Keila Deslandes

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  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Professora Titular de Psicologia da Educação e Social, no Departamento de Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Ouro Preto. Pós-Doutorado em Educação, realizado no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2017). Pós-Doutorado em Psicologia Política, realizado no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e a Adolescência Contemporâneas (NIPIAC), do Instituto de Psicologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Doutora em Psicologia pela Universidade de Paris - 7 (1999). (Diploma reconhecido pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, como Doutora em Psicologia Clínica, em 2002). Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Leciona, há 26 anos, disciplinas de formação de professore/as (licenciaturas) para os anos finais do Ensino Fundamental (EF-2) e Ensino Médio. Coordenou, de 2014 a 2016, a Pesquisa Nacional Avaliativa do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero (CIG). Pesquisa aplicada, produzida a partir do Edital 06/ 2013, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o CNPq e a ONU-Mulheres. Esta pesquisa teve como objetivo apontar recomendações para o aprimoramento do Prêmio CIG, que foi instituído nacionalmente no ano de 2005 e estaria completando a sua nona edição. De maneira muitíssimo resumida, esse trabalho pode ser subdividido em três frentes: i) análise textual dos trabalhos premiados (redações de estudantes de ensino médio e trabalhos monográficos, produzidos na forma de artigos, por estudantes de ensino superior, graduação e pós-graduação); ii) estudos de caso das trajetórias de vida dos estudantes premiados; iii) análise dos processos de implementação de projetos de intervenção e mediação em escolas públicas brasileiras, sobre a temática da equidade de gênero. Tal análise foi efetuada em pelo menos duas escolas por região brasileira, por meio de visitas in loco e com uso de diferentes recursos metodológicos. Coordenou, entre 2007 e 20013, diversos projetos de pesquisa sobre o tema da adolescência contemporânea e processos de escolarização, a partir do debate sobre gravidez na adolescência/ evasão escolar/ função da escola/ empoderamento feminino. Coordenou, de 2008 a 2016, o Programa de Educação para a Diversidade ? PROGED, na UFOP, que contou com a colaboração de uma equipe de cerca de 50 profissionais pós-graduados (mestres e doutores) e foi diretamente responsável pela oferta de cursos de formação continuada (aperfeiçoamento e especialização strito sensu) para cerca de 2.500 (dois mil e quinhentos) profissionais da educação (professores e gestores), em diversos municípios dos estados de Minas Gerais e do Acre. Coordenou a produção de um conjunto de jogos paradidáticos para os temas dos direitos humanos, na escola. Elaborado numa parceria com a Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros, o kit foi pensado para atender a turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, podendo ser adaptado para outras faixas etárias. São 4 tipos de jogos, sendo: a) Siga o lixo, que aborda a reciclagem e o meio ambiente; b) Jogo da igualdade e das diferenças, que aborda o bullying e os direitos na escola; c) Dominó dos objetivos do milênio, que aborda os oito objetivos do milênio, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000. d) Trilhas da cidadania, que aborda questões relacionadas a direitos da cidadania e direitos humanos. Todo esse material foi distribuído gratuitamente para escolas públicas parceiras e também para download no sítio da Recimam (https://www.recimam.org). Autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Keila Deslandes
Nome em citações bibliográficas
DESLANDES, K.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Deedu, Deedu.
Rua do Seminário, s/ número
Centro
35420000 - Mariana, MG - Brasil
Telefone: (31) 35579400
Fax: (31) 3135579400


Formação acadêmica/titulação


1995 - 1999
Doutorado em Psicologia.
Université Paris Diderot, PARIS 7, França.
Título: Contribution a l´étude du traitement de l´ambiguite chez des patients schizophrènes, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Pierre Fédida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Psicopatologia; psicodiagnóstico; esquizofrenia; tratamento da informação; prevenção.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
1990 - 1993
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Grupos de Drogaditos e Epidemia de AIDS,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Mata Machado, Marília Novais da.
Palavras-chave: Psicologia social; Grupos; Análise do discurso.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Saúde Humana; Educação.
1996 - 1996
Especialização em Semiologia Médica e Psicopatologia. (Carga Horária: 360h).
Université Paris Diderot, PARIS 7, França.
Título: Etude du traitement de l´ambiguite chez des patients schizophrenes.
Orientador: Maryse Siksou.
2009
Graduação em andamento em Direito.
Escola Superior Dom Helder Câmara, ESDHC, Brasil.
1984 - 1989
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1982 - 1984
Curso técnico/profissionalizante em Teatro Universitário - TU.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gênero.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Direito / Subárea: Políticas Públicas.
2006 - 2007
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia de Gênero.


Formação Complementar


1984 - 2003
FCE - First Certificate in English. (Carga horária: 1800h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1994 - 1996
Diplôme Supérieur d'Études Françaises ? NANCY. (Carga horária: 1800h).
Alliance Française de Paris, AF, França.
1995 - 1995
Cours d'Eté de Géographie de la Santé. (Carga horária: 90h).
Université de Neuchâtel, UNINE, Suiça.
1983 - 1985
Extensão universitária em Teatro Universitário Curso de Formação de Atores. (Carga horária: 1800h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Titular de Psicologia da Educação e Social, no Departamento de Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Ouro Preto.

Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Associado 4

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associado 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora da disciplina EDU 531 - Gênero e Diversidade na Escola; Curso de Pedagogia. CH: 30 horas.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associado 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora da disciplina EDU 208 - Psicologia da Educação 1. Carga horária 60 horas. Licenciaturas/ Formação de Professores.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associado 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora da disciplina Sujeitos e Diversidades. Curso de Pedagogia/ Formação de professores. Carga horária 60 horas.

Atividades

03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, PROGED - Programa de Educacão para a Diversidade.

8/2005 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

Atividade realizada
Representante do ICHS na Comisão Própria de Avaliação (CPA).
7/2003 - Atual
Direção e administração, Deedu, Deedu.

Cargo ou função
Vice-Diretoria de unidade.
5/2003 - Atual
Direção e administração, Centro de Educação Aberta e a Distância, Cead.

Cargo ou função
Coordenador de Pólo do Programa de Formação de Professores na modalidade a distância.
3/1998 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Deedu, Deedu.

Cargo ou função
Membro do Conselho Departamental do Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
3/1991 - Atual
Ensino, Formação de Professores na Modalidade EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I e II
Psicologia Social e Comunitária
Psicologia do Desenvolvimento
2/2004 - 10/2007
Direção e administração, Centro de Educação Aberta e a Distância, Cead.

Cargo ou função
Coordenadora do Colegiado do Curso de Especialização Tutoria em Educação a Distância.
3/2000 - 7/2005
Ensino, Formação de Professores na Modalidade EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
3/1998 - 6/2002
Direção e administração, Deedu, Deedu.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.

United Nations Educational, Scientific And Cultural Organization, UNESCO, França.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 30

Atividades

01/1996 - 07/1996
Estágios , UNESCO - Paris, Setor de Educação Preventiva.

Estágio realizado
Educação Preventiva para o HIV/ AIDS e Educação Preventiva para o Abuso de Drogas.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: sem vínculo empregatício, Carga horária: 0

Atividades

5/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Nacional de Educacao de Surdos, .

Cargo ou função
Membro de comitê assessor.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / ABER, PUC-MINAS / ABER, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 12

Atividades

07/1991 - 12/1991
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação 1

Secretaria de Educação a Distãncia, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: ad hoc, Carga horária: 8
Outras informações
Consultora ad hoc da SEED/ MEC, para a implantação do programa e-Tec Brasil.

Atividades

03/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, SEED/ MEC, .

Cargo ou função
Consultoria ad hoc.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Estagiário bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista da FUNNDEP/ Convênio FINEP, junto ao NESCON - Núcleo de Saúde Coletiva e Nutrição, da Faculdade de Medicina / UFMG.

Atividades

06/1987 - 11/1988
Estágios , Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.

Estágio realizado
FINEP/ Factibilidade - Estágio de Pesquisa.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Pós-Doutoral, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio de Pós-Doutorado, realizado junto ao Núcleo de Intercâmbio e Pesquisa sobre a Infãncia e a Adolescência Contemporâneas (NIPIAC), do Instituto de Psicologia (IP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Supervisão: Profa Dra Lúcia Rabello de Castro. Tema da Pesquisa: Reprodução e Projetos de Vida na Adolescência Contemporânea. Início: out/ 2006.


Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisa no NIEGES.

Atividades

10/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , NIEGES, .

Linhas de pesquisa
Cultura e gênero


Linhas de pesquisa


1.
Educação, Direitos Humanos e Formação de Professore/as
2.
Cultura e gênero


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Mulheres nas Engenharias: as pioneiras da Escola de Minas de Ouro Preto (EMOP)
Descrição: Mecanismos implícitos e explícitos de exclusão das mulheres nas engenharias e nas ciências exatas atuam no sentido de manter a baixa representatividade do sexo feminino nessas áreas de conhecimento e atuação profissional. Mesmo assim, a presença de mulheres, como estudantes e professoras, nesses espaços considerados majoritariamente masculinos, não é um fato recente. No Brasil, conhecemos algumas pioneiras, tais como Veridiana Victoria Rossettum, que se graduou em Engenharia Agronômica, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), em 1937. E Enedina Alves Marques, mulher negra, que se formou em engenharia civil, no ano de 1945, pela UFPR. Nesta pesquisa, nos interessa tornar visível a presença de mulheres nas engenharias, determinando aquilo que Saffioti (2009) denomina de ?presença-visibilidade? como algo imprescindível para o empoderamento dessa categoria social constituída. Para tanto, propomos um estudo histórico, bibliográfico e documental da inserção das mulheres nas engenharias Escola de Minas de Ouro Preto (EMOP), com ênfase na identificação das pioneiras dessa Instituição e na tentativa de perceber os desafios que enfrentaram..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador.
2014 - 2016
Pesquisa Avaliativa do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Descrição: Pesquisa avaliativa do Prêmio "Construindo a Igualdade de Gênero", que tem como objetivo geral contribuir para a formulação, implementação e análise de políticas públicas para as mulheres, estimulando e fortalecendo a reflexão crítica acerca das desigualdades de inserção existentes entre homens e mulheres, com foco no campo das ciências e das carreiras acadêmicas. Esta pesquisa tem ainda, como objetivos específicos: 1. Possibilitar o aprimoramento do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, em específico dos produtos por ele gerados; 2. Elaborar um mapeamento das trajetórias acadêmicas e profissionais dos estudantes premiados; 3. Avaliar a implementação e os resultados do Prêmio, em suas diferentes categorias e instituições participantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador.
2009 - 2012
Gravidez na adolescência em contextos rurais: examinando a hipótese de empowerment de gênero
Descrição: Problematizar a gravidez na adolescência tem sido um tema de discussão recorrente na mídia, na sociedade comum e nos discursos de especialistas e educadores. Nos debates, dois argumentos são fundamentais. Por um lado, o aumento da taxa de fecundidade da adolescência, diferentemente das tendências atuais de redução do número de filhos por mulher adulta. Por outro lado, o tema do ?desperdício da juventude? ou do ?fracasso da transição entre a infância e a idade adulta?. Revendo esses debates, pretendemos com este artigo associar a gravidez na adolescência à hipótese de empowerment de gênero..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador / Victor Marcondes de Souza - Integrante / Carla Carvalho Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2009 - 2011
Reprodução e projetos de vida na adolescência contemporânea: a gravidez na adolescência preocupa o professor?
Descrição: No cenário contemporâneo das chamadas ?oportunidades sociais?, caracterizadas pelo aumento da expectativa de vida da população, pelo prolongamento da escolarização, pelas mudanças nos papéis sociais relacionadas à emancipação feminina - onde se pode desvincular sexualidade e reprodução -, e pela massificação do acesso a bens de consumo, a gravidez na adolescência desponta como um verdadeiro desperdício do leque de oportunidades e prazeres da vida juvenil, capaz de suscitar um forte sentimento de indignação por parte da sociedade. Como se o adolescente, além de esbanjar a própria vida, colocasse ainda em prejuízo a geração futura ? exposta aos riscos do abandono ?, e a geração passada, convocada a assumir responsabilidades perante os netos que não seriam suas. Mas, o debate sobre esse tema não deve ser assim tão simples, tendo em vista o caráter temporal e ideológico dessa construção discursiva moderna, que deixa de levar em consideração aspectos históricos e sociais onde a gravidez na adolescência não se coloca como um problema, mas, sim como uma expectativa social de inserção do sujeito como adulto na comunidade. Em meio a um complexo emaranhado de construções discursivas sobre o tema, coloca-se o professor que deve lidar com o aparecimento de adolescentes grávidas na escola. A gravidez na adolescência preocupa o professor? Como ele representa o problema e elabora um discurso próprio sobre o tema da gravidez na adolescência? Que recursos ele utiliza para lidar com esse tema na escola? Pode o professor desconstruir os discursos sobre essa problemática, analisando criticamente a questão sob aspectos não necessariamente moralistas e negativos? Ou cabe ao professor tão somente a repetição de um discurso midiático, onde a gravidez adolescente aparece como uma espécie de epidemia a ser erradicada? Tais são as questões a serem debatidas nesta pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador / Elis Fernanda Esteves Couto - Integrante.
2009 - 2011
Projetos de vida e gravidez na adolescência: investigando o papel da instituição escolar
Descrição: Problematizar a gravidez na adolescência contemporânea tem sido um tema de discussão recorrente na mídia, na sociedade comum e nos discursos de especialistas e educadores. Nos debates, dois argumentos são fundamentais. Por um lado, o aumento da taxa de fecundidade da adolescência, diferentemente das tendências atuais de redução do número de filhos por mulher adulta. Por outro lado, o tema do ?desperdício da juventude? ou do ?fracasso da transição entre a infância e a idade adulta?. Revendo esses debates, pretendemos, neste projeto, investigar o papel da instituição escolar na construção de projetos de vida, cidadania e inserção social entre adolescentes de sexo feminino, usando o grupo de adolescentes que engravidam como referência de análise. Neste sentido, pretendemos investigar as condições subjetivas e objetivas do processo de (con)formação ao modus vivendi social e de construção da identidade de gênero. Do ponto de vista das condições subjetivas, buscamos compreender como as adolescentes iniciam o processo de sexualização com parceiro/s, realizando um projeto de vida independentemente das expectativas contemporâneas sociais de adiamento da sexualidade, prolongamento da escolarização e maturação para a vida adulta. Do ponto de vista das condições objetivas, pretende-se compreender como os contextos institucionais, principalmente a escola, favorecem (ou não) a produção e a consolidação de projetos de vida e cidadania de jovens adolescentes, de modo que a busca de uma inserção social seja realmente possível..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador / Elida Adolfo Untaler - Integrante.
2008 - 2010
Reprodução e Projetos de Vida na Adolescência Contemporânea: o que re-fazer diante de uma gravidez não planejada
Descrição: O presente projeto tem como objetivo apresentar a pesquisa que foi desenvolvida em escolas da rede pública municipal e estadual da cidade de Mariana/MG, entre março/2008 e março/2009, na qual analisamos o fenômeno ?gravidez na adolescência? (GA) com ênfase no processo de reestruturação dos projetos de vida de adolescentes com experiência em maternidade. Partindo do pressuposto de que se trata de um fenômeno heterogêneo, que engloba uma multiplicidade de situações, entrevistamos em profundidade adolescentes com experiência de maternidade, com especial atenção para os casos em que a gravidez se constituiu como uma experiência assertiva para a adolescente, uma forma de empoderamento diante da não concretização de outros projetos em relação ao futuro. O resultado, além de confirmar a heterogeneidade do fenômeno, aponta para a necessidade da elaboração de projetos de vida alternativos pelas e para adolescentes economicamente desfavorecidas, onde estas possam planejar a própria vida e fecundidade, decidindo sobre o próprio destino, dentro dos ?princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável? (cf. Constituição da República Federativa do Brasil, art 226, § 7º)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador / Carla Carvalho Silva - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2008 - 2009
A gravidez na adolescência preocupa? Representações escolares sobre sexualidade e reprodução de adolescentes
Descrição: Como a escola representa o fenômeno da gravidez na adolescência no contexto contemporâneo? Como é trabalhada a educação sexual nas escolas públicas?Utilizamos como ferramenta a Teoria das Representações Sociais, que se encontra fundamentada na Psicologia Social. Representações definidas como forma de conhecimento prático ,socialmente estruturado e ao mesmo tempo estruturante da realidade social. O presente projeto visa examinar as representações sociais a cerca da temática gravidez na adolescência nos discursos dos diretores/as de escolas públicas do ensino fundamental e médio da cidade de Mariana (MG), bem como analisar a construção de conceitos ligados a sexualidade e fecundidade. Objetivos O objetivo geral dessa pesquisa é analisar as representações que os diretores de escolas públicas de Mariana possuem sobre a questão ?Gravidez na adolescência? ,sexualidade de adolescentes e educação sexual. Os objetivos específicos são: - Analisar o papel da Escola na construção de discursos sobre os temas: Gênero e Sexualidade de adolescentes. - Analisar a forma de intervenção/educação afetivo sexual elaborada na Escola. -Analisar criticamente a construção de discursos relacionados ao objeto de estudo: ?Gravidez na Adolescência?. A partir da representação central sobre educação afetivo-sexual construída pelo diretor de Escola e os núcleos temáticos estruturantes desta, compreenderemos como o diretor/escola entende estas questões. Estaria a escola construindo um discurso próprio, dando enfoque por exemplo aos projetos de vida desses adolescentes, ou cabe a ela somente a repetição do discurso midiático onde a gravidez é vista como uma epidemia a ser erradicada?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador / Victor Marcondes de Souza - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2006 - 2007
Reprodução e Projetos de Vida na Adolescência Contemporânea
Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto de Psicologia do Programa de pós-graduação em Psicologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, no âmbito de um estágio de pós-doutoramento supervisionado pela Profa Dra Lúcia Rabello de Castro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador / Lúcia Rabello de Castro - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Etnarraciais
Descrição: Curso de especialização, na modalidade a distância, com CH de 360 horas, para a formação continuada de profissionais da educação básica e de funcionários públicos dos três níveis (municipal, estadual e federal). O objetivo do curso é proporcionar instrumentos para a operacionalização da transversalidade de gênero e raça nas políticas públicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador.
2013 - 2014
Capacitação de Educadores para a Rede Pública de Educação Básica Mineira
Descrição: Formação continuada de educadores da rede pública de educação básica mineira, para as temáticas dos direitos humanos, da diversidade e da inclusividade pela cidadania. Curso de aperfeiçoamento, na modalidade presencial. Coordenação-geral do Curso e responsável pela elaboração do projeto pedagógico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) .

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador.
2012 - 2014
Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Etnarraciais
Descrição: Curso de especialização, na modalidade a distância, com CH de 360 horas, para a formação continuada de profissionais da educação básica e de funcionários públicos dos três níveis (municipal, estadual e federal). O objetivo do curso é proporcionar instrumentos para a operacionalização da transversalidade de gênero e raça nas políticas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador.
2010 - 2012
Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade
Descrição: Formação continuada de educadores da rede pública de educação básica mineira, para as temáticas dos direitos humanos, da diversidade e da inclusividade pela cidadania. Curso de aperfeiçoamento, na modalidade presencial. Coordenação-geral do Curso e responsável pela elaboração do projeto pedagógico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador.
2009 - 2011
Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Etnarraciais
Descrição: Curso de especialização, na modalidade a distância, com CH de 360 horas, para a formação continuada de profissionais da educação básica e de funcionários públicos dos três níveis (municipal, estadual e federal). O objetivo do curso é proporcionar instrumentos para a operacionalização da transversalidade de gênero e raça nas políticas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador.
2009 - 2011
Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola - GDE
Descrição: Curso de aperfeiçoamento, com CH de 200 horas e oferecido na modalidade semi-presencial, para a formação continuada de professores/as da Rede Básica de Ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) .

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador / Erika Lourenço - Integrante / Marco Antônio Torres - Integrante / Cintia Maria Teixeira - Integrante / Sarug Dagir - Integrante.
2009 - 2011
Capacitação de educadores da rede pública de educação básica mineira
Descrição: Trata-se de curso de aperfeiçoamento oferecido para educadores da rede pública de ensino da 25a Superintendência Mineira de Educação (municípios de Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Itabirito, e Diogo de Basconcelos) e ainda, para o município de Conselheiro Lafaiete. Os temas enfocados são gênero, orientaçào sexual, direitos humanos, projetos de intervenção, relações étnicas e raciais e sustentabilidade ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador / Erika Lourenço - Integrante / Marco Antônio Torres - Integrante.
2009 - 2009
Dinâmicas de Grupo e Oficinas Pedagógicas em Educação para a Diversidade e os Direitos Humanos
Descrição: A implantação de políticas públicas promotoras da igualdade e do respeito à diversidade e aos direitos humanos, por meio da educação, foi consolidada recentemente, por meio da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Decreto Lei n. 6755), de 29 de janeiro de 2009. Segundo este documento, a formação inicial e continuada do profissionais do magistério para as redes públicas de educação básica deve ser pautada no princípio de ?promoção da formação de professores na perspectiva da educação integral, dos direitos humanos, da sustentabilidade ambiental e das relações étnico-raciais, com vistas à construção de ambiente escolar inclusivo e cooperativo?. (Artigo 2º, parágrafo VIII). Ora, tal medida envolve a reequilibração de um grande repertório de representações sociais altamente estruturadas no simbolismo da cultura nacional, num processo de dialético de assimilações e acomodações de conceitos estruturantes do ethos político e moral da sociedade. No entanto, não se pode limitar esta mudança de paradigma educacional a uma perspectiva meramente cognitiva, onde os componentes da afetividade e os valores sociais não estejam agindo como âncoras da auto-referenciação identitária dos sujeitos e sustentando mecanismos de resistência psíquica contra mudanças (des)estruturantes dos relacionamentos humanos. A perspectiva da razão civilizatória e dos discursos ideológicos sobre os relacionamentos humanos não atinge o âmago da questão. Propor leis não atinge o nível das representações sociais, calcificadas em núcleos ?duros? de estruturação psicosocial. Neste projeto, pretendemos repertoriar experiências em dinâmicas de grupo e oficinas pedagógicas na área de educação para a diversidade e os direitos humanos, a fim de enriquecermos nossos cursos de graduação com propostas que contemplem a proposta de formação de professores para esta temática, numa perspectiva não apenas teórica e normativa, mas, especialmente, numa perspectiva subjetiva e v.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador / MATIAS Breno Henrique - Integrante.


Outros Projetos


2015 - Atual
O ECA nas escolas: Formação continuada de educadores educadores para as temáticas dos Direitos Humanos, com ênfase no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90 - ECA)
Descrição: A formação de educadores numa perspectiva de Direitos Humanos tem sido a tônica de nosso trabalho nas disciplinas de licenciatura que ministramos para diferentes cursos de graduação, na UFOP. E, dentre as diversas temáticas que são abrangidas por esta perspectiva, a reflexão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei 8.069/90), se destaca por se tratar de um microssistema jurídico de grande impacto e repercussão na proteção da criança e do adolescente, motivo pelo qual o crescente interesse de seu estudo na formação de professores e educadores de modo geral. Em especial, destaca-se a Lei n. 11.525/2007, que altera a Lei n. 9394/1996 (LDB) e torna obrigatória a inclusão no currículo do ensino fundamental de conteúdos que tratem dos direitos de crianças e de adolescentes. Este projeto tem como proposta a elaboração de material de apoio didático-pedagógico para o estudo de temas relacionados ao ECA, no contexto das licenciaturas e da formação continuada de educadores..
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Keila Deslandes - Coordenador.


Membro de comitê de assessoramento


2009 - Atual
Agência de fomento: (FAPEMIG) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Pesquisas e Práticas Psicossociais
2008 - Atual
Periódico: Revista da Pesquisa & Pós-Graduação
2009 - Atual
Periódico: Psicologia e Sociedade
2007 - 2007
Periódico: Poiésis (Catalão)
2012 - Atual
Periódico: Psicologia Clínica (PUCRJ. Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Educação em Revista (UFMG. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gênero.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia Social.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2002
Orientadora do projeto de iniciação científica vencedor do 1o lugar no Seminário de Iniciação Científica da UFOP, UFOP.
1999
Menção Très Honorable para a Tese de Doutorado. Honraria concedida a, no máximo, 20% das teses aprovados por ano/ área de conhecimento., Universidade de Paris-7.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Molón, Susana Inês  Data: 09/09/2001

Artigos completos publicados em periódicos

1.
DESLANDES, K.2012DESLANDES, K.. Carta a um amigo. Cadernos de História (UFOP. Mariana), v. VI, p. 1-108, 2012.

2.
DESLANDES, K.2009DESLANDES, K.. Gravidez na Adolescência: revendo a hipótese de empowerment. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 3, p. 142-156, 2009.

3.
DESLANDES, K.2004DESLANDES, K.; SILVA, K. A. . Fatores afetivos e cognitivos: influências no ensino de língua inglesa. Revista da Pesquisa & Pós-Graduação, v. 4, p. 50-53, 2004.

4.
NOVAIS, M. M. M.1991NOVAIS, M. M. M. ; DESLANDES, K. ; MARTHA, A. . Análise de uma entrevista de pesquisa. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. ano 6, n.n. 09, p. 183-190, 1991.

5.
DESLANDES, K.1991DESLANDES, K.. A criatividade como objeto de estudos em Psicologia e Arte. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. ano 6, n.n 09, p. 129-136, 1991.

6.
DESLANDES, K.1990DESLANDES, K.. Mudança, autogestão, intervenção psicossociológica: aproximações teórico-práticas. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. ano 5, n.n. 08, p. 79-87, 1990.

7.
DESLANDES, K.1988DESLANDES, K.. Psicologia Social em Minas: história e atualidade. Psicologia e Sociedade (Impresso), Belo Horizonte, v. ano 3, n.n. 06, p. 219-226, 1988.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DESLANDES, K.; Bahia, Alexandre (Org.) ; RIOS, R. R. (Org.) . Homotransfobia e direitos sexuais: debates e embates contemporâneos. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2018. v. 1. 145p .

2.
DESLANDES, K.. Formação de professores/as e Direitos Humanos: construindo escolas promotoras da igualdade (versão impressa). 1. ed. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2017. v. 1. 84p .

3.
DESLANDES, K.. Reverberações: sobre formação docente e alteridades. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2017. v. 1. 128p .

4.
DESLANDES, K.. Atos, pactos, impactos: direitos humanos e políticas públicas. 1a. ed. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2015. v. 1. 246p .

5.
DESLANDES, K.; SILVA, F. R. (Org.) ; PAULO, J. R. (Org.) ; PEREIRA, V. M. (Org.) . Anais do X Simpósio de Formação e Condição Docente: alteridade, condição e formação docente. 1. ed. Belo Horizonte: MJR Editora, 2015. v. 1. 618p .

6.
DESLANDES, K.; SILVA, F. R. (Org.) ; PAULO, J. R. (Org.) . Caderno de Resumos do X Simpósio de Formação e Profissão Docente: alteridades, condição e formação docente.. 1. ed. Belo Horizonte: MJR Editora, 2015. v. 1. 300p .

7.
DESLANDES, K.; LOURENCO, E. (Org.) . Por uma Cultura de Direitos Humanos na Escola: Princípios, meios e fins. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2012. v. 1. 120p .

8.
DESLANDES, K.; FIALHO, N. . Diversidade no ambiente escolar: instrumentos para a criação de projetos de intervenção. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. v. 1. 78p .

9.
DESLANDES, K.. Psicologia: Introdução à Psicologia. 01. ed. Cuiabá: EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2006. v. 01. 98p .

Capítulos de livros publicados
1.
NOVAIS, M. M. M. ; DESLANDES, K. ; MARTHA, A. . Análise de uma entrevista de pesquisa. In: Mata-Machado, Marília Novais. (Org.). Práticas de análise do discurso. 1ed.: , 2018, v. , p. 13-24.

2.
PAMPLONA, L. R. P. ; DESLANDES, K. . Universidade Federal de Ouro Preto. In: Keila Deslandes. (Org.). Atos, Pactos, Impactos: Direitos Humanos e Gestão de Políticas Públicas. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2015, v. 1, p. 169-182.

3.
DESLANDES, K.. Por uma cultura dos Direitos Humanos na Escola: etapas e procedimentos para a construção de projetos de intervenção. In: Keila Deslandes; Erika Lourenço. (Org.). Por uma cultura dos Direitos Humanos na Escola: Princípios, meios e fins. 1aed.Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2012, v. 1, p. 103-118.

4.
DESLANDES, K.. A construção da identidade: o processo imaginação-ação-interação. In: Schettino-Souza, Mauro. (Org.). Educação Superior a Distância: experiências e contribuições. 01ed.Belo Horizonte: Independente, 2005, v. , p. 01-102.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DESLANDES, K.. Ponto de vista. Virando a Página.

2.
DESLANDES, K.. Site do NIPIAC - Núcleo de de Intercâmbio e Pesquisa sobre a Infância e a Adolescência Contemporâneas/ UFRJ. NIPIAC - site de opiniões.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DESLANDES, K.. Promovendo o feminismo pelo Estado: uma análise do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). In: Seminário Internacional Fazendo Gênero, 2018, Florianópolis. Anais do XI Seminário INternacional Fazendo Gênero: 13th Women's Worlds Congress, 2017.

2.
DESLANDES, K.; MOTA, M. . Formação Continuada de Professores para os Direitos Humanos, a Diversidade e o Enfrentamento à Homofobia: Relato de uma Experiência na UFOP. In: VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura/ Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014, Rio Grande. Anais do VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura/ Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande: VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasilei, 2014. v. 1. p. 1-8.

3.
DESLANDES, K.. Abuso sexual de vulneráveis: a importância do princípio protetivo da infância e da adolescência. In: Fazendo Gênero 10: Desafios Atuais do Feminismo, 2013, Florianopolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: Anais Eletronicos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013. v. 1. p. 1-9.

4.
DESLANDES, K.. CONSTRUINDO PROJETOS DE INTERVENÇÃO NA ÁREA TEMÁTICA DA DIVERSIDADE, EM AMBIENTE ESCOLAR. In: ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Pesquisa em Educação, 2010, Belo Horizonte - MG. Anais do XV ENDIPE, 2010.

5.
DESLANDES, K.. Construindo projetos de intervenção na área temática da diversidade, em ambiente escolar. In: XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Pesquisa em Educação, 2010, Belo Horizonte - MG. Anais do XV ENDIPE, 2010.

6.
DESLANDES, K.. Gênero e diversidade na escola: como verificar o impacto na formação de professores?. In: Fazendo Gênero 9, 2010, Florianópolis - SC. Fazendo Gênero 9, 2010.

7.
DESLANDES, K.; Souza, V. M. . Representações escolares sobre sexualidade efecundidade de adolescentes. In: Simpósio Interamericano de Psicologia, 2009, Cidade da Guatemala. Anais do XXXII Simposio Interamericano de Psicologia, 2009.

8.
DESLANDES, K.; Silva, C. C. . Gravidez e projetos de vida na adolescência contemporânea. In: XXXII Simposio Interamericano de Psicologia, 2009, Cidade da Guatemala. Anais do XXXII Simposio Interamericano de Psicologia, 2009.

9.
DESLANDES, K.; MENDES, Antônio Sérgio . Formação superior de professores a distância: uma análise do uso do meio impresso. In: Cogresso Internacional de Qualidade em Educação a Distância, 2005, São Leopoldo - RS - Brasil. http://www.ricesu.com.br/ciqead2005/trabalhos/23.pdf, 2005.

10.
DESLANDES, K.. Formação de professores na modalidade a distância (EAD): da extensão à inclusão no ensino superior. In: Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária, 2005, Rio de Janeiro. Anais do Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária, 2005.

11.
DESLANDES, K.. Formação de professores na modalidade EAD: uma análise do uso do meio impresso. In: Congresso Internacional de Qualidade em Educação a Distância, 2005, São Leopoldo - RS. Anais do Congresso Internacional de Qualidade em Educação a Distância, 2005.

12.
DESLANDES, K.. Contribution à l'étude du traitement de l'ambiguité chez des schizophrènes. In: Actes du IV Colloque National Jr de Psychopathologie, 1998, Paris, 1998. p. 36-46.

13.
DESLANDES, K.. A construção da disciplina Psicologia Comunitária. In: I Encontro Brasileiro de Psicologia Comunitária e Trabalho Social, 1992, Belo Horizonte. Anais do I Encontro Brasileiro de Psicologia Comunitária e Trabalho Social, 1992.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DESLANDES, K.. O conceito de gênero e sua importância no contexto escolar: construindo um índice de equidade/igualdade de gênero, na escola. In: VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade; III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade; III Luso- Brasileiro Educação em Sexualidade, Género, Saúde e Sustentabilida, 2018, Rio Grande - RS. Anais eletrônicos do VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, do III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e do III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade [recurso eletrônico] / organizadoras, Paula Regin, 2018.

2.
DESLANDES, K.. Formação de Professore/as numa Ética dos Direitos Humanos: um diálogo necessário. In: X Simpósio de Formação e Condição Docente: alteridade, condição e formação docente, 2015, Ouro Preto. Anais do X X Simpósio de Formação e Condição Docente: alteridade, condição e formação docente. Belo Horizonte: MJR Editora, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DESLANDES, K.. Formação de Professore/as numa Ética dos Direitos Humanos: um diálogo necessário. In: X Simpósio de Formação e Condição Docente: alteridade, condição e formação docente, 2015, Ouro Preto. Cadernos de Resumos do X Simpósio de Formação e Condição Docente: alteridade, condição e formação docente. Belo Horizonte: X Simpósio de Formação e Condição Docente: alteridade, condição e formação docente, 2015. v. 1. p. 54-54.

2.
DESLANDES, K.. A gravidez na adolescência preocupa?. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009, Maceió - AL. Anais do XV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2009.

3.
DESLANDES, K.. Importância da Epistemologia Genética para professores de matemática. In: II Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2001, Belo Horizonte. Anais do II Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2001.

4.
DESLANDES, K.. Educação e cidadania no município de Queimadas (BA): continuidade, articulação dos diversos setores e novas possibilidades para o seu desenvolvimento. In: IV Encontro Luso-brasileiro de História da Educação, 2000, Coimbra, Portugal. Anais do IV Encontro Luso-brasileiro de História da Educação, 2000.

5.
DESLANDES, K.; VILA, M. C. . A representação do termo pesquisa manifestada pelos alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. In: Encontro de Formação de Professores dos países do Mercosul, 2000, Campo Grande, MS, Brasil. Anais do Encontro de Formação de Professores dos países do Mercosul, 2000.

6.
DESLANDES, K.. Tratamento das ambiguidades na esquizofrenia. In: Anais do IV Ciclo de Estudos em Saúde Mental, 1998. IV Ciclo de Estudos em Saúde Mental. Ribeirão Preto - SP: FMUSP-RP, 1998. p. 63-63.

7.
DESLANDES, K.. Drogadicção e Cidadania: um impasse na prevenção contra a AIDS. In: III Encontro de Psicoterapia em Instituições Públicas, 1992, Niterói - RJ, Brasil. Anais do III Encontro de Psicoterapia em Instituições Públicas, 1992.

Apresentações de Trabalho
1.
DESLANDES, K.. Diversidade, desigualdade e direitos humanos: o papel do imaginário na mídia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DESLANDES, K.. Formação de Professore/as numa Ética dos Direitos Humanos: um diálogo necessário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DESLANDES, K.. O empoderamento das mulheres e a equidade de gênero. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DESLANDES, K.; MOTA, M. . Formação Continuada de Professores para os Direitos Humanos, a Diversidade e o Enfrentamento à Homofobia: Relato de uma Experiência na UFOP. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DESLANDES, K.. Indicadores de monitoramento e avaliação do GPP-GeR/ UFOP. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DESLANDES, K.. Abuso Sexual de Vulneráveis: a importância do princípio protetivo da infância e da adolescência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
DESLANDES, K.. Educação para os Direitos Humanos e Formação Docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
DESLANDES, K.. HISTÓRIA E TENDÊNCIAS ATUAIS NA FORMAÇÃO E NAS PRÁTICAS EM PSICOLOGIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
DESLANDES, K.; VILA, M. C. . A representação do termo pesquisa manifestada pelos alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DESLANDES, K.. Formação de professores na Universidade pública. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
DESLANDES, K.. O psicólogo na instituição de saúde. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
DESLANDES, K.. Contribution à l´étude du traitement de l´ambiguité chez des patients schizophrènes. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DESLANDES, K.. Proposta de implantação de um programa de prevenção a AIDS para dependentes químicos. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DESLANDES, K.. Entrevista de pesquisa. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
DESLANDES, K.. Psicologia de grupo, loucura e cultura. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
DESLANDES, K.. Análise de uma entrevista de pesquisa. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
DESLANDES, K.. O tema da mudança na intervenção psicossociológica. 1989. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
DESLANDES, K.. Psicologia Social em Minass: história e atualidade. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
DESLANDES, K.. Psicologia Social em Minas: história e atualidade. 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
DESLANDES, K.. Momentos de grupos. 1987. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
DESLANDES, K.. A factibilidade/ viabilidade da equiparação/ equalização da assistência médica prestada à clientela urbano-rural da Previdência Social. 1987. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
DESLANDES, K.. Reforma Sanitária. 1987. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
DESLANDES, K.. Atos, Pactos, Impactos: Direitos Humanos e Gestão de Políticas Públicas. Belo Horizonte, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
DESLANDES, K.. Apresentação da Série Cadernos da Diversidade: Jogos para Pensar: Educação em Direitos Humanos e Formação para a Cidadania. Belo Horizonte, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
DESLANDES, K.. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
DESLANDES, K.. Contribution à l´étude du traitement de l´ambiguité chez des patients schizophrènes 1999 (Tese de Doutorado).

5.
DESLANDES, K.. Grupos de Drogaditos e Epidemia de AIDS 1993 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DESLANDES, K.. Consultoria Ad Hoc ao Ministério da Educação/ INEP, para Avaliação das Condições de Oferta de cursos de graduação em Pedagogia e áreas afins.. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
DESLANDES, K.. Parecer Revista Educação e Sociedade. 2015.

2.
DESLANDES, K.. Parecer Revista Psicologia e Sociedade. 2015.

3.
DESLANDES, K.. Parecer Revista Psicologia Clínica. 2012.

4.
DESLANDES, K.. Parecer Revista Pesquisa e Práticasa Psicossociais. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DESLANDES, K.. Desafios da docência no cenário atual da educação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
DESLANDES, K.. Relatório Parcial 2 da Pesquisa Avaliativa do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
DESLANDES, K.; TOLEDO, A. . Relatório Parcial 1 da Pesquisa Avaliativa do Prémio Construindo a Igualdade de Gênero. 2015. (Relatório de pesquisa).

3.
AFONSO L M M ; DESLANDES, K. . Educação para a Diversidade: Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-Aula).

4.
DESLANDES, K.. Dinâmica para a prática pedagógica. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
DESLANDES, K.. Leituras introdutórias em psicologia Social e Comunitária. 1993. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
Vianna, CP; Carvalho, M.; DESLANDES, K.; DESLANDES, K.. Participação em banca de Tatiana Carvalho. Professoas lésbicas na Educação Básica de São Paulo: rupturas e construção de visibilidades. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DESLANDES, K.; Silva M L. Participação em banca de Aline T. de Souza. O orientador real versus o orientador ideal no sistema de educação a distância (EAD). 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação a Distância) - Universidade Federal de Ouro Preto.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DESLANDES, K.; MOURA, F. A.; OLIVEIRA, F.. Processo seletivo simplificado para a contratação de professor substituto para a área de Psicologia da Educação. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
DESLANDES, K.; LOURENCO, E.. Concurso público de provas e títulos para o ingresso na carreira de docente de ensino superior, área de Psicologia da Educação. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
DESLANDES, K.; MARTINS, R. A.. Concurso público de provas e títulos para o cargo de Professor Efetivo de Psicologia da Educação. 2006. Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
DESLANDES, K.; VOLTOLINI, R.; URT, S.. Concurso público de provas e títulos para a seleção de professor efetivo na área de Psicologia da Educação. 2005. Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
DESLANDES, K.; SOUZA, A. N.; BONAMINO, A.. Concurso público de provas e títulos para a seleção de professor efetivo de Fundamentos da Educação, do Departamento de Educação, da Universidade Federal de Ouro Preto.. 2004. Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
DESLANDES, K.; OLIVEIRA, D. A.; LELIS, I.. Concurso público para seleção de professor efetivo de Fundamentos da Educação, do Departamento de Educação, da Universidade Federal de Ouro Preto.. 2003. Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
DESLANDES, K.. Seleção de professor substituto para a área de Psicologia da Educação. 2001. Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
DESLANDES, K.. Seleção de professor substituto para a área de Psicologia da Educação. 2000. Universidade Federal de Ouro Preto.

Avaliação de cursos
1.
DESLANDES, K.; NEUFELD C B. Comissão INEP para autorização de Curso de Psicologia. 2007. Inep.

2.
DESLANDES, K.; SANTUARIO, L. C.. Comissão INEP/ MEC para Autorização de Curso - Psicologia. 2007. Faculdade de Cuiabá.

3.
DESLANDES, K.; HARTMANN Luciana. Comissão INEP/ MEC para Autorização de Curso - Artes Cênicas. 2007. Escola Superior de Artes Célia Helena.

4.
DESLANDES, K.; SA, I. P.. Comissão INEP/ MEC para Avaliação das Condições de Ensino. 2007.

5.
DESLANDES, K.; BOTH, I.. Avaliação de Curso Normal Superior e Programa de Formação de Docentes para a Educação Infantil. 2006. Faculdades Integradas de Urubupungá.

6.
DESLANDES, K.. Comissão INEP/ MEC. 2005. Universidade Veiga de Almeida.

7.
DESLANDES, K.. Comissão INEP/ MEC designada para avaliar as condições de oferta do curso de Pedagogia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. 2005. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

8.
DESLANDES, K.; NASCIMENTO, Letícia. Comissão INEP/ ACE. 2005. Instituto Luterano de Ensino Superior.

9.
DESLANDES, K.; PIRES, Francisco José. Comissão MEC/ INEP/ ACG designada para avaliar as condições de oferta do curso Normal Superior - Formação para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Angelo (IESA). 2005. Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Angelo.

10.
DESLANDES, K.; MALAVAZI, M. M. S.. MEC/ INEP/ ACG - Avaliação das Condições Gerais de Oferta de Curso de Graduação. 2005. Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

11.
DESLANDES, K.. Avaliação das Condições de Ensino ACE/ INEP/ MEC Consultoria Ad Hoc. 2004. Centro Universitário Salesiano São Paulo.

12.
DESLANDES, K.. Avaliação das Condições de Ensino/ ACE-INEP-MEC. 2004. Centro Universitário Salesiano São Paulo.

13.
DESLANDES, K.. Avaliação das Condições de Ensino/ ACE-INEP-MEC. 2004. Faculdades Integradas de Cassilândia.

14.
DESLANDES, K.; MALAVAZI, M. M. S.. Avaliação das Condições de Ensino ACE/ INEP/ MEC Consultoria Ad hoc. 2004. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Outras participações
1.
DESLANDES, K.; RABAY, G.. Juri do IX Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. 2015.

2.
DESLANDES, K.; DINIZ, D.. Juri do VII Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. 2013.

3.
DESLANDES, K.. Comissão de Assessoramento FAPEMIG. 2010. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

4.
DESLANDES, K.; GONCALVES, J. L. V. R.; Galery M C V. Banca Examinadora para Progressão Vertical para a Classe de Associado 1. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Simpósio de Formação e Profissão Docente.Avaliação de Artigos Científicos/ Membro do Comitê Científico. 2015. (Simpósio).

2.
X Simpósio de Formação e Profissão Docente.Coordenação do GT Alteridade e Avaliação. 2015. (Simpósio).

3.
X Simpósio de Formação e Profissão Docente.Formação de Professores e Direitos Humanos. 2015. (Simpósio).

4.
X Simpósio de Formação e Profissão Docente.Coordenação do GT Gênero, Diferença e Escola. 2015. (Simpósio).

5.
X Simpósio de Formação e Profissão Docente: alteridade, formação e condição docente.Formação de Professore/as numa Ética dos Direitos Humanos: um diálogo necessário. 2015. (Simpósio).

6.
XVII Jornada Multidisciplinar "Diversidade, Acessibilidade e Direitos: Diálogos com a Comunicação"..Diversidade, desigualdade e direitos humanos: o papel do imaginário na mídia.. 2015. (Seminário).

7.
Seminário de Monitoramento e Avaliação do Curso Gestão de PolPolíticas Públicas em Gênero e Raça.Indicadores de monitoramento e avaliação do GPP-GeR/ UFOP. 2014. (Seminário).

8.
VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de G. Formação Continuada de Professores para os Direitos Humanos, a Diversidade e o Enfrentamento à Homofobia: Relato de uma Experiência na UFOP. 2014. (Congresso).

9.
XIX Encontro Regional da Abrapso Minas.O empoderamento das mulheres e a equidade de gênero. 2014. (Encontro).

10.
Fazendo Gênero 10: Desafios Atuais do Feminismo.Abuso sexual de vulneráveis: a importância do princípio protetivo da infância e da adolescência. 2013. (Seminário).

11.
Fórum Mundial de Direitos Humanos. Formação de Professores e Direitos Humanos. 2013. (Congresso).

12.
XXX ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF E X ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.HISTÓRIA E TENDÊNCIAS ATUAIS NA FORMAÇÃO E NAS PRÁTICAS EM PSICOLOGIA. 2012. (Encontro).

13.
Fazendo Gênero 9. Gênero e diversidade na escola: como verificar o impacto na formação de professores?. 2010. (Congresso).

14.
XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Pesquisa em Educação.Construindo projetos de intervenção na área temática da diversidade, em ambiente escolar. 2010. (Encontro).

15.
2 Encontro da Rede de Educação para a Diversidade.Curso Gênero e Diversiade na Escola, na UFOP. 2009. (Encontro).

16.
2 Encontro Pensando Genero e Ciências.Pensando Gênero e Ciências na UFOP. 2009. (Encontro).

17.
Incorporação de Gênero na Gestão das Águas: oficina de capacitação de multiplicadores para a comunidade lusófona.Empowerment de gênero e participação de mulheres em comitês de bacia. 2009. (Oficina).

18.
Simpósio Interamericano de Psicologia.Gravidez na adolescência em contextos de pobreza. 2009. (Simpósio).

19.
XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.A gravidez na adolescência preocupa?. 2009. (Encontro).

20.
1 Encontro Nacional da Rede de Educação para a Diversidade.Curso Gênero e Diversidade na Escola, na UFOP. 2008. (Encontro).

21.
Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária. Formação de Professores na Modalidade Educação a Distância (EAD): da extensão à inclusão no ensino superior. 2005. (Congresso).

22.
Congresso Internacional de Qualidade em Educação a Distância. Formação Superior de Professores a Distância: uma análise do uso do meio impresso. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DESLANDES, K.. X SIMPOED - Simpósio Formação de Professores e Trabalho Docente. 2015. (Congresso).

2.
DESLANDES, K.. Fórum Mundial de Direitos Humanos. 2013. (Congresso).

3.
DESLANDES, K.. 2 Simposio de Formação de Professores e Trabalho Docente. 2004. (Congresso).

4.
DESLANDES, K.. 1 Simpósio de Formação de Professores e Trabalho Docente. 2003. (Congresso).

5.
DESLANDES, K.. As perspectivas educativas da UNESCO para o século XXI. 2000. (Outro).

6.
DESLANDES, K.. II Fórum das Licenciaturas da UFOP. 1999. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vasconcelo Ferreira Lagares. A atuação do Conselho Municipal da Mulher de Ipatinga na formulação e monitoramento de políticas públicas de gênero no município. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero Raça-Etnia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Keila Deslandes.

2.
Marcela Maia de Melo. Quesito Cor-Raça: um recurso necessário para instrumentos de pesquisa, cadastro e avaliação de política educacional. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero Raça-Etnia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Keila Deslandes.

3.
Diego Souza de Carvalho. A gestão do desvio: transexualidade e políticas públicas de saúde no Brasil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero Raça-Etnia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Keila Deslandes.

4.
Ivelise Pedrosa da Conceição Valente. Mulheres que necessitam de creche. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero Raça-Etnia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Keila Deslandes.

5.
Graciela de Paula Lima. A inserção dos adolescentes negros no serviço de medidas socio-educativas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero Raça-Etnia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Keila Deslandes.

6.
Laura Rodrigues Paim Pamplona. Políticas afirmativas e a UFOP: reflexões sobre os desafios da política de cotas raciais na Universidade Federal de Ouro Preto. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero Raça-Etnia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Keila Deslandes.

7.
Cláudia Maria Teixeira Coelho. Perfil do orientador acadêmico na EAD: um estudo de caso no pólo de Berilo-MG. 2004. 85 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação a Distância) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Keila Deslandes.

8.
Antônio Sérgio Mendes. Material impresso em EAD: o estudante está satisfeito?. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação a Distância) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Keila Deslandes.

Iniciação científica
1.
Elida Adolfo Untaler. Gravidez na adolescência - completar título. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Keila Deslandes.

2.
Carla Carvalho Silva. Gravidez e projetos de vida na adolescência contemporânea: o que re-fazer diante de uma gravidez não planejda?. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Keila Deslandes.

3.
Elis Fernanda Esteves Couto. Reprodução e projetos de vida na adolescência contemporânea: a gravidez na adoescência preocupa o professor?. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Keila Deslandes.

4.
Victor Marcondes Santos. A gravidez na adolescência preocupa? representações sobre sexualidade na escola. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Keila Deslandes.

5.
Carla Carvalho Silva. Reprodução e Projetos de Vida na Adolescência Contemporânea: o que re-fazer diante de uma gravidez não planejada?. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Keila Deslandes.

6.
Kleber Aparecido da Silva. Influência de fatores afetivos e cognitivos no ensino de língua estrangeira através da leitura. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Keila Deslandes.

7.
Lilian Maria C Soares. A natureza e a função da educação orientada para a pesquisa: a visão dos estudantes universitários. 2001. 45 f. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Keila Deslandes.

8.
Kelly Souza Lima. A natureza e a função da educação orientada para a pesquisa: a visão dos estudantes universitários. 2001. 45 f. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Keila Deslandes.

9.
Magna Rodrigues Moreira Braga. Processos de ensino e aprendizagem pela pesquisa: uma análise comparativa, segundo o gênero, de estudantes de licenciaturas da UFOP. 2000. 37 f. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Keila Deslandes.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Decana do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.
Coordenadora da Série Cadernos da Diversidade, publicada pela Editora Autêntica, desde o ano de 2010.



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