Marcus Vinícius Fonseca

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  • Última atualização do currículo em 25/10/2018


Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007); Pós-doutorado em Educação na UFMG (2009) e USP (2014). Atualmente, é professor Adjunto IV do Departamento de Educação da UFOP, onde também atua como professor do Programa de Pós-graduação em Educação desta mesma universidade. Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro (PPM-FAPEMIG). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcus Vinícius Fonseca
Nome em citações bibliográficas
FONSECA, Marcus V.;FONSECA, MARCUS VINÍCIUS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
Rua do Seminário sem número
Centro
35420-000 - Mariana, MG - Brasil
Telefone: (31) 35579454


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Pretos, pardos, crioulos e cabras nas escolas mineiras do século XIX, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Marta Maria Chagas de Carvalhos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação; história; historiografia; Minas Gerais; negros.
1997 - 2000
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Concepções e Práticas educacionais em Relação aos Negros no Processo de Abolição do Trabalho Escravo no Brasil (1867-1889),Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Cynthia Greive Veiga.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Negros Abolição Século XIX Criança.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
1990 - 1994
Graduação em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Faculdade de Educação da USP, FEUSP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2009
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.


Formação Complementar


2007 - 2008
Egressos do Concurso Negro e Educação.
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
1999 - 2000
Negro e Educação.
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professo, Carga horária: 20

Atividades

01/2002 - 12/2003
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Filosofia I
02/2001 - 02/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I e II

Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2016 - Atual
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Educação: História
09/2016 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Educação: História
09/2016 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Educação: História
09/2016 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Educação: História
08/2016 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Educação: HISTÓRIA
08/2015 - Atual
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundametos Educação: HISTÓRIA
08/2015 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Educação: História
08/2015 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Educação:HISTÓRIA
02/2015 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História e historiografia educacional brasileira
02/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Filosóficos Sobre Educação
02/2015 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Educação: História
02/2015 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Educação: História
08/2014 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas.
03/2015 - 07/2015
Ensino, Programa de Pós-graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História e historiografia da educação
10/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Educação: Escola e Cultura Afrobrasileira
10/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Educação: Filosofia
10/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Educação: Filosofia
10/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Filosóficos Sobre Educação
10/2014 - 10/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Educação: Escola e Cultura Afrobrasileira
03/2013 - 07/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Educação: história
03/2013 - 07/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Educação: História
03/2013 - 07/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Educação: filosofia
03/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Filosóficos sobre Educação
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Educação: Filosofia
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Filosóficos Sobre Educação
08/2012 - 12/2012
Ensino, Programa de Pós-graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação sobre a População Negra no Brasil
08/2011 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Relações Raciais e Educação
03/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Filósóficos sobre Educação
03/2012 - 07/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Educação: Filosofia
03/2012 - 07/2012
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais Escola e Cultura Afrobrasileira
03/2011 - 04/2012
Direção e administração, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Educação: escola e cultura afrobrasileira
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Filosóficos Sobre Educação
03/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
03/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Filosóficos Sobre Educação
08/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Topicos Especiais em Educação: escola e cultura afrobrasileira
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Filosóficos Sobre Educação
03/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
03/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Filosóficos Sobre Educação
08/2009 - 12/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Educação: Letras
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Educação: Filosofia
08/2009 - 12/2009
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Educaçã: História
08/2009 - 12/2009
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Antropologia

Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, PNUD BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 12

Atividades

03/2001 - 07/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação III

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Dedicação exclusiva, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: História da Educação II (graduação) História e historiografia da educação sobre a população negra no Brasil (Pós-graduação)

Atividades

03/2009 - 07/2009
Ensino, Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Hisoria e historiografia da população negra no Brasil


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
PADRE VICTOR: UM EDUCADOR NEGRO NO SUL DA PROVÍNCIA DE MINAS GERAIS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar a relação entre a educação e a população negra na região sul da província de Minas Gerais, tendo como referência a trajetória do educador negro Francisco de Paula Victor, mais conhecido como Padre Victor. Trata-se de um indivíduo que nasceu em 1827, na cidade de Campanha/MG, onde frequentou escolas de instrução elementar e latim, seguindo posteriormente para o Seminário Nossa Senhora da Boa Morte, em Mariana/MG, onde formou se padre. Em 1852, tornou-se vigário na cidade de Três Pontas/MG, atuando ainda como professor público de latim e francês. Foi também diretor do Colégio Sacra Família, criado e dirigido por ele com objetivo de educar a mocidade da região. Padre Victor viveu até 1905, era considerado como uma pessoa profundamente generoso, sendo atribuída a ele a condição de santo. A idéia de santidade permaneceu após a sua morte, dando origem a um forte movimento de culto a sua imagem, o que resultou na construção de um processo para sua canonização que, atualmente, encontra-se no Vaticano em estágio avançado. A trajetória de Padre Victor está muito associada a sua atuação como educador. Desta forma, este projeto de pesquisa procura entender a sua atuação como educador na constituição da sua santidade e também, as implicações de sua condição de homem negro na sua trajetória como professor no sul de Minas Gerais, que foi uma das regiões onde houve fortes resistências ao processo de abolição do trabalho escravo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcus Vinícius Fonseca - Coordenador / Iasmin Prado Gomes - Integrante / Vanesa de Souza Batista - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7
2010 - 2015
Sentidos e significados da escolarização para a população negra de Minas Gerais no século XIX
Descrição: No século XIX, as escolas de instrução elementar de Minas Gerais se destacavam por ter um perfil que as diferenciavam das demais províncias brasileiras: tratava-se da única região em que havia um predomínio dos negros nos espaços escolares. Este predomínio dos negros se justificava pelo perfil demográficos de Minas que contava com uma população de negros (livres e escravos) muito superior à população branca. Os aspectos demográficos se configuram como uma variável importante para o entendimento deste fenômeno, no entanto, este projeto pretende analisar até que ponto os negros, sobretudo os de condição livre, não atribuíam um significado específico aos processos de escolarização formal construindo estratégias que possibilitassem sua afirmação no espaço social hierarquizado que se estabeleceu a partir da instituição do trabalho escravo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcus Vinícius Fonseca - Coordenador / Sulamita Coura dos Reis - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 15
2010 - 2012
A instrução no discurso da elite agrária: educação e trabalho no Congresso Agrícola do Rio de Janeiro e no Congresso Agrícola do Recife (1878)
Descrição: Esta pesquisa trata dos discursos sobre a educação apresentados no Congresso Agrícola do Rio de Janeiro e no Congresso Agrícola do Recife, em 1878, ocasião em que foram reunidos os proprietários rurais para discussão daquilo que o Governo do Império chamava de crise da lavoura. Estes dois congressos estão entre os principais acontecimentos políticos do Brasil na segunda metade do século XIX, pois, neles, os agricultores brasileiros vieram a público para manifestar suas posições. Em meio a elas, chama atenção a recorrência com que apresentaram propostas em que a educação era concebida como uma das iniciativas fundamentais para o enfrentamento da crise gerada pelo processo de abolição do trabalho escravo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcus Vinícius Fonseca - Coordenador / Yuri Alves Gomes - Integrante.Financiador(es): Universidade de Ouro Preto - Bolsa.
2010 - 2011
Sud Mennucci e a Educação Rural: entre a tradição e o progresso
Descrição: Este projeto estuda o seguimento intelectual que era defensor do Brasil como lugar eminentemente agrícola e que concebia os preceitos ruralistas como guia para desenvolvimento da nação. Alguns intelectuais acreditaram que a educação seria a chave para a perpetuação deste pensamento, dentre eles destacou-se o professor e político Sud Mennucci (1892-1948) que na década de 1930 propôs algumas reformas para o desenvolvimento da perspectiva ruralista na educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcus Vinícius Fonseca - Coordenador / Henrique de Oliveira Fonseca - Integrante.
2007 - 2007
O Programa Ações Afirmativas na UFMG e a experiência de permanência de estudantes negros/as em uma universidade pública
Descrição: O Programa Ações Afirmativas UFMG é uma iniciativa de um coletivo de professores da instituição que visa a permanência estudantes negros/as na universidade. Ele foi instituído, em 2002, a partir do Concurso Nacional Cor no Ensino Superior, promovido pelo Programa Políticas da Cor, do Laboratório de Política Públicas da UERJ, com apoio da Fundação Ford. Desenvolve atividades acadêmicas e, em parte, de apoio material que procuram garantir uma permanência com qualidade dos estudantes negros/as na universidade. O Objetivo deste projeto é avaliar a capacidade de interferência do Programa Ações Afirmativas na UFMG na trajetória acadêmica dos estudantes negros/as..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
O Programa Ações Afirmativas na UFMG e os conflitos em torno de uma proposta de premanência de estudantes negros na UFMG
Descrição: O Programa Ações Afirmativas na UFMG é uma iniciativa de um coletivo de professores/as da Universidade Federal de Minas Gerais que visa a permanência de estudantes negros/as na instituição. Ele foi instituído em 2002 a partir do Concurso Nacional Cor no Ensino Superior, promovido pelo Programa Políticas da Cor, do Laboratório de Política Públicas da UERJ, com apoio da Fundação Ford. O Programa Ações Afirmativas na UFMG desenvolve atividades acadêmicas e de apoio material com objetivo de garantir uma permanência com qualidade dos/as estudantes negros/as na universidade. Não há uma política oficial da Universidade Federal de Minas Gerais em relação permanência de estudantes negros/as; o Programa Ações Afirmativas na UFMG é uma iniciativa de um grupo que vem apontando a necessidade de uma definição da instituição em relação a isso e em relação ao acesso de estudantes negros/as aos cursos de graduação e pós-graduacão. Portanto, o Programa tem como objetivo as questões relativas à permanência, mas também procura situar Universidade Federal de Minas Gerais em relação ao debate que vem mobilizando as instituições de ensino superior do país, ou seja, a necessidade de incorporação da população negra neste nível ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2000
As Primeiras Práticas Educacionais Com Características Modernas em Relação aos Negros no Brasil
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo tratar da educação dos negros a partir de sua manifestação nos debates em torno do processo de abolição do trabalho escravo no Brasil. Período em que educação e abolição foram articuladas de forma intensa chegando mesmo a serem concebidas como estratégias paralelas e complementares para a transição do escravismo a uma sociedade organizada a partir do trabalho livre. Essa vinculação aconteceu sobretudo a partir da Lei do Ventre Livre, de 1871, que estabeleceu a liberdade das crianças nascidas de mulheres escravas. Partindo dessa determinação que tornava livre crianças nascidas no cativeiro, a questão educacional ganhou uma dimensão surpreendente dentro das discussões relativas à abolição da escravidão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2008 - 2009
Pensar Educação Pensar o Brasil
Descrição: O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822/2022 articula ações de ensino, pesquisa e extensão em universidades públicas brasileiras, na busca de alternativas para se pensar o Brasil, a partir de uma reflexão sistemática sobre um dos grandes desafios do nosso tempo: a educação pública. Com início em 2007, vem sendo desenvolvido por professores e alunos da Faculdade de Educação, do Departamento de Educação Física e de outras unidades da UFMG, em sua maioria, participantes do GEPHE (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação). Para alcançar seus objetivos, tem realizado algumas ações como um programa semanal de rádio, seminários, publicações e pesquisas, além da manutenção desta página virtual..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista
2008 - 2010
Periódico: Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS2016FONSECA, MARCUS VINÍCIUS. A educação como expressão do urbano na cidade de mariana na primeira metade do século 19. História da Educação, v. 20, p. 193-212, 2016.

2.
SANTOS, G. A.2016SANTOS, G. A. ; TORRES, M. A. ; FONSECA, Marcus V. . Laicidade da educação em questão: encontros de ensino religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana. Horizontes (EDUSF), v. 34, p. 69-80, 2016.

3.
FONSECA, Marcus V.2016FONSECA, Marcus V.; SANTOS, G. A. ; TORRES, M. A. . A invisibilidade de crenças não cristãs na formação de professores de ensino religiosos em Ouro Preto e Mariana. ESCRITAS: REVISTA DO CURSO DE HISTÓRIA DE ARAGUAÍNA, v. 8, p. 23-41, 2016.

4.
FONSECA, Marcus V.;FONSECA, MARCUS VINÍCIUS2015FONSECA, Marcus V.. Escola e status racial em Cachoeira do Campo/MG no século XIX. Cadernos de Pesquis, v. 45, p. 200-217-217, 2015.

5.
FONSECA, Marcus V.;FONSECA, MARCUS VINÍCIUS2015FONSECA, Marcus V.. school and racial status in Cachoeira do Campo/MG in the ninetheenth century. Caderno de Pesquisa, v. 45, p. 156-177, 2015.

6.
FONSECA, Marcus V.;FONSECA, MARCUS VINÍCIUS2011FONSECA, Marcus V.. Educação da criança escrava nos quadros da escravidão do escritor Joaquim Manoel de Macedo. Educação e Realidade, v. 36, p. 157-182, 2011.

7.
FONSECA, Marcus V.;FONSECA, MARCUS VINÍCIUS2010FONSECA, Marcus V.. Perfil de domicílios e grupos familiares com crianças nas escolas de Minas Gerais no século XIX. Revista Brasileira de História da Educação, v. 23, p. 13-40, 2010.

8.
FONSECA, Marcus V.;FONSECA, MARCUS VINÍCIUS2010FONSECA, Marcus V.; FARIA FILHO, L. M. . Political culture, schooling and subaltern groups in the Brazilian Empire (1822-1850). Paedagogica Historica (Imprimé), v. 31, p. 525-539, 2010.

9.
FONSECA, Marcus V.;FONSECA, MARCUS VINÍCIUS2009FONSECA, Marcus V.. Apontamentos para uma problematização das formas de classificação racial dos negros no século XIX. Revista de Educação Publica (UFMT), v. 18, p. 201-221, 2009.

10.
FONSECA, Marcus V.;FONSECA, MARCUS VINÍCIUS2009FONSECA, Marcus V.. Apontamento em relação às formas de tratamento dos negros pela história da educação.. História da Educação (UFPel), v. 42, p. 29-59, 2009.

11.
FONSECA, Marcus V.;FONSECA, MARCUS VINÍCIUS2009FONSECA, Marcus V.. População negra e civilização: uma análise a partir do estabelecimento da obrigatoriedade escolar em Minas Gerais (1830-1850). Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 65, p. 66-87, 2009.

12.
FONSECA, Marcus V.;FONSECA, MARCUS VINÍCIUS2009FONSECA, Marcus V.. O predomínio dos negros nas escolas de Minas Gerais do século XIX. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 35, p. 585-599, 2009.

13.
FONSECA, Marcus V.;FONSECA, MARCUS VINÍCIUS2007 FONSECA, Marcus V.. A arte de construir o invisível: o negro na historiografia educacional brasileira. Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, p. 09-33, 2007.

14.
FONSECA, Marcus V.;FONSECA, MARCUS VINÍCIUS2006FONSECA, Marcus V.. O perfil racial das escolas mineiras no século XIX. Cadernos PENESB, v. 8, p. 72-97, 2006.

15.
FONSECA, Marcus V.;FONSECA, MARCUS VINÍCIUS2002FONSECA, Marcus V.. EDUCAÇÃO E ESCRAVIDÃO: UM DESAFIO PARA A ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA. Revista Brasileira de História da Educação, Bragança Paulista, v. 4, p. 123-144, 2002.

16.
FONSECA, Marcus V.;FONSECA, MARCUS VINÍCIUS2002FONSECA, Marcus V.. CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS A RESPEITO DA EDUCAÇÃO DOS ESCRAVOS. Paidéia (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 1, p. 50-68, 2002.

17.
FONSECA, Marcus V.;FONSECA, MARCUS VINÍCIUS2000FONSECA, Marcus V.. Concepções e práticas em relação aos negros no processo de abolição do trabalho escravo no Brasil. Trabalho & Educação (UFMG), v. 6, p. 171, 2000.

18.
FONSECA, Marcus V.;FONSECA, MARCUS VINÍCIUS2000 FONSECA, Marcus V.. A EDUCAÇÃO DOS NEGROS: UMA NOVA FACE DO PROCESSO DE ABOLIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL. Educação em Revista (UFMG. Impresso), Belo Horizonte, v. 35, p. 95-122, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS; Pombo, Surya A. (Org.) . A História da Educação dos Negros no Brasil. 1. ed. Niteroi/RJ: EdUFF, 2016. 442p .

2.
FONSECA, Marcus V.; Hamdan, Juliana C (Org.) ; Carvalho, Rosana a (Org.) . Entre o Seminário e o Grupo Escolar: a história da educação em Mariana (XVI-XX). 1. ed. Belo Horizonte: Editora Mazza, 2013. v. 1. 165p .

3.
FONSECA, Marcus V.; Silva, Carolina Mostaro ; Fernandes, Alexsandra Borges . Relações étnico-raciais e educação no Brasil. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011. v. 01. 216p .

4.
FONSECA, Marcus V.. População negra e educação: um perfil racial das escolas mineiras no século XIX. 1. ed. Belo Horizonte: Ed. Mazza, 2009. 247p .

5.
FONSECA, Marcus V.. A educação dos negros: uma nova face do processo de abolição do trabalho escravo. Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2002. v. 1000. 202p .

Capítulos de livros publicados
1.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS. Espaço privado e educação no escravismo brasileiro: província de Minas Gerais no Escravismo Brasileiro. In: Mac Cord, Marcelo; Araujo, Carlos Eduardo Moreira; Gomes, Flavio dos Santos. (Org.). Rascunhos cativos: Educação, Escolas e Ensino no Brasil Escravista. 1ed.Rio de Janeiro: 7 LETRAS, 2017, v. 1, p. 17-42.

2.
FONSECA, Marcus V.. Elementos Históricos para o Entendimento da Proposta de Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil. In: Coutrim, Rosa Maria E; Satto, Maria Aparecida. (Org.). Conversas sobre inclusão: uma experiência de diálogo com professoras e professores. 1ed.Belo Horizonte: Editora Fino Traço, 2016, v. 1, p. 87-108.

3.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS. A população negra no ensino e na pesquisa em história da educação no Brasil. In: Fonseca, Marcus V; Barros, Surya A. P. (Org.). A História da Educação dos Negros no Brasil. 1ed.Niteroi/RJ: EdUFF, 2016, v. , p. 23-50.

4.
FONSECA, Marcus V.. População negra e o estabelecimento da obrigatoriedade escolar em Minas Gerais. In: Vera Lúcia Nogueira. (Org.). População negra, escravismo e educação no Brasil, seculos XIX e XX. 1ed.: , 2015, v. , p. 17-46.

5.
FONSECA, Marcus V.. Não há doce ruim nem cabra bom: escravidão e classificação racial em Minas Gerais no século XIX. In: Gonçalves, Clézio Roberto; Gomes, Janaína Damasceno; Muniz, Kassandra da Silva. (Org.). Pensando Áfricas e suas diaspóras: aportes teóricos para discussão negro-brasileira. 1ed.Belo Horizonte: Nandyala, 2015, v. , p. 97-119.

6.
FONSECA, Marcus V.. Perfil dos domicílios com crianças nas escolas de instrução elementar da cidade de Mariana (1831). In: Fonseca, Marcus V; Hamdan, Juliana C., Carvalho, Rosana A.. (Org.). Entre o Seminário e o Grupo Escolar: a história da educação em Mariana (XVI-XX). 1ed.Belo Horizonte: Editora Mazza, 2013, v. 1, p. 49-69.

7.
FONSECA, Marcus V.. Escolarização e status racial em Minas Gerais no século XIX. In: Oliveira, Julvan Moreira. (Org.). Interfaces das africanidades em educação nas Minas Gerais. 1ed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2013, v. 1, p. 35-55.

8.
FONSECA, Marcus V.. Educação e controle em relação à população negra de Minas Gerais no século XIX. In: Fonseca, Marcus V.; Silva, Carolina Mostaro da; Fernandes, Alexsandra Borges. (Org.). Relações étnico-raciais e educação no Brasil. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011, v. 1, p. 61-92.

9.
FONSECA, Marcus V.. O Programa Ações Afirmativas na UFMG e os conflitos em torno de uma proposta de permanência de estudantes negros. In: Maria Auxiliadora Lopes; Maria Lúcia de Santana Braga. (Org.). Acesso e permanência da população negra no ensino superior. 1a.ed.Brasília: SECAD- Unesco, 2007, v. , p. 161-186.

10.
FONSECA, Marcus V.. Dilemas e perspectivas em relação ao acesso e permanência de estudantes negros na UFMG. In: Márcia Angela Aguiar; Iolanda de Oliveira; Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva; Ahyas Assis; Raquel Oliveira. (Org.). Educação como exercício da diversidade: em busca de perspectiva dos negros brasileiro. : Anped - Secad, 2007, v. , p. -.

11.
FONSECA, Marcus V.. Pretos, pardos, crioulos e cabras nas escolas mineiras do século XIX. In: Jeruse Romão. (Org.). A História da educação do negro e outras histórias. Brasília: Ministério da Educação, 2005, v. , p. 93-116.

12.
FONSECA, Marcus V.. As primeira práticas com caracterísitcas escolares em relação aos negros no Brasil. In: Silva, Petronilha; Pinto, Regina Pahin. (Org.). A presença do negro no sistema educacional brasileiro. Sao Paulo: Anped/ ação educativa, 2001, v. 1, p. 11-36.

13.
FONSECA, Marcus V.. Verbetes. In: Fernando Fidalgo-Lucilia Machado. (Org.). Dicionário da educação profissional. Belo Horizonte: Núcleo de Estudos Sobre Trabalho e Educação-UFMG, 2000, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS; Batista, Vanessa de Souza . Escolarização no Sul de Minas Gerais: perfil do alunado em Campanha na primeira metade do século XIX. In: IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2017, Uberlândia. Anais do IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2017.

2.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS. A população negra nos manuais para ensino de história da educação no Brasil. In: XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2016, Porto. XI Congresso Luso Brasileir de História da Educação, 2016.

3.
FONSECA, Marcus V.. Padre Vitor: um educador negro no sul de Minas Gerais na segunda metade do século XIX. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015, Maringá. Anais VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015.

4.
FONSECA, Marcus V.. População negra no ensino e na pesquisa em história da educação. In: 8a. Congresso de Ensino e Pesquisa em História da Educação em Minas Gerais, 2015, Belo Horizonte. 8a. Congresso de Pesquisa em História da Educação em Minas Gerais. Belo Horizonte, 2015.

5.
FONSECA, Marcus V.. A educação como expressão do urbano na cidade de Mariana/MG na primeira metade do século XIX. In: 37a Reunião da Anped, 2015, Florianópolis. 37a. Reunião da Anped. Florianóplis, 2015.

6.
FONSECA, Marcus V.. Mulheres chefes de domicílios e a escolarização na cidade de Mariana no século XIX. In: XI CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2014, TOLUCA/MÉXICO. Anais do Congresso Iberoamericano de História da Educação. Toluca, 2014.

7.
FONSECA, Marcus V.. Escolarização e status racial em Minas Gerais no século XIX. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá/MT. Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Cuiabá/MT: Universidade Federal de Mato Grosso, 2013. v. 1.

8.
FONSECA, Marcus V.. O predomínio dos negros nas escolas de Minas Gerais no século XIX. In: 32a. Reunião Anual da Anped, 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009.

9.
FONSECA, Marcus V.. GRUPOS FAMILIARES COM CRIANÇAS NAS ESCOLAS DE MINAS GERAIS NOS ANOS DE 1830. In: IX Congresso Iberoamericano de história da educação latino americana, 2009, Rio de Janeiro. Educação, autonomia e identidade latino americana, 2009.

10.
FONSECA, Marcus V.. População negra e civilização: uma análise a partir do estabelecimento da obrigatoriedade escolar em Minas Gerais. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju. V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008.

11.
FONSECA, Marcus V.. Escolas para crianças negras: uma análise a partir do congresso agrícola do Rio de Janeiro e do Congresso Agrícola do Recife em 1878. In: III Congresso Brasileiro de História da Educação, 2004, Curitiba. CD-Room do III Congresso Brasileiro de História da Educação, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS. Os negros na disciplina de história da educação no Brasil. In: IV Colóquio Luso-Afrobrasileiro de Questões Curriculares, 2018, Lisboa. Anais do IV Coloquio Luso-Afrobrasileiro de Questões Curriculares, 2018.

2.
FONSECA, Marcus V.. Os negros nas escolas de Minas Gerais durante o século XIX. In: Encontro Regional de História/MG, 2008, Belo Horizonte. Encontro regional de história - ANPUH/MG, 2008.

3.
FONSECA, Marcus V.. O predomínio dos negros nas escolas mineiras do século XIX: uma análise a partir da relação entre escolarização e população. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju/SE. V Congresso Brasileiro de História da Educação.

4.
FONSECA, Marcus V.. EDUCAÇÃO E ETNIA: CONFIGURAÇÕES DESTE CAMPO A PARTIR DOS DISCURSOS HIGIENISTAS. In: V Encontro de Pesquisa da Fae UFMG, 1998, Belo Horizonte. V Encontro de Pesquisa da Fae UFMG. Belo Horizonte: Fae UFMG, 1998. p. 111-113.

5.
FONSECA, Marcus V.. A crise na educação: uma análise a partir do pensamento de Hannah Arendt. In: V Encontro de pesquisa da Fae/UFMG, 1998. V Encontro de pesquisa da Fae/UFMG. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 1998.

Artigos aceitos para publicação
1.
FONSECA, Marcus V.; ROCHA, L. F. R. . Dilemas e Perspectivas da Institucionalização da Lei 10.639/2003 na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS; Batista, Vanessa de Souza . Escolarização no Sul de Minas Gerais: perfil do alunado em Campanha na primeira metade do século XIX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FONSECA, Marcus V.. A população negra nos manuais para ensino de história da educação no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS. História da Educação dos Negros no Brasil: Interfaces com o currículo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FONSECA, Marcus V.. Mulheres chefes de domicílio e a escolarização na cidade de Mariana no século XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FONSECA, Marcus V.. Contribuições das Ciências Sociais para as Licenciaturas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FONSECA, Marcus V.. População negra e civilização: uma análise a partir do estabelecimento da obrigatoriedade escolar em Minas Gerais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FONSECA, Marcus V.. O predomínio dos negros nas escolas de Minas Gerais no século XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FONSECA, Marcus V.. Os negros nas escolas de Minas Gerais durante o século XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FONSECA, Marcus V.. Programa Acões Afirmativas na UFMG e os conflitos em torno de uma proposta de permanência para estudantes negros. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FONSECA, Marcus V.. Projeto Anped-Secad - negros e educação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FONSECA, Marcus V.. Gênero e raça nas políticas públicas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FONSECA, Marcus V.. Pesquisa em História da Educação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
FONSECA, Marcus V.. Pesquisa em História da Educaçao. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
FONSECA, Marcus V.. História da Educação do Negro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
FONSECA, Marcus V.. A Educação dos negros: uma nova face do processo de abolição da escravidão. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
FONSECA, Marcus V.. Racismo e Educação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
FONSECA, Marcus V.. Escolas para crianças negras, ex-escravas e imigrantes no século XIX. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
FONSECA, Marcus V.. Os negros e a educação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FONSECA, Marcus V.. Multiculturalismo e Educação - Gênero, Etnia - Questão racial e pesquisa. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
FONSECA, Marcus V.. A educação dos negros durante o processo de abolição do trabalho escravo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FONSECA, Marcus V.. A crise na educação: uma análise do pensamento de Hannah Arendt. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FONSECA, Marcus V.. A relação entre educação e etnia. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FONSECA, Marcus V.. Entre Negros e Mestiços: Histórias do Vovô para a infância brasileira. Belo Horizonte, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FONSECA, Marcus V.. 36a Reuinão Nacional da Anped. 2013.

2.
FONSECA, Marcus V.. 35a Reunião Nacional da ANPED. 2012.

3.
FONSECA, Marcus V.. 34a Reunião da Anped. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
FONSECA, Marcus V.. Parecer Revista Educar em Revista - UFPR. 2016.

2.
FONSECA, Marcus V.. Elaboração de parecer para Revista Educaçao e Pesquisa. 2016.

3.
FONSECA, Marcus V.. Emissão de Parecer Periódico Cadernos de História da Educação. 2016.

4.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS. Comitê Científico do III Forum Internacional de Pedagogia. 2016.

5.
FONSECA, Marcus V.. Parecer para a Revista Eletrônica Cadernos de História. 2015.

6.
FONSECA, Marcus V.. Parecer Revista da Faculdade de Educação da UFG - INTER-AÇÃO. 2015.

7.
FONSECA, Marcus V.. Parecer Revista Cadernos de Pesquisa. 2015.

8.
FONSECA, Marcus V.. Parecer no Relatório de final de pesquisa de Iniciação Científica FE-USP. 2015.

9.
FONSECA, Marcus V.. Avaliação de Projeto de Iniciação Científica FE-USP. 2015.

10.
FONSECA, Marcus V.. Avaliação de Relatório Parcial de Pesquisa de Iniciação Científica FE-USP. 2015.

11.
FONSECA, Marcus V.. Parecer para a Revista de História da USP. 2014.

12.
FONSECA, Marcus V.; Lopes, Eliane Marta ; Freitas, Marcos Cezar . Parecer para Concurso Interpretes do Brasil do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil. 2014.

13.
FONSECA, Marcus V.. Parecer para Comissão de Iniciação Científica da FE-USP. 2014.

14.
FONSECA, Marcus V.. Parecer para Revista Educação em Perspectiva da UFV. 2014.

15.
FONSECA, Marcus V.. Parecer GT Educação e Relações Raciais da ANPED. 2013.

16.
FONSECA, Marcus V.; Freitas, Marcos Cezar ; Lopes, Eliane Marta . Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil. 2013.

17.
FONSECA, Marcus V.. Parecer Ad Hoc do GT Relações Raciais e Educação da ANPED. 2012.

18.
FONSECA, Marcus V.. Parecer Ad Hoc para Revista Educação em Perspectiva (UFV). 2012.

19.
FONSECA, Marcus V.. Comitê científido do I Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa. 2012.

20.
FONSECA, Marcus V.. Parecer GT Educação e Relações Raciais da ANPED. 2012.

21.
FONSECA, Marcus V.. Parecer Ad Hoc do GT Relações Raciais e Educação da ANPED. 2011.

22.
FONSECA, Marcus V.. Parecer Revista Educação em Perspectiva (UFV). 2011.

23.
FONSECA, Marcus V.. Parecer para Revista Brasileira de História da Educação. 2011.

24.
FONSECA, Marcus V.. Parecer para revista da Associação de Pesquisadores Negros -ABPN. 2010.

25.
FONSECA, Marcus V.. Parecer Ad Hoc do GT Relações Raciais e Educação da ANPED. 2010.

26.
FONSECA, Marcus V.. Parecerista Ad Hoc da Revista Eletrônica Cadernos de História. 2010.

27.
FONSECA, Marcus V.. Parecerista Ad hoc da Revista Educação em Revista. 2010.

28.
FONSECA, Marcus V.. Parecer para Revista Brasileira de História da Educação. 2010.

29.
FONSECA, Marcus V.. Consultor Ad hoc da Editora da Universidade Estadual de Maringá. 2009.

30.
FONSECA, Marcus V.. Comitê científico do Encontro de Pesquisa de Programas de Pós-graduação de BH. 2009.

31.
FONSECA, Marcus V.. Parecer em artigo para Revista Brasileira de História da Educação. 2008.

32.
FONSECA, Marcus V.. Parecer em projetos do Concurso de Dotaçoes e pesquisa sobre Negro e Educação. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FONSECA, Marcus V.. Programa pensar a educação pensar o Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FONSECA, Marcus V.. Programa pensar a educação pensar o Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
FONSECA, Marcus V.. Programa pensar a educação pensar o Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
FONSECA, Marcus V.. Programa pensar a educação pensar o Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
FONSECA, Marcus V.. Programa pensar a educação pensar o Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
FONSECA, Marcus V.. Programa pensar a educação pensar o Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
FONSECA, Marcus V.. Programa pensar a educação pensar o Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
FONSECA, Marcus V.. Programa pensar a educação pensar o Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
FONSECA, Marcus V.. Programa pensar a educação pensar o Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

10.
FONSECA, Marcus V.. Reflexões em torno do Dia Nacional de Consciência Negra. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS; Pombo, Surya A. . A História da Educação dos Negros no Brasil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FONSECA, Marcus V.. A História da Educação dos Negros no Brasil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FONSECA, Marcus V.. Educação e ação social - ênfase em desenvolvimento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
FONSECA, Marcus V.. O predomínio dos negros nas escolas mineiras do século XIX. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FONSECA, Marcus V.. A história do negro na educação brasileira. 2007. .

6.
FONSECA, Marcus V.. O Programa de Ações Afirmativas e a proposta de democratização da UFMG. 2007. (Relatório de pesquisa).

7.
FONSECA, Marcus V.. Gênero e raça nas políticas públicas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
FONSECA, Marcus V.. O Programa Ações Afirmativas na UFMG e os conflitos em torno de uma proposta de permanência para estudantes negros. 2006. (Relatório de pesquisa).

9.
FONSECA, Marcus V.. A história do negro na educação brasileira. 2005. .

10.
FONSECA, Marcus V.. Gênero e raça nas políticas públicas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
FONSECA, Marcus V.. Gênero e raça nas políticas públicas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
FONSECA, Marcus V.. Raça e políticas públicas: desafios para a educação no Brasil. 2004. .

13.
FONSECA, Marcus V.. A história da educação do negro. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
FONSECA, Marcus V.. As primeira primeiras práticas educativas com características modernas em relação aos negros no Brasil. 2001. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Silva, Natalino; Coutrim, Rosa; FONSECA, MARCUS VINÍCIUS. Participação em banca de Silvia Nahas Ribeiro. Ações Afirmativas: a implementação da reserva de vagas no contexto da Universidade Federal de Ouro Preto. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
FONSECA, Marcus V.; Hamdan, Juliana C; Lage, Ana Crisitina Pereira. Participação em banca de Vanessa Souza Batista. A educação da boa mocidade sul mineira: considerações sobre o perfil do alunado da instrução primária (1824-1840). 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
FONSECA, Marcus V.; Nogueira, Paulo H. Q; Nogueira, Marlice O. Participação em banca de Roosvany Beltrame Rocha. Caminhos e Descaminhos da Escola de Tempo Integral de Governador Valadares: trajetória de resistência de jovens. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
FONSECA, Marcus V.; Alves, Vania F. N.; Franco, Marco Antonio Melo. Participação em banca de Fabiana Siqueira da Silva. O Congado na experiência escolar da APAE de Ouro Preto: um estudo de caso sobre a cultura congadeira no contexto da educação especial. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
FONSECA, Marcus V.; JINZENJI, M. Y.; FARIA FILHO, L. M.. Participação em banca de Alexsandra Borges Fernandes. Saberes Necessários a Formação Docente na Escola Normal de Sabará, em Minas Gerais (1882-1904). 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
FONSECA, Marcus V.; Marlos Bessa Mendes Rocha; Oliveira, Julvan Moreira. Participação em banca de Priscila Samantha Barbosa Verona. Instrução Pública, Estado Nação e Cidadania: Escolarização dos negros livres e libertos no Termo de Mariana (1825-1860). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
FONSECA, Marcus V.; Silvani dos Santos Valentin; Oliveira, Laura Nogueira. Participação em banca de Aniele Fernandes de Souza Leão. História memória e relações etnicorraciais: diálogos com a juventude negra da educação profissional e tecnológica integrada de nivel médio do CEFET-MG. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

8.
FONSECA, Marcus V.; Muniz, Kassandra; Silvani dos Santos Valentin. Participação em banca de Laura Fernandes Rodrigues Rocha. A implementaçõ da lei 10.639/2003 na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
FONSECA, Marcus V.; Mendes, Claudio L; OLIVEIRA, V. M. F.. Participação em banca de Mariana Silva Santos. Formação de Professores no Estado Moderno Brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
FONSECA, Marcus V.; Jardilino , José Rubens Lima; Oliveira, Heli Sabino. Participação em banca de Glaucio Antônio Santos. Encontros de Ensino Religioso nas Cidades de Ouro Preto e Mariana: a laicidade da educação pública em questão. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
FONSECA, Marcus V.; Periotto, Marcilia; Ribas, Maria Aparecida de Araúljo Barreto. Participação em banca de Vicente Moreira da Silva. Escravos e criados nas escolas noturnas de primeiras letras na província do Paraná (1872-1888). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
FONSECA, Marcus V.; MENDES, C. L.; Narodowiski, Mariano. Participação em banca de Dayna Uchaki de Matos. A produção do sujeito universal na educação. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
FONSECA, Marcus V.; Franco, Nanci Helelna R.; Amorin, Roseana Maria; Barros, Rachel R. A.. Participação em banca de Rafael Alexandre Belo. No rastro do Xangô Alagoano: conribuições para a história da educação. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pó-graduação em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

14.
FONSECA, Marcus V.; Kishimoto, Tizouko M.; Hilsdorf, Maria Lúcia. Participação em banca de Daniela Fagundes Portela. Políticas de atendimento para crianças negras na província de São Paulo (1871-1879). 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

15.
FONSECA, Marcus V.; Barata, Denise; Silva, Salomao Jovino; RANGEL, S. O. C.. Participação em banca de Katia Geni Cordeiro Lopes. A presença de negros em espaços de instrução elementar na cidade-corte: o caso da Escola Imperial Quinta da Boa Vista. 2012. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

16.
FONSECA, Marcus V.; MELLO, R. M. A. V.; BRAUNA, R. C. A.. Participação em banca de Ana Paula Fernandes Mendonça. Pedagogias antiracistas: tensões e possibilidades. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa.

17.
FONSECA, Marcus V.; SA, E. F.; GONCALVES, M.. Participação em banca de Mary Diana da Silva Miranda. Crianças negras na instrução pública em Cuiabá/MT (1870-1890). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Teses de doutorado
1.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS; Rocha, Heloísa Pimenta; Jauára, Manuel; Pinto, Arnaldo; Ferreira, Norma Sandra. Participação em banca de Cristina Carla Sacramento. "Homens de cor" representado por "homens de letras": uma análise de livros didáticos de história do Brasil do século XIX. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS; SCHULER, A. F. M.; Rizzini Irma; CORD, M. M.; OLIVEIRA, Claudia Maria Alves. Participação em banca de Paulo Sergio Dutra. AO CORRER DA PENNA: pretos e pardos escolarizados na cidade de Cuiabá/MT nos oitocentos. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS; SOUZA, E. C.; Silva, Vera Lucia Gaspar; Mortari, Claudia; Cardoso, Paulino J. F.. Participação em banca de Maria Aparecida Clemencio. Professora Formada, professora empossada: narrativas de vida, escolarização e profissionalização de professores afrodescendentes no magistério (Santa Catarina, anos 50 a 70 do século XX). 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS; Simões, Regina Helena Silva; Carvalho, Janete M; Oliveira, Oswaldo Martins; PINTO, A. H.. Participação em banca de Gustavo Henrique Araújo Forde. Vozes Negras na História da Educação do Espiríto Santo: a constituiçõ e os sentidos da educação na pauta do Movimento Negro capixaba (1978-2002). 2016. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

5.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS; BICCAS, M. S.; Kishimoto, Tizouko M.; Demartini, Zeila de Brito; SANTOS, M. W.. Participação em banca de Daniela Fagundes Portela. A trajetória profissional da educadora Anália Emíllia Santos em São Paulo (1853-1919). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

6.
FONSECA, Marcus V.; Gondra, José Gonçalves; SCHULER, A. F. M.; D´Ávilla, Jerry; Teives, Gladys. Participação em banca de Graciane Daniela Sebrão. A educação dos negros na provínica de Santa Catarina: narrativas, expectativas, experiências (1850-1899). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
FONSECA, T. N. L. E.; FONSECA, Marcus V.; Oliveira, Luiz Alberto G; Santos, Vanicléia Silva; SOUSA, E. F.. Participação em banca de Itacir Marques da Luz. Laços da diáspora: associativismo e educabilidade entre a população negra em Pernambuco - 1822 -1850. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
FONSECA, Marcus V.; BICCAS, M. S.; Carvalho, Marta M. C.; Freitas, Marcos Cezar; Salvatori, Maria Angela S.. Participação em banca de Rosângela Ferreira Souza. Pela Páginas dos Jornais: recortes identitários e escolarização do social do negro em São Paulo (1920-1940). 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

9.
FONSECA, Marcus V.; JINZENJI, M. Y.; FARIA FILHO, L. M.; FONSECA, T. N. L. E.; Silva, Jose Carlos Araujo. Participação em banca de Fabiana da Silva Viana. Estado Nacional, Debate Público e Instrução Primária - Mariana/Minas Gerais 1816 1848. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
FONSECA, Marcus V.; FARIA FILHO, L. M.; FONSECA, T. N. L. E.; JINZENJI, M. Y.; SCHULER, A. F. M.. Participação em banca de Cecilia Vieira do Nascimento. Caminhos da docência: trajetórias de mulheres professoras. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
Gomes, Nilma Lino; Brito, José Eustáquio; Miranda, Shirley Aparecida; FONSECA, Marcus V.. Participação em banca de Rodrigo Ednilson de Jesus. Ações Afirmativas, educação e relações raciais: conservação, atualização ou reinvenção do Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
FONSECA, Marcus V.. Participação em banca de Fabio Pinto Gonçalves dos Reis. Praticas sociais relativas às crianças negras em impressos agrícolas e projetos de emancipação de escravizados. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
Silva, Vera Lucia Gaspar; SOUZA, E. C.; Mortari, Claudia; Teive, Maria Ghizoni; FONSECA, Marcus V.. Participação em banca de Maria Aparecida Clemêncio. Professora formada, Professora Empossada: narrativas de escolarização e profissionalização de professoras afrodescendentes no magistério (Santa Catarina, 1950-1960). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
FONSECA, Marcus V.; Kishimoto, Tizouko M.; Demartini, Zeila de Brito. Participação em banca de Daniela Fagundes Portela. A contribuição da educadora Anália Franco no processo educativo de crianças negras. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
Simões, Regina Helena Silva; FONSECA, Marcus V.. Participação em banca de Gustavo Henrique Araújo Forde. Vozes Negras na História da Educação do Espiríto Santo: a constituiçõ e os sentidos da educação na pauta do Movimento Negro capixaba (1978-2002). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

4.
FONSECA, T. N. L. E.; FONSECA, Marcus V.; Oliveira, Luiz Alberto G. Participação em banca de Itacir Marques da Luz. Laços da diáspora: associativismo e educabilidade da população negra de pernambuco na primeira metade do século XIX. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
FONSECA, Marcus V.; Alves, Vania F. N.; TORRES, M. A.. Participação em banca de Amanda Melissa dos Santos. O Grande Anganga Muquixe: a presença da história de Chico Rei nas escolas de Ouro Preto/MG. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
FONSECA, Marcus V.; Hamdan, Juliana C; Lage, Ana Crisitina Pereira. Participação em banca de Vanessa de Souza Batista. População e Educação: os sujeitos em processo de escolarização no Sul de Minas Gerais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
FONSECA, Marcus V.. Participação em banca de Vitor Sergio Gomes. Leoncio Francismo Das Chagas: um educador musical do século XIX. 2016.

4.
OLIVEIRA, C. F. M. R.; Souza, Ione; FONSECA, Marcus V.. Participação em banca de Daiane Silva Oliveira. Instrução de pobres e negros em Feira de Santana: as escolas do professor Primário Geminiano Alves da Cosa (1890-1920). 2016.

5.
Alves, Vania F. N.; Franco, Marco Antonio Melo; FONSECA, Marcus V.. Participação em banca de Fabiana Siqueira Silva. O congado na experiência escolar da APAE de Ouro Preto: um estudo de caso sobre a cultura congadeira no contexto educacional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS; Nogueira, Paulo H. Q; Nogueira, Marlice O. Participação em banca de Roosvany Beltrame Rocha. Escola de Tempo Integral e Juventudes: reconstruindo o sentido da escola. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS; Coutrim, Rosa; Silva, Natalino. Participação em banca de Silvia Nahas Ribeiro. Ações Afirmativas: a implementação da Lei 12.711/2012 no contexto da Universidade Federal de Ouro Preto. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
FONSECA, Marcus V.; Marlos Bessa Mendes Rocha; ALBUQUERQUE, D. C.. Participação em banca de Priscila Barbosa Verona. Instrução Publica, Estado Nação e a Construção da Cidadania. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

9.
FONSECA, Marcus V.; Silvani dos Santos Valentin; Muniz, Kassandra. Participação em banca de Laura Fernanda Rodrigues Rocha. A implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
Mendes, Claudio L; FONSECA, Marcus V.. Participação em banca de Mariana Silva Santos. Genealogia da formação inicial de professores no Brasil: uma incursão ao Império. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
FONSECA, Marcus V.; Jardilino , José Rubens Lima; Oliveira, Heli Sabino. Participação em banca de Glaucio Antônio Santos. Perfil dos professores de ensino religioso das cidades de Mariana e Ouro Preto. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

12.
FONSECA, Marcus V.; Muniz, Kassandra; Corgozinho, Batistina. Participação em banca de Maria Cristina dos Santos. A implantação da Lei 10 639 no sistema municipal de ensino de Divinópolis, Centro Oeste Mineiro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
FONSECA, Marcus V.; MENDES, C. L.; Narodowiski, Mariano. Participação em banca de Dayna Uchaki de Matos. A produção do sujeito universal na educação. 2012.

14.
Barata, Denise; Foster, Eugenia da Luz; Gondra, José Gonçalves; FONSECA, Marcus V.. Participação em banca de Katia Geni Cordeiro Lopes. No caminho das letras: a presença de negros em espaços de instrução elementar da Corte Imperial. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

15.
Kishimoto, Tizouko M.; Hilsdorf, Maria Lúcia; FONSECA, Marcus V.. Participação em banca de Daniela Fagundes Portela. Políticas de atendimento para crianças negras na Província de São Paulo (1871-1879). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

16.
FONSECA, Marcus V.; Ribas, Maria Aparecida de Araúljo Barreto; Periotto, Marcilia. Participação em banca de Vicente Moreira da Silva. Escravos e criados nas escolas noturnas de primeiras letras na província do Paraná (1872-1888). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

17.
FONSECA, Marcus V.. Participação em banca de Mary Diana da Silva Miranda. Crinaças negras na instrução pública em Cuiabá/MT. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FONSECA, Marcus V.; AREAL, R.. Participação em banca de Gabriela Pereira da Cunha. Educação nos tempos de chumbo: uma visão do pensamento conservador católico através das páginas do jornal O Arquidiocesano. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FONSECA, Marcus V.. Participação em banca de Vanessa Orozimbo.A inserção dos negros nas universidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
FONSECA, Marcus V.. Participação em banca de Ingrid Linhares Chimanovsky.A história da educação dos negros em Poços de Caldas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SCHULER, A. F. M.; ALBUQUERQUE, D. C.; FONSECA, MARCUS VINÍCIUS. Banca Para Professor na Área de Sociologia da Educação, História da Educação e Diversidade Étnico Racial. 2016. Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
FONSECA, Marcus V.; BICCAS, M. S.; RANGEL, J. A.. Concurso para Professsor Adjunto de Fundamentos da Educação - Filosofia e História da Educação. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
FONSECA, Marcus V.; Gripp, G. S.; MENDES, C. L.. Professor substituto na área de Fundamentos de Educação. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Colóquio Luso-Afrobrasileiro de Questões Curriculares.Os negros na disciplina de história da educação no Brasil. 2018. (Simpósio).

2.
38a Reunião Nacional da Anped. Escolarização e hierarquias raciais: considerações a partir da história da educação. 2017. (Congresso).

3.
IX Congresso Brasileiro de História da Educação. Indivíduos em processo de escolarização no Sul de Minas Gerais na primeira metade do século XIX. 2017. (Congresso).

4.
IX Congresso Brasileiro de História da Educação. 2017. (Congresso).

5.
IX Congresso Brasileiro de História da Educação. Coordenação de Sessão de Comunicação Individual. 2017. (Congresso).

6.
IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Escolarização no Sul de Minas Gerais: perfil do alunado em Campanha na primeira metade do século XIX. 2017. (Congresso).

7.
XI Simpósio de Formação e Profissão Docente.Perfil dos sujeitos em processo de escolarização na Vila de Campanha-MG (1830-1840). 2017. (Simpósio).

8.
Congresso Etnico Racial: Identidade, Apropriação Cultural, Eduação e Diversidade. A História da Educação dos Negros no Brasil. 2016. (Congresso).

9.
VIII Forum Internacional de Pedagogia.GT Educação e Relações Étnico Raciais. 2016. (Outra).

10.
VIII Forum Internacional de Pedagogia.História da Educação dos Negros e Práticas Educativas. 2016. (Outra).

11.
XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. A população negra nos manuais para ensino de história da educação no Brasil. 2016. (Congresso).

12.
21a. Encontro da Associação Rio Grandense de Pesquisa em História da Educação.A população negra nas escolas de Minas Gerais no século XIX. 2015. (Encontro).

13.
37a. Reunião da Anped. A educação como expressão do urbano na cidade de Mariana/MG na primeira metade do século XIX. 2015. (Congresso).

14.
Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. A população negra no ensino e na pesquisa em história da educação no Brasil. 2015. (Congresso).

15.
IX Semana de Cultura Afrobrasileira e Africana do IFMG.Aspectos históricos da educação das relações etnico-raciais.. 2015. (Encontro).

16.
IX SIMPOED UFOP.Avaliação de posters. 2015. (Simpósio).

17.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Padre Victor: Um educador negro no sul da provincia de Minas Gerais. 2015. (Congresso).

18.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Coordenação de mesa População negra e suas condições de educabilidade. 2015. (Congresso).

19.
XI Congresso Iberoamericano de História da Educação. Mulheres chefes de domicílios e a escolarização na cidade de Mariana no século XIX. 2014. (Congresso).

20.
Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2013. (Simpósio).

21.
Simpósio de Formação e Profissão Docente.Coodenador de sessão temática. 2013. (Simpósio).

22.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Coordenador do Eixo Etnia e Movimentos Sociais. 2013. (Congresso).

23.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Escolarização e status racila em Minas Gerais no século XIX. 2013. (Congresso).

24.
VII Congresso de Pesquisa e Ensino de História em Minas Gerais ais. 2013. (Congresso).

25.
VII Congresso de Pesquisa e Ensino de História em Minas Gerais ais. 2013. (Congresso).

26.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Padre Vitor: um educador negro no sul de Minas Gerais na segunda metade do século XIX. 2013. (Congresso).

27.
34a. Reunião Anual da Anped.Análise de trabalhos. 2011. (Outra).

28.
Grupo de Estudos História Social da Educação.População negra e perfil das escolas primárias de Minas Gerais no século XIX. 2011. (Encontro).

29.
Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação.Pesquisas em História da Educação. 2011. (Encontro).

30.
Simpoed - Simposio de Formação e Profissão Docente - UFOP.Coordenador de Sessão. 2011. (Simpósio).

31.
VI Seminário Educação e População Negra.O negro na história da educação brasileira. 2011. (Encontro).

32.
III Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Avaliação de trabalhso. 2010. (Simpósio).

33.
População negra e educação.População negra e educação: o perfil racial das escolas mineiras no século XIX. 2010. (Outra).

34.
População negra e educação: o perfil das escolas mineiras no século XIX.População negra e educação: o perfil das escolas mineiras no século XIX. 2010. (Encontro).

35.
32a. Reunião Anual da Anped. 2009. (Encontro).

36.
32a. Reunião Anual da Anped.O predomínio dos negros nas escolas de Minas Gerais no século XIX. 2009. (Encontro).

37.
Encontro de Pesquisa de Programas de Pós-graduação de BH.Membro do Comitê Científico. 2009. (Encontro).

38.
II Seminário Educação, História e Cultura da África e Afro-brasileira.A história da educação do negro no Brasil. 2009. (Seminário).

39.
IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. Grupos familiares com crianças nas escolas de Minas Gerais nos anos de 1830. 2009. (Congresso).

40.
Olhares sobre o negro: educação e relações étnico-raciais, historiografia e literatura.A história da educação do negro em Minas Gerais. 2009. (Outra).

41.
Semana da Consciência Negra no CEFET/MG.História da Educação da População Negra em Minas Gerais. 2009. (Encontro).

42.
Semana de Consciência Negra do CEFET-MG.A história da educação da população negra de Minas Gerais. 2009. (Encontro).

43.
VII Simposio de Educação.Coordenação de mesa para apresentação de trabalhos. 2009. (Simpósio).

44.
Encontro Regional de História. 2008. (Encontro).

45.
V Congresso Brasileiro de História da Educação. O predomínio dos negros nas escolas de Minas Gerais no século XIX: uma análise a partir da relação entre população e escolarização. 2008. (Congresso).

46.
V Congresso Brasileiro de História da Educação. 2008. (Congresso).

47.
30a. Reunião Anual da Anped. 2007. (Encontro).

48.
Pontíficia Universidade Católica - Poços de Caldas.Processos de escolarização da população negra no Brasil. 2007. (Outra).

49.
29a Reunião Anual da ANPED.Projeto ANPED - SECAD - Negros e Educação. 2006. (Outra).

50.
IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. 2006. (Congresso).

51.
III Congresso Brasileiro de História da Educação. Escola para crianças negres, ex-escravas e imigrantes no século XIX. 2004. (Congresso).

52.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. 2004. (Congresso).

53.
26º Reunião Anual da Anped.A história da educação do negro. 2003. (Encontro).

54.
I Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2001. (Congresso).

55.
III Semana da Consciência Negra da Fae-CBH-UEMG.A idéia de consciência negra. 2001. (Encontro).

56.
XII Encontro Regional da Associação Nacional de História. 2000. (Encontro).

57.
1a. Seminário de Formação do Concurso Negro e Educação. 1999. (Encontro).

58.
1º seminário de Formação do concurso negros e educação. 1999. (Seminário).

59.
Impactos das Inovações Tecnológicas e Organizacionais na Saúde do Trabalhador. 1998. (Seminário).

60.
XIX Simpósio Nacional de História - História a e Cidadania. 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONSECA, Marcus V.. VII CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2013. (Congresso).

2.
FONSECA, Marcus V.; Hamdan, Juliana C ; Satto, Maria Aparecida ; Carvalho, Rosana Areal . VII CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2013. (Congresso).

3.
Diniz Margareth ; FONSECA, Marcus V. . Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2011. (Outro).

4.
FONSECA, Marcus V.. II Encontro Memorial do ICHS. 2009. (Outro).

5.
FONSECA, Marcus V.; FARIA FILHO, L. M. ; VAGO, T. M. . Seminário Nacional Relações Étnico Raciais e Educação no Brasil. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Milena Souza Oliveira. Educação e mulheres chefes de domicílio no termo de Mariana no século XIX. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Amanda Melissa dos Santos. Cultura afrobrasileira e educação: as relações entre congado, a realidade dos educados e o ambiente escolar. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

3.
Felipe Datti Dias. Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião do Barro Preto: transversalidade entre educação, música e religião para implementação da lei 10.639/03 em Marina/MG. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Iasmin do Prado Gomes. Padre Victor: Um educador negro no sul da provincia de Minas Gerais. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Silvia Nahas Ribeiro. Ações Afirmativas: a implementação da reserva de vagas no contexto da Universidade Federal de Ouro Preto. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Marcus Vinícius Fonseca.

2.
Vanessa Souza Batista. A educação da boa mocidade sul mineira: considerações sobre o perfil do alunado da instrução primária (1824-1840). 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcus Vinícius Fonseca.

3.
Roosvany Beltrame Rocha. Caminhos e Descaminhos da Escola de Tempo Integral de Governador Valadares: trajetória de resistência de jovens. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Marcus Vinícius Fonseca.

4.
Fabiana Siqueira Silva. O Congado na experiência escolar da APAE de Ouro Preto: um estudo de caso sobre a cultura congadeira no contexto da educação especial. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcus Vinícius Fonseca.

5.
Laura Fernandes Rodrigues Rocha. A implementaçõ da lei 10.639/2003 na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcus Vinícius Fonseca.

6.
Glaucio Antonio dos Santos. Encontro de ensino religioso nas cidades de Mariana e Ouro Preto: a laicidade da educação pública em questão. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Marcus Vinícius Fonseca.

Iniciação científica
1.
Sulamita Coura dos Reis. Sentidos e significados da escolarização para a população negra de Minas Gerais no século XIX. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcus Vinícius Fonseca.

2.
Yuri Alves Gomes. A instrução no discurso da elite agrária: educação e trabalho no Congresso Agrícola do Rio de Janeiro e no Congresso Agrícola do Recife (1878). 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcus Vinícius Fonseca.

3.
Henrique de Oliveira Fonseca. Sud Mennucci: a educação rural e a formação da nacionalidade. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade de Ouro Preto. Orientador: Marcus Vinícius Fonseca.

Orientações de outra natureza
1.
Bolsistas de Iniciação Científica. Formação dos Bolsistas de Iniciação Científica do GEPHE/UFMG. 2008. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marcus Vinícius Fonseca.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
FONSECA, Marcus V.; Hamdan, Juliana C (Org.) ; Carvalho, Rosana a (Org.) . Entre o Seminário e o Grupo Escolar: a história da educação em Mariana (XVI-XX). 1. ed. Belo Horizonte: Editora Mazza, 2013. v. 1. 165p .

2.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS; Pombo, Surya A. (Org.) . A História da Educação dos Negros no Brasil. 1. ed. Niteroi/RJ: EdUFF, 2016. 442p .

1.
FONSECA, MARCUS VINÍCIUS. A população negra no ensino e na pesquisa em história da educação no Brasil. In: Fonseca, Marcus V; Barros, Surya A. P. (Org.). A História da Educação dos Negros no Brasil. 1ed.Niteroi/RJ: EdUFF, 2016, v. , p. 23-50.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONSECA, Marcus V.; Hamdan, Juliana C ; Satto, Maria Aparecida ; Carvalho, Rosana Areal . VII CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2013. (Congresso).




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