Maria Aparecida Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5142840226138145
  • Última atualização do currículo em 29/01/2018


Possui mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2001), com ênfase em Sociologia do trabalho. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008), na área de concentração: Educação, Sociedade, Política e Cultura vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Educação. Atua principalmente nos temas: trabalho do professor, educação e trabalho, formação profissional, sociologia da educação, sociologia do trabalho, políticas públicas de cultura, sociologia da cultura. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Educação de Angra dos Reis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Aparecida Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, M. A.;ALVES, MARIA APARECIDA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação de Angra dos Reis.
Av. do Trabalhador, 179
Jacuecanga
23905-000 - Angra dos Reis, RJ - Brasil
Telefone: (24) 33651642


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2008
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O trabalho técnico no campo das artes e espetáculos: um estudo sobre o Theatro Municipal de São Paulo, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação profissional; Relações de trabalho, condições de trabalho; Políticas públicas.
1999 - 2001
Mestrado em Sociologia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: "Setor Informal" ou Trabalho Informal - uma abordagem crítica sobre o conceito de informalidade,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Ricardo Luiz Coltro Antunes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: informalidade; setor formal; setor informal.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outro; Educação Superior.
1997 - 1997
Especialização em Cidade e Possibilidades de Gestão: uma abordagem m. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-CAMPINAS, Brasil.
Título: Mudanças no mundo do trabalho a partir dos anos de 1990.
Orientador: Doraci Alves Lopes.
1987 - 1990
Graduação em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUCC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação de Angra dos Reis, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação Docente do Instituto de Educação de Angra dos Reis- UFF, com fins de produzir pareceres sobre os relatórios de professores.
06/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação de Angra dos Reis, .

Cargo ou função
Membro do Grupo de Trabalho (GT) para elaboração do Curso de Mestrado em Ensino, Educação e Cultura do Instituto de Educação de Angra dos Reis.
08/2012 - Atual
Ensino, Políticas Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Social, Política e Econômica Geral I
Pensamento Social Brasileiro: Perspectiva Sociológica
Introdução à Sociologia
03/2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Culturais III
Ciências Sociais: conteúdo e método I
Pesquisa e Prática Pedagógica
Sociologia da Educação II
Trabalho, Cultura e Educação
Sociologia da Educação I
08/2010 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação de Angra dos Reis, .

Cargo ou função
Membro de Grupo de trabalho (GT) para elaboração do curso de Políticas Públicas do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF.

Mosteiro de São Bento de São Paulo, MOSTEIRO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 8
Outras informações
Exercia cargo de coordenadora pedagógica de estágio docente

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de especialização em Lógica Jurídica e Teorias da Argumentação

Atividades

08/2009 - 03/2010
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Estágio Docente
Psicologia da Educação
08/2008 - 12/2009
Ensino, Lógica Jurídica e Teorias da Argumentação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino Superior

Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Sociologia e História

Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 15

Atividades

03/2009 - 06/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
Sociologia
02/1991 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
Sociologia

Prefeitura Municipal de Campinas, P/CAMPINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Admitido em caráter temporário, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Admitido em caráter temporário, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 25

Atividades

03/2008 - 05/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
Geografia
02/1999 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
História

Faculdades Network, NETWORK, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 8

Atividades

02/2002 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação
Sociologia


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Trabalho e prática docente: o lugar do professor na escola contemporânea
Descrição: UMA DAS QUESTÕES CENTRAIS DA PESQUISA É ANALISAR O TRABALHO E A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS, BEM COMO COMPREENDER AS ESTRATÉGIAS QUE SÃO UTILIZADAS POR ESSES PROFISSIONAIS PARA ATENDER AS INÚMERAS DEMANDAS QUE SE IMPÕEM AO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA ATUALIDADE. PODEMOS AFIRMAR QUE O EXERCÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE TEM EXIGIDO UMA FORMAÇÃO CADA VEZ MAIS COMPLEXA, TANTO APOIADA EM APORTES TEÓRICOS QUANTO NOS SABERES CONSTRUÍDOS ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E DA VIVÊNCIA SOCIAL. NESTE CONTEXTO DE MUDANÇA CULTURAL E PROFUNDAS INSTABILIDADES NA VIDA SOCIAL, OBSERVA-SE QUE A EDUCAÇÃO VIA ESCOLA VAI ADQUIRINDO NOVOS CONTORNOS SOCIAIS, E TAMBÉM SE NOTA A NECESSIDADE DE UMA MAIOR VERSATILIDADE POR PARTE DO PROFESSOR PARA REALIZAR SEU TRABALHO. A PRESENTE PESQUISA TOMA COMO OBJETO DE ANÁLISE O TRABALHO DO PROFESSOR MEDIANTE AS INÚMERAS DEMANDAS QUE SÃO POSTAS AO PROCESSO EDUCACIONAL. ASSIM, BUSCA REFLETIR SOBRE O SIGNIFICADO QUE O TRABALHO DO PROFESSOR ASSUME NA CONTEMPORANEIDADE. O NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO SE FUNDAMENTARÁ NA SOCIOLOGIA DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Políticas Culturais e Cultura Local: experiências e saberes das comunidades caiçaras.
Descrição: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é levantar e analisar as políticas públicas de cultura existentes no município de Angra dos Reis, especialmente aquelas direcionadas ao estímulo e preservação das tradições culturais dos grupos remanescentes das comunidades tradicionais de caiçaras residentes na Ilha Grande. A hipótese de nossa pesquisa é que apesar do poder público reconhecer a necessidade de preservar as manifestações de cultura tradicional, contraditoriamente suas ações caminham na direção de uma visão de mercado, com foco no produto resultante dessas manifestações, e não na valorização dos saberes acumulados por essa cultura. Metodologicamente, a construção dos dados primários partirá de uma pesquisa qualitativa baseada em entrevistas abertas e em profundidade com os moradores das comunidades tradicionais de caiçaras localizadas na Ilha Grande, com os gestores da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, com representantes da Fundação de Cultura de Angra dos Reis - CULTUAR, e com outros profissionais responsáveis pela formulação de políticas públicas de cultura. Além disso, serão incorporados dados secundários, como documentos, pesquisas e bases de dados relativos à implementação de políticas públicas de cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Aparecida Alves - Coordenador / Thiago Henrique dos Santos - Integrante / Emanuelle Augusta Moreira Teodoro da Silva - Integrante / Cláudia Thayná Carvalho Haidar - Integrante.
2011 - 2011
Políticas públicas culturais e mecanismos de gestão: uma análise comparativa das experiências de Angra dos Reis e Paraty
Descrição: O objetivo geral do presente projeto de pesquisa é analisar as políticas culturais municipais implementadas nas cidades de Angra dos Reis e Paraty, buscando compreender em que medida elas se relacionam com as políticas públicas culturais federais. Além disso, será analisada a participação de entidades da sociedade civil na promoção de atividades culturais nos citados municípios. A hipótese do nosso projeto é a de que a redução dos investimentos diretos em políticas públicas efetivas e de longo prazo, na área da cultura, pela esfera federal, tem levado a esfera municipal à criação de novos mecanismos de gestão da cultura, implicando na redução de implementação de políticas culturais diretas, substituindo-as por ações sociais mais localizadas e pela intensificação das parcerias entre as esferas pública e privada. A metodologia geral do projeto privilegia pesquisas qualitativas baseadas em entrevistas, também serão incorporados dados secundários, como pesquisas e bases de dados relativos à implementação de políticas públicas culturais, além de documentos, portarias, leis, decretos e registros administrativos das secretarias de cultura dos municípios de Angra dos Reis e Paraty e do Ministério da Cultura..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Os reflexos das políticas públicas de cultura no campo da produção cultural
Descrição: O objetivo geral do presente projeto de pesquisa é analisar as formas predominantes de financiamento público da cultura no Brasil e seus reflexos sobre o campo da produção cultural. Estabelecemos como recorte as políticas culturais implementadas a partir dos anos 1990, período em que se passa a observar uma naturalização das questões econômicas quando se trata do campo cultural e das demandas relativas à implementação de políticas públicas nessa área. A metodologia geral do projeto privilegiará pesquisas qualitativas baseadas em entrevistas, pesquisa bibliográfica e documental, além da incorporação de dados secundários, como pesquisas e bases de dados relativas à implementação de políticas públicas de cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Diálogos com as comunidades caiçaras da Ilha Grande sobre os saberes de sua cultura
Descrição: O presente projeto de extensão tem como objetivo oferecer oficinas aos moradores das comunidades tradicionais de caiçaras localizadas na Ilha Grande, em Angra dos Reis, visando recuperar os saberes acumulados dessa tradição cultural. Nestas oficinas, serão trabalhadas as informações colhidas dos próprios depoimentos desses moradores, privilegiando saber se há o reconhecimento, por parte dos membros remanescentes desses grupos, de que os saberes tradicionais mantidos atualmente pertencem a uma tradição cultural datada historicamente e localizada espacialmente. As informações e dados colhidos nas entrevistas serão corroborados por pesquisa bibliográfica e fontes documentais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Aparecida Alves - Coordenador / Thiago Henrique dos Santos - Integrante / Cláudia Thayná Carvalho Haidar - Integrante.


Outros Projetos


2014 - 2015
A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande
Descrição: Este projeto faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) ? UFF, financiado pela CAPES, tendo sido coordenado pela profa. Dagmar de Mello e Silva no período de 2012 a março de 2014 e, posteriormente, no período de abril de 2014 a abril de 2015 esteve sob minha coordenação. Como professoras do curso de Pedagogia, entendemos que um dos mais importantes desafios nessa área de atuação profissional, diz respeito à formação de educadores para atuarem na educação básica de forma a contribuir para que nossas crianças e jovens exerçam seus direitos de cidadania através de uma formação técnico-científico-cultural emancipadora. Nesse sentido, tentando ser coerente com a proposta do Programa Institucional de Iniciação à Docência, o Projeto PIBID de Angra dos Reis toma como prioridade a melhoria da formação docente através de ações voltadas à formação inicial, com ênfase nas séries iniciais do ensino básico, tomando como princípio, o paradigma da Inclusão em sua dimensão mais ampla, ou seja, política e social, de forma a possibilitar ao estudante de Pedagogia significar a relação teoria/prática..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Maria Aparecida Alves - Coordenador / Dagmar de Mello e Silva - Integrante.
2012 - 2013
Experiência, Memórias e Narrativas nas histórias de Jovens, adultos e crianças de praias da Ilha Grande
Descrição: O presente projeto de extensão - Experiência, Memória e Narrativas nas histórias de Crianças, Jovens e Adultos Caiçaras: Construindo sentidos entre a cultura acadêmica e as culturas locais consiste em construir um campo transdisciplinar para pesquisas nas diversas áreas do conhecimento, através de algumas propostas de intervenções estéticas voltadas à educação. O objetivo é entender as relações intergeracionais entre jovens e adultos caiçaras na tentativa de dar visibilidade às transformações que vêm acontecendo nos modos de vida dessas pessoas, atentando para os sujeitos contemporâneos e as hibridizações culturais que os constituem nos dias de hoje..
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Trabalho Necessário


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia do trabalho.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
Vencedora do Concurso de Painéis, 30 Encontro Anual da ANPOCS. 24 a 28 de outubro de 2006..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES, MARIA APARECIDA2013 ALVES, MARIA APARECIDA. Regulação e organização do trabalho dos técnicos de palco no campo da produção cultural. Caderno CRH (UFBA. Impresso), v. 26, p. 619-638, 2013.

2.
ALVES, M. A.;ALVES, MARIA APARECIDA2011 ALVES, M. A.. As implicações das leis de incentivo à cultura sobre o processo de produção dos espetáculos no Theatro Municipal de São Paulo. Estudos de Sociologia (São Paulo), v. 16, p. 161-175, 2011.

3.
ALVES, M. A.;ALVES, MARIA APARECIDA2010 ALVES, M. A.. Reflexos das políticas no campo da produção cultural: um olhar a partir do Theatro Municipal de São Paulo. Extraprensa (USP), v. I, p. 214-225, 2010.

4.
ALVES, M. A.;ALVES, MARIA APARECIDA2009ALVES, M. A.. O trabalho de técnicos de palco no contexto de um teatro público: décadas de 1950 a 2000. PROA: Revista de Antropologia e Arte, v. 1, p. 1-29, 2009.

5.
ALVES, M. A.;ALVES, MARIA APARECIDA2001ALVES, M. A.. Apontamentos sobre a Informalização do Trabalho no Brasil. Humanitas (PUCCAMP), PUC-Campinas, v. 4, p. 105-117, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALVES, M. A.. Políticas públicas de cultura e o trabalho técnico no campo da produção cultural. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2012. v. 1. 265p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, M. A.. A singularidade do trabalho dos técnicos de palco: um estudo sobre o Theatro Municipal de São Paulo. In: SEGNINI, Liliana R.P; BULLONI, Maria Noel (orgs). (Org.). Trabalho artístico e técnico na indústria cultural. 1ed.São Paulo: Itaú Cultural, 2016, v. 1, p. 11-27.

2.
ALVES, M. A.. Capitulo 13 - Políticas públicas de cultura e interfaces com a economia. In: DEL RÍO, Andrés; MARTON, Silmara (orgs). (Org.). Os desafios das políticas públicas no Brasil: um olhar interdisciplinar. 1ed.Curitiba: Editora CVR, 2016, v. , p. 183-196.

3.
ALVES, M. A.. Precarização do trabalho na área de apoio técnico aos espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo. In: Ricardo Antunes. (Org.). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil III. 1aed.São Paulo: Boitempo, 2014, v. III, p. 261-276.

4.
ALVES, M. A.; Tavares, Maria Augusta . A dupla face da informalidade do trabalho: ?autonomia? ou precarização.. In: Antunes, Ricardo L. C.. (Org.). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil. 1ed.São Paulo: Boitempo Editorial, 2006, v. 1, p. 1-528.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, M. A.. O trabalho de iniciação à docência em escolas municipais de praias da Ilha Grande: uma experiência com classes multianuais. In: XXXI Congresso da Associação Latino Americana ? ALAS, 2017, Montevidéu. Anais do XXXI Congresso da Associação Latino Americana ? ALAS, 2017. v. 1. p. 1-15.

2.
ALVES, M. A.. Condições de trabalho dos professores de classes multianuais das escolas da Ilha Grande em Angra dos Reis. In: IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO - Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente, 2017, Campinas/SP. Anais do IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO - Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente, 2017. v. 1. p. 1-19.

3.
ALVES, M. A.. Trabalho e qualificação profissional na área de apoio técnico aos espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo. In: XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), 2015, Campinas. XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), 2015. p. 1-22.

4.
ALVES, M. A.. O trabalho dos técnicos de palco no campo da produção cultural. In: VII Congresso Latino-americano de Estudos do Trabalho, 2013, São Paulo - SP. Anais do VII Congresso Latino-americano de Estudos do Trabalho, 2013.

5.
ALVES, M. A.. Organização do trabalho na área de apoio técnico aos espetáculos no contexto de um teatro público. In: XXIX Congresso Latino-americano de Sociologia - ALAS Chile, 2013, Santiago - Chile. Anais do XXIX Congresso Latino-americano de Sociologia (ALAS) - ?Crise e Emergências Sociais da América Latina?, 2013.

6.
ALVES, M. A.. A inserção da dimensão econômica nas políticas públicas de cultura no Brasil. In: III Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2012, Rio de Janeiro. III Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2012.

7.
ALVES, M. A.. Flexibilização do trabalho dos técnicos de apoio aos espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba. XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011.

8.
ALVES, M. A.. Articulação entre cultura e mercado: a descentralização das políticas culturais. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia - ALAS, 2011, Recife-PE. Anais do XXVIII Congresso Internacional da ALAS, 2011.

9.
ALVES, M. A.. A singularidade do trabalho dos técnicos de palco: formas de inserção e qualificação profissional. In: VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas: História, Sociedade e Educação no Brasil, 2009, Campinas-SP. Anais do VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas: História, Sociedade e Educação no Brasil, 2009.

10.
ALVES, M. A.. As implicações das leis de incentivo à cultura sobre o processo de produção dos espetáculos. In: 33º Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2009, Caxambú-MG. Anais do 33º Encontro Anual da ANPOCS, 2009.

11.
ALVES, M. A.. O trabalho técnico no campo das artes e espetáculos: um estudo sobre o Theatro Municipal de São Paulo. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro-RJ. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009.

12.
ALVES, M. A.. Políticas culturais e regulação do trabalho no campo das artes e espetáculos: um estudo sobre um teatro público. In: 31 Encontro Anual da ANPOCS. 22 a 26 de outubro de 2007, 2007, Caxambú. 31o Encontro Anual da ANPOCS. 22 a 26 de outubro de 2007. Caxambú: 31o Encontro Anual da ANPOCS. 22 a 26 de outubro de 2007, 2007. v. 1. p. 1-28.

13.
ALVES, M. A.. As formas de regulação do trabalho nas profissões de apoio às artes: um estudo sobre os técnicos do Theatro Municipal de São Paulo. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007.

14.
ALVES, M. A.. Técnicos de espetáculo: trabalho e formação. In: Seminário Internacional Trabalho docente e artístico: força e fragilidade das profissões, 2006, Campinas. Seminário Internacional Trabalho docente e artístico: força e fragilidade das profissões, 2006.

15.
ALVES, M. A.. Trabalho e formação no campo da cultura: um estudo sobre os técnicos do Theatro Municipal de São Paulo. In: 30 Encontro Anual da ANPOCS. 24 a 28 de outubro de 2006, 2006, Caxambú. 30o Encontro Anual da ANPOCS. 24 a 28 de outubro de 2006, 2006.

16.
ALVES, M. A.. Formas Contemporâneas do Trabalho Informal no Brasil. In: VIII Encontro Nacional de Estudos do trabalho - ABET, 2003, São Paulo. Anais do VIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho - ABET, 2003. v. vol.I.

17.
ALVES, M. A.. A Informalidade do Trabalho: formas de reprodução e relação com o processo de acumulação. In: XI Congresso de Sociologia - SBS, 2003, Campinas. XI Congresso Brasileiro de Sociologia - SBS - Congresso Brasileiro de Sociologia a, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, M. A.. Reflexos das políticas culturais no campo da produção cultural: um olhar a partir do Theatro Municipal de São Paulo. In: III Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina, 2010, São Paulo. Caserno de Resumos do III Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina. São Paulo: CELACC - Centro de Estudos LatinoAmericanos sobre Cultura e Comunicação, ECA-USP, 2010. v. I. p. 46-46.

2.
ALVES, M. A.. Trabalho e Formação Profissional das Equipes Técnicas do Theatro Municipal de São Paulo. In: IV Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Universidade e Democracia no Brasil, 2005, Campinas. Anais do IV Seminário de Teses e Dissertações, 2005. v. 1.

3.
ALVES, M. A.. As Faces do Trabalho Técnico e Administrativo no Theatro Municipal de São Paulo. In: III Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Reforma Universitária, 2004, Campinas. Anais do III Seminário de Teses e Dissertações em Andamento, 2004. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, M. A.. Expositora na mesa redonda Comparando diferentes realidades no Seminário ENSINO MÉDIO: 2017 ? um ano doloroso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ALVES, M. A.. Impactos da Reforma do Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ALVES, M. A.. O trabalho de iniciação à docência em escolas municipais de praias da Ilha Grande: uma experiência com classes multianuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALVES, M. A.. Condições de trabalho dos professores de classes multianuais das escolas da Ilha Grande em Angra dos Reis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ALVES, M. A.. Trabalho e prática docente: o lugar do professor na escola contemporânea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ALVES, M. A.. Trabalho e qualificação profissional na área de apoio técnico aos espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ALVES, M. A.. Políticas Públicas no Brasil: Cultura e Economia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ALVES, M. A.. O trabalho dos técnicos de palco no campo da produção cultural. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ALVES, M. A.. Organização do trabalho na área de apoio técnico aos espetáculos no contexto de um teatro público. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ALVES, M. A.. Políticas culturais e cultura local: experiências e saberes das comunidades caiçaras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ALVES, M. A.. Os reflexos das políticas públicas de cultura no campo da produção cultural. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ALVES, M. A.. A inserção da dimensão econômica nas políticas públicas de cultura no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
ALVES, M. A.. Cultura e economia: interfaces e políticas públicas no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ALVES, M. A.. Flexibilização do trabalho dos técnicos de apoio aos espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ALVES, M. A.. Articulação entre cultura e mercado: a descentralização das políticas culturais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
ALVES, M. A.. Reflexos das políticas culturais no campo da produção cultural: um olhar a partir do Theatro Municipal de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
ALVES, M. A.. Os rumos da cultura: formação humana ou desenvolvimento econômico?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ALVES, M. A.. Reflexos das políticas culturais no campo da produção cultural: um olhar a partir do Theatro Municipal de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
ALVES, M. A.. As implicações das leis de incentivo à cultura sobre o processo de produção dos espetáculos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
ALVES, M. A.. O trabalho técnico no campo das artes e espetáculos: um estudo sobre o Theatro Municipal de São Paulo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
ALVES, M. A.. A singularidade do trabalho dos técnicos de palco: formas de inserção e qualificação profissional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
ALVES, M. A.. Políticas culturais e regulação do trabalho no campo das artes e espetáculos: um estudo sobre um teatro público. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
ALVES, M. A.. As formas de regulação do trabalho nas profissões de apoio às artes: um estudo sobre os técnicos do Theatro Municipal de São Paulo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
ALVES, M. A.. Trabalho e formação no campo da cultura: um estudo sobre os técnicos do Theatro Municipal de São Paulo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
ALVES, M. A.. Técnicos de espetáculo: trabalho e formação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALVES, M. A.. Parecerista da Revista Trabalhonecessário. 2012.

2.
ALVES, M. A.. Parecerista da Revista Trabalhonecessário. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, M. A.. Revista Eletrônica Trabalho Necessário. 2014. (Membro de Comitê Científico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
ALVES, M. A.. Participação em banca de Carmem Lúcia Rodrigues Arruda. Arte, trabalho e profissão docente: contradições nas relações de trabalho dos artistas na universidade pública. 2012. Tese (Doutorado em doutorado em ciências sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, M. A.. Participação em banca de Oneide de Souza.A função do pedagogo na inclusão de alunos com diagnóstico de autismo através do trabalho desenvolvido na Unidade de Tratamento Diferenciado no município de Angra dos Reis - ?Um trabalho invisível. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

2.
ALVES, M. A.. Participação em banca de Mara Cleide Lopes.O brincar na Educação Infantil: divergências entre o proposto e o realizado na pré-escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

3.
ALVES, M. A.. Participação em banca de Adriana Pinheiro Judice.A inclusão na educação de jovens e adultos no município de Angra dos Reis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

4.
ALVES, M. A.. Participação em banca de Alvina Maciel Soares.Recursos didáticos na Educação de Jovens e Adultos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

5.
ALVES, M. A.. Participação em banca de Adriana de Moura Vidal.Avaliação na EJA: Angra dos Reis prepara seus profissionais para esse processo?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

6.
ALVES, M. A.. Participação em banca de Cássia dos Santos Vieira.A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

7.
ALVES, M. A.. Participação em banca de Carolina Melo Costa Lessa.Criança com bom desempenho no primeiro segmento de uma escola pública de Angra dos Reis - um estudo de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

8.
ALVES, M. A.. Participação em banca de Angélica Lino Pacheco.PROEJA: Emancipação ou Certificação?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

9.
SILVA, D. M. E.; ALVES, M. A.. Participação em banca de Priscila Pereira Araujo da Silva.A contação de histórias nas séries iniciais e sua importância para a formação do aluno leitor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

10.
ALVES, M. A.. Participação em banca de Wellington dos Santos.Da Constituição do Ensino no Brasil à Fundação da Primeira Faculdade de Filosofia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Mosteiro de São Bento de São Paulo.

11.
ALVES, M. A.. Participação em banca de Reginaldo César da Cruz.Vigiar e Punir, a única solução para indisciplina escolar?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Mosteiro de São Bento de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RIO, A.; ALVES, M. A.. Concurso público para professor Adjunto A, nível I, na área de Pensamento Político. 2015. Universidade Federal Fluminense.

2.
ALVES, M. A.; RIO, A.. Concurso público para professor Adjunto A, área de Pensamento Político. 2015. Universidade Federal Fluminense.

3.
SILVA, E. M. A.; ALVES, M. A.. Concurso Público para professor adjunto nível I, na área de antropologia. 2013. Universidade Federal Fluminense.

4.
FERREIRA, M. O. L.; ALVES, M. A.; JULIAO, E. F.. Membro interno da comissão examinadora do processo de Seleção Pública Simplificada para Professor temporário na área de Teoria Sociológica. 2012. Universidade Federal Fluminense.

5.
ALVES, M. A.. Membro da Comissão Examinadora do Processo de Seleção Pública Simplificada para Professor Temporário na área de Antropologia. 2011. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
ALVES, M. A.. Avaliadora dos relatos apresentados na 1ª etapa da XX Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense. 2017. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana de Atividades Culturais: Formação de Professores, Cultura e Contexto.Os rumos da cultura: formação humana ou desenvolvimento econômico?. 2010. (Encontro).

2.
Semana de Atividades Culturais: Formação de Professores, Cultura e Contexto.Reflexos das políticas culturais no campo da produção cultural: um olhar a partir do Theatro Municipal de São Paulo. 2010. (Encontro).

3.
Seminário Internacional: Trabalho docente e artístico: força e fragilidade das profissões.Técnicos de espetáculos: trabalho e fomação. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, M. A.; JULIAO, E. F. . III Jornada do IEAR: Projeto Político Institucional do IEAR. 2015. (Outro).

2.
ALVES, M. A.; JULIAO, E. F. . II Jornada do IEAR: Projeto Político Institucional do IEAR. 2015. (Outro).

3.
ALVES, M. A.; JULIAO, E. F. . I Jornada do IEAR: Projeto Político Institucional do IEAR. 2014. (Outro).

4.
ALVES, M. A.; MARTON, S. L. . Semana do IEAR - 2013. 2013. (Outro).

5.
SEGNINI, Liliana R. P. ; SOUZA, Aparecida Neri de ; ALVES, M. A. . Seminário Internacional Trabalho docente e artístico: força e fragilidade das profissões. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nilrania Quelli Dias de Souza. Docência Masculina na Educação Infantil: Uma reflexão das relações de gênero. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Wilson de Oliveira Mendes. Formação, capacitação e aperfeiçoamento dos servidores públicos da Central de Ambulancia de Angra dos Reis. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

3.
Gerson dos Remédios. Educação à distância e os paradigmas da aprendizagem por meios tecnológicos. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

4.
Deliane da Silva. A formação dos profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Angra dos Reis. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

5.
Angelina de Souza Pereira. Quais as possibilidades e limites da intervenção escolar diante de crianças que sofrem maus tratos. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

6.
Eduardo de Lima Brasileiro. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Deliane da Silva. O ato de cuidar e educar: Uma experiência de Educação Infantil na Rede Municipal de Angra dos Reis.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Aparecida Alves.

2.
Gerson dos Remédios. Educação a distância - ensino e aprendizagem mediados por tecnologias: um estudo de caso sobre uma instituição pública. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Aparecida Alves.

3.
Nilrania Quelli Dias de Souza. Docência Masculina na Educação Infantil: Uma reflexão sobre as relações de gênero. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Aparecida Alves.

4.
Wilson de Oliveira Mendes. Formação, capacitação e aperfeiçoamento dos servidores públicos da Central de Ambulancia de Angra dos Reis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Aparecida Alves.

5.
Eduardo de Lima Brasileiro. A educação profissional e as vocações regionais de Angra dos Reis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Aparecida Alves.

6.
Rebecca Lima de Almeida. Pedagogia em espaços não escolares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Aparecida Alves.

7.
Érika Ferro Vitachi. Percorrendo os caminhos da alfabetização: memória e docência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROESF Programa Especial para Formação de Professo) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Maria Aparecida Alves.

8.
Juliana Spessotto de França. Memória, formação e prática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROESF Programa Especial para Formação de Professo) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Maria Aparecida Alves.

9.
Lucimara Gomes Vianei. Formação de um professor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROESF Programa Especial para Formação de Professo) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Maria Aparecida Alves.

10.
Maria Luiza Pedroso Barbosa Janssen. Memorial de Formação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PROESF Programa Especial para Formação de Professo) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Maria Aparecida Alves.

Orientações de outra natureza
1.
Elaine Moreira de Albuquerque. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Alves.

2.
Erica Michele Pontes do Nascimento. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Alves.

3.
Jéssica Nascimento de Paula. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Alves.

4.
Vanusa da Gloria Pimenta Brito Lacerda. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Alves.

5.
Talita Adonias Martins Damázio Moreira. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Alves.

6.
Maria Jose Barria Moura. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Alves.

7.
Priscila Pereira Araujo da Silva. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Alves.

8.
Ozana Faria de Jesus. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Alves.

9.
Gisele da Silva de Oliveira. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Aparecida Alves.

10.
Thainá Sepulvida de Azevedo. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Alves.

11.
Vanessa Eleotério da Conceição. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Alves.

12.
Tainara Cardozo da Silva. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Alves.

13.
Luana Moreira Teixeira. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Alves.

14.
Roberta Aparecida da Mata Ferreira. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Alves.

15.
Giselli Fabiane da Silva Gomes. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Alves.

16.
Carla Moreira Santana. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Alves.

17.
Marta Cruz do Nascimento. A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Aparecida Alves.

18.
Claudia Thayná Carvalho Haidar. Diálogos com as comunidades caiçaras da Ilha Grande sobre os saberes de sua cultura. 2013. Orientação de outra natureza. (Políticas Públicas) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Aparecida Alves.

19.
Adriana Pereira. Políticas culturais e cultura local: experiências e saberes das comunidades caiçaras. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Aparecida Alves.

20.
Thiago Henrique dos Santos. Diálogos com as comunidades caiçaras da Ilha Grande sobre os saberes de sua cultura. 2013. Orientação de outra natureza. (Políticas Públicas) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Aparecida Alves.



Outras informações relevantes


- Membro do Grupo de Trabalho (GT) para elaboração do Mestrado em Ensino, Educação e Cultura do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense, desde 2015.. 

- Membro do Colegiado de Unidade do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense de junho de 2011 a junho de 2015.

 - Fiz parte como membro do Grupo de Trabalho (GT) para elaboração do novo Curso de Graduação do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense. 
(Determinação de Serviço IEAR, No 04, de 24 de agosto de 2010, publicada no Boletim de Serviço da UFF de nº 166, ano XL, de 05 de outubro de 2010). 


- Fiz parte como membro do Grupo de Trabalho (GT) para elaboração do Curso de Políticas Públicas do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense, de 2010 a 2012.
(Determinação de Serviço IEAR, Nº 16, de 12 de novembro de 2010, publicada no Boletim de Serviço da UFF de nº 20, ano XLI, de 02 de fevereiro de 2011).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 20:18:36