Cleumar da Silva Moreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5183105830068378
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Obteve os títulos de Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Pará, UFPA, Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande, UFCG. Foi professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas de 2000 a 2007 e do Instituto Federal de Alagoas de 2007 a 2014. Atualmente, é professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal da Paraíba, IFPB, Campus João Pessoa. Seus interesses de pesquisa atuais são Biossensores baseados na Ressonância de Plásmons de Superfície (SPR), Sistemas Embarcados aplicados a Sistemas Biológicos e sistemas de automação e robótica aplicados a Sistemas Biológicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cleumar da Silva Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, C. S.;MOREIRA, C.S.;MOREIRA, CLEUMAR S.;MOREIRA, CLEUMAR

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB - Campus João Pessoa.
Avenida João da Mata, 256
Jaguaribe
58015020 - João Pessoa, PB - Brasil
Telefone: (83) 36121200
URL da Homepage: www.ifal.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Projeto e realização de um biochip óptico para aplicações biológicas baseado no principio de ressonancia de plásmons de superficie, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Antonio Marcus Nogueira Lima e Franz Helmut Neff.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: biochip óptico; biosensor; Ressonância de Plásmons de Superfície.
Grande área: Engenharias
1998 - 2000
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Estrutura Reconfigurável, Aplicada ao Processamento de Sinais Analógicos, Usando FPGA e Micrcontrolador,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Raimundo Carlos Silvério Freire e Elmar Uwe Kurt Melcher.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Microeletrônica; FPGA; Microcontrolador; Processamento de Sinais Analógicos; Conversor AD Sigma-Delta.
Grande área: Engenharias
1993 - 1998
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Engenharias


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal de Alagoas - Matriz, IFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnoló, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor e orientador de Pós-Graduação


Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando


Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas, CEFET/AL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnoló, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2004 - 02/2006
Direção e administração, Coordenadoria de Eletrônica, .

Cargo ou função
COORDENADOR DO CURSO DE ELETRÔNICA.

Companhia Vale do Rio Doce, CVRD, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Atividades

3/1997 - 3/1998
Estágios , Companhia Vale do Rio Doce, .

Estágio realizado
Aterramento de Subestações Móveis.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE BIOSSENSOR ÓPTICO BASEADO NA RESSONÂNCIA DE PLÁSMONS DE SUPERFÍCIE LOCALIZADA
Descrição: O projeto proposto apresenta o estudo computacional e testes experimentais de sensores baseados na técnica de Ressonância de Plásmons de Superfície Localizada (LSPR - Localized Surface Plasmon Resonance) com substâncias não-biológicas. A proposição não é inovadora no sentido de apresentar novas teorias ou proposições experimentais. Todavia, apresenta a proposição de uso de modelamento em coadunação com a comprovação experimental e, dessa forma, permite englobar aspectos ainda não tratados na literatura para construções de sensores dessa natureza usando substratos em prismas e fibras ópticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cleumar da Silva Moreira - Coordenador / ROSSANA MORENO SANTA CRUZ - Integrante / Talita Brito Silva - Integrante / Rávilla Raianni Silva Leite - Integrante / Sara de Freitas Lima - Integrante.
2017 - Atual
Projeto e Construção de Biossensores Baseados na Ressonância de Plásmons de Superfície em Fibras Ópticas Convencionais e Microestruturadas
Descrição: Este projeto propõe a realização de uma investigação teórico-prática dos biossensores, baseados na Página 1 de 6 ressonância de plásmons de superfície, em fibras ópticas convencionais e microestruturadas. Para tanto, serão realizadas simulações computacionais, utilizando softwares que empreguem técnicas como a dos elementos finitos, aliadas à construção dos dispositivos utilizando nanopartículas e filmes finos metálicos, para acoplamento dos fótons incidentes e os plásmons de superfície na camada metálica. Essas ferramentas computacionais de simulação permitirão a obtenção rápida e precisa do comportamento do dispositivo final. No modelamento, serão simuladas as variações no comportamento do sensor a partir de métodos precisos com o intuito de que seja caracterizado, detalhadamente, o sistema biossensor e seu funcionamento, simulando desde a incidência da luz na fibra óptica e sua interação com as camadas, até a obtenção do nível de potência óptica de saída. Associado a esse estudo teórico, propõe-se também a construção dos dispositivos, utilizando como substrato tanto as fibras ópticas convencionais como as microestruturadas, além do uso de técnicas especiais para a deposição química das nanopartículas de metal. Para os testes experimentais, inicialmente, serão utilizados analitos não-biológicos para a verificação do efeito RPS e a comprovação do método de construção realizado. Posteriormente, os analitos serão substituídos por substâncias biológicas para a análise criteriosa de sua composição, tanto para os biochips com fibras ópticas convencionais como para as fibras ópticas microestruturadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cleumar da Silva Moreira - Coordenador / Antonio Marcus Nogueira Lima - Integrante / ROSSANA MORENO SANTA CRUZ - Integrante / Eliton Souto de Medeiros - Integrante / NEFF, HELMUT - Integrante.
2016 - 2017
Análise Computacional e Caracterização de Fibras Ópticas Microestruturadas para a Construção de Biossensores RPS
Descrição: Este projeto propõe uma investigação teórica e computacional dos parâmetros necessários ao desenvolvimento de biossensores em fibra óptica microestruturada, baseados na técnica de Ressonância de Plásmons de Superfície (RPS). Para tanto, serão analisados a geometria da fibra óptica microestruturada e os parâmetros de propagação da luz em seu interior, levando em consideração aspectos como confinamento de energia, índice de refração, área modal, dispersão, birrefringência, perdas de confinamento, dentre outros, a fim de que se obtenha um modelo computacional detalhado da caracterização da fibra óptica microestruturada a ser utilizada para a fabricação do biochip óptico (estrutura sensora). Pretende-se desenvolver um modelo de biossensor RPS em fibra óptica microestruturada que possa ser aplicado na solução de problemas de saúde pública, contribuindo para o avanço no estudo da engenharia biomédica aliada à fotônica e permitindo novas opções para solucionar problemas de saúde com maior rapidez, baixo custo e simplicidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cleumar da Silva Moreira - Integrante / ROSSANA MORENO SANTA CRUZ - Coordenador / Márcia Fernanda da Silva Santiago - Integrante.
2016 - 2017
Uso combinado de ressonância de plásmons de superfície e espectroscopia de fluorescência para aplicações biológicas
Descrição: A tecnologia de ressonância de plásmons de superfície ou SPR (Surface Plasmon Resonance) apresenta algumas limitações, especialmente para a detecção de analitos de tamanho reduzido e com baixas concentrações. Com vistas à solução dessa restrição tecnológica, uma das proposições que vem sendo estudada nas últimas décadas é o uso combinado do fenômeno SPR à espectroscopia de fluorescência. Os dispositivos gerados por essa combinação são conhecidos como dispositivos SPFS (Surface Plasmon-enhanced Fluorescence Spectroscopy). Usando tais dispositivos, há uma tendência para o desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico mais precisas, como nos testes laboratoriais remotos ou point-of-care (POC). Uma outra possibilidade do uso dos dispositivos SPFS é sua integração para o ensino multidisciplinar de áreas do conhecimento, como a Engenharia e a Biologia. Obviamente, possuindo uma plataforma de desenvolvimentos e testes poder-se-á apresentar aspectos relevantes das técnicas imunológicas (relação anticorpo-antígeno), das técnicas de instrumentação eletrônica e uso de hardware digital para processamento de informações com o uso de softwares para criação de interfaces e comunicação das informações remotamente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cleumar da Silva Moreira - Coordenador / Ingrid Vitória de Lima Monteiro - Integrante / Francisco Carlos de Carvalho Júnior - Integrante.
2014 - 2016
Treinamento para competições regional e nacional da Olimpíada do Conhecimento na ocupação de Instrumentação e Controle de Processo
Descrição: O projeto proposto tem como objetivo geral preparar a equipe que participará das etapas regional (Paraíba) e Nacional da Olimpíada do Conhecimento (OC) na ocupação de Instrumentação e Controle de Processo nos anos de 2015 e 2016, respectivamente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cleumar da Silva Moreira - Coordenador / Robério Paredes - Integrante / Rafael Franklin Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Estudo e desenvolvimento de uma microbomba para biosensores baseados na ressonância de plásmons de superfície

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Arlindo Garcia de Sa Barreto Neto em 29/06/2015.
Descrição: 1. Desenvolver uma plataforma de caracterização e teste para o fio de SMA; 2. Desenvolver um mecanismo para refrigeração forçada dos atuadores; 3. Refazer a modelagem dinâmica da microbomba usando uma metodologia multifísica através da técnica de elementos finitos, de forma a estudar o nível de oscilação e a taxa de fluxo provocado por uma dada sequência de acionamento. 4. Testar novas sequências de acionamento; 5. Avaliar outras configurações de montagem; 6. Avaliar qual a menor dimensão geométrica da microbomba mantendo-se o mesmo tubo, de modo a succionar, isto é, seja autoescorvante; 7. Avaliar a substituição de um único fio de SMA por um feixe, com diâmetro inferior; 8. Desenvolver um modelo numérico para o atuador de SMA, usando elementos finitos; 9. Avaliar a durabilidade e robustez desse tipo de microbomba; 10.Desenvolver uma plataforma de teste para medir a vazão, o nível de oscilação do fluido e a formação de bolha de ar; 11.Acoplar a microbomba ao biosensor PPBIO e realizar testes para substâncias biológicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Desenvolvimento de biossensores por SPR para diagnóstico de leishmaniose
Descrição: O objetivo geral da presente proposta é construir um biossensor baseado na ressonância de plásmons de superfície ou SPR (Surface Plasmon Resonance) para a detecção de leishmaniose. Diante desse cenário, a detecção de Leishmaniose, usando o biochip PPBIO e peptídeos como elementos biocatalizadores, requer que os seguintes objetivos específicos sejam alcançados: 1. Preparar a superfície do elemento sensor, através de, por exemplo, polimento e annealing (recozimento) para a redução de tensões mecânicas residuais (associadas à presença de birrefringência); 2. Depositar filme fino de ouro, testando para os prismas fabricados, através de processo de moldagem por injeção, com alguns materiais poliméricos (PC, PMMA e Topas®). Também realizar a verificação da espessura do filme fino de ouro depositado; 3. Construir e aplicar os circuitos eletrônicos de geração e detecção do sinal luminoso, utilizando fontes monocromáticas ou policromáticas. Também nessa etapa, o processamento e visualização do sinal deverão ser implementados usando processador digital; 4. Construir o sistema microfluídico, com possibilidade para manipulação automática das amostras, usando bomba e autosampler construído, conforme protocolo de detecção a ser seguido; 5. Funcionalização do filme fino de ouro com peptídeos específicos para detecção da Leishmânia; 6. Coletar amostras de soro de pacientes e cães com Leishmaniose Visceral (LV) e Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) de áreas endêmicas; 7. Testar e comparar as amostras com método analítico de referência (ELISA).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cleumar da Silva Moreira - Coordenador / Antonio Marcus Nogueira Lima - Integrante / Eliton Souto de Medeiros - Integrante / Lúcio Roberto Cançado Castellano - Integrante / Paulo Rogério Ferreti Bonan - Integrante / Ronaldo Rodrigues Sarmento - Integrante / Luiz Ricardo Goulart - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Biossensores ópticos baseados no principio de ressonância de plásmons de superfície para aplicações biológicas
Descrição: Caracterizar prismas ópticos, usando investigações teórica e experimental, em termos da rugosidade e birrefringência. Desenvolver uma plataforma de testes para os biossensores PPBIO caracterizados e otimizados. Realizar testes com plataformas existentes, como o SPREETA e a plataforma implementada para o biosensor SPR polimérico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Cleumar da Silva Moreira - Coordenador / Elmar Uwe Kurt Melcher - Integrante / Antonio Marcus Nogueira Lima - Integrante / Arlindo G S Barreto Neto - Integrante / Leiva Oliveira - Integrante / Rogério Fernandes - Integrante / Joacy Vicente Ferreira - Integrante / Edison Camilo de Moraes Junior - Integrante / Robert Fischer - Integrante.
2012 - 2014
Caracterização, otimização e plataforma de testes para biochip óptico usando a ressonância de plásmons de superfície
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cleumar da Silva Moreira - Coordenador / Antonio Marcus Nogueira Lima - Integrante / Franz Helmut Neff - Integrante / Arlindo G S Barreto Neto - Integrante / Leiva Oliveira - Integrante.
2012 - 2013
Sistema supervisório para gerenciamento operacional em sistemas de potência usando algoritmos genéticos e hardware configurável
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cleumar da Silva Moreira - Integrante / Roberta Vieira Vilhena Lopes - Coordenador / Roberto Jose Correia da Silva - Integrante / Manoel Agamemnon Lopes - Integrante / Jean Jacques Bittencourt da Rocha - Integrante / Leide Araújo - Integrante.Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
Plataforma de Teste para Biosensores
Descrição: O objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma plataforma automatizada de teste para biossensores. Três tipos de transdutores serão utilizados na plataforma, sendo selecionados automaticamente por um mecanismo apropriado. Dois desses transdutores são construídos pelas empresas Nomadics (SPREETA), e VIR (VIRChip), e o outro é baseado na tecnologia SRM (surface plasmon resonance (SPR) / high resolution in situ dc-sheet resistance monitoring)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Cleumar da Silva Moreira - Integrante / Antonio Marcus Nogueira Lima - Coordenador / Franz Helmut Neff - Integrante / Arlindo G S Barreto Neto - Integrante / Fernanda Loureiro - Integrante / José Sérgio da Rocha Neto - Integrante / Carlos Alberto de Souza Filho - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2004 - Atual
Biosensores

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Antonio Marcus Nogueira Lima em 27/08/2013.
Descrição: Modelagem, análise, projeto e construção de protótipos de sistemas de instrumentação eletrônica baseados em biosensores ópticos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Cleumar da Silva Moreira - Integrante / Antonio Marcus Nogueira Lima - Coordenador / Franz Helmut Neff - Integrante / Arlindo G S Barreto Neto - Integrante.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Journal of Polymer Research
2011 - Atual
Periódico: Instrumentation Science & Technology
2011 - Atual
Periódico: Sensors (Basel)
2015 - Atual
Periódico: Principia (João Pessoa)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Instrumentação Eletrônica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Engenharia Médica/Especialidade: Transdutores para Aplicações Biomédicas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:9
Total de citações:51
Fator H:2
Moreira, Cleumar S  Data: 30/10/2017

SCOPUS
Total de trabalhos:13
Total de citações:72
MOREIRA C S, LIMA, NEFF  Data: 01/11/2016

Outras
Total de trabalhos:22
Total de citações:154
moreira cs  Data: 30/10/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEIVA,2017LEIVA, ; MOREIRA, CLEUMAR S. ; LIMA, ANTONIO M.N. ; THIRSTRUP, CARSTEN ; NEFF, HELMUT . Surface plasmon resonance sensing characteristics of thin aluminum films in aqueous solution. IEEE SENSORS JOURNAL, p. 1-1, 2017.

2.
FERREIRA, EDLAINE2017FERREIRA, EDLAINE ; LIMA, JEFFERSON ; ALVES-BALVEDI, RENATA PEREIRA ; BONAN, PAULO ROGÉRIO ; MEDEIROS, ELITON ; GOULART, LUIZ ; LIMA, ANTONIO ; NEFF, HELMUT ; OLIVEIRA, LEIVA ; CASTELLANO, LUCIO ; ARAÚJO, ARTUR ; MOREIRA, CLEUMAR . Leishmania spp. Detection Using a Surface Plasmon Resonance Biosensor. Proceedings, v. 1, p. 536, 2017.

3.
LEIVA,2016LEIVA, ; MOREIRA, CLEUMAR S. ; FISCHER, R. ; MEDEIROS, E. S. ; LIMA, ANTONIO M.N. ; NEFF, HELMUT . Polymer-based surface plasmon resonance biochip: construction and experimental aspects. Research on Biomedical Engineering, p. 1, 2016.

4.
MOREIRA, CLEUMAR S.2016MOREIRA, CLEUMAR S.; LEIVA, ; LIMA, ANTONIO M.N. ; NEFF, HELMUT . A Prism-based Polymeric Surface Plasmon Resonance Biochip for Angular and Spectral Modes. Procedia Engineering, v. 168, p. 1350-1353, 2016.

5.
OLIVEIRA, L. C.2016OLIVEIRA, L. C. ; MOREIRA, C. S. ; NEFF, H. ; LIMA, A.M.N. . Optical Properties and Instrumental Performance of thin Noble Metal (Cu, Au, Ag) Films Near the Surface Plasmon Resonance. Procedia Engineering, v. 168, p. 834-837, 2016.

6.
BARRETO NETO, A. G. S.2015BARRETO NETO, A. G. S. ; LIRA, V. V. ; MOREIRA, CLEUMAR S. . Microbomba: desenvolvimento e aplicações. Principia (João Pessoa), v. 28, p. 156-168, 2015.

7.
LEIVA,2013LEIVA, ; Lima, A. M. N. ; MELCHER, E. U. K. ; H. Neff ; MOREIRA, C. S. ; THIRSTRUP, C. . A surface plasmon resonance biochip that operates both in the angular and wavelength interrogation modes. IEEE Transactions on Instrumentation and Measurement, v. PP, p. 1223-1232, 2013.

8.
LOUREIRO, F.C.C.L.2011LOUREIRO, F.C.C.L. ; MOREIRA, C. S. ; LIMA, A. M. N ; BARRETO NETO, A. G. S. ; LIMA, A.M.N. ; NEFF, H. ; MOREIRA, C.S. . A method for determining the mutual diffusion coefficient of molecular solutes based on surface plasmon resonance sensing. Sensors and Actuators. B, Chemical, v. 154, p. 129-136, 2011.

9.
H. Neff2010H. Neff ; Lima, A. M. N. ; MELCHER, E. U. K. ; MOREIRA, C. S. ; BARRETO NETO, A. G. S. ; PRECKER, J. W. . An electro-thermal approach to dielectric breakdown in solids: application to crystalline polymer insulators. IEEE Transactions on Dielectrics and Electrical Insulation, v. 17, p. 872-880, 2010.

10.
SOUZA FILHO, C. A.2010SOUZA FILHO, C. A. ; Lima, A. M. N. ; MOREIRA, C. S. ; H. Neff ; THIRSTRUP, C. . Line shape analysis and extended instrumental operation of surface plasmon resonance sensors. Plasmonics (Norwell, Mass.), v. 5, p. 259-266, 2010.

11.
LOUREIRO, F.C.C.L.2009LOUREIRO, F.C.C.L. ; NETO, A.G.S. BARRETO ; LIMA, A.M.N. ; MOREIRA, C.S. ; TEJO, F. . Molecular transport and mutual diffusion measurement method in a micro-fluidic system, based on surface plasmon resonance spectroscopy. Procedia Chemistry, v. 1, p. 1099-1102, 2009.

12.
MOREIRA, CLEUMAR S.2009MOREIRA, CLEUMAR S.; NETO, ARLINDO G.S. BARRETO ; LIMA, ANTONIO M.N. ; THIRSTRUP, CARSTEN ; NEFF, HELMUT . Exchangeable low cost polymer biosensor chip for surface plasmon resonance spectroscopy. Procedia Chemistry, v. 1, p. 1479-1482, 2009.

13.
MOREIRA, C. S.;MOREIRA, C.S.;MOREIRA, CLEUMAR S.;MOREIRA, CLEUMAR2008 MOREIRA, C. S.; Lima, A. M. N. ; H. Neff ; THIRSTRUP, C. . Temperature dependent sensitivity of surface plasmon resonance sensors at the gold-water interface.. Sensors and Actuators. B, Chemical, v. 134, p. 854-862, 2008.

14.
NETO, G.2008 MOREIRA, C. S.; NETO, G. ; ALMEIDA, L. A. L. ; Lima, A. M. N. ; H. Neff ; KHREBTOV, I. A. ; MALYAROV, V. G. . Figures of merit and optimization of a VO[sub 2] microbolometer with strong electrothermal feedback. Optical Engineering (Bellingham. Print), v. 47, p. 073603, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LOPES, R. V. V. ; CUNHA, P. C. N. ; MOREIRA, C. S. . Um modelo de eletrocardiógrafo portátil de baixo consumo. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 80p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELO, A. A. ; SILVA, T. B. ; SANTIAGO, M. F. S. ; MOREIRA, CLEUMAR S. ; CRUZ, R. M. S. . Theoretical Analysis of Graphene Usage in Optical Fiber Surface Plasmon Resonance Sensor Probes. In: 2018 IEEE International Instrumentation and Measurement Technology Conference (I2MTC), 2018, Houston. 2018 IEEE International Instrumentation and Measurement Technology Conference (I2MTC), 2018.

2.
FERREIRA, E. ; LIMA, J. ; ALVES-BALVEDI, R. ; BONAN, P. R. F. ; GOULART, L. R. ; Lima, A. M. N. ; NEFF, HELMUT ; OLIVEIRA, L. C. ; CASTELLANO, L. R. C. ; MOREIRA, CLEUMAR S. . Data processing influence in surface plasmon resonance biosensor for Leishmania spp. detection. In: Biosensors 2018, 2018, Miami. Biosensors 2018, 2018.

3.
MELO, A. A. ; SILVA, T. B. ; SANTIAGO, M. F. S. ; MOREIRA, CLEUMAR S. ; CRUZ, R. M. S. . Investigation of a D-Shaped Optical Fiber Sensor with Graphene Overlay. In: 10th IFAC Symposium on Biological and Medical Systems, 2018, São Paulo. Proceedings of 10th IFAC Symposium on Biological and Medical Systems, 2018, 2018.

4.
XAVIER, A. R. ; MOREIRA, CLEUMAR S. ; BARRETO NETO, A. G. S. ; Lima, A. M. N. ; H. Neff ; DIAS, F. W. L. . Real-time flow monitoring for a roller-based peristaltic mini-pump. In: 2018 IEEE International Instrumentation & Measurement Technology Conference, 2018, Houston. Proceedings of 2018 IEEE International Instrumentation & Measurement Technology Conference, 2018.

5.
GOMES NETO, A. ; COSTA JUNIOR, A. G. ; MOREIRA, CLEUMAR S. ; SOUSA, T. R. ; COUTINHO, I. . A New Planar Sensor Based on the Matryoshka Microstrip Resonator. In: 2017 International Microwave and Optoelectronics Conference, 2017, Águas de Lindoia. 2017 International Microwave and Optoelectronics Conference, 2017. v. 1.

6.
MELO, A. A. ; SANTIAGO, M. F. S. ; SILVA, T. B. ; CRUZ, R. M. S. ; MOREIRA, CLEUMAR S. . Numerical Analysis of Microstructured Optical Fiber for Applications in SPR Sensing. In: Nanophotonics and Micro/Nano Optics International Conference 2017, 2017, Barcelona. Nanophotonics and Micro/Nano Optics International Conference 2017, 2017.

7.
SANTIAGO, M. F. S. ; SILVA, T. B. ; MELO, A. A. ; CRUZ, R. M. S. ; MOREIRA, CLEUMAR S. . SENSORES À FIBRA ÓPTICA MICROESTRUTURADA BASEADOS NA RESSONÂNCIA DE PLÁSMONS DE SUPERFÍCIE. In: Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia 2017, 2017, Uberlândia. Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia, 2017.

8.
FERREIRA, E. ; LIMA, J. ; ALVES-BALVEDI, R. ; BONAN, P. R. F. ; MEDEIROS, E. S. ; GOULART, L. R. ; Lima, A. M. N. ; NEFF, HELMUT ; LEIVA, ; CASTELLANO, L. R. C. ; ARAUJO, A. ; MOREIRA, CLEUMAR S. . Leishmania spp. Detection Using a Surface Plasmon Resonance Biosensor. In: Eurosensors 2017, 2017, PA=aris. Eurosensors 2017, 2017.

9.
DIAS JUNIOR, J. C. O. ; BARRETO NETO, A. G. S. ; MOREIRA, CLEUMAR S. . PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE MINIBOMBA PERISTÁLTICA PARA BIOSSENSORES SPR, USANDO SISTEMA DE MEDIÇÃO DE VAZÃO. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2016, Fortaleza. CONEM 2016 - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2016.

10.
FERNANDES, A. C. ; MAGALHAES, I. N. D. ; SOUSA, M. A. ; COSTA JUNIOR, A. G. ; MOREIRA, CLEUMAR S. . Sistema de aquisição de sinais ECG processado pelo LabVIEW com comunicação Wi-Fi através do Módulo ESP8266. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), 2016, Natal. XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), 2016.

11.
MOREIRA, CLEUMAR S.; SANTOS, M. E. N. . Plataforma de aprendizado baseado na ressonância de plánsmons de superfície para aplicações biológicas. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), 2016, Natal. XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), 2016.

12.
FREIRE, C. ; DANTAS, E. ; SOUZA, P. V. E. ; BARBACENA, I. ; MOREIRA, CLEUMAR S. . ESFIGMOMANÔMETRO DIGITAL DE BAIXO CUSTO USANDO HARDWARE EMBARCADO E INTERNET DAS COISAS. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB), 2016, Foz do Iguaçu. Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB), 2016.

13.
SILVA, M. L. ; SANTIAGO, M. F. S. ; SILVA, T. B. ; VICENTE, M. ; CRUZ, R. M. S. ; MOREIRA, CLEUMAR S. . SENSOR EM FIBRA ÓPTICA BASEADO NA RESSONÂNCIA DE PLÁSMONS DE SUPERFÍCIE: CONSTRUÇÃO E EXPERIMENTO. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB), 2016, Foz do Iguaçu. Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB), 2016.

14.
DIAS, F. W. L. ; BARBACENA, I. ; MOREIRA, CLEUMAR S. . SISTEMA DE DETECÇÃO DE CORES USANDO ARDUINO E APP INVENTOR DESTINADO A PESSOAS COM BAIXA ACUIDADE VISUAL. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016, Natal. XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016.

15.
FREIRE, C. ; DANTAS, E. ; SOUZA, P. V. E. ; BARBACENA, I. ; MOREIRA, CLEUMAR S. . PROTÓTIPO DE ESFIGMOMANÔMETRO DIGITAL WI-FI PARA AUXÍLIO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM DISCIPLINAS DE ENGENHARIA BIOMÉDICA. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2016, 2016, Natal. Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2016, 2016.

16.
SILVA, M. L. F. ; VICENTE, M. ; SILVA, T. B. ; SANTIAGO, M. F. S. ; SILANS, T. M. P. ; MOREIRA, CLEUMAR S. ; CRUZ, R. M. S. . Graphene effect in surface plasmon resonance sensors. In: Nanophotonics and Micro/Nano Optics International Conference, 2016, Paris. Nanophotonics and Micro/Nano Optics International Conference, 2016.

17.
SANTIAGO, M. F. S. ; SILVA, T. B. ; CRUZ, R. M. S. ; MOREIRA, C. S. . Análise Teórica de Fibras Ópticas Poliméricas para Projeto e Construção de Biosensores. In: ENEEEL 2015, 2015, Paulo Afonso. Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Elétrica, 2015.

18.
SILVA, T. B. ; SANTIAGO, M. F. S. ; CRUZ, R. M. S. ; MOREIRA, C. S. . Remoção da Casca de uma Fibra Óptica de Plástico para a Construção de Biosensores. In: ENEEEL 2015, 2015, Paulo Afonso. Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Elétrica, 2015.

19.
KALINOWSKI, HYPOLITO J. ; FABRIS, JOSÉ LUÍS ; BOCK, WOJTEK J. ; SANTIAGO, M. F. S. ; SILVA, T. B. ; MOZZINI, M. H. ; COUTINHO, I. B. G. ; MEDEIROS, E. S. ; CRUZ, R. M. S. ; MOREIRA, C. S. . Construction aspects of a plastic optical fiber-based surface plasmon resonance biochip. In: International Conference on Optical Fibre Sensors (OFS24), 2015, Curitiba. p. 96346E.

20.
OLIVEIRA, L. C. ; MOREIRA, CLEUMAR S. ; Lima, A. M. N. ; NEFF, H. . Optical properties and instrumental performance of thin noble metal (Cu, Au, Ag) films near the surface plasmon resonance. In: EUROSENSORS 2016, 2015, Budapest. EUROSENSORS, 2015.

21.
LEIVA, ; MOREIRA, C. S. ; BARRETO NETO, A. G. S. ; Lima, A. M. N. ; H. Neff . Manufacturing and operational considerations for a polymeric-based SPR biochip. In: The 15th International Meeting on Chemical Sensors, 2014, Buenos Aires. The 15th International Meeting on Chemical Sensors, 2014.

22.
LEIVA, ; MOREIRA, C. S. ; BARRETO NETO, A. G. S. ; Lima, A. M. N. ; H. Neff . Effect of different bimetallic layer combinations on the sensitivity of a SPR polymer biochip. In: The 15th International Meeting on Chemical Sensors, 2014, Buenos Aires. The 15th International Meeting on Chemical Sensors, 2014.

23.
BARRETO NETO, A. G. S. ; MOREIRA, C. S. ; Lima, A. M. N. . A bidirectional calorimetric flow meter: design and construction. In: Instrumentation Measurement and Technology Conference - I2MTC 2014, 2014, Montevidéu. Instrumentation Measurement and Technology Conference - I2MTC 2014, 2014.

24.
SILVA, G. J. F. ; MOREIRA, C. S. . PROTÓTIPO DE COMUNICAÇÃO MÓVEL PARA ELETROCARDIÓGRAFO PORTÁTIL. In: Congresso Brasileiro de Automática - 2014, 2014, Belo Horizonte. Congresso Brasileiro de Automática - 2014, 2014.

25.
SANTOS, T. S. ; MOREIRA, C. S. . AUTOSAMPLER DE BAIXO CUSTO PARA BIOSENSOR SPR. In: X Semana de Ciência e Tecnologia do IFPB, 2014, João Pessoa. X Semana de Ciência e Tecnologia do IFPB, 2014.

26.
MATOS, R. ; MARTINS, H. ; MOREIRA, C. S. . Desenvolvimento de um sistema de automação residencial utilizando lógica reconfigurável. In: I Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL, 2013, Maceió. I Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL, 2013.

27.
SILVA, D. S. ; SILVA, A. C. R. B. ; JAYANE, E. ; PANTALEAO, G. ; MOREIRA, C. S. . Biossensores ópticos baseados na ressonância de plásmons de superfície. In: I Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL, 2013, Maceió. I Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL, 2013.

28.
MATOS, R. ; MARTINS, H. ; MOREIRA, C. S. . Desenvolvimento de um sistema de automação residencial utilizando lógica reconfigurável. In: I Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL, 2013, Maceió. I Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL, 2013.

29.
BARRETO NETO, A. G. S. ; MOREIRA, C. S. ; Lima, A. M. N. ; LEIVA, ; FLORENTINO, H. R. ; H. Neff . PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE MICROBOMBA PERISTÁLTICA, ACIONADA COM ATUADOR PIEZOELETRICO, APLICADA A BIOSENSORES SPR. In: XI Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2013, Fortaleza. XI Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2013.

30.
FLORENTINO, C. S. ; FLORENTINO, H. R. ; OLIVEIRA, L. S. ; MOREIRA, C. S. . Transmissão de Eletrocardiograma via Comunicação GSM. In: International Congress on Electrical Metrology - SEMETRO, 2013, Buenos Aires. 10th International Congress on Electrical Metrology - SEMETRO, 2013.

31.
LEIVA, ; Lima, A. M. N. ; H. Neff ; THIRSTRUP, C. ; MOREIRA, C. S. . A surface plasmon resonance biosensor for angular and wavelength operation. In: 2012 IEEE International Instrumentation and Measurement Technology Conference, 2012, Graz. 2012 IEEE International Instrumentation and Measurement Technology Conference, 2012.

32.
LEIVA, ; Lima, A. M. N. ; H. Neff ; MELCHER, E. U. K. ; MOREIRA, C. S. ; LIMA JUNIOR, L. H. C. ; BARRETO NETO, A. G. S. . Biossensor SPR, com substrato polimérico, usando fontes monocromáticas e policromáticas para aplicações biológicas. In: Congresso Brasileiro de Automática, 2012, Campina Grande. Anais do Congresso Brasileiro de Automática, 2012.

33.
BARRETO NETO, A. G. S. ; Lima, A. M. N. ; H. Neff ; LEIVA, ; LIMA JUNIOR, L. H. C. ; MOREIRA, C. S. . PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE UMA MINIBOMBA PERISTÁLTICA LINEAR PARA APLICAÇÃO EM BIOSSENSORES BASEADOS NA RESSONÂNCIA DE PLÁSMA DE SUPERFÍCIE. In: Congresso Brasileiro de Automática, 2012, Campina Grande. Anais do Congresso Brasileiro de Automática, 2012.

34.
BARRETO NETO, A. G. S. ; Lima, A. M. N. ; TEJO, F. ; PRECKER, C. ; MOREIRA, C. S. . Piezoelectric Buzzer Optimization for Micropumps. In: COMSOL Conference Boston 2012, 2012, Boston. COMSOL Conference 2012, 2012.

35.
CUNHA, P. C. N. ; LOPES, R. V. V. ; CORADINE, L. C. ; SILVA, L. D. ; MOREIRA, C. S. . Eletrocardiógrafo digital portátil para o monitoramento de sinais ECG. In: Congresso Brasileiro de Automática, 2012, Campina Grande. Anais do Congresso Brasileiro de Automática, 2012.

36.
BARRETO NETO, A. G. S. ; Lima, A. M. N. ; H. Neff ; GOMES, C. L. ; MOREIRA, C. S. . Linear peristaltic pump driven by three magnetic actuators: simulation and experimental results. In: International Instrumentation and Measurement Technology Conference, 2011, Binjiang. 2011 IEEE International Instrumentation and Measurement Technology Conference, 2011.

37.
CUNHA, P. C. N. ; MELO, B. R. P. ; LOPES, R. V. V. ; MOREIRA, C. S. . Detector de sinais ECG portátil aplicados a sistemas Home Care. In: VI Connepi - Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2011, Natal. VI Connepi - Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2011.

38.
BARRETO NETO, A. G. S. ; Lima, A. M. N. ; H. Neff ; MOREIRA, C. S. . DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DIFUSÃO EM UMA CÉLULA DE FLUXO PELO MÉTODO DE FICK USANDO A TÉCNICA DE ELEMENTOS FINITOS. In: CONNEPI 2010, 2010, Maceió. CONNEPI 2010, 2010.

39.
MOREIRA, C. S.; BARRETO NETO, A. G. S. ; Lima, A. M. N. ; H. Neff . Features and application of a microcontroller-driven autosampler applied to a surface plasmon resonance biosensor platform. In: VIII SEMETRO, 2009, João Pessoa - PB. Proceedings of the 8th International Seminar on Electrical Metrology, 2009.

40.
LOUREIRO, F. ; BARRETO NETO, A. G. S. ; Lima, A. M. N. ; MOREIRA, C. S. ; TEJO, F. . Molecular Transport and Mutual Diffusion Measurement Method in a Micro-Fluidic System, Based on Surface Plasmon Resonance Spectroscopy. In: EUROSENSORS 2009, 2009, Lausanne. Proceedings of the Eurosensors XXIII conference. Amsterdam: Procedia Chemistry - ELSEVIER, 2009. v. 1. p. 1099-1102.

41.
MOREIRA, C. S.; BARRETO NETO, A. G. S. ; Lima, A. M. N. ; THIRSTRUP, C. ; H. Neff . Exchangeable low cost polymer biosensor chip for surface plasmon resonance spectroscopy. In: EUROSENSORS 2009, 2009, Lausanne. Proceedings of the Eurosensors XXIII conference. Amsterdam: Procedia Chemistry - ELSEVIER, 2009. v. 1. p. 1479-1482.

42.
MOREIRA, C. S.; Lima, A. M. N. ; H. Neff . Influence of temperature effects on sensitivity of surface plasmon resonance sensors. In: I2MTC 2008 ? IEEE International Instrumentation and Measurement Technology Conference, 2008, Victoria, Vancouver Island. International Instrumentation and Measurement Technology Conference PROCEEDINGS. Piscataway, NJ: IEEE Service Center, 2008. p. 170-175.

43.
MOREIRA, C. S.; Lima, A. M. N. ; H. Neff . Sistema Reconfigurável para Monitoramento de Temperatura Baseado na Ressonância de Plásmons de Superfície. In: Congresso Brasileiro de Automática, 2008, Juiz de fora. Congresso Brasileiro de Automática, 2008.

44.
MOREIRA, C. S.; FREIRE, R. C. S. ; MELCHER, E. U. K. ; DEEP, G. S. ; NAZARENO, R. ; CATUNDA, S. Y. . FPGA-Based SVPWM Trigger Generator for a 3-Phase Voltage Source Inverter. In: Instrumentation and Measurement Technology Conference, 2000, Baltimore. Proceedings of Instrumentation Measurement Technology Conference, 2000.

45.
LOPES, L. A. C. ; ABERIDES NETO, J. ; MOREIRA, C. S. ; JÓOS, G. . A Two Switch Three-Phase PWM AC Controller. In: Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 1997, Uberlândia. Anais do Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 1997.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARRETO NETO, A. G. S. ; MOREIRA, CLEUMAR S. ; Lima, A. M. N. . Modelagem Computacional de Difusores para Microbombas. In: COMSOL Conference 2015 User Presentations, 2015, Curitba. COMSOL Conference 2015 User Presentations, 2015.

2.
LEIVA, ; Lima, A. M. N. ; H. Neff ; MOREIRA, C. S. . Sensitivity of a low cost optical polymer sensor operating with angular and wavelength interrogation for surface plasmon resonance spectroscopy. In: STPC of the 6th International Conference on Surface Plasmon Photonics, 2013, Ottawa. STPC of the 6th International Conference on Surface Plasmon Photonics, 2013.

3.
BARRETO NETO, A. G. S. ; Lima, A. M. N. ; MOREIRA, C. S. . FINITE ELEMENT-BASED MODELING AND CHARACTERIZATION OF A PIEZOELECTRIC ACTUATOR. In: COMSOL Conference Boston 2013, 2013, Boston. COMSOL Conference Boston 2013, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
MELO, A. A. ; SANTIAGO, M. F. S. ; SILVA, T. B. ; MOREIRA, CLEUMAR S. ; CRUZ, R. M. S. . Theoretical Analysis of Sensitivity Enhancement by Graphene Usage in Optical Fiber Surface Plasmon Resonance Sensors. IEEE TRANSACTIONS ON INSTRUMENTATION AND MEASUREMENT, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, CLEUMAR S.. Desenvolvimento de sensores e biossensores SPR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MOREIRA, C. S.. Biosensores: Conceitos e Aplicações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MOREIRA, C. S.; BARRETO NETO, A. G. S. ; LOUREIRO, F. ; SOUZA FILHO, C. A. ; Lima, A. M. N. ; H. Neff . Biosensores: Princípios básicos e aplicações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 MOREIRA, CLEUMAR; SOUZA, P. V. E. ; MACENA, J. V. A. . DISPOSITIVO PARA AUXÍLIO À LOCOMOÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS COM COMUNICAÇÃO PARA DISPOSITIVOS PORTÁTEIS. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201701759, título: "DISPOSITIVO PARA AUXÍLIO À LOCOMOÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS COM COMUNICAÇÃO PARA DISPOSITIVOS PORTÁTEIS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 16/08/2017

2.
 GUEDES, R. N. ; ALMEIDA JUNIOR, A. M. ; MOREIRA, CLEUMAR S. ; TORQUATO, J. C. C. B. . Sistema para monitoração de índices corporais com a transmissão dos sinais utilizando tecnologia sem fio. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020170170730, título: "Sistema para monitoração de índices corporais com a transmissão dos sinais utilizando tecnologia sem fio" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito PCT: 09/08/2017



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
REGIS, D.; MOREIRA, C. S.; GURJAO, E. C.. Participação em banca de Manoella Maria Saraiva Cavalcante. Aplicação da Análise de Componentes Principais na Identificação de Tipos Sanguíneos em Tubos de Ensaios. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

2.
CORREIA, S. E. N.; SILVA, D. D. C.; COSTA, S. L. N. C.; BARBACENA, I.; MOREIRA, CLEUMAR S.. Participação em banca de VICTOR COSTA DE ANDRADE PIMENTEL. Plataforma embarcada de reconhecimento automático da fala para o auxílio de pessoas com mobilidade reduzida. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

3.
SILVA, L. D.; PERKUSICH, A.; MOREIRA, C. S.. Participação em banca de Álvaro Alvares de Carvalho César Sobrinho. Estudo e Desenvolvimento de uma Solução para o Auxílio ao Cuidado à Saúde. 2013. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas.

4.
MOREIRA, C. S.; LOPES, R. V. V.; LOPES, M. A.; CORADINE, L. C.. Participação em banca de Andréa Marques Vanderlei Ferreira. UMA ESPECIFICAÇÃO DO GAADT PARA DIAGNÓSTICO DE ARRITMIA VENTRICULAR A SER APLICADA NO ELETROCARDIOGRAMA. 2011. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas.

Qualificações de Mestrado
1.
BONAN, P. R. F.; CASTRO, R. D.; MOREIRA, CLEUMAR S.. Participação em banca de Edlainne Pinheiro Ferreira. Protótipo de imunosensor de ressonância de plásmons de superfície para diagnóstico de leishmaniose visceral. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Odontologia (Diagnóstico Bucal)) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
MOREIRA, CLEUMAR; BARRETO NETO, A. G. S.; SILVA, R. F.; BRITO, I. C.; COSTA, S. L. N. C.. Participação em banca de Antonio Rodrigues Xavier. Estudo de sistema de propulsão de fluxo para biossensor com controle de vazão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

3.
MOREIRA, C. S.; REGIS, D.; ALVES FILHO, M.; CORREIA, S.. Participação em banca de Emannuel Diego. Segmentação de Regiões de AVC Isquêmicos em Imagens de TC por meio Classificação de Textura.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOREIRA, CLEUMAR S.; SOUZA, P. V. E.; CARNEIRO JUNIOR, J. F.. Participação em banca de CARMONIZIA DA SILVA FREIRE.RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: LABORATÓRIO DO CURSO DE EQUIPAMENTOS BIOMÉDICOS DO IFPB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

2.
MOREIRA, C.S.; CRUZ, R. M. S.; MACEDO, E.. Participação em banca de Talita Brito da Silva.Construção de Sensor em Fibra Óptica Utilizando a Ressonância de Plásmons de Superfície. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

3.
BARRETO NETO, A. G. S.; MOREIRA, C. S.. Participação em banca de ELOISE DOS PASSOS RODRIGUES.SISTEMAS DE ACIONAMENTO E CONTROLE PARA ATUADORES PIEZOELÉTRICOS UTILIZADOS EM MICROBOMBAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

4.
FLORENTINO, H. R.; MOREIRA, C. S.. Participação em banca de Pedro de Assis Cavalcante.Utilização de Sinais Eletromiográficos para Controle de Dispositivos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

5.
CRUZ, R. M. S.; MOREIRA, C. S.; MONTALVAO, E. S. R.. Participação em banca de MARCIA FERNANDA DA SILVA SANTIAGO.FIBRAS ÓPTICAS: REVISÃO DE LITERATURA, ANÁLISE TEÓRICA E APLICAÇÕES, COM DESTAQUE PARA AS FIBRAS ÓPTICAS DE CRISTAIS FOTÔNICOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Telecomunicações) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOREIRA, CLEUMAR S.; FLORENTINO, H. R.. Professor Efetivo. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

2.
MOREIRA, C. S.; OLIVEIRA, C.; EMILIANO, F. M. M.. Concurso para professor Efetivo - Área: Eletrônica. 2011. Instituto Federal de Alagoas - Matriz.

3.
AMORIM, M. F.; MOREIRA, C. S.; SILVA, K. R. G.; FERREIRA, R. P. C.. Concurso para professor, Área: Sistemas Embarcados. 2011. Universidade Federal da Paraíba.

4.
OLIVEIRA, C.; MOREIRA, C. S.; GOMES, M. V. T.. Professor - Eletrônica. 2010. Instituto Federal de Alagoas - Matriz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10th IFAC Symposium on Biological and Medical Systems. Investigation of a D-Shaped Optical Fiber Sensor with Graphene Overlay. 2018. (Congresso).

2.
2018 IEEE International Instrumentation and Measurement Technology Conference (I2MTC). Theoretical Analysis of Graphene Usage in Optical Fiber Surface Plasmon Resonance Sensor Probes. 2018. (Congresso).

3.
24th International Conference on Optical Fibre Sensors. Construction aspects of a plastic optical fiber-based surface plasmon resonance biochip. 2015. (Congresso).

4.
Encontro Internacional de Educação Profissional.Encontro Internacional de Educação Profissional / Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. 2015. (Encontro).

5.
COBENGE 2014. 2014. (Congresso).

6.
Congresso Brasileiro de Automática - 2014. Congresso Brasileiro de Automática. 2014. (Congresso).

7.
Internacional Instrumentation and Measurement Technology Conference. Design and construction of a bidirectional calorimetric flow sensor. 2014. (Congresso).

8.
Olimpíada do Conhecimento. Instrumentação e Controle de Processo. 2014. (Olimpíada).

9.
Congresso Brasileiro de Automática. Eletrocardiógrafo digital portátil para o monitoramento de sinais ECG. 2012. (Congresso).

10.
II Congresso Academico UNCISAL. Biosensores: Princípios e Aplicações. 2012. (Congresso).

11.
CONNEPI-2010. DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DIFUSÃO EM UMA CÉLULA DE FLUXO PELO MÉTODO DE FICK USANDO A TÉCNICA DE ELEMENTOS FINITOS. 2010. (Congresso).

12.
EUROSENSORS 2009. Exchangeable low cost polymer biosensor chip for surface plasmon resonance spectroscopy. 2009. (Congresso).

13.
VIII Semetro.Features and application of a microcontroller-driven autosampler applied to a surface plasmon resonance biosensor platform. 2009. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Alessandro Falqueto. Biossensor em Smartphone usando luz policromática. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. (Orientador).

2.
Fernando Antonio Bezerra de Araujo. Sistema de Reconhecimento de Íris usando Smartphone. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. (Orientador).

3.
Carmonizia da Silva Freire. Biossensor para aplicações biológicas em Smartphone. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Francisco Weverton Lima Dias. Projeto e desenvolvimento de uma minibomba peristáltica linear. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Antonio Rodrigues Xavier. Estudo de Sistema de Propulsão de Fluxo para Biossensor SPR com Controle de Vazão. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
GABRIEL BRUNO MONTEIRO FERNANDES. Estágio Supervisionado. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. (Orientador).

2.
GABRIEL BELIZÁRIO ALVES. Estágio Supervisionado. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maurício Vicente. Estudo Computacional de Biossensores Ópticos baseados na Técnica de Ressonância de Plásmons de Superfície. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, . Coorientador: Cleumar da Silva Moreira.

2.
Laís Félix. Sistema de Aquisição e Processamento de Baixo Custo para Biossensores Ópticos baseados na Ressonância de Plásmons de Superfície. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, . Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

3.
Jones Clécio Junior. Construção e testes de biossensor, baseado na ressonância de plásmons de superfície, para a detecção de substâncias biológicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, . Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

4.
Gilton José Ferreira da Silva. Sistema de monitoramento móvel de sinais cardíacos para uso em assistência domiciliar. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal de Alagoas, . Coorientador: Cleumar da Silva Moreira.

5.
EVANDSON CLAUDE SEABRA DANTAS. Portabilidade e Compatibilidade de Bibliotecas e Ferramentas de Software do Arduino para o Módulo ESP8266. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, . Coorientador: Cleumar da Silva Moreira.

6.
Paulo Cesar do Nascimento Cunha. Modelo de Eletrocardiógrafo Portátil de Baixo Consumo. 2012. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sarah Yasmini Costa da Silva. Protótipo de um Sistema de Monitoramento Cardíaco via Web. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

2.
Carmonizia da Silva Freire. Desenvolvimento de um esfigmanômetro digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

3.
Tállyson da Silva Santos. Biosensor, baseado na ressonância de plásmons de superfície ou SPR, usando autosampler e microbomba piezoelétrica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

4.
Fernandes Gonçalves Matias. Amostrador Automático para Biosensor SPR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

5.
Caio Souza Florentino. SISTEMA DE MONITORAMENTO REMOTO DE PARÂMETROS FISIOLÓGICOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

6.
Davi Juvêncio Gomes de Sousa. Sistema embarcado para identificação de sinais de ECG usando inteligência artificial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

7.
Sarah Yasmini Costa da Silva. Acionamento de artefatos móveis usando sinais EMG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

8.
Carmonizia da Silva Freire. Sistema automático de medição de pressão arterial usando microcontrolador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

9.
Suellyton de Melo Gomes. Sistema de Detecção de Obstáculos para Deficientes Visuais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

Iniciação científica
1.
Márcia Fernanda da Silva Santiago. Projeto e Construção de Biosensores baseados em Fibras Ópticas Microestruturadas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

2.
Tállyson da Silva Santos. Biosensor, baseado na ressonância de plásmons de superfície ou SPR, usando autosampler e microbomba piezoelétrica. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

3.
Talita Brito da Silva. Projeto e Construção de Sensor Utilizando Fibra Óptica Baseado na Ressonância de Plásmons de Superfície. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Telecomunicações) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

4.
Márcia Fernanda da Silva Santiago. Investigação Numérica de Sensores-Biossensores SPR em Fibras Ópticas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

5.
Ana Carla Reis. Desenvolvimento de microbomba a vácuo com autosampler de baixo custo para um biosensor SPR. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Eletrônica) - Instituto Federal de Alagoas - Matriz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

6.
Diana Soares. Monitor de sinais biológicos multi-paramétrico portátil e de baixo custo. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Eletrônica) - Instituto Federal de Alagoas - Matriz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

7.
Robson Matos Maia. Desenvolvimento de um Sistema de Automação Residencial Utilizado Lógica Reconfigurável. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Eletrônica) - Instituto Federal de Alagoas - Matriz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

8.
Adriana Torres. Construção de Interface e testes de circuito de acionamento do Biosensor SPREETA. 2012. Iniciação Científica - Instituto Federal de Alagoas - Matriz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

9.
Gabriela de Moraes Pantaleão Duda. Construção de Interface e testes de circuito de acionamento do Biosensor SPREETA. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Eletrônica) - Instituto Federal de Alagoas - Matriz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

10.
Diana Soares da Silva. Construção de Interface e testes de circuito de acionamento do Biosensor SPREETA. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Eletrônica) - Instituto Federal de Alagoas - Matriz. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

11.
Ana Carla Reis Branco da Silva. Instrumentação Eletrônica e Automação de Sistemas Industriais e Residenciais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Eletrônica) - Instituto Federal de Alagoas - Matriz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

12.
Gabriela de Moraes Pantaleão Duda. Instrumentação Eletrônica e Automação de Sistemas Industriais e Residenciais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Eletrônica) - Instituto Federal de Alagoas - Matriz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

13.
Diana Soares da Silva. Biossensores Ópticos baseados no princípio de Ressonância de Plásmons de Superfície. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Eletrônica) - Instituto Federal de Alagoas - Matriz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

14.
Elis Jayane dos Santos Silva. Biossensores Ópticos baseados no princípio de Ressonância de Plásmons de Superfície. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Eletrônica) - Instituto Federal de Alagoas - Matriz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

Orientações de outra natureza
1.
Sarah Yasmini Costa da Silva. Laboratório de Telefonia e Redes Convergentes, com ênfase no desenvolvimento de projetos na área de microeletrônica.. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

2.
Cristiane de Souza Medeiros. Relatório de Estágio. 2014. Orientação de outra natureza. (Equipamentos Biomédicos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

3.
Ana Carla Reis Branco da Silva. Relatório de Estágio. 2014. Orientação de outra natureza. (Eletrônica) - Instituto Federal de Alagoas - Matriz. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.

4.
Diana Soares da Silva. Relatório de Estágio. 2014. Orientação de outra natureza. (Eletrônica) - Instituto Federal de Alagoas - Matriz. Orientador: Cleumar da Silva Moreira.



Inovação



Patente
1.
 MOREIRA, CLEUMAR; SOUZA, P. V. E. ; MACENA, J. V. A. . DISPOSITIVO PARA AUXÍLIO À LOCOMOÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS COM COMUNICAÇÃO PARA DISPOSITIVOS PORTÁTEIS. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201701759, título: "DISPOSITIVO PARA AUXÍLIO À LOCOMOÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS COM COMUNICAÇÃO PARA DISPOSITIVOS PORTÁTEIS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 16/08/2017

2.
 GUEDES, R. N. ; ALMEIDA JUNIOR, A. M. ; MOREIRA, CLEUMAR S. ; TORQUATO, J. C. C. B. . Sistema para monitoração de índices corporais com a transmissão dos sinais utilizando tecnologia sem fio. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020170170730, título: "Sistema para monitoração de índices corporais com a transmissão dos sinais utilizando tecnologia sem fio" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito PCT: 09/08/2017


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, CLEUMAR S.. Desenvolvimento de sensores e biossensores SPR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 10:53:56