Ivan Moura Belo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3205666335316946
  • Última atualização do currículo em 19/11/2017


Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2003), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é Professor Adjunto 4 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde atua no Curso de Engenharia Mecânica. Faz parte do Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica da UTFPR. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil e Mecânica com ênfase em Mecânica das Estruturas e Mecânica dos Sólidos Computacional, com particular interesse no método dos elementos finitos: vigas, placas e cascas, compósitos laminados, dinâmica estrutural, análise não-linear de sistemas estruturais e instabilidade estrutural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivan Moura Belo
Nome em citações bibliográficas
BELO, I. M.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Doutorado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Desenvolvimento da Formulação Corrotacional em Elementos Finitos de Casca para a Análise Hiperelástica, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Marcelo Krajnc Alves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Elemento de casca; Hiperelasticidade; Formulação Corrotacional; Elementos finitos; Não-linearidade.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas / Especialidade: Mecânica das Estruturas.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos / Especialidade: Análise de Tensões.
2004 - 2006
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Análise Eficiente de Compósitos Laminados Planos Utilizando-se a Formulação de Elementos Finitos Corrigida a-priori sem os Efeitos do Travamento,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: João Elias Abdalla Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Materiais compósitos; Elementos finitos; Travamento; Placas; Notação strain gradient.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
1999 - 2003
Graduação em Engenharia Civil.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: Avaliação do Produto de Rigidez sob Condições Estáticas e Dinâmicas em Vigas de Concreto Armado.
Orientador: Elisabeth Penner.




Formação Complementar


2000 - 2000
Engenharia de Segurança do Trabalho. (Carga horária: 40h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Curitiba, .

11/2009 - Atual
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mecânica dos Sólidos 1 e 2
Mecânica Geral 1
Métodos Numéricos para Engenharia
Mecânica dos Materiais Compostos
6/2013 - 12/2015
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Método dos Elementos Finitos.


Linhas de pesquisa


1.
Mecânica dos Sólidos Computacional

Objetivo: O Objetivo desta linha de pesquisa é desenvolver formulações, metodologias e algoritmos para simular computacionalmente fenômenos físicos de problemas da mecânica dos sólidos e da mecânica estrutural. Os fenômenos podem ser estáticos ou dinâmicos, lineares ou não -lineares, elásticos ou inelásticos. Ênfase é dada à formulação matemática e numérico-computacional do problema, seguida da implementação computacional. As atividades estão focadas na formulação de elementos, na análise de erros de formulação e de discretização, no desenvolvimento de algoritmos e na implementação computacional eficiente. Esta linha de pesquisa entrelaça-se com as demais, uma vez que as mesmas utilizam-se fortemente da mecânica computacional. Esta difere das outras pela sua maior abrangência, não focando em um único objeto de estudo ou em uma única problemática.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica Aplicada.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas / Especialidade: Mecânica das Estruturas.
Palavras-chave: Cascas; Elemento de casca; Elementos finitos; Formulação Corrotacional; Shear Locking; Placas.
2.
Análise de Componentes Estruturais de Compósitos Laminados

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem por objetivo analisar acuradamente o comportamento mecânico de componentes estruturais, sejam eles vigas, placas ou cascas, constituídos de compósitos laminados. Especificamente, objetiva-se calcular deslocamentos, deformações e tensões em situações estáticas ou dinâmicas, lineares ou não-lineares, elásticas ou inelásticas. Preocupa-se também com problemas de vibração, flambagem, delaminação e outras formas de dano. Do ponto-de-vista metodológico, emprega-se procedimentos analíticos e/ou numérico-computacionais, com ênfase no método dos elementos finitos. Os problemas são abordados segundo uma modelagem física, matemática e numérico-computacional. Desenvolve-se software para sistematizar a solução de problemas..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica Aplicada.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos.
Palavras-chave: Compósitos laminados; Shear Locking; Strain Gradient Notation.
3.
Desenvolvimento de Elementos Finitos de Alta Performance na Análise de Instabilidade Estrutural

Objetivo: Esta linha tem como objetivo utilizar a formulação corrotacional para avaliar problemas de instabilidade estrutural. Com a utilização de estruturas cada vez mais esbeltas em várias áreas da engenharia, tais como: edificações, pontes, cascos de navios, fuselagens de aviões, cúpulas de coberturas, plataformas off-shore e estruturas aeroespaciais (antenas, telescópios e painéis solares). Porém, devido a esta esbeltez, que é possível graças à utilização de materiais com alta resistência e baixo peso próprio, estas estruturas podem estar sujeitas a fenômenos de instabilidade de equilíbrio, que podem ocorrer localmente ou de maneira global. Portanto, é necessário que o engenheiro tenha ferramentas que sejam capazes de realizar uma análise qualitativa e quantitativa do comportamento destas estruturas, tanto na fase pré-crítica, na qual estes fenômenos ainda não ocorreram, quanto na fase posterior à perda de estabilidade de equilíbrio, denominada fase pós-crítica..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica Aplicada.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos.
Palavras-chave: Cascas; Formulação Corrotacional; Elementos finitos; Hiperelasticidade.
4.
Hiperelasticidade

Objetivo: As equações constitutivas são aquelas relações que conectam variáveis primárias (deslocamentos e rotações) com variáveis secundárias (tensões). Na essência, tais equações representam matematicamente modelos que descrevem o comportamento dos materiais que são validados por meio de resultados experimentais. Nesse contexto, a hiperelasticidade pode ser caracterizada pelo modelo material de Saint Venant-Kirchhoff, dentre outros..
Palavras-chave: Hyperelasticity; Não-linearidade.
5.
Formulação Corrotacional

Objetivo: De um ponto de vista matemático, a presença explícita de uma configuração corrotacional não é necessária. A separação dos movimentos de corpo rígido e deformacional poderia ter sido apresentada em função de uma decomposição do campo de deslocamentos. Entretanto, a presença da configuração corrotacional tem uma grande importância para facilitar o entendimento do significado físico da decomposição de movimentos, bem como, para visualizar as vantagens e limitações de tal descrição cinemática..
Palavras-chave: Corotational description; Formulação Corrotacional; Geometrically nonlinear analysis; Método dos Elementos Finitos.


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
O Desenvolvimento de Elementos Finitos de Casca Segundo a Descrição Cinemática Corrotacional para a Análise de Tensões em Dutos de Gás e Petróleo (Fundação Araucária, convênio: 249/2010, número: 17662)
Descrição: A ideia desta pesquisa é propor um elemento finito bidimensional de casca capaz de avaliar o problema da não-linearidade material e geométrica de uma dada estrutura, de forma precisa e acurada, sbmetida a grandes deslocamentos e rotações de diversas tipologias estruturais, permitindo o estudo da capacidade portante dessas estruturas após a perda ou bifurcação de equilíbrio. Para isso, são utilizados elementos finitos obtidos a partir da descrição cinemática corrotacional (CR), que está baseada na separação explícita dos movimentos de corpo rígido (translações e rotações) dos movimentos deformacionais. Como ponto de partida, o elemento é derivado no contexto da formulação de deformação deviatórica natural (ANDES), da formulação corrotacional de elemento independente (EICR) e dos métodos de Newton e do comprimento de arco propostos por Felippa e seus colaboradores. O intuito é fazer uso de um elemento finito linear de casca capaz de descrever corretamente os fenômenos físicos e adaptá-lo ao comportamento de diversos modelos constitutivos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Modelagem de estruturas de compósitos laminados via elementos finitos
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo a modelagem de problemas de placas de compósitos laminados utilizando elementos finitos formulados na notação strain gradient. Abrange elementos retangulares e triangulares, lineares e quadráticos. Em uma primeira etapa, estão sendo formulados elementos baseados em uma teoria de primeira ordem de deformação por cisalhamento (first-order shear deformation theory - FSDT). Os elementos formulados são validados em comparação com soluções analíticas e/ou numéricas disponíveis. Através da notação strain gradient, é feita a identificação e eliminação de eventuais termos espúrios inerentes à formulação. Faz-se também a análise dos efeitos deletérios desses termos espúrios, como travamento (shear locking), por exemplo, procurando determinar de que forma a presença dos mesmos dificulta a acurácia das soluções ou mascara a representação do comportamento físico pelo modelo. Em uma segunda etapa, estarão sendo formulados elementos baseados em uma teoria de ordem elevada de deformação por cisalhamento (high-order shear deformation theory - HSDT). Os procedimentos de validação e análise de erros descritos acima serão aplicados. Os elementos desenvolvidos são implementados no Programa LAMFEM de análise por elementos finitos de compósitos laminados, aplicativo desenvolvido em linguagem FORTRAN..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ivan Moura Belo - Coordenador.Número de orientações: 1
2009 - Atual
Desenvolvimento de elementos finitos usando a notação strain gradient
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver elementos finitos para análise de sólidos e estruturas usando a notação strain gradient, que é uma notação fisicamente interpretável. Na fase de formulação de um determinado elemento, pelo caráter da notação, faz-se uma avaliação dos polinômios empregados de modo a identificar as capacidades de modelamento do elemento assim como eventuais deficiências pela presença de termos espúrios. A notação permite a redução ou eliminação de erros de modelamento através da simples remoção dos termos espúrios. Os elementos são implementados computacionalmente e validados preferencialmente através da comparação de suas soluções com soluções analíticas, ou, na ausência dessas, comparando-as com outras soluções numéricas aceitas como corretas. Os efeitos de termos espúrios são investigados através da comparação de soluções contaminadas por eles com soluções geradas por elementos corrigidos. Elementos lineares de viga de Timoshenko e de placa para compósitos laminados foram desenvolvidos e validados. Atualmente, trabalha-se no desenvolvimento e validação de um elemento quadrático de placa para compósitos laminados, em um elemento quadrático de viga curva e em um elemento quadrático de casca axissimétrica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ivan Moura Belo - Coordenador / Roberto Dalledone Machado - Integrante / J. E. Abdalla - Integrante / Bruna Luiza Coelho Sturm Antunes - Integrante.Número de orientações: 1


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Cadernos de Engenharia de Estruturas (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Mecânica das Estruturas.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica Aplicada.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2004
Melhor aluno do curso de Engenharia de Produção Civil, CEFET-PR.
1991
3° Colocado no 7° Concurso de Oratória em Língua Japonesa do Paraná, UFPR-PR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Abdalla Filho, João Elias2017Abdalla Filho, João Elias ; BELO, I. M. ; DOW, JOHN O. . On a Four-Node Quadrilateral Plate for Laminated Composites. Latin American Journal of Solids and Structures, v. 14, p. 1-21, 2017.

2.
Abdalla Filho, João Elias2016 Abdalla Filho, João Elias ; BELO, I. M. ; DOW, JOHN O. . A serendipity plate element free of modeling deficiencies for the analysis of laminated composites. Composite Structures, v. 154, p. 150-171, 2016.

3.
LOPEZ, R. H.2014 BELO, I. M.; LOPEZ, R. H. ; MIGUEL, L. F. F. ; CURSI, E. S. . Advantages of employing a full characterization method over FORM in the reliability analysis of laminated composite plates. Composite Structures, v. 107, p. 635-642, 2014.

4.
DEUS, H. P. A.2012DEUS, H. P. A. ; SILVA JUNIOR, C. R. A. ; BELO, I. M. ; BECK, A. T. . The Tikhonov regularization method in elastoplasticity. Applied Mathematical Modelling, v. 36, p. 4687-4707, 2012.

5.
ABDALLA FILHO, J. E.2008 ABDALLA FILHO, J. E. ; BELO, I. M. ; PEREIRA, M. S. . A laminated composite plate finite element a priori corrected for locking. Structural Engineering and Mechanics, v. 28, p. 603-633, 2008.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARIANI, V. C. ; BELO, I. M. . Numerical studies of natural convection in a square cavity.. Revista de Engenharia Térmica - RETERM, Curitiba, p. 79 - 83, 01 jul. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DEUS, H. P. A. ; SILVA JUNIOR, C. R. A. ; BELO, I. M. ; Costa Jr., J. C. A. . A regularization method applied in elastoplasticity problems. In: 21st International Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal. 21st COBEM, 2011.

2.
DEUS, H. P. A. ; SILVA JUNIOR, C. R. A. ; BELO, I. M. ; Costa Jr., J. C. A. . The Tikhonov regularization method in elastoplasticity. In: XI International Conference on Computational Plasticity. Fundamentals and Applications, 2011, Barcelona. XI COMPLAS, 2011.

3.
Antunes, B. L. C. S. ; BELO, I. M. ; DEUS, H. P. A. ; ABDALLA FILHO, J. E. . A 3-noded finite element model using strain gradient notation to solve laminated composite plate problems. In: Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering (CILAMCE), 2011, Ouro Preto. CILAMCE, 2011.

4.
VALÉRIO, G. ; MOREIRA, T. ; BELO, I. M. . Laminated composite plate analysis using strain gradient notation and Abaqus®. In: Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering (CILAMCE), 2011, Ouro Preto. CILAMCE, 2011.

5.
BELO, I. M.; Matias, W.T. . The hyperelastic model for shell finite element analysis using corotational formulation. In: Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering (CILAMCE), 2011, Ouro Preto. CILAMCE, 2011.

6.
DEUS, H. P. A. ; BELO, I. M. ; SILVA JUNIOR, C. R. A. ; Costa Jr., J. C. A. . Regularization method applied in elastoplasticity problems: fixed point and l-curve approach. In: XXXII Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering (CILAMCE), 2011, Ouro Preto. CILAMCE, 2011.

7.
Antunes, B. L. C. S. ; BELO, I. M. ; ABDALLA FILHO, J. E. . A brief approach about the shear locking problem in the laminated composite plates finite elements. In: 21st International Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal. 21st COBEM, 2011.

8.
BELO, I. M.; Matias, W.T. ; DEUS, H. P. A. ; SILVA JUNIOR, C. R. A. . A 3-node corotational andes shell element for laminated composite structures. In: Encontro Nacional de Materiais e Estruturas Compósitas, 2010, Porto. Enmec, 2010.

9.
BELO, I. M.; ABDALLA FILHO, J. E. ; ALVES, M. K. . Finite element analysis for laminated composite plates using strain gradient notation and the isoparametric elements: a numeric comparison. In: Encontro Nacional de Materiais e Estruturas Compósitas, 2010, Porto. Enmec, 2010.

10.
ABDALLA FILHO, J. E. ; BELO, I. M. ; MACHADO, R. D. . Laminated composites modeled by elements corrected for locking a-priori. In:  XXXI Iberian‐Latin‐American Congress on Computational Methods in Engineering, 2010, Buenos Aires. XXXI Cilamce, 2010.

11.
BELO, I. M.; ALVES, M. K. ; Matias, W.T. . A consistent nonlinear shell element based on a corotational formulationfor hyperelastic material models. In: International Congress of Mechanical Engineering, 2009, Gramado-RS. 20th COBEM, 2009.

12.
ABDALLA FILHO, J. E. ; BELO, I. M. ; MACHADO, R. D. . On the spurious mechanisms of an eight-node Mindlin plate finite element model. In: The Ninth International Conference on Computational Structures Technology, 2008, Atenas. Proceedings of the Ninth International Conference on Computational Structures Technology, 2008. v. 1. p. 1-21.

13.
BELO, I. M.; ABDALLA FILHO, J. E. ; MACHADO, R. D. . A comparison between strain gradient notation and isoparametric plate elements. In: XXIX CILAMCE - Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2008, Maceió. Anais do XXIX CILAMCE, 2008. v. 1.

14.
BELO, I. M.; ALVES, M. K. ; MALDANER, M. . Analysis of a thin plate subjected to an uniform load and unilateral contact. In: XXIX CILAMCE - Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2008, Maceió. Anais do XXIX CILAMCE, 2008. v. 1.

15.
BELO, I. M.; ABDALLA, J. E. ; MACHADO, R. D. . Accurate representation of transverse stresses in laminated plates.. In: Congresso Ibero-Latino Americano Sobre Métodos Computacionais Para Engenharia, 2006, Belém. XXVII CILAMCE, 2006. v. 1. p. 1-14.

16.
BELO, I. M.; ABDALLA FILHO, J. E. ; MACHADO, R. D. . A Locking-free Laminated Composite Plate Finite Element. In: International Congress of Mechanical Engineering - COBEM, 2005, Ouro Preto. 18th International Congress of Mechanical Engineering - COBEM, 2005.

17.
BELO, I. M.; ABDALLA FILHO, J. E. ; MACHADO, R. D. . Shear Locking Analysis ina a Serendipity Laminated Composite Plate Model. In: XXVI Iberian Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE, 2005, Guarapari. XXVI Iberian Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE, 2005.

18.
BELO, I. M.; MARIANI, V. C. . Análise Numérica de Convecção Natural em uma Cavidade Quadrada. In: 10th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering - ENCIT, 2004, Rio de Janeiro. Proceedings of the 10th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering - ENCIT, 2004.

19.
BELO, I. M.; PENNER, E. . Estudo de Vibrações em Estruturas cujos Efeitos Afetam o Conforto Humano. In: VIII Seminário de Iniciação Científica, 2003, Curitiba. Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica. Curitiba: Gráfica do Cefet-PR (unidade Curitiba), 2003.

20.
BELO, I. M.; PENNER, E. . Avaliação de Propriedades Estáticas e Dinâmicas de Vigas de Concreto Armado. In: 44º CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - COMPETITIVIDADE E EXCELÊNCIA EM CONCRETO, 2002, Belo Horizonte. Anais do 44º CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - COMPETITIVIDADE E EXCELÊNCIA EM CONCRETO. São Paulo: Ibracon - Instituto Brasileiro do Concreto, 2002. p. 85-100.

21.
BELO, I. M.; PENNER, E. . Avaliação de Propriedades Estáticas e Dinâmicas de Vigas de Concreto Armado. In: VII Seminário de Iniciação Científica, 2002, Curitiba. Anais do VII Seminário de Iniciação Científica. Curitiba: Gráfica do Cefet-PR (unidade Curitiba), 2002. p. 43-47.

22.
BELO, I. M.; PENNER, E. . Determinação da Rigidez de Vigas de Concreto Armado por meio de Ensaios Dinâmicos. In: Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. IX EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
Antunes, B. L. C. S. ; BELO, I. M. ; DEUS, H. P. A. ; ABDALLA FILHO, J. E. . A 3-noded finite element model using strain gradient notation to solve laminated composite plate problems. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BELO, I. M.; ABDALLA, J. E. ; ALVES, M. K. ; Antunes, B. L. C. S. . A numerical comparison by finite element analysis for laminated composite plates using strain gradient notation and the isoparametric elements. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BELO, I. M.; DEUS, H. P. A. ; SILVA JUNIOR, C. R. A. ; Matias, W.T. . A 3-node corotational ANDES shell element for laminated composite structures. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BELO, I. M.; ABDALLA, J. E. ; Antunes, B. L. C. S. . A numerical comparison by finite element analysis for laminated composite plates using strain gradient notation and the isoparametric elements. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BELO, I. M.; ABDALLA FILHO, J. E. . Uma avaliação dos efeitos dos termos espúrios presentes no elemento finito de oito nós para placas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
BELO, I. M.; ABDALLA FILHO, J. E. ; MACHADO, R. D. . A comparison between strain gradient notation and isoparametric plate elements. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
BELO, I. M.. Elemento de casca triangular para problemas não-lineares. 2009.

2.
BELO, I. M.. Programa para Solução Analítica de Placas Laminadas via FSDT. 2005.

3.
BELO, I. M.. Programa para Solução Analítica de Placas Laminadas via HSDT. 2005.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA JUNIOR, C. R. A.; BECK, A. T.; BELO, I. M.. Participação em banca de Francisco Luiz Campos Hidalgo. Quantificação da incerteza no problema de flexão estocástica de viga de Euler-Bernoulli apoiada em fundação de Pasternak, utilizando o Método de Galerkin e o Método dos Elementos Finitos Estocásticos. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
SILVA JUNIOR, C. R. A.; DEUS, H. P. A.; BECK, A. T.; BELO, I. M.; LIMA, K. F.. Participação em banca de Milton Kist. Novas metodologias de simulação do tipo Monte-Carlo via séries de Neumann aplicadas a problemas de flexão de placas. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
BECK, A. T.; SILVA NETO, J. M.; BELO, I. M.; SILVA JUNIOR, C. R. A.; DO NASCIMENTO, E. M.. Participação em banca de Rodrigo Villaca Santos. Desenvolvimento de uma nova metodologia estabelecendo cotas para evolução de trincas para modelos de carregamento com amplitude de tensão constante. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BELO, I. M.; SILVA JUNIOR, C. R. A.; DEUS, H. P. A.. Participação em banca de Francisco Luiz Campos Hidalgo.Análise de tensões em tubulação de aço para adução de água. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
BELO, I. M.; OLIENICK, E. G.; LUERSEN, M. A.. Participação em banca de Gustavo von Zeska de França.Aplicação do Modelo de Kriging na Otimização de Estruturas de Materiais Compostos Laminados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
BELO, I. M.; Erthal, J. L.; OLIENICK, E. G.. Participação em banca de Thiago Schone.Rotina para Otimização Estrutural de Mecanismos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
ABDALLA FILHO, J. E.; MACHADO, R. D.; BELO, I. M.. Participação em banca de Rafael Imaguire Hamamoto.Simulação Computacional de uma Estrutura de Torre via Elementos Finitos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

5.
Barbieri, N.; SILVA JUNIOR, C. R. A.; BELO, I. M.. Participação em banca de Alenon Schultz Fragoso, Fabrício Coelho Corrêa da Silva.Kit Ditático para Análise e Diagnóstico Através de Medição de Vibração Mecânica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BELO, I. M.; ANSAY, S.; POLLI, M. L.. Concurso Público Federal para o cargo de Professor Substituto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), área: Mecânica Estrutural, Elementos de Máquinas, Resistência dos Materiais e Mecânica Geral. Edital n° 029/2011-PS-CT.. 2011. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
BELO, I. M.; Costa Jr., J. C. A.. Concurso Público Federal para o cargo de Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), área: Projetos/Mecânica dos Sólidos. Edital n° 007/2010.. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Nacional de Materiais e Estrutuas Compósitas. A 3-NODE COROTATIONAL ANDES SHELL ELEMENT FOR LAMINATED COMPOSITE STRUCTURES. 2010. (Congresso).

2.
Encontro Nacional de Materiais e Estruturas Compósitas. A numerical comparison by finite element analysis for laminated composite plates using strain gradient notation and the isoparametric elements. 2010. (Congresso).

3.
 XXXI Iberian‐Latin‐American Congress on Computational Methods in Engineering. Laminated composites modeled by elements corrected for locking a-priori.. 2010. (Congresso).

4.
XXIX CILAMCE - Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering. A comparison between strain gradient notation and isoparametric plate elements. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABDALLA FILHO, J. E. ; BELO, I. M. . Mini-Simpósio Beams, Plates, Shells and Solid Structures - CILAMCE. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Arthur Douglas Timm. Comparação das formulações Lagrangeana com a corrotacional para obtenção dos deslocamentos nodais via MEF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ivan Moura Belo.

2.
Alex Tadeu Moreira Santos e Leonardo Silva Valenga. Análise estrutural de quadros de bicicleta utilizando o método de elementos finitos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ivan Moura Belo.

3.
Celso Gustavo Stall Sikora. Comparação das formulações corrotacional e Lagrangeana aplicada a estruturas do tipo casca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ivan Moura Belo.

4.
Gustavo Vanhoni Santos. COMPARAÇÃO DE ELEMENTOS FINITOS DE CASCA DA FORMULAÇÃO CORROTACIONAL COM ELEMENTOS ISOPARAMÉTRICOS ORIUNDOS DO PROGRAMA COMPUTACIONAL ABAQUS®. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ivan Moura Belo.

5.
Mario Vinicius Toregiani. Modelagem numérica de uma placa laminada utilizada em blindagem anti-projétil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ivan Moura Belo.

6.
Carlos André Ziemer Kusma e Heraldo Akira da Silva Junior. Análise de Deslocamentos Utilizando Elementos Finitos de Casca com Formulação Corrotacional Comparados a Outros Elementos com a Formulação Lagrangeana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ivan Moura Belo.

7.
Lucas Koteski Czezacki. Análise Dinâmica de Placas Utilizadas em Blindagens Anti-projétil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ivan Moura Belo.

8.
Gabriel Valério / Thaísa Moreira. Comparação de Elementos Finitos de Placa Strain Gradient com Elementos Isoparamétricos Oriundos do Programa Computacional Abaqus®. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ivan Moura Belo.

9.
Felipe Ambone da Silva e Giuliando Fujimoto Suetego. Análise de Tensões Comparativa em Roscas sob Pré-carga. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ivan Moura Belo.

10.
Francis Diego Moretto Sarturi. Modelagem Numérica de uma Placa Laminada Utilizada em Blindagem Anti-projétil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ivan Moura Belo.

Iniciação científica
1.
Silvio Manenti Jr.. Análise Nõ-linear Geométrica de Estruturas Discretizadas por Elementos Finitos de Treliça, Viga e Casca Segundo a Descrição Cinemática Corrotacional. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do. Orientador: Ivan Moura Belo.

2.
Luciana Belaguarda Boff. Análise da Não-linearidade Geométrica de Vigas.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ivan Moura Belo.

3.
Bruna Luiza Coelho Sturm Antunes. Avaliação da Notação Strain Gradient para Elementos Finitos Triangulares de 3 Nós de Placas de Compósitos Laminados. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do. Orientador: Ivan Moura Belo.

Orientações de outra natureza
1.
Guilherme Nardino. Manutenção e verificação do produto.. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ivan Moura Belo.

2.
Vanessa Hungria. Análises de elementos finitos para a Volvo (como consultoria) em componentes de caminhões Software: Altair HyperWorks (HyperMesh, Radioss, Optistruct, Hyperview). 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Ivan Moura Belo.



Outras informações relevantes


Revisor de artigos no 21st INTERNATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING - COBEM 2011



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 19:39:36