Telma Cristina de Almeida Silva Pereira

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  • Última atualização do currículo em 30/01/2019


Docente da Graduação (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas) e da Pós- Graduação (Estudos de Linguagem) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF desde 2010. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- 1987), Especialização em língua e literatura francesa pela UFRJ (1989), Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pesquisa na área de Política Linguística e ensino de LE, sob a orientação da Profa. Mônica Savedra (2002). Possui doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na área de Estudos da linguagem, orientada pelo Profº Jürgen Heye. Foi bolsista CAPES/PDEE na Université de Provence, (2005-2006), sob a orientação do Prof. Louis-Jean Calvet. Desenvolve pesquisas nas áreas de avaliação de políticas linguísticas, educação bilíngue e de contato linguístico. Atua, principalmente, nos seguintes temas: sociolinguística, educação bilíngue, política linguística e língua francesa; é membro do GT de Sociolinguística da ANPOLL; desde 2013, atua como coordenadora acadêmica do Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras da UFF (PULE); é vice líder do grupo de pesquisa (CNPq) : Laboratório de pesquisas em contato linguístico - LABPEC; presidiu a Associação de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro (APFERJ), na gestão 2014-2016; representante da UFF (língua francesa) junto ao MEC no Programa Idiomas sem Fronteiras; membro da direção da Federação Brasileira de Professores de Francês (FBPF) para o biênio 2015-2017; membro da chapa eleita para a Diretoria da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) para o biênio 2015-2017; Vice-diretora do Instituto de Letras UFF na gestão 2015-2019. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Telma Cristina de Almeida Silva Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, T. C. A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras.
Campus do Gragoatá - Bloco C
São Domingos
24210350 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26292606
URL da Homepage: www.uff.br/letras


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em Universite de Provence (Orientador: Louis-Jean Calvet).
Título: O ensino de línguas estrangeiras como um fator de inclusão social: o desafio da francofonia no Rio de Janeiro, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Jürgen Walter Bernd Heye.
Coorientador: Louis-Jean CALVET.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Politica Lingüística; Educação Bilingue; Sociolingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Política Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2002
Mestrado em Letras.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Processos Interacionais na Aquisição de uma L2 em Contexto Escolar Bilíngüe: uma abordagem sociolingüística.,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Mônica Maria Guimarães Savedra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Lingüística Aplicada; Sociolingüística; Análise do Discurso; Língua Portuguesa; Língua Francesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1988 - 1989
Especialização em Especialização Em Língua e Literatura Francesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1983 - 1987
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Pós-doutorado


2008 - 2009
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Política Lingüística.


Formação Complementar


2015 - 2015
Formations pour enseignants de français. (Carga horária: 46h).
Ecole Azurlingua, AZURLINGUA, França.
2011 - 2011
Extensão universitária em Stage pédagogique pour professeurs. (Carga horária: 60h).
L'école de Langue Azurlingua, AZURLINGUA, França.
2010 - 2010
formação para diretores de centros universitários. (Carga horária: 360h).
Centre de Linguistique Appliquée de Besançon, CLA/BESANÇON, Finlândia.
2010 - 2010
Formation de Formateurs. (Carga horária: 20h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2009 - 2009
Formation de Formateurs. (Carga horária: 24h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2007 - 2007
Formation d'enseignants. (Carga horária: 90h).
Aliança Francesa do Rio de Janeiro, AF, Brasil.
2003 - 2003
stage de perfectionnement du FLS. (Carga horária: 160h).
Université de Montreal, UdeM, Canadá.
1991 - 1991
Extensão universitária em Nancy III. (Carga horária: 180h).
Aliança Francesa do Rio de Janeiro, AF, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Nancy II. (Carga horária: 180h).
Aliança Francesa do Rio de Janeiro, AF, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Introduction aux Études littéraires - IEL. (Carga horária: 180h).
Aliança Francesa do Rio de Janeiro, AF, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em Nancy I. (Carga horária: 180h).
Aliança Francesa do Rio de Janeiro, AF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2015 - Atual
Direção e administração, Instituto de Letras UFF, .

Cargo ou função
Vice-Diretora do Instituto de Letras.
01/2013 - Atual
Extensão universitária , Superintendência de Relações Internacionais UFF, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora Acadêmica do PULE (Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras).
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .

04/2013 - 08/2013
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LINGUA FRANCESA II
LINGUA FRANCESA IV
03/2013 - 08/2013
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Abordagens Socioculturais na Aprendizagem de Línguas
08/2012 - 12/2012
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Abordagens socioculturais na Aprendizagem de Línguas
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa III
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras (Francês)
03/2012 - 08/2012
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa VI
Matrizes Literárias Francesas I
08/2011 - 12/2011
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Abordagens Socioculturais na Aprendizagem de Línguas
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras (Francês)
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa IX
Matrizes Literárias Francesas II
03/2011 - 07/2011
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa VIII
Matrizes Literárias Francesas I
09/2010 - 12/2010
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Expressão oral - Francês
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Francês Instrumental I

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta do Departamento de Letras, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisador com bolsa FAPERJ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: bolsista de doutourado, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes/CNPq em regime DE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa de Estágio Docência orientado pelo Prof. Jürgen Heye Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1993
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor de Idiomas, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Curso de Francês do CEPUERJ para a comunidade.

Atividades

3/1990 - 12/1993
Extensão universitária , Cepuerj, .

Atividade de extensão realizada
Ensino de Língua para a comunidade.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária de Tradução junto ao Núcleo de Criação e Produção da UFRJ

Atividades

3/1990 - 12/1990
Estágios , Reitoria, Núcleo de Criação e Produção da Ufrj.

Estágio realizado
Estagiária em Tradução de Francês.


Linhas de pesquisa


1.
História, política e contato linguístico


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A variedade da língua francesa do Canadá: relação entre identidade e política de línguas
Descrição: Partindo do ponto de vista da sociolinguística, que considera a língua como um fato social de estreito vínculo com suas comunidades de fala, uma reflexão sobre as variedades dessa língua implica a abordagem de aspectos sociais, históricos e culturais de um ou vários grupos sociais que a utilizam.Neste estudo, temos por objetivo destacar como as intervenções sobre as estruturas linguísticas (ortografia, léxico, morfossintaxe) caracterizam a variedade do francês no Canadá. Baseado no referencial teórico dos estudos sobre política e planejamento linguístico (LECLERC, 1994, AUROUX, 1994; MAURAIS, 1987, COOPER, 1997); sobre os conceitos de variação linguística (LABOV, 2008; LUCCHESI, 2004; MARCELLESI, 2003) e sobre a história do Québec (GOUGEON, G. 1993; ROY, 1993), esse estudo, de natureza qualitativa, é realizado a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema, de análise documental e de seleção e análise de corpus (jornais online do Canadá)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Coordenador / Marina Mello de Menezes Felix de Souza - Integrante / Luana Franco da Rocha - Integrante / THAINA GOULART MOTA - Integrante.
2014 - Atual
Avaliação de políticas linguísticas no Brasil
Descrição: O presente estudo analisa as políticas linguísticas implementadas no Brasil a partir da segunda metade da década de 1980. Baseada em estudos sobre políticas linguísticas (BOHN, 2000, BLANCHET, 2008, CALVET, 2007; COOPER, 2007, GRIN, 2005), esta pesquisa avalia as diferentes tipologias de intervenção linguística e seus instrumentos de ação. Neste estudo, consideramos o conceito de política linguística levando em conta não apenas sua dimensão linguística, mas também relacionando este conceito às dimensões históricas sociais, políticas, ideológicas e econômicas. Nesse sentido, ressaltamos o aporte dos estudos sobre representação linguística como elemento de avaliação de política linguística nos espaços geolinguísticos analisados na pesquisa. A pesquisa é realizada a partir de uma abordagem etnográfica, com a realização de análise documental, entrevistas e enquetes sociolinguísticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .

Integrantes: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Coordenador / Marina Mello de Menezes Felix de Souza - Integrante / Tatiana Pereira Carvalhal - Integrante / Luana Franco da Rocha - Integrante / Débora Amaral da Costa - Integrante / Roberta Bohrer da Conceição - Integrante.
2013 - 2015
Francofonia e o ensino das variedades da língua francesa: a canção como vetor da competência plurilíngue e pluricultural
Descrição: O objetivo desse estudo é observar as variedades da língua francesa presentes nas canções utilizadas como suporte didático-pedagógico para o ensino do francês como língua estrangeira (FLE), tanto nos cursos de graduação em FLE em universidades públicas do Rio de Janeiro, como em centros de universitários de línguas que promovem o ensino do FLE. Na perspectiva ensino/aprendizagem de línguas, as canções servem como suporte para que o aprendiz (re)conheça diferentes registros de língua e trabalhe aspectos gramaticais e culturais da língua estrangeira. Dessa forma, visamos, sobretudo, apreender a forma pela qual a diversidade linguística e cultural presentes no discurso da francofonia vêm sendo abordadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Coordenador / GONÇALVES, Helena - Integrante.
Número de orientações: 1
2012 - 2012
Subprojeto de Ensino: Linguística aplicada ao ensino do francês:prática de ensino da língua francesa para objetivos específicos (FOS)
Descrição: Este projeto, marcado pelo comprometimento social, pretende contribuir para a necessária relação entre a universidade pública e a comunidade em que se situa. De caráter aplicado, o projeto desenvolve unidades didáticas para o ensino de língua francesa para fins específicos (FOS),e produz materiais didáticos para esse fim, que serão implementados em aulas de francês em 3 escolas da rede pública de Niterói (aulas ministradas pelos licenciandos envolvidos no projeto)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Coordenador.
2010 - 2012
Representação e prática da língua francesa: o caso da região metropolitana do Rio de Janeiro
Descrição: Este projeto de pesquisa propõe uma análise da situação da língua francesa para objetivos universitários (FOU) junto ao público dos centros universitários de línguas de quatro grandes universidades no Rio de Janeiro. O estudo partirá da análise de dados relativos às representações lingüísticas acerca das línguas estrangeiras por parte dos sujeitos investigados e de suas necessidades linguísticas, a serem elencadas através da aplicação de questionários. Esse estudo adotará o quadro teórico e metodológico das pesquisas desenvolvidas no âmbito da sociolingüística, baseando-se principalmente nos conceitos de política linguística (Calvet, 2007) e representações lingüísticas (Bourdieu, 2001; Véronique, 2001), partindo do pressuposto que a análise das representações constitui o primeiro passo para a elaboração de uma política lingüística. Esta pesquisa visa fornecer uma base para uma política lingüística voltada para o ensino de línguas estrangeiras nas universidades do Rio de Janeiro, baseada na diversidade cultural e linguística, de acordo com o atual contexto de intensificação das cooperações regionais e da internacionalização das universidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Coordenador.
2008 - 2010
Linguagem e cultura em contextos profissionais: sub-área de ensino
Descrição: A partir de uma abordagem sociolingüística que prioriza as dimensões culturais e discursivas na análise de materiais empíricos diversos, este projeto multidisciplinar pretende investigar as práticas de profissionais que atuam em três contextos: empresarial, saúde e ensino . No sub-projeto que trata do contexto educaional, delimitamos como objetivos específicos : a)investigar os processos de construção de identidade em propostas de educação bilíngüe pública e privada, com ênfase em comunidades de imigrantes e ensino bilíngüe; b) identificar, nestes contextos, os aspectos lingüísticos e culturais envolvidos nas propostas de ensino em análise, frente à formação dos profissionais que atuam nas escolas alvo; c)identificar possíveis interseções ou aproximações entre os estudos sociológicos e culturais, frente ao debate teórico sobre língua e identidade em contextos escolares. Como referencial teórico selecionamos os estudos desenvolvidos sobre linguagem, cultura e educação, com destaque para aqueles que tratam de questões mais gerais como contexto e cultura no ensino de línguas (cf. Brisk, 2008), onde a ênfase recai sobre a importância do contexto das interações sociais para o estudo da linguagem na escola, no processo de ensino de línguas estrangeiras. Dos mais específicos, destacamos aqueles que discutem a formação do professor, o conteúdo dos materiais didáticos e os propostas oficiais sugeridas pelos PCNs e pelo QREL com o objetivo de evidenciar a maneira pela qual a dimensão (inter)cultural pode ser integrada a um programa de formação dos professores de línguas. Como metodologia de investigação, utilizamos a abordagem qualitativa, que nos permite amplitude e profundidade na descrição, explicação e compreensão dos contextos em análise, para identificar o saber local, como sugere Geertz (2000). Foram selecionados os seguintes instrumentos: análise documental, observação in loco, questionários e entrevistas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Integrante / Monica Maria Guimaraes Savedra - Coordenador.
2008 - 2009
Práticas lingüísticas na fronteira Brasil-França
Descrição: A partir da diversidade lingüística do Brasil, proveniente de diferentes situações lingüísticas de contato, esta pesquisa focaliza o contato lingüístico na fronteira francófona Brasil/Guiana Francesa. As fronteiras políticas e as fronteiras lingüísticas nem sempre são coincidentes com as delimitações estabelecidas pelo traçado geográfico, e ocorre que entre a delimitação espacial e o corredor interlingüístico existe sempre um certo número de línguas que se interelacionam. Partimos de estudos desenvolvidos anteriormente para discutir a situação de plurilingüismo identificada nesta região fronteiriça. O foco central é o contato lingüístico em diferentes ambientes: família, escola, administração pública, mídia impressa e falada e a relação de tal contato com as políticas lingüísticas do Brasil e da França. Para o levantamento de dados, adotamos os pressupostos que caracterizam a pesquisa etnográfica e os seguintes instrumentos de coleta de dados: a) pesquisa bibliográfica, b) análise documental, c) pesquisa de campo (observação in loco), d) questionários e entrevistas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
2006 - 2007
Política lingüística no Mercosul e na União Européia: o status das línguas oficiais e a questão da globalização lingüística
Descrição: Estudo sobre a formulação e implementação de políticas lingüísticas em países de blocos regionais, destacando-se o uso de línguas oficiais, línguas de trabalho e línguas de minorias. Análise destas intervenções a partir de diferentes tipologias de políticas lingüísticas: de assimilação, de não intervenção, de valorização da língua oficial, setoriais, de status jurídico diferenciado, de bilingüismo (ou de trilingüismo), de multilingüismo estratégico, de internacionalização e mistas, com o objetivo de verificar as diretrizes dessas políticas, e suas conseqüências nas diferentes sociedades.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Integrante / Monica Maria Guimaraes Savedra - Coordenador.
2004 - 2006
Política lingüística no Brasil e no Mercosul: o ensino de primeiras e segundas línguas em um Bloco Regional
Descrição: Estudo sobre a formulação e implementação de políticas lingüísticas no Brasil, como país membro do Mercosul. Discussão sobre o ensino de línguas autóctonas, alóctonas e de fronteira em situações de contato lingüístico. Comparação e discussão com os estudos já realizados na União Européia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Integrante / Monica Maria Guimaraes Savedra - Coordenador.
1999 - 2003
Bilingüismo e Bilingualidade : revisão de conceitos e análise de situações
Descrição: Atualizar os concietos de bilinguismo e bilingualidde apresentados em Savedra, (1994) em sua tese de doutorado e aplicá-los em situações onde são identificados domínios de bilinguismo e de biligualidade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Integrante / Monica Maria Guimaraes Savedra - Coordenador.
1999 - 2001
Aquisição formal da língua portuguesa como L2 no Rio de Janeiro: um estudo de campo
Descrição: Investigação dos fatores determinantes do processo de aquisição formal da língua portuguesa (AFLP) como segunda língua (L2) nas escolas bilíngües e Universidades situados na cidade do Rio de Janeiro. Os fatores determinantes do processo de AFLP como L2 são: a clientela; as propostas educacionais e os aspectos gramático-discursivos da aquisição do código oral e escrito da LP, em nível de produção e recepção lingüística..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Integrante / Monica Maria Guimaraes Savedra - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - Atual
PULE - Programa de Univesalização em línguas estrangeiras
Descrição: O Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras propõe a oferta do ensino de línguas aos alunos de graduação da UFF, dando prioridade àqueles que participam de programas de assistência estudantil da PROAES. O Programa visa atender às demandas de ensino aprendizagem de Línguas Estrangeiras e representa um esforço conjunto da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), Fundação Euclides da Cunha (FEC), Instituto de Letras (EGL) e o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (GLE). O Programa conta, ainda, com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Pró-Reitoria de Administração (PROAD)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Coordenador / Livia Maria de Freitas Reis - Integrante / Adriana Milward de Andrade Maciel - Integrante.
2012 - 2012
Projeto de Iniciação à Docência: linguística aplicada ao ensino do francês: prática de ensino da língua francesa para objetivos específicos
Descrição: Com a participação de estudantes de Letras (Licenciatura português-francês) da UFF, o projeto promove o ensino da língua francesa em escolas públicas da cidade de Niterói. Os licenciandos partem da modalidade língua para objetivos específicos com o objetivo não apenas de ensinar o idioma, como também de sensibilizar os alunos das escolas a redescobrirem sua cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Coordenador.
2007 - 2009
Mapeamento lingüístico na fronteira francófona do Brasil: questões de domínio e uso funcional lingüístico
Descrição: Mapeamento do perfil sociolingüístico da região de fronteira Brasil-Guiana Francesa. Análise das propostas de política e planejamento lingüístico frente à situação lingüística in vivo da região, a partir do domínio e uso funcional das línguas desta situação de contato, em diferentes ambientes comunicativos: família, escola, administração pública, mídia impressa e falada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Integrante / Monica Maria Guimaraes Savedra - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 3


Projetos de ensino


2013 - Atual
Programa de Universalização em Línguas Estrangeiras
Descrição: Coordenação acadêmica do projeto.
Situação: Em andamento; Natureza: Ensino.

Integrantes: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Coordenador / Adriana Milward de Andrade Maciel - Integrante / Livia Maria de Freitas Reis Teixeira - Integrante.
Temáticas: Inserção de tecnologias no ensino, Formação inicial ou continuada de professores, Ensino e aprendizagem, Integração social(escola, familia, comunidade), Ação inclusiva, Mobilidade e Internacionalização.
Cooperações: Instituição de Ensino.
Número de orientações: 1


Outros Projetos


2013 - 2013
PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA GRADUAÇÃO EM LETRAS ? UFF - LYON 2
Descrição: O projeto visa a promover a internacionalização do Curso de Letras da UFF a partir da parceria com a Université Lumière Lyon 2. OBJETIVOS - Promover a valorização dos cursos de graduação em Letras da UFF; 2.2. Propiciar a inserção internacional do estudante de graduação; 2.3. Desenvolver propostas de internacionalização da estrutura curricular do curso de graduação em Letras da UFF; -Fortalecer convênios acadêmicos com instituições de ensino superior internacionalmente reconhecidas; -Contribuir para a política de cooperação internacional da UFF, promovendo sua inserção no contexto global..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Coordenador / Claudete Daflon - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Cadernos de Letras da UFF
2014 - 2016
Periódico: Gragoatá (UFF)


Revisor de periódico


2011 - 2011
Periódico: Cadernos de Letras da UFF


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Política Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua francesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Vice-diretora do Instituto de Letras da UFF, UFF.
2014
Presidente da Associação de Professores de Francês do Rio de Janeiro (2014-2016), APFERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CONCEICAO, R. B.2018CONCEICAO, R. B. ; PEREIRA, T. C. A. S. . AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS QUE ORIENTAM O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.. SOCIODIALETO, v. 8, p. 65-79, 2018.

2.
LISBOA, C. M. O. M.2017LISBOA, C. M. O. M. ; PEREIRA, T. C. A. S. . DOUTOR(A)?: RELAÇÕES DE PODER E DE SOLIDARIEDADE EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA JURÍDICA. Revista todas as letras (MACKENZIE. Online), v. 19, p. 131-147, 2017.

3.
SOUZA, M. M. M. F.2016SOUZA, M. M. M. F. ; PEREIRA, T. C. A. S. . Política Linguística e Política Pública: uma proposta de interseção teórica.. MATRAGA, v. 23, p. 1, 2016.

4.
SAVEDRA, M. M. G.2016SAVEDRA, M. M. G. ; PEREIRA, T. C. A. S. . Línguas e cultura em contato: Apresentação. Cadermos de Letras da UFF, v. 26, p. 11-16, 2016.

5.
PEREIRA, T. C. A. S.2015PEREIRA, T. C. A. S.; COSTA, D.A . Línguas em contato e a formação de redes sociais de imigrantes haitianos no Rio de Janeiro. Veredas (UFJF. Online), v. 19, p. 92, 2015.

6.
PEREIRA, T. C. A. S.2014PEREIRA, T. C. A. S.; SOUZA, M. M. M. F. . Política linguística para o ensino de línguas estrangeiras: o impacto no programa de mobilidade acadêmica Ciências sem Fronteiras. Salto para o Futuro, v. 1, p. 15, 2014.

7.
FERES, B. S.2014FERES, B. S. ; OLIVEIRA, M. R. ; PEREIRA, T. C. A. S. . Estudos de linguagem e ensino. Revista Gragoatá, v. 19, p. 3-12, 2014.

8.
PEREIRA, T. C. A. S.2013PEREIRA, T. C. A. S.. Entrevista com Louis-Jean Calvet: o lugar da teoria nos estudos linguísticos e literários. Cadernos de Letras da UFF, v. 1, p. 13, 2013.

9.
PEREIRA, T. C. A. S.2012 PEREIRA, T. C. A. S.; COSTA, D.A . Representação linguística: perspectivas práticas e teóricas. Gragoatá (UFF), v. 32, p. 64-85-85, 2012.

10.
PEREIRA, T. C. A. S.2009 PEREIRA, T. C. A. S.. representação e aprendizagem de uma língua estrangeira:status da língua francesa em contexto urbano e de fronteira. Synergies Brésil, v. 7, p. 101-111, 2009.

11.
PEREIRA, T. C. A. S.2003PEREIRA, T. C. A. S.; SAVEDRA, M. M. G. . Algumas Considerações sobre Alternância de Código Lingüístico em uma Escola Francesa no Rio de Janeiro. ABRALIN (Curitiba), Fortaleza, v. II, n.26, p. 602-604, 2003.

12.
PEREIRA, T. C. A. S.2003 PEREIRA, T. C. A. S.. Línguas em contato e educação bilíngüe no Brasil. Palavra (PUCRJ), Rio de Janeiro, v. 11, p. 55-62, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEREIRA, T. C. A. S.; KELECOM, K. ; FELLOWS, M. R. ; Moraes . Réfléchir, séduire, construire : le français pour l'avenir. 1. ed. Niterói: AF Niterói, 2015. v. 1. 317p .

2.
Maria Cristina Batalha (Org.) ; PEREIRA, T. C. A. S. (Org.) ; CALVET (Org.) ; Chambeu, F. (Org.) ; Desjardins, J (Org.) . Representações recíprocas nos discursos francófonos e lusófonos. 1. ed. Rio de Janeiro: Olho Nu, 2010. v. 1. 129p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, T. C. A. S.; COSTA, D. A. . O Português como Língua de Inclusão de Imigrantes Haitianos no Rio de Janeiro. In: SÁ, Rubens Lacerda de. (Org.). Português Para Falantes de Outras Línguas: Interculturalidade, Inclusão Social e Políticas Linguísticas. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 1-167.

2.
SOUZA, M. M. M. F. ; PEREIRA, T. C. A. S. . As políticas linguísticas brasileiras e os programas de mobilidade acadêmica: o ensino de línguas estrangeiras no Brasil. In: JOSÉ PEREIRA DA SILVA ; LUCIANA MARINO DO NASCIMENTO. (Org.). TEXTOS DA MEMÓRIA A MEMÓRIA DOS TEXTOS (Homenagem à Profa. Ângela Vaz Leão). 1ed.Rio de Janerio: LETRA CAPITAL EDITORA, 2015, v. 1, p. 147-153.

3.
COUTO, L. R. ; PEREIRA, T. C. A. S. ; SILVA, M. I. A. . FRONTEIRAS TERRITORIAS E FRONTEIRAS LINGUÍSTICAS: ANÁLISE ECOLINGUÍSTICA EM REGIÕES DE CONTATO BRASIL/VENEZUELA E BRASIL/FRANÇA: AS ?REDES SOCIAIS? E A ?PISCINA DE TRAÇOS?. In: Monica Maria Guimaraes Savedra; Marco Antonio Martins; Dermeval da Hora. (Org.). IDENTIDADE SOCIAL E CONTATO LINGUISTICO NO PORTUGUÊ BRASILEIRO. 1ed.Rio de Janeiro: Eduerj, 2015, v. 1, p. 187-224.

4.
SOUZA, M. M. M. F. ; PEREIRA, T. C. A. S. . Analyse de la politique linguistique pour l?enseignement des langues étrangères au Brésil dans le cadre de l?internationalisation académique. In: Katharina Jeanne Kelecom, Maria Ruth Machado Fellows, Othon Jorge Nacif , Stela Maria Sardinha Chagas de Moraes, Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.. (Org.). Réfléchir, séduire, construire : le français pour l'avenir. 1ed.Niterói: Aliança Francesa, 2015, v. 1, p. 13-317.

5.
PEREIRA, T. C. A. S.. Fronteira Oiapoque-Saint-Georges: línguas e políticas lingüísticas em contato. In: Mônica M.G. Savedra .Barretto; Ana Paula Peters Salgado. (Org.). Sociolinguistica no Brasil: uma contribuição dos estudos sobre línguas em/de contato. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009, v. 1, p. 177-190.

6.
SAVEDRA, M. M. G. ; PEREIRA, T. C. A. S. ; SOUZA, L. S. . A aquisição formal da Língua Portuguesa como L2 no Rio de Janeiro. In: Claudio Cezar Henriques. (Org.). Linguagem, conhecimento e aplicação: estudos de língua e lingüística. 1ed.Rio de Janeiro: Europa, 2003, v. I, p. 127-136.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, C. S. ; PEREIRA, T. C. A. S. . As políticas linguísticas e o ensino de língua inglesa: uma reflexão a partir das representações dos alunos. In: X CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2017, Niterói. ANAIS DO X CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN - UFF 2017. Niterói, 2017.

2.
SOUZA, M. M. M. F. ; PEREIRA, T. C. A. S. . As políticas liguisticas e os programas de mobilidade acadêmica: O conflito no ensino de LE no Brasil. In: II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur, 2014, Buenos Aires. Actas del Segundo Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur. Buenos Aires: Pabla Diab, 2014. v. 1. p. 1978-1983.

3.
SOUZA, M. M. M. F. ; PEREIRA, T. C. A. S. . O conflito no ensino de LE no Brasil. In: Segundo Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur, 2013, Buenos Aires. Actas del Segundo Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur. Buenos Aires: Pabla Diab, 2013. v. 1. p. 1969-1972.

4.
PEREIRA, T. C. A. S.; SAVEDRA, M. M. G. . Plurilingüismo e contatos lingüísticos: -Ações da PUC-Rio.. In: I Fórum Internacional da Diversidade Lingüística, 2008, Porto alegre. I Forum Internacional da Diversidade Linguistica, 2008, Porto Alegre. Anais do 1º Forum Internacional da Diversidade Linguistica: por uma política para a diversidade linguistica no ensino de línguas. porto Alegre: Evangraf, 2008. p. 786-793.

5.
PEREIRA, T. C. A. S.. Por uma política plurilíngüe de ensino de língua. In: Congresso Internacional de Política Lingüística na América do Sul -CIPLA, 2006, João pessoa. Anais do i Congresso Internacional de Política Lingüística na América do Sul.

6.
SAVEDRA, M. M. G. ; PEREIRA, T. C. A. S. ; SOUZA, L. S. . Política Lingüística e aquisição de L2 em contexto escolar bilingue. In: IV Congresso da SIPLE, 2001, Rio de Janeiro. Anais do IV Congresso SIPLE. Rio de janeiro, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, T. C. A. S.; SOUZA, M. M. . As políticas linguísticas e os programas de mobilidade acadêmica: o confllito no ensino de LE no Brasil. In: II CIPLOM / II EAPLOM, 2013, Buenos Aires. II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur, 2013. v. 1. p. 44-45.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, T. C. A. S.; SOUZA, M. M. M. F. . Langue et insertion sociale : un projet brésilien pour l'enseignement de langues étrangères dans les écoles publiques de l'état de Rio de Janeiro. In: XIVe Congrès mondial Fédération Internationale des Professeurs de Français, 2016, Li'ege. XIVe Congrès de la FIPF, 2016. v. 1. p. 142-142.

2.
SAVEDRA, M. M. G. ; PEREIRA, T. C. A. S. ; GAIO, M. . Manutenção, perda e/ou revitalização linguística e cultural de contatos no Brasil com base nos estudos de redes sociais. In: XII Congresso Internacional da ALFAL, 2014, João Pessoa. Anais do XVII CONGRESSO INTERNACIONAL ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA AMÉRICA LATINA (ALFAL). João Pessoa: Ideia, 2014. v. 1. p. 427-427.

3.
PEREIRA, T. C. A. S.; SOUZA, M. M. . Políticas para o ensino de línguas estrangeiras: uma proposta de inovação nos programas de mobilidade acadêmica.. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal. VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal/RN. Caderno de resumos. Natal: Ideia Editora, 2013. v. 1. p. 24-25.

4.
SOUZA, M. M. ; PEREIRA, T. C. A. S. . Dinâmica do contato linguístico e intercultural em contexto de mobilidade acadêmica. In: III Seminário Internacional do GELIC, 2012, Juiz de Fora. . III Seminário Internacional do GELIC. Resumos. UFJF, 2012. v. 1. p. 15-15.

5.
PEREIRA, T. C. A. S.. Política lingüística e línguas estrangeiras no Rio de Janeiro: um estudo sobre a representação linguística no Rio de janeiro. In: XII Congresso internacional do FoMERCO, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XII Congresso internacional do FoMERCO. Rio de Janeiro: UERJ, 2011. v. 1. p. 29-29.

6.
PEREIRA, T. C. A. S.. Educação bilíngue e política linguística na fronteira franco-brasileira. In: Terceiro Simpósio sobre Bilinguismo, Educação Bilíngue e Cidadania na América Latina, 2009, São Paulo. III BilingLatan. São Paulo, 2009. v. 1. p. 154-155.

7.
PEREIRA, T. C. A. S.. Le décalage entre la représentation de la langue française et la place de FLE dans la politique linguistique brésilienne. In: XIIe congrès de la Fédération internationale des professeurs de français, 2008, Quebec. XIIe congrès de la Fédération internationale des professeurs de français.Résumés, 2008.

8.
CONCEICAO, D. ; PEREIRA, T. C. A. S. . O status do inglês em uma região de fronteira e em um grande centro urbano sob a perspectiva do modelo gravitacional. In: 56 Seminário do GEL, 2008, São José do Rio Preto-SP. 56 Seminário do GEL. Resumos, 2008.

9.
CONCEICAO, D. ; PEREIRA, T. C. A. S. . O status do inglês em uma região de fronteira e em um grande centro urbano sob a perspectiva do modelo gravitacional. In: 56 Seminário do GEL, 2008, São José do Rio Preto-SP. 56 Seminário do GEL. Resumos, 2008.

10.
PEREIRA, T. C. A. S.. Le français langue étrangère au Brésil: une perspective politico-linguistique. In: SEDIFRALE XIV, 2006, Assunção. Resumes de Communications, 2006. v. 1. p. 115-115.

11.
PEREIRA, T. C. A. S.. Política Lingüística e interação em contextos educacionais bilingües. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005, São Leopolodo. Anais, 2005.

12.
PEREIRA, T. C. A. S.. Plurilingüísmo no sistema de ensino brasiliero: questões de política e planejamento lingúístico. In: Gel, 2005, São Carlos. resumos, 2005. v. 1. p. 434-434.

13.
PEREIRA, T. C. A. S.; NASCIMENTO, K. C. M. . LE FRANÇAIS LANGUE EN CONTACT DANS LE CADRE DE LA POLITIQUE LINGUISTIQUE BRÉSILIENNE. In: XI CongrésMondial de Professeurs de Français, 2004, Atlanta. Resumé. Atlanta-USA: Fédération Interantionale des professeurs de Français, 2004. p. 23.

14.
PEREIRA, T. C. A. S.. Políticas lingüisticas e o ensino de línguas no Brasil. In: 14º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplica (InPLA), 2004, São Paulo. Resumo. São Paulo: LAEL/PUC-SP, 2004.

15.
PEREIRA, T. C. A. S.. Política Lingüística e escolas bilingües. In: XIX ENANPOL, 2004, Maceió. Boletim informativo. Maceió: ANPOLL, 2004. v. 32.

16.
PEREIRA, T. C. A. S.; SOUZA, L. S. . A identidade cultural na formação de professor de português como L2. In: III Congresso Internacional da ABRALIN, 2003, Rio de Janeiro. Resumo, 2003.

17.
PEREIRA, T. C. A. S.. Processos Interacionais na Aquisição da Língua Portuguesa em Contexto Escolar Bilíngue: uma abordagem sociolingüística. In: II Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa, 2002, Rio de Janeiro. Resumos, 2002.

18.
SAVEDRA, M. M. G. ; PEREIRA, T. C. A. S. . Aspectos da alternância de código lingüístico em uma escola bilíngüe no Rio de Janeiro. In: II Congresso Internacional da Abralin, 2001, Fortaleza. Programa e Resumos-II Congresso Internacional da Abralin. Fortaleza, 2001. v. 01. p. 333-334.

19.
SAVEDRA, M. M. G. ; BRAGA, J. C. ; SOUZA, L. S. ; VASCONCELLOS, A. M. ; DAMIERI, S. V. ; PEREIRA, T. C. A. S. . Identidade e domínio de uso lingüístico em contexto de educação bilingue no Rio de Janeiro. In: 53º Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais/Resumos da 53º Reunião Anual da SBPC (CD-Roon). Salvador, 2001.

20.
SOUZA, L. S. ; PEREIRA, T. C. A. S. . Material didático de língua portuguesa em contextos educacionais bilingues no Rio de Janeiro. In: 11º INPLA-Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2001, São Paulo. Cadernos de Resumos. São Paulo, 2001. p. 150-151.

21.
SAVEDRA, M. M. G. ; BRANCO, G. C. ; SOUZA, L. S. ; PEREIRA, T. C. A. S. ; BRAGA, J. C. ; OLIVEIRA, R. ; GUIMARAES, L. S. ; DAMIERI, S. V. ; CUNHA, F. . Aquisição formal da língua portuguesa como L2: um estudo de campo no Rio de Janerio. In: 52º Runião Anual da SBPC, 2000, Brasília. Anais/Resumo da 52º Runião Anual da SBPC. Brasília, 2000.

22.
SAVEDRA, M. M. G. ; PEREIRA, T. C. A. S. ; SOUZA, L. S. ; BRAGA, J. C. ; DAMIERI, S. V. ; CUNHA, F. ; VASCONCELLOS, A. M. . O perfil de professor de PLE no Rio de Janeiro. In: III Cogresso da SIPLE, 2000, Brasília. Cadernos de Resumos & Programas. Brasília, 2000. p. 31-31.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOUZA, M. M. ; PEREIRA, T. C. A. S. . Politique Linguistique et Politique Publique : une proposition d'intersection théorique. Cahiers Internationaux de Sociolinguistique, 2017.

2.
CONCEICAO, R. B. ; PEREIRA, T. C. A. S. . ?A REPRODUÇÃO DA IDEOLOGIA DA NORMA-PADRÃO ATRAVÉS DA REDE SOCIAL FACEBOOK. Entremeios, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, T. C. A. S.. Políticas educativas e formação linguística de professores de LE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA, T. C. A. S.. Évolutions et involutions des politiques linguistiques au Brésil: 2005-2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TEIXEIRA, L. M. F. R. ; PEREIRA, T. C. A. S. . Projetos de extensão: Programa de Universalização em Línguas Estrangeiras (PULE). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOTA, T. G. ; PEREIRA, T. C. A. S. . A variedade da língua francesa do Canadá: relação entre identidade e política de línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
PEREIRA, T. C. A. S.; REIS, L. M. F. ; MACIEL, A. M. A. . Projeto PROJETO PULE/UFF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, T. C. A. S.; REIS, L. M. F. ; MACIEL, A. M. A. . Política linguística universitária de incluão e de internacionalização acadêmica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, M. M. M. F. ; PEREIRA, T. C. A. S. . Langue et insertion sociale: un projet brésilien pour l`enseignement deLE dans les écoles publiques à l`état de Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SOUZA, M. M. M. F. ; PEREIRA, T. C. A. S. . L'enseignement de langues étrangères dans les écoles publiques à l'état de Rio de Janeiro: la mise en oeuvre d'un projet dans la municipalité de Niterói. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PEREIRA, T. C. A. S.. Coordenação do Simpósio Políticas de línguas no Brasil em perspectiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
PEREIRA, T. C. A. S.; SOUZA, M. M. ; Ricordel, A . Ensino precoce de Língua francesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PEREIRA, T. C. A. S.. Formação de professores de LE: atividade prioritária em contexto Sem Fronteiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
PEREIRA, T. C. A. S.. APFERJ: ações e perspectivas para a formação do professor de FLE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PEREIRA, T. C. A. S.; SOUZA, M. M. M. F. . Políticas para o Ensino de Línguas Estrangeiras: uma proposta de inovação nos programas de mobilidade acad6emica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
PEREIRA, T. C. A. S.; BARRETO, T. A. . DIÁLOGOS ENTRE SABERES: OS ESTUDOS CULTURAIS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TRADUTOR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PEREIRA, T. C. A. S.. Diversidade e política linguística no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUZA, M. M. M. F. ; PEREIRA, T. C. A. S. . As políticas linguísticas e os programas de mobilidade acadêmica: o confllito no ensino de LE no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
PEREIRA, T. C. A. S.. POLÍTICA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUAS EM REGIÃO PLURILÍNGUE: REPRESENTAÇÃO E ENSINO DO PORTUGUÊS NA FRONTEIRA ENTRE O BRASIL E GUIANA FRANCESA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
PEREIRA, T. C. A. S.. REPRESENTAÇÃO LINGUÍSTICA NA FRONTEIRA FRANCO-BRASILEIRA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
PEREIRA, T. C. A. S.. Le décalage entre la représentation de la langue française et la place du FLE dans la politique linguistique brésilienne. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
PEREIRA, T. C. A. S.. Critérios para avaliação da proficiência dos idiomas: DELF/DALF. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
PEREIRA, T. C. A. S.. Interação e representação lingüística na fronteira Brasil-Guiana Francesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
Calvet ; SAVEDRA, M. M. G. ; Conceição ; MARQUES, M. ; Branco, Fabricio ; Mota, Fabricio ; PEREIRA, T. C. A. S. . Políticas LingüísticaS em regiões de fronteira: o caso Oiapoque-Saint Georges. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
PEREIRA, T. C. A. S.. Le décalage entre la représentation de la langue française et la place du FLE dans la politique linguistique brésilienne. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
CONCEICAO, D. ; PEREIRA, T. C. A. S. . O STATUS DO INGLÊS EM UMA REGIÃO DE FRONTEIRA E EM UM GRANDE CENTRO URBANO SOB A PERSPECTIVA DO MODELO GRAVITACIONAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SAVEDRA, M. M. G. ; PEREIRA, T. C. A. S. ; MARQUES, M. ; CONCEICAO, D. . Plurilingüismo e Contatos lingüísticos: ações da PUC-Rio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
PEREIRA, T. C. A. S.. O ensino de línguas estrangeiras no Estado do Rio de Janeiro: uma questão de política pública e lingüística. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
PEREIRA, T. C. A. S.. Le français langue étrangère au Brésil: une perspective politico-linguistique. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
PEREIRA, T. C. A. S.. Política lingúística interação em contextos educacionais bilingües. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
PEREIRA, T. C. A. S.. Plurilingüismo no sistema de ensino brasileiro: questõesde política e planejamento lingüístico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, T. C. A. S.. négalités, dispositifs scolaires et dispositions sociales: approches sociogénétiques, 2011. (Tradução/Outra).

2.
PEREIRA, T. C. A. S.. Edgar Morin sur le chemin du sud. Paris: CNRS, 2011. (Tradução/Artigo).

3.
PEREIRA, T. C. A. S.. Os Herdeiros da Amazônia. ViesmónProd, 2006. (Tradução/Outra).

4.
PEREIRA, T. C. A. S.. Tradução da conferência de Louis-Jean Calvet, 2006. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, T. C. A. S.; PAGEL, D. ; FRAGA, K. F. ; BERRI, A. ; FARIA, M. F. B. . Avaliação de Sites de ensino/aprendizagem de língua Francesa. 2014.

2.
PEREIRA, T. C. A. S.. Guia de Livros didáticos (línguas estrangeiras) - PNLD/2014. 2013.

3.
PEREIRA, T. C. A. S.. Cadernos de Letras da UFF- número 47. 2013.

4.
PEREIRA, T. C. A. S.. Revista Contextos Linguísticos. 2013.

5.
PEREIRA, T. C. A. S.. Parecerista Ad Hoc para a revista Gragoatá n° 30. 2011.

6.
PEREIRA, T. C. A. S.. Revisão da tradução do livro Políticas Lingüísticas. 2006.

7.
PEREIRA, T. C. A. S.. Revisão. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEREIRA, T. C. A. S.; PAGEL, D. ; CARVALHO, O. C. ; GRACA, R. M. O. ; LIMA, D. P. M. A. E. . Les enjeux du Français sans Frontières au Brésil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PEREIRA, T. C. A. S.; Ricordel, A ; KELECOM, K. . Revitalização do Ensino de Francês no Brasi. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PEREIRA, T. C. A. S.; Ricordel, A ; KELECOM, K. . REVITALIZAÇÃO DO ENSINO DE FRANCÊS NO BRASIL. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
PEREIRA, T. C. A. S.; Ricordel, A ; Santos, D. . Lycées français et universités brésiliennes : une action concertée de formation initiale pour la. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, M. M. ; PEREIRA, T. C. A. S. . Matrizes Curriculares para o ensino de Língua Francesa do Ensino Fundamental do Município de Niterói.. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
PEREIRA, T. C. A. S.; ALVES, I. . Cadernos de Letras. 2016. (Editoração/Periódico).

3.
PEREIRA, T. C. A. S.; ALVES, I. . Cadernos de Letras: Línguas e Cultura em contato. 2016. (Editoração/Periódico).

4.
PEREIRA, T. C. A. S.; GONÇALVES, H. . Politique linguistique et l?enseignement du FLE au Brésil. 2015. .

5.
BERRI, A. ; PAGEL, D. ; PITILLO, G. F. ; FARIA, M. F. B. ; PEREIRA, T. C. A. S. . Relatório Avaliativo- Elaboração de Testes online - Programa Idiomas sem Fronteiras ? Francês. 2014. (Relatório).

Demais trabalhos
1.
PEREIRA, T. C. A. S.. Évaluation d'oeuvres littéraires pour la jeunesse para a Université McGill. 2001 (Avaliação de livros para o Répertoire d'oeuvres littéraires pour la jeunesse) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARDOSO, J. S.; FELLOWS, M. R.; PEREIRA, T. C. A. S.. Participação em banca de Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca. Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimeno d produção oral em francês como língua adicional. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
LAGARES, X. C; NOBRE, M. M. R.; PEREIRA, T. C. A. S.. Participação em banca de DAVIDSON MARTINS VIANA ALVES. Políticas linguísticas no ensino de pronúncia do espanhol/l2: em foco, as sibilantes. 2017. Dissertação (Mestrado em Program de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PEREIRA, T. C. A. S.; LAGARES, X. C; CABECEIRAS, C. M. V.. Participação em banca de Tamires Huguenin Corrêa. A educação bilíngue e o ensino de língua adicional no Brasil - uma possível proposta para o rompimento com o "discurso do fracasso" nas escolas regulares.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

4.
PEREIRA, T. C. A. S.; SAVEDRA, M. M. G.; MORAES, S. M. S. C.. Participação em banca de Luana Franco Rocha. O Ensino de Língua Estrangeira em Niterói : Uma Análise Político-Linguística. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

5.
PEREIRA, T. C. A. S.; LAGARES, X. C; ALMEIDA, P. A.. Participação em banca de Milena Fonseca Santos Oliveira. Políticas linguísticas e ações formativas: um olhar sobre a formação continuada do professor de francês língua estrangeira no estado do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

6.
LAGARES, X. C; PEREIRA, T. C. A. S.; MORAES, S. M. S. C.. Participação em banca de Suzana Darlen dos Santos Santaroni Teixeira. Livro didático, representações sociais e francofonia: um olhar crítico sobre a formação de professores de FLE. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

7.
PEREIRA, T. C. A. S.; Torres dos Santos, Danúsia; GUEDES, V. L. S.. Participação em banca de Mirian de Souza Ferreira Rocha. A produção textual escrita no Ensino Fundamental: o direito à autoria. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
PEREIRA, T. C. A. S.; Torres dos Santos, Danúsia; GUEDES, V. L. S.. Participação em banca de Alessandra do Carmo Rocha. A contribuição da literatura na formação do leitor competente. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
WEISS, D. B.; PEREIRA, T. C. A. S.; MAGALHAES, T. G.. Participação em banca de Daniel Augusto de Oliveira. Temos que falar português: o protagonismo discente em uma sala de português para estrangeiros. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

10.
WEISS, D. B.; Salgado, A.C.P; PEREIRA, T. C. A. S.; SANT'ANNA, V. L. A.; SILVA, M. C.. Participação em banca de Alessandra Sixel Daibert. O Discurso narrativo: seu componente avaliativo e a construção do self em aulas de língua estrangeira. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

11.
VIANNA NETO, A. R.; PEREIRA, T. C. A. S.; VILLAR, M. S.. Participação em banca de Alicia Ailine Pires dos Santos. Fronteiras moventes das identidades francófonas nas Antilhas:o elogio da crioulidade no romance Chronique des sept misères de Patrick Chamoiseau. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura) - Universidade Federal Fluminense.

12.
Correa, Ângela; L. C. Balga Rodigues; PEREIRA, T. C. A. S.. Participação em banca de Bianca Brito de Carvalho Araújo. Os estereótipos como estartégia de sedução nos guias turísticos: Paris e os parisienses. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
LAGARES, X. C; SAVEDRA, M. M. G.; LAGORIO, M. A. C. A.; PEREIRA, T. C. A. S.; Guisan, P. Participação em banca de Thábata Christina Gomes Lima. Spanglish: Representações, ideologias e políticas linguísticas. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

14.
PEREIRA, T. C. A. S.; PAGEL, D.; LAGARES, X. C. Participação em banca de Marina Mello De Menezes Félix de Souza. Avaliação de políticas linguísticas para o ensino de línguas estrangeiras: o impacto do Programa CsF. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

15.
Chaves de Mello; FELLOWS, M. R.; KRETCHMER, J.; MORAES, S. M. S. C.; PEREIRA, T. C. A. S.. Participação em banca de Carlos Eduardo do Prado. Francis de Castelnau: o olhar de um viajante sobre o Brasil do século XIX. 2014. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

16.
PEREIRA, T. C. A. S.; LAGARES, X. C; ALMEIDA, P. A.. Participação em banca de Helena da Conceição Gonçalves. A francofonia e a formação de professores de francês língua estrangeira no estado do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

17.
PEREIRA, M. G. D.; MILLER, I. K.; PEREIRA, T. C. A. S.. Participação em banca de Ana Paula Deslandes de Almeida Moutinho. O code-switching na perspectiva da intercompreensão em chat plurilíngue no projeto Galanet. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

18.
Salgado, A.C.P; SAVEDRA, M. M. G.; LACERDA, P. F. A. C.; PEREIRA, T. C. A. S.; FIORAVANTE, K. C. M.. Participação em banca de Mariana Schuchter Soares. Liebheimatland, Ade!: o apagamento dos traços língua-cultura-identidade alemães em Juiz de Fora/MG e a hegemonia da língua portuguesa. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

19.
SAVEDRA, M. M. G.; PEREIRA, T. C. A. S.; Salgado, A.C.P. Participação em banca de Mario Luis Monachesi Gaio. Imigração italiana em Juiz de Fora: manutenção e perda linguística em perspectiva de representação. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

20.
Weiss, Denise barros; Silva, Marta Cristina; PEREIRA, T. C. A. S.. Participação em banca de Lívia Fagundes Neves. Interações em sala de aula de EJA: Análises de enquadres e footings. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

21.
Reis, Sônia Cristina; PEREIRA, T. C. A. S.; Correa, Ângela. Participação em banca de Jorge Francisco Pereira Paulo. Elementos para reavaliação das funções das línguas no processo de construção das nacionalidades. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
Correa, Ângela; SEBOLD, MARIA MERCEDES R. Q; PEREIRA, T. C. A. S.. Participação em banca de Duí Barroso Lima Farias. O processo tradutório e a construção do sujeito no discurso: estratégias de tradução de texto na área agrícola do espanhol para o português. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
PEREIRA, T. C. A. S.; SAVEDRA, M. M. G.; Salgado, A.C.P; LAGARES, X. C. Participação em banca de Rafaela de Almeida Simões. Atitudes e representações linguísticas sobre falares do Português do Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

24.
CUNHA, T. R.; PEREIRA, T. C. A. S.; COUTO, L. R.. Participação em banca de Ancelma Barbosa Pereira. Linguagem e construção identitária de alunos brasileiros em mobilidade geográfica e linguística no contexto da fronteira Brasil/Venezuela. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
PEREIRA, T. C. A. S.; Von Borstel; Costa-Hübes; CALVET. Participação em banca de Eliane Kreutz Rosa. Fatores de manutenção e regressão da língua e cultura alemãs no município de Missal -`Paraná. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

26.
SAVEDRA, M. M. G.; PEREIRA, T. C. A. S.; CALVET; Salgado, A.C.P. Participação em banca de Débora Amaral da Costa. Representações Linguisticas de alunos de ensino médio na aprendizagem de língua estrangeira. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

27.
LAGARES, X. C; Guisan, P; SAVEDRA, M. M. G.; PEREIRA, T. C. A. S.. Participação em banca de Robson Carapeto-Conceição. Representações de alunos do Ensino Fundamental no uso do alemão como língua de encontro: Weltjugendsprache Deutsch,. 2011. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
PEREIRA, T. C. A. S.; DAHER, M. C.; SANTANNA, V.; FERREIRA, A.. Participação em banca de Ana Maria Mendes Larghi. POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS: uma análise sobre a implementação do currículo mínimo de línguas estrangeiras modernas da SEEDUC/RJ. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

2.
SAVEDRA, M. M. G.; PEREIRA, T. C. A. S.; LAGARES, X. C; CABECEIRAS, C. M. V.; HAMEL, R. E.. Participação em banca de Kelly Cristina Nascimento Day. Políticas linguísticas educativas em conflito no Amapá: impactos e contradições da LDB 9394/96 e da Lei 11.161/05.. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

3.
SAVEDRA, M. M. G.; PEREIRA, T. C. A. S.; Torres dos Santos, Danúsia; HAMEL, R. E.; REBELLO, A. L. P.. Participação em banca de Tatiana Pereira Carvalha. Avaliação de Política e Planejamento da Linguagem: um estudo dos efeitos de um projeto de integração regional.. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

4.
ALMEIDA, F. A.; OLIVEIRA, M. C. L.; SILVEIRA, S. B.; VIEIRA, A. T.; MEDEIROS, V. G.; PEREIRA, T. C. A. S.. Participação em banca de letícia Rezende Stallone. O dilema do porco espinho: uma abordagem interacional do humor em relações próximas. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

5.
GUISAN, P.; PEREIRA, T. C. A. S.; BALGA, L. C.; REIS, S. C.; GUEDES, M. B.. Participação em banca de Cristiane Maria de Souza. A hierarquização do francês oficial e das línguas regionais da França, através do imaginário do "falar bem "e do "falar mal "implantado na Revolução Francesa: a língua da liberdade reprimindo ao multilinguismo.. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos Neolatinos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
PEREIRA, T. C. A. S.; GONCALVES, J. C.; VEREZA, S. C.; RIBEIRO, A. S. M.; GUIMARAES, G. C.. Participação em banca de Ana Paula Tavares de Moraes Silva Cypriano. Interação, autonomia e mediação tecnológica no ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

7.
PEREIRA, T. C. A. S.; LAGARES, X. C; PETER, M. M. T.; ALTENHOFEN, C. V.. Participação em banca de Letícia Cao Ponço. AS LÍNGUAS NÃO OCUPAM ESPAÇO DENTRO DE NÓS : PRÁTICAS, ATITUDES E IDENTIDADES LINGUÍSTICAS ENTRE JOVENS MOÇAMBICANOS PLURILÍNGUES. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras- Estudos de Li) - Universidade Federal Fluminense.

8.
SAVEDRA, M. M. G.; ABRAÇADO, J; SILVA, E. V.; LACERDA, P. F. A. C.; BRANDAO, S. F.; PEREIRA, T. C. A. S.; LOPES, C. R. S.. Participação em banca de Daniela Samira da Cruz Barros. O /s/ final do falar trirriense no continuum linguístico Rio de Janeiro- Belo Horizonte. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras- Estudos de Li) - Universidade Federal Fluminense.

9.
SAVEDRA, M. M. G.; JEANDILLOU, J; ACHARD-BAYLE, G; PEREIRA, T. C. A. S.; LINS, M. P. P. Participação em banca de Mayalu Moreira Felix. A referenciação e a dêixis: um estudo do signo verbal e do não-verbal em histórias em quadrinhos. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.

10.
ABRAÇADO, J; SAVEDRA, M. M. G.; Mollica, Maria Cecília; Trouche, Lygia Maria Gonçalves; PEREIRA, T. C. A. S.. Participação em banca de Carmelita Minelio da Silva Amorim. Construção Querer + Verbo não finito na fala infantil: evidências de auxiliarização do verbo querer. 2011. Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
SAVEDRA, M. M. G.; JUNGBLUTH, K.; PEREIRA, T. C. A. S.; MUHLSCLEGEL, U.; GHOBEYSHI, S.. Participação em banca de Robson Carapeto Coneição. A Etnicidade em movimento na prática da comunicação transcultural em língua de encontro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

2.
PEREIRA, T. C. A. S.; SAVEDRA, M. M. G.; SILVA, K. A.; NAJJAR, J. N. V.. Participação em banca de Marina Mello de Menezes Felix de Souza. Políticas linguísticas como políticas públicas: avaliação da descentralização no campo das línguas no Brasil. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PEREIRA, T. C. A. S.; JUNGBLUTH, K.; SAVEDRA, M. M. G.. Participação em banca de MARIO LUIS MONACHESI GAIO. TRANSCULTURALIDADE: ETNICIDADE EM MOVIMENTO NO CONTATO LINGUÍSTICO-CULTURAL DE LÍNGUAS DE IMIGRAÇÃO. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUSA, R. V.; PEREIRA, T. C. A. S.; BALGA, L. C.. Banca examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto de Francês. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
Chaves de Mello; BERND, Z.; PEREIRA, T. C. A. S.; Guisan, P; Moraes. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor classe adjunto (línguas e literaturas de língua francesa). 2011. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
Chaves de Mello; PEREIRA, T. C. A. S.; FIUZA, M.. Banca examinadora da prova de língua estrangeira (francês) no processo seletivo de Mestardo e Doutorado - 2015. 2014. Universidade Federal Fluminense.

2.
PEREIRA, T. C. A. S.. Banca de correção de provas CEDERJ. 2014. Universidade Federal Fluminense.

3.
SAVEDRA, M. M. G.; PEREIRA, T. C. A. S.; CALVET. Conflito de políticas linguísticas educativas no Amapá: ensaio e avaliação. 2013. Universidade Federal Fluminense.

4.
PEREIRA, T. C. A. S.. Banca de correção de provas CEDERJ. 2013. Universidade Federal Fluminense.

5.
Eliana Sturza; Amanda Scherer; Graziela Lucci de Angelo; PEREIRA, T. C. A. S.; Karla Muller. Banca de avaliação do Exame de Qualificação de tese de Doutorado de Andréa Franciele Weber. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

6.
SANT'ANNA, V. L. A.; PEREIRA, T. C. A. S.. 21 Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
PEREIRA, T. C. A. S.. Banca de ingresso no Mestrado em Estudos de Linguagem-UFF. 2012. Universidade Federal Fluminense.

8.
PEREIRA, T. C. A. S.; VIEGAS, I. S. R.. XV Semana de Monitoria da universidade Federal Fluminense. 2012. Universidade Federal Fluminense.

9.
SAVEDRA, M. M. G.; Salgado, A.C.P; PEREIRA, T. C. A. S.. Comissão Examinadora projeto de dissertação de Débora Amaral da Costa.Universidade Federal Fluminense.. 2011. Universidade Federal Fluminense.

10.
SAVEDRA, M. M. G.; Torres dos Santos, Danúsia; PEREIRA, T. C. A. S.. Participação da banca de Comissão examinadora da mestranda Evelyn Rodrigues Costa. 2011. Universidade Federal Fluminense.

11.
PEREIRA, T. C. A. S.. PARTICIPAÇÃO COMO MEMBRO DA BANCA EXAMINADORA DA PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL (FRANCÊS), NO PROCESSO DE SELEÇÃO AOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM E EM ESTUDOS DE LITERATURA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2010. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Abralin em Cena. Mesa de abertura representando a Diretoria da Abralin. 2016. (Congresso).

2.
II Encontro do Centro de Línguas da FFLCH/USP.PROGRAMA DE UNIVERSALIZAÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (PULE): UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA UNIVERSITÁRIA DE INCLUSÃO E DE INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA. 2016. (Encontro).

3.
IV Colóquio Social campus. PROJETO PULE/UFF: POLÍTICA LINGUÍSTICA DE INCLUSÃO E DE INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA. 2016. (Congresso).

4.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. Coordenação do Simpósio Políticas de línguas no Brasil em perspectiva. 2015. (Congresso).

5.
XX Congresso Brasileiro de Professores de Francês. L?enseignement de langues étrangères dans les écoles publiques à l'état de Rio de Janeiro: la mise en oeuvre d'un projet dans la municipalité de Niterói. 2015. (Congresso).

6.
XX Congresso Brasileiro de Professores de Francês.Les enjeux du Français sans Frontières au Brésil. 2015. (Seminário).

7.
Ato de lançamento do Ensino de Línguas Estrangeiras nas escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Niterói.Política linguística e ensino de FLE no Estado do Rio de Janeiro. 2014. (Outra).

8.
I Encontro Nacional de Coordenadores IsF.Idioma sem Fronteiras : francês. 2014. (Encontro).

9.
I Simpósio de Línguas UEAP: ensino de línguas e formação do professor: fronteiras abertas para a diversidade linguística.Formação de professores de LE: atividade prioritária em contexto Sem Fronteiras. 2014. (Simpósio).

10.
V Encontro de Presidentes das Associações Estaduais de Professores de Francês e Assembléia Geral Ordinária.APFERJ: ações e perspectivas para a formação do professor de FLE. 2014. (Encontro).

11.
V SAPPIL- UFF.Coordenação do V Simpósio dos alunos dos programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras - UFF. 2014. (Seminário).

12.
XVII Congresso Internacional da ALFAL. Manutenção, perda e ou revitalização linguística e cultural de contatos no Brasil com base nos estudos de redes sociais. 2014. (Congresso).

13.
XVII Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.Orientação do trabalho: O uso das TICE em atividades de monitoria.. 2014. (Seminário).

14.
XVII Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.O uso das TICE em atividades de monitoria. 2014. (Outra).

15.
CIFALE -II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro ?. DIÁLOGOS ENTRE SABERES: OS ESTUDOS CULTURAIS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TRADUTOR. 2013. (Congresso).

16.
II CIPLOM. As Políticas Linguísticas e os Programas de Mobilidade Acadêmica. 2013. (Congresso).

17.
VIII Congresso internacional da ABRALIN. Políticas para o Ensino de Línguas Estrangeiras: uma proposta de inovação nos programas de mobilidade acad6emica. 2013. (Congresso).

18.
13 Congrès Mondial de la FIPF. Lycées français et universités brésiliennes: une action concertée de formation initiale pour la scolarisation d'élèves plurilingues. 2012. (Congresso).

19.
Forum Mundial da Língua Francesa.Réflexions sur la vitalité de la langue française au Brésil. 2012. (Encontro).

20.
II Congresso Internacional de Dialectologia e Sociolinguística. Uma reflexão sobre a tríade: prática, representação e políticas linguísticas. 2012. (Congresso).

21.
III Seminário dos Alunos dos Programas de pós-Graduação do Instituto de Letras -UFF.tendências e perspectiva em linguística e literatura. 2012. (Seminário).

22.
Seminário Internacional do GELIC.Dinâmica do contato linguístico e intercultural em contexto de mobilidade acadêmica. 2012. (Seminário).

23.
18 INPLA (Intercâmbio de pesquisas em linguística Aplicada).Representação linguística em centros universitários de ensino de línguas estrangeiras. 2011. (Seminário).

24.
III Semana de Letras da UFRRJ. Ensino, Pesquisa Extensão e Arte.Conversas sobre Pesquisa. 2011. (Simpósio).

25.
O português, o espanhol, o francês: línguas do futuro do ensino superior e da pesquisa científica. 2011. (Seminário).

26.
XII Congresso Internacional de FoMERCO.. Políticas Linguísticas no Mercosul. 2011. (Congresso).

27.
Formation des enseignants à la didactique des langues-culturas: discipline,contenus, stratégies.Politiques linguistiques et enseignements de LEs. 2010. (Seminário).

28.
III Congresso Internacional da AILP - Difusão Transnacional da lín Língua Portuguesa. política linguística e ensino de línguas em região plurilíngue: representação e ensino do português na fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa. 2010. (Congresso).

29.
I Seminário Internacional do Grupo de Estudos de Línguas em Contato.Representação linguística na fronteira franco-brasileira. 2010. (Seminário).

30.
1º ENCONTRO DE CENTROS UNIVERSITÁRIOS DE LÍNGUAS.Interação e representação lingüística na fronteira Brasil-Guiana Francesa. 2008. (Encontro).

31.
56° SEMINÁRIO DO GEL - 2008.O STATUS DO INGLÊS EM UMA REGIÃO DE FRONTEIRA E EM UM GRANDE CENTRO URBANO SOB A PERSPECTIVA DO MODELO GRAVITACIONAL. 2008. (Seminário).

32.
IV Semana de Ciências Humanas -CEP- Ministério da Defesa- Exército Brasileiro.Critérios para avaliação da proficiência dos idiomas: DELF/DALF. 2008. (Seminário).

33.
XIIe congrès mondial de la Fédération Internationale des Professeurs de Français. Le décalage entre la représentation de la langue française et la place du FLE dans la politique linguistique brésilienne. 2008. (Congresso).

34.
XV CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA DA AMERICA LATINA- ALFAL. Políticas LingüísticaS em regiões de fronteira: o caso Oiapoque-Saint Georges. 2008. (Congresso).

35.
I Encontro Internacional do GT de Sociolingüística da ANPOLL.Plurilingüismo e contatos lingüísticos: ações da PUC-Rio. 2007. (Encontro).

36.
I Fórum Internacional da Diversidade Lingüística.Plurilingüismo e contatos lingüísticos (mesa redonda). 2007. (Simpósio).

37.
XIV SEDIFRALE. Le FLE au Brésil: une perspective politico-linguistique. 2007. (Congresso).

38.
III Seminario Interamericano sobre Gestão de línguas. 2006. (Congresso).

39.
Por uma política plurilíngüe de ensino de línguas. Congresso Internacional de Política Lingüística na América do Sul - CIPLA. 2006. (Congresso).

40.
Sedifrale XIV. Le FLE au Brésil, une perspective politico-linguistique. 2006. (Congresso).

41.
Colloque la langue portuguaise, le Brésil, la lusophonie, la mondialisation linguistique un nouveau regard. 2005. (Simpósio).

42.
14 InPLA.Política Lingüística e o Ensino de Línguas no Brasil. 2004. (Simpósio).

43.
Congrés mondial des professeurs de français. Le français langue en contact dan le cadre de la politique linguistique brésilienne. 2004. (Congresso).

44.
XIX Encontro da Associação nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística.Politica lingüística e escolas bilíngües. 2004. (Encontro).

45.
III Congresso International da ABRALIN. A identidade cultural na formação de professor de português como L2. 2003. (Congresso).

46.
II Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa.Processos interacionais da língua portuguesa em contexto escolar bilingue; uma abordagem sociolingüística. 2002. (Seminário).

47.
Seminário de pesquisa das linhas Aquisição e desenvolvimento de linguagem e cognição e Práticas de linguagem e discursividade: caminhos da lingüística aplicada.processos Interacionais na Aquisição de uma L2 em contexto escolar bilingüe: uma abordagem sociolingüística. 2002. (Seminário).

48.
11 InPLA. Materiais didáticos. 2001. (Congresso).

49.
12eme congrès Latino-americain de professeurs et chercheurs de français langue étrangèree. 2001. (Congresso).

50.
II Congresso Internacional da Abralin. Aspectos da alternância de código lingüístico em uma escola bilíngue no Rio de Janeiro. 2001. (Congresso).

51.
IV Congresso da SIPLE. Política Lingüística e aquisição de L2 em contexto escolar bilíngue. 2001. (Congresso).

52.
III SIPLE. O perfil do professor de PLE no Rio de Janeiro: Domínio lingüístico, formação acadêmica e experência profissional. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, T. C. A. S.; Chaves de Mello ; MARIANI, B. S. C. ; FONSECA, J. L. J. . Colloque International. Dialogues France Brésil: Représentations de l'ailleurs. espaces, imaginaires, circulations. 2017. (Congresso).

2.
PEREIRA, T. C. A. S.; RIOS, M. ; KENEDY, E. ; FERES, B. ; Ivo da Costa do Rosário ; RIBEIRO, P. F. N. . X Congresso Internacional da Abralin. 2017. (Congresso).

3.
VEREZA, S. C. ; LEAL, P. G. ; PEREIRA, T. C. A. S. ; FARIA, M. F. B. . I Encontro do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. 2016. (Outro).

4.
PEREIRA, T. C. A. S.; LACERDA, P. F. A. C. . ABRALIN em cena - Macaé. 2016. (Congresso).

5.
PEREIRA, T. C. A. S.; SAVEDRA, M. M. G. . II Colóquio do Labpec-UFF. 2015. (Outro).

6.
SAVEDRA, M. M. G. ; PEREIRA, T. C. A. S. . I Colóquio do LabPEC- laboratório de pesquisa em contato linguístico da UFF. 2015. (Outro).

7.
PEREIRA, T. C. A. S.; MELLO, E. C. . Curso de formação contínua de professores de francês. 2015. (Outro).

8.
PEREIRA, T. C. A. S.; Chaves de Mello ; Silva. E.R ; GALLI, J. A. ; CHIANCA, K. ; MORAES, S. M. S. C. . XIX Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2013. (Congresso).

9.
PEREIRA, T. C. A. S.; SAVEDRA, M. M. G. . ORGANIZAÇÃO DA VISITA ACADÊMICA DO PROFESSOR LOUIS-JEAN CALVET AO INSTITUTO DE LETRAS DA UFF. 2010. (Outro).

10.
Maria Cristina Batalha ; CALVET ; PEREIRA, T. C. A. S. . Colloque International Représentations Réciproques dans les discours francophones et lusophones. 2009. (Congresso).

11.
SAVEDRA, M. M. G. ; HEYE, J. W. B. ; PEREIRA, T. C. A. S. . I Encontro Internacional do GT de Sociolingüística da ANPOLL. 2007. (Congresso).

12.
SAVEDRA, M. M. G. ; PEREIRA, T. C. A. S. . Curso e Mesa-Redonda :globalização, ensino e política de línguas. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ana Cristina Balestro. Português Língua de Acolhimento. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Program de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Verônica Valente da Costa. O Português como Língua de Acolhimento (PLAc): caso do Município de São Gonçalo/RJ. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

3.
Maria Gabriela Braga da Silva. Políticas linguísticas para o ensino de francês no Colégio Pedro II. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Program de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

4.
Gilberto Ferreira de Souza. Uma avaliação da política linguística para o ensino do francês precoce na Rede Municipal de Niterói. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Program de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Luciano Monteiro Caldas. A contribuição de Mário de Andrade na elaboração de políticas para o português do Brasil. Início: 2017. Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

2.
Shirlei Almeida Baptistone. Representações e publicidade. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

3.
Gilson SoaresToledo. A linguagem na formação cultural das populações rurais da Zona da Mata Mineira. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

4.
Stela Cabral de Andrade. Língua de Sinais e trabalho docente. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Camila Souza de Andrade. Políticas linguísticas e internacionalização acadêmica: entre o status da língua inglesa e a promoção do plurilinguismo. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

2.
Aline Santos de Lima. O uso das novas tecnologias para a promoção do contato intercultura lem línguas estrangeiras. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

3.
Gabriela Expedita Amaral Ribeiro. A ESCRITA DE ABSTRACTS EM FRANCÊS: UMA ABERTURA AO PLURILINGUÍSMO. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

4.
Deise Dulce Barreto de Lemos. O samba como elemento de identidade brasileira no contexto de ensino de Português do Brasil para Estrangeiros. 2018. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

5.
Luana de Almeida Agualuza. Educação linguística como representação de inserção social: o exemplo da cidade de São Gonçalo - RJ. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

6.
Roberta Bohrer da Conceição. Norma Linguística: uma forma de preconceito social na língua?. 2017. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

7.
Louise Mesquita Costa. As representações sociais: como elas moldam a realidade surda. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

8.
Milena Fonseca Santos. Políticas linguísticas e ações formativas: um olhar sobre a formação continuada do professor de francês língua estrangeira no estado do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

9.
Luana Franco Rocha. O Ensino de Língua Estrangeira em Niterói : Uma Análise Político-Linguística. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

10.
Carla Mirelle de Oliveira Matos Lisboa. Doutor e outras formas de tratamento direcionadas aos profissionais jurídicos: análise de uma comunidade de prática à luz de terceira onda da sociolinguística. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

11.
Rafael Barcelos de Faria. As influências interlinguísticas na produção textual em francês L3. 2015. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

12.
Caroline Mori Ferreira. Ler e escrever o português brasileiro: a literatura nacional contemporânea e a gramatização do uso. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

13.
Tamires Huguenin Corrêa. A educação bilíngue e o ensino de língua adicional no Brasil - uma possível proposta para o rompimento com o. 2015. Dissertação (Mestrado em Program de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

14.
Marina Mello de Menezes Felix de Souza. Avaliação de políticas linguísticas para o ensino de línguas estrangeiras: o impacto no programa CsF. 2014. Dissertação (Mestrado em Program de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

15.
Helena da Conceição Gonçalves. A francofonia e a formação de professores de Francês Língua Estrangeira no Estado do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

16.
Rafaela de Almeida Simões. Atitudes e representações linguísticas sobre falares do Portugu~es do Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

17.
Débora Amaral da Costa. (Débora Amaral Costa) Representações Linguisticas de alunos de ensino médio na aprendizagem de língua estrangeira. 2011. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

Tese de doutorado
1.
Debora Amaral da Costa. Negociação de identidades e formação de novas representações sociais em narrativas de migração: uma proposta metodológica. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

2.
Marina Mello de Menezes Felix de Souza. A DESCONCENTRAÇÃO POLÍTICA E O SEU IMPACTO NAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS (PLPE) NO BRASIL. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

Iniciação científica
1.
Priscilla Vieira de Biasi Cordeiro. : Linguística e política: uma análise do joual como exemplo do francês língua pluricêntrica. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Francês) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

2.
Tháina Goulart Mota. A variedade da língua francesa no Canadá: relações entre identidade e política de línguas. 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

3.
Eduardo da Mata Fonseca. Francofonia e o ensino das variedades da língua francesa: a canção como vetor da competência plurilíngue e pluricultural. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Francês) - Universidade Federal Fluminense, Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

4.
André Luiz Vieira dos Santos. Projeto de iniciação à prática tradutória: abordagem de textos acadêmicos em língua francesa. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-UFF. Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

5.
Nijara Segalote do Nascimento. A representação da língua francesa no contexto dos centros universitários de línguas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

Orientações de outra natureza
1.
Jennifer Santos e Santos. O uso das TICE em atividades de monitoria.. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, T. C. A. S.; SOUZA, M. M. M. F. . Políticas para o Ensino de Línguas Estrangeiras: uma proposta de inovação nos programas de mobilidade acad6emica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PEREIRA, T. C. A. S.; SOUZA, M. M. ; Ricordel, A . Ensino precoce de Língua francesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEREIRA, T. C. A. S.; Ricordel, A ; KELECOM, K. . Revitalização do Ensino de Francês no Brasi. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PEREIRA, T. C. A. S.; Ricordel, A ; Santos, D. . Lycées français et universités brésiliennes : une action concertée de formation initiale pour la. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Vice-líder de Grupo de Pesquisa do Diretório do CNPq: LABPEC - Laboratório de pesquisas em contato linguístico da UFF. 
Membro da diretoria da ABRALIN (2015-2017)



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