Tammy Rodrigues

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  • Última atualização do currículo em 15/06/2018


Graduada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (2000) e pós-graduada em Saúde da Família pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Residência em Medicina de Família e Comunidade pela UERN / PMM (2013). Atualmente é membro do corpo docente da Faculdade de Ciências da Saúde - UERN, como professora do Curso de Medicina e Professor Superior de Magistério do Curso de Medicina da Universidade Federal Rural do Semi Arido - UFERSA, Desde 2014 integra a Junta Multiprofissional de Avaliação das pessoas Com Deficiencia da UERN, e preside a Comissão de Avaliação das Pessoas com Deficiencia da UFERSA (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tammy Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, T.;RODRIGUES, TAMMY

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Reitoria e Vice Reitoria da UFERSA, Pró-Reitoria de Graduação da UFERSA.
Avenida Francisco Mota
Presidente Costa e Silva
59625900 - Mossoró, RN - Brasil
Telefone: (84) 33178200


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Especialização - Residência médica.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil. Residência médica em: Medicina de Família e Comunidade
Número do registro: .
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
2016 - 2016
Especialização em Metodologias Ativas em Saúde. (Carga Horária: 520h).
Hospital Sírio-Libanês, SIRIO-LIBANÊS, Brasil.
Título: 2016: Tempo de reconhecer, aprender e fazer acontecer.
2001 - 2002
Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família. (Carga Horária: 600h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Quando os (as) Adolescentes Soltam a Voz.
Orientador: Geórgia Sibele Nogueira da Silva.
1995 - 2000
Graduação em Medicina.
Faculdade de Medicina de Petrópolis, FMP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
VII Programa de Atualização em Medicina de Família. (Carga horária: 120h).
Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade, SBMFC, Brasil.
2012 - 2012
VI Programa de Atualização em Medicina de Família. (Carga horária: 120h).
Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade, SBMFC, Brasil.
2011 - 2011
V Programa de Atualização em Medicina de Família. (Carga horária: 80h).
Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade, SBMFC, Brasil.
2010 - 2010
Oficina para Preceptores de MFC. (Carga horária: 8h).
Sociedade Cearense de Medicina de Família e Comunidade, ACeMFC, Brasil.
2010 - 2010
Atualização em Hanseníase. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Mossoró, PMM, Brasil.
2010 - 2010
IV Programa de Atualização em Medicina de Família. (Carga horária: 80h).
Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade, SBMFC, Brasil.
2009 - 2010
SUPERA. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2009 - 2009
I Capacitação em Geriatria. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Mossoró, PMM, Brasil.
2008 - 2008
Curso Nestlé de Atualização em Pediatria. (Carga horária: 32h).
Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP, Brasil.
2008 - 2008
Atividade Física na Atenção Primária à Saúde. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade, SBMFC, Brasil.
2008 - 2008
Abordagem da Sexualidade para o MFC. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade, SBMFC, Brasil.
2008 - 2008
Treinamento de Dengue. (Carga horária: 8h).
Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre Vranjac, CVE, Brasil.
2008 - 2008
Saúde Mental para o Médico da Família e Comunidade. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade, SBMFC, Brasil.
2008 - 2008
Como Trabalhar em Grupos na ESF/APS. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade, SBMFC, Brasil.
2008 - 2008
Interpretação Radiográfica para o MFC. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade, SBMFC, Brasil.
2008 - 2008
Manejo de Vias Aéreas e Ventilação Mecânica. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Mossoró, PMM, Brasil.
2008 - 2008
Suporte Avançado de Vida em Cardiologia. (Carga horária: 20h).
Centro de Treinamento e Simulação de Emergencia Médicas, CTSEM, Brasil.
2008 - 2008
Curso Nestlé de Atualização em Pediatria. (Carga horária: 32h).
Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP, Brasil.
2007 - 2007
Otorrinolaringologia em Pediatria. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2007 - 2007
Tuberculose para Médicos da Rede Municipal. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Saúde de Diadema, SMS - DIADEMA, Brasil.
2007 - 2007
Introdução a Perícia Médica. (Carga horária: 17h).
Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo, IMESC, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação em Asma e DPOC. (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Saúde de Diadema, SMS - DIADEMA, Brasil.
2007 - 2007
Medicina do Trabalho e Ortopedia. (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Saúde de Diadema, SMS - DIADEMA, Brasil.
2006 - 2006
Nutrição em Pediatria. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2006 - 2006
Atualização em diabetes Mellitus. (Carga horária: 16h).
Sociedade Brasileira de Diabetes, SBD, Brasil.
2005 - 2005
Auditoria em Serviços de Saúde. (Carga horária: 20h).
Associação Paulista de Medicina, APM, Brasil.
2004 - 2004
Manejo em Aleitamento Materno. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Saúde de Diadema, SMS - DIADEMA, Brasil.
2004 - 2004
Hansenologia e Prevenção de Incapacidades. (Carga horária: 16h).
Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, SES/RS, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Atualização Internet para Profissonais de Saúde. (Carga horária: 80h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2003 - 2003
Curso em Gestação de Alto Risco. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Saúde pública do Rio Grande do Norte, SESAP, Brasil.
2003 - 2003
Oficina do Projeto Nascer. (Carga horária: 8h).
coordenação Nacional de DST e AIDS - Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2001 - 2001
Curso Operacional em AIDP. (Carga horária: 72h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2001 - 2001
Introdutório ao PSF. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2001 - 2001
Capacitação em Saúde Sexual e Reprodutiva. (Carga horária: 30h).
Sociedade Civil Bem -Estar Familiar no Brasil, BEMFAM, Brasil.
2001 - 2001
Treinamento de Clínica em Hanseníase. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Saúde pública do Rio Grande do Norte, SESAP, Brasil.
1999 - 1999
X Curso de Iniciação Obstétrica do HST. (Carga horária: 72h).
Hospital Santa Tereza, HST, Brasil.
1999 - 1999
O Eletrocardiograma - Dr Enéas Ferreira Carneiro. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Medicina Souza Marques, FMSM, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Férias de Anatomia Aplicada e Dissecção. (Carga horária: 88h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1995 - 1995
Curso de Anatomia Clínica e Cirúrgica da Cabeça e. (Carga horária: 10h).
Faculdade de Medicina de Petrópolis, FMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 20

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências da Saúde - DCS, .

09/2016 - Atual
Extensão universitária , Reitoria e Vice Reitoria da UFERSA, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFERSA.

Atividade de extensão realizada
Vivências em Metodologias Ativas.
07/2016 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Eixo de Atenção Primária a Saúde

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina de Vivência na Comunidade Vice Coordenadora da Residencia Médica em Medicina de Família e Comunidade Vice Coordenadora do Internato de Saúde Comunitária

Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Substituta das disciplinas de Medicina Preventiva, Epidemiologia e Vivência na Comunidade

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências da Saúde, .

Linhas de pesquisa
Formação docente
04/2013 - Atual
Ensino, Residência Médica em Medicina de Família e Comunid, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Preceptoria da Residência Médica
09/2009 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenação e Preceptoria do Internato de Medicina Comunitária
Epidemiologia I e II
Medicina Preventiva
Preceptoria do Internato de Clínica Médica B
Preceptoria do Internato de Pediatria
Vivência na Comunidade I e II
10/2009 - 10/2009
Extensão universitária , Faculdade de Ciências da Saúde, .

Atividade de extensão realizada
I Simpósio Mossoroense de Saúde Coletiva.

Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor do PROVAB

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Médica Generalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Durante este período ajudou a implantar o Programa de saúde da Família no município de Caraúbas - RN.


Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, SPDM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médica Generalista, Carga horária: 40
Outras informações
Durante este período permaneceu locada em equipe de saúde da família no município de Diadema - SP


Prefeitura Municipal de Mossoró, PMM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: cotrato com gerência de saúde, Enquadramento Funcional: Médica Generalista, Carga horária: 40
Outras informações
Médica integrante de equipe de saúde da família

Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Médico plantonista, Carga horária: 24
Outras informações
Atendimento de urgência/emergência na pediatria e clínica geral.


Prefeitura Municipal de Tibau, PMT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Médica da Estratégia de Saúde da Família, Carga horária: 40


Prefeitura Municipal de Redentora, PMR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médica Generalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Durante este período prestou serviço com médica integrante de Equipe de Saúde Índigena, na área Índigena de Redentora/Tenente Portela


Prefeitura Municipal de Upanema, PMU, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Médico Generalista, Carga horária: 40
Outras informações
Médica integrante de equipe de saúde da família


Prefeitura Municipal de Osasco, PMO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médica Socorrista Plantonista, Carga horária: 12
Outras informações
Prestou serviço no Hospital Central de Osasco, como clínica geral no serviço de urgência e emergência



Linhas de pesquisa


1.
Formação docente
2.
Saúde Mental
3.
Desenvolvimento docente


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O Papel do Desenvolvimento Docente em um Curso de Medicina no Semi-Árido Brasileiro
Descrição: O presente projeto parte do pressuposto que um programa de formação docente é capaz de trazer mudanças com relação às práticas pedagógicas diárias e propiciar a sedimentação de um currículo inovador e adequado às novas Diretrizes Curriculares Nacionais de medicina de 2014 como o proposto pela Universidade Federal Rural do Semi-árido-UFERSA. Para tal análise será feita uma pesquisa de cunho qualitativo que avaliará percepção de docentes e discentes do curso de medicina da UFERSA, sobre o próprio curso, desenho curricular e aspectos dos processos pedagógicos cotidianos. Está análise será realizada anteriormente e posteriormente à um curso de aperfeiçoamento em processos pedagógicos para saúde que está sendo disponibilizado aos docentes da instituição..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Níveis de ansiedade e depressão e sua influência no uso/abuso de álcool, tabaco e outras substâncias entre estudantes do Campus Central da UFERSA, Mossoró/RN
Descrição: No Brasil, o debate sobre uso abusivo de álcool, tabaco e outras substâncias entre jovens universitários constitui um tema atual e desafiador para docentes, gestores e instituições de ensino ligadas ao processo de formação profissional. Entende-se que as situações de entrada na universidade, afastamento da família, novos vínculos de amizade, participação em festas com uso de bebidas alcoólicas, entre outros, fazem parte de uma fase de mudança que pode provocar maior risco para o uso abusivo de substâncias, seja pela pressão dos amigos ou pelo sentimento de independência. Soma-se ainda um ambiente favorável à ocorrência de comportamentos inesperados, como dirigir embriagado, fazer sexo sem proteção. Assim, o objetiva-se avaliar os níveis de ansiedade e depressão e sua influência no uso/abuso de álcool, tabaco e outras substâncias por estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus Central, Mossoró/RN; e, a partir dos resultados, propor estratégias socioeducativas e atividades de extensão voltadas à promoção da saúde mental e qualidade de vida dos estudantes. Tratar-se-á de uma pesquisa analítica, transversal, que encerra dados quantitativos. A pesquisa será realizada no Campus Central da UFERSA localizado no município de Mossoró/RN envolvendo os estudantes dos cursos de graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Tammy Rodrigues - Coordenador / Andrea Taborda Ribas da Cunha - Integrante / Ana Flavia de Sobral Medeiros - Integrante / João Mário Pessoa Júnior - Integrante / Arthur de Assis Leite - Integrante / Frederico Fausto Marinho de Medeiros Júnior - Integrante.
2016 - Atual
Formação Docente como Estratégia para mudanças curriculares
Descrição: Pesquisa ação para construção coletiva de um projeto de formação docente, com vistas a modificar as práticas cotidianas dos docentes e alcançar reformas do currículo do curso de medicina da UERN.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Tammy Rodrigues - Integrante / Andrea Taborda Ribas da Cunha - Coordenador / Jennifer do Vale e Silva - Integrante / Richardson Fágner de Oliveira Grangeiro - Integrante / Patrícia Estela Giovannini - Integrante / Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia - Integrante / Guilherme Aresi da Silva - Integrante / Matheus Ferreira Feitosa - Integrante / Cline Gomes Caldas Leonardo - Integrante / Tatiana Leal Marques - Integrante.
2014 - 2014
A visita domiciliar na ESF: uma prática profissional
Descrição: A Visita Domiciliar(VD) não é uma novidade na assistência em saúde, é uma estratégia que vem sendo utilizada em vários momentos da história das práticas sanitárias. O desafio que se coloca na atualidade é, justamente, fazer com que essa estratégia seja realizada de maneira crítica, dentro de objetivos e limites bem definidos pela equipe de saúde, sob pena de se transformar em um instrumento de controle das populações-alvo dessa assistência. Também devemos estar atentos para a riqueza da VD e suas potencialidades, como prática inovadora, serem perdidas pela pressão que se coloca nos ACS e demais membros da equipe de saúde pelo levantamento de dados sanitários para alimentar os sistemas de informação. Essa é uma tarefa fundamental para o planejamento das ações de saúde que, no entanto, não pode ser realizada de maneira burocrática. Com esse estudo foi possível conhecer as acepções que os profissionais da Estraégia de Saúde da Família conferem a Visita Domiciliar como uma possibilidade de acolhimento no cotidiano das práticas. A VD possibilita a construção de vínculos entre usuários, familiares e profissionais, fato este que a potencializa como um dispositivo para o acolhimento em saúde. A assistência domiciliar é uma modalidade assistencial que se coloca cada vez mais presente na nossa realidade. A VD potencializa e expande o alcance do cuidado, permitindo uma maior integração entre as ações que acontecem no domicílio e as que ocorrem no interior dos serviços de saúde. É uma estratégia fundamental para a construção de um sistema de saúde realmente único, integral e equânime. O adequado atendimento à demanda espontânea é fator preponderante para o estabelecimento da VD como serviço de procura regular para assistência e prevenção. A VD também pode se constituir como dispositivo potente para a criação de vínculos, possibilitando um olhar diferenciado da equipe de saúde para alterações na forma de atuação neste processo. Contudo, acreditamos não ser possível generalizar tal compreensão ou adotar a VD como instrumento aplicável a todos os usuários, ou utilizá-la igualmente para toda a diversidade de situações que se apresentam no cotidiano.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Avaliação da Qualidade da Estratégia de Saúde da Família em Mossoró
Descrição: O presente estudo objetiva avaliar a estratégia da Saúde da Família ? ESF no município de Mossoró-RN e caracteriza-se como um estudo analítico de natureza qualitativa. O mesmo está em andamento, na fase de organização do material empírico para análise. Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com trabalhadores da Estratégia Saúde da Família (Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Técnicos de Enfermagem e Agentes de Saúde), localizadas Unidades Básicas de Saúde no Bairro Alto de São Manuel. A expectativa dos autores é contribuir com a necessidade contemporânea vividas nos cenários nacional e local de avaliar os serviços de Atenção Básica à Saúde para identificar dificuldades, possibilidades e, a partir daí, construir estratégias para a qualificação do Sistema Único de Saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Tammy Rodrigues - Coordenador / Andrea Taborda Ribas da Cunha - Integrante / Jennifer do Vale e Silva - Integrante / Richardson Fágner de Oliveira Grangeiro - Integrante / Patrícia Estela Giovannini - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2017 - 2017
RE-CONSTRUINDO METODOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Descrição: As novas exigências educacionais impostas a partir das novas diretrizes curriculares nacionais, sobretudo para Cursos da área da Saúde, trouxeram incômodos não apenas aos docentes que tiveram que se adequar à essa nova demanda, mas, principalmente aos discentes recém-ingressos que acessam o ensino superior com inúmeras dúvidas, inquietações e resistências à nova abordagem ativa do ensino-aprendizagem nos Cursos de Graduação. O desenho e avaliação dos programas educacionais também tem sido uma constante no debate relacionado ao ensino superior e a evasão da universidade. Metodologias de ensino centradas no aluno e baseadas em problemas começam a ser priorizadas, pois seguem o princípio da andragogia e tornam o aprendizado significativo, auxiliando o aluno tanto no que concerne ao entendimento quanto a aquisição de competências ligadas ao trabalho e ao profissionalismo. O desenho curricular, ou até mesmo da disciplina, conjugado com uma avaliação dinâmica do programa educacional precisa ser conjugada com estes novos métodos de ensino-aprendizagem, para que os mesmos tornem-se efetivos. Segundo Grant (2010), ?a escolha do desenho ou modelo do currículo não é uma entidade objetiva e exclusivamente racional, mas sim uma construção social, política, acadêmica e profissional?, sendo que este modelo de currículo influenciará diretamente as práticas de ensino e o processo ensino-aprendizagem. As metodologias ativas (MAs) se tornaram uma exigência educacional como estratégia/ferramenta de ensino-aprendizagem. Nelas, o aprendizado é baseado em resultados e competências enfatizando a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes (Almeida & Batista, 2011). Ao mesmo tempo que a implantação desse modelo de ensino, centrado no estudante, supre uma demanda de formação cria diversas lacunas de aprendizagem para docentes e discentes, que não se sentem seguros para lidar com esse novo modelo educacional. Diante desta lógica acreditamos que seja necessário motivar os docentes e os discentes para o uso dessas metodologias inovadoras que tendem a contribuir para uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Tendo em vista esta nova demanda, este projeto tem como principal objetivo a difusão do conhecimento sobre Metodologias Ativas no ensino da graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Tammy Rodrigues - Coordenador / Maiara de Moraes - Integrante.
2017 - Atual
Curso de Aperfeiçoamento em Processos Pedagógicos em Saúde para uma formação voltadas para competências
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Tammy Rodrigues - Integrante / Andrea Taborda Ribas da Cunha - Coordenador / Jennifer do Vale e Silva - Integrante / Richardson Fágner de Oliveira Grangeiro - Integrante / Patrícia Estela Giovannini - Integrante / Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia - Integrante / Guilherme Aresi da Silva - Integrante / Matheus Ferreira Feitosa - Integrante / Tatiana Leal Marques - Integrante / Caroline Gomes Caldas Leonardo - Integrante.
2016 - 2016
Vivências em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem do Curso de Medicina/UFERSA
Descrição: O contexto sócio-político-econômico atual caracterizado por uma sociedade que acredita em mudanças de paradigmas vem trazendo a tona a necessidade de transformações na educação superior. As metodologias ativas (MAs) se tornaram uma exigência educacional como estratégia/ferramenta de ensino-aprendizagem. Nas MAs, o aprendizado é baseado em resultados e competências enfatizando a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes. A maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) que já fazem uso de MAs aponta como principal desafio a resistência docente sobretudo pelo fato de termos tido uma formação tradicional de ensino-aprendizagem. Diante desta lógica acreditamos que seja necessário motivar os docentes para o uso de metodologias inovadoras que possam contribuir para uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Tendo em vista esta nova demanda, este é o primeiro Curso de Extensão em MAs oferecido para todos os Cursos de Graduação da UFERSA e IES locais que tenham interesse em conhecer e, quem sabe a longo prazo, implantar este novo processo de ensino-aprendizagem.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Procura Hansen: busca ativa de pacientes acometidos pela Hanseníase na área de abrangência da UBS Duclécio Antônio de Medeiros - Mossoró/RN
Descrição: Busca ativa de possíveis casos de hanseníase e trabalho educativo.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Saúde na Escola
Descrição: Trabalho voltado para os estudantes do ensino fundamental da rede municipal de educação de Mossoró-RN.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicida da Família e da Comunidade.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação em Saúde.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2004
Serviços Prestados ao País, Ministério da Saúde.
2003
Menção Honrosa, ABRASCO.
2002
Prêmio de Melhor Experiência Inovadora do PITS/RN, Ministério da Saúde.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GIOVANNINI, PATRICIA E.2018GIOVANNINI, PATRICIA E. ; PAIVA NETO, JOSÉ RODRIGUES ; SILVA, JENNIFER DO VALE E ; CUNHA, ANDREA TABORDA RIBAS DA ; MAIA, ALLYSSANDRA MARIA LIMA RODRIGUES ; RODRIGUES, TAMMY . Promoção da Saúde em Campos de Estágio para a Formação Médica. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (ONLINE), v. 42, p. 181-189, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUES, T.; MORAES, M. ; NASCIMENTO, V. L. . Vivências em metodologias ativas de ensino-aprendizagem: novas perspectivas para o ensino à distância. Educação no Século XXI ? Volume 3. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2018, v. , p. 80-84.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RODRIGUES, T.; Geógia Sibele Nogueira da Silva . Ciencia & Saúde Coletiva. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), p. 01 - 884, 01 ago. 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, J. A. C. ; CUNHA, A. T. R. ; RODRIGUES, T. ; SILVA, R.T. ; SILVA, G. S. . CONHECIMENTO SOBRE DST/AIDS E COMPORTAMENTO SEXUAL DE POPULAÇÃO ASSISTIDA POR UBS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, G. S. ; RODRIGUES, T. ; MAYNARDE, S. F. ; MEDEIROS, M. M. ; MARINHO, J. N. C. . Medical internship in public health in the countryside from Mossoroó-RN: Experience Report. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, G. S. ; MEDEIROS, A. F. S. ; RODRIGUES, T. ; MARINHO, J. N. C. ; MEDEIROS, M. M. . A Hora 'H' da Hanseníase: Busca ativa de pacientes acometidos pela Hanseníase na área de abrangência da UBS Vereador Durval Costa - Mossoró/RN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
RODRIGUES, T.; MAYNARDE, S. F. ; SILVA, G. S. ; MARINHO, J. N. C. ; MEDEIROS, M. M. . Estagio Curricular em Saúde Coletiva na Zona Rural de Mossoró-RN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RODRIGUES, T.. Capacidade Resolutiva da ESF. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
RODRIGUES, T.; COSTA, N. A. ; BARCA, F. N. T. V. ; SOUZA, A. S. ; SILVA, W. F. . Acolhimento em uma unidade de saúde da família de Mossoró-RN. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
RODRIGUES, T.; Geógia Sibele Nogueira da Silva . Quando os Adolescentes soltam a Voz. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
RODRIGUES, T.; Costa, M.S.S. . A Implantação do Programa de Interiorização do Trabalho em saúde no Município de Caraúbas - RN. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
RODRIGUES, T.; Costa, M.S.S. ; Medeiros, S.M. . A Implantação do Programa de Interiorização do Trabalho em saúde no Município de Caraúbas - RN. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
RODRIGUES, T.. Incidência de Distúrbios Psiquiátricos no HMNSE - Petrópolis/RJ. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
RODRIGUES, T.. Hábitos Alimentares dos Estudantes da FMP. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RODRIGUES, T.; DIOGENES, L. M. ; MEDEIROS, A. F. S. ; BRAGA JUNIOR, F. V. ; MELO, G. M. A. ; CASTRO, G. J. ; MEDEIROS, M. L. F. ; SANTOS, S. N. ; MEDEIROS, M. W. A. ; LIMA, D. D. Q. ; SOUSA, L. M. ; SILVA, M. G. ; SILVA, J. N. ; SILVA, W. T. . Comissão Multiprofissional de Avaliação do Candidatos com Deficiência participantes do Processo seletivo SISU 2018.1. 2018.

2.
RODRIGUES, T.; MEDEIROS, A. F. S. ; ALMEIDA, M. R. ; BRAGA JUNIOR, F. V. ; MELO, W. B. F. ; MEDEIROS, M. L. F. ; SANTOS, S. N. . Comissão Multiprofissional de Avaliação do Candidatos com Deficiência participantes do Processo seletivo edital 003/2017. 2017.

3.
RODRIGUES, T.; MEDEIROS, A. F. S. ; SANTOS, S. N. ; LIMA, D. D. Q. ; BRAGA JUNIOR, F. V. ; SILVA, M. G. ; MEDEIROS, M. L. F. ; SOUSA, L. M. ; MEDEIROS, M. W. A. . Comissão Multiprofissional de Avaliação do Candidatos com Deficiência participantes do Processo seletivo edital do SISU 2017.2. 2017.

4.
RODRIGUES, T.; DIOGENES, L. M. ; ALMEIDA, M. R. ; BRAGA JUNIOR, F. V. ; MELO, W. B. F. ; MEDEIROS, M. L. F. ; SANTOS, S. N. . Comissão Multiprofissional de Avaliação do Candidatos com Deficiência participantes do Processo Seletivo SISU 2017.2. 2017.

5.
RODRIGUES, T.. Coordenação do Eixo de Atenção Primária à Saúde. 2016.

6.
CUNHA, A. T. R. ; RODRIGUES, T. ; FREITAS, J. A. C. ; QUEIROZ NETO, R. F. ; CHAGAS, W. E. C. ; VASCONCELOS, D. A. R. ; PAIVA, D. L. . COMISSÃO PARA ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA. 2015.

7.
RODRIGUES, T.; AGUIAR, A. L. O. ; TORRES, G. V. ; COUTINHO, A. ; LINS, S. A. B. ; OLIVEIRA, L. F. A. . Junta Multidisciplinar da UERN. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUES, T.; CUNHA, A. T. R. ; FREITAS, J. A. C. ; VASCONCELOS, D. A. R. ; PAIVA, D. L. ; QUEIROZ NETO, R. F. ; CHAGAS, W. E. C. ; CAVALCANTI, D. M. L. P. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFERSA. 2016. (Elaboração de PPC).

2.
RODRIGUES, T.. Noções Básicas de Higiene. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RODRIGUES, T.; CUNHA, A. T. R. ; BARBOSA, G.M. . I Ciclo de Qualificação na Estratégia de Saúde da Família. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
RODRIGUES, T.; CUNHA, A. T. R. . Capacitação em SIAB. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Carneiro, J.J.M.C. ; RODRIGUES, T. . Treinamento Introdutório à Estratégia Saúde da Família. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
RODRIGUES, T.; Costa, M.S.S. ; NASCIMENTO, E. G. C. . Atenção Integrada ás Doenças Prevalentes na Infância - AIDP. 2003. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CUNHA, A. T. R.; FREITAS, J. A. C.; RODRIGUES, T.. Participação em banca de Patricia Fernandes de Paiva. "Acolhimento: A Importância da Humanização na Atenção Primária à Saúde. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Medicina de Família e Comunid) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, T.; FREITAS, J. A. C.. Participação em banca de João Rodrigues de Araújo.Visita Domiciliar: Monitorando para adequar as Práticas Assistenciais no domicilio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
RODRIGUES, T.; CORREA, A. C. C.; GURGEL, A. M. C.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Efetivo. 2018. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

2.
SILVA, N. O. E.; RODRIGUES, T.; SARTI, T. D.. Banca Examinadora do Concurso Público para Docente de Magistério Superior. 2016. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Internacional sobre Avaliação de Desempenho do Egressos de Medicina. 2016. (Simpósio).

2.
Seminário sobre Formação Médica para a Atenção Básica. 2013. (Seminário).

3.
11º Congresso de Medicina de Família e Comunidade. 2011. (Congresso).

4.
Fórum de Atenção Primária à Saúde - A Estratégia Saúde da Família, avanços e desafios. 2011. (Outra).

5.
I Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade & III Congresso Cearense de Medicina de Família e Comunidade. 2010. (Congresso).

6.
XI EMSAMO - Encontro de Medicina e Saúde de Mossoró.Resolutividade na ESF. 2010. (Outra).

7.
10º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2009. (Congresso).

8.
I Fórum de Leishmaniose Visceral de Mossoró. 2009. (Outra).

9.
I Seminário sobre Internato Médico.O Internato de Saúde Comunitária da UERN. 2009. (Seminário).

10.
9º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2008. (Congresso).

11.
III Simpósio Nacional de DST e II Simpósio Nacional de Doenças Infecto Parasitárias. 2007. (Simpósio).

12.
III Simpósio Nacional de DST e II Simpósio Nacional de Doenças Infecto Parasitárias. 2007. (Simpósio).

13.
11º Congresso Brasileiro Multidisciplinar e Multiprofissional em Diabetes. 2006. (Congresso).

14.
VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Quando os Adolescentes Soltam a Voz. 2003. (Congresso).

15.
Oficina de Trabalho e I Mostra Estadual do PITS. 2002. (Oficina).

16.
IV Congresso Brasileiro de Climatério e Menopausa / II Congresso Brasileiro de Ginecologia Endócrina. 2000. (Congresso).

17.
Simpósio sobre Infectologia em G&O. 1999. (Simpósio).

18.
Seminário Internacional "Atualização no Tratamento da Infecção pelo HIV". 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUNHA, A. T. R. ; FREITAS, J. A. C. ; RODRIGUES, T. . II Simpósio Mossoroense de Saúde Coletiva. 2011. (Outro).

2.
CUNHA, A. T. R. ; RODRIGUES, T. ; BARBOSA, G.M. . I Simpósio Mossoroense de saúde Coletiva. 2009. (Outro).

3.
RODRIGUES, T.; NASCIMENTO, E. G. C. ; Costa, M.S.S. . Primeira Conferência Municipal de Saúde de Caraúbas. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Flavia Sobral de Medeiros. Proposta de Microrregulação de Encaminhamentos da Atenção Básica de Saúde para a Atenção ESpecializada. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Medicina de Família e Comunid) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tammy Rodrigues.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Natália Azevedo Costa. Efeito de medidas educacionais sobre o controle de parasitose intestinais em crianças: uma revisão bibliográfica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tammy Rodrigues.



Outras informações relevantes


É colaboradora da DNA, organização não governamental para defesa do meio ambiente. Tem interesse pela Educação inclusiva



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 23:12:29