Lara Elena Ramos Simielli

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  • Última atualização do currículo em 11/09/2018


Doutora e Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas e Bacharel em Administração de Empresas pela mesma instituição. Foi pesquisadora visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Stanford, em 2014, sob orientação dos Profs. David Plank e Martin Carnoy. Atualmente, é professora do Departamento de Gestão Pública na Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) e Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Administração Pública da FGV. Anteriormente, foi professora no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), Diretora Acadêmica da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e Oficial de Projetos no Setor de Educação da UNESCO. Trabalhou, nos últimos 10 anos, para o governo, para organizações do terceiro setor e para organismos internacionais, com foco nos seguintes temas: educação, desenvolvimento local, desigualdade, avaliação & monitoramento de projetos e planejamento estratégico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lara Elena Ramos Simielli
Nome em citações bibliográficas
SIMIELLI, L. E. R.;SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo.
Av. 9 de julho, 2029
Bela Vista
01313902 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 37993467
URL da Homepage: eaesp.fgv.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Administração Pública e Governo.
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
com período sanduíche em Stanford University (Orientador: David Plank e Martin Carnoy).
Título: Equidade Educacional no Brasil: Análise das oportunidades educacionais em 2001 e 2011, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Ciro Biderman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação; políticas públicas; equidade; igualdade de oportunidades; justiça social.
2006 - 2008
Mestrado em Administração Pública e Governo.
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Título: Coalizões em Educação no Brasil: A pluralização da sociedade civil na luta pela melhoria da educação pública,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Mario Aquino Alves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: políticas públicas; educação; movimentos sociais.
2000 - 2004
Graduação em Administração de Empresas.
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
com período sanduíche em University of Manitoba (Orientador: N.D.).
1997 - 1999
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Santa Cruz, CSC, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Design Thinking - Innovations in Education. (Carga horária: 24h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2014 - 2014
School Choice - The role of charter school. (Carga horária: 24h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2014 - 2014
Topics in Brazilian Education. (Carga horária: 48h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2014 - 2014
Workshop on Poverty, Inequality and Education. (Carga horária: 48h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2014 - 2014
Causal Inference in Quantitative Educational Res.. (Carga horária: 24h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2013 - 2013
II Curso de Factores Asociados LLECE-TERCE. (Carga horária: 32h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2011 - 2011
Mixed Methods Design (Summer School USP/IPSA). (Carga horária: 35h).
International Political Science Association, IPSA, Canadá.
2011 - 2011
Inquiry into Stanford Teacher Education Program. (Carga horária: 45h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2011 - 2011
Sistemas de Bonificação (Prof.Francisco Soares). (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), ABAVE, Brasil.
2010 - 2010
Avaliação Econômica de Projetos Sociais. (Carga horária: 72h).
Fundacão Itau Social, ITAU SOCIAL, Brasil.
2010 - 2010
Planejamento de Projetos - Enfoque no Marco Lógico. (Carga horária: 32h).
LabSocial (Projetos e Consultoria em Desenvolvimento Social), LABSOCIAL, Brasil.
2010 - 2010
Workshop Fuzzy-Set Qualitative Analysis (fsQCA). (Carga horária: 6h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Formação-Especialista Políticas Públicas. (Carga horária: 480h).
FUNDAP (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), FUNDAP, Brasil.
2002 - 2002
Intercâmbio em convênio com a FGV.
University of Manitoba (Canadá), UM, Canadá.


Atuação Profissional



Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenadora da Graduação em AP

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora no Departamento de Gestão Pública (GEP).

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada ao CEPESP/FGV
Outras informações
Pesquisadora associada ao Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP/FGV).

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora do Programa de Educação Continuada (GvPEC), no curso "Princípios de Gestão para Terceiro Setor"

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
2º Desafio GV-Intel (Venture Capital e Empreendedorismo) Descrição: O Centro de Estudos em Private Equity e a Intel promovem este desafio, visando premiar os dois melhores planos de negócios nas áreas de inovação e tecnologia. Participação como tutora dos grupos classificados para a fase final, auxiliando-os na melhoria dos planos de negócio.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora do CEAPG - Centro de Estudos em Administração Pública e Governo.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora do Professor Flávio Marcílio Rabelo, na disciplina "Planejamento Estratégico".

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: DAGV - Projetos Sociais
Outras informações
Trabalho no departamento de Projetos Sociais, do DAGV - Diretório Acadêmico Getulio Vargas. Equipe responsável pela implantação do Trote Solidário.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentos de Planejamento Contemporâneo
Terceiro Setor no Brasil e em Perspectiva Comparada
07/2017 - 12/2017
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentos de Planejamento Contemporâneo
Planejamento e Gestão em Organizações Públicas

Escola do Parlamento - Câmara dos Vereadores de São Paulo, -, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Acadêmica
Outras informações
Responsável pelo curso de pós-graduação em nível de especialização "Legislativo e Democracia no Brasil" e pela área de Pesquisa da Escola do Parlamento.


Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora externa no projeto de pesquisa: "Formação Continuada de Professores: Contribuições da Literatura Baseada em Evidências"


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contrato III (Professor Doutor), Carga horária: 12
Outras informações
Professora no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação (FE/USP).

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Organização da Educação Básica (POEB)

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão Assessora, Carga horária: 2
Outras informações
Membro da Comissão Assessora de Especialistas para Avaliação de Políticas Educacionais do Inep/MEC. Área de conhecimento: Educação Básica. São atribuições da Comissão Assessora de Especialistas: I - Auxiliar a equipe técnica do INEP na elaboração de estudos, análises estatísticas ou relatórios científicos de avaliação; II - Organizar, divulgar e utilizar estatísticas das informações produzidas nos processos de avaliação educacional, em conjunto com a equipe técnica do INEP; III - Emitir parecer técnico sobre obras teórico-metodológicas, de acordo com a demanda da equipe técnica do INEP; IV - Realizar reuniões técnicas com a equipe do INEP para auxiliar na concepção e análise de resultados de pesquisas que avaliem políticas educacionais. V - Emitir parecer técnico sobre tecnologias e metodologias empregadas no desenvolvimento de Indicadores Educacionais elaborados pela equipe técnica do INEP com vistas à avaliação de programas e políticas educacionais. Portaria nº 437, de 29/10/2015 (Boletim de Serviço, Inep, Brasília, v. 19, n.10. EDIÇÃO EXTRA 29.Out.2015)


Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Service Contract, Enquadramento Funcional: Oficial de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Oficial de Projetos na área de Planejamento, Gestão e Avaliação em Educação. 1) Projetos de Cooperação Técnica com governos municipais, estaduais e federal: responsável pelo desenho, aprovação, execução, orçamento e monitoramento e avaliação dos projetos. Temas de trabalho:gestão educacional; planejamento estratégico; avaliação e monitoramento de políticas, programas e projetos; formação de gestores em planejamento e gestão; CONAE 2014; arranjos educacionais; entre outros. 2) Parcerias com Iniciativa Privada e Terceiro Setor. 3) Prêmios em Educação: Participação nos Comitês Técnicos do Prêmio Professores do Brasil (MEC), Prêmio Gestão Escolar (CONSED) e Prêmio Inovação em Gestão Educacional (INEP). 4) Visita técnica ao Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Xingu (ADE Xingu). Trabalho de diagnóstico realizado na região do Baixo Xingu, em projeto desenvolvido para o Ministério da Educação, nos onze municípios do ADE Xingu. O trabalho foi realizado por 4 consultores principais e 5 pesquisadores de campo, sob a minha coordenação. Fui responsável pelas seguintes etapas: desenho do projeto, contratação dos consultores, desenho da pesquisa, acompanhamento do orçamento, coordenação da pesquisa em campo e acompanhamento dos consultores. Entregamos, ao final de 8 meses, um diagnóstico educacional da região, com a sugestão de indicadores para que o MEC pudesse acompanhar o desenvolvimento da região nos anos seguintes Coordenação de 15 projetos e responsável por um orçamento de R$ 20 milhões.


Secretaria de Gestão Pública, SGP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Políticas Públicas, Carga horária: 40

Atividades

03/2010 - 11/2011
Serviços técnicos especializados , Unidade de Desenvolvimento e Melhoria das Organizações, .

Serviço realizado
Especialista em Políticas Públicas.
09/2009 - 12/2009
Treinamentos ministrados , FUNDAP - Fundação do Desenvolvimento Administrativo, .

Treinamentos ministrados
Curso de formação (480 horas de duração).

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 4

Atividades

08/2009 - 06/2011
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Planejamento
Projeto interativo IV - Planejamento Estratégico
Projeto interativo II - Terceiro Setor

Instituto Ecofuturo, *, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40
Outras informações
Analista do Programa Ler é Preciso, responsável pela implantação de bibliotecas comunitárias. (1) Responsável pela coordenação do processo de implantação de bibliotecas comunitárias em comunidades de baixo IDH: Congonhas-MG (patrocinada pela Fundação CSN), Estrela do Sul-MG (Satipel), Jurema-PE (Suzano), Presídio de Bauru-SP (Suzano), Fazenda Esperança em Guaratinguetá-SP (Suzano), Parintins-AM (Suzano), Pardinho (Instituto Jatobás), Teresina (Suzano) e Taquari (Satipel). (2) Visita a outras comunidades e monitoramento de projetos já existentes: Coopamare-SP (participação no conselho gestor), Taiaçupeba-SP, Paraisópolis-SP, entre outros. (3) Participação no Projeto Dia da Leitura, que realiza atividades de leitura pública e oficinas de capacitação para a promoção de leitura em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura. (4) Participação na captação de recursos e na busca de parceiros para os projetos. (5) Acompanhamento do projeto de avaliação do impacto e da sustentabilidade das bibliotecas comunitárias, realizado por Ricardo Paes de Barros e equipe do IPEA. (6) Relacionamento com patrocinadores e parceiros.



Projetos de pesquisa


2017 - 2017
Formação Continuada de Professores: Contribuições da Literatura Baseada em Evidências
Descrição: O objetivo do projeto é oferecer subsídios da literatura especializada visando contribuir para a formulação de políticas de formação continuada para professores por parte dos governos estaduais e municipais do Brasil. O projeto contempla a elaboração de revisão de literatura referente à formação continuada de professores, com foco no levantamento de pesquisas que apresentem evidências sobre iniciativas que teriam contribuído para o aprimoramento do trabalho docente. São produtos deste projeto uma apresentação e um relatório de pesquisa apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Formação Docente do Consed (Conselho dos Secretários Estaduais de Educação).. Integrantes: Gabriela Miranda Moriconi - Coordenador / Gisela Lobo Baptista Pereira Tartuce - Integrante / Claudia Leme Ferreira Davis - Integrante / Marina Muniz Rossa Nunes - Integrante / Yara Lúcia Esposito - Integrante / Lara Elena Ramos Simielli - Integrante / Nayana Cristina Gomes Teles - Integrante. Financiador(es): Movimento Todos Pela Educação - Outra..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Diferentes Trajetórias da Educação Secundária no Mundo
Descrição: Pesquisa sobre as diferentes trajetórias adotadas na educação secundária com foco em quatro países: Austrália, Canadá, Finlândia e Suíça. Análise de quatro países de acordo com a classificação proposta pela OCDE, de divisão entre sistema de ensino secundário superior diversificado, ensino secundário superior unificado e ensino secundário superior dual. A pesquisa envolve o levantamento bibliográfico e a realização de 15 entrevistas com especialistas no tema, nos quatro países selecionados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Equidade Educacional na Finlândia
Descrição: Pesquisa sobre equidade educacional na Finlândia, país escolhido por combinar políticas de qualidade com equidade. Realização de visita técnica, financiada pela FAPESP, em quatro instituições finlandesas: Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação de Helsinki e Embaixada do Brasil na Finlândia.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Métodos de Monitoramento de Impactos de Políticas de Desenvolvimento Local na Redução das Desigualdades
Descrição: Este projeto visa desenvolver um sistema de monitoramento e análise de políticas públicas de desenvolvimento local, com ênfase em seu impacto direto ou indireto na redução das desigualdades sociais, econômicas e políticas, como também de gênero e de raça, visando contribuir para a melhoria de sua eficácia. Tendo em vista já existirem iniciativas que buscam responder algumas dessas questões no âmbito das grandes metrópoles brasileiras (IPPUR/UFRJ e CEBRAP), e lembrando que os municípios como menos de 20 mil habitantes formam 75% das unidades municipais brasileiras, o foco dessa pesquisa será a análise das políticas de desenvolvimento nos pequenos municípios a partir de um recorte da territorialidade reconhecendo que as ações de desenvolvimento local se dão em um lugar específico. Por esta razão, serão focalizadas as regiões: Semi-árido brasileiro; Amazônia legal; Vale do Ribeira (São Paulo e Paraná); Noroeste colonial gaúcho....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Conexão Local - Visita ao Piauí.
Descrição: O Projeto Conexão Local é uma iniciativa conjunta do CEAPG, do GV Pesquisa e da FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), que proporciona uma Iniciação à Pesquisa para alunos da graduação, por meio da realização de visita de campo a uma experiência de gestão pública inovadora, com o acompanhamento de um tutor e a produção de um relatório de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lara Elena Ramos Simielli - Integrante / Peter Spink - Integrante / Ilka Camarotti - Coordenador.Financiador(es): GV Pesquisa - Outra.
2006 - 2007
Coalizões e Política Educacional
Descrição: O projeto estuda como nas experiências internacionais e no Brasil foram constituídas coalizões no terreno das reformas educacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Lara Elena Ramos Simielli - Integrante / Fernando Luiz Abrucio - Integrante / Mario Aquino Alves - Coordenador.Financiador(es): Instituto Faça Parte/Compromisso Todos pela Educação - Auxílio financeiro.
2001 - 2002
Terceiro Setor, Sociedade Civil e Políticas Públicas
Descrição: Desenvolvimento de Pesquisa de Iniciação Científica - PIBIC, sob a orientação dos Profs. Mario Aquino Alves e Ricardo Bresler..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lara Elena Ramos Simielli - Integrante / Mario Aquino Alves - Integrante / Ricardo Bresler - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2008 - 2009
Periódico: PROSA - Instituto Ecofuturo


Membro de comitê de assessoramento


2015 - Atual
Agência de fomento: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Série PNE em Movimento (INEP/MEC)
2016 - Atual
Periódico: Estudos em Avaliação Educacional (Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Cadernos Gestão Pública e Cidadania
2017 - Atual
Periódico: ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARC
2017 - Atual
Periódico: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Política e Planejamento Governamentais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Doutorado aprovado com distinção, Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV.
2015
Menção Honrosa - Tese em Administração Pública e Governo, Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV.
2008
Mestrado aprovado com distinção, Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV.
2003
Quadro de Honra, Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV.
2002
Menção Honrosa - Pesquisa de Iniciação Científica, Prêmio PricewaterhouseCoopers.
2002
Quadro de Honra, Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS2017SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS. Equidade e oportunidades educacionais: O acesso a professores no Brasil. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES, v. 25, p. 46, 2017.

2.
SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS2017SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS; ZOGHBI, ANA CAROLINA PEREIRA . Relação entre Investimento Financeiro e Indicadores Educacionais no Brasil. Meta: Avaliação, v. 9, p. 272-300, 2017.

3.
SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS2013SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS. Coalizões em educação no Brasil: relação com o governo e influência sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Revista de Administração Pública (Impresso), v. 47, p. 567-586, 2013.

4.
SIMIELLI, L. E. R.;SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS2008SIMIELLI, L. E. R.. Sobral: a definição das políticas públicas a partir da participação popular. CADERNOS DE GESTÃO PÚBLICA, v. 13, p. 43-53, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
MASSONETTO, A. P. ; SEGATTO, C. I. ; SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS ; ABRUCIO, F. L. . Las transferencias intergubernamentales en la educación brasilena: Un análisis del papel de los directivos de las escuelas. In: Alejandro Alejo Pompilio Aguilar Miranda; Joel Mendoza Ruiz; Eduardo José Grin; Roberto Moreno Espinosa. (Org.). Federalismo y Relaciones Intergubernamentales en México y Brasil. 1ed.Ciudad de México: Editorial Fontamara, 2017, v. 1, p. 203-220.

2.
SIMIELLI, L. E. R.. Sobral: Defining public policies with basis on citizen participation - Brazil.. In: Rhoda Kadalie (Org.). (Org.). Community Participation and Public Service (Series Learning from Innovations).. São Paulo: Programa Gestão Pública e Cidadania, 2008, v. , p. 5-10.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SIMIELLI, L. E. R.. Breve Panorama do Terceiro Setor no Canadá: Revisão da Literatura. Revista Integração (FGV), 15 fev. 2007.

2.
TOLEDO, C. ; KANCZUK, F. ; SANTANA, G. ; SIMIELLI, L. E. R. . Bola dentro. Revista Exame, p. 34 - 35, 15 out. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS. Civil Society, Advocacy and Educational Funding: the importance of a common goal. In: 12th International Conference of the International Society for Third-Sector Research (ISTR), 2016, Estocolmo. 12th International Conference of the International Society for Third-Sector Research (ISTR), 2016.

2.
SEGATTO, C. I. ; MASSONETTO, A. P. ; SIMIELLI, L. E. R. ; ABRUCIO, F. L. . As transferências intergovernamentais na educação brasileira: uma análise do papel dos gestores escolares. In: XX Congreso Internacional del CLAD, 2015, Lima. XX Congreso Internacional del CLAD, 2015.

3.
SIMIELLI, L. E. R.. Avaliação do Acesso a Professores Qualificados no Brasil. In: XXXIX EnANPAD, 2015, Belo Horizonte. XXXIX EnANPAD, 2015.

4.
SIMIELLI, L. E. R.. O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e as Coalizões em Educação: A Influência dos Atores na Formulação de Políticas Públicas. In: XXXV EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XXXV EnANPAD, 2011.

5.
SIMIELLI, L. E. R.; ALVES, M. A. . Empresas Agindo como Atores Políticos: Um Estudo de Caso Sobre uma Coalizão em Educação no Brasil. In: XXXV EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2011. Anais do XXXV EnANPAD.

6.
SIMIELLI, L. E. R.. Civil Society and Public Education in Brazil: a study on the coalition of different players in the structuring and implementation of public policies in education. In: 8th International Conference of the International Society for Third Sector Research (ISTR) and 2nd European Conference of the EMES European Research Network, 2008, Barcelona, Espanha. ISTR Conference Working Papers Volume VI Barcelona Conference 2008, 2008.

7.
GONCALVES JUNIOR, O. ; SIMIELLI, L. E. R. . Políticas Públicas em Educação: Lições do Caso Sul-Coreano. In: XXXI EnANPAD, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXXI EnANPAD, 2007.

8.
SIMIELLI, L. E. R.; GONCALVES JUNIOR, O. . Educação e complementaridades: o caso sul-coreano em perspectiva comparada. In: XXXI Encontro Anual da ANPOCS, 2007, Caxambu (MG). Site do Congresso - http://201.48.149.89/anpocs/, 2007.

9.
RABELO, F. M. ; SIMIELLI, L. E. R. . Determinantes da adesão dos empregados a planos complementares de previdência de contribuição definida patrocinados pelo empregador. In: 27 Congresso Brasileiro de Fundos de Pensão, 2006, Curitiba. Gestão e Comunicação: Compromissos Permanentes, 2006. p. 6-27.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SIMIELLI, L. E. R.. Oportunidades Educacionais: o acesso a professores no Brasil. In: 39o Encontro Anual da ANPOCS, 2015, Caxambu. 39o Encontro Anual da ANPOCS, 2015.

2.
SIMIELLI, L. E. R.; ALVES, M. A. . Corporations acting as political actors: A case study of a coalition for education in Brazil. In: 30th EGOS Colloquium - Reimagining, Rethinking, Reshaping: Organizational Scholarship in Unsettled Times, 2014, Rotterdam. 30th EGOS Colloquium - Reimagining, Rethinking, Reshaping: Organizational Scholarship in Unsettled Times, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SIMIELLI, L. E. R.; EICKELBERG, A. . Global Campaign for Education and other educational coalitions: the Brazilian case. In: CIES Conference 2009: The Politics of Comparison (Teachers College, Columbia University), 2009, Charleston, South Carolina. The Politics of Comparison, 2009.

2.
SIMIELLI, L. E. R.. Nonprofit Sector, Civil Society and Public Policies: A Comparative Study on the Brazilian and Canadian Experiences. In: Sixth International Conference of the International Society for Third Sector Research (ISTR), 2004, Toronto. "Contesting Citizenship and Civil Society in a Divided World", 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
SIMIELLI, L. E. R.. Equality of educational opportunity in Brazil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MORICONI, G. M. ; DAVIS, C. L. F. ; TARTUCE, /. G. L. B. P. ; NUNES, M. M. R. ; ESPOSITO, Y. L. ; TELES, N. C. G. ; SIMIELLI, L. E. R. . Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. São Paulo: FCC, 2017 (Textos FCC: Relatório Técnico).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS. Metodologia para Elaboração dos Planos Regionais de Educação (SME/SP). 2017.

2.
SIMIELLI, L. E. R.. Ensino Médio no Mundo: Análise dos sistemas educacionais de quatro países. 2016.

3.
SIMIELLI, LARA ELENA RAMOS. Cadernos Orientadores para Gestores Municipais (SASE/MEC). 2016.

4.
SIMIELLI, L. E. R.. Diagnóstico das Iniciativas em Turno Escolar Inverso no ensino fundamental da rede municipal de Porto Alegre. 2015.

5.
SIMIELLI, L. E. R.. Relatório Analítico sobre o Programa Educação Financeira nas Escolas. 2015.

6.
ABRUCIO, F. L. ; SIMIELLI, L. E. R. . Contextualizando a Educação Brasileira: trajetória recente, situação atual e perspectivas sociopolíticas. 2015.

7.
SIMIELLI, L. E. R.. Desafios da Reforma Curricular do Ensino Médio. 2015.

8.
SIMIELLI, L. E. R.; GESTEIRA, K. ; AMADO, C. . Marco Zero - Situação Educacional no ADE Xingu. 2013.

9.
SIMIELLI, L. E. R.. Ensino Médio e Ensino Médio Profissionalizante no Brasil: Atendimento a Grupos Vulneráveis. 2013.

10.
SIMIELLI, L. E. R.. Sistematização da Experiência da Campanha Nacional pelo Direito à Educação via RWS (Real World Strategy). 2011.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SIMIELLI, L. E. R.. Vídeo produzido sobre o artigo publicado na revista EPAA, sobre Equidade Educacional. 2017; Tema: Equidade Educacional. (Rede social).

2.
SIMIELLI, L. E. R.. Programa gravado para o TEDx - São Paulo 'Outras Vozes'. 2009. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
SIMIELLI, L. E. R.. Oficina sobre "Elaboração de Projetos", abordando o tema "Análise Estratégica para a Elaboração de Projetos - Marco Lógico". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RODRIGUES, L. M. O.; GARCIA, A. L. M.; SIMIELLI, L. E. R.. Participação em banca de Heloisa Marcassa Monteiro. Capital Cultural e Letramento: Participantes do Programa Fábricas de Cultura em São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
ABRUCIO, F. L.; MORICONI, G. M.; SIMIELLI, L. E. R.. Participação em banca de Fernanda Castro Marques. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO "PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA" (PAIC): PEÇA-CHAVE PARA O SUCESSO DA POLÍTICA EDUCACIONAL CEARENCE. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - Fundação Getúlio Vargas.

3.
MENDONCA, P. M. E.; RODRIGUES, A. L.; SIMIELLI, L. E. R.; SOMMER, P. C.. Participação em banca de Vera Regina Martins de Oliveira. Coprodução na Educação Pública: estudo de escolas públicas estaduais paulistas. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências) - Universidade de São Paulo.

4.
TEIXEIRA, M.; SIMIELLI, L. E. R.; PACHECO, R.; MARTON, M.. Participação em banca de Aldo Luiz Valentim. Proposta de Modelo Charter para o Estado de São Paulo: uma possibilidade de avanço na educação. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo.

5.
TEIXEIRA, M.; SIMIELLI, L. E. R.; CUNHA, A. A.. Participação em banca de Silvio Mendonça. Fortalecimento da Política Pública de Educação Técnica e Profissional do Município de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
ABRUCIO, F. L.; SIMIELLI, L. E. R.; MORICONI, G. M.. Participação em banca de Fernanda Castro Marques. O Papel da Formação Continuada no PAIC: peça-chave do sucesso do Ceará?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública e Governo) - Fundação Getúlio Vargas.

2.
RODRIGUES, L. M. O.; GARCIA, A. L. M.; SIMIELLI, L. E. R.. Participação em banca de Heloisa Marcassa Monteiro. O Repertório Cultural de Alunos Participantes da Oficina de Teatro do Programa Fábrica de Cultura em São Paulo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SIMIELLI, L. E. R.; LARROUDE, E. R.; BARKI, E. E. R.. Participação em banca de Lucas Bego Siqueira; Tatiane Pomar Carlos.Cantinho do Brincar: Plano de negócio social para primeira infância. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Fundação Getúlio Vargas.

2.
SIMIELLI, L. E. R.; TEIXEIRA, M.; ALVES, M. A.. Participação em banca de Fernanda Nishi Ishikawa; Victoria Ferrenha.O Design Thinking como forma de inovação no setor público - Análise do Projeto PME RAE Sudeste. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Fundação Getúlio Vargas.

3.
SIMIELLI, L. E. R.; ABRUCIO, F. L.; COUTO, C. G.. Participação em banca de Henrique Conha Pimentel Filho.Conselho Nacional de Educação: um olhar sobre sua estrutura, deliberações e desafios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SIMIELLI, L. E. R.. Comissão Organizadora do Prêmio Professores do Brasil. 2013. Ministério da Educação.

2.
SIMIELLI, L. E. R.. Comissão Organizadora do Prêmio Gestão Escolar. 2013.

3.
SIMIELLI, L. E. R.. Comissão Organizadora do Prêmio Professores do Brasil. 2012. Ministério da Educação.

4.
SIMIELLI, L. E. R.. Comissão Organizadora do Prêmio Gestão Escolar. 2012. Conselho Nacional de Secretários de Educação.

5.
SIMIELLI, L. E. R.. Comissão Organizadora do Prêmio Inovação em Gestão Educacional. 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

6.
SIMIELLI, L. E. R.. Comitê Técnico de Seleção para escolha dos municípios finalistas do Prêmio Municípios que Fazem Render Mais. 2010. Fundação Getulio Vargas - SP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
The Politics of Education Reform: Brazil in Comparative Perspective. Equality of educational opportunity in Brazil. 2018. (Congresso).

2.
12th International Conference of the International Society for Third Sector Research (ISTR). Civil Society, Advocacy and Educational Funding. 2016. (Congresso).

3.
A Identidade do Ensino Médio em Debate.A Identidade do Ensino Médio em Debate. 2016. (Seminário).

4.
Ciclo de Debates em Gestão Educacional - Currículo Nacional e Formação de Professores: a experiência de Cingapura. 2016. (Seminário).

5.
39o Encontro Anual da ANPOCS. Oportunidades Educacionais: o acesso a professores no Brasil. 2015. (Congresso).

6.
Colóquio Desafios Curriculares do Ensino Médio. 2015. (Outra).

7.
XXXIX EnANPAD. Avaliação do Acesso a Professores Qualificados no Brasil. 2015. (Congresso).

8.
3° Seminário Internacional do Lemann Center de Stanford.Equidade Educacional. 2014. (Seminário).

9.
30th EGOS Colloquium 2014. Corporations acting as political actors: A case study of a coalition for education in Brazil. 2014. (Congresso).

10.
Jornada Profissional (Coordenadoria de Graduação em Administração Pública FGV).Relações Internacionais e Gestão Pública. 2012. (Encontro).

11.
Seminário Internacional "Análise dos Fatores Associados nas Avaliações Externas de Larga Escala". 2012. (Seminário).

12.
Seminário Internacional "Avaliação da Contribuição do Esporte Educacional para o Desenvolvimento Integral da Criança". 2012. (Seminário).

13.
Seminário Internacional de Avaliação de Aprendizagem: Pela Qualidade e Equidade em Educação.. 2012. (Seminário).

14.
Seminário Internacional Itaú de Avaliação Econômica de Projetos Sociais. 2012. (Seminário).

15.
3º Seminário Líderes em Gestão Escolar e XX Fórum Estadual da UNDIME-SP.O novo Plano Nacional de Educação: subsídios para a contribuição dos municípios paulistas. 2011. (Seminário).

16.
VI Reunião da ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional). 2011. (Encontro).

17.
XXXV EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e as Coalizões Em Educação. 2011. (Congresso).

18.
Fórum Mundial de Educação Infantojuvenil. 2010. (Outra).

19.
InovaDay - "Educação Colaborativa: o Papel da internet no Futuro da Educação" (Programa de Gestão do Conhecimento e Inovação). 2010. (Outra).

20.
Semana de Ação Mundial 2010. Custo Aluno-Qualidade Inicial: financiando a educação pública de qualidade no Brasil. (Campanha Nacional pelo Direito à Educação). 2010. (Outra).

21.
Seminário de Estudos do CEPPE/Faculdade de Educação-USP. Entendendo diferenças raciais em boletins escolares (Prof. Ricardo Madeira). 2010. (Seminário).

22.
Seminário de Estudos do CEPPE/Faculdade de Educação-USP. Uso do nível socioeconômico de alunos para a interpretação dos resultados de testes e distribuição de recursos (Prof. José Francisco Soares). 2010. (Seminário).

23.
Seminário Itaú Internacional de Avaliação Econômica de Projetos Sociais. 2010. (Seminário).

24.
XXI Semana de Geografia da PUC-SP. Mesa Redonda: Território, Multiterritorialidades e Políticas Regulatórias. As possíveis leituras das territorialidades das Políticas Públicas Educacionais. 2010. (Congresso).

25.
11o Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil. 2009. (Seminário).

26.
I Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. 2009. (Seminário).

27.
10o Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil - Vozes da Literatura Infantil no Brasil e no Mundo. 2008. (Seminário).

28.
8th International Conference of the International Society for Third Sector Research (ISTR) and 2nd European Conference of the EMES European Research Network. Civil Society and Public Education in Brazil: a Study on the Articulation of Different Players in the Structuring and Implementation of Public Policies in Education. 2008. (Congresso).

29.
Agenda Alinhada do Investimento Social Privado em Educação (Todos pela Educação e GIFE). 2008. (Oficina).

30.
Avaliação de Investimentos Sociais no Setor Privado (Fundação Itaú Social). 2008. (Outra).

31.
Educação: um novo começo (Instituto Amanhã e Todos pela Educação). 2008. (Oficina).

32.
II Forum do Plano Nacional do Livro e Leitura e I Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias."Ler é Preciso". 2008. (Seminário).

33.
I Seminário de Políticas de Incentivo à Leitura no Brasil. 2008. (Seminário).

34.
Seminário de Estudos do CEPPE - Centro de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP).Coalizões em defesa da educação pública de qualidade. 2008. (Seminário).

35.
V Seminário Itaú Internacional de avaliação econômica de projetos sociais. 2008. (Seminário).

36.
Seminário Desafios da Conjuntura " O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)", promovido pelo Observatório da Educação/ Ação Educativa, em parceria com o CENPEC.. 2007. (Seminário).

37.
XXXI EnANPAD. Políticas Públicas em Educação: Lições do Caso Sul-Coreano. 2007. (Congresso).

38.
XXXI Encontro Anual da ANPOCS. Educação e complementaridades: o caso sul-coreano em perspectiva comparada. 2007. (Congresso).

39.
6th International Conference of the International Society for Third Sector Research (ISTR). Nonprofit Sector, Civil Society and Public Policies: A Comparative Study on the Brazilian and Canadian Experiences. 2004. (Congresso).

40.
55a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso e a Ciência. Terceiro Setor, Sociedade Civil e Políticas Públicas. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABRUCIO, F. L. ; SIMIELLI, L. E. R. ; SCHNEIDER, B. R. . The Politics of Education Reform: Brazil in Comparative Perspective. 2018. (Outro).

2.
SIMIELLI, L. E. R.; MALERONKA, C. . O que muda quando muda o zoneamento. 2018. (Outro).

3.
SIMIELLI, L. E. R.. Seminário Internacional: Desafios Curriculares do Ensino Médio. 2016. (Outro).

4.
SIMIELLI, L. E. R.. Colóquio Desafios Curriculares do Ensino Médio. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Victoria Ferrenha Cerqueira. O Design Thinking como forma de inovação no setor público - Análise do Projeto PME RAE Sudeste. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração Pública) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Lara Elena Ramos Simielli.

2.
Fernanda Nishi Ishikawa. O Design Thinking como forma de inovação no setor público - Análise do Projeto PME RAE Sudeste. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração Pública) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Lara Elena Ramos Simielli.

Orientações de outra natureza
1.
Angela Kao e João Lopes. Conexão Local: Educação no Piauí. 2007. Orientação de outra natureza. (Administração de Empresas) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Orientador: Lara Elena Ramos Simielli.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
SIMIELLI, L. E. R.. Vídeo produzido sobre o artigo publicado na revista EPAA, sobre Equidade Educacional. 2017; Tema: Equidade Educacional. (Rede social).

2.
SIMIELLI, L. E. R.. Programa gravado para o TEDx - São Paulo 'Outras Vozes'. 2009. (Rede social).



Outras informações relevantes


Entrevista sobre o doutorado concedida ao jornalista Antonio Gois publicada no artigo "Avanço Insuficiente", no Jornal o Globo, em 30/03/2015: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/avanco-insuficiente-15730621

Aprovada em primeiro lugar no concurso para Professor Contratado III (Edital FEUSP n. 23/2015), Diário Oficial - Poder Executivo, São Paulo, 04 de agosto de 2015.



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