Ana Silvia Andreu da Fonseca

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0766353418604032
  • Última atualização do currículo em 18/09/2017


Professora adjunta de Língua Portuguesa para Estrangeiros na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), onde também colabora com outras disciplinas do Ciclo Comum e dos cursos de Letras e de Cinema & Audiovisual. Coordenou a Webrádio UNILA: Integração via Ondas Sonoras, compôs a Comissão de Implantação do curso de Jornalismo - Mídia, Poder e Território na América Latina e o GT de Implantação da RTV UNILA. É membro do projeto transnacional de pesquisa PoLaMe - Poverty, Language and Media (Universidade de Bergen, Research Council of Norway). Participa do Colegiado do Ciclo Comum de Estudos e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Arquitetura e Urbanismo. Possui graduação em Comunicação Social / Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) e graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem mestrado em Linguística Aplicada pela UNICAMP, na área de Ensino / Aprendizagem de Segunda Língua / Língua Estrangeira. É doutora também em Linguística Aplicada pela UNICAMP, na área de Multiculturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilíngue. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Silvia Andreu da Fonseca
Nome em citações bibliográficas
FONSECA, Ana S.;FONSECA, ANA SILVIA ANDREU DA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, ILAACH Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História.
Av. Tancredo Neves 6731
Parque Tecnológico de Itaipu
85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil - Caixa-postal: 2044
Telefone: (45) 35767320
URL da Homepage: http://www.unila.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Doutorado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Versos violentamente pacíficos: o rap no currículo escolar, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Terezinha de Jesus Machado Maher.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: aprendizagem; estudos culturais/multiculturais; ensino médio; cultura popular; identidade; discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Estudos culturais.
Setores de atividade: Educação.
1997 - 2000
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Além da 'inadequação gramatical': uma visão discursiva das instabilidades do 'eu' em aprendizes de Porutugês L2,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Silvana Mabel Serrani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: português-L2; erros; primeira-pessoa; discurso; ressonância discursiva; imaginário.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1989 - 1996
Graduação em Bacharelado em Letras.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Prosa simbolista brasileira: a obra de Alberto Rangel.
Orientador: Francisco Foot Hardman.
Bolsista do(a): Serviço de Apoio Ao Estudante Unicamp, SAE UNICAMP, Brasil.
1987 - 1990
Graduação em Comunicação Social Jornalismo.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.




Atuação Profissional



Comissão Permanente para os Vestibulares, COMVEST, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Serviços técnicos especializad, Enquadramento Funcional: Corretora
Outras informações
Correção das provas de Língua Estrangeira - Inglês na segunda fase do Vestibular Nacional 2008 da Unicamp.


Deutsches Kultur Zentrum, DKZ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2012
Vínculo: Prestadora autônoma de serviço, Enquadramento Funcional: Autônoma


Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora adjunta de Língua Portuguesa para Estrangeiros / Português Língua Adicional, colaboradora na disciplina de Ciclo Comum Fundamentos de América Latina, membro da Comissão de Implantação do bacharelado em Jornalismo.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora visitante de Língua Portuguesa para Estrangeiros / Português Língua Adicional e colaboradora no curso de Letras, Artes e Mediação Cultural e na disciplina de Ciclo Comum Fundamentos de América Latina.

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Língua Adicional nível Intermediário
08/2015 - Atual
Ensino, Engenharia Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Língua Adicional nível Intermediário
08/2015 - Atual
Ensino, Engenharia Químca, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Língua Adicional nível Intermediário
08/2015 - Atual
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Língua Adicional nível Intermediário
08/2015 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Língua Adicional nível Intermediário
08/2015 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Língua Adicional nível Intermediário
02/2015 - Atual
Extensão universitária , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pró-Reitoria de Extensão.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto "Webrádio Unila: Integração via Ondas Sonoras".
05/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Centro Interdisciplinar de Letras e Artes.

Cargo ou função
Membro da comissão de implantação da Especialização em Língua Espanhola e Cultura Latino-Americana UNILA / Ministério do Desenvolvimento Agrário.
04/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design.

Cargo ou função
Vice-presidente da Comissão de Implantação do Curso de Jornalismo - Mídia, Poder e Território na América Latina.
12/2012 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Atividade realizada
Colaboração na disciplina Fundamentos de América-Latina para os cursos de Música, de Letras, Artes e Mediação Cultural, e de Desenvolvimento Agrário e Segurança Alimentar.
09/2012 - Atual
Extensão universitária , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação / orientação da Webrádio UNILA: Integração via Ondas Sonoras.
03/2015 - 07/2015
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico
03/2015 - 07/2015
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico
03/2015 - 07/2015
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Colaboração em Fundamentos de América Latina 1
03/2015 - 07/2015
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Colaboração em Fundamentos de América Latina 1
03/2015 - 03/2015
Serviços técnicos especializados , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Centro Interdisciplinar de Letras e Artes.

Serviço realizado
Correção da parte escrita das provas de Nivelamento em Português Língua Adicional.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico
10/2014 - 10/2014
Serviços técnicos especializados , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, PROINT Pro-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais.

Serviço realizado
Avaliação nos exames de proficiência em Português Língua Estrangeira CELPE-BRAS.
03/2014 - 07/2014
Ensino, Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Língua Adicional - nível Básico
03/2014 - 07/2014
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico
03/2014 - 07/2014
Ensino, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Colaboração na disciplina Fundamentos de América Latina 1
04/2014 - 04/2014
Serviços técnicos especializados , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, PROINT Pro-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais.

Serviço realizado
Avaliação nos exames de proficiência de Português para Estrangeiros CELPE-BRAS.
11/2013 - 02/2014
Ensino, Turma mista, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa para Estrangeiros - nível avançado
09/2013 - 02/2014
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estéticas Contemporâneas
09/2013 - 02/2014
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Culturais na América Latina
09/2013 - 01/2014
Extensão universitária , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pró-Reitoria de Extensão.

Atividade de extensão realizada
Curso de extensão Leitura em Movimento: locução de textos literários.
09/2013 - 01/2014
Extensão universitária , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pró-Reitoria de Extensão.

Atividade de extensão realizada
Curso de extensão Vídeo comunitário no bairro Cidade Nova.
05/2013 - 09/2013
Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Língua Adicional Nível Intermediário
05/2013 - 09/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Língua Adicional Nível Intermediário
05/2013 - 09/2013
Ensino, Ciências Econômicas - Economia, Integração e Desenvolvimento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Língua Adicional Nível Intermediário
05/2013 - 09/2013
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Língua Adicional Nível Intermediário
05/2013 - 09/2013
Ensino, História - América Latina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Língua Adicional Nível Intermediário
05/2013 - 09/2013
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Língua Adicional Nível Intermediário
11/2012 - 04/2013
Ensino, Engenharia de Energias Renováveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa para Estrangeiros - nível básico
11/2012 - 04/2013
Ensino, Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa para Estrangeiros - nível básico
11/2012 - 04/2013
Ensino, Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa para Estrangeiros - nível básico
04/2012 - 11/2012
Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa para Estrangeiros - nível preliminar
04/2012 - 11/2012
Ensino, História - América Latina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa para Estrangeiros - nível preliminar
04/2012 - 11/2012
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa para Estrangeiros - nível preliminar

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Participação, Enquadramento Funcional: Projeto de Pesquisa



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
PoLaMe - Poverty, Language and Media
Descrição: O projeto transnacional PoLaMe (Poverty, Language and Media) é um estudo de caso comparativo que observa como a mídia influencia a agenda de discussões e políticas públicas na Argentina, Brasil, Colômbia e México, através da construção ou da naturalização da noção de pobreza. Identificam-se em grandes meios de comunicação dos referidos países as expressões que representam a pobreza para, posteriormente, verificar se é possível apreender ideologias e/ou interesses em tais escolhas linguísticas. O PoLaMe é financiado pelo Conselho Norueguês de Investigações (NRC) e é integrado por pesquisadores de instituições da América Latina e da Noruega. O projeto está centralizado na Universidade de Bergen (Noruega)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2015
Webrádio UNILA: integração via ondas sonoras
Descrição: Implantação e aprimoramento de uma webrádio na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, plurilíngue e multicultural, voltada à programação jornalística e musical..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Ana Silvia Andreu da Fonseca - Coordenador / Garofali Patrón, Angela Analia - Integrante / Machado Ortiz, María Gimena - Integrante / Jorge Alejandro Antonioli Romero - Integrante / Anderson Antonio Andreata - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2014
Vídeo comunitário no bairro Cidade Nova
Descrição: Curso de extensão voltado a uma região de baixa infraestrutura urbana em termos de órgãos e serviços públicos, de Foz do Iguaçu, com objetivo de discutir e utilizar ferramentas de audiovisual para dar voz à população local..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Silvia Andreu da Fonseca - Coordenador / Vicente Antonio Giardina Orraiz - Integrante / Bárbara Santos Almeida - Integrante.
2013 - 2014
Leitura em movimento: curso de locução de textos literários
Descrição: Com duas vertentes, uma brasileira, na Escola Municipal Adele Z. Scalco em Foz do Iguaçu, e uma argentina, na Escuela Bilingüe y Jornada Completa n. 807, na Aldea Fortin Mbororé, Puerto Iguazu, o curso de extensão tem foco em leitura em voz alta, expressão oral e locução de textos literários em língua materna (Português do Brasil em uma escola, e Guarani Mbiá em outra). As locuções de crianças e/ou pré-adolescentes são gravadas em áudio para composição de um quadro radiofônico a ser exibido na Webrádio Unila: Integração via Ondas Sonoras..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Silvia Andreu da Fonseca - Coordenador / Ana Francesca Repetto Iribarne - Integrante / Iván Alejandro Paredes Princigalli - Integrante.
2012 - 2013
A IOGA COMO MÉTODO DE INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA
Descrição: Supervisora do referido projeto, do Programa de Bolsa de Desenvolvimento Institucional e Envolvimento Comunitário (PROBIEC)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Ana Silvia Andreu da Fonseca - Coordenador / Vania Macarena Alvarado Saldivia - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Ameri - Bolsa.


Revisor de periódico


2001 - 2005
Periódico: RAE. Revista de Administração de Empresas
2013 - Atual
Periódico: Monções Revista de Relações Internacionais ISSN 2316.8323
2004 - 2005
Periódico: GV Executivo
2002 - 2003
Periódico: RAE Executivo (Cessou em 2004. Cont. ISSN 1806-8979 GV Executivo)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de Português para Estrangeiros.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos culturais.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FONSECA, ANA SILVIA ANDREU DA2015 FONSECA, ANA SILVIA ANDREU DA. Which curriculum should I take to the rap party that you invited me?. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 1, p. 91-111, 2015.

2.
FONSECA, Ana S.;FONSECA, ANA SILVIA ANDREU DA2008 FONSECA, Ana S.. Rap nacional: estabilização do discurso da violência ou construção de uma nova identidade?. Literatura e Autoritarismo (UFSM), v. 1, p. 02, 2008.

3.
FONSECA, Ana S.;FONSECA, ANA SILVIA ANDREU DA2002 FONSECA, Ana S.. Quando os 'erros' não são só 'erros'. Fragmentos (Florianópolis), v. 22, p. 101-116, 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, Ana S.. The voice of the excluded in the curriculum: the rap as identity. In: XII Congresso da Associação Internacional para a Pesquisa Intercultural (ARIC), 2009, Florianópolis. Anais do XII Congresso da ARIC, 2009.

2.
FONSECA, Ana S.. A voz dos excluídos: o rap como identidade. In: XII Congresso da Associação Internacional para a Pesquisa Intercultural (ARIC), 2009, Florianópolis. Anais do XII Congresso da ARIC, 2009.

3.
FONSECA, Ana S.. Rap na escola: possível revelação de vozes e identidades. In: XIII Seta - Seminário de Teses em Andamento, 2008, Campinas. Anais do Seta. Campinas: Setor de Publicações do IEL - Unicamp, 2008. v. 2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, Ana S.. O rap e a revelação do herói urbano, híbrido e multicultural. In: XV SETA - Seminário de Teses em Andamento, 2009, Campinas. Caderno de Resumos XV SETA. Campinas: Unicamp, 2009. p. 258-260.

2.
FONSECA, Ana S.. Linguagem e exclusão na escola. In: I Encontro Nacional de Linguagem e Identidade, 2008, Campinas. I Encontro Nacional de Linguagem e Identidade - Caderno de Resumos. Campinas: Grupo de Pesquisa Linguagem e Identidade, 2008. v. 1. p. 13-14.

3.
FONSECA, Ana S.. Rap na escola: possível revelação de vozes e identidades. In: XIII Seminário de Teses em Andamento, 2007, Campinas. Caderno de resumos do XIII Seminário de Teses em Andamento. Campinas: Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp, 2007. p. 23-23.

4.
FONSECA, Ana S.. Além da inadequação gramatical: visão discursiva das instabilidades do Eu em aprendizes de Português L2. In: Congresso Internacional A Língua Portuguesa na Hispanofonia, 2000, Buenos Aires. Universos da Língua Portuguesa - Congresso Internacional A Língua Portuguesa na Hispanofonia. Buenos Aires: Instituto Camões, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal) e Embaixada de Portugal na Argen, 2000. p. 7-8.

5.
FONSECA, Ana S.. A insustentabilidade do Eu em Português Língua-Cultura para Estrangeiros. In: Seminário de Teses em Andamento, 1999, Campinas. Caderno de Resumos do V Seminário de Teses em Andamento. Campinas: Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp, 1999. p. 30-30.

Apresentações de Trabalho
1.
ROJO, Roxane ; FONSECA, Ana S. ; SOUZA, Ana Lúcia . Vozes híbridas do rap no currículo escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FONSECA, Ana S.. A voz dos excluídos: o rap como identidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FONSECA, Ana S.. O rap e a revelação do herói urbano, híbrido e multicultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FONSECA, Ana S.; João Carlos de Freitas . TVB Esporte Clube. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
FONSECA, Ana S.; Eduardo Gurian ; Marcelo Modesto ; Bianca Namoratto . Point 21 Oficina. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FONSECA, Ana S.; TALAVERA, Isel . GT El papel de los medios de comunicación social en la construcción del pensamiento social latinoamericano. 2013. (Coordenação de GT no I Encuentro de Estudios Sociales).

2.
CRUZ, M. A. ; FONSECA, Ana S. . Violentamente pacíficos, da Rocinha a Nova York. 2011. (Entrevista).

3.
FONSECA, Ana S.. GT Interculturalidade e epistemologia: identidades e fronteiras. 2009. (Coordenação do Grupo de Trabalho Interculturalidade e Epistemologia: Identidades e Fronteiras).

4.
SERRANI, Silvana M. ; FONSECA, Ana S. . Teia do Saber. 2006. .


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
FONSECA, Ana S.; DAMAS, E. . Espaço CBN Cultura. 2010.

2.
FONSECA, Ana S.; DAMAS, E. . Espaço CBN Cultura. 2009.

3.
FONSECA, Ana S.; DAMAS, E. . Espaço CBN Cultura. 2008.

4.
FONSECA, Ana S.; TOLOCKA, J. ; DOMINGUES, João . Jornalismo Comunitário - Projeto Recreio. 1991 (Oficina / workshop).

5.
FONSECA, Ana S.; REI, G. . Casas de Cultura Popular. 1990 (Video).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ARAUJO, Y. A. B. C.; AMATO, L. J. D.; FONSECA, Ana S.; ANDRAUS, G.. Participação em banca de Yuri Amaral de Barros Coimbra de Araújo. A experiência dos fanzines em sala de aula e seus reflexos na construção de novas formas de pensar. 2017. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Qualificações de Mestrado
1.
UNGARO, E. R.; AMATO, L. J. D.; FONSECA, ANA SILVIA ANDREU DA; CIACCHI, A.. Participação em banca de Estela Rocha Ungaro. Olhares e narrativas, do meio ao redor: Wall Kintum TV e a trajetória do primeiro canal televisivo de povos originários na Argentina. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
ARAUJO, Y. A. B. C.; AMATO, L. J. D.; FONSECA, Ana S.; LESSA, G. S. M.. Participação em banca de Yuri Amaral de Barros Coimbra de Araújo. A experiência dos fanzines em sala de aula e seus reflexos na construção de novas formas de pensar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA VERA, C. P.; ALMEIDA, Felipe C.; FONSECA, Ana S.; HONÓRIO, Karen; VILLALVA FILHO, Mário R.. Participação em banca de Claudia Paola Silva Vera.Construcción de la imagen de la crisis política paraguaya del 2012 en los discursos de Folha de Sao Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
SOUZA, L. H.; GOMES, R.; SOUZA, B. T. C.; FONSECA, Ana S.; ARAUJO, D. M. M.. Participação em banca de Lucas Henrique de Souza / Rafael Gomes.É tudo hip-hop. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
ALMENDRA FILHO, D. S.; SILVA, P. R.; FONSECA, Ana S.. Participação em banca de João Paulo Pugin Souza.Santa mídia: a ocupação do audiovisual pelas igrejas evangélicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
ROJO, Roxane; FONSECA, Ana S.; SOUZA, Ana Lúcia. Participação em banca de Mariana Santos de Assis.Atacando via ondas sonoras: análises e reflexões sobre o espaço do rap na mídia televisiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
Terezinha J. M. Maher; FONSECA, Ana S.; Lilian Abram dos Santos. Participação em banca de Marina Gama Cubas da Silva.Representações, diversidade linguística e formação para docência na universidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MIRANDA, F.; FRASON, D.; FONSECA, Ana S.. Concurso público para Carreira do Magistério Superior. 2015. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
PETZOLDT, B. L.; TONIAZZO, G. S. L.; FONSECA, Ana S.. Área: Linguística, Letras e Artes - Subárea: Culturas Digitais. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Outras participações
1.
FONSECA, Ana S.; Talita Guimarães da Silva. 7. SePeG (Seminário de Pesquisas da Graduação do IEL. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

2.
SOLIGO, Ângela; FONSECA, Ana S.. PROESF ? Prog. Esp. para Form. de Prof. em Exerc. na Rede de Educ. Inf. e Primeiras Séries do Ens. Fund. da Rede Munic. dos Municípios da Região Metrop. de Campinas. 2007. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NorLARNet.Da pobreza à classe média: construção imaginária da nova classe C brasileira pela Folha de S. Paulo. 2016. (Simpósio).

2.
11a Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. Membro da comissão julgadora - categoria contos. 2015. (Feira).

3.
1a Reunião PUCARA del Mercosur. 2014. (Encontro).

4.
3. Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária. 2014. (Simpósio).

5.
II Encuentro de Estudios Sociales desde América Latina.Algumas inovações nos cursos de Jornalismo do Cone Sul: novos paradigmas comunicacionais. 2014. (Encontro).

6.
I Jornadas de Extensión de Latinoamerica y Caribe / IV Congreso Nacional de Extensión Universitaria. Webrádio UNILA: Integración vía Ondas Sonoras. 2014. (Congresso).

7.
INTERCOM. Mesa: Pobreza, Linguagem e Mídia na América Latina. 2014. (Congresso).

8.
9a. Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. Palestra 'O céu dos suicidas' com Ricardo Lísias. 2013. (Feira).

9.
9a Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. Oficina 'Leitura em Movimento' (Webrádio Unila, Guatá e CNI). 2013. (Feira).

10.
História Viva: Encontro com Anita Prestes.Anita Prestes na Tríplice Fronteira-mediação. 2013. (Encontro).

11.
I Encuentro de Estudios Sociales desde América Latina.El papel de los medios de comunicación en la construcción del pensamiento social latinoamericano. 2013. (Encontro).

12.
Red Transfronteriza de Areas Audiovisuales Universitárias/ Red Universitaria de la Triple Frontera. 2013. (Encontro).

13.
Seminário Comunicação, Emancipação e Integração na América Latina.Comunicação como Elo entre Universidade e Sociedade. 2013. (Seminário).

14.
Encuentro de la Red de Comunicadores del Mercosur.Apresentação do projeto Webrádio Unila. 2012. (Encontro).

15.
Vozes híbridas e letramentos de re-existência: olhares sobre o rap.Vozes híbridas do rap no currículo escolar. 2011. (Outra).

16.
Teia Brasil 2010 - Tambores Digitais, Ministério da Cultura. 2010. (Encontro).

17.
XII Congresso da Associação Internacional para a Pesquisa Intercultural (ARIC). A voz dos excluídos: o rap como identidade. 2009. (Congresso).

18.
XV SETA - Seminário de Teses em Andamento.O rap e a revelação do herói urbano, híbrido e multicultural. 2009. (Seminário).

19.
A metrópole e o sertão: 100 anos de nascimento de Guimarães Rosa e 100 anos de morte de Machado de Assis. 2008. (Seminário).

20.
I Encontro Nacional de Linguagem e Identidade.Linguagem e exclusão na escola. 2008. (Encontro).

21.
II Colóquio Escritas da Violência - Módulo I. 2008. (Outra).

22.
Colóquio Projeto Temático Escritas da Violência - Módulo I.Rap nacional: estabilização do discurso da violência ou construção de uma nova identidade?. 2007. (Outra).

23.
Colóquio Projeto Temático Escritas da Violência - Módulo II. 2007. (Outra).

24.
Literatura e conflitos sociais. 2007. (Outra).

25.
XIII Seminário de Teses em Andamento.Rap na escola: possível revelação de vozes e identidades. 2007. (Seminário).

26.
I Jornada do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, Identidade e Memória.Memória coletiva e herança cultural em dicionários de Ciências Humanas: uma visão discursiva. 2006. (Encontro).

27.
VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Uma visão discursiva dos "erros". 2001. (Congresso).

28.
Jornada de Pesquisa com Prof Francis Grossman da Universidade de Grenoble.Visão discursiva das instabilidades do eu em português para estrangeiros. 2000. (Encontro).

29.
V Seminário de Teses em Andamento.A insustentabilidade do 'eu' em Português língua-cultura para estrangeiros. 1999. (Seminário).

30.
Jornada de Pesquisa com Prof Daniel Coste da Universidade de Paris IV.Resistências na aprendizgem de L2/LE. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Friggeri, F. P. ; PEÑA AYMARA, Shyrley Tatiana ; FONSECA, Ana S. . III Encuentro de Estudios Sociales desde América Latina y el Caribe. 2015. (Outro).

2.
PALMAR, A. ; FONSECA, Ana S. . Mostra de Cinema Marcas da Memória. 2014. (Outro).

3.
ANDREATA, A. ; HOLFELDT, A. ; FERNANDES, M. R. S. ; PEREIRA, A. C. ; FONSECA, Ana S. . INTERCOM - XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2014. (Congresso).

4.
FONSECA, Ana S.; MASO, T. ; LOURENÇO, R. F. ; DARLING, V. . Seminário Comunicação, Emancipação e Integração na América Latina. 2013. (Outro).

5.
FONSECA, Ana S.; PALMAR, A. ; Machado Ortiz, M. Gimena . História Viva: Encontro com Anita Prestes. 2013. (Outro).

6.
Friggeri, F. P. ; Borges, F. ; DARLING, V. ; Dulci, T. S. ; FONSECA, Ana S. ; Talavera, I. ; TAPIA, Luis ; DELICH, Francisco ; Lima, J. B. . I Encuentro de Estudios Sociales desde América Latina. 2013. (Outro).

7.
LASCH, M. ; SOARES, J. J. B. ; FONSECA, Ana S. ; LIMA, I. M. . SELL Semana de Estudos de Letras e Linguística. 1991. (Outro).

8.
FONSECA, Ana S.; DAMAS, E. ; TOLOCKA, J. ; NOGUEIRA JR, A. ; MADALOZZO, E. ; ORLANDO, R. . I Seminário de Jornalismo de Campinas. 1990. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Claudia Paola Silva Vera. El papel de los medios de comunicación en la representación del Paraguay ante el Mercosur (2008-2012). Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Jorge Alejandro Antonioli Romero. Ejecución de actividades técnicas operativas periodísticas. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Programa de Bolsas de Extensão da UNILA. (Orientador).

2.
Iván Alejandro Paredes Princigalli. Leitura em Movimento. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Programa de Bolsas de Extensão da UNILA. (Orientador).

3.
Ana Francesca Repetto Iribarne. Leitura em movimento. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Programa de Bolsas de Extensão da UNILA. (Orientador).

4.
María Gimena Machado Ortiz. Ejecución, desarrollo, y sustento de conocimientos interdisciplinarios para la matriz de la Webradio Unila. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Programa de Bolsas de Extensão da UNILA. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Angela Analia Garofali Patrón. Contribución al proceso de construcción de la Webradio Unila. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências Econômicas - Economia, Integração e Desenvolvimento) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Programa de Bolsas de Extensão da UNILA. Orientador: Ana Silvia Andreu da Fonseca.

2.
Vania Macarena Alvarado Saldivia. EL YOGA COMO MÉTODO DE INTEGRACIÓN COMUNITARIA. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Programa de Bolsas de Extensão da UNILA. Orientador: Ana Silvia Andreu da Fonseca.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:30:39