Lucila Pereira da Silva Basile

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3653432886684093
  • Última atualização do currículo em 24/09/2018


Possui graduação em Música - Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Sua pesquisa foca a música urbana do final do século XIX até as três primeiras décadas do século XX. São objetos de pesquisa o repertório de salão, a música para cena muda dos primeiros filmes, a música que em geral recebeu o apodo de "popularesca" e "música ligeira" . Relativo a compreensão estética do repertório dos anos 1920, a pesquisa discute as tópicas dos pianeiros e os sentidos dessa representação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucila Pereira da Silva Basile
Nome em citações bibliográficas
BASILE, Lucila Pereira da Silva

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades - Curso de Música.
Av. Dedé Brasil, 1700 Bloco F
Itaperi
60740000 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 31019760


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O piano na praça., Ano de obtenção: 2015.
Orientador: José Newton Coelho Meneses.
Coorientador: Ana Cláudia Assis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2000 - 2002
Mestrado em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Paurillo Barroso e a música em Fortaleza: traços de uma Belle Époque musical,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Elba Braga Ramalho.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Música popular urbana; História da Música; Modernidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1987 - 1992
Graduação em Música - Composição e Regência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Autenticidade, Comunidade, Povo: a canção popular. (Carga horária: 20h).
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, CDMAC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Formação de Professores em EaD. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Harmonia e Improvisação Prof Cláudio Daulsberg.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2009 - 2009
Prática de Ensino e Aprendizagem Musical. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Educação Musical, ABEM, Brasil.
2005 - 2005
Arranjo Instrumental. (Carga horária: 12h).
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, CDMAC, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Workshop de Jazz Prof Dielson Mendonça. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
1997 - 1997
Summer Jazz Course. (Carga horária: 60h).
Manhattan School Of Music, M.S.M., Estados Unidos.
1997 - 1997
Harmonia e Improvisação Prof Harold Danko. (Carga horária: 20h).
Associação Alumini, ALUMINI, Brasil.
1996 - 1997
Percepção Musical. (Carga horária: 60h).
Escola Espaço Musical, EEM*, Brasil.
1994 - 1997
Piano Popular Profa Vera Pestana. (Carga horária: 960h).
Escola Espaço Musical, EEM*, Brasil.
1993 - 1993
Aspectos da Interpretação Pianística. (Carga horária: 14h).
Escola de Música Allegro, ALLEGRO, Brasil.
1993 - 1993
Regência de Coro Infantil. (Carga horária: 30h).
Conservatório de Música de Tatui, CMT, Brasil.
1992 - 1992
XXIII Festival de Inverno de Campos do Jordão. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SESP, Brasil.
1991 - 1991
Interpretação Pianística Prof Victor Chouchokov. (Carga horária: 20h).
Ars Academy Istituizione Sinfonica di Roma, AC, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em As Sonatas de Mozart Prof Antônio Bezam. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1988 - 1988
Regência de Coro Infantil. (Carga horária: 20h).
Fundação Nacional de Arte, FUNARTE, Brasil.
1988 - 1988
A voz cantada : disodias. (Carga horária: 12h).
Sociedade Beneficiência Portuguesa, SBP, Brasil.
1987 - 1988
Piano Profa Regina Normanha Martins. (Carga horária: 60h).
Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
1986 - 1986
Pedagogia da Educação Musical. (Carga horária: 20h).
Conservatório de Música de Poços de Caldas, CMPC, Brasil.
1986 - 1986
História da Música Brasileira. (Carga horária: 20h).
Conservatório de Música de Poços de Caldas, CMPC, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdades Nordeste, FANOR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de História da Arte dos cursos de Desing e Jornalismo.


Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assitente VI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20

Atividades

3/2005 - Atual
Extensão universitária , Centro de Humanidades, Departamento de Artes.

Atividade de extensão realizada
Prática instrumental piano.
4/2003 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música
Percepção Musical
Piano
Prática de Conjunto
Tópicos em Música
10/2010 - 12/2011
Extensão universitária , Centro de Humanidades, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Cine Parede.
07/2010 - 07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Música, .

Cargo ou função
Representante Docente de Graduação Regular do Centro de Humanidades -suplente.
02/2010 - 07/2011
Direção e administração, Secretaria de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Plásticas modalidade semipresencial.
02/2011 - 02/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades - Curso de Música, .

Cargo ou função
Membro da banca de seleção de monitores da PROMAC.
04/2010 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Humanidades - Curso de Música, Centro de Humanidades - Curso de Música.

Atividade realizada
PROMAC Programa de Monitoria Acadêmica Amanda Cristine Nunes Souza.
04/2010 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Humanidades - Curso de Música, Centro de Humanidades - Curso de Música.

Atividade realizada
PROMAC Programa de Monitoria Acadêmica orientando: Augusto Soares Fick.
11/2010 - 11/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Comissão Organizadora da I Semana Científica e Cultural do Pólo de Orós.
12/2008 - 01/2010
Direção e administração, Secretaria de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenadora de Tutoria do Curso Licenciatura em Artes Plásticas modalidade semipresencial.
11/2005 - 11/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades - Curso de Música, .

Cargo ou função
Coordenadora da XV Semana da Música.
08/2005 - 08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades, .

Cargo ou função
2ª Oficina de Planejamento SPBC UECE 30 anos.
07/2004 - 07/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades - Curso de Música, .

Cargo ou função
Comissão Examinadora do Setor de Estudo 2 (Teoria Musical) Professor Substituto.
11/2002 - 11/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades - Curso de Música, .

Cargo ou função
Coordenadora XII Semana da Música.
3/2001 - 3/2002
Ensino, Bacharelado Geral Em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música II
Prática Instrumental - piano
Teoria e percepção
9/2001 - 9/2001
Treinamentos ministrados , Instituto de Estudos Pesquisas e Projetos, Programa de Qualificação Profissional.

Treinamentos ministrados
Oficina de Teclado
3/1999 - 3/2001
Ensino, Bacharelado Geral Em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teclado
Teoria e Percepção
Prática Instrumental de conjunto
História da Música
11/1998 - 11/1998
Extensão universitária , Centro de Humanidades, Departamento de Artes.

Atividade de extensão realizada
Oficina de piano popular e jazz.
3/1998 - 3/1998
Treinamentos ministrados , Centro de Humanidades, Departamento de Artes.

Treinamentos ministrados
Oficina de Teclado

Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20

Atividades

3/2000 - 8/2000
Ensino, Dança e Coreografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos da música
História da Arte

Escola Espaço Musical, EEM*, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 0

Atividades

3/1995 - 5/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de piano popular

Escola Forte das Artes, EFA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 0

Atividades

3/1995 - 5/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de piano popular

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SESP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

3/1994 - 12/1996
Treinamentos ministrados , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, .

Treinamentos ministrados
Monitoria de coral infantil

Escola Pacaembu, EP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1997
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 0

Atividades

3/1993 - 5/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coral infantil
Piano
Flauta doce


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
MÁRIO DE ANDRADE E ADORNO: APROXIAÇÕES E DIFERENÇAS EM TORNO DA MÚSICA POPULAR URBANA NA MODERNIDADE
Descrição: Esta pesquisa é uma investigação histórica do pensamento dos estetas Mário de Andrade (1893 -1945) e T. W. Adorno (1903 -1969) sobre a música popular urbana das três primeiras décadas do século XX (discos, música dos salões, dos teatros de revista etc.). A pesquisa coloca como questão suas respectivas designações para esta produção: música ligeira para Adorno e música popularesca para Mário de Andrade, problematizando os aspectos que as definem e buscando compreender a relação dessas análises no contexto social e cultural da modernidade. Suas análises tem uma defasagem de pouco mais de uma década, porém, coincidem ao examinarem o mesmo fenômeno: a emergência das primeiras gravações e as transformações da música no início do século XX. Objetiva-se explicitar as convergências, os aspectos que os distinguem e inferir as contradições que tais formulações evocam se confrontadas com outros níveis da experiência, tais como, as práticas musicais e o repertório referido. O recurso teórico metodológico situa-se no campo da História Cultural e da Estética Musical.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lucila Pereira da Silva Basile - Coordenador / Francisca Flávia Solidade de Almeida - Integrante / Dário Fontenele - Integrante.
2016 - Atual
VIDA DE MÚSICO. TRAJETÓRIAS PESSOAIS E A EMERGÊNCIA DO CAMPO PROFISSIONAL NO CEARÁ (1900 -1940)
Descrição: Pesquisa de fontes (manuscritos, impressos, iconografia, gravações e documentos) nos acervos de Cristiano Câmara e Acervo Nirez, que possam revelar a trajetória dos músicos atuantes em Fortaleza no período de 1880 a 1930. A pesquisa visa narrar as trajetórias dos músicos cearenses, os tipos de formação musical, compreendendo-os no contexto de suas experiências sociais e culturais que esclareçam sua relação com as práticas musicais. Concomitantemente será realizado um catálogo comentado das fontes relativas ao recorte temporal encontradas nesses sítios e entrevistas disponibilizando-o em suporte digital e, se possível, impresso.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lucila Pereira da Silva Basile - Coordenador / Laryce Rhachel martins Santos - Integrante / Adália Rachel Vieira Sousa - Integrante / Thais Cristina de Aguiar Silva - Integrante.Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2010 - 2011
Cine Parede
Descrição: Atividade de extensão para ser lanejada e executada pelos alunos do curso de Licenciatura em Artes Plásticas modalidade semipresencial da UAB UECE e executado no município de Orós - CE. Trata-se de um cinema de arte com exibição de filmes na praça com periodicidade mensal. Os filmes são projetados na parede externa do pólo da UAB, antigo hotel municipal. Os alunos sob a orientação da coordenadora e do tutor a distância desenvolvem a promoção do filme elaborando as etapas que são: escolha e discussão do filme, texto sinopse para divulgação, divulgação (meios eletronicos e impressos), produção do evento (logística), apresentação ao público comentada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Lucila Pereira da Silva Basile - Coordenador / Felipe Castelo Branco Alves - Integrante / Inez Beatriz Castro Martins - Integrante.


Outros Projetos


2016 - Atual
RECURSOS E ACOMPANHAMENTO PARA ALUNOS EM SITUAÇÃO ESPECIAL (DEFICIENTES VISUAIS E ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFASAGEM DE CONTEÚDOS)
Descrição: Monitoria acadêmica para suprir defasagem de prática e materiais para alunos com dificuldade em Percepção Musical..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lucila Pereira da Silva Basile - Coordenador / Thais Cristina de Aguiar Silva - Integrante / Lucas do Nascimento Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Performance.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2006
III Edital de Incentivo às Artes no Ceará, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BASILE, Lucila Pereira da Silva2014 BASILE, Lucila Pereira da Silva. Silêncio: categoria possível para a compreensão das relações entre história e música. História e Culturas, v. 2, p. 153, 2014.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. A pluralidade dos instrumentos não convencionais. Diario do Nordeste, Caderno 3, p. 8 - 8, 08 ago. 2010.

2.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Por um lugar ao sol na terra da luz. Revista Agulha, 12 fev. 2007.

3.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; Heriberto Cavalcante Porto Filho . Por uma música (mais) popular. Diario do Nordeste, Caderno 3, p. 1 - 1, 31 mar. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. O piano na sala: ícone do romantismo e avatar da modernidade. In: VII Seminario Nacional do Centro de Mem´´oria da UNICAMP, 2012, Campinas. Seminário Nacional do Centro de Memória (7:Campinas, SP).Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades. Campinas: UNICAMP/CMU, 2012. v. 1.

2.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Tempo e experiência social: Zacarias Gondim e a História da Música no Ceará. In: VI Simpósio Nacional de História Cultural, 2012, Teresina. VI Simpósio Nacional de História Cultural, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Paurillo Barroso: Um Fritzcarraldo em terras alencarinas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Apontamentos para uma História Social da Música no Ceará. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; MARTINS, I. B. C.M . A necessidade de formadores para área de Artes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Projeto Miudinho: uma proposta de formação musical. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. A compreensão dos signos harmônicos e sua adequação aos diferentes estágios da aprendizagem dos alunos de piano coletivo pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades funcionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Popular e erudito: um continum na obra de Radamés Gnattali. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. 100 anos de Radamés Gnattali. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Música popular: caminhos de formação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Memória do Choro no Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Percepção Musical: reflexões sobre novos caminhos para sua aplicação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Modernísmo Musical no Brasil e Identidade Cultural. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Paurillo Barroso e música em Fortaleza. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; MARTINS, I. B. C.M . Projeto Pedagogico do Curso de Licenciatura em Artes Plásticas modalidade a distância. 2010.

2.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; Madeira, M.M.A. . Projeto Pedagogico do Curso de Licenciatura em Artes Plásticas modalidade a distância. 2008.

3.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; LANDI, Marcio Spartaco Nigri ; VERÍSSIMO, Elídia Clara de Aguiar ; RAMALHO, Elba Braga ; ELLERY, Angélica ; MOURA, Eunice ; BARROS, Alfredo ; MAIA, Marcos . Projeto Pedagógico do Curso de Música da UECE. 2003.

4.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Por do sol em canto. 1999.

5.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Sábado acústico. 1999.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; ALENCAR, M. C. F. ; LEAL, T. B. ; CAVALCANTE, G. . I ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DIÁLOGOS SOBRE ARTE. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; DINIZ, André ; COSTA, Augusto César ; NUNES, Henrique . Programa Literato. 2004. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; MARTINS, L. R. . JOGOS MUSICAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; MARTINS, I. B. C.M . Projeto Pedagógico do Curso de Lieceniatura em Artes Plásticas modalidade á distancia. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Reformulação).

3.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Oficina de Ritmica - III Festival Música na Ibiapaba. 2006. .

4.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Oficina de Percepção Musical - II Festival Música na Ibiababa. 2005. .

5.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Oficina de Harmonia Funcional Moderna I - II Festival Mùsica na Ibiapaba. 2005. .

6.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Oficina de teclado. 2005. .

7.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Apresentação do cd ARTE: Jovens do projeto Crescer com arte. 2004. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

8.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Oficina de Percepção musical. 2004. .

9.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Oficina de Teclado. 2004. .

10.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Oficina de Harmonia Popular. 2004. .

11.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. História da música. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Elementos da linguagem musical. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Parecer técnico sobre a compra do acervo Paurillo Barroso. 2002. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

14.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Oficina de teclado. 2002. .

15.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. História da arte. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Elementos da música. 2001. .

17.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. História da Música. 2000. .

18.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. História da Música Ocidental. 1999. .

19.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. A música brasileira no século XX. 1999. .

20.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. História da arte. 1999. .

21.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. História da Música: um quadro sinóptico. 1998. .

22.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Oficina de canto coral. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
Lucila Basile ; BASILE, Lucila Pereira da Silva . Cem anos de Radamés Gnattali. 2006. Interpretação.

2.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; Lucila Basile . Cem anos de Radamés Gnattali. 2006. Interpretação.

3.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; Lucila Basile . Gargalhada Choro Banda. 2006. Interpretação.

4.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; Lucila Basile . Dia nacional do Choro. 2006. Interpretação.

5.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; Lucila Basile . Cem anos de Radamés Gnattali. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

6.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; Lucila Basile . A história do Choro. 2005. Interpretação.

7.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Choro para piano no Brasil. 2004. Interpretação.

8.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho. 2004. Interpretação.

9.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; DUARTE, Luiz . Choro brasileiro para piano. 2004. Interpretação.

10.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Show de lançamento do cd O cantador na ilha do sono. 2003. Interpretação.

11.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; MAPPA, Cláudio . Uma história colorida. 2002. Interpretação.

Artes Visuais
1.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; TEIXEIRA, Fran . Surrealismo a la carte. 2004. Instalação.

2.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; TEIXEIRA, Fran . As coisas são o que me parecem.. 2004. Fotografia.

3.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; TEIXEIRA, Fran . Vanguardas do século XX. 2003. Instalação.

4.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; TEIXEIRA, Fran . O Espaço. 2003. Instalação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Projeto Miudinho. 2006 (Projeto Educativo).

2.
DINIZ, André ; NUNES, Henrique ; COSTA, Augusto César ; BASILE, Lucila Pereira da Silva . Programa Literato. 2006 (Debate).

3.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; DUARTE, Luiz ; MAPPA, Cláudio . Projeto Teatro José de Alencar Instrumental. 2002 (Recital de Piano Baixo e Bateria).

4.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; MAPPA, Cláudio . Uma história colorida. 2002.

5.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Nelma Muniz e Lucila Basile - Músicas Francesas e Contemporânea. 2000 (Recital de Piano a Quatro Mãos).

6.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Teatro José de Alencar. 2000 (Recital de Piano e Flauta Doce).

7.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Semana Universitária da UECE. 1999 (Recital de Piano e Flauta Doce).

8.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Concerto de Chorinho - José Menezes / Solista. 1997 (Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho).

9.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Projeto Tom Brasil entre escolas. 1996 (Recital de Jazz Trio).

Demais trabalhos
1.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. I Prêmio UECE de Música Instrumental. 2003 (Fomento a criação musical) .

2.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; MUCHO, Grupo Vocal Macho Pero Non ; O cantador e a ilha do sono. 2002 (Gravação de disco) .

3.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; PEREIRA, E. ; Quitandas do Brasil. 1999 (Gravação de disco) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; DAMASCENO, F. J. G.; LIMA FILHO, I. P.. Participação em banca de Leopoldo de Macedo Barbosa. Fique escutando que eu vou aqui cantando meu blues Pai D'égua. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
ARAGAO, P. M.; ULHOA, M. T.; BASILE, Lucila Pereira da Silva. Participação em banca de Caio Teles Brandão Treistman. A atuação de Mozart Brandão como arranjador no Ceará e Rio de Janeiro: acervos e debates pouco explorados relativos aos meiors fonográficos das décadas de 1940 e 1950.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; DAMASCENO, F. J. G.; CASTRO, W. J. S.. Participação em banca de Leopoldo de Macedo Barbosa. Fique escutando que eu vou aqui cantando meu blues Pai d'égua:hibridismos naprodução do blues na cidade de Fortaleza. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; DAMASCENO, F. J. G.; SALES, L. O.. Participação em banca de Marcelo Bonavides de Castro.Pepa Delgado: trajetória de uma atriz cantora (1886 -1945). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; SANTOS, T. S.; TEIXEIRA, J. A.. Participação em banca de Israel Kleber de Oliveira Teófilo.A formação pedagógico-musical do licenciando: uma análise do currículo das licenciaturas em música. 2017.

3.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; ALENCAR, M. C. F.; ANJOS, F. W.. Participação em banca de Larisse Rhachel Martins Santos.John Cage (1912 -1992) o artista, a experiência e a obra sob a perspectiva da modernidade de Baudelaire. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Ceará.

4.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; Anderson Dandes; MENDES, E.. Participação em banca de Francisco Danilo Amaral Ramalho.Ditadura, censura e repressão: o discurso nas músicas de Chico Buarque. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Devry Brasil.

5.
soraia f alves; renata o mascarenhas; BASILE, Lucila Pereira da Silva. Participação em banca de Luiza Helena Ferreira Angelim.Tradução intersemiótica: adaptação do livro O código Da Vinci para o cinema. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Devry Brasil.

6.
Edilberto da Silva Mendes; BASILE, Lucila Pereira da Silva; Ricardo R Salmito. Participação em banca de Alzira Marques Aymorá.A charge como possibilidade do espaço social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Devry Brasil.

7.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Participação em banca de Karina Gabriel de Araújo.Moda,Estilo e Mídia - A valorização do visivel,do material e do fugaz. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Devry Brasil.

8.
soraia f alves; BASILE, Lucila Pereira da Silva; Maria do Socorro Abreu. Participação em banca de Karina Gabriel de Araújo.A valorização do visível, do material e do fugaz: análise da revista Estilo de vida. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Devry Brasil.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; MENEZES, Y. B.; COSTA, Maria Zenilda. Seleção Pública para Professor Substituto da FUNECE. 2018. Universidade Estadual do Ceará.

2.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; VERÍSSIMO, Elídia Clara de Aguiar; MONTEIRO, Maggy Mendes. Concurso para Professor Substituto Edital nº 022. 2004. Universidade Estadual do Ceará.

3.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Concurso para Professor Substituto Edital nº 008. 2004. Universidade Estadual do Ceará.

Outras participações
1.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. Concurso literário. 2004. Associação Cearense de Educação e Cultura.

2.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; LATORRE, Consiglia; SANTOS, Rafael dos; MIRANDA, Dilmar; AYRES, Nelson. I Prêmio de Incentivo às Artes do Ceará. 2004. Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Nacional de História Social dos Sertões II Colóquio de História Social dos Sertões.O piano: performance da civilização nos sertões século XIX. 2018. (Seminário).

2.
XVI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ,. 2018. (Encontro).

3.
XVI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ,.CRÍTICA MUSICAL: ENTRE O PASSADO E O PRESENTE NAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS CEARENSES (1880 -1930). 2018. (Encontro).

4.
XXII Semana Universitária da UECE.PROF. JOSÉ MÁRIO DE ARAUJO (1939-2007): MÉTODO E PRÁTICAS DE ENSINO DO VIOLÃO EM FORTALEZA. 2017. (Encontro).

5.
XXII Semana Universitária da UECE.ORQUESTRA DE CÂMARA ELEAZAR DE CARVALHO (ORCEC): A DIFUSÃO DA MÚSICA DE CONCERTO NO CEARÁ. 2017. (Encontro).

6.
XXII Semana Universitária da UECE.HEAVY METAL: INTERAÇÕES NO COMPORTAMENTO DOS HEADBANGERS DE FORTALEZA. 2017. (Outra).

7.
XXII Semana Universitária da UECE.CULTURA DE CARETAS EM CAMPOS SALES, CE. 2017. (Outra).

8.
III ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, MEMÓRIA, ORALIDADE E CULTURA.PAURILLO BARROSO (CE, 1894 ? 1968): UM FITZCARRALDO EM TERRAS ALENCARINAS. 2016. (Encontro).

9.
III ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, MEMÓRIA, ORALIDADE E CULTURA.DIÁLOGOS ENTRE VIDA E ARTE: UMA INCURSÃO NA OBRA DE JOHN CAGE. 2016. (Encontro).

10.
XXI Semana Universitária da UECE.CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA DA MÚSICA: POR QUE NÃO SE UTILIZAM A MÚSICA DE VANGUARDA?,. 2016. (Outra).

11.
XXI Semana Universitária da UECE.CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA DA MÚSICA: POR QUE NÃO SE UTILIZAM A MÚSICA DE VANGUARDA?, de. 2016. (Outra).

12.
XXI Semana Universitária da UECE.ATIVIDADES EXTRACLASSE DE PERCEPÇÃO MUSICAL PARA ALUNOS EM SITUAÇÃO ESPECIAL. 2016. (Outra).

13.
XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.Apontamentos para História Social da Música no Ceará. 2013. (Simpósio).

14.
Seminario Arte, Invenção e Experiências Formativas.Música, Invenção e Experiências Formativas:contextos e singularidades.. 2010. (Seminário).

15.
VII Semana de Humanidades UFC/UECE.O novo ethos dos letramentos digitais:performances identitárias e ativismo pólitico. 2010. (Encontro).

16.
VIII Encontro Regional da ABEM Nordeste. 2009. (Encontro).

17.
VI Semana de Humanidade UFC/UECE.Coordenação de sessão de Comunicação Oral. 2009. (Encontro).

18.
XV Semana da Música.Arte contemporanea. 2005. (Seminário).

19.
XI Encontro Anual da ABEM. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; LATORRE, C. R. C. . XII Festival Música na Ibiapaba. 2016. (Festival).

2.
MENESES. Jose Newton Coelho ; BASILE, Lucila Pereira da Silva . I Seminario Internacional "Elementos Materiais da Cultura e Patrimonio". 2011. (Congresso).

3.
MARTINS, I. B. C.M ; FROTA, E. B. ; BASILE, Lucila Pereira da Silva . 1ª Semana Científica e Cultural do Pólo de Orós. 2010. (Congresso).

4.
BASILE, Lucila Pereira da Silva; Heriberto Cavalcante Porto Filho . VIII BIenal Internacional do Livro do Ceará. 2008. (Outro).

5.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. SBPC Cultural. 2005. (Congresso).

6.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. 2ª oficina de Planejamento SBPC 2005. 2005. (Congresso).

7.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. I Prêmio UECE de Música Instrumental. 2003. (Concurso).

8.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. XIII Semana da Música da UECE. 2003. (Outro).

9.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. VIII Semana Universitária da UECE. 2003. (Outro).

10.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. XII Semana da Música da UECE. 2002. (Outro).

11.
BASILE, Lucila Pereira da Silva. VII Semana Universitária da UECE. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Amanda Cristine de Souza. Percussão vocal: uma proposta de ensino para escola pública do ensino fundamental. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Música) - Universidade Estadual do Ceará. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alfredo Oliveira da Rocha Júnior. Professor José Mário: história do ensino do violão em Fortaleza. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Ceará. (Orientador).

2.
José Domingos da Silva Neto. A ldicidade na praxis pedagógica do professor de musica da escola básica. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Ceará. (Orientador).

3.
Laryce Rhachel Martins Santos. Os territórios da escuta e da experiência estética musical: análise crítica visando a pedagogia da música de vanguarda. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Ceará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcos Leite Machado. Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho: a música de concerto no Ceará (1996 -2001). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Lucila Pereira da Silva Basile.

2.
José Domingos da Silva Neto. Ludicidade e música na pedagogia contemporânea de Estevão Marques. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Lucila Pereira da Silva Basile.

3.
Alfredo Oliveira da Rocha Júnior. José Mário de Araújo: trajetória e prática docente do ensino de violão em Fortaleza. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Lucila Pereira da Silva Basile.

4.
Larisse Rhachel Martins Santos. John Cage (1912 -1992): o artista a experiência e a obra sob a perspectiva da Modernidade de Baudelaire. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Lucila Pereira da Silva Basile.

5.
Tiago Brito Soares. Heavy Metal: interações no comportamento dos headbangers de Fortaleza. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Lucila Pereira da Silva Basile.

6.
Yanaêh Vasconcelos Mota. Entre lutas e volutas: ensino de violoncelo no Centro de Formação de Instrumentistas do Sesi em Fortaleza (1975-1990). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Lucila Pereira da Silva Basile.

7.
Amanda Cristine Nunes de Souza. Oficina o corpo como instrumento:uma proposta experimental de musicalização e análise da prática de campo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Música) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Lucila Pereira da Silva Basile.

8.
Marina Chaves de Lima. O reggae no Maranhão: massificação e apropriação crativa de um gênero musical. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Devry Brasil. Orientador: Lucila Pereira da Silva Basile.

9.
Suzana Maria Martins Tavares. Análise dos elementos característicos do novo forró sob o ponto de vista do público, do empresário e do artista do gênero. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Devry Brasil. Orientador: Lucila Pereira da Silva Basile.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 19:52:16