Mariana Cortez

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7945402327825503
  • Última atualização do currículo em 03/07/2018


Docente na Universidade Federal da Integração Latino-americana da área Letras/Linguística, na graduação e do mestrado em Literatura Comparada (PPGLC). Foi leitora do Brasil junto à Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (UNC - Facultad de Lenguas), designada pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e por processo seletivo CAPES. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2008), projeto fomentado com bolsa sanduíche (CAPES) - estágio de doutorado no exterior, Portugal (UTAD). Mestre em Semiótica e Linguística Geral (2001) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos da Linguagem, Mediação de Leitura, Literatura e Ensino e Literatura Infantil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariana Cortez
Nome em citações bibliográficas
CORTEZ, M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História.
AC Parque Tecnológico Itaipu
Conjunto B
85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292800
URL da Homepage: http://www.unila.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro (Orientador: Armindo Mesquita).
Título: Por linhas e palavras: o projeto gráfico do livro infantil contemporâneo em Portugal e no Brasil, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Brasil; história; imagem; literatura infantil; palavra; Portugal.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2001
Mestrado em Lingüística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Palavra e Imagem: jogo intessemiótico na Literatura Infantil,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: José Luiz Fiorin.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: imagem; literatura infantil; palavra; semiótica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outro.
2010 - 2011
Especialização em Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 448h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Função de Orientador de Trabalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1997 - 1998
Graduação em Língua e Literatura Brasileira e Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: ?Palavra/Imagem: jogo intersemiótico na Literatura Infantil?.
Orientador: Profa. Dra. Ana Claudia de Oliveira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1994 - 1997
Graduação em Língua e Literatura Brasileira e Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1995 - 1996
Graduação em Língua e Literatura Brasileira e Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: mito trágico e cosmovisão: um percurso estético-filosófico pela obra de Sófocles, Shakespeare e Nelson Rodrigues?.
Orientador: Profa. Dra. Silvia Simone Anspach.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, CEPEC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
9ª edición del Curso de Especialización en Libros y Literatura Infantil. (Carga horária: 275h).
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha.
2012 - 2012
Mercosur ? integración e interlocución: lengua y c. (Carga horária: 72h).
Universidad Nacional de Córdoba - Argentina, UNC, Argentina.
2003 - 2003
Extensão universitária em O Papel do coordenador pedagógico. (Carga horária: 45h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto I, Nível A, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, .

08/2016 - Atual
Ensino, Letras - Espanhol e Português como Língua Estrangeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Literatura Infanto-juvenil
02/2016 - Atual
Direção e administração, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, .

Cargo ou função
Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado em Literatura Comparada.
08/2015 - Atual
Ensino, Mestrado em Literatura Comparada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologias em Literatura Comparada
NARRATIVAS VISUAIS NA AMÉRICA LATINA: LITERATURA, ARTES PLÁSTICAS, DESIGN GRÁFICO
06/2015 - Atual
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemes da Linguística
02/2015 - Atual
Ensino, Letras - Espanhol e Português como Língua Estrangeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos da Linguagem
Literatura e Ensino
Ensino de línguas para crianças
02/2014 - Atual
Ensino, Letras - Espanhol e Português como Língua Estrangeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Língua Adicional

Universidad Nacional de Córdoba - Argentina, UNC, Argentina.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profesor Titular Dedicación Simple, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Seminario de Literatura Infanto Juvenil - Cargo designado à função de Leitora do Brasil MRE junto à Universidad Nacional de Córdoba.


Universidad Nacional de Rio Cuarto, UNRC, Argentina.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Profesora Extraordinaria Visitante, Carga horária: 4
Outras informações
Realização do Curso de Pós-Graduação Extracurricular: "Portugués lengua extranjera: sistematización de acciones comunicativas en el ámbito académico"


Consulado Geral do Brasil em Córdoba - Argentina, CGB, Argentina.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 3
Outras informações
Desenvolvimento e Coordenação do Curso de Português para Filho de Brasileiros residentes em Córdoba. Este projeto visa a recuperar a língua portuguesa como língua de herança.


Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor I
Outras informações
Ministrava aulas de Língua Portuguesa e gêneros textuais - Arquitetura, Biomedicina, Engenharia


Instituto Superior de Educação Uirapuru, ISEU, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor I
Outras informações
Ministrava aulas de Língua Portuguesa Instrumental no curso de Educação Física


Colégio Santa Cruz, CSC*, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 26



Linhas de pesquisa


1.
Temas, Imagens, Transculturalidade

Objetivo: Esta linha dedica-se ao estudo transversal comparatista de temas e imagens paradigmáticos recorrentes na produção estético-cultural latino-americana, com especial atenção para as relações entre o caribe insular e o continente. Busca-se determinar as formas transculturais de representação estética da sociedade e dos problemas característicos da região, notadamente na confluência temático-formal entre autores, mas também na confluência da literatura com outras artes. Os estudos desenvolvidos devem levar à compreensão das formas de manifestação da transculturalidade no âmbito da produção literária continental, com espaços concomitantes para a análise de linguagens multimodais (oralituras, visualituras, produções intermidiáticas). Sua perspectiva metodológica comparatista tem como objeto primordial a literatura impressa, mas contempla igualmente as manifestações artísticas nas áreas verbal, sonora, visual ou digital, em suas dimensões poéticas como formas de invenção de mundos possíveis e de práticas empíricas cotidianas..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A literatura infantil e juvenil latino-americana: discurso, identidade e espaço em diálogo
Descrição: A pesquisa tem por objetivo a análise de obras de literatura infantil e juvenil produzidas em território latino-americano, a partir de três eixos norteadores: o discurso (o que ele diz e como diz), a identidade (marcas figurativas e temáticas determinantes) e o espaço (imagens simbólicas sustentadas pelos meios), visando identificar a diversidade proposta por essa literatura e os imaginários construídos em determinado contexto histórico e social que vai reconstruindo-se conforme a realidade exige. A investigação proposta se justifica graças, principalmente, a três fatores: 1) a necessidade de entender o objeto cultural destinado a jovens leitores em formação no território latino-americano; 2) o trânsito de obras infantis e juvenis produzidas nos países hispano-americanos no cenário editorial e acadêmico brasileiro e também no sentido contrário, as obras infantis e juvenis produzidas no Brasil que circulam no mundo hispano-americano, conformando assim, todo o espaço latino-americano; 3) a promoção do diálogo entre as abordagens teóricas da literatura infantil e juvenil no contexto de produção da América Latina. Tais esforços, observados em seu conjunto, voltam-se ao propósito de fomentar a circulação das abordagens teóricas produzidas por investigadores do continente e edificar a compreensão dos fenômenos estéticos, especificamente as marcas identitárias que constituem os diversos imaginários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Mariana Cortez - Coordenador / Sandra de Oliveira Ferreira - Integrante / Elisa Ines Christ Dill - Integrante / Lais Dias de Farias - Integrante.
2016 - Atual
Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira: propostas de leitura e escrita nas bibliotecas das escolas públicas
Descrição: O projeto de pesquisa ?Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira: propostas de leitura e escrita nas bibliotecas das escolas públicas? tem por objetivo uma pesquisa-ação de incentivo à leitura e à escrita no intuito de proporcionar melhores condições de inserção dos alunos de escolas públicas de zonas rurais na cultura literária. Para atingir a esse objetivo geral, investigaremos, interdisciplinarmente, se, a partir das ações deste projeto em escolas públicas da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) nos anos iniciais do ensino fundamental, há transformação na prática docente no que se refere ao incentivo à leitura e escrita e à inserção do espaço da biblioteca em suas práticas de ensino-aprendizagem. Este projeto de pesquisa visa a aprofundar a reflexão tanto no que tange à estrutura das bibliotecas escolares como com relação às práticas pedagógicas implicadas neste processo, interrogando sobre as ações de ensino-aprendizagem e sobre como, com poucos recursos, é possível intervir nos espaços destinados às bibliotecas da escolas públicas selecionadas. Tendo em vista a problemática abordada por esta investigação, as ações e reflexões devem ser pautadas por uma perspectiva interdisciplinar, já que seu objeto exige olhares diversos, sejam eles provenientes das áreas das Letras, da Biblioteconomia, seja especialmente sua inserção na área da Educação, já que trabalharemos com práticas e metodologias de ensino-aprendizagem em formação de alunos e professores. Intervir numa comunidade implica uma abordagem que altere a visão positivista de ciência social, exige um entendimento de que não se pode, apenas, indicar procedimentos técnicos para uma realidade complexa como é a educação. Segundo Silva (2009), ?para interferir ou transformar uma realidade educativa, é imprescindível relacionar o que se tem, refletir e buscar estratégias que objetivem a melhoria da ação pedagógica.? (p.18) Este será o procedimento metodológico adotado pela investigação. O projeto de pesquisa pretende também consolidar-se um grupo de pesquisa constituído por docentes da instituição de acolhimento, professores-pesquisadores de universidades ou centros de formação docente nos três municípios-regiões que participam do projeto, alunos de pós-graduação e graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mariana Cortez - Coordenador / Claudia Mariana Santiago - Integrante / Edwin Ospina Sanabria - Integrante / Daniel Sanchez Gordillo - Integrante / Debora Evelyn Negrão - Integrante / Tatiana Vega Ahumada - Integrante / Samir Mustapha Ghaziri - Integrante / ANYIE LORENA CAJAMARCA TORRE - Integrante / Nauani Medeiros - Integrante / Viviana Thalia - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
2014 - 2016
As poéticas latino-americanas como objeto de ensino nas aulas de Português e Espanhol Língua Estrangeira e Adicional
Descrição: As concepções da questão cultural como agente de mediação no processo ensino-aprendizagem do português e espanhol como língua estrangeira e adicional, as relações interculturais entendidas como recurso de aprendizagem e a formação humanizadora como base da educação crítica são os pilares deste projeto. Pretendemos investigar como as poéticas latino-americanas podem tornar-se objeto de ensino nas aulas de português e espanhol para falantes de outras línguas, proporcionando uma postura sensível interculturalmente. A fundamentação teórica que nos alicerça visa a discutir perspectivas de língua, cultura, linguagem, poéticas, interculturalidade e transdisciplinaridade, a partir de autores como Bombini (2004; 2005), Mendes (2011), Perrone Moisés (2000, 2005), Brait (2003), Gerbaudo (2006) entre outros, que conciliam em seus estudos a teoria literária, a história da arte, a educação e a didática. Ao situar o ensino de línguas no campo das discussões em que se inserem questões sobre a educação humanizadora, a interculturalidade, a relação entre língua e cultura, as consequências transdisciplinares entende-se que esse ensino exija um ?mais além? articulador entre os estudos linguísticos propriamente e os tramados culturais e estéticos, pois são faces de um mesmo objeto: a linguagem, transitando entre os saberes e provocando consequências transdisciplinares. Além disso, entendemos a identidade de povo como representação construída culturalmente, assim optamos por trabalhar com as poéticas latino-americanas que favoreçam a aproximação com a língua em descoberta, seja português ou espanhol como língua estrangeira ou adicional. Para, a partir de uma seleção de autores e obras latino-americanos, interrogar-nos sobre o espaço de sala de aula de língua como um ambiente plural, não mais regido por fórmulas de aprendizagem, mas que sobretudo favoreça um processo crítico e humanizador. Traremos à tona o que Gebaudo (2006) explicita como uma ?didática da literatura?, no entanto, voltada, em nosso caso, para a aproximação de uma língua outra, sempre compreendida em sua transdiciplinaridade inerente ao objeto estético. Buscaremos uma seleção de textos literários que configuram as poéticas dos países de fala portuguesa e espanhola. Não pretendemos uma seleção de textos cronológica, mas sim pontual em que se possa discutir as diferentes perspectivas interpretativas própria mesmo a essas poéticas plurissignificativas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mariana Cortez - Coordenador / Claudia Mariana Santiago - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
?Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira?
Descrição: O projeto de extensão ?Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira? tem por objetivo uma ação de incentivo à leitura no intuito de proporcionar melhores condições de inserção dos alunos na cultura letrada da América Latina, bem como de disseminar e promover práticas pedagógicas em torno do acervo de literatura infantil e juvenil oriunda desses países. Na primeira etapa do projeto, visamos a mapear as escolas e suas respectivas bibliotecas, no que se refere a quantidade e qualidade do acervo de obras latino-americanas, além de buscar entender as práticas pedagógicas realizadas na promoção da leitura nestas bibliotecas. Também é nossa proposta trabalhar em ações conjuntas às bibliotecas comunitárias da região que compreende os municípios de Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad Del Este (Paraguai), com o mesmo propósito de disseminação da literatura da América Latina nestes espaços coletivos de leitura. A pesquisa tem a finalidade de investigar a realidade das bibliotecas no que diz respeito à acervo, mas também às práticas pedagógicas desenvolvidas em cada biblioteca mapeada, buscando entender: o que professoras e professores, diretores, coordenadores pedagógicos, responsáveis por biblioteca, estudantes e pais pensam sobre os livros de literatura latino-americana que chegam às escolas, se é que chegam; que uso vem sendo feito desses livros; quais são as práticas de leitura e de escrita realizadas nas salas de aula, pelas escolas e nas comunidades; e que papel a biblioteca tem representado nas escolas públicas e nas comunidades que elas abrangem. Esta pesquisa inicial oferecerá subsídios para o desenvolvimento de um projeto de extensão a longo prazo, em que trabalharemos nas bibliotecas escolares e comunitárias da região tríplice fronteiriça com o propósito de contribuir para a reflexão de gestores e professores no que concerne às práticas de leitura que se desenvolvem nas escolas e nas comunidades, à formação do professor e à situação do espaço físico e acervo necessário para a promoção da literatura infantil e juvenil latino-americana , de forma a integrá-la à dinâmica escolar e comunitária como ambiente central aos processos de aprendizagem e de disseminação de cultura e artes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Mariana Cortez - Coordenador / Claudia Mariana Santiago - Integrante / Franciele Maria Martiny - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista de Estudios de Lenguas


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: DIGILENGUAS
2012 - Atual
Periódico: Perspectiva
2016 - Atual
Periódico: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
2017 - Atual
Periódico: Revista da Faculdade de Letras. Línguas e Literaturas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Aprovada em primeiro lugar no Concurso Público de Provas e Títulos - subárea: Língua Portuguesa Adicional, Edital UNILA N° 35 de 10 de Outubro de 2013.
2009
Aprovada em primeiro lugar para a seleção para o leitorado na Universidad Nacional de Córdoba/ Argentina, Edital DRI/CGCI nº. 023/2009 - CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORTEZ, M.2018CORTEZ, M.; MATIAS, F. S. . O NARRADOR AUTORAL, O LEITOR CRIANÇA E A METAFICÇÃO EM A MAIOR FLOR DO MUNDO, DE JOSÉ SARAMAGO. CADERNO SEMINAL (UERJ), v. 29, p. 236-259, 2018.

2.
CORTEZ, M.2018CORTEZ, M.; FELLINI, D. G. N. ; BOGONI, R. M. . A relação pai e filho embalada pela Síndrome de Down em O FILHO ETERNO e MALLKO Y PAPÁ. ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, v. 54, p. 157-174, 2018.

3.
CORTEZ, M.2018CORTEZ, M.; AHUMADA, T. V. . Vivendo livros latino-americanos na triplice fronteira: recoleta e analises dos dados na pesquisa-ação nas bibliotecas escolares nas zonas rurais. REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 5, p. 257-272, 2018.

4.
CORTEZ, M.2018CORTEZ, M.; LAVORENTI, C. A. . O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos. REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 5, p. 161-183, 2018.

5.
CORTEZ, M.2017CORTEZ, M.; ALMEIDA, R. A. . ME GRITARON NEGRA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO CONTEXTO PERUANO. Percursos Linguísticos (UFES), v. 7, p. 583-598, 2017.

6.
CORTEZ, M.2017CORTEZ, M.; CORTEZ, M. . VIVIENDO LIBROS LATINOAMERICANOS EN LA TRIPLE FRONTERA: UNA MIRADA AL ACERVO LITERARIO. REVISTA PARA A INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA E O CARIBE - Espirales, v. 1, p. 284-290, 2017.

7.
CORTEZ, M.2016CORTEZ, M.; LENZI, R. G. . A ocupação de São Paulo: inscrições urbanas como elos ou barreiras entre centro e periferia. Revista de Ciências Humanas, v. 50, p. 166-184, 2016.

8.
CORTEZ, M.2016CORTEZ, M.. Viviendo Libros Latinoamericanos: experiencia en las bibliotecas escolares. Revista de Extensión Tekohá, v. 1, p. 33-43, 2016.

9.
CORTEZ, M.2015CORTEZ, M.. A literatura infantil na formação de leitores literários: a intertextualidade em jogo. REVISTA LITERATURA EM DEBATE, v. V.8, p. 23-32, 2015.

10.
CORTEZ, M.2015CORTEZ, M.; GORDILLO, D. S. ; SANABRIA, E. O. . Viviendo libros latinoamericanos en la Triple Frontera: contextos y relatos. Revista Ext, v. 6, p. 19, 2015.

11.
CORTEZ, M.2015CORTEZ, M.; GORDILLO, D. S. ; SANABRIA, E. O. . Vivendo livros latinoamericanos na tríplice fronteira: retrato dos espaços. CAMINHO ABERTO: REVISTA DE EXTENSÃO DO IFSC, v. 1, p. 101-111, 2015.

12.
CORTEZ, M.2014CORTEZ, M.. ENCONTRO DE SENTIDOS EM UMA NOVA VELHA HISTÓRIA: ANÁLISE DISCURSIVA DE FITA VERDE NO CABELO, DE GUIMARÃES ROSA. Literatura em Debate (URI), v. 8, p. 110-126, 2014.

13.
CORTEZ, M.2012CORTEZ, M.. Textos da periferia de São Paulo: possibilidade de aproximação cultural nas aulas de PLE. Digilenguas, v. n.11, p. 108-117, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CORTEZ, M.; Richard Brunel Matias (Org.) ; MIRANDA, F. (Org.) . Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa: "Comunicação Intercultural e Língua Portuguesa. 1. ed. C`pordoba: Advocatus Editores, 2014.

2.
CORTEZ, M.. Through lines and words: the graphic project of contemporary children's book in Portugal and Brazil. 1. ed. Berlim: VDM Verlag, 2010. 338p .

Capítulos de livros publicados
1.
LENZI, R. G. ; CORTEZ, M. . Iscrizioni urbane: i graffiti di San Paolo. In: Ana Claudia de Oliveira. (Org.). San Paolo in Divenire: tra identità, conflitti e riscritture. 1ed.Roma: Edizioni Nuova Cultura, 2017, v. 1, p. 190-218.

2.
CORTEZ, M.; GORDILLO, D. S. . A LEITURA EM CONTEXTO DE FRONTEIRA: ACERVOS E SALAS DE LEITURA INTERCULTURAIS. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Leitura na Educação Básica: perspectivas e desafios. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. , p. 31-48.

3.
CORTEZ, M.; LENZI, R. G. . Inscrições urbanas: desenhos da cidade. In: Ana Claudia de Oliveira; Isabella Pezzini. (Org.). São Paulo e Roma - práticas de vida e sentidos. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017, v. 1, p. 193-210.

4.
OCARANZA, J. A. ; CORTEZ, M. . América Latina e Interculturalidad: el mural y el graffiti en el aula de lenguas. In: Silvia Depetris; Gabriela Sergi. (Org.). Enfoques y prácticas interculturales en la enseñanza de lenguas extranjeras. 1ed.Río Cuarto: Ediciones del ICALA, 2015, v. 1, p. 30-40.

5.
CORTEZ, M.; LIMA, L. M. . CONTRIBUIÇÕES DO INTERCÂMBIO NO ÂMBITO DO MERCOSUL PARA AS DISCUSSÕES SOBRE A (IN)VISIBILIDADE DA AMÉRICA LATINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL E DE PORTUGUÊS. In: Lucielena Mendonça de Lima. (Org.). A (In) Visibilidade da América Latina na formação do professor de espanhol. 24ed.Campinas: Pontes Editores, 2014, v. 24, p. 111-126.

6.
CORTEZ, M.. A arte brasileira: contribuição humanizadora nas aulas de PLE. In: Richard Brunel Matias; Mariana Cortez. (Org.). Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa: "Comunicação Intercultural e Língua Portuguesa. 1ed.Córdoba: Advocatus Editores, 2014, v. 1, p. 31-48.

7.
CORTEZ, M.. O título em questão no livro de imagem. In: Kathia Castilho; Moema Rebouças; Mariana Albuquerque. (Org.). Semiótica nas práticas sociais: Comunicação, Artes, Educação. 1a.ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014, v. 1, p. 283-293.

8.
CORTEZ, M.. Brasil como ator: encontros intersemióticos em aulas de português para estrangeiros. Do sensível ao inteligível: duas décadas de construção do sentido. 1a.ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014, v. 1, p. 479-494.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CORTEZ, M.. Material didático de Português Língua Adicional e Estrangeira: desafios para a integração latino-americana. Rede em revista, Brasil, p. 13 - 15, 01 mar. 2015.

2.
CORTEZ, M.. O que os jovens devem ler?. Carta Capital na Escola, São Paulo, p. 23 - 23, 23 jan. 2012.

3.
CORTEZ, M.. Com a palavra, o leitor!. Carta Capital na Escola, São Paulo, p. 31 - 31, 01 nov. 2011.

4.
CORTEZ, M.. Diálogo entre gigantes. Carta Capital na Escola, São Paulo, p. 18 - 21, 01 out. 2011.

5.
CORTEZ, M.. Seria uma vez.... Carta Capital na Escola, São Paulo, p. 16 - 19, 01 out. 2010.

6.
CORTEZ, M.. Olhar apurado e humor cruel. Carta Capital na Escola, São Paulo, p. 36 - 39, 01 ago. 2010.

7.
CORTEZ, M.. O estrangeiro, um sem-lugar. Carta na Escola, São Paulo, p. 48 - 51, 01 abr. 2010.

8.
CORTEZ, M.. Um tiro no coração do leitor. Carta Capital na Escola, São Paulo, p. 56 - 58, 01 ago. 2009.

9.
CORTEZ, M.. Os gêneros como eles são.... Carta Capital na Escola, São Paulo, p. 48 - 50, 01 abr. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORTEZ, M.; FELLINI, D. G. N. ; BOGONI, R. M. . CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE SURDOS: A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL COMO APORTE TEÓRICO. In: XII Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE SURDOS: A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL COMO APORTE TEÓRIC. Curitiba, 2017. v. 1. p. 9437.

2.
CORTEZ, M.; SANABRIA, E. O. . VIVIENDO LIBROS LATINOAMERICANOS EN LA TRIPLE FRONTERA: RELATO DE EXPERIENCIA DE LA ESCUELA SAN AGUSTIN PARAGUAY. In: 35° SEURS ? Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2017, Foz do Iguaçu. Anais Apresentação Oral - 35° SEURS ? Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2017.

3.
CORTEZ, M.. A MATÉRIA POROSA DA LINGUAGEM EM MAR PARAGUAYO, DE WILSON BUENO: EXPLICITANDO CAMINHOS PARA O TRABALHO COM O PORTUNHOL EM AULAS DE PLE. In: Segundo Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur, 2014, Buenos Aires. Actas del Segundo Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur. Ciudad Autonoma de Buenos Aire: Casa do Brasil, 2013. p. 178-185.

4.
LIMA, L. M. ; CORTEZ, M. . IDENTIDADES REPRESENTACIONAIS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESPANHOLA E PORTUGUESA. In: V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas ?CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS?, 2014, Goiânia. Anais do V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Goiânia: Gráfica UFG, 2015. v. 1. p. 198-209.

5.
CORTEZ, M.. Grafite: regimes de interação na paisagem urbana. In: XVII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2011, São Paulo. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (Cd-Rom). São Paulo: Edições CPS, 2011. v. 1. p. 1-11.

6.
CORTEZ, M.. Vecino, vecina: un ejercício con el libro-álbum brasileño. In: II Congreso Internacional de Literatura para Niños, 2010, Buenos Aires. Actas II Congreso Internacional de literatura para Niños: Producción, edición, circulación, 2010.

7.
CORTEZ, M.. A divulgação da atual literatura infantil brasileira. In: Congresso Internacional de Professores de línguas oficiais do Mercosul, 2010, Foz do Iguaçu. I Ciplom. Foz do Iguaçu, 2010. p. 813-821.

8.
CORTEZ, M.. A arte contempla a arte nos livros infantis - diálogos textuais. In: VI Seminário capixaba sobre o ensino da arte, 2006, Vitória. Anais do VI Seminário capixaba sobre o ensino da arte. Vitória: Editora do programa de pós-graduação em educação da UFES, 2006. p. 11-17.

9.
CORTEZ, M.. Literatura Infantil: perspectivas do pós-modernismo. In: 4o. Encontro de Literatura Infantil, 2005, Rio de Janeiro. 4o. Encontro de Literatura Infantile Juvenil, 2005.

10.
CORTEZ, M.. "Fita verde no cabelo" - nova velha estória: interação entre tetos. In: X Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2005, São Paulo. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2005.

11.
CORTEZ, M.. "Eu e Tu: primeiras discussões sobre a carta de Caminha. In: V Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 1999, São Paulo. Cadernos de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 1999.

12.
CORTEZ, M.. Cenas Plásticas: a busca pelo verbal na Literatura Infantil. In: IV Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 1998, São Paulo. Cadernos de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 1998.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANABRIA, E. O. ; GORDILLO, D. S. ; CORTEZ, M. . VIVENDO LIVROS LATINO-AMERICANOS NA TRÍPLICE FRONTEIRA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA NAS BIBLIOTECAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS. In: XV Seminário de Extensão da Unioeste, 2015, Marechal Candido Rondon. Anais [do] XV SEU. Marechal Candido Rondon: UNIOESTE/PROEX, 2015. p. 1045-1052.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORTEZ, M.; GUIZZO, A. R. . A CONSTITUIÇÃO DE IMAGINÁRIOS LATINO-AMERICANOS NAS LITERATURAS E OUTRAS ARTES. In: XV Encontro da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada), 2017, Rio de Janeiro. Anais XV Encontro da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada). Rio de Janeiro, 2017. v. Único. p. 1486-1486.

2.
CORTEZ, M.. A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NAS ILUSTRAÇÕES DE MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA E NIÑA BONITA: formas de estar. In: V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2017, Presidente Prudente. Caderno de Resumos V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2017. v. 1.

3.
CORTEZ, M.; FERREIRA, S. O. . A PERSONAGEM FEMININA NEGRA NA LITERATURA INFANTIL LATINO-AMERICANA. In: V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2017, Presidente Prudente. Caderno de Resumos V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2017.

4.
CORTEZ, M.; DILL, E. I. C. . CONJUNTURA DA SAGA ÉPICA FANTÁSTICA: Uma análise da Obra ?Tiempo de Dragones? de Liliana Bodoc. In: V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2017, Presidente Prudente. Caderno de Resumos V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2017.

5.
CORTEZ, M.; DILL, E. I. C. . A REPRESENTAÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL NAS OBRAS DE MONTEIRO LOBATO E GRABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ. In: XIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2017, Cascavel. Caderno de Resumos do evento, 2017.

6.
CORTEZ, M.; FERREIRA, S. O. . Rosto Branco Máscara Negra em José Martí. In: XIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2017, Cascavel. Caderno de Resumos do evento, 2017.

7.
CORTEZ, M.. Imaginários leitores em ?El pollito de fuego?, de Roa Bastos e ?Dom Quixote das crianças?, de Lobato. In: XIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2017, Cascavel. Caderno de Resumos do evento, 2017.

8.
CORTEZ, M.. Mediadores de leitura de papel: personagens imaginados. In: Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Imaginários e Culturas Latino-Americanas, 2017, Foz do Iguaçu. Caderno de Resumos do evento, 2017.

9.
CORTEZ, M.; LOTTERMAN, C. . Literatura infantil e juvenil: crítica e letramento literário. In: Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Imaginários e Culturas Latino-Americanas, 2017, Foz do Iguaçu. Caderno de Resumos do evento, 2017.

10.
CORTEZ, M.; FARIAS, L. D. . Sagas Juvenis Distópicas da América Latina: espaço latino-americano, protagonismo feminino e escritoras mulheres. In: Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Imaginários e Culturas Latino-Americanas, 2017, Foz do Iguaçu. Caderno de Resumos do evento, 2017.

11.
CORTEZ, M.; FARIAS, L. D. . Sagas Juvenis Distópicas da América Latina: espaço latino-americano, protagonismo feminino e escritoras mulheres. In: II Ciclo de debates do GPEALE: Literatura na Escola, 2017, São João del-Rei. Caderno de Resumos do evento, 2017.

12.
CORTEZ, M.; KIILL, D. . ?Análise crítico-reflexiva dos conteúdos artísticos presentes em material didático de português como língua estrangeira?. In: III JORNADAS INTERNACIONAIS DESCOBRINDO CULTURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA, 2016, Cordoba. Caderno de Resumos do evento, 2016.

13.
CORTEZ, M.. Desenhos da Cidade: propostas didáticas para o ensino de português como língua estrangeira. In: III JORNADAS INTERNACIONAIS DESCOBRINDO CULTURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA, 2016, Cordoba. Caderno de Resumos do evento, 2016.

14.
CORTEZ, M.; OCARANZA, J. A. . Las voces de la calle en el aula de lenguas. In: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2016, Foz do Iguaçu. Caderno de Resumos do evento, 2016.

15.
CORTEZ, M.. Textos da Periferia de São Paulo. In: II Jornadas Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa, 2011, Córdoba. Programação e caderno de resumos, 2011. v. 1. p. 26-26.

16.
CORTEZ, M.. Manuela Bacelar: desbravadora de espaços em Portugal. In: III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil do Oeste Paulista, 2006, Presidente Prudente. Anais do III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, 2006.

17.
CORTEZ, M.. Enunciação enunciada: marca da Literatura Infantil Contemporânea. In: Mini-ENAPOL de Semiótica (GES), 2004, São Paulo. Resumos do Mini-ENAPOL, 2004.

18.
CORTEZ, M.. Palavra/Imagem: a Literatura Infantil". In: XXVII Encontro de Estudos Lingüísticos (GEL), 1998, São José do Rio Preto. Resumo do GEL, 1998.

19.
CORTEZ, M.. Da criança ao livro: o encontro. In: XLVI Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 1998, São José do Rio Preto. Resumos do GEL, 1998.

Artigos aceitos para publicação
1.
CORTEZ, M.; FELLINI, D. G. N. ; BOGONI, R. M. . A relação pai e filho embalada pela Síndrome de Down em O FILHO ETERNO e MALLKO Y PAPÁ. ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CORTEZ, M.. A história dentro da história: conversas mágicas sobre El pollito de fuego, de Augusto Roa Bastos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CORTEZ, M.. Mediadores de leitura de papel: personagens imaginados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CORTEZ, M.. A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NAS ILUSTRAÇÕES DE MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA E NIÑA BONITA: formas de estar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CORTEZ, M.. A contação/mediação de histórias como procedimento narrativo na literatura infantil: análise comparativa entre Monteiro Lobato e Augusto Roa Bastos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CORTEZ, M.. Imaginários leitores em ?El pollito de fuego?, de Roa Bastos e ?Dom Quixote das crianças?, de Lobato. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CORTEZ, M.; AHUMADA, T. V. . Viviendo libros latinoamericanos en la tríple frontera: recolecta y análisis de datos en pesquisa-acción en las bibliotecas escolares en zonas rurales. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CORTEZ, M.. Desenhos da cidade: propostas didáticas para o ensino de português como língua estrangeira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CORTEZ, M.. Análise crítico-reflexiva dos conteúdos artísticos presentes em material didático de português como língua estrangeira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CORTEZ, M.. A arte no material didático de português como língua estrangeira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CORTEZ, M.; OCARANZA, J. A. . Las voces de la calle en el aula de lenguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CORTEZ, M.. O material didático de PLE em questão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CORTEZ, M.. El aporte de la literatura comparada a la enseñanza de lenguas extranjeras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
CORTEZ, M.. América Latina e Interculturalidade: muralismo e grafite. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CORTEZ, M.; SANABRIA, E. O. . VIVENDO LIVROS LATINO-AMERICANOS NA TRÍPLICE FRONTEIRA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA NAS BIBLIOTECAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CORTEZ, M.. Qual é a língua da escola? Integração e acolhimento rumo à diversidade linguística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
CORTEZ, M.. Análise das representações do Brasil/brasileiros em narrativas de futuros professores de português na Argentina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CORTEZ, M.. Experiência do Português como Língua de Herança na comunidade brasileira em Córdoba/Argentina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LACERDA, C. N. ; CORTEZ, M. . Português língua de herança (PLH): relato de experiência em Córdoba/AR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CORTEZ, M.; TIRLONI, L. P. . Interfaces dos processos e objetos de ensino-aprendizagem de Português e Espanhol como línguas estrangeira e adicional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
CORTEZ, M.. Cultura e língua brasileira na Argentina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CORTEZ, M.. ?Os entrelugares da literatura na compreensão cultural em contexto fronteiriço?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CORTEZ, M.. A LITERATURA E O MATERIAL DIDÁTICO EM PLA: buscando uma identidade para a sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CORTEZ, M.. Poéticas Latino-Americanas como objeto de ensino nas aulas de Português Língua Estrangeira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
CORTEZ, M.. A matéria porosa da linguagem em Mar Paraguayo, de Wilson Bueno: explicitando caminhos para o trabalho com o portunhol em aulas de PLE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CORTEZ, M.; LACERDA, C. N. . Português língua de herança: uma experiência com a comunidade brasileira em Córdoba.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CORTEZ, M.. Reflexiones acerca de nuestras representaciones sociales. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CORTEZ, M.; Richard Brunel Matias . Gênero Crônica: posibilidades de encontros interculturais nas aulas de PLE da Argentina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CORTEZ, M.. Projetos de Parceria ? Leitorado do Brasil, Consulado Geral do Brasil em Córdoba e Facultad de Lenguas(UNC). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CORTEZ, M.; LACERDA, C. N. . Portugués de Herencia: creando vínculos con la comunidad. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CORTEZ, M.. Poesía en palabra e imagen: recorrido por la literatura infantil brasileña. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CORTEZ, M.. Desenhando propostas interculturais para o ensino de literatura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
CORTEZ, M.. O percurso gerativo de sentido: exemplos nos contos infantis ontem e hoje. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
CORTEZ, M.. Ida y vuelta: la industria cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
CORTEZ, M.. Narrativas en el contexto del intercambio UNC-UFG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
CORTEZ, M.. Capitães da areia: as dicotomias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
CORTEZ, M.. Representações sociais em narrativas: relato de experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
CORTEZ, M.. Trabalhando obras literárias africanas em Língua Portuguesa nas aulas de PLE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
CORTEZ, M.. O portunhol como recurso estético em Mar Paraguayo: discussões para a sala de aula de PLE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
CORTEZ, M.. A Arte brasileira: contribuição humanizadora nas aulas de PLE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
CORTEZ, M.. O gênero e a construção da interculturalidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
CORTEZ, M.. Paisagens grafitadas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

42.
CORTEZ, M.. Textos da periferia de São Paulo: possibilidade de aproximação nas aulas de PLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
CORTEZ, M.. La literatura infanto-juvenil como puente entre pueblos Latinoamericanos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
CORTEZ, M.. Grafite: regimes de interação na paisagem urbana de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
CORTEZ, M.. A atual literatura infantil brasileira nos países do MERCOSUL: um panorana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
CORTEZ, M.. VECINO, VECINA: UN EJERCICIO CON EL LIBRO-ÁLBUM BRASILEÑO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
CORTEZ, M.. Difusión de la actual Literatura Infantil Brasileña. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
CORTEZ, M.. A carta de caminha: primeiras impressões sobre o eu e o tu. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
CORTEZ, M.. Cenas plásticas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
CORTEZ, M.. Semiótica, ensino e aprendizagem. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CORTEZ, M.; Richard Brunel Matias . Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa: 'Comunicação Intercultural e Língua Portuguesa. Córdoba, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
CORTEZ, M.; Richard Brunel Matias . Digilenguas no. 14. Córdoba, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
Richard Brunel Matias ; CORTEZ, M. . Longe do Beto. Córdoba: Comunicarte, 2011. (Tradução/Livro).

4.
Richard Brunel Matias ; CORTEZ, M. . A canoa. Córdoba: Comunicarte, 2011. (Tradução/Livro).

5.
Richard Brunel Matias ; CORTEZ, M. . Papelão e papéis. Córdoba: Comunicarte, 2011. (Tradução/Livro).

6.
Richard Brunel Matias ; CORTEZ, M. . A casa do vento. Córdoba: Comunicarte, 2010. (Tradução/Livro).

7.
Richard Brunel Matias ; CORTEZ, M. . Nada menos que João. Córdoba: Comunicarte, 2010. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CORTEZ, M.. AS CRÔNICAS: TEXTOS JORNALÍSTICOS OU TEXTOS LITERÁRIOS?. 2017.

2.
CORTEZ, M.. LA LITERATURA DE PLE ANCORADA A LAS VOCES INVISIBLES DE BRASIL. 2017.

3.
CORTEZ, M.. CULTURAS E PROBLEMAS INTERCULTURAIS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS. 2017.

4.
CORTEZ, M.. O Idioma Português na Universidade Pública Argentina: modalidades e tendências. 2017.

5.
CORTEZ, M.. Momentos de interacción con la naturaleza en Caín, de José Saramago: Una lectura ecológico-literaria desde A. E. Brailovsky. 2016.

6.
CORTEZ, M.. La modernidad como infierno: Luiz Ruffato desde Walter Benjamin. 2016.

7.
CORTEZ, M.. La monstruosidad de un tierno conejito, O cómo escapar de la normalización de la biopolítica. 2016.

8.
CORTEZ, M.. JOSÉ VERÍSSIMO: DA VALORIZAÇÃO ETNOLÓGICA À DEFESA ESTÉTICA NA CONSTRUÇÃO DO CÂNONE LITERÁRIO BRASILEIRO. 2016.

9.
CORTEZ, M.. Lo extralegal como solicitud en Caín de José Saramago. La crítica a los excesos en la consecución de poder. 2016.

10.
CORTEZ, M.. HISTÓRIA E LITERATURA: A tecitura cabana no conto 'A quadrilha de Jacó Patacho' de Inglês de Sousa. 2016.

11.
CORTEZ, M.. BRUNO DE MENEZES: Vivências e poéticas. 2016.

12.
CORTEZ, M.. Lispector: autor e leitor em um processo de alteridade. 2016.

13.
CORTEZ, M.. Consultora ad hoc - Revista Línguas e Letras. 2016.

14.
CORTEZ, M.. Consultora ad hoc - Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2016.

15.
CORTEZ, M.. Revista Garrafa. 2015.

16.
CORTEZ, M.; PERETI, E. ; RAMME, V. ; MAIA, F. P. ; VIEIRA, C. ; FERREIRA, L. ; GUIZZO, A. R. ; LEROY, H. ; VIEIRA, M. E. . Redação do Guia Didático de Língua Adicional - Português. 2014.

17.
CORTEZ, M.. LITERATURA INFANTIL E INTERCULTURALIDADE: A LITERATURA AFRICANA NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. 2014.

18.
CORTEZ, M.. EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR/ESTRUTURA RIZOMÁTICA DE CONHECIMENTOS NA BASE DA FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE DOCENTES INDÍGENAS. 2014.

19.
CORTEZ, M.. A Literatura Infantil como instrumento de Interculturalidade. 2014.

20.
CORTEZ, M.. O regionalismo Presente na poesia de Gilnei Neves como cultura no Brasil. 2014.

21.
CORTEZ, M.. A (NÃO) PRESENÇA EM CAFÉ COM AÇÚCAR, CAFÉ COM SAL. 2014.

22.
CORTEZ, M.. ARGUMENTAÇÃO E ETHOS: SOLICITUDES DE EMPRÉSTIMOS EM SITES DE COMPARAÇÃO ONLINE. 2014.

23.
CORTEZ, M.. Recursos de distanciamiento enunciativo en discursos argumentativos y expositivo-explicativos. 2014.

24.
CORTEZ, M.. Consultora ad hoc - Revista Perspectiva. 2014.

25.
CORTEZ, M.. Consultora ad hoc - Revista Perspectiva. 2014.

26.
CORTEZ, M.. ?CINTILAÇÕES DE UMA ALMA BRASILEIRA?: LA RECONSTRUCCIÓN DEL IMAGINÁRIO DE LA ?TIERRA BIENAVENTURADA?, POR NÍSIA FLORESTA. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
CORTEZ, M.. Seminario e Posgrado 'Textos y Discursos - Perspectiva Intercultural. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CORTEZ, M.. Caminos de la literatura infanto-juvenil brasileña. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CORTEZ, M.. Vivendo livros latino-americanos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CORTEZ, M.. Seminário de Literatura Infanto-Juvenil na Educação Básica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CORTEZ, M.. Seminario taller de Literatura infanto-juvenil barsileira. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CORTEZ, M.. A arte como objeto de ensino: análise, proposta e elaboração. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CORTEZ, M.. Interculturalidad: Lenguajes, cultura y conocimiento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
CORTEZ, M.. Formação do Professor como leitor de literatura. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CORTEZ, M.. Promoção de Leitura Literária. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
CORTEZ, M.; SANTIAGO, C. M. . A literatura infantil como ponte entre os povos latino-americanos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
CORTEZ, M.; SANTIAGO, C. M. . O livro-álbum como objeto de reflexão. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
TIRLONI, L. P. ; MARINHO, M. ; CORTEZ, M. . VIII Encontro Internacional de Letras - I Jornadas Latino- Americanas de Linguagens e Cultura - I Jornadinhas de Literatura Infantil e Ensino.. 2014. (Organização de Anais).

13.
CORTEZ, M.. Los textos literarios en la enseñanza. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
CORTEZ, M.. Prácticas didácticas de la enseñanza del portugués lengua extrajera en perspectiva intercultural. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
CORTEZ, M.. Desenhando propostas inteculturais para o ensino de Literatura nas aulas de português na Argentina. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
CORTEZ, M.. Desenhando propostas inteculturais para o ensino de Literatura nas aulas de português na Argentina. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
CORTEZ, M.. Trabalhando obras de literaturas africanas de expressão portuguesa nas aulas de PLE. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
OLIVEIRA, A. C. ; CORTEZ, M. . Brasil como ator: encontros intersemióticos nas mídias. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
CORTEZ, M.. Tópicos de Semiótica Narrativa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
CORTEZ, M.. La enseñanza de la lengua portuguesa a traves de los textos culturales brasileños. 2012. .

21.
CORTEZ, M.. Curso de Português para filho de brasileiros. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Colaboração na produção de livro didático).

22.
CORTEZ, M.. Semiótica, Intertextualidade e Interdiscusividade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
CORTEZ, M.. Textos da periferia de São Paulo: possibilidades de aproximação cultural nas aulas de português LE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
CORTEZ, M.. Aula-Taller de Literatura y Música Infantil Brasileña. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
Marchetti, Greta ; CORTEZ, M. . Para viver juntos: 6o. ao 9o. ano- ensino fundamental. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Colaboração na produção de livro didático).

26.
CORTEZ, M.. Redação para vestibular. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
CORTEZ, M.. SARESP. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de prova para concurso).

28.
CORTEZ, M.. AVALIA. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de prova para concurso).

29.
CORTEZ, M.; MARTINS, M . Mini-curso: Introdução à Semiótica Discursiva. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BELLOSO, D. C. R.; MARINHO, M.; CORTEZ, M.. Participação em banca de FRANKLIN BARRETO. PAISAJES DE LA SOLEDAD: EL LLANO EN LLAMAS (JUAN RULFO, 1953) Y VIDAS SECAS (GRACILIANO RAMOS, 1938). 2017. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
Oliveira, A.C.; Prado, J.L.A.; CORTEZ, M.. Participação em banca de Pedro dos Santos Silva. Modos de presença da materialidade midiática na poética de Augusto de Campos. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
Oliveira, A.C.; CORTEZ, M.; Leão, L; Martyniuk, VL; Oliveira, CMBV. Participação em banca de Carolina Fernandes da Silva Mandaji. Regimes de sentido e de interação na era televisual.. 2011.

Qualificações de Mestrado
1.
COTA, D.; LESSA, G.; CORTEZ, M.. Participação em banca de Nayda Katherine Patiño Wandurraga. WILSON BUENO Y FABIÁN SEVERO: LA CONFIGURACIÓN DE UNA CULTURA DE FRONTERA A TRAVÉS DE LA LITERATURA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
GUIZZO, A. R.; FISCHER, L. A.; CORTEZ, M.. Participação em banca de Patrícia Librenz. A ironia como manifestação estética: um olhar sobre contos de Jorge Luis Borges e Machado de Assis. 2017.

3.
CORTEZ, M.; GUIZZO, A. R.; SILVA, R. J.. Participação em banca de Rayana Alvez de Almeida. Carolina Maria de Jesus e Teresa Cárdenas: a força da literatura negra latino- americana e sua importância no meio social. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
CORTEZ, M.; BELLOSO, D. C. R.; MARINHO, M.. Participação em banca de Franklin Jhonatan Barreto Ordoñez. Paisajes de la soledad: El llano en llamas (Juan Rulfo, 1953) y Vidas secas (Graciliano Ramos, 1938). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AMATO, L.; ROSA, M. C. G.; RIBEIRO, S. B. C.; CORTEZ, M.. Participação em banca de ELISANE ANDRESSA KAISER DA SILVA.MEDIAÇÃO CULTURAL: LITERATURA INFANTIL E MÚSICA A INTERCULTURALIDADE ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NAS ESCOLAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
SANTOS, J. R.; TORRES, M. R. R.; CORTEZ, M.. Participação em banca de THIAGO AUGUSTO CARLOS PEREIRA.O Chirrín Chirríon no Planalto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
MARINHO, M.; CORTEZ, M.; COSTANTINO, G.. Participação em banca de Talita Augusta Vazquez Cabrera.Machado de Assis em HQ: uma proposta de tradução intersemiótica de "A Cartomante". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CORTEZ, M.; GUIZZO, A. R.; NAME, L.; SILVA, R. J.. Seleção de discente para o mestrado em Literatura Comparada. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
GUIZZO, A. R.; CORTEZ, M.; ALMENDRA FILHO, D. S.; NAME, L.. Seleção de discentes para o mestrado em Literatura Comparada. 2016. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
CORTEZ, M.. Examinador parte oral Exame CELPE-BRAS. 2015. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
CARVALHAL, T. P.; MAIA, F. P.; CORTEZ, M.. Processo seletivo professor substituto. 2015. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
CORTEZ, M.. Examinador parte oral Exame CELPE-BRAS. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
Oliveira, D.; Matte, A.C.F.; CORTEZ, M.. Seleção de tutor para a disciplina. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Imaginários e Culturas Latino-Americana. Mediadores de leitura de papel: personagens imaginados. 2017. (Congresso).

2.
Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Imaginários e Culturas Latino-Americana.Literatura infantil e juvenil: crítica e letramento literário. 2017. (Simpósio).

3.
V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NAS ILUSTRAÇÕES DE MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA E NIÑA BONITA: formas de estar. 2017. (Congresso).

4.
V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. A representação da personagem feminina negra na obra La Muñeca Negra. 2017. (Congresso).

5.
XIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória.Imáginários leitores em EL POLLITO DE FUEGO, Roa Bastos e DOM QUIXOTE DAS CRIANÇAS, de Lobato. 2017. (Seminário).

6.
XIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória.A constituição de imaginários latino-americanos nas literaturas e outras artes. 2017. (Simpósio).

7.
XV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PROCEDIMENTO NARRATIVO NA LITERATURA INFANTIL: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MONTEIRO LOBATO E AUGUSTO ROA BASTOS. 2017. (Congresso).

8.
) IX Congreso Nacional e IV Congreso Internacional de Profesores de Portugués de la República Argentina, ?La enseñanza, el aprendizaje y la formación docente en PLE: desafíos y acciones?. O material didático de PLE em questão. 2015. (Congresso).

9.
IV Congreso Regional de Educación "Prácticas y Saberes en Movimiento". El aporte de la literatura comparada a la enseñanza de lenguas extranjeras. 2015. (Congresso).

10.
Séptima Jornada Comparatista.América Latina e Interculturalidade: muralismo e grafite. 2015. (Outra).

11.
VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015. (Simpósio).

12.
XV Seminário de Extensão da Unioeste.VIVENDO LIVROS LATINO-AMERICANOS NA TRÍPLICE FRONTEIRA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA NAS BIBLIOTECAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2015. (Seminário).

13.
II Jornadas Internacionais Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa.Português língua de herança: uma experiência com a comunidade brasileira em Córdoba. 2014. (Outra).

14.
II Jornadas Internacionais Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa.Interfaces dos processos de ensino-aprendizagem de Português e Espanhol como Língua estrangeira e adicional. 2014. (Outra).

15.
II Jornadas Internacionais Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa.Poéticas latino-americanas como objeto de ensino de Português Língua Estrangeira. 2014. (Outra).

16.
V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de línguas. Identidades representacionais de professores de língua espanhola e portuguesa. 2014. (Congresso).

17.
2o. Simposio de Literatura Infantil y Juvenil del MERCOSUR.Ida y Vuelta: la industria cultural y la literatura infantil brasileña. 2012. (Simpósio).

18.
Formação do Centro de Pesquisas Sociossemióticas - CPS.O percurso gerativo de sentido: exemplos nos contos infantis ontem e hoje. 2012. (Outra).

19.
I Encuentro sobre Formación de Formadores y Relaciones Interculturales en el MERCOSUR."El portuñol como recurso estético en Mar Paraguayo: discusiones para el aula de PLE. 2012. (Encontro).

20.
I Encuentro sobre Formación de Formadores y Relaciones Interculturales en el MERCOSUR.Narrativas en el contexto del intercambio UNC-UFG. 2012. (Encontro).

21.
Jornadas Interculturales Argentina-Brasil: homenaje a Jorge Amado.Capitães da Areia: dicotomias. 2012. (Outra).

22.
VIII Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro,.REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM NARRATIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2012. (Encontro).

23.
VIII Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro,.TRABALHANDO OBRAS DE LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS AULAS DE PLE. 2012. (Encontro).

24.
1o. Simposio de Literatura Infantil Y Juvenil en el MERCOSUR.La Literatura infanto-juvenil como puente entre pueblos latinoamericanos. 2011. (Simpósio).

25.
II Jornadas Decobrindo Culturas em Língua Portuguesa. 2011. (Outra).

26.
II Jornadas Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa.Textos da periferia de São Paulo: possibilidade de aproximação cultural nas aulas de PLE. 2011. (Outra).

27.
IV Foro de Tesis.Foro de Tesis. 2011. (Outra).

28.
Seminário Semiótica e Espaço Urbano: Paisagens da Metrópole.Paisagens grafitadas. 2011. (Seminário).

29.
VII Congreso Nacional de la Asociación Argentina de Profesores de Portugués: Lengua, identidades e integración. 2011. (Congresso).

30.
XVII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.Grafite: regimes de interação na paisagem urbana. 2011. (Outra).

31.
1o. Congesso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul. A atual literatura infantil brasileira nos países do MERCOSUL: um panorama. 2010. (Congresso).

32.
1o. Encontro Internacional de Associações de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul. 2010. (Encontro).

33.
Congreso Internacional de Lengua y Literatura. 2010. (Congresso).

34.
II Congreso Internacional de Literatura para Niños: producción, edición, circulación. Vecino, Vecina: un ejercício con el libro-álbum brasileños. 2010. (Congresso).

35.
III Foro sobre la investigación y la enseñanza de la lengua portuguesa y cultura de Brasil en la región del NOA.Difusión de la actual literatura infantil brasileña. 2010. (Outra).

36.
III Jornada de enseñanza e investigación en lengua e literatura. 2010. (Outra).

37.
I Jornada Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa.A enunciação enunciada, uma estratégia para aproximação do leitor-criança em ?A maior flor do mundo". 2010. (Outra).

38.
Jornada CEDILIJ - Donde habita la literatura. 2010. (Encontro).

39.
III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil do Oeste Paulista. Manuela Bacelar: desbravadora de espaços em Portugal. 2006. (Congresso).

40.
Laboratório de Letras - Da voz aos livros. 2006. (Oficina).

41.
Quando uma carica é uma princesa. 2006. (Oficina).

42.
V MiniEnapol."O dinossauro" - palavra-imagem na literatura infantil portuguesa. 2006. (Encontro).

43.
A arte contempla a Arte nos Livros Infantis.VI Seminário Capixaba sobre Ensino da Arte. 2005. (Seminário).

44.
II Congresso Internacional da ABES/ VII Congresso Brasileiro de Semiótica. "Cântico dos Cânticos" em diálogo. 2005. (Congresso).

45.
Literatura Infantil: perspectivas do pós-modernismo.IV Encontro de Literatura Infantil e Juvenil. 2005. (Encontro).

46.
III MiniEnapol de Semiótica.III MiniEnapol de Semiótica. 2004. (Outra).

47.
Mesa-redonda: Sociossemiótica e Identidade.Sociossemiótica e Identidade. 2004. (Encontro).

48.
Encontro de formação Contínua - Oficinas pedagógicas "O pensar sobre o fazer da escola". 2003. (Encontro).

49.
9o. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SO. 9o. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP. 2002. (Congresso).

50.
VII Jornada do Centro de Pesquisas Sociossemióticas - Semiótica Sincrética.Semiótica Sincrética. 2002. (Outra).

51.
VI Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.VI Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. 2000. (Outra).

52.
II ENAPOL.II ENAPOL - Encontro dos Alunos da Pós-graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo. 1999. (Encontro).

53.
V Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.V Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. 1999. (Outra).

54.
IV Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.IV Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. 1998. (Outra).

55.
XLVI Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.XLVI Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 1998. (Seminário).

56.
II Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.II Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. 1996. (Outra).

57.
IV Congresso da Associação Internacional de Semiótica Visual. IV Congresso da Associação Internacional de Semiótica Visual. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORTEZ, M.; MARTINY, F. M. . 28º FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS (28º FALE). 2017. (Congresso).

2.
GUIZZO, A. R. ; CORTEZ, M. . Congresso Internacional Humanidades nas fronteiras. 2017. (Congresso).

3.
MARINHO, M. ; GUIZZO, A. R. ; CORTEZ, M. ; CIACCHI, A. . II Jornadas Latino-americanas de linguagem e cultura - Em comemoração dos 100 anos de nascimento de Roa Bastos e 50 de morte de Guimarães Rosa. 2017. (Outro).

4.
CORTEZ, M.; RAMME, V. . I Encontro do Grupo de Pesquisa Interfaces. 2015. (Outro).

5.
Richard Brunel Matias ; CORTEZ, M. . II Jornadas Internacionais Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa. 2014. (Outro).

6.
CORTEZ, M.; TIRLONI, L. P. ; FLORES, O. V. ; AMATO, L. . VIII Encontro Internacional de Letras e I jornadas latino-americana de Linguagens e Cultura. 2014. (Outro).

7.
CORTEZ, M.; Rodriguez, J ; Richard Brunel Matias . II Encuentro de Formación de Formadores y Relaciones Interculturales en el Mercosur. 2013. (Congresso).

8.
Richard Brunel Matias ; CORTEZ, M. . I Jornadas Internacionais Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa. 2012. (Outro).

9.
Richard Brunel Matias ; CORTEZ, M. . I Encuentro sobre Formación de Formadores y Relaciones Interculturales en el MERCOSUR. 2012. (Outro).

10.
CORTEZ, M.. II Jornadas Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa. 2011. (Outro).

11.
CORTEZ, M.; Oliveira, A.C. . IV Congresso da Associação Internacional de Semiótica Visual. 1996. (Congresso).

12.
CORTEZ, M.. 48a. Reunião anual da SBPC. 1996. (Congresso).

13.
CORTEZ, M.; Camargo, M.A. . Clarice Lispector: para não esquecer. 1995. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ELISANE ANDRESSA KAISER DA SILVA. Mediação cultural: literatura infantil e música. Um novo olhar sobre os recontos da Chapeuzinho Vermelho e a criação de uma nova versão com uma temática intercultural. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, FA - UNILA. (Orientador).

2.
Elisa Inês Christ Dill. RESSONÂNCIA DOS BEST-SELLERS NA AMERICA LATINA: ANÁLISE DA OBRA ?ALMAKIA? DE LHAISA ANDRIA E ?TIEMPO DE DRAGONES? DE LILIANA BODOC. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, FA - UNILA. (Orientador).

3.
SANDRA DE OLIVEIRA FERREIRA. LITERATURA E ENSINO: RELAÇÃO DE INTERTEXTUALIDADE NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NOS CONTOS ?AS TRANÇAS DE BINTOU? E ?O CABELO DE LELÊ?. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

4.
Rosângela de Jesus Silva. Carolina Maria de Jesus e Teresa Cárdenas: a força da literatura negra latino- americana e sua importância no meio social. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, FA - UNILA. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Lais Dias de Farias. Sagas Juvenis Distópicas da América Latina: espaço latino-americano, protagonismo feminino e escritoras mulheres. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, FA - UNILA. (Orientador).

2.
ANYIE LORENA CAJAMARCA TORRE. Coleta e análise de dados em pesquisa-ação na escola Municipal Brigadeiro Antonio Sampaio. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol e Português como Língua Estrangeira) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carla Adriana Liceski. Atendimento Educacional Especializado e a Criança com Surdez. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mariana Cortez.

2.
Dolores Barbosa dos Santos. Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mariana Cortez.

3.
Elaine Mariza Zacliclevsky da Rocha. o Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mariana Cortez.

4.
Elisabete Plantes da Costa. AEE - Atendimento Educacional Especializado para o Aluno com Deficiência Intelectual. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mariana Cortez.

5.
Angela Aparecida Lima Machado. Transtorno do Espectro Autista - TEA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mariana Cortez.

6.
ISABEL CRISTINA WINCLER LOIÓLA MELQUIADES DA SILVA. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO COTIDIANO ESCOLAR. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mariana Cortez.

7.
IULY SANTANA NUNES FRANCHIN. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AUTISMO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mariana Cortez.

8.
LUCIMEIRE PRESTES DE OLIVEIRA TOMÉ. PARALISIA CEREBRAL - COMUNICAR-SE É FUNDAMENTAL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mariana Cortez.

9.
MAGALI YUNG DOS PASSOS CRUZ. ATENDIMENTOEDUCACIONAL ESCECIALIZADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTUDO DE UMCASO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Botanica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mariana Cortez.

10.
MARIA ELISA CORSI. A DEFICIÊNCIA FÍSICA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mariana Cortez.

11.
ROSIMEIRE MACÊDO QUEIROZ INFANTE. VENCENDO BARREIRAS DO ENSINO REGULAR. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mariana Cortez.

12.
SILVIA SOUZA ELIAS DOS SANTOS. PARALISIA CEREBRAL - UM ESTUDO DE CASO DA REDE REGULAR DE ENSINO DE SOROCABA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mariana Cortez.

13.
MIRIAM ROSA TORRES DE CAMARGO. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ESTUDO DE CASO COLABORANDO COM AÇÕES REFLEXIVAS NA ESCOLA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mariana Cortez.

14.
TEREZINHA BUENO RODRIGUES. PARALISIA CEREBRAL: A CRIANÇA E SUAS CONQUISTAS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mariana Cortez.

15.
MARIA APARECIDA FIGUEIREDO. EDUCAÇÃO INCLUSIVA:DEFICIENTE FÍSICO EM TURMAS REGULARES. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mariana Cortez.

Iniciação científica
1.
Diego Kiill. As poéticas latino-americanas na sala de aula de português e espanhol língua estrangeira: desenvolvendo propostas pedagógicas críticas e humanizadoras. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Espanhol e Português como Língua Estrangeira) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, FA - UNILA. Orientador: Mariana Cortez.

2.
Penelope Serafina Chave Bruena. Cartografias imaginárias da América Latina: cultura e espaço em Sor Juana Inés de la Cruz. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mariana Cortez.

3.
Camila do Amaral Lavorenti. O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Espanhol e Português como Língua Estrangeira) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mariana Cortez.

4.
Tatiana Vega Ahumada. Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira: coleta e análise de dados em pesquisa-ação nas bibliotecas escolares em zonas rurais. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Espanhol e Português como Língua Estrangeira) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mariana Cortez.

Orientações de outra natureza
1.
Nauani Medeiros. Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira: propostas de leitura e escrita nas bibliotecas das escolas públicas. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol e Português como Língua Estrangeira) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, FA - UNILA. Orientador: Mariana Cortez.

2.
Edwin Sanabria Ospina. Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol e Português como Língua Estrangeira) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, FA - UNILA. Orientador: Mariana Cortez.

3.
Edwin Sanabria Ospina. VIVENDO LIVROS LATINO-AMERICANOS NA TRÍPLICE FRONTEIRA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA NAS BIBLIOTECAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2016. Orientação de outra natureza. (Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, FA - UNILA. Orientador: Mariana Cortez.

4.
Hanna Bueno de Freitas. Feira de livros: olha a palavra aí. 2016. Orientação de outra natureza. (Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, FA - UNILA. Orientador: Mariana Cortez.

5.
Daniel Gordillo Sanchez. VIVENDO LIVROS LATINO-AMERICANOS NA TRÍPLICE FRONTEIRA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA NAS BIBLIOTECAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2015. Orientação de outra natureza. (Antropologia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, FA - UNILA. Orientador: Mariana Cortez.

6.
Mariana Espinoza. Monitoria - Português Língua Adicional. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Mariana Cortez.

7.
Edwin Alexander Sanbria Ospina. Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Mariana Cortez.

8.
Daniel Gordillo Sanchez. Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira - EXTENSÃO. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Mariana Cortez.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:15:32