Alexandre Martins de Araújo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6195011167649888
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Coordenador do núcleo de História Ambiental e Interculturalidades - NUHAI/UFG. Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás, vinculado ao Programa de Pós-graduação em História e ao Curso de Educação Intercultural para formação de Professores Indígenas da UFG. Áreas de atuação: História Ambiental; Estudos socioambientais em comunidades quilombolas, indígenas e populações migrantes em situação de vulnerabilidade; História da América. Idealizador da RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Nacional, Banana Menina, Hidrolândia ? GO (Texto informado pelo autor) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Martins de Araújo
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, A. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de História.
Campos Samambaia
Itatiaia
74000-000 - Goiania, GO - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em História.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Entre-Jornadas: Coolies e Negros nas Plantations de Trinidad, 1845 - 1890, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Profª Olga Rosa Cabrera Garcia.
Palavras-chave: Caribe- Historiografia; Trinidad; jornadas; Sociedades Transculturais; Indianos; Afro-descendentes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em História.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Trinidad na Aventura do Século XIX,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Profª Olga Rosa Cabrera Garcia.
Palavras-chave: Trinidad e Tobago - Conflitos de Culturas - 1845 -; Caribe- Historiografia; Relações Culturais séc. XIX; Colonização.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2001
Especialização em História. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Memórias que Curam.
Orientador: Profª Olga Rosa Cabrera Garcia.
1988 - 1996
Graduação em História.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: Frankfurtianos e Samaritanos do CVV: irmãos desconhecidos.
Orientador: profª Laiz Aparecida Machado.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em Docência no Ensino Superior/Estágio Probatório. (Carga horária: 56h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em IV Simpósio internacional do CECAB. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em III simpósio internacional do CECAB. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em I Simpósio Internacional de História: Cultura e Id. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em O Pós-Colonialismo. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em I Simpósio internacional do CECAB. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Inglês instrumental. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em I Simpósio Internacional do CECAB e I enc. H. Oral. (Carga horária: 40h).
Centro de Estudos do Caribe no Brasil, CECAB/UFG, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em VII Jornadas Historia y Fuentes Orales. (Carga horária: 30h).
Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha.
1998 - 1998
Extensão universitária em Reciclagem sobre tóxicos e entorpecentes. (Carga horária: 40h).
secretaria de segurança pública, SSP, Brasil.
1994 - 1995
Extensão universitária em O Sentimento do Mundo (prof° Carlos R. Brandão). (Carga horária: 32h).
Universidade de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em 100 anos de República. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.


Atuação Profissional



Associação Positiva de Brasília, APB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria
Outras informações
Atividades de consultoria em pesquisas de reconhecimento de áreas quilombolas, nos municípios de Minaçu,Sta. Rita do Novo Destino, Barro Alto e Lavrinhas.


Sapiens Consultoria Científica LTDA, SCC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria
Outras informações
Diagnóstico Arqueológico Não Interventivo e Caracterização do Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial das Áreas de implantação do Projeto Florestal da Suzano Papel e Celulose, nos Pólos de Timon/MA e Teresina/PI,


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Diretor da Faculdade de História, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nomeação publicada no D.O.U em 19/01/2009, Seção 2; página 13.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de História, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nomeação publicada no D.O.U em 23/01:2009; Seção 2, página 12

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Núcleo de História Ambiental e Interculturalidades - NUHAI - UFG Desenvolve pesquisas com ênfase em comunidades impactadas.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de História da América, Departamento de História da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia, FCHF-UFG

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do curso superior de Licenciatura Intercultural Indígena. Ministra disciplinas na área de Cultura e Meio Ambiente e orienta trabalhos em terras indígenas.

Atividades

05/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de História.


Centro Universitário de Goiás, Uni-ANHANGÜERA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 15

Atividades

03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Uni-Anhangüera - Centro Universitário de Goiás, .

Linhas de pesquisa
Desenvolvimento Regional
02/2002 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Cultura e da Arte
Metodologia do Ensino de História
Antropologia aplicada a Educação
História da Educação

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 6

Atividades

6/1999 - 1/2000
Treinamentos ministrados , Senac, Elias Bufaiçel.

Treinamentos ministrados
HISTÓRIA APLICADA AO TURISMO

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 0

Atividades

2000 - 2001
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DA ARTE

Alfa, ALFA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 12
Outras informações
Professor do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional. Disciplina: Ocupação e Desenvolvimento do Cento-Oeste.

Atividades

05/2007 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ocupação e desenvolvimento do Centro-Oeste
03/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pós-Graduação Stricto Sensu, .

03/2005 - 01/2008
Direção e administração, Coordenação das disciplinas sociais afins, .

Cargo ou função
coordenador da área de ciências sociais afins.
2/2000 - 12/2006
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
HISTÓRIA DA CULTURA E DA ARTE

Centro Educacional Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

2000 - 2001
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DA ARTE

Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 6

Atividades

1/2000 - 1/2001
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MÉTODOS DE PESQUISA E ANÁLISE EM ADM EM TURISMO

Centro de Estudos do Caribe no Brasil, CECAB/UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador

Atividades

03/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa: Identidades, Fronteiras e Cultura de Migração no Caribe, .


Colégio Porto Seguro, PORTOSEGURO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 0

Atividades

1998 - 1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA

Reserva Ambiental Banana Menina, RPPN, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0

Atividades

03/1996 - Atual
Direção e administração, Direção Pedagógica, .

Cargo ou função
Diretor Pedagógico.


Linhas de pesquisa


1.
Dinâmica Socioeconomica do Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade

Objetivo: Abrange um conjunto de temas relacionados à compreensão da diversidade social, legal, histórica e cultural da região, procurando analisar as iniciativas públicas e privadas, a distribuição espacial e setorial da atividade produtiva, as potencialidades turísticas e os impactos socioambientais do desenvolvimento. Procura estudar as estratégias de desenvolvimento adotadas ao longo dos anos e seus desdobramentos. Busca também mensurar o papel da iniciativa privada na proposição e na gestão do desenvolvimento regional. Para tanto, torna-se necessária tanto uma análise teórica sobre o que representa a proposta de desenvolvimento regional, como uma análise sobre os impactos concretos do desenvolvimento regional local, que apontem para o incentivo de iniciativas que busquem o pleno desenvolvimento econômico e social regional. Os Estados Nacionais têm buscado nos processos de regionalização econômica, por um lado garantir sua integração a tais processos de forma não subordinada por intermédio do processo de soberania compartida, e, por outro lado buscam nos processos de integração formas que busquem garantir a otimização das possibilidades inerentes a tais processos. Neste contexto, estão inseridos os estados subnacionais que, em muitos casos pouco ou nada podem fazer para garantir uma presença mais significativa. Assim, nossa proposta é a de realizar estudos nos quais as ações inerentes aos estados subnacionais e ao agentes da iniciativa privada sejam objetos de investigação que avaliem os possíveis impactos de tais ações. Desenvolvimento Regional.
Palavras-chave: Desenvolvimento Regional; Meio ambiente; Cerrado; Afro-descendentes; Curas populares.
2.
Culturas, fronteiras e identidades

Objetivo: apreender as relações culturais ao longo da história entre sociedades transnacionais nas Américas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Sociedades transnacionais; Relações Culturais séc. XIX; Migração; Sociedades Transculturais.
3.
Desenvolvimento Regional

Objetivo: Instituição: Centro Universitário de Goiás ? Uni-ANHANGÜERA Instituição Financiadora: Bionasa Projeto: Viabilização do cultivo de espécies oleaginosas em Goiás para produção de biodiesel Descrição: O projeto tem como objetivo viabilizar o cultivo de espécies oleaginosas para produção de biodiesel incluindo, ao final de três anos de pesquisa, a geração de pacotes tecnológicos e de subsídios técnicos para produção de uma população e, ou variedade, de pinhão manso nos anos que vierem a se seguir. Para tanto envolve atividades de pesquisa, desenvolvimento e extensão nas áreas de: sócio economia, meio ambiente, química, fertilidade, irrigação, consórcio com espécies anuais, integração com pastagem e transferência de tecnologia..
Palavras-chave: Cerrado; Sociedades rurais; Afro-descendentes; Curas populares.
4.
? Memória e Cultura
5.
? História Oral e Literatura
6.
? História Oral e Educação
7.
? Caribe: memória operária


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
HISTÓRIA AMBIENTAL E FICÇÃO: APRIMORANDO O PENSAMENTO AMBIENTAL EM ESPAÇOS ESCOLARES
Descrição: Este projeto tem as suas atenções voltadas para um processo de impacto socioambiental, derivado de um amplo fenômeno de migração, que ocorre em Aparecida de Goiânia, município que compõe a região denominada ?grande Goiânia?. Trata-se do desvanecimento, entre a população migrante, de seus complexos sistemas de conhecimento ambiental, pois uma enorme gama de seus referenciais socioambiental e cultural, adequados a oferecer sentido ao mundo, não encontram correspondência no novo ambiente, não excetuando a própria escola, de cujo currículo não dialoga com tal campo de tensão. Assim, este estudo discute as possibilidades de aproximação entre escola e comunidade, no sentido de provocar um diálogo intercultural e pluriepistemológico capaz de recuperar, entre aquela comunidade seus conhecimentos tradicionais e práticas de uso da natureza, colocá-los em circulação no âmbito da escola. Como proposta central, o projeto se lança ao desafio de produzir materiais didáticos como livros e modelos de contação de histórias, no caso, as próprias histórias produzidas pela pesquisa, voltados para o ensino fundamental, cujos capítulos buscarão o diálogo entre a pesquisa de história ambiental e a ficção, com base no cotejamento entre algumas experiências de pesquisas de campo e as percepções de ordem estéticas e poéticas, depuradas nas relações entre a nossa equipe e os alunos das escolas municipais de Aparecida de Goiânia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alexandre Martins de Araújo - Coordenador / Marco Aurélio Fernandes Neves - Integrante / ANGELA CICCONE PINTO - Integrante.
2008 - 2008
ESPAÇOS DE NATUREZA: CONEXÕES DIASPÓRICAS
Descrição: ESPAÇOS DE NATUREZA: CONEXÕES DIASPÓRICAS AFRO-ATLÂNTICAS ENTRE BAHIA E JAMAICA.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
Planejamento e gestão ambiental
Descrição: emprego de ferramentas de planejamento e gestão ambiental no universo rural, para aproveitamento/desenvolvimento sustentável dos recursos naturais, especialmente no fomento do agro-negócio e do turismo. Analisar as ações dos diferentes setores ligados às cadeias agroindustriais, numa perspectiva de contribuição para o incremento da produtividade e da qualidade, porém de forma sustentável..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alexandre Martins de Araújo - Coordenador.Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Reativar: agroecologias e interculturalidades
Descrição: Ancorado nas ideias de autonomia das unidades domésticas; segurança alimentar e nutricional e promoção da diversidade cultural e ecológica, este projeto intenta, por meio de uma ação conjunta envolvendo professores e alunos do Centro de Desenvolvimento Agroecológico EA/UFG (CDA), do Núcleo de História Ambiental e Interculturalidades NUHAI/UFG, do Curso de Educação Intercultural/UFG e de moradores de setores periféricos da grande Goiânia, criar as condições necessária para que tais moradores, na maioria migrantes, possam reativar suas ?memórias bioculturais? recriando assim suas práticas agroecológicas tradicionais em seus espaços atuais de moradia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Alexandre Martins de Araújo - Coordenador.
2016 - Atual
Curso de aperfeiçoamento em práticas educativas socioambientais e condições de
Descrição: A construção das realidades socioambientais locais em espaços urbanos, seus problemas e as alternativas de superação; A evolução do humano e sua condição adaptativa na perspectivadas ciências ecológicas; Alternativas as alternativas das práticas educativas socioambientais convencionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alexandre Martins de Araújo - Coordenador.
2012 - Atual
Reativar: lugares, naturezas e culturas
Descrição: As comunidades para as quais as atenções desse projeto estarão voltadas pertencem ao município de Aparecida de Goiânia, município que protagoniza um complexo fenômeno de conurbação. Este projeto lança-se ao seguinte desafio: recuperar, entre os membros da comunidade local, seus conhecimentos tradicionais e práticas de uso da natureza, colocá-los em circulação no âmbito da escola, e fazê-los retornar ao domínio da comunidade sob a forma de estratégias alternativas de desenvolvimento humano, destinadas a estruturação de um modelo integrativo de gestão local do ambiente.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Alexandre Martins de Araújo - Coordenador / Marco Aurélio Fernandes Neves - Integrante.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista Terceiro Incluido


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das populações indianas e afro-descendentes de Trinidad e Tobago.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Fundo de Arte e Cultura 2015, EDITAL Nº 09/2015 Literatura ? Título do projeto premiado: O Giro de Bolon Yokt Kuh., Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte - SEDUCE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOIOLA, SÉRGIO ALMEIDA2015LOIOLA, SÉRGIO ALMEIDA ; CARDOSO, LUDIMILA STIVAL ; ARAÚJO, A. M. ; NAZARENO, E. . EFEITOS DO DETERMINISMO ECOLÓGICO DUAL SOBRE A FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA. RA'E GA: o Espaço Geográfico em Análise, v. 35, p. 38-67, 2015.

2.
ARAÚJO, A. M.2014ARAÚJO, A. M.. Lugares de Xangô, em Trinidad e no Brasil: contemporaneidade e diferença colonial. Revista Brasileira do Caribe (Impresso), v. xv, p. 161-181, 2014.

3.
ARAÚJO, A. M.2013ARAÚJO, A. M.; NAZARENO, E. . Processos de etnogenese na formação de identidades de comunidades afrodescendentes. Revista Brasileira do Caribe (Impresso), v. XIII, p. 587-614, 2013.

4.
PINTO, A. C.2013PINTO, A. C. ; ARAÚJO, A. M. . Idealização e Construção de uma Nova Capital no Cerrado: Um olhar sobre os princípios ambientais. Fronteiras: Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, v. 3, p. 78-88, 2013.

5.
ARAÚJO, A. M.2011ARAÚJO, A. M.. Trinidad: olhando retrospectivamente. Revista Brasileira do Caribe (Impresso), v. XI, p. 263-282, 2011.

6.
ARAÚJO, A. M.2009ARAÚJO, A. M.. Cadê a Água que Estava Aqui? Os leitos secos na memória e na história. História Revista (UFG. Impresso), v. 14, p. 01-20, 2009.

7.
ARAÚJO, A. M.2005ARAÚJO, A. M.. Entre-Jornadas: Coolies e Negros Nas Plantations de Trinidad. História Revista (UFG), Ed. do mestrado em História, v. 10, p. 299-316, 2005.

8.
ARAÚJO, A. M.2004ARAÚJO, A. M.. História e Turismo. História e Turismo/Revista eletrônica das Faculdades Alves Faria, Goiânia, v. 1, n.1, p. 1-9, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARAÚJO, A. M.. O Giro de Bolon Yokt Kuh: história ambiental para grandes crianças e pequenos adultos. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2016. v. 1000. 163p .

2.
ARAÚJO, A. M.. Entrejornadas: Coolies, Afrodescendentes e a Plantation Plural de Trinidad. 1. ed. Goiânia: CEGRAF-UFG, 2010. v. 500. 205p .

3.
ARAÚJO, A. M.. A Odisséia de um Jatobá - 2ª ed.. 2. ed. Goiânia: Kelps, 2008. v. 600. 70p .

4.
ARAÚJO, A. M.; CABRERA, Olga (org) . Comunidade Negra no Cerrado: Narrativas de curas e remédios. 1. ed. Goiânia: CECAB, 2007.

5.
ARAÚJO, A. M.. CARIBE, RELAÇÕES CULTURAIS SÉC. XIX: NEGROS E COOLIES EM TRINIDAD (1845-1870).. GOIÂNIA: EDITORA VIEIRA, 2004. 165p .

6.
ARAÚJO, A. M.. A Odisséia de um Jatobá. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2000. 75p .

Capítulos de livros publicados
1.
ARAÚJO, A. M.; HERBETTA, Alexandre Ferraz. ; NAZARENO, E. . Quilombos de Pombal, Porto Leocardio, São Félix e Nova Esperança: análise dos fatores relacionados ao deslocamento e assentamento de suas populações entre os séculos XIX e XX. In: George Leonardo Seabra Coelho; Gilberto Paulino de Araújo. (Org.). EDUCAÇÃO DO CAMPO E CIDADANIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. 1ed.Palmas -TO: EDUFT - A Editora da Universidade Federal do Tocantins, 2018, v. 1, p. 117-148.

2.
ARAÚJO, A. M.; NAZARENO, E. ; TULIO, M. . COMITÊ JAVAÉ. In: Léia Silva; Tânia Rezende; Elias Nazareno; André Marques do Nascimento (. (Org.). D ocumentação de saberes indígenas. 1ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2015, v. II, p. 81-98.

3.
ARAÚJO, A. M.. Uma História com Fim: comunidades rurais às margens dos eucaliptais. In: Olga Cabrera. (Org.). Interdisciplinaridade e Ambiente. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2014, v. , p. 219-235.

4.
ARAUJO, Alexandre Martins de ; NAZARENO, Elias. ; ARAÚJO, A. M. . Interculturalidade, complexidade ambiental e educação quilombola. In: Cristina de Cássia P. Moraes; Luciana de Fátima Oliveira et. al (Org.). (Org.). Educação Quilombola. 1ed.Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2013, v. 1, p. 269-313.

5.
ARAÚJO, A. M.; NAZARENO, E. . Interculturalidade, Etnogênese e Epistemologias numa Comunidade Afrodescendente de Goiás. In: Maria da Conceicao Silva, Sônia Maria Magalhaes. (Org.). O Ensino de História: Aprendizagens, Políticas Públicas e Materiais Didáticos. 1ed.Goiânia-GO: PUC-GO, 2012, v. 1, p. 139-154.

6.
ARAÚJO, A. M.. Retirantes e retirados: O Poder de uma consciência. In: Leandro Mendes Rocha. (Org.). Etnicidade e Nação. 1ed.Goiânia: Cânone, 2006, v. , p. 59-83.

7.
ARAÚJO, A. M.. Pesquisa de Demanda Turística no Rio Araguaia. In: AGETUR. (Org.). Turismo em Dados Caminhos do Sol. Goiânia: Gráfica da Embratur, 2002, v. , p. 05-168.

8.
ARAÚJO, A. M.; CABRERA, Olga (org) . Memórias que Curam. In: CABRERA, Olga. (Org.). Experiências e Memórias. Goiânia: Ed. Vieira, 2001, v. 1, p. 87-99.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARAÚJO, A. M.. A morte do homem comum e o suicídio dos cientistas. O TopNews, Goiânia, p. 06 - 06, 29 abr. 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, A. M.. The production of eucalyptus?s Biomass on the Brazilian northeast and your impacts on the rural populations. In: 5th International Congress on Energy and Environment Engineering and Management, 2013, Lisboa. 5th International Congress on Energy and Environment Engineering and Management / Lisbon, 17-19 July 2013. Lisboa, 2013. v. 1. p. 158.

2.
ARAÚJO, A. M.; NEVES, M. A. F. . REATIVAR: LUGARES, NATUREZAS E CULTURAS. UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE APARECIDA DE GOIÂNIA ? GO.. In: 3º WORKSHOP INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DO AMBIENTE: HISTÓRIA DO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2013, Florianópolis. Workshop Internacional de História do Ambiente, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, A. M.. Entre-Jornadas: Coolies e Negros nas Plantations de Trinidad. In: IV Simpósio Internacional do CECAB, Migrações e Processos Identitários: África-Brasil-Caribe, 2006, Caldas Novas. Livro de Resumos IV Simpósio Internacional do CECAB, Migrações e Processos Identitários: África-Brasil-Caribe. Goiânia: CECAB, 2006. v. 1. p. 41-41.

2.
ARAÚJO, A. M.. Trinidad no Plural (1845 - 1870). In: Culturas Hibridas no Atlântico: Relações áfrica-Ásia-Brasil-Caribe,, 2004, Goiânia. III Simpósio Internacional do Centro de Estudos do Caribe no Brasil. Goiânia: Gráfica da UFG, 2004. v. 01. p. 41-42.

3.
ARAÚJO, A. M.. Educação e Reforma Agrária no Cerrado. In: Caderno de Resumos do I Simpósio Internacional de História -UFG, 2003, Goiânia. Educação e Reforma Agrária no Cerrado. Goiânia: Gráfica Vieira, 2003. p. 95-96.

4.
ARAUJO, Alexandre Martins de ; ARAÚJO, A. M. . Culturas na Fronteira: Trinidad e Tobago na aventura do sec. XIX. In: II Simpósio Internacional do CECAB - Congresso de História Oral, 2002, Cidade de Goiás. Livro de Resumos II Simpósio Internacional do CECAB. Goiânia: CECAB, 2002. v. 01. p. 12-13.

Artigos aceitos para publicação
1.
ARAÚJO, A. M.. Cadê a Água que Estava Aqui? Os leitos secos na memória e na história. História Revista (UFG), 2010.

2.
ARAÚJO, A. M.; NAZARENO, Elias. . Remanescentes de quilombo: o processo de etnogênese numa comunidade afro-descendente de Goiás. História Revista (UFG), 2010.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ARAÚJO, A. M.; NAZARENO, Elias. ; NEVES, M. A. F. . PESQUISA DA ORIGEM HISTÓRICA E TRADIÇÃO DA CULTURA DA BANANA NA REGIÃO DE BURITI ALEGRE. 2018.. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
ARAÚJO, A. M.; NAZARENO, Elias. . Elaboração de relatório de caracterização histórica para identificação e delimitação dos territórios da comunidades remanescentes de quilombo. 2012.

2.
ARAÚJO, A. M.. Reserva ambiental de pesquisa e educação Banana Menina (RPPN). 2006.

3.
ARAÚJO, A. M.. Estação Ciência Rio do Sal - APA da Cafuringa DF. 2001.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARAÚJO, A. M.; DUTRA, S. . Programa Viver Ciência - A Relação dos Goianienses com o Rio Meia Ponte. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ARAÚJO, A. M.; NEVES, M. A. F. . Projeto REATIVAR: lugares, naturezas e culturas. 2014; Tema: Comunidade, Empresa e Escola integrando conhecimentos para melhorar as condições de existência.. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAÚJO, A. M.. SEMINÁRIO ENCONTROS DE MUNDOS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ARAÚJO, A. M.. Mini-curso sobre natureza e comunidades do cerrado.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
ARAÚJO, A. M.. Opereta do cerrado. 1999. Teatral.

Demais trabalhos
1.
ARAÚJO, A. M.. Educação e Reforma Agrária no Cerrado. 2001 (Pesquisa) .

2.
ARAÚJO, A. M.. Grupo de Estudos do Caribe. 2000 (Pesquisa) .

3.
ARAÚJO, A. M.. Produção de textos e arranjos para Vila Cenográfica do Cerrado. 1998 (Pesquisa) .

4.
ARAÚJO, A. M.. Sistema Alternativo de Educação e apoio ao Ensino Fundamental e Médio. 1995 (Ensino Fundamental e Médio) .

5.
ARAÚJO, A. M.. Amostra Preliminares da Equipe de Pesq. Antrop. das UHEs de Serra da Mesa e Cana Brava.. 1991 (Pesquisa) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ARAÚJO, A. M.. Participação em banca de Mário Eugênio Evangelista Silva Brito. Por uma descolonização da História: a historiografia africana da década de 1950, Kenneth Onwuka Dike e Cheikh Anta Diop. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

2.
ARAÚJO, A. M.. Participação em banca de Paola Rubia Camargo Santos. Águas Kalunga: a propósito da comunidade Ribeirão dos Bois. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás.

3.
ARAÚJO, A. M.. Participação em banca de Anesino Cardoso de Oliveira. Trabalho Temporário: Boias Frias na Agroindústria Canavieira do Município de Inhumas - GO.. 2014. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

4.
ARAÚJO, A. M.. Participação em banca de Alex Donizete Vasconcelos. A Minustah e a alteridade: representações e identidades haitianas nos discursos da ONU e da Folha de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

5.
ARAÚJO, A. M.. Participação em banca de Regina Oliveira Silva Arima. "História, Literatura e Sensibilidades: Um estudo a partir da crítica literária goiana (1980-200)". 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

6.
ARAÚJO, A. M.. Participação em banca de Léo Carrer. "Caminhos e descaminhos de uma religião sincrética: formação docampo umbandista em Goiânia (1950-2003). 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

7.
ARAÚJO, A. M.. Participação em banca de Andreia Silva Lisboa. O Brazil Central e suas potencialidades na revista A InformaçãoGoyana.. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
ARAÚJO, A. M.. Participação em banca de Sérgio Almeida Loiola. Variabilidade Paleoclimática e a Evolução de Sistemas Complexos Adaptativos nos Humanos Modernos. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
CABRERA, Olga (org); ARAÚJO, A. M.; Dra. Maria T. Ferraz Negrão de Mello. Participação em banca de Idelma Santiago da Silva. Fronteira Cultural: a alteridade maranhanse no sudoeste do Pará (1970-2008). 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

3.
ARAÚJO, A. M.. Participação em banca de Marcelo de Mello. Brasília, Águas Lindas de Goiás e o (des) encontro da Racionalidade com a Irracionalidade. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
Dra. Maria T. Ferraz Negrão de Mello; Dr. Olga Rosa Cabrera; DE ALMEIDA, Jaime; ARAÚJO, A. M.. Participação em banca de Dernival Venâncio Ramos Junior. Narrativa e Geografia no Caribe Colombiano. 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

5.
Dr. Olga Rosa Cabrera; Dra. Maria T. Ferraz Negrão de Mello; Dr. Eleonora Zicari Costa de Brito; ARAÚJO, A. M.. Participação em banca de Dionísio Lázaro Poey Baro. Relações Raciais em Cuba: Estratégias de Sobrevivência de Duas Mulheres Negras. 2007. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARAÚJO, A. M.. Participação em banca de CLARISSA ADJUTO ULHOA.Um Estudo dos Recipientes Retratados nas Ilustrações de Jean Baptiste Debret sobre o Cotidiano dos Africanos e de seus Descendentes no Brasil Oitocentista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arqueologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
ARAÚJO, A. M.. Participação em banca de Natália Rodrigues de Souza.Da Senzala à Academia: práticas discursivas na construção da capoeira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ARAÚJO, A. M.. Subcomissão para correção do exame/prova escrita, disciplina de História, do concurso público, 2ª fase do vestibular 2009/UFG. 2009. Universidade Federal de Goiás.

2.
ARAÚJO, A. M.. MEMBRO DE BANCA DE CONCURSO PARA DOCENTES. 2009. Universidade Federal de Goiás.

3.
ARAÚJO, A. M.. Subcomissão banca para aplicação do Exame Oral de Argüição do Projeto de Pesquisa dos Candidatos. 2008. Universidade Federal de Goiás.

4.
ARAÚJO, A. M.. Subcomissão para elaboração e correção das provas do exame de Suficiência em Línqua Estrangeira. 2008. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
O Atlântico Ibero-Americano (séculos XVI - XX) Resistências: desafios de uma agenda historiográfica - 2018. Questões socioambientais em realidades rurais quilombolas e indígenas na região centro do Brasil. 2018. (Congresso).

2.
VIII Simpósio Nacional de Ciências e Meio Ambiente.PROJETO REATIVAR: AGROECOLOGIAS E INTERCULTURALIDADES. 2017. (Simpósio).

3.
4º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.A História Ambiental no Genero Ficcão: Aprimorando o pensamento ambiental em espaços escolares. 2016. (Simpósio).

4.
VIII Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História UFG/PUC -GO/UNB/UFG-Catalão.Debatedor dos Trabalhos: 1) A Capoeira no Território da Cidade de Goiás: 1945-1986; 2) Exu ou Demônio? As primeiras demonizações do Orixá Exu por viajantes europeus no continente africano (1885-1910). 2015. (Seminário).

5.
VII Seminário do CECAB e I Workshop do HCABA.?Estratégias de Ensino em História Ambiental?. 2015. (Oficina).

6.
3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.Epistemologias em Transito: um estudo sobre sistemas de conhecimento ambiental entre migrantes em Goiás. 2014. (Simpósio).

7.
Comemoração ao dia do Historiador. Reativar: lugares, naturezas e culturas. 2014. (Exposição).

8.
VII Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História UFG/PUC - GO.Mesa Redonda III - Arte, História Cultural e do Brasil. 2014. (Seminário).

9.
3 Workshop Internacional de História do Ambiente: História do Ambiente e Educação Ambiental.Reativar: lugares, naturezas e culturas. 2013. (Simpósio).

10.
5th International Congress on Energy and Environment Engineering and Management. The production of eucalyptus?s Biomass on the Brazilian northeast and your impacts on the rural populations.  . 2013. (Congresso).

11.
I Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão. Natureza, Território e Fronteira. 2013. (Congresso).

12.
2 Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.Populações rurais às margens dos eucaliptais: um estudo sobre camponeses nos estados do Piauí e do Maranhão ameaçados pelo avanço do ecocapitalismo. 2012. (Simpósio).

13.
LEHIS - Oficina: História Ambiental e Interculturalidades.História Ambiental e Interculturalidades. 2011. (Oficina).

14.
V Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades.Coordenação de conferências. 2011. (Simpósio).

15.
X Semana de História, Faculdade de História - UFG.Coordenação da sessão POLÍTICAS E CONFLITOS NA AMÉRICA LATINA. 2011. (Seminário).

16.
III Seminário de Estágios.Compôs a Mesa Redonda "EDUCAÇÃO INTERCULTURAL". 2010. (Seminário).

17.
VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, Conhecimento e De Desenvolvimento Sustentável. II Encontro de alunos do PEC-G da UFG. 2010. (Congresso).

18.
VIII Semana de História, III Colóquio de Pesquisas da História.AS VÁRIAS AMÉRICAS: MULTICULTURALISMO E INTERCULTURALIDADE. 2010. (Seminário).

19.
VIII Semana de História, III Colóquio de Pesquisas da História.Coordenação da sessão IMAGINÁRIOS SOCIAIS NAS AMÉRICAS. 2010. (Seminário).

20.
I Espaço das Profissões - PROGRAD.Presidiu a Comissão Organizadora do I Espaço das Profissões. 2009. (Encontro).

21.
II Colóquio de Pesquisas da História: Arte, Poder e Sociedade.Coordenação da sessão intitulada História da América. 2009. (Seminário).

22.
II Congresso Nacional, III Regional do Curso de História da UFG/Jataí. Cadê a Água que Estava Aqui? Os leitos secos na memória e na história. 2009. (Congresso).

23.
III SEMINÁRIO ITINERANTE FRANCO-BRASILEIRO ?A CIDADE E OS RIOS NA HISTÓRIA DO BRASIL: IDENTIDADES E FRONTEIRAS?.Cadê a água que estava aqui? O estudo de pequenos cursos d?água impactados na produção de histórias regional e ambiental no Brasil. 2009. (Seminário).

24.
II Oficina: Avaliação dos cursos e suas repercussões no ensino de graduação. 2009. (Oficina).

25.
II Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História UFG/UCG.Leitor da comunicação intitulada A Correspondência Jesuítica: Anchieta e a Missão de Evangelizar. 2009. (Seminário).

26.
II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em História UFG/UCG.Leitor da comunicação intitulada A invisibilidade da cor: pós-abolição no sudoeste goiano. 2009. (Seminário).

27.
II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em História UFG/UCG.A correspondência jesuítica: Anchieta e a missão de evangelizar. 2009. (Seminário).

28.
II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em História UFG/UCG.Leitor da comunicação intitulada Minustah - O Haiti sob supervisão do Conselho de Segurança da ONU. 2009. (Seminário).

29.
Encontro de História.Comunidade Negra no Cerrado: narrativas de curas e remédios. 2008. (Encontro).

30.
IV Seminário Transdisciplinaridade e Interculturaliade.Coordenação de mesa: Etnoastronomia e educação escolar indígena. 2008. (Seminário).

31.
VII Semana de História e 1º Colóquio de Pesquisa da História..Coordenação da sessão História Moderna e Contemporânea 3. 2008. (Seminário).

32.
VII Semana de História e 1º Colóquio de Pesquisa da História..Coordenação da sessão História da América 01. 2008. (Seminário).

33.
III Seminário Integrado de Docência, Gestão e Tecnologias Educacionais.Educação Ambiental e preservação do cerrado na perspectiva da Etno-História. 2007. (Seminário).

34.
IV simpósio Internacional do centro de Estudos do Caribe no Brasil.Entre-jornadas: Coolies e Negros nas Plantations de Trinidad. 2006. (Simpósio).

35.
Seminário Internacional de Estudos do Caribe.Novo Mundo, Velha Índia: Coolies de Trinidad. 2005. (Simpósio).

36.
Educação Superior em Perspectiva: A Ética da Inclusão.Mão na Massa: oficina de arte histórica em cerâmica. 2004. (Oficina).

37.
III Simpósio Internacional do Centro de Estudos do Caribe no Brasil - CECAB.Trinidad no Plural. 2004. (Simpósio).

38.
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA.MR: Educação e Reforma Agrária no Cerrado. 2003. (Simpósio).

39.
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO CENTRO DE ESTUDOS DO CARIBE NO BRASIL - CECAB.Culturas na Fronteira: Trinidad y Tobago na aventura do século XIX. 2002. (Simpósio).

40.
I ENCONTRO DO NÚCLEO DE HISTÓRIA ORAL DE GOIÁS E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO CENTRO DE ESTUDOS DO CARIBE NO.O imaginário camponês no exílio da memória: curas e natureza entre os cerradeiros de Bonfin. 2000. (Simpósio).

41.
VII JORNADAS: HISTÓRIA E FUENTES ORALES:MEMÓRIAS E IDENTIDADES.Memórias que Curam: O Imaginário Camponês de Curas Na Construção da Identidade em Silvânia (1960-1980). 2000. (Simpósio).

42.
Olhares (Des)Cerrados II:. Turismo Reflexivo. 1999. (Congresso).

43.
II Semana Pedagógica-Cultural.Palestra: aprendizagem vivencial em História de Goiás. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAÚJO, A. M.. II Colóquio de Pesquisas da História: Arte, Poder e Sociedade. 2009. (Outro).

2.
ARAÚJO, A. M.. I Espaço das Profissões. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
MÁRCIA DANIELE DE SOUZA CARVALHO. MÚSICA, MIGRAÇÃO: O Reggae na Construção Identitária entre Migrantes Maranhenses na Grande Goiânia. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
João Marques da Silva. RESILIÊNCIA E RESISTÊNCIA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA DO RIO DAS RÃS NO FINAL DO SÉCULO XX. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Anderson Peçanha do Nascimento. São Jorge :Caminhando entre fronteiras e Representações . A Festa do Santo Guerreiro no Rio de Janeiro. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

4.
Angela Ciccone Pinto. Rio Meia Ponte: As relações entre a população goianiense eo rio. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
CLARISSA ADJUTO ULHOA. FONTES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: A CULTURA MATERIAL EM SALA DE AULA. Início: 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Anderson Peçanha do Nascimento. Devoção e Negação: A festa de São Jorge no Rio de Janeiro e o "Belle Epoque" brasileiro (1880-1920). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Alexandre Martins de Araújo.

2.
João Marques da Silva. "De onde nois vei, prá onde nois vai?" um estudo sobre o processo histórico da luta por reconhecimento étnico e titulação de terras da população do Quilombo do Rio das Rãs, durante o século XX. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Alexandre Martins de Araújo.

3.
Ângela Ciccone Pinto. O Rio Meia Ponte e a Cidade de Goiânia: um estudo de História Ambiental. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Alexandre Martins de Araújo.

4.
CLARISSA ADJUTO ULHOA. Ilê-Axé Omi-Gbato Jegedé: O processo de constituição do primeiro terreiro goiano de Ketu. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Alexandre Martins de Araújo.

5.
Alberto Costa Guizelini. O efeito ?Coca Zero? na cultura alimentar da população de Goiânia. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Faculdades Alves Faria, . Orientador: Alexandre Martins de Araújo.

6.
Nadia Christine Gomides Ferreira Alves. Niquelândia e a Cultura de Mineração, 1800 ? 1970.. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Faculdades Alves Faria, . Orientador: Alexandre Martins de Araújo.

7.
José Eduardo Silveira Vaula. Análise das políticas públicas dos governos municipais das cidades de Senador Canedo, Cidade de Goiás e Trindade, a partir do estatuto do idoso de 2003.. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Faculdades Alves Faria, . Orientador: Alexandre Martins de Araújo.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Natalia Rodrigues de Souza. DA SENZALA À ACADEMIA: PRÁTICAS DISCURSIVAS NA CONSTRUÇÃO DA CAPOEIRA. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Martins de Araújo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Betânia de Oliveira. Campininha no Plural: Proposta de Roteiro Turístico para o bairro de Campinas - Goiânia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - faculdade alves faria. Orientador: Alexandre Martins de Araújo.

2.
Andréia Cezar Soares. Museu da Cachaça de Anicuns. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Faculdades Alves Faria. Orientador: Alexandre Martins de Araújo.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ARAÚJO, A. M.; NAZARENO, E. ; TULIO, M. . COMITÊ JAVAÉ. In: Léia Silva; Tânia Rezende; Elias Nazareno; André Marques do Nascimento (. (Org.). D ocumentação de saberes indígenas. 1ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2015, v. II, p. 81-98.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 18:58:04