Águida Celina de Méo Barreiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8710503598187697
  • Última atualização do currículo em 25/10/2004


Possui graduação em Licenciatura Plena Em Orientação Educacional pela Universidade Federal de São Carlos(1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos(1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(1996). Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:CAPACITAÇÃO DOCENTE, ENSINO SUPERIOR, Formação pedagógica, avaliação. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Águida Celina de Méo Barreiro
Nome em citações bibliográficas
BARREIRO, A. C. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Informática.
Av. Trabalhador Sãocarlense, 400
Centro
13566590 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 369
Fax: (16) 33739877


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1996
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A prática docente do professor de Física do terceiro grau, Ano de obtenção: 1996.
Orientador: Marcos Tarciso Masetto.
Palavras-chave: CAPACITAÇÃO DOCENTE; ENSINO SUPERIOR; Formação pedagógica; avaliação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática / Especialidade: Capacitação Docente.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Setores de atividade: Educação.
1982 - 1986
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Estudo do processo de ensino da unidade área das figuras geométricas,Ano de Obtenção: 1986.
Orientador: Fermino Fernandes Sisto.
Palavras-chave: Ensino; Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia de Ensino / Especialidade: Ensino Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
1974 - 1978
Graduação em Licenciatura Plena Em Orientação Educacional.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente Aposentada.

Atividades

3/2002 - 6/2003
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Informática.

Atividade realizada
Coordenadora da área pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Exatas.
3/2000 - 6/2003
Extensão universitária , Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Informática.

Atividade de extensão realizada
Serviços à comunidade na área de ensino de grau médio/Projeto Educacional/IEA-USP.
3/2000 - 6/2003
Extensão universitária , Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Informática.

Atividade de extensão realizada
Projeto pequeno cidadão, Campus São Carlos USP.
3/1998 - 6/2003
Extensão universitária , Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Informática.

Atividade de extensão realizada
Programa de educação de adultos através do Telecurso 2000, Campus de São Carlos USP.
3/1997 - 6/2003
Ensino, Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas pedagógicas e comunicação e expressão
3/1991 - 6/2003
Extensão universitária , Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Informática.

Atividade de extensão realizada
Assessoria em educação no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC).
3/1991 - 6/2003
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Informática.

Atividade realizada
Presidente da comissão de bibliotecas do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC).
3/1991 - 6/2003
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Informática.

Atividade realizada
Supervisora do programa de aperfeiçoamento de ensino do IFSC.
3/1990 - 6/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Informática.

3/1990 - 6/2003
Ensino, Licenciatura Em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da educação
3/1990 - 6/2003
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
3/1993 - 8/2001
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Física de São Carlos, Departamento de Física e Informática.

Atividade realizada
Membro da CoC - Coordenação de curso da Licenciatura em Ciências Exatas.


Linhas de pesquisa


1.
Capacitação docente
2.
Avaliação educacional


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARREIRO, A. C. M.2001BARREIRO, A. C. M. ; BARREIRO, D. L. . Compositor musical e professor: uma visão comparativa.. Comunicação & Educação, São Pauo, SP, v. 21, p. 43-53, 2001.

2.
BARREIRO, A. C. M.2000BARREIRO, A. C. M.; NASCIMENTO, O R . A participação de alunos na correção das provas de uma disciplina de física no ensino superior.1. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florinanópolis, SC, v. 17, n.3, p. 295-306, 2000.

3.
BARREIRO, A. C. M.1994 BARREIRO, A. C. M. . PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NAS LICENCIATURAS EM FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA. Revista Educação e Filosofia, Uberlândia, MG, v. 8, n.15, p. 83-88, 1994.

4.
BARREIRO, A. C. M.1994 BARREIRO, A. C. M. . MODELOS DE ENSINO. Revista Educação e Fillosofia, Uberlândia, MG, v. 8, n.15, p. 109-116, 1994.

5.
MARQUES, P. M. A.1994 MARQUES, P. M. A. ; BARREIRO, A. C. M. ; SOUZA, A. ; GALEANO, E. . DEMONSTRAÇÃO EM TEORIA CINÉTICA. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, SC, v. 11, n.2, p. 100-104, 1994.

6.
BARREIRO, A. C. M.1992 BARREIRO, A. C. M.; BAGNATO, V. S. . AULAS DEMONSTRATIVAS NOS CURSOS BÁSICOS DE FÍSICA. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n.3, p. 238-244, 1992.

7.
BARREIRO, A. C. M.1992 BARREIRO, A. C. M.. LICENCIATURA EM FÍSICA: UMA PROPOSTA. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, SP, v. 14, n.3, p. 125-128, 1992.

8.
TAVEIRA, M. A.1992TAVEIRA, M. A. ; BARREIRO, A. C. M. ; BAGNATO, V. S. . SIMPLES DEMONSTRAÇÃO DO MOVIMENTO DE PROJETÉIS EM SALA DE AULA. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, SC, v. 9, n.1, p. 30-44, 1992.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARREIRO, A. C. M.; BARREIRO, J C (Org.) ; FELTRAN, R C S (Org.) . Experiências em avaliação na Universidade.. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2004. 237p .

2.
BARREIRO, A. C. M.; SCHIEL, D. (Org.) ; FERREIRA, E. R. O. (Org.) . A criatividade. São Carlos, SP: IFQSC-CDCC, 1990. v. 1. 67p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARREIRO, A. C. M.; NAKAO, O S ; NASCIMENTO, O R . Avaliando na área de ciências Exatas: duas experiências. . In: BARREIRO, A. C. M.; BARREIRO, J. C.; FELTRAN, R.C.S.;. (Org.). Experiências em avaliação na universidade.. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2004, v. , p. 67-98.

2.
BARREIRO, A. C. M.; FERNANDES, L A . Avaliação da aprendizagem em física. . In: BARREIRO, A. C. M.; BARREIRO, J. C.; FELTRAN, R.C.S.;. (Org.). Experiências em avaliação na universidade.. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2004, v. , p. 123-154.

3.
BARREIRO, A. C. M.. A prática docente na universidade.. In: FELTRAN, R.C.S.; MALUÁ, S.. (Org.). A prática da docência universitária. São Paulo, SP: Factash Editora, 2003, v. , p. 39-98.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PASQUA, N. H. ; BARREIRO, A. C. M. . Ovação aos Educadores.. Jornal A Primeira Página, São Carlos, SP, p. D7, 20 out. 2002.

2.
RÓZ, A. L. ; BARREIRO, A. C. M. . A Educação Atual.. Jornal A Primeira Página, São Carlos, SP, p. D7, 13 out. 2002.

3.
FONTANA, C. R. ; BARREIRO, A. C. M. . O Professor: Além do Saber, o Show e a Arte.. Jornal A Primeira Página, São Carlos, SP, p. D7, 04 ago. 2002.

4.
BEZERRA, R. M. ; BARREIRO, A. C. M. . A Progressão Continuada: Prós e Contras.. Jornal A Primeira Página, São Carlos, SP, p. D7, 07 jul. 2002.

5.
TAMBELLI, C. E. C. ; BARREIRO, A. C. M. . Jean Piaget e a Escola.. Jornal A Primeira Página, São Carlos, SP, p. D7, 30 jun. 2002.

6.
ZUCOLOTTO, V. ; BARREIRO, A. C. M. . Internet como ferramenta de ensino: o papel do professor.. Jornal A Primeira Página, São Carlos, SP, p. D7, 16 jun. 2002.

7.
CAZATI, T. ; BARREIRO, A. C. M. . A Pedagogia da Alternância.. Jornal A Primeira Página, São Carlos, SP, p. D7, 05 maio 2002.

8.
SILVA, M. ; BARREIRO, A. C. M. . A importância da preparação pedagógica para os alunos de pós-graduação das áreas de Ciências Exatas e Biológicas.. Jornal Primeira Página, São Carlos, SP, p. 1, 31 mar. 2002.

9.
SANTOS JÚNIOR, D. S. ; BARREIRO, A. C. M. . O papel da informática no ensino superior de química.. Jornal Primeira Página, São Carlos,SP, a ser publicado, 20 fev. 2002.

10.
LOBO, M. P. ; BARREIRO, A. C. M. . Física Teórica na WEB: um projeto de ensino à distância.. Jornal Primeira Página, São Carlos,SP, a ser publicado, 20 fev. 2002.

11.
FLORES, A. M. ; BARREIRO, A. C. M. . Características de um bom professor.. Jornal Primeira Página, São Carlos,SP, a ser publicado, 20 fev. 2002.

12.
BARREIRO, A. C. M.; GUEDES, F. B. . Uma experiência universitária participativa no ensino médio.. Jornal Primeira Página, São Carlos, SP, p. D7, 20 ago. 2000.

13.
RODRIGUES, S. C. M. ; BARREIRO, A. C. M. . O computador na educação.. Jornal Primeira Página, São Carlos, SP, p. D7, 23 jul. 2000.

14.
GRANJA, S. C. G. ; BARREIRO, A. C. M. . Saberes da docência.. Jornal Primeira Página, São Carlos, SP, p. D7, 16 jul. 2000.

15.
SIMÕES, T. P. ; BARREIRO, A. C. M. . Potencial intelectual II.. Jornal Primeira Página, São Carlos, SP, p. D7, 09 jul. 2000.

16.
SIMÕES, T. P. ; BARREIRO, A. C. M. . Potencial intelectual I.. Jornal Primeira Página, São Carlos, SP, p. D7, 02 jul. 2000.

17.
FRANCISCO, M. S. P. ; CARVALHO, L. A. ; BARREIRO, A. C. M. . Paulo Freire - educação e ensino II.. Jornal Primeira Página, São Carlos, SP, p. D7, 07 maio 2000.

18.
FRANCISCO, M. S. P. ; CARVALHO, L. A. ; BARREIRO, A. C. M. . Paulo Freire - educação e ensino I.. Jornal Primeira Página, São Carlos, SP, p. D7, 30 abr. 2000.

19.
BARREIRO, A. C. M.. USP: VALORIZAÇÃO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO I E II. Jornal Primeira Página, São Carlos, SP, p. A12, 20 set. 1998.

20.
BARREIRO, A. C. M.. O ENSINO DE FÍSICA EM CUBA. Jornal Primeira Página, São Carlos, SP, p. A13, 16 ago. 1998.

21.
BARREIRO, A. C. M.; DONOSO, J. P. ; MAREGA JUNIOR, E. . SEMINÁRIO DE VALORIZAÇÃO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO. Boletim Informativo IFSC/USP, São Carlos, SP, , v. 17, p. 1 - 2, 01 jul. 1998.

22.
BARREIRO, A. C. M.. O INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS E A VALORIZAÇÃO DO ENSINO. Boletim Informativo IFSC/USP, São Carlos, SP, , v. 15, p. 1 - 1, 01 jun. 1998.

23.
BARREIRO, A. C. M.. CONTRIBUIÇÕES DO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS - USP. Jornal Primeira Página, São Carlos, SP, p. A9, 12 abr. 1998.

24.
BARREIRO, A. C. M.. O CAMPUS DE SÃO CARLOS E O INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS. Jornal Primeira Página, São Carlos, SP, p. A9, 05 abr. 1998.

25.
BARREIRO, A. C. M.. O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO NO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS: PREPARANDO PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR. Boletim do Pae Usp, São Paulo, SP, , v. 06, p. 3 - 3, 03 jan. 1998.

26.
BARREIRO, A. C. M.. USP DESENVOLVE APERFEIÇOAMENTO NO ENSINO. Jornal Primeira Página, São Carlos, SP, p. B8, 05 out. 1997.

27.
BELTRAMINI, L. M. ; BARREIRO, A. C. M. ; L, L. V. . LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS - CURSO NOTURNO. Jornal Primeira Página, São Carlos, SP, p. A17, 21 set. 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARREIRO, A. C. M.; GUERRINI, Iria M ; MASCARENHAS, Yvonne P . As interfaces possíveis em um estudo sobre interdisciplinaridade na formação inicial e contínua de professores. . In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino Física, 2004, Jaboticatubas, MG, 2004.

2.
OZANA, L. A. ; BARREIRO, A. C. M. . Adaptaçãp pedagógica do educador perante as mudanças sócioculturais. In: IX Congresso de Iniciação Científica da USP, 2001, São Paulo, 2001.

3.
SALES, N. L. L. ; LÍBERO, V. L. ; BARREIRO, A. C. M. . Uma aula experimental: o movimento de queda livre.. In: XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1999, Brasilia, DF. Atas do XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Física, 1999. p. 298-300.

4.
SALES, N. L. L. ; LÍBERO, V. L. ; BARREIRO, A. C. M. . Uma aula experimental: o movimento de queda livre.. In: XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1999, Brasília, DF. Caderno de Resumos e Programação - painél 12.5. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Física, 1999.

5.
OSHIRO, A. M. ; BARREIRO, A. C. M. . Ciência no ensino fundamental: o conhecimento físico. In: 3a. Reunião Anual de Ciência do Centro Universitário do Triângulo - UNIT, 1999, Uberlândia, MG, 1999.

6.
BARBOSA, P. R. ; BARREIRO, A. C. M. . Atividades de matemática para o ensino fundamental. In: 3a. Reunião Anual de Ciência do Centro Universitário do Triângulo - UNIT, 1999, Uberlândia, MG, 1999.

7.
BARREIRO, A. C. M.. A prática docente do professor de física no terceiro grau. In: XII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1997, Belo Horizonte, MG. Atas. Belo Horizonte, MG, 1997. p. 256-262.

8.
MARQUES, P. M. A. ; BARREIRO, A. C. M. ; SOUZA, A. ; GALEANO, E. . Demonstração em teoria cinética. In: X Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1993, Londrina, PR. Atas. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Física, 1993. p. 482-486.

9.
BARREIRO, A. C. M.. Psicologia da educação nas licenciaturas em física, química e matemática. In: X Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1993, Londrina, PR. Atas. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Física, 1993. p. 412-415.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OZANA, L. A. ; BARREIRO, A. C. M. . Adaptação pedagógica do educador perante as mudanças sócioculturais.. In: IV Jornada Científica e IX Congresso de Iniciação Científica da UFScar, 2001, São Carlos, SP. Anais. São Carlos, SP, 2001. p. 1-2.

2.
MANTOVANI, K. C. ; SCHIEL, D. ; BARREIRO, A. C. M. . Internet e linguagem logo no ensino de física experimental na educação de jovens e adultos.. In: XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2001, Natal, RN, 2001.

3.
BARBOSA, P. R. ; BARREIRO, A. C. M. . Atividades de matemática para o ensino fundamental.. In: VIII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2000, São Carlos, SP. Resumo. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2000. v. 2. p. 379.

4.
BARREIRO, A. C. M.. O aluno de pós-graduação em física precisa da preparação pedagógica? . In: XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1999, Brasília, DF. Caderno de Resumos e Programação. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Física, 1999.

5.
OSHIRO, A. M. ; BARREIRO, A. C. M. . Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico.. In: VII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 1999, São Paulo, SP. Resumos - res.3.12. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 1999. p. 82-82.

6.
ALVES, M. V. ; RODRIGUES, S. G. ; FRANCESCHINI, M. J. ; FREITAS, K. G. ; MAREGA JUNIOR, E. ; BARREIRO, A. C. M. . MONITORIA EM FÍSICA: PERFIL DE ALUNOS-USUÁRIOS DO CDCC E DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADE NO SEGUNDO GRAU. In: 9 Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia, SP. Resumos, res. PO-104, 1998. v. 1. p. 463.

7.
ALVES, M. V. ; BARREIRO, A. C. M. ; MAREGA JUNIOR, E. . Avaliando a formação de conceitos no ensino de física do segundo grau.. In: 6 Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1998, Florianópolis, SC. Resumos, 1998. p. 175-178.

8.
BARREIRO, A. C. M.; NASCIMENTO, O R . Avaliação no terceiro grau.. In: 6 Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1998, Florianópolis. Resumos, 1998. p. 172-174.

9.
BARREIRO, A. C. M.. A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE FÍSICA DO TERCEIRO GRAU. In: XII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1997, Belo Horizonte, MG. Programa e Resumos, 1997. p. 53.

10.
BARREIRO, A. C. M.. INVESTIGANDO A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR/PESQUISADOR DE FÍSICA. In: 20 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, 1997, Caxambú, MG. Programas e Resumos. São Paulo, SP: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 1997. p. 167.

11.
BARREIRO, A. C. M.. A DOCÊNCIA NO BACHARELADO E NA LICENCIATURA EM FÍSICA. In: I Congresso de Ciências da Educação: Perspectivas de investigação., 1997, Araraquara, SP. Araraquara, SP: UNESP, 1997. p. 50.

12.
BARREIRO, A. C. M.. A USP, o campus de São Carlos e o IFSC. In: Convenção USP: História da Ciência e da Tecnologia, 1997, São Paulo, SP. Caderno de Resumos. São Paulo, SP: Centro de História da Ciência - USP, 1997. p. 4-4.

13.
BARREIRO, A. C. M.. Psicologia da educação na licenciatura em física, química e matemática. In: X Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1993, Londrina, PR. res. PN.SEG.153. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Física, 1993.

14.
BARREIRO, A. C. M.; REDONDO, D. M. ; MARQUES, P. M. A. ; GALEANO, E. ; SOUZA, A. . Demonstração em teoria cinética. In: X Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1993, Londrina, PR. Res.PN.TER.151. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Física, 1993.

15.
BARREIRO, A. C. M.; BAGNATO, V. S. . Uso de aulas demonstrativas nos cursos básicos de física. In: 5 Reunion Latino Americana sobre Educacion en Fisica, 1992, Porto Alegre, RS. Atas - res.R79, 1992. p. 297.

16.
BARREIRO, A. C. M.; REDONDO, D. M. ; SCHIEL, D. ; SANTOS, R. H. A. ; CAMPANA FILHO, S. P. . Licenciatura em física: uma proposta. In: 5 Reunion Latino Americana sobre Educacion en Fisica, 1992, Gramado, RS. Atas-res. R1, 1992. p. 219.

17.
BARREIRO, A. C. M.. Licenciatura em física: uma proposta. In: 5 Reunion Latino Americana sobre Educacion en Fisica, 1992, Gramado, RS. Resumos, 1992. p. 14.

18.
BARREIRO, A. C. M.; TAVEIRA, A. M. A. ; BAGNATO, V. S. . Uso de aulas demonstrativas nos cursos básicos de física. In: Uso de aulas demonstrativas nos cursos básicos de física, 1992, Gramado, RS. Resumos. Porto Alegre, RS, 1992. p. 101.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RODRIGUES, M. M.; AMARAL, V. B. S.; BARREIRO, A. C. M.; MALOSÁ, S.. Participação em banca de Vana Beatriz Soares do Amaral. A importância da comunicação no desenvolvimento das relações interpessoais: uma análise da prática docente no curso de pedagogia de Itumbiara-GO. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Magistério Superior) - Centro Universitário do Triângulo.

2.
FELTRAN, R. C. S.; FERNANDES, L. A.; PAGOTTI, A. W.; BARREIRO, A. C. M.. Participação em banca de Luiz Antonio Fernandes. A avaliação da Aprendizagem na Disciplina Física na Educação Superior.. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Magistério Superior) - Centro Universitário do Triângulo.

3.
FELTRAN, R. C. S.; SANTOS, G. M. B.; BARREIRO, A. C. M.; MALOSÁ, S.. Participação em banca de Glória de Melo Bruno Santos. O curso de pedagogia e a formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental: a realidade de Patos de Minas. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Magistério Superior) - Centro Universitário do Triângulo.

4.
BELHOT, R. V.; COLENCI, A. T.; BARREIRO, A. C. M.; ESCRIVÃO FILHO, E.; REBELATTO, D. A. N.. Participação em banca de Ana Teresa Colenci. O ensino de engenharia como uma atividade de serviços: a exigência de atuação em novos patamares de qualidade acadêmica . 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção)) - Universidade de São Paulo.

5.
FELTRAN, R. C. S.; DIAS, S. R.; BARREIRO, A. C. M.; PAGOTTI, W.. Participação em banca de Sandra Regina Dias. Avaliação: desafio de docentes e discentes universitários . 2000. Dissertação (Mestrado em Educação Magistério Superior) - Centro Universitário do Triângulo.

Outros tipos
1.
BELHOT, R. V.; COLENCI, A. T.; BARREIRO, A. C. M.; ESCRIVÃO FILHO, E.; REBELATTA, D. A. N.. Participação em banca de Ana Teresa Colenci. O ensino de engenharia como uma atividade de serviços: a exigência de atuação em novos patamares de qualidade acadêmica. 2000. Outra participação, Universidade de São Paulo.

2.
FELTRAN, R. C. S.; DIAS, S. R.; BARREIRO, A. C. M.; PAGOTTI, W.. Participação em banca de Sandra Regina Dias. Avaliação: desafio de docentes e discentes universtários . 1999. Outra participação, Centro Universitário do Triângulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
International Conference on Science and Mathematics Education.Apresentação do trabalho conjunto: Development and Evaluation of a Participative Universtiy Pedagogy for the Teaching of Science and Mathematics in High School. 2002. (Outra).

2.
VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Apresentação do trabalho conjunto: Analisando a aplicação de informática na Educação de Jovens e Adultos: é possível que a informática contribua para a construção de modelos científicos em Eletricidade?. 2002. (Encontro).

3.
X Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Apresentação do trabalho da bolsista Alessandra Aparecida Viveiro: Ensinando Ciências para Crianças.. 2002. (Simpósio).

4.
Encontro de Educação e Sociedade: melhoria do Ensino Básico de Ciências na América Latina.Encontro de Educação e Sociedade: melhoria do Ensino Básico de Ciências na América Latina.. 2001. (Encontro).

5.
IX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 4a. Jornada Científica - conhecimentos e diálogo de saberes.. Apresentação do trabalho do bolsista Leandro Antonio Ozana: Adaptação pedagógica do educador perante as mudanças sócio-culturais.. 2001. (Congresso).

6.
IX Simpósio de Iniciação Científica da USP.Apresentação de trabalho do bolsista Leandro Antonio Ozana: Adaptação pedagógica do educador perante as mudanças sócio-culturais.. 2001. (Simpósio).

7.
XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Apresentação do trabalho conjunto: Internet e Linguagem LOGO no ensino de física experimental na educação de jovens e adultos.. 2001. (Simpósio).

8.
8o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Apresentação do trabalho do bolsista Paulo R. Barbosa: Atividades de matemática para o ensino fundamental.. 2000. (Simpósio).

9.
3a. Reunião Anual de Ciência.Apresentação do trabalho da bolsista A. M. Oshiro Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. 1999. (Outra).

10.
3a. Reunião Anual de Ciência.Apresentação do trabalho do bolsista Paulo Roberto Barbosa: Atividades de Matemática para o Ensino Fundamental. 1999. (Outra).

11.
Comemoração dos 30 Anos da FE/USP e 40 Anos da Escola de Aplicação.Faculdades de Educação: Realizações e Desafios. 1999. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Katia Cristina Cota Mantovani. Internet e linguagem logo no ensino de física experimental na educação de jovens e adultos. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Coorientador: Águida Celina de Méo Barreiro.

Iniciação científica
1.
Alessandra Aparecida Viveiro. Ensinando ciências para crianças: o conhecimento físico no ensino fundamental. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Ciências Exatas) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Águida Celina de Méo Barreiro.

2.
Andréia M Oshiro. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Ciências Exatas) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Águida Celina de Méo Barreiro.

3.
Paulo Roberto Barbosa. Atividades e jogos de matemática no ensino fundamental. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Águida Celina de Méo Barreiro.



Outras informações relevantes


Referée do Caderno Catarinense de Ensino;
Organização e coordenação dos workshops: "Ciências: o conhecimento físico no ensino fundamental" e "Atividades e jogos de matemática: vínculos com o cotidiano", promovidos pelo IFSC-USP e Fundação Educacional de Penápolis, ministrados por Aguida C. M. Barreiro, Andréia M. Oshiro e Paulo Roberto Barbosa, em 2000.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 15:16:37