEREIRA LATINI, AC;PEREIRA LATINI, ANA CARLA;LATINI, A. C. P.;latini, ana carla p.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Lauro de Souza Lima.
Rod. Comte. João Ribeiro de Barros Km 225/226
Aimorés
17034971 - Bauru, SP - Brasil
Telefone: (14) 31035944
URL da Homepage: www.ilsl.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Biociências Aplicadas à Farmácia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Contribuição de fatores genéticos para a trombose venosa: papel de polimorfismos genéticos associados ao metabolismo da homocisteína, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Prof. Dr. Rendrik França Franco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: trombose venosa; fatores de risco; polimorfismo; hemostasia.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Hematologia.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.
1999 - 2001
Mestrado em Ciências Farmacêuticas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Efeitos dos contraceptivos orais combinados sobre os sistemas de coagulação e fibrinólise,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Maria Regina Torqueti Toloi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Contraceptivos orais; Coagulação; Fibrinólise.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: ANÁLISES CLÍNICAS.
1994 - 1998
Graduação em Farmácia Bioquímica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Extensão universitária em MANIPULAÇÃO DE ÁCIDOS NUCLÉICOS: DO DNA AO PRODUTO. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
CLONAGEM DE FRAGMENTOS DE DNA E GENES. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
INTRODUÇÃO À BIOINFORMÁTICA. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Epidemiologia Molecular em Doenças Infecciosas. (Carga horária: 90h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Lauro de Souza Lima, ILSL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Lauro de Souza Lima, .


Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, FCFRP-USP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: Aluno Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno Pós-Graduação, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Metabolismo do ferro na hanseníase

Objetivo: Investigar a participação dos parâmetros relacionados ao metabolismo do ferro na hanseníase..
Palavras-chave: hanseníase; metabolismo do ferro; hepicidina.
2.
Susceptibilidade genética humana à hanseníase

Objetivo: Investigar a associação de alterações genéticas humanas com a hanseníase..
Grande área: Ciências Biológicas
Palavras-chave: polimorfismo genético de base única; SNP; susceptibilidade genética; hanseníase.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Mapeamento de polimorfismos genéticos reguladores da expressão gênica na interação entre Mycobacterium leprae e macrófagos
Descrição: A hanseníase é uma doença complexa, causada pelo Mycobacterium leprae, com alta prevalência na população brasileira. O patógeno é intracelular e tem predileção por macrófagos e células de Schwann. A susceptibilidade genética para a doença tem importância solidamente demostrada bem como é tema de estudo relevante na área, no entanto, os dados disponíveis são controversos com poucos genes com associação confirmada em várias populações. Os estudos de epidemiologia genética em larga escala, que têm abordado o desfecho doença per se, têm fornecido dados importantes, mas ainda não esclarecem a arquitetura genética da susceptibilidade para a hanseníase. Assim, propomos aqui uma abordagem complementar a estes estudos, visando a identificação de loci associados com a doença, partindo do mapeamento de reQTLs (response expression quantitative traits loci) que controlam a resposta de macrófagos quando estimulados com o M. leprae. Além destes fenótipos biológicos da interação parasita hospedeiro, propomos avaliar o desfecho redução da viabilidade bacilar como medida da resposta da célula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Carla Pereira Latini - Coordenador / Ida Maria Foschiani Dias Baptista - Integrante / Patricia Sammarco Rosa - Integrante / Brito-de-Souza, V. N. - Integrante / Milton Ozório Moraes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
ESTUDO DE ASSOCIAÇÃO DOS GENES HLADPA1 E HLADPB1 EM HANSENIASE.
Descrição: A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae que pode se manifestar sob diferentes formas clínicas a depender da resposta imune celular do hospedeiro. Vários marcadores de susceptibilidade genética para hanseníase têm sido definidos a partir de estratégias de estudos de associação focando genes candidatos, e, devido à participação dos alelos HLA na resposta imune, estes têm sido amplamente estudados na hanseníase. Em estudo conduzido por nosso grupo com pacientes atendidos no Instituto Lauro de Souza Lima, Bauru, encontramos duas variantes do tipo SNP (single nucleotide polymorphism) nos genes HLADPA1 e HLADPB1 associados com hanseníase per se. A maioria dos trabalhos que abordam esta região investigam os genes do HLA de classe I e HLA-DR e HLA-DQ de classe II, sendo que não há dados na literatura sobre associação dos genes que codificam as cadeias do HLA-DP com hanseníase. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é conduzir estudo de associação genética de base populacional em hanseníase per se, para os genes HLADPA1 e HLADPB1 com uma amostra caso-controle de Rondonópolis-MT. A metodologia empregada nesta proposta trará maior resolução na tipagem destes genes altamente polimórficos. Por fim, a investigação do papel destes genes do complexo HLA na susceptibilidade à doença deverá complementar, de forma bastante importante, os dados já disponíveis ampliando o conhecimento sobre os fatores genéticos envolvidos com a susceptibilidade para a hanseníase..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Carla Pereira Latini - Coordenador / DE SOUZA-SANTANA, FABIANA - Integrante.
2014 - Atual
EPIDEMIOLOGIA GENÉTICA EM LEISHMANIOSE: ESTUDO DE ASSOCIAÇÃO COM A POPULAÇÃO DA REGIÃO DE BAURU - SP
Descrição: A leishmaniose é uma doença causada pelo protozoário do gênero Leishmania e transmitido para o homem e outros animais pela picada do inseto Lutyzomia. Esta apresenta duas formas clínicas, conhecidas como leishmaniose visceral e leishmaniose tegumentar. De maneira geral, os perfis de resposta imune celular e humoral são importantes no estabelecimento da doença. Nesse cenário ainda, fatores genéticos envolvidos na interação parasita e hospedeiro têm sido associados à doença. Dados de órgãos oficiais confirmam a endemia para a leishmaniose visceral na região do município de Bauru, localizado no centro-oeste do estado de São Paulo. Assim, estudos de epidemiologia genética que visam explicar o controle genético dessa doença nesta população são importantes. Esta proposta tem como objetivo: 1) construção de um banco de DNA para estudos de epidemiologia genética em leishmaniose visceral a partir dos casos da doença notificados na região de Bauru-SP; 2) investigação da associação de polimorfismos nos genes candidatos IL10, TNF e IFNG com a doença para esta população. Para tanto, um estudo de associação familiar baseado em trios será constituído com casos retrospectivos da doença..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Carla Pereira Latini - Coordenador / keren bastos valezi - Integrante.
2010 - Atual
Epidemiologia genética em hanseníase: estudo de associação das regiões genômicas candidatas 6p21, 17q22, 20p13 e 10p13
Descrição: O Brasil é um país endêmico para hanseníase, uma doença causada pelo Mycobacterium leprae, que afeta primariamente a pele e os nervos periféricos. Estudos de scan genômico identificaram picos de ligação para hanseníase nas regiões cromossômicas 6p21, 17q22, 20p13 e 10p13, no entanto, estas não foram investigadas de forma sistemática na população Brasileira e os resultados não foram replicados em estudos posteriores de associação. Este estudo propõe análise de associação baseada em famílias para estas regiões cromossômicas, usando plataforma de genotipagem de alto rendimento, com replicação dos achados positivos em amostras caso-controle de populações do Rio de Janeiro e São Paulo. A partir deste desenho, esta proposta pretende produzir dados robustos acerca dos marcadores genéticos de susceptibilidade à hanseníase para a população brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Carla Pereira Latini - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
METABOLISMO DO FERRO NA HANSENÍASE VIRCHOVIANA E NO ERITEMA NODOSO HANSÊNICO
Descrição: A anemia é um achado muito comum na evolução da hanseníase virchoviana e está relacionada ao processo infeccioso e inflamatório da doença. O quadro observado é de anemia de doença crônica, mediada pelo sistema imune, e que assume especial importância no eritema nodoso hansênico. Esta apresenta alterações na homeostasia do ferro com baixas quantidades de ferro disponível e aumento nos estoques de ferro intracelular, o que, no caso da infecção pelo M. leprae, poderia favorecer a multiplicação bacilar. A hepicidina é um hormônio responsável pela retenção intracelular de ferro associado à fisiopatologia da anemia de doença crônica, sendo um mediador chave entre anemia e inflamação. Este estudo tem o objetivo de avaliar a homeostasia do ferro na susceptibilidade e gravidade da hanseníase virchoviana. Os parâmetros envolvidos na homeostasia do ferro (hepicidina, ferro sérico, ferritina, TIBC, índice de saturação de transferrina e receptor solúvel de transferrina) serão determinados em pacientes com hanseníase na faixa virchoviana não-reacionais e reacionais (durante e após o período reacional) e em controles. Assim, este estudo pretende esclarecer a participação da homeostasia do ferro na hanseníase virchoviana, auxiliando no entendimento dos fatores determinantes da forma clínica da hanseníase e da patogenia do eritema nodoso hansênico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR NA SUSCETIBILIDADE E SEVERIDADE À HANSENÍASE
Descrição: Este projeto tem por finalidade caracterizar novos polimorfismos de base única (SNP) em regiões gênicas envolvidas tanto com a suscetibilidade a hanseníase per se quanto com a chance de desenvolver uma das diferentes formas clínicas da doença. A participação de genes nas condições de agravamento verificadas nas intercorrências inflamatórias agudas como os danos neurais também serão alvo deste estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Carla Pereira Latini - Integrante / Milton Ozorio Moraes - Coordenador / Ida Maria Foschiani Dias Baptista - Integrante / Vania Nieto Brito - Integrante.Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
Investigação de alterações nas regiões promotoras e codificadores dos genes NOS2A e IL-10 em pacientes reacionais e não reacionais na faixa tuberculoide da hanseníase
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
PAPEL DE POLIMORFISMOS GENÉTICOS NA HANSENÍASE
Descrição: A Hanseníase é uma doença infecciosa endêmica no Brasil causada pelo Mycobacterium leprae. Evidências apontam que a susceptibilidade ou resistência para esta doença infecciosa, bem como a sua forma clínica e evolução, são influenciados por uma complexa interação patógeno/hospedeiro. Considerando a baixa diversidade genética do patógeno, fatores genéticos do hospedeiro tomam maior importância para esta interação e assim a investigação de alterações em genes candidatos, ou seja, genes cujo produto participa da resposta do hospedeiro ao agente infeccioso, torna-se relevante. Este projeto visa a investigação da contribuição de polimorfismos nos genes IL12B, IL12RB1, IFNG, IFNGR1, TLR2, NOS2A, PARK2, PARCRG, IL-10 e TNF na doença e no seu prognóstico, por meio de estudo de delineamento caso-controle. Serão incluídos neste estudo pacientes com diagnóstico de hanseníase (Instituto Lauro de Souza Lima) e controles saudáveis (candidatos a doadores de sangue/HEMONÙCLEO Bauru). As análises genéticas serão realizadas pela amplificação do segmento gênico de interesse pela técnica da PCR e posterior aplicação de sistemas adequados para a genotipificação, de acordo com cada polimorfismo a ser investigado. Tratamento estatístico dos dados será feito para a avaliação da contribuição dos polimorfismos e de haplótipos das regiões gênicas analisadas no desenvolvimento da hanseníase per se, bem como na sua forma clínica e evolução..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Carla Pereira Latini - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2001 - 2005
Polimorfismos Genéticos como Fatores de Risco para Trombose Venosa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Carla Pereira Latini - Integrante / Rendrik França Franco - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6
1996 - 2001
Efeitos dos Contraceptivos Orais sobre a Hemostasia
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Carla Pereira Latini - Integrante / Maria Regina Torqueti Toloi - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Doenças Infecciosas e Parasitárias.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Hematologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio Inovação Medical Services na Categoria Medicina Tropical, SANOFI.
2007
PRÊMIO DR. OPROMOLLA, FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU.
2000
Marcelo Pio Silva, Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
FAVA, VINICIUS M.2017FAVA, VINICIUS M. ; MANRY, JEREMY ; COBAT, AURÉLIE ; ORLOVA, MARIANNA ; VAN THUC, NGUYEN ; MORAES, MILTON O. ; SALES-MARQUES, CAROLINNE ; STEFANI, MARIANE M. A. ; latini, ana carla p. ; BELONE, ANDREA F. ; THAI, VU HONG ; ABEL, LAURENT ; ALCAÏS, ALEXANDRE ; SCHURR, ERWIN . A genome wide association study identifies a lncRna as risk factor for pathological inflammatory responses in leprosy. PLoS Genetics, v. 13, p. e1006637, 2017.

2.
MEDEIROS, PRISCILA2016MEDEIROS, PRISCILA ; DA SILVA, WEBER LAURENTINO ; DE OLIVEIRA GIMENEZ, BRUNA BEATRIZ ; VALEZI, KEREN BASTOS ; MORAES, MILTON OZÓRIO ; DE SOUZA, VÂNIA NIETO BRITO ; Latini, Ana Carla Pereira . The GATA3 gene is involved in leprosy susceptibility in Brazilian patients. Infection, Genetics and Evolution (Print), v. 39, p. 194-200, 2016.

3.
NOGUEIRA, MARIA RENATA SALES2016NOGUEIRA, MARIA RENATA SALES ; Latini, Ana Carla Pereira ; NOGUEIRA, MARIA ESTHER SALLES . The involvement of endothelial mediators in leprosy. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Online), v. 111, p. 635-641, 2016.

4.
BRAGA, ANDRÉ FLORES2015BRAGA, ANDRÉ FLORES ; MORETTO, DANIELA FERRAZ ; GIGLIOTTI, PATRÍCIA ; PERUCHI, MARIELA ; VILANI-MORENO, FÁTIMA REGINA ; CAMPANELLI, ANA PAULA ; Latini, Ana Carla Pereira ; IYER, ANAND ; DAS, PRANAB KUMAR ; SOUZA, VÂNIA NIETO BRITO DE . Activation and cytokine profile of monocyte derived dendritic cells in leprosy: in vitro stimulation by sonicated Mycobacterium leprae induces decreased level of IL-12p70 in lepromatous leprosy. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Online), v. 110, p. 655-661, 2015.

5.
JARDULI, LUCIANA2014JARDULI, LUCIANA ; ALVES, HUGO ; DE SOUZA-SANTANA, FABIANA ; MARCOS, ELAINE VALIM ; PEREIRA, ANA ; DIAS-BAPTISTA, IDA MARIA ; FAVA, VINÍCIUS ; MIRA, MARCELO ; MORAES, MILTON ; VIRMOND, MARCOS DA CUNHA ; VISENTAINER, JEANE ELIETE . Influence of KIR genes and their HLA ligands in the pathogenesis of leprosy in a hyperendemic population of Rondonópolis, Southern Brazil. BMC Infectious Diseases (Online), v. 14, p. 438, 2014.

6.
SALES-MARQUES, CAROLINNE2014 SALES-MARQUES, CAROLINNE ; SALOMÃO, HELOISA ; FAVA, VINICIUS MEDEIROS ; ALVARADO-ARNEZ, LUCIA ELENA ; AMARAL, EVALDO PINHEIRO ; Cardoso, Cynthia Chester ; DIAS-BATISTA, IDA MARIA FOSCHIANI ; DA SILVA, WEBER LAURENTINO ; MEDEIROS, PRISCILA ; DA CUNHA LOPES VIRMOND, MARCOS ; LANA, FRANCISCO CARLOS FÉLIX ; PACHECO, ANTONIO GUILHERME ; MORAES, MILTON OZÓRIO ; MIRA, MARCELO TÁVORA ; PEREIRA LATINI, ANA CARLA . NOD2 and CCDC122-LACC1 genes are associated with leprosy susceptibility in Brazilians. Human Genetics, v. 133, p. 1525-1532, 2014.

7.
FAVA, V. M.2014FAVA, V. M. ; COBAT, A. ; VAN THUC, N. ; LATINI, A. C. P. ; STEFANI, M. M. A. ; BELONE, A. F. ; BA, N. N. ; ORLOVA, M. ; MANRY, J. ; Mira, M. T. ; THAI, V. H. ; ABEL, L. ; ALCAIS, A. ; Schurr, E. . Association of TNFSF8 Regulatory Variants With Excessive Inflammatory Responses but not Leprosy Per Se. The Journal of Infectious Diseases, v. 211, p. 968-977, 2014.

8.
PERESI, ELIANA2013PERESI, ELIANA ; OLIVEIRA, LARISSA RAGOZO CARDOSO ; DA SILVA, WEBER LAURENTINO ; DA COSTA, ÉRIKA ALESSANDRA PELLISON NUNES ; ARAUJO, JOÃO PESSOA ; AYRES, JAIRO APARECIDO ; FORTES, MARIA RITA PARISE ; GRAVISS, EDWARD A. ; Pereira, Ana Carla ; CALVI, SUELI APARECIDA . Cytokine Polymorphisms, Their Influence and Levels in Brazilian Patients with Pulmonary Tuberculosis during Antituberculosis Treatment. Tuberculosis Research and Treatment, v. 2013, p. 1-13, 2013.

9.
PONTILLO, ALESSANDRA2013PONTILLO, ALESSANDRA ; LAURENTINO, WEBER ; CROVELLA, SERGIO ; Pereira, Ana Carla . NLRP1 haplotypes associated with leprosy in Brazilian patients. Infection, Genetics and Evolution (Print), v. 19, p. 274-279, 2013.

10.
DE SALES MARQUES, C.2013DE SALES MARQUES, C. ; Brito-de-Souza, V. N. ; GUERREIRO, L. T. A. ; MARTINS, J. H. ; AMARAL, E. P. ; CARDOSO, C. C. ; DIAS-BATISTA, I. M. F. ; DA SILVA, W. L. ; NERY, J. A. C. ; MEDEIROS, P. ; GIGLIOTTI, P. ; CAMPANELLI, A. P. ; VIRMOND, M. ; SARNO, E. N. ; MIRA, M. T. ; LANA, F. C. F. ; CAFFARENA, E. R. ; PACHECO, A. G. ; FERREIRA, A. C. P. ; MORAES, M. O. . Toll-like Receptor 1 N248S Single-Nucleotide Polymorphism Is Associated With Leprosy Risk and Regulates Immune Activation During Mycobacterial Infection. The Journal of Infectious Diseases, v. 208, p. 120-129, 2013.

11.
SOUZA, VÂNIA NIETO BRITO DE2012SOUZA, VÂNIA NIETO BRITO DE ; MALASPINA, TATIANA SALLES DE SOUZA ; CAMPANELLI, ANA PAULA ; GHIDELLA, CÁSSIO ; URA, SOMEI ; DALPINO, DIRCEU ; NASCIMENTO, DEJAIR CAITANO DO ; Latini, Ana Carla Pereira . Increased hepcidin expression in multibacillary leprosy. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 107, p. 183-189, 2012.

12.
Cardoso, C. C.2011Cardoso, C. C. ; Pereira, A. C. ; Brito-de-Souza, V. N. ; Duraes, S. M. B. ; Ribeiro-Alves, M. ; Augusto C. Nery, J. ; Francio, A. S. ; Vanderborght, P. R. ; Parelli, F. P. C. ; Alter, A. ; Salgado, J. L. ; Sampaio, E. P. ; Santos, A. R. ; Leide WR Oliveira, M. ; Sarno, E. N. ; Schurr, E. ; Mira, M. T. ; PACHECO, A. G. ; Moraes, M. O. . TNF -308G>A Single Nucleotide Polymorphism Is Associated With Leprosy Among Brazilians: A Genetic Epidemiology Assessment, Meta-Analysis, and Functional Study. The Journal of Infectious Diseases, v. 204, p. 1256-1263, 2011.

13.
Cardoso, Cynthia Chester2011Cardoso, Cynthia Chester ; Pereira, Ana Carla ; de Sales Marques, Carolinne ; Moraes, Milton Ozório . Leprosy susceptibility: genetic variations regulate innate and adaptive immunity, and disease outcome. Future Microbiology, v. 6, p. 533-549, 2011.

14.
Pereira, A C2010Pereira, A C . HANSENÍASE: GENÉTICA OU NÃO GENÉTICA? NÃO MAIS UMA QUESTÃO. Hansenologia Internationalis (Impresso), v. 35, p. 5-6, 2010.

15.
Cardoso, C C2010 Cardoso, C C ; Pereira, A C ; Brito-de-Souza, V N ; BAPTISTA, I. M. F. D. ; VIVIANE, ; MANIERO, V. ; Venturini, J ; Villani-Moreno, F R ; SOUZA, F. C. ; ALVES, M. R. ; SARNO, E. ; Pacheco, A G ; Moraes, M O . IFNG +874 T>A single nucleotide polymorphism is associated with leprosy among Brazilians. Human Genetics, v. 128, p. 481-490, 2010.

16.
SOUZA, V. N. B.2008SOUZA, V. N. B. ; PEREIRA, A.C. . Genética humana na susceptibilidade à hanseníase. Hansenologia Internationalis, v. 32, p. 81-93, 2008.

17.
Pereira, A C2008Pereira, A C ; SOUZA, V. N. B. ; Dias-Baptista, I M F . Extração de DNA de biópsias de pele fixadas em formalina tamponada e embebidas em parafina e amplificação por PCR. Hansenologia Internationalis (Impresso), v. 33, p. 25-30, 2008.

18.
FERREIRA, A. C. P.;PEREIRA, A.C.;Pereira, A C;Pereira, A. C.;Pereira, Ana Carla;Pereira Latini, AC;Ana Carla Pereira Latini;Vânia Nieto Brito de Souza;Tatiana Salles de Souza Malaspina;Ana Paula Campanelli;Cássio Ghidella;Somei Ura;Dirceu Dalpino;Dejair Caitano do Nascimento;Latini, Ana Carla Pereira;PEREIRA, ANA;LATINI, ACP;PEREIRA LATINI, AC;PEREIRA LATINI, ANA CARLA;LATINI, A. C. P.;latini, ana carla p.2008FERREIRA, A. C. P.; Brito-de-Souza, V N ; Cardoso, C C ; Dias-Baptista, I M F ; Parelli, F P C ; Venturini, J ; Villani-Moreno, F R ; Pacheco, Antonio Guilherme Fonseca ; MORAES, M O . Genetic, epidemiological and biological analysis of interleukin-10 promoter single-nucleotide polymorphisms suggests a definitive role for −819C/T in leprosy susceptibility. Genes and Immunity, v. 10, p. 174-180, 2008.

19.
FERREIRA, A. C. P.;PEREIRA, A.C.;Pereira, A C;Pereira, A. C.;Pereira, Ana Carla;Pereira Latini, AC;Ana Carla Pereira Latini;Vânia Nieto Brito de Souza;Tatiana Salles de Souza Malaspina;Ana Paula Campanelli;Cássio Ghidella;Somei Ura;Dirceu Dalpino;Dejair Caitano do Nascimento;Latini, Ana Carla Pereira;PEREIRA, ANA;LATINI, ACP;PEREIRA LATINI, AC;PEREIRA LATINI, ANA CARLA;LATINI, A. C. P.;latini, ana carla p.2007 FERREIRA, A. C. P.; LOURENCO, D. M. ; MAFFEI, F. H. A. ; MORELLI, V. M. ; ZAGO, M. A. ; VANNUCCHI, H. ; FRANCO, R. F. . A transcobalamin gene polymorphism and the risk of venous thrombosis. The BRATROS (Brazilian Thrombosis Study). Thrombosis Research, v. 119, p. 183-188, 2007.

20.
FERREIRA, A. C. P.;PEREIRA, A.C.;Pereira, A C;Pereira, A. C.;Pereira, Ana Carla;Pereira Latini, AC;Ana Carla Pereira Latini;Vânia Nieto Brito de Souza;Tatiana Salles de Souza Malaspina;Ana Paula Campanelli;Cássio Ghidella;Somei Ura;Dirceu Dalpino;Dejair Caitano do Nascimento;Latini, Ana Carla Pereira;PEREIRA, ANA;LATINI, ACP;PEREIRA LATINI, AC;PEREIRA LATINI, ANA CARLA;LATINI, A. C. P.;latini, ana carla p.2001 FERREIRA, A. C. P.; FRANCESCHINI, S. A. ; TOLOI, M. R. T. ; MONTES, M. B. A. . Effects of two oral contraceptives containing 30 or 20 micrograms of ethinyl estradiol in combination with gestodene on blood coagulation and fibirnolysis in Brazilian women. International Journal of Fertility and Women´s Medicine, v. 46, n.05, p. 265-270, 2001.

21.
FERREIRA, A. C. P.;PEREIRA, A.C.;Pereira, A C;Pereira, A. C.;Pereira, Ana Carla;Pereira Latini, AC;Ana Carla Pereira Latini;Vânia Nieto Brito de Souza;Tatiana Salles de Souza Malaspina;Ana Paula Campanelli;Cássio Ghidella;Somei Ura;Dirceu Dalpino;Dejair Caitano do Nascimento;Latini, Ana Carla Pereira;PEREIRA, ANA;LATINI, ACP;PEREIRA LATINI, AC;PEREIRA LATINI, ANA CARLA;LATINI, A. C. P.;latini, ana carla p.2001 FERREIRA, A. C. P.; TOLOI, M. R. T. ; MONTES, M. B. A. ; FRANCESCHINI, S. A. . Third-generation progestogen type influences hemostatic changes caused by oral contraceptives in Brazilian women. Contraception, v. 64, n.06, p. 353-356, 2001.

22.
FERREIRA, A. C. P.;PEREIRA, A.C.;Pereira, A C;Pereira, A. C.;Pereira, Ana Carla;Pereira Latini, AC;Ana Carla Pereira Latini;Vânia Nieto Brito de Souza;Tatiana Salles de Souza Malaspina;Ana Paula Campanelli;Cássio Ghidella;Somei Ura;Dirceu Dalpino;Dejair Caitano do Nascimento;Latini, Ana Carla Pereira;PEREIRA, ANA;LATINI, ACP;PEREIRA LATINI, AC;PEREIRA LATINI, ANA CARLA;LATINI, A. C. P.;latini, ana carla p.2000FERREIRA, A. C. P.; FENÓLIO, J. C. ; MONTES, M. B. A. ; TOLOI, M. R. T. ; FRANCESCHINI, S. A. . Effects of oral contraceptives in vaginal cytology. Pathologica, v. 92, n.03, p. 185-188, 2000.

23.
FERREIRA, A. C. P.;PEREIRA, A.C.;Pereira, A C;Pereira, A. C.;Pereira, Ana Carla;Pereira Latini, AC;Ana Carla Pereira Latini;Vânia Nieto Brito de Souza;Tatiana Salles de Souza Malaspina;Ana Paula Campanelli;Cássio Ghidella;Somei Ura;Dirceu Dalpino;Dejair Caitano do Nascimento;Latini, Ana Carla Pereira;PEREIRA, ANA;LATINI, ACP;PEREIRA LATINI, AC;PEREIRA LATINI, ANA CARLA;LATINI, A. C. P.;latini, ana carla p.2000FERREIRA, A. C. P.; FRANCESCHINI, S. A. ; TOLOI, M. R. T. ; MONTES, M. B. A. . Efeitos do contraceptivo oral contendo 20Ug de etinilestradiol e 150Ug de desogestrel sobre os sistemas de coagulação e fibrinólise. Revista da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, v. 22, p. 77-87, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
Ana Carla Pereira Latini. GENÉTICA EM HANSENÍASE. In: ELIOENAI DORNELLES ALVES; ISAIAS NERY FERREIRA; TELMA LEONEL FERREIRA. (Org.). HASENÍASE AVANÇOS E DESAFIOS. 1ed.BRASILIA: NESPROM/UnB, 2014, v. , p. 81-.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, W. L. ; Ballalai, PB ; Medeiros, P ; Fava, VM ; Mira, M. T. ; Moraes, M O ; Pereira, A. C. . ESTUDO DE ASSOCIAÇÃO DO GENE NOD2 COM HANSENÍASE PER SE NAS POPULAÇÕES DO PARÁ E MATO GROSSO. In: 12º Congresso Brasileiroi de Hansenologia e Congresso Regional da ILA, 2011, Maceió. Hansenologia Internationalis: Hanseníase e outras doenças infecciosas, 2011. v. 36. p. 19-19.

2.
Parelli, F P C ; SILVA, W. L. ; Moraes, M O ; Brito-de-Souza, V N ; Pereira, A C . Associação de polimorfismos no gene do receptor da vitamina D com susceptibilidade à hanseníase. In: 11º Congresso Brasileiro de Hansenologia, 2008, Porto Alegre. Hansenologia Internationalis (Impresso). Bauru: Instituto Lauro de souza Lima, 2008. v. 33. p. 58-59.

3.
PEREIRA, A.C. ; PARELLI, F.P.C. ; VILLAS-BOAS, A. C. W. ; SOUZA, F. C. ; Moraes, MO ; BRITO, V. N. . ASSOCIAÇÃO DE POLIMORFISMOS NOS GENES TNF E LTA COM SUSCEPTIBILIDADE À HANSENÍASE. In: 3º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE HANSENOLOGIA, 2007, SÃO PAULO. HANSENOLOGIA INTERNATIONALIS, 2007. v. 32.

4.
PARELLI, F.P.C. ; BAPTISTA, I. M. F. D. ; SILVA, S. U. R. ; Moraes, MO ; BRITO, V. N. ; PEREIRA, A.C. . PAPEL DE POLIMORFISMOS NO PROMOTOR DO GENE IL10 NA SUSCEPTIBILIDADE À HANSENÍASE. In: 3º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE HANSENOLOGIA, 2007, SÃO PAULO. HANSENOLOGIA INTERNATIONALIS, 2007. v. 32.

5.
PEREIRA, A.C. ; BRITO, V. N. ; NASCIMENTO, D. C. ; Dalpino, D ; RIVERA, S. . HOMEOSTASIA DO FERRO NO ERITEMA NODOSO HANSÊNICO - PAPEL DA HEPICIDINA. In: 3º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE HANSENOLOGIA, 2007, SÃO PAULO. HANSENOLOGIA INTERNATIONALIS, 2007. v. 32.

6.
PARELLI, F.P.C. ; VILLAS-BOAS, A. C. W. ; SOUZA, F. C. ; BAPTISTA, I. M. F. D. ; SILVA, S. U. R. ; BRITO, V. N. ; Moraes, MO ; PEREIRA, A.C. . PAPEL DO POLIMORFISMO -308G/A NO PROMOTOR DO FATOR DE NECROSE TUMORAL NA SUSCEPTIBILIDADE À HANSENÍASE. In: I SIMPÓSIO INTERAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO - MODELOS DE ESTUDO, 2007, ARARAQUARA. ANAIS DO I SIMPÓSIO INTERAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO - MODELOS DE ESTUDO, 2007.

7.
FERREIRA, A. C. P.; GARCIA, C. B. . Isolamento de Staphylococcus spp oxacilina-resistentes nos leitos da unidade de terapia intensiva e em culturas de pacientes do Hospital Estadual Bauru. In: XXXI Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2004, Salvador. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2004.

8.
FERREIRA, A. C. P.; FRANCO, R. F. . Papel do polimorfismo MTHFR 677CT no risco trombótico venoso e como determinante da homocisteina plasmática. In: 38º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, 2004, Florianópolis. Anais do 38º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, 2004. p. 287-287.

9.
FERREIRA, A. C. P.; ARAUJO, A. G. ; PICCINATO, C. E. ; LOURENCO, D. M. ; MAFFEI, F. H. A. ; ZAGO, M. A. ; FRANCO, R. F. ; GABELLINI, S. M. ; MORELLI, V. M. . A 23bp insertion in the EPCR gene and the risk of venous thrombosis. In: XIX Congress of the International Society on Thrombosis and Haemostasis, 2003, Birmingham. Thombosis and Haemostasis, 2003.

10.
FERREIRA, A. C. P.; ARAUJO, A. G. ; PICCINATO, C. E. ; LOURENCO, D. M. ; MAFFEI, F. H. A. ; VANNUCCHI, H. ; ZAGO, M. A. ; FRANCO, R. F. ; GABELLINI, S. M. ; MORELLI, V. M. . A transcobalamin gene polymorphism and the risk of deep venous thrombosis. In: XIX Congress of the International Society on Thrombosis and Haemostasis, 2003, Birmingham. Thrombosis and Haemostasis, 2003.

11.
FERREIRA, A. C. P.; ARAUJO, A. G. ; PICCINATO, C. E. ; LOURENCO, D. M. ; MAFFEI, F. H. A. ; VANNUCCHI, H. ; ZAGO, M. A. ; FRANCO, R. F. ; GABELLINI, S. M. ; MORELLI, V. M. . A transcobalamin gene polymorphism and the risk of deep venous thrombosis. In: 7th Annual Meeting of the European Hematology Association, 2002, Florença. The Hematology Journal, 2002. v. 3. p. 103-104.

12.
FERREIRA, A. C. P.; ARAUJO, A. G. ; PICCINATO, C. E. ; LOURENCO, D. M. ; MAFFEI, F. H. A. ; ZAGO, M. A. ; FRANCO, R. F. ; GABELLINI, S. M. ; MORELLI, V. M. . A 23bp insertion in the endothelial protein C receptor (EPCR) gene and the risk of venous thrombotic disease. In: 7th Annual Meeting of the European Hematology Association, 2002, Florença. The Hematology Journal, 2002. v. 3. p. 107-107.

13.
FERREIRA, A. C. P.; ARAUJO, A. G. ; PICCINATO, C. E. ; LOURENCO, D. M. ; MAFFEI, F. H. A. ; VANNUCCHI, H. ; ZAGO, M. A. ; FRANCO, R. F. ; GABELLINI, S. M. ; MORELLI, V. M. . A transcobalamin gene polymorphism and the risk of deep venous thrombosis. In: 25º Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2002, Salvador. Anais do 25º Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2002. p. 5-5.

14.
FERREIRA, A. C. P.; ARAUJO, A. G. ; PICCINATO, C. E. ; LOURENCO, D. M. ; MAFFEI, F. H. A. ; ZAGO, M. A. ; FRANCO, R. F. ; GABELLINI, S. M. ; MORELLI, V. M. . A 23bp insertion in the endothelial protein C receptor (EPCR) gene and the risk of venous thrombotic disease. In: 25º Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2002, Salvador. Anais do 25º Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. p. 5-5.

15.
FERREIRA, A. C. P.; FRANCESCHINI, S. A. ; TOLOI, M. R. T. ; MONTES, M. B. A. . A comparative study of the haemostatic effects of two oral contraceptives containing ethinyl estradiol and either desogestrel or gestodene in Brazilian women. In: Third Congress of Pharmaceutical Sciences, 2001, Águas de Lindóia. European Journal of Pharmaceutical Sciences, 2001.

16.
FERREIRA, A. C. P.; MONTES, M. B. A. ; TOLOI, M. R. T. ; FRANCESCHINI, S. A. . Effects of third-generation oral contraceptives on blood coagulation and fibrinolysis in Brazilian women. In: XVIII International Congress on Thrombosis and Haemsotasis, 2001, Paris. Thrombosis and Haemostasis, 2001.

17.
FERREIRA, A. C. P.; FRANCESCHINI, S. A. ; TOLOI, M. R. T. ; MONTES, M. B. A. . Efeitos do contraceptivo oral contendo 20Ug de etinilestradiol e 150Ug de desogestrel sobre os sistemas de coagulação e fibrinólise. In: XXIV Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2000, Rio de Janeiro. Revista da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2000.

18.
FERREIRA, A. C. P.; TOLOI, M. R. T. ; MONTES, M. B. A. ; FRANCESCHINI, S. A. . Efeitos da terapia de reposição hormonal sobre os sistemas de coagulação e fibrinólise e perfil lipídico em mulheres na pós-menopausa. In: XXIV Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2000, Rio de Janeiro. Revista da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2000.

19.
TOLOI, M. R. T. ; FRANCESCHINI, S. A. ; FERREIRA, A. C. P. ; FENÓLIO, J. C. ; MONTES, M. B. A. ; CELERE, E. E. S. . Hemostasis and use of oral contraceptives. In: 2nd Congress of Pharmaceutical Sciences, 1999, Ribeirão Preto. Boll. Chim. Farmacêutico-Anno. v. 138. p. CCXLI.

20.
TOLOI, M. R. T. ; FRANCESCHINI, S. A. ; FERREIRA, A. C. P. ; FENÓLIO, J. C. ; MONTES, M. B. A. . Cervical pathologies associated to oral contraceptive use. In: 2nd Congress of Pharmaceutical Sciences, 1999, Ribeirão Preto. Boll. Chim. Farmaceutico-Anno. v. 138. p. CCL.

21.
TOLOI, M. R. T. ; FRANCESCHINI, S. A. ; MONTES, M. B. A. ; FERREIRA, A. C. P. ; FENÓLIO, J. C. . Hallazgos colpocitológicos en usuarias de anticonceptivos orales. In: XIII Congresso Latino Americano de Patologia Clínica e IV Congresso Peruano Latino Americano de Patologia Clínica, 1998, Peru. Resumos do XIII Congresso Latino Americano de Patologia Clínica e IV Congresso Peruano Latino Americano de Patologia Clínica, 1998.

22.
FERREIRA, A. C. P.; FENÓLIO, J. C. ; CELERE, E. E. S. ; MONTES, M. B. A. ; FRANCESCHINI, S. A. ; TOLOI, M. R. T. . Contraceptivos orais e Hemostasia. In: 6º Simpósio de Iniciação Científica da USP, 1998, Ribeirão Preto. Resumos do 6º Simpósio de Iniciação Científica da USP.

Apresentações de Trabalho
1.
LATINI, A. C. P.. Genética: intervenções atuais e perspectivas. In: Hanseníase: Estado atual e rumos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LATINI, A. C. P.. Genética da hanseníase no Brasil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LATINI, A. C. P.. O farmacêutico no instituto de pesquisa.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, W. L. ; PARELLI, F.P.C. ; Cardoso, C C ; SOUZA, V. N. B. ; Moraes, MO ; Pereira, A C . Estudo de associação dos polimorfismos N248S e I602S no gene TLR1 com hanseníase per se na população brasileira.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Cardoso, C C ; Pereira, A C ; Brito-de-Souza, V N ; Dias-Baptista, I M F ; Moraes, M O . Associação entre o polimorfismo de base única TNF -308G>A e a hanseníase em brasileiros: estudo de genética epidemiológica, meta-análise e análise funcional.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MICHELLIN, L. B. ; ROSA, P. S. ; Pereira, A C ; LARA, F. ; PESSOLANI, M. C. V. ; COSTA, M. R. S. N. . Alterações na expressão de neurotrofinas em cultura primária de células de Schwann humanas expostas ao Mycobacterium leprae.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VENTURINI, J. ; PARELLI, F.P.C. ; VILANI-MORENO, F. R. ; Moraes, MO ; PEREIRA, A.C. ; SOUZA, V. N. B. . IL10 -819C/T PROMOTER POLYMORPHISM INFLUENCES IL-10 PRODUCTION FOLLOWING STIMULUS BY Mycobacterium leprae.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PARELLI, F.P.C. ; SOUZA, V. N. B. ; Moraes, MO ; PEREIRA, A.C. . IL10 PROMOTER HAPLOTYPES ARE ASSOCIATED WITH SUSCEPTIBILITY FOR LEPROSY IN A BRAZILIAN POPULATION. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
LATINI, A. C. P.. Investigating candidate genes for leprosy susceptibility - results from FIOCRUZ and Lauro de Souza Lima cooperation.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
LATINI, A. C. P.. Pós Graduando, o que esperar do futuro?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, A.C. . THE JOURNAL OF CLINICAL ENDOCRINOLOGY & METABOLISM. 2008. (Editoração/Periódico).

2.
FERREIRA, A. C. P. . THE JOURNAL OF CLINICAL ENDOCRINOLOGY & METABOLISM. 2007. (Editoração/Periódico).

3.
PEREIRA, A.C. . THE JOURNAL OF CLINICAL ENDOCRINOLOGY & METABOLISM. 2006. (Editoração/Periódico).

4.
PEREIRA, A.C. . HANSENOLOGIA INTERNATIONALIS. 2005. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LATINI, A. C. P.. Participação em banca de Nadja Santana. Avaliação do papel dos genes de receptores Toll-like e do perfil sorológico de resposta imune associado a esses marcadores em uma população da Bahia afetada pela hanseníase. 2016 - Universidade Federal da Bahia.

2.
LATINI, A. C. P.. Participação em banca de Heloisa Salomao. Estudo de associação de genes candidatos ao controle da suscetibilidade do hospedeiro à hanseníase. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saude) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

3.
LATINI, A. C. P.. Participação em banca de Batriz Gomes Carreira Sartori. Determinação molecular da viabilidade do Mycobacterium leprae: uma comparação com outras abordagens metodológicas.. 2014.

4.
LATINI, ACP. Participação em banca de GEOVANA BROTTO RAMOS. Estudo de Fatores de Risco Genéticos de Susceptibillidade do Hospodeiro A Hanseníase - região 6q25-q27 revisitada. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saude) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

5.
LATINI, A. C. P.. Participação em banca de Leticia Rossignolli Delamano. Estudo da diversidade genética do Mycobacterium leprae em pacientes com Hanseníase no município de Rondonópolis (MT): uma contribuição para o melhor entendimento da sua transmissão. 2013. Dissertação (Mestrado em Doenças Tropicais) - Faculda de Medicina de Botucatu - UNESP.

6.
Pereira, A. C.. Participação em banca de Hayana Ramos Lima. ANÁLISE DO ENVOLVIMENTO DE CELULAS T REGULADORAS NA HANSENIASE.. 2012 - Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.

7.
Marta SN; VIRMOND, M. L. C.; PEREIRA, A.C.. Participação em banca de Maria Silvia Figueiredo Felix Pereira. Repelente natural à base de citronlea: avaliação dermatológica e ação frente a Aedes aegypti.. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia Oral) - Universidade do Sagrado Coração.

8.
PEREIRA, A.C.; Pacheco, A G; PESSOLANI, M. C.. Participação em banca de Carolinne de Sales Marques. Estudo de associação entre o gene VDR e a hanseníase. 2010. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

9.
Pereira, A C; NASCIMENTO, D. C.. Participação em banca de Danieli Castro di Flora. Avaliação da estabilidade de concentrados de plaquetas e da trombina humana liofilizada para a constituição de curativos bioativos. 2008 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

10.
FERREIRA, A. C. P.; Dalpino, D; VILANI-MORENO, F. R.; ARRUDA, O. S.; NOGUEIRA, M. E. S.. Participação em banca de Maria Aparecida Pereira Nunes Malvezzi. Avaliação dos marcadores de função hepática na associação entre hanseníase e hepatite C crônica no Instituto Lauro de Souza Lima, SP. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Infecções e Saúde Pú) - Coordenaria de Controle de Doenças - CCD - SP.

Teses de doutorado
1.
LATINI, A. C. P.. Participação em banca de Lucas Frederico de Almeida. Estudo de mecanismos da expressão gênica e da regulação epigenética do gene FLI1 na leishmaniose tegumentar americana.. 2016 - Universidade Federal da Bahia.

2.
Latini, Ana Carla Pereira. Participação em banca de Geovana Brotto Ramos. Estudo de fatores de risco genéticos de susceptibilidade do hospedeiro à hanseníase: a região 6q25-q27 revisitada.. 2016 - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

3.
LATINI, A. C. P.. Participação em banca de Fabiana Covolo de Souza Santana. A participação dos alelos HLA na manifestação da hanseníase dimorfa em amostra de população do estado de São Paulo.. 2014 - Universidade Federal de São Paulo.

4.
FERREIRA, A. C. P.; Duarte, AHD; Franco, ATM; Lopes, CAM; Pereira, PCM; Dalpino, D; Machado, JM; Torres, EA. Participação em banca de Paulo Henrique Weckwerth. CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PATÓGENOS BACTERIANOS RELACIONADOS COM A OTITE MÉDIA CRÔNICA SUPURATIVA EM FISSURADOS PALATAIS PELOS MÉTODOS DA CULTURA E DA REAÇÃO DA POLIMERASE EM CADEIA (PCR). 2005. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Doenças Tropicais) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
Pereira, A C; MENDES, R. P.; MELHEM, M. S. C.. Participação em banca de Daniela Vanessa Moris. Perfil genômico e sensibilidade a antifúngicos de amostras sequenciais de Candida spp. isoladas da cavidade oral de indivíduos infectados pelo vírus da imunodeficiência humana.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doenças Tropicais) - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.

Qualificações de Mestrado
1.
LATINI, A. C. P.. Participação em banca de Patricia Gigliotti. Avaliação da função macrofágica na hanseníase virchowiana, marcadores de superfície, papel de receptores TLRs e NLRs e mediadores inflamatórios.. 2014.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Pereira, A C; FACHIN, L. R. V.. Participação em banca de Rodrigo Cazola Mioni. Análise dos polimorfismos de base única (SNPs) dos isolados de Mycobacterium leprae de biópsias coletadas de pacientes do município de Rondonópolis (MT).. 2010 - Instituto Lauro de souza Lima.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, A.C.; NASCIMENTO, D. C.. Participação em banca de FABIANA APARECIDA DE CAMARGO BERTONHA.AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES ANTIINFLAMATÓRIAS DA MINOCICLINA ADMINISTRADA CONCOMITANTEMENTE AO ITRACONAZOL NA INFECÇÃO POR L. LOBOI EM CAMUNDONGOS BALB/C. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade do Sagrado Coração.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERREIRA, A. C. P.; MACHARELLI, C. A.; VALLE, A. P.. Processo Seletivo para contratação de Médico Patologista Clínico. 2003. Hospital Estadual Bauru.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Brazilian-International Congress of Genetics. Association Study of SNP rs1058240 in GATA3 gene with leprosy.. 2016. (Congresso).

2.
The EUROPEAN HUMAN GENETICS CONFERENCE 2016. GATA3 gene involvement in leprosy susceptibility in Brazilian population.. 2016. (Congresso).

3.
70º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia. HANSENÍASE: ESTADO ATUAL E RUMOS. 2015. (Congresso).

4.
13 Congresso Brasileiro de Hansenologia. Aspectos laboratoriais na hanseníase: sorologia, genética e marcadores.. 2014. (Congresso).

5.
International Leprosy Congress. Polymorphisms at MMD gene at 17q22 chromosome region are associated to leprosy susceptibility in Brazilian population.. 2013. (Congresso).

6.
XV Congresso Nazionale Società Itailana di Genetica Umana. PRKCQ gene is associated to leprosy susceptibility in Brazilian population.. 2012. (Congresso).

7.
12º Congresso Brasileiro de Hansenologia e Congresso Regional da ILA. ESTUDO DE ASSOCIAÇÃO DO GENE NOD2 COM HANSENÍASE PER SE NAS POPULAÇÕES DO PARÁ E MATO GROSSO. 2011. (Congresso).

8.
5º Simpósio Brasileiro de Hansenologia.Estudo de associação dos polimorfismos N248S e I602S no gene TLR1 com hanseníase per se na população brasileira.. 2010. (Simpósio).

9.
10 Simpósio Nacional de Biologia Molecular Aplicada à Medicina..Estudo de associação de polimorfismos nos genes candidatos LTA e TNF em hanseníase.. 2009. (Simpósio).

10.
11º Congresso Brasileiro de Hansenologia. Investigating candidate genes for leprosy susceptibility - Results from FIOCRUZ and Instituto Lauro de Souza Lima cooperation. 2008. (Congresso).

11.
SinposPq.Pós-graduando, o que esperar do futuro?. 2008. (Simpósio).

12.
XXXIII Meeting of the Brazilian Society for Immunology. IL10 -819C/T PROMOTER POLYMORPHISM INFLUENCES IL-10 PRODUCTION FOLLOWING STIMULUS BY Mycobacterium leprae.. 2008. (Congresso).

13.
3º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE HANSENOLOGIA.HOEMOSTASIA DO FERRO NO ERITEMA NODOSO HANSÊNICO - PAPEL DA HEPICIDINA. 2007. (Simpósio).

14.
3º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE HANSENOLOGIA.AVALIADOR DE TEMA LIVRE NA ÁREA DE GENÉTICA. 2007. (Simpósio).

15.
I SIMPÓSIO INTERAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO.PAPEL DO POLIMORFISMO -308G/A NO PREOMOTOR DO FATOR DE NECROSE TUMORAL NA SUSCEPTIBILIDADE À HANSENÍASE. 2007. (Simpósio).

16.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM IMUNOLOGIA DAS DOENÇAS TROPICAIS.AVALIADORA DO MÓDULO: INFECÇÕES BACTERIANAS. 2007. (Simpósio).

17.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM IMUNOLOGIA DAS DOENÇAS TROPICAIS.IMUNOGENÉTICA E SUSCEPTIBILIDADE. 2007. (Simpósio).

18.
VI Curso Latino-Americano de Epidemiologia Molecular em Doenças Infecciosas e Parasitárias Emergentes. 2006. (Outra).

19.
38º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial. 38º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial. 2004. (Congresso).

20.
Ciclo de Estudos Biológicos - Saúde.: Bases Moleculares dos Distúrbios do Sistema Hemostático. 2004. (Outra).

21.
Gestão e Qualidade para o Mercado de Diagnósticos. 2004. (Seminário).

22.
II São Paulo Research Conference. 2004. (Simpósio).

23.
XXXI Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. XXXI Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 2004. (Congresso).

24.
37º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial. 2003. (Congresso).

25.
6º Encontro Regional de Biomedicina. 2003. (Encontro).

26.
25º Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. 25º Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. 2002. (Congresso).

27.
Simpósio de Biologia Molecular em Hematologia. 2002. (Simpósio).

28.
Third Congress of Pharmaceutical Sciences. Third Congress of Pharmaceutical Sciences. 2001. (Congresso).

29.
XVIII Congress the International Society on Thrombosis and Haemostasis. EFFECTS OF THIRD-GENERATION ORAL CONTRACEPTIVES ON BLOOD COAGULATION AND FIBRINOLYSIS IN BRAZILIAN WOMEN. 2001. (Congresso).

30.
XXIV Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. XXIV Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. 2000. (Congresso).

31.
Second Congress of Pharmaceutical Sciences. Second Congress of Pharmaceutical Sciences. 1999. (Congresso).

32.
First Congress of Pharmaceutical Sciences. 1997. (Congresso).

33.
III Jornada de Suporte Nutricional de Ribeirão Preto. 1997. (Outra).

34.
Simpósio de Microbiologia Clínica. 1996. (Simpósio).

35.
XIV Jornada Farmacêutica de Ribeirão Preto. 1994. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIRMOND, M. L. C. ; Brito-de-Souza, V N ; Pereira, A. C. . 12º Congresso Brasileiro de Hansenologia e Congresso Regional ILA - Américas. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rodrigo Mendes de Camargo. Estudo de associação de genes da região cromossômica candidata 10p13 com a forma clínica da hanseníase. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Doenças Tropicais) - Faculda de Medicina de Botucatu - UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Keren Vallezi. Epidemiologia genética em leishmaniose: estudo de associação com a população da região de Bauru-SP. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Doenças Tropicais) - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
GISLAINE APARECIDA QUERINO. ESTUDO DE ASSOCIAÇÃO DOS GENES HLADPA1 E HLADPB1 EM HANSENIASE. Início: 2014. Tese (Doutorado em Doenças Tropicais) - Faculda de Medicina de Botucatu - UNESP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
PRICILA MEDEIROS. Epidemiologia genética em hanseníase: estudo de associação da região genômica candidata 10p13. 2013. Dissertação (Mestrado em Doenças Tropicais) - Faculda de Medicina de Botucatu - UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Carla Pereira Latini.

2.
Weber Laurentino da Silva. Epidemiologia genética em hanseníase: estudo de associação da região cromossômica candidata 6p21.. 2010. Dissertação (Mestrado em Doenças Tropicais) - Faculda de Medicina de Botucatu - UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Carla Pereira Latini.

3.
Francisco Paulo Contador Parelli. Papel de polimorfismos genéticos nos genes IL10, TNF e LTA na hanseníase. 2008. Dissertação (Mestrado em Doenças Tropicais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Carla Pereira Latini.

Tese de doutorado
1.
Eliana Peresi. Polimorfismo gênico de receptores TLRs e citocinas: papel na resposta imune em pacientes com tuberculose pulmonar.. 2008. Tese (Doutorado em Doenças Tropicais) - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ana Carla Pereira Latini.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lívia Guimarães Nardi. Papel dos polimorfismos PARK2_e01(2599) e PACRG rs1040079 na hanseníase. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento Profissional) - Instituto Lauro de souza Lima, Fundação do Desenvolvimento Administrativo. Orientador: Ana Carla Pereira Latini.

Iniciação científica
1.
Priscila Medeiros. Papel de polimorfismo genéticos na paracoccidioidomicose.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em CIências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Ana Carla Pereira Latini.

2.
WEBER LAURENTINO DA SILVA. PAPEL DE POLIMORFISMOS GENÉTICOS NA HANSENÍASE. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade do Sagrado Coração, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Carla Pereira Latini.

3.
Francisco Paulo Contador Parelli. Papel de Polimorfismos Genéticos na Hanseníase. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade do Sagrado Coração, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Ana Carla Pereira Latini.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Ana Carla Pereira Latini. GENÉTICA EM HANSENÍASE. In: ELIOENAI DORNELLES ALVES; ISAIAS NERY FERREIRA; TELMA LEONEL FERREIRA. (Org.). HASENÍASE AVANÇOS E DESAFIOS. 1ed.BRASILIA: NESPROM/UnB, 2014, v. , p. 81-.


Apresentações de Trabalho
1.
LATINI, A. C. P.. Pós Graduando, o que esperar do futuro?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LATINI, A. C. P.. O farmacêutico no instituto de pesquisa.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Bolsista de Iniciação Científica da FUNDAÇÃO DE AMPARO 'A PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO no período de 01/08/1996 A 31/10/1998 sob orientação da Profa. Dra. Maria Regina Torqueti Toloi (Nº Processo 96/02580-7).

Participação no Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) junto a disciplina de Bioquímica Clínica (FCFRP-USP), durante o segundo semestre de 1999, sob supervisão do Prof. Dr. Sérgio Akira Uyemura.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 12:25:32