Andreza Angélica Frota Gama

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7500652400018440
  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pela UNIFESSPA, Pós-graduada em Docência no Ensino Superior e Graduada em Pedagogia pela UFPA. Com experiência em Docência do Ensino Superior, na orientação de trabalhos de Conclusão- TCC, na Coordenação de cursos superiores e na organização de atividades acadêmicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andreza Angélica Frota Gama
Nome em citações bibliográficas
GAMA, A. A. F.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia.
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Título: DESMATAMENTO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO EM MARABÁ: EM BUSCA DE ALTERNATIVAS AGROECOLÓGICAS ALIADAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Profª Dra. Andrea Hentz de Mello.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2017
Especialização em andamento em LIBRAS- Lingua Brasileira de Sinais.
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2004 - 2005
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O Processo de Expansão do Ensino Superior: Uma Análise sobre o Estado do Pará de 1999 até 2003.
Orientador: Profª Drª Arlete Maria Monte de Camargo.
1999 - 2003
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O perfil socioeconômico dos alunos de graduação do curso de Direito no município de Belém no ano de 1999.
Orientador: Profº. Dr. Salomão Hage.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2017
INGLÊS.
Escola de Idiomas, WIZARD, Brasil.
2016 - 2016
APF Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h).
SEBRAE, SEBRAE, Brasil.
2016 - 2016
Elaboração de Programa de Treinamento. (Carga horária: 16h).
W/D Treinamentos Gerenciais Ltda, RH, Brasil.
2010 - 2010
Formação Continuada de Articuladores Pedagógicos. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2009 - 2009
Formação Continuada de Articuladores Pedagógicos.
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2007 - 2007
FORMAÇÃO DE MONITORES. (Carga horária: 28h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2002 - 2002
Formação Didática Pedagógica Para Instrutores. (Carga horária: 40h).
SENAI - Departamento Regional do Pará, SENAI/DR/PA, Brasil.
2002 - 2002
Qualidade e Motivação de Recursos Humanos. (Carga horária: 20h).
Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, COMARA, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Metropolitana de Marabá, METROPOLITANA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Coordenadora de Pólo, Enquadramento Funcional: Coordenação Geral de Ensino a Distancia, Carga horária: 20


Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Professora- Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora da Pós-Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Como Turora da pós-graduação realizo orientações de disciplinas e TCC dos alunos.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Anticuladora de Ensino, Enquadramento Funcional: Articuladora de EAD, Carga horária: 44
Outras informações
Durante o período foram desenvolvidas atividades de: orientação e capacitação de professores, atendiemnto e orientação de acadêmicos de graduação em trabalhos de Conclusão de curso e estágios e outros.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professora Tutora Externa, Enquadramento Funcional: Cursos a Distância, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora dos Cursos de Licenciatura e Tecnológicos

Atividades

2008 - 2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Diadática e Avaliação
Fundamentos da Educação: Temas Transversais e Ética
História da Educação
Informática Básica e Tecnologias na Educação
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Nutrição, Higiene e Saúde
Psicologia Geral e do Desenvolvimento
2008 - 2008
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Básica
Empreendedorismo
Técnicas de Gestão
Metodologia do Trabalho Acadêmico
2007 - 2008
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infanto- Juvenil
Sociologia Geral e da Educação
Educação Especial
Nutrição, Higiene e Saúde
Didática e Avaliação
2007 - 2007
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filologia Portuguesa
Morfologia da Lingua Portuguesa
Linguística Aplicada a Lingua Portuguesa
História da Educação
Informática Básica e Tecnologias da Educação
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Psicologia da Educação e da Aprendizagem
2007 - 2007
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Nutrição, higiene e Saúde, Fundamentos das Ciências Biológicas
Metodologia do Trabalho Acadêmico
História da Educação
Informática Básica e Tecnologias na Educação
Psicologia Geral e do Desenvolvimento
Didática e Avaliação

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora - Subistituta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora dos cursos de Licenciatura em Letras, Matemática, Pedagogia no Campus de Marabá e Rondon

Atividades

2006 - 2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica na Educação Infantil
Estágio Supervisionado de 5ª a 8ª série de Lingua e Literatura
Estágio Supervisionado em Ensino Médio
Estágio Supervisionado em Lingua Materna I
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental em Lingua e Literatura
Prática no Ensino Médio em Lingua e Literatura
Pressupostos Filosóficos da Prática Educacional
2006 - 2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Educacional
Organização do Trabalho Pedagógico
2006 - 2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
Prática de Ensino III
Prática de Ensino II
Prática de Ensino I
Introdução a Educação

Centro Educacional Construindo Conhecimento, CECC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Agronomia Disciplina: Noções de Prática Pedagógica

Atividades

03/2015 - 05/2015
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Noções de Prática Pedagógica

Instituto Educacional Monteiro Lobato, IEML, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Fungos Micorrízicos Arbusculares no incremento Inicial de Sistemas Agroflorestais de Agricultores Familiares - Uma alternativa sustentável de produção
Descrição: Descrição: Os solos de terra firme da Amazônia são representados em sua maioria por Latossolos e Argissolos de alta acidez e baixa fertilidade, além de serem facilmente alterados fisicamente com a substituição da floresta primária por cultivos intensivos. A utilização de técnicas convencionais de exploração agrícola nesses solos, têm resultado invariavelmente, em degradação dos mesmos e consequente abandono das áreas. Além disso, o sistema tradicional de agricultura migratória, vem sofrendo rupturas, modificações e substituições pelo aumento da pressão populacional, bem como migrantes não familiarizados com os trópicos úmidos ou com as práticas de uso das terras tradicionais que permitem o cultivo de terras recém derrubadas. Estima-se em cerca de 12 milhões de ha as áreas abandonadas com históricos agrícolas. Tais fatos apresentam sérias implicações sócio-econômicas e ambientais, constituindo um entrave ao desenvolvimento da região. Sob o ponto de vista ambiental tais implicações transcedem as fronteiras da região amazônica, quer pela perda da biodiversidade, fonte de recursos genéticos para a agricultura e indústrias, quer pelas possíveis alterações climáticas resultantes da perturbação dos ciclos hidrológicos em decorrência da perda de cobertura florestal. Neste contexto, a busca de alternativas que racionalizem o uso sustentável dos recursos naturais da região, é fundamental para o desenvolvimento econômico contínuo, socialmente justo, e ambientalmente sustentável. A adoção de estratégias biológicas é uma alternativa a ser considerada no aperfeiçoamento de sistemas de manejo de nutrientes para a produção sustentada nos solos da Amazônia. Sob estes aspectos, as associações micorrízicas arbusculares (Mas) merecem especial atenção, pelos benefícios apresentados em muitas espécies de plantas em condições de estresses, com destaque aos de natureza nutricional, especialmente de P, como no caso de solos da Amazônia. A diversidade de FMAs pode ser um fator determinante da produtividade e diversidade de plantas em um dado ecossistema. Por outro lado, a planta pode exercer grande influência quantitativa e qualitativa na ocorrência desses fungos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é o identificar e selecionar fungos micorrízicos nativos de potencial para a produção de espécies florestais nativas, bem como o de avaliar o estabelecimento de fungos micorrízicos na produção de espécies florestais de interesse da agricultura familiar...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Desenvolvimento de competências e formação de recursos humanos em recuperação de áreas degradadas em projetos de assentamentos em áreas Amazônicas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2016
Reabilitação de áreas impactadas por extração de argila através de uso de plantas arbóreas incouladas com fungos micorrízicos arbusculares
Descrição: As cerâmicas instaladas no município de Marabá - PA, cujas atividades representam impactos para o meio ambiente, são pressionadas pelo governo, pela legislação e pela opinião pública a adotar medidas concretas de preservação e controle ambiental. Diante dessa realidade, a minimização dos impactos ambientais depende inicialmente da identificação dos principais problemas: Causas, evolução, conseqüências e outros aspectos relacionados em um programa contínuo de monitoramento ambiental. Assim, pelo conhecimento da lógica e das especificidades dos problemas ambientais, torna-se possível definir ações verdadeiramente viáveis para reduzir os seus efeitos de modo significativo. A proposição de ações ambientais de resultados depende de conhecimentos técnicos nesta área, sendo por isso particularmente interessante à cooperação da Universidade Federal do Pará, através das Faculdades de Agronomia e de Geologia, com as diversas empresas e atores sociais e políticos inseridos neste contexto, numa integração que tornará possível a Universidade e o Sindicato dos Ceramistas, através de suas empresas cumprirem com sua função sócio-ambiental. Como a problemática ambiental não está relacionada apenas aos empreendimentos ceramistas, a conscientização dos empresários e da comunidade em geral, a fim de criar uma cultura de preservação e uso racional dos recursos naturais, é de fundamental importância para qualquer projeto de caráter ambiental. Contudo, a execução e o sucesso de ações desta natureza dependem de diretrizes adotadas a partir do conhecimento sistêmico da problemática ambiental e dos fatores nela atuantes. A maioria das áreas em que são realizadas atividades de extração de argila em Marabá - PA, encontram-se degradadas, devido a retirada da vegetação natural o que facilita o processo de erosão, e o solo apresenta-se erodido, com considerável quantidade de rejeito, prejudicando também a microbiota do solo que tem papel fundamental na ciclagem de nutrientes.Diante d..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
5.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GAMA, M. F. F.2018GAMA, M. F. F. ; MELLO, A. H. ; GAMA, A. A. F. . Piscicultura comunitária em áreas degradadas pela extração industiral de argila no municipio de Marabá (PA). REVISTA GESTAO EM CONHECIMENTO, v. 2, p. 127, 2018.

2.
GAMA, A. A. F.2015GAMA, A. A. F.; MELLO, A. H. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ASSENTAMENTOS RURAIS: UMA TECNOLOGIA SOCIAL PARA CONSERVAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E GERAÇÃO DE RENDA. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 19, p. 1105-1109, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GAMA, A. A. F.; MELLO, A. H. ; GAMA, M. F. F. ; CONGILIO, C. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS REFLEXOS DAS INTERVENÇÕES DO ESTADO NA REGIÃO SUDESTE DO PARÁ. In: SEMINÁRIO PRODUÇÃO E INCORPORAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA CONCEPÇÃO DA PESQUISA NO PDTSA, 2014, MARABA. ANAIS DO SEMINÁRIO PRODUÇÃO E INCORPORAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIEDADE NA CONCEPÇÃO DA PESQUISA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DINÂMICAS TERRITORIAIS E SOCIEDADE NA AMAZÔNIA, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GAMA, A. A. F.; MELLO, A. H. . IMPACTOS DO DESMATAMENTO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO EM MARABÁ: UM OLHAR SOB O FOCO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGROECOLOGIA. In: I ENCONTRO DE PÓS -GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DE PARÁ, 2015, MARABÁ. 1ª JORNADA ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GAMA, A. A. F.; MELLO, A. H. ; FRANCES, R. L. ; FRANCO, A. de ; OLIVEIRA, G. F de. . FUNGOS MICORRÍZICOS E AÇÃO ANTROPICA NA RECUPERAÇÃO DE AREAS DEGRADADAS PELA EXTRAÇÃO DE ARGILA NA CERÂMICA BAMBÚ, MARABÁ- PA. In: FERTILIDADE E BIOLOGIA DO SOLO: INTEGRAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA TODOS, 2014, ARAXÁ- MG. ANAIS DA FERTILIDADE E BIOLOGIA DO SOLO: INTEGRAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA TODOS, 2014.

2.
FRANCO, A. de ; OLIVEIRA, G. F de. ; MELLO, A. H. ; FRANCES, R. L. ; GAMA, A. A. F. . AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO MICORRÍZICA EM ESPÉCIES NATIVAS FLORESTAIS E FRUTÍFERAS PARA COMPOR SISTEMAS AGROFLORESTAIS DE AGRICULTORES FAMILIARES DA REGIÃO SUDESTE DO PARÁ. In: FERTILIDADE E BIOLOGIA DO SOLO: INTEGRAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA TODOS, 2014, ARAXÁ- MG. ANAIS DA FERTILIDADE E BIOLOGIA DO SOLO: INTEGRAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA TODOS, 2014.

3.
GAMA, A. A. F.; MELLO, A. H. ; FRANCES, R. L. ; FRANCO, A. de ; OLIVEIRA, G. F de. . FUNGOS MICORRIZICOS ARBUSCULARES NO INCREMENTO INICIAL DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS DE AGRICULTORES FAMILIARES. In: FERTILIDADE E BIOLOGIA DO SOLO: INTEGRAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA TODOS, 2014, ARAXÁ- MG. ANAIS DA FERTILIDADE E BIOLOGIA DO SOLO: INTEGRAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA TODOS, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
GAMA, A. A. F.; MELLO, A. H. . ESTUDO DE DESMATAMENTO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO EM MARABA-PA E PROPOSTAS MITIGADORAS DE CONTROLE ALIADAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GAMA, A. A. F.; MELLO, A. H. . Estudo do desmatamento no Assentamento 26 de Março em Marabá - PA e propostas mitigadoras de controle aliada a educação ambiental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
GAMA, A. A. F.; MELLO, A. H. ; FRANCES, R. L. ; SOUZA, J. A. M. ; VIGNE, I. dos S. . DESMATAMENTO E DEGRADAÇÃO DO SOLO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO EM MARABÁ: EM BUSCA DA RECUPERAÇÃO ALIADA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GAMA, A. A. F.. Perfil socioeconômico e cultural dos alunos de graduação dos cursos de Direito e Odontologia no município de Belém na década de 90. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GAMA, A. A. F.. Como o Psicopedagogo Atua na Escola. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
GAMA, A. A. F.. Jogos Matemáticos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GAMA, A. A. F.. Arte e Educação Rompendo Barreiras. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
GAMA, A. A. F.. Rotas do Turismo. MARABÁ: Foco Carajás, 2010 (Artigo Eletronico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MELLO, A. H.; GAMA, A. A. F.. Participação em banca de Ismael Alves Amorim. DINÂMICA DO USO E COBERTURA DA TERRA E CONSEQUENCIAS AMBIENTAIS E PRODUTIVAS NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ- PARÁ. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu em Geotecnologias e Recursos Naturais na Amazônia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

2.
MELLO, A. H.; GAMA, A. A. F.. Participação em banca de Natália Karoline Feitosa dos Santos. ANÁLISE TEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NO ASSENTAMENTO GRANDE VITÓRIA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu em Geotecnologias e Recursos Naturais na Amazônia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELLO, A. H.; GAMA, A. A. F.. Participação em banca de Ludmila Haor Barbosa Dias.Diagnóstico da regeneração natural e qualidade do solo na área de reserva legal da Fazenda Cristalina após implantação de espécies florestais nativas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

2.
MELLO, A. H.; GAMA, A. A. F.. Participação em banca de Maira Santos Vieira.Ocorrência de fungos Micorrizicos e dependência micorrízica das espécies de Andiroba, Sapucaia e Jatoba introduzidas em área degradada da fazenda Cristalina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

3.
MELLO, A. H.; GAMA, A. A. F.. Participação em banca de Lorena Barata de Moura.Efeitos de diferentes manejos de adubação na produção de Alface (Lactuca sativa)cv. "Grandes Lagos" no Município de Marabá-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

4.
MELLO, A. H.; GAMA, A. A. F.. Participação em banca de Natasha de Jesus Sousa.Ocorrência e Caracterização dos Fungos Micorrízicos Arbusculares na área de Reserva Legal da Fazenda Cristalina após implantação de espécies florestais nativas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

5.
GAMA, A. A. F.. Participação em banca de BARROS, Elian Sousa Morais..Rendimento Escolar: entre o fracasso eo sucesso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

6.
GAMA, A. A. F.. Participação em banca de SANTOS, Rosamália Silva..Prática Pedagógica na Educação Infantil: do ideal ao real. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

7.
GAMA, A. A. F.. Participação em banca de SÁ, Daniel Pereira de..A avaliação da aprendizagem no contexto de uma turma de 3ª série do município de Xinguará/PA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Dinâmica Sociocultural na Amazônia.A estética do camponês: uma leitura a partir das artes Plásticas. 2015. (Outra).

2.
Recuperação de Áreas degradadas utilizando plantas associadas com Micro-organismos. 2015. (Oficina).

3.
Sistemas Agroflorestais e sua Importância Sócio Ambiental no Território Amazônico. 2015. (Outra).

4.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências do Solo. Desmatamento e degradação do solo no assentamento 26 de março em Marabá: Em busca da recuperação aliada a educação ambiental. 2015. (Congresso).

5.
As cidades medias da Amazônia: dinâmicas econômicas, centralidade urbano-regional e modernização socio-espacial. 2014. (Outra).

6.
EXPANSÃO DA FRONTEIRA, MEGAPROJETOS DE INFRAESTRUTURA E INTEGRAÇÃO SUL-AMERICANA. 2014. (Outra).

7.
FERTILIDADE E BIOLOGIA DO SOLO: INTEGRAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA TODOS. 2014. (Outra).

8.
Fungos micorrizicos como inovação tecnológica de produçaõ para agricultura familiar: trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Agrobiologia. 2014. (Outra).

9.
O PROFESSOR COMO AGENTE MOBILIZADOR NUMA CULTURA ESCOLAR INTERDISCIPLINAR. 2014. (Outra).

10.
OS NOVOC DESAFIOS NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR. 2014. (Outra).

11.
SEMINÁRIO PRODUÇÃO E INCORPORAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA CONCEPÇÃO DA PESQUISA NO PDTSA. 2014. (Seminário).

12.
TRANSIÇÃO AGROECOLOGICA: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO CONHECIMENTO PARA SUSTENTABILIDADE. 2014. (Outra).

13.
IV Ciclo de Palestras mensais da CIPA. 2013. (Outra).

14.
4º Congresso Nacional de Educação. 2002. (Congresso).

15.
Seminário Regional Norte: Reforma do Estado e a Crise da Universidade Pública. 2001. (Seminário).

16.
XXI Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2001. (Encontro).

17.
Os Impactos das Ações Governamentais na Pesquisa Educacional Brasileira. 2000. (Seminário).

18.
Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do Centro de Educação. 2000. (Seminário).

19.
V Semana Acadêmica do CCSE. 2000. (Encontro).

20.
A Argila para o Deficiente Visual. 1999. (Oficina).

21.
A Educação e a Pós-Modernidade: uma perspectiva de Mudança. 1999. (Outra).

22.
A Importância da Pesquisa e Extensão para a Formação Acadêmica. 1999. (Outra).

23.
Financiamento do Ensino Municipal nos Municípios da Região Metropolitana de Bélém. 1999. (Outra).

24.
Inclusão: Uma sociedade para Todos. 1999. (Seminário).

25.
Iniciação a Lingua Brasileira de Sinais. 1999. (Oficina).

26.
I Seminário de Implantação do Currículo do curso de Pedagogia. 1999. (Seminário).

27.
IV Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação. 1999. (Encontro).

28.
O Papel da Atividade Física na Universidade. 1999. (Outra).

29.
Políticas Públicas para a Educação Brasileira: o Plano Nacional de Educação e a Formação do Educador. 1999. (Seminário).

30.
Seminário Regional Norte na Perspectiva do III CONED. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GAMA, A. A. F.. SEMINÁRIO PRODUÇÃO E INCORPORAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA CONCEPÇÃO DA PESQUISA NO PDTSA. 2014. (Outro).

2.
GAMA, A. A. F.. IV SIPAT- Semana Interna de Prevenção de Acidentes. 2013. (Outro).

3.
GAMA, A. A. F.. I SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA: Multiplos Olhares sobre o Desenvolvimento Sustentável. 2011. (Outro).

4.
GAMA, A. A. F.. III Semana Acadêmica de Ensino a Distancia. 2011. (Outro).

5.
GAMA, A. A. F.. II SEMANA ACADÊMICA DE ENSINO A DISTÂNCIA. 2010. (Outro).

6.
GAMA, A. A. F.. I Semana Acadêmica de Ensino a Distância. 2009. (Outro).

7.
GAMA, A. A. F.. II AMOSTRA DE CINEMA UNIVERSITÁRIO. 2009. (Outro).

8.
GAMA, A. A. F.. I Amostra de Cinema Universitário. 2008. (Outro).

9.
GAMA, A. A. F.. SEMINARIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANA REGIA MARINHO SILVA. INDISCIPLINA EM SALA DE AULA: AVANÇOS E ENTRAVES. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.

2.
CLAUDIA APARECIDA SILVA SENA. ENSINO DE HISTORIA NO MUNICIPIO DE MARABÁ: AS PROPOSTAS CURRICULARES E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Ensino de História) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.

3.
HELENA VIANA LIMA. EDUCAR E BRINCAR: UMA PARCERIA LUDICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.

4.
IRISNALDO DOS REIS SILVA. MATEMÁTICA LUDICA NO 6º ANO: UM TRABALHO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.

5.
JACKELINE OLIVEIRA VIANA. O ENSINO DE HISTÓRIA EM MARABÁ E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.

6.
MARIA DO ESPIRITO SANTO COSTA MOREIRA. A VARIAÇÃO LINGUISTICA NA SALA DE AULA:UM DESAFIO PARA O TRABALHO DO PROFESSOR. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.

7.
MARINALDA SUBRINHO DA SILVA. DIFICULDADES DE LEITURA DOS ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA JUSCELINO KUBITSCHEK. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.

8.
NAYARA DE ALMEIDA EVANGELISTA. O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.

9.
NOÉ ALVES DO NASCIMENTO. REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM RELAÇÃO A AÇÃO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA DEMOCRÁTICA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.

10.
VALDIRENE SOARES MOITINHO. DIFICULDADES DE LEITURA DOS ALUNOS DO 9º ANO DA ESCOLA JUSCELINO KUBITSCHEK. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.

11.
Marcelena Pereira dos Santos. Educar e Brincar uma parceria lúdica para uma aprendizagem significativa. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.

12.
Vania Ribeiro de Andrade. Leitura Prazerosa. Ler um ato de Cidadania. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docencia no Ensino Superior) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.

13.
ALZINEIDE MESQUITA PEGO. A PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA AMÉLIA PORCEDINA BRAGA: AVANÇOS E ENTRAVES. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, SIDNEI SILVA E.. Os Desenhos Violentos Televisionados e a sua influência no comportamento dos educandos pré-adolescentes no município de Marabá. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.

2.
SETÚBAL, Jariciane Cruz.. A função da coordenação pedagógica na escola e o seu papel como incentivadora da formação continuada dos professores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.

3.
JESUS, Veronica Aparecida Almeida de.. Avanços e Entraves do PROFA, Segundo a ótica de Formadoras e Professoras. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.

4.
Rute Vieira Gonçalves. Alfabetização: Dificuldade e Petencialidades na Aprendizagem no Município de Ourilândia do Norte em 2006. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Andreza Angélica Frota Gama.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GAMA, A. A. F.; MELLO, A. H. ; FRANCES, R. L. ; SOUZA, J. A. M. ; VIGNE, I. dos S. . DESMATAMENTO E DEGRADAÇÃO DO SOLO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO EM MARABÁ: EM BUSCA DA RECUPERAÇÃO ALIADA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GAMA, A. A. F.; MELLO, A. H. . ESTUDO DE DESMATAMENTO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO EM MARABA-PA E PROPOSTAS MITIGADORAS DE CONTROLE ALIADAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GAMA, A. A. F.; MELLO, A. H. . Estudo do desmatamento no Assentamento 26 de Março em Marabá - PA e propostas mitigadoras de controle aliada a educação ambiental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GAMA, A. A. F.. SEMINÁRIO PRODUÇÃO E INCORPORAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA CONCEPÇÃO DA PESQUISA NO PDTSA. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 5:19:04