Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1980), mestrado e doutorado em Educação pela PUC-Rio (1997, 2006). Desde 2012, é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, vinculada à FEBF - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, no Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais, atuando como docente nos cursos de graduação e pós-graduação/lato-sensu no curso "Gestão de processos educativos na escola". Coordena os Projetos de Extensão: "Educação e teorias críticas nos movimentos sociais" e "Acompanhamento de alunos egressos da FEBF". Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa do HISTEDBR na FEBF, no grupo "Estado, políticas e espaço publico - EPEP", EPSJV/Fiocruz e no "Núcleo de Pesquisa sobre Estado e Poder no Brasil", UFF. Atualmente, suas principais áreas de atuação são: Politicas Públicas de Educação e Educação no Brasil; Organismos Internacionais e Educação; Trabalho e Educação; e Metodologia da Pesquisa Científica. Desde março de 2016, é vice-diretora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, Maria Teresa C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais.
Rua General Manoel Rabelo s/ numero
Vila São Luís
25065050 - Duque de Caxias, RJ - Brasil
Telefone: (21) 36518278


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (Orientador: Michael Löwy).
Título: A Educação Ideológica no Projeto de Desenvolvimento Nacional do ISEB (1955-1964), Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Ana Waleska Pollo Campos Mendonça.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Políticas educacionais; Desenvolvimentismo; Historiografia da educação brasileira; Intelectuais da educação; Epistemologia das ciências sociais; Epistemologia da educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia Científica / Construção do Conhecimento Científico.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.
Setores de atividade: Educação.
1994 - 1997
Mestrado em Educação.
Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.
Título: Da formação profissional à educação para o trabalho e a cidadania - uma reflexão sobre as recentes transformações do pensamento do empresariado industrial brasileiro sobre a capacitação profissional,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Ana Waleska Pollo Campos. Mendonça.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1987 - 1989
Aperfeiçoamento em Autonomização do Senai Em Informática Educativa. (Carga Horária: 2400h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Nacional, SENAI - DN, Brasil. Ano de finalização: 1989.
1986 - 1988
Aperfeiçoamento em Análise de Sistemas. (Carga Horária: 588h).
Pontifícia Universidade Católica - Rio, PUC-RIO, Brasil. Ano de finalização: 1988.
1986 - 1986
Aperfeiçoamento em Informática e Comunicação Pedagógica. (Carga Horária: 60h).
Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS, França. Ano de finalização: 1986.
2007 - 2008
Graduação em Licenciatura Plena de Ensino Fundamental e Médio.
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
1976 - 1980
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Faculdades Integradas Bennett, BENNETT, Brasil.
Título: Estudo de Planejamento Urbano Integrado.




Formação Complementar


2015 - 2015
Trabalho e educação: contribuições do marxismo para a análise de políticas. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2012 - 2012
Seminario Internacional Antonio Gramsci. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2009 - 2009
A produção do conhecimento. (Carga horária: 12h).
Programa de Pós-Graduação em Educação-UERJ, PROPED-UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Direção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como vice-diretora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense-FEBF/UERJ tenho desenvolvido atividades vinculadas ao campo da administração, planejamento, coordenação, colaboração, promoção e assistência voltadas aos fins fundamentais de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela referida Unidade (segundo Regimento Interno da UERJ).

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Dei inicio ao desenvolvimento do Projeto de Extensão denominado "Educação e teorias críticas nos movimentos sociais: formação de quadros e produção de conhecimento" tendo por objetivo aprofundar a formação de educadores e quadros vinculados à movimentos sociais da Baixada Fluminense, tendo como objeto de estudo central a educação e suas políticas públicas e como ferramentas de análise o conhecimento acerca do método e da teoria crítica, apoiada no materialismo histórico dialético, e sua construção.Tal projeto trabalha conjuntamente com alunos da graduação e da especialização, contando com a participação de um bolsista de extensão.

Atividades

04/2016 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, .

Cargo ou função
Vice-Direção.
04/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, .

09/2016 - 09/2016
Ensino, Gestão dos processos educativos na escola: administração e supervisão escol, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos Epistemológicos da Educação
02/2016 - 06/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho e Educação
2016 - 2016
Direção e administração, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, .

Cargo ou função
Comissão julgadora do processo seletivo para ingresso no Curso de Especialização em Gestão dos processos educativos na escola.
08/2015 - 11/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Institucional A
Estágio Supervisionado III - Docência do Ensino Médio e Gestão de Sistemas Educacionais
Politicas públicas e Educação A
09/2015 - 10/2015
Extensão universitária , Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, .

Atividade de extensão realizada
II Semana de Graduação da FEBF - II SEGRAF.
02/2015 - 06/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho e Educação - T.01
Trabalho e Educação - T.04
O Curso de Pedagogia no Brasil
11/2014 - 11/2014
Extensão universitária , Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, .

Atividade de extensão realizada
I Semana de Graduação da FEBF.
08/2014 - 11/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Institucional A - T.02
Politicas Públicas e Educação A - T.03
Avaliação Institucional - T.03
09/2014 - 10/2014
Ensino, Gestão dos Processos Educativos - Administração e Supervisão Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Politicas e Legislação da Educação Brasileira
02/2014 - 06/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Sistemas Educacionais II A
Trabalho e Educação - T.02
Trabalho e Educação - T.04
Antonio Gramsci e a Educação
08/2013 - 11/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Sistemas Educacionais I A - T.01
Gestão de Sistemas Educacionais I A - T.04
Politicas Públicas e Educação A - Turma 01
Politicas Públicas e Educação A - T.02
02/2013 - 06/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antonio Gramsci e a Educação
Trabalho e Educação - Turma 01
Trabalho e Educação - Turma 02
08/2012 - 11/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antonio Gramsci e a Educação
Politicas Públicas e Educação A - Turma 01
Politicas Públicas e Educação A - Turma 02
02/2012 - 06/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
As concepções educacionais nos documentos e relatórios internacionais
Gestão de Sistemas Educacionais II A
Trabalho e Educação

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa "Coletivo de Estudos de Políticas Educacionais"

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista PAETEC, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista PAETEC/ Fiocruz, junto a Coordenação de Cooperação Internacional (CCI) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - EPSJV/Fiocruz

Atividades

09/2007 - 02/2009
Outras atividades técnico-científicas , EPSJV - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, EPSJV - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Atividade realizada
Professora pesquisadora da área de cooperação internacional.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Doutoranda - Bolsa CAPES, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: bolsista Faperj, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professora horista, Carga horária: 5
Outras informações
Atividade docente ministrando disciplinas no Curso de Pedagogia

Atividades

1994 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .

Linhas de pesquisa
Políticas Educacionais
3/2000 - 7/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira I
8/1999 - 12/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira II
3/1999 - 7/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira I
8/1996 - 12/1996
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Trabalho

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Professora do Curso de Pedagogia, ministrando as seguintes disciplinas: História da Educação; Metodologia da Pesquisa Científica (módulos I, II, III, IV, V, VI)

Atividades

01/2009 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação I
Metodologia da Pesquisa Científica (Módulos I, II, III, IV, V, VI)
2011 - 2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática da Educação - PPE (módulos 1, 2, 3, 4, e 5) - Educação a Distancia
04/2005 - 12/2008
Ensino, Docência do Ensino Superior, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tendências Atuais do Pensamento Pedagógico
Metodologia da Pesquisa Científica
06/2007 - 05/2008
Direção e administração, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, .

Cargo ou função
Professor Responsável.
06/2007 - 05/2008
Ensino, Docência do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tendências Atuais do Pensamento Pedagógico
Metodologia da Pesquisa em Educação
09/2005 - 05/2008
Direção e administração, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Centro I - Presidente Vargas.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/2000 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação I
História da Educação II
Iniciação à prática de pesquisa
Metodologia da Pesquisa Científicas
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Pesquisa e Prática em Educação I
Pesquisa e Prática em Educação II
01/2001 - 07/2001
Direção e administração, Campus Rocinha, Curso de Pedagogia.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista Sanduíche, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20


Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Nacional, SENAI - DN, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Formação Profissional, Carga horária: 40

Atividades

07/1979 - 10/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento Nacional, Divisão de Ensino e Treinamento.

07/1979 - 10/1997
Serviços técnicos especializados , Diretoria Técnica, Divisão de Ensino e Treinamento.

Serviço realizado
Análise e avaliação de projetos (internos e/ou externos) de formação/educação profissional de interesse do Sistema Senai; Concepção, estudos e implementação de atividades relacionadas, direta e/ou indiretamente, com políticas de capacitação de mão-de-obra para a indústria no Brasil; Implemetação e acompanhamento de projetos educacionais nos departamentos regionais do Sistema Senai.
1993 - 1997
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento Nacional, .

1993 - 1996
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento Nacional, .

1987 - 1989
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento Nacional, .


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 0


Fiocruz - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, FIOCRUZ-EPSJV, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: pesquisadora



Linhas de pesquisa


1.
Políticas de Formação Profissional
2.
Acompanhamento, elaboração de pesquisas e estudos relacionados com as necessidades e demandas da mão-de-obra industrial no Brasil
3.
Concepção, estudos e encaminhamentos de políticas de formação profissional a serem adotadas pelo Sistema Senai
4.
Participação em eventos da área de formação profissional como representante do Senai/ Departamento Nacional
5.
Projeto "Autonomização do Senai em Informática Educativa"
6.
Projeto Estratégico Nacional do Sistema Senai - "Desenvolvimento e metodologias de reconversão profissional para desempregados"
7.
Acompanhamento e elaboração do documento final de referência do Projeto Estratégico "Reestruturação do Modelo de Formação Profissional"
8.
Políticas Educacionais

Objetivo: Estudos das mudanças das políticas púbicas de educação no contexto da sociedade política e da sociedade civil no Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Educação e organismos internacionais; Politicas Neoliberais de Educação no Brasil; Nova Pedagogia da Hegemonia.
9.
Educação e teorias críticas nos movimentos sociais: formação de quadros e produção de conhecimento

Objetivo: 1) Formar educadores e quadros de movimentos sociais no âmbito da compreensão problematizadora das questões do campo da educação pública com ênfase nas políticas públicas de educação; 2) Formar estudantes universitários na construção de conhecimento apoiado na abordagem crítica apoiada no pensamento dialético e problematizador; 3) Refletir sobre o atual papel da educação e da escola na formação da nova sociabilidade que vem sendo implementada de maneira efetiva e singular no Brasil..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professor.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Políticas Públicas de Educação; Estado Capitalista no Brasil; Abordagem crítica, dialética e problematizadora; Papel da educação; Papel da Escola Publica.
10.
PINBA - Programa Integrado de Pesquisas e Cooperação Técnica na Baixada Fluminense

Objetivo: Promover estudos e pesquisas sobre a estrutura sócio-econômica e cultural da Baixada Fluminense, integrando os diferentes conhecimentos e articulando nesse contexto as áreas temáticas do programas a fim de possibilitar a cooperação técnica e propiciar a interlocução com o Estado, as instituições públicas de ensino, terceiro setor, movimentos sociais e comunidade..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Baixada Fluminense; política educacional; História e Memória; Ação Extencionista; Ambiente e Cultura.
11.
Grupo de Estudo sobre Teorias Criticas - GETEC
12.
Estado, burguesia e luta de classes


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica na Baixada Fluminense - PINBA
Descrição: O PINBA visa o desenvolvimento de ações diferenciadas para a construção política, educacional, de pesquisa e preservação da memória, história e cultura da Baixada Fluminense. Para tanto, estabelece parcerias com o intuito de conjugar esforços da Universidade com os 3 niveis do poder público, instituições da sociedade civil organizada e movimentos sociais. O referido Programa está estruturado em 3 áreas temáticas : 1) Educação, política pública e trabalho; 2) Ambiente e cultura; 3) História da Educação e História Local..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Internacionalização no trabalho, na educação e na saúde
Descrição: As múltiplas definições da nova ordem global: internacionalização, globalização, mundialização, transnacionalização, imperialismo. O novo/velho papel do Estados Nacionais. As dinâmicas da nova ordem global: desenvolvimentos geográficos desiguais e o sistema de nações. Internacionalização e luta de classes: internacionalismo vs. cosmopolitismo. Os processos de internacionalização no trabalho: transnacionalização do capital e fragmentação dos trabalhadores. Integração supra-nacional e os dilemas da livre circulação dos trabalhadores. Os processos de internacionalização na educação: a atuação dos organismos internacionais e os processos de integração supra-nacional. A incorporação da educação como serviço no GATS. Os processos de internacionalização na saúde: a atuação dos organismos internacionais e a construção de uma agenda "global". Implicações do processo de internacionalização sobre a formação dos trabalhadores técnicos em saúde em diferentes contextos: América Latina e África..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Formação para o trabalho simples no Brasil contemporâneo
Descrição: Identificar as especificidades da formação para o trabalho simples no Brasil contemporâneo, destacando nesse processo as estratégias na nova pedagogia da hegemonia e a conformação de uma novo padrão de sociabilidade capitalista..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira - Integrante / Lucia Maria Wanderley Neves - Coordenador / André Martins - Integrante / Ialê Falleiros Braga - Integrante / Daniela Motta de Oliveira - Integrante / Marcelo Paula de Melo - Integrante / Adriana Almeida Sales de Mello - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante / Adriane Silva Tomaz - Integrante / Flávio Anício Andrade - Integrante / Rubens Luiz Rodrigues - Integrante / Melania Mendonça Rodrigues - Integrante / Elizete Morião de Carvalho - Integrante / Maria Paula de Oliveira Bonatto - Integrante.
2007 - 2009
A Educação Profissional em saúde no Brasil e nos países do MERCOSUL: perspectivas e limites para a formação integral de trabalhadores face aos desafios das políticas de saúde
Descrição: Tendo se iniciado no primeiro semestre de 2007, o Projeto Mercosul tem se desenvolvido através de finaciamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com duração prevista de 24 meses tem como objetivo identificar e analisar a oferta quantitativa e qualitativa de educação técnica em saúde nos países do Mercosul : Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Tal pesquisa visa trazer subsídios às políticas de organização e fortalecimento de sistemas de saúde e de coorperação internacional entre o Brasil e os Píses do referido bloco sub-regional. Entre os produtos esperados do Projeto, estão: a edição de um livro sobre o desenvolvimento nacional e internacional da educaçãpo técnica em saúde; a realização, no segundo semestre de 2008, de um Seminário Internacional sobre a Educação Técnica em Saúde, reunindo representantes da Rede Internacional de Educação de Técnicos (RETS); o cadastro eletrônico das instituições do Mercosul de educação técnica em saúde; e um catálogo impresso e /ou eletrônico de profissões técnicas em saúde no Mercosul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
As teorias sociológicas contemporâneas e a constitução de uma nova sociabilidade no Brasil do século XXI
Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral identificar as influências das teorias sociológicas contemporâneas na constituição de uma nova sociabillidade no Brasil do século XXI, e como objetivos específicos: A-situar historicamente cada uma das teorias sociológicas contemporâneas mais difundidas no Brasil dos anos iniciais do século XXI; B-analisar essas teorias sociológicas quanto aos seus pressupostos enunciados e proposições; C-estabelcer pontos de convergências e de divergência entre essas várias teorias; D-analisar a recepção dessas teorias nos trabalhos e na organização curricular das ciências sociais do Brasil contemporâneo; E-enumerar os enunciados e proposições hegemônicos na formação de intelectuais com vistas a difundir a nova sociabilidade no Brasil de hoje..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2006
O INEP no contexto das políticas do MEC nos anos de 1950-1960
Descrição: O projeto em questão visa estudar as estratégias de intervenção do INEP nos sistemas de ensino durante a gestão de Anísio Teixeira como diretor dessa instituição, assim como a relação desse organismo com os demais órgãos da burocracia estatal do MEC e dos organismos internacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira - Integrante / Ana Waleska Mendonça - Coordenador / Libânia Nacif Xavier - Integrante / Miriam Waindenfeld Chaves - Integrante / Vera Lúcia Alves Breglia - Integrante / Fernando César Ferreira Gouvêa - Integrante / Sônia Maria Nogueira de Castro Lopes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1999 - 2000
A questão da Ideologia
Descrição: A pesquisa se propunha a pensar as formas pelas quais as noções de ideologia e de utopia se apresentam na cultura da pós-modernidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira - Integrante / Leandro Konder - Coordenador / Felipe Ceppas - Integrante.
1997 - 2001
A formação dos mestres: a contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil
Descrição: O projeto teve por objetivo o estudo da concepção de Anísio Teixeira no período em que esteve à frente da CAPES, sobre a pós-graduação, com ênfase na dimensão da formação dos professores universitários, buscando situá-la no contexto do papel do ensino superior no processo de desenvolvimento nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira - Integrante / Ana Waleska Mendonça - Coordenador / Miriam Waindenfeld Chaves - Integrante / Fernando César Ferreira Gouvêa - Integrante / Ana Lúcia da Cunha Fernandes - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
1995 - 1995
Política Educacional no período Itamar Franco
Descrição: O projeto de pesquisa visava realizar um estudo de acompanhamento dos determinantes do ritmo e da natureza do desenvolvimento do sistema educacional em nosso país durante o período do governo Itamar Franco..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira - Integrante / Lúcia Mari Wanderley Neves - Coordenador / Marcela Pronko - Integrante / Renato Dornelles - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Acompanhamento de alunos egressos da FEBF: abordagem quantitativa e qualitativa
Descrição: Trata-se de uma iniciativa de destaque no âmbito das políticas de planejamento institucional norteadora das ações acadêmicas a serem implementadas pela FEBF. O acompanhamento dos alunos egressos é um trabalho que irá possibilitar um levantamento de dados voltados à avaliação e análise do papel da FEBF na formação de professores na Baixada Fluminense com ênfase na gestão democrática..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira - Coordenador / Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão - Integrante / Amalia Cristina Dias da Rocha Bezerra - Integrante / Rafaele Cabral Gonçalves - Integrante / Cerlandia Aguiar Barbosa - Integrante / Luciano Ximenes Aragão - Integrante / Maria de Fatima Lins B. de Paiva Almeida - Integrante / Adriana da Silva Feitosa - Integrante / Lincoln de Araujo Santos - Integrante.
2015 - Atual
Educação e teorias críticas nos movimentos sociais: formação de quadros e produção do conhecimento
Descrição: O projeto resulta da necessidade e interesse tanto dos movimentos sociais quanto das escolas de educação básica da rede pública, por ferramentas que subsidiem análises e argumentações críticas às políticas públicas de educação em curso no país, envolvendo os 3 âmbitos de governo: União, Estado e Municípios. O projeto funciona a partir de 3 eixos: a) formação - grupo de estudos; b) pesquisa - desenvolvimento de pesquisa e orientação de trabalhos acadêmicos; c) cursos e oficinas a serem trabalhados nas escolas e movimentos sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) .
Integrantes: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira - Coordenador / Rafaele Cabral Gonçalves - Integrante / Cerlandia Aguiar Barbosa - Integrante / Danielle Rocha - Integrante / Rita de Cassia Pulice Vieira - Integrante / Claudia dos Santos - Integrante / Celeste Duarte Chagas - Integrante / Carlinda Soares - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


1987 - 1996
Reestruturação do modelo de formação profissional
Descrição: Projeto voltado à estudos sobre as novas tendências e demandas no mundo do trabalho e sues impactos sobre a formação profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira - Integrante / Luis Antônio Caruso - Coordenador.
1987 - 1996
Desenvolvimento e metodologias de reconversão profissional para desempregados
Descrição: Levantamento de instrumentos e estratégias de políticas públicas que, em articulação com o SENAI, atuassem na promoção da empregabilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira - Integrante / Paulo Roberto de Melo Cavalcanti - Coordenador.
1987 - 1996
Autonomização do Senai em informática educativa
Descrição: O projeto visava a formação especializada de um grupo de técnicos da instituição na área de informática educativa..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira - Integrante / Paulo Roberto de Melo Cavalcanti - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Escola Publica - Gestão.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Trabalho.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia Científica / Construção do Conhecimento Científico.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Paraninfa da turma do Curso de Pedagogia FEBF/UERJ - 2015.02, FEBF/UERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BREGLIA, Vera Lúcia Alves2006BREGLIA, Vera Lúcia Alves ; CHAVES, Miriam Waindenfeld ; MENONÇA, Ana Waleska Pollo Campos ; OLIVEIRA, Maria Teresa C. ; XAVIER, Libânia Nacif ; LIMA, Cecília Neves ; SANTOS, Pablo Bispo dos . Pragmatismo e desenvolvimentismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1950/1960. Revista Brasileira de Educação, v. 11, p. 96-113, 2006.

2.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.1999OLIVEIRA, Maria Teresa C.. A nova lógica das lideranças empresariais sobre a educação no Brasil.. Série Preal Debates, Rio de Janeiro, v. 4, n.no. 4, p. 1-22, 1999.

3.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.1990 OLIVEIRA, Maria Teresa C.; SAAR, E. . Capacitação de Técnicos do Senai em Informática Educacional. Boletim Técnico do Senac, v. 16, n.no. 01, 1990.

Capítulos de livros publicados
1.
MENDONCA, S. R. ; LAMOSA, R. ; SALLES, R. ; VIEIRA, N. S. ; PAULA, D. A. ; RABELLO, A. C. ; OLIVEIRA, M. T. C. ; GUIOT, A. P. ; CAMPOS, P. H. P. ; LAMOSA, R. A. C. ; OLIVEIRA, Maria Teresa C. . A construção da democracia consentida no Brasil (1995-2006): uma abordagem de cunho gramsciano. In: Sonia Regina Mendonça; Rodrigo Lamosa. (Org.). Gramsci e a pesquisa histórica. 1a.ed.Curitiba - PR: Appris, 2018, v. , p. 119-137.

2.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; BARROS MONTEIRO, Vanja . Mudanças nas estratégias políticas de implantação da reforma da escolarização básica. In: Lucia Maria Wanderley Neves; Andre Silva Martins. (Org.). Educação Básica: tragédia anunciada ?. 1ed.São Paulo: Xama, 2015, v. 1, p. 159-189.

3.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; MENONÇA, Ana Waleska Pollo Campos ; GOUVÊA, Fernando César Ferreira . A CAPES de Anísio Teixeira (1951-1964): trajetória de uma pesquisa. In: Mendonça, Ana Waleska Pollo Campos; Vasconcelos, Maria Celi Chaves. (Org.). Historias de Pesquisa na Educação. Pesquisa na História da Educação II.. 1ed.rio de janeiro: Quartet; Faperj, 2013, v. , p. 21-38.

4.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; PRONKO, Marcela ; FALLEIROS, Ialê . Fundamentos históricos da formação-atuação dos intelectuais da nova pedagogia da hegemonia. In: Lúcia Maria Wanderley Neves. (Org.). Direita para o social e esquerda para o capital. Os intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010, v. , p. 39-95.

5.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. O encaminhamento histórico do conceito de Cooperação Técnica Internacional ? CTI no contexto mundial e no contexto da América Latina. Um estudo introdutório. In: Escola Poliécnica de Saúde Joaquim Venâncio. (Org.). Estudos de Politecnia e Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008, v. 3, p. -.

6.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; MENDONÇA, A. W. ; GOUVÊA, Fernando César Ferreira ; CHAVES, M. ; FERNANDES, Ana Lúcia da Cunha . A Formação dos Mestres: a contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil. In: Gilson Porto Junior. (Org.). Anísio Teixeira e o Ensino Superior. 1a.ed.Brasília: Bárbara Bela, 2001, v. , p. 65-95.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. O braço do Banco Mundial nas políticas de saúde e educação. Polli - saúde educação trabalho, Rio de Janeiro, p. 22 - 22, 01 jun. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. O ISEB e seu projeto de "educação ideológica".. In: XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos: Caderno de Resumos. São Leopoldo: Oikos, 2007. p. 157-157.

2.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. O Instituto Superior de Estudos Brasileiros - ISEB. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação - A Educação e seus Sujeitos na História, 2006, Goiás. A Educação e seus Sujeitos na História. Goiânia: Editora da UCG; Vieira, 2006. p. 353-354.

3.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; MENDONÇA, A. W. ; GOUVÊA, Fernando César Ferreira . Pensamento e ação de Anísio Teixeira: a CAPES dos anos 50/60. In: IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2002, Porto Alegre. O oral, o escrito e o digital na História da Educação. Porto Alegre: UNISINOS, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Direita para o social e esquerda para o capital. Intelectuais da nova peddagogia da hegemonia.. In: XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio, 2010.

2.
MENDONÇA, A. W. ; XAVIER, Libânia Nacif ; OLIVEIRA, Maria Teresa C. ; CHAVES, Miriam Waindenfeld ; BREGLIA, Vera Lúcia Alves ; LOPES, Sônia Maria Nogueira de Castro . Pragmatism and Developmentism in Brazilian Educational thought in the 1950s and 1960s. In: International Standing Conference for the History of Education - ISCHE / New Education, Genesis and Metamorphoses, 2004, Genebra. New Education - Genesis and Metamorphoses, 2004.

3.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Intelectuais e educação nos anos 50. In: I Seminário de Pós-Graduandos em Educação da PUC-Rio, 2003, Rio de Janeiro. A construção do objeto de pesquisa em debate. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Educação - PUC/Rio, 2003. p. 47-48.

4.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Ideário de Anísio Teixeira nos anos 50/60 - um intelectual a busca de soluções para o Brasil. In: V Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2001, San José. Libro de resúmenes y referencias curriculares, 2001. p. 53-53.

5.
MENDONÇA, A. W. ; OLIVEIRA, Maria Teresa C. ; GOUVÊA, Fernando César Ferreira ; PIMENTA, Jussara Santos . Pensamento e Ação de Anísio Teixeira: A CAPES dos anos 50 / 60. In: I Congresso Brasileiro de História da Educação - Educação no Brasil: História e Historiografia, 2000, Rio de Janeiro. I Congresso Brasileiro de História da Educação - Educação no Brasil: História e Historiografia, 2000. p. 172-173.

6.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; CHAVES, M. ; MENDONÇA, A. W. ; GOUVÊA, Fernando César Ferreira ; FERNANDES, Ana Lúcia da Cunha ; MOREIRA, Carlos Otávio Fiuza . Formação dos mestres. A contribuição de Anísio Teixiera na institucionalização da pós-graduação no Brasil. In: XI Jornadas de História de la Educación, 1999, Quilmes. XI Jornadas de História de la Educación. Quilmes: Universidad Nacional de Quilmes, 1999. p. 102-102.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, M. T. C.; OLIVEIRA, Maria Teresa C. . O novo papel do empresariado na educação escolar em curso no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; OLIVEIRA, M. T. C. . Crise orgânica do capital, recomposição burguesa e pedagogia política renovada para mediar o conflito de classes no campo educacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; OLIVEIRA, M. T. C. . Fundação Lemann: empresariamento estratégico da educação pública no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
OLIVEIRA, M. T. C.; OLIVEIRA, Maria Teresa C. . Estado, Educação e a disputa pela hegemonia no século XXI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; OLIVEIRA, M. T. C. . Políticas públicas de educação básica no contexto do Estado neoliberal brasileiro - 1995/2006. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
OLIVEIRA, M. T. C.; OLIVEIRA, Maria Teresa C. . A contrarreforma do Estado e a Formação da Classe Trabalhadora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; OLIVEIRA, M. T. C. . O Plano Municipal de Educação frente ao desafios das políticas públicas de educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. ISEB Instituto Superior de Estudos Brasileiros - Educação ideológica e o novo papel do Estado capitalista no Brasil dos ano de 1950'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; OLIVEIRA, M. T. C. . Fundação Lemann, uma estratégica inserção da 'cultura empresarial' na educação pública no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; OLIVEIRA, M. T. C. . Estado Ampliado: possibilidades de pesquisa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; OLIVEIRA, M. T. C. . Formação para o Trabalho simples. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. A identidade docente do mundo atual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Direita para o social e esquerda para o capital. Intelectuais da nova pedagogia da hegemonia.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Política educacional nos dias de hoje. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Reflexões sobre a Docência e o Mundo Atual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; Carvalho, M. C ; Pontes, Ana Lúcia . Mesa-Redonda "Palavra em movimento". 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. A Educação Ideológica no Projeto de Desenvolvimento Nacional do ISEB - 1955-1964. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. O braço do Banco Mundial nas políticas de saúde e educação. Rio de Janeiro: EPSJV / Fiocruz, 2015 (resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Parecer editorial ad-hoc para Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 2011.

2.
MENDONÇA, A. W. ; OLIVEIRA, Maria Teresa C. ; GOUVÊA, Fernando César Ferreira ; CHAVES, Miriam Waindenfeld ; FERNANDES, Ana Lúcia da Cunha . A Formação dos Mestres - A Contribuição de Anísio Teixeira para a Institucionalização da Pós-Graduação no Brasil. 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Projetos Educacionais em Disputa: os anos 30. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Movimentos Sociais, Cultura Popular e Alfabetização (1945-1963). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. A emergência da universidade e seu impacto sobre o pensamento social brasileiro. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. A educação ideológica no projeto de desenvolvimento nacional do ISEB-1955-1964. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PRONKO, Marcela; FONTES, V. M. G. M.; OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Participação em banca de Fernanda Cosme da Costa. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e a educação escolar da classe trabalhadora. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politecnica de Saude Joaquim Venâncio.

2.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; NEVES, Rosa; LEITE, S. B.. Participação em banca de Sergio Rafael Barbosa da Silva. Pensando a Pós-Graduação em Educação a partir dos critérios da avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação-UERJ.

Teses de doutorado
1.
RAMOS, Marise Nogueira; EVANGELISTA, Olinda; MANCEBO, Deise; OLIVEIRA, Maria Teresa C.; D´ALMEIDA, Kesia; MARTINS, Ligia. Participação em banca de Flavia De Figueiredo De Lamare. Contradições na concepção de formação humana nas políticas de educação Infantil no Brasil: o que revelam os documentos do período de 2003 a 2010. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Politicas Publicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
MENDONCA, S. R.; LAMOSA, R. A. C.; GUIMARAES, M.; OLIVEIRA, M. T. C.; OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Participação em banca de Renata Spadetti Tuão. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação: uma análise do projeto de concertação nacional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
STAUFFER, Anakeila; ALCANTARA, Wiria; OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Participação em banca de Leila da Silva Sousa. Pronera: da política de governo à politica de Estado no governo Lula e FHC. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio-FIOCRUZ.

2.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Participação em banca de Thatiana Victoria dos Santos Machado. Delírios de Febre: as prisões fantásticas de Piranesi. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Laboratório em Biodiagnóstico em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio-FIOCRUZ.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Melo, Iclea Lages; OLIVEIRA, M. T. C.; AMADO, L. A. S.; OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Participação em banca de Isabelle Louback de Oliveira Gonçalves.Centro de Atividades Comunitárias de Sâo João de Meriti (CAC): a construção política de uma identidade pedagógica de referência na Baixada Fluminense. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; LOPES, P. A. L.; OLIVEIRA, M. T. C.. Participação em banca de Rita de Cássia Púlice Vieira.Breve reflexão sobre o conceito de "violência na escola" no Brasil contemporâneo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
BARAO, G. O. D.; OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Participação em banca de Marcelle Marcolino de Souza.Gestão Democrática: entre os embates politicos e as práticas escolares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
BARAO, G. O. D.; OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Participação em banca de Talita Santos da Costa.A ressignificação do trabalho docente: um novo olhar sobre a práxis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
BARAO, G. O. D.; OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Participação em banca de Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do nascimento.Formação dos sujeitos históricos através de práticas educativas para além do capital. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
BARAO, G. O. D.; OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Participação em banca de Barbara dos Santos Claudino.A FUNDEC e a questão da qualificação em Duque de Caxias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Participação em banca de Carlos Alberto Rodrigues Leite Júnior.A Re-Invenção do Amor: um estudo da poética de Marilyn Manson. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Registros e Informações em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio-FIOCRUZ.

8.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Participação em banca de Eucimar Maria da Silva.A evasão e o fracasso escolar - uma problemática que se destaca historicamente no conexto brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

9.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Participação em banca de Regina Nogueira Alves Curopos.A quem de fato as propostas educativas das Univrsidades Corporativas favorecem: empresa ou trabalhadores?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

10.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; NEVES, Rosa. Participação em banca de Rosana de Souza e Silva.Escola e Cidadania: um ensaio de reflexão. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

11.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. Participação em banca de Fátima Marques Francisco.Administração Escolar numa Perspectiva Histórica. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. IV Concurso Interno Nacional de Produção Científica e Projetos de Extensão. 2011. Universidade Estácio de Sá.

2.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.. I Concurso de Ensaio da Estácio. 2011. Universidade Estácio de Sá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Nacional Dimensões do Empresariado Brasileiro: história, organizações e ação política. 2017. (Seminário).

2.
X Seminario Nacional do HISTEDBR.ISEB-Instituto Superior de Estudos Brasileiros - Educação Ideológica e o novo papel do Estado capitalista no Brasil dos anos de 1950. 2016. (Seminário).

3.
Dia da Baixada Fluminense 2015.Políticas Públicas e o mundo do trabalho. 2015. (Outra).

4.
VI semana da pedagogia FEBF/UERJ.O curriculo da FEBF e a formação do Pedagog@. 2015. (Encontro).

5.
Dialogando e interagindo com multiplas realidades e saberes na.Culturas, conhecimentos e saberes na Baixada Ffluminense. 2014. (Encontro).

6.
Seminário Internacional Antonio Gramsci: Filosofia e política. 2012. (Seminário).

7.
XIV Encontro Regional de História da ANPUH-RIO: Memória e Patrimônio.Direita para o social e esquerda para o capital. Intelectuais da nova pedagogia da hegemonia.. 2010. (Encontro).

8.
Arte e Saúde.A palavra em movimento. 2008. (Outra).

9.
O Impacto das NEUROCIÊNCIAS no imaginário social e seu reflexo na família, na escola e na clínica. 2008. (Encontro).

10.
Seminário de Trabalho Estado, Sociedade e Formação Profissional em Saúde - 20 anos do SUS: contradições e desafios. 2008. (Seminário).

11.
Seminário Internacional sobre Formação de Trabalhadores Técnicos em Saúde no Brasil e no Mercosul. A Educação Profissional em Saúde. 2008. (Seminário).

12.
V Congresso Brasileiro de História da Educação. A "Educação Ideológica" Isebianas dos anos de 1950 e 1960 como estratégia de construção do projeto nacional-desenvolvimentista. 2008. (Congresso).

13.
I Jornada Pedagógica: "PEDAGOGIA EM DEBATE".O Curso de Pedagogia no Brasil: perspectiva histórica. 2007. (Outra).

14.
XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos.O ISEB e seu projeto de. 2007. (Simpósio).

15.
IV Congresso Brasileiro de História da Educação. O Instituto Superior de Estudos Brasileiros - ISEB. 2006. (Congresso).

16.
IV Congresso Brasileiro de História da Educação - A Educação e seus Sujeitos na História. O Instituto Superior de Estudos Brasileiros - ISEB. 2006. (Congresso).

17.
Intellectuels, Elites et Modernité XIX-XX è siècle. 2005. (Seminário).

18.
Sociologie et Religion: approches classiques. 2005. (Seminário).

19.
Congrès Marx International III. 2004. (Congresso).

20.
International Standing Conference for the History of Education - ISCHE / New Education, Genesis and Metamorphoses.Pragmatism ad Developmentism in Brazilian Educational thought in the 1950s and 1960s. 2004. (Outra).

21.
I Seminário de Pós-Graduandos em Educação da PUC-Rio - A Construção do Objeto de Pesquisa em Debate.Intelectuais e Educação nos anos 50. 2003. (Seminário).

22.
XXVII Encontro Anual da ANPOCS. 2003. (Encontro).

23.
III Encontro do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - Diálogos em Formação - Alfabetização e Cidadania.Anísio Teixeira e o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. 2002. (Encontro).

24.
XXV Encontro Anual da ANPED. 2002. (Outra).

25.
Seminário Internacional do Sistema Integrado de Pós-Graduação - Idéias Sociais e Políticas na América Latina e o Caribe. 2001. (Seminário).

26.
V Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Ideário de Anísio Teixeira nos anos 50/60 - Um Intelectual a busca de soluções para o Brasil. 2001. (Congresso).

27.
23 ANPED. 2000. (Outra).

28.
I Congresso Brasileiro de História da Educação - Educação no Brasil: História e Historiografia. Pensamento e Ação de Anísio Teixeira: A CAPES dos anos 50/60. 2000. (Congresso).

29.
XI Jornadas de História de la Educación.A Formação dos MEstres: a contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalizaçã0 da pós-graduação no Brasil. 1999. (Outra).

30.
17 ANPED - Ética, Ciência e Educação. 1994. (Outra).

31.
Congreso Iberoamericano de Informática Educativa. 1992. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; MENDONÇA, A. W. . III Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro. 2013. (Outro).

2.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; Oliveira, I. B. . IV Seminário Internacional as redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade (Membro do comitê científico). 2011. (Outro).

3.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; PRONKO, Marcela ; LOPES, Márcia ; CORBO, Anamaria ; LIMA, Júlio F. . Seminário internacional sobre Formação de Trabalhadores Técnicos em Saúde no Brasil e no Mercosul. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Leticia Vianna Bezerra de Lima. As politicas públicas para a Educação de Jovens e Adultos em meio aos acordos internacionais. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Processos Educativos na Escola - Administração e Supervisão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

2.
Gabriella D´Almeida Magalhães Moratelli. O imaginário neoliberal nas obras de alunos e professores - Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Processos Educativos na Escola - Administração e Supervisão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

3.
Lucy Angela Souza Silva de Assis. Relações estabelecidas entre a garantia dos direitos de aprendizagem na escola pública: jogo de interesse, manipulação e dependência econômica aos organismos internacionais. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Processos Educativos na Escola - Administração e Supervisão) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

4.
Angelo Jose Alves. Projetos educacionais em disputa nos anos de 1930 no Brasil.: O projeto escolanovista e o projeto católico. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil Pós-30) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edna do Nascimento Gomes. Neoliberalismo, organismos internacionais e suas influências nas parcerias público-privadas com ênfase no Instituto Ayrton Senna e na educação integral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

2.
Carlinda Cristina Chaves Soares. Os intelectuais orgânicos e a construção de um Projeto Politico Pedagógico como ação contra-hegemônica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

3.
Suzana dos Reis Silva. Politicas educacional brasileira: atuação neoliberal na educação através da sociedade civil: da construção da hegemonia à prática do consenso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

4.
Alice Maria Landim Cavalieri. Formação para a conformação: uma reflexão sobre o curso de formação para "Professores Ingressantes" na rede publica municipal de ensino do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

5.
Priscila Wilken de Almeida. Um olhar sobre a educação: refletindo sobre as politicas educacionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

6.
Danielle Rocha de Oliveira e Silva. As estratégias dos Organismos Internacionais na parceria público-privada: a Fundação Lemann. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

7.
Andréa Inês Lourenço de Oliveira. Reflexões sobre as práticas cotidianas de gestão escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

8.
Priscila Valentim dos Santos Araújo. Plano de Metas - Compromisso Todos pela Educação; a materialidade dos ideários empresariais legitimando o projeto neoliberal nas politicas publicas de educação no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

9.
Raquel Monteiro da Conceição. O Plano de Desenvolvimento da Educação como produto da sociedade civil ativa e consequência do neoliberalismo no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

10.
Marcelo Peixoto Costa. Campanha Nacional pelo Direito à Educação: uma rede de movimentos sociais legitimando as orientações neoliberais direcionadas para a educação básica no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

11.
Nathália Santos de Aguiar. As politicas publicas de alfabetização no contexto do ideário neoliberal: o Programa "nenhuma criança a menos" implementado pela SME do RJ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

12.
Patricia Santana de Souza. Analfabeto funcional ou vitima de um sistema educacional reducionista proposto por organismos internacionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

13.
Lúcia de Moura Queiróz. Fracasso Escolar: análise das contribuições de Bourdieu para a prática pedagógica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.

14.
Érica Martins Santos. A História da Formação dos Professores das Séries Iniciais. 2002. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; BARROS MONTEIRO, Vanja . Mudanças nas estratégias políticas de implantação da reforma da escolarização básica. In: Lucia Maria Wanderley Neves; Andre Silva Martins. (Org.). Educação Básica: tragédia anunciada ?. 1ed.São Paulo: Xama, 2015, v. 1, p. 159-189.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Maria Teresa C.; MENDONÇA, A. W. . III Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


> Membro do Comite Científico do VI Seminário Internacional "As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade", Programa de Pós-Graduação em Educação, UERJ (junho de 2011)



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